iuniti eitchi This is me

1

Fotografia. Uma criança com touca e óculos de natação está dentro da piscina, de costas, com o braço esquerdo atrás da cabeça.

2

Fotografia. Um homem usando capacete e sentado em uma cadeira de rodas está no topo de uma pista de skate com a mão apoiada na borda e a cadeira com as rodas para o alto. Ao lado, duas pessoas sentadas na borda da pista estão observando.

3

Fotografia. Mãos segurando um controle de videogame apontado na direção de uma televisão.

4

Fotografia. Uma menina de cabelo castanho preso em uma trança, usando uma camiseta de manga comprida listrada. Ela está segurando uma tesoura e recortando papéis sobre a mesa.

5

Fotografia. Quatro pessoas estão de costas, sentadas em um pano sobre a grama, olhando para a paisagem que está ao fundo. Duas delas estão abraçadas.

6

Fotografia. Quatro crianças descalças em um campo de terra. Entre elas há uma bola de futebol.

7

Fotografia. Um menino de cabelo castanho curto usando uma camisa polo vermelha. Ele está deitado de barriga para baixo, com a cabeça apoiada na mão direita, olhando para um livro aberto e sorrindo.

8

Fotografia. Parte do corpo de uma menina de cabelo cacheado, usando macacão jeans, segurando um pincel com tinta cor de rosa e esticando-o na direção de um painel de madeira.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias desta página foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos. Na foto 2, Aaron Fotheringham, cadeirante skatista que já ganhou diversos prêmios, executando manobra numa pista de skate em Las Vegas, Estados Unidos, 2018.

Unit 8

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 3 e 6, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero seis éle ih zero um / ê éfe zero seis éle ih zero quatro / ê éfe zero seis éle ih zero cinco / ê éfe zero seis éle ih zero seis / ê éfe zero seis éle ih zero sete / ê éfe zero seis éle ih zero nove / ê éfe zero seis éle ih um um / ê éfe zero seis éle ih um dois / ê éfe zero seis éle ih um três / ê éfe zero seis éle ih um quatro / ê éfe zero seis éle ih um cinco / ê éfe zero seis éle ih um seis / ê éfe zero seis éle ih um sete / ê éfe zero seis éle ih um nove / ê éfe zero seis éle ih dois zero

Objetivos da unidade

A unidade busca discutir atividades de lazer, gostos e preferências. Exploram-se diferentes perspectivas sobre o uso do tempo livre por meio de leitura, escuta, oralidade e estudo gramatical de alguns recursos que expressam a ideia de lazer. Com base no conceito de Educação para a Paz, a unidade discute possibilidades de tempo de lazer compartilhado. Dessa fórma, enquanto aprendem a língua inglesa, os ou as estudantes também refletem sobre a capacidade de ouvir, entender e apreciar as preferências e as necessidades do outro para conviver em harmonia na sociedade.

A unidade se relaciona com Língua Portuguesa pela possibilidade de transformar a produção escrita do “Sobre mim”, na seção “Writing”, em um projeto bilíngue, uma vez que muitos sites oferecem esse tipo de acessibilidade.

Objetivos

  • Compreender depoimentos em áudio sobre atividades de lazer.
  • Compreender e produzir textos da seção “Sobre mim” de blogues.
  • Compreender o uso dos verbos hate, like e love + tiú.
  • Discutir a importância do tempo livre e pensar em fórmas de utilizá-lo bem.
  • Fazer uma apresentação sobre lazer, gostos e preferências.
  • Revisar usos do Prézent simpou e do présenti contínuous.

First interactions

1 Discuss these questions with your classmates.

a O que é possível observar em cada uma das imagens?

b O que as imagens têm em comum?

c Quais dessas imagens retratam atividades que você, seus ou suas amigos ou amigas ou pessoas em sua comunidade realizam cotidianamente?

d Com quais dessas atividades você mais se identifica? Com quais você não tem nenhuma afinidade? Em sua opinião, que outras atividades de lazer poderiam estar representadas nas imagens?

Going further

Nos próximos dias, observe como as pessoas que você conhece passam seu tempo livre. Elas costumam aproveitá-lo sozinhas ou com outras pessoas? Dentro ou fóra de casa? Em movimento ou paradas em frente a uma tela de TV, computador ou celular? Com base nessas questões, reflita: como diferentes fórmas de lazer podem impactar a vida das pessoas?

???

Agents of change

O que acontece quando você e seus/suas amigos/as e familiares têm gostos e hábitos diferentes com relação a atividades de lazer? Existem maneiras de conciliar essas diferenças? O que é melhor: tentar negociar e passar o tempo juntos/juntas ou encontrar soluções individuais e cada um ou uma passar o tempo livre como preferir? Pense em exemplos concretos de sua vida e comente com seus ou suas colegas.

Respostas e comentários

1. a) 1. Adolescente nadando em piscina; 2. Adolescente em cadeira de rodas praticando manobras em pista de skate; 3. Pessoa jogando video game; 4. Adolescente realizando atividade artística/recortando um papel; 5. Adolescentes admirando o pôr do sol; 6. Crianças jogando futebol em campinho; 7. Adolescente lendo um livro; 8. Adolescentes pintando uma casa de madeira em um sítio.

1. b) Todas as imagens retratam crianças e adolescentes em atividades de lazer ou aproveitando de alguma fórma seu tempo livre.

1. c) Respostas pessoais.

1. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

Going further. Ver Notas.

Agents of change. Ver Notas.

Notas

Atividade 1d professor ou professora, sugere-se propor aos ou às estudantes que, em pequenos grupos, troquem ideias sobre as atividades das quais eles ou elas gostam ou não e os motivos para tais escolhas.

First interactions

O objetivo desta seção é introduzir o tema do lazer por meio da leitura de imagens que representam diversas fórmas de aproveitar o tempo livre. Com base nessa leitura, propõe-se refletir sobre os impactos das diferentes atividades de lazer na vida pessoal dos indivíduos, levando em conta as perspectivas pessoais ­dos/das estudantes segundo suas próprias experiências.

 Going further

professor ou professora, sugere-se encorajar a turma a refletir sobre como as pessoas passam o tempo livre e a considerar se elas poderiam utilizar seu tempo de outra fórma a fim de ter uma vida mais saudável e plena. Cada vez mais, os ou as jovens passam o tempo interagindo com telas e consumindo mídias em detrimento de jogos e brincadeiras ao ar livre, práticas esportivas etcétera. Isso pode ter impactos sobre a saúde física e emocional desses ou dessas jovens. Sugere-se levar os ou as estudantes a refletir como as escolhas impactam suas vidas agora e no futuro.

 Agents of change

professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes reflitam sobre o fato de que a maneira de se encarar o lazer pode gerar conflitos, pois se cada pessoa passa seu tempo livre de fórma diferente, é preciso negociar para conciliar interesses. Por exemplo, enquanto pais, mães e/ou responsáveis podem preferir ver TV no fim de semana, seus filhos ou suas filhas podem querer pedalar no parque e nem sempre eles ou elas têm autonomia para isso, daí a necessidade de negociar. Essa negociação é saudável e evita o isolamento causado pelas mídias digitais.

fóra da sala de aula

professor ou professora, pode-se sugerir aos ou às estudantes que criem um blogue da turma ao longo do estudo da unidade. É possível escrever a apresentação sobre si mesmos ou mesmas nas línguas inglesa e portuguesa, em uma proposta interdisciplinar com Língua Portuguesa. Também podem escolher ou produzir imagens sobre o esporte e a atividade de lazer favoritos/as e publicá-las com os textos.

Reading

“About me” blog section

Pre-reading

1 Choose the appropriate option for each question in your notebook.

a Em qual destes veículos de comunicação na internet geralmente é possível identificar a pessoa responsável pelas publicações?

I Blogues pessoais.

II Portais de serviços ou utilidade pública.

III Sites de comércio eletrônico.

b Qual seção de um blogue frequentemente traz informações a respeito de seu/sua autor/a?

I A área de comentários sobre as postagens.

II A seção “Sobre mim” (“About me”) presente no cabeçalho ou na barra lateral.

III A seção de conteúdo sobre determinado assunto.

c Que tipo de informação você acha mais provável encontrar na seção “Sobre mim” de um blogue pessoal?

I Dados como idade, estado civil, pêso e altura.

II enderêço e telefone para contato.

III Nome, características pessoais, hábitos e preferências.

d Por que você acha que um/a autor/a escreve sobre si em seu blogue pessoal?

I Para abrir espaço para críticas e comentários por parte do leitor ou da leitora.

II Para criar empatia com o leitor ou a leitora e explicitar o caráter autoral do blogue.

III Para vender o espaço do blogue a possíveis patrocinadores.

Going further

A palavra blog, em inglês, é a abreviação de weblog, que vem da fusão dos vocábulos web e log. Log significa “registro de algum fato ou evento cotidiano”. Os blogues surgiram nos anos finais do século vinte como páginas na web contendo narrativas da vida cotidiana ou reflexões pessoais sobre determinado tema. Com sua popularização, os objetivos e formatos dos blogues se diversificaram: hoje, há blogues que são canais de notícias, de informação sobre algum tópico específico ou mesmo de divulgação de produtos e serviços.

2 Look at the text in activity 3. Then answer these questions in your notebook.

a Quem escreve um texto como esse?

b Para quem é escrito esse tipo de texto?

c Você costuma ler blogues? Por quê?

d Caso já tenha lido um blogue, você se lembra de ter lido informações sobre seu/sua autor/a em algum lugar dele?

Respostas e comentários

1. a) um

1. b) dois

1. c) três

1. d) dois

2. Ver Notas.

2. a) autores ou autoras de blogue.

2. b) Respostas possíveis: Para aqueles que se interessam em saber mais sobre os/as autores/as de um blogue.

2. c) Respostas pessoais.

2. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

Reading

A seção trabalha as habilidades EF06LI07: formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas; EF06LI09: localizar informações específicas em texto; e EF06LI12: interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

A seção busca abordar o tema estilo de vida e preferências pessoais, trabalhando com uma seção muito comum em blogs About me (Sobre mim). Nela, o autôr ou a autôra do blogue se apresenta ao/à leitor/a, relacionando, por vezes, aspectos de sua personalidade com a temática do blogue.

Notas

Atividade 2professor ou professora, explicar aos ou às estudantes que, nessa etapa de pré-leitura, eles ou elas ainda não precisam ler o texto, mas apenas observar sua diagramação, imagens e aspectos gerais.

d Em blogs, é comum haver informações abaixo de fotos de perfil, em abas com títulos “Sobre mim” ou “Quem sou eu” ou até mesmo informações sobre o autôr ou a autôra do texto depois de postagens.

Reading

3 Read the text and answer the questions in your notebook.

Reprodução de página de internet

Mitchell’s Life with Autism

Sharing My Story

Ilustração. Pequeno quadro azul com as letras do alfabeto.

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Fotografia. Um menino de cabelo loiro, cacheado e curto, de sobrancelhas grossas, usando fone de ouvido redondo preto e vermelho, camisa cinza e segurando um copo.

About Me

My name is Mitchell and I am and autistic teen. I want to share my life with the world in hopes that I can bring awareness of what it is like to live with autism. I believe spelling as a form of communication is not well understood and I hope to bring awareness to this lifestyle and change that for autistic people everywhere. I am on the move a lot because it helps me concentrate and apply myself. I don’t think it is a problem, I just think I am different. I want the world to see different as beautiful and not scary like they do now. I know I may not act like everyone else, but that is what makes me awesome! I use a letter board to communicate and I am starting to use a keyboard [on my new device]. I hope you enjoy my blog and I would love to hear from you!

ABOUT me. Mitchell’s Life with Autism. Disponível em: https://oeds.link/RM9L9g. Acesso em: 18 maio 2022.

Respostas e comentários

3. Ver notas.

Notas

Atividade 3professor ou professora, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que façam uma primeira leitura rapidamente, sem se preocupar com palavras e expressões que talvez não compreendam, mas recorrendo às palavras “transparentes” (cognatas) para que captem o sentido geral do texto, uma aplicação de pensamento computacional. Orientar os ou as estudantes a perceber as características do texto, como elementos de diagramação, a presença de imagem e o uso da primeira pessoa, por se tratar de apresentação pessoal.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se ampliar a conversa com a turma comentando sobre os vlogues. Vlogue é um tipo de blogue em que os conteúdos são publicados em formato de vídeo. Pergunte aos ou às estudantes o que conhecem a respeito e se costumam acompanhar os vídeos de algum vlogue. Se for possível, peça a eles ou elas que pesquisem exemplos de vlogues, façam anotações e as tragam para a sala de aula para compartilhá-las com os ou as  colegas.

fóra da sala de aula

professor ou professora, chamar a atenção para a passagem do texto “I am an autistic teen”. Depois, solicitar aos ou às estudantes que pesquisem as seguintes questões para que possam discuti-las na aula seguinte: alguém tem, ou conhece alguma pessoa que tenha, Transtorno do Espectro Autista (teh eh ah), também conhecido como autismo? (Respostas pessoais.) Quais são as principais características dêsse transtôrno? (Afeta o sistema nervoso e pode alterar a capacidade de comunicação e interação social.) Quais são as principais necessidades de um ou uma autista? (Inclusão social e escolar, abertura da comunidade às distintas fórmas de comunicação, etcétera) É importante lembrar que o ingresso de uma criança com deficiência em escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8 069/1990) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9 394/1996), que trata da Educação Especial, pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6 949/2009), pelo Atendimento Educacional Especializado (Decreto nº 7 611/2011) e pelo Plano Viver sem Limites (Decreto nº 7 612/2011).

a. In the text, find thereticências

I author’s name.

II goal of the blog.

III reason why he moves a lot.

IV reason that makes him awesome.

b. In your notebook, complete the sentences according to the text.

I Mitchell is an teen.

II He wants to raise related to his condition.

III He uses as a form of communication.

IV He wants to teach people about the of autistic people.

V He doesn’t think that a lot is a problem for him.

VI He wants the world to see different as .

VII He uses a letter board to .

VIII He hopes people his blog.

  1. Read the text again and answer the questions in your notebook.
    1. Qual é a condição sobre a qual mítchel quer falar em seu blogue?
    2. Que artifício mítchel utiliza para se manter concentrado?
    3. Como ele se comunica com as pessoas?
  2. Choose the option that best matches the meaning of each sentence. Write the answers in your notebook.
    1. […] I hope to bring awareness to this lifestylereticências (lines 7 and 8)
      1. I want people to learn more about this lifestyle.
      2. I want people to stop asking me questions about this lifestyle.
      3. I want people to live this lifestyle.
    1. […] it helps me concentrate and apply myself.” (lines 10 and 11)
      1. It helps me concentrate and be alone.
      2. It helps me concentrate and dedicate myself.
      3. It helps me concentrate and have a good memory.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Que informações mítchel informa sobre a própria realidade?
    2. Você ficou curioso em relação ao estilo de vida de mítchel? Por quê?
    3. Você já encontrou textos similares a esse em suportes off-line? Em caso afirmativo, onde?
    4. Que perguntas você gostaria de fazer ao mítchel?
Respostas e comentários

3. a) um Mitchell

3. a) dois To bring awareness of what it is like to live with autism.

3. a) três It helps him concentrate and apply himself.

3. a) quatro He acts different because of autism.

3. b) um autistic.

3. b) dois awareness.

3. b) três spelling.

3. b) quatro lifestyle.

3. b) cinco moving.

3. b) seis beautiful.

3. b) sete communicate.

3. b) oito enjoy.

4. a) Autismo.

4. b) Ele se movimenta bastante para manter a concentração.

4. c) Por meio de um quadro de letras.

5. a) um; b) dois. Ver Notas.

6. a) Respostas possíveis: Ele tem autismo. Ele se comunica soletrando. Ele precisa se movimentar para ficar concentrado. Ele criou um blogue para falar sobre sua vida como autista e mostrar seu estilo de vida para as pessoas. Ver Notas.

6. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

6. c) Respostas pessoais.

6. d) Resposta pessoal. Ver Notas.

Notas

Atividade 5

professor ou professora, esta atividade visa desenvolver a capacidade dos ou das estudantes de entender vocabulário de um texto com base em seu contexto. Solicitar a eles ou elas que revisitem os textos ao realizar as atividades, para que percebam, por meio de pistas textuais, o sentido que cada uma das expressões assume em seus contextos particulares. Uma fórma de abordar esta atividade é substituir, no texto, a frase em questão pelas propostas nas alternativas. eles ou elas devem escolher a frase que “encaixar” melhor no trecho.

Atividade 6

a professor ou professora, sugere-se incentivar uma discussão com os ou as estudantes para que contribuam com suas ideias sobre o que há na rotina e no estilo de vida de Mitchell que é diferente da vida e do estilo de vida dos/das próprios/as estudantes, podendo ser útil tomar nota de suas contribuições na lousa.

b Esta questão pode incentivar os ou as estudantes a relacionar o estilo de vida de Mitchell com aspectos da discussão sobre o Transtorno do Espectro Autista (teh eh ah), realizada antes da leitura dos textos.

d Esta questão pode incentivar os ou as estudantes a refletir sobre aspectos da vida do autor que não foram mencionados no texto e a encontrar fórmas de preencher essa lacuna por meio da elaboração de uma pergunta para cada um/uma deles/delas.

lenguage in iuisi 1

Review of present simple and present continuous/Verb pattern (hate, like, love + to)

1. Look at the comic strips and do the activities in your notebook.

um

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Jon, um homem de cabelo castanho, usando camisa azul, está sentado à mesa mordendo um sanduíche. Sobre a mesa há dois pratos e um copo com leite. Ao lado, Garfield, um gato laranja com listras pretas está andando sobre a mesa. Quadro dois: Garfield pisa em um dos pratos, que bate em sua cabeça e faz o som: BONK! Quadro três: Jon está com a boca entreaberta e diz: GARFIELD HATES MONDAYS. Garfield está com as patas no focinho e pensa: I HATE MONDAYS.
gárfild, comic strip by Jim Davis, 1980.

dois

Tirinha. Composta em oito quadros. Quadro um: Garfield, um gato laranja com listras pretas está deitado e sorrindo.  A seu redor há estrelas vermelhas. Ao fundo lê-se GARFIELD. Quadro dois: Uma caixa quadrada com um pano dentro do qual há um volume arredondado. Quadro três: Uma caixa quadrada com um pano dentro do qual há um volume arredondado. Quadro quatro: Garfield está sentado dentro da caixa quadrada, com a boca aberta. O pano está jogado para trás. O gato faz: YAWN. Quadro 5: Garfield está em pé, andando na direção de uma vasilha amarela com ração e na qual está escrito: GARFIELD. Quadro 6: Garfield está segurando sua vasilha de ração às costas. Quadro 7: Garfield está segurando sua vasilha de ração às costas. Ele está em cima de Jon, um homem de cabelo castanho, usando pijama listrado e deitado com os olhos fechados na cama. Quadro 8: Garfield coloca a vasilha de ração em cima de Jon, senta-se em cima dele, pega um pouco de ração com a pata e pensa: I HATE TO EAT ALONE
gárfild, comic strip by Jim Davis, 1982.

três

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Garfield, um gato laranja com listras pretas, está saltando com as patas esticadas na direção de um vasilha quadrada pensando: I LOVE LASAGNA! Quadro dois: Ele cai dentro da vasilha e passa massas de lasanha em todo o corpo, pensando: I LOVE TO SMEAR IT ON MY BODY. Quadro três: Ele está sentado dentro da vasilha de lasanha coberto por massas de lasanha e pensa: WHICH INSURES I DON’T HAVE TO SHARE IT WITH ANYONE. Ao lado, Jon um homem de cabelo castanho, Odie, um cachorro amarelo de orelhas marrons e Lyman, um homem de cabelo preto e bigode marrom estão com os olhos fechados, mostrando a língua. Abaixo deles há pratos vazios.
gárfild, comic strip by Jim Davis, 1980.
Respostas e comentários

Language in use 1

A seção trabalha as habilidades EF06LI16: construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula – contemplada com a dica de pergunta no boxe “Classroom language”, que está na página 127; EF06LI19: utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias – com foco em revisar o presente do indicativo para falar sobre gostos; e EF06LI20: utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. Para o trabalho com as habilidades ê éfe zero seis éle ih um seis e ê éfe zero seis éle ih um nove, são propostas tirinhas do personagem Garfield, nas quais é possível identificar a presença linguística dos referidos itens gramaticais. Com base nessas tirinhas, os ou as estudantes podem refletir sobre os usos da língua em contexto.

quatro

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Garfield, um gato laranja com listras pretas, está andando com as pernas esticadas, os olhos abaixados e pensa: WHENEVER I’M HAVING A BAD DAY... Quadro dois: Garfield continua andando e pensa: I LIKE TO SPEND SOME TIME WITH JON. Quadro três: Jon, um homem de cabelo castanho, que está com a cabeça baixa, fala: I DON’T THINK THAT THESE ARE MY SHOES... Garfield está ao seu lado, sorrindo e com as duas patas esticadas na direção do homem.
gárfild, comic strip by Jim Davis, 2016.

cinco

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Jon, um homem de cabelo castanho, está sentado à mesa, com a mão esquerda apontada para seu peito, os olhos entreabertos e diz: I HAVE FEELINGS. Ao lado, Garfield, um gato laranja de listras pretas, está sentado à mesa, com os olhos arregalados e pensa: NO, YOU DON’T. Quadro dois: Jon está com os olhos arregalados e diz: I REALLY DO. Garfield está com as duas patas esticadas para frente, os olhos arregalados, a boca ondulada e pensa: OH, NO, YOU DON’T! Quadro três: Jon está com os olhos baixos e finaliza: BUT I DON’T LIKE TO TALK ABOUT THEM. Ao lado, Garfield está com os olhos baixos e uma pata apoiada sobre a mesa e pensa: OH, THA’TS OKAY THEN.
Garfield, comic strip by Jim Davis, 2016.

seis

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Garfield, um gato laranja de listras pretas, está em pé ao lado de uma árvore, olhando para ela, com a cabeça inclinada para cima e pensa: I’M TOO TIRED TO CLIMB THIS TREE... Quadro dois: Garfield vira de costas para a árvore e pensa: LET’S JUST SAY I DID. Quadro três: Jon, um homem  de cabelo castanho, está com os olhos arregalados olhando para Garfield e pergunta: WHAT ARE YOU DOING? Ao lado, Garfield está segurando um lenço branco ao lado do rosto e pensa: PRETENDING TO SWEAT.
Garfield, comic strip by Jim Davis, 2012.

sete

Tirinha. Composta em 3 quadros. Quadro um: Jon, um homem de cabelo castanho, está com os olhos baixos olhando para Garfield, um gato laranja de listras pretas, e pergunta: GETTING SOME REST? Ao lado, Garfield está deitado com a barriga para cima e pensa: NOPE... Quadro dois: Garfield continua deitado e pensa: I’M DOING NOTHING... Ao lado, Jon continua observando-o. Quadro três: Garfield está deitado com a barriga para cima e pensa: THE TWO CAN APPEAR AMAZINGLY SIMILIAR TO THE UNTRAINED EYE.
Garfield, comic strip by Jim Davis, 2005.
  1. Escreva á cê (ações contínuas) para as frases que contêm ações que estão ocorrendo no ato da fala e á agá (ações habituais) para frases que se referem a ações ou atividades de rotina.
    1. “(Are you) getting some rest?”
    2. “But I don’t like to talk about them.”
    3. “I hate Mondays.”
    4. “I like to spend some time with Jon.”
    5. “I love to smear it on my body.”
    6. “I’m doing nothing.”
    7. “(I’m) pretending to sweat.”
Respostas e comentários

1. a) um á cê

1. a) dois á agá

1. a) três AH

1. a) quatro á agá

1. a) cinco á agá

1. a) seis á cê

1. a) sete á cê

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, o item “a” da atividade 1 pode ser utilizado para verificar a compreensão dos ou das estudantes sobre o uso do present simple e do present continuous. Caso a turma apresente dificuldade na realização da atividade, recomenda-se organizá-la em duplas, que deverão voltar às tirinhas e procurar observar se as ações representadas se referem a descrições de rotinas, fatos ou verdades sobre os ou as personagens ou se dizem respeito a ações que estão acontecendo no momento de fala. Então, relembrar os ou as estudantes das estruturas de cada tempo verbal para que, posteriormente, possam realizar a atividade.

  1. Escolha a opção que corresponde ao conceito apresentado.
    1. Ações que estão ocorrendo no ato da fala utilizamreticências
  • présenti contínuous (sujeito + verbo tchu bi + verbo principal + -í êne gê).
  • Prézent simpou(I/you/we/they + verbo principal; he/she/it + verbo principal + [-e]apóstrofo s).
    1. Ações habituais ou atividades regulares utilizamreticências
  • présenti contínuous (sujeito + verbo tchu bi + verbo principal + -í êne gê).
  • Prézent simpou (I/you/we/they + verbo principal; he/she/it + verbo principal + [-e]apóstrofo s).

Going further

Garfield é um gato e personagem principal de uma tirinha produzida pelo cartunista estadunidense Jim Davis. Além do felino, a tirinha apresenta o humano Jon Arbuckle e o cachorro Odie, que acompanham Garfield em suas peripécias.

  1. In your notebook, match the questions to the answers from the comic strips.
    1. What are you doing?
    1. Are you getting some rest?
    1. Do I have feelings?
    1. What do you love?
    1. What does Garfield hate?
      1. “I love lasagna!”
      2. “Nopereticências I’m doing nothing.”
      3. “Pretending to sweat.”
      4. “No, you don’t.”
      5. “Garfield hates Mondays.”
  2. Look at the questions in activity 2 and choose the appropriate options in your notebook.
    1. Qual é a estrutura das perguntas sobre ações que estão ocorrendo no momento da fala?
      1. (Wh word) + verbo tchu bi + sujeito + verbo principal + -í êne gê?
      2. (Wh word) + du or dãs + sujeito + verbo principal?
    1. Qual é a estrutura de perguntas sobre ações que se referem a atividades habituais?
      1. (Wh word) + verbo tchu bi + sujeito + verbo principal + -í êne gê?
      2. (Wh word) + du or dãs + sujeito + verbo principal?
  3. Look at your classmates and write in your notebook what three of them are doing, but don’t mention their names. After that, get in groups of four and read your sentences to your classmates so they can guess who you described.

Classroom language

Quando você tiver uma dúvida, pode usar a frase Can you help me, please? para pedir ajuda ao/a seu/sua professor/a.

Respostas e comentários

1. b) um present continuous (sujeito + verbo to be + verbo principal + -ing)

1. b) dois present simple (I /you/we/they + verbo principal; he/she/it + verbo principal + [-e]s)

2. a) três

2. b) dois

2. c) quatro

2. d) um

2. e) cinco

3. a) um

3. b) dois

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 4professor ou professora, é importante solicitar aos ou às estudantes que façam inicialmente um trabalho individual de observação e que anotem o que observarem. É importante fomentar o respeito aos ou às colegas nas observações e anotações. Após esse primeiro momento, orientar a turma a formar grupos de quatro integrantes para que cada estudante, individualmente, leia em voz alta suas anotações (cada anotação referente a um ou uma estudante observado/a por ele ou ela), enquanto os/as outros/as componentes do grupo tentam adivinhar a quem tal anotação se refere. Atentar para o fato de que os registros feitos pelos ou pelas estudantes devem estar no present continuous.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para sistematizar as estruturas estudadas na atividade 3, pode-se pedir aos ou às estudantes que, em grupos, elaborem perguntas para uma entrevista com o objetivo de conhecer melhor um ou umacolega. Sugere-se estabelecer um número de perguntas a serem feitas, além de determinar que elas obrigatoriamente estejam em present simple e present continuous, para que os ou as estudantes descubram informações sobre os ou as colegas. Monitorar os grupos para auxiliá-los na elaboração das perguntas. Em seguida, recomenda-se formar duplas com estudantes de diferentes grupos para que entrevistem uns/umas aos/às outros/as utilizando perguntas diferentes.

5. Match the emojis to the corresponding verbs in your notebook.

a.

Emoji. Rosto amarelo, sorrindo e com dois coração vermelhos no lugar dos olhos.

b.

Emoji. Rosto amarelo, sorrindo e mostrando os dentes.

c.

Emoji. Rosto amarelo com a boca inclinada para baixo.

d.

Emoji. Rosto vermelho, com o cenho franzido e a boca contraída inclinada para baixo.
  1. don’t like
  2. hate
  3. laiqui
  4. Lóv
  1. Work in pairs. One student mentions an action in the continuous form and the other one makes an emoji in his/her notebook to express how he/she feels about it.
  2. Read the comic strips in activity 1 again and follow the instructions in your notebook.
    1. Encontre exemplos de frases com hate.
    1. Encontre exemplos de frases com laiqui .
    1. Encontre exemplos de frases com Lóv.
  3. Look at the examples in activity 7 and complete the sentences with the appropriate options in your notebook.
    1. Em inglês, os verbos hate, like e Lóv podem ser seguidosreticências
      1. apenas por substantivos.
      2. por substantivos ou por verbos.
      3. somente por verbos.
    1. Quando os verbos hate, like e Lóv são seguidos por outros verbosreticências
      1. usa-se tiú seguido do verbo.
      2. usa-se apenas o verbo.
      3. usa-se o verbo seguido de tiú.
  4. Write about yourself in your notebook. Then share your answers with a classmate.
    1. In my free timeglossário , I hate toreticências
    1. In my spare time, I like toreticências
    1. In my leisureglossário time, I love toreticências

Going further

Em inglês, as expressões free time, spare time e leisure time são muito parecidas:

  • free time significa “tempo livre”;
  • spare time é “tempo disponível”, não dedicado a compromissos;
  • leisure time quer dizer “tempo dedicado ao lazer”.
Respostas e comentários

5. a) quatro

5. b) três

5. c) um

5. d) dois

6. Ver Notas.

7. a) “Garfield hates Mondays.”/“I hate Mondays.”/“I hate to eat alone.”

7. b) “I like to spend some time with Jon.”/“But I don’t like to talk about them.”

7. c) “I love lasagna!”/“I love to smear it on my body.”

8. a) dois

8. b) um

9. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 6

professor ou professora, se necessário, apresentar um exemplo:

Student A: dancing

Student B: :) (deve fazer um emoticon que represente “like”)

Notas

Atividade 9professor ou professora, é importante incentivar os ou as estudantes a escrever suas próprias sentenças no caderno, notando as sutis diferenças existentes entre os termos “free time”, “spare time” e “leisure time”. Após a escrita, solicitar a voluntários/as que leiam suas sentenças para toda a turma. Alguns exemplos de sentenças com as expressões citadas são: I love to play soccer in my free time; In her spare time, she reads books about cooking; I spend a lot of my spare time playing video games; Reading is a relaxing way to fill my leisure time; How do you spend your leisure time?

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar os verbos que expressam gôsto seguidos de infinitivo, pode-se pedir aos ou às estudantes que escolham um membro de sua família ou um/uma amigo/a que não seja da escola e descubram mais sobre seus gostos. eles ou elas devem, então, escrever um texto sobre essa pessoa para apresentá-la aos ou às colegas de classe. Se julgar mais interessante, pode-se pedir que elaborem um texto sobre uma pessoa famosa que admiram.

lenguage in iusi tchu

Free time activities

1. Look at the text and answer the questions.

Infográfico. Na parte superior, lê-se o título: A COMPARISON OF HOW CHILDREN SPEND FREE TIME. Abaixo, lê-se GULF COOPERATION COUNCIL INCLUDES UAE, OMAN, BAHRAIN, QATAR. GLOBAL INCLUDES UK, AUSTRALIA, SWEDEN, CHINA AND SINGAPORE. Abaixo, há um ícone de uma maçã, com os dizeres: EATING. GCC: SEVENTY-NINE POINT THREE MINUTES. GLOBAL: EIGHTY ONE POINT NINE MINUTES. À direita, há um ícone de livro aberto: STUDYING. GCC: TWENTY-SEVEN POINT SEVEN MINUTES. GLOBAL: FIFTEEN POINT NINE MINUTES. À direita, há um ícone de um rosto com olhos fechados fazendo “ZZZ’’: NAPPING. GCC: FIFTEEN POINT FIVE MINUTES. GLOBAL: TWENTY-TWO POINT TWO MINUTES. À direita, há um ícone de um rosto abaixo de um chuveiro. HYGIENE. GCC: EIGHTEEN POINT NINE MINUTES. GLOBAL: THIRTEEN POINT EIGHT MINUTES. À direita, há um ícone de uma televisão. TV SLASH AUDIO SLASH MOVIES. GCC: FIFTY-THREE POINT SEVENTY-SIX MINUTES. GLOBAL: SIXTY-EIGHT MINUTES. À direita, vê-se o ícone de uma bola de futebol: EXERCISE. GCC: NINETY-FOUR POINT FIVE MINUTES. GLOBAL: NINETY-FOUR POINT FIVE MINUTES. Abaixo, há um ícone de um controle de videogame: DIGITAL GAMING. GCC: THIRTY-FIVE POINT SEVEN MINUTES. GLOBAL: THIRTY-SIX POINT NINE MINUTES. À direita, há um ícone de dois pincéis com uma paleta de tintas: CREATIVE ACTIVITIES. GCC: THIRTY-TWO POINT THREE MINUTES. GLOBAL: TWENTY-NINE POINT FOUR MINUTES. À direita, há um ícone de um homem e uma mulher ao lado de uma criança: SOCIAL SLASH ENTERTAINMENT. GCC: THIRTY-FIVE POINT SEVEN MINUTES. GLOBAL: EIGHTEEN POINT NINE MINUTES. À direita, há um ícone com o texto “.COM’’: INTERNET SURFING. GCC: SEVEN POINT FIFTY-SIX MINUTES. GLOBAL: TEN MINUTES. À direita, há um ícone de dois balões de fala dentro dos quais há reticências: SOCIAL MEDIA SLASH CHATTING. GCC: FIVE MINUTES. GLOBAL: FOUR POINT SIX MINUTES. À direita, há um ícone de dois dados: BOARD GAMES SLASH SELF DEVELOPMENT. GCC: SIX POINT SEVEN MINUTES. GLOBAL: TEN POINT FIVE MINUTES.

LEON, Janice Ponce de. UAE’s children play time doubles. Gulf News. Disponível em: https://oeds.link/VARvEr. Acesso em: 21 maio 2022.

  1. O que o infográfico apresenta?
  1. As crianças representadas no infográfico pertencem a que grupos?
  1. Qual é a atividade de tempo livre praticada por mais tempo entre as crianças dos dois grupos, segundo a pesquisa? Quanto tempo em média essas crianças praticam essa atividade diariamente?
  1. Qual é a atividade de tempo livre praticada por menos tempo entre as crianças dos dois grupos, segundo a pesquisa? Quanto tempo em média essas crianças praticam essa atividade diariamente?

e. Esses números são muito diferentes de como você distribui seu tempo? Quais são as maiores diferenças?

Going further

iú ei í é a abreviação de United Arab Emirates (Emirados Árabes Unidos), nação na Península Arábica cuja capital é Abu Dhabi.

GCC é a abreviação para Gulf Cooperation Council (Conselho de Cooperação do Golfo).

2. In your notebook, classify the activities in the box according to the categories.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender a linguagem usada em memes e seus objetivos...

falar sobre a frequência com que realizo tarefas domésticas...

compreender o uso do present simple nas formas afirmativa, negativa e interrogativa...

compreender um áudio em que uma adolescente fala sobre suas tarefas domésticas...

descrever oralmente minhas tarefas em casa, na escola e/ou no bairro...

produzir um meme em inglês...

3. Talk to six classmates about free time activities. Take note of their answers in your notebook.

What do you like to do in your free time?

I like to ride my bike, hang out with friends and watch movies. What about you?

Respostas e comentários

1. a) Uma comparação de como crianças de duas regiões aproveitam seu tempo livre.

1. b) Gulf Cooperation Council, que inclui os Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein e Catar, segundo o texto e de acôrdo com o recorte da pesquisa (mas fazem parte também Arábia Saudita e Kuwait); e Global, que inclui Reino Unido, Austrália, Suécia, China e Cingapura.

1. c) Atividades físicas. Tempo: 94,5 minutos.

1. d) Uso de mídias sociais. Tempo: 5 minutos (Gulf Cooperation Council) e 4,6 minutos (Global).

1. e) Respostas pessoais. Ver Notas.

2. Ver Notas.

3. Ver Notas.

2. Exercise: practice martial arts; swim; walk in the park

Social/Entertainment: hang out with friends; talk to friends; visit a museum

Creative activities: play an instrument

TV/Audio/Movies: go to the movies; watch a movie

Language in use 2

Esta seção trabalha a habilidade EF06LI01: interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa; e EF06LI17: construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros) – com foco em expressões que indicam atividades realizadas em momentos de lazer.

Notas

Atividade 1

e professor ou professora, é importante que os ou as estudantes façam uma comparação e percebam que, em diferentes lugares do mundo, as pessoas usam seu tempo livre de maneiras diferentes, por influências sociais, culturais, financeiras, entre outras.

Atividade 2

professor ou professora, algumas atividades podem ser classificadas em mais de uma categoria, dependendo da fórma como são compreendidas. Por exemplo, visit a museum pode ser considerada uma atividade criativa, pois uma visita a um museu pode incluir participar de workshops e fazer desenhos, por exemplo. Comentar que não há respostas fechadas, já que o que está sendo avaliado é se a turma se apropriou das expressões e conseguiu classificá-las segundo uma lógica justificável.

Atividade 3

professor ou professora, neste momento, espera-se que os ou as estudantes se apropriem das expressões e das estruturas aprendidas e conversem entre si sobre suas atividades de lazer. É importante orientar a turma a tomar notas rápidas sobre as respostas dos ou das colegas. Sugere-se pedir a eles ou elas que compilem os resultados e os comparem com os de um ou uma colega.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar o vocabulário apresentado na seção “Language in use 2”, sugere-se preparar um jôgo da memória com as expressões apresentadas na atividade 2 para que os ou as estudantes possam jogar em pequenos grupos. É possível escrever as expressões em tiras de papel ou cartolina e colar imagens que as representem em outras tiras; assim, eles ou elas conseguem brincar, associando as ações.

lissenin

What do you do in your free time?

Pre-listening

  1. Em que situações as pessoas falam sobre suas atividades de lazer?
  2. Observe a imagem e responda às questões.
Fotografia. Uma mulher de cabelo preto, liso e curto, sorrindo. À sua frente há uma mão segurando um microfone apontado para a direção da sua boca.
  1. What is the girl doing?

b. Who do you think she is talking to?

Listening

3. Listen to the audio extracts. Then answer the questions in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Sobre o que as pessoas estão falando?

4. Listen again and write in your notebook the activities you hear.

Ícone. Áudio.
  1. Go to a museum.
  1. Watch films.
  1. Hang out with friends.
  1. Play video games.
  1. Swim.
  1. Go on the computer.
  1. Read.
  1. Draw.
  1. Shopping.

5. Listen again and complete the sentences in your notebook.

Ícone. Áudio.
  1. Speaker 1: I go out meet with my friends, espaço para resposta.
  1. Speaker 2: Hang out with my friends, go out, relax with my family at home, espaço para resposta.
  1. Speaker 3: espaço para resposta, tennis, sport.
  1. Speaker 4: I like to espaço para resposta, I like to go on the computer mostly and watch movies.

e. Speaker 5: espaço para resposta, going to friends’ houses.

Post-listening

  1. Discuss the following questions with your classmates.
    1. Na sua opinião, por que o entrevistador ou a entrevistadora perguntou sobre o lazer dos ou das adolescentes?
    1. Quais são as semelhanças e diferenças entre essas atividades de lazer e as suas?
Respostas e comentários

1. Respostas possíveis: Ao conhecer pessoas novas, em conversas com amigos ou amigas, ao responder questionários de pesquisas (acadêmicos, de agências de marketing, jornais, canais de TV, organizações governamentais e não governamentais etcétera), em entrevistas de emprêgo ou de admissão em escolas, em videoblogues (vlogues) etcétera.

2. a) Respostas possíveis: She’s being interviewed/She’s answering questions.

2. b) Respostas possíveis: Interviewers.

3. a) Atividades de lazer.

Resposta pessoal.

4. b, c, e, f, g, i.

5. a) shop; b) watch films; c) swimming; d) read; e) Shopping.

6. Respostas pessoais.

6. a) Ver Notas.

Listening

A seção trabalha a habilidade EF06LI04: reconhecer, com o apôio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares – com foco no reconhecimento do contexto discursivo quando se antecipa o contexto do áudio a ser trabalhado por meio da observação de imagens.

Transcript: What do you do in your free time

Ícone: Áudio.

Speaker 1: I go out meet with my friends, shop.

Speaker 2: Hang out with my friends, go out, relax with my family at home, watch films.

Speaker 3: Swimming, tennis, sport.

Speaker 4: I like to read, I like to go on the computer mostly and watch movies.

Speaker 5: Shopping, going to friends’ houses […]

ENTERTAINMENT UK: What do you do in your spare time? [S.l.: s.n.], 14 junho 2012. 1 vídeo (2 minutos 50 segundos). Excerto. Publicado pelo canal Vox Pops International. Disponível em: https://oeds.link/g733Xe. Acesso em: 21 junho 2022.

Notas

Atividade 6a professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes reflitam sobre a importância do tempo livre e sobre os impactos que o bom e o mau uso dêsse tempo podem ter em nossas vidas, como mais ou menos desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Saber como os ou as jovens se comportam com relação ao lazer pode impactar políticas públicas de esporte, saúde e educação.

ispíquin

Presentation about free time activities

Pre-speaking

  1. Go back to the “Listening” section and do the activities in your notebook.
    1. Com base na foto da garota e nas entrevistas que você ouviu, quais perguntas você acha que foram feitas aos ou às adolescentes? Escreva-as no caderno e justifique sua resposta.
      1. What’s your name?
      2. How old are you?
      3. Are you a good student?
      4. Do you like lasagna?
      5. Do you live in a house?
      6. What do you do in your free time?
      7. Are you playing now?
    1. Responda com suas informações pessoais às perguntas que você marcou no caderno.
    1. Liste em inglês as atividades de lazer de que você não gosta, utilizando os verbos don’t like e hate.
  2. Imagine you are going to giveglossário a presentation about your free time activities.
  1. Observe as informações que você escolheu na atividade 1 e selecione aquelas que você gostaria de mencionar em sua apresentação.
  1. Agora revise os conteúdos da unidade para verificar se há alguma informação que você gostaria de acrescentar à sua apresentação e a escreva no caderno.

c. Organize a ordem de apresentação das informações e, se necessário, utilize o boxe “Useful language”.

Useful language

Hi, my name isreticências/I’mreticências

I’mreticências years old.

I like/love toreticências on the weekend/in my free time.

I don’t like toreticências

I hate toreticências

Speaking

3. Get together in groups of five. Then give your presentation so that your classmates can learn more about your likes and dislikes, and you can learn more about theirs.

Post-speaking

  1. Talk about your experience.
    1. Como foi para você falar sobre seu tempo livre? Você se sentiu confortável para falar sobre esse tópico?
    1. O que foi mais difícil em sua opinião? E o que foi mais fácil?
    1. Como sua apresentação poderia ter ficado melhor? O que você faria em uma próxima vez?
    1. Quais são as atividades de lazer mais populares em seu grupo?
Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: o entrevistador ou a entrevistadora provavelmente perguntou o que eles ou elas faziam no tempo livre, além do nome delas. Respostas: um e seis.

1. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. c) Respostas pessoais.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Ver Notas.

4. Respostas pessoais.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para auxiliar os ou as estudantes com dificuldade na produção oral, pedir que preparem uma nova apresentação, utilizando as informações coletadas no texto que fizeram na atividade da seção “Acompanhando a aprendizagem” da página 128 do manual desta unidade, sobre um membro da família, um/uma amigo/a ou uma pessoa fa­mosa que admiram. Pode-se pedir que apresentem os textos em pequenos grupos.

Speaking

A seção trabalha as habilidades EF06LI05: aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas; e EF06LI06: planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo – ambas com foco em fazer uma apresentação oral para os ou as colegas, falando sobre atividades de lazer com base em um roteiro de perguntas e em conhecimentos adquiridos na unidade.

Notas

Atividade 1

b professor ou professora, vale ressal­tar que as perguntas es­tu­da­das não serão res­pon­didas diretamente pelos ou pelas estudantes durante a apresentação, mas valem como condução de pensamento para organizar sua a­pre­sen­ta­ção.

Atividade 2

professor ou professora, essa etapa de preparação deve ser feita em casa e os ou as estudantes podem, além de organizar sua fala, selecionar recursos sonoros e/ou visuais para ambientar e enriquecer suas apresentações.

Atividade 3

professor ou professora, sugere-se delimitar um tempo para cada apresentação, conforme a disponibilidade de horário dentro da programação. Produções orais como essas podem ser registradas em vídeo para que os ou as estudantes possam assistir, posteriormente, e avaliar seu desempenho (convém, no entanto, negociar isso com antecedência, visto que nem todo ou toda estudante se sente à vontade com filmagens).

ráitin “About me” blog section

Agora é a sua vez de escrever um “About me”!

What: “About me” blog section containing free time activities

To whom: other students; internet community

Media: digital; paper

Objective: share your interests and free time activities

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

1. Revise esta unidade, buscando as fórmas possíveis de escrever sobre você, suas atividades de lazer e coisas que você gosta ou não gosta de fazer. Releia a seção About me do blogue apresentado e liste o que escrever. Por exemplo, seu nome, idade, onde mora; quais atividades gosta de realizar; o que faz em seu tempo livre; com quem realiza essas atividades etcétera.

First draft

  1. Organize os tópicos de sua lista em um texto. Procure sequenciar suas ideias e tomar os textos lidos na unidade como exemplos, utilizando em seu próprio texto o vocabulário e as estruturas que foram apresentados.
  2. Forme um grupo com quatro integrantes para que todos/todas possam ler e comentar os trabalhos dos/das demais. Procure fazer sugestões e dar dicas sobre o conteúdo.

Editing

4. Revise e edite seu trabalho com base nas sugestões de seus ou suas colegas, discutindo suas dúvidas com seu professor ou sua professora. Se necessário, reorganize as ideias em seu texto e revise as estruturas e a ortografia.

Final text

5. Escreva a versão final de seu texto, incorporando todas as mudanças aplicadas durante o processo de revisão e edição. Entregue a sua produção para a avaliação de seu professor ou sua professora.

Post-writing

  1. Este é o momento de publicar o seu texto.
  • Caso sua turma tenha um blogue, publique seu texto e aproveite para ler as seções About me de seus ou suas colegas e também fazer comentários!
  • Caso sua turma não tenha um blogue, criem um álbum impresso com todas as publicações. É possível fazer uma exposição com os textos, imitando a seção About me de um blogue.
Respostas e comentários

Writing

A seção trabalha as habilidades EF06LI11: explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa – contemplada na recomendação para que os ou as estudantes consultem blogs a fim de obter ideias para a produção; EF06LI13: listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto; e EF06LI14: organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto – desenvolvidas nas atividades relativas às etapas “­Pre-writing (brainstorming)” e “First ­draft”. A habilidade EF06LI15: produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar – com foco na criação de um texto para a seção “Sobre mim” de um blog – é desenvolvida no conjunto das atividades da seção, pois todas pressupõem o conceito de produção escrita.

pici cãltchur

Observe this identification document (ID) and answer the following questions in your notebook.
Fotografia. Documento de identidade em formato retangular, disposto na horizontal. Na parte superior esquerda, há o brasão da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Na parte superior central lê-se REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL, ESTADO DO BRASIL. No canto superior direito há a sigla BR. Abaixo, à esquerda, há um chip dourado e, abaixo dele, o NÚMERO RIC BARRA ID NUMBER ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO ZERO CINCO DÍGITO NOVE. No centro, há as informações: NOME BARRA NAME: FERNANDA DE CARVALHO DA SILVA. SEXO BARRA SEX: FEM. NACIONALIDADE BARRA NATIONALITY: BRASILEIRA. DATA DE NASC BARRA  DATE OF BIRTH: doze de julho de mil novecentos e sessenta. DATA DE VALIDADE BARRA EXPIRY: vinte de agosto de dois mil e trinta. À direita, há a fotografia em preto e branco de uma menina de cabelo cacheado e comprido e sobrancelhas grossas. No canto inferior esquerdo há uma miniatura da foto da menina ao lado do número de seu documento e de sua assinatura.
Identification document (í dê).
  1. What kind of information about the citizen does this ID show?
  2. Does the ID really express your real Identity? Why/Why not?
  3. Create your ideal ID. Use everything that is important to you: hobbies, favorite team, color, favorite band/artist, preferred sport, books/movies that you like most. You can use photos, drawings, writing and so on. Then share your ideal ID with your classmates and take a close look at their ideal IDs.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 8 e também as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e escreva-as no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

ler a seção de blogues que apresenta pessoas e discorre sobre atividades cotidianas...

compreender o uso dos verbos hate, like e love + to...

compreender o uso de expressões sobre atividades de lazer e tempo livre...

compreender um áudio em que jovens falantes de inglês se expressam sobre suas atividades de lazer preferidas...

falar sobre mim e minhas atividades de lazer preferidas...

escrever uma seção “About me” de um blogue... Eu consigo...

Respostas e comentários

1. Name, gender, nationality, date of birth, and document number.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

O objetivo da atividade é provocar uma reflexão acerca dos interesses de cada estudante e, posteriormente, permitir o compartilhamento dêsses interesses entre a turma. Sugere-se incentivar os ou as estudantes a refletir sobre os aspectos de suas vidas que expressam sua verdadeira identidade. A elaboração do “documento de identidade ideal” pode ser feita em uma folha de papel sulfite, cartolina ou no próprio caderno usado para tarefas escritas.

A etapa final da atividade (compartilhamento do “documento de identidade ideal”) deverá ser feita com o mais profundo respeito entre os colegas, portanto, esse é um bom momento para incentivar a escuta ativa e atitudes de cordialidade.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como melhorar o próprio aprendizado e auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do “Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se:

  • selecionar mais textos de apresentação de blóguis, organizar a turma em grupos e explorar as características do gênero com eles ou elas.
  • selecionar frases apresentadas na seção “Language in use 1” e distribuí-las aos grupos para que os ou as estudantes as analisem e expliquem o uso de cada um dos verbos.
  • pedir aos ou às estudantes que revisem as atividades realizadas nas seções “Language in use 1” e “Language in use 2” e criem no caderno um glossário com exemplos de usos das expressões ou ainda um picshionéri com imagens que ilustrem as atividades. Se necessário, pedir que utilizem como apôio um dicionário bilíngue.
  • pedir aos ou às estudantes que revisem o vocabulário apresentado na unidade e retomem a audição com o apôio da transcrição, para que possam acompanhar a escuta com a leitura.
  • pedir aos ou às estudantes que escrevam a sua apresentação e a pratiquem, gravando sua voz com o auxílio de um gravador ou de um aplicativo de gravação de voz; assim, é possível ouvir e verificar aspectos linguísticos e de prosódia que precisam ser melhorados.
  • pedir aos ou às estudantes que releiam as orientações dadas nas seções “Reading” e “Writing” e procurem escrever um novo texto em duplas, como o elaborado por mítchel na seção “Reading”.

bí en eigientchi ófi tchéngi

Units 7 and 8 - Sportsmanship

1. Take a look at the pictures and discuss the questions with your classmates.

Picture um

Fotografia. À esquerda há uma mulher usando uma viseira e uma regata preta com uma folha de identificação numerada colada na barriga. À direita está uma mulher de camiseta rosa, usando uma folha de identificação numerada colada na barriga. Ela está com a boca entreaberta e está se apoiando na mulher de regata preta.

Picture dois

Fotografia. Dois homens usando roupas grossas, capacetes, estão montados em motos grandes. Os dois estão com os braços esticados um na direção do outro, se cumprimentando.

Picture três

Fotografia. Um homem de uniforme azul está caído no gramado. Ele está com a mão direita segurando a mão direita de um homem de uniforme vermelho, que está em pé com o tronco abaixado. Atrás deles há outros homens com uniformes variados

Picture quatro

Fotografia. Duas mulheres, uma usando uniforme azul; outra usando uniforme branco, estão sentadas em um gramado de campo de futebol. A mulher de uniforme azul está de frente para a mulher de uniforme branco e com as mãos sobre os seus braços.
  1. O que cada imagem mostra? Qual tema é comum a todas elas?
  1. Em qual imagem é possível perceber que alguém abriu mão da sua posição na competição para ajudar outra pessoa? Como você avalia essa atitude?
  1. Você já vivenciou alguma situação parecida com essas? Compartilhe com a turma.
  1. Match each picture from activity 1 to its corresponding description. Write the answers in your notebook.

Japanese football player Azusa Iwashimizu (blue uniform) comforts French player Camille Abily at the end of their semi-final Japan versus France event at Wembley stadium, on the occasion of the London 2012 Olympic Games, on August 6, 2012, in London, England.

Respostas e comentários

Respostas pessoais.

As legendas das fotografias desta página encontram-se na atividade 2.

1. a) Respostas possíveis: um – Uma maratonista sendo amparada por outra competidora; dois – Dois adversários se cumprimentando durante uma corrida de motociclismo; três – Um futebolista ajudando um adversário a se levantar; quatro – Uma futebolista consolando outra, do time adversário. O tema comum a todas é solidariedade, consideração para com o ou a oponente em eventos esportivos. Ver Notas.

1. b) Na imagem um. Respostas pessoais.

1. c) Respostas pessoais.

2. a) quatro; 2. b) dois, 2. c) três; 2. d) um

Be an agent of change

Sportsmanship

Esta seção toma por base a competência 10 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2017, página 10): “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. Para isso, trabalha com o tema sportsmanship por meio de atividades que podem contribuir para que os ou as estudantes, ao se envolverem na prática esportiva, valorizem atitudes que demonstrem ética, solidariedade, respeito ao adversário e sabedoria tanto para lidar com o sucesso quanto com o insucesso em uma competição.

Antes de iniciar o trabalho com esta seção, sugere-se perguntar aos ou às estudantes o que o título (Sportsmanship) pode significar, na opinião deles ou delas. Após ouvir suas ideias, chamar a atenção para a informação do boxe “Going further”, para que verifiquem se estavam certos/certas em sua predição. Como o termo em inglês fair play é usado também no Brasil como sinônimo de “jôgo limpo”, pode-se colhêr as primeiras impressões da turma sobre esse conceito e perguntar por que foi preciso criar um termo com esse significado. Espera-se que percebam que o termo existe, provavelmente, pela necessidade de garantir que todos ou todas jogadores/as sejam respeitados/as ao participar de um jôgo, uma corrida ou outro tipo de competição esportiva. Discutir, então, a necessi­dade de se pensar sobre isso, não só para refletir sobre a prática profissional de esportes, mas também para que brincadeiras que envolvam competições de algum tipo, em momentos de lazer, sejam permeadas pela ética e pelo respeito a todos os ou todas as participantes.

Notas

Atividade 1a professor ou professora, ao explorar as imagens II, III e quatro, sugere-se conversar com os ou as estudantes sobre a importância de atitudes solidárias não se limitarem ao momento da competição. As imagens mostram competidores/competidoras praticando sportsmanship também em intervalos e após o final de partidas ou competições.

b.

Regis Laconi, from France, and Troy Corser, from Australia, greet each other during an interruption due to rain at the 2005 Superbike World Championship, in Australia.

c.

Adefolarin Durosinmi, of Sisaket Football Club (right), showing sportsmanship during the Thai Premier League match at Sri Nakhon Lamduan Stadium, Sisaket, Thailand, 2015.

d.

A runner helps another runner reach the finish line during the 118th edition of the Boston Marathon, on April 21, 2014, in Boston, Massachusetts, United States.

Going further

Verbete. Na parte superior ao centro lê-se SPORTMANSHIP; ao lado, há um ícone de um alto-falante. Abaixo, lê-se NOUN. Abaixo há uma marca de supressão e, a seguir, lê-se FAIR PLAY, RESPECT FOR OPPONENTS, AND POLITE BEHAVIOR BY SOMEONE WHO IS COMPETING IN A SPORT OR OTHER COMPETITION.

THE BRITANNICA Dictionary. Sportsmanship. Disponível em: https://oeds.link/TlToFe. Acesso em: 21 maio 2022.

3. Talk about the situations presented in activities 1 and 2 with a classmate.

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item a.

O que você sentiu ao saber dessas histórias no mundo dos esportes?

  1. O que você sentiu ao ver e ler sobre essas histórias no mundo dos esportes?
  1. Que sentimentos provavelmente levaram essas pessoas a colaborar com os ou as oponentes?
  1. Qual deve ser, provavelmente, a visão dessas pessoas sobre os esportes e as competições? Por quê?
  1. Como você provavelmente teria agido em cada situação? Por quê?
  1. Você já vivenciou alguma experiência em que decidiu parar o que estava fazendo para auxiliar alguém? Em caso positivo, o que aconteceu e por que agiu assim?
  1. Make a video to show examples of sportsmanship. Follow the instructions.
    1. Em grupos, listem atitudes que demonstrem o que é ter e o que é não ter espírito esportivo.
    1. Listem situações em que essas atitudes poderiam ocorrer, como as que foram apresentadas nesta seção.
    1. Escolham uma das atitudes listadas. Preparem um roteiro narrando uma cena em que não haja espírito esportivo, outra em que, na mesma situação, haja espírito esportivo e, por fim, uma cena de conclusão com uma mensagem sobre espírito esportivo. Por exemplo: Cena 1: Duas pessoas jogando pingue-pongue. Uma erra a jogada, atira a raquete para longe e abandona o jôgo no meio, mal-humorada. Cena 2: Duas pessoas jogando pingue--pongue. Uma delas erra a jogada e cumprimenta o/a outro/a jogador/a pela bela jogada que este/esta fez. Cena 3: Narração: Good players respect and value their opponents.”.
    1. Decidam quem fará quais papéis e como realizarão a filmagem (um celular com câmera pode servir). Exibam os vídeos antes ou durante os intervalos de eventos esportivos promovidos por sua escola.
Respostas e comentários

3. Ver Notas.

3. a) Resposta pessoal.

3. b) Respostas possíveis: O espírito esportivo, a solidariedade, a preocupação com o bem-estar do outro.

3. c) Respostas possíveis: A de que devemos ter consideração pelo outro e, dependendo

da situação, até mesmo sacrificar uma possível colocação para cooperar.

3. d) Respostas pessoais.

3. e) Respostas pessoais.

4. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 3Ao trabalhar com as perguntas que exploram as imagens apresentadas nesta seção, pode-se discutir os motivos pelos quais gestos aparentemente simples como esses acabam repercutindo tanto na mídia. Sugere-se acolher as hipóteses dos ou das estudantes, incentivar a turma a concordar ou discordar de cada hipótese e justificar por meio de argumentos.

 Informações adicionais

Azusa Iwashimizu: futebolista japonesa que atuava como zagueira. (fotografia quatro, mulher de uniforme azul)

Camille Abily: futebolista francesa que atuava como meio-campista. (fotografia quatro, mulher de uniforme branco)

Regis Laconi: piloto de motociclismo francês que, embora tenha ganhado diversos campeonatos durante sua carreira, perdeu o Superbike World Championship de 2005. Aposentou-se em 2009. (fotografia dois, homem de uniforme vermelho)

Troy Corser: piloto de motociclismo australiano que venceu o Superbike World Championship em 2005. Aposentou-se em 2011. (fotografia dois, homem de uniforme amarelo)

Adefolarin Durosinmi: jogador de futebol da Nigéria que atuava como lateral esquerdo. (fotografia três, homem em pé de uniforme vermelho)

Glossário

free (time)
- (tempo) livre
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leisure
- lazer
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give
- dar
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