iúnit uán goin onlaini

1

Fotografia. Um menino de cabelo castanho, usando camiseta xadrez está deitado no chão com as pernas cruzadas para cima. Ele está segurando e um tablet branco apoiado na barriga. Na tela do tablet há uma plataforma de streaming de vídeos.

2

Fotografia. Uma menina de cabelo castanho comprido, usando camiseta preta e fone de ouvido redondo com microfone. Ela está sentada à mesa com as duas mãos na direção de um teclado colorido. Seu rosto está inclinado na direção de um monitor grande. A seu lado há outro teclado e outro monitor grande.

3

Fotografia. Perfil de um menino loiro usando uniforme branco. Ele está sentado em sua carteira escolar, onde há um laptop preto e um caderno. Ele está segurando uma caneta apontada para o caderno. Ao seu redor há outros alunos sentadas em carteiras.

4

Fotografia. Uma menina de cabelo cacheado amarrado em um rabo de cavalo, usando blusa branca, está na frente de um celular em um tripé. Ela está sorrindo.

Objetivos

  • Compreender áudios sobre hábitos na internet.
  • Refletir e discutir sobre ferramentas de busca e estudo on láine.
  • Compreender e praticar o uso do presente simples.
  • Produzir tutoriais escritos.
  • Produzir uma pesquisa oral sobre hábitos on láine.
  • Reconhecer vocabulário de aparelhos eletrônicos e seus usos.

fãrsti interéquitchions

1. Discuss these questions with your classmates.

a. Que atividade as pessoas estão realizando em cada imagem?

b. Quais imagens apresentam algum recurso com o qual se póde aprender?

c. É possível realizar as atividades apresentadas sem usar a internet? Quais são as diferenças entre realizá-las usando ou não usando a internet?

d. Das atividades que você listou no item “a”, quais você prefere fazer usando a internet? Por quê?

e. A internet está presente em seu dia a dia? Como você avalia o uso que faz da internet?

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

Leia o excerto a seguir e responda às perguntas.

“Denunciar crimes ambientais, preservar e divulgar sua cultura, defender seus direitos, mostrar suas condições de vida. Lutas diárias de diversas comunidades indígenas que, agora, ganharam uma aliada poderosa: a internet.

Muitos povos indígenas têm usado a rede para atingir um público grande, dentro e fóra do país. Os recursos on-line são usados para romper o isolamento em que muitas comunidades vivem, e também para vencer a barreira da falta de espaço que esses povos têm nas mídias tradicionais.”

BUENO, Chris. Comunidades indígenas usam internet e redes sociais para divulgar sua cultura. Ciência e Cultura, São Paulo, volume 65, número 2, página 14-15, abril a junho 2013.

Os recursos on-line podem ajudar as comunidades indígenas a romper o isolamento sem descaracterizar sua cultura e crenças. Você conhece alguma situação na qual a internet é ou foi um meio para ajudar pessoas? O que mais pode ser feito por meio da internet para auxiliar pessoas de sua comunidade? Liste algumas ideias que podem ser aproveitadas posteriormente.

rídin

Tutorial

Pre-reading

1. Look at the pictures and answer the questions orally.

I.

Fotografia. Um jovem de cabelo loiro e curto, usando blusa bege, está segurando um pincel de maquiagem com a mão direita e a mão esquerda está aberta. À sua frente há uma mesa branca com diversos itens de maquiagem, uma câmera e uma lâmpada redonda.

II.

Esquema de origami. Na figura 1, há uma folha branca retangular disposta no sentido horizontal. No centro da folha há duas linhas pontilhadas formando uma cruz e duas setas curvas indicando as quatro laterais da folha. Na figura 2 há a mesma folha de papel com uma cruz no meio. Além da cruz ela tem uma linha pontilhada horizontal na margem inferior com uma seta saindo da margem e apontando para dentro da folha. Na figura 3 está a folha com a cruz no centro com uma margem cor de rosa na parte inferior com uma linha pontilhada em cada ponta inferior, formando um pequeno triângulo em cada ponta. Acima de cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 4, a folha está com a cruz no meio, a margem inferior em cor de rosa e com duas linhas pontilhadas verticais nas margens direita e esquerda. Há também uma seta em cada margem, apontando para dentro da folha. Na figura 5, as margens esquerda, direita e inferior estão em tons de rosa. Em cada ponta da margem inferior há uma pequena linha pontilhada formando um pequenos triângulo em cada ponta. Em cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 6, há uma seta em cada margem lateral, apontando para dentro da folha. As pontas inferiores estão dobradas e em cor de rosa. Na figura 7 há uma linha pontilhada em cada ponta superior, formando um pequeno triângulo em cada ponta. Em cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 8, as pontas superiores estão sobradas e em cor de rosa. Há uma linha pontilhada na horizontal atravessando toda a folha abaixo das pontas dobradas. Há uma seta na parte superior apontando para dentro da folha. Na figura 8 há um envelope em cor de rosa.

III.

Fotografia. Quatro jovens sentadas em uma sala. Elas estão com laptops no colo. À frente delas há um robô.

IV.

Fotografia. Uma mulher de cabelo liso preso em um rabo de cavalo, usando regata cinza e calça legging preta está sentada na grama com a perna direita esticada. Sua mão direita está segurando a ponta do pé direito. A perna esquerda está flexionada sobre a grama. Ela está com a cabeça baixa na direção de um tablet que está apoiado na grama.

a. As imagens estão relacionadas a tutoriais. Qual instrução aparentemente é dada ou seguida em cada imagem?

b. Tutoriais trazem instruções sobre como realizar alguma atividade. Em quais formatos eles podem estar?

I. Em áudio.

II. Em imagem.

III. Em texto.

IV. Em vídeo.

c. Em sua opinião, quais são as vantagens de cada um desses formatos?

d. Você já leu, ouviu ou assistiu a tutoriais? Em caso afirmativo, sobre qual ou quais assunto ou assuntos?

2. Look at the titles and structure of the texts in activities 3 and 4. Then read the itens and write the correct answer in your notebook.

a. Com base nos títulos e nas pistas gráficas, o assunto dos textos está relacionado a informações difundidas em suporte 

I. impresso.

II. digital.

b. Os textos estão estruturados 

I. em tópicos a serem seguidos.

II. em parágrafos contínuos, como uma reportagem de jornal.

  1. Qual é o principal objetivo dos textos?
    1. Relatar experiências pessoais relacionadas ao modo de realizar pesquisas.
    2. Sugerir ações para pesquisa e checagem de informação.
  1. Com base nas respostas dadas nos itens anteriores, podemos considerar que os dois textos são espaço para resposta.
    1. reportagens
    2. tutoriais

Reading

3. Read the text and answer the questions in your notebook.

Cartaz. Na parte superior, lê-se o título: HOW TO SPOT FAKE NEWS. Abaixo, há uma ilustração de uma silhueta humana com a mão no queixo e um ponto de interrogação ao lado. Abaixo dela, há o texto: CONSIDER THE SOURCE: CLICK AWAY FROM THE STORY TO INVESTIGATE THE SITE, ITS MISSION AND ITS CONTACT INFO. Ao lado, há uma ilustração de uma lupa sobre linhas horizontais; abaixo, lê-se o texto: READ BEYOND. HEADLINES CAN BE OUTRAGEOUS IN AN EFFORT TO GET CLICKS. WHAT’S THE WHOLE STORY? Abaixo, há uma ilustração de uma pena com tinta fazendo um risco. Abaixo dela, lê-se o texto: CHECK THE AUTHOR. DO A QUICK SEARCH ON THE AUTHOR. ARE THEY CREDIBLE? ARE THEY REAL? Ao lado, há uma ilustração de folhas de jornais. Abaixo dela, lê-se o texto: SUPPORTING SOURCES? CLICK ON THOSE LINKS. DETERMINE IF THE INFO GIVEN ACTUALLY SUPPORTS THE STORY. Abaixo, há uma ilustração de um calendário. Abaixo dela, há o texto: CHECK THE DATE. REPOSTING OLD NEWS STORIES DOESN’T MEAN THEY’RE RELEVANT TO CURRENT EVENTS. Ao lado, há uma ilustração de uma máscara piscando. Abaixo dela lê-se: IS IT A JOKE? IF IT IS TOO OUTLANDISH, IT MIGHT BE SATIRE. RESEARCH THE SITE AND AUTHOR TO BE SURE. Abaixo há uma ilustração de uma balança pendendo para o lado esquerdo. Abaixo, lê-se: CHECK YOUR BIASES. CONSIDER IF YOUR OWN BELIEFS COULD AFFECT YOUR JUDGEMENT. Ao lado, há a ilustração de uma coruja usando óculos, beca e capelo. Aabaixo, há o texto: ASK THE EXPERTS. ASK A LIBRARIAN, OR CONSULT A FACT-CHECKING SITE.

TIPS for spotting fake news. Cornell University Library. Disponível em: https://oeds.link/woEhQw. Acesso em: 2 junho 2022.

a. De acôrdo com o texto, devemos ler além das manchetes. O que isso quer dizer?

I. Que as manchetes muitas vezes não se relacionam com o conteúdo do texto.

II. Que as manchetes muitas vezes têm o objetivo de chocar para atrair o leitor.

b. Quais informações podem ser verificadas no próprio texto?

I. Fontes de apôio.

II. Especialistas no tema em questão.

III. Autor.

IV. Data de publicação.

4. Now read the following text.

Reprodução de página da internet.

   for Parents        for Kids        for Teens         for Educators   

5 Ways to Make Online Research Easier

Going online to do researchglossário when you’re writing papers and doing projects is a no-brainer. But all of the choices at your fingertipsglossário can seem overwhelming sometimes. Knowing how to evaluate and choose online resources can help you avoidglossário headaches and wasted time. Here are 5 ways to make researching online as easy and effective as possible:

  1. Start at school. Ask your teachers or librarian which resources they’d recommend for your project. [...]
  2. Sortglossário fact from fiction. Beforeglossário you begin your research, make a list of the kinds of sites that are best for your topic. Is the website reliableglossário and up to date? Check to see if the author is identified and sourcesglossário are citedglossário . Government sites ending in .gov and educational sites ending in .edu usually are safe bets. [...]
  3. Search smart. Start with an established search engineglossário [...]. Although search engines often do a good jobglossário of guessing what you need, you will get better results when you use more specific terms. [...]
  4. Stay focused. When you’re ready to check out websites or go to search engines [...], stay focused on your research by logging off of social media and email (and turn off your phone!). [...]
  5. Cite right. When you research online, it can be easy to copy and paste text, then forget to cite the source or go back and put the thought in your own words later. Just as teachers can recognize your voice in class, most can recognize your voice in your writing. Even accidental plagiarismglossário can have serious consequences for your grades – so don’t take a chance. [...]

5 WAYS to make online research easier. KidsHealth – For Teens.Disponível em: https://oeds.link/72ci84. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Anote no caderno em qual tópico do texto (de 1 a 5) você encontra cada instrução a seguir.
    1. Focar na pesquisa e se desconectar das redes sociais e do celular.
    2. Conversar com um ou uma professor ou professora ou bibliotecário ou bibliotecária.
    3. Citar as fontes das informações encontradas.
    4. Checar se o sáite é confiável e se as fontes estão citadas.
    5. Pesquisar em um bom sáite de busca.
  1. Agora responda às perguntas no caderno.
    1. De acôrdo com o texto, quais sáites são geralmente mais confiáveis?
    2. O que não se deve esquecer de fazer ao usar alguma informação de pesquisa?
    3. Em sua opinião, por que é importante citar fontes?

5. Complete the sentences in your notebook using the words and expressions from the box.

copy and paste        log off      search engine        source       website

  1. When you want to search on the web, you can use a ◆.
  1. An example of an online resource is a ◆.
  1. To disconnect, you have to ◆.
  1. When you find information on the web and want to save it in a document to use it later on, you can ◆.

e. To avoid plagiarism, you need to cite the ◆.

Post-reading

  1. Based on the tutorials, answer the questions in your notebook.
    1. Quais são as diferenças entre os dois tutoriais? Eles apresentam a mesma estrutura? Eles apresentam imagens e explicações?
    1. Na sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de usar imagens e textos curtos, como no texto da atividade 3, ou explicações mais extensas, como no texto da atividade 4?
    1. O primeiro texto pode ser chamado de espaço para resposta.
      1. panfleto
      2. infográfico
    1. O segundo texto é espaço para resposta.
      1. narrativo
      2. instrutivo
    1. Por que é importante não cometer plágio (plagiarism) e evitar copiar e colar (copy ênd paste) informações e fatos sem citar a fonte (sôrci)?

Going further

Para saber mais sobre o que configura plágio, faça uma pesquisa e anote exemplos de ações que ferem os direitos de propriedade intelectual. Traga as anotações na próxima aula e compartilhe-as com os ou as colegas. Não se esqueça de citar as fontes!

  1. Discuss these questions with a partner.
    1. Quais passos de cada um dos tutoriais você considera mais importante seguir?
    1. Se você fosse escrever um tutorial, sobre o que escreveria? Por quê?

Going further

Observe que, em tutoriais, geralmente se usa o verbo na fórma imperativa, já que esses textos incluem sugestões e instruções sobre como fazer algo. Assim, o sujeito do verbo fica oculto: “Check to see if the author is identified”, “start at school”, “search smart”, “stay focused”.

Lembre-se de que, para a fórma imperativa negativa, usa-se dont: Don’t take a chance”.

lenguage in iusi uon

Present simple review

  1. Look at the pictures and answer the questions orally.
Fotografia. Uma menina usando uma camiseta de manga longa listrada preta e branca está segurando um celular fino com a mão direita; ao redor do celular há ícones com formas de coração, polegar para cima, balão de fala e pessoa.

II.

Fotografia. Um homem de cabelo cacheado, usando camiseta branca e cinza listrada, com uma bolsa pendurada no ombro, está segurando um celular e olhando para a tela dele. Ele está com fones de ouvido na orelha.

III.

Fotografia. Uma menina usando calças jeans e casaco preto segurando com as duas mãos um leitor de livros digital preto com capa vermelha. Na tela do leitor há um texto.

IV.

Fotografia. Uma mulher segurando um tablet branco com o braço esquerdo, que está esticado para frente. Com a mão direita ela está acenando na direção do tablet. Na tela do tablet há uma mulher e um homem sorrindo.

a. Which activities are represented in the pictures?

chat

read books

talk to family

listen to music

read the news

use social media

listen to podcasts

research

watch videos

play games

study

b. Which activities from item “a” do you do? How often do you do them?

Going further

Quando usamos o presente simples para falar sobre rotinas, geralmente acrescentamos advérbios de frequência para informar a periodicidade com que realizamos as atividades. Observe:

always

usually

normally

often/frequently

sometimes

occasionally

seldom

rarely

never

100%

90%

80%

70%

50%

30%

10%

5%

0%

HERRING, Peter. The Farlex grammar book: complete English grammar rules. Feasterville: Farlex International, 2016.

  • aióueis watch tutorials before cooking a new recipeglossário .
  • iujali go online in the afternoon.
  • mái módernormali listens to music on her smartphone.
  • aiófendo web searches with my classmates.
  • samtaimesuse the lab at school to do research.
  • My brother oôqueizjonali reads books on his tablet.
  • My friend séldomlistens to podcasts.
  • rueirli chat in the morning.
  • ainéver post on social media when I’m at school.

2. Read the transcripts of the video about things that Tristan and Lauren do online and answer the questions in your notebook.

I usually have my media time on the weekends only and I usually, like, play maybe an hour in the morning, then I might have, like, 30 minutes watching TV, then I might have breakfast.

Fotografia. Um menino de cabelo cacheado, de sobrancelhas grossas e usando camiseta verde. Ele está com a mão direita levantada e sorrindo. Abaixo, lê-se o texto: TRISTAN, NINE AND A HALF.
A boy explaining how he spends his media time.

On weekends, I watch TV. I think I spend the most time on my phone, either playing games or texting my friends.

Fotografia. Uma menina de cabelo penteado com tranças, de sobrancelhas finas e usando camiseta branca com bolinhas azuis e amarelas. Abaixo, lê-se o texto: LAUREN, ELEVEN
A girl explaining how she spends her media time.

THE COMMON sense census: a day in tweens’ digital lives. [S. I.: s. n], 4 novembro 2015, 1 vídeo (1minutos 58segundos). Excertos. Publicado pelo canal Common Sense Media Ratings & Reviews. Disponível em: https://oeds.link/BDNKI6. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Write in your notebook the appropriate sentences.
    1. Tristan uses online media on weekends.
    2. Tristan chats with his friends online.
    3. Tristan doesn’t play games.
    4. Lauren plays games.
    5. Lauren texts friends.
    6. Tristan and Lauren don’t watch TV.
    7. Tristan and Lauren have their online (social) media time on weekends.
  1. Read the transcripts and the sentences from item “a” again. Then, in your notebook, choose the appropriate option to complete each one.
    1. Nas frases afirmativas, os verbos permanecem na sua fórma do infinitivo para todas as pessoas/somente as pessoas ai, , e dei.
    2. Nas frases afirmativas, acrescenta-se éss (ou i éss/-ies) quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.
    3. Nas frases negativas, utiliza-se o auxiliar du + nót quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.
    4. Nas frases negativas, utiliza-se o auxiliar dâs + nót quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.

3. Read a survey about activities teens do online and answer the questions in your notebook.

Gráfico. Título: MOST POPULAR ONLINE ACTIVITIES AMONG TEENAGERS IN AUSTRALIA AS OF SEPTEMBER TWO THOUSAND TWENTY. Gráfico com barras horizontais. Primeira barra: RESEARCHING THINGS THAT INTEREST ME: NINETY-FIVE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Segunda barra: CHATTING WITH FRIENDS: NINETY-THREE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Terceira barra: WATCHING VIDEOS, MOVIES OR TV: NINETY-THREE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Quarta barra: LISTENING TO MUSIC: NINETY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Quinta barra: PLAYING GAMES ONLINE WITH OTHERS: SEVENTY-SEVEN PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Sexta barra: MAKING VIDEO CALLS: SEVENTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Sétima barra: RESPONDING TO OTHERS' COMMENTS: SEVENTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Oitava barra: POSTING PHOTOS SLASH VIDEOS ONLINE: SIXTY-EIGHT PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Nona barra: ACCESSING NEWS: SIXTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Décima barra: DOING ONLINE BANKING OR ONLINE SHOPPING: FIFTY-FOUR PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS).

MOST popular online activities among teenagers in Australia as of September 2020. Statista. Disponível em: https://oeds.link/DqftGd Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Who participated in the survey?
  1. Responda de acôrdo com a pesquisa.
    1. What is the most popular activity teens in Australia do online?
    2. Do teens use social media?
    3. Do teens use the Internet more often to get information or to chat?
    4. Do teens use the Internet to write emails?
    5. What is more popular: posting photos and videos online or playing video games online with others?
    6. What are the activities teen do to communicate with others?
  1. Releia as perguntas um, cinco e seis do item “b”. Em seguida, escolha a alternativa apropriada sobre o uso do verbo tiú be no présânt simple.
    1. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura (wh- uôrdi) + verbo tiú be + um sujeito + um complemento.
    2. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura (wh- uôrdi) + um sujeito + verbo tiú be + um complemento.
  1. Agora releia as perguntas dois, três e quatro do item “b”. Em seguida, escolha a alternativa apropriada sobre o uso do présânt simple.
    1. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura um verbo auxiliar + um sujeito + um verbo principal + um complemento.
    2. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura um sujeito + um verbo auxiliar + um verbo principal + um complemento.
  1. Se o sujeito das perguntas dois, três e quatro mudar de tins(dei) para o nome de uma pessoa (he, xi), o que ficaria diferente?
  1. Follow the instructions.
    1. Transforme as informações do quadro da pesquisa na atividade 3 para fazer perguntas como Do you chat with friends/listen to music/make video calls/post photos and videos online?”.
    1. Entreviste alguns ou algumas colegas de sala. Anote as respostas deles ou delas às perguntas que você fizer.
    1. Após a entrevista, trabalhe em pares. Seu par tem de adivinhar com quais colegas você falou.

Does he/she chat with friends?

Is it Pamela?

Is it Bruno?

Yes, he/she does.

No, it isn’t.

Yes, it is!

Fotomontagem com fotografia e balões de fala. Um menino de cabelo cacheado e usando uniforme branco está sentado à mesa, sorrindo.  Ao lado, há uma menina de cabelo cacheado, usando brincos e uniforme azul. Ela está segurando um caderno e sorrindo. Do lado direito do menino, três balões de fala em tom amarelo. Balão um. Texto: Does he/she chat with friends? Balão dois. Texto:  Is it Pamela? Balão três. Texto: Is it Bruno?. Do lado esquerdo da menina, três balões de fala em tom roxo. Balão um. Texto: Yes, he/she does. Balão dois. Texto:  No, it isn't. Balão três. Texto: yes, it is!
Students discussing a question, Salvador, Bahia, 2018.
  1. Read the survey from activity 3 again and discuss the questions with your classmates.
    1. Quando foi feita a pesquisa e qual era a nacionalidade das pessoas entrevistadas?
    1. Na sua opinião, as atividades que os ou as adolescentes costumam realizar na internet mudaram desde então? Quais atividades poderiam ser acrescentadas à pesquisa?
    1. A pesquisa inclui algumas atividades que não são adequadas para menores de 13 anos realizarem sem a supervisão de adultos ou adultas no Brasil, tais como fazer compras on láine e ter acesso a redes sociais. Na sua opinião, por que esses usos da internet não são indicados para adolescentes?
    1. De acôrdo com a pesquisa, 54% dos ou das adolescentes fazem compras on láine. Na sua opinião, quais poderiam ser os problemas de adolescentes fazerem compras pela internet?

lenguage in iusi tchu

gádiguéts

1. Read the “Going further” box and look at the gadgetsglossário in the picture. Can you name them?

Ilustração. 1: um dispositivo cinza dobrável com uma tela e um teclado. 2: um dispositivo digital branco em cuja tela há um texto 3: um dispositivo digital branco retangular com uma tela média. 4: um dispositivo com uma tela ao lado da qual há botões. Na tela há quadrados coloridos. 5: um dispositivo cinza retangular sem tela. Ao lado dele há um controle com botões. 6: um dispositivo retangular branco sem tela com duas antenas pretas. 7: óculos com uma alça para prender na cabeça. 8: um dispositivo digital branco retangular com uma tela pequena. 9: um dispositivo cinza com botões com as letras do alfabeto. Ao lado há um dispositivo oval pequeno com dois botões. 10: um dispositivo vermelho retangular pequeno com uma ponta em formato USB. 11: dois dispositivos retangulares pretos pequenos com saída para som. 12: um fone de ouvido vermelho. 13: um reprodutor de música digital. 14: um dispositivo digital pequeno e quadrado com alças para prender no braço. 15: um dispositivo oval sem tela com quatro hastes das quais saem hélices cor de laranja. 16: um dispositivo digital retangular cinza com uma lente redonda.
Examples of gadgets.

Going further

A gadget is usually a small mechanical or electronic deviceglossário with a practical use, but often considered a novelty.

2. Answer the questions in your notebook. Then share your answers with your classmates.

What gadget/s do you use to ◆.

  1. listen to music?
  1. read books?
  1. save files?
  1. take pictures?
  1. play games?
  1. type?

g. provide access to the internet?

Going further

Você sabia que as palavras notebook e laptop, quando usadas no contexto de tecnologia, podem indicar o mesmo aparelho? A palavra notebook remete à ideia de um caderno, um local de anotações, enquanto laptop remete à ideia de um computador pessoal pequeno e leve que pode ser usado no colo (lap, em inglês) do ou da usuário ou usuárioa.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Pense em sua rotina diária. Quais gádiguéts existem ao seu redor que precisam de conexão com a internet?
    1. Quais deles são os mais usados por você e seus ou suas colegas?
    1. Qual gadget você gostaria que fosse inventado? Ele precisaria de conexão com a internet? Por quê?

Going further

Existem organizações não governamentais que buscam transformar a educação das crianças pelo mundo e promover o letramento digital por meio da criação e da distribuição de recursos, aparelhos e software. Como esse tipo de distribuição poderia fazer a diferença em uma comunidade?

lissenin

Internet habits

Pre-listening

1. Look at the infographic and answer the questions in your notebook.

Generations

Ilustração. Uma mulher idosa de cabelo cacheado e branco, de nariz redondo, usando óculos finos e redondos, camiseta amarela e casaco rosa.

Builders

Born

Before 1946

Social mark:

World War II (1939-1945)

Leadership style:

Controlling

Ideal leader:

Commander

Ilustração. Um homem idoso com cabelos curtos e grisalhos, bigode grisalho e grosso, sobrancelhas grossas e usando camisa xadrez vermelha e preta.

Baby Boomers

Born

1946-1964

Social mark:

Moon landing (1969)

Leadership style:

Directing

Ideal leader:

Directing

Ilustração. Uma mulher de cabelo loiro e ondulado, sobrancelhas finas, sorrindo, usando camisa branca e um casaco roxo.

X

Born

1965-1979

Social mark:

Stock market crash (1987)

Leadership style:

Coordinating

Ideal leader:

Doer

Ilustração. Um homem jovem de cabelo penteado com tranças, cavanhaque e usando regata azul.

Y

(Millenials)

Born

1980-1994

Social mark:

September 11 (2001)

Leadership style:

Guiding

Ideal leader:

Supporter

Ilustração. Uma menina de cabelo penteado para trás e com metade do cabelo preso em coque, usando óculos de armação pequena e redonda e uma regata verde.

Z

Born

1995-2009

Social mark:

GFC (2008)

Leadership style:

Empowering

Ideal leader:

Collaborator

Ilustração. Um menino usando boné azul e camiseta vermelha e azul.

Gen Alpha

Born

2010-2024

Social mark:

Trump/Brexit (2016)

Leadership style:

Inspiring

Ideal leader:

Co-creator

Elaborado com base em: GEN Z and Gen Alpha infographic update. Mccrindle. Disponível em: https://oeds.link/AShtzc. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Você conhece essas seis gerações? A qual você pertence?
  1. Relacione as gerações com os períodos em que nasceram.
    1. Entre 1995 e 2009.
    2. Entre 1946 e 1964.
    3. Entre 1980 e 1994.
    4. Entre 1965 e 1979.
    5. Antes de 1946.
    6. Entre 2010 e 2024.
  1. Considerando que a internet se popularizou nos anos 1980, quais gerações têm a internet como parte de suas vidas desde muito cedo?

d. A quais gerações pertencem as pessoas da sua família? Você percebe se há alguma diferença entre a atitude delas e a sua com relação ao uso da internet e de tecnologias? Em caso positivo, que diferença?

Listening

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Listen to the story of Phil Hanley, a young adult who made some interesting choices.
    1. What is his profession?
      1. Comedian.
      2. Presenter.
      3. Actor.
  1. Where does he live?
    1. In his apartment.
    2. In his teenage bedroom.
    3. In his parents’ basement.
  1. What is the phenomenon he is a part of?
    1. Adults who don’t talk to their parents.
    2. Adults who still live with their parents.
    3. Adults who lost their parents.

3. Keep listening to facts related to Phil’s life choices.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. How are these young adults called in Italy?
    1. Western style.
    2. Big babies.
  1. How are these young adults called in the U.K.?
    1. BOOMERANGS, because of their tendency to come back.
    2. YUCKIES: Young, unwitting, costly kids.
  1. How are these young adults called in the USA?
    1. BOOMERANGS, because of their tendency to come back.
    2. YUCKIES: Young, unwitting, costly kids.

4. Listen to another part of the audio and decide if the following statements about “boomerangs” are (true) or éf(false). Write the answers in your notebook.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. This is a generation that will never grow upglossário .
  1. Some parents let their children live with them without paying for anything.

c. It is hardglossário to know for sure if these young adults will be good at facing difficulties.

5. Listen to the stories of different “boomerangs” around the world. Match their names to where they live.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Kirsty
  1. Andréa
  1. Caleb
  1. Ashle
    1. Ontario, Canada.
    2. England.
    3. Italy.
    4. Vancouver.

Post-listening

  1. Now discuss these questions with your classmates.
    1. Qual é a sua opinião a respeito dos bumerenguis ”? Justifique sua resposta com exemplos.
    1. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de ser boomerang”?

ispíquin

Presentation of a survey

Pre-speaking

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. O que você sabe sobre o acesso à internet em sua região? Ele é possível? Ele é amplo?
    1. Na sua opinião, com quais propósitos (entretenimento, trabalho, comunicação com amigos ou amigas ê tê cê ponto) as pessoas de sua escola ou região utilizam a internet?
  2. Listen to the answers to a survey about the use of the Internet in Canada and match the people to the way they use it.
Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Intervieweeglossário 1
  1. Interviewee 2
  1. Interviewee 3
    1. News and general information.
    2. Entertainment, communication and research.
    3. Connection with friends.
  1. Let’s conduct a survey.
    1. No caderno, faça uma lista de pessoas com quem você gostaria de realizar uma entrevista na escola, em casa ou na comunidade.
    1. Faça uma breve entrevista com cada uma delas para descobrir a qual geração pertencem, se usam a internet e, caso a resposta seja afirmativa, com qual propósito. Se for negativa, tente descobrir o motivo de elas não usarem a internet. Anote as respostas.

Speaking

4. Compare as respostas da sua pesquisa com as respostas da pesquisa que você ouviu na atividade 2. O que é diferente e o que é igual? Organize os resultados de sua pesquisa. Então, reporte os resultados em uma breve apresentação para sua turma. Utilize o boxe uisiful .

Useful language

Ana uses the Internet for entertainment. She is from Generation Z.

Jorge doesn’t use the Internet. He is a Baby Boomer.

Most people in my survey use the Internet to connect with friends.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Após ouvir os resultados das pesquisas de todos ou todas os ou as colegas de sala, responda: Quais hábitos sobre o uso da internet são comuns no meio em que vivem? Quais hábitos são comuns entre as pessoas de uma mesma geração?
    1. Como você poderia ajudar pessoas que não usam a internet ou fazem pouco uso dela a tirar melhor proveito desse recurso? Organize com seus ou suas colegas ações que vocês poderiam propor na sua escola e pense em quem poderia colaborar com elas.

Writing Tutorial

Que tal escrever um tutorial em inglês ensinando algo que você sabe fazer?

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

What: a tutorial

To whom: classmates and the community

Media: paper; digital

Objective: create a written tutorial

Pre-writing (brainstorming)

  1. Qual é o objetivo de um tutorial? O que é essencial que ele apresente? Como podemos apresentar as informações? Reveja o que foi apresentado nesta unidade sobre tutoriais, usando também seus conhecimentos prévios, e faça anotações no caderno.
  2. Encontre um tópico sobre o qual você saiba bastante ou um problema que possa ser resolvido em seu tutorial. Busque na unidade e em suas anotações exemplos de como um tutorial é organizado.
  3. Pense no público que você quer alcançar e em como seu tutorial será divulgado (o tipo de mídia e se será on-line ou ófiláine) e faça uma lista do que é necessário incluir e dos recursos que você quer adicionar (imagens, por exemplo). Compartilhe suas ideias com seus ou suas colegas e, conforme as sugestões deles ou delas, acrescente o que possa ter faltado em sua lista. Não se esqueça de oferecer sugestões aos ou às seus ou suas colegas também.

First draft

  1. Organize seu texto pensando na ordem dos tópicos que precisam ser apresentados.
  2. Produza um rascunho do tutorial. Então, observe se a ordem dos passos está correta.
  3. Mostre o tutorial a um ou uma colega e ao ou à professor ou professora e peça sugestões de como melhorar seu texto. Faça o mesmo em relação ao texto de seu ou sua colega.

Editing

7. Ao receber seu texto de volta, faça a revisão dele, verificando o que é necessário reconsiderar.

Final text

8. Crie uma versão final de seu tutorial por escrito. Verifique se a organização gráfica está de acôrdo e se é preciso acrescentar imagens como suporte.

Post-writing

  1. Se possível, compartilhe seu tutorial on láine em um blogue da turma, para permitir que ele alcance seu público-alvo. Caso não seja possível, póde-se criar um livro da turma com os tutoriais impressos.
  2. Passe os olhos pelo título dos tutoriais dos ou das colegas e escolha três que mais lhe interessem. Leia os três tutoriais. Algum deles ajuda a fazer algo que você não sabe fazer?
Versão adaptada acessível

Atividade 10

10 Verifique o título dos tutoriais dos/das colegas e escolha três que mais lhe interessem. Leia os três tutoriais. Algum deles ajuda a fazer algo que você não sabe fazer?

pici cãltchur

Look at the picture. Then answer the questions in your notebook.
Fotografia. Nove quadrados brancos, dispostos em três fileiras com três quadrados cada, costurados sobre uma superfície preta. Os quadrados contêm mensagens com textos e desenhos. As mensagens são: I WILL CONFRONT THE BULLY AND DEFENT THE VICTIM OF THE ABUSE. - ao lado do texto há um desenho de coração e abaixo dele há um emoticon de sorriso. I WILL STAND UP - ao lado do texto há um desenho de coração; I WILL HELP THE VICTIM; NO BULLY ZONE - ao lado do texto há o desenho do planeta Terra e diversos corações vermelhos; IF SOMEONE WAS BEING BULLIED I WOULD HELP THE VICTIM - ao lado do texto há um desenho de um emoji de sorriso; IF I SAW SOMEONE GETTING BULLIED I WOULD STEP IN OR TELL AN ADULT - ao lado do texto há desenho do símbolo da paz, um emoji de sorriso e um coração; I WILL BE COURTEOUS TO OTHERS EVEN IF THEY AREN'T WITH ME, I WILL PRACTICE WHAT I PREACH - abaixo do desenho há três emojis de sorriso. I WILL SPEAK UP FOR OTHERS - ao lado do texto há um emoticon de sorriso. Algumas mensagens estão assinadas pelos seus autores.
Messages made by students. San Pedro, Estados Unidos, 2022.
  1. Qual tema das mensagens você vê na imagem? Você sabe o que é essa imagem?
  2. Think about a dream you have for a better world. Then write it down on a piece of paper and draw something related to it. How can you share it with other people?
Versão adaptada acessível

Atividade 2

2 Think about a dream you have for a better world. Then write it down and draw something related to it. How can you share it with other people?

3. In groups build a story quilt to support people who live in regions that are facing social or armed conflicts. When the quilt is ready, display it in your school. Also take pictures and find different ways to support them online.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 1 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender algumas características do gênero tutorial...

revisar e praticar o uso do presente simples...

reconhecer palavras relacionadas a aparelhos eletrônicos e seus usos...

compreender áudios sobre o uso de tecnologia e internet por diferentes gerações...

produzir uma pesquisa oral sobre hábitos de uso da internet...

produzir um tutorial escrito...

Glossário

do (research)
- fazer (uma pesquisa)
Voltar para o texto
fingertip
- ponta do dedo
Voltar para o texto
avoid
- evitar
Voltar para o texto
sort
- classificar; separar
Voltar para o texto
before
- antes de
Voltar para o texto
reliable
- confiável
Voltar para o texto
source
- fonte
Voltar para o texto
cite
- citar; mencionar
Voltar para o texto
search engine
- ferramenta de busca
Voltar para o texto
job
- emprego
Voltar para o texto
plagiarism
- plágio
Voltar para o texto
recipe
- receita
Voltar para o texto
gadget
- dispositivo
Voltar para o texto
device
- aparelho
Voltar para o texto
grow up
- crescer
Voltar para o texto
hard
- difícil
Voltar para o texto
interviewee
- entrevistado/a
Voltar para o texto