iuniti fór Food and nutrition

1

Fotografia. Um prato branco com arroz, feijão, filé de frango, ovo frito e salada de alface com tomate.

2

Fotografia. Seis pratos de vidro com arroz, feijão, ovos e cenoura. Ao fundo, há uma travessa com fatias de melancia.

3

Fotografia. Um prato branco com uma tapioca branca recheada. Ao lado há uma faca e um garfo.

4

Fotografia. Uma tigela com metade de um mamão. Atrás dela há uma jarra com leite, uma xícara de chá, um copo de suco cor de laranja e um pote com geleia vermelha. Ao lado do mamão há uma parte de um pão francês.

5

Fotografia. Uma panela marrom com sopa amarela com folhas verdes.

6

Fotografia. Duas fatias de pão francês torrado e um copo de vidro com café. Ao lado há uma tigela com ovo mexido.

Objetivos

  • Aprender vocabulário relacionado à comida.
  • Compreender e usar advérbios de frequência para falar de hábitos alimentares.
  • Compreender o uso do imperativo em instruções de receitas culinárias.
  • Compreender um áudio com orientações para uma alimentação adequada e saudável.
  • Distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis.
  • Ler e compreender texto com informações nutricionais.
  • Ler e produzir receitas culinárias.
  • Refletir sobre a disposição de viver novas experiências gastronômicas.

fãrsti interéquitchions

1. Look at the pictures and answer the questions in your notebook.

a. Com quais refeições do dia essas imagens costumam estar associadas no Brasil? Relacione os nomes das refeições com os números das imagens.

I. Breakfast

II. Lunch

III. Dinner

IV. Snackglossário

b. Qual dessas refeições é considerada a mais importante do dia no Brasil? Você acha que isso vale para outros lugares do mundo?

c. Em quais imagens estes alimentos e bebidas aparecem? No caderno, associe os nomes dos alimentos com os números das imagens.

I. a toasted bread roll and coffee

II. a chicken fillet

III. a slice of papaya

IV. a tapioca pancake

V. an egg

VI. beans

VII. some coffee

VIII. rice, beans and cooked vegetables

IX. some milk

X. some orange juice

XI. some rice

XII. some salad

XIII. some soup

d. Há algum alimento mostrado nas imagens que você consome com frequência? Quais alimentos você consome regularmente?

e. O que você sabe sobre alimentação saudável? Você considera a sua alimentação saudável? Responda com exemplos.

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

Você já provou algum prato oferecido por alguém de outro estado, região ou país? Já teve oportunidade de oferecer algo típico de sua culinária para alguém de fóra? Em caso afirmativo, como foram essas experiências? Em sua opinião, quais são as vantagens de conhecer e provar pratos diferentes daqueles com os quais estamos habituados ou habituadas?

rídin

A recipe

Pre-reading

1. Look at text 1 and answer the questions in your notebook.

téquist uán

Composição de Ilustração com fotografia. Um tablet cinza com uma câmera no centro e uma página de internet com aba azul com o título: TROPICAL AÇAÍ BOWL.

    TROPICAL Acai Bowl    

INGREDIENTS 1

What are the health benefits? Is it really a superfood? Which product to buy? How to make an original Brazilian Acai Bowl? All answers inside.

2

1 handful frozen berry mix

1 banana, frozen

1 pack acai puree (or 2 tsp of acai powder with 3-4 crushed ice cubes)

3-4 tbsp rolled oats

2/3 cups soy milk/rice milk (2/3 cups = 150 mL)

1 tsp maple syrup (or honey for non-vegans)

3

coconut flakes

chia seeds

fruits

mango

chopped nuts like

almonds

DIRECTIONS

Ícone de prato com talher.

Courseglossário             Breakfast, Snack

Ícone de folhas.

Cuisineglossário             Vegan

Ícone de relógio.

Prep Time       5 minutes

Ícone de relógio.

Total Time      5 minutes

Ícone de prato coberto.

Servingsglossário           1 bowl

Ícone de coração com linha em ziguezague.

Calories          374 kcal

4

  1. If you use a frozen pack of acai puree make sure you break it in a couple of places before you throw it into a blender. If you go the powder + ice cube route be sure your blender can handle it!
  2. To get it really ice-creamy first peel and put the banana into the freezer for two hours.
  3. To make the acai bowl add all the ingredients into the blender and blend until smooth.
  4. Now garnishglossário as you wish.

EASY vegetarian app. Hurry The Food Up. Computer software. Vers. 3.3. 2018.

a. Que gênero de texto é esse? Onde você pode encontrar esse tipo de texto?

b. Como você chegou a essa conclusão? Escolha entre as opções a seguir elementos do texto que facilitam esse reconhecimento inicial.

I. divisão entre título, ingredientes e modo de preparo

II. uso de marcadores

III. quantidade dos ingredientes em unidades de medida

IV. informação sobre tempo de preparo

V. os tipos de letras (fontes) usadas

VI. informação sobre quantidade de calorias por porção

VII. imagem do prato pronto

VIII. uso de abreviações

c. Com base em suas respostas, o que é possível antecipar sobre o sentido global deste texto e seu objetivo?

Going further

Ser vegetarian (vegetariano ou vegetariana) significa adotar uma alimentação à base de vegetais, excluindo todo tipo de carne, ainda que consumindo derivados como ovo e leite. Ser vegan (vegano ou vegana) significa não consumir nada de origem ou derivação animal, atitude que vai além da alimentação, visto que a restrição inclui também outros produtos, como itens de vestuário e cosméticos que contenham ingredientes de origem animal.

Going further

Por economia de espaço, as receitas podem conter várias abreviações. Algumas delas são:

kcal (kilocalorie) = quilocaloria

mL (milliliter) = mililitro

prep time (preparation time) = tempo de preparo

tbsp (tablespoon) = colher de sopa

tsp (teaspoon) = colher de chá

2. Match the pictures to the following ingredients/utensils. Use your notebook.

um

Fotografia. Uma vasilha de plástico transparente com um pó de cor roxa escura.

dois

Fotografia. Uma colher de madeira sobre uma superfície na qual estão espalhadas sementes pequenas de cor preta.

três

Fotografia. Uma vasilha com frutas roxas e frutas vermelhas congeladas.

quatro

Fotografia. Uma tigela de madeira redonda e funda.

cinco

Fotografia. Uma tigela de madeira com flocos de cor bege. Ao lado há uma colher de madeira com os mesmos flocos de cor bege.

seis

Fotografia. Uma tigela de vidro com lascas de uma fruta branca. Dentro da vasilha há uma colher de madeira.

sete

Fotografia. Um liquidificador com copo de vidro.

oito

Fotografia. Uma mão segurando uma colher de metal sobre a qual está caindo um líquido viscoso dourado.

a. chia seeds

b. some açaí berry powder

c. a bowl of coconut flakes

d. frozen mixed berries

e. a tablespoon of honey

f. a bowl of rolled oats

g. a blender

h. a wooden bowl

Going further

O substantivo “açaí” é um caso específico de migração de palavras de um idioma para outro. Com a internacionalização do fruto brasileiro, a palavra foi incorporada ao idioma de outros países. No entanto, em textos em língua inglesa, pode-se encontrar a palavra grafada com “c” sem a cedilha e sem o acento em “i”: “acai”. A pronúncia, porém, segue o som de /s/.

O açaí é fruto do açaizeiro, uma palmeira amazônica da qual se extrai também um tipo de palmito. Como se acredita que a polpa do açaí tenha grande poder nutritivo, o fruto passou a ser consumido em vários países do mundo nos mais variados tipos de receita, principalmente naquelas consideradas saudáveis. No Brasil, o açaí é consumido como doce na maioria das regiões e como acompanhamento de prato salgado na região Norte do país.

Montagem com duas fotografias. Fotografia um. Uma árvore alta com cachos de frutos redondos, pequenos e de cor escura. Dela sai uma seta roxa para a fotografia dois. Duas mãos abertas cheias de frutos redondos, pequenos e de cor escura. Ao fundo, cestos cheios dos frutos redondos, pequenos e de cor escura.
Açaí palm tree. Açaí berries, the fruit from the Brazilian Amazon forest, 2016.

Reading

  1. Find the title and subtitles that complete the empty spaces (1, 2, 3 and 4) in text 1.
    1. Instructions
    1. How to make an açaí bowl
    1. For garnish
    1. Ingredients
  2. Answer the questions about text 1. Use your notebook.
    1. Quais são as duas fórmas de açaí que podem ser usadas na receita?
    1. Quais ingredientes são considerados guarnições/acompanhamentos na receita?
    1. O que é preciso fazer para que a banana adquira consistência de sorvete?
    1. Quais tipos de leite são mencionados na receita?
    1. Por que essa receita é considerada vegana?

5. Look at text 2 and answer the questions orally.

téquist tchú

Tabela nutricional. Texto. Nutrition Facts. Serving size. (one hundred seventy grams). Amount Per Serving. Calories two hundred eleven kilocalories. Percent Daily Value (Percent Daily Values are based on a two thousand calorie diet.) Total Fat six grams, eight percent daily value. Saturated Fat two point one grams, ten percent daily value. Sodium ninety-two milligrams, four percent daily value. Total Carbohydrates thirty-five grams, twenty-one percent daily value. Dietary Fiber seven grams, forty percent daily value. Sugars eleven grams, twenty-two percent daily value. Protein three grams Vitamin A thirty percent daily value. Vitamin C twenty percent daily value. Calcium five percent daily value. Iron six percent daily value.

ACAI bowls. USDA – U.S. Department of Agriculture. Disponível em: https://oeds.link/G0ZPPr. Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Que gênero de texto é esse? Onde você encontra esse tipo de texto?
  1. Que tipo de informação esse texto contém?
  1. A quem essas informações são dirigidas?
  1. Como é apresentada a quantidade de nutrientes?
  1. No texto, a maioria dos termos equivalentes aos nutrientes é composta de palavras cognatas, como sódium /sódio e prôtein /proteína. Há nutrientes na lista que não se encaixam nessa categoria. Quais são eles?
  1. A quais itens da tabela uma pessoa diabética provavelmente prestaria atenção?

6. Read text 3. Then answer the questions in your notebook.

Text 3

Infográfico. HEALTHY EATING PLATE. Um prato branco e redondo dividido em quatro partes; ao lado dele há uma jarra e um copo. No prato, na divisão maior, que é maior que um quarto do prato, identificada com a cor verde, lê-se VEGETABLES: The more veggies – and the greater the variety – the better. Potatoes and French fries don’t count. Numa divisão que equivale a um quarto do prato, identificada pela cor marrom, lê-se WHOLE GRAINS: Eat a variety of whole grains (like whole-wheat bread, whole-grain pasta, and brown rice). Limit refined grains (like white rice and white bread). Numa divisão que equivale a um quarto do prato, identificada pela cor laranja, lê-se HEALTHY PROTEIN: Choose fish, poultry, beans, and nuts; limit red meat and cheese; avoid bacon, cold cuts, and other processed meats. Numa divisão menor, que equivale a menos de um quarto do prato, identificada pela cor vermelha, lê-se FRUITS: Eat plenty of fruits of all colors. No copo à direita lê-se WATER: Drink water, tea, or coff­ee (with little or no sugar). Limit milk/dairy (one to two servings per day) and juice (one small glass per day). Avoid sugary drinks. Na jarra à esquerda está escrito HEALTHY OILS: Use healthy oils (like olive and canola oil) for cooking, on salad, and at the table. Limit butter. Avoid trans fat. Abaixo do prato à esquerda lê-se STAY ACTIVE! Na parte inferior esquerda há um brasão e, ao lado dele, lê-se HARVARD T. H. CHAN SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, THE NUTRITION SOURCE, WWW.HSPH.HARVARD.EDU/NUTRITIONSOURCE. Na parte inferior direita há outro brasão e lê-se HARVARD MEDICAL SCHOOL, HARVARD HEALTH  
PUBLCATIONS, WWW.HEALTH.HARVARD.EDU.
Healthy eating plate infografic released in 2011.

Healthyglossário

Whole grainglossário

HEALTH eating plate. Harvard T. H. Chan School of Public Health. Disponível em: https://oeds.link/YW9ZI2. Acesso em: 28 maio 2022.

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    1. Que texto é esse? Olhando para as palavras em destaque e para a linguagem não verbal, como cores e imagens, que informações o texto fornece?
    1. Para quem geralmente esse tipo de texto é produzido e com qual finalidade?
    1. Quais partes do texto uma pessoa interessada em saber quem forneceu as informações observaria?
    1. Quais são os grupos alimentares representados no texto?
    1. O texto destaca o termo rôl greins na imagem central. Que termo usado no texto expressa o oposto do conceito de rôl greins ? Qual é a diferença entre um tipo e outro?

    7. Organize the food items mentioned in text 3 into categories. In your notebook, create a chart similar to the one that follows and complete it.

    Ícone. NOTEBOOK.

    Use

    Eat

    Drink

    Limit

    Avoid

    Post-reading

    1. Discuss the questions with your classmates.
      1. Você já experimentou açaí? Em caso afirmativo, havia algum dos ingredientes mencionados no texto 1 quando o consumiu?
      1. Na sua opinião, por que um sáite de outro país apresenta uma receita de açaí na tigela para seus/suas leitores/leitoras?
      1. Se você tivesse que avaliar a receita do texto 1, que nota daria a ela, de 1 a 5 (sendo 5 a nota mais alta)? Explique.
      1. Com base no texto 2, você considera nutritiva essa receita de açaí na tigela? Explique.
      1. Com base nas informações do texto 3, quais grupos alimentares estão contemplados na receita de açaí na tigela por meio de seus ingredientes? Escolha entre as opções fornecidas.
        1. Fruits
        2. Healthy oils
        3. Healthy protein
        4. Vegetables
        5. uóter
        6. rôl greins

    Going further

    A palavra lunch, apesar de ser parecida com “lanche”, equivale a “almoço” em português. Portanto, fique atento ou atenta: lunch é almoço; para dizer “lanche”, em inglês, use o termo snack. A palavra “lanche” é uma importação do inglês para o português e traz o conceito de refeição leve que equivale a lunch no inglês. Provavelmente isso se deu por questões culturais, já que, nos Estados Unidos, por exemplo, é mais comum comer lanches e refeições leves no almoço e deixar para comer alimentos mais elaborados no jantar, que costuma ser mais cedo do que o jantar no Brasil.

    lenguage in iusi uon

    Imperatives, countable and uncountable nouns

    1. Look at these examples taken from texts 1 and 3 in the “Reading” section. Then choose the appropriate options in your notebook.

    “If you go the powder + ice cube route, be sure your blender can handle it!”

    “To get it really ice-creamy, first peel and put the banana into the freezer for two hours.”

    “To make the acai bowl, add all the ingredients into the blender and blend until smooth.”

    Use healthy oils […].”

    Eat plenty of fruits of all colors.”

    Avoid sugary drinks.”

    Fotografia. Close em um creme roxo.
    Açaí bowl preparation with blender.
    1. Podemos dizer que as palavras destacadas nas frases são usadas para espaço para resposta.
      1. dar instruções
      2. dar sugestões
      3. fazer perguntas
      4. dar permissão
      5. dar comandos
      6. recusar algo
    1. Todas as palavras destacadas são espaço para resposta.
      1. substantivos
      2. verbos
      3. adjetivos
    Versão adaptada acessível

    Atividade 1, itens a e b.

    1. Podemos dizer que as palavras “be”, “peel”, “put”, “add”, “blend”, “use”, “eat” e “avoid” são usadas para espaço para resposta.
      1. dar instruções
      2. dar sugestões
      3. fazer perguntas
      4. dar permissão
      5. dar comandos
      6. recusar algo
    1. Todas as palavras anteriores são espaço para resposta.
      1. substantivos
      2. verbos
      3. adjetivos
    1. Com base nos exemplos extraídos dos textos, podemos afirmar que o imperativo é formado espaço para resposta.
      1. pelo infinitivo do verbo sem a partícula tiú
      2. pelo Prézent simpou do verbo com acréscimo de –s na 3ª pessoa do singular
      3. pelo Prézent simpou do verbo sem acréscimo de –s na 3ª pessoa do singular

    2. Now look at this picture and answer the questions in your notebook.

    Logo. No centro, há uma ilustração de uma baleia grande, preta e branca. Acima da baleia lê-se MEET US. Acima do texto há um coração vermelho. Abaixo da baleia lê-se DON’T EAT US.
    Meet Us Don’t Eat Us Campaign logo promoted by IceWhale, 2011.

    ABOUT the campaign. IFAW – The International Fund for Animal Welfare. Disponível em: https://oeds.link/OOlYsi. Acesso em: 28 maio 2022.

    1. Que tipo de texto é esse e a que ele se refere, a julgar pelo animal representado e as frases escritas?
    1. A frase escrita em vermelho difere gramaticalmente da frase escrita em preto porque espaço para resposta.
      1. a frase em vermelho não está no imperativo
      2. a frase em vermelho não contém verbo principal
      3. a frase em vermelho está no imperativo negativo
    Versão adaptada acessível

    Atividade 2, item b.

    1. A primeira frase difere gramaticalmente da segunda frase porque espaço para resposta.
      1. a segunda frase não está no imperativo
      2. a segunda frase não contém verbo principal
      3. a segunda frase está no imperativo negativo
    1. Qual é a estrutura da fórma do imperativo exemplificada pela frase em vermelho?
    1. Apesar de o texto ser curto, há relações entre suas duas partes que ajudam a construir o sentido da mensagem. Que relações você consegue identificar?
    1. Além de receitas culinárias e do tipo de texto que você identificou no item “a”, em quais destes gêneros textuais provavelmente também encontraríamos o uso do imperativo?
      1. Em propaganda.
      2. Em texto dissertativo.
      3. Em bula de remédio.
      4. Em fábula.
      5. Em lista de supermercado.
      6. Em manual de instruções.
      7. Em regulamento.
      8. Em tutorial.
    1. Você considera que a apresentação do pôster, com o uso do imperativo afirmativo e negativo, além das cores e das imagens, é convincente para conscientizar as pessoas a não comer carne de baleia? Por quê?

    3. This picture was taken from a healthy lifestyle guide for kids. Complete the sentences that accompany the picture with the imperative form of the given verbs. Use your notebook.

    choose   eat (duasvezes)   get (duasvezes)   select   switch

    1 active each day

    2 water as a drink

    3 more fruit and veggies

    4 off the TV or computer and active

    5 fewer snacks and healthier alternatives

    5 ways to a healthy lifestyle 

    Pôster. Título: FIVE WAYS TO A HEALTHY LIFESTYLE  ONE: Ilustração de uma silhueta humana usando boné vermelho e correndo. TWO: ilustração de um copo de água. THREE: ilustração de ervilhas e morango. FOUR: ilustração de duas silhuetas de crianças jogando uma bola cor de laranja. FIVE: ilustração de uma embalagem de iogurte e um sanduíche de pão de forma com salada.
    Healthier lifestyle campaign poster, New South Wales, Australia, 2010.

    5 Ways to a healthy lifestyle

    1 active each day

    2 water as a drink

    3 more fruit and veggies

    4 off the TV or computer and active

    5  fewer snacks and healthier alternatives

    5 WAYS to a healthy lifestyle. NSW Department of Health; Heart Foundation. Disponível em: https://oeds.link/ouJFhY. Acesso em: 28 maio 2022.

    4. Look at these food items from page 57 and answer the questions in your notebook.

    a toasted bread roll and coffee

    a chicken fillet

    a slice of papaya

    a tapioca pancake

    an egg

    beans

    some coffee

    some rice, beans and some cooked vegetables

    some milk

    some orange juice

    some rice

    some salad

    some soup

    1. Quais dos alimentos da lista podem ser contados em números?
    1. Quais deles são líquidos, pastosos ou muito pequenos para serem contados e, por isso, precisam de medidas (por exemplo, uma xícara, um copo, uma tigela, uma concha etcétera)?
    1. Quais são as fórmas possíveis de plural dos alimentos identificados no item “a”?
    1. Quais são as fórmas possíveis de plural dos alimentos identificados no item “b”, usando medidas?
    1. Note que na lista de alimentos desta atividade, alguns itens são precedidos do artigo indefinido ei, por exemplo, a chicken fillet, e outros são precedidos do artigo indefinido na, como em an egg. O que podemos concluir sobre o critério para usar ei ou na?
    1. Qual opção em cada item a seguir completa corretamente a sentença sobre countable and uncountable nouns?
      1. Os substantivos contáveis / incontáveis se referem a coisas que podem ser contadas usando números.
      2. Os substantivos contáveis / incontáveis, na condição de sujeito, são usados com o verbo no singular.
      3. Os substantivos contáveis / incontáveis podem ser os nomes de objetos que são pequenos demais ou sem fórma definida para serem contados, como líquidos, gases ou pó.
      4. Os substantivos contáveis / incontáveis possuem uma fórma no singular e outra no plural.
      5. Os substantivos contáveis / incontáveis não têm uma fórma no plural.

    Going further

    No uso coloquial do inglês, alguns itens incontáveis podem ser tratados de modo diferente. Por exemplo, coffee e sugar são substantivos incontáveis; porém, em alguns países, como Canadá e Inglaterra, às vezes essas palavras são usadas como se fossem contáveis: I would like a coffee with two sugars, please.. Coloquialmente, é mais prático dizer a coffee em vez de a cup of coffee, assim como em português coloquial também se fala “um café” em vez de “uma xícara de café”. No caso de sugars, a pessoa está se referindo à quantidade de cubos, colheres ou sachês de açúcar.

    Fotografia. Uma xícara marrom com café sobre um pires marrom. Ao lado, sobre o pires, há dois cubos de açúcar. Ao redor da xícara e do pires, sobre a mesa, há grãos de café e mais um cubo de açúcar.
    Coffee cup and saucer with sugar cubes and roasted coffee beans.

    lenguage in iusi tchu

    Adverbs of frequency and food vocabulary

    1. Complete the graph and the chart according to the instructions. Use your notebook.
      1. Você se lembra dos ádvêrbis óf fríquêncí? Escreva a porcentagem de frequência aproximada para cada advérbio: 0%, 20%, 50%, 70% e 100%.
    Gráfico. Composto em formato de triângulo invertido, com a base em cima e a ponta embaixo, com barras horizontais. No topo, na maior barra, lê-se ALWAYS: espaço para resposta PERCENT. Na segunda maior barra lê-se USUALLY: espaço para resposta PERCENT; Em seguida, em uma barra menor, lê-se SOMETIMES: espaço para resposta PERCENT. Na barra seguinte, menor que a anterior, lê-se SELDOM: espaço para resposta PERCENT. Na última barra, a menor de todas, lê-se NEVER: espaço para resposta PERCENT. Ícone. NOTEBOOK.

    HERRING, Peter. The Farleg grammar book: Complete English grammar rules. Feasterville: Farlex International, 2016.

    b. Releia o texto 3 da seção rídin. Com base nas sugestões de consumo dos alimentos nele mencionadas, com qual frequência esses alimentos devem ser consumidos?

    Ícone. NOTEBOOK.

    Always/Usually

    Sometimes

    Seldom/Never

    2. Label the pictures using the vocabulary from the box. Then, in pairs, talk about how frequently someone should eat/drink them. Use the imperative form and adverbs of frequency.

    bread butter fish French fries milk nuts red meat vegetables water

    1. espaço para resposta

    Fotografia. Um tablete de manteiga sobre um pedaço de papel manteiga.

    2. espaço para resposta

    Fotografia. Uma tigela de madeira com castanhas e nozes.

    3. espaço para resposta

    Fotografia. Uma cesta de pães.

    4. espaço para resposta

    Fotografia. Uma embalagem vermelha com batatas fritas.

    5. espaço para resposta

    Fotografia. Uma jarra de vidro despejando leite para dentro de um copo de vidro.

    6. espaço para resposta

    Fotografia. Uma mesa com alface, pimentões, cenouras, beterrabas, tomates, pepinos, aspargos, cebolas, abóboras, entre outros.

    7. espaço para resposta

    Fotografia. Pedaços de carne vermelha sobre um prato branco.

    8. espaço para resposta

    Fotografia. Um copo de vidro com água.

    9. espaço para resposta

    Fotografia. Um prato branco sobre o qual há um peixe assado com batatas e tomates. Ao lado do prato há talheres.

    3. Write about your eating habits. Don’t forget to use the adverbs of frequency! Then discuss with a classmate: do you follow the recommendations presented in the poster “5 Ways to a Healthy Lifestyle” on page 64?

    lissenin

    Dietary Guidelines for the Brazilian Population

    Pre-listening

    1. Read the information in the “Going further” box. Then talk about these questions with a classmate.
      1. Você já conhecia este guia de nutrição? Se não conhecia, que informações você acha que ele contém?
      1. Este guia propõe dez passos para um plano alimentar balanceado e saudável e define um desses passos como golden rule. Na sua opinião, qual das opções a seguir deve ser essa “regra de ouro”? Explique.
        1. “Limit the consumption of processed food.”
        2. “Make fresh food the starting point of your eating habits.”
        3. “Use oils, fat, salt and sugar moderately.”

    Going further

    O Guia alimentar para a população brasileira foi desenvolvido em 2014 pelo Ministério da Saúde do Brasil. Ele é reconhecido como um dos melhores guias de nutrição do mundo e está disponível na internet em português e em inglês. Para ler o texto em português, digite o nome completo do guia no campo de pesquisa de algum buscador e clique no link.

    Capa de livro digital. Na parte central lê-se o título GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. À esquerda há panos estampados. À direita há a silhueta de um garfo, uma faca e uma colher.
    Capa do Guia alimentar para a população brasileira, versão em língua portuguesa, Brasília, 2015.

    Para ler a versão em inglês, digite Dietary Guidelines for the Brazilian Population.

    Capa de livro digital. Na parte central lê-se o título GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. À esquerda há panos estampados. À direita há a silhueta de um garfo, uma faca e uma colher.
    Capa do Guia alimentar para a população brasileira, versão em língua inglesa, Brasília, 2015.

    Listening

    2. Listen to part of an audio based on the Dietary Guidelinesglossário for the Brazilian Population and check if your prediction in activity 1 was correct. Then answer the questions in your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. Quem apresenta esse áudio?
    1. Qual é o assunto do áudio?
    1. Qual é o objetivo desse áudio?

    d. Você acha que esse formato de apresentação ajuda a atingir o objetivo do áudio? Explique.

    3. Listen to the audio again. Complete the sentences by choosing the appropriate option. Use your notebook.

    Ícone. Áudio.
    1. espaço para respostaingredients are more balanced and have more nutrients.
      1. Natural
      2. Balanced
      3. Fresh
      4. Organic
    1. These ingredients, in espaço para resposta quantities, add flavor to your food without harming its nutritious balance.”
      1. ismól
      2. moderate
      3. minor
      4. ráit
    1. Use it only as part of a espaço para resposta based on fresh ingredients.
      1. breakfast
      2. isnéqui
      3. meal
      4. food plan

    4. Listen to four more steps and complete the sentences with the imperative form of the verb mentioned. Use your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. “Four: espaço para resposta ultra-processed foods. They are rich in fats, sugars and additivesglossário , while low on dietary fiber.
    1. “Five: espaço para resposta regularly and without distraction.
    1. “Six: espaço para resposta food in shops offering a larger variety of fresh products, like farmer’s markets.

    d. “Seven: espaço para resposta to develop a habit of cooking and share your cooking abilities especially with children and youngsters.

    5. Now listen to the other steps and order them (8-10) in your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. When you eat out, choose restaurants that serve fresh meals.
    1. Be critical of food ads. Publicity’s goal is to sell, not to inform or educate the consumer.

    c. Organize your time in order to give eating its deserved share in your life.

    Post-listening

    1. Discuss the questions with your classmates.
      1. Você segue alguma dica fornecida pelo guia?
      1. Você concorda com o guia em relação à escolha da golden rule? Por quê?
      1. As pessoas que apresentam o áudio explorado nesta seção são brasileiras. A produção desse áudio também é uma iniciativa brasileira. Em sua opinião, por que ele foi produzido em inglês?

    Going further

    Como você viu na Unidade 2, uma mesma palavra pode ter mais de um significado. São as palavras polissêmicas. Veja alguns exemplos extraídos do áudio trabalhado nesta seção. Os significados fornecidos aqui se baseiam no contexto do assunto tratado no áudio – fat: gordura (substantivo); fiber: fibra alimentar (substantivo); fresh: fresco ou fresca (adjetivo); goal: méta (substantivo); golden: o ou a mais relevante (adjetivo); harm: prejudicar (verbo); rich: farto/farta, repleto/repleta (adjetivo); step: passo, etapa (substantivo). Busque os outros significados dessas palavras, incluindo outras categorias (substantivo, adjetivo, verbo etcétera), quando houver. Para consultar dicionários na internet, faça uma busca com expressões como online English dictionary. Use também dicionários bilíngues que você tenha ou que a biblioteca da escola disponibilize.

    ispíquin

    Presenting a recipe

    Pre-speaking

    1. Listen to Aneri Chavan talking about a typical breakfast dish in India and how she makes it.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Fotografia. Um prato preto com dhokla, pedaços cúbicos de um tipo de bolo amarelo. Acima há uma pimenta verde. Ao lado há duas tigelas com molho: uma amarela e verde e outra vermelha.
    Fotografia. Um prato com patra,  pedaços circulares de uma comida marrom salpicada com pedaços de folhas verdes.
    Dhokla and patra, Indian dishes.
    1. Do you think this is a healthy option? What is a typical breakfast like in your home?
    1. Que tipo de programa é esse? O que ele oferece ao público?
    1. Follow the instructions to plan a presentation in class and prepare yourself.
      1. Em duplas, escolham uma receita simples para apresentar à sua turma. No caderno, escrevam em inglês o título da receita, os ingredientes e suas quantidades e o modo de preparo. Usem o boxe uisiful para elaborar o iscripiti da apresentação.
      1. Peçam aos ou às colegas que deem ideias para aprimorar o texto de vocês. Então, façam ajustes no texto, conforme as contribuições recebidas.
      1. Definam as partes da receita que cada pessoa vai apresentar.
      1. Ensaiem a apresentação, verificando a pronúncia com o/a professor/professora. Lembrem--se de que apresentadores ou apresentadoras de programas de culinária se expressam com naturalidade, sorriem, falam pausadamente e repetem algumas informações para enfatizá--las. Incluam uma saudação inicial e, ao final, um desfecho.

    Speaking

    3. Now host your own cooking show in class.

    Post-speaking

    1. Discuss the questions with your classmates after the presentations.
      1. Do que você mais gostou na sua apresentação? Do que você menos gostou? Por quê?
      1. Que elementos usados nas apresentações das outras duplas você gostaria de usar em suas futuras apresentações? Justifique.

    Useful language

    Hi./Hello. I’m/We’re here for one more cooking show.

    Today’s recipe is…

    Attention to the ingredients. You need (a/an/some)…

    Here are the instructions for this recipe: First, (peel)… Next, (add)… Then (mix)… Finally, (serve)…

    So/Well, that’s it. Hope you liked it. Thanks for watching and see you soon!

    ráitin A recipe to share

    Que tal criar uma receita culinária e compartilhá-la?

    Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

    What: a recipe

    To whom: other students, readers from all over the world

    Media: paper; digital

    Objective: share a special recipe with other people

    Pre-writing (brainstorming)

    1. Do que você se lembra sobre o gênero “receita culinária”? Se necessário, reveja a receita de açaí na tigela na seção “rídin”. Anote no caderno o que julgar relevante.
    2. Pense em um prato especial ou diferente que costuma ser servido em sua casa. póde ser doce ou salgado.
    3. Caso você não saiba quais são os ingredientes e o modo de preparo do prato escolhido, busque essas informações com alguém em sua família. Tome notas.

    First draft

    1. Use a receita de açaí na tigela (e também outras receitas, se for possível) como referência para a organização do texto que você vai produzir. Verifique o que vem em primeiro lugar, o que vem em seguida, a fórma como esses elementos são organizados, e assim por diante.
    2. Procure na internet dicionários ilustrados que auxiliem você com o vocabulário.
    3. Comece a redigir o texto de sua receita. Lembre-se de usar o imperativo, apresentado na seção lenguage in iusi uon e também no apêndice lenguage réference in contécsti .
    4. Mostre a primeira versão de sua receita para os ou as colegas e peça-lhes que deem sugestões para aprimorar seu texto.

    Editing

    8. Avalie as sugestões recebidas e revise o texto, atentando para as características do gênero.

    Final text

    9. Finalize o texto de sua receita, inserindo, se possível, imagens que possam torná-lo mais atraente e, principalmente, que sejam úteis para a compreensão das informações textuais.

    Post-writing

    1. Compartilhe sua produção com a turma. Verifique a possibilidade de elaborar um livro de receitas da turma com todas as receitas produzidas. Por exemplo: Desserts, Main dishes, Vegetarian dishes etcéteraponto
    2. Se os textos tiverem sido feitos no computador, verifique a possibilidade de postá-los em alguma página mantida pela turma ou escola.

    pici cãltchur

    Analise a imagem e responda às questões a seguir em seu caderno.
    1. Quais são as três palavras que resumem a informação da etiqueta?
    2. Write a sentence using those three words.
    3. Compare your sentence with a classmate’s. Then get together in small groups to discuss ways to reduce hunger in Brazil. After that, draw a plan to start a community garden at school and present it to your principal.
    4. Como o apôio a iniciativas de cultivo de hortas urbanas ou comunitárias pode ajudar a melhorar a qualidade da alimentação das pessoas menos favorecidas e como isso pode impactar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas?
    Fotomontagem de fotografia e texto. Uma árvore de tronco marrom. Na lateral há um galho com três jacas verdes e grandes. Ao redor há terras, folhas e árvores. Ao lado da árvore há uma placa na qual se lê: PEOPLE PLUS STREET PLUS FOOD. FOOD FOR THE PEOPLE WHO LIVE HERE. PLEASE, DON'T PICK ME UNTIL I'M YELLOW ALL OVER.
    Jaqueira with fruits at Bosque dos Buritis párque. Goiânia, 2021.

    selfi-tchéqui

    1. Reveja a Unidade 4 e também as atividades e as anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

    Ícone. NOTEBOOK.

    Eu consigo...

    Imagem de emoji sorrindo.
    com facilidade.

    Imagem de emoji neutro.
    com alguma facilidade.

    Imagem de emoji triste.
    com dificuldade.

    reconhecer as características de uma receita culinária e as palavras em inglês usadas nos títulos das partes de uma receita...

    compreender o uso do imperativo em receitas e em outros gêneros textuais...

    distinguir alimentos contáveis de incontáveis...

    utilizar advérbios de frequência para falar sobre hábitos alimentares...

    identificar alguns alimentos e bebidas em inglês...

    compreender um áudio sobre os passos para uma alimentação equilibrada
    e saudável...

    apresentar oralmente uma receita culinária...

    escrever uma receita culinária...

    Be an agent of change

    Units 3 and 4 People who eat together stay together

     

    1. Discuss these questions with your classmates.
      1. Você e sua família têm algum prato especial, uma receita culinária exclusiva?
      1. Sua família sempre viveu no mesmo local ou veio de outro município, estado ou país? Comente.
      1. De que fórma o local de origem de sua família influencia as escolhas da alimentação de vocês?
      1. Você gosta de pratos de outros estados ou países? Quais? É preciso viajar até esses locais para poder experimentar sua gastronomia? Justifique.
      1. Você se considera uma pessoa que gosta de experimentar diferentes culinárias? Responda com exemplos.
      2. Na sua opinião, a culinária póde unir as pessoas? De que maneira?
    2. Read the text. Then use it as a reference to discuss how food can help promote a Culture of Peace. Discuss the questions with your classmates.
    Reprodução de página de internet.

    News     Opinion     Sport     Culture    Lifestyle     More

    Let’s eat together: how immigration made British food great

    [...] I can think of no place that welcomes the food of other countries with more enthusiasm than Britain. [...] A walk along our high streets will offer everything from sashimi to tacos and pizza to Korean noodles. [...]

    Yasmin Khan, Iran

    [...]

    Is food an important part of a country’s cultural heritage? Food is always the main way people get together, so yes—meals are the time we take to be with each other.

    Do you think of different cuisines as separate or do you think they can be mixed? We mix cuisines very well in the UK. We’re very creative with food. Elsewhere it can be a bit homogenous.

    [...]

    Fotografia. Yasmin Khan, uma mulher de cabelo castanho, cacheado e curto, sobrancelhas finas, usando colar e uma blusa vermelha com estampa verde e branca.
    Yasmin Khan during the Edinburgh International Book Festival on August, 2017 in Edinburgh, Scotland.

    How do you feel mainstream Britain has adapted Iranian cuisine? It hasn’t yet! I can’t wait until it does. I want to show the positive side of Iran—it’s culturally rich. [...]

    Do you think food reflects our attitudes to immigration more generally? Britain has a long tradition of immigrants helping the country develop and flourish. It’s the same with food.

    [...]

    Which dish best combines British tradition with your tradition? In the same way that you know how to reach into your spice cupboard and make an Indian curry, I’d love everyone to be able to “Persianise” a dish. I make a delicious quince and pomegranate crumble. [...]

    No kitchen is complete without... Love. [...]

    SLATER, Nigel. Let’s eat together: how immigration made British food great. The Guardian, Londres, 24 maio 2015. Disponível em: https://oeds.link/Edi7l1. Acesso em: 2 junho 2022.

    1. Que parte do texto indica que, no mundo, são construídas imagens negativas de um país, uma região, uma cultura etcétera? O que você sabe sobre os preconceitos associados ao país mencionado no texto?
    1. Sobre o assunto abordado no item “a”, de que outras maneiras, além da que o texto traz, podemos desconstruir estereótipos atribuídos a lugares, povos e culturas?
    1. Que parte do texto sugere que culturas diferentes podem conviver em harmonia lado a lado?
    1. Que partes do texto indicam que a comida tem o poder de unir as pessoas?
    1. Which other parts of the text can you relate to the Culture of Peace? Discuss your ideas with a classmate.
    2. Work with your classmates. Follow the instructions to create a Cultural Food Festival.
      1. Verifiquem na turma e na escola se há pessoas ou famílias que sejam de outras regiões do Brasil ou do mundo. Peçam a elas que comentem a culinária de sua região. Façam perguntas nos moldes das que foram feitas a iasmin can .
      1. Verifiquem o interêsse dessas pessoas em apresentar algo sobre a culinária de suas regiões em um evento cultural. Se possível, peçam-lhes que preparem um prato típico e o tragam para o evento, numa data estipulada por sua turma.
      1. Anotem quais pratos serão apresentados no Cultural Food Festival e pesquisem sobre suas respectivas regiões. Com esses dados, elaborem pôsteres para compartilhar essas informações culturais com o público. Considerem a possibilidade de mostrar mapas, imagens, gráficos etcétera
      1. Calculem quantas pessoas participarão do festival e se as quantidades de comida serão suficientes para que todos provem um pouco de cada uma das culinárias contempladas.
      1. Se for possível, considerem também incluir no evento apresentações musicais ou de dança. A exibição de vídeos também póde servir a esse propósito.
      1. Certifiquem-se de reservar um momento durante o evento para abordar com o público o conceito de Cultura de Paz, sensibilizando as pessoas sobre o papel da culinária na promoção da paz.

    Glossário

    snack
    - lanche
    Voltar para o texto
    course
    - prato (parte de uma refeição)
    Voltar para o texto
    cuisine
    - cozinha; culinária
    Voltar para o texto
    serving
    - porção
    Voltar para o texto
    garnish
    - guarnição
    Voltar para o texto
    healthy
    - saudável
    Voltar para o texto
    whole grain
    - cereal integral
    Voltar para o texto
    guideline
    - diretriz; regra
    Voltar para o texto
    additive
    - conservante
    Voltar para o texto