iuniti fór School láife

1

Fotografia. Uma mulher de cabelo preso, usando vestido e descalça está em pé na frente de um quadro branco onde há palavras escritas. À esquerda, há uma estante com livros. No centro, há mesas quadradas onde há meninos sem camiseta, sentados e escrevendo em cadernos. A sala onde eles estão não tem paredes e tem cobertura de sapê
Sateré-Mawé Indigenous School, Manaus, brâzil, 2014.

2

Fotografia. Um homem negro, careca, usando camiseta azul, calça e sapato preto, está em pé e com a mão direita esticada para frente. À esquerda, diversas crianças negras estão sentadas em carteiras, usando uniformes e olhando para frente. A sala tem paredes amarelas e um mapa colado.
Cicíliah Dunbar pãblic School, Monrovia, Liberia, 2017.

3

Fotografia. Vista panorâmica de uma sala de aula com mesas de madeira em disposição circular. Crianças brancas usando uniforme branco com um lenço azul estão sentadas; ao fundo, uma professora está em pé. A sala tem armários de madeira ao fundo e algumas plantas.
Agustin Ferreira Rural School, Minas, Uruguay, 2015.

4

Fotografia. Diversas crianças. As meninas usam lenços sobre a cabeça. Elas estão sentadas em cadeiras com livros no colo. Ao fundo há uma parede colorida com cartazes colados.
Mashal Model School, islamabadi, Pakistan, tuenti fiftim.
Respostas e comentários

Unit 4

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4 e 9, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero seis éle ih zero um / ê éfe zero seis éle ih zero dois / ê éfe zero seis éle ih zero três / ê éfe zero seis éle ih zero quatro / ê éfe zero seis éle ih zero cinco / ê éfe zero seis éle ih zero seis / ê éfe zero seis éle ih zero sete / ê éfe zero seis éle ih zero oito / ê éfe zero seis éle ih zero nove / ê éfe zero seis éle ih um dois / ê éfe zero seis éle ih um três / ê éfe zero seis éle ih um quatro / ê éfe zero seis éle ih um cinco / ê éfe zero seis éle ih um seis / ê éfe zero seis éle ih um sete / ê éfe zero seis éle ih um nove

Objetivos da unidade:

A unidade explora o tema “escola”, habilitando os ou as estudantes a compreender e fornecer informações básicas sobre sua rotina escolar em inglês. Para isso, abordam-se textos elaborados por falantes nativos e não nativos, que instigam a curiosidade sobre como é o ensino de jovens em outros contextos e como são suas rotinas de estudo. dêsse modo, procura-se favorecer a reflexão com os conhecimentos prévios dos ou das estudantes e em suas interações sociais, para que possam construir significados com base no convívio e no respeito aos diferentes contextos sociais.

A unidade relaciona-se com alguns campos das Ciências Humanas, como História e Geografia, ao discutir relações entre territórios, culturas e construções identitárias de um mundo globalizado, mas marcado por diferenças.

 Informações adicionais

professor ou professora, informações sobre algumas escolas das imagens da abertura estão disponíveis no seguinte artigo:

REES-BLOOR, Natasha. Schools around the world: in pictures. Dê Guárdian, Londres, 2 outubro 2015. Disponível em: https://oeds.link/TjqJUw. Acesso em: 11 julho 2022.

Ao analisar modos diversos de organização escolar, podemos ponderar sobre como outros povos se estruturam e como as instituições escolares refletem seu modo de pensar e agir. Essas diversas fórmas de organização e pontos de vista muitas vezes estão presentes dentro de um mesmo país, como é o caso do Brasil, e estão ligadas a um dos eixos organizadores propostos para o componente curricular de Língua Inglesa: a dimensão intercultural.

Objetivos

  • Comparar diferentes tipos de escola no mundo.
  • Elaborar um quadro de horários escolar ideal e descrevê-lo.
  • Identificar os dias da semana, as horas e as disciplinas escolares.
  • Planejar e fazer uma apresentação sobre a rotina escolar.
  • Utilizar as preposições ét, ín, ôn, frómreticências tiú com advérbios de tempo.
  • Utilizar o presente simples na fórma afirmativa para identificar pessoas e descrever rotinas escolares diárias.

First interactions

1 Discuss the following question with your classmates.

a Observe as imagens e suas legendas. O que elas representam?

b Relacione as imagens às descrições a seguir.

I Sala de aula em escola rural na América do Sul, que possui apenas uma professora e 12 estudantes de idades variadas (4 a 11 anos). As atividades presentes na grade escolar incluem tirar leite de vacas, plantar e cozinhar.

II Escola em um país africano.

III Escola de comunidade indígena na América do Sul.

IV Escola e organização sem fins lucrativos na Ásia que recebe crianças em situação de vulnerabilidade.

c Qual dessas salas de aula mais se parece com a sua? Por quê?

d Quais são as diferenças entre as salas de aula mostradas? O que há em comum entre elas?

e Em qual dessas salas de aula você gostaria de estudar? Por quê?

????

Agents of change

Você acha que diferenças de etnia, origem social, crenças etcétera podem causar conflitos no contexto escolar? Por quê?

O que você sabe sobre bullying? Explique. O que você poderia fazer para evitar esse problema em sua escola?

Respostas e comentários

1. a) Salas de aula em escolas de diferentes países.

1. b) um 3

1. b) dois 2

1. b) três. 1

1. b) quatro 4

1. c) Respostas pessoais.

1. d) Ver Notas.

1. e) Respostas pessoais.

Agents of change. Respostas pessoais. Ver Notas.

First interactions

A seção parte da apresentação de quatro contextos escolares de diferentes países do mundo. O objetivo é auxiliaros ou as estudantes a refletir sobre a diversidade dos ambientes escolares existentes e, com base neles, analisar seu próprio contexto.

Agents of change

professor ou professora, destacar que o bullying, muitas vezes, surge da falta de respeito às diferenças. O bullying é caracterizado por atos de violência física ou psicológica, causados por uma ou mais pessoas contra um indivíduo e motivados por uma ou mais diferenças entre eles. Levar os ou as estudantes a perceber que a diversidade é benéfica por ampliar horizontes e ajudar em nosso crescimento como cidadãos/cidadãs.

 Informações adicionais

MACHADO, Ana L.; PIGOZZI, Pamela L. búlin na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, número11, 2015. Disponível em: https://oeds.link/GrO7yl. Acesso em: 29 abril 2022.

Nesse artigo, as pesquisadoras analisam a incidência de bullying entre os adolescentes brasileiros e as graves consequências à saúde mental dêsses jovens.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para aprofundar a discussão sobre bullying com os ou as estudantes, sugere-se um filme que pode ser visto em sala ou em casa:

EXTRAORDINÁRIO. Direção de istífan chubósqui. Santa Monica: Lions Gate Entertainment, 2017. 1 DVD (113 minutos).

O filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deforma­ção facial, o que o fez passar por 27 cirur­gias plásticas. Aos 10 anos, pela primeira vez, ele fre­quentará uma escola regu­lar, como qualquer outra criança. Lá, precisará lidar com a sensação constante de estar sempre sendo observado e avalia­do por todos.

Após assistirem ao filme, solicitar que preparem um pequeno texto descritivo sobre a história para nortear o debate em sala de aula.

Notas

Atividade 1dprofessor ou professora, os ou as estudantes podem mencionar o tamanho das salas, as instalações, as roupas (uso ou não de uniforme escolar), as etnias etcétera. Algumas diferenças que podem ser apontadas são: na imagem 1, não há paredes na sala de aula, o que permite o contato com o ambiente externo; os ou as estudantes na imagem 2 compartilham uma mesa grande e se sentam uns/umas de frente para os/as outros/as; as mesas e cadeiras na imagem 3 estão dispostas em semicírculo, e há estudantes de diferentes idades na mesma turma, todos/todas uniformizados/as; na imagem 4, os ou as estudantes não usam carteiras, apenas cadeiras. Comentar também como o próprio clima e a cultura afetam o ambiente. Apesar das diferenças, na maioria das salas é possível identificar a presença de uma professora e, em todas, há móveis e objetos escolares.

rídin

mai day ét school

Pre-reading

1 Look at the chart and answer the questions in your notebook.

Tabela com o título: My day at school
A primeira coluna tem células com horários, e diz a.m. Os horários são:
Eight fifteen to eight thirty
Eight thirty to nine o’clock
Nine o’clock to nine thirty
Nine thirty to ten o’clock
Ten o’clock to ten thirty
ten thirty to eleven o’clock
eleven o’clock to eleven thirty
A primeira linha da tabela tem os cinco dias úteis da semana em inglês:
Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday 
A linha da tabela em frente ao primeiro horário ( eight fifteen to eight thirty ) diz  Arrival slash Set Up . Ícone Notebook.

a Qual é o gênero dêsse texto? Onde ele pode ser encontrado?

b Qual tipo de informação falta para completar o texto? Anote no caderno.

I Os horários.

II Os dias da semana.

III As disciplinas escolares.

c Com que outras informações você poderia completar o quadro?

d Como você se organiza em sua rotina escolar? A sua sala de aula possui um mural com um calendário? A turma tem uma agenda virtual?

Going further

Na língua inglesa, usam-se as siglas “á ponto ême ponto” (ante meridiem) e “pi ême” (post meridiem) para indicar, respectivamente, as horas antes e depois do meio-dia.

Reading

2. Anna and Júlio are Brazilian students who live in countries where English is spoken. Read the texts about their school routines from an educational website and answer the questions in your notebook.

téquisti 1

Página de internet.

EXPLORE IDEAS     PEDAGOGY & OUTCOMES     FEATURES     SCHOOLS & DISTRICTS     SIGN IN     REGISTER

Back

Next post

My School Day

I’m Anna and I liveglossário in Sydney and go to Redlands School. I am in grade 6. We have classesglossário from 8:20 a.m. to 3:20 p.m. I have Math, English, Sport, Music, Art lessons and Library lessons. I have lunch at one o’clock. We have Spanish lessons on Thursdays.

MY SCHOOL Day. Write About. Disponível em: https://oeds.link/CjvVGX. Acesso em: 20 maio 2022.

Respostas e comentários

1. a) Schedule ou grade de horário escolar. Respostas possíveis: Pode ser encontrado em agendas, murais ou em aplicativos de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores.

1. b) três.

1. c) Respostas possíveis: os ou as estudantes poderiam completá-lo com dados sobre lições de casa, datas de prova etcétera

1. d) Respostas pessoais.

2. Ver Notas.

Reading

Esta seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero sete: formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; ê éfe zero seis éle ih zero oito: identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas; ê éfe zero seis éle ih zero nove: localizar informações específicas em texto; e ê éfe zero seis éle ih um dois: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Nesta seção, procura-se ampliar os horizontes culturais dos ou das estudantes por meio de dois gêneros textuais relacionados à organização da rotina escolar: a grade de horários, geralmente presente em murais e agendas, e um texto descritivo sobre a rotina escolar, que faz parte dos gêneros produzidos na escola. Com base no contato com textos de pré-adolescentes que vivem em contextos diferentes dos experimentados pelos ou pelas estudantes, pretende-se fomentar a reflexão da turma sobre sua rotina escolar.

Notas

Atividade 2professor ou professora, sugere-se informar aos ou às estudantes que há sites de compartilhamento de lições de casa, como é o caso do site que hospeda os textos apresentados na unidade. Verificar se gostariam de publicar seus textos em uma página da turma ou da escola e peça a eles ou elas que justifiquem suas respostas.

Text 2

Página de internet.

EXPLORE IDEAS     PEDAGOGY & OUTCOMES     FEATURES     SCHOOLS & DISTRICTS    SIGN IN     REGISTER

Back

Next post

Me and my brother

I am Júlio from MS, Brazil. I live in Winnipeg, Canada. I am in grade 10 of Kelvin High School. In the first semester I had Science, Math, Pre-calculus and Art in the morning and I had English and Social Studies in the afternoon. In the second semester I have Spanish, Math Essentials and Geography in the morning and Physical Education in the afternoon. I have the same classes every day in the same period of the day. My brother is Carlos and he lives in Canada, too. He goes to River Heights School and he’s in grade 7. School starts at 8:50 and ends at 3:30. He has Math, Social Studies, English, French, Health and Physical Education in the morning. He also has Band, Science and Drama in the afternoon.

ME AND my brother (sic). Write About. Disponível em: https://oeds.link/Gadf4j. Acesso em: 20 maio 2022

a Qual é o objetivo dêsses textos? Quem costuma lê-los?

b Identifique as disciplinas escolares mencionadas nos textos e as escreva no caderno para praticar a escrita. Observe se os nomes das disciplinas são cognatas dos nomes em português e, em seguida, faça a correspondência entre os respectivos termos nas duas línguas.

Portuguese

Music

Social Studies

Geography

Biology

Physics

Science

Physical Education

Art

Math (Mathematics)

Spanish

German

French

Drama

Fotografia. À esquerda, uma professora de cabelo cacheado está com as duas mãos espalmadas em frente ao corpo, as sobrancelhas erguidas, os olhos saltados e a boca aberta. À direita, diversos alunos imitam seus gestos.
Drama class, 2016.

Going further

Social Studies é uma disciplina na qual se estudam diversos campos das Ciências Sociais, como História, Geografia e Ciência Política.

c. Em quais períodos do dia Anna, Júlio e Carlos estudam?

Going further

No Brasil, os anos finais do Ensino Fundamental correspondem a quatro anos, do 6º ao 9º. Em alguns países, como nos Estados Unidos, o 6º ano faz parte da Middle School. Já no Canadá, o 6º ano faz parte da Secondary School, assim como na Austrália.

Respostas e comentários

2. a) Respostas possíveis: Descrever a rotina escolar e compartilhá-la em um ambiente virtual disponibilizado pela escola. o ou a professor ou professora, os/as colegas de sala, as famílias dos ou das estudantes e outras pessoas interessadas na temática.

2. b) Principais dsciplinas mencionadas nos textos: Music, Social Studies, Geography, Science, Physical Education, Art, Math (Mathematics), Spanish, French, Drama. Disciplinas cognatas: Portuguese (Língua Portuguesa), Music (Música), Social Studies (Estudos Sociais), Geography (Geografia), Biology (Biologia), Physics (Física), Science (Ciências), ‘Physical Education (Educação Física), Art (Arte) e Mathematics (Matemática). “Drama”, neste caso, seria traduzido para “teatro”, por isso a palavra não consta na lista de disciplinas cognatas.

2. c) Anna, Júlio e Carlos estudam de manhã e à tarde.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se pedir aos ou às estudantes que pesquisem schedules/timetables de outras escolas (podem ser da mesma cidade, do mesmo país ou de países diferentes). Em sala, solicitar que compartilhem suas descobertas, identificando as semelhanças e diferenças entre as grades de horários escolares.

 Informações adicionais

professor ou professora, cada cidade, estado e/ou país segue suas próprias leis na área da Educação. No Brasil, por exemplo, há diversas leis, diretrizes e decretos que regem regras a serem cumpridas pelas autoridades e pelos/pelas cidadãos/cidadãsponto Em alguns casos, há especificidades de acôrdo com o contexto em que devem ser aplicadas, como escolas rurais, indígenas e quilombolas. É importante ter conhecimento sobre os direitos e os deveres advindos dêsses documentos oficiais. A seguir, estão alguns deles: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9 394/1996), Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Parecer CNE/CEB  36/2001, Resolução CNE/CEB 1/2002, Parecer CNE/CEB 3/2008, Resolução CNE/CEB 2/2008), Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (Resolução CNE/CEB 4/2009 e Parecer CNE/CEB 13/2009), Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB 7/2010, Resolução CNE/CEB 4/2010), Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Resolução CNE/CEB 8/2012), Plano Nacional de Educação – pê êne é 2014-2024 (Lei 13 005/2014).

3. Read this school scheduleglossário . Is it Anna’s, Júlio’s or Carlos’? How do you know it?

Period

Time

Monday

Tuesday

Wednesday

Thursday

Friday

Roll call

8:20-8:30

Roll call

Roll call

Roll call

Roll call

Roll call

1

8:30-9:00

English WrA

Music

Math

English

Drama

2

9:00-9:30

English WrB

Music

Art

English

Christian Studies

3

9:30-10:00

Art

English

English

Spanish

English

4

10:00-10:30

Art

English

English

Spanish

English

Recess

10:30-11:00

5

11:00-12:00

Math

Numeracy Groups

Math

Numeracy Groups

Library A

6

12:00-12:30

Math

Numeracy Groups

Math

Numeracy Groups

Library B

7

12:30-1:00

Chapel

Literacy Groups

UI

Literacy Groups

Math

8

1:00-1:30

Chapel

Literacy Groups

UI

Literacy Groups

Math

Lunch

1:30-1:50

Lunch

Lunch

Sport

Lunch

Lunch

9

1:50-2:20

UI

PE

Sport

UI

Genius Hour

10

2:20-2:50

UI

PE

Sport

UI

Genius Hour

11

2:50-3:20

UI

English

Sport

English

English

End of day

3:20

Activities

3:30-4:30

recessglossário

  1. Now read the school schedule again and choose the correct sentences in your notebook.
    1. Anna has Math on Tuesdays.
    1. Lunchtime is different on Wednesdays.
    1. Drama class is in the afternoon.
    1. Recess is from 10:30tiú11:00.
    1. Sport classes are in the morning.
    1. She has English classes every day.

Going further

As disciplinas Unit of Inquiry (UI), Genius Hour, Literacy Groups e Numeracy Groups fazem parte de um currículo escolar voltado para projetos.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Quais são as semelhanças e diferenças entre o seu horário escolar e o de Anna?
    1. qual ou quais das disciplinas de Anna você gostaria de ter em sua escola? Por quê?
    1. Em sua opinião, quais podem ser as vantagens de estudar em dois períodos?
Respostas e comentários

3. It’s Anna’s schedule. Respostas possíveis: Os horários de início e término das aulas, as aulas na biblioteca, o horário de almoço e as aulas de Espanhol às quintas-feiras coincidem com as informações do relato de Anna. Ver Notas.

4. b, d, f.

5. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 3

professor ou professora, recomenda-se mostrar as diferenças que essa grade de horários apresenta em relação às disciplinas estudadas no Brasil. Algumas estão comentadas no boxe “Going further, mas outras diferenças são: Roll call, que é a verificação de presença (”chamada”) e English WrA e English WrB, que estão relacionadas aos dois níveis de trabalho com a escrita (writing). No Brasil, as Library lessons podem fazer parte da grade de algumas escolas com atividade diversificada, na qualos ou as estudantes têm a oportunidade de fazer pesquisas em biblioteca. Sugere-se lembrar que alguns cursos extras também podem ser oferecidos, como a prática de esportes, teatro ou atividades musicais.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes que apresentaram dificuldades nas atividades da seção “Reading” e avaliar a compreensão da turma em relação ao gênero apresentado. Pode-se pedir que montem uma schedule/timetable com base no texto 2. O texto não informa exatamente todos os horários de todas as disciplinas, mas pode ser uma atividade interessante para verificar a compreensão textual. Pode-se pedir a eles ou elasque completem a schedule/timetable de fórma criativa nos locais em que não há menção de disciplina. Após a realização da atividade, é importante auxiliá-los ou auxiliá-las com seu feedback.

lenguage in iusi uon

Exploring a school schedule: vocabulary and time

1. Look at these words and answer the questions in your notebook.

Monday

English

Sunday

History

Thursday

Friday

Science

Tuesday

Portuguese

Physical Education

Geography

Art

Music

Math (Mathematics)

Saturday

Wednesday

Spanish

  1. Quais dessas palavras apareceram nos textos das páginas 60 a 62?
  1. Quais das palavras apresentadas acima são dias da semana? E quais delas são nomes de disciplinas escolares? Faça duas listas no caderno, organizando as palavras em seus respectivos grupos. Organize os dias da semana na ordem em que acontecem e as disciplinas na ordem de sua preferência.

2. Look at the schedule from Delia School of Canada and compare it to Anna’s schedule on page 62. Then read the sentences and write (true) or éf (false) in your notebook.

Monday

Tuesday

Wednesday

Thursday

Friday

8:00-8:15

Student Arrival

8:15-8:20

5

Homeroom, Attendance and Announcements

8:20-9:00

40

Science & Technology

Mathematics

Visual Arts

Mathematics

Science & Technology

9:00-9:40

40

Science & Technology

Mathematics

Visual Arts

Physical Education

Science & Technology

9:40-10:20

40

Music

Social

Studies

Science & Technology

Mathematics

Drama or Dance

10:20-10:35

Recess

10:35-11:15

40

English or ESL

International Language

International Language

International Language

International Language

11:15-11:55

40

English or ESL

Health

Music

Drama or Dance

Social

Studies

11:55-12:20

25

Lunch

12:20-12:45

25

Recess

12:45-1:25

40

Physical Education

English or ESL

Mathematics

Social

Studies

English or ESL

1:25-2:05

40

Mathematics

English or ESL

Mathematics

Social

Studies

English or ESL

2:05-2:20

Recess

2:20-3:00

40

Social

Studies

ICT Literacy

English or ESL

English or ESL

Mathematics

3:00

Student Dismissal

Respostas e comentários

1. a) Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, English, Geography, Math (Mathematics), Science, Spanish, Physical Education, Art, Music.

1. b) Dias da semana: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday, Sunday. Disciplinas escolares (a ordem pode variar, pois a lista será feita de acôrdo com a preferência de cada estudante): Portuguese, English, Geography, Math (Mathematics), Science, Spanish, Physical Education, History, Art, Music.

Language in use 1

A seção visa trabalhar a habilidade ê éfe zero seis éle ih um sete: construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros). Para isso, elege como foco nomes de disciplinas escolares, dias da semana e horas, conhecimentos bastante relevantes dentro do tema “escola”.

Para a sistematização do vocabulário da seção, parte-se de grades de horários autênticas. Além disso, espera-se que os ou as estudantes consigam perceber, com base nos textos apresentados na seção “Reading”, o uso das preposições de tempo.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar os dias da semana, sugere-se orientar os ou as estudantes a, em duplas, cortar sete cartões em formato de retângulo (em folha de sulfite ou cartolina) e escrever o nome de um dia da semana em cada um deles. Pedir que coloquem os cartões na ordem, começando por Sunday. Em seguida, para praticar a pronúncia, dizer um dia da semana e pedir que peguem o cartão correspondente o mais rápido possível e pronunciem, também, o dia da semana.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes que tiveram dificuldade com as horas e os dias da semana, pode-se pedir a eles ou elas que registrem, em casa, os horários de início e término de cada aula. Uma sugestão é desenhar no caderno relógios para marcar os horários. Em seguida, solicitar que escrevam frases descrevendo o dia e o horário das aulas. Por exemplo: I have Geography at 11 a.m. on Mondays. As frases podem auxiliá-los ou auxiliá-las no momento de escrita da produção textual. Por isso, pedir que guardem as frases para um momento futuro.

 Acompanhando a aprendizagem

A atividade 2 pode ser utilizada para avaliar a habilidade de leitura do gênero schedule/timetable. os ou as estudantes que apresentarem dificuldades podem revisitar a grade de horários e anotar os aspectos que consideraram mais desafiadores. Em seguida, podem fazer a atividade 4 proposta no apêndice Learning more, que também trata do gênero schedule/timetable.

  1. Anna has recess at 10:30, and Delia’s students have recess at 10:20.
  1. Anna has Physical Education on Tuesdays, and Delia’s students have Physical Education on Fridays.
  1. Anna’s classes finishglossário ét3:20, and Delia’s students’ classes finish at 3:20 too.
  1. Roll call or Attendance starts at 8:20 for Anna and at 8:15 for Delia’s students.

e. Anna goes to Drama class on Fridays, and Delia’s students go to Drama or Dance Class on Thursdays and Fridays.

3. Look at the schedule from Delia School of Canada again and find the equivalent subjects/times for the following items. Look at item ei example. Use your notebook.

Fotografia. Um relógio despertador de ponteiros vermelho marcando oito horas.
Alarm clock.
  1. eleven fifty-five11:55
  1. Math
  1. two twenty
  1. eight o’clock
  1. árti
  1. twelve forty-five
  1. one twenty-five
  1. çaience
  1. Based on activity 3, choose the correct answers in your notebook.
    1. A ordem de descrição das horas em língua inglesa éreticências
      1. as horas seguidas dos minutos.
      2. os minutos seguidos das horas.
    1. Em relação à língua portuguesa, essa ordem éreticências
      1. igual.
      2. diferente.
  2. Now look at these examples taken from the texts on pages 60 and 61. Then match the sentences halves in your notebook.

“We have classes from 8:20 a.m. to 3:20 p.m.”

“I have lunch at one o’clock.”

“We have Spanish lessons on Thursdays.”

“In the second semester I have Spanish, Math Essentials and Geography in the morning and Physical Education in the afternoon.”

“School starts at 8:50 and ends at 3:30.”

  1. A palavra usada antes de dias da semana éreticências
  1. A palavra usada antes de períodos do dia éreticências
  1. A palavra usada antes das horas éreticências
  1. Para indicar hora cheia, usamosreticências
  1. Para indicar o horário entre o comêço e o fim de uma atividade, usamosreticências
    1. o’clock.
    2. ét.
    3. frómreticências tiú.
    4. ín.
    5. ôn.

Going further

Para períodos do dia, usa-se in the morning, in the afternoon e in the evening, mas at night.

Respostas e comentários

2. a) T

2. b) F

2. c) F

2. d) T

2. e) T

3. b) Mathematics

3. c) 2:20

3. d) 8:00

3. e) Visual Arts

3. f) 12:45

3. g) 1:25

3. h) Science & Technology

4. a) I; b)um Ver Notas.

5. a) cinco(on).

5. b)quatro(in).

5. c) dois(at).

5. d) um (o’clock).

5. e)três (fromreticências to).

Notas

Atividade 4

professor ou professora, recomenda-se chamar a atençãodos ou das estudantes para uma das fórmas de dizer as horas em inglês, em que se informam primeiro as horas e, posteriormente, os minutos. Avaliar o entendimento da turma e, se julgar pertinente, apresentar também a outra fórma, em que se informam primeiro os minutos, seguidos das horas.

Exemplos:

  • It’s eleven twenty-three (São 11 horas 23 minutos);
  • It’s twenty-three past eleven (11 horas 23 minutos).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para os ou as estudantes que apresentarem dificuldades em dizer as horas em língua inglesa, pedir que revisem as atividades da seção Language in use 1. Pode-se solicitar que pesquisem, na internet, os horários em cinco cidades do mundo ao mesmo tempo. As cidades devem ser de continentes diferentes. Peça que descrevam a hora em cada uma delas. Aproveitar para perguntar aos ou às estudantes por que escolheram aquelas cidades e o que sabem sobre elas. Sempre que possível, abrir espaço para que compartilhem seus gostos pessoais – deixar a escolha das cidades para os ou as estudantes pode despertar o interesse da turma pelo conteúdo. Sugestões de sites para a pesquisa dos horários em diversas localidades:

  • Hora do Mundo. Disponível em: https://oeds.link/ButKcG. Acesso em: 29 abril 2022.
  • 24 Timezones. Disponível em: https://oeds.link/XGFhqT. Acesso em: 29 abril. 2022.
  • Tabela de Fusos Horários Mundiais. Disponível em: https://oeds.link/m46rhA. Acesso em: 29 abril. 2022.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar o uso das preposições de tempo in, on, at e fromreticências to, sugerir aos ou às estudantes que, em grupos, brinquem de Tic-­tac-toe (jôgo da velha). No caderno, podem preencher uma tabela com as preposições e, para marcar “xis” ou “O”, devem formar uma frase utilizando uma das preposições. O jôgo acaba quando um grupo conseguir marcar três “xis” ou três “O” em sequência, e depois inicia-se novamente.

lenguage in iusi tchu

présânt simple: âfârmâtíf

1. Look at the examples taken from the texts on pages 60 and 61. Then answer the questions in your notebook.

umreticências I live in Sydney and go to Redlands School.”

dois “My brother is Carlos and he lives in Canada, too.”

três “He goes to River Heights School [...].

quatro “I have Math, English, Sport, Music, Art lessons and Library lessons.”

cinco “We have Spanish lessons on Thursdays.”

seis “He has Math, Social Studies, English, French, Health and Physical Education in the morning.”

sete “School starts at 8:50 and ends at 3:30.”

  1. Leia as sentenças um, dois, três e quatro e volte aos textos de Anna e Júlio, na seção rídin. A quem se referem os verbos a seguir?
    1. live/go/have
    2. láivês
    3. goes
  1. Compare a sentença um com as sentenças dois e três. Quem escreveu a sentença um? E quem escreveu as sentenças dois e três?
  1. Leia as sentenças cinco e seis e volte aos textos na seção rídin novamente. Quais palavras poderiam substituir as palavras a seguir? Sentença cinco: Sentença seis: He
  1. Leia a sentença (vii). O que pode ser usado no lugar da palavra school? Por quê?
    1. ai
    2. xi
    3. ít

e. Releia todas as sentenças. Observe os verbos destacados. O que você vê de diferente neles?

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item e.

Releia todas as sentenças e preste atenção nos verbos "live", "go", "lives", "goes", "have", "has", "starts" e "ends". O que você há de diferente neles?

  1. Look at the examples in activity 1 and write the adequate options in your notebook.
    1. Após ai e (além de e dei), o verbo permanece com a mesma fórma/recebe um acréscimo.
    1. Após he e ít (além de xi), o verbo permanece com a mesma fórma/recebe um acréscimo.
    1. Na 3ª pessoa do singular, acrescenta-se -s/-es após os verbos láive, istárt e end.
    1. Na 3ª pessoa do singular, acrescenta-se -s/-es após o verbo gou.
    1. Na 3ª pessoa do singular, usa-se have/has.

Going further

Ao conjugar um verbo na 3a pessoa do singular (he, she, it) na fórma afirmativa do present simple, é importante observar algumas regras ortográficas:

  • Para a maioria dos verbos, acrescente -s no final: end/ends, live/lives, start/starts.
  • Se o verbo terminar em ch, o, s, sh, x ou z, acrescente -es: go/goes.
  • Se o verbo terminar em y precedido de consoante, tire o y e acrescente -ies: study/studies.
  • Se o verbo terminar em y precedido de vogal, acrescente -s: play/plays.
  • Os verbos tchu bi e tchu révi são exceções, cujas fórmas são ís e has, respectivamente.
Respostas e comentários

1. a) um (Anna)

1. a) dois He (Carlos)

1. a) três He (Carlos)

1. b) A sentença um foi escrita por Anna. As sentenças dois e três foram escritas por Júlio, irmão de Carlos.

1. c) Anna and her classmates

1. c) Carlos

1. d) quatro É possível usar a palavra “it” porque se refere a um local (escola), e não a uma pessoa.

1. e) Quando o sujeito está na 3ª pessoa do singular (he, it), os verbos têm o acréscimo de -s ou -es.

2. a) permanece com a mesma fórma.

2. b) recebe um acréscimo.

2. c) -s

2. d) e ésse

2. e) hasponto

Language in use 2

O objetivo desta seção é trabalhar a habilidade ê éfe zero seis éle ih um nove: utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. As atividades da seção buscam estimular os ou as estudantes a observar, reconhecer e aplicar os usos dos verbos na fórma afirmativa do simple present. Para isso, retoma exemplos apresentados na seção Reading, fazendo que eles ou elas sistematizem os usos. Posteriormente, espera-se que os ou as estudantes consigam comparar sua grade de horários com as grades apresentadas anteriormente. Em seguida, a seção procura também trabalhar a habilidade ê éfe zero seis éle ih zero dois: coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade – ao pedir aos ou às estudantes que façam uma pesquisa com colegas de outras turmas da escola.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para ajudar os ou as estudantes com dificuldade no uso dos verbos na fórma afirmativa do simple present, orientá-los ou orientá-las a preparar, em grupos de 4 ou 5 colegas, uma série de cartões com diferentes categorias de palavras:

  • subijequiti (sujeito): I, you, we, they, the students, etcétera.
  • Verbs (verbos apresentados na unidade): am, is, are, have, etcétera.
  • táimes (horários): at 9 a.m. , at 8 o’clock, etcétera.
  • Days of the week (dias da semana): on Monday, on Tuesday, etcétera.

Em seguida, pedir que, nos grupos, utilizem os cartões para formar frases contem­plando cada uma das categorias. Após formar as fra­ses, eles ou elas devem dizer quais são verdadeiras sobre a rotina deles ou delas.

3. Now let’s learnglossário about the school routineglossário of a girl called Agustina. Let’s see if her routine is similar to yours. Read the text, choose the appropriate options and write the answers in your notebook.

Página de internet.

EXPLORE IDEAS     PEDAGOGY & OUTCOMES     FEATURES     SCHOOLS & DISTRICTS     SIGN IN     REGISTER     

Back

Next post

My School Routine

Hi! I’m Agustina and I’m twelve. I’m from Capilla del Señor in Argentina. My school is big and it’s great. We wear a uniform to school. School start/starts at 8:00 every day. We have/has two lessons, then we have a break, then we have one lesson, then we have one more break and after that we have two more lessons. School finish/finishes at 12:50. My favourite lessons are Social Studies and Maths. In the afternoon I have Physical Education. After PE I do/does my homework, watch/watches TV and use/uses my phone. On Wednesdays I have/has English lessons.

MY SCHOOL Routine. Write About. Disponível em: https://oeds.link/GVaPzK/. Acesso em: 23 março 2022.

  1. In pairs, compare the school schedules shown in this unit to your school schedule. Use the following items to help you.
    1. Math
    1. English
    1. çaience
    1. Physical Education
    1. árti
    1. Recess
    1. Beginning of the classes
    1. End of the classes

Delia’s students have Math every day, but we have Math on Mondays, Wednesdays and Fridays.

Anna’s recess is from 10:30 to 11:00, but we have recess from 9:45 to 10:00.

5. Make a surveyglossário . Ask ten students in your school about their schedule. In pairs, decide on three questions to ask them. Use the box “Useful language” to help you. Take notes.

Useful language

What grade are you in?

I’m in gradereticências

What subjects do you have onreticências?

I have Art, Math and Science onreticências

What time do you havereticências?

I havereticências atreticências

When do you havereticências?

I havereticências onreticências

6. In pairs, organize the information from activity 5. Use the box “Useful language” to help you. Then share your findings with your classmates.

Useful language

Two students are in gradereticências

Five students have Math on Mondays.

Respostas e comentários

3. starts/have/finishes/do/watch/use/have

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, pedir aos ou às estudantes que escrevam três situações da rotinadeles ou delas que sejam diferentes da rotina de Agustina, apresentada na atividade 3. Em seguida, os ou as estudantes podem trocar as frases para que um ou umacolega avalie a produção do/da outro/outra. Essa proposta pode auxiliar os ou as estudantes que apresentaram dificuldades em compreender o uso do simple present para descrever rotinas, inclusive oralmente, conforme proposto na atividade 5.

lissenin

rrômiscúlin

Pre-listening

1. Do you know what “homeschooling” means? Read the box “Going further” and answer: would you like to have this experience?

Going further

Homeschooling, ou ensino domiciliar, é uma modalidade de educação em que as crianças estudam as disciplinas escolares em casa e são ensinadas por seus pais, parentes ou outras pessoas que moram com elas e são habilitadas para fazê-lo. Pesquise em quais países o homeschooling é permitido e compartilhe as informações encontradas com seus ou suas colegas de classe na próxima aula.

Listening

2. Listen to a boy talking about the first part of his homeschool routine and answer the questions in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Fotografia. Uma garota de cabelo penteado em tranças para trás, usando óculos de armação fina e redonda; ela está sentada à mesa, segurando uma caneta na direção de um caderno e com um laptop à sua frente. Ao fundo, um homem de cabelo curto, usando camiseta branca, está segurando um livro na direção dela.
rrômiscúlin ín São Paulo São Paulo, 2020.
  1. The boy is onreticências
    1. 6th grade
    2. 7th grade
    3. 8th grade
  1. The first thing he does in the morning isreticências
    1. make his bed.
    2. brush his teeth.
    3. have breakfast.
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. a) III; b) um; c) II; d) dois

Listening

A seção trabalha a habilidade ê éfe zero seis éle ih zero quatro: reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares. A questão dos cognatos é tratada na atividade 6, item “a”, que aborda as palavras cognatas que ajudaram os ou as estudantes a compreender o áudio. Já as pistas do contexto discursivo são fornecidas pelo conhecimento do contexto escolar já adquirido nas seções anteriores. Outras habilidades trabalhadas são a ê éfe zero seis éle ih zero três: solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas; e a ê éfe zero seis éle ih um seis: construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula – contempladas com a dica de pergunta útil no boxe Classroom language, com foco em pedir esclarecimento sobre o que não entendeu, no caso da ê éfe zero seis éle ih zero três.

A seção oferece aos ou às estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão oral por meio de um áudio sobre a rotina de homeschooling de um adolescente.

Respostas e comentários

Transcript: Homeschooling – Getting up

Ícone. Áudio.

This is a day in life as a homeschooler. Currently I’m in eight grade and first thing I do in the morning is I make my bed because who doesn´t like having a nice bed? After I tidy up my bed I’ll open my blinds to let in some light and I’ll put on my sweater because usually I am cold in the morning.

DAY in the life as a homeschooler 2022. [S. I.: s. n.], 3 outubro. 2021, 1 vídeo (5 minutos 41 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Is This Weird. Disponível em: https://oeds.link/CGkT4D. Acesso em: 9 junho 2022.

fóra da sala de aula

Professor/a, aproveitar a oportunidade para conversar com os/as estudantes sobre homeschooling no Brasil. Trata-se de uma prática comum e legalizada em nosso país? Quais são as vantagens e desvantagens do homeschooling em um país como o Brasil? Sugerir aos/às estudantes que pesquisem sobre o assunto e tragam informações para compartilhar na aula seguinte com os/as colegas.

  1. He opens his blinds becausereticências
    1. he needs to see the sun.
      1. he needs some light.
        1. his bedroom is big.
  1. In the morning, he usually feelsreticências
    1. hot.
      1. cold.
        1. tired.

Classroom language

Quando você não compreender algo que uma pessoa falou, pode dizer: I’m sorry, I didn’t understand. Can you repeat that, please?

3. Now listen to another excerpt and write T (true) or F (false) in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. As atividades de Matemática são finalizadas às 8:00.
  1. Após as atividades de Matemática, o garoto costuma ler.
  1. Logo após a leitura, ele estuda Lógica.
  1. Lógica é a matéria considerada por ele como uma das mais difíceis.
  1. Logo após estudar Lógica, ele estuda História.

4. Now listen to the excerpt again and match the sentence halves in your notebook.

Ícone. Áudio.
  1. I go back down, it´s 8:10, finish Math and nowreticências
  1. After reading, I work onreticências
  1. After Logic, I goreticências
    1. have lunch.
    2. it’s time to read.
    3. rrístori

5. Listen to the excerpt which talks about different opinions about homeschooling. Order the sentences from 1 to 4 according to the excerpt.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Homeschooling gives families greater response to a child’s individual needs.
  1. Homeschooling isolates children.
  1. Homeschooling avoids bullying.

d. Homeschooling helps children who have food allergies.

Post-listening

  1. Go back to activities 3 and 4 and answer the questions in your notebook.
    1. Quais palavras cognatas no áudio ajudaram você a compreender a fala do garoto?
    1. Que outras estratégias você utilizou para entender o áudio?
  2. Discuss these questions in pairs.
    1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre a sua rotina escolar e a rotina do garoto?
    1. Na atividade 5, especialistas compartilham suas opiniões sobre os prós e os contras do ensino domiciliar. Com quais aspectos você concorda ou de quais discorda?
    1. Após saber mais sobre a rotina do garoto, você mudaria a sua resposta para a pergunta da atividade 1? Explique.
Respostas e comentários

3. a) F; b) T; c) F; d) T; e) F.

4. a) II; b) III; c) um

5. a) 2; b) 1; c) 4; d) 3.

6. a) Math, History, Logic.

6. b) Respostas pessoais.

7. Respostas pessoais.

Respostas e comentários

Transcript: Homeschooling – Studying

Ícone. Áudio.

I go back down, it´s 8:10, finish Math and now it’s time to read. After reading, I work on History. After History, I do some Logic. Logic, in my opinion, is one of the hardest subjects because it’s so complicated and sometimes it makes zero sense. After Logic, I go have lunch. I didn’t film this but I had Sloppy Joes. Then, me and my sister take the dogs for a walk and it usually takes about 30 minutes.

DAY in the life as a homeschooler 2022. [S. I.: s. n.], 3 outubro. 2021, 1 vídeo (5 minutos 41 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Is This Weird. Disponível em: https://oeds.link/H9czJV. Acesso em: 9 junho2022.

Transcript: Homeschooling – Facts

Ícone. Áudio.

Its critics argue that homeschooling isolates children. Supporters believe it gives families greater response to a child’s individual needs. Among the other reasons parents give for homeschooling are food allergies, special needs or bullying and many have broader concerns over State’s Education.

HOMESCHOOL: Is traditional education over? [S. I.: s. n.], 3 abril 2019, 1 vídeo (26 minutos 12 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Roundtable. Disponível em: https://oeds.link/7pdvPY. Acesso em: 9 junho 2022.

ispíquin

Talking about your school routine

Pre-speaking

1. Read this excerpt about the boy in the previousglossário section. In pairs, complete the missing information about him in your notebook. Then check your answers on page 174.

This is a day in life as a homeschooler. Currently I’m in and first thing I do is I make reticências and I’ll put on my sweater because usually I am in the morning.

DAY in the life as a homeschooler 2022. [sem local, sem nome], 3 outubro 2021, 1 vídeo (5minutos 41segundos). Excerto. Publicado pelo canal Is This Weird. Disponível em: https://oeds.link/CGkT4D. Acesso em: 20 maio 2022.

  1. Plan a presentation about your school routine so that people can get to know a little bit more about you, your school life and your preferences. Use the following questions to help you write your presentation. Write the answers in your notebook. Then practice with a classmate.
    1. What’s your name?
    1. How old are you?
    1. What do you study in the first class of the day?
    1. What subjects do you have? When?
    1. What’s your favorite book?
    1. What’s your favorite subjectglossário ?

Useful language

My name isreticências/I’mreticências

I amreticências years old.

I studyreticências in the first period.

I learn (subject) on (day of the week/time).

My favorite book isreticências

My favorite subject isreticências

  1. Organize your answers in a paragraph.
  2. Showglossário your paragraph to your classmate and ask him/her to make comments on it. Then read his/her paragraph and make suggestions.

Speaking

5. It is time to deliver your presentation! Get in small groups and talk about your school routine and the things you like. Use the outline if necessary.

Post-speaking

  1. Now use these questions to make suggestions about your classmates’ presentations.
    1. A apresentação foi clara? Houve algo que você não entendeu?
    1. O que pode ser feito para melhorar a apresentação?
  2. Ask your teacher to help you with your difficulties. Review your presentation, making any necessary changes.
  3. Change groups and present it to other classmates.
Respostas e comentários

1. Resposta: eight grade; in the morning; my bed; cold.

2. Respostas pessoais.

3. Resposta pessoal.

4. Resposta pessoal.

5. Respostas pessoais.

6. Respostas pessoais.

7. Resposta pessoal.

8. Resposta pessoal.

Speaking

Esta seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero cinco: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas – com foco em falar sobre a própria rotina escolar; e ê éfe zero seis éle ih zero seis: planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo – com foco em realizar uma apresentação oral sobre o tópico escolhido.

Por meio da produção proposta na seção, espera-se que os ou as estudantes compartilhem parte de sua rotina escolar com os ou as colegas, engajando-se, primeiramente, em atividades de preparação, como a leitura da transcrição do áudio trabalhado na seção Listening, a interação entre colegas – trabalhando a habilidade ê éfe zero seis éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa – e o compartilhamento dos rascunhos de seus roteiros com os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para ajudar os ou as estudantes que demonstraram mais dificuldade na apresentação, é possível organizá-los ou organizá-las em duplas e pedir que se apresentem apenas para o ou a colega para que um ou umaconsiga ajudar o/a outro/outra. Sugere-se monitorar as duplas para ajudá-las com sugestões e feedback.

ráitin mai ideal isquejul

Que tal organizar a grade de horários ideal e compor um parágrafo em língua inglesa para explicá-la?

What: a schedule and a paragraph to describe it

To whom: for yourself; for other students

Media: paper

Objective: organize and describe your ideal schedule

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

1. Como você gostaria que fosse seu horário escolar? Reveja as grades de horários nas páginas 62 e 63 para ter ideias.

First draft

  1. Elabore uma isquejul no caderno. Escreva os dias da semana em inglês e os horários das aulas.
  2. Distribua as disciplinas escolares na grade de horários.
  3. Escreva um parágrafo descrevendo seu horário ideal. Use os textos das páginas 60, 61 e 66 como exemplos.
  4. Compartilhe a sua isquejul e o seu parágrafo com um ou uma colega. Leia também a produção dele ou dela. Dê dicas de como ele ou ela pode aperfeiçoá-la.

Editing

  1. Revise a sua produção com base nas sugestões de seu ou sua colega.
  2. Organize as palavras que deseja inserir. Procure significados no dicionário bilíngue, se necessário.

Final text

8. Enfeite a sua isquejul . Use a criatividade!

Post-writing

9. Agora apresente a sua ideal isquejul e o seu parágrafo para o restante da turma e leia/ouça as produções dos/as seus/suas colegas. Quais são as semelhanças entre os quadros de horários apresentados pela turma?

Respostas e comentários

Writing

Nesta seção, trabalham-se as habilidades ê éfe zero seis éle ih um três: listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; e ê éfe zero seis éle ih um quatro: organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto – desenvolvidas nas atividades relativas às etapas “Pre-writing (brainstorming) e “First draft”. A habilidade ê éfe zero seis éle ih um cinco: produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar) – com foco em um gênero que se enquadra em “entre outros [textos]”, é contemplada no conjunto das atividades da seção, considerando que, em todas, está pressuposto o conceito de produção escrita de fórma processual.

Nesta seção, a produção escrita é baseada no gênero explorado na unidade: “grade de horários”. Espera-se que os ou as estudantes usem o que aprenderam, seus conhecimentos de mundo e sua criatividade para elaborar uma grade de horários escolar que considerem “ideal” e escrevam um parágrafo descrevendo-a.

 Acompanhando a aprendizagem

A atividade proposta pode ser utilizada como instrumento de avaliação, já que, para realizá-la, o ou a estudante deverá revisar a gramática e o vocabulário da unidade. os ou as estudantes que apresentarem dificuldade podem aproveitar as frases elaboradas na atividade do segundo boxe “Acompanhando a aprendizagem” da página 63 deste manual.

pici cãltchur

A manchete a seguir é de um artigo do portal Still I Rise. O artigo trata da educação de crianças refugiadas na África.

December 10, 2020 • Press Office

Kenya: Still I Rise inaugurates the International School for refugee and disadvantaged children. reticências

KENYA: Still I Rise inaugurates the International School for refugee and disadvantaged children. Still I Rise, 10 dezembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/afCyRf. Acesso em: 20 maio 2022.

  1. De que tipo de escola fala o texto e onde fica essa escola?
  2. Do you have a classmate from a different country (or a different state)? How is your relationship with him/her?
  3. Talk to a classmate and imagine you are living and studying in another country. Do you think it is easy to learn the language and make new friends?
  4. Cite motivos que podem levar uma criança ou adolescente a migrar de um país para outro. Você acha importante que existam órgãos que trabalhem para proteger crianças e adolescentes imigrantes e refugiados?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 4 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

encontrar informações específicas em grades de horários escolares e em textos que descrevem a rotina escolar...

identificar os dias da semana e as disciplinas escolares em inglês...

utilizar as preposições de tempo in, on, at, from... to...

compreender informações específicas de um áudio sobre a rotina de uma estudante...

falar sobre o meu horário escolar...

criar um quadro de horários ideal e escrever um parágrafo sobre ele...

Respostas e comentários

1. Uma escola internacional para crianças refugiadas e carentes no Quênia.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

4. Respostas pessoais.

1. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta seção desenvolve a habilidade ê éfe zero seis éle ih um dois: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica. professor ou professora, esta seção pretende utilizar o tema central da unidade, que é a vida escolar, e discutir a temática da migração de crianças e adolescentes no mundo, bem como o direito que crianças e adolescentes têm de receber uma educação adequada e de qualidade.

Na atividade 2, os estudantes vão refletir sobre as diferenças culturais de um ou uma estudante de outro país ou mesmo de outro estado. Na atividade 3, eles ou elas poderão refletir também sobre as dificuldades de se viver e estudar em outro país. Ao perceber, aceitar e respeitar essas diferenças, os ou as estudantes desenvolvem um espírito de tolerância e respeito mútuo, fundamental para a boa convivência no ambiente escolar e para estimular a cultura da paz na sociedade.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação para melhorar o próprio aprendizado e auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora para cada item do “Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se:

  • pedir aos ou às estudantes que revisem os nomes dos dias da semana e das disciplinas escolares e retomem os exemplos trabalhados na unidade. eles ou elas podem utilizar as atividades apresentadas no apêndice “Learning more” para reforçar as habilidades trabalhadas.
  • pedir a eles ou elas que revisem os conteúdos apresentados na seção “Language in use 1” e, em casa, escolham um membro da família ou um/uma amigo/a, coletem informações sobre o horário escolar dele ou dela e façam uma isquejul /timetable com essas informações. Após corrigida, essa isquejul /timetable pode ser dada à pessoa para ajudá-la na organização de seu horário.
  • revisar a atividade 5 da seção “Language in use 1” e os exemplos do apêndice “Language reference in context”. Em seguida, pedir que escrevam frases sobre a rotina deles ou delas em uma folha à parte, utilizando cada uma das preposições apresentadas. Pode-se reunir os ou as estudantes em grupos e pedir que leiam as frases e tentem adivinhar quem as escreveu.
  • pedir a eles ou elas que retomem o vocabulário trabalhado na unidade e revisem as atividades da seção “Listening”. Pedir que, em casa, ouçam os áudios e leiam as transcrições para que possam acompanhar e verificar as palavras que tiveram mais dificuldades de compreender.
  • pedir a eles ou elas que gravem sua fala e ouçam a gravação para observar sua pronúncia. Se necessário, ouvir as gravações e oferecer fidbék.
  • pedir a eles ou elas que criem uma timetable com base no texto “A school day in Cambodia”, do apêndice “Learning more”, e escrevam um parágrafo descrevendo a timetable da atividade 4 dêsse apêndice.

bí en eigientchi ófi tchéngi

Units 3 and 4 Be a buddy, not a bully

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Quando você vê ou ouve a palavra “búlin”,o que vem à sua mente?
    1. O búlin acontece apenas na escola? Explique.
    1. Você sabe o nome que recebe o tipo de búlin que ocorre no meio virtual?
    1. Você acha que isso só acontece entre crianças e adolescentes?
  2. Take a look at these posters and answer the questions in your notebook.

téquisti  1

Pôster. Na parte superior, lê-se: BULLIED? WALK AWAY. TELL AN ADULT. Abaixo, há uma ilustração de uma menina grande usando vestido azul com bolinhas rosas; ela está com o cenho franzido, os dois pulsos fechados e os braços abertos; à direita, uma menina pequena, usando vestido azul com bolinhas rosas, está com as sobrancelhas abaixadas, uma lágrima nos olhos e a boca inclinada. O fundo do pôster tem listras horizontais largas cor de rosa e brancas.
Youth Change poster to prevent bullying at school, 2014.

téquisti  2

Pôster. No centro, lê-se: THE END OF BULLYNG BEGINS WITH ME; à direita, um ponto de exclamação, do qual sai uma mão estendida indicando “pare”. O fundo do pôster tem as cores vermelha e azul, com efeito de pinceladas fortes.
Poster against bullying in Trinidad and Tobago, 2006.
  1. Qual é a mensagem de cada campanha?
  1. Qual é a importância de existirem campanhas como essas?

c. De que maneira a primeira dica do texto 1 (“Walk away”) também é expressa no texto 2?

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais.

1. b) Resposta: Não, o bullying pode acontecer em diversos ambientes, tanto de fórma presencial, quanto por meio virtual.

1. c) Respostas possíveis: Cyberbullying, bullying virtual ou assédio virtual.

1. d) Não. Isso pode acontecer entre pessoas de qualquer idade. Ver Notas.

2. Ver Notas.

2. a) Respostas possíveis: “Se você for vítima de bullying, afaste-se da pessoa que o ou a está importunando e conte o fato a uma pessoa adulta” (texto 1); “O fim do bullying começa com uma atitude que eu devo tomar” (texto 2).

2. b) Respostas possíveis: Elas servem de estímulo para que casos de bullying venham à tona e possam ser resolvidos, e para que as vítimas não sofram caladas.

2. c) Respostas possíveis: Uma das atitudes que é possível tomar para ajudar a acabar com o bullying é dizer “não”, ou seja, se afastar de pessoas que praticam bullying.

Be an agent of change

Be a buddy, not a bully

Esta seção toma por base a competência 9 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2017, página 10): “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”. Essa competência é primordial para conscientizar os ou as estudantes da necessidade do cumprimento da Lei norteº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Em seu artigo 5º, a lei determina que “é dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying)”. A lei pode ser consultada, na íntegra, em: https://oeds.link/Cp9n7m. Acesso em: 29 abril2022. Sob essa perspectiva, a seção busca promover uma reflexão sobre o tema “bullying” e sobre comportamentos que devem ser evitados.

Antes de iniciar o trabalho com esta seção, intitulada “Be a buddy, not a bully”, sugere-se perguntar aos ou às estudantes o que acham que esse título significa. Trata-se de um mote frequentemente usado em campanhas de prevenção e combate ao bullying. A frase convida as pessoas a serem buddies (amigas) e não bullies (pessoas que praticam bullying). É um jôgo de palavras que indica que uma pequena mudança (a troca de duas letras) pode significar uma grande diferença.

Notas

Atividade 1d professor ou professora, após trabalhar com as perguntas, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se as pessoas adultas responsáveis por eles ou elas costumam conversar com eles ou elas sobre bullying. Pode-se perguntar, também, se outros ou outras professores ou professoras costumam discutir isso e se consideram o tema útil e por quê.

Atividade 2professor ou professora, ao explorar o texto 2, sugere-se destacar a importância dessa mensagem, fazendo que os ou as estudantes percebam o significado que ela tem, tanto para encorajar a vítima a fazer pedir ajuda quanto para estimular possíveis bullies a mudar de comportamento.

3. Look at this cartoon poster with an example of “buddy behavior” vs. “bullying behavior.” Then discuss the questions with your classmates.

Cartum. Composto em dois quadros.
Quadro um: BE A BUDDY. Um menino de cabelo loiro, usando camiseta verde, tênis e calça azul, está com a boca entreaberta, os braços esticados para frente, de onde caem diversos livros e folhas de papel, fazendo o som: DROP! Ele exclama: WHOOPS! À esquerda, uma menina loira, usando camiseta e tênis rosa, está sorrindo, esticando os braços na direção dos livros e diz: HERE, I’LL HELP YOU!! 
Quadro dois: NOT A BULLY! Um menino loiro usando camiseta verde, tênis e calça azul, com a boca entreaberta, os braços esticados para frente, de onde caem diversos livros e folhas de papel, fazendo o som: DROP! Ele exclama: WHOOPS! À esquerda, um menino usando boné laranja, blusa laranja e calça vermelha está com o cenho franzido, apontando o dedo para os livros caídos e rindo: HÁ! HA!
Be a buddy, not a bully!, cartúm bái éndrú uéius, 2009.
  1. Que atitudes estão representadas no cartum?
  1. Como você acha que a menina do primeiro quadro deve ter se sentido? E o menino?
  1. Como você acha que o menino à esquerda no segundo quadro deve ter se sentido? E o outro?
  1. Observe como foi retratado o menino que pratica búlin. Na sua opinião, búlin é comportamento só de “meninos valentões”?
  1. Find stories with examples of búlin. Follow the instructions.
    1. Em grupos, listem no caderno exemplos de histórias que ilustrem comportamentos de búlin. Pensem em situações de filmes, séries, novelas, livros etcétera
    1. Escolham um exemplo para investigar e respondam:um Quem são os ou as protagonistas nessa situação?; dois Quais são os comportamentos de búlin?; três Como a pessoa que sofreu o búlin se sentiu e o que aconteceu com ela?; quatro O que aconteceu com quem praticou o búlin?
    1. Compartilhem suas anotações com os outros grupos. Há situações em comum? Por que escolheram esses exemplos?
    1. Agora, com todos os grupos juntos, escolham algumas das histórias investigadas e, para cada uma, proponham alguma atitude amigável. Que benefícios atitudes dêsse tipo poderiam trazer às vítimas, aos agressores e às respectivas famílias?
  2. Create an anti-bullying campaign in your school or community. Follow the instructions.
    1. Ainda em grupos, escolham o conteúdo que a campanha de conscientização pelo combate ao búlin vai abordar: búlin em geral, comportamentos de búlin mais comuns na sua escola ou comunidade, grupos que sofrem búlin, o que fazer em casos de búlin etcétera
    1. Pensem nas ações que essa campanha deve estimular para combater o búlin, como o uso de um adereço de determinada côr no dia D da campanha, a exibição de filmes e a organização de rodas de conversa, entre outras.
    1. Escolham uma data e um local para a realização da campanha.
    1. Produzam cartazes que divulguem as ações contra o búlin escolhidas.
    1. Exponham os cartazes nos murais da sua escola ou em locais específicos da comunidade.
    1. Publiquem as produções nas redes sociais da turma, com ajuda do ou da professor/a.
Respostas e comentários

3. Ver Notas.

3. a) Respostas possíveis: No primeiro quadro, a menina procura ajudar o colega que derrubou seu material escolar; no segundo, o menino à esquerda ri e caçoa do menino que derrubou o material.

3. b) Respostas possíveis: Ambos devem ter ficado felizes; ela deve ter ficado contente por ter ajudado alguém, e ele deve ter ficado grato.

3. c) Respostas possíveis: O menino à esquerda deve ter se sentido superior ao outro; o menino que derrubou o material deve ter se sentido triste, magoado e envergonhado.

3. d) Respostas possíveis: Não; bullying é um comportamento que se observa tanto em meninos como em meninas. Ver Notas.

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

 Informações adicionais

Bullying: “anglicismo que se refere a atos de intimidação [sistemática] e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar. reticências crianças que têm um perfil mais retraído costumam ser as maiores vítimas. No geral, elas apresentam maior dificuldade para se expressar ou se abrir em casa ou na escola. O medo de piorar a situação, quando a chantagem costuma fazer parte das agressões, também contribui para o silêncio.”

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Especialistas indicam fórmas de combate a atos de intimidação. Disponível em: https://oeds.link/0xzaP3. Acesso em: 29abril 2022.

Notas

Atividade 3professor ou professora, ao explorar o cartum, é importante deixar que os ou as estudantes pensem em suas próprias posturas para que se sintam acolhidos/as e não constrangidos/as. Uma maneira de abordar isso sem expor ninguém desnecessariamente é dizer que as imagens de campanhas na seção tanto podem estimular vítimas de bullying a denunciar e não se calar como podem estimular bullies a rever seus atos e mudá-los.

d. professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se conhecem alguém que pratica ou já praticou búlin e, em caso afirmativo, se essa pessoa se encaixa no estereótipo do “valentão” do cartum. Sugere-se ressaltar que um “valentão” deve ser identificado exclusivamente por seu comportamento, não por elementos de seu vestuário ou outros aspectos como raça, gênero ou classe social.

Atividade 4

professor ou professora, algumas sugestões de personagens que sofrem bullying são: Cinderela, que é inferiorizada pela madrasta e pelas meias-irmãs; Harry Potter, que é discriminado pelos tios e pelo primo, além de sofrer assédio de outros estudantes de Hogwarts que o invejam; e Patinho Feio, que é ridicularizado pelos outros patinhos, que o consideram desengonçado.

Glossário

live
- morar
Voltar para o texto
have (a class)
- ter (uma aula)
Voltar para o texto
schedule
- horários, agenda
Voltar para o texto
recess
- intervalo
Voltar para o texto
finish
- terminar
Voltar para o texto
learn
- aprender
Voltar para o texto
routine
- rotina
Voltar para o texto
survey
- enquete, pesquisa
Voltar para o texto
previous
- anterior
Voltar para o texto
subject
- disciplina, matéria
Voltar para o texto
show
- mostrar
Voltar para o texto