iuniti tchu Identities

1

Fotografia. Uma menina de perfil, sentada, com as mãos apoiadas sobre uma mesa. Ela segura um lápis na direção de um caderno. À sua frente há uma tela de um computador com uma videochamada com diversas pessoas da idade dela e uma mulher mais velha.
Sometimes, we have remote live classes.

2

Fotografia. Uma menina de cabelo liso e preso em maria chiquinha, usando um uniforme verde, uma luva branca em cada mão. Ela está na frente de um gol, com as duas mãos espalmadas à frente do corpo.
Our goalkeeper rocks!

3

Fotografia. Diversas crianças juntas usando roupas coloridas estão sorrindo e levantando o polegar.
We’re Brazilians, and we’re proud of it!

4

Fotografia. Um homem de cabelo curto, usando uma jaqueta verde, camiseta branca, está sentado em um sofá, segurando um controle de videogame e sorrindo; ao seu lado, um menino de cabelo cacheado e curto, usando camiseta branca, está sentado no sofá, segurando um controle de videogame e sorrindo.
mai son!
Respostas e comentários

Unit 2

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 5, 6, 8, 9 e 10 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 1 e 3, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero seis éle ih zero três / ê éfe zero seis éle ih zero quatro / ê éfe zero seis éle ih zero cinco / ê éfe zero seis éle ih zero sete / ê éfe zero seis éle ih zero oito / ê éfe zero seis éle ih zero nove / ê éfe zero seis éle ih um dois / ê éfe zero seis éle ih um três / ê éfe zero seis éle ih um quatro / ê éfe zero seis éle ih um cinco / ê éfe zero seis éle ih um seis / ê éfe zero seis éle ih um sete / ê éfe zero seis éle ih um oito / ê éfe zero seis éle ih um nove

Objetivos da unidade:

A unidade visa habilitar os ou as estudantes a compreender e fornecer informações básicas, em língua inglesa, sobre si e sobre outras pessoas. Apresentam-se textos de falantes nativos ou nativas e não nativos ou nativas do inglês, instigando a curiosidade sobre como pessoas de diferentes comunidades falam de si mesmas. Com isso, há oportunidades para reflexões sobre tolerância e respeito à diversidade cultural e sobre o papel da língua inglesa na promoção do intercâmbio entre culturas diversas. A unidade pode ser relacionada com o componente curricular Geografia, ao convidar cada estudante a refletir sobre quem é, qual é seu contexto, sua cultura e sua nacionalidade, de maneira a promover a discussão sobre sua participação na comunidade em que vive e na sociedade globalizada. É importante abrir espaço para essa reflexão, ao longo da unidade, para reforçar a diversidade cultural, um tema contemporâneo transversal (tê cê tê).

Objetivos

  • Compreender e produzir legendas para imagens de si mesmo ou mesma e de outras pessoas.
  • Compreender e produzir uma apresentação pessoal.
  • Compreender o uso do verbo tchu bi e empregá-lo para falar de si e de outras pessoas.
  • Compreender o uso dos números de 1 a 101 e utilizá-los em operações matemáticas e situações cotidianas.
  • Identificar a presença de palavras cognatas em textos orais e escritos e compreender como elas auxiliam na compreensão da língua inglesa.
  • Refletir sobre os elementos que constituem a identidade de cada pessoa.

First interactions

1 Talk to your classmates about these questions.

a O que você vê em cada imagem?

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

O que cada imagem mostra?

b Nossas identidades são múltiplas. Em alguns contextos, você pode ser estudante, em outros, filho ou filha, amigo ou amiga – por isso, seus papéis sociais mudam em cada contexto. Porém, temos características que não sofrem tantas mudanças, como nossa aparência, nossos gostos e nossos valores. Pensando nisso, comente o que você imagina sobre as identidades das pessoas que aparecem nas imagens.

c Quando você conhece alguém, quais informações sobre a sua identidade você revela nesse primeiro encontro?

d A que grupos você pertence? Por que o pertencimento a esses grupos é importante para a formação de sua identidade?

Going further

Quais documentos atestam a nossa identidade de cidadão/cidadã? Quais deles você tem? Quais seus ou suas colegas têm? Todos os seus documentos apresentam as mesmas informações sobre você? O que eles dizem sobre quem você é? Cite alguns aspectos de sua identidade que não aparecem nesses documentos.

???

Agents of change

Observe os versos da música I Am Not My Hair”, de India. Arie: I am not my hair / I am not this skin / I am the soul that lives within. Descubra a tradução das palavras desconhecidas usando um dicionário bilíngue, se necessário. O que a canção quer dizer? Qual é a importância de não se definir a identidade de alguém com base na sua aparência? Como esse tipo de atitude contribui para uma sociedade mais justa? Explique.

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: 1. Estudante assistindo a uma aula de fórma remota; 2. Goleira em um jôgo de futebol; 3. Um grupo de jovens brasileiros; 4. Pai e filho jogando videogame.

1. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

Going further. Respostas possíveis: Certidão de nascimento, érre gê, cê pê éfe, PIS/PASEP, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteirinha de estudante, título de eleitor etcétera. Todos os documentos apresentam o nome completo e a data de nascimento, mas as demais informações dependem da função específica de cada documento. Podemos encontrar: local, data e hora do nascimento; sexo; naturalidade; nacionalidade; profissão; estado civil; assinatura e foto; vida acadêmica (onde estuda, em que ano) ou profissional (onde trabalha e em que função). Respostas pessoais. Ver Notas.

Agents of change. Respostas pessoais. Ver Notas.

First interactions

A seção tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o tema “identidade”, com base em elementos que nos definem e em como a vida em sociedade contribui para a formação da nossa identidade.

 Going further

professor ou professora, sugere-se estimular uma reflexão sobre a razão de cada documento existir. Pode-se encorajaros ou as estudantes a mostrar seus documentos uns/umas para os ou as outros ou outrase falar sobre a importância de, sempre quando saírem de casa, carregarem algum documento que os ou as identifique, caso ocorra um acidente ou precisem atestar quem são.

 Agents of change

professor ou professora, o boxe pretende incentivar a percepção de quem somos, além de nossas características físicas e biológicas, e estimular, assim, o contato com o indivíduo que há por trás das aparências. Essa atitude contribui para que haja tolerância e valorização da diversidade em nossa sociedade. Pode ser interessante aproveitar a oportunidade para conversar com os ou as estudantes sobre a importância da inclusão de pessoas com algum tipo de necessidade especial em diferentes setores da sociedade, fazendo perguntas como: qual é a importância de iniciativas que apoiam a inclusão das pessoas com necessidades especiais em escolas e empresas? Conhece alguém que vive essa situação? Informe à turma que, desde 1991, a Lei número 8213 prevê uma reserva legal de cargos nas empresas para pessoas com necessidades especiais. Orientar os ou as estudantes a observar o espaço escolar e perceber que pontos podem ser melhorados para ampliar a acessibilidade do lugar para a comunidade escolar e do entorno. Saiba mais em:

• BRASIL. Casa Civil. Lei número 8.213, de 24 de julho de 1991. Disponível em: https://oeds.link/VfAfXg. Acesso em: 27abril 2022.

O site dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

 Informações adicionais

I’M NOT my hair. Intérprete: India.Arie. Letra disponível em: https://oeds.link/4WG1MD. Acesso em: 15 maio 2022.

Notas

Atividade 1b Trata-se de uma questão ampla para que os ou as estudantes possam fazer inferências sobre as identidades das pessoas que aparecem nas imagens. É importante que percebam que não se deve julgar as pessoas apenas pela aparência e que ela não é o único aspecto a ser considerado, mas também outros aspectos que abarcam as individualidades dos sujeitos.

c professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes levem em conta que a seleção de informações usadas para falar de sua identidade depende do contexto: formal ou informal, se há intenção de criar laços ou se é um evento isolado, por que e para quem estamos falando, se é seguro fornecer informações, etcétera.

d professor ou professora, algumas possibilidades: família (sobrenome), turma na escola, time esportivo, grupos do bairro/comunidade, etcétera As respostas variam, mas espera-se que os ou as estudantes percebam que a vivência em cada grupo de que fazem parte contribui, para a sua formação, com experiências, valores e visões de mundo.

Reading

Photo captions

Pre-reading

1 Discuss these questions with your classmates.

a Existe um ditado popular que diz: “Uma imagem vale mais que mil palavras” (em inglês, A pictureglossário is worth a thousand words). Você concorda com ele? Por quê?

b Você já viu imagens acompanhadas de textos em fórma de legendas? Onde?

c Em geral, quais são as funções de tais imagens? É possível escolher mais de uma opção.

I Atrair a atenção do leitor ou da leitora.

II Preencher o espaço em branco na página.

III Mostrar um recorte visual que resuma a notícia ou o fato para o leitor ou a leitora.

d E quais são as funções das legendas que acompanham essas imagens? Em seu caderno, marque todos os itens verdadeiros.

I Contextualizar a imagem.

II Descrever detalhadamente o que aparece na imagem.

III Dar informações relevantes sobre a imagem.

IV Identificar as pessoas ou os fatos representados na imagem.

V Indicar a posição das pessoas na imagem (à direta, à esquerda, acima, abaixo).

e Você consegue descrever uma legenda fotográfica? Leia o boxe Going further e confirme suas respostas.

Going further

As legendas fotográficas têm o propósito de informar dados sobre a imagem a quem está lendo. Elas podem conter nomes de coisas, pessoas e locais, datas e descrições variadas. Geralmente, os verbos aparecem no presente e, quando há mais de uma pessoa na foto, informa-se a posição delas para auxiliar na sua identificação, por exemplo: à direita, à esquerda, no centro, atrás, na frente, ao fundo, em pé etcétera.

2. Look at the pictures. Then answer the questions orally.

Picture 1

Cartaz de filme. No centro, lê-se o título FANTASTIC BEASTS: THE SECRETS OF DUMBLEDORE; na parte superior há três homens, um segura uma varinha mágica com a ponta azul brilhante; no centro há uma fênix de fogo; na parte inferior, há diversas pessoas segurando e apontando varinhas mágicas com as pontas brilhantes.

Picture 2

Fotografia. Uma mulher indígena de cabelo preto e liso, com duas linhas pretas pintadas no rosto; ela está com uma criança indígena no colo, também com duas linhas pintadas no rosto. Ambas seguram um arco marrom com uma flecha azul com penas azuis.
  1. O que você vê em cada imagem?

b. Em que tipos de publicação você acha que cada imagem poderia ser usada? O que você colocaria na legenda de cada uma?

Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a e b.

a O que aparece em cada imagem?

b Em que tipos de publicação você acha que cada imagem poderia ser usada? O que você colocaria na legenda de cada uma?

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais.

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas pessoais.

1. d) Respostas pessoais.

1. e) Respostas pessoais.

2. As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Cartaz do filme Animais fantásticos: os segredos de Dumbledore, dirigido por David Yates, 2022; 2. Cena do filme Tainá: a origem, dirigido por Rosane Svartman, 2011.

2. a) Respostas: 1. Um grupo de pessoas, algumas com varinhas mágicas, e uma ave em chamas no centro; 2. Uma jovem ensinando uma menina a atirar com arco e flecha.

2. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

Reading

A seção tem como objetivo trabalhar diferentes habilidades, como a ê éfe zero seis éle ih zero sete: formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; a ê éfe zero seis éle ih zero oito: identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas; ê éfe zero seis éle ih zero nove: localizar informações específicas em texto; e, por fim, ê éfe zero seis éle ih um dois: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica –, que é desenvolvida no momento em que os ou as estudantes são convidados ou convidadas a expor suas impressões sobre os textos na etapa de pós-leitura.

Para o desenvolvimento das habilidades mencionadas, a seção trabalha dois exemplos de legendas de fotos. Propõe-se também estimular a compreensão e a sistematização das características desse gênero textual.

 Informações adicionais

Animais fantásticos: os segredos de Dumbledore. Direção de dêivid iêits. Estados Unidos: Warner Bros, 2022. Filme (142 minutos).

O filme é a terceira sequência da famosa franquia, cujo roteiro é de J. K. Rowling, a mesma autora da série Harry Potter. Newt Scamander, o protagonista da história, é um bruxo magizoologista, ou seja, ele é especializado em “animais fantásticos”.

Tainá: a origem. Direção de Rosane Svartman. Brasil: Globo Filmes, 2012. Filme (80 minutos).

O filme traz a história de Tainá (Wiranu Tembé), uma indiazinha órfã que luta para defender a floresta onde vive. A atriz Mayara Bentes atuou como Maya e Wiranu Tembé, como Tainá menina.

Notas

Atividade 2b professor ou professora, encorajar os ou as estudantes a usar a imaginação ao pensar em possíveis legendas para as imagens. Pode-se, antes, fazer um brainstorming de vocabulário em língua inglesa como apoio para os textos a serem escritos. Outra opção é pedir que pensem nas legendas em português e, depois, com sua ajuda e a de colegas, escrevam-nas em inglês.

Reading

3. Now look at the sameglossário pictures in their original contexts and analyze each captionglossário . Then write YES or NO in your notebook.

téquist uán

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore

Cartaz de filme. No centro, lê-se o título FANTASTIC BEASTS: THE SECRETS OF DUMBLEDORE; na parte superior há três homens, um segura uma varinha mágica com a ponta azul brilhante; no centro há uma fênix de fogo; na parte inferior, há diversas pessoas segurando e apontando varinhas mágicas com as pontas brilhantes.

reticências

Storyline

Professor Albus Dumbledore knows the powerful Dark wizard Gellert Grindelwald is moving to seize control of the wizarding world. Unable to stop him alone, he entrusts Magizoologist Newt Scamander to lead an intrepid team of wizards, witches and one brave Muggle baker on a dangerous mission, where they encounter old and new beasts and clash with Grindelwald's growing legion of followers. […]

magic 1930s magical wand hogwarts 118 more

FANTASTIC Beasts: The Secrets of Dumbledore. IMDB, 2022. Disponível em: https://oeds.link/0dPzAW. Acesso em: 13 maio 2022.

téquist tchú

Fotografia. Cena do filme Tainá: The Origin. Uma mulher indígena de cabelo preto e liso, com duas linhas pretas pintadas no rosto; ela está com uma criança indígena no colo, também com duas linhas pintadas no rosto. Ambas seguram um arco marrom com uma flecha azul com penas azuis. Da cena do filme sai uma flecha que aponta para um boxe com as seguintes informações:
Tainá: The Origin (2011)
Wiranu Tembé and
Mayara Bentes in Tainá:
The Origin (2011)
People: Wiranu Tembé,
Mayara Bentes
Titles: Tainá: The Origin
Página da galeria de fotos de sáite sobre filmes, com imagens de Tainá: a origem, de 2011.

TAINÁ: The Origin. IMDB, 2011. Disponível em: https://oeds.link/1CZFwt. Acesso em: 14 maio 2022.

a. O texto 1 foi extraído de um site sobre filmes, e o texto 2, de uma galeria de fotos.

b. Ambas as imagens têm legendas.

c. a ou as legenda(s) é ou são do texto 1.

d. a ou as legenda(s) ajuda(m) a entender o assunto.

e. a ou as legenda(s) tem ou têm ponto-final.

f. Ambos os textos têm hyperlinks.

g. a ou as legenda(s) menciona(m) o crédito da imagem.

h. a ou as legenda(s) apresenta(m) o nome e o sobrenome das pessoas que aparecem nas imagens.

Respostas e comentários

3. Ver Notas.

3. a) YES

3. b) NO

3. c) NO

3. d) YES

3. e) YES

3. f) YES

3. g) NO

3. h) NO

 Acompanhando a aprendizagem

Sugere-se organizar a turma em grupos e, de fórma interdisciplinar com Geografia, pedir que coletem informações sobre a etnia indígena Tembé e a aldeia Tekohaw (presentes no filme Tainá: a origem), para que situem essas populações no espaço e conheçam, por exemplo, como escolhem os nomes das crianças, como funcionam os sobrenomes, etc. Pode-se também propor uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa: pesquisar o significado do nome Tainá e fazer um levantamento de outros nomes de origem indígena. Sugere-se propor que produzam entre eles ou elas um dicionário de nomes indígenas, com origem, pronúncia (se for o caso) e significado, e, depois, exponham-no às demais turmas da escola e, se possível, para a comunidade.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes que tiverem dificuldade com o gênero “legenda de foto”, pedir que pesquisem em casa e tragam para a próxima aula um ou dois exemplos semelhantes aos apresentados nos textos 1 e 2 da atividade 3. Depois, eles ou elas podem formar grupos mostrando as imagens, e um ou uma colega pode tentar adivinhar a legenda da imagem do/da outro/a, explorando a parte visual e, consequentemente, trabalhando o multiletramento. A atividade também pode ser realizada com fotos de família.

Notas

Atividade 3professor ou professora, ao final da atividade, sugere-se estimular os ou as estudantes a descrever as características do gênero “legenda de foto” com base nas informações que obtiveram por meio das respostas YES ou NO e da informação no boxe “Going further” sobre legendas fotográficas.

4. Complete the chart in your notebook. Which information is not availableglossário in each text?

Ícone. NOTEBOOK.

Text 1

Text 2

Nome dos/as atores/atrizes

Nome do filme

Ano do filme

Crédito da foto

Going further

Há muitas palavras em inglês e português que são semelhantes. Por exemplo: origem (português) e origin (inglês), como no título do filme brasileiro; moderno (português) e modern (inglês). Essas palavras são chamadas de “cognatas”. A semelhança na grafia pode nos ajudar a deduzir o significado de algumas palavras em inglês, com base no contexto em que elas estão inseridas.

  1. Find words in text 1 to complete the following information. Write them in your notebook.
    1. Name of the charactersglossário : espaço para resposta.
    1. What they do: espaço para resposta.
    1. What color the bird in the poster is: espaço para resposta.
    1. Members of the intrepid team: espaço para resposta.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Compare suas respostas para a atividade 2 e o conteúdo das legendas na atividade 3. Houve pontos em comum?
    1. Qual é o principal ponto em comum entre as duas imagens? E em que ponto(s) elas diferem?
    1. O que é um raiperlínk? Que tipo de informações você acha que os raiperlinquis no texto 2 disponibilizam? Se você tivesse acessado a galeria de fotos, teria clicado nos raiperlinquis?
    1. Em quais palavras na legenda do texto 1 você acha que seria possível inserir raiperlinquis? Por quê?
    1. De que modo as imagens podem ajudar a entender o que você está lendo, especialmente em uma língua estrangeira?
    1. Como você avalia a sua compreensão do texto 1? Que elementos o ou a ajudaram?
Respostas e comentários

4. Text 1:

Not available.

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore.

• 2022 (essa informação pode ser encontrada na fonte do texto).

Warner Bros./Cortesia Everett Collection/FotoArena.

Text 2:

Wiranu Tembé and Mayara Bentes.

Tainá: The Origin.

• 2011.

• Reprodução/í ême dê bê – Gilberto de Araújo/Sincrocine Produções Cinematográficas.

Ver Notas.

Going further. Ver Notas.

5. a) Albus Dumbledore, Gellert Grindelwald, Newt Scamander and one brave Muggle baker.

5. b) Albus Dumbledore is a professor, Gellert Grindelwald is a dark wizard and Newt Scamander is a magizoologist.

5. c) Red, orange and yellow.

5. d) Wizards, witches and one brave Muggle baker.

6. a) Respostas pessoais.

6. b) Respostas possíveis: Ambas trazem atores de filmes, porém a primeira imagem mostra um cartaz promocional do filme, enquanto a segunda imagem é de uma cena do filme; além disso, o primeiro filme é uma produção estrangeira, e o segundo é um filme brasileiro.

6. c) Hyperlink é uma palavra, texto ou ícone no qual clicamos para sermos direcionados a outro site ou documento digital. Respostas pessoais.

6. d) Respostas pessoais.

6. e) Respostas possíveis: As imagens podem mostrar o contexto (quem, o quê, onde, quando) e ativar conhecimentos de situações similares, o que facilita relacionar o que se vê ao que se lê.

6. f) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Um elemento que pode ajudar é, por exemplo, o reconhecimento de objetos, como a varinha mágica nas mãos dos atores, que pode ajudar os estudantes a inferir sobre o universo da trama (ficção sobre um mundo de magia).

 Going further

professor ou professora, sugere-se relembrar o assunto da Unidade 1 (palavras em inglês usadas no Brasil) e, depois, introduzir as palavras cognatas, como uma ferramenta de auxílio para a compreensão leitora em língua inglesa.

Se achar oportuno, ao longo da unidade, apresente técnicas relacionadas a estratégias de leitura (reading strategies), como previsão/dedução de conteúdo (previewing/ prediction) por meio da análise de elementos tipográficos e imagens, entre outros que não o texto. Observar o texto à procura de palavras conhecidas, como os cognatos, visando obter uma ideia geral, ou procurar uma informação específica no texto (skimming e scanning), além de orientar os estudantes a observar, também, em suas leituras, o contexto de produção dos textos.

Observe que todas essas atitudes são estratégias utilizadas para favorecer o pensamento computacional, pois os estudantes devem:

  • decompor um texto em pequenas partes, com o objetivo de decodificá-lo mais adiante;
  • ler o texto para reconhecer padrões (as palavras cognatas, no caso);
  • inferir significados;
  • utilizar o método algorítmico, ao reunir todos os dados para ter uma ideia geral da mensagem do texto.

Notas

Atividade 4professor ou professora, oriente os alunos a responder no caderno. Ao corrigir a atividade, sugere-se discutir o motivo de não aparecerem todas as informações em cada legenda.

lenguage in iusi uon

Numbers

  1. Discuss these questions with your classmate.
    1. Qual é o seu livro favorito? Quando você o leu? Por que gostou dele?
    1. Você conhece algum livro ou filme que tenha um número no título (por exemplo, Os três mosqueteiros)? Qual é o título dele? Qual é a sua opinião sobre a história?
    1. Você conhece algum número de 1 a 10 em inglês? Ou mais de um? Sabe pronunciá-los? Como obteve esse conhecimento?
  2. Answer these questions in your notebook.
Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a até c.

a Observe as imagens a seguir. Quais palavras das capas desses livros você já conhece?

b Retome as imagens e atente às palavras que você já conhece para tentar entender as palavras que você não conhece em cada título. Use um dicionário bilíngue para confirmar seus palpites.

c Com base nas capas e no que você descobriu no dicionário, complete cada título com um dos numerais do quadro. Responda no caderno.

  1. Observe as imagens a seguir. Quais palavras das capas dêsses livros você já conhece?
  1. Observe as imagens e as palavras que você já conhece para tentar entender as palavras que você não conhece em cada título. Use um dicionário bilíngue para confirmar seus palpites.

c. Com base no que você viu nas capas e no que descobriu no dicionário, complete cada título com um dos numerais do quadro. Responda no caderno.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

one

two

three

four

five

six

seven

eight

nine

ten

I. espaço para resposta Little Pig

Capa de livro. No centro, lê-se o título: THE espaço para resposta LITTLE PIGS; acima, a informação: A TOUCH-AND-FEEL BOOK. Abaixo, há uma ilustração de três porcos usando macacão e abraçados.

II. A Tale of espaço para resposta cúquis

Capa de livro. Acima, lê-se o título: A TALE OF espaço para resposta COOKIES; abaixo, lê-se A MESSAGE OF KINDNESS AND ACCEPTANCE. No centro, um cookie marrom e um cookie amarelo estão pulando corda de mãos dadas; acima, um sol amarelo está sorrindo. Abaixo, lê-se A TALE BY TRINA DAWKINS PATTERSON, ILLUSTRATED BY BONNITA WILSON.

III. espaço para resposta Bullerby Children

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta BULLERBY CHILDREN. A seguir, lê-se o nome da autora, ASTRID LINDGREN. Abaixo, há uma ilustração de seis crianças agachadas na direção de um balde no chão.

IV. espaço para resposta

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta. Abaixo, há uma ilustração de uma mão com cinco dedos levantados. Cada dedo possui um dedoche com o rosto de uma criança. Na parte inferior, lê-se BY MIRRIAM MOSHA, ILLUSTRATIONS BY DANKO MICUNOVIC.
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. Respostas pessoais.

2. a) Ver Notas.

2. c) Ver Notas.

As legendas das imagens foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos.

um. Capa do livro The Three Little Pigs, de Ladybird, 2010.

dois. Capa do livro A Tale of Two Cookies: A Message of Kindness and Acceptance, de Trina Dawkins Patterson, 2013.

três. Capa do livro The Six Bullerby Children, de Astrid Lindgren, 1969.

quatro. Capa do livro The Five, de Mirriam Mosha, 2017.

Language in use 1

Esta seção trabalha a habilidade ê éfe zero seis éle ih um sete: construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros). Inicia com questões sobre gostos literários como um meio de introduzir o vocabulário de números, campo lexical de grande relevância na aprendizagem de uma língua, porque costuma ser acionado para falar ou escrever sobre os mais diferentes temas.

A apresentação dos números de 1 a 10 em inglês é feita por meio da observação dos elementos visuais em capas de livros e da análise de seus respectivos títulos, conhecimento que funciona como apoio para a compreensão dos números de 11 a 101.

A seção contempla também as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero três: solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas; e ê éfe zero seis éle ih um seis: construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula – por meio da dica do boxe Classroom language.

 Informações adicionais

LADYBIRD. The three little pigs Londres: penquin buquis , 2010.

Fábula do século dezoito publicada com linguagem adaptada para o público infantil.

PATTERSON, Trina Dawkins. A tale of two cookies: a message of kindness and acceptance. Saint Paul: Amber Skye Publishing LLC, 2011.

Ola, um biscoito de aveia, conhece Liddy, um biscoito de limão que não gosta de Ola por ele ser diferente. No fim, tornam-se amigos. Trata-se de uma narrativa sobre diversidade e aceitação.

Notas

Atividade 2a professor ou professora, sugere-se perguntar para a turma que elementos verbais e não verbais observamos em uma capa de livro. Respostas possíveis: Título/subtítulo; nome do/da autor/autora, ilustrador/a e tradutor/a; editora e imagens (como elementos não verbais).

c professor ou professora, as dez capas de livros têm elementos visuais relacionados aos seus respectivos títulos. Recomenda-se fazer o item “um” com a turma. Como há três porquinhos na capa, o que falta no título é a palavra “three”. Ler os números em voz alta para que os ou as estudantes compreendam a pronúncia.

V. My Cousin Has espaço para resposta Legs!

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: MY COUSIN HAS espaço para resposta LEGS! Abaixo, lê-se o nome do autor e ilustrador, JASPER TOMKINS. Abaixo, há uma ilustração de um polvo laranja com oito tentáculos flutuando no mar. Ao fundo há terra firme.

VI. espaço para resposta Candles for Kwanzaa

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta CANDLES FOR KWANZAA. Abaixo, lê-se o nome da autora, ANDREA DAVIS PINKNEY, e do ilustrador, BRIAN PINKNEY. Abaixo, há uma ilustração de uma mulher negra de cabelo cacheado e curto, usando blusa vermelha. Ela está colocando a sétima vela sobre um castiçal sobre uma mesa com frutas. A seu lado há uma criança negra, cabelo cacheado e curto, usando blusa azul, que está colocando um cesto de frutas sobre a mesa.

VII. espaço para resposta Ducks Nine

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta DUCKS NINE. Abaixo, há uma ilustração de nove patos em galhos de árvores marrons com folhas verdes. Abaixo, lê-se o nome da autora, SARAH HAYES.

VIII. espaço para resposta Green Apple

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: espaço para resposta GREEN APPLE. Abaixo, lê-se o nome da autora, EVE BUNTING, e do ilustrador, TED LEWIN. Abaixo, há uma ilustração de uma mulher usando roupa branca e um lenço branco sobre a cabeça segurando uma maçã verde com as duas mãos. Ao fundo há três crianças com as mãos esticadas na direção de árvores com maçãs vermelhas.

IX. espaço para resposta Bears

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: THE espaço para resposta BEARS. Abaixo, há uma ilustração de um urso de pelo marrom segurando um quadro na frente de seu rosto, com a fotografia de outros três ursos em tons de marrom. Na parte inferior, lê-se o nome da autora, SUSAN PACE-KOCH e do ilustrador JACK WIENS.

X. espaço para resposta Little Ladybugs in My Jar

Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: epaço para resposta LITTLE LADYBUGS IN MY JAR. Abaixo, há uma ilustração de dez joaninhas em cores variadas e acenando com as patas pequenas e finas. Elas estão sobre um pote de vidro. Na parte inferior, lê-se o nome da autora e ilustradora CAREY RIGBY-WILCOX.
Respostas e comentários

cinco. Capa do livro My Cousin Has Eight Legs!, de Jasper Tomkins, 1992.

seis. Capa do livro Seven Candles for Kwanzaa, de Andrea Davis Pinkney, 1993.

sete. Capa do livro Nine Ducks Nine, de Sarah Hayes, 2000.

oito. Capa do livro One Green Apple, de Eve Bunting, 2006.

nove. Capa do livro The Four Bears, de Susan Pace-Koch, 2016.

dez. Capa do livro Ten Little Ladybugs in My Jar, de Carey Rigby-Wilcox, 2006.

LINDGREN, Astrid.The six Bullerby children. Londres: Methuen, 1969.

A obra traz as aventuras de seis crianças que moram em um vilarejo remoto em Bullerby, na Suécia, nos anos 1930.

MOSHA, Mirriam. The five. Scotss Valley: Createspace Independent Publishing Platform, 2017.

Cinco crianças devem aprender a superar obstáculos para melhorar a relação umas com as outras. Escrito por Mirriam Mosha, fundadora da Bethel Home, orfanato para crianças vulneráveis em Lusaka, Zâmbia.

TOMKINS, Jasper. My cousin has eight legs! Seattle: Sasquatch Books, 1992.

Victor, um polvo laranja, vai à terra para conhecer lugares diferentes. Veste-se como gente e vai para a escola com o narrador, fingindo ser seu primo.

PINKNEY, Andrea Davos. Seven candles for Kwanzaa. New York: Dial Books For Young Readers, 1993.

Guia informativo sobre Kwanzaa, festa de sete dias comum na comunidade afro-americana e entre negros da diáspora, com guia de pronúncia para palavras em suaíli, uma língua banto. No Brasil, a celebração ainda se restringe a um pequeno grupo de pan-africanistas conscientes do papel histórico do povo africano e da necessidade de reconstruir essa memória. O Kwanzaa é celebrado entre 26 de dezembro e 1o de janeiro.

HAYES, Sarah. Nine ducks nine. Sommerville: Candlewick Press, 2000.

Livro com rimas que conta a história de nove pa­tos e da diversão que eles têm burlando uma raposa fa­minta que os persegue. Todos vão sumindo até ficar somente um para lidar com a raposa.

BUNTING, Eve. One green apple. New York: Clarion Books, 2006.

No segun­do dia de aula, Farah, uma imigrante muçulmana nos Estados Unidos, visita um po­mar de maçã com sua escola. Ela gosta do dia ensolarado, mas se sente isolada, pois não sabe falar inglês e é dife­rente das outras crianças da turma. O livro busca contribuir para a promoção da empatia com os ou as imigrantes.

PACE-KOCH, Susan. The four bears. Alamo: Get Out Books, 2016.

O livro é inspirado nos três ursos da história de Cachinhos Dourados, mas há um quarto urso nessa história.

RIGBY-WILCOX, Carey. Ten little ladybugs in my jar. Saskatchewan: See a Book Take a Look, 2006.

Livro interativo que ensina subtração, mostrando como, uma a uma, as joaninhas es­capam da jarra.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar os números apresentados na seção “Language in use 1” de maneira lúdica, propor aos ou às estudantes que se reúnam em duplas e digam ao ou à colega um número. Este/Esta precisa dizer o número que vem antes e o que vem depois do escolhido. Por exemplo: Eleven. Qual número vem antes? Ten. Qual número vem depois? Twelve. Ganha quem acertar o maior número de sequências corretas.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Escolha duas das capas de livros apresentadas. Tente descobrir sobre o que a história trata e qual é o papel dêsse número (de personagens, de objetos etcétera na história.
    1. qual ou quais dêsses livros você gostaria de ler? Por quê?

Classroom language

Quando você não souber o que uma palavra significa, você pode perguntar ao professor ou à professora usando a expressão: What does “ladybug” mean?

4. Now listen to the titles of the books and check your answers. Let’s pay attentionglossário to how the numbers are pronounced and say them aloud to practice each one.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

5. In your notebook, complete the numerals with the appropriate letters. Then, listen and repeat.

Ícone. Áudio.

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11 eleven

12 twelve

13 thirteen

14 ◆◆◆◆teen

15 fifteen

16 ◆◆◆teen

17 ◆◆◆◆◆teen

18 ◆◆◆◆◆een

19 ◆◆◆◆teen

20 twenty

21 twenty-one

22 twenty-◆◆◆

23 twenty-◆◆◆◆◆

24 twenty-◆◆◆◆

25 twenty-◆◆◆◆

26 twenty-◆◆◆

27 twenty-◆◆◆◆◆

28 twenty-◆◆◆◆◆

29 twenty-◆◆◆◆

30 thirty

40 forty

50 fifty

60 ◆◆◆ty

70 ◆◆◆◆◆ty

80 ◆◆◆◆◆y

90 ◆◆◆◆ty

100 one hundred

101 one hundred◆◆◆

6. Now let’s use the numbers in another context. Are you good at Math? Talk to a classmate and test each other.

How much is nineteen minus eight?

Plus three?

Right!

Eleven.

Fourteen.

Fotografia. Uma menina de cabelo liso e penteado para o lado preso em uma trança, usando uniforme azul, sentada e segurando um livro. Ela pergunta para a colega ao lado: HOW MUCH IS NINETEEN MINUS EIGHT? A menina de cabelo cacheado, com uniforme azul, segurando um livro, sorrindo, responde: ELEVEN. A primeira menina pergunta novamente: PLUS THREE? A segunda menina responde: FOURTEEN. A primeira menina confirma: RIGHT!
Estudantes fazendo contas de matemática.
  1. 19 - 8 + 3 = 14
  1. 7 + 2 + 1
  1. 7 × 2 + 6
  1. 10 × 2 ÷ 5
  1. 15 ÷ 3 + 1

f. 15 - 3 × 1 - 11

Useful language

How much isreticências?

() minus

(+) plus

(×) times

(÷) divided by

7. Em que outras situações você usa números no seu dia a dia? Que tal começar a praticá-los em inglês sempre que possível?

Respostas e comentários

3. a) Respostas pessoais. Ver Notas.

3. b) Respostas pessoais.

5. 14) four

5. 16) six

5. 17) seven

5. 18) eight

5. 19) nine

5. 22) two

5. 23) three

5. 24) four

5. 25) five

5. 26) six

5. 27) seven

5. 28) eight

5. 29) nine

5. 60) six

5. 70) seven

5. 80) eight

5. 90) nine

5. 101) one

6. b) 10

6. c) 20

6. d) 4

6. e) 6

6. f) 1

7. Respostas possíveis: Para informar dados como enderêço (número da casa ou do prédio), horas, idade, receitas culinárias (quantidades de ingredientes), números de ônibus, para fazer contas no supermercado, entre outras situações do dia a dia. Ver Notas.

Notas

Atividade 3a professor ou professora, pode-se incentivar a pesquisa on-line sobre as duas histórias que os ou as estudantes escolherem.

Atividade 7professor ou professora, é importante que os ou as estudantes mencionem diversas situações em que números são essenciais, para que percebam a importância de aprendê-los em outra língua.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para reforçar o trabalho com os números, pode-se propor um jogo de bingo. Para isso, escrever os números de 1 a 101 em pedaços de papel, cortá-los e colocá-los em um saco plástico. Pedir aos ou às estudantes que desenhem uma tabela no caderno com 16 espaços. eles ou elas devem escolher 16 números para completar essa tabela. Sortear os números e pedir a eles ou elas que marquem na tabela quando o número for mencionado. Quando todos os números da tabela forem sorteados, o ou a estudante deve gritar: “Bingo!”.

  Transcript: Numbers – Quantities

Ícone: Áudio.

One – The three little pigs

Two ­– A tale of two cookies

Three – The six Bullerby children

Four – The five

Five – My cousin has eight legs!

Six – Seven candles for Kwanzaa

Seven – Nine ducks nine

Eight – One green Apple

Nine – The four bears

Ten – Ten little ladybugs in my jar

Transcript: Numbers – Counting

Ícone: Áudio.

Eleven; twelve; thirteen; fourteen; fifteen; sixteen; seventeen; eighteen; nineteen; twenty; twenty-one; twenty-two; twenty-three; twenty-four; twenty-five; twenty-six; twenty-seven; twenty-eight; twenty-nine; thirty; forty; fifty; sixty; seventy; eighty; ninety; one hundred; one hundred and one.

lenguage in iusi tchu

vârb tchu bí

1. Look at the following image. Then, discuss the questions with your classmate.

Capa de livro. Na parte superior, lê-se HANNA'S JOURNAL. De HANNA'S JOURNAL sai uma seta apontando para a palavra TITLE. Na parte central, há a fotografia em preto e branco de cabelos lisos com uma fita na cabeça e usando uniforme escolar antigo. À esquerda há um carimbo com os dizeres United States Consulate. À direita há um selo de correspondência com a imagem da Estátua da Liberdade. Abaixo da fotografia lê-se MARISSA MOSS, de onde sai uma seta apontando para AUTHOR. Na parte inferior, lê-se THE STORY OF AN IMMIGRANT GIRL, de onde sai uma seta apontando para ABOUT THE BOOK. Na parte inferior também lê-se A YOUNG AMERICAN VOICES BOOK, de onde sai uma seta apontando para BOOK SERIES. .
Cover of Hannah’s Journal, búk bái Marissa mós, 2000.

titleglossário

  1. Qual é o título da publicação? Qual é o assunto do livro?
  1. O que há na capa do livro? Quais dicas esses itens podem dar sobre o assunto?
  1. Você já leu um diário (“djournau”)? Que tipos de assuntos as pessoas poderiam escrever nele?
  1. Como rãna poderia começar a contar sua história em um diário?
    1. Ela poderia escrever seu nome, idade e alguma informação sobre sua vida, apresentando-se ao ou à leitor ou leitora.
    2. Ela poderia não se apresentar e já começar sua história.

2. Read these extracts from Hannah’s Journal. Then chooseglossário the appropriate options. Answer in your notebook.

I am the middle childglossário , the only girl in 7 children!

MOSS, Marissa. Hannah’s Journal: The Story of an Immigrant Girl. New York: Hartcourt, Inc., 2000. página 7.

September 27, 1901

Today is my birthday. I am now ten years old and Papashka gave me this journal to write in.

MOSS, Marissa. Hannah’s Journal: The Story of an Immigrant Girl. New York: Hartcourt, Inc., 2000. página 7.

  1. Escolha dois itens. Para falar de si mesma, rãna usa
    1. I
    2. Today
    3. is
    4. am
Respostas e comentários

1. a) Hannah’s Journal. A história de uma menina imigrante. Ver Notas.

1. b) O carimbo “United States Consulate” pode indicar uma viagem para os Estados Unidos. O selo com a imagem da Estátua da Liberdade pode indicar a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A foto antiga de uma menina pode indicar que o livro é sobre ela e o nome dela é Hannah. Ver Notas.

1. c) Resposta pessoal. Alguns assuntos comuns em diários tratam de temas do cotidiano, segredos, sonhos, lembranças, entre outros. Ver Notas.

1. d) Resposta: um.

2. a) Resposta: um e quatro.

Language in use 2

O objetivo da seção é trabalhar a habilidade ê éfe zero seis éle ih um nove: utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. Nessa seção, foca-se no uso do presente do indicativo apenas para identificar pessoas. Para desenvolver essa habilidade, a turma é convidada a falar sobre personagens diversos, da literatura e da televisão, e também sobre si, engajando-se em atividades de descoberta sobre o uso do verbo to be nas apresentações pessoais.

 Informações adicionais

mós, Marissa. Rranas Djôurnal: the story of an immigrant girl. Nova York: Hartcourt, Inc., 2000.

A coleção Young American Voices é composta de livros do gênero diário, que contam histórias fictícias de meninas que teriam vivido em diferentes épocas importantes da história dos Estados Unidos. A autora Marissa Moss nasceu no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, e escreve livros de literatura infantil.

Notas

Atividade 1

  1. professor ou professora, sugere-se aproveitar a atividade para checar os conhecimentos prévios dos ou das estudantes, verificando se conseguem identificar rapidamente o título (pela posição do título na capa e pela cota title”, que pode ser considerada um cognato). Verifique se sabem que djournau é um falso cognato, que siginifica diário nesse contexto.
  1. Chamar a atenção da turma para o fundo da imagem: um papel pautado com decoração nas bordas, que pode sugerir ser um diário.

c. Levar a turma a refletir sobre o fato de que o gênero diário pode ser considerado uma autobiografia (biografia narrada em 1ª pessoa), em que o narrador escolhe sobre o que deseja escrever: suas opiniões, seus sentimentos, seus desafios, eventos importantes ou acontecimentos comuns do cotidiano.

Em inglês, a fórma negativa é formada pela palavra not”. Observe como ficaria a sentença de Hannah se ela nos contasse que não é filha única.

I am the middle child, I am not an only child.

  1. Choose the appropriate option (am / am not) and write in your notebook the trueglossário sentences about yourself.
    1. ai espaço para resposta rãna.
    2. ai  espaço para resposta eleven years old.
    3. ai  espaço para resposta an only child.
    4. ai  espaço para resposta special.

Useful language

What is your name?

My name is Hannah.

How old are you?

I’m ten years old.

4. Look at two famous diaries in world literature.

Capa de livro. Ocupando toda a capa, há fotografia de uma menina de perfil de cabelos castanhos lisos usando uma roupa branca. Ao centro, lê-se o título O DIÁRIO DE ANNE FRANK. Na parte inferior há um selo com os dizeres BESTSELLER ILUSTRADO COM FOTOS AUTÊNTICAS.
Capa de O diário de Anne Frank, escrito pela adolescente alemã én frênqui durante a Segunda Guerra Mundial, conta o dia a dia em um esconderijo em Amsterdã, na Holanda, entre 1942 e 1944. Edição de 2019.
Capa de livro. Na parte superior, lê-se o título O DIÁRIO DE MARY BERG. Ao centro, a fotografia do rosto de uma menina de cabelos castanhos ondulados usando roupas claras. Abaixo da fotografia, lê-se MEMÓRIAS DO GUETO DE VARSÓVIA.
O diário de Méri Bérgui, escrito pela polonesa Méri Bérgui durante os anos de 1939 e 1944, narra aspectos da vida da autora durante a ocupação da Polônia na Segunda Guerra Mundial. Edição de 2009.
  1. Você já leu ou ouviu falar de algum dos diários mencionados? Compartilhe com os ou as colegas.
  2. Observe as capas dos livros, leia as legendas e responda: O que esses diários têm em comum?
  3. Pesquise o título dos dois livros em inglês e leia pelo menos duas resenhas sobre cada um deles. Em seu caderno, anote os títulos e escreva três frases sobre os livros, com base no que você pesquisou. Em sua opinião, ter um diário pode ajudar as pessoas a passar por momentos difíceis no cotidiano? Justifique sua resposta.

5. Now practice introducingglossário yourself in English. Use activity 3 as an example. Write the sentences in your notebook.

  1. Talk to your classmates about these questions.
    1. Você gosta de histórias? Quais são os seus personagens favoritos? Como você os descreveria?
    1. Você conhece os personagens que aparecem na atividade 7? O que sabe sobre eles?
Respostas e comentários

 3. Respostas pessoais, com exceção do item a, cuja resposta é “am not”, pois trata-se da personagem da obra. Ver Notas.

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

4. c) Ver Notas.

5. Respostas pessoais.

6. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 3

professor ou professora, sugere-se estimular a autoestima dos/das estudantes, reforçando que a resposta ao item “d” é certamente I’m special. os ou as estudantes podem pensar de que fórma são especiais e, caso se sintam à vontade para tanto, verbalizar para o grupo. Você também pode orientá-los a escrever, como em uma página de diário, de que fórma são especiais, de modo a trabalhar o gênero discursivo. Oriente a escrita em inglês por meio de frases curtas, encorajando a turma a usar o vocabulário e as estruturas que já conhece.

Atividade 4professor ou professora ambos os livros são diários de meninas vivendo em situação de perseguição, em período de guerra na Europa.

cOs títulos em inglês são: The diary of Anne Frank e The diary of Mary Berg: growing up in the Warsaw Ghetto.

Orientar os ou as estudantes a escrever frases curtas que informem sobre as resenhas que leram. Depois, incentivar a turma a refletir sobre o gênero textual diário e a opinar sobre como a prática da escrita individual pode ser benéfica ao clarificar sentimentos, além de ser uma oportunidade de pensar sobre eventos do dia a dia, atribuindo significado a eles.

 Acompanhando a aprendizagem

Sugere-se trabalhar de fórma interdisciplinar com os/as professores/as de História e de Geografia para que a turma colete informações sobre os processos migratórios para o Brasil e para outros países do mundo, em especial para aqueles nos quais a língua inglesa é oficial.

 Informações adicionais

FRANK, Anne. O diário de én frênqui. Cotia, São Paulo: Pé Da Letra, 2019.

O diário narra a experiência da jovem Anne, a de sua família e a de outros judeus vivendo em um esconderijo durante a ocupação nazista na Europa.

BERG, Mary. O diário de Méri Bérgui. São Paulo: Amarilys, 2009.

O diário conta o cotidiano de Mary Berg durante a ocupação da Polônia na Segunda Guerra Mundial.

7. Read about these characters and answer the questions in your notebook.

Versão adaptada acessível

Atividade 7, item a.

Repare nas frases “she's very outgoing”, “Dee Dee is Dexter’s troublesome sister” e “The Minions are small, yellow, cylindrical creatures”. Qual elemento ou palavra liga o sujeito (de quem se fala) ao seu predicado (o que se diz do sujeito)…

um no texto 5?

dois no texto 6?

três no texto 7?

téquisti 5

Ilustração. A personagem Guilhermina, uma menina negra, de cabelo cacheado, usando uma tiara, uma flor vermelha presa ao cabelo e um vestido branco com flores rosas. Ela está em pé sorrindo. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: Guilhermina – An 8-year old girl, she's very outgoing.

Guilhermina – An 8-year old girl, she's very outgoing.

téquisti 6

Ilustração. A personagem Dexter, um menino branco, de cabelo curto e laranja. Ele usa óculos grandes e redondos, camisa branca, luvas roxas, calças e sapatos pretos. Ele está saltando com a boca aberta e segurando um vidro de laboratório com líquido verde do qual sai a cabeça de Dee Dee, uma menina de cabelos loiros presos em maria-chiquinha. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: Dee Dee is Dexter’s troublesome sister.

Dee Dee is Dexter’s troublesome sister.

téquisti 7

Ilustração. Três minions em formato cilíndrico, amarelos, usando óculos redondos e macacões jeans estão sorrindo. Um minion segura um ursinho de pelúcia, um abraça um dos outros e o terceiro está distante, sem sorrir, segurando um violão. Abaixo, uma caixa de texto onde se lê: e Minions are small, yellow, cylindrical creatures who have one or two eyes.

The Minions are small, yellow, cylindrical creatures who have one or two eyes.

  1. Observe as frases destacadas em negrito. Qual elemento ou palavra liga o sujeito (de quem se fala) ao seu predicado (o que se diz do sujeito)reticências
    1. no texto 5?
    2. no texto 6?
    3. no texto 7?
  1. Por que nas descrições de Dí Dí e Guilhermina se usam ís e ’s, respectivamente, enquanto na dos Minions se usa ár ?

c. Observe os textos de 5 a 7 novamente. Complete o quadro no caderno. Então, procure mais exemplos que poderiam ser acrescentados ao quadro.

Ícone. NOTEBOOK.

Personal pronouns

Verb to be

Contracted forms

Examples

I

’m

I’m in the sixth grade.
_____

He/She/It

’s

She is very outgoing.
She is Dexter’s sister.
It is Emanuel.
_____

We/You/They

’re

They are small, yellow, cylindrical creatures.

gradeglossário

  1. Observe o uso de nót na frase “I’m not very tall”. Aplicando o mesmo raciocínio, como formamos a negativa de ís e ár ?

e. Partindo do princípio de que, para obter a fórma contraída, uma vogal deve ser substituída pelo apóstrofo (I am = I’m), como ficam as fórmas contraídas de is not e are not?

Respostas e comentários

7. a) Resposta: um. O elemento ’s.

7. a) Resposta: dois A palavra is.

7. a) Resposta: três. A palavra are.

7. c) Respostas possíveis:

I’m not really special in any way; I’m twelve; I’m in the seventh grade;

My name is Micha’el (It is Micha’el); My name is Ruthi (It is Ruthi). Respostas pessoais.

7. b) Porque a palavra Minions está no plural, já que se refere a mais de um personagem.

7. c) Respostas: am; is; are.

7. d) Is not e are not.

7. e) Isn’t (’s not) e aren’t (’re not).

 Informações adicionais

GUILHERMINA e Candelário. Direção de Úlises de Jesús Ramos. Colômbia: Fosfenos Media/Señal Colombia, 2012. Série televisiva.

Essa série colombiana, que busca promover a autoestima de crianças afrodescendentes, conta as aventuras dos irmãos Guilhermina e Candelário, que levam uma vida feliz e cheia de descobertas com seus avós, Faustino e Francisca. Há episódios no site da TV Brasil, disponível em: https://oeds.link/HXDSe7. Acesso em: 27 abril 2022.

O LABORATÓRIO de Déquistêr. Criação de Genndy Tartakovsky. Estados Unidos: Hanna-Barbera Cartoons/Cartoon Network Studios, 1996-2003. Série televisiva.

Na série, Dee Dee é irmã de Dexter. A série narra a história de um garoto muito inteligente, Dexter, que possui um grande laboratório secreto.

MEU MALVADO favorito. Direção de Pierre Coffin; Chris Renaud. Estados Unidos: Universal Pictures/Illumination Entertainment, 2010. 1 DVD. 95 minutos

Os Minions são personagens coadjuvantes da franquia Meu malvado favorito, que posteriormente ganharam sua própria franquia. Os Minions mais conhecidos são Kevin, Stuart e Bob.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar as fórmas afirmativa e negativa do verbo to be, pedir aos ou às estudantes que escrevam quatro frases sobre eles ou elas mesmos ou mesmasem um pedaço de papel, sendo duas delas verdadeiras e duas falsas. Organizados em grupos, cada um ou uma deve ler suas frases para que os ou as colegas adivinhem quais são as verdadeiras e as falsas. Para que compreendam melhor o jôgo, apresentar frases verdadeiras e falsas sobre você para a turma tentar adivinhar quais são as verdadeiras e as falsas.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para praticar o uso das fórmas is e are do verbo to be, sugerir que, em grupos, escolham um filme de que gostam muito. Pedir aos ou às estudantes que escrevam frases que ajudem a identificar os personagens, conforme viram na seção. Por exemplo: Sandy is a sea creature; SpongeBob and Patrick are sea creatures, etcétera. Sempre que possível, valorizar as culturas juvenis, proporcionando espaços para que os ou as estudantes compartilhem os assuntos que lhes interessam e que fazem parte de seu cotidiano.

f. Observe as frases a seguir. O que acontece com o verbo tchu bi e com seu sujeito na fórma interrogativa?

Who is Dee Dee? She is Dexter’s sister.

Who are they? They are the Minions.

  1. O verbo e o sujeito trocam de posição.
  2. O verbo permanece no mesmo lugar.
  3. O verbo vai para o fim da frase.

8. Based on activity 7, complete the chart in your notebook.

Ícone. NOTEBOOK.

Negative form

Interrogative form

a I not/’m not

I?

b He/She/It not/’s not/isn’t

he/she/it?

c We/You/They not/’re not/aren’t

we/you/they?

Going further

Na fala e na escrita informais, as fórmas contraídas do verbo to be são comuns. Mas atenção: não confunda o genitive case (’s) com a fórma contraída de is (’s): Dee Dee’s Dexter’s sister. (Dee Dee é a irmã de Dexter.). Você saberá diferenciar um do outro pelo contexto da frase.

  1. ét homeglossário , choose a picture of you and a picture of a character, a friend or a family member and in your notebook write captions giving personal information about you and about this person.
  2. Discuss these questions with your classmates.
    1. O desenho colombiano Guilhermina e Candelário conta as aventuras de dois irmãos. Você conhece esse desenho? O que você acha dele?
    1. Em sua opinião, qual é a importância dos desenhos na representação da realidade?
Ilustração. A personagem Guilhermina, uma menina negra, cabelo cacheado, usando uma tiara, uma flor vermelha presa ao cabelo e um vestido branco com flores rosas. Ela está em pé sorrindo. A personagem Candelário, um menino negro, de cabelo curto e cacheado, usando regata, bermuda e chinelo em tons de azul. Está em pé com um leve sorriso. Balão de fala. Guilhermina e Candelário é uma animação infantil colombiana, cujos principais personagens são dois irmãos afrodescendentes que se aventuram e fazem descobertas na praia onde vivem. Eles compõem uma família muito parecida com milhões de famílias brasileiras, por isso a série foi bem-recebida pelo público infantil daqui. Os episódios podem ser vistos no canal do desenho: GUILHERMINA & CANDELÁRIO CANAL OFICIAL. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCPnxd3Xt-fNldebkgrsLUHw. Acesso em: 6 ago. 2022.
Respostas e comentários

7. f) Resposta: um.

8. Respostas: a) am/Am; b) is/Is; c) are/Are.

Going further. Ver Notas.

9. Respostas pessoais. Ver Notas.

10. a) Respostas pessoais.

10. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

 Going further

professor ou professora, sugere-se ler a informação do boxe e perguntar aos ou às estudantes como se sabe que o primeiro s significa is e que o segundo é o caso genitivo. Para responder, eles ou elas podem rever o assunto na Unidade 1.

Notas

Atividade 9

professor ou professora, sugere-se exibir os trabalhos dos ou das estudantes no mural da sala de aula. Para isso, é interessante pedir antecipadamente que tragam fotos das pessoas sobre as quais vão escrever as legendas. No final da atividade, pode-se convidar os ou as estudantes para falar sobre seus trabalhos.

Atividade 10

b. professor ou professora, sugere-se discutir até que ponto a mídia pode influenciar na formação da identidade das pessoas, já que mostra algumas realidades e exclui outras. Um exemplo é o caso do Brasil, onde há escassez de programas e desenhos com personagens negros, asiáticos, indígenas ou com deficiências. Pode-se discutir como um desenho inclusivo contribui para a formação de uma sociedade tolerante, que enxergue as diferenças como algo comum e positivo.

lissenin

This ís me

Pre-listening

1. Look at the picture. Talk to your classmates.

Captura de tela. Uma menina de traços orientais, cabelo liso, usando um chapéu redondo vermelho e camiseta amarela. Ao fundo há um sofá e uma janela.
Nalinkarn, estudante tailandesa.
  1. Esta é Nalinkárn, uma estudante intercambista. Você sabe o que é um ou uma estudante intercambista?

b. Você vai ouvir um trecho do vídeo de apresentação publicado por Nalinkárn. Quais informações você imagina que ela vai mencionar?

Listening

2. Listen to Nalinkarn, the Thai exchange student from activity 1, introducing herself. Then choose the appropriate options and write them in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Para se apresentar, Nalinkarn escolheu falarreticências
    1. seu nome e apelido (ou nome on láine).
    2. sua nacionalidade.
    3. sua idade.
    4. onde estuda.
    5. sobre seus rróbis.
    6. sobre seus esportes favoritos.
  1. Você acha importante mencionar seus rróbis e esportes favoritos em um vídeo de apresentação? Por quê?

3. Listen to Nalinkarn’s speech again. Complete the sentences in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

“Hi! My name is Nalinkarn. My nickname is . I’m years old and an only child.”

THAI Exchange Student. 2015, 1 vídeo (2minutos50s). Sydnayy. Disponível em: https://oeds.link/BTLCBA. Acesso em: 14 maio 2022.

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: É um ou uma estudante que viaja para um país estrangeiro para aprender, por exemplo, o idioma e a cultura dêsse país por determinado tempo.

1. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

2. a) Respostas: I; III; V; VI

2. b) Respostas pessoais.

3. Respostas: Sydnayy; 14

Listening

Esta seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero quatro: reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares; e ê éfe zero seis éle ih um oito: reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e ou ou outras línguas conhecidas. O áudio traz a apresentação pessoal de uma adolescente tailandesa, possibilitando aos ou às estudantes que ouçam uma falante não nativa de inglês se comunicando nessa língua e que trabalhem a compreensão global e local do texto. As atividades convidam a perceber como a adolescente fala sobre si mesma e seus hobbies, oferecendo insumos para a produção oral na seção Speaking”.

 Informações adicionais

Tailândia: país localizado no Sudeste Asiático. A língua oficial é o tailandês, falado por 90% da população, mas o inglês também é bastante utilizado. Reforce com os ou as estudantes o caráter de língua franca do inglês.

Transcript: This is me – Favorites

Ícone: Áudio.

Hi! My name is Nalinkarn. Hi! My nickname is Sydnayy. I’m 14 years old and I am an only child. My favorite hobbies are playing sports, listening to music, reading fancy novels, drawing and watching movies. And my favorite sports are horse riding, swimming, sailing, badminton and basketball reticências.

Transcript: This is me – Introducing myself

Ícone: Áudio.

Hi! My name is Nalinkarn. Hi! My nickname is Sydnayy. I’m 14 years old and I am an only child. So, I really love children. I don’t know why, because I think they look lovely and look adorable reticências.

THAI exchange student (Introduce myself). [S. I.: s. n.], 25 junho 2015, 1 vídeo (2 minutos 50 segundos). Excertos. Publicado pelo canal Sydnayy. Disponível em: https://oeds.link/BTLCBA. Acesso em: 9 junho 2022.

Notas

Atividade 1b professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes mencionem informações como o nome, a idade, o lugar onde moram, etcétera

4. Listen to the second part of Nalinkarn’s speech again. Order the topics in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

a. My favorite hobbies arereticências

I  listening to music.

Fotografia. Um menino de cabelo curto e loiro, usando óculos de armação retangular e fina e camisa listrada. Ele está com um fone de ouvido sobre as orelhas. Com a mão direita, mostra o polegar e sorri.
A boy listening to music.

II  reading novels.

Fotografia. Um menino de cabelo cacheado e curto, usando camiseta jeans e calça bege, está sentado na grama, apoiado em uma árvore, segurando um livro, olhando para ele e sorrindo.
A boy reading a book.

III playing sports.

Fotografia. Vista de baixo de três adolescentes com roupas coloridas jogando basquete. Os três estão saltando com os braços esticados para cima. A bola laranja está ao alto e à esquerda está a cesta
Kids playing basketball.

IV drawing.

Fotografia. Parte do corpo de uma menina de cabelo longo segurando um lápis de cor na direção de uma folha de papel. À esquerda há outros lápis de cor espalhados.
A girl drawing.

V watching movies.

Fotografia. Três adolescentes estão apontadas para a direita, com os rostos iluminados, os olhos bem abertos e sorrindo; a menina ao centro está segurando uma tigela de pipocas.
Girls watching a movie.
Respostas e comentários

4. a) III; I; II; IV; V. Ver Notas.

Transcript: This is me – My hobbies

Ícone: Áudio.

My favorite hobbies are playing sports, listening to music, reading fancy novels, drawing and watching movies. And my favorite sports are horse riding, swimming, sailing, badminton and basketball reticências.

THAI exchange student (Introduce myself). [sem local, sem nome], 25 junho 2015, 1 vídeo (2 minutos 50 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Sydnayy. Disponível em: https://oeds.link/BTLCBA. Acesso em: 9 jun. 2022.

 Acompanhando a aprendizagem

De fórma interdisciplinar com História e Geografia, sugere-se fazer um levantamento dos países em que o inglês divide o status de língua oficial com outras línguas locais, determinando as razões históricas que levaram a essa situação. os ou as estudantes podem, então, expor o que aprenderam realizando uma “feira de idiomas”, apresentando informações ou curiosidades sobre o inglês falado nesses países e sobre línguas/dialetos locais.

Notas

Atividade 4professor ou professora, pode-se refletir sobre os hobbies e esportes mencionados no áudio e em que medida eles dizem algo sobre a identidade da adolescente, comparando-os com as atividades de lazer preferidas pelos ou pelas adolescentes no Brasil.

b. And my favorite sports arereticências

I  horseback riding.

Fotografia. Uma menina usando capacete está montada em um cavalo marrom; ao fundo há um jardim.
A girl riding a horse.

II sailing.

Fotografia. À frente, duas pessoas usando coletes salva-vidas sentadas em um barco com as mãos para cima e sorrindo. Atrás delas há mais duas pessoas sentadas com coletes salva-vidas e as mãos para cima.
People sailing.

III badminton.

Fotografia. Dois homens segurando raquetes. Entre eles há uma rede média e uma peteca branca no ar.
People playing badminton.

IV swimming.

Fotografia 4. Um homem usando óculos de natação, dentro da piscina, apoiado na borda. Ao fundo, há a piscina com raias vermelhas.
ei swimmer.

V basketball.

Fotografia. Uma menina de uniforme branco e vermelho está segurando uma bola de basquete; ao seu redor há outras meninas de uniforme branco e azul e branco e vermelho.
Girls playing basketball.

5. Listen to another extract of Nalinkarn’s speech in which she shares her dreams. Answer the questions in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Quando adulta, Nalinkárn quer ser uma arquiteta/desenhista famosa.
  1. Ela é boa em escrever/desenhar.
  1. Nalinkárn quer ganhar seu dinheiro desenhando móveis ou casas/fazendo comida.
  1. Um outro sonho de Nalinkárn é viajar ao redor do mundo/viajar no seu país.
  1. Ela quer usar o dinheiro que ganhar para cuidar da família/construir muitas casas.

f. Ouça novamente um trecho da fala de Nalinkárn no áudio da atividade 2, “Favorites”. O que você percebe em relação à pronúncia das palavras em negrito? Por que será que isso ocorre?

Ícone. Áudio.

I’m an only child reticências”.

reticências reading novels reticências”.

reticências and watching movies.”

Post-listening

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Qual é a sua opinião sobre a escolha dos tópicos de Nalinkárn para a sua apresentação?
    1. Que tópicos você escolheria para se apresentar? Você acrescentaria algum tópico que ela não mencionou? Se sim, qual e por quê?
    1. Você e Nalinkárn têm algo em comum? Em caso afirmativo, o quê?
    1. Quais são as vantagens de ter uma experiência como estudante de intercâmbio ou de conhecer um ou uma intercambista? Onde você gostaria de fazer intercâmbio? Gostaria de receber um ou uma intercambista em sua casa? Por quê?
Respostas e comentários

4. b) I; IV; II; III; V.

5. a) arquiteta; b) desenhar; c) desenhando móveis ou casas; d) viajar ao redor do mundo; e) cuidar da família.

5. f) As diferenças na pronúncia se devem provavelmente aos sons da língua materna de cada falante e ao fato de que Nalinkarn está em processo de aprendizagem da língua inglesa. Ver Notas.

6. Respostas pessoais.

 Transcript: This is me – My dreams

Ícone: Áudio.

My first dream is: I want to be a famous architect because I love and good at drawing and so my family do selling a wood and I want to design some furnitures or houses and make from this wood. Humreticências And the second I love to travel around the world and I will, I hope that I/when I be a famous archictect I will earn some/a lot of money and I will take care of my family – my mom, my dad – and buy some sport car and travel a lot of country.

THAI exchange student (Introduce myself). [sem local, sem nome], 25 junho 2015, 1 vídeo (2 minutos 50 s). Excerto. Publicado pelo canal Sydnayy. Disponível em: https://oeds.link/BTLCBA. Acesso em: 9 junho 2022.

Notas

Atividade 5

f. professor ou professora, comentar que falantes de diferentes países podem ter diferentes pronúncias para uma mesma palavra em inglês.

Destacar que os áudios servem para eles ou elas entrarem em contato com outras pronúncias. Pode-se discutir o fato de que, como brasileiros ou brasileiras, não temos necessidade de falar inglês como nativos, pois o mais importante é conseguirmos nos comunicar, como ocorre com a adolescente dos áudios.

ispíquin

mai prizenteishion

Pre-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Em que situações você acha que é comum as pessoas falarem sobre si mesmas?
    1. De quais dessas situações mencionadas você já participou? Como se sentiu ao falar de você?
    1. No futuro, quais dessas situações provavelmente farão parte da sua vida? Em quais delas será importante saber se apresentar em inglês?
    1. O que é importante para uma apresentação formal de sucesso?
  2. Let’s prepare a self-presentation.
    1. Revise a gramática e o vocabulário aprendidos na Unidade 1 e nesta unidade. Reveja a transcrição da apresentação de Nalinkarn (página 173-174) e a página do livro The Diary of Janie Ray (página 138).
    1. Elabore uma apresentação sobre você, incluindo seu nome, sobrenome, apelido, idade, ano escolar, rróbis e interesses. Apresente também uma pessoa especial na sua vida.
    1. Se necessário, consulte um dicionário bilíngue, os ou as colegas ou o professor ou a professora para sanar dúvidas sobre pronúncia e o significado de palavras desconhecidas que você deseja usar.
    1. Pratique, lendo sua apresentação para os ou as colegas e ouvindo as apresentações deles ou delas.
    1. Faça comentários sobre as apresentações de seus ou suas colegas (se estão claras e se contemplam todos os pontos do item “b”) e ouça os comentários sobre a sua apresentação. Revise o seu texto, se necessário.

Speaking

  1. Deliver your presentation.
    1. Forme um grupo de quatro ou cinco integrantes.
    1. Faça a sua apresentação para o grupo.
    1. Ouça a apresentação de seus ou suas colegas.
    1. Reaja às apresentações. Por exemplo, elogie, peça que repitam algo que você não entendeu etcétera Use as expressões do boxe uisiful ”.

Useful language

Well done!

Very good!

How interesting!

Wow!

Sorry, can you repeat that, please?

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você se sentiu ao se apresentar para o grupo? Como se sentiu ao ouvir a apresentação de seus ou suas colegas?
    1. O que você aprendeu com a experiência de se preparar para falar em inglês em público?
    1. O que você aprendeu sobre seus ou suas colegas? O que vocês têm em comum?
    1. Você gostaria de gravar sua apresentação em um vídeo, como fez Nalinkarn? Por quê?
Respostas e comentários

1. Ver Notas.

1. a) Respostas possíveis: Ao iniciar uma apresentação pública, em entrevistas de emprêgo ou em festas e eventos, ao serem apresentadas a outras pessoas, em vídeos e nas redes sociais.

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas pessoais.

1. d) Respostas possíveis: Falar com clareza, escolher tópicos interessantes, tratar a apresentação com seriedade, fazer algo inusitado, parecer natural, ousar ser diferente etcétera

4. Respostas pessoais.

Speaking

O objetivo da seção é trabalhar a habilidade ê éfe zero seis éle ih zero cinco: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas. os ou as estudantes devem revisar os assuntos estudados nas seções anteriores, especialmente as transcrições dos aúdios da seção Listening”, e elaborar uma apresentação sobre si mesmos ou mesmas incluindo nome, sobrenome, apelido, idade, ano escolar, hobbies e interesses, além do nome de alguém especial em suas vidas e alguma informação sobre essa pessoa.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes que apresentaram dificuldade na seção Speaking”, pedir que revisem as atividades 2 e 3 e preparem uma nova apresentação sobre seu ou sua personagem favorito/a. eles ou elas devem prepará-la em casa e, na aula seguinte, podem fazer a apresentação novamente em pequenos grupos.

Notas

Atividade 1professor ou professora, é possível também trabalhar essa atividade organizando os ou as estudantes em grupos para que discutam as questões com menos colegas e tenham mais oportunidade de fala. Ao final, cada grupo pode expor suas respostas para os ou as demais, em um trabalho colaborativo.

ráitin eiscrapbook

Que tal montar um scrapbook sobre você e sobre quem é importante na sua vida?

Um scrapbook é composto de itens que ajudam a contar a nossa história, guardar recordações etcéteraEsses itens podem ser ingressos de cinema, fotos etcétera Há também sites para montar scrapbooks digitais.

What: a scrapbook

To whom: for yourself or other students

Media: paper; digital

Objective: organize a visual presentation

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Reveja os conteúdos da unidade. O que você lembra sobre as características das legendas para imagens? Quais expressões e palavras aprendeu para falar de si mesmo ou mesma e de outras pessoas? Faça anotações no caderno.
  2. No caderno, liste as coisas que gostaria de incluir em seu scrapbook.

First draft

  1. Procure imagens que tenham relação com sua identidade e que mostrem pessoas das quais você gosta e que fazem parte da sua história.
  2. Usando a lista do passo 2 e o que você aprendeu, escreva legendas curtas para cada imagem. Verifique se as legendas estão claras e se explicam, descrevem, comentam ou complementam as imagens.
  3. Pense em formatos de letras, cores, disposição das legendas e das imagens na página.
  4. Compartilhe suas ideias e seus textos com um ou uma colega. Leia também o material desse/dessa colega. Dê possíveis dicas de como melhorar a produção.

Editing

  1. Revise sua produção com base nas sugestões de seu ou sua colega.
  2. Organize as fotos e outros elementos gráficos no scrapbook.
  3. Adicione os textos. Deixe uma página em branco ao final para que seus ou suas colegas deixem um recado.

Final text

10. Compartilhe sua produção com a turma. Leia os iscrépibuquis de seus ou suas colegas e escreva comentários sobre o que leu para compartilhar com eles ou elas no final da atividade.

Post-writing

11. Agora, façam uma exposição dos iscrépibuquis . Convide outras turmas para visitar a exposição e conhecer mais sobre vocês.

Respostas e comentários

Writing

Nesta seção, trabalham-se as habilidades EF06LI13: listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; e EF06LI14: organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto – desenvolvidas nas atividades relativas às etapas ”Pre-writing (brainstorming)” e First draft”. A habilidade EF06LI15: produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar – com foco em scrapbook, é contemplada no conjunto das atividades da seção, considerando que em todas está pressuposto o conceito de produção escrita de forma processual. Para montar o scrapbook, pode-se usar um caderno com folhas sobrando ou folhas avulsas (em branco, de papel de presente, de revistas, etc.) anexadas com fita, barbante, fita adesiva ou cola. Se preferir, utilizar scrapbooks digitais que possam ser usados por menores de 13 anos, se acompanhados de um adulto. Para isso, sugere-se conversar com a direção da escola e com os ou as responsáveis pelos ou pelas estudantes para obter autorização, além de acompanhar a turma durante a utilização.

pici cãltchur

A imagem a seguir é um poema visual intitulado I’mprint, de autoria do artista Anatol Knotek. Observe-o e responda às questões a seguir em seu caderno.

Poema visual. Em letras grandes e pretas, a frase: I’M. O apóstrofo foi feito com uma impressão digital. Abaixo, há uma caixa de texto com a frase I'MPRINT alinhada à direita.

KNOTEK, Anatol. I’mprint.Disponível em: https://oeds.link/gJTRIg. Acesso em: 10 junho 2022

  1. Que elementos o autor utilizou no poema para expressar o conceito de identidade?
  2. Write three true sentences about yourself. Begin your sentences with the poem.
  3. Compare your sentences with a classmate. What are the similarities? What are the differences? Talk to your classmate about it.
  4. Como as semelhanças e as diferenças podem melhorar nosso relacionamento com os amigos?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 2 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender legendas de imagens...

compreender os números de 1 a 101...

compreender o uso do verbo to be para apresentar pessoas e a mim mesmo/a...

compreender um áudio em que alguém fala sobre si mesmo/a...

me apresentar e apresentar outras pessoas...

escrever legendas para imagens...

Respostas e comentários

1. A impressão digital de um polegar e a frase I’m em inglês.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

4. Respostas pessoais.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

Essa seção tem como objetivo desenvolver habilidade ê éfe zero seis éle ih zero cinco: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

professor ou professora essa seção pretende sintetizar o tema central desta unidade, que é a questão das identidades. As frases que os ou as estudantes vão escrever na atividade 2 podem se referir tanto a aspectos físicos como aspectos psicológicos e emocionais. É importante que os ou as estudantes percebam que suas frases expressam, de alguma fórma, a identidade de cada um ou uma. A atividade 3 permite que os estudantes percebam que há semelhanças e diferenças entre as pessoas.

Esta poderá ser uma oportunidade para discutir a necessidade de reconhecermos as diferenças, aceitá-las e respeitá-las. Esse respeito mútuo constitui-se na base da tolerância e da boa convivência e pode contribuir para a implementação da Educação para a Paz no ambiente escolar.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar em quais itens teve facilidade, alguma facilidade ou dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como pode melhorar o próprio aprendizado e, também, auxiliar auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade.

Sugere-se que os ou as estudantes pesquisem mais exemplos de legendas de imagens e, em grupos, analisem suas características. Sugere-se

  • retomar o conteúdo apresentado na seção lenguage in iusi uon”. Então, pode-se propor uma competição de matemática em inglês, na qual os ou as estudantes devem usar os números em inglês para responder às perguntas.
  • revisar as atividades apresentadas na seção lenguage in iusi tchu”. Então, selecionar exemplos do apêndice lenguage réference in contécsti e pedir aos ou às estudantes que, em grupos, analisem cada uso em contexto.
  • retomar as atividades 2, 3 e 4 da seção lissenin”, pedir que ouçam os áudios após a aula e revisem os pontos trabalhados na apresentação. É importante que refaçam as atividades e verifiquem se a compreensão oral se tornou mais clara.
  • revisar a atividade 6 da seção lenguage in iusi tchu e a atividade 2 da seção Spea­king e pedir a eles ou elas que preparem uma nova apresentação sobre si mesmos ou mesmas e uma outra pessoa e gravem a sua fala em casa.
  • pedir a eles ou elas que escolham em casa duas imagens e escrevam uma legenda sobre cada uma delas.

bí en eigientchi ófi tchéngi

Units 1 ênd 2 all ár uan

1. Read the song lyrics. Then answer: Is it about children only or about humans in general?

Fotografia. Diversas crianças estão sorrindo e mostrando o polegar; ao redor há uma moldura de linhas e notas musicais.

We All Are One

1 We all are one, we are the same person

2 I’ll be you, you’ll be me (oh, yeah)

3 We all are one, same universal world

4 I’ll be you, you’ll be me

5 No matter where we are born,

6 We are human beings

7 The same chemistry

8 Where emotions and feelings

9 All corresponding in love

10 Compatible

11 You can’t get around it,

12 No matter how hard you try

13 You better believe it

14 And if you should find out

15 That you are no different than I

16 Reply

Chorus

17 The only difference I can see

18 Is in the conscience

19 And the shade of our skin doesn’t matter,

20 We laugh, we chatter, we smile

21 We all live for

22 And the feelings that make

23 All those faces always renew

24 So true, so true

25 And would you believe that I have

26 All those same feelings, too

27 The same as you

Chorus

28 Look at the children

29 They’re having fun, with no regards to why

30 They all look different but deep inside

31 Their feelings of love they don’t hide, they don’t hide

32 They don’t hide, they don’t hide

Chorus

WE all are one. Intéprete: Jimmy Cliff. Compositores: BAYYAN, Amir S.; HARRIS, Huey P.; WILLIAMS, Joseph Ellis; HARRIS, Raymond. In: THE POWER an the glory. Estados Unidos: Universal Music,1983. 1 cedê, faixa 1. 1

Respostas e comentários

1. It is about humans in general. Ver Notas.

Be an agent of change

We all are one

Esta seção toma por base a competência 8 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê(BRASIL, 2017, página 10): “Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.”. Essa perspectiva norteia, aqui, a promoção do autoconhecimento dos ou das estudantes por meio de uma reflexão sobre o tema “igualdade na diversidade”, com vista a encorajá-los ou encorajá-las a se perceberem no outro. As atividades partem da interpretação de uma música cujo título já convida à reflexão.

 Informações adicionais

WE all are one. Intéprete: Jimmy Cliff. Compositores: BAYYAN, Amir S.; HARRIS, Huey P.; WILLIAMS, Joseph Ellis; HARRIS, Raymond. In: THE POWER an the glory. Estados Unidos: iuniversal miuzic, 1983. 1 cedê, faixa 1.

Jimmy Cliff, músico jamaicano de reggae e ska, já fez várias parcerias com músicos brasileiros, entre eles, Gilberto Gil.

Notas

Atividade 1

professor ou professora sugere-se comentar com a turma que há vários cognatos na letra da música (person/pessoa, universal/universal, human/humanos, emotions/emoções, etcétera) que auxiliam na sua compreensão. Se possível, disponibilizar dicionários bilíngues como um suporte extra para a atividade. Após verificar a resposta, perguntar aos ou às estudantes qual destas é a mensagem da letra: que as pessoas são iguais, apesar das diferenças, ou que são muito diferentes umas das outras (a primeira opção é a mais adequada). Se julgar útil para a turma, dizer que, na interpretação de uma canção ou poema, o termo apropriado para se referir a quem manifesta as ideias no texto é “eu lírico”. Isso ocorre porque o/a compositor/a pode assumir diferentes vozes em sua obra (uma mulher, um homem, uma criança, etcétera). Assim, ao explorar a letra da canção, pode-se dizer, por exemplo, que o “eu lírico” acredita que as pessoas são iguais, apesar das diferenças.

Atividade 2professor ou professora, após a verificação das respostas, sugere-se fazer as seguintes perguntas à turma: 1. Qual é a mensagem central do conjunto de versos dessa canção? (Respostas possíveis: Que todos somos iguais, apesar das diferenças.); 2. A canção diz que o que nos faz diferentes é a nossa consciência. Como vocês entendem essa ideia? (Respostas possíveis: Cada pessoa tem um conjunto de traços de personalidade e uma história de vida que são diferentes. São essas diferenças que nos tornam únicos.); 3. Em sua opinião, de acôrdo com a mensagem da canção, existe discriminação entre as pessoas? Por quê? (Respostas possíveis: Sim, pois, se não houvesse discriminação, não seria preciso dizer que certas características não importam, como o local onde nascemos, a côr de nossa pele, etcétera); 4. Quais características ainda são motivo de discriminação entre as pessoas? Esses tipos de discriminação ocorrem em sua comunidade? (Respostas possíveis: Características físicas, como altura, pêso, tipo de cabelo, marcas na pele, etcétera, gênero, escolaridade, classe social, sotaque, etcétera Respostas pessoais.)

  1. Match each argument to its corresponding numbered line in the song. Write the answers in your notebook.
    1. A letra da canção afirma que todos/as nós somos seres humanos.
    1. O local onde nascemos não tem importância.
    1. O eu lírico diz que temos a mesma química.
    1. Somos uma mesma pessoa.
    1. A canção diz que a côr da nossa pele não importa.
    1. Fazemos as mesmas coisas: rimos, batemos papo, sorrimos.
    1. O eu lírico afirma que as crianças se divertem sem ter um motivo.
    1. As crianças não escondem seu sentimento de amor.
  2. Work on item “a” on your own. Then work in groups. Follow the instructions.
    1. A letra de “We All Are One” menciona várias características em comum entre os seres humanos. Liste no caderno outras semelhanças entre você e as pessoas com quem você se relaciona, além das citadas na canção.
    1. Em grupos, compare sua lista com as de seus ou suas colegas. Há semelhanças entre o que vocês listaram? Em sua opinião, por que isso ocorreu? Você concorda com as ideias de outros membros do grupo? Por quê?
    1. Quais semelhanças mais se repetiram nas listas? Com base nisso e na letra da canção, você concorda que todos/as nós somos iguais, apesar de nossas diferenças individuais? Por quê?
  3. Discuss these questions with your classmates.
    1. Que tipo de sociedade pode ser construída por meio do exercício de nos ver no outro, de entender que o outro é igual a cada um de nós em muitos aspectos?
    1. Que atitudes diárias podem mostrar nossa disposição em tratar outras pessoas da fórma como gostaríamos de ser tratados/as?
  4. Create a collage to represent the message that the song “We All Are One” conveys. Follow the instructions.
    1. Em grupos, recortem imagens de revistas, imprimam imagens da internet ou desenhem livremente, para produzir uma colagem representando a ideia de que “todos somos um”. O intuito é encorajar as pessoas a respeitar as crianças,os ou as idosos ou idosas, as pessoas com deficiências, as minorias, os ou as colegas de classe e as pessoas da família. Todos podemos contribuir para um mundo melhor e sem violência.
    1. Escrevam legendas em inglês (e em outras línguas que conheçam) para descrever o que as imagens mostram ou expressar a sua ideia.
    1. Façam uma exposição dos trabalhos nos murais da escola e convidem a comunidade para participar.
Ilustração. Uma mão branca e uma negra estão segurando um globo terrestre que contém a ilustração de um jardim com um rio e diversas pessoas. Acima do globo terrestre há diversas pessoas de diferentes culturas e etnias de mãos dadas.

Prinsa S, 13 anos: The World of Peace and Harmony. Kathmandu, Nepal. Disponível em: https://oeds.link/E5tDko. Acesso em: 21 março. 2022.

Respostas e comentários

2. Respostas: a) 6; b) 5; c) 7; d) 1; e) 19; f) 20; g) 29; h) 31. Ver Notas.

3. a) Respostas possíveis: Língua, cultura, hábitos de vestimenta, de higiene e de alimentação, fórmas de lazer, direitos básicos.

3. b) Respostas pessoais.

3. c) Respostas pessoais.

4. a) Respostas possíveis: Uma sociedade mais tolerante, pacífica e justa, na qual todos/as tratem outras pessoas da fórma como gostariam de ser tratados/as.

4. b) Respostas possíveis: Ter respeito, ser educado ou educada, cuidar do outro, interessar-se pelo bem-estar do outro, oferecer ajuda quando necessário, demonstrar gratidão pela amizade de alguém etcétera Ver Notas.

5. Ver Notas.

Notas

Atividade 4b professor ou professora, sugere-se perguntar para a turma de que modo atitudes dêsse tipo podem ser incentivadas em locais onde há algum tipo de discriminação. (Respostas possíveis: Dando o próprio exemplo ao fazer que o outro se sinta acolhido, promovendo campanhas de conscientização, mostrando que o outro tem as mesmas dificuldades que nós e que também tem o mesmo direito de ter acesso aos direitos a que temos.)

Atividade 5professor ou professora, no lugar de recortes de revistas, os ou as estudantes podem, também, criar seus próprios desenhos.

 Informações adicionais

The World of Peace and Harmony: desenho de estudante que participou do Art For Peace 2012, um concurso internacional de arte para jovens patrocinado pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento e pela fundação Harmony for Peace.

Glossário

picture
- imagem
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same
- mesmo/a
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caption
- legenda; texto explicativo
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available
- disponível
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character
- personagem
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pay attention
- prestar atenção
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title
- título
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choose
- escolher
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child
- filho/a
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true
- verdadeiro/a
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introduce
- apresentar(-se)
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grade
- série
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home
- lar
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