Unit 6  People and their stories

1

Fotografia. Fotografia em preto e branco de um homem pardo, cabelo raspado, bigode fino, usando óculos redondos e finos. Ele está enrolado em um tecido branco e sorrindo.

2

Fotografia. Fotografia em preto e branco de uma mulher negra, cabelo cacheado curto, usando um casaco escuro por cima de uma camisa listrada clara. Ela está sentada à mesa, com uma caneta na mão direita apontada para a primeira página de um livro.

3

Fotografia. Uma mulher branca com cabelo castanho curto. Ela está usando um jaleco branco por cima de uma blusa azul estampada. No pescoço ela usa um colar de pérolas. Ela está sorrindo e com os braços abertos. Atrás dela, ao fundo, há uma placa onde se lê RECEPÇÃO, abaixo da qual se vê uma mulher de roupas escuras.

4

Fotografia. Um homem negro com cabelo cacheado, curto e branco, usando uma camisa cor de laranja estampada. Ele está sorrindo. Atrás dele, no fundo, há duas meninas negras com pinturas no rosto e roupas coloridas.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Mahatma Gandhi, Londres, 1931. 2. Carolina Maria de Jesus, São Paulo (São Paulo), 1960. 3. Doutora Rosa Celia Pimentel Barbosa, médica cardiologista, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), 2015. 4. Nelson Mandela, Cidade do Cabo, África do Sul, 2009.

Notas

Atividade 1a professor ou professora, sugere-se estimular inferências sobre as identidades das pessoas com base em elementos nas imagens.

c professor ou professora, sugere-se consultar as informações adicionais fornecidas neste Manual do Professor para complementar as informações apresentadas pela turma.

Unit 6

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 3, 4, 6 e 9 e a competência específica de Língua Inglesa de número 3, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero sete éle ih zero um / ê éfe zero sete éle ih zero três / ê éfe zero sete éle ih zero quatro / ê éfe zero sete éle ih zero cinco / ê éfe zero sete éle ih zero seis / ê éfe zero sete éle ih zero sete / ê éfe zero sete éle ih zero oito / ê éfe zero sete éle ih zero nove / ê éfe zero sete éle ih um zero / ê éfe zero sete éle ih um um / ê éfe zero sete éle ih um dois / ê éfe zero sete éle ih um três / ê éfe zero sete éle ih um quatro / ê éfe zero sete éle ih um cinco / ê éfe zero sete éle ih um sete / ê éfe zero sete éle ih um oito

Objetivos da unidade:

O objetivo da unidade é dar continuidade ao estudo do passado simples para habilitar os ou as estudantes a compreender e fornecer informações referentes à história de vida de pessoas que fizeram a diferença na própria comunidade ou em contextos mais amplos. Para tanto, apresenta biografias de personalidades em áreas do conhecimento como ciências, direitos humanos e política, ensejando uma reflexão sobre a importância de conhecer essas histórias, percebendo-as como fontes de inspiração e motivação para cumprir nossa parte na construção de uma sociedade mais justa. É importante lembrar aos ou às estudantes que muitas das pessoas representativas na sociedade são mais velhas que eles ou elas, ou seja, têm mais experiência de vida e podem transmitir valores cidadãos às outras pessoas. Assim, póde ser interessante conversar com os ou as estudantes sobre a Lei nº 10 741/2003, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. A temática da unidade favorece uma relação interdisciplinar com História, estimulando a aproximação e a ampliação de conhecimentos nessa área.

Objetivos

  • Compreender e produzir uma biografia.
  • Compreender e produzir uma narrativa biográfica para um audiolivro.
  • Compreender e utilizar conectivos que expressam ideia de adição, contraste, causa, tempo (antes/depois), motivo e consequência.
  • Compreender e utilizar o pésti simplôl com foco em verbos irregulares.
  • Refletir sobre a história de vida de pessoas que se tornaram notórias em algum campo por suas contribuições em causas importantes.

fãrsti interéquitchions

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Quem você consegue identificar nas imagens?
    1. Que fator em comum tornou essas pessoas conhecidas?
    1. O que você sabe sobre a vida de cada uma delas? Como descobriu essas informações?
  2. Answer these questions orally.
    1. Há alguém que tenha entrado para a história e que você admire? O que você sabe sobre essa pessoa? Por que você a admira?
    1. O quanto você sabe sobre o passado de seus ou suas familiares? Você costuma ouvir as histórias deles ou delas ou perguntar sobre como as coisas eram antes de você nascer?
Versão adaptada acessível

b. O quanto você sabe sobre o passado de seus/suas familiares? As histórias deles/delas são compartilhadas com você? Ou você costuma perguntar sobre como as coisas eram antes de você nascer?

c. Pense nas pessoas adultas que você conhece. Que eventos históricos elas vivenciaram? Você já perguntou a elas sobre como foi viver naquele tempo? Em caso afirmativo, o que ouviu?

Versão adaptada acessível

c. Pense nas pessoas adultas que você conhece. Que eventos históricos elas vivenciaram? Você já perguntou a elas sobre como foi viver naquele tempo? Em caso afirmativo, o que descobriu?

d. E você? De quais experiências você se recorda e quais gostaria de compartilhar?

Ícone. Agents of change

agients ófi tchengi

“Historians have finally recognized that the everyday memories of everyday people, not just the rich and famous, have historical importance. If we do not collect and preserve those memories, those stories, then one day they will disappear forever.”

MOYER, Judith. Step-by-Step Guide to Oral History. Do History, 2009. Disponível em: https://oeds.link/ApcmA2. Acesso em: 24 maio 2022.

O que podemos aprender ouvindo ou lendo as histórias de vida de outras pessoas, conhecidas ou não? Por que é importante valorizar as histórias de pessoas comuns, como diz a citação? Como essas histórias podem ser preservadas e passadas adiante?

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais. 1. Mahatma Gandhi; 2. Carolina de Jesus; 3. Rosa Celia Pimentel Barbosa; 4. Nelson Mandela. Ver Notas.

1. b) Respostas possíveis: Todas se destacaram por suas contribuições autorais e/ou em causas importantes.

1. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

2. Respostas pessoais.

Agents of change. Ver Notas.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se propor aos ou às estudantes que investiguem as tradições orais de contação de histórias em algumas sociedades, em que a pessoa mais sábia da comunidade, geralmente a mais idosa, era a responsável por transmitir a história da origem da comunidade e outros ensinamentos aos ou às mais jovens. Depois, pedir que compartilhem com a turma as informações encontradas.

First interactions

A seção estimula a reflexão sobre a importância de conhecer o passado das pessoas e suas histórias de vida, pois muitas podem se tornar fontes de incentivo para lidar com as adversidades, superá-las e alcançar objetivos individuais e sociais. O boxe Agents of change” reforça esse ponto ao trazer para a discussão uma citação que reconhece a importância de preservar a memória das pessoas comuns e valorizar suas histórias de vida.

 Agents of change

professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes o que entenderam da citação e se essa visão dos ou das historiadores ou historiadoras é diferente da visão que tinham até então. Para iniciar a discussão, póde-se perguntar que lições as histórias das personalidades apresentadas nesta abertura de unidade trazem – por exemplo, perseverar, lutar por uma sociedade mais justa, manter-se firme perante as adversidades, estudar para progredir na vida e ajudar pessoas etcétera

 Informações adicionais

Mahatma Gandhi (1869-1948): indiano e líder do movimento para a independência da Índia; defendeu a não violência.

Carolina de Jesus (1914-1977): é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.

Rosa Célia Pimentel Barbosa: nasceu em Alagoas e se tornou referência na área de cirurgia cardíaca infantil, construindo um hospital com atendimento gratuito a crianças carentes.

Nelson Mandela (1918-2013): nasceu em Mvezo, África do Sul, e lutou contra o apartheid (segregação racial) no país. Depois de ter ficado preso, injustamente, por 27 anos, em 1944 foi eleito presidente da África do Sul.

rídin

A biography

Pre-reading

1. Look at the pictures and discuss the questions with your classmates.

Capa de livro. Na parte superior, lê-se STEP INTO READING. Abaixo, lê-se A BIOGRAPHY READING. Abaixo, lê-se: I AM ROSA PARKS. Abaixo do texto há uma ilustração de uma mulher negra com o cabelo preso para trás, usando um chapéu pequeno, óculos finos e um casaco marrom. Ela está com um leve sorriso. Abaixo dela há uma ilustração de um ônibus amarelo. Na parte inferior, lê-se BY ROSA PARKS WITH JIM HASKINS, ILLUSTRATED BY WIL CLAY.
Capa de livro. Na parte superior, lê-se: WHO WAS ANNE FRANK? Abaixo lê-se BY ANN ABRAMSON, ILLUSTRATED BY NANCY HARRISON. Abaixo, há uma ilustração de uma menina de cabelo castanho, usando um vestido azul de gola branca. Ela está sentada em uma cama, sobre uma coberta vermelha, e escrevendo em um caderno. Atrás dela há uma parede com um papel de parede azul e fotografias coladas.
Capa de livro. Na parte superior, lê-se READY TO READ. Abaixo, lê-se: STORIES OF FAMOUS AMERICANS: ALBERT EINSTEIN, GEINUS OF THE TWENTIETH CENTURY. Abaixo do texto há uma ilustração de um homem com cabelos brancos penteados para cima, sobrancelhas e bigode grosso. Na parte inferior, lê-se WRITTEN BY PATRICIA LAKIN, ILLUSTRATED BY ALAN AND LEA DANIEL.

a. O que as imagens reproduzem? Que tipos de informação elas trazem?

b. Qual é o provável conteúdo desses livros?

c. Com base em sua resposta no item “b”, que gênero textual essas obras literárias representam?

2. What is the difference between a biography and an autobiography? Share your answer with a classmate. Then read the definitions and compare them to your answer.

A narrative that records the actions and recreates the personality of an individual is called a biography (from a Greek term meaning “life-writing”). An individual who writes the story of his or her own life is creating an autobiography, meaning self-biography.

BIOGRAPHY. Kids Britannica. Disponível em: https://oeds.link/7AMWHK. Acesso em: 24 maio 2022.

3. Take a look at this text. Then answer the questions in your notebook.

téquist uán

Reprodução de página de internet.

History      Biography     Geography    Science    Games    

Albert Einstein

Biographies for kids Occupation: Scientist and Inventor Born: March 14, 1879 in Ulm, Germany Died: 18 April 1955 in Princeton, New Jersey Best known for: Theory of Relativity and E=mc2

Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Capa do livro I Am Rosa Parks, de Rosa Parks e Jim Haskins, 1999. 2. Capa do audiobook Who Was Anne Frank?, de Ann Abramson, 2007. 3. Capa do livro Albert Einstein: genius of the twentieth century, de Patricia Lakin, 2005.

1. a) Elas reproduzem capas de livro (sobre pessoas conhecidas/figuras históricas). Respostas possíveis: Todas apresentam o título da obra e uma imagem da pessoa retratada.

1. b) Respostas possíveis: A história de vida dessas pessoas. Ver Notas.

1. c) Biografia.

2. Ver Notas.

Reading

Esta seção apresenta duas biografias de Albert Einstein. Ambas estão disponíveis no ambiente virtual, porém seus formatos são diferentes: a primeira oferece uma leitura linear por meio de um texto corrido, com todo o seu conteúdo visível; a segunda é mais interativa, com apenas a introdução visível na imagem. A seção trabalha, no conjunto de suas atividades, a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero seis: antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas, bem como a ê éfe zero sete éle ih zero sete: identificar a ou as informação ou informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos), a ê éfe zero sete éle ih zero oito: relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global, a ê éfe zero sete éle ih zero nove: selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura, e a ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.

O trabalho com o gênero biografia visa também prover insumos que auxiliarão os ou as estudantes na seção Writing”.

 Informações adicionais

PARKS, Rosa. I Am Rosa Parks. Londres: Penguin Young Readers, 1999. Biografia da estadunidense Rosa Parks (1913-2005).

ABRAMSON, Ann. Who Was Anne Frank? Nova York: Grosset & Dunlap, 2017. Biografia ilustrada da alemã Anne Frank (1929-1945).

LAKIN, Patricia. Albert Einstein – Genious of the Twentieth Century. Nova York: Aladdin Paperbacks, 2005. Biografia do alemão Albert Einstein (1879-1955).

Notas

Atividade 1b professor ou professora, sugere-se não explorar ainda as biografias, comentando que elas serão trabalhadas ao longo da unidade.

Atividade 2professor ou professora, recomenda-se perguntar aos ou às estudantes que tipo de relação as palavras biography e autobiographytêm com seus equivalentes em português. Espera-se que respondam que biography e biografia, assim como autobiography e autobiografia, são palavras cognatas.

Fotografia. Tirada em preto e branco, Albert Einstein, um homem de cabelo branco de bigode grosso, usando roupa social escura. Ele está em pé, segurando um giz. Ao fundo há um quadro com um círculo e uma linha reta desenhados a giz.
Albert Einstein by Ferdinand Schmutzer.

Biography Albert Einstein was a scientist in the early 1900s. He came up withglossário some of the most important discoveries and theories in all of science. Some people consider him to be one of the smartest people of the 20th century. […] Read here to learn more about Albert Einstein; what he was like and what discoveries and inventions he made. Where did Einstein grow up? Albert Einstein was born in Ulm, Germany on March 14, 1879. He spent most of his childhoodglossário in Munich, Germany. His father had an electronics company and Albert learned a lot about science and electronics from his dad. […] He didn’t finish school in Germany, but ended up his schooling in Switzerland. […]Was Albert Einstein a U.S. citizenglossário ? Albert immigrated to the United States in 1933. He was fleeing from the Nazis in Germany who didn’t like Jewishglossário people. […] In 1940 Einstein became a U.S. citizen. E = mc² and Einstein’s Theory of Relativity Albert Einstein had many discoveries as a scientist, but is most known for his Theory of Relativity. This theory changed much in the way scientists look at the world and set the foundation for many modern inventions, including [...] the nuclear energy. […] What other discoveries is Albert Einstein noted for? […] Photons – In 1905 Einstein came up with the concept that light is made up of particles called photons. Most scientists of his day didn’t agree, but later experiments showed this to be the case. This became an important discovery for many branches of science and he was awarded the Nobel Prize for Physics in 1921. […] Einstein wrote many papers which included theories and models that would help define and move forward our understanding of the world and particularly quantum physics. […] Fun Facts about Albert Einstein Albert experienced speech problems as a child. His parents were worried that he wasn’t very smart! •He failedglossário his first try on his entrance exam for college (this gives us all hope!). […] •Albert had a sister named Maja. [...] Read a more detailed Albert Einstein biography. [...] Back to Biographies >> Inventors and Scientists

ALBERT Einstein. Ducksters. Disponível em: https://oeds.link/Czn8cL. Acesso em: 24 maio 2022.

a What’s the title of the text?

b Where was it published?

c Who is the intended audience?

d What kind of text (genre) is this?

Respostas e comentários

3. a) “Albert Einstein”. professor ou professora, alguns ou algumas estudantes podem dizer que o título é “Biographies for Kids”, mas este é apenas o link da classificação do texto.

3. b) Respostas possíveis: Internet/web, on the Ducksters website.

3. c) Respostas possíveis: Kids, pre-teens, teens, primary school students, people interested in biographies/Einstein.

3. d) It’s a biography.

 Acompanhando a aprendizagem

Atividade 3 professor ou professora, para responder aos itens da atividade 3, estimular os ou as estudantes a utilizar a estratégia de leitura chamada scanning, isto é, a busca por informações gerais e a identificação de características de um gênero sem a necessidade de ler o texto completo.

Sugere-se incentivar, também, que procurem palavras cognatas e elementos visuais presentes nos textos para auxiliar a busca de informações.

  1. Read the whole text and complete these activities in your notebook.
    1. Check the only aspect of Einstein’s life that is nót covered in the biography.
      1. When/Where he was born.
      2. His childhood.
      3. The fact that he lived in the U.S.
      4. His wife and children.
      5. His inventions and discoveries.
    1. Name the section you must read more attentively if you want espaço para resposta
      1. to learn curiosities about Einstein’s life.
      2. to read a summary of his biography. 
      3. information about Einstein’s most important work.
      4. information about his childhood.
      5. information about Einstein’s other works.

Reading

  1. Now read the text and answer the questions in your notebook.
    1. When and where was Albert Einstein born?
    1. From whom did he learn about science and electronics?
    1. In which countries did he study?
    1. What did he do to escape the Nazis?
    1. Why was Einstein’s Theory of Relativity important?
    1. Why was Albert Einstein awarded the Nobel Prize for Physics in 1921?
    1. What facts about Einstein’s life made people think he was not intelligent?
    1. Who took the picture that accompanies the text?
  2. Order the following topics according to the structure of text 1. Then answer: in your opinion, is this the only way to present a biography?
    1. Fun facts.
    1. Birth/Deathglossário dates and places.
    1. Introduction to the topic.
    1. Title.
    1. Professional life and achievementsglossário .
    1. Picture depicting the subject of the biography.
    1. Personal life.

Going further

Pesquise outras biografias de Albert Einstein ou de outras pessoas de seu interêsse (em português, inglês e outras línguas que conheça). Você pode consultar enciclopédias, livros, sites, apresentações interativas, vídeos etcétera Analise e compare como os textos são organizados, que tópicos incluem (ou não incluem) sobre os ou as biografados ou biografadas, o tipo de linguagem utilizada, os tipos de recursos visuais e multimídia e sua finalidade. Organize um resumo do que descobrir a respeito do gênero biografia e compartilhe-o com seus ou suas colegas.

Respostas e comentários

4. a) quatro.

4. b) Ver Notas.

4. b) um. Fun Facts about Albert Einstein.

4. b) dois. Biography.

4. b) três. E = mc² and Einstein’s Theory of Relativity.

4. b) quatro. Where did Einstein grow up?

4. b) cinco. What other discoveries is Albert Einstein noted for?

5. a) He was born on March 14,1879, in Ulm, Germany.

5. b) From his father.

5. c) In Germany and Switzerland.

5. d) He moved to the United States and became an American citizen.

5. e) Because it “changed much in the way scientists look at the world and set the foundation for many modern inventions, including [...] nuclear energy”.

5. f) Because it was proved that his theory of light, conceived in 1905, was correct. He discovered that light is made up of particles called “photons”. It was an important discovery for many branches of science.

5. g) His speech problems as a child and the fact that he failed his first college entrance exam.

5. h) Ferdinand Schmutzer. Ver Notas.

6. Resposta pessoal. Ver Notas.

6. a) 7.

6. b) 2.

6. c) 3.

6. d) 1.

6. e) 6.

6. f) 4.

6. g) 5.

Notas

Atividade 4

b professor ou professora, após a verificação da resposta do item “três”, póde-se perguntar se alguém na turma consegue interpretar a equação “E=mcduas”. Se for possível, sugerir que pesquisem para obter a resposta. Outra opção que póde ser mais proveitosa é pedir aos ou às estudantes que consultem o ou a professor ou professora de Matemática para que fale com mais propriedade sobre o assunto. Trata-se de uma equação que é utilizada como parte da Teoria da Relatividade. A letra “E” corresponde à energia, “m” corresponde à massa total, e “c” é a velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, aproximadamente), no caso, ao quadrado (cduas). Essa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa. Em um sistema, a energia equivale à sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Com a equação, é possível saber qual é a energia de um objeto ainda que ele não esteja aquecido, movimentando-se ou irradiado.

Atividade 5

h professor ou professora, póde-se comentar que a menção ao fotógrafo é relevante pelo fato de ele ter sido célebre em seu tempo. Ferdinand Schmutzer (1870-1928) registrou outras imagens importantes além da de Albert Einstein, como a do famoso psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) e a do compositor alemão Richard Strauss (1864-1949). Além disso, lembre aos ou às estudantes que, em publicações, é necessário dar o crédito a autores, fotógrafos e outros detentores de direitos sobre as obras.

Notas

Atividade 6professor ou professora, sugere-se ressaltar que essa biografia é organizada em blocos, introduzidos por subtítulos, recurso que ajuda o ou a leitor ou leitora a identificar o assunto de cada parte do texto, mas que há outras formas possíveis de apresentar uma biografia, como os ou as estudantes poderão observar no texto 2, apresentado na atividade 7.

7. Read the following extract from another biography of Albert Einstein. Answer the questions with a classmate.

téquist tchú

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 Intro         Thcory       Inventions        Facts 

Fotografia. Tirada em preto e branco. Um menino com roupas pretas de gola branca. Fotografia. Uma bússola.

Early Childhood – A genius was born Albert Einstein was born in Germany in 1879, to a Jewish family. His father was an engineer and a salesman. Einstein wasn’t a very bright student. He even had problems with his speech. When he was five years old, Einstein saw a magnetic compass and marvelled at the needle that kept moving with an invisible force. At age 12, he found a book on geometry which he read over and over again.

    2 

ALBERT Einstein biography. Mocomi. Disponível em: https://oeds.link/bD457B. Acesso em: 24 maio 2022.

  1. Is the presentation of this biography similar to the one in text 1? Explain.
  1. What topics does the second biography cover?
  1. How many screens are there in the “Intro” section?
  1. Does this extract show the beginning or the end of the “Intro”? How do you know?

e. What pieces of information are provided in both biographies?

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Considere sua resposta ao item “e” da atividade 7. Por que ambos/ambas os ou as biógrafos/as incluíram essas informações nos textos?
    1. O que você sabia sobre Álbert Ainstén antes de ler esses textos? E o que foi novidade? Qual é a sua opinião sobre a biografia dele?
    1. Você gostaria de saber mais sobre essa personalidade? Explique a razão.
    1. Há algum aspecto da vida de ainstain que, em sua opinião, póde servir de motivação para alguém? Em caso afirmativo, qual e para quem?
    1. Qual das duas fórmas de biografia vistas aqui é mais atraente para você? Por exemplo, você gosta mais de ler um texto linear, com começo, meio e fim visíveis (como o texto 1), ou prefere uma leitura que permita mais autonomia e interação (como o texto 2)? Justifique.
Respostas e comentários

7. a) Respostas possíveis: No, it is different. The presentation in text 2 is more interactive (the reader chooses the desired information, which is organized in different screens). Text 1 is more linear (the reader goes from beginningto end in a sequential way).

7. b) Intro; Theory; Inventions; Facts.

7. c) Two screens.

7. d) It shows the beginning, because it focuses on general information about Einstein.

7. e) Respostas possíveis: The scientist’s name, birthplace, year of birth, information about his father, ethnoreligious origin, his speech problem, and the fact that he supposedly wasn’t bright. Both texts mention his inventions, curious facts, and the Theory of Relativity. Ver Notas.

8. a) Respostas possíveis: Porque é uma convenção do gênero informar quando e onde o/a biografado/a nasceu e apresentar seus maiores feitos. O pai é mencionado por ter sido uma figura central na vida de Einstein, e a origem étnico-religiosa, por estar relacionada com sua saída da Alemanha. Citar o “atraso” e a dificuldade de fala na infância enaltece sua intelectualidade quando adulto, por causa do contraste. Ver Notas.

8. Respostas pessoais (b-e).

Notas

Atividade 7eprofessor ou professora, sugere-se tratar de estratégias antes de pedir aos ou às estudantes que respondam a esse item. Perguntar o que poderão fazer para obter as respostas de fórma mais rápida. Espera-se que concluam que será mais prático partir dos elementos no texto 2, visto que ele é mais curto, para cotejar as informações de ambos os textos. póde-se depois perguntar quais informações são fornecidas apenas no texto 2 e como elas completam as do texto 1. (Respostas possíveis: Fatos que aconteceram com Einstein quando ele tinha 5 e 12 anos, confirmando seu interêsse por ciência e matemática desde criança.)

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, ao comentar o trecho do texto 2, que afirma que Einstein apresentava dificuldades de fala, reforçar que é dever de todo cidadão respeitar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, previsto na Lei nº 13 146/2015. Frisar que essa parte da legislação brasileira está destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e sua participação cidadã.

Notas

Atividade 8

aprofessor ou professora, sugere-se levar os ou as estudantes a refletir como biografias de uma mesma pessoa podem variar bastante dependendo de quem as produz. Comentar que diferentes biógrafos/as podem selecionar as informações que julgam mais relevantes de acôrdo com seus propósitos. Por exemplo, um traço de personalidade que seja negativo póde ser revelado na biografia de uma pessoa tida como extraordinária e, assim, desfazer uma imagem que a opinião pública tenha dela (o contrário também póde acontecer).

lenguage in iusi uon

Past simple with irregular verbs

1. Read these sentences from the “Reading” section. Then, in your notebook, choose the appropriate option.

“Who was Anne Frank?”

“Albert Einstein was a scientist in the early 1900s.”

Was Albert Einstein a U.S. citizen?”

“His parents were worried that he wasn’t very smart!”

  1. The sentences are in the espaço para resposta
    1. past.
    2. present.
  1. The highlighted word in the four sentences is the verb espaço para resposta
    1. to be.
    2. to have.
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item b.

b The forms “was”, “were” and “wasn’t” in the four sentences are the verb  I to be. II to have.

  1. To make interrogative and negative sentences with this verb in the past, we use espaço para resposta
    1. auxiliary verb + main verb + subject (interrogative form); subject + not (negative form).
    2. verb + subject (interrogative form); subject + verb + not (negative form).

2. Look at the picture. Use your imagination and try to guess why this girl is reading a book with a flashlight under the covers.

Ilustração texto. Uma menina de cabelos brancos penteados para trás está de joelhos, debaixo de uma coberta, com uma lanterna ligada e apontada na direção de um livro. Ao redor, lê-se o texto: BACK THEN, MY FAMILY DIDN’T HAVE A LOT OF MONEY. TO GET BOOKS, WE WENT TO THE LIBRARY. WHEN I WAS SEVEN YEARS OLD, I GOT A BOOK THAT WOULD CHANGE MY LIFE. IT WAS CALLED THE STORY OF DOCTOR DOLITTLE. I READ IT ONCE, THEN READ IT AGAIN, THEN READ IT A THIRD TIME BEFORE IT HAD TO GO BACK TO THE LIBRARY. IT WAS ABOUT A MAN WHO COULD TALK TO ANIMALS.

MELTZER, Brad; ELIOPOULOS, Christopher. I am Jane Goodall. Nova York: Dial Books for Young Reader, 2016.

3. Now read the text in activity 2. Then tell your classmates what you understood about it.

Respostas e comentários

1. a) um.

1. b) um.

1. c) dois.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Resposta pessoal.

Language in use 1

Esta seção trabalha, com foco em verbos irregulares (formas no passado), a habilidade ê éfe zero sete éle ih um cinco: construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros). A seção encoraja os ou as estudantes a usar o conhecimento que já têm sobre o verbo to be no presente e sobre o passado dos verbos regulares como uma fórma de aprender o passado do verbo to be e dos demais verbos irregulares. Para tanto, as atividades partem de textos sobre figuras importantes para a humanidade, ampliando o conhecimento sobre as contribuições destas pessoas para a sociedade.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para explorar o texto da atividade 2, informar aos ou às estudantes que o livro The Story of Doctor Dolittle foi publicado em 1920 pelo britânico Hugh Lofting (1886-1947). Trata-se de uma série de livros infantis sobre um homem que aprende a falar com os animais. Houve adaptação cinematográfica, sendo que a primeira filmagem, O fantástico Dr. Dolittle, estreou em 1967; já o remake foi lançado em 1998 como Dr. Dolittle, seguido de Dr. Dolittle 2 (2001), Dr. Dolittle 3 (2006) e The Voyage of Dr. Dolittle (2019). Sugerir que leiam o livro e/ou assistam ao ou aos filme ou filmes, de acôrdo com o interêsse e a disponibilidade dos recursos. Se achar pertinente, é possível propor uma roda de conversa entre a turma para fazer críticas positivas e negativas às obras.

 Informações adicionais

Jane Goodall: primatologista, etóloga e antropóloga britânica, nascida em 1934. Estudou a vida social e familiar dos chimpanzés.

Notas

Atividade 2professor ou professora, as respostas são pessoais até que os ou as estudantes leiam o texto para conferi-las. Sugere-se aguçar a curiosidade da turma e, depois de conferir as respostas, perguntar se alguém já teve uma experiência parecida: ter gostado tanto de um livro a ponto de lê-lo várias vezes.

4. Study the sentences in activity 1 and the highlighted sentences in the extract about Jane Goodall in activity 2. Then choose the appropriate option in your notebook.

Versão adaptada acessível

Atividade 4.

4 Study the sentences in activity 1 and the sentences “When I was seven years old,” and “It was about a man who could talk to animals.” in the extract about Jane Goodall in activity 2. Then choose the appropriate option in your notebook.

  1. The verb was is used with , , dei/ai, he, xi, ít.
  1. The verb were is used with , , dei/ai, he, xi, ít.

5. In your notebook, match the names in the first column to the nationalities and the professions/occupations in the second and third ones. See the example.

Example: Luís Gama / Brazilian / lawyerglossário , abolitionist, writer

Person

Nationality

Main occupation(s)/Role(s)

Fotografia a. Um homem negro, cabelo cacheado, de barba grande, usando um casaco preto e um cachecol claro. Luís Gama

Nigerian

lawyer, abolitionist, writer

Pintura b. Um homem de cabelo curto, barba grande e grisalha, usando roupa preta com gola branca. Galileo Galilei

Brazilian

politician

Fotografia c. Retrato em preto e branco de um homem de cabelo curto, barba grande e branca, com o cenho franzido. Ele está usando um casaco preto. Leo Tolstoy

Australian

writers

Fotografia d. Um homem negro, usando chapéu branco e túnica branca. Ele está sentado. Ao fundo, há um chão de terra vermelha. Mohammed Bah Abba

English

pioneer for women’s and children’s rights

Fotografia e. Tirada em preto e branco. Dois homens com cabelos brancos, usando ternos escuros, estão ao redor de uma mesa e segurando ferramentas. Brothers Auguste and Louis Lumière

Italian

film-makers, inventors

Pintura f. Três mulheres com cabelos castanhos estão em pé. Duas delas estão usando vestidos azuis e uma delas está usando um vestido verde. Charlotte, Emily and Anne Brontë

French

scientist, scholar

Fotografia g. Uma mulher com o cabelo penteado para trás, usando roupa preta e um lenço branco sobre a cabeça. Benazir Bhutto

Pakistani

inventor

Fotografia h. Retrato em preto e branco de uma mulher com cabelo branco curto, usando uma roupa preta. Edith Cowan

Russian

writer

scholarglossário

Respostas e comentários

4. a) I, he, she, it.

4. b) we, you, they.

5. b) Italian / scientist; scholar; 5. c) Russian / writer; 5. d) Nigerian / inventor; 5. e) French / film-makers, inventors; 5. f) English / writers; 5. g) Pakistani / politician; 5. h) pioneer for women’s and children’s rights.

a) Luís Gama. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), cêrca de1880.

b) Retrato de Galileo Galilei, óleo sobre tela de Justus Sustermans, 1636. Galeria Palatina Florença, Itália.

c) Conde Leon Tolstoi (1828-1910), romancista e filósofo russo, [sem data].

d) Mohammed Bah Abba em Dutse, estado de Jigawa, Nigéria, 2013.

e) Louis Jean Lumière(1864-1948) e Auguste Lumière (1862-1954), inventores do cinematógrafo, 1920.

f) Irmãs Brontë, óleo sobre tela de Patrick Branwell Bronte, 1834. National Portrait Gallery, Londres, Reino Unido.

g) Benazir Bhutto, 1995.

h) Edith Cowan, década de 1920.

fóra da sala de aula

professor ou professora, a fim de valorizar os povos indígenas e suas histórias inspiradoras, organizar os ou as estudantes em grupos e pedir a cada um que pesquise a biografia de representantes indígenas do continente americano, como Daniel Munduruku, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Olívio Jekupé e Chefe Seattle. Questionar se conhecem algum/alguma deles ou delas. Na aula seguinte, solicitar que façam uma pequena apresentação oral, incentivando-os ou incentivando-asa utilizar a língua inglesa, sobre essas importantes personalidades brasileiras. Caso façam parte de uma comunidade indígena, perguntar se os ou as estudantes se sentem representados/as por eles ou elas.

 Informações adicionais

Luís Gama (1830-1882): abolicionista brasileiro, nasceu de mãe negra livre e pai fidalgo em Salvador. Foi escravizado aos 10 anos de idade e permaneceu analfabeto até os 17 anos. Após sua libertação, passou a atuar na advocacia em prol dos cativos.

Galileo Galilei (1564-1642): físico, matemático, astrônomo e filósofo nascido em Florença, Itália.

Leo Tolstoy (1828-1910): nascido na Rússia Imperial, escreveu romances aclamados, como Guerra e paz, Anna Karenina e A morte de Ivan Ilyich.

Mohammed Bah Abba (1964- -2010): inventor nascido na Nigéria. Preocupado com os pobres das áreas rurais de seu país, criou um sistema de refrigeração simples e barato de barro, que dispensa eletricidade, chamado Pot-in-Pot.

Auguste (1862-1954) e Louis (1864--1948) Lumière: nascidos na França, os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, sendo considerados os pais do cinema.

Irmãs Brontë: as irmãs e escritoras Charlotte (1816-1855), Emily (1818-1848) e Anne (1820-1849) nasceram na Inglaterra. Inicialmente, publicaram sob pseudônimos masculinos. Algumas de suas obras são: Jane Eyre, de Charlotte; O morro dos ventos uivantes, de Emily; e A inquilina de Wildfell Hall, de Anne

Benazir Bhutto (1953-2007): nascida no Paquistão, foi eleita duas vezes primeira-ministra de seu país, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de govêrno de um Estado muçulmano moderno.

Edith Cowan (1861-1932): nascida em Glengarry, Austrália, foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres e das crianças no início do século vinte, sendo a primeira mulher eleita como representante de um parlamento australiano.

6. Work in pairs to compare your answers to activity 5.

Student A Was Benazir Bhutto Russian?

Student A Was she an inventor?

Student B I think so./I don’t think so.

Student B Yes, she was./No, she wasn’t./I’m not sure./I think she was a politician.

7. In pairs, play a guessing game about these influent people. Write four sentences about them, following the example. Then say them out loud to your classmate without mentioning the name of the person. He/she has to guess who it is.

(Benazir Bhutto) was a Pakistani politician.

  1. What do you remember about the formation of the past simple with regular verbs? Use these sentences from Einstein’s biography to help you.
    1. “Where didainstaingrow up?”
    1. reticências álbertlearned a lot about science and electronics from his dad.”
    1. “He didn’t finish school in Germany, but ended up his schooling in Switzerland.”
  2. Read these extracts focusing on the irregular verbs in the past. What makes them different from regular verbs?
Versão adaptada acessível

Atividade 9.

9 Read these extracts focusing on the irregular verbs in the past (“had”, “didn’t have”, “went”, “got”, “read” and “knew”). What makes them different from regular verbs?

a.

“His father had an electronics company […]. […] Albert had a sister named Maja.”

ALBERT Einstein. Ducksters. Disponível em: https://oeds.link/Czn8cL. Acesso em: 24 maio 2022.

b.

[…] my family didn’t have a lot of money. To get books, we went to the library. When I was seven years old, I got a book that would change my life. […] I read it once, then read it again, then read it a third time before it had to go back to the library.”

MELTZER, Brad; ELIOPOULOS, Christopher. I am Jane Goodall. Nova York: Dial Books for Young Reader. 2016. sem página

c.

“Being Jewish, Einstein knew he would have problems in Nazi Germany […]

ALBERT Einstein biography. Mocomi. Disponível em: https://oeds.link/bD457B. Acesso em: 24 maio 2022.

10. In your notebook, make a mind map relating the following verbs to the highlighted verbs in activity 9.

get    go   have   know  read

Respostas e comentários

7. Ver Notas. Respostas possíveis:

a) Luís Gama was a Brazilian lawyer, abolitionist and writer.

b) Galileo Galilei was an Italian scientist and scholar.

c) Leo Tolstoy was a Russian writer.

d) Mohammed Bah Abba was a Nigerian inventor.

e) Brothers Auguste and Louis Lumière were French film-makers and inventors.

6. Respostas pessoais.

f) Charlotte, Emily and Anne Brontë were English writers.

g) Benazir Bhutto was a Pakistani politician.

h) Edith Cowan was an Australian pioneer for women’s and children’s rights.

8. Respostas possíveis: To make questions, we use the auxiliary did before the subject; to make negative sentences, we use didn’t /did not before the main verb in its infinitive form; to make affirmative sentences, we add -ed to the main regular verb.

9. They don’t finish in -ed. Ver Notas.

10. Resposta pessoal. Espera-se que os ou as estudantes relacionem os seguintes verbos: get/got; go/went; have/had; know/knew; read/read. Ver Notas.

Notas

Atividade 7

professor ou professora, recomenda-se relembrar o uso dos artigos definidos a/an para a elaboração das sentenças.

Atividade 9

professor ou professora, sugere-se ler as sentenças em voz alta para que os ou as estudantes reconheçam a pronúncia dos verbos irregulares no passado.

Atividade 10

professor ou professora, sugere-se perguntar como seriam as sentenças da atividade 9 na afirmativa, na negativa e na fórma interrogativa como fórma de experimentar as regras que os ou as estudantes estão depreendendo na atividade. Por exemplo:His father didn’t have an electronics company. / Did his father have an electronics company? .

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para praticar a oralidade e a estrutura dos verbos irregulares no passado, solicitar aos ou às estudantes que, após escreverem as frases sobre as personalidades na atividade 7, organizem-se em duplas e as apresentem oralmente ao ou à colega. É possível trocar as duplas e praticar uma vez mais.

  1. Based on activities 8 and 9, choose the words to make appropriate statements and write them in your notebook.
    1. The past simple of the irregular verbs is formed/isn’t formed by adding –ed to the base form of the verb.
    1. All/Not all the irregular verbs have the same spelling as the base form.
    1. The auxiliary verb did ís/ís nót used for both regular and irregular verbs in the negative and interrogative forms.
  2. Look at the verbs in the base form column. In pairs, try to guess their form in the past simple by matching them in your notebook.

Base form

Past simple

a

become

led

b

come

felt

c

feel

saw

d

lead

came

e

see

became

leadglossário

Going further

Attention to the pronunciation:

I read (ri:d) the newspaper every day. (present simple of read )

I read (r3item dê the newspaper yesterday. (past simple of read )

  1. Complete these extracts about notable Australians with the past simple of the verbs given. Use your notebook.
    1. be (3vezes) come  have  see

Caroline Chisholm  to Australia in 1838. She  that many people  poor and no place to live. She helped them get jobs and a home. […] Her picture  on the five-dollar note. One of Australia’s most notable women  Caroline Chisholm […].

SYDENHAM, Shirley; Thomas, Rony. Caroline Chisholm. 2020. Disponível em: https://oeds.link/beuQcq. Acesso em: 20 abril. 2023.

b. be (doisvezes) hold mêik

Edith Cowan  the first woman to be elected to an Australian parliament. She narrowly defeated the sitting member on the strength of the work she had done to improve the lot of women, children and the under-privileged. Her election  headlines around the country. Though she only  her seat for a single term, Cowan  an effective and independent-minded parliamentarian.

EDITH Cowan. National Museum Australia. Disponível em: https://oeds.link/2TtBS1. Acesso em: 24 maio 2022.

Respostas e comentários

11. a) isn’t formed.

11. b) Not all.

11. c) is.

12. a) became.

12. b) came.

12. c) felt.

12. d) led.

12. e) saw.

13. a) came; saw; were; had; was; was.

13. b) was; made; held; was.

Notas

Atividade 13

Recomenda-se fazer uma apreciação dos dois textos e, em seguida, levantar algumas questões para discussão, como as situações de vida que fizeram essas pessoas se destacarem na Austrália, se ainda precisamos de pessoas com essas visões de mundo e atitudes, se os problemas ainda são os mesmos, se tivemos (ou ainda temos) esses problemas na história do Brasil, o que as histórias dessas pessoas têm em comum etcétera

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, após a letura do texto sobre Edith Cowan, é possível conduzir uma breve discussão sobre os direitos das crianças no Brasil, protegidos pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8 069/1990), e sobre os direitos das mulheres no Brasil, previstos pela Constituição Federal de 1998 e pela Lei nº 11 340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

lenguage in iusi tchu

conéquitors

1. The following excerpts belongglossário to the same biography. There are some parts missing to challenge you to guess who it is about. Read the text to find out.

Ilustração. Uma silhueta humana azul com um ponto de interrogação dentro da região da cabeça.

 is perhaps the greatest physicist who has ever lived.  was born on January 4, 1643 in [...] England. Beginning at age 12,  attended The King’s School, Grantham, where he was taught the classics, but no science or mathematics. [...]  ’s famous apple [...] is not a myth. [...] he realized and proved that the force behind the apple’s fall also causes the moon to orbit the earth; and comets, the earth and other planets to orbit the sun. The force is felt throughout the universe, so  called it Universal Gravitation.  published very little work until his later years, because in his early years as a scientist, Robert Hooke disagreed strongly with a scientific paper  published.

2. Complete the definitions with the highlighted words from activity 1. Use your notebook.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Complete the definitions with the words “but”, “and”, “so” and “because” from activity 1. Use your notebook or computer.

Connectors are words that connect two or more words, phrases or clauses. Here are some examples of uses:

  1. espaço para resposta: used to express contrast.
  1. espaço para resposta: used to add ideas.
  1. espaço para resposta: used to explain the reason of something.
  1. espaço para resposta: is used to express that something occurred as a result of something.
  1. Go back to page 92 and look at the first book cover. Who is it about?
  2. Read different biographies of Rosa Parks. In your notebook, complete the sentences with the connectors from activity 2.
Reprodução de página de internet.

Biography Rosa Parks

Occupation: Civil Rights Activist Born: February 4, 1913 in Tuskegee, Alabama Died: October 24, 2005 in Detroit, Michigan Best known for: Montgomery Bus Boycott

Fotografia. Retrato em preto e branco de Rosa Parks, uma mulher negra, cabelo escuro penteado para o lado, de sobrancelhas finas, usando camisa listrada preta e branca e colete preto. Ela está sorrindo.
Rosa Parks, 1955.

BIOGRAPHY – Rosa Parks. Ducksters. Disponível em: https://oeds.link/O8sNbM. Acesso em: 24 maio 2022.

Respostas e comentários

1. It is about Isaac Newton. Ver Notas. professor ou professora, para não fornecer a resposta da atividade, a fonte do texto foi retirada do livro do estudante. A fonte original é: ISAAC Newton. Famous Scientists – The Art of Genius, 23 fevereiro 2015. Disponível em: https://oeds.link/vAM5ha Acesso em: 27 junho 2022.

2. Ver Notas.

2. a) but

2. b) and

2. c) because

2. d) so

3. Rosa Parks. Ver Notas.

4. Ver Notas.

Language in use 2

O objetivo da seção é apresentar alguns conectores em textos biográficos, trabalhando a ha­bilidade ê éfe zero sete éle ih um cinco: construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregula­res (formas no passado), pre­posições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros). Para tanto, trabalha as biografias de Isaac Newton (1643-1727), importante físico matemático inglês, e de Rosa Parks (1913-2005), importante figura na luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da América.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para que os ou as estudantes pratiquem os conectores, propor que brinquem de “Jogo da Velha”. Compor no quadro a grade clássica do jogo da velha (#) e, em cada quadrado, escrever os conectores estudados: and, but, after, before, because e so (como são apenas seis, é possível escolher e repetir três deles, para que a grade fique completa). Certificar-se de que sabem que a regra básica do jogo é formar uma linha na vertical, horizontal ou diagonal. Na sequência, organizar a sala em dois grandes grupos e solicitar que elejam um ou uma porta-voz para cada. O grupo A deve escolher um conector, e o grupo B deve compor uma frase utilizando-o; se a frase estiver correta, o grupo B deve fazer um círculo na grade para começar a formar a linha. Depois, alternar a rodada, e assim sucessivamente, até que um grupo ganhe. Orientar a escolha dos conectores pela posição no desenho do jogo da velha, estimulando a cooperação entre os ou as integrantes.

Notas

Atividade 1professor ou professora, após a verificação da resposta e esclarecimentos sobre o vocabulário, sugere-se discutir a importância dos trabalhos de Isaac Newton para a ciência física. Ele fez contribuições inestimáveis para a Física e a Matemática.

Atividade 2professor ou professora, após a leitura da definição, sugere-se solicitar exemplos de sentenças para cada item. Encorajar a turma a usar situações reais no contexto da aula/escola. Por exemplo: After class, I have to..., I like English, but I prefer Spanish, I think it’s important to study English because... etcétera

Atividade 3professor ou professora, informações biográficas sobre Rosa Parks serão apresentadas na atividade 4. Se julgar pertinente, como fórma de despertar a curiosidade pela leitura dessas informações, pode-se pedir aos ou às estudantes que tentem prever alguns dados sobre Rosa Parks com base em algumas dicas: ela nasceu num estado cujo nome possui a letra “a” nas quatro sílabas (Alabama); ela nasceu 34 anos depois de Albert Einstein (1913); ela faleceu na cidade que, no passado, foi considerada a capital mundial do automóvel (Detroit).

a.

[…] Mrs. Parks was born Rosa Louise McCauley, February 4, 1913 in Tuskegee, Alabama. She was the first child of James Leona Edwards McCauley. […] after finishing Miss White’s School, she went on to Alabama State Teacher’s College High School. She, however, was unable to graduate with her class,  of the illness of her grandmother Rose Edwards  later her death. […] She received her high school diploma in 1934, after her marriage to Raymond Parks, December 18, 1932. […]

BIOGRAPHY. Rosa and Raymond Parks Institute. Disponível em: https://oeds.link/191iCG. Acesso em: 24 maio 2022.

b.

[…] As a child, Rosa became aware of the segregation […] in Alabama. She experienced deep-rooted racism  became conscious of the different opportunities faced by white  black children. […]

ROSA Parks biography. Biography Online. Disponível em: https://oeds.link/Uv85zU. Acesso em: 10 março 2022.

c.

[…] Parks is famous for her refusal on 1 December 1955, to obey bus driver James Blake’s demand that she relinquish her seat to a white man. Her subsequent arrest  trial for this act of civil disobedience triggered the Montgomery Bus Boycott, one of the largest and most successful mass movements against racial segregation in history,  launched Martin Luther King Jr., one of the organisers of the boycott, to the forefront of the civil rights movement. […]

“People always say that I didn’t give up my seat  I was tired,  that isn’t true. I was not tired physically […]. No, the only tired I was, was tired of giving in.”

ROSA Parks biography. Biography Online. Disponível em: https://oeds.link/Uv85zU. Acesso em: 24 maio 2022.

5. Connect the ideas of the two sentences about the Montgomery Bus Boycott using ênd, sou ênd bicós. Write the sentences in your notebook.

The bus boycott lasted for a total of 381 days. The company lost a lot of money during it.

  1. souespaço para resposta
  1. bicósespaço para resposta

c. êndespaço para resposta

Going further

Pesquise quais conjunções são mais comuns nas narrativas em biografias em português e em inglês. Organize as informações em uma lista, de acôrdo com as funções das conjunções. Compare as listas e depois reflita: elas são similares? Use as informações na hora de tentar escrever biografias nas duas línguas.

Respostas e comentários

4. a) Respostas: and; because; and.

4. b) Respostas: and; and.

4. c) Respostas: and; and; because; but.

5. Ver Notas. Respostas possíveis.

5. a) The bus boycott lasted for a total of 381 days. So, the company lost a lot of money during it.

5. b) The company lost a lot of money during the boycott because it lasted for a total of 381 days.

5. c) The bus boycott lasted for a total of 381 days and the company lost a lot of money during it.

Notas

Atividade 4professor ou professora, sugere-se abor­dar a história de Rosa Parks comentando como o ato de uma pessoa póde mobilizar uma comunidade para transformar a vida em sociedade. póde-se destacar a vontade e a determinação desses ou dessas cidadãos ou cidadãs, pois se sacrificaram por mais de um ano, deixando de usar o transporte público, até que a lei de segregação fosse revogada. póde-se também chamar a atenção da turma para a foto, destacando que a pessoa que aparece ao fundo é Martin Luther King Júnior Perguntar aos ou às estudantes o que sabem sobre ele.

Atividade 5professor ou professora, sugere-se utilizar a atividade para demonstrar como podemos organizar uma informação de modos diferentes, dependendo do tipo de relação que queremos estabelecer entre as partes que compõem essa informação.

fóra da sala de aula

professor ou professora, perguntar aos ou às estudantes se já leram algum livro (auto)biográfico e se gostariam de escrever um nesse formato futuramente. Orientar a turma a buscar livros biográficos ou autobiogáficos de personalidades de que gostam, por exemplo, em sebos, bancas de jornais, livrarias ou na internet, incentivando assim a prática da leitura no tempo livre dos ou das estudantes

 Informações adicionais

Martin Luther King Júnior (1929-1968): ativista político estadunidense, foi um dos líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, com uma campanha de não violência.

lissenin

An audiobook extract

Pre-listening

  1. Talk to a classmate.
    1. What is an audiobook? If you don’t know what it is, what do you imagine it might be?
    1. What is the intended audience of audiobooks?
    1. In your opinion, what are the advantages of an audiobook?
    1. Have you ever listened to an audiobook? If so, how was the experience?
  2. Look at an audiobook cover (picture 1) and the back cover of a print version of the same book (picture 2). Answer the questions (a-c) in your notebook. Then discuss the last question with your classmates.

  1  

Capa de livro. Na parte superior, lê-se: WHO WAS ANNE FRANK? Abaixo lê-se BY ANN ABRAMSON, ILLUSTRATED BY NANCY HARRISON. Abaixo, há uma ilustração de uma menina de cabelo castanho, usando um vestido azul de gola branca. Ela está sentada em uma cama, sobre uma coberta vermelha, e escrevendo em um caderno. Atrás dela há uma parede com um papel de parede azul e fotografias coladas.

Who Was Anne Frank?

By: Ann Abramson

Narrated by: Kevin Pariseau

Length: 44 mins

Unabridged Audiobook

Release date: 2007

Language: English

Publisher: Penguin Random House Audio

  2  

Quarta capa de livro. Na parte superior, lê-se o título: WHO WAS ANNE FRANK? Abaixo, há uma lista com alguns itens: A high-spirited child always playing pranks. A young Jewish girl forced into hiding for two years. The author of one of the best-loved books in the world. All of the above!  Este último item está ticado. Here is an illustrated biography about Anne Frank and her world.

Who Was Anne Frank?

  A high-spiritedglossário child always playing pranks

  A young Jewish girl forced into hiding for two years

  The author of one of the best-loved books in the world

  All of the above!

Here is an illustrated biography about Anne Frank and her world.

Respostas e comentários

1. a) It is an audio version of the text of a book.

1. b) Respostas possíveis: Young children, adults

who cannot read, people with vision disabilities, people who prefer listening to reading,ê tê cê ponto

1. c) Respostas possíveis: It’s possible to listen to the book while we do other things; if it is in a different language, it offers pronunciation practice; the correct intonation makes it easier to understand certain parts, ê tê cê ponto

1. d) Respostas pessoais.

2. Ver Notas.

Listening

A seção apresenta um trecho de uma biografia de Anne Frank, em formato de audiolivro. São trabalhadas as seguintes habilidades: ê éfe zero sete éle ih zero três: mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral, ê éfe zero sete éle ih zero quatro: identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros, ê éfe zero sete éle ih um zero: escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares, (contemplada no boxe Going further), e ê éfe zero sete éle ih um sete: explorar o caráter polissêmico de palavras de acôrdo com o contexto de uso.

Transcript: An audiobook extract – Anne Frank

Part 1 Anne Frank was born on June 12th, 1929, in the city of Frankfurt, Germany. Twelve days later, little baby Anne and her mother, Edith, came home from the hospital. The Franks were like many other families of the time. Anne’s father, Otto, was a businessman. Her mother stayed at home caring for Anne and Anne’s older sister, Margot. The Franks led a comfortable life. There was a nanny to help Mrs. Frank. The family had nice clothes and good food. Anne had her own little sandbox to play in. Their apartment in Frankfurt was full of books.

Part 2 Otto was tall and thin; Edith was plump. Otto loved being around people. He was high-spirited and outgoing. Edith was shy and quiet. Otto loved to read to his daughters. He also made up wonderful stories at bedtime. Some were about two sisters named Paula. One of the Paulas was very well-behaved and polite, like Margot. The other Paula was always getting into lots of trouble.

That Paula was more like Anne, who was full of mischief. Her father understood her. He and Anne were very much alike. Anne did not get along nearly as well with her mother. They often had fights. Anne was jealous because she felt that her sister was her mother’s pet. While Margot was serious and mild-mannered, Anne was moody and had a temper. But she was also lively and full of fun. Both sisters had dark shining hair, large eyes and lovely smiles.

  1. What’s the title of the book? Who wrote it?
  1. Who narrated the story? How long is the recording?
  1. When was the audiobook published?

d. What information about the protagonist do we have based on the illustration in picture 1 and the text in picture 2?

Listening

3. Listen to an extract from ru uos anne frenqui ’s audiobook. What information about Anne does it cover? In your notebook, check the ones that are mentioned in the audio.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. date of birth
  1. favorite sport
  1. love for pets
  1. parents’ names
  1. personality traits
  1. pets’ names
  1. physical appearance
  1. place of birth
  1. school life
  1. brother’s name
  1. Does the recording have any other speaker besides the narrator?
  2. Listen to the first part of the narrative again. In your notebook, choose the appropriate options.
Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Anne was born on June 12, 1929/1939.
  1. She was from Britain/Germany.
  1. Her father’s name was Otto/Walter and her mother was Edith/Margot.
  1. én had/didn’t have a sister.
  1. The Franks were/weren’t different from other families.
  1. They lived in Frankfurt/London.
  1. Their apartment was/wasn’t full of books.

6. Listen to the second part of the audio again. In your notebook, match the people to the words that describe them. Use the initials of the personalities’ names.

Ícone. Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

A – Anne E – Edith M – Margot O – Otto

  1. tall and thin
  1. plump
  1. high-spirited, outgoing
  1. shyglossário and quiet
  1. well-behaved and politeglossário
  1. always got into lots of trouble

g. jealous of Margot

Respostas e comentários

2. a) Who Was Anne Frank? Ann Abramson.

2. b) Kevin Pariseau. It’s 44 minutes long.

2. c) In 2007.

2. d) Respostas possíveis: physical appearance and personality; she was Jewish; she had to hide for two years; she wrote a best-seller book.

3. a; d; e; g; h. Ver Notas.

4. No, it doesn’t.

5. a) 1929.

5. b) Germany.

5. c) Otto; Edith.

5. d) had.

5. e) weren’t.

5. f) Frankfurt.

5. g) was.

6. a) O.

6. b) E.

6. c) O.

6. d) E.

6. e) M.

6. f) A.

6. g) A.

Notas

Atividade 2professor ou professora, sugere-se esclarecer que um livro é unabridged quando seu conteúdo está publicado na íntegra, sem adaptações.

Atividade 3professor ou professora, antes de confirmar as respostas, recomenda-se encorajar os ou as estudantes a comparar suas anotações com as de um ou uma colega.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, aprofundar a proposta do item “b” da atividade 1 para discutir direitos humanos, partindo do audiobook. Esse recurso pode ser utilizado por adultos/as que não saibam ler e por pessoas com deficiência visual, por exemplo. Nesses casos, torna-se uma alternativa para suprir algo que não possuem: alfabetização e visão, respectivamente. Sendo assim, é possível que se sintam incluídos/as socialmente, podendo ter acesso ao livro da mesma fórma que as demais pessoas, ou seja, com igualdade de direitos. Para mais informações a respeito, é possível consultar dois documentos oficiais brasileiros: o Decreto nº 7 037/2009, que trata do Programa Nacional de Direitos Humanos pê ene dê agá-3, e a Resolução cê êne Ê/cê ê bê nº 1/2012, que trata das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Transcript: An audiobook extract – Background

Ícone. Áudio.

Anne Frank was born on June 12th, 1929, in the city of Frankfurt, Germany. Twelve days later, little baby Anne and her mother, Edith, came home from the hospital.

The Franks were like many other families of the time. Anne’s father, Otto, was a businessman. Her mother stayed at home caring for Anne and Anne’s older sister, Margot. The Franks led a comfortable life. There was a nanny to help Mrs. Frank. The family had nice clothes and good food. Anne had her own little sandbox to play in. Their apartment in Frankfurt was full of books.

Transcript: An audiobook extract – Anne’s Family

Ícone. Áudio.

Otto was tall and thin; Edith was plump. Otto loved being around people. He was high-spirited and outgoing. Edith was shy and quiet. Otto loved to read to his daughters. He also made up wonderful stories at bedtime. Some were about two sisters named Paula. One of the Paulas was very well-behaved and polite, like Margot. The other Paula was always getting into lots of trouble. That Paula was more like Anne, who was full of mischief.

Her father understood her. He and Anne were very much alike. Anne did not get along nearly as well with her mother. They often had fights. Anne was jealous because she felt that her sister was her mother’s pet. While Margot was serious and mild-mannered, Anne was moody and had a temper. But she was also lively and full of fun. Both sisters had dark shining hair, large eyes and lovely smiles.

Fonte dos áudios da página 103: ABRAMSON, Ann. Who was Anne Frank? New York: Penguin Random House Audio, 2007. Audiobook.

  1. mom’s pet
  1. serious and mild mannered
  1. moodyglossário and had a temper
  1. livelyglossário , full of fun

l. dark shinning hair, large eyes and beautiful smiles

7. According to the narrative, Anne felt that Margot was her mother’s pet. What does Anne mean by that? Look at the dictionary entry and tell a classmate which meanings ófpéti applies to the passage.

Definition of pet

1 a: a pampered and usually spoiled child

b: a person who is treated with unusual kindness or consideration : DARLING

2: a domesticated animal kept for pleasure rather than utility

MERRIAM-WEBSTER. Computer software. Vers. 2.0. 2018.

Post-listening

Going further

Procure em alguma biblioteca (da escola, comunitária etcétera) um exemplar de O diário de Anne Frank. Descubra como era a vida dela no esconderijo e informe-se sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. Compartilhe com os ou as colegas sua opinião sobre a obra.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você avalia sua experiência de ouvir trechos do audiobook?
    1. Caso você não o tenha, gostaria de ter acesso a esse livro? Por quê?
    1. Se você ainda não conhece a história completa de Anne frênqui , como acha que ela continua?
    1. Se você estivesse em uma situação de ameaça como a de Anne, que precisou ficar escondida por dois anos, manteria um diário? Explique.
    1. Em sua opinião, por que esse diário é considerado um documento importante para a humanidade?

Going further

Você conhece outros audiobooks? Pesquise sobre alguns audiobooks que gostaria de ouvir e compartilhe-os com a turma. Algum deles é em inglês?

Respostas e comentários

6. h) M.

6. i) M.

6. j) A.

6. k) A.

6. l) M, A.

7. A pampered and usually spoiled child. A person who is treated with unusual kindness or consideration. Ver Notas.

8. Respostas pessoais (a-d).

8. e) Respostas possíveis: Porque trata de um momento histórico importante (a Segunda Guerra Mundial) sob o ponto de vista de uma adolescente judia.

fóra da sala de aula

professor ou professora, se julgar apropriado, partir do primeiro boxe Going further da página e propor uma roda de conversa interdisciplinar com História para tratar da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Como os assuntos serão trabalhados no 9º ano, na disciplina de História, de acôrdo com a Bê êne cê cê, página 427, sugere-se considerar o contexto escolar dos ou das estudantes para decidir quanto o assunto deve ser aprofundado.

fóra da sala de aula

professor ou professora, comentar com os ou as estudantes que o esconderijo em que Anne Frank viveu se tornou um museu e está localizado na cidade de Amsterdã, na Holanda. A Casa Anne Frank, como é chamada, conserva móveis, objetos e escritos da época, levando os ou as visitantes a uma viagem ao tempo e à sua história. Para mais informações e propostas de atividades relacionadas ao tema, aproveitar os recursos educacionais disponíveis no site oficial do museu Anne Frank House.

Notas

Atividade 7professor ou professora, sugere-se aproveitar sempre essas oportunidades para relembrar que, assim como em português, o significado de uma mesma palavra em inglês pode variar bastante dependendo do contexto. Outro exemplo que pode ser mencionado a partir do texto é a sentença He reticências made up wonderful stories reticências, na qual é usado o passado de make up, um phrasal verb que significa “inventar”, mas existe também o substantivo make-up, que significa “maquiagem”.

ispíquin

An audiobook featuring a short biography

Pre-speaking

  1. Prepare an audiobook page about an inspirational person from your community/area. Follow the instructions.
    1. Em grupo, escolham uma pessoa de sua comunidade que considerem inspiradora por alguma razão.
    1. Planejem como obter informações sobre essa pessoa. Façam uma lista de possíveis tópicos para incluir na pesquisa.
    1. Revisem a gramática e o vocabulário desta unidade. Redijam um primeiro rascunho da biografia. Se necessário, consultem um dicionário bilíngue (impresso ou on láine), os ou as colegas ou o ou a professor ou professora para sanar dúvidas.
    1. Compartilhem o rascunho com colegas de outros grupos e ouçam a opinião deles ou delas.
    1. Façam os ajustes necessários, de acôrdo com o feedback recebido. Incluam ilustrações ou fotos para acompanhar o texto.
    1. Decidam que parte da biografia cada integrante do grupo vai narrar. Ensaiem a narração.

Speaking

  1. You and your group are now going to record your biography and present it to your classmates
    1. Iniciem a gravação dizendo o título da biografia e os nomes dos ou das autores ou autoras.
    1. Em turnos, narrem a biografia.
    1. Formem um círculo na sala de aula com todos os grupos. Em seguida, o ou a professor ou professora vai reproduzir a gravação de cada grupo, uma por vez, para toda a turma ouvir. um ou uma representante de cada grupo poderá explicar para os demais o critério de escolha da pessoa inspiradora.
Orientação para acessibilidade

Atividade 2, item c.

Caso haja estudantes surdos na turma, solicite que os grupos compartilhem os textos das biografias produzidas.

Post-speaking

  1. Talk about these questions.
    1. Como foi elaborar a pesquisa? Quais foram as fontes de pesquisa utilizadas? Em sua opinião, qual foi a informação mais fascinante pesquisada?
    1. Como você se sentiu ao narrar a sua parte da biografia?
    1. Como os ou as colegas avaliaram a apresentação de seu grupo? Ficaram interessados ou interessadas?
    1. Em sua opinião, como as lições de vida das pessoas inspiradoras apresentadas por sua turma podem ajudar alguém a se tornar um ou uma cidadão ou cidadã melhor?
Ilustração. Um livro aberto com páginas em branco. No centro dele há um ponto de interrogação. Ao redor do livro há um fone de ouvido redondo.
Respostas e comentários

1. a) Ver Notas.

2. Ver Notas.

2. c) Ver Notas.

3. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 1aprofessor ou professora, sugere-se encorajar entrevistas com parentes e membros da comunidade, além de algum órgão de preservação da memória local, para mais informações sobre as pessoas inspiradoras escolhidas.

Speaking

Por meio da criação de biografias para um audiolivro, a seção trabalha as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero cinco: compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado, e a ê éfe zero sete éle ih um oito: utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade (com foco no uso do passado simples para narrar as biografias). Durante a elaboração, contempla-se, também, a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Notas

Atividade 2

professor ou professora, sugere-se usar celulares com gravador para registrar as narrativas.

cNa etapa de divulgação, póde-se ter grupos pequenos ouvindo e lendo os textos, ou ter duplas compartilhando fones de ouvido no mesmo celular. Recomenda-se consultar se todos ou todas concordam com a gravação (alternativamente, póde-se transformar a atividade em apresentação oral).

ráitin A biography about a historic figure

Que tal criar uma biografia e organizar um livro da turma com histórias de vida de pessoas que fizeram a diferença?

What: a short biography

To whom: other students; the school community

Media: paper; digital

Objective: to inform readers about the life story of an important person in history

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Reveja os tópicos da unidade. De quais características do gênero “biografia” você se recorda? Quais itens de gramática e vocabulário você aprendeu e que são comuns em biografias?
  2. Forme um grupo. Com seu grupo, escolham uma figura histórica relevante para a humanidade. Poderá ser alguém no campo das ciências, da política, dos direitos humanos, da medicina, das artes etcétera Considerem alguém que o grupo admire.
  3. Coletem informações sobre essa pessoa (onde e quando nasceu, se ainda é viva, suas origens, fatos importantes da vida pessoal e profissional, curiosidades etcétera).

First draft

  1. Com base nas informações coletadas, escrevam a biografia, organizando-a em seções ou itens.
  2. Compartilhem seu rascunho com outros grupos e comentem o rascunho deles.
  3. Caso haja grupos que estejam escrevendo sobre as mesmas figuras históricas, considerem a possibilidade de fundir as informações coletadas, criando uma biografia única.

Editing

  1. Revisem a produção do grupo com base nas sugestões recebidas de seus ou suas colegas.
  2. Procurem alguma imagem da pessoa biografada para ilustrar o texto. Lembrem-se de inserir a legenda para contextualizar essa imagem, bem como a fonte de onde ela foi retirada.

Final text

9. Compartilhem sua produção com a turma toda e com o ou a professor ou professora. Façam novos ajustes, se necessário.

Post-writing

10. Juntem e organizem todas as biografias (por ordem alfabética ou por área de atuação das pessoas biografadas), criando um livro de biografias da turma. Disponibilizem-no na biblioteca da escola ou da comunidade para consultas. É possível expor as biografias periodicamente no mural da escola em datas relevantes.

Respostas e comentários

Writing

Em linha com o gênero estudado na seção Reading, esta seção proporciona aos ou às estudantes a oportunidade de produzir biografias para compor um livro sobre pessoas que fizeram a diferença na vida de outras pessoas. Para tanto, trabalham-se as habilidades ê éfe zero sete éle ih um dois: planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte), ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, ê éfe zero sete éle ih um quatro: produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogs, entre outros), com foco em biografias, e ê éfe zero sete éle ih um oito: utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade (com foco no uso do passado simples para narrar as biografias).

pici cãltchur

1. Read the text and answer the questions in your notebook.

Cartaz. Na parte superior, lê-se: APESAR DE TUDO, ELA PERSISTIU. Abaixo, na parte central, há uma ilustração em tons de vermelho de uma mulher de cabelo longo. Ela está com os olhos fechados. Ao redor dela há manchas redondas vermelhas. Abaixo, lê-se SETE DE AGOSTO, ANIVERSÁRIO DA LEI MARIA DA PENHA.
A lei Maria da Penha foi criada em 2006. Cartaz de 2019.

“So many women think that violence is only physical, they are not aware of other kinds of violence. reticências They don’t understand psychological, moral, sexual violence. The law lists all those kinds of abuses. Nowadays women are coming forward reticências to press charges, but it’s only in the cities or the state capitals where there are shelters and specialised police units and all the facilities.”

UCHOA, Pablo. Maria da Penha: The woman who changed Brazil’s domestic violence laws. BBC News, 22 setembro2016. Disponível em: https://oeds.link/A3xUJt. Acesso em: 6 ago. 2022.

  1. Maria da Penha struggles to fight against violence against ◆
    1. women in Brazil.
    2. immigrants in Brazil.

2. Em pequenos grupos, pesquisem sobre Maria da Penha e escrevam uma minibiografia sobre ela e, com o apôio do ou da professor ou professora, preparem uma campanha contra a violência doméstica, que atinja tanto o público escolar como a comunidade.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 6 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender biografias sobre figuras importantes do passado...

identificar os elementos básicos em uma biografia...

compreender o uso de verbos irregulares para falar/ escrever sobre alguém no passado...

compreender conectivos para ligar ideias e expressar adição, contraste, causa, tempo (antes/depois), motivo e consequência...

compreender uma narrativa oral sobre a vida de uma pessoa importante do passado...

produzir uma narrativa oral sobre alguém inspirador... escrever uma biografia...

escrever uma biografia...

Respostas e comentários

1. a) um.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta seção desenvolve a habilidade ê éfe zero sete éle ih um quatro: produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogs, entre outros). Além disso, a seção pretende sintetizar o tema central da unidade: as histórias de vida de pessoas que fizeram a diferença em suas comunidades e/ou no mundo. Nesse contexto, as atividades buscam chamar a atenção dos estudantes para a história de Maria da Penha e sua trajetória buscando justiça, que faz dela um símbolo de persistência e luta por uma vida livre de violência doméstica.

Notas

Atividade 2Sugere-se propor aos ou às estudantes que realizem uma pesquisa em inglês a fim de elencar na biografia momentos marcantes da vida de Maria da Penha, e que abordem a importância social e histórica da lei que recebeu o seu nome. Ao final, perguntar se eles ou elas se sentem à vontade para realizar uma campanha na escola e na comunidade, para divulgar a luta de Maria da Penha e contribuir para o fim da violência doméstica.

cApós a audição de cada audiobook, conclua a atividade, convidando a turma para fazer perguntas e comentários.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como póde melhorar o próprio aprendizado e, também, auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do Self-check há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se:

  • voltar às biografias trabalhadas na unidade e retomar os elementos visuais que a compõem, pois a organização ajuda na compreensão textual.
  • retomar os elementos básicos do gênero “biografia” e pedir aos ou às estudantes que revisitem os textos escritos sobre figuras importantes do passado, atentando-se à organização das datas, além das informações pessoais e profissionais.
  • resgatar o emprêgo dos verbos irregulares do passado simples nas três fórmas (afirmativa, negativa e interrogativa) por meio da seção “Language reference in context”.
  • retomar o emprêgo dos conectores para que as ideias de adição, contraste, causa, tempo (antes/depois), motivo e consequência fiquem claras. Pedir que refaçam as atividades propostas na seção lenguage in iusi tchu em duplas, assim, um ou uma colega póde ajudar o ou a outro/outra nas dúvidas que restaram.
  • retomar a reprodução do áudio acompanhada da transcrição, esclarecendo dúvidas de vocabulário.
  • pedir aos ou às estudantes que se preparem novamente para a elaboração de uma narrativa oral sobre uma pessoa inspiradora, trocando de grupos para que a atividade fique mais enriquecedora para todos ou todas.
  • pedir aos ou às estudantes que pratiquem novamente a escrita de uma biografia, seguindo as orientações da seção, e que, depois, solicitem a opinião de um ou uma colega sobre possíveis melhorias e correções no texto.

Be na agent of change

Units 5 and 6 Once upon a real time...

 

  1. Answer the questions in your notebook. Then discuss them with your classmates.
    1. Você já viveu alguma experiência que parecia retirada de um filme? Comente.
    1. Você conhece alguém ou se lembra de algum acontecimento cuja relevância justificaria que ele fosse representado cinematograficamente? Por quê?
    1. O que faz uma história real merecer ser transformada em um filme que inspire as pessoas? Que tipos de ensinamentos podem ser retirados de tais histórias?
    1. Você já assistiu a algum filme baseado em fatos reais? Na sua opinião, nesse/nesses filme ou filmes, o que era real e o que foi adicionado por iniciativa dos ou das produtores/produtoras? Por que isso teria acontecido?
  2. Read the synopses of three movies that were inspired by real events. What happens in each one? Complete the sentences with the titles of the movies in your notebook.

1

Pôster de filme. Na parte superior, lê-se BASEADO EM UMA INACREDITÁVEL HISTÓRIA REAL. No centro há a fotografia de um homem de cabelo preto penteado para trás, de sobrancelhas grossas, barba e bigode, olhando para frente. À frente dele há uma fotografia de um menino pequeno de costas em pé sobre um trilho de trem. Na parte inferior, lê-se o título: LION, UMA JORNADA PARA CASA.

A five-year-old Indian boy is adopted by an Australian couple after getting lost hundreds of kilometers from home. 25 years later, he sets out to find his lost family.

LION. IMDb. Disponível em: https://oeds.link/0BM1mu. Acesso em: 24 maio 2022.

2

Pôster de filme. Na parte superior, lê-se o título THE BOY IN THE STRIPED PAJAMAS. Abaixo, há a fotografia de um menino usando camisa branca e colete marrom sentado na grama. Ao lado dele há uma bola de couro marrom. Na frente dele há uma cerca de arame. Do outro lado da cerca há um menino com o cabelo raspado usando roupas listradas cinza escuro e brancas. Os meninos estão um de frente para o outro.

Bruno, an eight-year-old boy from Berlin, Germany, is moved with his mother, elder sister, and SS Commander father to the countryside in Europe where his father is in charge of a concentration camp for Jews. Bruno went “exploring” one day and befriended a child his age named Shmuel. Shmuel was a Jew. The boys became good friends until Bruno was scheduled to move to a new location.

THE BOY in the stripped pajamas. IMDb. Disponível em: https://oeds.link/ni7F4t. Acesso em: 24 maio 2022.

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais.

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas possíveis: O fato de uma história envolver superação de obstáculos, acontecimentos históricos de grande impacto para a humanidade, dedicação a alguma causa no campo social, científico e político. os ou as personagens envolvidos ou envolvidas costumam ser otimistas, determinados/as, visionários/as etcétera, e suas histórias podem nos ensinar a importância de confiar em nossos ideais, valorizar a vida do outro, combater preconceitos etcétera

1. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

Be an agent of change

Once upon a real time...

Esta seção toma por base a competência 6 do item Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2018, página 9): “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”. Esse aspecto específico da competência é contemplado na seção por meio de atividades que discutem histórias de vida inspiradoras e que culminam em uma proposta de convidar pessoas da comunidade para participar de uma roda de conversa na qual poderão contar as histórias de suas vidas. Com isso, promove-se a valorização da diversidade de saberes e vivências de uma maneira mais próxima da realidade dos ou das estudantes.

 Informações adicionais

Lion (Uma jornada para casa): filme de 2017 baseado na história de vida de Saroo Brierley, cuja trajetória foi registrada no livro A Long Way Home (de Saroo Brierley e Larry Buttrose). Aos 5 anos de idade, Saroo se perdeu do irmão em uma estação de trem na cidade de Calcutá, na Índia. O garoto sobreviveu sozinho até ser adotado por uma família australiana.

The Boy in the Striped Pajamas (O menino do pijama listrado): filme de 2008, retrata a amizade que nasce entre Bruno, um menino que é filho de um oficial nazista, e Shmuel, um menino judeu que vive num campo de concentração na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Com o desenvolvimento da amizade entre os dois, as visitas se tornam mais frequentes, tornando a relação mais arriscada. O filme foi baseado no livro de mesmo nome, do autor John Boyne.

Notas

Atividade 1d professor ou professora, sugere-se comentar que uma história real, quando contada em filme, geralmente recebe o acréscimo de elementos que são característicos de uma produção cinematográfica. É por isso que podemos dizer que, com a possível exceção de documentários, nenhuma história contada no cinema retrata fielmente o que aconteceu. Para construir narrativas que sejam atraentes para o público, a produção frequentemente cria situações que justifiquem a inserção desses elementos do cinema, os quais podem ser o conflito, o romance, o final feliz etcétera

3

Pôster de filme. No centro do pôster há as fotografias de três mulheres negras. A da esquerda está usando uma roupa em tons de azul e roxo. A segunda usa óculos e um colar de bolinhas escuro. A terceira usa uma roupa verde. Abaixo, há fotografias em tamanho menor. À esquerda, há a fotografia de um casal negro. Ao lado, há fotografias de três homens brancos: dois deles estão vestidos de terno e um deles está vestido de astronauta. Entre os dois homens de terno há a fotografia de um foguete decolando. À direita há uma fotografia de uma menina de costas escrevendo a giz em um quadro e também há uma fotografia de uma mulher branca e cabelo loiro usando um vestido azul. Na parte inferior, lê-se o título: HIDDEN FIGURES.

As the United States raced against Russia to put a man in space, NASA found untapped talent in a group of African-American female mathematicians that served as the brains behind one of the greatest operations in U.S. history. Based on the unbelievably true life stories of three of these women, known as “human computers” […].

HIDEEN figures. IMDb. Disponível em: https://oeds.link/x24eGq. Acesso em: 24 maio 2022.

  1. O filme que conta a história de um grupo de mulheres à frente de seu tempo no campo científico nos Estados Unidos da década de 1960, durante a Guerra Fria, é espaço para resposta.
  1. O filme que conta a história de um jovem que tenta reencontrar sua família após mais de duas décadas é espaço para resposta.
  1. O filme que conta uma história fictícia de amizade entre duas crianças durante um acontecimento histórico real da humanidade, marcado pela intolerância extrema (os campos de concentração na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial), é espaço para resposta.
  1. Refer to the movies in activity 2. Then discuss these questions with your classmates.
    1. Você já assistiu a algum desses filmes? Em caso afirmativo, qual deles? Qual foi sua opinião? Em caso negativo, ficou interessado/a em assistir a algum? Comente suas respostas.
    1. Pensando no conceito de Cultura de Paz, qual ou quais desses filmes, na sua opinião, poderia ou poderiam ser tomado/s como representativo/s dos seguintes pilares dessa cultura? Oriente-se pelas sinopses lidas aqui e por outras leituras sobre esses filmes que você conseguir realizar.
      1. Tolerância
      2. Igualdade
      3. Solidariedade
      4. Direitos Humanos
      5. Cooperação
      6. Participação democrática
  2. Plan an occasion to hear real stories in the classroom. Follow the instructions.
    1. Em turma, façam um levantamento sobre pessoas mais velhas que tenham boas histórias verdadeiras para contar. Pensem em seus pais, avós, outros parentes, etcétera
    1. Decidam quantos/quantas convidados ou convidadas cada estudante poderá levar, verificando quantas pessoas poderão participar, de modo que se distribua igualmente o tempo de fala entre os convidados para que contem suas histórias. Por exemplo, cada história poderia ser contada em um tempo médio de cinco minutos. Considerem também um tempo para perguntas e respostas.
    1. Se sua turma se organizar em grupos, decidam quantos/quantas convidados ou convidadas cada grupo poderá trazer.
    1. Caso um ou uma convidado ou convidada não possa comparecer à escola, registrem a história em vídeo.
    1. Em data previamente combinada, preparem a recepção dos ou das participantes.
    1. Aproveitem para conhecer a história de vida dessas pessoas. Divirtam-se e emocionem-se!
    1. Enquanto ouvem as histórias, anotem os fatos que acharem mais interessantes ou emocionantes. Ao final, compartilhem suas ideias sobre as histórias.
Respostas e comentários

2. a) Hidden Figures

2. b) Lion

2. c) The Boy in the Striped Pajamas

3. a) Respostas pessoais.

3. b) Respostas possíveis.

um. Movies 2 and 3.

dois. Movies 2 and 3.

três. Movies 1 and 2.

quatro. Movies 2 and 3.

cinco. Movies 1 and 3.

seis. Movies 2 and 3.

4. Ver Notas.

Notas

Atividade 4professor ou professora, esta póde ser uma boa oportunidade para que os ou as estudantes reflitam sobre a importância de valorizar seus ou suas avós e outros ou outras idosos ou idosas que venham a conhecer. Para essa roda de conversa, podem convidar seus ou suas familiares idosos ou idosas e/ou idosos ou idosas que residam em casas de repouso. A ideia é fazer que os ou as mais jovens possam aprender com as experiências dos ou das mais velhos/velhas e, ao mesmo tempo, proporcionar a estes/estas um momento de socialização, de modo que todos ou todas se beneficiem.

 Informações adicionais

Hidden Figures (Estrelas além do tempo): filme de 2017 que conta a história real de três amigas que, trabalhando na NASA em 1961, em plena Guerra Fria, precisam não apenas provar sua competência diariamente, mas também lidar com o preconceito de todos os lados, pois são discriminadas por serem negras e por serem mulheres em um campo de trabalho predominantemente composto por homens.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, após a leitura das sinopses, é possível conduzir uma breve discussão sobre como o preconceito, embora seja um crime, ainda existe no Brasil e no mundo. No Brasil, há leis, como a Constituição Federal de 1988 e, mais especificamente, a Lei nº 9 459/1997, que protegem os cidadãos contra a discriminação.

Também sugere-se conversar com os ou as estudantes sobre os direitos dos ou das idosos ou idosas, previstos pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10 741/2003). O artigo 22 desse estatuto prevê a inserção, nos currículos do ensino formal, de conteúdos relacionados à valorização dos ou das idosos ou idosas e ao respeito a eles ou elas.

Glossário

come up with
- inventar
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childhood
- infância
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citizen
- cidadão/cidadã
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Jewish
- judeu/judia
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fail
- falhar; reprovar
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death
- morte
Voltar para o texto
achievement
- conquista, realização
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lawyer
- advogado/a
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scholar
- acadêmico/a
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lead
- liderar
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belong
- pertencer
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high-spirited
- animado/a; entusiasmado/a
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shy
- tímido/a
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polite
- educado/a
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moody
- temperamental
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lively
- alegre; animado/a
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