iuniti siquis Enjoying social interactions

1

Fotografia. Uma menina está sentada à mesa, segurando e olhando para um tablet. À direita, uma menina de cabelo liso, usando óculos e camisa jeans, está sentada à mesma mesa, segurando um tablet e olhando para ele. Atrás dela está parte do corpo de uma mulher com a mão direita esticada na direção do tablet.

2

Fotografia. Príncipe Harry, um homem de cabelo cacheado, loiro e curto, usando uniforme do exército, está com a cabeça inclinada para frente, na direção de uma mulher morena de cabelo penteado para trás, usando camiseta vermelha e brincos compridos. Eles estão com a testa e o nariz encostados e sorrindo.

3

Fotografia. Sete jovens usando roupas coloridas olhando para frente e sorrindo.

4

Fotografia. Uma criança usando camisa xadrez está em pé na frente da sala de aula. À esquerda, diversas crianças estão sentadas e com os braços apoiados na carteira olhando para o menino.

5

Fotografia. Um menino de cabelo cacheado e loiro, usando uma blusa azul e uma mochila, está em pé, sorrindo e com a mão direita fechada esticada para frente, na direção de um menino de blusa azul xadrez que sorri e estica a mão fechada para frente, na direção do primeiro menino. À direita há outro menino sorrindo.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Jovens utilizando um tablet; 2. Príncipe Harry faz o cumprimento Hongi durante visita a Palmerston North, Nova Zelândia, 2015; 3. Grupo diverso de pessoas sorrindo; 4. Jovem fazendo uma apresentação para um grupo; 5. Jovens se cumprimentam na escola.

Unit 6

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 6 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 1 e 6, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero seis éle ih zero um / ê éfe zero seis éle ih zero três / ê éfe zero seis éle ih zero quatro / ê éfe zero seis éle ih zero cinco / ê éfe zero seis éle ih zero sete / ê éfe zero seis éle ih zero oito / ê éfe zero seis éle ih zero nove / ê éfe zero seis éle ih um um / ê éfe zero seis éle ih um dois / ê éfe zero seis éle ih um três / ê éfe zero seis éle ih um quatro / ê éfe zero seis éle ih um cinco / ê éfe zero seis éle ih um seis / ê éfe zero seis éle ih um sete / ê éfe zero seis éle ih dois zero

Objetivos da unidade:

A unidade busca promover a reflexão sobre as diferenças culturais e de costumes, tratando de maneiras de identificá-las, compreendê-las e respeitá-las, com vistas a promover um convívio social saudável. Essa reflexão permite observar e compreender as relações entre língua, território e cultura, conforme a Bê êne cê cê (BRASIL, 2017). os ou as estudantes são motivados/as a discutir essas questões com base em suas experiências, refletindo sobre as diferenças entre as pessoas ao seu redor, bem como observando questões culturais em diferentes países. No que concerne à comunicação, a unidade elege, como tópico, a troca de mensagens, realçando o emprêgo da língua como escolha do interlocutor de acôrdo com sua cultura, grau de formalidade, contexto da enunciação etcétera).

Esta unidade se relaciona com o componente curricular Geografia, ao abordar países e continentes, suas localizações, bandeiras e línguas. Há também uma relação com a Língua Portuguesa no que concerne às questões sobre a decisão de usar ou não a norma culta em mensagens de texto.

Ao longo da unidade, se achar o oportuno, orientar uma pesquisa com os pais, avós ou pessoas mais idosas da família dos ou das estudantes, com vistas a proporcionar um espaço em que experienciem a escuta de relatos a respeito do uso dêsse tipo de tecnologia. A pesquisa pode ser feita em grupos e deve ser concluída com o compartilhamento, em sala, dos achados de pesquisa. O objetivo é levar os ou as estudantes a ouvir os relatos de membros da família, bem como a refletir sobre variados modos de ver o mundo, valorizando as interações e as diversidades de falas, o que colabora com o tema contemporâneo transversal (tê cê tê) Vida Familiar e Social (Cidadania e Civismo).

Objetivos

  • Aprender nomes geográficos (países e continentes) e adjetivos pátrios.
  • Compreender e praticar o uso do presente contínuo.
  • Compreender e produzir mensagens em aplicativo de bate-papo (chét).
  • Compreender um diálogo entre duas adolescentes que se apresentam e conversam pela primeira vez.
  • Discutir o uso responsável e seguro da internet para fins de comunicação.
  • Identificar e discutir diferenças culturais e de costumes.
  • Simular diálogos orais para cumprimentar alguém, apresentar-se e perguntar o que a pessoa está fazendo.

First interactions

1 Discuss these questions with your classmates.

a O que cada uma das imagens mostra ou sugere?

b Em sua opinião, quais podem ser as relações entre as pessoas em cada imagem?

c Quais imagens representam fórmas de se cumprimentar? De que fórmas você cumprimenta em sua cultura? Você conhece outras fórmas de se cumprimentar em outras culturas?

d Uma das imagens sugere que as pessoas se comunicam de fórma digital entre si. Que imagem é essa? Você acha que ela reflete uma realidade? Por quê?

e Escolha um ou mais aspectos das imagens mostradas que estejam mais diretamente relacionados com algo em sua vida e diga por quê.

????

Agents of change

Você tem colegas e ou ou parentes de culturas diferentes, por exemplo, de outra cidade, estado ou país? Em caso afirmativo, como você lida com as diferenças entre os costumes dessas pessoas e os seus? Existe respeito entre vocês? Em geral, você demonstra interesse em saber mais sobre a cultura delas? Por quê?

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: 1. Em um ambiente de aprendizagem, uma pessoa adulta parece orientar jovens em uma atividade envolvendo dispositivos digitais; 2. Duas pessoas (príncipe Harry e uma mulher neozelandesa) cumprimentam-se realizando o Hongi, um cumprimento dos povos originários daquele país, os Maori. 3. Grupo de pessoas/amigos/adolescentes de diferentes países; 4. Um grupo de jovens envolvidos em uma atividade em que estão se comunicando; 5. Três adolescentes se cumprimentando com um fist bumping.

1. b) Respostas possíveis: 1. Podem ser professora e duas estudantes em uma sala de aula; 2. Podem ser desconhecidos ou amigos; 3. Podem ser amigos, turistas ou estudantes de diferentes países; 4. Podem ser amigos, vizinhos ou colegas de escola; 5. Podem ser amigos ou colegas de escola.

1. c) As imagens 2 e 5. Respostas pessoais. Ver Notas.

1. d) A imagem 1. Respostas pessoais. Ver Notas.

1. e) Respostas pessoais. Ver Notas.

Agents of change. Ver Notas.

First interactions

O objetivo desta seção é propiciar, por meio da leitura de diferentes imagens, uma reflexão sobre relações entre pessoas, bem como sobre semelhanças e diferenças de costumes e culturas. É uma oportunidade que se abre para destacar a importância da convivência com as diferenças em um ambiente de respeito mútuo.

Notas

Atividade 1c professor ou professora, alguns cumprimentos que podem ser apresentados aos ou às estudantes são: namastê (mais diretamente associado aos indianos), abraço, aperto de mão, beijo no rosto, fist bump (cumprimento batendo os punhos fechados) e ojigi (fórma de cumprimento de asiáticos com gesto de curvar-se diante da pessoa).

dprofessor ou professora, sugere-se perguntar à turma que outros meios pessoas de diferentes partes do mundo podem usar para se comunicar (e-mail, telefone, carta etcétera), e como a fórma de comunicação que usamos reflete nossos costumes e nossa cultura. Você pode perguntar, por exemplo, qual é o perfil de pessoas que costumam se comunicar por meio de cartas, telefone (fixo e celular) ou e-mail. Vale também perguntar que dificuldades os ou as estudantes acham que pessoas mais velhas têm ou tiveram para se acostumar com fórmas de interagir diferentes das que usavam antes.

eprofessor ou professora, se necessário, esclarecer que a ideia é falar de si com base em algum aspecto que as imagens podem sugerir. os ou as estudantes poderão falar, por exemplo, que trocam mensagens de texto com seus/suas amigos/as ou, quem sabe, que têm amigos ou amigasque moram em outros países.

 Agents of change 

professor ou professora, ao lidar com as duas últimas perguntas, caso ninguém levante a questão, você pode dizer que, em geral, o interesse pela cultura do outro pode nos proporcionar muitos benefícios, como conhecimento de mundo e chances de fazer novas amizades.

Reading

Text message conversation (chat)

Pre-reading 

1  Choose the sentences that are true for you. Write the corresponding letters in your notebook. Then share your answers with your classmates. 

a Eu uso aplicativos de mensagem para me comunicar com amigos.

b Eu uso aplicativos de mensagem para me comunicar com familiares.

c Eu uso aplicativos de mensagem para me comunicar com parentes.

d Eu uso aplicativos de mensagem para me comunicar com colegas de escola.

e Eu uso a mesma linguagem nas mensagens que envio para todas essas pessoas.

2  Look at the texts in activity 3. Then answer the questions orally.

a O que as duas imagens mostram?

b Com que objetivos as pessoas usam essa ferramenta de comunicação?

c Pelas imagens, qual é a faixa etária dessas pessoas? É possível saber com quem elas estão interagindo?

Reading

3. Read texts 1 and 2. Then choose the best options in your notebook.

Text 1 (from Sam & Cat pilot premiere)

Ilustração. Aplicativo de troca de mensagens. June eighth, two thousand thirteen, ten twenty-two AM. CAT: R we watching our show together tonight? SAM: Maybe. CAT: question mark SAM: Will you bring emoji de cabeça de uma galinha? CAT: Yes. SAM: Then, yes. See you at eight on the couch. CAT: Kk! Emoji de duas meninas dançando.
Sam & Cat chatting, from the pilot premiere, 2013.

Going further

Em mensagens de texto, a combinação de letras “Kk” em inglês indica okay. Você sabe o que “kk” quer dizer em português?

Going further

Sam & Cat foi uma série de televisão estadunidense que ficou no ar de 2013 a 2014. Nela, as duas personagens ficam amigas após Cat salvar Sam de sofrer um acidente.

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. a) Respostas possíveis: A tela de um celular com a troca de mensagens entre duas pessoas (texto 1) e uma garota usando o celular para escrever uma mensagem (texto 2).

2. b) Respostas possíveis: Para contar fatos, pedir ajuda, perguntar onde/como o/a outro/a está, conversar informalmente etcétera

2. c) Respostas possíveis: É provável que sejam adolescentes. No texto 1, provavelmente com uma colega de escola, amiga, irmã etcétera No texto 2, é possível saber lendo o texto (com o pai da adolescente).

3. a) I; b) III; c) II; d) II; e) dois Ver Notas.

Going further. kk”, em português, indica “risos”.

Reading

A seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero sete: formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; ê éfe zero seis éle ih zero oito: identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas – com foco na organização textual; ê éfe zero seis éle ih zero nove: localizar informações específicas em texto; ê éfe zero seis éle ih um um: explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa – contemplada no próprio ato de explorar dois textos que reproduzem mensagens típicas trocadas via aplicativos; ê éfe zero seis éle ih um dois: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

A seção apresenta dois textos de chat e um texto com dicas de segurança no uso da internet. O texto 1 aparece em uma imagem de tela de celular, extraída do episódio piloto da série de televisão Sam & Cat. Trata-se de uma conversa entre as duas amigas, protagonistas da série, sobre a intenção de assistirem a um programa de TV juntas. O segundo texto é uma cena do filme Enfrentando a barra (Raising the Bar) que mostra o momento em que a personagem estadunidense Kelly envia uma mensagem ao pai, avisando-o de que ela chegou bem à Austrália. Com o terceiro texto, além do trabalho de compreensão, mostram-se duas maneiras diferentes de apresentar dicas ou regras escritas: em primeira pessoa (no texto) e no modo imperativo (na atividade 7).

Notas

Atividade 3

professor ou professora, esta seção trabalha com o gênero “mensagem de texto”. O texto 1, do seriado Sam & Cat, foi usado como anúncio do seriado no período de estreia. A intenção aqui não é fazer qualquer tipo de propaganda, mas apenas permitir aos ou às estudantes que entrem em contato com textos do gênero que circulam efetivamente. Vale, então, ressaltar que, de acôrdo com o Parecer cê êne Ê/cê ê bê norteº 15, aprovado em 4 de julho de 2000, “o uso didático de imagens comerciais identificadas pode ser pertinente desde que faça parte de um contexto pedagógico mais amplo, conducente à apropriação crítica das múltiplas fórmas de linguagens presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira, com comparecimento módico e variado”.

Text 2 (a scene from the film Raising the Bar)

Captura de cena de filme. Uma menina de cabelo castanho, usando camisa jeans, calça e tênis escuros, está sentada na cama com mochilas em volta; ela segura um celular com as duas mãos e olha para ele. À direita lê-se a mensagem: HEY, DAD, ARRIVED. ALL GOOD emoticon de sorriso. LOST OUR SUITCASES BUT PLACE IS NICE. Botão escrito SEND.
Kelly (Kelli Berglund) texts her father in a scene from the 2016 movie Raising the Bar, directed by Clay Glen.

Going further

O filme Enfrentando a barra (Raising the bar) conta a história de Kelly, uma talentosa ginasta adolescente que deixa o esporte ao mudar-se dos Estados Unidos para a Austrália. Em uma nova escola, ela volta a praticar ginástica para ajudar sua nova amiga. O filme aborda a questão da amizade, tanto em relação às pessoas que Kelly deixa para trás quanto às pessoas que conhece em um país com costumes diferentes dos seus.

a No texto 1, Cat está perguntando a Samreticências

I se assistirão à TV juntas mais tarde.

II o que ela está fazendo.

b No texto 1, quem usa linguagem não verbal no bate-papo éreticências

I Sam.

II Cat.

III Sam e Cat.

c A linguagem não verbal na segunda mensagem de Sam é usada comoreticências

I indicação de dúvidas.

II substituição de palavras.

d No texto 2, Kelly está trocando mensagens comreticências

I a mãe.

II o pai.

e No texto 2, Kelly está informando quereticências

I suas malas chegaram sem problemas.

II ela chegou e que está tudo bem.

4 Answer the questions about texts 1 and 2. Use your notebook.

a Como a pergunta R we watching our show together tonight? (texto 1) seria escrita conforme a norma culta da língua inglesa?

b No texto 2, que palavra indica que Kelly chegou ao local acompanhada de outra pessoa?

c Com base na resposta ao item “b”, como você escreveria as frases Hey, Dad, arrived. e Lost our suitcases., de acôrdo com a norma culta da língua inglesa?

d Nas situações estudadas, as pessoas que interagem se conhecem; logo, elas se permitem usar de informalidade nas mensagens. Que cuidados Cat, Sam e Kelly deveriam tomar se estivessem escrevendo para pessoas desconhecidas ou de outras culturas?

Respostas e comentários

3. b) Ver Notas.

4. a) Are we watching our show together tonight? Ver Notas.

4. b) O pronome possessivo adjetivo our na frase “Lost our suicases […]”. Ver Notas.

4. c) Hi, Dad, we arrived. e We lost our suitcases..

4. d) Respostas possíveis: Elas deveriam usar uma linguagem mais formal, sem abreviações, omissões ou emojis.

Notas

Atividade 3

b professor ou professora, o uso de linguagem não verbal no texto 1 é observado na presença de imagens na mensagem de Sam (Will you bring [emoji de galinha]?) e na mensagem de Cat (Kk! [emoji de duas moças com fantasias]).

Atividade 4

a professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes notem que R equivale a Are. Sugere-se lembrá-los/as de que o uso de R no lugar de Are é um coloquialismo típico de mensagens de texto em inglês e que a letra representa a pronúncia de Are.

b professor ou professora, sugere-se verificar a compreensão da turma sobre os demais adjetivos possessivos (my, your, his, her, its e their), apresentados na Unidade 3. Se necessário, informar que, no filme, Kelly se muda com a mãe para a Austrália e, na mensagem, está dizendo ao pai que as duas chegaram bem, mas que as bagagens foram extraviadas.

 Informações adicionais

SAM & Cat. Direção de istív Hoefer; Adam Weissman; Dan Frischman; Russ Reinsel; Paul Coy Álan. Los Angeles: Nickelodeon on Sunset, 2013-2014. Série televisiva.

As personagens Sam Puckett (Jennette McCurdy) e Cat Valentine (Ariana Grande) são colegas de quarto. Elas trabalham como babás e acabam se tornando grandes amigas.

ENFRENTANDO a barra. Direção de Clay Glen. Adelaide: Glen Pictures TV/South Australian Film Corporation, 2016. 1 dêvedê (93 minutos).

O filme conta a história de Kelly, uma ginasta adolescente que sai dos Estados Unidos para viver com a mãe na Austrália, deixando para trás seu sonho de competir no esporte. Na Austrália, ela participa de uma competição para ajudar uma amiga.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para complementar o item “a” da atividade 4 e explorar o uso da linguagem informal na escrita de mensagens, sugere-se escrever frases no quadro e pedir aos ou às estudantes que as reescrevam no caderno, utilizando a norma culta da língua inglesa. Por exemplo: Im w8ing for u outside. (I am waiting for you outside.); Going to meet Sara at 9. C u there. (I am going to meet Sara at 9 a.m./p.m. I see you there.); Call me asap. (Call me as soon as possible.); Where r u? (Where are you?).

  1. Now look at text 3 in activity 6 and answer the questions orally.
    1. Com base no modo como foi organizado, que tipo de texto é este?
    1. Lendo o título, do que você acha que trata o texto?
    1. Além da internet, onde mais você poderia encontrar um texto assim?
  2. Read text 3 and check if your prediction in activity 5, item “b”, was correct.

Text 3

Internet Safety Rules

  1. I will tell my trustedglossário adult if anything makes me feel sad, scared, or confused.
  2. I will ask my trusted adult before sharing information like my name, address, and phone number.
  3. uontimeetglossário face-to-face with anyone from the Internet.
  4. will always use good netiquette and not be rude or mean online.

STAYING safe online. ADAPP. Disponível em: https://oeds.link/jNY7ER. Acesso em: 28 janeiro 2022.

Going further

“Netiqueta” (netiquette) é o conjunto de normas de conduta usadas no cotidiano para regular as relações humanas na internet, com o intuito de garantir o respeito aos direitos e aos deveres de cada um ou uma.

  1. Rewrite text 3 with imperative sentences by matching the sentence halves in your notebook.
    1. When you feel confused,reticências
    1. Ask an adult you trustreticências
    1. Don’treticências
    1. Don’t be disrespectfulreticências
      1. online, use good netiquette.
      2. talk to an adult you trust.
      3. before you share information.
      4. meet face-to-face with someone that you know online.
  2. Based on the information in text 3, complete these sentences in your notebook.
    1. Para mim, a dica mais importante é espaço para resposta.
    1. Um bom exemplo de netiquette é espaço para resposta, porque espaço para resposta.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Por que é comum suprimir algumas palavras ou letras ao digitar mensagens de texto, como visto na atividade 4? Em que situações da vida não podemos escrever dêsse modo?
    1. Em sua opinião, por que a maioria dos aplicativos para chét é para maiores de 13 anos?
    1. Você concorda com as dicas do texto 3? Quais outros cuidados podem ser tomados?
    1. De que modo o conceito de netiquette é útil no uso cotidiano da internet?
Respostas e comentários

5. a) Trata-se de uma lista.

5. b) Respostas possíveis: Sobre regras ou dicas de segurança na internet.

5. c) Respostas possíveis: Em uma revista impressa, em um suplemento para adolescentes de um jornal impresso, em um mural etcétera

6. Respostas pessoais.

7. a) dois

7. b) três

7. c) quatro

7. d) um

8. Respostas pessoais. Ver Notas.

9. a) Respostas possíveis: Por economia de espaço, por rapidez, por informalidade etcétera Não podemos escrever assim em redações, trabalhos escolares, mensagens para pessoas desconhecidas cujo grau de formalidade da interação é alto etcétera

9. b) Respostas possíveis: Porque se considera que essa é uma idade em que o indivíduo já possui um pouco mais de autonomia e maturidade para lidar com regras de uso e já é capaz de detectar perigos mais facilmente e acionar adultos de confiança.

9. c) Respostas pessoais. Respostas possíveis: Usar um antivírus, nunca enviar imagens pessoais para desconhecidos ou desconhecidas, não informar para desconhecidos ou desconhecidaso colégio em que se estuda, não baixar conteúdos duvidosos que podem infectar o computador/celular/tablet etcétera

9. d) Respostas possíveis: Ele evita que criemos situações desfavoráveis para nós e para as pessoas com as quais interagimos não só no momento presente, mas também no futuro, visto que nossas publicações podem ser reproduzidas indefinidamente e permanecer on-line por muito tempo.

Notas

Atividade 8

professor ou professora, ao lidar com essa atividade, sugere-se encorajar os ou as estudantes a pensar em outros exemplos de boas práticas on-line: sempre cumprimentar a pessoa antes de iniciar uma conversa, não usar palavras ofensivas, perguntar antes se a pessoa pode conversar naquele momento, ao trocar mensagens com colegas ou alguém com quem não se tem intimidade, não digitar com a letra maiúscula ativada etcétera

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, levar os ou as estudantes a refletir sobre como se comportam on-line. Chamar a atenção para o fato de que o dinamismo e a agilidade das interações na internet acabam por estimular ações simultâneas, o que pode se refletir nas interações entre as pessoas nesse ambiente. A ideia não é a de julgar o comportamento dos ou das estudantes, mas ajudá-los/las a pensar criticamente sobre as ferramentas por meio das quais se relacionam no dia a dia.

lenguage in iusi uon

présenti contínuous

  1. Look at text 1 and answer the questions orally.
    1. Que tipo de texto é este?
    1. Qual informação indica que alguém está digitando uma mensagem?

Text 1

Ilustração. Aplicativo de troca de mensagens. Na parte superior, uma barra cinza. À esquerda, lê-se CHAT. À direita há ícones de um traço horizontal, ícone de um retângulo e ícone de um X. Abaixo à esquerda há a fotografia de uma menina de cabelo cacheado, usando óculos e camiseta azul; ao lado, o nome ALICE. Dentro do aplicativo, há o texto com emoticon e emoji. Alice is typing a message… Sunday, October the twenty-eight. Primeiro balão de fala. How is it going? Emoticon de sorriso. Eight twenty-three a.m. Segundo balão de fala. Not bad Emoji de fantasminha feliz. Read eight twenty-three a.m.
Alice chating with a friend.

Going further

Emojis e emoticons são usados com o mesmo fim, embora sejam signos visuais diferentes. Um emoticon geralmente sugere um rosto, e sua representação é feita com caracteres tipográficos, por exemplo, ;-). Um emoji é uma figura já pronta, por exemplo,

Emoji: alienígena verde.

. Os emojis incluem os smileys, que são emoticons transformados em carinhas:

Emoji. Rosto sorrindo.

.

2. Now look at these other texts and answer the questions in your notebook.

téquist tchú

Ilustração. Uma barra branca com linhas vermelhas até dois terços de seu comprimento. Abaixo, a informação: LOADING...

Text 3

Ilustração. Uma barra branca com linhas laranjas até a metade de seu comprimento. Abaixo, a informação: DOWNLOADING...

Text 4

Ilustração. Aplicativo de troca de mensagens. Na parte superior, uma barra cinza. À esquerda, lê-se Chat. À direita há ícone de um traço horizontal, ícone de um retângulo e ícone de um X. Dentro do aplicativo, há o texto com emojis. 
Texto.  Monday, twentieth january. Karen: Hey, Josh, howzit goin? four fourty-seven P.M.
Josh: Hi, Karen! Good. Sup? What are you doing? Read four fourty-nine P.M.
Karen: Not much, just listening to music and reading my favorite manga. And you? four fifty-one P.M.
Josh: I'm studying for the Math exam. Read four fifty-nine P.M.
Karen: emoji boca aberta em surpresa. Oh, talk to you later then, bye! five oh six P.M.
Josh: OK, I call you when I'm done. Emoji piscada. Read five eleven P.M.
Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: Mensagem de texto, chat, bate-papo.

1. b) Respostas possíveis: A frase Alice is typing a message.

Going further. Ver Notas.

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: textos 2 e 3 – Imagem de dispositivo eletrônico mostrando o status; texto 4 – Tela de aplicativo de mensagens instantâneas.

2. Ver Notas.

Language in use 1

A seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa e ê éfe zero seis éle ih zero cinco: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas – desenvolvidas na atividade 6 –; ê éfe zero seis éle ih dois zero: utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso – desenvolvida por meio de atividades que permitem aos ou às estudantes observar e reconhecer esse recurso linguístico em mensagens de texto, barras de status de processos de computador, charge e tirinha. São contempladas também as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero três: solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas – com foco em esclarecimentos sobre o que não entendeu; e ê éfe zero seis éle ih um seis: construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula – por meio das dicas de perguntas no boxe Classroom language.

Notas

Atividade 2professor ou professora, pela dificuldade de encontrar textos de mensagens instantâneas autênticas, bem como conseguir autorização de uso dêsse tipo de mensagem, o texto 4 foi elaborado pelos autores para fins didáticos.

Going further

professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se cos­tumam usar esses recur­sos visuais em suas men­sagens de texto e por quê. Como atividade extra, po­de-se sugerir que formem duplas, interpretem os exemplos mostrados e discutam em que situa­ções essas imagens po­dem ser usadas. Se julgar oportuno, perguntar por que os ou as estudan­tes acham que os emoticons começaram a ser usa­dos no comêço da década de 1980, procurando fazê-los ou fazê-las associar esse fato ao momento histórico em que o uso de computadores começou a se popularizar.

  1. O que mostram os textos 2 e 3? Os dois processos estão sendo executados no momento ou já terminaram?
  1. O que mostra o texto 4? Quem são os participantes?
  1. No texto 4, o que cada participante está fazendo?
  1. O que os quatro textos apresentados até aqui nesta seção têm em comum?
    1. Todos se referem a mensagens de texto.
    2. Todos se referem a ações que estão acontecendo no momento.
  1. Look at texts 2, 3 and 4 again and choose the appropriate options in bold to complete the sentences. Use your notebook.
    1. Os verbos load, download, go, do, listen, read e study, nos textos, terminam em ai én dji/ í di.
    1. A terminação dêsses verbos nos textos é usada para expressar algo que sempre acontece/está acontecendo.
    1. Observando a frase I’m studying for the Math exam, pode-se concluir que a formação do présenti contínuous na afirmativa é sujeito + auxiliar du + verbo principal com terminação ai én dji/sujeito + auxiliar be + verbo principal com terminação ai én dji.
  2. Look carefully at texts 5 and 6 and answer the questions in your notebook.
    1. Com base no que você aprendeu na Unidade 3, quais são os objetivos dêsses tipos de texto?
    1. O que há em comum nos dois textos quanto à atitude dos/as personagens?
    1. No texto 6, qual é a crítica ao uso da tecnologia no nosso dia a dia?
    1. Observe as perguntas nos textos 5 e 6. O que se pode concluir? (Mais de uma opção é possível.)
      1. A pergunta do texto 5 pede uma informação como resposta.
      2. A pergunta do texto 5 pede uma confirmação como resposta (yes ou ).
      3. As perguntas do texto 6 podem ser respondidas com yes ou .
      4. As perguntas do texto 6 pedem informações como respostas.

Text 5

Cartum. Uma mulher de cabelo curto, usando blusa, calça e sapato, está em pé com os braços cruzados, olhando para baixo e diz: ARE YOU SHARING NICELY WITH YOUR ONLINE FRIENDS? Abaixo está uma menina de cabelo preso, usando blusa e calça pretas, deitada na cama de barriga para baixo e com as duas mãos esticadas para frente, na direção de um laptop. A menina olha para a mãe.
Cartoon by Jeff Stahler, 2007.
Respostas e comentários

2. a) Telas de computador, telefone celular ou tablet mostrando barras de status. Os processos estão sendo executados no momento.

2. b) Respostas possíveis: Um bate-papo (chat) entre dois amigos, Karen e Josh.

2. c) Karen está ouvindo música e lendo mangá, e Josh está estudando para uma prova de Matemática.

2. d) dois

3. a) -ing

3. b) está acontecendo

3. c) sujeito + auxiliar be + verbo principal com terminação -ing

4. a) Respostas possíveis: Entreter o leitor ou a leitora, fazer alguma crítica por meio do humor, atender ao interesse do leitor ou da leitora em acompanhar algum ou alguma personagem (no caso do texto 6) etcétera

4. b) Respostas possíveis: os ou as personagens que perguntam estão em pé, e os ou as que respondem estão deitados/as; os ou as que perguntam parecem criticar o comportamento de quem está deitado ou deitada usando o computador/celular.

Ver Notas.

4. c) Respostas possíveis: A tecnologia pode tanto ajudar, com a praticidade de realizar tarefas como ver televisão, fazer lição de casa e conversar com amigos ou amigas, como pode prejudicar, já que nos afasta do contato presencial com as pessoas que estão ao redor, além de poder nos tornar sedentários/as.

4. d) dois, quatro

Notas

Atividade 4

b professor ou professora, sugere-se destacar que, nesses tipos de texto, examinar a linguagem não verbal é essencial para a compreensão da mensagem. Você pode comentar que a representação de uma pessoa em pé pode ser uma fórma de mostrar superioridade em relação a quem está deitado ou deitada. Sugere-se explorar os contextos da charge e da tirinha, perguntando à turma o que está acontecendo e qual é o elemento de humor em cada texto (no texto 5, há um jôgo de palavras com o verbo share: a mulher usa a expressão share nicely, que significa “saber compartilhar brinquedos, alimentos etcétera com outras crianças“, com o sentido de compartilhamento de conteúdos na internet; no texto 6, o rapaz deitado acaba se aborrecendo com o fato de as pessoas não entenderem que ele executa todas aquelas ações usando o computador ou o celular, além de ele esperar que as pessoas consigam ver o que ele está fazendo, sem que precisem perguntar, mesmo que sua linguagem corporal seja a mesma em todas as atividades mencionadas).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar o uso do present continuous, é possível dar uma volta com a turma pela escola e pedir aos ou às estudantes que escrevam frases no caderno sobre o que as pessoas estão fazendo no momento em que eles as observam.

Outra proposta de atividade é pedir que assistam à animação Luca (classificação: livre) e, usando o simple present, registrem no caderno algumas ações realizadas diariamente pelas personagens do filme.Em seguida, pedir que selecionem quatro cenas e as descrevam, usando o present continuous na fórma afirmativa. Após a atividade, propor um jôgo de mímica em pequenos grupos, para que encenem as ações registradas.

 Informações adicionais

LUCA. Direção de Enrico Casarosa. Emeryville (Estados Unidos da América): piquiçar animêichion istúdios, 2021. 1 DVD (96 minutos).

A animação apresenta Luca Paguro, que passa o verão na Itália. O personagem aproveita aventuras ao lado de seu novo amigo, Alberto Scorfano.

Text 6

Tira. Composta em quatro quadros. Quadro um. Uma mulher de cabelo cacheado, usando blusa preta, está com a boca entreaberta e pergunta: WHAT ARE YOU DOING, JEREMY? Ao lado direito, um homem de cabelo loiro, usando camiseta roxa xadrez, calça preta, está deitado no sofá com um laptop no colo e segurando um celular e responde: WATCHING TV. Quadro dois. Um homem calvo, usando camisa branca e casaco preto pergunta: WHAT ARE YOU DOING, JEREMY? O homem de cabelo loiro continua na mesma posição e responde: HOMEWORK. Quadro três: A mulher de blusa preta pergunta: NOW WHAT ARE YOU DOING, JEREMY? O homem de cabelo loiro continua na mesma posição e responde: TALKING TO FRIENDS. Quadro quatro: O homem de cabelo loiro está deitado no sofá com a cabeça virada para trás e pensa: ARE THESE PEOPLE BLIND OR SOMETHING?
Comic strip by Scott and Borgman, 2010.

5. Read text 6 again. Then answer the question in your notebook.

A reação final do personagem principal da tirinha (último quadrinho) pode ser considerada ofensiva por relacionar as perguntas que as pessoas fazem a ele a necessidades especiais (Are these people blind? = “Essas pessoas são cegas?”). Que outra reação que não seja ofensiva ele poderia ter, considerando que devemos prezar por uma sociedade justa e inclusiva, livre de preconceito?

6. Think about some of your friends or family members. Then tell your classmates what you think these people are doing now. You can choose from the actions given.

chat online

cook

do homework

hang outglossário with friends

listen to music

playglossário soccer

play video games

read comics

sleep

surf the Internet

talk on the phone

walk the dog

watch TV

work

Going further

  • Na composição do présenti contínuous, na maioria das vezes, o verbo principal vem acrescido da terminação -í êne gê: load loadí êne gê; go gouí êne gê; do du í êne gê; listen listení êne gê; read readí êne gê; tâlqui tâlquií êne gê.
  • Entre as exceções, estão os verbos terminados em e, letra que é eliminada antes do acréscimo de -í êne gê: type typí êne gê; share sharí êne gê; write writí êne gê.
  • Com verbos monossilábicos que terminam em consoante + vogal + consoante (verbos CVC), dobra-se a última letra antes do acréscimo de -í êne gê: chét chatting; get getting; run running.

Exemplos:

My sister is probably chatting online.

And my best friend is probably listening to music.

Classroom language

Você pode pedir ao professor ou à professora ou a um ou uma colega que confirme alguma informação ou explicação durante a aula, perguntando, por exemplo:

So, what you are saying is thatreticências?

I don’t understand. Are you saying thatreticências?

Respostas e comentários

5. Ver Notas.

5. Respostas possíveis: O personagem poderia questionar por que as pessoas não percebem o que ele está fazendo ou não reparam que ele está usando o aparelho eletrônico. Por exemplo: Why are they asking?/Why don’t they notice it?

6. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 5professor ou professora, a atividade traz a oportunidade de refletir sobre a maneira como reagimos a perguntas das pessoas e como essas reações podem ofender alguém ao incluir algum termo pejorativo, por exemplo, ainda que não seja essa a intenção. Sugere-se aproveitar a atividade para discutir com os ou as estudantes a importância do respeito nas interações sociais, evitando falas ou gestos que possam prejudicar a inclusão de todos ou todas na escola e na comunidade como um todo.

Notas

Atividade 6

professor ou professora, uma maneira de tornar esta atividade mais significativa e lúdica é pedir aos ou às estudantes que fechem os olhos e comecem a imaginar todas as ações que essas pessoas podem estar fazendo no momento. Outra fórma de praticar o present continuous é propor um jôgo envolvendo mímica, que consiste em adivinhar as ações que os ou as colegas estão simulando com movimentos do corpo.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para ajudar os ou as estudantes a compreender o uso do  present continuous e as ações apresentadas na atividade 6, sugere-se propor o jôgo Drawing race. Escrever as ações da atividade em pedaços de papel e pedir aos ou às estudantes que se organizem em grupos. Solicitar, a cada rodada, a um ou uma integrante de cada grupo que sorteie um dos pedaços de papel (que podem ser colocados em um envelope) e diga algo que alguém está fazendo, enquanto outro/outra integrante do grupo deverá desenhar no quadro o que ouviu. Marca ponto o grupo que conseguir expressar a ação primeiro por meio do desenho.

É possível propor, também, que escrevam no caderno as frases trabalhadas oralmente na atividade 6, para reforçar a estrutura, e/ou que escrevam três ou quatro frases sobre o que os ou as colegas estão fazendo naquele momento.

lenguage in iusi tchu

Countries, nationalities and continents

1. Look at the two pictures and answer the questions in your notebook.

Captura de cena de filme. Cena de filme. Uma menina de cabelo castanho, usando camisa jeans, calça verde, está sentada em uma cama com mochilas e óculos ao redor; ela segura um celular e olha para ele. À direita há um quadrado com a informação: KELLY JOHNSON HAS MOVED TO ADELAIDE, AUSTRALIA! E abaixo está o mapa da Austrália.
Kelly (Kelli Berglund) in a scene from the 2016 movie Raising the bar.
Fotografia. Uma folha de papel na qual se lê APPLICATION FOR AN AUSTRALIAN PASSPORT. ADULT. Abaixo há uma caneta.
Application form for an Australian passport.
  1. Para qual cidade e país a adolescente Kelly se mudou?
  1. Qual é o adjetivo pátrio em inglês que se refere a uma pessoa nascida no país para o qual a personagem quéli se mudou?
  1. “Australia”, “Australian”, “Brazil” and “Brazilian” are examples of countries and nationalities. It is important to know how to say the different nationalities because you may communicate with people from different parts of the world. What other countries and nationalities in English do you know?
  2. Read the sentences about these famous people. Can you guess the countries they are from based on the flags and nationalities?
Esquema em duas partes. Parte um. Fundo laranja e rosa alternados com quatro linhas com fotos e texto. Linha um. Fotografia um. Jimin, um homem asiático, de cabelo loiro e liso e sobrancelhas finas. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Jimin, 2020. Fotografia dois. Bandeira da Coréia do Sul. Ao lado, o seguinte texto: a Jimin is from <espaço para resposta>. He is a South Korean singer and dancer. Linha dois. Fotografia três. Greta Thunberg, uma menina branca, loira, de sobrancelhas finas e contraídas e usando um casaco amarelo. Abaixo da fotografia lê-se a seguinte legenda: Greta Thunberg, 2019. Fotografia quatro. Bandeira da Suécia. Ao lado, o seguinte texto: b Greta Thunberg is from <espaço para resposta>. She is a Swedish ambientalist. Linha três. Fotografia cinco. Yoko Ono, uma mulher asiática, cabelo preto, usando um chapéu redondo e branco, óculos de sol grandes e pretos e com a boca contraída. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Yoko Ono, 2015. Fotografia seis. Bandeira do Japão. Ao lado, o seguinte texto: c Yoko Ono is from <espaço para resposta>. She is a Japanese multimedia artist. Linha quatro. Fotografia sete. Malala Yousafzai, uma menina morena, de cabelo preto penteado para o lado, sobrancelhas grossas, usando um lenço azul sobre a cabeça. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Malala Yousafzai, 2015. Fotografia oito. Bandeira do Paquistão. Ao lado, o seguinte texto: d Malala Yousafzai is from <espaço para resposta>. She is a Pakistani activist.
Respostas e comentários

1. a) Para a cidade de Adelaide, na Austrália.

1. b) Australian.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Ver Notas.

3. a) South Korea

3. b) Sweden

3. c) Japan

3. d) Pakistan

Language in use 2

A seção trabalha a habilidade ê éfe zero seis éle ih um sete: construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) – com foco em nomes de países, nacionalidades e continentes. Sugere-se chamar a atenção dos ou das estudantes para questões ortográficas, como o uso de inicial maiúscula para adjetivos pátrios, que, em português, são escritos com inicial minúscula, e para o uso do artigo antes de alguns nomes geográficos. São propostas atividades interdisciplinares a fim de contextualizar o tópico de estudo.

Notas

Atividade 2

professor ou professora, recomenda-se solicitar a voluntários/as que escrevam no quadro os exemplos de nomes de países e de nacionalidades em inglês que já conhecem. Pode-se dividir o quadro por continentes, já antecipando o que será visto na atividade 5.

Atividade 3professor ou professora, a proposta é que os ou as estudantes se concentrem nas bandeiras e nas nacionalidades mencionadas nas frases para inferir os nomes dos países na língua inglesa. Sugere-se não confirmar ainda as respostas, pois isso será feito na atividade 4.

 Informações adicionais

Jimin (1995): integrante da banda de k-pop BTS.

Greta Thunberg (2003): ativista ambiental sueca.

Yoko Ono (1933): compositora, cantora e artista plástica japonesa.

Malala Yousafzai (1997): ativista paquistanesa.

Seu Jorge (Jorge Mário da Silva) (1970): cantor, compositor, multi-instrumentista e ator brasileiro.

Ama Ata Aidoo (1942): escritora, poetisa, dramaturga e acadêmica ganense.

Jack Andraka (1997): jovem cientista estadunidense.

Pedro Almodóvar (1949): cineasta e ator espanhol.

Esquema em duas partes. Parte dois.  Fundo laranja e rosa alternados com quatro linhas com fotos e texto. Linha um. Fotografia nove. Seu Jorge, um homem negro, de cabelo cacheado e curto, de sobrancelhas, cavanhaque, usando terno e sorrindo. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Seu Jorge, 2015. Fotografia dez. Bandeira do Brasil. Ao lado, o seguinte texto: e Seu Jorge is from <espaço para resposta>. He is a Brazilian singer and musician.
Linha dois. Fotografia onze. Ama Ata Aidoo, uma mulher negra, usando óculos retangulares, um turbante grande na cabeça e um vestido em tons de azul. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Ama Ata Aidoo, 2017. Fotografia doze. Bandeira de Gana. Ao lado, o seguinte texto: f Ama Ata Aidoo is from <espaço para resposta>. She is a Ghanaian writer.
Linha três. Fotografia treze. Jack Andraka, um homem branco, de cabelo loiro e curto, usando camisa social branca. Ele está em pé, sorrindo e mostrando os polegares. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Jack Andraka, 2014. Fotografia quatorze. Bandeira dos Estados Unidos da América. Ao lado, o seguinte texto: g Jack Andraka is from <espaço para resposta>. He is na American scientist.
Linha quatro. Fotografia quinze. Pedro Almodóvar, um homem branco, cabelo branco e usando um casaco vinho. Ele segura uma estatueta e sorri. Abaixo da fotografia lê-se a legenda: Pedro Almodóvar, 2017. Fotografia dezesseis. Bandeira da Espanha. Ao lado, o seguinte texto: h Pedro Almodóvar is from <espaço para resposta>. He is a Spanish film director.

Going further

Lembre-se de que é possível usar a fórma contraída do verbo to be: She’s from Colombia. = She is from Colombia./They’re Iraqi. = They are Iraqi.

4. Listen to the recording and check your answers in activity 3. Then practice the pronunciation of the countries and nationalities.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Going further

Alguns nomes geográficos são precedidos do artigo the: the Philippines, the Sudan, the United Kingdom, the United States of America. Mas na maioria dos casos não usamos the com nomes geográficos em inglês: Brazil is a tropical country./She lives in China.

5. Let’s play “Stop!” Your teacher will say a letter, and groups of three students will write the names of all the countries they can remember with that letter until the teacher says “Stop.” After the game, say in which continents the countries you mentioned are.

Ícone. NOTEBOOK.

Africa

America

Asia

Europe

Oceania

Central America

North America

South America

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Você conhece alguém (vizinho ou vizinha, amigo ou amiga, parente etcétera) que venha de outro país? De onde ele ou ela é? Qual língua ele ou ela fala? O que você sabe sobre a cultura dele ou dela?
    1. Você gostaria de visitar o país dele ou dela? Por quê?
Respostas e comentários

3. e) Brazil

3. f) Ghana

3. g) United States

3. h) Spain

4. Ver Notas.

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

6. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 4professor ou professora, após conferir as respostas, pode-se chamar a atenção da turma para os sufixos nos adjetivos pátrios, visto que eles variam, assim como em português (brasileiro/a, peruano/a, senegalês/a etcétera). Sugere-se pedir aos ou às estudantes que agrupem, no caderno, os casos vistos na seção de acôrdo com os sufixos, por exemplo: (-ian) Brazilian, Ghanaian etcétera; (-an) Chilean, Mexican etcétera; (-i) Pakistani, Iraqi etcétera; (-ish) English, Spanish etcétera; (-ese) Japanese etcétera

Notas

Atividade 5

professor ou professora, a atividade lúdica pode ser uma boa oportunidade para praticar os nomes de países na língua inglesa. Explicar aos ou às estudantes que, diferente do Stop! tradicional, a brincadeira terá apenas um item, que deve ser preenchido de acôrdo com a letra escolhida por você. Por exemplo, ao dizer a letra “B”, eles ou elas devem anotar o maior número de países que lembrarem que comecem com essa letra, como Brazil, Belize, Bolivia etcétera Após o jôgo, pedir que organizem os países mencionados de acôrdo com os continentes aos quais pertencem, usando a tabela como modelo. Se necessário, podem consultar um mapa-múndi para a localização dos países.

 Transcript: Countries, nationalities and continents 

Ícone: Áudio.

A.  Jimin is from South Korea. He is a South Korean singer and dancer.

B. Greta Thunberg is from Sweden. She is a Swedish environmentalist.

C. Yoko Ono is from Japan. She is a Japanese multimedia artist.

D. Malala Yousafzai is from Pakistan. She is a Pakistani activist.

E. Seu Jorge is from Brazil. He is a Brazilian singer and musician

F. Ama Ata Aidoo is from Ghana. She is a Ghanaian writer.

G. Jack Andraka is from the United States. He is an American scientist.

H. Pedro Almodóvar is from Spain. He is a Spanish film director.

lissenin

Meeting a new friend

Pre-listening

1. Look at the picture and discuss the questions with your classmate.

Captura de tela. Cena de filme. Uma adolescente usando regata preta e uma calça legging cinza. Ela está sorrindo e estendendo a mão. À sua frente, uma adolescente usando camisa social, saia xadrez e sapato, segurando uma mochila grande e estendendo a mão na direção da primeira adolescente. Ao fundo, diversos colchões, colchonetes e barras.
A scene from the movie Raising the Bar. Left to right: Nicola (Lili Karamalikis) and Kelly (Kelli Berglund).
  1. Pela fórma como se cumprimentam, você acha que as adolescentes já se conhecem? Por quê?

b. Você já mudou de escola? Em caso afirmativo, como fez novas amizades? Em caso negativo, como fez amizades na escola em que estuda?

Listening

2. Kelly is a new student at a school in Australia. Listen to her talking to another girl. In your notebook, complete each sentence.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Nicola’s nickname is espaço para resposta.
  1. Kelly is espaço para resposta.
  1. Kelly moved to Australia with her espaço para resposta.

3. Listen to the extract again and choose the best option in your notebook.

Ícone. Áudio.
  1. Nicola se apresenta dizendo somente seu nome/seu nome e apelido.
  1. Nicola gosta do sotaque de quéli/não entende o que quéli diz.
  1. A resposta de Where are you from? é I’m from Atlanta/I was born in Atlanta.

d. Após quéli dizer I don’t really have any friends, Nicóla responde Well, now you do/I’m sorry.

Post-listening

  1. Now answer these questions orally.
    1. O que Nicóla quis dizer com a resposta ao item “d” da atividade 3?
    1. Você ouviu como quéli e Nicóla se apresentam. E você? Como costuma se apresentar quando conhece alguém? Que informações costuma fornecer?
  2. Read the statements. Do you agree with these ideas? Explain.
    1. É importante saber que existem maneiras diferentes de falar a língua inglesa (diferentes “sotaques”) e entender que essa variação é um fenômeno normal das línguas.
    1. Nicola diz amar o sotaque de quéli. Entretanto, há pessoas que têm preconceitos linguísticos (caçoam do sotaque do outro ou consideram um modo de falar melhor que outro etcétera Esse preconceito deve ser combatido.
Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: Não, porque se cumprimentam formalmente, com um aperto de mão.

1. b) Respostas pessoais.

2. a) Nic

2. b) American

2. c) mom

3. a) seu nome e apelido

3. b) gosta do sotaque de Kelly

3. c) I’m from Atlanta

3. d) Well, now you do

4. a) Ela quis dizer que, a partir daquele momento, Kelly poderia considerá-la como amiga.

4. b) Respostas pessoais.

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

Listening

A seção trabalha a habilidade ê éfe zero seis éle ih zero quatro: reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares – com foco no contexto discursivo e no assunto, por meio da exploração de um trecho do filme Enfrentando a barra (Raising the bar).

 Transcript: Meeting a new friend

Ícone: Áudio.

Nicola: Hey, you’re the new girl! You know it’s the wrong uniform for this time of the year, right?

Kelly: Yeah, I’ve heard.

N: I’m Nicola, but everyone calls me Nic.

K: Hi, I’m Kelly.

N: Right, say it again.

K: What? I’m Kelly.

N: You’re American! Oh, I love your accent. Say more things.

K: What?

N: Oh, just say more things so I can hear you talk.

K: Apple pie, blizzard.

N: Wow!

K: Pillow fight, banana.

N: You’re funny!

K: Thanks, this is my first day here.

N: Oh, really? Where are you from? Why are you here? How long have you been here? Whatreticências Why are you at the gymnasium? Do you do gymnastics?

K: Uhreticências

N: That’s so exciting!

K: I’m from Atlanta. I’m here with my mom for a year. She’s a surgeon at the city hospital. I doreticências well, I did gymnastics.

N: If you don’t do gymnastics, why be here?

K: I’m just sort of used to being in a gymnasium, it kind of feels like home. I don’t really have any friends, soreticências

N: Well, now you do.

ENFRENTANDO a barra. Direção de Clay Glen. Adelaide: Glen Pictures TV/South Australian Film Corporation, 2016. 1 DVD (93 minutos). (Excerto).

Notas

Atividade 5professor ou professora, recomenda-se destacar que todos os ou todas asfalantes têm um ”sotaque“, mas que o sotaque de alguns locais recebe mais prestígio que outros – por questões econômicas e políticas –, dando origem a preconceitos linguísticos.

ispíquin

Greeting sâmuám

Pre-speaking

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. Você cumprimenta seus/suas amigos/as da mesma fórma que cumprimenta outras pessoas, por exemplo, professores ou professoras e diretores/diretoras? Por quê?
    1. Que expressões em inglês você conhece para cumprimentar alguém? Você as usaria para cumprimentar qualquer pessoa? Por quê?
  2. Look at the pictures and make predictions about the greeting situations: who and where are these people? What do you think they are saying while making these gestures?
Fotografia. Um homem de cabelo branco, curto e cacheado, usando camisa jeans, está apertando a mão de uma menina de cabelo castanho, usando camiseta azul e sorrindo. Ela tem um curativo no braço. Ao fundo, um homem e uma mulher estão olhando e sorrindo.

b.

Fotografia. Uma menina de cabelo castanho claro e ondulado, usando uniforme branco e levando uma mochila azul nas costas está com a mão levantada e espalmada. À sua frente, outra menina de cabelo cacheado preto, e usando uniforme branco também está com a mão levantada e espalmada na direção da mão da primeira menina.

Speaking

  1. Practice greeting people. Use the contexts suggested or think of other situations.
  • Você está caminhando pela calçada quando encontra um ou uma colega que não vê há tempos. Cumprimente-o ou Cumprimente-a e converse sobre o que vocês estão fazendo no momento etcétera
  • seu professor ou sua professora está conversando com um/uma estrangeiro/a que visita sua escola. Cumprimente seu professor ou sua professora e depois cumprimente o ou a visitante, apresentando-se.
  • Planeje os diálogos, ensaie-os e depois apresente-os para sua turma em fórma de encenação.

Useful language

Hello./Hi./Hi there./Hey.

How are you?/How are you doing?

What’s up?/What’s new?

Nothing much./Not much.

I’m fine./I’m doing good./I’m OK.

My name isreticências/I’mreticências, but everyone calls mereticências

Nice to meet you./Nice to meet you, too.

Good morning./Good afternoon./Good evening.

Goodbye./Bye./See you later./Take care.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. O que pode ocorrer quando se cumprimenta alguém inadequadamente?
    1. Existem modos adequados de se cumprimentar alguém também na escrita? Por quê?
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes percebam que os cumprimentos mudam de acôrdo com a relação (mais formal ou mais informal) que as pessoas têm.

2. Respostas possíveis: a) A teacher/doctor/researcher and a student/teenager at a school/community center; b) Two schoolmates/classmates in the classroom. They are probably saying phrases such as hi, hello, good morning or thank you etcétera in situation “a”, and hi, hey, how’s it going, whazzup, sup, yo etcétera in situation “b”.

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: a) Adolescente sul-africana agradece o médico que a tratou. Texas, Estados Unidos, 2016; b) Estudantes cumprimentando-se com o high-five”, comum entre adolescentes.

3. Ver Notas.

Useful language. Ver Notas.

4. a) Respostas possíveis: A pessoa pode se sentir ofendida, pode-se causar um mal-entendido etcétera

4. b) Respostas possíveis: Sim, a comunicação escrita também deve se adequar ao grau de formalidade ou informalidade que existe na relação entre as pessoas.

Speaking

A seção trabalha as habilidades ê éfe zero seis éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa – ao estimular os ou as estudantes a iniciar diálogos em diferentes contextos; e ê éfe zero seis éle ih zero cinco: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas – com foco em falar de si e do que se está fazendo.

 Useful language

professor ou professora, informar que usamos a pergunta What’s up? para saber, por exemplo, o que a pessoa tem para contar ou o que a está preocupando, e que as respostas podem ser Nothing much, “Not much”, I’m just relaxing  etcétera

Notas

Atividade 3professor ou professora, orientar os ou as estudantes acerca dos cumprimentos mais adequados para as situações que idealizarem, considerando o grau de formalidade de cada uma.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para a prática da oralidade, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que escolham um ou uma artista (ator ou atriz, cantor/cantora, pintor/pintora etcétera) do qual sejam fãs ou admirem o trabalho. Solicitar que confeccionem, em papel sulfite ou cartolina, um cartão com o nome do ou da artista que escolheram. Em grupos de 4 ou 5 estudantes, eles devem apresentar o ou a artista aos ou às colegas.

ráitin téquisti mécegi

Que tal praticar a escrita de uma mensagem de texto em aplicativo de bate-papo (chat)?

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

What: a text message

To whom: a friend, a family member or a teacher

Media: online

Objective: send a message to greet someone and talk about what is going on in your life

Pre-writing (brainstorming)

1. Reveja o que foi apresentado nesta unidade sobre mensagens de texto e também o que você já sabia sobre essa ferramenta. Essas mensagens são usadas para que fins? São curtas ou longas? Podemos usar abreviações? Podemos inserir imagens? Por quê?

First draft

  1. Busque na unidade e em suas anotações modos de cumprimentar e de se despedir, verbos para expressar ações que estão sendo executadas neste momento e possíveis fórmas de fazer perguntas.
  2. Pense em um/uma destinatário/a para sua mensagem. Nessa mensagem, conte uma novidade e, no final, pergunte-lhe como estão as coisas e o que ele ou ela está fazendo no momento.
  3. Produza um rascunho dessa mensagem. Se for usar o caderno, indique os pontos da mensagem em que você inseriria emôticons ou emôjis e quais seriam eles.
  4. Mostre seu rascunho a um ou uma colega ou a um grupo de colegas e peça-lhe(s) sugestões de como seu texto poderia melhorar. Ofereça sugestões em relação aos textos dele(s)/dela(s).

Editing

6. Ao receber seu texto de volta, faça uma revisão com base nas sugestões recebidas, verificando o que é necessário mudar, acrescentar ou reconsiderar.

Final text

7. Crie uma versão final de sua mensagem. Em seguida, verifique a possibilidade de realmente enviar essa mensagem ao/à destinatário/a utilizando algum meio de comunicação.

Post-writing

8. Você já havia escrito uma mensagem de texto em inglês antes? Se foi a primeira vez, achou válida a experiência? Por quê? Acha que pode, a partir de agora, trocar algumas mensagens em inglês com seus ou suas colegas de sala ou com outras pessoas?

Respostas e comentários

Writing

Nesta seção, trabalham-se as habilidades ê éfe zero seis éle ih um três: listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; e ê éfe zero seis éle ih um quatro: organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto – desenvolvidas nas atividades relativas às etapas Pre-writing (brainstorming) e First draft. A habilidade ê éfe zero seis éle ih um cinco: produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar – com foco em mensagem de texto via aplicativo de bate-papo (chat) – é desenvolvida no conjunto das atividades da seção, considerando que, em todas, está pressuposto o conceito de produção escrita de fórma processual. Caso não seja possível usar ferramentas digitais, sugere-se que os ou as estudantes escrevam suas mensagens em folhas de papel, reproduzindo emojis e emoticons, e deixando espaço para que o/a destinatário/a as respondam.

fóra da sala de aula

professor ou professora, é possível criar uma página da turma em uma rede social apropriada para a faixa etária (verificar a política de privacidade com antecedência), para que os ou as estudantes possam publicar seus textos, colocando em prática o que aprenderam sobre mensagem de texto em aplicativo de bate-papo. É importante orientar os ou as estudantes a tentar usar a língua inglesa em toda a conversa, lembrando-os, também, das regras para as interações respeitosas na internet. Outra alternativa é utilizar os recursos digitais, criando um documento para que todas as mensagens possam ser compartilhadas por eles ou elas.

pici cãltchur

A imagem é um post de rede social da página Rainforest Foundation. Analise-a e res­ponda às perguntas em seu caderno.

Rainforest Foundationé uma organização internacional e não governamental dedicada a apoiar os povos indígenas em seus esforços para proteger o meio ambiente em que vivem e garantir seus direitos. Um de seus cofundadores é o cantor Sting, conhecido por seu ativismo e envolvimento com as causas ambientais e de respeito aos direitos humanos.

Composição de fotografia com ilustração. Uma postagem em rede social. No centro, fotografia de vista de cima de um campo circular no qual está escrito: FORA GARIMPO. Na parte inferior, a legenda: AMAZON TO ALPS: SWISS GOLD IMPORTS FROM BRAZIL TREAD A LEGAL MINEFIELD. Abaixo, emojs de curtir, amar e chorar. Abaixo, as opções CURTIR, COMENTAR e COMPARTILHAR.

  1. Além da palavra brâzil no texto, que outro elemento nos mostra que a postagem é sobre o Brasil? Você se interessaria em ler este pôst?
  2. Em duplas, reflitam sobre a relação dos povos indígenas com o meio ambiente. Por que é tão importante respeitá-los e preservar sua cultura?
  3. De que fórma as interações por meio das redes sociais podem ajudar em causas sociais como meio ambiente e direitos dos povos indígenas, entre outras?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 6 e também as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e escreva-as no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender a linguagem usada em mensagens de aplicativos de bate-papo (chat)...

compreender o uso do presente contínuo...

dizer o nome de alguns países, adjetivos pátrios e continentes em inglês...

compreender um áudio em que duas adolescentes de países diferentes se apresentam...

cumprimentar alguém, apresentar-me e perguntar o que a pessoa está fazendo...

escrever uma mensagem de texto de bate-papo virtual para alguém, perguntando e respondendo sobre o que ambos estão fazendo...

Respostas e comentários

A legenda foi suprimida do livro do estudante para fins didáticos. Post da Rainforest Foundation em uma rede social, tratando de manifestação de indígenas Yanomami e Ye’kwana, na Terra Indígena Yanomami, Roraima, 2019.

1. A imagem com o texto “fóra garimpo”.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta seção desenvolve a habilidade ê éfe zero seis éle ih um dois: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica. Assim, pretende-se sintetizar um dos temas desta unidade, que é a interação social.

A atividade 2 permite que os ou as estudantes troquem ideias e percebam que há semelhanças e diferenças entre as pessoas e que é preciso respeitá-las. Permite ainda que percebam a importância do respeito às diferentes culturas e modos de vida, levando em conta que o entendimento, o respeito e a tolerância são as bases para a implementação da Educação para a Paz no ambiente escolar.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar em quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda organizar um plano de ação para melhorar o próprio aprendizado e, também, auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se que os estudantes:

  • retomem as leituras da seção rídin e refaçam as atividades em duplas, discutindo as dúvidas. É importante monitorar a atividade.
  • revisem as atividades da seção lenguage in iusi uon. Em seguida, devem escolher uma imagem (cena de filme, pintura, foto etcétera) que apresente pessoas realizando ações e descrever essa imagem. As imagens podem ser encontradas em jornais, revistas ou na internet. Na aula seguinte, em pequenos grupos, sugere-se espalhar as imagens e pedir a cada estudante que as descreva para que os/as outros/outras integrantes do grupo adivinhem qual é a imagem descrita.
  • revisem as atividades da seção lenguage in iusi tchu. Então, pedir que pesquisem dez pessoas famosas de diferentes nacionalidades e escrevam sobre elas no caderno.
  • consultem a transcrição do áudio, façam anotações e, em seguida, escutem a faixa do CD em áudio novamente para refazer as atividades.
  • retomem as estratégias de preparação de uma apresentação oral disponíveis na seção ”ispíquin” e preparem, no caderno, mais um exemplo que possam praticar com o auxílio de um ou uma colega.
  • revisem as estratégias de escrita apresentadas na seção ”ráitin” e escrevam uma nova mensagem que possa ser direcionada a um/uma amigo/amiga fóra do ambiente escolar ou a um membro da família para nova avaliação.

bí en eigientchi ófi tchéngi

Units 5 and 6 Building social skills

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

  1. Analyze these situations. In your notebook, write the answer that is true for you.
    1. Um/uma colega de sala envia uma mensagem para você dizendo que não gostou das imagens que você escolheu para o trabalho em grupo. Vocêreticências
      1. se irrita, porque o ou a colega não considerou o tempo que você gastou; você responde em letras maiúsculas que não vai procurar mais nada.
      2. conversa pessoalmente com ele ou ela para saber que tipo de imagem você poderia procurar e tenta entender por que as imagens que você escolheu não são adequadas.
    1. Um/uma amigo/a está agindo de fórma estranha com você, e você desconhece a razão. Vocêreticências
      1. se chateia e passa a tratá-lo/la da mesma fórma que está sendo tratado/a.
      2. explica para ele ou ela como você se sente e pergunta o que aconteceu.
  2. Discuss the situations in activity 1 with a classmate.
    1. Quantas respostas “um” e quantas respostas “II” você marcou? Que atitudes são ilustradas nas respostas de número um? E nas de número dois?
    1. Você já passou por situações semelhantes? Se sim, como lidou com elas?
  3. Read this quote. Then answer the questions orally.

“You can’t be human all by yourself, and when you have this quality – Ubuntu – you are known for your generosity. We think of ourselves far too frequently as just individuals, separated from one another, whereas you are connected and what you do affects the whole World. reticências

TUTU, Desmond. All Desmond Tutu quotes about “being human”. Inspiring Quotes US. Disponível em: https://oeds.link/ArAI1k. Acesso em: 11 jun. 2022.

  1. De acôrdo com a citação, o que significa ter a qualidade Ubuntu?
  1. Você considera as respostas “dois” na atividade 1 exemplos da prática da filosofia Ubuntu? Justifique.

4. Read this text. Then discuss the questions with a classmate.

Social skills are the ways in which we interact with others. If we have good social skills, then this can help us become con dent, happy people who are easy to get along with.

Social skills are:

Cooperation              Being a friend

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. a) Respostas pessoais. Respostas possíveis: um – Atitudes de intolerância, que buscam “pagar na mesma moeda”. Parece haver um julgamento precipitado do outro; dois – Atitudes de tolerância e paciência, por meio das quais se tenta ver as coisas pelo olhar do outro, sem julgamento precipitado, com aceitação das diferenças e com respeito pelas escolhas do outro. Ver Notas.

2. b) Respostas pessoais.

3. Ver Notas.

3. a) Respostas possíveis: Ubuntu significa ter a consciência de que precisamos do outro para existir, que estamos conectados/as, que somos parte de um todo e que tudo o que fazemos afeta todo o mundo.

3. b) Respostas possíveis: Sim, pois mostram que as pessoas se importam umas com as outras. Ver Notas.

Be an agent of change

Building social skills

Esta seção dá continuidade ao trabalho com a competência 9 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2017, página 10): “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”. Para isso, busca sensibilizar os ou as estudantes para a importância de desenvolver habilidades úteis para interagir e conviver pacificamente na sociedade. Isso é feito por meio de atividades que levam a uma reflexão sobre atitudes que demonstram respeito e consideração pelo outro.

Notas

Atividade 2

a professor ou professora, dependendo do engajamento da turma, pode-se propor outras questões para esclarecer as ideias contidas nas respostas “I” e “II”. Por exemplo: 1. um ou uma colega pede algo emprestado a você e devolve o objeto com um defeito. Você: um – discute com ele ou ela e se nega a ouvir explicações; dois – fica desapontado ou desapontada, mas ouve o que ele ou ela tem a dizer.

2. um ou uma colega adota um visual bem diferente e algumas pessoas caçoam da aparência dele ou dela. Você: um – afasta-se discretamente do ou da colega para não ser identificado/a com ele ou ela; dois – não se incomoda, pois a amizade vale mais do que aparências e gostos pessoais.

Atividade 3professor ou professora, após trabalhar com a atividade, recomenda-se falar mais sobre a filosofia africana Ubuntu. Registrar no quadro um esquema que resume, didaticamente, as principais características de Ubuntu. Organizar essas informações em uma tabela intitulada Ubuntu que contenha atributos como: humaneness, gentleness, hospitality, empathy, deep kindness, friendliness, generosity, vulnerability e compassion. Muitas dessas palavras são cognatas e podem ajudar os ou as estudantes a compreender a filosofia Ubuntu.

b professor ou professora, caso tenha optado por partilhar com os ou as estudantes a tabela da nota anterior, pode-se pedir que relacionem o tipo de reação nas respostas “dois” da atividade 2 aos atributos e significados do Ubuntu. Por exemplo, conversar pessoalmente para chegar a um acôrdo está relacionado com vulnerabilidade e gentileza; ouvir o que a outra pessoa tem a dizer está relacionado com empatia.

  • Sharing
  • Participation
  • Being patient
  • Helping others
  • Accepting differences
  • Listening
  • Positive interaction – if you are nice to others then they are usually nice to you.
  • Being polite and courteous
  • Using good manners
  • Resolving conflicts
  1. O que você entende por social skills? O parágrafo lido pode ajudar você a responder.
  1. Em sua opinião, essas social skills podem indicar que uma pessoa possui a qualidade Ubuntu? Explique.
  1. Create a list of attitudes based on the text in activity 4. Follow the instructions.
    1. Escolha uma das social skills apresentadas na atividade 4 e, em seu caderno, faça uma lista de atitudes que demonstrem essa habilidade na prática.
    1. Ao longo da semana, observe as suas interações, bem como as de outras pessoas, em ambientes como a escola, sua casa, as redes sociais, os meios de transporte, programas de TV etcétera Em quais momentos você ou outras pessoas recorreram à habilidade social que você escolheu?
    1. Forme um grupo. Compartilhem suas anotações. Separem as interações em dois grupos: as que foram tranquilas e as que geraram conflitos.
    1. Se houve interações conflituosas, avaliem o que contribuiu para que as situações acontecessem dessa fórma. Quais mudanças de comportamento devem ser consideradas para que, das próximas vezes, as interações conflituosas sejam pacíficas?
  2. Create a bookmark. Follow the instructions.

Make a better world:

Cooperate

Share.

Be patient.

Accept differences.

Ilustração. Marca páginas. Um retângulo em tons de verde na posição vertical. No centro, lê-se: MAKE A BETTER WORLD: COOPERATE. SHARE. BE PATIENT. ACCEPT DIFFERENCES. Na parte inferior há uma ilustração de um globo terrestre sorrindo.
  1. Forme um grupo. Organizem-se para produzir marcadores de livros (de cartolina, ê vê á ou qualquer outro material disponível).
  1. Elaborem mensagens para encorajar a prática do Ubuntu no cotidiano. Pensem, por exemplo, em mensagens sobre como evitar conflitos e estimular a cooperação, o respeito e a tolerância.
  1. Escrevam as mensagens nos bookmarks, usando sua criatividade visual.

d. Distribuam os bookmarks para promover uma campanha de conscientização Ubuntu. Se possível, expandam a campanha, distribuindo os marcadores para outras turmas ou mesmo presenteando outra/s escola/s da comunidade.

Respostas e comentários

4. a) Respostas possíveis: São as maneiras pelas quais interagimos com as pessoas – ou seja, são “habilidades sociais”.

4. b) Respostas possíveis: Sim, pois essas habilidades harmonizam com o Ubuntu. Por exemplo, sharing (compartilhar) se afina com a ideia de you can’t be human all by yourself (não conseguimos ser humanos sozinhos, isolados), e helping others (ajudar os outros) harmoniza com generosity (generosidade).

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

6. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 5

professor ou professora, após a apresentação dos resultados do trabalho feito pela turma ao longo de uma semana, pode-se aproveitar para discutir sobre como a televisão veicula comportamentos que muitos acabam adotando, de algum modo. Sugere-se, portanto, convidar os ou as estudantes a refletir sobre o fato de que novelas, séries, reality shows etcétera apresentam vários tipos de relacionamentos marcados por conflitos que poderiam ser evitados. Comentar que essa resolução do conflito não se dá na trama de fórma rápida justamente para que haja uma história para contar. Essa consciência adquirida com a observação de produtos culturais pode nos ajudar a não repetir, na vida real, comportamentos que personagens da ficção adotam e que espelham falta de habilidades sociais.

 Informações adicionais

  • Ubuntu: conceito filosófico de origem africana que se resume ao entendimento de que uma pessoa só é uma pessoa no contexto de outras pessoas, que a humanidade de uma pessoa está inextricavelmente ligada à de outras, que aquilo que afeta um ou uma afeta a todos ou todas. Esse conceito tradicional africano está bastante presente na obra de desmondi tutu (1931-2021), um dos mais conhecidos ativistas dos direitos humanos da África do Sul, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984 pelos seus esforços em pôr um fim ao Apartháide, regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 até 1994.
  • BORGES, Gustavo S.; DIALLO, Alfa O. A filosofia africana do ubuntu e os direitos humanos. Revista de Direito Internacional e Direitos Humanos da ú éfe érre jota, volume 3, número 2. Disponível em: https://oeds.link/ArZIfv. Acesso em: 3 maio 2022.

O artigo faz uma análise da aproximação entre a filosofia africana do Ubuntu e o sistema africano de direitos humanos.

Glossário

trusted
- de confiança
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meet
- conhecer
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hang out
- ficar de bobeira; relaxar
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play (a sport)
- praticar (um esporte)
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