iuniti tchu Expressions

1

Gravura. Gravura em preto e branco de um homem de cabelo penteado para trás, de bigode fino, usando camisa branca e casaco preto.
Doubt thou the stars are fire, Doubt that the sun doth move, Doubt truth to be a liar, But never doubt I love.
Fotografia. Uma mesa de madeira com uma máquina de escrever.

2

Fotografia. Um homem de cabelo grisalho e cacheado, usando camisa branca. Ele está apoiado em uma parede, segurando uma bisnaga de tinta amarela e despejando um pouco de tinta sobre um pano verde com uma pintura em amarelo, azul, vermelho, branco, verde e preto.

3

Fotografia. Um homem de cabelo penteado em tranças, usando blusa laranja e uma máscara protetora cinza sobre o nariz e a boca. Ele está segurando uma lata de spray e apontando-a na direção de um muro colorido.

4

Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho, usando boné preto, camisa mostarda e calça cinza claro está em pé, segurando um violão e com a boca na direção de um microfone. Abaixo dela há diversos pedais com fios. Ao redor há uma praça árvores e pessoas.

Objetivos

  • Compreender e empregar o verbo modal can para descrever habilidades no presente.
  • Compreender poemas.
  • Participar de discussões sobre formas de expressão.
  • Produzir um haicai.
  • Reconhecer a polissemia.
  • Reconhecer diferentes formas de expressão (poesia, grafite, música e pintura).

fãrsti interéquitchions

1. Discuss the questions with your classmates.

a. O que as imagens mostram?

b. O que há em comum entre elas?

c. Você já presenciou alguma das situações representadas pelas imagens? Se sim, descreva sua reação.

d. Você já praticou alguma das fórmas de expressão representadas nas imagens? Em caso positivo, o que você desejava expressar? Descreva sua experiência e suas sensações.

e. Quais dessas fórmas de expressão são mais familiares para você no contexto em que vive? Você gostaria de conhecer melhor alguma delas? Justifique.

f. Que outras fórmas de expressão você conhece?

Going further

Pesquise quais fórmas de expressão são mais comuns na região em que você vive. Descubra artistas locais, como escritores, músicos, fotógrafas, pintoras, entre outros ou outras, e pesquise suas obras. Se possível, apresente as obras a colegas e ao/à professor/a.

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

Você tem facilidade para se expressar? Quais são os benefícios de expressar seus sentimentos e suas opiniões? Quais cuidados deveríamos tomar ao compartilhá-los?

Quando você se expressa, tem medo de receber críticas? O que é necessário para que uma crítica seja construtiva e, em vez de desvalorizar a expressão de alguém, contribua para que a pessoa se desenvolva? Você é cuidadoso ou cuidadosa ao escolher as palavras quando vai fazer uma crítica construtiva? Dê exemplos.

rídin

Poems

Pre-reading

1. Discuss these questions with your classmates.

a. Você conhece algum/alguma poeta ou poetisa brasileiro ou brasileira ou estrangeiro ou estrangeira? Em caso afirmativo, cite alguns ou algumas.

b. Entre os temas a seguir, quais você considera que podem ser tratados em um poema? Dê exemplos de outros temas possíveis.

I. guerras

II. natureza

III. nações e povos

IV. amor

V. humor

VI. comportamento humano

c. Observe os poemas da atividade 2, assim como o título e as palavras-chave. Em sua opinião, quais são os temas tratados nos poemas?

Reading

2. Now read the two poems. Then read the statements. Rewrite the correct sentences in your notebook, if it’s false.

téquist uán

Can’t You See

By Scott Lentine

Can’t you see

I just want to have a friend

Can’t you see

I need the same connections in the end

Can’t you see

I want a good job

Can’t you see

I need to have stability and reticências be part of the general mobglossário

Can’t you see

I want to be independent on my own

Can’t you see

I want to be able to have my own home

Can’t you see

I want the same things as everyone else

Can’t you see

I want to be appreciated for myself

LENTINE, Scott. The Art of Autism. Disponível em: https://oeds.link/diEgPl. Acesso em: 1º junhoponto 2022.

Going further

Scott Lentine é o autor desse poema e tem autismo de alta funcionalidade (AAF). Formado com grandes honras pela Merrimack College, nos Estados Unidos, estudou Biologia e Ciências da Religião, e atualmente luta por leis que melhorem a vida das pessoas com deficiência.

téquist tchú

The Scoutglossário Cave (From Boys’ Life, 1919)

By the Cave Scout F. J. P.

Hey, Cave Gang, come closer, let each of us name

The worst kind of nuisanceglossário – we’ll call it a game.

“I vote for the fellow who’s never on time!”

“The fellow who always would borrow a dime!”

“The chap who takes pleasure in starting a fight!”

“The geezer, while camping, who snickers all night!”

Yes, those pests are terribly trying, I grant,

But I’ll cast my vote for the fellow who “can’t”.

[...]

He can’t get his grammar, or spelling, or math,

Can’t split the kindling, he can’t take a bath,

He can’t help his mother, he can’t use his head,

Can’t rise in the morning and can’t go to bed,

He can’t find his collar, he can’t tie his tie –

He never knows what he could do if he’d try –

But repeats all day long his monotonous chant:

“Oh, mamma; oh, teacher; oh, mister, I can’t.”

There’s great need in the world for the confident man

Who tacklesglossário his work with a hearty “I can!”

So, if you would succeed and find living a joy,

Just learn how to do things while you are a boy;

For the boy who refuses to work when he SHOULD,

Loses the power to work when he WOULD.

Weaknessglossário and softness his talent supplant,

And he finds at the test that he REALLY CAN’T.

F. J. P. The Scout Cave. Boys’ Life: The Boy Scouts’ Magazine. Nova York, verdadeiro. IX, norte. II, página. 36, novembro. 1919.

a O eu lírico do texto 1 deseja ser diferente e único no mundo.

b No texto 1, o eu lírico tem desejos comuns aos garotos de sua idade.

c O garoto descrito no texto 2 parece querer ser independente.

d O garoto descrito no texto 2 tem limitações que o impedem de realizar algumas atividades, por mais que se esforce para fazê-las.

Going further

A revista Boys’ Life é voltada para meninos escoteiros. O poema “The Scout Cave” foi veiculado na edição de comemoração pelo aniversário de fundação dos Boys Scouts of America, que completavam dez anos em 1919.

Going further

O termo persona, de origem latina, refere-se a um tipo de máscara utilizado por atores ou atrizes para representar um ou uma personagem. Na poesia, trata-se da “pessoa” que conta a história. o ou a artista escreve o poema, mas não é necessariamente ele ou ela quem fala: o eu lírico pode ser outra pessoa, outra voz.

3. Read the two poems again. Then check the appropriate options in your notebook.

a. De acôrdo com o poema Can’t You See, o eu lírico

I. deseja ter amigos/as.

II. deseja viajar e conhecer novas culturas.

III. quer um bom emprêgo.

IV. deseja fazer parte de um grupo e sentir-se como os ou as demais.

V. parece estar satisfeito com a maneira como as pessoas o enxergam.

b. Segundo o poema The Scout Cave, é possível afirmar que o garoto descrito

I. diz que não sabe fazer algo por preguiça de tentar.

II. não tem ajuda de sua mãe e de seu ou sua professor ou professora quando precisa.

III. pede ajuda o tempo todo porque tem preguiça de tentar realizar as tarefas sozinho.

IV. está perdendo a oportunidade de aprender a fazer algo enquanto é jovem.

V. pode não ser capaz de realizar algumas atividades no futuro, quando precisar delas.

4. Read the questions and answer them in your notebook.

a. Quais são as rimas do poema “Can’t You See”?

b. Quais são as rimas do poema “The Scout Cave”?

c. Segundo o poema “The Scout Cave”, qual é o risco de se ter preguiça de realizar atividades rotineiras quando jovem? Quais são os argumentos do eu lírico para convencer o garoto mencionado a mudar sua atitude?

d. De acôrdo com o poema The Scout Cave”, qual é o refrão (chant) que o garoto mencionado está sempre repetindo? O que esse refrão sugere?

Post-reading

5. Answer the questions in your notebook.

a. Na sua opinião, que tipo de comportamento poderia fazer que o eu lírico do poema Can’t You See se sentisse mais respeitado e satisfeito? Cite algumas atitudes que poderiam fazer a diferença. Você já se sentiu como o eu lírico desse poema? Explique.

b. Que conselhos você daria ao garoto do poema The Scout Cave a fim de mudar sua atitude? Você já teve um comportamento semelhante ao dele alguma vez?

c. Na sua opinião, os/as leitores/leitoras podem se identificar com a leitura desses poemas, ainda que em países e épocas diferentes? Apesar de o poema The Scout Cave ser destinado a meninos escoteiros, ele poderia descrever o comportamento de outras pessoas? Justifique.

d. Os dois poemas apresentados possuem estrofes e rimas. Você conhece poemas que não seguem o mesmo modelo? Dê exemplos.

Going further

Você conhece algum poeta ou alguma poetisa de língua inglesa? Pesquise poetas/poetisas famosos/as de países de língua inglesa e faça uma apresentação sobre um poema desses/dessas autores/autoras. Se preferir, procure poemas que tenham sido traduzidos para a língua portuguesa.

6. Now look at the picture, read the poem, and answer the questions in your notebook.

Butterfly

flying over

flowers.

Fotografia. Ao fundo, há a fotografia de flores brancas com o miolo amarelo. Acima das flores voa uma borboleta com asas azuis com contorno preto. Sobre a fotografia está composto o texto MORNING INSPECTION FROM ONE FLOWER TO ANOTHER A BUTTERFLY. Abaixo, lê-se KWAKU FENI ADOW.
Butterfly flying over flowers.

CATTAILS Journal. Cattails: collected works from UHTs. Ontario, janeiro. 2016. Disponível em: https://oeds.link/MwgbUb. Acesso em: 4 junho. 2022.

a. Qual é o assunto do poema?

b. Qual é a diferença desse poema com relação aos outros que você leu?

c. Você sabe o que é um haicai? Leia o boxe Going further e identifique nesse poema as características mencionadas.

Going further

De origem japonesa, os haicais (haiku, em inglês) não são baseados em rimas, mas em um padrão de sílabas. Tradicionalmente, são organizados em 17 sílabas divididas em três versos: de cinco, sete e cinco sílabas. Os haicais costumam versar sobre um único momento – em geral, relacionado à natureza –, por meio de versos repletos de alusões a imagens (imagética), o que permite ao ou à seu ou sua leitor ou leitora criar um cenário em sua mente a partir das poucas palavras presentes no poema. Alguns/algumas autores/autoras famosos ou famosas de haicais na língua portuguesa são Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary.

7. In groups, read the haikus and discuss the questions.

This photo album —

Bookworms are also nourished

With old memories

Edson Iura

CLEMENT, Rosa. A history of brazilian haiku. The Haiku Foundation. Disponível em: https://oeds.link/fgr8kP. Acesso em: 4 jun. 2022.


ONLY THE BRAVE ARE HAPPY

Without asking, the wind

Sheds the flowers on the ground...

I never dared.

Afrânio Peixoto

PEIXOTO, Afrânio. Missangas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1931.


a. Escolha um dos dois haicais que você acabou de ler nesta página e compartilhe suas impressões sobre ele com os ou as colegas. Por que você escolheu esse poema?

b. De todos os poemas apresentados na seção, qual deles chamou mais sua atenção? Por quê?

c. Caso você precisasse escrever um poema, qual ou quais tema ou temas você escolheria abordar? Como seria a fórma do seu poema? Teria estrofes e rimas? Seria mais parecido com um haicai? Cite exemplos.

lenguage in iusi uon

Can/Can’t

1. Read the poems “Can’t You See” and “The Scout Cave” on pages 26 and 27 again. Then take a look at the sentences and answer the questions in your notebook.

Excerpt 1

“There’s great need in the world for the confident man / Who tackles his work with a hearty I can!’”

Excerpt 2

“He can’t get his grammar, or spelling, or math, / Can’t split the kindling, he can’t take a bath, / He can’t help his mother, he can’t use his head.”

Excerpt 3

Can’t you see / I just want to have a friend[?] / Can’t you see / I need the same connections in the end[?]”

  1. O que todas as frases têm em comum?
    1. Todas indicam uma habilidade.
    2. Todas indicam uma permissão.
    3. Todas fazem um pedido.
  1. De acordo com sua resposta ao item “a”, como isso é indicado nas frases? Qual termo é utilizado em cada uma das frases?
  1. Qual das frases está na fórma afirmativa? Qual está na fórma interrogativa? Qual expressa uma ideia negativa?
  1. Answer the questions in your notebook.
    1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre os poemas apresentados na seção anterior e os textos das atividades 3, 4 e 5 a seguir?
    1. Você tem o hábito de ler tirinhas? Gosta dessa fórma de expressão? Explique.
    1. Observe as imagens das tirinhas nas atividades 3 e 4. Em sua opinião, quais são os temas tratados em cada uma delas? Que detalhes nas tirinhas o ou a ajudaram a responder a essa pergunta?
    1. Como cartunistas expressam as emoções dos ou das personagens de suas tirinhas? Dê exemplos.

3. Read the comic strip and check your inferences. Then read the sentences and identify which ones are (true) and which ones are éf (false). Can you correct the false sentences in your notebook?

Tirinha. Composta em quatro quadros. Quadro um: Um menino de cabelo loiro, usando camiseta vermelha está em pé ao lado de uma mesa à qual está sentado um homem usando chapéu redondo e marrom, de óculos redondos, bigode branco grosso, usando camisa azul e segurando um lápis na direção de uma folha branca. O menino diz: YOU’RE WRITING COWBOY POEMS, AREN’T YOU, GRAMPA? I CAN TELL ‘CAUSE YOU’RE WEARING YOUR COWBOY HAT. Quadro dois: O menino loiro, na mesma posição, pergunta ao homem: HAVE YOU WRITTEN ANY YET? Ao lado, o homem de chapéu está sentado à mesa com o braço esticado, levando a folha de papel na direção do menino e responde: JUST ONE. HERE... TELL ME WHAT YOU THINK... Quadro três: O menino loiro está segurando a folha de papel com as duas mãos à frente do rosto. Quadro quatro: O menino loiro está segurando a folha de papel com as duas mãos, olhando para o homem sentado à mesa. O menino diz: MAYBE YOU SHOULD PUT ON YOUR COWBOY BOOTS TOO.
pic cols , comic strip by Bryan Cane, 2018.
  1. O garoto diz que consegue perceber que o avô está escrevendo poemas.
  1. De acôrdo com a frase I can tell ’cause you’re wearing your cowboy hat”, o garoto descobriu o tema da poesia do avô por causa da camisa que o avô está vestindo.
  1. De acôrdo com a sugestão dada pelo garoto no último quadrinho, entende-se que ele parece não ter gostado muito do poema do avô.
  1. O neto sugere ao avô que ele calce suas botas de caubói simplesmente porque acha que elas combinam com o chapéu.

4. Read another comic strip and answer the questions in your notebook.

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Um menino de cabelo branco, usando roupa branca, está andando com os braços abertos, a boca entreaberta e diz: I CAN’T FIND MY RED PAINT! Ao lado, uma menina de cabelo preto penteado para trás, usando uma tiara vermelha e um avental sujo com manchas de tinta está em pé. Com a mão direita ela está segurando uma bisnaga de tinta. Com a mão esquerda ela está segurando um pincel com tinta amarela. Atrás dela há um cavalete sobre o qual há um quadro com a silhueta de um felino. Ela diz: USE MINE. Quadro dois: O menino de cabelo branco está com a roupa suja de tinta vermelha. Ele está segurando uma bisnaga com tinta vermelha e diz: HERE’S YOUR PAINT – I FINISHED MY PICTURE! Ao lado, a menina de avental está com o cenho franzido, de frente para seu quadro, no qual o desenho de um gato está quase completo. Ela está com a cabeça virada na direção do menino, com o olhar focado na bisnaga de tinta, e responde: YOU USED A LOT OF RED. “LOT” está com destaque em bold. Quadro três: O menino de cabelo branco sorri e explica: RED IS MY FAVORITE COLOR! Ao lado, a menina de avental está com semblante triste e responde: IT USED TO BE MINE TOO.
Oh, Brother!, comic strip by Bob Weber Jr. and Jay Stephens, tuenti eitim .
Ícone. Seta continuação
  1. Por que a criança pega emprestada a tinta da menina que está pintando o quadro?
  1. Em que estado ela devolve a tinta vermelha da menina? Quais elementos visuais o ou a ajudaram a responder essa pergunta?
  1. O que a menina provavelmente quer dizer quando afirma que vermelho também costumava ser sua cor favorita? Existe algum elemento visual na tirinha que confirme a afirmação da garota?
  1. Ao reler a tirinha, o que se pode imaginar que tenha de fato acontecido com a tinta vermelha da criança?

5. Now read another comic strip. Then check the appropriate option in your notebook.

Tirinha. Composta em dois quadros. Quadro um: Na parte superior, lê-se o título: THE ORDER. Abaixo, duas mulheres estão de frente uma para a outra. Uma tem cabelo preto cacheado, usando uma tiara roxa, óculos pequenos e redondos, e blusa verde com um avental por cima. A outra tem cabelo castanho claro e veste uma roupa bordô. A mulher de cabelo preto diz: I LIKE A CHALLENGE. Quadro dois: Ao fundo, lê-se o texto: FONDANT CONFECTION ARTS. Abaixo, vê-se um balcão com diversos bolos expostos com os formatos de um livro, uma bola de futebol americano, um busto de uma mulher com um colar, um telefone fixo de disco e um pônei; ao lado de alguns deles há etiquetas. À direita, a mulher de cabelo preto e avental está atrás do balcão, segurando uma caneta e um bloco de papel. À frente dela, do outro lado do balcão, está a mulher de cabelo castanho claro, com uma bolsa marrom pendurada no ombro. Ela pergunta: CAN YOU MAKE IT LOOK LIKE A CAKE?
Rhymes with Orange, comic strip by Hilary Price, 2018.
  1. Pode-se afirmar que a cliente está espaço para resposta.
    1. fazendo um pedido inesperado à artista
    2. propondo algo absurdo à artista
  1. O efeito humorístico da tirinha está espaço para resposta.
    1. na solicitação feita pela cliente, que pede que seu bolo pareça um bolo de verdade
    2. no fato de a cliente não ter percebido que está em um ateliê
    3. na falta de apreço da cliente pelos bolos feitos pela artista

Going further

O modal can também pode ser utilizado para fazer pedidos informais, como na frase:

Can you read the text, please?

É possível usar can também para pedir permissão, como no exemplo:

Can I borrow your pencil, please?

6. Read the sentences and choose the appropriate answer in your notebook.

“I can tell ’cause you’re wearing your cowboy hat.”

“I can’t find my red paint!”

Can you make it look like a cake?”

  1. Para frases afirmativas, utiliza-se o sujeito/verbo modal ken seguido pelo sujeito/verbo modal ken e verbo sem tiú.
  1. Para frases negativas, utiliza-se o sujeito/verbo modal ken seguido pelo sujeito/verbo modal can’t e verbo sem tiú.

c. Para frases interrogativas, utiliza-se o sujeito/verbo modal ken seguido pelo sujeito/verbo modal ken e verbo sem tiú.

Going further

Can’t é a fórma contraída de cannot. Cannot é geralmente utilizado em situações de escrita mais formais, em que se costuma evitar o uso de contrações.

7. Now read this comic strip and compare it to the ones you have read. Then answer the questions in your notebook.

Tirinha. Composta em três quadros. Quadro um: Um homem de cabelo cacheado penteado para trás, usando óculos escuros, regata branca escrito: THUG FOR LIFE, está sentado em um banco de rua e diz: THERE’S ONLY ONE WAY TO MAKE YOUR MARK ON THIS WORLD, LEMONT. Ao lado, um homem usando boina, camiseta e um casaco está sentado no banco, sorrindo e lendo uma revista. Ele responde: AMEN, CLYDE. Quadro dois: Close no rosto de Lemont, que diz: GET AN EDUCATION, FIND SOMETHING YOU LOVE TO DO AND THEN DO IT BETTER THAN ANYBODY ELSE. Quadro três: Clyde está sentado no banco ao lado de Lemont e responde: I WAS GONNA SAY 'WITH A SPRAY CAN.
Candoryville, comic strip by Damin Bell, 2018.
  1. Qual é o sentido de ken nessa tirinha? Como ele se diferencia do sentido de ken nas tirinhas anteriores?
  1. Qual é o significado da palavra “marca” (marqui) para o garoto de óculos? Qual é o significado da mesma palavra para o homem que está lendo o jornal? Justifique.

c. Leia o boxe goin fãrder sobre polissemia. Você consegue encontrar mais exemplos? Compartilhe-os com um ou uma colega.

Going further

Polissemia é a associação de uma palavra a mais de um significado. Na língua portuguesa, a palavra “letra”, por exemplo, pode significar o elemento básico do alfabeto, a caligrafia de uma pessoa ou o texto de uma canção.

d. O grafite e a pichação são fórmas de expressão que utilizam a tinta isprêi. No Brasil, o grafite, em geral, é visto como uma expressão artística e realizado com autorização pública e/ou privada, enquanto a pichação é considerada crime contra o patrimônio cultural e o meio ambiente (Lei norteº 9.605/98). Converse com seus colegas sobre essas manifestações e outras fórmas de se expressar que cooperem para uma cultura de paz.

lenguage in iusi tchu

Kinds of expressions

1. In your notebook, read the captions and use the following chart to classify activities according to the way you can or can’t do them. Then compare your answers with a classmate.

Very well

Well

Not so well

Not at all

Imagem de duas mãos fazendo sinal de positivo (polegar para cima).

Imagem de mão fazendo sinal de positivo.

Imagem de mão fazendo sinal de negativo (polegar para baixo).

Imagem de duas mãos fazendo sinal de negativo.

a. Write a song.

Fotografia. Uma mão segurando uma caneta na direção de uma folha. Ao lado há um violão.

b. Draw.

Fotografia. Uma mão de criança segurando um giz de cera verde na direção de uma folha branca.

c. Paint.

Fotografia. Um homem de sobrancelhas grossas, usando gorro e camisa jeans está segurando um pincel fino na direção de um quadro colorido.

d. Paint graffiti.

Fotografia. Um homem usando boné, máscara cinza e azul protegendo o nariz e a boca, camiseta e luvas pretas. Ele está segurando uma lata de spray na direção de um muro cinza e preto.

e. Write a poem.

Fotografia. Uma menina de cabelo cacheado e penteado para trás está sentada à mesa, segurando um lápis na direção de um caderno aberto.

f. Singglossário .

Fotografia. Uma mulher de cabelos grisalhos usando uma blusa amarela e com a boca entreaberta está ao lado de um menino de cabelo castanho usando uma blusa listrada cinza e amarela e com a boca entreaberta. Os dois estão segurando juntos um microfone próximo à boca deles e, à frente deles, há um laptop.

g. Recite a poemglossário .

Fotografia. Um menino de cabelo curto, usando camiseta xadrez branca e cor de laranja está segurando um livro aberto com a mão esquerda. A mão direita está levantada e ele está sorrindo. À frente dele há algumas pessoas.

h. Play an instrument.

Fotografia. Uma menina de cabelo loiro penteado com tranças usando uma blusa amarela está com a cabeça baixa na direção de um violão preto. Sua mão esquerda está segurando o braço do violão e a mão direita está dedilhando as cordas. A seu lado há uma mulher de cabelo castanho usando uma blusa amarela com a cabeça baixa.

2. In your notebook, write the expressions from activity 1 in the appropriate column. There may be more than one category for the same expression.

Graffiti

Music

Painting

Poetry

  1. Now talk about your abilities with a classmate. iuse ken ór can’t.
  2. Discuss these questions with your classmates.
    1. De que fórmas você expressa suas emoções e sentimentos?
    1. Existe alguma fórma de expressão que você gostaria de praticar, mas ainda não se sente confortável? Qual? E por quê?

lissenin

poetri islãm

Pre-listening

1. Look at the picture and talk about it with a classmate.

Fotografia. Uma menina de cabelo cacheado preso em maria-chiquinhas, usando roupa rosa com detalhes brancos, está com a boca entreaberta atrás de um microfone. Sua mão direita está levantada. Ao fundo, há um palco.
Pe’Tehn Raighn Kem (3-year-old when the photo was taken), reciting “Hey, Black Child” by Useni Eugene Perkins, 2015.
  1. Em sua opinião, o que a criança que aparece na imagem está fazendo?

b. O que você considera importante para declamar bem um poema? Qual é a diferença entre ler um poema e declamar um poema? Dê exemplos.

Listening

2. Listen to Pe’Tehn reciting a poem. Choose the appropriate option in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Com base no áudio, é possível perceber que a criança fala em espaço para resposta.
    1. tom de raiva
    2. tom de encorajamento
    3. tom de humor

3. Listen to the first stanzaglossário of the poem and put the lines in the correct order in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Do you know you can be
  1. If you try to be
  1. Do you know who you are
  1. What you want to be
  1. Hey, Black Child
  1. What you can be

g. Who you really are

4. Now listen to the second stanza and complete it in your notebook.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Hey, Black Child

Do you know where you’re going

Where you’re really going

Do you know you ◆ learn

What you ◆ to learn

If you ◆ to learn

What you can learn

5. Listen to the third and fourth stanzas. Then read the statements and identify which ones are (true) and which ones are éf (false). Rewrite the correct sentence in your notebook, if it’s false.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. A terceira estrofe do poema ressalta o quanto a criança é forte.
  1. A fórça da criança, de acôrdo com a terceira estrofe, é natural e não requer uma atitude por parte dela.
  1. A última estrofe salienta que a criança deverá fazer algo impossível para transformar o mundo.

d. De acôrdo com a última estrofe, se a criança fizer a sua parte, seu país será afetado e transformado por ela.

Post-listening

  1. Check the appropriate answers in your notebook.
    1. A ideia apresentada na primeira estrofe do poema ressalta que espaço para resposta.
      1. a criança deve desejar aquilo que disseram que ela pode conquistar
      2. a criança precisa se conhecer de verdade a fim de conquistar seus objetivos
    1. A segunda estrofe do poema sugere que espaço para resposta.
      1. é importante que a criança estude e aprenda o que deseja aprender
      2. existem assuntos que a criança não consegue aprender
  2. Discuss these questions with your classmates.
    1. Você concorda com a ideia defendida pelo poema? Justifique com exemplos.
    1. Em sua opinião, o poema se dirige a uma pessoa específica ou a um grupo? Por quê?
    1. Em sua opinião, a mensagem transmitida pelo poema póde ser aproveitada apenas por esse público? Explique.

Going further

“Hey, Black Child” was written by Useni Eugene Perkins, an American poet and playwright, born in 1932.

ispíquin

Reciting poems

Pre-speaking

  1. In your opinion, what does an interesting poem have? Tell a classmate.
    1. romance
    1. drama
    1. humor
    1. adventure
    1. natiur
    1. rístori
    1. philosophy
    1. social criticism
  2. Answer the questions in your notebook.
    1. Durante sua pesquisa sobre poetas ou poetisas de língua inglesa, na seção rídin”, quais artistas chamaram sua atenção? Cite alguns ou algumas e justifique.
    1. O que os ou as poetas ou poetisas que você selecionou expressam em seus poemas? Dê exemplos, citando os temas mencionados na atividade 1 desta página. Você se identificou com os temas abordados por eles ou elas? Explique.
    1. De todos os poemas que você leu, qual chamou mais sua atenção? Explique. Selecione um deles para declamar.

Speaking

  1. You are going to recite a poem. Work in small groups and follow the instructions.
    1. Apresente a seus ou suas colegas o poema selecionado.
    2. Discuta os temas de cada poema e comente se concorda ou não com a ideia defendida pelo poeta ou pela poetisa.
    3. Ensaie sua apresentação com os ou as colegas e opine sobre a declamação deles ou delas. Preste atenção na entonação, no ritmo e nos gestos.
    4. Se possível, memorize o poema para facilitar sua declamação.
    5. Se desejar, faça uma gravação de sua declamação para o grupo. A gravação permite analisar o que é possível melhorar e o que já está satisfatório.

Useful language

Congratulating someone on a speech or presentation

Bravo!

Great job!

Well done!

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Por quais motivos você escolheu esse poema? Explique.
    1. Você notou alguma diferença entre ler o poema e recitá-lo? Dê exemplos.
    1. Você teve facilidade em expressar a ideia do poema por meio de sua fala e de seus gestos? Quais foram as dificuldades? Se pudesse declamar o poema novamente, o que faria de diferente?
    1. Quais são as principais características do poema escolhido por você: rima, ritmo, repetições, trocadilhos, pausas ou outros?
    1. Quais poemas recitados por seus ou suas colegas mais chamaram sua atenção? Justifique.

ráitin

Haiku

Que tal se expressar escrevendo um haicai?

What: a haiku

To whom: for personal use; other students; school community; or the Internet

Media: paper

Objective: express a feeling or an idea

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. qual ou quaistema ou temas você gostaria de abordar ao escrever um haicai? Selecione um ou mais.
  2. Pense em palavras-chave relacionadas ao/aos tema/temasselecionado ou selecionadose anote-as no caderno. Se necessário, utilize um dicionário bilíngue.

First draft

  1. Observe as palavras-chave selecionadas. Há alguma rima entre elas? Em caso afirmativo, marque-as, mas lembre-se de que rimas não são imprescindíveis.
  2. Busque, em um dicionário bilíngue, palavras que complementem as palavras-chave que você já selecionou, de acôrdo com o que deseja expressar em seu haicai.
  3. Escreva o esboço de seu haicai. Você já decidiu se ele será tradicional (poema de três versos, sendo o primeiro com 5 sílabas, o segundo com 7, e o terceiro com 5) ou não? Se necessário, peça ajuda a seu professor ou sua professora para contar as sílabas.
  4. Compartilhe o esboço de seu haicai com um/uma colega. Deem sugestões para melhorar o poema do ou da colega.

Editing

  1. Com base nos comentários de seu ou sua colega, revise e, se necessário, reescreva seu poema.
  2. Faça uma ilustração para seu haicai, de acôrdo com o tema do poema. Não mostre sua ilustração aos ou às colegas por enquanto.

Final text

9. Exponha seu haicai na sala de aula ou no painel da escola e, se possível, leia-o para a turma.

Post-writing

  1. Em roda, cada estudante vai ler e ilustrar o haicai do ou da colega que estiver à sua direita. Depois, os haicais ilustrados (pelos/pelas autores/as e pelos/pelas colegas) devem ficar expostos na sala.
  2. Compare as ilustrações dos/dasautores ou autoras de cada haicai com as ilustrações feitas por eles ou elas. Ambos/ambas imaginaram as mesmas cenas? O que existe de parecido nas ilustrações? E o que há de diferente entre elas? Comentem.

pici cãltchur

1. Read the poem and answer the questions in your notebook.

Fotografia. Uma superfície de fundo azul com pixações em preto e com traços em tons de marrom, vermelho e verde. Sobre ela está escrito com tinta preta: BEWARE: THIS COULD BE POETRY. A palavra BEWARE está sublinhada.
Grafite na cidade do Porto, Portugal, 2014.
  1. Onde o poema foi escrito?
  1. Pense em três lugares inusitados onde podemos escrever poemas.
  1. Em pequenos grupos, conversem sobre fórmas de se expressar, e escrevam um poema sobre esse assunto, que deverá ser exposto na escola.

2. Como, por meio da arte, podemos melhorar a vida ao nosso redor (família, escola e comunidade)? E como você acha que a arte pode ajudar a mudar o mundo para melhor?

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 2 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. Notebook.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

ler e compreender poemas...

compreender o uso do verbo modal can para expressar habilidades no presente...

compreender palavras relacionadas a diferentes formas de expressão...

compreender um áudio em que um poema é recitado...

recitar um poema...

escrever um poema, como um haicai, ...

Be an agent of change 

Units 1 and 2  Be yourself

1. Read the title of this text. What do you think the subject is? Tell a classmate.

Reprodução de página da internet.

   Children,s COMMISSIONER       ABOUT US       OUR WORK       LATEST       PUBLICATIONS   

Life in Likes

  1. [...] Children becomeglossário increasingly anxious about their online image and “keeping up appearances” as they get older. 2 This can be made worse when they start to follow celebrities and others outside close family and friends [...]. 3 Their use of platforms […] can also undermine children’s view of themselves by making them feel inferior to the people they follow. [...]
    1. Harry, 11, Year 6: “When you get 50 likes it makes you feel good cos you know people think you look good in that photo.”
    2. Aaron, 11, Year 7: “If I got 150 likes, I’d be like that’s pretty cool, it means they like you.” [...]
    3. Aimee, 11, Year 7: “You might compare yourself cos you’re not very pretty compared to them.”
    4. Annie, 11, Year 7: “I just edit my photos to make sure I look nice.”
    5. Harry, 11, Year 6: “If you don’t have designer and expensive things people will make funglossário of you.

CHILDREN unprepared for social media “cliff edge” as they start secondary school, Children’s Commissioner for England warns in new report. Children’s Commissioner. 4 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/bQ2LnE Acesso em: 2 junho. 2022.

  1. Read the text from activity 1. Then match these statements to the parts of the text (1-8). Write the answers in your notebook.
    1. Um pré-adolescente associa a quantidade de láiques com a aceitação de sua aparência na fotografia.
    1. Uma pré-adolescente menciona a importância de editar suas fotos para melhorar sua aparência.
    1. Afirma-se que à medida que as crianças crescem, aumenta a ansiedade em relação à sua imagem na internet.
    1. Um pré-adolescente acredita que precisa ter artigos caros para não sofrer deboches.
  1. Afirma-se que o uso de determinadas redes sociais pode fazer as crianças se sentirem insatisfeitas com sua própria imagem.
  1. Afirma-se que seguir, em redes sociais, pessoas famosas e que não façam parte da família da criança aumenta a ansiedade em relação à sua própria imagem.
  1. Um pré-adolescente associa a quantidade de likes que recebe à quantidade de pessoas que gostam dele.
  1. Uma pré-adolescente diz que a comparação com outras pessoas pode levá-la a se sentir menos bonita.
  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Que tipo de problema relacionado ao uso de recursos on-line o texto da atividade 1 apresenta?
    1. Você acha que a simples curtida da fotografia de alguém, ou uma frase elogiando a pessoa, é uma demonstração sincera de simpatia? Explique.
    1. De que maneiras é possível reagir cordialmente à postagem da fotografia de um/uma amigo/a na rede social sem focar na aparência?
    1. As redes sociais permitem que as pessoas se expressem de vários modos e com praticidade. Em sua opinião, como é possível usar esse recurso para proporcionar real satisfação em vez de ansiedade, já que esta pode até afetar nossa autoestima?
  2. Work in groups and follow the instructions.
    1. Leia a frase a seguir. É uma citação atribuída a um escritor irlandês chamado Oscar uáild. Considerando o contexto de tudo o que foi discutido nesta seção, o que essa frase quer dizer?
Fotografia. Close em uma folha de papel em uma máquina de escrever. Na folha, lê-se o seguinte texto com letras datilografadas: BE YOURSELF; EVERYONE ELSE IS ALREADY TALKEN.
An old typewriter.
  1. Faça um cartaz inspirador.
    1. Busque outras frases em inglês que sirvam de inspiração para as pessoas serem o que são em vez de tentar ser aquilo que os/as outros/outras querem ou esperam que elas sejam. É possível também criar frases inéditas.
    2. Escolha imagens para compor cartazes com essas frases.
    3. Afixe os cartazes no mural da escola para ajudar outras pessoas a entender que ninguém precisa deixar de ser o que é para ter garantido o seu lugar em uma sociedade inclusiva.

Glossário

mob
- multidão
Voltar para o texto
scout
- escoteiro/a
Voltar para o texto
nuisance
- incômodo
Voltar para o texto
tackle
- atacar; derrubar
Voltar para o texto
weakness
- fraqueza
Voltar para o texto
sing
- cantar
Voltar para o texto
recite (a poem)
- declamar (um poema)
Voltar para o texto
stanza
- estrofe
Voltar para o texto
become
- tornar-se
Voltar para o texto
fun
- divertido/a
Voltar para o texto