iuniti faivi Connected

1

Fotografia. Um menino de cabelo castanho e curto, de sobrancelhas grossas, usando camiseta vermelha, está segurando um celular com as duas mãos, olhando para o celular e sorrindo.

2

Fotografia. Parte do corpo de uma mulher sentada em um sofá. Em seu colo está uma criança de cabelo penteado com tranças; as duas seguram um tablet com as duas mãos e participam de uma chamada de vídeo com um homem de cabelo curto usando camisa polo vermelha.

3

Fotografia. Cinco jovens usando camisetas verdes e luvas de proteção recolhem lixo de um gramado e colocam-no em sacos plásticos azuis claros.

4

Fotografia. Diversas crianças estão sentadas ao redor de uma mesa redonda. Sobre a mesa há copos com suco. As crianças estão sorrindo e olhando na direção de um celular.

5

Fotografia. Diversas pessoas jogando capoeira. Algumas delas estão batendo palmas, uma delas está fazendo uma acrobacia, com os pés para cima e apoiada sobre as mãos. A outra está inclinada para frente com os braços dobrados protegendo o rosto. Um homem está tocando berimbau.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Criança usando celular; 2. Chamada de vídeo por meio de um tablet; 3. Voluntários recolhem lixo de uma praça, Sérvia, 2022. 4. Jovens observam conteúdo em um celular; 5. Jovens jogam capoeira em Salvador, Bahia, 2019.

Unit 5

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 2, 5 e 6, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero seis éle ih zero quatro / ê éfe zero seis éle ih zero cinco / ê éfe zero seis éle ih zero seis / ê éfe zero seis éle ih zero sete / ê éfe zero seis éle ih zero oito / ê éfe zero seis éle ih zero nove / ê éfe zero seis éle ih um dois / ê éfe zero seis éle ih um três / ê éfe zero seis éle ih um quatro / ê éfe zero seis éle ih um cinco / ê éfe zero seis éle ih um seis / ê éfe zero seis éle ih um sete / ê éfe zero seis éle ih um oito / ê éfe zero seis éle ih um nove

Objetivos da unidade:

A unidade visa iniciar a percepção acerca da conexão entre as pessoas, tanto física como virtual, quer elas estejam na mesma comunidade, quer estejam em diferentes partes do mundo. Busca ampliar os horizontes de comunicação e intercâmbio cultural dos ou das estudantes, conforme preconiza a Bê êne cê cê (BRASIL, 2017), e, ainda, fomentar a uma interação social ampla e mais crítica. Com base nessa perspectiva, a unidade também busca catalisar a prática social dos/das estudantes no ambiente digital, possibilitando-lhes novas fórmas de expressão e interação com o mundo ao seu redor por meio do gênero “meme”.

Com a concepção de Educação para a Paz, a unidade busca promover a reflexão sobre fórmas nocivas de relacionamento interpessoal, promovendo uma postura empática dos ou das estudantes em relação a seus pares e à comunidade.

A unidade se relaciona com Língua Portuguesa ao propor um trabalho de compreensão de leitura de memes. A relação se dá ao considerarmos que a compreensão e a produção de memes depende, por exemplo, dos conhecimentos de mundo para a compreensão da intertextualidade.

Objetivos

  • Compreender e produzir memes.
  • Compreender o uso de advérbios de frequência.
  • Compreender o uso de verbos relacionados a tarefas domésticas.
  • Compreender os diferentes usos do presente simples nas fórmas afirmativa, negativa e interrogativa.
  • Compreender um áudio em que uma adolescente fala sobre suas tarefas de casa.
  • Conscientizar-se dos diferentes modos de conexão entre as pessoas e da importância dessas relações.
  • Descrever oralmente suas tarefas em casa, na escola e/ou no bairro.

First interactions

1 Look at the pictures and discuss the questions with your classmates.

a O que as imagens mostram? Descreva o que está acontecendo em cada uma delas.

b Com base no título desta unidade, o que as situações mostradas nas imagens têm em comum? Pense em algo que todas essas imagens demonstram.

c Qual das imagens permite imaginar que um conteúdo compartilhado por alguém pode “conectar” muitas pessoas? Por quê?

d Observe a imagem 5. De que fórma a situação representada pode estar relacionada à ideia de que seus participantes estão conectados uns com os outros e com sua história?

e Em sua opinião, qual é a importância de se conectar com outras pessoas, virtual ou presencialmente? Por exemplo, você acha que poderia passar um dia inteiro sem se relacionar com outras pessoas? Explique.

f Quais imagens mostram algo muito próximo de sua realidade? Há imagens que representam situações distantes do que você vivencia diariamente? Explique.

????

Agents of change

Às vezes, as pessoas acabam ofendendo (em alguns casos, mesmo sem querer)aqueles ou aquelas com quem elas se relacionam. Em sua opinião, uma agressão presencial é mais prejudicial do que uma agressão no mundo virtual? Por quê? Que cuidados você acha que podemos tomar para não ofender uns aos outros em quaisquer dessas situações, a fim de convivermos em sociedade mais harmoniosamente?

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: 1. Um garoto está conversando pelo celular/ouvindo uma mensagem de áudio/assistindo a um vídeo; 2. Mãe e filha estão conversando com um homem/parente/familiar/amigo por meio de chamada de vídeo; 3. Um grupo de pessoas/voluntários/moradores está limpando um parque/jardim; 4. Um grupo de adolescentes está se divertindo com algo que veem/ouvem no celular; 5. Um grupo de pessoas está jogando capoeira.

1. b) Respostas possíveis: As imagens estão relacionadas a diferentes maneiras como as pessoas podem se conectar umas às outras, presencial ou virtualmente.

1. c) A imagem 4. Respostas possíveis: A imagem sugere que todos se “conectaram”, visto que todos estão, aparentemente, achando graça da mesma coisa, ao mesmo tempo.

1. d) Respostas possíveis: Os participantes estão conectados uns com os outros pela prática da capoeira, pelos treinos, pela apreciação conjunta das músicas típicas e pelas vestimentas. Além disso, a capoeira guarda a memória da luta dos africanos escravizados no período da escravatura. Ela pode ser vista como um elemento de fortalecimento da identidade cultural dos participantes. Ver Notas.

1. e) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. f) Respostas pessoais. Ver Notas.

Agents of change. Respostas pessoais. Ver Notas.

First interactions

Nesta seção, os ou as estudantes podem compartilhar sua concepção de mundo e contribuir com opiniões sobre alguns dos aspectos relacionados ao tema central da unidade.

Aconselha-se fomentar um debate sobre como a pandemia da covid-19 prejudicou as relações pessoais presenciais, e ressaltar que as cenas mostradas nas fotografias 3, 4 e 5 ficaram impossibilitadas de ocorrer durante a fase de isolamento. Se possível, instigar a turma a falar dos sentimentos que tiveram durante esse período, de modo que os ou as estudantes percebam que a pandemia atingiu todas as pessoas, para que eles ou elas não se sintam sós com esses sentimentos.

Notas

Atividade 1dprofessor ou professora, mostrar que os ou as participantes da capoeira estão conectados também à cultura brasileira ou afro-brasileira. Sugere-se tratar a origem e a história da capoeira no Brasil.

  1. Pode-se ajudaros ou as estudantes a perceber que é difícil ficar sem se conectar com ninguém por um dia inteiro, ainda mais quando há isolamento social como durante a pandemia da covid-19. Nessa situação, os contatos virtuais foram importantes para as pessoas não se sentirem sós, mas é importante frisar a necessidade de encontrar equilíbrio para não nos tornarmos dependentes de conexão constante.

f. professor ou professora podem-se explorar as diferenças entre os ou as estudantes da turma, buscando conhecer um pouco mais sobre cada um ou uma, sem, no entanto, expô-los/las demasiadamente. A iniciativa de falar de si deve partir de cada estudante, em um ambiente favorável e acolhedor para isso.

 Agents of change

professor ou professora, sugere-se usar algumas das situações mostradas nas imagens para perguntar à turma que cuidados essas pessoas podem tomar para evitar ofensas umas às outras. Por exemplo, na imagem 3, as pessoas podem combinar que cada uma recolherá o lixo de acôrdo com suas limitações físicas e que cada um ou umadeverá respeitar o ritmo e o método de trabalho das demais pessoas. Sobre agressões no mundo virtual, sugerir aos ou às estudantes que busquem informações sobre cyberbullying. É importante incentivar a busca por fórmas de evitar ofensas e agressões, tanto no mundo virtual quanto nas interações presenciais, no dia a dia. Um exemplo pode ser escrever uma lista de possíveis medidas, como criar um canal de comunicação na escola, que pode, inclusive, ser anônimo; e criar uma campanha com cartazes físicos e virtuais para espalhar pela escola e nas redes sociais, entre outras medidas. É possível criar um grupo de estudos sobre o tema e incluir pessoas que possam auxiliar os ou as estudantes a compreender as questões levantadas sobre o uso das tecnologias como instrumento para conectar pessoas e sobre agressões no mundo virtual, como o ou a coordenador/a pedagógico/a da escola, por exemplo.

Reading

Internet memes

Pre-reading

1 Discuss the questions with your classmates.

a Você sabe o que são memes? Já viu ou criou algum? Onde podemos encontrá-los?

b Em geral, qual é o conteúdo dos memes? De quais temas eles podem tratar?

c Você acha que os memes produzidos em um país são diferentes dos memes produzidos em outros países? Por quê?

d O que pode garantir uma boa recepção de um meme pelo público? Escolha entre as opções a seguir.

I Comunicar algo com pouca linguagem verbal.

II Mostrar uma imagem que seja chamativa.

II Tratar de um assunto com humor.

V Tratar de um assunto com seriedade.

V Usar uma imagem de interpretação difícil.

e Quais podem ser os objetivos de um meme? Escolha entre as opções a seguir.

I Criticar.

II Descrever.

III Divertir.

IV Esclarecer.

V Informar.

VI Propagar uma ideia.

2 Look again at picture 4 on page 74 and answer the questions orally.

a Você acha possível que os ou as adolescentes na imagem estejam vendo um meme compartilhado? Em caso afirmativo, por quê?

b Que tipos de conteúdos na internet você costuma achar mais divertidos?

3 Look at the texts in activity 4. Then answer the questions orally.

a Quais das imagens antecipam mais claramente o assunto do meme? Explique.

b Em sua opinião, quem provavelmente criaria memes como estes? Por quê?

c Quem seria o público visado pelos criadores dêsses memes? Justifique.

Going further

Meme. Composto em dois quadros. Quadro um. Ilustração de uma pessoa de cabeça redonda, sorrindo sobre a qual está escrita a palavra ME. Ela está com os braços esticados para direita em direção a uma bola amarela onde está escrito: MEETING MY FRIENDS. Quadro dois. A pessoa de cabeça redonda, ME, está sorrindo e com uma gota de suor na testa. Ela mantém os braços esticados para a direita em direção à bola amarela com os dizeres MEETING MY FRIENDS. No entanto, atrás dela há um monstro rosa e redondo chamado: CORONAVÍRUS que a segura pela barriga.
Many memes were made during the period of the covid-19 pandemic. Meme created by the authors for didactic purposes.

Memes são fotos ou vídeos divertidos (estes também são chamados “GIFs”, uma sigla para “graphic interchangeable format”) com legenda, que se espalham pela internet. No início, circulavam por e-mail, mas atualmente, depois da popularização das redes sociais, estão presentes em diversas mídias, e sua criação se intensificou.

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: Memes são imagens, fixas ou em movimento (GIFs, ou graphics interchange format, em inglês), montagens com fotos, sons, frases ou vídeos curtos que retratam, comicamente, situações e acontecimentos cotidianos. Respostas pessoais. Costumam ser encontrados na internet, porém, aqueles que atingem grande popularidade podem também ser exibidos em programas de televisão ou em outras mídias.

1. b) Respostas possíveis: Os memes podem tratar de diversos assuntos, como vida familiar, escolar e política, personalidades da música, do cinema etcétera. Os temas são múltiplos, não havendo restrições temáticas para sua criação (memes bem-sucedidos são justamente aqueles criados com base em algo que parece banal).

1. c) Respostas possíveis: Há memes que abordam temas universais, o que é comum em um mundo globalizado e conectado por mídias sociais. No entanto, a linguagem verbal cria, por si só, uma diferenciação de origem, e quando o meme aborda tópicos de cunho regional, a diferenciação aumenta.

1. d) I, II, três.

1. e) I, III, VI.

2. a) Respostas pessoais. As respostas são abertas, todavia os ou as estudantes podem acatar a hipótese de que sim, o grupo estaria se divertindo com um meme em alguma rede social.

2. b) Respostas pessoais.

3. a) Respostas possíveis: As dos memes 1, 3 e 4, pois contam com mais sugestões visuais que nos ajudam a prever o assunto geral, como a louça suja na pia no meme 1, o uso de tablet no meme 3 e a expressão de contrariedade do gato no meme 4.

3. b) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Provavelmente, pré-adolescentes e adolescentes, em virtude do apelo visual e dos temas abordados. No entanto, memes podem ser criados por pessoas de qualquer idade.

3. c) Respostas possíveis: Pessoas de faixa etária semelhante à dos criadores ou que usam a internet e gostam de conteúdos cômicos.

Reading

A seção trabalha as habilidades EF06LI07: formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; EF06LI08: identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas; EF06LI09: localizar informações específicas em texto; EF06LI12: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica; e EF06LI18: reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas. Busca-se contemplar também a habilidade EF06LI16: construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula– por meio da informação no boxe Classroom language.

A seção apresenta quatro memes, gênero bastante específico, cujo sentido depende essencialmente da compreensão de elementos verbais e não verbais.

Sobre memes, cabe ressaltar que a noção de autoria é discutível, pois eles circulam nos meios de comunicação com grande velocidade e, muitas vezes, um meme é alterado, revisitado e adaptado, sendo, portanto, difícil identificar sua autoria a fim de solicitar permissão para publicação comercial. Diante disso, optou-se por explorar aqui memes cujo conteúdo seja baseado nas convenções do gênero e, em alguns casos, na parte verbal de memes que já circulam amplamente na internet. Outro obstáculo para a publicação de memes autênticos na obra é o fato de que muitos utilizam imagens sem a devida autorização, procedimento muitas vezes tolerado porque foge do contrôle na internet, mas que não se aplica à utilização comercial de imagens, de acôrdo com o Parecer cê êne ê barra cê bê ê nº 15, aprovado em 4 de julho de 2000 (disponível em: https://oeds.link/STf9wn, acesso em: 29 abril 2022); “o uso didático de imagens comerciais identificadas pode ser pertinente desde que faça parte de um contexto pedagógico mais amplo, conducente à apropriação crítica das múltiplas fórmas de linguagens presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira, com comparecimento módico e variado”. Se julgar adequado, promova uma discussão sobre a importância da responsabilidade ao reproduzir informações encontradas on-line, lembrando-os/as de sempre citar a fonte de tudo o que forem utilizar.

Reading

4. Read texts 1 and 2 and answer the questions in your notebook.

téquisti 1

Meme. Fotografia de um menino vestido de super-herói, com máscara vermelha, camiseta azul, bermuda vermelha e capa vermelha. Ele está com a mão direita levantada, com o punho fechado; abaixo há a fotografia uma pia com pratos e copos sujos amontoados. Na parte superior lê-se HE WANTS TO SAVE THE WORLD. Na parte inferior, lê-se BUT HE DOESN’T WANT TO HELP DO THE DISHES!
Meme created by the authors for didactic purposes.

dishglossário

téquisti 2

Meme. Pintura na qual há uma pessoa com as duas mãos no rosto, os olhos arregalados e a boca aberta; ao fundo há uma ponte e linhas onduladas. Há um balão de pensamento sobre a pintura com uma fotografia de uma pessoa colocando o lixo na lixeira. Na parte superior, lê-se WHEN YOU HAVE TO TAKE OUT THE TRASH. Na parte inferior, lê-se AT NIGHT!
Meme created by the authors for didactic purposes.

téquisti 3

Meme. Gravura semelhante à pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, na qual há uma mulher de cabelos ondulados, sobrancelhas finas, olhos grandes, nariz e lábios finos, usando um vestido e segurando um celular no colo. Na parte superior, lê-se I DON’T ALWAYS TEXT YOU, BUT WHEN I DO. Na parte inferior, lê-se YOU NEVER REPLY!
Meme created by the authors for didactic purposes.

téquisti 4

Meme. Fotografia de um gato em tons de amarelo, preto e branco; ele está em pé com as patas juntas e olha para o lado. Na parte superior, lê-se WHEN YOUR FRIENDS MAKE YOU TAKE SELFIES. Na parte inferior, lê-se BUT YOU DON’T WANT TO.
Meme created by the authors for didactic purposes.
Respostas e comentários

 Informações adicionais

da vinti, Leonardo. Mona Lisa.cêrca de 1503. 1 original de arte, óleo e têmpera sobre tela, 77 por 53centímetros. Museu do Louvre, Paris, França.

Obra pintada pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519). Para compreender o título, importa saber que “Mona” é a contração de “Madona”, que em italiano significa “Senhora” ou “Madame”.

MUNCH, Edvard. O grito. 1893. 1 original de arte, óleo, têmpera e pastel sobre cartão sobre tela, 91 por 74 cm. Galeria Nacional, Oslo, Noruega.

Obra do norueguês Edvard Munch (1863-1944). Representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial.

fórada sala de aula

professor ou professora, pode-se sugerir aos ou às estudantes que explorem mais as obras O grito, de Edvard Munch, e Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

MUNCHMUSEET. Disponível em: https://oeds.link/UtzpM8. Acesso em: 29 abril 2022.

Página oficial do Museu Munch, na Noruega, na qual é possível conhecer mais sobre o artista e suas obras, bem como exposições de outros artistas que se inspiraram na obra de Munch.

LOUVRE. Disponível em: https://oeds.link/H3bzW2. Acesso em: 29 abril2022.

Página oficial do Museu do Louvre, na qual é possível obter mais informações sobre a obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

  1. Qual é a ironia do primeiro meme?
  1. No segundo meme, que tarefa o interlocutor teria medo de realizar? Esse meme foi inspirado em um quadro famoso. Você sabe que quadro é esse?
  1. No segundo meme, o personagem do quadro se mostra atemorizado. Esse sentimento é expresso apenas pela imagem ou também pela parte verbal? Justifique.
  1. Now read texts 3 and 4 and check the appropriate options in your notebook.
    1. Com que frequência poderíamos dizer que Mona Lisa, no terceiro meme, envia mensagens para determinada pessoa?
      1. Sempre.
      2. Nem sempre.
      3. Quase nunca.
      4. Nunca.
    1. Com que frequência, conforme o terceiro meme, as mensagens dela são respondidas?
      1. Nunca.
      2. Sempre.
      3. Poucas vezes.
      4. Frequentemente.
    1. O que Mona Lisa parece estar sentindo diante dessa situação?
      1. Alegria.
      2. Frustração.
      3. Dúvida.
      4. Indiferença.
    1. No quarto meme, que palavra melhor descreve a expressão do gato?
      1. Ansioso.
      2. Deprimido.
      3. Assustado.
      4. Contrariado.
    1. O que justifica a resposta no item “d”?
      1. O gato não vê a hora de tirar fotos.
      2. O gato sempre se entristece ao tirar fotos.
      3. O gato se irrita quando o fazem tirar fotos a contragosto.
      4. O gato se apavora quando o fazem tirar fotos.

Post-reading

  1. Read the four memes again and discuss the questions with your classmates.
    1. Qual meme você achou mais interessante? Por quê?
Respostas e comentários

4. a) Como um garoto que não quer nem ajudar a lavar a louça pode querer salvar o mundo? É preciso começar sempre pelo que está ao nosso alcance. Ver Notas.

4. b) O personagem tem medo de colocar o lixo para fóra de casa à noite. O meme é inspirado no quadro O grito, de Edvard Munch.

4. c) Esse sentimento é expresso pela imagem, mas o ponto de exclamação pode contribuir para o efeito de sentido.

5. a) dois

5. b) um

5. c) dois

5. d) quatro

5. e) três

6. a) Respostas pessoais.

Notas

Atividade 4

a. professor ou professora, se necessário, fornecer, como dica, a informação de que a grafia de um dos verbos que devem ser buscados no meme para responder à pergunta é parecida com a da palavra em língua portuguesa (to save).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, sugerir aos ou às estudantes que apresentaram dificuldades em compreender o gênero trabalhado que pesquisem dois exemplos de memes para serem compartilhados na aula seguinte com os ou as colegas. Pedir a eles ou elas que se atentem aos aspectos linguísticos e visuais dos exemplos escolhidos, para que possam explicá-los aos ou às colegas.

  1. Os memes 1 e 2 pressupõem que as pessoas querem fazer apenas o que lhes agrada. Você acha possível fazer apenas aquilo de que gostamos e ignorar as tarefas que são necessárias, mas não tão empolgantes? Justifique com exemplos.
  1. O terceiro meme fala da frequência de mensagens trocadas por aplicativos de celular. Na sua opinião, podemos medir o nível de amizade entre as pessoas com base nessa frequência? Justifique sua resposta.
  1. Com base em sua experiência, que conselhos você daria à Mona Lisa (terceiro meme) para que ela não fique tão chateada com a pessoa que não responde às suas mensagens? E qual sugestão você daria aos/às amigos/as do gato do quarto meme? Explique.
  1. Discuss the following questions in groups. How different or similar are your answers and opinions?
    1. De que modo as imagens dos memes auxiliaram na compreensão das ideias apresentadas? Você acha que seria possível compreender os memes se houvesse apenas imagens, sem texto verbal? Justifique com exemplos.
    1. Algumas atividades representadas nos memes fazem parte do mundo virtual, como o uso de aplicativos de mensagem. Na sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens dêsse tipo de facilidade eletrônica? Cite exemplos.
    1. Pense nos meios digitais que você usa para interagir com as pessoas (redes sociais, aplicativos de mensagens, sáites de jogos etcétera. Imagine como seria essa interação sem a internet e explique o que você acha que mudaria em sua rotina. Se você ainda não usa a internet, como acha que seria sua rotina caso ela fizesse parte de seu cotidiano?
  2. Listen to speakers of two different languages pronouncing the word “meme”. Then answer the questions in your notebook.
Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. A pronúncia da palavra meme por falantes de duas línguas é muito parecida, ligeiramente diferente ou muito diferente?

b. Com base no que foi ouvido, o que se pode concluir sobre a pronúncia de palavras grafadas da mesma fórma por falantes de dois idiomas diferentes?

Classroom language

Se você quiser saber o que cada letra de uma sigla significa, poderá perguntar ao/à professor/a, por exemplo:

What does GIF stand for?

Going further

Pesquise quais aplicativos podem ser usados para facilitar o acesso à internet de pessoas com algum tipo de deficiência e/ou ajudar na realização de atividades no mundo físico. O que esses aplicativos oferecem? Qual é o seu público-alvo? São aplicativos gratuitos ou pagos?

Respostas e comentários

6. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

6. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

7. c) Respostas pessoais.

6. d) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Meme 3: Mona Lisa poderia considerar os motivos que levam a pessoa a não responder às suas mensagens de imediato, como estar sem acesso à internet, longe do celular, ocupada etcétera. Meme 4: Os/As amigos/as do gato poderiam respeitar o fato de ele não gostar de tirar fotos ou poderiam tentar, com carinho, convencê-lo a tirar a foto, dizendo que gostam de ver sua imagem quando estão longe dele.

8. a) A pronúncia é muito diferente. Os falantes de português pronunciam /meme/; já os falantes de inglês pronunciam /mi:m/.

8. b) Respostas possíveis: Nem sempre uma palavra grafada da mesma fórma é pronunciada de modo igual nos dois contextos. Ver Notas.

Classroom language. Ver Notas.

Going further. Ver Notas.

7. a) Respostas possíveis: O apôio visual é essencial para a compreensão da ideia principal de um meme. Contudo, uma imagem sozinha pode comunicar uma ideia, mas essa ideia não necessariamente coincide com a que o criador do meme deseja transmitir, daí ser também essencial o acompanhamento do texto verbal. Nesse gênero textual, uma modalidade de texto complementa a outra. Respostas pessoais.

7. b) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Vantagens: acesso rápido à informação, interatividade com amigos e familiares que estão distantes, comodidadeetcétera. Desvantagens: pode promover o sedentarismo e o isolamento se utilizado em excesso, nem sempre apresenta informação confiável, aumenta a vulnerabilidade a golpes etcétera

Transcript: Internet memes

Ícone. Áudio.

1

Clara: De onde vem a palavra “meme”? O que significa “meme”?

O QUE é meme? Origem, definição e um manifesto. [sem local, sem nome], 25 maio 2017, 1 vídeo (12 minutos 46 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Minimidias. Disponível em: https://oeds.link/kcCyvY. Acesso em: 9 jun. 2022.

2

Ellen Degeneres: Do you know, then, what a “meme” is? Do you know a meme? OK, a lot of people don’t know what a “meme” is. All right, those are people with busy lives and work.

ELLEN’S meme of the week. [S. l.: s. n.], 21 abril 2014, 1 vídeo (1 minuto 32 s), Excerto. Publicado pelo canal TheEllenShow. Disponível em: https://oeds.link/HktQHg. Acesso em: 9 jun. 2022.

Notas

Atividade 6

  1. professor ou professora, espera-se queos ou as estudantes reflitam sobre a importância de realizar tarefas domésticas que não consideramos tão agradáveis, como lavar a louça. Pode-se discutir o fato de que, se nós não as realizarmos, alguém possivelmente precisará realizá-las por nós, e isso pode ser injusto com quem já colabora em outras tarefas.

c. professor ou professora, se houver alguém na turma que não faça uso de dispositivos eletrônicos para troca de mensagens, pode-se trazer à tona outras situações do dia a dia que equivalham a interações que não dependem da internet. A ideia aqui é discutir se a amizade está relacionada, por exemplo, à frequência com que os amigos se falam ou se veem.

Atividade 8b professor ou professora, sugere-se retomar o tópico da seção “Language in use 2” da Unidade 1 deste volume, onde são apresentados outros exemplos de palavras que, embora grafadas da mesma fórma em dois idiomas, são pronunciadas de modo diferente.

 Classroom language

professor ou professora, sugere-se encorajaros ou as estudantes a praticar o uso da pergunta do boxe com outras siglas, além de GIF (graphics interchange format). Por exemplo: DJ (disk jockey), ASAP (as soon as possible), BFF (best friend forever). Acerca de “GIF”, comentar que há certa polêmica envolvendo a sua pronúncia, mesmo entre falantes nativos ou nativas do inglês. Há quem defenda que a pronúncia adequada é algo próximo de “jif” (“dif”, em português) em vez de gif” (“guif”, em português) que é a mais usual. O dicionário de inglês Oxford aceita as duas pronúncias.

 Going further

professor ou professora se houver na turma estudantes com alguma deficiência, pode-se verificar se gostariam de compartilhar sua experiência para ampliar os conhecimentos dos ou das colegas e sensibilizá-los ou sensibilizá-las sobre questões como preconceito e acessibilidade. Sugere-se tratar dêsse tema, por exemplo, na própria escola, verificando se há rampas, banheiros adaptados, orientações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou em braile; e em meios de comunicação visual por meio de dispositivos como audiodescrição para pessoas cegas e com baixa visão. Se julgar pertinente, informar e propor uma discussão sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, disposto na Lei êneº 13 146/2015, e sobre as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica na modalidade Educação Especial, previstas no Parecer cê êne ê barra cê bê ê êneº 13/2009 e em sua Resolução cê êne ê barra cê bê ê êneº 4/2009.

lenguage in iusi uon

Household chore verbs/Adverbs of frequency

  1. Look at the pictures and discuss the questions with your classmates.
    1. O que estas imagens representam?
    1. Em sua opinião, na rotina diária de uma casa, como os/as moradores/moradoras podem se beneficiar se cada um ou uma fizer a sua parte, considerando as atividades mostradas nestas imagens?
Fotografia. Letra a. Um homem de cabelo curto e grisalho, usando camiseta xadrez em tons de verde. Ele está segurando uma bucha de lavar louça e uma vasilha; abaixo dele há uma pia com torneira.

Do the dishes.

Fotografia. Letra b. Uma mulher está estendendo um lençol branco sobre a cama.

Make the bed.

Fotografia. Letra c. Um homem está segurando um ferro de passar roupa sobre uma tábua na qual está estendida uma camiseta.

Iron the clothes.

Fotografia. Letra d. Uma vassoura sendo passada no chão.

Sweep the floor.

Fotografia. Letra e. Um homem e uma mulher estão de mãos dadas. A mulher segura um cachorro pela coleira. No fundo há uma trilha e um jardim.

Walk the dog.

Fotografia. Letra f. Uma mulher está segurando uma sacola transparente com garrafas e embalagens dentro; com a outra mão ela segura a tampa de uma lixeira.

Take out the trash.

Fotografia. Letra g. Mãos segurando dois pratos sujos com restos de comida. Ao lado há uma garrafa e um copo vazios.

Clear the table.

Fotografia. Letra h. Uma criança está segurando um pano sobre uma mesa. Com a outra mão ele está espirrando um produto de limpeza sobre a mesa.

Dust the furniture.

Fotografia. Letra i. Uma mulher colocando roupas dentro de uma máquina de lavar.

Do the laundry.

Fotografia. Letra j. Uma mão despejando ração na vasilha de um gato; ao lado, o gato está com a boca inclinada para a comida.

Feedglossário the cat.

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: Estas imagens representam tarefas domésticas.

1. b) Respostas pessoais. Respostas possíveis: A casa como um todo fica mais organizada e limpa, a divisão de trabalho leva cada membro da família a se responsabilizar pelo seu quarto de dormir, evitando o acúmulo de trabalho para determinado membro da família ou para pessoas contratadas para ajudar.

Language in use 1

A seção trabalha a habilidade EF06LI17: construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) – com foco em rotina diária (tarefas domésticas). Aqui, os advérbios de frequência são considerados itens lexicais que se inserem no contexto de rotina diária.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para expandir o assunto da seção para fóra da sala de aula, sugere-se pediraos ou às estudantes que pensem nas pessoas de sua casa que realizam as tarefas representadas nas imagens. eles ou elas devem escrever, em inglês, quem realiza qual tarefa e com qual frequência (uma oportunidade de usar a terceira pessoa, além da primeira pessoa). Após a realização da atividade, pode-se propor uma discussão sobre a importância das tarefas domésticas e de assumir responsabilidades quando se faz parte de uma comunidade, como no caso de viver em uma moradia com outras pessoas.

2. How often do you do household chores? Look carefully at the meanings of some adverbs of frequency and choose the appropriate options in your notebook.

always

usually

normally

often/frequently

sometimes

occasionally

seldom

rarely

never

100%

90%

80%

70%

50%

30%

10%

5%

0%

  1. O advérbio de frequência néver indicareticências
    1. a ideia de que algo sempre acontece.
    2. a ideia de que algo nunca acontece.
  1. O advérbio de frequência óueis indicareticências
    1. a ideia de que algo sempre acontece.
    2. a ideia de que algo nunca acontece.
  1. No quadro de advérbios de frequência,reticências
    1. quanto mais à esquerda está o advérbio, menor é a frequência que ele indica, quanto mais à direita, maior é a frequência.
    2. quanto mais à esquerda está o advérbio, maior é a frequência que ele indica, quanto mais à direita, menor é a frequência.
  1. Go back to the memes on page 77. Which text has two adverbs of frequency? What are they? Which adverbs of frequency would you use in this meme?
  2. In your notebook, write how frequently you do the household chores presented in activity 1. Compare your answers to a classmate’s. Look at the example.

I sometimes do the dishes. Pedro rarely feeds the cat.

5. Now interview a classmate. Ask him/her questions about household chores.

Fotografia. Uma menina de cabelo cacheado e comprido, usando uniforme azul, está sentada na carteira escolar, segurando um caderno e sorrindo; ela pergunta: HOW OFTEN DO YOU SWEEP THE FLOOR? Ao lado, uma menina de cabelo cacheado e curto, usando uniforme azul, sentada na carteira e apontando o dedo para a folha de um caderno aberto. Ela responde: I SOMETIMES SWEEP THE FLOOR. A menina de cabelo comprido pergunta: HOW OFTEN DO YOU WALK THE DOG? A menina de cabelo curto responde: TWICE A WEEK.
Primeiro balão de fala.
<tag>
How often
do you sweep
the fl¬oor?
<tag>
Segundo balão de fala.
<tag>
I sometimes
sweep the fl¬oor.
<tag>
Terceiro balão de fala.
<tag>
How often
do you walk
the dog?
<tag>
Quarto balão de fala.
<tag>
Twice a week.
Students ét school ín Salvador, Bahia, 2018.

Useful language

How often?

(1por) once a day/week/month/year

(2×) twice a day/week/month/year

(3×) three times a day/week/month/year

(4×) four times a day/week/month/year

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você acha que o título da unidade (Connected) se relaciona com o tema desta seção (“tarefas domésticas”)?
    1. Você não está apenas conectado/a às pessoas que moram com você, mas também com aquelas que moram na mesma comunidade/cidade/país, que estudam na mesma escola, que frequentam os mesmos locais etcétera Quais atividades ou ações você considera importantes para a manutenção da convivência saudável com essas pessoas?
Respostas e comentários

2. Respostas pessoais.

2. a) dois; 2. b) um; 2. c) dois

3. Texto 3. Os advérbios de frequência são always e never.

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

6. a) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Espera-se que os ou as estudantes percebam que estão sempre conectados com as pessoas ao seu redor e que o trabalho que fazem ou deixam de fazer em casa tem impacto na vida delas.

6. b) Respostas possíveis: Espera-se que os ou as estudantes percebam que é importante respeitar regras de convivência e leis estabelecidas, como jogar o lixo em lixeiras e não nas calçadas, ouvir música em um volume adequado que não atrapalhe os/as vizinhos/as etcétera.

Notas

Atividade 4

professor ou professora, caso alguém na turma informe que não realiza nenhuma das tarefas domésticas apresentadas na atividade 1, sugere-se pedir a esse ou essa estudante que diga quem costuma realizar tais tarefas em sua casa e que escreva as respostas no caderno. Perguntar aos ou às estudantes quais tarefas preferem realizar e quais desempenham por obrigação. Se possível, registrar o vocabulário novo no quadro e fazer uma votação para descobrir qual tarefa doméstica é a mais realizada pelos ou pelas estudantes, qual é a considerada mais agradável e qual é a de que menos gostam. Comentar também sobre a posição do advérbio de frequência que aparece no exemplo, que geralmente vem logo após o sujeito. Se possível, apresentar as frases I like toreticências e I don’t like toreticências e encorajar a turma a usá-las: I like to (wash the dishes). I don’t like (to make the bed).

Atividade 5

professor ou professora, sugere-se verificar a compreensão da turma sobre as perguntas do minidiálogo, interagindo com algum/a estudante e encorajando os ou as demais a dizer quais informações acham que estão sendo solicitadas nas perguntas How often do you sweep the floor? (Com que frequência você varre o chão?) e How often do you walk the dog? (Com que frequência você leva o cachorro para passear?) Chamar a atenção da turma para as expressões de tempo no boxe “Useful language” e verificar a compreensão deles ou delas sobre as possibilidades de resposta ali apresentadas. Em seguida, certificar-se de que eles ou elas tenham entendido que deverão fazer perguntas com How often usando as tarefas domésticas apresentadas na seção.

A fim de proporcionar mais práticas sobre o que foi visto na seção “Language in use 1”, sugere-se a seguinte técnica: os ou as estudantes trabalham em trios (A, B e C). o ou a estudante “A” pergunta ao ou à estudante “B” sobre o ou a estudante “C”, como no exemplo a seguir:

A: How often does “C” sweep the floor? 

B: Three times a week. 

C: I sweep the floor three times a week. 

É necessário garantir que cada estudante dos trios formados tenha a oportunidade de atuar várias vezes nos três papéis.

lenguage in iusi tchu

Present simple (affirmative, negative, interrogative)

1. What do you know about the uses of the present simple? Check the options in your notebook.

O present simple pode ser usado parareticências

  1. expressar algo que acreditamos ser verdadeiro.
  1. expressar a frequência com a qual as coisas ocorrem.
  1. descrever planos para o futuro.
  1. afirmar ou negar uma opinião.
  1. expressar algo que está acontecendo no momento da fala.
  1. descrever verdades universais.

2. Read texts 1 and 3 from the “Reading” section again. Then answer the questions in your notebook.

téquisti 1

Meme. Fotografia de um menino vestido de super-herói, com máscara vermelha, camiseta azul, bermuda vermelha e capa vermelha. Ele está com a mão direita levantada, com o punho fechado; abaixo há a fotografia uma pia com pratos e copos sujos amontoados. Na parte superior lê-se HE WANTS TO SAVE THE WORLD. Na parte inferior, lê-se BUT HE DOESN’T WANT TO HELP DO THE DISHES!

téquisti 3

Meme. Gravura semelhante à pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, na qual há uma mulher de cabelos ondulados, sobrancelhas finas, olhos grandes, nariz e lábios finos, usando um vestido e segurando um celular no colo. Na parte superior, lê-se I DON’T ALWAYS TEXT YOU, BUT WHEN I DO. Na parte inferior, lê-se YOU NEVER REPLY!
  1. Quais dos usos do Prézent simpou vistos na atividade 1 são observados nas sentenças dos dois memes?
  1. Os dois textos contêm casos de Prézent simpou na fórma afirmativa e na negativa. Como sabemos que não há uso da interrogativa nos dois textos?
  1. Read the memes in activity 2 again and choose the appropriate options in your notebook.
    1. No meme 1, o sujeito da frase no topo da imagem éreticências, e o primeiro verbo que se refere a esse sujeito éreticências
      1. he wants/save.
      2. he/wants.
    1. Com base em sua resposta ao item “a”, é possível afirmar quereticências
      1. acrescentamos -s ao final do verbo no Prézent simpou quando o sujeito for I/you/we/they.
      2. acrescentamos -s ao final do verbo no Prézent simpou quando o sujeito for he/she/it.
Respostas e comentários

1. a, b, d, f. Ver Notas.

2. a) O present simple usado para expressar algo que acreditamos ser verdadeiro (meme 1) e para expressar a frequência com a qual as coisas ocorrem (meme 2).

2. b) Respostas possíveis: Pela ausência do sinal de interrogação.

3. a) dois

3. b) dois3. b) Ver Notas.

3. c) um

3. d) um

3. e) um

Language in use 2

A seção trabalha a habilidade EF06LI19: utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias – com foco na sistematização de diversos usos do presente do indicativo, considerando que seu uso para descrever rotinas diárias foi trabalhado na seção anterior.

Notas

Atividade 1

professor ou professora, visto que, na língua portuguesa, o uso do presente do indicativo não difere muito de seu uso na língua inglesa para expressar rotinas, verdades universais, opiniões etcétera, pode-se solicitar aos ou às estudantes exemplos de sentenças em língua materna para falar sobre rotina, como “Eu vou à escola de ônibus”, sobre verdades absolutas, como “O Sol nasce a leste”, e sobre opiniões, como “Não considero Matemática difícil”. E, com base nesses casos, podem-se apresentar as sentenças correspondentes em inglês e as particularidades dêsse tempo verbal no idioma, como a utilização de verbos auxiliares (do e does) nas fórmas interrogativa e negativa e o acréscimo de -s ao final de verbos na terceira pessoa do singular. Pode ser relevante salientar que a língua portuguesa, diferentemente da língua inglesa, apresenta muitas variações nos radicais das diferentes pessoas dos verbos conjugados no presente, como em “eu faço”, “tu fazes”, “ele faz”, “nós fazemos”, “vós fazeis” e “eles fazem”.

Atividade 3 b professor ou professora, se julgar necessário, após a correção dêsse item, comentar que a regra de acrescentar -s ao verbo na 3ª pessoa do singular na fórma afirmativa do simple present foi apresentada na Unidade 4 e reaparece aqui como revisão e expansão. Reforçar ou explicar que, dependendo do verbo, algumas alterações ortográficas são necessárias, como ocorre com watch/watches e study/studies, e que essas regras estão explicitadas no apêndice “Language reference in context”.

  1. No trecho but he doesn’t want to help do the dishes!, do meme 1, doesn’t é usado parareticências
    1. expressar uma negação quando o sujeito da frase fór he/she/it.
    2. expressar uma negação quando o sujeito da frase fór I/you/we/they.
  1. No meme 1, pode-se afirmar que, na fórma negativa do Prézent simpou com doesn’t, o verbo principal é usadoreticências
    1. em sua fórma no infinitivo, sem acréscimo de -s.
    2. com o acréscimo de -s.
  1. No trecho “I don’t always text you”, do même 3, don’t é usado parareticências
    1. expressar uma negação quando o sujeito da frase fór I/you/we/they.
    2. expressar uma afirmação quando o sujeito da frase fór I/you/we/they.

4. Now look at another meme and complete the sentences in your notebook with the appropriate options.

Meme. Um robô com peças brancas, pretas e vermelhas, está deitado no chão com a barriga para baixo, com as mãos e cabeça inclinadas na direção de um laptop. Na parte superior, lê-se ON THE INTERNET. Na parte inferior lê-se DO PEOPLE KNOW THEY’RE IN A CHAT WITH A ROBOT?
Meme created by the authors for didactic purposes.
  1. A frase do meme está na fórma afirmativa/interrogativa.
  1. O sujeito da sentença, que se encontra na parte inferior do meme, é pípou/Robót.
  1. Em perguntas, o verbo auxiliar é colocado antes/depois do sujeito.
  1. O verbo auxiliar usado é du porque o sujeito poderia ser substituído pelo pronome dei, na terceira pessoa do singular/plural.

e. O verbo principal é usado em sua fórma no infinitivo/com o acréscimo de -s.

Going further

Chatbot (de chat + [ro]bot) é um programa de computador que simula conversas com seres humanos ao telefone, orientando-os sobre o que fazer, confirmando opções com perguntas do banco de dados, agradecendo no final etcétera Na internet, isso se tornou mais sofisticado, sobretudo em sites de troca de mensagens de maneira aberta. Hoje já se usam chatbots para influenciar discussões nas redes sociais e mesmo decisões importantes. Esses robôs publicam mensagens automaticamente, com a intenção de criar discussões sobre assuntos do momento.

  1. Choose the options that make the sentences true about yourself. Use your notebook. Then talk to a classmate about your information.
    1. aihév/don’t have many friends in my neighborhood.
    1. aithink/don’t think it is important to greetglossário the neighbors I see every day.
    1. aiiuse/don’t use social media to interact with my friends.
    1. In my opinion, a good question to ask a new friend I have just made is “Do you have any pets?”/“Do you like sports?”
Respostas e comentários

4. a) interrogativa

4. b) people

4. c) antes

4. d) plural 4. d) Ver Notas.

4. e) em sua fórma no infinitivo

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 4 dprofessor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes qual verbo auxiliar eles ou elas usariam caso o pronome they, na pergunta do meme, fosse substituído por he ou she (o auxiliar seria does).

Notas

Atividade 5

professor ou professora, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que formulem perguntas com base nas quatro sentenças apresentadas na atividade, a fim de praticar o simple present na fórma interrogativa em inglês. Por exemplo: “Do you have many friends in your neighborhood?”, “Do you think it is important to greet the neighbors you see every day?”, “Do you use social media to interact with your friends?” e “In your opinion, what is a good question to ask a new friend you have just made?”. Se desejar, é possível também solicitar aos ou às estudantes que respondam a essas perguntas utilizando respostas curtas (short answers). Por exemplo: “Do you have many friends in your neighborhood?” Resposta: “Yes, I do.” ou “No, I don’t.”. Por fim, pode-se pedir que comparem suas respostas com as de seus ou suas colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, sugere-se como atividade complementar o jôgo “Find someone who...” para prática extra do simple present. os ou as estudantes devem circular pela sala de aula fazendo perguntas aos ou às colegas e tomando nota das respostas. Explicar que deverão encontrar ao menos um ou uma colega que realize alguma das atividades mencionadas na seção. Antes de iniciar a atividade, rever com a turma a formação de perguntas no simple present com a 2ª pessoa: Do you...? Estipule um tempo para a realização da atividade, visando a um encerramento com a turma, para conferir os resultados e sanar as dúvidas.

lissenin

mai household chores

Pre-listening

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. Como é a distribuição das tarefas domésticas onde você mora? Quantas pessoas ajudam a manter a casa em ordem?
    1. Observe as tarefas mencionadas na atividade 2. Você realiza alguma ou algumas delas? Qual/Quais?
    1. Você sente orgulho de si mesmo ou mesma ao realizar tarefas domésticas? Por quê? Caso não faça nenhuma tarefa em casa, quais você poderia passar a realizar? Justifique.
    1. Na sua opinião, as pessoas de sua idade que moram em outros países fazem as mesmas tarefas que você mencionou no item “b”? Por quê?

Listening

2. Listen to a girl talking about her household chores. In your notebook, check the activities that you hear.


Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. organize
  1. sweep the floor
  1. feed the cat
  1. walk the dog
  1. clean the bedroom
  1. do the laundry
  1. take out the trash
  1. do the dishes
  1. make the bed

3. Listen to the recording again. Complete the sentences in your notebook with the household chores from activity 2.


Ícone. Áudio.
  1. She likes to espaço para resposta ênd espaço para resposta.
  1. She doesn’t like to espaço para resposta ór espaço para resposta.

4. Listen again. Why does she like to do household chores? In your notebook, write (true) or éf (false).


Ícone. Áudio.
  1. Because she doesn’t like to watch TV.
  1. Because she likes to help her family.
  1. Because chores aren’t fun.
  1. Because she loves the feeling that everything is clean.

5. Listen again. What does the girl recommend while doing household chores?

She thinks it’s a good thing to because it makes it seem more .


Ícone. Áudio.

Post-listening

  1. Talk to your classmates using the following questions.
    1. O que você e seus ou suas colegas têm em comum com a garota do áudio?
    1. Existe alguma atividade do áudio que você não realiza, mas poderia realizar? Se sim, qual?
    1. Qual é a sua opinião sobre a dica da garota? Que outras dicas você daria?
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. a, e, f, h. Ver Notas.

3. a) organize/clean the bedroom

3. b) do the laundry/do the dishes

4. a) F

4. b) T

4. c) F

4. d) T

5. listen to music/fun

6. Respostas pessoais.

Listening

A seção trabalha a habilidade EF06LI04: reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares – com foco no contexto discursivo, pois se lida com situações vistas em seções anteriores. Explora-se o áudio de uma garota falando sobre as tarefas domésticas que realiza.

Transcript: My household chores

Ícone. Áudio.

Hey, guys! A lof of people think “chores” and then they think “aw”, because chores to some people aren’t that fun, but they really don’t have to be that bad. Like, there’s a lot of chores that I actually like to do, like, organize, clean my bedroom, I actually enjoy doing and it’s not that hard. And then it comes to the chores that I don’t like, the laundry and dishes. Those aren’t as fun, but I know that it helps out my family and I love having the feeling that, like, everything is clean now and it’s all because of me. Then, I gonna go sit down and watch TV or something, but also it’s a good thing if you get music while you’re doing it because then, I don’t know, I think it makes it seem more fun.

MAKING chores fun: my 5 favorite chores. abre colchetesem local, sem nome.], 23 fevereiro 2016, 1 vídeo (3 minutos 04 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Annie & Hope. Disponível em: https://oeds.link/z9YPII. Acesso em: 9 junho. 2022.

Notas

Atividade 2professor ou professora, abordar as marcas de oralidade no áudio. Comentar as hesitações marcadas por like e perguntar quais expressões equivalem a essa em português (“tipo”, “tipo assim”).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes que têm dificuldade com listening, pode-se propor um jôgo com as tarefas domésticas apresentadas na atividade 2. Escrever as atividades em pedaços de papel, dobrá-los e colocá-los em um saco plástico. Sugere-se chamar um ou uma estudante para começar sorteando um papel e fazendo a mímica da atividade, enquanto os ou as outros ou outras devem dizer qual é em inglês. Aquele/Aquela que acertar a ação referente à respectiva atividade doméstica deve ir à frente fazer a próxima mímica.

ispíquin

Talking abáuti mai chores

Pre-speaking

1. Which of the following chores do you usually do to help in your house, school or community?

collect classwork and homework decorate common spaces erase the board help take care of animals help the elderly help with meals organize school supplies record classroom activities water plants work in the garden

  1. Now start planning your presentation using the instructions.
    1. Pense nas tarefas domésticas mencionadas ao longo desta unidade e nas tarefas apresentadas na atividade 1. Faça uma lista com todas as tarefas que você faz em casa, na escola e/ou na comunidade. Há tarefas que você costuma fazer e que não foram apresentadas? Se necessário, consulte um dicionário e as acrescente à sua lista.
    1. Volte à apresentação da garota sobre as tarefas que ela realiza em casa, ouvida na seção “Listening”. Com base na apresentação dela, o que você gostaria de acrescentar à sua?
    1. No caderno, prepare um texto sobre as tarefas que você realiza em sua casa, na escola e/ou na comunidade e sobre como isso ajuda a manter os ambientes adequados para a convivência de todos/asponto
    1. Complete o texto consultando o quadro “Useful language”.

Useful language

In my house/my school/my community, I alwaysreticências

The chores I like/don’t like to do arereticências becausereticências

It’s a good thing if youreticências while you’re doing it becausereticências

Speaking

  1. Get ready to present your chores to the whole class. Follow the instructions.
    1. Ensaie seu texto, a fim de apresentá-lo de fórma espontânea. Tenha-o à mão caso precise conferir alguma informação durante a apresentação oral.
    1. Faça a apresentação para a turma toda.
  2. Discuss the following questions with your classmates.
    1. Como foi apresentar para a turma a sua rotina de tarefas domésticas? Como sua apresentação repercutiu em casa e na escola? As informações que os ou as demais colegas forneceram foram parecidas com as suas ou houve variedade?
    1. O que foi mais fácil para você: falar em público, falar sobre algo familiar, lembrar o vocabulário necessário ou pronunciar as palavras? Cite exemplos.
    1. Como se sentiu falando em inglês sobre suas tarefas domésticas? Sentiu satisfação? Sentiu algum incômodo? Acha que poderia ter incluído mais informações? Explique.
    1. Qual seria o impacto na sua casa, escola e/ou comunidade se você não fizesse as tarefas que costuma fazer?
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. Respostas pessoais.

3. Ver Notas.

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

Speaking

A seção trabalha as habilidades EF06LI05: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas, com foco em falar sobre as tarefas domésticas que os ou as estudantes realizam cotidianamente; e EF06LI06: planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo – com foco em planejar uma apresentação oral daquelas tarefas para os ou as colegas.

Notas

Atividade 3

professor ou professora, sugere-se, antes das apresentações, pedir aos ou às estudantes que comentem os textos dos ou das colegas, dando dicas de melhorias, tanto do texto escrito como do ensaio da apresentação oral. Definir com a turma se as apresentações necessitarão de recursos extras, como cartazes, vídeos ou slides (no caso, é importante disponibilizar esses recursos para a turma). Podem-se filmar as apresentações para que os ou as estudantes possam se avaliar depois (todavia, verificar antes se todos/das concordam com o registro).

Atividade 4

professor ou professora, depois que os ou as estudantes tiverem terminado de explorar as questões propostas na atividade, sugere-se oferecer um feedback sobre o trabalho que realizaram para que possam comparar se aquilo que pensam sobre seu próprio desempenho é semelhante à sua avaliação ou não.

ráitin iór own même

Que tal criar um meme em inglês para você se “conectar” a outras pessoas por meio do humor?

What: a meme

To whom: other students, teachers, friends and family

Media: internet (or paper)

Objective: depict your chores with humor

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Reveja as páginas desta unidade e suas anotações. O que você aprendeu sobre memes? E o que aprendeu em termos de vocabulário e gramática? Anote no caderno.
  2. Escolha uma tarefa doméstica que faça parte de sua rotina. Use-a para criar o seu meme em inglês. Pense em situações cômicas que podem estar relacionadas a essa tarefa. Anote tudo no caderno.

First draft

  1. Escolha uma imagem para compor seu meme, como foto ou desenho de um personagem, reprodução de alguma pintura famosa, foto de um animal em pose engraçada etcétera É importante que a imagem por si só transmita alguma ideia divertida.
  2. Com a imagem em mente, escreva o texto do meme com base na situação cômica que você vai explorar. Lembre-se de que o segredo do meme é comunicar com poucos elementos verbais.
  3. Apresente suas ideias a um ou uma colega e anote as sugestões e os comentários dele ou dela. Dê também a sua opinião a respeito dos rascunhos e dos planos dele ou dela.

Editing

  1. Revise sua produção com base nas sugestões de seus ou suas colegas. Se necessário, compartilhe-a novamente para verificar se você ainda pode melhorar o seu trabalho.
  2. Avalie sua produção: é possível entender o propósito humorístico do meme? A imagem se relaciona com o texto? Alguém poderá se sentir ofendido/a? Como evitar que isso ocorra?

Final text

  1. Passe a limpo o trabalho feito até agora, dando os retoques finais (tamanho e posição da imagem em relação ao texto, tamanho das letras, pontuação, posição das sentenças etcétera.
  2. Compartilhe o seu meme com a turma. Há memes que tratam da mesma tarefa doméstica?

Post-writing

10. Compartilhe o seu meme em alguma página de rede social da sua escola ou turma. Se isso não for possível, pode-se promover uma exposição dos trabalhos da turma em papel nas dependências da escola.

Respostas e comentários

8. Ver Notas.

Writing

Nesta seção, trabalham-se as habilidades EF06LI13: listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; e EF06LI14: organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto – desenvolvidas nas atividades relativas às etapas Pre-writing (brainstorming) e First draft. A habilidade EF06LI15: produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar – com foco em produção de memes, é desenvolvida no conjunto das atividades da seção, considerando que em todas está pressuposto o conceito de produção escrita de fórma processual.

Notas

Item 8

professor ou professora, ainda que os memes sejam próprios do ambiente virtual, a atividade pode ser realizada também na ausência de um laboratório de informática na escola. Nesse caso, sugere-se pedir aos ou às estudantes que produzam os memes em formato de cartazes, mantendo as características do gênero: imagem, texto curto e humor. Se for possível usar a internet, os ou as estudantes podem utilizar alguns geradores de meme. Recomenda-se, no entanto, acessar previamente os sites que serão utilizados para conferir se ainda estão ativos e se as imagens exibidas na galeria no momento são adequadas para a faixa etária de sua turma.

pici cãltchur

Observe o cartaz de uma campanha do National Institute on Aging e responda às perguntas no seu caderno.

Cartaz. Na parte superior, lê-se o texto: KEEP IN TOUCH WITH YOUR GRANDPARENTS. Na parte central, lê-se TRY VIDEO CHATTING OR GIVING THEM A CALL! À direita, há uma ilustração de duas pessoas, cada uma em uma moldura de videochamada: uma mulher de cabelos brancos usando óculos e um jovem de cabelos castanhos. A mulher está enviando um coração para o jovem.
Cartaz de campanha de aproximação entre pessoas. Durante a pandemia de covid-19, surgiram projetos de conexão de jovens com pessoas idosas, sejam aquelas que vivem sozinhas nas suas casas ou aquelas que vivem em casas de repouso.
  1. Qual parece ser o tipo de relacionamento das pessoas apresentadas no cartaz?
  2. Você tem avós? Você se conectou com eles durante a pandemia de covid-19? De que fórma?
  3. De que fórma podemos contribuir para que os idosos, sejam eles de nossa família ou não, se sintam ativos na sociedade? Você acredita que nossa sociedade respeita as pessoas mais velhas, levando em consideração toda a experiência pessoal, social ou profissional que elas têm?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 5 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender a linguagem usada em memes e seus objetivos...

falar sobre a frequência com que realizo tarefas domésticas...

compreender o uso do present simple nas formas afirmativa, negativa e interrogativa...

compreender um áudio em que uma adolescente fala sobre suas tarefas domésticas...

descrever oralmente minhas tarefas em casa, na escola e/ou no bairro...

produzir um meme em inglês...

Respostas e comentários

1. Trata-se de uma avó e de um neto.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

1. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta seção desenvolve a habilidade EF06LI05: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas. Além disso, a seção também aborda o tema desta unidade, que trata de conexões.

O objetivo da atividade 2 é levar os ou as estudantes a refletir sobre a maneira como pessoalmente lidaram com os idosos da sua família, em especial durante a pandemia de covid-19.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use a seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar em quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como melhorar o próprio aprendizado e, também, auxiliar os/as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para os ou as estudantes que apresentaram dificuldade em compreender a linguagem usada em memes e seus objetivos, sugere-se pedir que retomem as atividades apresentadas na seção Reading, a fim de compreender as características do gênero. Com uma colega, pedir que pesquisem mais um exemplo de meme em inglês na internet e escrevam no caderno o que compreenderam sobre o meme pesquisado. Sugere-se:

  • indicar a eles ou elas que façam as atividades da seção lenguage in iusi uon e aproveitem a atividade 5 do apêndice lãrning mór para praticar o uso dos advérbios de frequência.
  • utilizar o apêndice lenguage réference in contécsti para revisar o conteúdo. Em seguida, organizar os ou as estudantes em grupos e pedir que escrevam, no caderno, perguntas sobre rotina para fazer aos ou às colegas. Sugere-se monitorar os grupos e auxiliá-los. Então, podem-se criar duplas com integrantes de diferentes grupos para que possam se entrevistar. É importante monitorar a atividade para fornecer fidbék às duplas.
  • pedir a eles ou elas que estudem o vocabulário da seção lenguage in iusi uon e da atividade 2 da seção lissenin. Então, eles ou elaspodem usar a transcrição do áudio para identificar o vocabulário usado, além de lê-la em voz alta para praticar.
  • organizá-los/las em duplas e pedir que contem ao ou à colega sobre suas tarefas. É indicado monitorar as duplas para auxiliar nas dificuldades individuais.
  • orientá-los ou orientá-lasa revisar as atividades das seções rídin e ráitin e, com base na leitura do texto sobre amizade, no apêndice lãrning mór , criar um novo meme sobre o assunto e compartilhá-lo com os ou as colegas.

Glossário

dish
- louça
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feed
- alimentar
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greet
- cumprimentar
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