iúnit uán goin onlaini

1

Fotografia. Um menino de cabelo castanho, usando camiseta xadrez está deitado no chão com as pernas cruzadas para cima. Ele está segurando e um tablet branco apoiado na barriga. Na tela do tablet há uma plataforma de streaming de vídeos.

2

Fotografia. Uma menina de cabelo castanho comprido, usando camiseta preta e fone de ouvido redondo com microfone. Ela está sentada à mesa com as duas mãos na direção de um teclado colorido. Seu rosto está inclinado na direção de um monitor grande. A seu lado há outro teclado e outro monitor grande.

3

Fotografia. Perfil de um menino loiro usando uniforme branco. Ele está sentado em sua carteira escolar, onde há um laptop preto e um caderno. Ele está segurando uma caneta apontada para o caderno. Ao seu redor há outros alunos sentadas em carteiras.

4

Fotografia. Uma menina de cabelo cacheado amarrado em um rabo de cavalo, usando blusa branca, está na frente de um celular em um tripé. Ela está sorrindo.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Menino assistindo a vídeos on-line em um tablet; 2. Adolescente jogando uma partida on-line; 3. Estudante realizando tarefa escolar com o auxílio de um computador, Sumaré, São Paulo, 2014; 4. Mulher fazendo uma videochamada.

Unit 1

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 5, 9 e 10 e a competência específica de Língua Inglesa de número 3, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero sete éle ih zero um / ê éfe zero sete éle ih zero três / ê éfe zero sete éle ih zero cinco / ê éfe zero sete éle ih zero seis / ê éfe zero sete éle ih zero sete / ê éfe zero sete éle ih zero oito / ê éfe zero sete éle ih zero nove / ê éfe zero sete éle ih um zero / ê éfe zero sete éle ih um um / ê éfe zero sete éle ih um dois / ê éfe zero sete éle ih um três / ê éfe zero sete éle ih um quatro / ê éfe zero sete éle ih um sete

Objetivos da unidade:

A unidade tem como objetivo promover a compreensão e a reflexão acêrca do uso da internet em diversas situações do cotidiano, que incluem estudos e pesquisas escolares. Essa reflexão possibilita aos ou às estudantes aprender a pesquisar e selecionar textos em ambientes virtuais para seus estudos e pesquisas, como recomendado pela Bê êne cê cê (BRASIL, 2018). Na unidade, os ou as estudantes têm a oportunidade de discutir o uso de ferramentas de busca e de estudar vocabulário relacionado a aparelhos eletrônicos. A unidade ainda proporciona a observação e criação de um tutorial escrito e, no que concerne à gramática, a revisão do present simple.

Uma pesquisa realizada pelo í bê gê É em 2019 afirma que 82,7% dos domicílios particulares têm acesso à internet, sendo o celular o equipamento mais utilizado (disponível em: https://oeds.link/0A3tBp; acesso em: 5 fevereiro2022), o que significa que a internet ainda não é acessível a todos. Em consequência, esta unidade póde ser adaptada ao contexto escolar, de acôrdo com a disponibilidade de dispositivos e acessos, sendo possível realizar todas as atividades propostas sem acesso efetivo à internet.

Objetivos

  • Compreender áudios sobre hábitos na internet.
  • Refletir e discutir sobre ferramentas de busca e estudo on láine.
  • Compreender e praticar o uso do presente simples.
  • Produzir tutoriais escritos.
  • Produzir uma pesquisa oral sobre hábitos on láine.
  • Reconhecer vocabulário de aparelhos eletrônicos e seus usos.

fãrsti interéquitchions

1. Discuss these questions with your classmates.

a. Que atividade as pessoas estão realizando em cada imagem?

b. Quais imagens apresentam algum recurso com o qual se póde aprender?

c. É possível realizar as atividades apresentadas sem usar a internet? Quais são as diferenças entre realizá-las usando ou não usando a internet?

d. Das atividades que você listou no item “a”, quais você prefere fazer usando a internet? Por quê?

e. A internet está presente em seu dia a dia? Como você avalia o uso que faz da internet?

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

Leia o excerto a seguir e responda às perguntas.

“Denunciar crimes ambientais, preservar e divulgar sua cultura, defender seus direitos, mostrar suas condições de vida. Lutas diárias de diversas comunidades indígenas que, agora, ganharam uma aliada poderosa: a internet.

Muitos povos indígenas têm usado a rede para atingir um público grande, dentro e fóra do país. Os recursos on-line são usados para romper o isolamento em que muitas comunidades vivem, e também para vencer a barreira da falta de espaço que esses povos têm nas mídias tradicionais.”

BUENO, Chris. Comunidades indígenas usam internet e redes sociais para divulgar sua cultura. Ciência e Cultura, São Paulo, volume 65, número 2, página 14-15, abril a junho 2013.

Os recursos on-line podem ajudar as comunidades indígenas a romper o isolamento sem descaracterizar sua cultura e crenças. Você conhece alguma situação na qual a internet é ou foi um meio para ajudar pessoas? O que mais pode ser feito por meio da internet para auxiliar pessoas de sua comunidade? Liste algumas ideias que podem ser aproveitadas posteriormente.

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: 1. Adolescente assistindo a um vídeo on-line; 2. Adolescente jogando um jogo on-line; 3. Adolescente estudando/fazendo pesquisa no computador; 4. Mulher falando com outra pessoa por videochamada no celular.

1. b) Respostas possíveis: Espera-se que os ou as estudantes percebam que é possível aprender com todos os recursos apresentados nas imagens, isto é, por meio de vídeos, jogos, programas de computador e tutoriais.

1. c) Respostas possíveis: Espera-se que os ou as estudantes respondam que é possível assistir a vídeos, fazer pesquisas, jogar jogos e criar tutoriais sem internet, embora outros recursos sejam necessários – por exemplo, os vídeos e jogos precisam estar armazenados como arquivos no computador, as pesquisas precisam ser feitas em aplicativos que funcionem off-line ou em enciclopédias físicas ou disponíveis em arquivo digital, os tutoriais podem ser criados em qualquer formato (papel, vídeo etcétera), mas não podem ser compartilhados via internet.

1. d) Respostas pessoais.

1. e) Respostas pessoais. Ver Notas.

Agents of change. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 1 e professor ou professora, é importante avaliar o contexto da escola e dos/as estudantes com relação ao acesso à internet nesta pergunta. Caso eles ou elas tenham acesso frequente à internet, sugere-se discutir o que seria considerado como uso saudável da ferramenta, avaliando, por exemplo, tempo de acesso e medidas de segurança. Caso o acesso seja limitado, recomenda-se discutir as diferentes fórmas de realizar as atividades representadas nas imagens sem o uso da internet.

First interactions

Nesta seção, espera-se que os ou as estudantes observem e discutam alguns hábitos on-line e reflitam sobre as atividades que podem ser feitas com o uso da internet, pensando no potencial de aprendizagem que a ferramenta oferece. Caso não haja acesso à internet na escola ou ele seja limitado, sugere-se discutir o potencial de aprendizagem das ferramentas disponíveis aos ou às estudantes e apresentar informações sobre como a internet póde ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio dos recursos apresentados, ao mesmo tempo que requer cuidados que precisam ser trabalhados e discutidos para formar cidadãos ou cidadãs conscientes e responsáveis.

 Agents of change

professor ou professora, é importante levar os alunos a refletir sobre o fato de a internet ser uma ferramenta de comunicação e transmissão de ideias, sendo importante a inclusão digital de povos de diferentes culturas.

Sugere-se motivar os ou as estudantes a pensar em maneiras de utilizar a internet para agir no mundo. É importante que eles ou elas percebam o potencial da ferramenta para atuar em sua comunidade e no mundo. Aqui é possível dar início a um projeto interdisciplinar on-line voltado para a comunidade e que utilize ferramentas digitais. Um exemplo seria um projeto, relacionado com Ciências, de conscientização sobre o lixo, envolvendo limpeza coletiva e reciclagem, entre outros processos. O material pode ser divulgado on-line em língua inglesa.

rídin

Tutorial

Pre-reading

1. Look at the pictures and answer the questions orally.

I.

Fotografia. Um jovem de cabelo loiro e curto, usando blusa bege, está segurando um pincel de maquiagem com a mão direita e a mão esquerda está aberta. À sua frente há uma mesa branca com diversos itens de maquiagem, uma câmera e uma lâmpada redonda.

II.

Esquema de origami. Na figura 1, há uma folha branca retangular disposta no sentido horizontal. No centro da folha há duas linhas pontilhadas formando uma cruz e duas setas curvas indicando as quatro laterais da folha. Na figura 2 há a mesma folha de papel com uma cruz no meio. Além da cruz ela tem uma linha pontilhada horizontal na margem inferior com uma seta saindo da margem e apontando para dentro da folha. Na figura 3 está a folha com a cruz no centro com uma margem cor de rosa na parte inferior com uma linha pontilhada em cada ponta inferior, formando um pequeno triângulo em cada ponta. Acima de cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 4, a folha está com a cruz no meio, a margem inferior em cor de rosa e com duas linhas pontilhadas verticais nas margens direita e esquerda. Há também uma seta em cada margem, apontando para dentro da folha. Na figura 5, as margens esquerda, direita e inferior estão em tons de rosa. Em cada ponta da margem inferior há uma pequena linha pontilhada formando um pequenos triângulo em cada ponta. Em cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 6, há uma seta em cada margem lateral, apontando para dentro da folha. As pontas inferiores estão dobradas e em cor de rosa. Na figura 7 há uma linha pontilhada em cada ponta superior, formando um pequeno triângulo em cada ponta. Em cada triângulo há uma seta apontando para dentro da folha. Na figura 8, as pontas superiores estão sobradas e em cor de rosa. Há uma linha pontilhada na horizontal atravessando toda a folha abaixo das pontas dobradas. Há uma seta na parte superior apontando para dentro da folha. Na figura 8 há um envelope em cor de rosa.

III.

Fotografia. Quatro jovens sentadas em uma sala. Elas estão com laptops no colo. À frente delas há um robô.

IV.

Fotografia. Uma mulher de cabelo liso preso em um rabo de cavalo, usando regata cinza e calça legging preta está sentada na grama com a perna direita esticada. Sua mão direita está segurando a ponta do pé direito. A perna esquerda está flexionada sobre a grama. Ela está com a cabeça baixa na direção de um tablet que está apoiado na grama.

a. As imagens estão relacionadas a tutoriais. Qual instrução aparentemente é dada ou seguida em cada imagem?

b. Tutoriais trazem instruções sobre como realizar alguma atividade. Em quais formatos eles podem estar?

I. Em áudio.

II. Em imagem.

III. Em texto.

IV. Em vídeo.

c. Em sua opinião, quais são as vantagens de cada um desses formatos?

d. Você já leu, ouviu ou assistiu a tutoriais? Em caso afirmativo, sobre qual ou quais assunto ou assuntos?

2. Look at the titles and structure of the texts in activities 3 and 4. Then read the itens and write the correct answer in your notebook.

a. Com base nos títulos e nas pistas gráficas, o assunto dos textos está relacionado a informações difundidas em suporte 

I. impresso.

II. digital.

b. Os textos estão estruturados 

I. em tópicos a serem seguidos.

II. em parágrafos contínuos, como uma reportagem de jornal.

Respostas e comentários

1. Ver Notas.

1. a) Respostas possíveis: um. Como aplicar maquiagem; dois. Como fazer um envelope; três. Como montar um robô; quatro. Como fazer alongamentos.

1. b) Todas as alternativas.

1. c) Respostas possíveis: Em áudio, é possível ouvir um tutorial enquanto se faz uma atividade que necessite de concentração visual; já em imagem, é possível seguir o passo a passo e comparar o resultado com o que é representado no tutorial; em texto, é possível conhecer detalhes sobre o processo descrito; já em vídeo, é possível unir todas as vantagens anteriores.

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: um. Maquiador profissional fazendo um videotutorial de maquiagem; dois. Instruções passo a passo para fazer um envelope de origami; três. Estudantes montam um robô durante aula de robótica; quatro. Instrutora de ginástica gravando tutorial de atividade física ao ar livre.

1. d) Respostas pessoais.

2. a) dois.

2. b) um.

Reading

Esta seção busca trabalhar as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero seis: antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas, ê éfe zero sete éle ih zero sete: identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos), ê éfe zero sete éle ih zero oito: relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global, ê éfe zero sete éle ih zero nove: selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura, ê éfe zero sete éle ih um zero: escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, e ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

Nesta seção, encontram-se dois textos tutoriais sobre como fazer pesquisas e selecionar conteúdo na internet. Alguns trechos do segundo texto foram omitidos devido ao detalhamento dado a cada item, estando disponíveis para leitura somente os itens e seus tópicos frasais. Assim, o texto adequa-se melhor a diferentes contextos de aplicação dos ou das estudantes do 7º ano. A intenção é que os ou as estudantes observem a estrutura de tutoriais e reflitam sobre os passos para uma pesquisa na internet.

Notas

Atividade 1professor ou professora, sugere-se orientar os ou as estudantes a observar os diversos tipos de tutoriais nas imagens para que eles ou elas possam trazer para a discussão suas experiências prévias com esse tipo de texto em tutoriais sobre jogos, programas culinários na tê vê, manuais de instruções etcétera

  1. Qual é o principal objetivo dos textos?
    1. Relatar experiências pessoais relacionadas ao modo de realizar pesquisas.
    2. Sugerir ações para pesquisa e checagem de informação.
  1. Com base nas respostas dadas nos itens anteriores, podemos considerar que os dois textos são espaço para resposta.
    1. reportagens
    2. tutoriais

Reading

3. Read the text and answer the questions in your notebook.

Cartaz. Na parte superior, lê-se o título: HOW TO SPOT FAKE NEWS. Abaixo, há uma ilustração de uma silhueta humana com a mão no queixo e um ponto de interrogação ao lado. Abaixo dela, há o texto: CONSIDER THE SOURCE: CLICK AWAY FROM THE STORY TO INVESTIGATE THE SITE, ITS MISSION AND ITS CONTACT INFO. Ao lado, há uma ilustração de uma lupa sobre linhas horizontais; abaixo, lê-se o texto: READ BEYOND. HEADLINES CAN BE OUTRAGEOUS IN AN EFFORT TO GET CLICKS. WHAT’S THE WHOLE STORY? Abaixo, há uma ilustração de uma pena com tinta fazendo um risco. Abaixo dela, lê-se o texto: CHECK THE AUTHOR. DO A QUICK SEARCH ON THE AUTHOR. ARE THEY CREDIBLE? ARE THEY REAL? Ao lado, há uma ilustração de folhas de jornais. Abaixo dela, lê-se o texto: SUPPORTING SOURCES? CLICK ON THOSE LINKS. DETERMINE IF THE INFO GIVEN ACTUALLY SUPPORTS THE STORY. Abaixo, há uma ilustração de um calendário. Abaixo dela, há o texto: CHECK THE DATE. REPOSTING OLD NEWS STORIES DOESN’T MEAN THEY’RE RELEVANT TO CURRENT EVENTS. Ao lado, há uma ilustração de uma máscara piscando. Abaixo dela lê-se: IS IT A JOKE? IF IT IS TOO OUTLANDISH, IT MIGHT BE SATIRE. RESEARCH THE SITE AND AUTHOR TO BE SURE. Abaixo há uma ilustração de uma balança pendendo para o lado esquerdo. Abaixo, lê-se: CHECK YOUR BIASES. CONSIDER IF YOUR OWN BELIEFS COULD AFFECT YOUR JUDGEMENT. Ao lado, há a ilustração de uma coruja usando óculos, beca e capelo. Aabaixo, há o texto: ASK THE EXPERTS. ASK A LIBRARIAN, OR CONSULT A FACT-CHECKING SITE.

TIPS for spotting fake news. Cornell University Library. Disponível em: https://oeds.link/woEhQw. Acesso em: 2 junho 2022.

a. De acôrdo com o texto, devemos ler além das manchetes. O que isso quer dizer?

I. Que as manchetes muitas vezes não se relacionam com o conteúdo do texto.

II. Que as manchetes muitas vezes têm o objetivo de chocar para atrair o leitor.

b. Quais informações podem ser verificadas no próprio texto?

I. Fontes de apôio.

II. Especialistas no tema em questão.

III. Autor.

IV. Data de publicação.

Respostas e comentários

professor ou professora, o trabalho com o gênero textual será feito adiante para não fornecer as respostas desta atividade aos ou às estudantes.

2. c) dois.

2. d) dois.

3. a) dois.

3. b) três, quatro.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para adicionar informações sobre pesquisas na internet, é possível apresentar o conceito de hipertexto, que tem como principais características a espacialidade e a heterogeneidade multimidiática, ou seja, de um texto partem hiperligações com outros textos, imagens, sons e vídeos, fazendo que a leitura seja não linear. póde ser considerado um tipo de realidade tanto simulada (quando se constroem hipertextos para ser explorados) como aumentada (quando se descrevem, criam-se anotações e difundem-se informações associadas a espaços que existem fisicamente).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para aprofundar os conhecimentos sobre os diferentes formatos de tutorial (áudio, imagem, texto e vídeo) e para que os ou as estudantes desenvolvam o autoconhecimento para aprender melhor, uma possibilidade é perguntar-lhes como adquirem conhecimento com mais facilidade: ouvindo um áudio (inteligência auditiva), observando uma imagem ou assistindo a um vídeo (inteligência espacial-visual), ou lendo um texto (inteligência verbo-linguística). Essas são algumas das múltiplas inteligências propostas pela teoria do psicólogo estadunidense Howard Gardner em 1983. De acôrdo com essa teoria, há ainda as inteligências lógico-matemática, corporal-sinestésica, naturalista, intrapessoal e interpessoal. Atualmente, estudam-se também as competências socioemocionais para identificar o perfil do ou da estudante, sempre respeitando os interêssis, as necessidades e os limites individuais.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para ampliar as informações dos textos da seção Reading sobre pesquisa assertiva na internet, sugere-se propor aos ou às estudantes que investiguem fórmas seguras de se pesquisar na internet: desde a verificação de sites fidedignos, até limites para publicação de dados e informações pessoais.

4. Now read the following text.

Reprodução de página da internet.

   for Parents        for Kids        for Teens         for Educators   

5 Ways to Make Online Research Easier

Going online to do researchglossário when you’re writing papers and doing projects is a no-brainer. But all of the choices at your fingertipsglossário can seem overwhelming sometimes. Knowing how to evaluate and choose online resources can help you avoidglossário headaches and wasted time. Here are 5 ways to make researching online as easy and effective as possible:

  1. Start at school. Ask your teachers or librarian which resources they’d recommend for your project. [...]
  2. Sortglossário fact from fiction. Beforeglossário you begin your research, make a list of the kinds of sites that are best for your topic. Is the website reliableglossário and up to date? Check to see if the author is identified and sourcesglossário are citedglossário . Government sites ending in .gov and educational sites ending in .edu usually are safe bets. [...]
  3. Search smart. Start with an established search engineglossário [...]. Although search engines often do a good jobglossário of guessing what you need, you will get better results when you use more specific terms. [...]
  4. Stay focused. When you’re ready to check out websites or go to search engines [...], stay focused on your research by logging off of social media and email (and turn off your phone!). [...]
  5. Cite right. When you research online, it can be easy to copy and paste text, then forget to cite the source or go back and put the thought in your own words later. Just as teachers can recognize your voice in class, most can recognize your voice in your writing. Even accidental plagiarismglossário can have serious consequences for your grades – so don’t take a chance. [...]

5 WAYS to make online research easier. KidsHealth – For Teens.Disponível em: https://oeds.link/72ci84. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Anote no caderno em qual tópico do texto (de 1 a 5) você encontra cada instrução a seguir.
    1. Focar na pesquisa e se desconectar das redes sociais e do celular.
    2. Conversar com um ou uma professor ou professora ou bibliotecário ou bibliotecária.
    3. Citar as fontes das informações encontradas.
    4. Checar se o sáite é confiável e se as fontes estão citadas.
    5. Pesquisar em um bom sáite de busca.
  1. Agora responda às perguntas no caderno.
    1. De acôrdo com o texto, quais sáites são geralmente mais confiáveis?
    2. O que não se deve esquecer de fazer ao usar alguma informação de pesquisa?
    3. Em sua opinião, por que é importante citar fontes?
Respostas e comentários

4. a) um. 4.

4. a) dois. 1.

4. a) três. 5.

4. a) quatro. 2.

4. a) cinco. 3.

4. b) um. Sites governamentais (.gov) e educacionais (.edu). Ver Notas.

4. b) dois. Citar as fontes.

4. b) três. Respostas possíveis: Para divulgar e valorizar as pessoas que desenvolveram as ideias e as pesquisas, para possibilitar a checagem das informações em caso de dúvida e para não correr o risco de ser acusado/a de plágio.

fóra da sala de aula

professor ou professora, pode ser interessante trabalhar, dentro ou fóra da sala de aula, com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ferramentas que permitem a comunicação e interação entre usuários ou usuáriasde aparelhos. Para mais informações sobre o uso dessas ferramentas no Brasil, consultar o portal do MEC e o portal da Unesco.

 Informações adicionais

Para saber mais sobre o uso da internet como ferramenta educacional, sugere-se a leitura dos artigos a seguir:

LOPES, Priscila Malaquias Alves; MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psicol. educ., São Paulo, número 38, página 49-61, junho 2014. Disponível em: https://oeds.link/35L8Jc. Acesso em: 12 julho. 2022.

Estudo investigativo sobre o processo de inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na escola e o movimento de apropriação dessas por parte dos educadores.

COSTA JÚNIOR, Genival Francisco. O uso das Tecnologias Educacionais nas escolas públicas durante a pandemia de covid-19. internéchional djournau óf çaience ênd Resource (IJSR), volume 10, norte. 12, 2021. Disponível em: https://oeds.link/btiQN2. Acesso em: 12 maio 2022.

Estudo sobre como professores e estudantes lidaram com as dificuldades e obstáculos advindos da necessidade de implementação do ensino remoto durante o período de pandemia de covid-19.

Notas

Atividade 4 b Esta é uma oportunidade para levar os ou as estudantes a refletir sobre a escolha de sites confiáveis para suas pesquisas. Sugere-se trazer alguns exemplos de sites governamentais e/ou educacionais para que eles ou elas entrem em contato com esses tipos de páginas virtuais.

5. Complete the sentences in your notebook using the words and expressions from the box.

copy and paste        log off      search engine        source       website

  1. When you want to search on the web, you can use a ◆.
  1. An example of an online resource is a ◆.
  1. To disconnect, you have to ◆.
  1. When you find information on the web and want to save it in a document to use it later on, you can ◆.

e. To avoid plagiarism, you need to cite the ◆.

Post-reading

  1. Based on the tutorials, answer the questions in your notebook.
    1. Quais são as diferenças entre os dois tutoriais? Eles apresentam a mesma estrutura? Eles apresentam imagens e explicações?
    1. Na sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de usar imagens e textos curtos, como no texto da atividade 3, ou explicações mais extensas, como no texto da atividade 4?
    1. O primeiro texto pode ser chamado de espaço para resposta.
      1. panfleto
      2. infográfico
    1. O segundo texto é espaço para resposta.
      1. narrativo
      2. instrutivo
    1. Por que é importante não cometer plágio (plagiarism) e evitar copiar e colar (copy ênd paste) informações e fatos sem citar a fonte (sôrci)?

Going further

Para saber mais sobre o que configura plágio, faça uma pesquisa e anote exemplos de ações que ferem os direitos de propriedade intelectual. Traga as anotações na próxima aula e compartilhe-as com os ou as colegas. Não se esqueça de citar as fontes!

  1. Discuss these questions with a partner.
    1. Quais passos de cada um dos tutoriais você considera mais importante seguir?
    1. Se você fosse escrever um tutorial, sobre o que escreveria? Por quê?

Going further

Observe que, em tutoriais, geralmente se usa o verbo na fórma imperativa, já que esses textos incluem sugestões e instruções sobre como fazer algo. Assim, o sujeito do verbo fica oculto: “Check to see if the author is identified”, “start at school”, “search smart”, “stay focused”.

Lembre-se de que, para a fórma imperativa negativa, usa-se dont: Don’t take a chance”.

Respostas e comentários

5. a) search engine.

5. b) website.

5. c) log off.

5. d) copy and paste.

5. e) source.

6. a) Respostas possíveis: Os dois tutoriais estão estruturados em tópicos ou passos seguidos de uma explicação. O primeiro tem imagens e tópicos, mas não há indicação da sequência a ser seguida. O segundo não possui imagens, mas há indicação da sequência a ser seguida.

6. b) Respostas possíveis: Imagens e textos curtos deixam a informação mais enxuta e direta, mas podem deixar o ou a leitor ou leitora com dúvidas, já que não há detalhamento. Explicações mais extensas são mais detalhadas, mas podem ser cansativas para alguns ou algumas leitores/leitoras.

6. c) dois.

6. d) dois. Ver Notas.

6. e) Respostas possíveis: Espera-se que os ou as estudantes percebam que o plágio significa que o ou a autor ou autora de um texto não está recebendo a devida menção ao seu trabalho e estudo. Ver Notas.

7. a) Respostas pessoais.

7. b) Respostas pessoais.

Notas

Atividade 6 d professor ou professora, esse tipo de texto é considerado instrutivo porque ensina os passos ou etapas para realizar alguma tarefa.

eSugere-se explicar que o plágio é considerado crime no Brasil (segundo o artigo 184 do Código Penal), pois uma pessoa se faz passar por autor ou autora de algo que não produziu, ferindo o direito de propriedade intelectual. Dessa fórma, copiar e colar informações e fatos sem citar a fonte é uma ação criminosa.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, após a realização do item “e” da atividade 6, sugere-se alertar os ou as estudantes sobre o plágio como violação dos direitos de uso dos ou das detentores ou detentoras de determinada obra. Esses direitos estão garantidos pelo Decreto-lei nº 2 848/1940 e por documentos legais aprovados posteriormente, como a Lei nº 9 610/1998 (sobre os direitos autorais) e a Lei nº 10 695/2003 (sobre a pirataria). Esses trechos da legislação brasileira estão disponíveis no portal oficial da Presidência da República do Brasil.

fóra da sala de aula

professor ou professora, caso seja pertinente ao contexto e para ampliar a questão de navegação em sites, sugere-se discutir com os ou as estudantes o conceito de avatar, uma identidade virtual criada pelos ou pelas internautas para representar a pessoa real no ciberespaço. É possível retomar os princípios de identidade estudados na Unidade 2 do volume do 6º ano e, então, perguntar a eles ou elas se utilizam um avatar quando navegam na internet, que pode ser composto de nome e/ou imagem fictícios. Solicitar que compartilhem suas experiências com os ou as colegas.

lenguage in iusi uon

Present simple review

  1. Look at the pictures and answer the questions orally.
Fotografia. Uma menina usando uma camiseta de manga longa listrada preta e branca está segurando um celular fino com a mão direita; ao redor do celular há ícones com formas de coração, polegar para cima, balão de fala e pessoa.

II.

Fotografia. Um homem de cabelo cacheado, usando camiseta branca e cinza listrada, com uma bolsa pendurada no ombro, está segurando um celular e olhando para a tela dele. Ele está com fones de ouvido na orelha.

III.

Fotografia. Uma menina usando calças jeans e casaco preto segurando com as duas mãos um leitor de livros digital preto com capa vermelha. Na tela do leitor há um texto.

IV.

Fotografia. Uma mulher segurando um tablet branco com o braço esquerdo, que está esticado para frente. Com a mão direita ela está acenando na direção do tablet. Na tela do tablet há uma mulher e um homem sorrindo.

a. Which activities are represented in the pictures?

chat

read books

talk to family

listen to music

read the news

use social media

listen to podcasts

research

watch videos

play games

study

b. Which activities from item “a” do you do? How often do you do them?

Going further

Quando usamos o presente simples para falar sobre rotinas, geralmente acrescentamos advérbios de frequência para informar a periodicidade com que realizamos as atividades. Observe:

always

usually

normally

often/frequently

sometimes

occasionally

seldom

rarely

never

100%

90%

80%

70%

50%

30%

10%

5%

0%

HERRING, Peter. The Farlex grammar book: complete English grammar rules. Feasterville: Farlex International, 2016.

  • aióueis watch tutorials before cooking a new recipeglossário .
  • iujali go online in the afternoon.
  • mái módernormali listens to music on her smartphone.
  • aiófendo web searches with my classmates.
  • samtaimesuse the lab at school to do research.
  • My brother oôqueizjonali reads books on his tablet.
  • My friend séldomlistens to podcasts.
  • rueirli chat in the morning.
  • ainéver post on social media when I’m at school.
Respostas e comentários

1. As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: um. Mulher acessando redes sociais por meio de smartphone; dois. Pessoa ouvindo música; três. Adolescente lendo um e-book em um suporte digital; quatro. Pessoa em videochamada com a família.

1. a) Respostas possíveis: um. chat, talk to friends or use social media; dois. listen to music, listen to podcasts or watch videos; três. read books, research or study; quatro. chat or talk to family.

1. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

Language in use 1

O objetivo da seção é revisar o presente simples, apresentado no volume do 6º ano. Nas atividades, os ou as estudantes têm a oportunidade de observar e reconhecer essa estrutura da língua na descrição de atividades e hábitos on-line. Para a revisão, a seção busca trabalhar a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero sete: identificar a ou as informação ou informações-chave de partes de um texto em Língua Inglesa (parágrafos), com foco em leitura de tabela. A seção aproveita para discutir assuntos que podem ser relevantes para a realidade dos/as estudantes, como a idade adequada para o uso de redes sociais, compras on-line e download de conteúdo.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, sugere-se propor aos ou às estudantes uma atividade lúdica para praticar o uso dos advérbios de frequência. Para isso, solicitar que confeccionem nove placas, cada uma com um advérbio estudado: always, usually, normally, often/frequently, sometimes, occasionally, seldom, rarely e never. Depois, pedir que elaborem questões sobre rotina diária e, em seguida, organizem-se em dois grandes grupos para que possam fazer um jogo de perguntas e respostas. Posicionados ou posicionadas em fila, o ou a integrante do grupo A que estiver na frente fará uma pergunta ao grupo B, e cada estudante do grupo B deve levantar uma placa como resposta; depois, o ou a integrante que fez a pergunta vai para o fim da fila, passando a vez para o ou a integrante da frente do grupo B.

Notas

Atividade 1 b professor ou professora, verifique se os ou as estudantes se recordam do conteúdo visto no 6º ano e se conseguem responder às perguntas em inglês. Sugere-se utilizar o boxe Going further, com o intuito de relembrar os advérbios de frequência. Se necessário, oferecer mais exemplos, utilizando fatos do cotidiano dos alunos.

2. Read the transcripts of the video about things that Tristan and Lauren do online and answer the questions in your notebook.

I usually have my media time on the weekends only and I usually, like, play maybe an hour in the morning, then I might have, like, 30 minutes watching TV, then I might have breakfast.

Fotografia. Um menino de cabelo cacheado, de sobrancelhas grossas e usando camiseta verde. Ele está com a mão direita levantada e sorrindo. Abaixo, lê-se o texto: TRISTAN, NINE AND A HALF.
A boy explaining how he spends his media time.

On weekends, I watch TV. I think I spend the most time on my phone, either playing games or texting my friends.

Fotografia. Uma menina de cabelo penteado com tranças, de sobrancelhas finas e usando camiseta branca com bolinhas azuis e amarelas. Abaixo, lê-se o texto: LAUREN, ELEVEN
A girl explaining how she spends her media time.

THE COMMON sense census: a day in tweens’ digital lives. [S. I.: s. n], 4 novembro 2015, 1 vídeo (1minutos 58segundos). Excertos. Publicado pelo canal Common Sense Media Ratings & Reviews. Disponível em: https://oeds.link/BDNKI6. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Write in your notebook the appropriate sentences.
    1. Tristan uses online media on weekends.
    2. Tristan chats with his friends online.
    3. Tristan doesn’t play games.
    4. Lauren plays games.
    5. Lauren texts friends.
    6. Tristan and Lauren don’t watch TV.
    7. Tristan and Lauren have their online (social) media time on weekends.
  1. Read the transcripts and the sentences from item “a” again. Then, in your notebook, choose the appropriate option to complete each one.
    1. Nas frases afirmativas, os verbos permanecem na sua fórma do infinitivo para todas as pessoas/somente as pessoas ai, , e dei.
    2. Nas frases afirmativas, acrescenta-se éss (ou i éss/-ies) quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.
    3. Nas frases negativas, utiliza-se o auxiliar du + nót quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.
    4. Nas frases negativas, utiliza-se o auxiliar dâs + nót quando o sujeito é he, xi ou ít/I, , ou dei.
Respostas e comentários

2. a) I, IV, V, VII.

2. b) um. “somente as pessoas I, you, we e they

2. b) dois.  he, she ou it ”.

2. b) três. I, you, we ou they ”.

2. b) quatro. he, she ou it ”.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para saber mais sobre a história do computador, sugerir aos ou às estudantes que façam uma visita on-line ao Computer History Museum. Saiba mais em: COMPUTER History Museum (CHM). [S. l.; s. d.]. Disponível em: https://oeds.link/Pz7gPH. Acesso em: 12 maio 2022. No site, é possível visualizar exposições do museu, que foi fundado em 1996, na Califórnia, Estados Unidos, e saber mais sobre a revolução dos computadores no mundo e o impacto que ela gerou na sociedade.

3. Read a survey about activities teens do online and answer the questions in your notebook.

Gráfico. Título: MOST POPULAR ONLINE ACTIVITIES AMONG TEENAGERS IN AUSTRALIA AS OF SEPTEMBER TWO THOUSAND TWENTY. Gráfico com barras horizontais. Primeira barra: RESEARCHING THINGS THAT INTEREST ME: NINETY-FIVE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Segunda barra: CHATTING WITH FRIENDS: NINETY-THREE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Terceira barra: WATCHING VIDEOS, MOVIES OR TV: NINETY-THREE PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Quarta barra: LISTENING TO MUSIC: NINETY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Quinta barra: PLAYING GAMES ONLINE WITH OTHERS: SEVENTY-SEVEN PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Sexta barra: MAKING VIDEO CALLS: SEVENTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Sétima barra: RESPONDING TO OTHERS' COMMENTS: SEVENTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Oitava barra: POSTING PHOTOS SLASH VIDEOS ONLINE: SIXTY-EIGHT PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Nona barra: ACCESSING NEWS: SIXTY-TWO PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS). Décima barra: DOING ONLINE BANKING OR ONLINE SHOPPING: FIFTY-FOUR PERCENT (SHARE OF RESPONDENTS).

MOST popular online activities among teenagers in Australia as of September 2020. Statista. Disponível em: https://oeds.link/DqftGd Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Who participated in the survey?
  1. Responda de acôrdo com a pesquisa.
    1. What is the most popular activity teens in Australia do online?
    2. Do teens use social media?
    3. Do teens use the Internet more often to get information or to chat?
    4. Do teens use the Internet to write emails?
    5. What is more popular: posting photos and videos online or playing video games online with others?
    6. What are the activities teen do to communicate with others?
  1. Releia as perguntas um, cinco e seis do item “b”. Em seguida, escolha a alternativa apropriada sobre o uso do verbo tiú be no présânt simple.
    1. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura (wh- uôrdi) + verbo tiú be + um sujeito + um complemento.
    2. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura (wh- uôrdi) + um sujeito + verbo tiú be + um complemento.
Respostas e comentários

3. a) Australian teens.

3. b) um. Research things that interest them.

3. b) dois. Yes, they do.

3. b) três. They use it more often to get information.

3. b) quatro. Respostas possíveis: The survey doesn’t provide information about that.

3. b) cinco. Playing video games online with others.

3. b) seis. Chatting with friends, making video calls and responding to others’ comments.

3. d) um.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, chamar a atenção dos/as estudantes para o termo download. Perguntar se sabem o que significa (baixar arquivos de um suporte, como o e-mail, para um dispositivo, como o computador) e qual seria a palavra para a ação oposta, ou seja, subir arquivos de um dispositivo para um suporte (upload).

Sugere-se perguntar aos ou às estudantes quais cuidados tomam ao fazer o download de algum documento. Orientar a turma a tomar cuidado com sites que pedem que seja instalado algum programa no computador, por exemplo. Saiba mais em: CENTRO de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Cartilha de Segurança para internet. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012. Disponível em: https://oeds.link/yAnK6j. Acesso em: 12 maio 2022.

Para mais detalhes sobre este e outros assuntos relacionados com cuidados na Internet, consulte os demais fascículos da Cartilha de Segurança.

  1. Agora releia as perguntas dois, três e quatro do item “b”. Em seguida, escolha a alternativa apropriada sobre o uso do présânt simple.
    1. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura um verbo auxiliar + um sujeito + um verbo principal + um complemento.
    2. Nessas perguntas, utilizou-se a estrutura um sujeito + um verbo auxiliar + um verbo principal + um complemento.
  1. Se o sujeito das perguntas dois, três e quatro mudar de tins(dei) para o nome de uma pessoa (he, xi), o que ficaria diferente?
  1. Follow the instructions.
    1. Transforme as informações do quadro da pesquisa na atividade 3 para fazer perguntas como Do you chat with friends/listen to music/make video calls/post photos and videos online?”.
    1. Entreviste alguns ou algumas colegas de sala. Anote as respostas deles ou delas às perguntas que você fizer.
    1. Após a entrevista, trabalhe em pares. Seu par tem de adivinhar com quais colegas você falou.

Does he/she chat with friends?

Is it Pamela?

Is it Bruno?

Yes, he/she does.

No, it isn’t.

Yes, it is!

Fotomontagem com fotografia e balões de fala. Um menino de cabelo cacheado e usando uniforme branco está sentado à mesa, sorrindo.  Ao lado, há uma menina de cabelo cacheado, usando brincos e uniforme azul. Ela está segurando um caderno e sorrindo. Do lado direito do menino, três balões de fala em tom amarelo. Balão um. Texto: Does he/she chat with friends? Balão dois. Texto:  Is it Pamela? Balão três. Texto: Is it Bruno?. Do lado esquerdo da menina, três balões de fala em tom roxo. Balão um. Texto: Yes, he/she does. Balão dois. Texto:  No, it isn't. Balão três. Texto: yes, it is!
Students discussing a question, Salvador, Bahia, 2018.
  1. Read the survey from activity 3 again and discuss the questions with your classmates.
    1. Quando foi feita a pesquisa e qual era a nacionalidade das pessoas entrevistadas?
    1. Na sua opinião, as atividades que os ou as adolescentes costumam realizar na internet mudaram desde então? Quais atividades poderiam ser acrescentadas à pesquisa?
    1. A pesquisa inclui algumas atividades que não são adequadas para menores de 13 anos realizarem sem a supervisão de adultos ou adultas no Brasil, tais como fazer compras on láine e ter acesso a redes sociais. Na sua opinião, por que esses usos da internet não são indicados para adolescentes?
    1. De acôrdo com a pesquisa, 54% dos ou das adolescentes fazem compras on láine. Na sua opinião, quais poderiam ser os problemas de adolescentes fazerem compras pela internet?
Respostas e comentários

3. d) um.

3. e) O verbo auxiliar do seria substituído por does.

4. Respostas pessoais.

5. a) Em 2020, com jovens australianos.

5. b) Respostas pessoal.

5. c) Resposta pessoal. Ver Notas.

5. d) Respostas pessoais. professor ou professora, é importante discutir com a turma que compras on-line precisam ser feitas por adultos ou adultas responsáveis ou sob a supervisão deles ou delas.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para discutir sobre as atividades que são realizadas na internet, propor aos ou às estudantes que façam um levantamento com adultos da família (entre 30 e 40 anos, por exemplo), para listar os diferentes tipos de atividades que praticam no ciberespaço. Depois, solicitar que comparem as respostas dos familiares com as respostas obtidas na atividade 4. os ou as estudantes devem tentar responder às perguntas: Há diferença entre o que adolescentes e adultos procuram na internet? Quais são essas diferenças? É importante incentivar os ou as estudantes a levantarem hipóteses antes de realizar as entrevistas e depois verificar se elas se comprovam ou não.

lenguage in iusi tchu

gádiguéts

1. Read the “Going further” box and look at the gadgetsglossário in the picture. Can you name them?

Ilustração. 1: um dispositivo cinza dobrável com uma tela e um teclado. 2: um dispositivo digital branco em cuja tela há um texto 3: um dispositivo digital branco retangular com uma tela média. 4: um dispositivo com uma tela ao lado da qual há botões. Na tela há quadrados coloridos. 5: um dispositivo cinza retangular sem tela. Ao lado dele há um controle com botões. 6: um dispositivo retangular branco sem tela com duas antenas pretas. 7: óculos com uma alça para prender na cabeça. 8: um dispositivo digital branco retangular com uma tela pequena. 9: um dispositivo cinza com botões com as letras do alfabeto. Ao lado há um dispositivo oval pequeno com dois botões. 10: um dispositivo vermelho retangular pequeno com uma ponta em formato USB. 11: dois dispositivos retangulares pretos pequenos com saída para som. 12: um fone de ouvido vermelho. 13: um reprodutor de música digital. 14: um dispositivo digital pequeno e quadrado com alças para prender no braço. 15: um dispositivo oval sem tela com quatro hastes das quais saem hélices cor de laranja. 16: um dispositivo digital retangular cinza com uma lente redonda.
Examples of gadgets.

Going further

A gadget is usually a small mechanical or electronic deviceglossário with a practical use, but often considered a novelty.

2. Answer the questions in your notebook. Then share your answers with your classmates.

What gadget/s do you use to ◆.

  1. listen to music?
  1. read books?
  1. save files?
  1. take pictures?
  1. play games?
  1. type?

g. provide access to the internet?

Going further

Você sabia que as palavras notebook e laptop, quando usadas no contexto de tecnologia, podem indicar o mesmo aparelho? A palavra notebook remete à ideia de um caderno, um local de anotações, enquanto laptop remete à ideia de um computador pessoal pequeno e leve que pode ser usado no colo (lap, em inglês) do ou da usuário ou usuárioa.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Pense em sua rotina diária. Quais gádiguéts existem ao seu redor que precisam de conexão com a internet?
    1. Quais deles são os mais usados por você e seus ou suas colegas?
    1. Qual gadget você gostaria que fosse inventado? Ele precisaria de conexão com a internet? Por quê?

Going further

Existem organizações não governamentais que buscam transformar a educação das crianças pelo mundo e promover o letramento digital por meio da criação e da distribuição de recursos, aparelhos e software. Como esse tipo de distribuição poderia fazer a diferença em uma comunidade?

Respostas e comentários

1. 1. Notebook/laptop; 2. e-reader; 3. tablet; 4.  portable game console; 5. game console with controller; 6. (modem) router; 7. virtual reality headset; 8. smartphone; 9. keyboard and mouse; 10. flash drive/memory stick; 11. speakers; 12. headphones; 13. media player; 14. smartwatch; 15. drone; 16. digital camera.

2. Respostas possíveis: a) notebook/laptop, tablet, smartphone, speakers, headphones; b) notebook/laptop, e-reader, tablet and smartphone;c) notebook/laptop, e-reader, tablet, smartphone and flash drive/memory stick; d) tablet, smartphone, smartwatch, drone and digital camera; e) notebook/laptop, tablet, portable game console, game console with controller, virtual reality headset, smartphone and smartwatch; f) keyboard; g) (modem) router.

3. Respostas pessoais.

Going further. Respostas pessoais.

Language in use 2

O objetivo da seção é o estudo do vocabulário relacionado à tecnologia, especialmente a aparelhos eletrônicos (gadgets).Como muitas palavras em inglês são usadas na língua portuguesa, é interessante encorajar os ou as estudantes a reconhecê-las e refletir sobre suas possibilidades de uso. A seção busca, também, trabalhar a habilidade ê éfe zero sete éle ih um sete: explorar o caráter polissêmico de palavras de acôrdo com o contexto de uso, ao apontar os diferentes significados da palavra notebook.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, sugere-se propor aos ou às estudantes que pesquisem com membros da família e amigos ou amigas quais aparelhos eletrônicos (gadgets) conhecem e/ou utilizam, a fim de fazer uma estimativa de uso desses aparelhos na região em que vivem. Outra possibilidade é organizar os ou as estudantes em grupos e propor que cada grupo pesquise a origem, as funções e a evolução, com o tempo, de um aparelho eletrônico (computador, câmera fotográfica, celular, video game). Após a pesquisa, oriente os ou as estudantes a compor frases curtas, em português, para apresentar os achados de suas pesquisas. Em sala, cada grupo deve apresentar as frases e a turma póde fazer uma versão das frases para o inglês, utilizando os conhecimentos que já têm e também aplicativos de tradução/versão. Monitore as versões, sempre incentivando a turma a observar que esses aplicativos são uma ferramenta instrumental prática, mas que precisam ser usados com critério e de fórma crítica.

lissenin

Internet habits

Pre-listening

1. Look at the infographic and answer the questions in your notebook.

Generations

Ilustração. Uma mulher idosa de cabelo cacheado e branco, de nariz redondo, usando óculos finos e redondos, camiseta amarela e casaco rosa.

Builders

Born

Before 1946

Social mark:

World War II (1939-1945)

Leadership style:

Controlling

Ideal leader:

Commander

Ilustração. Um homem idoso com cabelos curtos e grisalhos, bigode grisalho e grosso, sobrancelhas grossas e usando camisa xadrez vermelha e preta.

Baby Boomers

Born

1946-1964

Social mark:

Moon landing (1969)

Leadership style:

Directing

Ideal leader:

Directing

Ilustração. Uma mulher de cabelo loiro e ondulado, sobrancelhas finas, sorrindo, usando camisa branca e um casaco roxo.

X

Born

1965-1979

Social mark:

Stock market crash (1987)

Leadership style:

Coordinating

Ideal leader:

Doer

Ilustração. Um homem jovem de cabelo penteado com tranças, cavanhaque e usando regata azul.

Y

(Millenials)

Born

1980-1994

Social mark:

September 11 (2001)

Leadership style:

Guiding

Ideal leader:

Supporter

Ilustração. Uma menina de cabelo penteado para trás e com metade do cabelo preso em coque, usando óculos de armação pequena e redonda e uma regata verde.

Z

Born

1995-2009

Social mark:

GFC (2008)

Leadership style:

Empowering

Ideal leader:

Collaborator

Ilustração. Um menino usando boné azul e camiseta vermelha e azul.

Gen Alpha

Born

2010-2024

Social mark:

Trump/Brexit (2016)

Leadership style:

Inspiring

Ideal leader:

Co-creator

Elaborado com base em: GEN Z and Gen Alpha infographic update. Mccrindle. Disponível em: https://oeds.link/AShtzc. Acesso em: 2 junho 2022.

  1. Você conhece essas seis gerações? A qual você pertence?
  1. Relacione as gerações com os períodos em que nasceram.
    1. Entre 1995 e 2009.
    2. Entre 1946 e 1964.
    3. Entre 1980 e 1994.
    4. Entre 1965 e 1979.
    5. Antes de 1946.
    6. Entre 2010 e 2024.
  1. Considerando que a internet se popularizou nos anos 1980, quais gerações têm a internet como parte de suas vidas desde muito cedo?

d. A quais gerações pertencem as pessoas da sua família? Você percebe se há alguma diferença entre a atitude delas e a sua com relação ao uso da internet e de tecnologias? Em caso positivo, que diferença?

Listening

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Listen to the story of Phil Hanley, a young adult who made some interesting choices.
    1. What is his profession?
      1. Comedian.
      2. Presenter.
      3. Actor.
Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais.

1. b) I: Generation Z.

1. b) II: Baby Boomers.

1. b) III: Generation Y (Millennials).

1. b) IV: Generation X.

1. b) V: Builders.

1. b) VI: Gen Alpha.

1. c) Generation Y (Millennials), Generation Z e Gen Alpha.

1. d) Respostas pessoais.

2. a) I.

Listening

Esta seção busca trabalhar as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos e ê éfe zero sete éle ih zero três: mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. A seção apresenta um áudio sobre boomerangs”, jovens adultos que voltam a morar na casa dos pais. Na primeira atividade, ao contextualizar o áudio, informar apenas que se trata de um adulto falando sobre o seu estilo de vida, sem fornecer pistas sobre a sua profissão. Ao final da seção, pode-se incentivar a discussão, problematizando as características da Geração Alpha, da qual provavelmente fazem parte os ou as estudantes da turma.

Transcript: Young adults – Introduction

Ícone Áudio.

Narrator Offstage, 30 something Comedian, Phil Hanley, really does still live in his parents’ basement. Phil I promised my mom I’d clean the bathroom. Basically, it’s like a set up for an apartment. I got a fully functional kitchen. Narrator Hanley’s lifestyle is comedic gold, part of a global phenomenon, young adults still living at home with their parents.

GENERATION Boomerang: Why Won’t Young Adults Leave Home? (Society Documentary). [sem local, sem nome], 28 novembro 2020, 1 vídeo (42minutos 32segundos). Excerto. Publicado pelo canal Real Stories. Disponível em: https://oeds.link/orxKEH. Acesso em: 21 abril 2023.

 Informações adicionais

Geração Silenciosa: nascidos ou nascidas entre 1930 e 1946, são pes­soas que nasceram e viveram em época de crise financeira e de guerras (como a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945; e a Guerra da Coreia, de 1950 a 1953).

Geração Baby Boomers: nascidos ou nascidas logo após o fim da Se­gunda Guerra Mundial, são a geração conhecida por ser a criadora da era “paz e amor”, resultado do clima social do pós-guerra.

Geração X: nascidos ou nascidas durante a Guerra Fria, após o baby boomdo pós-guerra.

Geração Y (Millennials): nascidos ou nascidas entre meados dos anos 1980 e início dos anos 1990, são a primeira geração a nascer em um mundo totalmente globalizado.

Geração Z (Gen Z, Plurais ou Centennials): nascidos ou nascidas entre 1995 e 2009, durante o advento da internet e o crescimento das novas tecnologias digitais.

Geração Alpha (iGeneration):nascidos ou nascidas entre 2010 e 2024, em uma era digital, são consumidores/as de grande quantidade de informações diariamente.

  1. Where does he live?
    1. In his apartment.
    2. In his teenage bedroom.
    3. In his parents’ basement.
  1. What is the phenomenon he is a part of?
    1. Adults who don’t talk to their parents.
    2. Adults who still live with their parents.
    3. Adults who lost their parents.

3. Keep listening to facts related to Phil’s life choices.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. How are these young adults called in Italy?
    1. Western style.
    2. Big babies.
  1. How are these young adults called in the U.K.?
    1. BOOMERANGS, because of their tendency to come back.
    2. YUCKIES: Young, unwitting, costly kids.
  1. How are these young adults called in the USA?
    1. BOOMERANGS, because of their tendency to come back.
    2. YUCKIES: Young, unwitting, costly kids.

4. Listen to another part of the audio and decide if the following statements about “boomerangs” are (true) or éf(false). Write the answers in your notebook.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. This is a generation that will never grow upglossário .
  1. Some parents let their children live with them without paying for anything.

c. It is hardglossário to know for sure if these young adults will be good at facing difficulties.

5. Listen to the stories of different “boomerangs” around the world. Match their names to where they live.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Kirsty
  1. Andréa
  1. Caleb
  1. Ashle
    1. Ontario, Canada.
    2. England.
    3. Italy.
    4. Vancouver.

Post-listening

  1. Now discuss these questions with your classmates.
    1. Qual é a sua opinião a respeito dos bumerenguis ”? Justifique sua resposta com exemplos.
    1. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens de ser boomerang”?
Respostas e comentários

2. b) três.

2. c) dois.

3. a) dois.

3. b) dois.

3. c) um.

4. a) F; b) T; c) T.

5. a) dois.

b) três.

c) um.

d) quatro.

6. a) Respostas pessoais.

6. b) Respostas pessoais.

 Transcript: Young adults – Generations

Ícone Áudio.

In Italy, they’re called Bamboccioni, big babies. In the UK, they’re yuckies, young, unwittingly costly kids. In North America, we’ve christened them boomerangs, for their tendency to keep coming home.

GENERATION Boomerang: Why Won’t Young Adults Leave Home? (Society Documentary). [sem local, sem nome], 28 novembro 2020, 1 vídeo (42min 32s). Excerto. Publicado pelo canal Real Stories. Disponível em: https://oeds.link/orxKEH. Acesso em: 21abril 2023.

 Transcript: Young adults – Life choices 1

Ícone Áudio.

Narrator But hang on, maybe adult offspring living at home isn’t such a bad idea. Dr. Jeffrey Why not spend most of your 20s trying to figure out what you really want out of life and where you fit into the world? Narrator But what if we’re raising a generation of Peter Pans who never grow up? Dr. Jane Is saying: “You can stay home and live here rent-free until you find a job.”. Is that doing them any favors?

Narrator And is it doing us any favors? Will the kids be ready to take over when we need them? It’s a big step up from the lesson we’ve been teaching them, that when the going gets tough, you can always go home.

GENERATION Boomerang: Why Won’t Young Adults Leave Home? (Society Documentary). [sem local, sem nome], 28 novembro. 2020, 1 vídeo (42min 32s). Excerto. Publicado pelo canal Real Stories. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tUj0O-va2_0. Acesso em: 21abril 2023.

Transcript: Young adults – Life choices 2

Ícone Áudio.

Adult children living at home are the new normal throughout the Western world. In England, where one in three parents are remortgaging their homes to support adult children, 37-year-old Kirsty has returned home for the fourth time. In Italy, 35-year-old Andrea is a typical Bamboccioni, big baby. Here it’s a tradition, adult children still living under mama’s wing. For the Reyes family of Brampton, Ontario, it’s also a cultural tradition for children to stay home until they wed. But 29-year-old Caleb is ready to leave. 25-year-old Ashlee, of Vancouver, is doing the opposite. Heading back home after eight years of living on her own. Having no desire to share their home with 30-year-old kids, the Lermittes, of Richmond BC, have drawn a line in the sand: 25 and you’re out.

GENERATION Boomerang: Why Won’t Young Adults Leave Home? (Society Documentary). [sem local, sem nome], 28novembro2020, 1 vídeo (42minutos 32segundos). Excerto. Publicado pelo canal Real Stories. Disponível em: https://oeds.link/orxKEH. Acesso em: 21abril 2023.

ispíquin

Presentation of a survey

Pre-speaking

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. O que você sabe sobre o acesso à internet em sua região? Ele é possível? Ele é amplo?
    1. Na sua opinião, com quais propósitos (entretenimento, trabalho, comunicação com amigos ou amigas ê tê cê ponto) as pessoas de sua escola ou região utilizam a internet?
  2. Listen to the answers to a survey about the use of the Internet in Canada and match the people to the way they use it.
Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Intervieweeglossário 1
  1. Interviewee 2
  1. Interviewee 3
    1. News and general information.
    2. Entertainment, communication and research.
    3. Connection with friends.
  1. Let’s conduct a survey.
    1. No caderno, faça uma lista de pessoas com quem você gostaria de realizar uma entrevista na escola, em casa ou na comunidade.
    1. Faça uma breve entrevista com cada uma delas para descobrir a qual geração pertencem, se usam a internet e, caso a resposta seja afirmativa, com qual propósito. Se for negativa, tente descobrir o motivo de elas não usarem a internet. Anote as respostas.

Speaking

4. Compare as respostas da sua pesquisa com as respostas da pesquisa que você ouviu na atividade 2. O que é diferente e o que é igual? Organize os resultados de sua pesquisa. Então, reporte os resultados em uma breve apresentação para sua turma. Utilize o boxe uisiful .

Useful language

Ana uses the Internet for entertainment. She is from Generation Z.

Jorge doesn’t use the Internet. He is a Baby Boomer.

Most people in my survey use the Internet to connect with friends.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Após ouvir os resultados das pesquisas de todos ou todas os ou as colegas de sala, responda: Quais hábitos sobre o uso da internet são comuns no meio em que vivem? Quais hábitos são comuns entre as pessoas de uma mesma geração?
    1. Como você poderia ajudar pessoas que não usam a internet ou fazem pouco uso dela a tirar melhor proveito desse recurso? Organize com seus ou suas colegas ações que vocês poderiam propor na sua escola e pense em quem poderia colaborar com elas.
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. a) dois; b) um; c) três.

3. Respostas pessoais.

4. Respostas pessoais.

5. Respostas pessoais.

Speaking

A seção tem como objetivo desenvolver a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero cinco: compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado, com foco em fatos ao propor o desenvolvimento de uma pesquisa oral sobre hábitos na internet e a apresentação de seus resultados.

Transcript: Presentation of a survey

Ícone Áudio.

Interviewee 1: I use it for entertainment, for communication and just for finding out about anything that I think about.

Interviewee 2: Yeah, news, information, yeah, any… Just general interest things.

Interviewee 3: It’s probably 90% just to connect with friends and other stuff is for the groups. Like, a lot of people have the Internet, so you can get a message across to a wide variety of people.

STREET Survey: Internet use Salvation Army Canada. [sem local, sem nome], 8 agosto 2012, 1 vídeo (3min 32segundos). Excertos. Publicado pelo canal The Salvation Army in Canada and Bermuda Territory. Disponível em: https://oeds.link/iqQoYo Acesso em: 15 junho 2022.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, propor aos ou às estudantes uma discussão sobre como o uso de aparelhos tecnológicos póde evidenciar o conflito entre gerações e como as disparidades podem ser minimizadas se forem ressaltados os pontos positivos das gerações envolvidas (conhecimento geral e específico, agilidade, experiência, multitarefa, entendimento de navegabilidade etcétera). Pensando no conceito de Educação para a Paz, pedir que, em grupos, pensem em situações nas quais crianças, jovens e idosos ou idosas possam conviver em harmonia no âmbito da era digital. Por fim, solicitar aos grupos que apresentem suas reflexões para compartilhamento de ideias.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, esclarecer aos ou às estudantes a diferença entre interviewee (entrevistado ou entrevistada) e interviewer (entrevistador ou entrevistadora).

Writing Tutorial

Que tal escrever um tutorial em inglês ensinando algo que você sabe fazer?

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

What: a tutorial

To whom: classmates and the community

Media: paper; digital

Objective: create a written tutorial

Pre-writing (brainstorming)

  1. Qual é o objetivo de um tutorial? O que é essencial que ele apresente? Como podemos apresentar as informações? Reveja o que foi apresentado nesta unidade sobre tutoriais, usando também seus conhecimentos prévios, e faça anotações no caderno.
  2. Encontre um tópico sobre o qual você saiba bastante ou um problema que possa ser resolvido em seu tutorial. Busque na unidade e em suas anotações exemplos de como um tutorial é organizado.
  3. Pense no público que você quer alcançar e em como seu tutorial será divulgado (o tipo de mídia e se será on-line ou ófiláine) e faça uma lista do que é necessário incluir e dos recursos que você quer adicionar (imagens, por exemplo). Compartilhe suas ideias com seus ou suas colegas e, conforme as sugestões deles ou delas, acrescente o que possa ter faltado em sua lista. Não se esqueça de oferecer sugestões aos ou às seus ou suas colegas também.

First draft

  1. Organize seu texto pensando na ordem dos tópicos que precisam ser apresentados.
  2. Produza um rascunho do tutorial. Então, observe se a ordem dos passos está correta.
  3. Mostre o tutorial a um ou uma colega e ao ou à professor ou professora e peça sugestões de como melhorar seu texto. Faça o mesmo em relação ao texto de seu ou sua colega.

Editing

7. Ao receber seu texto de volta, faça a revisão dele, verificando o que é necessário reconsiderar.

Final text

8. Crie uma versão final de seu tutorial por escrito. Verifique se a organização gráfica está de acôrdo e se é preciso acrescentar imagens como suporte.

Post-writing

  1. Se possível, compartilhe seu tutorial on láine em um blogue da turma, para permitir que ele alcance seu público-alvo. Caso não seja possível, póde-se criar um livro da turma com os tutoriais impressos.
  2. Passe os olhos pelo título dos tutoriais dos ou das colegas e escolha três que mais lhe interessem. Leia os três tutoriais. Algum deles ajuda a fazer algo que você não sabe fazer?
Versão adaptada acessível

Atividade 10

10 Verifique o título dos tutoriais dos/das colegas e escolha três que mais lhe interessem. Leia os três tutoriais. Algum deles ajuda a fazer algo que você não sabe fazer?

Respostas e comentários

Writing

Em linha com o gênero estudado na seção Reading”, esta seção proporciona aos ou às estudantes a oportunidade de produzir um tutorial sobre um assunto que conheçam. Para essa tarefa, na fase de pré-escrita é trabalhada a habilidade ê éfe zero sete éle ih um dois: planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte). Na escrita, são trabalhadas as habilidades ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, com foco em tutoriais, e ê éfe zero sete éle ih um quatro: produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, caso optem pela produção de um tutorial on-line, orientar os ou as estudantes a abordar três aspectos: flexibilidade (compor o conteúdo de acôrdo com as características e necessidades do público-alvo), navegabilidade (salvar o documento em formato acessível à maioria das pessoas e que seja de fácil manipulação para todas as idades) e acessibilidade (inserir recursos diversos para que pessoas com deficiência possam acessar o conteúdo, como legenda, closed caption e texto com reprodução de voz). Assim, a produção poderá alcançar um maior número de visualizações.

pici cãltchur

Look at the picture. Then answer the questions in your notebook.
Fotografia. Nove quadrados brancos, dispostos em três fileiras com três quadrados cada, costurados sobre uma superfície preta. Os quadrados contêm mensagens com textos e desenhos. As mensagens são: I WILL CONFRONT THE BULLY AND DEFENT THE VICTIM OF THE ABUSE. - ao lado do texto há um desenho de coração e abaixo dele há um emoticon de sorriso. I WILL STAND UP - ao lado do texto há um desenho de coração; I WILL HELP THE VICTIM; NO BULLY ZONE - ao lado do texto há o desenho do planeta Terra e diversos corações vermelhos; IF SOMEONE WAS BEING BULLIED I WOULD HELP THE VICTIM - ao lado do texto há um desenho de um emoji de sorriso; IF I SAW SOMEONE GETTING BULLIED I WOULD STEP IN OR TELL AN ADULT - ao lado do texto há desenho do símbolo da paz, um emoji de sorriso e um coração; I WILL BE COURTEOUS TO OTHERS EVEN IF THEY AREN'T WITH ME, I WILL PRACTICE WHAT I PREACH - abaixo do desenho há três emojis de sorriso. I WILL SPEAK UP FOR OTHERS - ao lado do texto há um emoticon de sorriso. Algumas mensagens estão assinadas pelos seus autores.
Messages made by students. San Pedro, Estados Unidos, 2022.
  1. Qual tema das mensagens você vê na imagem? Você sabe o que é essa imagem?
  2. Think about a dream you have for a better world. Then write it down on a piece of paper and draw something related to it. How can you share it with other people?
Versão adaptada acessível

Atividade 2

2 Think about a dream you have for a better world. Then write it down and draw something related to it. How can you share it with other people?

3. In groups build a story quilt to support people who live in regions that are facing social or armed conflicts. When the quilt is ready, display it in your school. Also take pictures and find different ways to support them online.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 1 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender algumas características do gênero tutorial...

revisar e praticar o uso do presente simples...

reconhecer palavras relacionadas a aparelhos eletrônicos e seus usos...

compreender áudios sobre o uso de tecnologia e internet por diferentes gerações...

produzir uma pesquisa oral sobre hábitos de uso da internet...

produzir um tutorial escrito...

Respostas e comentários

1. O tema das mensagens é sobre combater o bullying. A imagem mostra uma story quilt, algo como uma “colcha de retalhos feita de pequenas histórias”. Ver Notas.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta seção desenvolve a habilidade ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto. O objetivo é levar a turma a pensar no tema da unidade (“going online”) e imaginar meios de usar a internet para transmitir apôio a diferentes causas.

professor ou professora, esta seção, apresentada na página a seguir, pretende promover uma ação relacionada à paz e que envolva o uso da internet, seja no compartilhamento de imagens seja no conteúdo, caso os ou as estudantes criem mensagens relacionadas ao ciberbullying. os ou as estudantes são convidados ou convidadas a refletir sobre como podem ser agentes de transformação social, especialmente usando a internet. Além disso, essa é uma oportunidade para se discutir respeito e apôio entre a turma, contribuindo para a cultura de paz.

A imagem dessa seção é a fotografia de um quilt colaborativo com o tema anti-bullying. A ideia é mostrar que cada mensagem individual é importante, mas quando somadas ganham fôrça e se tornam uma mensagem mais poderosa. Quilt ou quilting é uma técnica artesanal muito antiga, como o patchwork. A técnica, que originalmente utiliza tecidos para criar lindos e inúmeros padrões, exige muita precisão e capricho. No caso da produção dos/as estudantes, é possível pensar em formatos digitais, como posts.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação para melhorar o próprio aprendizado e, também, auxiliar os ou as colegas.

Notas

Atividade 1

Se possível, auxiliar os ou as estudantes a buscar a definição do termo em sites confiáveis. Segundo a Unicef Brasil, cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Esse tipo de violência ocorre em diversas mídias, como jogos, redes sociais, e tem o intuito de assustar ou envergonhar as vítimas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item doSelf-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade.

Sugere-se:

  • retomar os textos da seção rídin e explorar as características do gênero apresentadas nas atividades.
  • conferir o apêndicelenguage réference in contécsti para aprofundar o estudo do uso do presente simples.
  • pedir aos ou às estudantes que refaçam as atividades propostas na seção lenguage in iusi tchuem duplas, para que um ou uma colega ajude o ou a outro/outra nas dúvidas que restarem sobre os gádiguéts.
  • retomar a reprodução do áudio acompanhada da transcrição, esclarecendo dúvidas de vocabulário.
  • pedir aos ou às estudantes que preparem uma nova pesquisa oral sobre hábitos de uso da internet, trocando de duplas para que a atividade fique mais enriquecedora para os ou as colegas.
  • pedir aos ou às estudantes que, em grupos, pratiquem novamente a elaboração de um tutorial escrito, seguindo as orientações da seção. Depois, orientá-los a trocar a produção com uma colega para comentários e sugestões no texto.

Glossário

do (research)
- fazer (uma pesquisa)
Voltar para o texto
fingertip
- ponta do dedo
Voltar para o texto
avoid
- evitar
Voltar para o texto
sort
- classificar; separar
Voltar para o texto
before
- antes de
Voltar para o texto
reliable
- confiável
Voltar para o texto
source
- fonte
Voltar para o texto
cite
- citar; mencionar
Voltar para o texto
search engine
- ferramenta de busca
Voltar para o texto
job
- emprego
Voltar para o texto
plagiarism
- plágio
Voltar para o texto
recipe
- receita
Voltar para o texto
gadget
- dispositivo
Voltar para o texto
device
- aparelho
Voltar para o texto
grow up
- crescer
Voltar para o texto
hard
- difícil
Voltar para o texto
interviewee
- entrevistado/a
Voltar para o texto