iuniti fór Food and nutrition

1

Fotografia. Um prato branco com arroz, feijão, filé de frango, ovo frito e salada de alface com tomate.

2

Fotografia. Seis pratos de vidro com arroz, feijão, ovos e cenoura. Ao fundo, há uma travessa com fatias de melancia.

3

Fotografia. Um prato branco com uma tapioca branca recheada. Ao lado há uma faca e um garfo.

4

Fotografia. Uma tigela com metade de um mamão. Atrás dela há uma jarra com leite, uma xícara de chá, um copo de suco cor de laranja e um pote com geleia vermelha. Ao lado do mamão há uma parte de um pão francês.

5

Fotografia. Uma panela marrom com sopa amarela com folhas verdes.

6

Fotografia. Duas fatias de pão francês torrado e um copo de vidro com café. Ao lado há uma tigela com ovo mexido.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Prato feito de filé de peito de frango com feijão, arroz, ovo e salada; 2. Merendas prontas na cantina durante o recreio na EMEF Pedro Aleixo, em São Paulo (SP), 2018; 3. Tapioca brasileira com queijo coalho; 4. Café da manhã: leite, chá, suco de laranja e fruta; 5. Damorida, prato típico indígena, da região Norte do Brasil, em Boa Vista (RR), 2014; 6. Café no copo americano, pão na chapa e ovos mexidos.

Unit 4

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 6, 7, 8 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 2, 3 e 5, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero sete éle ih zero um / ê éfe zero sete éle ih zero três / ê éfe zero sete éle ih zero quatro / ê éfe zero sete éle ih zero seis / ê éfe zero sete éle ih zero sete / ê éfe zero sete éle ih zero oito / ê éfe zero sete éle ih zero nove / ê éfe zero sete éle ih um zero / ê éfe zero sete éle ih um um / ê éfe zero sete éle ih um dois / ê éfe zero sete éle ih um três / ê éfe zero sete éle ih um sete / ê éfe zero sete éle ih dois um / ê éfe zero sete éle ih dois três

Objetivos da unidade:

A unidade explora assuntos relacionados à alimentação, abarcando léxico referente ao tema, discussão sobre hábitos alimentares e alimentação saudável, abertura a novas experiências culturais por meio da culinária, leitura e produção de receitas, trabalho com itens linguísticos que expressam quantidades, entre outros tópicos correlacionados. Assim, por meio do trabalho aqui proposto, a unidade incorpora ao currículo a abordagem de um tema contemporâneo de grande relevância na adolescência, que é a educação alimentar e nutricional (Lei norteº 11.947/2009), de acôrdo com a Bê êne cê cê (BRASIL, 2018). Procura-se, ao longo das seções, sempre tratar de alimentação adequada, para que, por meio do estudo da língua, o tema seja frequentemente abordado.

Esta unidade se relaciona, sobretudo, com as Ciências da Natureza, por meio de temas como o corpo humano e os alimentos de origem animal e vegetal; também estabelece uma relação com a Matemática, visto que lida, por exemplo, com quantidades e percentuais de nutrientes necessários para uma alimentação adequada.

Objetivos

  • Aprender vocabulário relacionado à comida.
  • Compreender e usar advérbios de frequência para falar de hábitos alimentares.
  • Compreender o uso do imperativo em instruções de receitas culinárias.
  • Compreender um áudio com orientações para uma alimentação adequada e saudável.
  • Distinguir entre substantivos contáveis e incontáveis.
  • Ler e compreender texto com informações nutricionais.
  • Ler e produzir receitas culinárias.
  • Refletir sobre a disposição de viver novas experiências gastronômicas.

fãrsti interéquitchions

1. Look at the pictures and answer the questions in your notebook.

a. Com quais refeições do dia essas imagens costumam estar associadas no Brasil? Relacione os nomes das refeições com os números das imagens.

I. Breakfast

II. Lunch

III. Dinner

IV. Snackglossário

b. Qual dessas refeições é considerada a mais importante do dia no Brasil? Você acha que isso vale para outros lugares do mundo?

c. Em quais imagens estes alimentos e bebidas aparecem? No caderno, associe os nomes dos alimentos com os números das imagens.

I. a toasted bread roll and coffee

II. a chicken fillet

III. a slice of papaya

IV. a tapioca pancake

V. an egg

VI. beans

VII. some coffee

VIII. rice, beans and cooked vegetables

IX. some milk

X. some orange juice

XI. some rice

XII. some salad

XIII. some soup

d. Há algum alimento mostrado nas imagens que você consome com frequência? Quais alimentos você consome regularmente?

e. O que você sabe sobre alimentação saudável? Você considera a sua alimentação saudável? Responda com exemplos.

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

Você já provou algum prato oferecido por alguém de outro estado, região ou país? Já teve oportunidade de oferecer algo típico de sua culinária para alguém de fóra? Em caso afirmativo, como foram essas experiências? Em sua opinião, quais são as vantagens de conhecer e provar pratos diferentes daqueles com os quais estamos habituados ou habituadas?

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis:

um. Imagens: 3, 4 e 6.

dois. Imagens: 1, 2 e 5.

três. Imagens: 1, 2, 4 e 5.

quatro. Imagens: 4. Ver Notas.

1. b) Respostas possíveis: Em geral, o almoço, por uma questão cultural; nos últimos anos, porém, tem-se defendido, do ponto de vista nutricional, que a refeição mais importante no Brasil deve ser o café da manhã. Em alguns países, como os Estados Unidos, a refeição mais importante do dia é o jantar; na Europa, o lanche da tarde tem grande destaque. Ver Notas.

1. c) um imagem 6; dois imagem 1; três imagem 3; quatro imagem 4; V. imagem 1; VI. imagens 1 e 2; VII. imagem 6; VIII. imagem 2; IX. imagem 3; X. imagem 3; XI. imagens 1 e 2; XII. imagem 1; XIII. imagem 5.

1. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. e) Respostas pessoais.

Agents of change. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 1

aprofessor ou professora, sugere-se aproveitar a ocasião para valorizar a cultura local, mencionando, por exemplo, itens de café da manhã que sejam diferentes dos mostrados nas imagens. Se julgar necessário, chamar a atenção da turma para a informação do boxe Going further da página 62 (associação equivocada de lunch com “lanche”).

bprofessor ou professora, sugere-se comentar que, de modo geral, a ideia de refeição mais importante do dia está relacionada a uma questão cultural e que, portanto, não há respostas corretas para essa questão.

dprofessor ou professora, encorajar a turma a usar classroom language como How do you say... in English?” para construir repertório lexical. Outra alternativa é estimular o uso do dicionário em aula.

First interactions

A seção visa introduzir o tema central da unidade com um trabalho inicial de vocabulário baseado em imagens de diferentes refeições, por meio das quais também se estimula uma abordagem sobre hábitos alimentares e alimentação saudável. O boxe Agents of change convida a uma reflexão sobre a importância de estar aberto ou aberta a provar a culinária de outras culturas, promovendo, assim, a valorização da diversidade.

 Agents of change

professor ou professora, sugere-se explicar que, por razões diversas, as pessoas, às vezes, se mudam de um lugar para outro. Como a alimentação é uma necessidade básica, em algum momento, a cultura dessas pessoas, manifestada na culinária, encontra-se com a cultura dos ou das novos/novas vizinhos/as ou novos ou novas colegas de escola. Pode-se abordar a questão atual dos ou das refugiados ou refugiadas que chegam ao Brasil vindos de diferentes países e o consequente contato com a gastronomia deles ou delas. Pode-se também tratar da história da imigração no Brasil e relacionar esse fato à grande diversidade gastronômica de nosso país.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se pedir aos ou às estudantes que investiguem se há alguma feira ou evento gastronômico em seu município para visitação em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado desde 2001 no dia 20 de junho.

 Informações adicionais

Damorida (imagem 5): sopa de origem indígena, cujos principais ingredientes são peixe ou carne, pimenta e goma de tapioca. Foto tirada em Boa Vista, Roraima.

rídin

A recipe

Pre-reading

1. Look at text 1 and answer the questions in your notebook.

téquist uán

Composição de Ilustração com fotografia. Um tablet cinza com uma câmera no centro e uma página de internet com aba azul com o título: TROPICAL AÇAÍ BOWL.

    TROPICAL Acai Bowl    

INGREDIENTS 1

What are the health benefits? Is it really a superfood? Which product to buy? How to make an original Brazilian Acai Bowl? All answers inside.

2

1 handful frozen berry mix

1 banana, frozen

1 pack acai puree (or 2 tsp of acai powder with 3-4 crushed ice cubes)

3-4 tbsp rolled oats

2/3 cups soy milk/rice milk (2/3 cups = 150 mL)

1 tsp maple syrup (or honey for non-vegans)

3

coconut flakes

chia seeds

fruits

mango

chopped nuts like

almonds

DIRECTIONS

Ícone de prato com talher.

Courseglossário             Breakfast, Snack

Ícone de folhas.

Cuisineglossário             Vegan

Ícone de relógio.

Prep Time       5 minutes

Ícone de relógio.

Total Time      5 minutes

Ícone de prato coberto.

Servingsglossário           1 bowl

Ícone de coração com linha em ziguezague.

Calories          374 kcal

4

  1. If you use a frozen pack of acai puree make sure you break it in a couple of places before you throw it into a blender. If you go the powder + ice cube route be sure your blender can handle it!
  2. To get it really ice-creamy first peel and put the banana into the freezer for two hours.
  3. To make the acai bowl add all the ingredients into the blender and blend until smooth.
  4. Now garnishglossário as you wish.

EASY vegetarian app. Hurry The Food Up. Computer software. Vers. 3.3. 2018.

a. Que gênero de texto é esse? Onde você pode encontrar esse tipo de texto?

b. Como você chegou a essa conclusão? Escolha entre as opções a seguir elementos do texto que facilitam esse reconhecimento inicial.

I. divisão entre título, ingredientes e modo de preparo

II. uso de marcadores

III. quantidade dos ingredientes em unidades de medida

IV. informação sobre tempo de preparo

V. os tipos de letras (fontes) usadas

VI. informação sobre quantidade de calorias por porção

VII. imagem do prato pronto

VIII. uso de abreviações

c. Com base em suas respostas, o que é possível antecipar sobre o sentido global deste texto e seu objetivo?

Respostas e comentários

1. a) É uma receita (culinária). Respostas possíveis: Podemos encontrá-lo em livros de receitas, em revistas, em blogues sobre culinária etcétera

professor ou professora, sobre a grafia da palavra "açaí" em inglês, ver boxe Going further, na página 60.

How to make an açaí bowl

Ingredients

For garnish

Instructions

1. b) Respostas pessoais. Todos os elementos podem ser escolhidos, pois cada estudante pode reconhecer o gênero por meio de alguns deles.

1. c) Respostas possíveis: Trata-se de um texto com informações (ingredientes e instruções) para ensinar alguém a preparar algo para comer (uma receita com açaí).

Reading

A seção trabalha as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero seis: antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas, ê éfe zero sete éle ih zero sete: identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos), ê éfe zero sete éle ih zero oito: relacionar as partes de um texto (parágrafos), para construir seu sentido global, ê éfe zero sete éle ih zero nove: selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura e ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes. A seção também trabalha a habilidade ê éfe zero sete éle ih dois três: reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo, do eixo “dimensão intercultural”, por meio da informação sobre a internacionalização da palavra “açaí”.

Nesta seção, trabalha-se com a compreensão de três gêneros relacionados ao tema: uma receita de açaí na tigela, uma tabela nutricional e um cartaz sobre um “prato saudável”. Com base nesses textos, abordam-se, também, conceitos de vegetarianismo e veganismo, de alimentação saudável e de grupos alimentares.

O texto 1 foi retirado do aplicativo Easy Vegetarian, cuja política de privacidade não permite que menores de 13 anos insiram dados pessoais on-line, a não ser acompanhados ou acompanhadas dos pais e/ou responsáveis.

Going further

Ser vegetarian (vegetariano ou vegetariana) significa adotar uma alimentação à base de vegetais, excluindo todo tipo de carne, ainda que consumindo derivados como ovo e leite. Ser vegan (vegano ou vegana) significa não consumir nada de origem ou derivação animal, atitude que vai além da alimentação, visto que a restrição inclui também outros produtos, como itens de vestuário e cosméticos que contenham ingredientes de origem animal.

Going further

Por economia de espaço, as receitas podem conter várias abreviações. Algumas delas são:

kcal (kilocalorie) = quilocaloria

mL (milliliter) = mililitro

prep time (preparation time) = tempo de preparo

tbsp (tablespoon) = colher de sopa

tsp (teaspoon) = colher de chá

2. Match the pictures to the following ingredients/utensils. Use your notebook.

um

Fotografia. Uma vasilha de plástico transparente com um pó de cor roxa escura.

dois

Fotografia. Uma colher de madeira sobre uma superfície na qual estão espalhadas sementes pequenas de cor preta.

três

Fotografia. Uma vasilha com frutas roxas e frutas vermelhas congeladas.

quatro

Fotografia. Uma tigela de madeira redonda e funda.

cinco

Fotografia. Uma tigela de madeira com flocos de cor bege. Ao lado há uma colher de madeira com os mesmos flocos de cor bege.

seis

Fotografia. Uma tigela de vidro com lascas de uma fruta branca. Dentro da vasilha há uma colher de madeira.

sete

Fotografia. Um liquidificador com copo de vidro.

oito

Fotografia. Uma mão segurando uma colher de metal sobre a qual está caindo um líquido viscoso dourado.

a. chia seeds

b. some açaí berry powder

c. a bowl of coconut flakes

d. frozen mixed berries

e. a tablespoon of honey

f. a bowl of rolled oats

g. a blender

h. a wooden bowl

Respostas e comentários

2. Ver Notas.

um Açaí em pó.

dois Sementes de chia.

três Frutas vermelhas congeladas.

quatro Uma tigela côncava de madeira.

V. Aveia em flocos.

VI. Coco em lascas.

VII. Um liquidificador.

VIII. Uma colher de xarope de mel.

2. a) dois

2. b) um

2. c) VI.

2. d) três

2. e) VIII.

2. f) V.

2. g) VII.

2. h) quatro

Notas

Atividade 2

professor ou professora, se necessário, informar que syrup é um tipo de calda ou xarope adocicado usado em receitas. Pode ser à base de milho ou açúcar. O maple syrup, mencionado na receita, é um produto feito com a seiva do bordo-açucareiro, uma espécie de árvore da família Acer que cresce no Canadá e nos Estados Unidos. Se julgar relevante, comentar que a folha que aparece na bandeira do Canadá é uma folha de bordo estilizada, com onze pontas.

Comentar também que a chia é uma semente minúscula (cêrca de um milímetro de diâmetro), de formato ovalado. É colhida o ano todo e cresce em uma planta (sálvia hispânica) que atinge até um metro de altura. Originária da Colômbia, do México e da Guatemala, apresenta-se geralmente na cor preta, mas, dependendo do cultivo, pode ter outras cores, como cinza, branca e marrom. A chia passou a ser muito consumida em diversos tipos de receita depois que seus altos potenciais nutricionais começaram a ser descobertos e divulgados.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para explorar os dois tipos de alimentação, vegetariana e vegana, mencionadas no primeiro boxe Going further, pedir aos ou às estudantes que, pensando na interdisciplinaridade com Ciências, pesquisem as vantagens e desvantagens nutricionais desses tipos de alimentação. Solicitar também que investiguem se há membros em sua família e ou ou colegas que seguem um desses tipos de alimentação para que ouçam relatos de experiências pessoais e compartilhem suas descobertas na aula seguinte. É importante orientá-los/as a respeitar as diferentes fórmas de se alimentar e, caso queiram optar por alguma dieta alimentar, sempre consultar um ou uma especialista para verificar as necessidades e as restrições nutricionais de seu organismo.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para ampliar o uso das abreviações mencionadas no segundo boxe Going further, é possível realizar uma atividade interdisciplinar com Matemática e pedir aos ou às estudantes que, em grupos, pesquisem unidades de medida relacionadas a receitas. Depois, pedir que componham um quadro com os nomes e as respectivas abreviações, tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa. Por fim, os grupos podem trocar os quadros entre si para analisar o que cada um encontrou.

Going further

O substantivo “açaí” é um caso específico de migração de palavras de um idioma para outro. Com a internacionalização do fruto brasileiro, a palavra foi incorporada ao idioma de outros países. No entanto, em textos em língua inglesa, pode-se encontrar a palavra grafada com “c” sem a cedilha e sem o acento em “i”: “acai”. A pronúncia, porém, segue o som de /s/.

O açaí é fruto do açaizeiro, uma palmeira amazônica da qual se extrai também um tipo de palmito. Como se acredita que a polpa do açaí tenha grande poder nutritivo, o fruto passou a ser consumido em vários países do mundo nos mais variados tipos de receita, principalmente naquelas consideradas saudáveis. No Brasil, o açaí é consumido como doce na maioria das regiões e como acompanhamento de prato salgado na região Norte do país.

Montagem com duas fotografias. Fotografia um. Uma árvore alta com cachos de frutos redondos, pequenos e de cor escura. Dela sai uma seta roxa para a fotografia dois. Duas mãos abertas cheias de frutos redondos, pequenos e de cor escura. Ao fundo, cestos cheios dos frutos redondos, pequenos e de cor escura.
Açaí palm tree. Açaí berries, the fruit from the Brazilian Amazon forest, 2016.

Reading

  1. Find the title and subtitles that complete the empty spaces (1, 2, 3 and 4) in text 1.
    1. Instructions
    1. How to make an açaí bowl
    1. For garnish
    1. Ingredients
  2. Answer the questions about text 1. Use your notebook.
    1. Quais são as duas fórmas de açaí que podem ser usadas na receita?
    1. Quais ingredientes são considerados guarnições/acompanhamentos na receita?
    1. O que é preciso fazer para que a banana adquira consistência de sorvete?
    1. Quais tipos de leite são mencionados na receita?
    1. Por que essa receita é considerada vegana?
Respostas e comentários

Going furtherponto Ver Notas.

3. a) 4.

3. b) 1.

3. c) 3.

3. d) 2.

4. a) Acai puree (polpa de açaí) e acai powder (açaí em pó).

4. b) Todos aqueles mencionados no item “For garnish”: coconut flakes, chia seeds, fruits, mango e chopped nuts like almonds.

4. c) Descascá-la e colocá-la no congelador por duas horas. Ver Notas.

4. d) Soy milk (leite/bebida de soja) e rice milk (leite/bebida de arroz).

4. e) Porque ela não contém nenhum produto de origem ou derivação animal. Até mesmo o leite sugerido é à base de soja ou de arroz.

Notas

Atividade 4

c professor ou professora, de acôrdo com a receita, duas horas no congelador bastam para que a banana adquira consistência de sorvete quando batida no processador; entretanto, sugere-se informar a quem se interessar em fazer receita que o melhor é congelá-la por cérca de seis horas.

Atividade 5

b professor ou professora, sugere-se ressaltar que os valores apresentados no rótulo são relativos a uma dieta de 2.000 calorias diárias. Essa quantidade varia de acôrdo com a idade, o sexo, a atividade física e o valor de í ême cê (Índice de Massa Corporal), o qual é calculado dividindo o pêso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros) de cada pessoa. O resultado revela se o pêso está dentro, abaixo ou acima da faixa ideal. As informações a seguir, que podem ser partilhadas com os ou as estudantes, provêm do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim). Classificação do í ême cê:

Menor que 18,5 = abaixo do pêso ideal

Entre 18,5 e 24,9 = pêso normal

Entre 25 e 29,9 = sobrepeso (acima do pêso ideal)

Igual ou acima de 30 = obesidade

Cálculo do í ême cê:

í ême cê = pêso (kg) ÷ altura (medida do) × altura (medida do)

Exemplo: João tem 83 kg e mede 1,75 medida do.

Altura × altura = 1,75 por 1,75 = = 3,0625

í ême cê = 83 ÷ 3,0625 = 27,10

O resultado de 27,10 de í ême cê indica que João está acima do pêso ideal (com sobrepeso).

 Going further

professor ou professora, o reconhecimento de semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua portuguesa é tratado com mais especificidade na Unidade 1 do volume de 6º ano; consultá-la para mais informações.

5. Look at text 2 and answer the questions orally.

téquist tchú

Tabela nutricional. Texto. Nutrition Facts. Serving size. (one hundred seventy grams). Amount Per Serving. Calories two hundred eleven kilocalories. Percent Daily Value (Percent Daily Values are based on a two thousand calorie diet.) Total Fat six grams, eight percent daily value. Saturated Fat two point one grams, ten percent daily value. Sodium ninety-two milligrams, four percent daily value. Total Carbohydrates thirty-five grams, twenty-one percent daily value. Dietary Fiber seven grams, forty percent daily value. Sugars eleven grams, twenty-two percent daily value. Protein three grams Vitamin A thirty percent daily value. Vitamin C twenty percent daily value. Calcium five percent daily value. Iron six percent daily value.

ACAI bowls. USDA – U.S. Department of Agriculture. Disponível em: https://oeds.link/G0ZPPr. Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Que gênero de texto é esse? Onde você encontra esse tipo de texto?
  1. Que tipo de informação esse texto contém?
  1. A quem essas informações são dirigidas?
  1. Como é apresentada a quantidade de nutrientes?
  1. No texto, a maioria dos termos equivalentes aos nutrientes é composta de palavras cognatas, como sódium /sódio e prôtein /proteína. Há nutrientes na lista que não se encaixam nessa categoria. Quais são eles?
  1. A quais itens da tabela uma pessoa diabética provavelmente prestaria atenção?

6. Read text 3. Then answer the questions in your notebook.

Text 3

Infográfico. HEALTHY EATING PLATE. Um prato branco e redondo dividido em quatro partes; ao lado dele há uma jarra e um copo. No prato, na divisão maior, que é maior que um quarto do prato, identificada com a cor verde, lê-se VEGETABLES: The more veggies – and the greater the variety – the better. Potatoes and French fries don’t count. Numa divisão que equivale a um quarto do prato, identificada pela cor marrom, lê-se WHOLE GRAINS: Eat a variety of whole grains (like whole-wheat bread, whole-grain pasta, and brown rice). Limit refined grains (like white rice and white bread). Numa divisão que equivale a um quarto do prato, identificada pela cor laranja, lê-se HEALTHY PROTEIN: Choose fish, poultry, beans, and nuts; limit red meat and cheese; avoid bacon, cold cuts, and other processed meats. Numa divisão menor, que equivale a menos de um quarto do prato, identificada pela cor vermelha, lê-se FRUITS: Eat plenty of fruits of all colors. No copo à direita lê-se WATER: Drink water, tea, or coff­ee (with little or no sugar). Limit milk/dairy (one to two servings per day) and juice (one small glass per day). Avoid sugary drinks. Na jarra à esquerda está escrito HEALTHY OILS: Use healthy oils (like olive and canola oil) for cooking, on salad, and at the table. Limit butter. Avoid trans fat. Abaixo do prato à esquerda lê-se STAY ACTIVE! Na parte inferior esquerda há um brasão e, ao lado dele, lê-se HARVARD T. H. CHAN SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, THE NUTRITION SOURCE, WWW.HSPH.HARVARD.EDU/NUTRITIONSOURCE. Na parte inferior direita há outro brasão e lê-se HARVARD MEDICAL SCHOOL, HARVARD HEALTH  
PUBLCATIONS, WWW.HEALTH.HARVARD.EDU.
Healthy eating plate infografic released in 2011.

Healthyglossário

Whole grainglossário

HEALTH eating plate. Harvard T. H. Chan School of Public Health. Disponível em: https://oeds.link/YW9ZI2. Acesso em: 28 maio 2022.

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

Preenchido dinamicamente
Legenda da imagem
    Imagem meramente ilustrativa

    Gire o seu dispositivo para a posição vertical

    Respostas e comentários

    5. a) Esse texto é uma tabela nutricional e pode ser encontrado em embalagens/rótulos de alimentos ou mesmo em receitas, como é o caso da receita apresentada nesta seção.

    5. b) Informações nutricionais sobre o açaí na tigela, referentes às quantidades necessárias diárias de uma pessoa, com base em dieta de 2 000 calorias. Ver Notas.

    5. c) Respostas possíveis: As informações são destinadas a todos ou todas. Entretanto, as pessoas que apresentam problemas de saúde devem ficar atentas à tabela nutricional, que póde trazer dados importantes para a sua alimentação, como a quantidade de açúcares, cuja ingestão por diabéticos deve ser rigorosamente controlada. Ver Notas.

    5. d) O nome do nutriente seguido da quantidade e respectiva unidade de medida (g = grama; Minas Gerais = miligrama), e a percentagem (%) do valor nutricional do consumo diário do produto.

    5. e) Respostas possíveis: Fat, sugars e iron.

    5. f) Respostas possíveis: Provavelmente em sugars e total carbohydrates. Ver Notas.

    Notas

    Atividade 5

    cprofessor ou professora, póde-se acrescentar que, além de problemas relacionados aos açúcares, que podem até causar a morte, há também os casos de intolerância a determinadas substâncias, como o glúten, a lactose e os corantes artificiais, entre outras.

    fprofessor ou professora, sugere-se esclarecer que os/as diabéticos/as precisam também ficar atentos/as a alimentos ricos em carboidratos, pois estes transformam-se em glicose. Logo, é importante ter consciência de que até mesmo pães salgados e massas devem ser consumidos com cautela por diabéticos ou diabéticas. É fundamental, no entanto, destacar que esses itens não podem ser totalmente cortados da alimentação, a não ser por recomendação médica; o que deve ocorrer é o consumo na dose certa para cada caso. Essas informações podem ser úteis para estudantes que porventura tenham esse problema de saúde ou convivam com alguma pessoa da família que seja diabética, destacando que, nesse caso, é a orientação do/a médico/a que deve ser seguida.

    fóra da sala de aula

    professor ou professora, para complementar o estudo da tabela nutricional, póde-se pedir aos ou às estudantes que consultem em casa ou em um mercado do bairro o campo “Ingredientes” na embalagem de alimentos categorizados como integrais. Considerando que a ordem em que os ingredientes aparecem é diretamente proporcional à sua quantidade no produto, solicitar que se certifiquem de que aquilo que está escrito seja verdadeiro, ou seja, se na embalagem diz que se trata de um produto integral, o primeiro item que deve aparecer no campo “Ingredientes” é a farinha de trigo integral em detrimento da farinha de trigo branca, por exemplo. Caso isso não ocorra, trata-se de propaganda enganosa e, se o/a cidadão/cidadã se sentir lesado/a, pode entrar em contato com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor para exigir os direitos previstos na Lei norteº 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para ampliação e prática de vocabulário, pedir aos ou às estudantes que elaborem um pictionary gastronômico, buscando em um dicionário o significado dos alimentos que não conhecem e, depois, desenhando-os no caderno.

    1. Que texto é esse? Olhando para as palavras em destaque e para a linguagem não verbal, como cores e imagens, que informações o texto fornece?
    1. Para quem geralmente esse tipo de texto é produzido e com qual finalidade?
    1. Quais partes do texto uma pessoa interessada em saber quem forneceu as informações observaria?
    1. Quais são os grupos alimentares representados no texto?
    1. O texto destaca o termo rôl greins na imagem central. Que termo usado no texto expressa o oposto do conceito de rôl greins ? Qual é a diferença entre um tipo e outro?

    7. Organize the food items mentioned in text 3 into categories. In your notebook, create a chart similar to the one that follows and complete it.

    Ícone. NOTEBOOK.

    Use

    Eat

    Drink

    Limit

    Avoid

    Post-reading

    1. Discuss the questions with your classmates.
      1. Você já experimentou açaí? Em caso afirmativo, havia algum dos ingredientes mencionados no texto 1 quando o consumiu?
      1. Na sua opinião, por que um sáite de outro país apresenta uma receita de açaí na tigela para seus/suas leitores/leitoras?
      1. Se você tivesse que avaliar a receita do texto 1, que nota daria a ela, de 1 a 5 (sendo 5 a nota mais alta)? Explique.
      1. Com base no texto 2, você considera nutritiva essa receita de açaí na tigela? Explique.
      1. Com base nas informações do texto 3, quais grupos alimentares estão contemplados na receita de açaí na tigela por meio de seus ingredientes? Escolha entre as opções fornecidas.
        1. Fruits
        2. Healthy oils
        3. Healthy protein
        4. Vegetables
        5. uóter
        6. rôl greins

    Going further

    A palavra lunch, apesar de ser parecida com “lanche”, equivale a “almoço” em português. Portanto, fique atento ou atenta: lunch é almoço; para dizer “lanche”, em inglês, use o termo snack. A palavra “lanche” é uma importação do inglês para o português e traz o conceito de refeição leve que equivale a lunch no inglês. Provavelmente isso se deu por questões culturais, já que, nos Estados Unidos, por exemplo, é mais comum comer lanches e refeições leves no almoço e deixar para comer alimentos mais elaborados no jantar, que costuma ser mais cedo do que o jantar no Brasil.

    Respostas e comentários

    6. a) Respostas possíveis: É um infográfico que fornece informações nutricionais sobre quais tipos de alimentos devemos ingerir para uma alimentação saudável e quais devemos restringir.

    6. b) Respostas possíveis: Para o público geral, a fim de que as pessoas possam fazer melhores escolhas alimentares.

    6. c) Respostas possíveis: Na parte de baixo do infográfico (nome da instituição de ensino [Harvard University]).

    7. Ver Notas.

    7. Use: healthy oils; Eat: veggies (vegetables), fruits, whole grains, fish, poultry, beans, nuts; Drink: water, tea, coffee (with little or no sugar); Limit: butter, milk, dairy, juice, refined grains, red meat, cheese; Avoid: trans fat, sugary drinks, bacon, cold cuts, processed meat.

    8. a) Respostas pessoais.

    8. b) Respostas possíveis: Provavelmente porque o açaí é um produto conhecido em muitos países; porque ele é consumido por muitos praticantes de esportes etcétera

    8. c) Respostas pessoais.

    8. d) Respostas possíveis: Pode-se dizer que sim, uma vez que tem um alto índice de nutrientes e fibras.

    8. e) I, III, V, VI.

    6. d) Healthy oils (óleos saudáveis), whole grains (grãos/cereais integrais), vegetables (legumes/leguminosas/hortaliças), fruits (frutas), healthy protein (proteína saudável) e water (água/líquidos).

    6. e) Refined grains. O termo whole grains significa grãos/cereais integrais (por exemplo, arroz integral e farinha de aveia), em oposição a refined grains, que significa cereais refinados (por exemplo, arroz branco e farinha de trigo branca).

    Notas

    Atividade 7

    Professor/a, antes da verificação das respostas com a turma toda, sugere-se pedir aos/às estudantes que comparem suas tabelas com as dos/das colegas que estejam próximo.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, após completar a tabela da atividade 7, pedir aos ou às estudantes que, no caderno e com o auxílio de um dicionário, a complementem com os tipos de item que fazem parte da sua alimentação, refletindo sobre a categoria em que eles se enquadram e se a quantidade consumida de cada categoria está adequada.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, após a finalização da atividade 8, pedir aos ou às estudantes que, em grupos, imaginem a seguinte situação: um ou uma colega estrangeiro ou estrangeira chegará em breve ao Brasil e está curioso/a para provar algo da culinária local. Então, solicitar que escolham um prato típico da região em que vivem, pesquisem sua origem e o descrevam em um parágrafo, apresentando-o a esse/a colega e indicando em que lugares da cidade poderá encontrá-lo. Outra possibilidade é pedir a cada grupo que pesquise um prato típico de uma das cinco regiões do Brasil, ampliando seu conhecimento sobre a diversidade gastronômica. Depois, um grupo póde apresentar suas descobertas para o outro ou para a turma toda.

    lenguage in iusi uon

    Imperatives, countable and uncountable nouns

    1. Look at these examples taken from texts 1 and 3 in the “Reading” section. Then choose the appropriate options in your notebook.

    “If you go the powder + ice cube route, be sure your blender can handle it!”

    “To get it really ice-creamy, first peel and put the banana into the freezer for two hours.”

    “To make the acai bowl, add all the ingredients into the blender and blend until smooth.”

    Use healthy oils […].”

    Eat plenty of fruits of all colors.”

    Avoid sugary drinks.”

    Fotografia. Close em um creme roxo.
    Açaí bowl preparation with blender.
    1. Podemos dizer que as palavras destacadas nas frases são usadas para espaço para resposta.
      1. dar instruções
      2. dar sugestões
      3. fazer perguntas
      4. dar permissão
      5. dar comandos
      6. recusar algo
    1. Todas as palavras destacadas são espaço para resposta.
      1. substantivos
      2. verbos
      3. adjetivos
    Versão adaptada acessível

    Atividade 1, itens a e b.

    1. Podemos dizer que as palavras “be”, “peel”, “put”, “add”, “blend”, “use”, “eat” e “avoid” são usadas para espaço para resposta.
      1. dar instruções
      2. dar sugestões
      3. fazer perguntas
      4. dar permissão
      5. dar comandos
      6. recusar algo
    1. Todas as palavras anteriores são espaço para resposta.
      1. substantivos
      2. verbos
      3. adjetivos
    1. Com base nos exemplos extraídos dos textos, podemos afirmar que o imperativo é formado espaço para resposta.
      1. pelo infinitivo do verbo sem a partícula tiú
      2. pelo Prézent simpou do verbo com acréscimo de –s na 3ª pessoa do singular
      3. pelo Prézent simpou do verbo sem acréscimo de –s na 3ª pessoa do singular

    2. Now look at this picture and answer the questions in your notebook.

    Logo. No centro, há uma ilustração de uma baleia grande, preta e branca. Acima da baleia lê-se MEET US. Acima do texto há um coração vermelho. Abaixo da baleia lê-se DON’T EAT US.
    Meet Us Don’t Eat Us Campaign logo promoted by IceWhale, 2011.

    ABOUT the campaign. IFAW – The International Fund for Animal Welfare. Disponível em: https://oeds.link/OOlYsi. Acesso em: 28 maio 2022.

    Respostas e comentários

    1. a) ih, í í, .

    1. b) dois

    1. c) um

    Language in use 1

    O objetivo da seção é sistematizar o uso do imperativo em receitas e em outros gêneros textuais, bem como levar os/as estudantes a perceberem as diferentes maneiras de se referir a produtos contáveis e incontáveis em inglês. A seção contempla as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero seis: antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas, ê éfe zero sete éle ih zero oito: relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global, e ê éfe zero sete éle ih dois três: reconhecer a variação linguística como manifestação de fórmas de pensar e expressar o mundo, desenvolvida por meio das informações do boxe Going further.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para revisar o conteúdo do 6º ano e praticar os tipos de uso da fórma imperativa, sugere-se pedir aos ou às estudantes que, em grupos, formem frases dando instruções, sugestões e comandos. Solicitar também que confeccionem placas com uma folha de caderno, cada uma escrita com “instrução”, “sugestão” e “comando”. A dinâmica funciona assim: um grupo lê uma frase em voz alta e os outros devem levantar a placa indicando a opção de que se trata. Ganham pontos os que acertarem e a rodada continua até que todas as frases sejam lidas.

    1. Que tipo de texto é esse e a que ele se refere, a julgar pelo animal representado e as frases escritas?
    1. A frase escrita em vermelho difere gramaticalmente da frase escrita em preto porque espaço para resposta.
      1. a frase em vermelho não está no imperativo
      2. a frase em vermelho não contém verbo principal
      3. a frase em vermelho está no imperativo negativo
    Versão adaptada acessível

    Atividade 2, item b.

    1. A primeira frase difere gramaticalmente da segunda frase porque espaço para resposta.
      1. a segunda frase não está no imperativo
      2. a segunda frase não contém verbo principal
      3. a segunda frase está no imperativo negativo
    1. Qual é a estrutura da fórma do imperativo exemplificada pela frase em vermelho?
    1. Apesar de o texto ser curto, há relações entre suas duas partes que ajudam a construir o sentido da mensagem. Que relações você consegue identificar?
    1. Além de receitas culinárias e do tipo de texto que você identificou no item “a”, em quais destes gêneros textuais provavelmente também encontraríamos o uso do imperativo?
      1. Em propaganda.
      2. Em texto dissertativo.
      3. Em bula de remédio.
      4. Em fábula.
      5. Em lista de supermercado.
      6. Em manual de instruções.
      7. Em regulamento.
      8. Em tutorial.
    1. Você considera que a apresentação do pôster, com o uso do imperativo afirmativo e negativo, além das cores e das imagens, é convincente para conscientizar as pessoas a não comer carne de baleia? Por quê?

    3. This picture was taken from a healthy lifestyle guide for kids. Complete the sentences that accompany the picture with the imperative form of the given verbs. Use your notebook.

    choose   eat (duasvezes)   get (duasvezes)   select   switch

    1 active each day

    2 water as a drink

    3 more fruit and veggies

    4 off the TV or computer and active

    5 fewer snacks and healthier alternatives

    5 ways to a healthy lifestyle 

    Pôster. Título: FIVE WAYS TO A HEALTHY LIFESTYLE  ONE: Ilustração de uma silhueta humana usando boné vermelho e correndo. TWO: ilustração de um copo de água. THREE: ilustração de ervilhas e morango. FOUR: ilustração de duas silhuetas de crianças jogando uma bola cor de laranja. FIVE: ilustração de uma embalagem de iogurte e um sanduíche de pão de forma com salada.
    Healthier lifestyle campaign poster, New South Wales, Australia, 2010.

    5 Ways to a healthy lifestyle

    1 active each day

    2 water as a drink

    3 more fruit and veggies

    4 off the TV or computer and active

    5  fewer snacks and healthier alternatives

    5 WAYS to a healthy lifestyle. NSW Department of Health; Heart Foundation. Disponível em: https://oeds.link/ouJFhY. Acesso em: 28 maio 2022.

    Respostas e comentários 

    2. a) Respostas possíveis: Um pôster relativo a uma campanha de combate ao consumo de carne de baleia.

    2. b) três

    2. c) Verbo auxiliar don’t + verbo principal sem a partícula to.

    2. d) Respostas possíveis: Ambas as frases estão no imperativo, os verbos principais de ambas (meet/eat) rimam, a primeira frase foi decorada com um coração, que remete a algo bom e carinhoso, ao passo que a segunda frase foi realçada com letras maiúsculas e vermelhas, significando proibição, alerta, risco.

    2. e) Respostas possíveis: I, III, VI, VII, VIII. Ver Notas.

    2. f) Respostas pessoais.

    3. 1 - Get; 2 - Choose ou Select; 3 - Eat; 4 - Switch, get; 5 - Eat, select ou choose. Ver Notas.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para praticar o vocabulário de alimentos e a fórma imperativa, preparar uma atividade lúdica sobre cozinha internacional da seguinte maneira: escolher imagens de pratos típicos de diferentes países falantes de língua inglesa e afixar nas paredes da sala de aula; escrever em diferentes pedaços de papel os nomes dos ingredientes de cada prato típico. Então, entregar os pedaços de papel aos ou às estudantes, solucionar dúvidas de vocabulário e pedir que afixem os nomes dos ingredientes com fita adesiva ao lado da imagem do prato do qual acreditam fazer parte, incentivando a realização da atividade de fórma cooperativa. Em seguida, verificar se os ingredientes estão relacionados ao prato típico correto e aproveitar para praticar a pronúncia deles. Outra possibilidade é escolher imagens de pratos típicos de diferentes países ou de diferentes regiões do Brasil, de acordo com o que considerar mais oportuno para o desenvolvimento da aprendizagem da turma.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para praticar o uso de verbos no imperativo, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que, em duplas, complementem o guia de estilo de vida saudável para crianças da atividade 3 com novos itens, de 6 a 10, seguindo a estrutura já existente e com base no que já viram na unidade ou já sabem sobre alimentação saudável. Depois, podem apresentar para outras duplas e verificar se consideram os mesmos hábitos saudáveis.

    Notas

    Atividade 2

    eprofessor ou professora, se julgar relevante, solicitar alguns exemplos de uso de imperativo nos gêneros assinalados na atividade. Respostas possíveis: Em propaganda: Buy two and get the third one free!; em bula de remédio: Take this medication with a full glass of water.”; em manual de instruções: Insert earphones here.”; em regulamento: Put your mobile in silent mode.”; em tutorial: Check out this easy guide.”.

    Atividade 3

    professor ou professora, se necessário, esclarecer que o verbo switch significa desligar, quando acompanhado da partícula off, e ligar, quando acompanhado da partícula on. Dizer que turn offe turn on são sinônimos, respectivamente, de switch off e switch on. A palavra switch, como substantivo, significa “interruptor” ou botão de liga/desliga.

    4. Look at these food items from page 57 and answer the questions in your notebook.

    a toasted bread roll and coffee

    a chicken fillet

    a slice of papaya

    a tapioca pancake

    an egg

    beans

    some coffee

    some rice, beans and some cooked vegetables

    some milk

    some orange juice

    some rice

    some salad

    some soup

    1. Quais dos alimentos da lista podem ser contados em números?
    1. Quais deles são líquidos, pastosos ou muito pequenos para serem contados e, por isso, precisam de medidas (por exemplo, uma xícara, um copo, uma tigela, uma concha etcétera)?
    1. Quais são as fórmas possíveis de plural dos alimentos identificados no item “a”?
    1. Quais são as fórmas possíveis de plural dos alimentos identificados no item “b”, usando medidas?
    1. Note que na lista de alimentos desta atividade, alguns itens são precedidos do artigo indefinido ei, por exemplo, a chicken fillet, e outros são precedidos do artigo indefinido na, como em an egg. O que podemos concluir sobre o critério para usar ei ou na?
    1. Qual opção em cada item a seguir completa corretamente a sentença sobre countable and uncountable nouns?
      1. Os substantivos contáveis / incontáveis se referem a coisas que podem ser contadas usando números.
      2. Os substantivos contáveis / incontáveis, na condição de sujeito, são usados com o verbo no singular.
      3. Os substantivos contáveis / incontáveis podem ser os nomes de objetos que são pequenos demais ou sem fórma definida para serem contados, como líquidos, gases ou pó.
      4. Os substantivos contáveis / incontáveis possuem uma fórma no singular e outra no plural.
      5. Os substantivos contáveis / incontáveis não têm uma fórma no plural.

    Going further

    No uso coloquial do inglês, alguns itens incontáveis podem ser tratados de modo diferente. Por exemplo, coffee e sugar são substantivos incontáveis; porém, em alguns países, como Canadá e Inglaterra, às vezes essas palavras são usadas como se fossem contáveis: I would like a coffee with two sugars, please.. Coloquialmente, é mais prático dizer a coffee em vez de a cup of coffee, assim como em português coloquial também se fala “um café” em vez de “uma xícara de café”. No caso de sugars, a pessoa está se referindo à quantidade de cubos, colheres ou sachês de açúcar.

    Fotografia. Uma xícara marrom com café sobre um pires marrom. Ao lado, sobre o pires, há dois cubos de açúcar. Ao redor da xícara e do pires, sobre a mesa, há grãos de café e mais um cubo de açúcar.
    Coffee cup and saucer with sugar cubes and roasted coffee beans.
    Respostas e comentários

    4. a) A bread roll, a chicken fillet, a slice of papaya, a tapioca pancake, an egg.

    4. b) Beans, coffee, cooked vegetables, milk, orange juice, rice, salad, soup, butter.

    4. c) Respostas possíveis: (Half a dozen) bread rolls, (two) chicken fillets, (two) slices of papaya, (two) tapioca pancakes, (six) eggs (fried or scrambled).

    4. d) Respostas possíveis: (A kilo of) beans, (two cups of) coffee, (a glass of) milk, (a glass/a pitcher of) orange juice, (a spoon of) rice, (a bowl of) salad, (two bowls of) soup, (two cups of) tea. Os estudantes também podem citar: (one tablespoon of) coffee.

    4. e) Respostas possíveis: O artigo a é usado antes de substantivos que começam com som de consoante, ao passo que an é usado antes de substantivos que começam com som de vogal. Ver Notas.

    4. f) Respostas: um contáveis; dois incontáveis; três incontáveis; quatro contáveis; V. Incontáveis.

    Notas

    Atividade 4

    e Professor/a, sugere-se frisar que é o som que determina o uso de a ou an. Esclarecer que há palavras que trazem uma vogal como primeira letra e que nem por isso têm som vocálico, por exemplo: a uniform, a European country. Essas palavras começam com o som palatal /j/ e, por isso, são precedidas do artigo indefinido a. Já palavras como hotel e huge não têm o mesmo som vocálico inicial de hour ou honest, logo, dizemos a hotel, a huge city, an hour e an honest person.

     Acompanhando a aprendizagem

    Professor/a, para praticar o uso de substantivos contáveis e incontáveis, é possível propor uma atividade interdisciplinar com Matemática para explorar os tipos de unidade de medida, como “xícara”, “copo”, “tigela”, “concha” e “colher”, entre outros. Para isso, pedir aos/às estudantes que se dividam em grupos e confeccionem fichas de papel de determinada cor com nomes de alimentos, fichas de uma cor diferente com unidades de medida e um terceiro grupo de fichas de outra cor com as classificações “contável” e “incontável”. É importante estabelecer o número de fichas que devem ser produzidas. Então, distribuí-las para grupos diferentes daqueles que as produziram e pedir que relacionem os três grupos de fichas, contemplando todos os alimentos.

    lenguage in iusi tchu

    Adverbs of frequency and food vocabulary

    1. Complete the graph and the chart according to the instructions. Use your notebook.
      1. Você se lembra dos ádvêrbis óf fríquêncí? Escreva a porcentagem de frequência aproximada para cada advérbio: 0%, 20%, 50%, 70% e 100%.
    Gráfico. Composto em formato de triângulo invertido, com a base em cima e a ponta embaixo, com barras horizontais. No topo, na maior barra, lê-se ALWAYS: espaço para resposta PERCENT. Na segunda maior barra lê-se USUALLY: espaço para resposta PERCENT; Em seguida, em uma barra menor, lê-se SOMETIMES: espaço para resposta PERCENT. Na barra seguinte, menor que a anterior, lê-se SELDOM: espaço para resposta PERCENT. Na última barra, a menor de todas, lê-se NEVER: espaço para resposta PERCENT. Ícone. NOTEBOOK.

    HERRING, Peter. The Farleg grammar book: Complete English grammar rules. Feasterville: Farlex International, 2016.

    b. Releia o texto 3 da seção rídin. Com base nas sugestões de consumo dos alimentos nele mencionadas, com qual frequência esses alimentos devem ser consumidos?

    Ícone. NOTEBOOK.

    Always/Usually

    Sometimes

    Seldom/Never

    2. Label the pictures using the vocabulary from the box. Then, in pairs, talk about how frequently someone should eat/drink them. Use the imperative form and adverbs of frequency.

    bread butter fish French fries milk nuts red meat vegetables water

    1. espaço para resposta

    Fotografia. Um tablete de manteiga sobre um pedaço de papel manteiga.

    2. espaço para resposta

    Fotografia. Uma tigela de madeira com castanhas e nozes.

    3. espaço para resposta

    Fotografia. Uma cesta de pães.

    4. espaço para resposta

    Fotografia. Uma embalagem vermelha com batatas fritas.

    5. espaço para resposta

    Fotografia. Uma jarra de vidro despejando leite para dentro de um copo de vidro.

    6. espaço para resposta

    Fotografia. Uma mesa com alface, pimentões, cenouras, beterrabas, tomates, pepinos, aspargos, cebolas, abóboras, entre outros.

    7. espaço para resposta

    Fotografia. Pedaços de carne vermelha sobre um prato branco.

    8. espaço para resposta

    Fotografia. Um copo de vidro com água.

    9. espaço para resposta

    Fotografia. Um prato branco sobre o qual há um peixe assado com batatas e tomates. Ao lado do prato há talheres.

    3. Write about your eating habits. Don’t forget to use the adverbs of frequency! Then discuss with a classmate: do you follow the recommendations presented in the poster “5 Ways to a Healthy Lifestyle” on page 64?

    Respostas e comentários

    1. a) 100%; 70%; 50%; 20%; 0%.

    1. b) Respostas possíveis: Always/Usually: healthy oils (olive and canola oil), veggies, fruits, water, tea or coffee (with little or no sugar), whole grains (whole-wheat bread, whole-grain pasta and brown rice), fish, poultry, beans, nuts.

    Sometimes: butter, milk, dairy, juice, refined grains (like white rice and white bread), red meat, cheese.

    Seldom/Never: trans fats, potatoes and French fries, sugary drinks, bacon, cold cuts, processed meats.

    2. 1 - butter; 2 - nuts; 3 - bread; 4 - French fries; 5 - milk; 6 - vegetables; 7 - red meat; 8 - water; 9 - fish. Ver Notas.

    As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos:

    1. Manteiga.

    2. Frutos secos.

    3. Cesta de pães.

    4. Batatas fritas.

    5. Copo de leite.

    6. Vegetais.

    7. Carne vermelha,

    8. Copo de água.

    9. Peixe assado.

    3. Respostas pessoais. Ver Notas.

    Language in use 2

    O objetivo da seção é revisar e ampliar o uso dos advérbios de frequência estudados no volume do 6º ano. O foco aqui é seu uso para expressar hábitos alimentares. A seção também apresenta e revisa itens de vocabulário relacionados à alimentação.

    Notas

    Atividade 2

    professor ou professora, os ou as estu­dantes devem utilizar verbos na fórma imperativa e praticar os advérbios de frequência para dizer o que uma pessoa deve ou não comer e com qual frequência. Exemplo: Always drink water. Se achar pertinente, sugere-se fazer referência à dieta saudável presente na resposta da atividade 1, item “b”, e na maioria das seções da unidade e propor refle­xões sobre o quanto consi­deram sua própria dieta saudável.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para praticar o uso dos advérbios de frequência no contexto de alimentação, póde-se propor uma atividade interdisciplinar com Língua Portuguesa. Sugere-se explorar com os ou as estudantes a literatura de cordel, tradicional no Nordeste brasileiro. Após estudar as características do gênero, solicitar aos ou às estudantes que componham um cordel sobre hábitos saudáveis, utilizando as expressões estudadas. Depois, devem trocar a composição com um ou uma colega para que a comentem e façam as adequações necessárias. Por fim, devem reescrevê-la e pendurá-la na sala de aula com um barbante, para que a apresentação ocorra como a da literatura de cordel tradicional.

    Notas

    Atividade 3

    professor ou professora, a verificação das respostas a esta atividade pode ser feita de fórma interativa. Pedir a cada estudante que escreva suas sentenças em pedaços de papel e os entregue a você, sem identificação. Depositar todos os papéis em uma caixa ou saco plástico. Explicar que cada estudante deverá retirar um papel aleatoriamente, ler a sentença e, em seguida, tentar adivinhar quem é o/a autor/a dela. Se acertar, o/a estudante entrega o papel a quem a produziu.

    lissenin

    Dietary Guidelines for the Brazilian Population

    Pre-listening

    1. Read the information in the “Going further” box. Then talk about these questions with a classmate.
      1. Você já conhecia este guia de nutrição? Se não conhecia, que informações você acha que ele contém?
      1. Este guia propõe dez passos para um plano alimentar balanceado e saudável e define um desses passos como golden rule. Na sua opinião, qual das opções a seguir deve ser essa “regra de ouro”? Explique.
        1. “Limit the consumption of processed food.”
        2. “Make fresh food the starting point of your eating habits.”
        3. “Use oils, fat, salt and sugar moderately.”

    Going further

    O Guia alimentar para a população brasileira foi desenvolvido em 2014 pelo Ministério da Saúde do Brasil. Ele é reconhecido como um dos melhores guias de nutrição do mundo e está disponível na internet em português e em inglês. Para ler o texto em português, digite o nome completo do guia no campo de pesquisa de algum buscador e clique no link.

    Capa de livro digital. Na parte central lê-se o título GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. À esquerda há panos estampados. À direita há a silhueta de um garfo, uma faca e uma colher.
    Capa do Guia alimentar para a população brasileira, versão em língua portuguesa, Brasília, 2015.

    Para ler a versão em inglês, digite Dietary Guidelines for the Brazilian Population.

    Capa de livro digital. Na parte central lê-se o título GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. À esquerda há panos estampados. À direita há a silhueta de um garfo, uma faca e uma colher.
    Capa do Guia alimentar para a população brasileira, versão em língua inglesa, Brasília, 2015.

    Listening

    2. Listen to part of an audio based on the Dietary Guidelinesglossário for the Brazilian Population and check if your prediction in activity 1 was correct. Then answer the questions in your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. Quem apresenta esse áudio?
    1. Qual é o assunto do áudio?
    1. Qual é o objetivo desse áudio?

    d. Você acha que esse formato de apresentação ajuda a atingir o objetivo do áudio? Explique.

    Respostas e comentários

    1. a) Respostas pessoais. Ver Notas.

    1. b) Respostas pessoais. Professor/professora, será confirmada na atividade 2 que a resposta é a dois

    2. b) Respostas possíveis: Alimentação equilibrada e saudável, dicas/etapas/recomendações para um plano alimentar equilibrado e saudável (balanced and healthy eating plan).

    2. a) Duas pessoas (um homem e uma mulher).

    2. c) Respostas possíveis: Orientar as pessoas com dicas para elaborar um plano alimentar equilibrado e saudável.

    2. d) Respostas possíveis: O formato ajuda porque é didático, os interlocutores falam pausadamente e há efeitos sonoros que colaboram para conferir à apresentação um tom de informalidade.

    Notas

    Atividade 1

    aprofessor ou professora, as respostas são pessoais; entretanto, sugere-se informar aos ou às estudantes que no Guia Alimentar para a Popu­lação Brasileira há, além de dicas para uma alimentação adequada, capítulos como “Dos alimentos à refeição”, “O ato de comer e a comensalidade” e “A compreensão e a superação de obstáculos”. Nesses capítulos são discutidas questões que influenciam a alimentação, dentro da realidade brasileira.

    Listening

    A seção trabalha as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero três: mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral, ê éfe zero sete éle ih zero quatro: identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros, ê éfe zero sete éle ih um zero: escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, por meio das consultas sugeridas nos boxes Going further, ê éfe zero sete éle ih um sete: explorar o caráter polissêmico de palavras de acôrdo com o contexto de uso, contemplada no segundo boxe Going further, e ê éfe zero sete éle ih dois um: analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado. O áudio da seção é baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde do Brasil; a segunda edição foi publicada em 2015.

    Transcript: Dietary Guidelines for the Brazilian Population – Fresh Ingredients

    Ícone. Áudio.

    Check the ten steps to a balanced and healthy eating plan.

    One: Make fresh food the starting point of your eating habits. This is the golden rule. Fresh ingredients are more balanced and have more nutrients.

    Two: Use oils, fat, salt and sugar moderately. These ingredients, in small quantities, add flavor to your food without harming its nutritious balance.

    Three: Limit the consumption of processed food. Use it only as part of a meal based on fresh ingredients.

    GUIDE features 10 steps to a healthy eating plan. Brasília, Distrito Federal, 26 junho 2015, 1 vídeo (4minutos 26segundos). Excerto. Publicado pelo canal Senado Federal. Disponível em: https://oeds.link/B77z8H. Acesso em: 15 junho 2022.

    3. Listen to the audio again. Complete the sentences by choosing the appropriate option. Use your notebook.

    Ícone. Áudio.
    1. espaço para respostaingredients are more balanced and have more nutrients.
      1. Natural
      2. Balanced
      3. Fresh
      4. Organic
    1. These ingredients, in espaço para resposta quantities, add flavor to your food without harming its nutritious balance.”
      1. ismól
      2. moderate
      3. minor
      4. ráit
    1. Use it only as part of a espaço para resposta based on fresh ingredients.
      1. breakfast
      2. isnéqui
      3. meal
      4. food plan

    4. Listen to four more steps and complete the sentences with the imperative form of the verb mentioned. Use your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. “Four: espaço para resposta ultra-processed foods. They are rich in fats, sugars and additivesglossário , while low on dietary fiber.
    1. “Five: espaço para resposta regularly and without distraction.
    1. “Six: espaço para resposta food in shops offering a larger variety of fresh products, like farmer’s markets.

    d. “Seven: espaço para resposta to develop a habit of cooking and share your cooking abilities especially with children and youngsters.

    5. Now listen to the other steps and order them (8-10) in your notebook.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    1. When you eat out, choose restaurants that serve fresh meals.
    1. Be critical of food ads. Publicity’s goal is to sell, not to inform or educate the consumer.

    c. Organize your time in order to give eating its deserved share in your life.

    Post-listening

    1. Discuss the questions with your classmates.
      1. Você segue alguma dica fornecida pelo guia?
      1. Você concorda com o guia em relação à escolha da golden rule? Por quê?
      1. As pessoas que apresentam o áudio explorado nesta seção são brasileiras. A produção desse áudio também é uma iniciativa brasileira. Em sua opinião, por que ele foi produzido em inglês?

    Going further

    Como você viu na Unidade 2, uma mesma palavra pode ter mais de um significado. São as palavras polissêmicas. Veja alguns exemplos extraídos do áudio trabalhado nesta seção. Os significados fornecidos aqui se baseiam no contexto do assunto tratado no áudio – fat: gordura (substantivo); fiber: fibra alimentar (substantivo); fresh: fresco ou fresca (adjetivo); goal: méta (substantivo); golden: o ou a mais relevante (adjetivo); harm: prejudicar (verbo); rich: farto/farta, repleto/repleta (adjetivo); step: passo, etapa (substantivo). Busque os outros significados dessas palavras, incluindo outras categorias (substantivo, adjetivo, verbo etcétera), quando houver. Para consultar dicionários na internet, faça uma busca com expressões como online English dictionary. Use também dicionários bilíngues que você tenha ou que a biblioteca da escola disponibilize.

    Respostas e comentários

    3. a) três.

    3. b) um

    3. c) três

    4. a) Avoid.

    4. b) Eat.

    4. c) Buy.

    4. d) Try.

    5. a) 9.

    5. b) 10.

    5. c) 8.

    6. c) Respostas possíveis: Provavelmente para difundir esse conhecimento entre pessoas do mundo todo, uma vez que o inglês é uma língua franca e possibilita a um maior número de pessoas o acesso às informações do áudio.

    6. a) Respostas pessoais.

    6. b) Respostas pessoais.

    Going further. Ver Notas.

    Transcript 13 : Dietary Guidelines for the Brazilian Population – Staying healthy

    Ícone. Áudio.

    Four: Avoid ultra-processed foods. They are rich in fats, sugars and additives, while low on dietary fiber.

    Five: Eat regularly and without distraction.

    Six: Buy food in shops offering a larger variety of fresh products, like farmer’s markets.

    Seven: Try to develop a habit of cooking and share your cooking abilities especially with children and youngsters.

    GUIDE features 10 steps to a healthy eating plan. Brasília, DF, 26 junho 2015, 1 vídeo (4minutos 26segundos). Excerto. Publicado pelo canal Senado Federal. Disponível em: https://oeds.link/B77z8H. Acesso em: 15 junho 2022.

    Transcript: Dietary Guidelines for the Brazilian Population – Eating tips

    Ícone. Áudio.

    Eight: Organize your time in order to give eating its deserved share in your life.

    Nine: When you eat out, choose restaurants that serve fresh meals.

    Ten: Be critical of food ads. Publicity’s goal is to sell, not to inform or educate the consumer.

    GUIDE features 10 steps to a healthy eating plan. Brasília, DF, 26 junho 2015, 1 vídeo (4minutos 26segundos). Excerto. Publicado pelo canal Senado Federal. Disponível em: https://oeds.link/B77z8H. Acesso em: 15 junho 2022.

     Going further

    Pedir aos ou às estudantes que escrevam no caderno as palavras encontradas e, em seguida, criem frases explorando seus diferentes significados. Essa atividade permite que o contexto de uso das palavras fique mais evidente.

    ispíquin

    Presenting a recipe

    Pre-speaking

    1. Listen to Aneri Chavan talking about a typical breakfast dish in India and how she makes it.

    Ícone. Áudio.

    Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

    Fotografia. Um prato preto com dhokla, pedaços cúbicos de um tipo de bolo amarelo. Acima há uma pimenta verde. Ao lado há duas tigelas com molho: uma amarela e verde e outra vermelha.
    Fotografia. Um prato com patra,  pedaços circulares de uma comida marrom salpicada com pedaços de folhas verdes.
    Dhokla and patra, Indian dishes.
    1. Do you think this is a healthy option? What is a typical breakfast like in your home?
    1. Que tipo de programa é esse? O que ele oferece ao público?
    1. Follow the instructions to plan a presentation in class and prepare yourself.
      1. Em duplas, escolham uma receita simples para apresentar à sua turma. No caderno, escrevam em inglês o título da receita, os ingredientes e suas quantidades e o modo de preparo. Usem o boxe uisiful para elaborar o iscripiti da apresentação.
      1. Peçam aos ou às colegas que deem ideias para aprimorar o texto de vocês. Então, façam ajustes no texto, conforme as contribuições recebidas.
      1. Definam as partes da receita que cada pessoa vai apresentar.
      1. Ensaiem a apresentação, verificando a pronúncia com o/a professor/professora. Lembrem--se de que apresentadores ou apresentadoras de programas de culinária se expressam com naturalidade, sorriem, falam pausadamente e repetem algumas informações para enfatizá--las. Incluam uma saudação inicial e, ao final, um desfecho.

    Speaking

    3. Now host your own cooking show in class.

    Post-speaking

    1. Discuss the questions with your classmates after the presentations.
      1. Do que você mais gostou na sua apresentação? Do que você menos gostou? Por quê?
      1. Que elementos usados nas apresentações das outras duplas você gostaria de usar em suas futuras apresentações? Justifique.

    Useful language

    Hi./Hello. I’m/We’re here for one more cooking show.

    Today’s recipe is…

    Attention to the ingredients. You need (a/an/some)…

    Here are the instructions for this recipe: First, (peel)… Next, (add)… Then (mix)… Finally, (serve)…

    So/Well, that’s it. Hope you liked it. Thanks for watching and see you soon!

    Respostas e comentários

    1. a) Respostas pessoais.

    1. b) É um programa culinário. Em geral, esse tipo de programa oferece às pessoas informações para preparar uma receita culinária.

    2. Respostas pessoais. Ver Notas.

    3. Ver Notas.

    4. Respostas pessoais.

    Notas

    Atividade 2

    professor ou professora, se a turma se engajar em uma atividade mais realista, preparando, de fato, uma receita na aula, atentar para as receitas escolhidas, a fim de evitar preparos que envolvam objetos cortantes de risco (faca serrilhada póde ser uma opção mais segura) e o uso de fogão (o micro-ondas pode ser uma alternativa). Na dúvida, você póde se encarregar de tarefas que ofereçam risco maior de acidente.

    Atividade 3

    professor ou professora, se julgar adequado e o contexto permitir, sugere-se utilizar dispositivos eletrônicos para filmar as apresentações.

    Speaking

    A seção trabalha a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos, com a simulação de um programa culinário, ê éfe zero sete éle ih um dois: planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte), e ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, que são acionadas na criação do roteiro da apresentação oral.

    Transcript: Presenting a recipe – Culture

    Ícone. Áudio.

    I'm making dhokla and patra today. This breakfast is typical in my country. My name is Aneri Chavan. I live in Bharuch, India. Dhokla is fermented rice and urad dal. Patra is colocasia leaves, which are coated with gram flour. And it is steamed and also fried. Dhokla is milder and patra is a spicier thing. It takes eight to nine hours to make dhokla. The most difficult part is the fermenting part. When you have to mix it in the mixer, the batter should have the desired consistency. To achieve that, it is a bit difficult. Patra's difficult part is coating them with the gram flour, and just binding them and folding them.

    Any chance the fold gets open, then it of no fun. Breakfast in my house is a sitting-down affair. My son, my husband, we three have breakfast in the morning together only, before leaving for the job. These dishes are quite steamed and healthy, so I liked them the most. It gives you a lot of mileage to work for the entire day.

    WHAT BREAKFAST is like around the world. [sem local, sem nome], 1 vídeo (17minutos 33segundos). Excertos. Publicado pelo canal Great Big Story. Disponível em: https://oeds.link/LvUbtH. Acesso em: 15 junho 2022.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, é interessante promover uma discussão entre os ou as estudantes sobre se gostam de assistir a programas culinários de televisão ou se seguem alguma página ou algum canal em redes sociais sobre a temática. Em caso afirmativo, incentivá-los a dizer em língua inglesa quem são os/as apresentadores/as, quais receitas já viram ser preparadas e de quais mais gostaram, se já testaram alguma receita em casa junto a um ou uma familiar etcétera

    ráitin A recipe to share

    Que tal criar uma receita culinária e compartilhá-la?

    Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

    What: a recipe

    To whom: other students, readers from all over the world

    Media: paper; digital

    Objective: share a special recipe with other people

    Pre-writing (brainstorming)

    1. Do que você se lembra sobre o gênero “receita culinária”? Se necessário, reveja a receita de açaí na tigela na seção “rídin”. Anote no caderno o que julgar relevante.
    2. Pense em um prato especial ou diferente que costuma ser servido em sua casa. póde ser doce ou salgado.
    3. Caso você não saiba quais são os ingredientes e o modo de preparo do prato escolhido, busque essas informações com alguém em sua família. Tome notas.

    First draft

    1. Use a receita de açaí na tigela (e também outras receitas, se for possível) como referência para a organização do texto que você vai produzir. Verifique o que vem em primeiro lugar, o que vem em seguida, a fórma como esses elementos são organizados, e assim por diante.
    2. Procure na internet dicionários ilustrados que auxiliem você com o vocabulário.
    3. Comece a redigir o texto de sua receita. Lembre-se de usar o imperativo, apresentado na seção lenguage in iusi uon e também no apêndice lenguage réference in contécsti .
    4. Mostre a primeira versão de sua receita para os ou as colegas e peça-lhes que deem sugestões para aprimorar seu texto.

    Editing

    8. Avalie as sugestões recebidas e revise o texto, atentando para as características do gênero.

    Final text

    9. Finalize o texto de sua receita, inserindo, se possível, imagens que possam torná-lo mais atraente e, principalmente, que sejam úteis para a compreensão das informações textuais.

    Post-writing

    1. Compartilhe sua produção com a turma. Verifique a possibilidade de elaborar um livro de receitas da turma com todas as receitas produzidas. Por exemplo: Desserts, Main dishes, Vegetarian dishes etcéteraponto
    2. Se os textos tiverem sido feitos no computador, verifique a possibilidade de postá-los em alguma página mantida pela turma ou escola.
    Respostas e comentários

    5. Ver Notas.

    Writing

    Nesta seção, trabalham-se, especialmente, as habilidades ê éfe zero sete éle ih um dois: planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte), e ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto. A primeira é desenvolvida nas atividades relativas à etapa Pre-writing (brainstorming)” e a segunda é desenvolvida nas atividades relativas à etapa First draft. A seção também aciona a habilidade ê éfe zero sete éle ih um zero: escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, por meio do trabalho proposto na atividade 5.

    professor ou professora, ao trabalhar a atividade 2, sugere-se dizer aos ou às estudantes que poderão também considerar uma receita especial que costuma ser servida na casa deles ou delas, de algum parente, vizinho ou vizinha, amigo ou amiga etcétera Dependendo do tempo previsto para essa atividade, póde-se pedir aos ou às estudantes que, antes da escrita, consultem essas pessoas e tomem nota da receita. Deixar claro que a ideia não é traduzir receitas prontas encontradas na internet ou em livros de receita, mas aproveitar a oportunidade para interagir com pessoas que, possivelmente, vão apreciar a ideia de compartilhar seus conhecimentos. Por fim, caso a elaboração do livro de receitas da turma seja colocada em prática, esse material póde ser doado à biblioteca da escola ou guardado como modelo para a turma do próximo ano.

    Notas

    Atividade 5

    professor ou professora, sugere-se orientar os ou as estudantes durante a pesquisa. Para nomes de alimentos, os termos de busca podem ser food picture dictionary; para nomes de utensílios, os termos de busca podem ser kitchen utensils with pictures; para verbos, os termos podem ser kitchen verbs with pictures.

    Peace Culture

    Esta atividade desenvolve a habilidade ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

    professor ou professora, essa atividade pretende sintetizar o tema central desta unidade que é alimentação e nutrição.

    O texto apresentado na foto seção é inspirado no projeto criado em 2009 por um pequeno grupo de vizinhos da região de Buderim, na Austrália. Esse grupo plantou dez árvores de lima para o seu próprio consumo. Logo foi criado o projeto Urban Food Street, de hortas comunitárias nas calçadas da cidade. Embora as hortas não sejam capazes de prover todos os alimentos necessários para as famílias, elas produzem alimentos frescos e saudáveis como frutas, vegetais e temperos para toda a vizinhança.

    pici cãltchur

    Analise a imagem e responda às questões a seguir em seu caderno.
    1. Quais são as três palavras que resumem a informação da etiqueta?
    2. Write a sentence using those three words.
    3. Compare your sentence with a classmate’s. Then get together in small groups to discuss ways to reduce hunger in Brazil. After that, draw a plan to start a community garden at school and present it to your principal.
    4. Como o apôio a iniciativas de cultivo de hortas urbanas ou comunitárias pode ajudar a melhorar a qualidade da alimentação das pessoas menos favorecidas e como isso pode impactar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas?
    Fotomontagem de fotografia e texto. Uma árvore de tronco marrom. Na lateral há um galho com três jacas verdes e grandes. Ao redor há terras, folhas e árvores. Ao lado da árvore há uma placa na qual se lê: PEOPLE PLUS STREET PLUS FOOD. FOOD FOR THE PEOPLE WHO LIVE HERE. PLEASE, DON'T PICK ME UNTIL I'M YELLOW ALL OVER.
    Jaqueira with fruits at Bosque dos Buritis párque. Goiânia, 2021.

    selfi-tchéqui

    1. Reveja a Unidade 4 e também as atividades e as anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

    Ícone. NOTEBOOK.

    Eu consigo...

    Imagem de emoji sorrindo.
    com facilidade.

    Imagem de emoji neutro.
    com alguma facilidade.

    Imagem de emoji triste.
    com dificuldade.

    reconhecer as características de uma receita culinária e as palavras em inglês usadas nos títulos das partes de uma receita...

    compreender o uso do imperativo em receitas e em outros gêneros textuais...

    distinguir alimentos contáveis de incontáveis...

    utilizar advérbios de frequência para falar sobre hábitos alimentares...

    identificar alguns alimentos e bebidas em inglês...

    compreender um áudio sobre os passos para uma alimentação equilibrada
    e saudável...

    apresentar oralmente uma receita culinária...

    escrever uma receita culinária...

    Respostas e comentários

    1. People, street e food.

    2. Respostas pessoais. Ver Notas.

    3. Respostas pessoais.Ver Notas.

    4. Respostas pessoais.

    Self-check. Respostas pessoais.

    Notas

    Atividade 2

    As frases elaboradas pelos estudantes devem fazer com que eles reflitam sobre as palavras people, street e food, a relação que têm entre si e de que fórma, combinadas, expressam a ideia de cada um deles a respeito do tema.

    Atividade 3

    Provoca a reflexão sobre as grandes diferenças sociais em nosso país, em especial em relação ao acesso à alimentação adequada. Essa deve ser uma oportunidade de sensibilizar os alunos para o tema e para a necessidade de ações práticas, de grupos da sociedade civil, que possam ajudar a diminuir essas diferenças.

     Acompanhando a aprendizagem

    professor ou professora, para cada item do Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade.

    Sugere-se:

    • retomar a estrutura de receitas culinárias apresentada na unidade e revisitar aspectos do gênero baseando-se em suas divisões por títulos.
    • retomar a estrutura e os usos do imperativo, utilizando os exemplos do apêndice lenguage réference in contécsti e solicitando aos ou às estudantes que, em grupos, expliquem os usos em contexto.
    • aplicar uma atividade lúdica, como o telefone sem fio, para retomar alimentos contáveis e incontáveis: deve-se escolher um alimento, fazer a brinca­deira e, ao final, o/a último/a estudante que mencionar o que ouviu deve classificar o substantivo.
    • solicitar aos ou às estudantes que formem frases utilizando advérbios de frequência para falar sobre hábitos alimentares de um membro da família.
    • solicitar aos ou às estudantes que procurem por todos os alimentos e bebidas presentes na unidade e façam uma lista no caderno. eles ou elas podem criar um dicionário de imagens com base na lista.
    • retomar o áudio com os ou as estudantes acompanhado da transcrição.
    • solicitar aos ou às estudantes que revisitem a apresentação, pratiquem novamente com um ou uma colega e a reapresentem em pequenos grupos.
    • solicitar aos ou às estudantes que retomem a receita elaborada, troquem com um ou uma colega para fazer ajustes e a reescrevam para nova avaliação de aprendizagem.

    Self-check

    professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, a fim de identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como póde melhorar o próprio aprendizado e como póde auxiliar os ou as colegas.

    Be an agent of change

    Units 3 and 4 People who eat together stay together

     

    1. Discuss these questions with your classmates.
      1. Você e sua família têm algum prato especial, uma receita culinária exclusiva?
      1. Sua família sempre viveu no mesmo local ou veio de outro município, estado ou país? Comente.
      1. De que fórma o local de origem de sua família influencia as escolhas da alimentação de vocês?
      1. Você gosta de pratos de outros estados ou países? Quais? É preciso viajar até esses locais para poder experimentar sua gastronomia? Justifique.
      1. Você se considera uma pessoa que gosta de experimentar diferentes culinárias? Responda com exemplos.
      2. Na sua opinião, a culinária póde unir as pessoas? De que maneira?
    2. Read the text. Then use it as a reference to discuss how food can help promote a Culture of Peace. Discuss the questions with your classmates.
    Reprodução de página de internet.

    News     Opinion     Sport     Culture    Lifestyle     More

    Let’s eat together: how immigration made British food great

    [...] I can think of no place that welcomes the food of other countries with more enthusiasm than Britain. [...] A walk along our high streets will offer everything from sashimi to tacos and pizza to Korean noodles. [...]

    Yasmin Khan, Iran

    [...]

    Is food an important part of a country’s cultural heritage? Food is always the main way people get together, so yes—meals are the time we take to be with each other.

    Do you think of different cuisines as separate or do you think they can be mixed? We mix cuisines very well in the UK. We’re very creative with food. Elsewhere it can be a bit homogenous.

    [...]

    Fotografia. Yasmin Khan, uma mulher de cabelo castanho, cacheado e curto, sobrancelhas finas, usando colar e uma blusa vermelha com estampa verde e branca.
    Yasmin Khan during the Edinburgh International Book Festival on August, 2017 in Edinburgh, Scotland.
    Respostas e comentários

    1. Respostas pessoais.

    2. Ver Notas.

    Be an agent of change

    People who eat together stay together

    Esta seção toma por base a competência 9 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2018, página 10): “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”. Tal competência é contemplada na seção por meio da conscientização sobre a importância do acolhimento de outras culturas, algo que é trabalhado aqui por meio da leitura e exploração de uma entrevista sobre a influência que os ou as imigrantes exercem na culinária da Grã-Bretanha, característica que a torna rica e variada. Entende-se que o momento da refeição une as pessoas de uma família e póde unir, também, diferentes povos em torno de uma necessidade básica da humanidade (alimentar-se). Procura-se incentivar o interêsse em conhecer outras culturas como uma maneira, inclusive, de romper estereótipos relacionados a determinadas etnias.

     Informações adicionais

    Yasmin Khan: escritora e apresentadora de programas de culinária na televisão britânica. Nasceu em Londres, filha de um paquistanês e de uma iraniana. Seus livros publicados são Zaitoun e The Saffron Tales.

    Notas

    Atividade 2

    professor ou professora, durante a discussão proposta, sugere-se encorajar os ou as estudantes a ler em voz alta os trechos do texto relacionados ao que está sendo perguntado. Auxiliar a turma com o vocabulário, se necessário, procurando, também, encorajá-la a usar estratégias como inferências com base no contexto e na identificação de palavras-chave e de palavras cognatas.

    d professor ou professora, sugere-se informar aos ou às estudantes que, no artigo completo, além da conversa com Yasmin Khan, há entrevistas com outras quatro pessoas de diferentes países que também levaram a sua culinária para a Grã-Bretanha. Há uma pessoa que fala sobre a culinária ganense, outra que fala sobre a culinária chinesa, uma que fala da culinária indiana e uma que fala da culinária espanhola. Se houver possibilidade, encorajar os ou as estudantes a ler a matéria completa, tomar nota do que julgarem relevante e compartilhar as impressões com o restante da turma.

    How do you feel mainstream Britain has adapted Iranian cuisine? It hasn’t yet! I can’t wait until it does. I want to show the positive side of Iran—it’s culturally rich. [...]

    Do you think food reflects our attitudes to immigration more generally? Britain has a long tradition of immigrants helping the country develop and flourish. It’s the same with food.

    [...]

    Which dish best combines British tradition with your tradition? In the same way that you know how to reach into your spice cupboard and make an Indian curry, I’d love everyone to be able to “Persianise” a dish. I make a delicious quince and pomegranate crumble. [...]

    No kitchen is complete without... Love. [...]

    SLATER, Nigel. Let’s eat together: how immigration made British food great. The Guardian, Londres, 24 maio 2015. Disponível em: https://oeds.link/Edi7l1. Acesso em: 2 junho 2022.

    1. Que parte do texto indica que, no mundo, são construídas imagens negativas de um país, uma região, uma cultura etcétera? O que você sabe sobre os preconceitos associados ao país mencionado no texto?
    1. Sobre o assunto abordado no item “a”, de que outras maneiras, além da que o texto traz, podemos desconstruir estereótipos atribuídos a lugares, povos e culturas?
    1. Que parte do texto sugere que culturas diferentes podem conviver em harmonia lado a lado?
    1. Que partes do texto indicam que a comida tem o poder de unir as pessoas?
    1. Which other parts of the text can you relate to the Culture of Peace? Discuss your ideas with a classmate.
    2. Work with your classmates. Follow the instructions to create a Cultural Food Festival.
      1. Verifiquem na turma e na escola se há pessoas ou famílias que sejam de outras regiões do Brasil ou do mundo. Peçam a elas que comentem a culinária de sua região. Façam perguntas nos moldes das que foram feitas a iasmin can .
      1. Verifiquem o interêsse dessas pessoas em apresentar algo sobre a culinária de suas regiões em um evento cultural. Se possível, peçam-lhes que preparem um prato típico e o tragam para o evento, numa data estipulada por sua turma.
      1. Anotem quais pratos serão apresentados no Cultural Food Festival e pesquisem sobre suas respectivas regiões. Com esses dados, elaborem pôsteres para compartilhar essas informações culturais com o público. Considerem a possibilidade de mostrar mapas, imagens, gráficos etcétera
      1. Calculem quantas pessoas participarão do festival e se as quantidades de comida serão suficientes para que todos provem um pouco de cada uma das culinárias contempladas.
      1. Se for possível, considerem também incluir no evento apresentações musicais ou de dança. A exibição de vídeos também póde servir a esse propósito.
      1. Certifiquem-se de reservar um momento durante o evento para abordar com o público o conceito de Cultura de Paz, sensibilizando as pessoas sobre o papel da culinária na promoção da paz.
    Respostas e comentários

    2. b) Respostas possíveis: Procurando conhecer a cultura desses povos com um olhar diferente e sem a influência de representações já cristalizadas, que acabam sendo tomadas como verdades. É possível conhecer suas culturas lendo obras de autores com diferentes perspectivas, assistindo a documentários, conversando com pessoas oriundas desses países etcétera

    2. a) O trecho da entrevista no qual Yasmin Khan diz I want to show the positive side of Iran—it’s culturally rich”. Respostas possíveis: Há um histórico de preconceitos em relação ao Irã, bem como a outros países daquela região, que os associa a atos terroristas.

    2. c) Respostas possíveis: A parte da introdução que afirma A walk along our high streets will offer everything from sashimi to tacos and pizza to Korean noodles”.

    2. d) A parte da introdução que afirma Food reticências unites us in more ways than one e o trecho da entrevista no qual Yasmin Khan diz Food is always the main way people get together”. Ver Notas.

    4. Ver Notas.

    3. Respostas possíveis: A ideia expressa na primeira sentença da introdução, segundo a qual a Grã-Bretanha acolhe bem a culinária de outros países; a ideia expressa na segunda pergunta da entrevista, de acordo com a qual diferentes culinárias podem se misturar em vez de serem tratadas de fórma isolada.

    Notas

    Atividade 4

    professor ou professora, o evento sugerido na atividade poderá envolver apenas os ou as estudantes da turma ou, dependendo da disponibilidade da escola e do que for combinado coletivamente, envolver um número maior de pessoas.

    dprofessor ou professora, caso a quantidade de comida prevista não seja suficiente para atender ao público esperado, sugere-se conversar com a turma acêrca de formas de realizar uma campanha para levantar recursos financeiros que permitam o preparo de uma quantidade maior de pratos.

    Glossário

    snack
    - lanche
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    course
    - prato (parte de uma refeição)
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    cuisine
    - cozinha; culinária
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    serving
    - porção
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    garnish
    - guarnição
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    healthy
    - saudável
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    whole grain
    - cereal integral
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    guideline
    - diretriz; regra
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    additive
    - conservante
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