Unit 7  ristôri is au aroundi ãs

1

Fotografia. Vista de uma praça larga com postes de luz e árvores nas laterais. No centro há pessoas sentadas e andando de skate. Ao fundo há um viaduto com uma bandeira do Brasil.
Viaduto do Chá, São Paulo (São Paulo), 2021.

2

Fotografia. Um poste de luz. Na frente dele há uma placa na qual se lê: RUA DO ROSÁRIO. Ao fundo há uma árvore.
Rua do Rosário sign, Itabirito (Minas Gerais), 2021.

3

Fotografia. Um monumento com uma parte retangular vertical e outra retangular horizontal, formando um L. Ele está acima de uma escadaria onde há pessoas em pé. Sobre a parte horizontal do monumento há duas esculturas de pessoas.
Monumento Nacional ao Imigrante, Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), 2019.

4

Fotografia. Uma estátua de bronze de um homem de cabelo curto, sem camiseta, com calça rasgada e segurando uma lança.
Zumbi dos Palmares sculpture, Salvador (Bahia), 2020.
Respostas e comentários

Unit 7

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade:

A unidade pretende desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 5 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 1, 5 e 6, que está descrita na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade:

ê éfe zero sete éle ih zero um / ê éfe zero sete éle ih zero três / ê éfe zero sete éle ih zero quatro / ê éfe zero sete éle ih zero cinco / ê éfe zero sete éle ih zero seis / ê éfe zero sete éle ih zero sete / ê éfe zero sete éle ih zero nove / ê éfe zero sete éle ih um zero / ê éfe zero sete éle ih um um / ê éfe zero sete éle ih um dois / ê éfe zero sete éle ih um três / ê éfe zero sete éle ih um quatro / ê éfe zero sete éle ih um cinco / ê éfe zero sete éle ih um oito

Objetivos da unidade:

O objetivo da unidade é habilitar os ou as estudantes a compreender e fornecer informações referentes a eventos e personagens históricos ou históricas, com ênfase na história do Brasil, mas também abordando eventos similares em outras culturas. Para tanto, trata de assuntos como a fundação de cidades, a escravidão e a imigração, ensejando uma reflexão sobre a importância de preservar os conhecimentos sobre a história da humanidade, relacionando-os à nossa própria história, origem e à sociedade em que vivemos. Desse modo, a temática da unidade favorece uma relação interdisciplinar com História, Geografia e Língua Portuguesa, estimulando a aproximação e a ampliação de conhecimentos nessas áreas.

 Informações adicionais

Viaduto do Chá (São Paulo, São Paulo): até a sua inauguração, em 1892, o rio Anhangabaú separava o centro da cidade (urbanizado) e o Morro do Chá, área sem urbanização. Seu nome derivou das plantações de chá existentes na área.

Monumento Nacional ao Imi­grante (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul): ho­menageia os ou as imigrantes que contribuíram para o crescimento econômico do Brasil.

Rua do Rosário: A Rua do Rosário foi tombada pela Prefeitura Municipal de Itabirito-Minas Gerais por sua importância cultural para a cidade. É parte da rota conhecida como Estrada Real e apresenta pavimentação de pedra, feita nos séculos dezoito e dezenove e casarões históricos. Seu nome foi dado em homenagem à Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que passa por essa rua.

Zumbi dos Palmares (Brasília, Distrito Federal): último líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava na região do atual estado do Alagoas. Zumbi dos Palmares é considerado um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

Objetivos

  • Compreender e produzir um verbete de enciclopédia.
  • Compreender e produzir uma narrativa oral.
  • Analisar palavras que nomeiam tipos de marcos históricos e utilizá-las.
  • Compreender o uso do pést contínuous e empregá-lo para falar de ações em progresso em determinado momento do passado.
  • Refletir sobre a importância da história viva, que encontramos nas ruas, nas praças e em nossas origens.

fãrsti interéquitchions

1. Discuss these questions with your classmates.

a. O que você vê na imagem 1? Confira o nome na legenda. Por que será que a construção tem esse nome? Você conhece esse local?

b. Em sua opinião, qual terá sido o motivo para a Rua do Rosário ter esse nome? Você conhece esse local?

c. O que você vê nas imagens 3 e 4? Qual é a função dessas construções? Você conhece esses locais ou sabe algo sobre as pessoas representadas?

d. Como as imagens de 1 a 4 se relacionam ao título da unidade, History is all around us?

  1. Answer these questions in groups.
    1. Que estátuas, bustos, nomes de ruas, praças etcétera que relembram a história local, nacional ou mundial há em sua comunidade? Como esses ícones visuais podem estimular a preservação da história em locais públicos?
    1. Em sua opinião, por que é importante que haja monumentos e homenagens em locais públicos?
    1. Quais sobrenomes são comuns no Brasil? O que você sabe sobre a origem desses sobrenomes?
    1. O que você sabe sobre a origem de seu nome e de seu sobrenome? Como eles contam a sua história?
Ícone. Agents of change

Agents of change

O Hiroshima Peace Memorial, construído na lateral das ruínas da “Cúpula da Bomba Atômica”, em Hiroshima (Japão), exibe artefatos e monumentos que mostram os horrores de um ataque nuclear e nos lembram da importância da paz entre os povos.

Como iniciativas similares contribuem para conscientizar as pessoas sobre a tragédia que é uma guerra? Qual é o papel da história para nos ensinar a não cometer os mesmos erros do passado?

Fotografia. Vista de uma praça com bancos e jardim. Ao fundo há um prédio parcialmente destruído.
Hiroshima Peace Memorial, 2022.
Respostas e comentários

1. a) O Viaduto do Chá. Respostas pessoais. Espera-se que os/as estudantes relacionem o nome do Viaduto do Chá ao comércio de chá.

1. b) Parte da Rua do Rosário é tombada pela Prefeitura Municipal de Itabirito em razão de seu conjunto arquitetônico e paisagístico ser importante para a cultura da cidade. A rua leva esse nome em homenagem à Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

1. c) Respostas possíveis: Imagem 3: Monumento nacional retratando imigrantes; Imagem 4: escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares. A função é possivelmente prestar homenagem a essas pessoas e relembrar sua importância histórica. Ver Notas.

1. d) Elas mostram que a história está ao nosso redor: nos monumentos, nas praças, nas ruas e nos nomes dos locais. professor ou professora, sugere-se chamar a atenção dos ou das estudantes para o fato de que todas as fotografias foram tiradas no Brasil e se relacionam com a história do país.

2. a) Respostas possíveis: Os nomes de rua, indicados nas placas, podem ter significado histórico. Estátuas e bustos simbolizam eventos importantes para a identidade de determinada comunidade.

2. b) Respostas pessoais.

2. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

2. d) Respostas pessoais.

Agents of change. Espera-se que os ou as estudantes percebam que alguns monumentos servem para preservar uma amostra da devastação que a guerra pode causar. A história mantém viva a memória dos acontecimentos e disponibiliza seus registros para as gerações futuras, a fim de que possam evitar os mesmos erros. Ver Notas.

Notas

Atividade 1 c Espera-se que os ou as estudantes relacionem o Monumento Nacional ao Imigrante ao grande fluxo de imigrantes que vieram para o Brasil e a estátua de Zumbi ao líder negro que lutou pela libertação dos escravos.

Atividade 2c Espera-se que os sobrenomes citados sejam os mais comuns no Brasil, de origem portuguesa, como “Carvalho”, “Oliveira”, “Pereira” (nomes de árvores), “Santos” (nascidos em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos), “Rodrigues” (“Filho de Rodrigo”) etcétera Mais informações em:

FELIPE, M. A origem dos 12 sobrenomes mais comuns do Brasil. Revista Bula, 2019. Disponível em: https://oeds.link/0ppgJd. Acesso em: 24 março 2022. Sugere-se também estimular os ou as estudantes a buscar informações (junto a parentes ou na internet) sobre as origens de seus sobrenomes.

First interactions

A seção tem por objetivo estimular uma reflexão sobre o tema “história ao nosso redor” a partir das experiências dos ou das estudan­tes na observação das construções e espaços públicos (monumentos, parques, ruas e praças) dentro e fóra de sua comunidade. As atividades buscam destacar que a história não está apenas nos livros de História ou nos museus, mas ao nosso redor: nos nomes dados aos espaços públicos, nas estátuas e nos monumentos erguidos, mantendo viva a memória de determinado fato ou personagem importante.

 Agents of change

Parque Memorial da Paz (Hiroshima, Japão): criado nas imediações do único edifício que se manteve em pé no epicentro da explosão da bomba atômica, em 1945.

professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes o que eles sabem sobre a bomba de Hiroshima. póde-se perguntar também por que o Japão optou por preservar uma ruína e criar um parque em seu entorno. Espera-se que eles ou elas percebam que alguns monumentos rememoram o passado e ajudam a refletir sobre ações que podem ser evitadas no presente para inibir resultados semelhantes ou piores. Caso os ou as estudantes não tenham tido contato com o evento, sugere-se explorar o tema com eles ou elas.

rídin

Encyclopedia entry

Pre-reading

1. Discuss the questions with your classmates.

a. Você já foi a uma biblioteca fazer pesquisa? Que tipos de livro consultou?

b. Você costuma pesquisar usando a internet? Que tipos de sites você usa nas suas pesquisas?

c. Cite uma diferença entre pesquisar em um livro e fazer pesquisa na internet. O que você prefere? Por quê?

  1. Match each kind of book to its characteristics. Use your notebook.
    1. Dictionary
    1. Encyclopedia
      1. A book or books that provide information on several subjects or on several aspects of one subject. It usually contains information about people, events and places along with their history. It can be presented in alphabetical order or by topics.
      2. A book that lists the words of a language in alphabetical order. It provides their definition, a transcript of how to pronounce them, their word class and examples of how to use them in a sentence. Bilingual versions also offer a translation of the words.

Reading

3. Read the text. Then choose the correct answer in your notebook.

Text 1

A B

          192    |      Belau     >     Belgrade          

Belau See PALAU

Belém \be-‘lem\ City (pop., 2000 prelim.: metro. area, 1,271,615), northern Brazil. The capital of Pará state, the port of Belém lies on the Pará River in the vast AMAZON RIVER delta 90 mi (145 km) from the Atlantic Ocean. It began in 1616 as a fortified settlementglossário ; as it gradually became established, it helped consolidate Portuguese supremacy in northern Brazil. It was made the state capital in 1772. It enjoyed prosperity in the late 19th century as the main exporting centre of the Amazon rubber industry. After the rubber era ended in 1912, it continued to be northern Brazil’s commercial centre and a main port for Amazon River craft.

belemnoid \‘ bel-  m-,nòid\ or belemnite Member of an extinct group of CEPHALOPODS, possessing a large internal shell, that first appeared c. 345 million years ago, in the Early CARBONIFEROUS PERIOD, and became extinct during the EOCENE EPOCH, which ended c. 36.6 million years ago. The internal shell of most species is straight, but that of some species is loosely coiled. The shell served for support and muscle attachment and enabledglossário the animal to compensate for depth and its own body weight. See also AMMONOID.

Belfast District, seaport, and capital (pop., 1999 est.: 297,200) of Northern Ireland. On the River Lagan, the site was occupied in the Stone and Bronze ages, and the remains of Iron Age forts can still be seen. [...]

Fotografia. Uma maquete com reproduções de plantas e de animais aquáticos cinzas que parecem lulas.
Reconstruction of squidlike belemnoid cephalopods from the Cretaceous System, southern Tennessee COURTESY OF THE AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY, NEW YORK

ENCYCLOPÆDIA Britannica. Chicago: Encyclopædia Britannica Inc., 2006.página 192.

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais.

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas possíveis: No livro, usa-se o sumário ou o índice e procura-se o conteúdo nas páginas; na internet, pode-se digitar a palavra-chave no espaço em branco do navegador para procurar pelas ocorrências.

2. Ver Notas.

2. um) b.

2. dois) a.

Reading

Esta seção apresenta dois extratos de enciclopédias (impressa e digital) para engajar os ou as estudantes em uma reflexão sobre as características do gênero. Na fase de leitura, trabalham-se as habilidades ê éfe zero sete éle ih zero seis: antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas, ê éfe zero sete éle ih zero sete: identificar a informação ou as informações-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos) e ê éfe zero sete éle ih zero nove: selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura. Na pós-leitura, trabalha-se a habilidade ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes, bem como a avaliação do que foi lido. Há atividade de pesquisa para aprofundar o conhecimento sobre a história das cidades de Belém e Recife (verbetes das enciclopédias) e das cidades dos ou das próprios ou próprias estudantes, trabalhando a habilidade ê éfe zero sete éle ih um zero: escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares). O trabalho com o gênero também almeja auxiliá-los ou auxiliá-las na elaboração de seus próprios verbetes de enciclopédia na seção Writing”.

fóra da sala de aula

professor ou professora, pedir aos ou às estudantes que perguntem aos pais, aos ou às avós e/ou responsáveis se possuem enciclopédias de papel em casa, como a Barsa ou a Larousse, e se costumam ou costumavam fazer consultas nesses livros. Na aula seguinte, partir do levantamento feito e propor uma discussão sobre como as diferentes gerações buscavam/buscam por informações. Se possível, pedir a eles ou elas que façam uma pesquisa em uma enciclopédia impressa.

Notas

Atividade 2 professor ou professora, sugere-se pedir aos ou às estudantes que descrevam as características do gênero “verbete de dicionário” e do gênero “wiki” (estudadas no volume do 6º ano), citando exemplos de enciclopédias que eles ou elas conheçam ou aos quais tenham acesso.

a. This page belongs to ◆.

I. a dictionary

II. an encyclopedia

b. The entries (words defined on the page) are organized ◆.

I. in alphabetical order

II. in topics

c. The entries ◆ about one specific school subject (e.g. Biology, History, Geography).

I. are

II. are not

d. The visual elements are used to ◆.

I. complement some of the entries

II. anticipate the entries that will appear on the following page

e. The words that appear in the header of the page (“Belau Belgrade”) mean that the entries on the page are ◆ these two words in alphabetical order.

I. between

II. before and after

f. To read about Belau, we have to look for the word ◆ in the encyclopedia.

I. see

II. Palau

  1. Find the abbreviations for these words in the entry about Belém.
    1. population
    1. preliminary
    1. metropolitan
    1. miles
    1. kilometers
  2. Read the entry about Belém again and complete the chart in your notebook.
Ícone. NOTEBOOK.

Items

Notes

How to pronounce Belém

Geographical position

State that Belém belongs to

The date it was founded

Going further

Belém foi fundada na Província do Grão-Pará (“Pará”, do tupi, significa “rio-mar” ou “rio grande”). Começou como um forte (Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém). Tornou-se município, sendo denominada sucessivamente como: Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, por fim, Belém. Para os poetas, é a Cidade das Mangueiras; essas árvores, abundantes em ruas, praças e parques de Belém, são tombadas, desde 1983, pelo Departamento de Patrimônio do Estado do Pará.

Fotografia. Vista de cima de um rio com uma embarcação pequena. Ao fundo há um porto com barcos e uma cidade com telhados vermelhos, torres e prédios.
Baía do Guajará, Belém (Pará), 2019.
Respostas e comentários

3. a) dois.

3. b) um.

3. c) dois.

3. d) um.

3. e) um.

3. f) dois.

4. Ver Notas.

4. a) pop.

4. b) prelim.

4. c) metro.

4. d) mi

4. e) km

5. Respostas: \be-‘lem\; northern Brazil; Pará; 1616. Ver notas.

Going further. Ver Notas.

Notas

Atividade 4 professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se conhecem outras abreviações em dicionários e enciclopédias em português e a que palavras elas se referem.

Atividade 5 professor ou professora, sugere-se lembrar aos ou às estudantes que, quando tomamos notas, o importante é registrar palavras-chave que resumam a informação que queremos registrar. Relembrar, também, de observar os cognatos para entender o texto. póde-se perguntar, ainda, por que há indicação no verbete da pronúncia de “Belém” e não da pronúncia de Belfast (“Belém” é uma palavra estrangeira nessa enciclopédia).

Going further

professor ou professora, póde-se discutir vários tópicos com base nessa curiosidade, por exemplo, como uma cidade começa, por que algumas crescem muito e outras nem tanto, por que se tornam capitais etcétera Há também a questão da escolha de nomes. Sugere-se um trabalho interdisciplinar com História e Língua Portuguesa para responder a essas perguntas, bem como para descobrir dados da origem do município em que os ou as estudantes moram (tanto seu processo de formação como seu nome) e verificar a sua evolução.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para ampliar os conhecimentos de mundo dos ou das estudantes, é possível propor a eles ou elas que, em grupos, pesquisem mais informações acêrca de Belém e de outros municípios paraenses, cujo estado se localiza na região Norte do Brasil. Cada grupo póde pesquisar um aspecto, como comidas típicas, hábitos e costumes, celebrações locais, pontos turísticos, modo de vida da população etcétera Em data previamente combinada, podem trocar as informações pesquisadas e apresentá-las para a turma.

Informações sobre o assunto podem ser encontradas em:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (í bê gê É), disponível em: https://oeds.link/rtUnBP
  • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn), disponível em: https://oeds.link/3HNOL6
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (ufópa), disponível em: https://oeds.link/IjtErL

Acessos em: 24 março 2022.

6. Read this entry about Recife, taken from an Australian online encyclopedia for kids. Copy the true statements in your notebook.

Versão adaptada acessível

Atividade 6.

6 Read this entry about Recife, taken from an Australian online encyclopedia for kids. Reproduce the true statements.

téquist tchú

Reprodução de página de internet.

Encyclopedia > Recife

Article Content     

Recife

Recife (population 1.3 million) is a city in northeastern Brazil. It is the capital of the Pernambuco state and is a port on the Atlantic Ocean. The settlement was established by the Portuguese in 1548 and remained Portuguese until the independence of Brazil, with the exception of a brief period of Dutch occupation in the 17th century. Main tourist atractions are:

Churches and historic monuments

Francisco Brennand’s atelier of ceramic art

Ancient Recife and Dutch Architecture buildings

Boa Viagem Beach (the main urban beach)

Olinda - UNESCO World Heritage Site

Casa da Cultura: souvenirs shops

There are many wonderful beaches surrounding Recife, such as:

Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco (60 km south)

Tamandaré, Barreiros, Pernambuco (110 km south)

Itamaracá, Pernambuco (40 km north)

• Maragoji, Alagoas (150 km south)

• Praia da Pipa, Rio Grande do Norte (280 km north)

Tambaba, Conde, Paraíba (115 km north)

RECIFE. kids.net.au. Disponível em: https://oeds.link/dlv5hg. Acesso em: 5 junho. 2022.

  1. The encyclopedia page presents only one entry.
  1. It presents information about the history of the city and its location.
  1. [There is no information about the date the city was founded.
  1. The information presented may be relevant for tourists.

e. From this entry, it is possible to look for information about Olinda, Itamaracá, Tambaba and Rio Grande do Norte.

Respostas e comentários

6. Ver Notas.

6. a) T.

6. b) T.

6. c) F.

6. d) T.

6. e) T.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se que os ou as estudantes pesquisem outras características de Recife e de outros municípios do estado de Pernambuco, localizado no Nordeste brasileiro. É interessante para os ou as estudantes que conheçam a história de cidades brasileiras, suas fes­ti­vi­dades e gastronomia, seus ou suas personagens históricos ou históricas, principalmente para aqueles ou aquelas que vivem nelas. Conhecer a própria história ajuda a entender o presente e gera reflexões para um futuro melhor.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para reforçar a compreensão textual e auxiliar os ou as estudantes que têm dificuldade com a leitura, pedir a eles ou elas que justifiquem a escolha de “verdadeiro” ou “falso” nas frases da atividade 6 selecionando passagens do texto. A atividade póde ser feita em duplas para proporcionar discussão e troca de ideias.

Notas

Atividade 6 professor ou professora, sugere-se explorar as diferenças entre uma enciclopédia on-line e uma em papel. Na enciclopédia on-line, há o uso de hyperlinks, não há limitação de espaço para texto e póde-se agregar, além de imagens, multimídia para ilustrar o verbete.

  1. Answer the questions about text 1 and text 2 in your notebook.
    1. Which entry(ies) may be more helpfulglossário for someone who wants to visit the city?
    1. Which entry(ies) may be more helpful for someone who wants to write a History paper about the city?
    1. Which entry(ies) present(s) information and narrate(s) facts?

Post-reading

  1. Work in pairs.
    1. Escolha um dos verbetes de enciclopédia apresentados. O que você aprendeu com ele? O que você já sabia? Compartilhe com o ou a colega.
    1. Se você fosse reescrever esses verbetes, que outras informações poderia acrescentar? Excluiria alguma informação apresentada? Por quê?
    1. Como você avaliaria os verbetes caso fosse um/uma estrangeiro/a que quisesse saber um pouco sobre Belém e Recife? Justifique.
    1. Há algum lugar sobre o qual você gostaria de pesquisar? Você usaria uma enciclopédia ou uma página da internet (blogue de viagens, um site sobre história etcétera)? Por quê?
    1. Ao pesquisar pela internet, como saber quais fontes são confiáveis?

Going further

Qual é a história do bairro onde você mora? Faça uma pesquisa (na biblioteca da escola ou da comunidade, na prefeitura, na internet etcétera) ou entreviste, com a supervisão de um adulto responsável por você, antigos moradores ou moradoras do bairro onde vive. Se a pesquisa for feita pela internet, observe os seguintes cuidados para ter certeza de que as fontes são confiáveis:

  1. As pessoas ou lugares mencionados no texto existem? Quem são essas pessoas e quais são esses lugares?
  2. Quem escreveu o texto? O que você sabe ou pode descobrir sobre essa pessoa?
  3. O que você sabe sobre o site em que o texto foi publicado? Há uma aba “About us” (“Sobre nós”) com informações sobre a instituição?
  4. Há alguma evidência fotográfica referente ao que o texto traz? Parece real? Há referência ao autor ou à autora da imagem ou à agência que a divulgou?
  5. Qual é a fonte inicial ou quais são as fontes consultadas por quem escreveu o texto? Elas são confiáveis? Podem ser verificadas?
  6. Pesquise as informações encontradas em mais de uma fonte para comparar as versões.

Após a pesquisa, escreva frases em inglês para compartilhar com a turma as informações que você descobriu. Aproveite para publicar o resultado de sua pesquisa nas redes sociais da escola ou organize com a turma um mural para expor os trabalhos.

Respostas e comentários

7. Ver Notas.

7. a) Text 2.

7. b) Text 1.

7. c) Text 1 and text 2.

8. Respostas pessoais.

Going further. Ver Notas.

Notas

Atividade 7 professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes como o público ao qual a enciclopédia se destina influencia na escolha da linguagem e das informações. Por exemplo, o texto 1 é uma enciclopédia para o público em geral e contém informações e linguagem mais técnicas sobre Belém. Já o texto 2 é para crianças (a palavra kids aparece no endereço eletrônico), não tem abreviações, resume as informações históricas e comerciais e enfatiza as de turismo.

Going further

professor ou professora, utilizar os cuidados sobre fontes confiáveis na internet para auxiliar os ou as estudantes no letramento digital é importante para que usufruam do que a rede proporciona sem correr riscos de propagar informações incorretas. Além disso, certificar-se de navegar em sites confiáveis e seguros contribui para a segurança dos ou das estudantes, evitando a divulgação de seus dados pessoais, exposição da sua imagem, a exposição a vírus etcétera

Alguns sites que informam boas práticas na internet:

  • Escola Digital. Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), disponível em: https://oeds.link/0oAjNz
  • Internet ­Segura, disponível em: https://oeds.link/r4q1q4
  • Panda ­Security, disponível em: https://oeds.link/suQqnl

Acessos em: 24 março 2022.

fóra da sala de aula

professor ou professora, chamar a atenção dos ou das estudantes para a palavra settlement”, que aparece tanto no texto 1, sobre Belém (“It began in 1616 as a fortified settlement reticências”), como no texto 2, sobre Recife (“The settlement was established by the Portuguese in 1548 reticências”), e explicar que significa “imigração, povoamento” nos contextos apresentados. Propor que, em duplas, pesquisem exemplos de imigração nos países de língua inglesa. É importante incentivar a reflexão sobre os motivos de imigração de cada povo e os impactos dos deslocamentos. Outra possibilidade é solicitar que pesquisem os locais de chegada dos ou das imigrantes em diferentes países de língua inglesa, como Ellis Island, nos Estados Unidos, e Botany Bay, na Austrália (no último caso, póde ser um preparo para a compreensão auditiva que está mais adiante na unidade).

lenguage in iusi uon

lendimarquis

1. Read this extract from an encyclopedia entry. Name two examples of famous landmarksglossário of your city or country.

Landmarks are permanent structures such as trees, bridges, buildings and statues that contribute to the historic, cultural or architectural heritage of a city.

MISIROGLU, Gina. The handy answer book for kids (and parents). 2. ed. Canton: Visible Ink Press, 2009. p. 112.

  1. Do these activities in your notebook.
    1. Look at the pictures and describe what you see in each of them, using the appropriate information from the box. Use the expressions from the “Useful language” box too.
Orientação para acessibilidade

Atividade 2, item a.

Caso houver estudantes cegos na turma, proponha que descrevam outros lugares com os mesmos elementos presentes nas cidades mencionadas na atividade.

church fort monument palace park port square

um

Fotografia. Uma estátua grande de um boi azul e amarelo. Ao lado, há uma estátua grande de um homem de roupa branca. Ao lado há uma estátua grande de uma mulher usando chapéu branco, blusa vermelha e saia de babados brancos com contornos coloridos. Ao fundo há um corpo d'água.
Aracaju (Sudeste), 2021.

dois

Fotografia. Uma estrutura fortificada marrom ao lado de um trecho do mar com barcos.
Birgu, Malta, 2021.

três

Fotografia. Vista de cima de uma área pública com árvores grandes nas laterais e uma área livre no centro.
Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 2021.

quatro

Fotografia. Vista de cima de um rio largo. Na margem à direita há uma estrutura larga com diversos contêineres. Também há um navio atracado.
Navegantes (Santa Catarina), 2021.

cinco

Fotografia. Um edifício branco com uma torre triangular. Sobre a torre há uma cruz. À frente do edifício há uma escultura de uma cruz.
Iguatu (Ceará), 2021.

seis

Fotografia. Vista de frente de um edifício branco retangular com três andares e com pilares na entrada.
São Luís (Maranhão), 2021.

sete

Fotografia. Um espaço público largo com um círculo no centro. Ao redor há prédios e ruas.
Recife (Pernambuco), 2022.

b. According to the text in activity 1, are these pictures representing landmarks?

Useful language

There is a/an...

There are...

Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram parcialmente suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 2. a) I – Monumento ao Sergipano; 2. a) II – Forte de São Ângelo; 2. a) III – Parque da Redenção; 2. a) IV – Terminal de carga do porto em Navegantes; 2. a) V – Igreja Matriz de Iguatu; 2. a) VI – Palácio Clóvis Beviláqua; 2. a) VII – Praça do Marco Zero.

1. Respostas pessoais. Ver Notas.

2. Ver Notas.

2. a) um monument.

2. a) dois fort.

2. a) três park.

2. a) quatro port.

2. a) cinco [church.

2. a) seis palace.

2. a) sete square.

2. b) Yes, because they are permanent structures that contribute to the historic, cultural or architectural heritage of a city.

Language in use 1

A seção estimula os ou as estudantes a usar o conhecimento de palavras cognatas para denominar tipos diversos de patrimônios, conhecimento que poderá ser aplicado na seção Writing, quando produzirem seus próprios verbetes de enciclopédia. As habilidades ê éfe zero sete éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos e ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes são trabalhadas nas discussões sugeridas ao descrever monumentos na atividade 4.

Notas

Atividade 1 professor ou professora, sugere-se verificar o que os ou as estudantes entendem por “patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Recomenda-se lembrá-los/as de que, por menor que seja a cidade, haverá sempre um marco zero, uma arquitetura típica de uma época, prédios importantes para a comunidade e, em alguns casos, patrimônios naturais, como cachoeiras, lagoas, rios etcétera

Atividade 2 professor ou professora, esta é uma oportunidade de praticar o uso de There is/There are para descrever o que há em cada uma das imagens.

  1. In your notebook, use the words from activities 1 and 2 to complete the paragraphs about the landmarks.

The of Santos was founded in 1532 by Bras Cubas and named after Lisbon’s Hospital dos Santos. reticências Home to Portuguese and Spanish settlers, indigenous peoples, Africans, immigration from Europe increased sharply in the early 19th Century. Italians, Syrians, and Lebanese added their cultures to the mix. In the late 20th Century, migrants from northeastern Brazil arrived, and a large working class population was established. reticências (Santos, São Paulo, Brazil)

PORT of Santos. World Port Source. Disponível em: https://oeds.link/A278tU. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Vista de cima de um trecho do mar e uma estrutura larga com diversos contêineres.
Santos (São Paulo), 2020.

b.

Rapa Nui National ◆

reticências

From the 10th to the 16th century this society reticências erected enormous stone figures known as moai reticências.

Rapa Nui National Park most prominent attributes are the archaeological sites. (Easter Island, Chile)

RAPA Nui National Park. Unesco – World Heritage Convention. Disponível em: https://oeds.link/yS4Eoz. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Um campo aberto gramado com algumas esculturas de pedra. Ao fundo há um morro.
Easter Island, Chile, 2021.

c.

Westminster reticências. It’s also the title of an 1802 William Wordsworth sonnet, Upon Westminster Bridge, although we should note that Bill was writing about what he could see from the bridge, not about the bridge itself. (London, United Kingdom)

CRAIG, Zoe. 11 Secrets of Westminster Bridge. Londonist. Disponível em: https://oeds.link/Ft8TEB. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Uma estrutura plana com torres que liga dois trechos de terra separados por um corpo d'água.
Westminster Bridge, London, United Kingdom, 2022.

4. Think of a landmark in your community. Describe it to a classmate. Use the “Useful language” box.

Useful language

In my community/village/town/city, there’s a... It’s called...

It celebrates/represents...

I like it/don’t like it because...

Respostas e comentários

3. Ver Notas.

3. a) Port

3. b) Park

3. c) Bridge

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 3 professor ou professora, sugere-se perguntar o que os ou as estudantes sabem sobre os locais nas imagens. Recomenda-se o uso de um dicionário e a atenção aos cognatos.

Atividade 4 professor ou professora, sugere-se estimular os ou as estudantes a refletir sobre a importância de se preservar esses patrimônios locais.

 Informações adicionais

Brás Cubas: explorador português que fundou a vila de Santos, que deu origem à atual cidade de Santos (São Paulo).

Parque Nacional Rapa Nui: localizado na Ilha de Páscoa, ilha da Polinésia oriental no Oceano Pacífico, é famosa pelas enormes estátuas de pedra, chamadas “moais”.

William Wordsworth: poeta inglês (1770-1850) do período romântico.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, caso os ou as estudantes tenham dificuldade com os termos trabalhados na unidade, sugere-se propor uma atividade interdisciplinar com Geografia para esclarecer e discutir com eles ou elas os conceitos de “imigração” (entrada de pessoas – imigrantes – em um país para estabelecer re­si­dên­cia), “emigração” (saída de pessoas – emigrantes – de um país para viver em outro) e “migração” (deslocamento de pessoas – migrantes – de um país ou região para outro/outra). Se for possível, póde-se selecionar casos para que os ou as estudantes analisem e apliquem os conceitos.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para os ou as estudantes que apresentarem dificuldade na execução da atividade 4, pedir que escrevam um parágrafo antes de falar sobre o ponto turístico escolhido e utilizem um dicionário bilíngue, se necessário. A atividade póde ser feita mais uma vez com diferentes colegas, para que tenham a oportunidade de praticar a descrição.

5. Go back to activity 3, look at the highlighted words and use them to complete these sentences. You may use the words in singular or plural form. Use a dictionary if necessary.

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

5 Go back to activity 3, look at the words “indigenous people”, “cultures” and “archeological sites” and use them to complete these sentences. You may use the words in singular or plural form. Use a dictionary if necessary.

a. One of the most prominent espaço para resposta in Turkey, the Çatalhöyük settlement was built during the Neolithic period and lies in the Konya Province. Due to its large size and its beautiful wall paintings, the site became world-famous when discovered in the late 1950s.

YALAV-HECKEROTH, Feride. The most important archaeological sites in Turkey. Culture trip, 13 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/ZBxKzL. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Vista de cima de um local com ruínas de pedra. O local é coberto por uma estrutura de madeira com um material translúcido.
Apollo Temple, Didyma, Turkey, 2020.

b. Travelers who are interested in learning about ancient espaço para resposta and civilizations will be delighted to learn that Mexico boasts 29,000 archaeological sites, 150+ of which are open to public.

S., Jessica. Visit the top 10 archeological sites in Mexico. Journey Mexico, 2 setembro 2015. Disponível em: https://oeds.link/Sp0Mw9. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Vista panorâmica de uma pirâmide de pedra com escadarias no centro. Ao redor há outras pirâmides menores.
Teotihuacán, Mexico, 2021.

c. While Canada consistently ranks as one of the world’s top countries in which to live, reticências when the same criteria is applied to ◆ in Canada their rank drops to sixtieth or below reticências.

EU COUNTRY updates on Human Rights and democracy in the world 2018 – Canada. European Union External Action, 17 maio 2019. Disponível em: https://oeds.link/wbi3wo. Acesso em: 5 junho 2022.

Fotografia. Um homem usando roupas tradicionais colorida em tons de azul, amarelo, vermelho e verde. Ele está com as mãos próximas ao corpo e com a perna direita à frente do corpo. Ao lado há uma mulher com roupas tradicionais em tons de roxo, azul e branco. Ela está com as mãos na cintura. Ao redor há mais pessoas usando roupas tradicionais coloridas.
Native dance of semiahmoo indigenous people in Powwow Festival, British Columbia, Canada, 2019.
  1. Discuss these questions with a classmate.
    1. Quais lendimarquis você gostaria de conhecer? Por quê?
    1. Sobre quais deles você gostaria de ter mais informações históricas?
    1. Você é descendente de algum dos grupos de imigrantes que vieram para o Brasil? De qual/quais? O que você sabe sobre a vinda desses povos para o Brasil?
    1. Quais desses grupos deixaram marcos na sua cidade? Cite um legado desses povos.
Respostas e comentários

5. a) archaeological sites

5. b) cultures

5. c) Indigenous peoples

6. Respostas pessoais. Ver Notas.

fóra da sala de aula

professor ou professora, após a realização das atividades 5 e 6, seria interessante propor uma atividade interdisciplinar com História para abordar a formação do povo brasileiro. Os/aSul indígenas já habitavam o território que hoje corresponde ao Brasil, depois chegaram os/as portugueses/portugue­sas, que trouxeram os ou as africanos ou africanas escravizados, e, anos mais tarde, povos imigrantes de distintas nacionalidades: italianos/as, espanhóis/espanholas, alemães/alemãs, japoneses/japonesas, suíços/as, chineses/chinesas, libaneses/libanesas etc., variando época e motivos. Recentemente, houve também o movimento dos/das refugiados/as, como venezuelanos/as e sírios ou sírias. Propor uma discussão com os ou as estudantes sobre a importância que cada povo trouxe ao país. Para ampliar, seria interessante comentar acêrca dos documentos de legalização de estrangeiros ou estrangeiras, como visto, de dupla ou múltipla nacionalidade e naturalização. Mais informações podem ser encontradas na internet, mais especificamente no por­tal consular do Itamaraty, mi­nistério brasileiro responsável pelas relações exteriores.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, como a unidade trabalha com diferentes conceitos, póde ser interessante explicar aos ou às estudantes a diferença entre imigrantes e refugiados/as. Enquanto os/as primeiros/as saem de seus respectivos países em busca de melhores condições de vida, novas oportunidades de trabalho ou reencontro com familiares, os/as segundos/as fogem de situações extremas, como guerras, perseguições (raciais, sociais, religiosas, políticas, étnicas), pobreza extrema e mudanças climáticas.

Notas

Atividade 6professor ou professora, as contribuições dos ou das estudantes nos itens “c” e “d” poderão ser retomadas nas atividades de preparação na seção Speaking”.

lenguage in iusi tchu

pést contínuous

1. Look at the picture and mention what you see in this American Civil War landmark.

Fotografia. Um monumento com uma base vertical longa. No topo da base há uma escultura de um homem segurando um objeto longo à frente do corpo.
Civil War Monument, Illinois, United States, 2021.

Going further

American Civil War (1861-1865), ou Guerra Civil Americana, foi um conflito que ocorreu quando os estados do sul, conhecidos como “confederados”, tentaram se separar do restante dos Estados Unidos, pois não queriam abrir mão do trabalho escravo em suas lavouras.

2. Read these extracts and talk to your classmates.

téquist uán

“The History All around Us”, by historian Jim Grossman

There are many ways in which people encounter history in public. reticências Every southern county seat has a monument of a confederate soldier. reticências Why are they there? reticências What was the meaning of that monument when it was built? How did that meaning change over time? reticências Was that confederate soldier defending honor, tradition or the ownership of one human being by another? These are interesting questions, they are ethical questions, they are political questions and any historian can open a conversation about this in the community reticências.

THE HISTORY all around us: historian Jim Grossman in INT’s Enlightenment Minutes. [S. l.: s. n.], 19 mar. 2013, 1 vídeo (3 min 23 s). Excerto. Publicado pelo canal Intelligent Channel. Disponível em: https://oeds.link/f45K3n. Acesso em: 27 junho 2022.

téquist tchú

About the Civil War, by Alfred Hornung

In their obstinate insistence to preserve what should not be preserved, Confederate soldiers were not fighting in the name of humanistic values.

HORNUNG, Alfred. Intercultural America. Heidelberg: Winter, 2007. página 182.

  1. A qual evento histórico os textos se referem?
  1. Por que Hornung (text 2) diz que os confederados lutavam por algo que não deveria ser preservado?
  1. Quais das perguntas propostas por Grossman (text 1) você já se fez ao visitar um monumento ou sítio histórico?
  1. Por que as questões propostas por Grossman são importantes ao visitar um monumento ou sítio histórico?

e. Há eventos que promovem a história local/geral em sua comunidade? Quais e como são? Você participa deles? Conte sobre eles.

Respostas e comentários

1. Respostas possíveis: A monument with a statue of a soldier in a square in the United States. Ver Notas.

2. Ver Notas.

2. a) À Guerra Civil Americana.

2. b) Respostas possíveis: Porque a escravidão é uma crueldade com o ser humano e vai contra valores humanistas.

2. c) Respostas pessoais.

2. d) Respostas possíveis: As perguntas levam ao questionamento e à reflexão sobre o significado daquele monumento ou sítio histórico.

2. e) Respostas pessoais.

Notas

Atividade 1 professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se há monumentos similares em seu município (por exemplo: monumento ao soldado desconhecido, monumento aos pracinhas, monumento aos ex-combatentes etcétera) e incentivá-los/as a descobrir mais sobre a história desses monumentos.

Atividade 2 professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se já pesquisaram algum monumento ou sítio histórico que viram em alguma mídia ou leram a respeito em algum livro. Hoje é comum muitas séries de TV e jogos se basearem em fatos históricos misturados com ficção, o que póde despertar a curiosidade sobre o que estão lendo ou assistindo.

Language in use 2

O objetivo da seção é explorar a habilidade ê éfe zero sete éle ih um oito: utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade, com foco no passado contínuo. Esta seção prepara os ou as estudantes para usar o passado contínuo nas suas produções orais e escritas nas seções Speaking e Writing, respectivamente. Também há o trabalho com a habilidade ê éfe zero sete éle ih um cinco: construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros) ao abordar os conectores when e while.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se estimular os ou as estudantes a visitar centros de exposições e/ou museus em sua cidade. Oriente-os, também, a buscar museus com tours virtuais, isto é, sites de museus que permitem uma visita remota em 360 graus. Há museus nacionais e internacionais e sobre os mais diversos temas que oferecem esse recurso. Um exemplo de site que possibilita o acesso a vários museus virtuais brasileiros é o Projeto Era Virtual, que visa à valorização do patrimônio cultural brasileiro.

ERA virtual. Disponível em: https://oeds.link/xQMvSW, acesso em: 24 março 2022.

3. Analyze these sentences from texts. Then copy the correct answers in your notebook.

reticências Bill was writing about what he could see from the [Westminster] bridge; [he was not writing] about the bridge itself.”

Was that confederate soldier defending honor, tradition or the ownership of one human being by another?”

reticências Confederate soldiers were not fighting in the name of humanistic values.”

  1. The excerpts refer to the espaço para resposta.
    1. pést
    2. présânt
    3. future
  1. The actions espaço para resposta.
    1. were in progress for a certain time
    2. happened (or didn’t happen) at once
  1. The auxiliary verb used is espaço para resposta.
    1. did
    2. was/were
  1. In the affirmative, interrogative and negative forms, the ending of the main verb is espaço para resposta.
    1. í di
    2. ai én dji
  1. In the negative form, “not” is used espaço para resposta.
    1. before the auxiliary verb
    2. after the auxiliary verb
  1. In the interrogative form, the auxiliary verb is used espaço para resposta.
    1. before the subject
    2. after the subject

4. Now read this paragraph and answer the questions in your notebook.

reticências Dom Pedro segundo ruled from 1831 to 1889, when a federal republic was established in a coup by Deodoro da Fonseca, Marshal of the army. Slavery had been abolished [in 1888] by the Regent Princess Isabel while Dom Pedro segundo was in Europe.

HISTORY of Brazil. kids.au.net. Disponível em: https://oeds.link/XUY3fD. Original text: a year earlier. Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Quando ocorreu a abolição da escravatura no Brasil?
  1. O Imperador estava no Brasil ou isso aconteceu enquanto ele estava fora?
  1. Que palavra do texto tem o mesmo sentido de at a certain moment”?
  1. Que palavra do texto tem o mesmo sentido de during the time that” / “at the same time as”?
  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Você já sabia algo sobre a Guerra Civil Americana? Como ela se relaciona com a abolição da escravatura no Brasil?
    1. Quais são as consequências da escravidão em seu país/sua comunidade? O que é possível fazer para ajudar a resolver essas consequências?
Respostas e comentários

3. a) um.

3. b) um.

3. c) dois.

3. d) dois.

3. e) dois.

3. f) um.

4. a) 1888.

4. b) Aconteceu enquanto ele estava fora.

4. c) when

4. d) while

5. a) Respostas pessoais. Espera-se que os ou as estudantes percebam que ambos os eventos estão relacionados com o fim da escravidão nos respectivos países.

5. b) Respostas pessoais.

fóra da sala de aula

professor ou professora, pedir aos ou às estudantes que retomem a imagem do busto de Zumbi dos Palmares, na abertura da unidade, e propor uma discussão sobre os quilombos na época da escravidão e as comunidades remanescentes (quilombos contemporâneos) que existem até os dias de hoje no Brasil. Sugere-se que façam uma pesquisa prévia sobre comunidades remanescentes e também sobre o fim da escravidão no Brasil. É possível pesquisar sobre a Lei norteº 3.353/1888, conhecida como Lei Áurea, que declara extinta a escravidão no Brasil, disponível na página da Presidência da República, e sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, previstas na Resolução cê êne Ê/cê ê bê norteº 8/2012, disponível no portal do Ministério da Educação.

lissenin

Immigration

Pre-listening

  1. In your notebook, match the pictures to the captions.
Capa de livro. Na parte superior, lê-se CHINESE-AUSTRALIAN JOURNEYS. No centro, há uma fotografia em preto e branco de um homem usando roupa escura. Ele está sentado. Ao lado dele há uma mulher usando roupas escuras. Ela está sentada. Ao lado dela há um homem com roupas escuras. Ele está sentado com um bebê no colo. Ao redor dos três adultos há diversas crianças. Algumas estão usando roupas claras e outras estão usando roupas escuras.

b.

Fotografia. Vista de uma embarcação amarela de dois andares sobre um rio. Nas margens do rio há terra e árvores.

c.

Australia: New South Wales (2022)

Mapa. Título: AUSTRALIA NEW SOUTH WALES (TWO THOUSAND AND TWENTY-TWO). QUEENSLAND Ilustração de um território na Austrália. Destaque para a capital CAMBERRA ao sudeste. No centro há alguns rios e lagos com cidades ao redor. No litoral leste há diversas cidades costeiras do mar TASMAN SEA. Na parte superior há um globo terrestre com destaque para a porção sudeste da Austrália. Na parte inferior esquerda há uma rosa dos ventos e, abaixo dela, a escala.

MAPS of New South Wales. WorldAtlas. Disponível em: https://oeds.link/0HppZ9. Acesso em: 24 março 2022.

  1. A book about the Chinese migration to Australia.
  2. A map of an Australia region.
  3. A paddle steamer on the Murray River, Australia.

2. Based on the pictures in activity 1, work with a classmate and anticipate some of the audio contents (what the topic of the presentation is, the connection between the book, the boat and the map etcétera).

Respostas e comentários

As legendas das imagens foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: a) Capa do livro Chinese-Australian journeys: records on travel, migration and settlement, 1860-1975, de Paul Jones, 2004; b) Barco a vapor no Rio Murray, em Echuca, na Austrália; c) Mapa de Nova Gales do Sul (2022), estado da Austrália.

1. um) a.

1. dois) c.

1. três) b.

2. Ver Notas.

Notas

Atividade 2 professor ou professora, sugere-se estimular os ou as estudantes a tentar estabelecer conexões entre as imagens da atividade 1, realizando uma atividade de antecipação do conteúdo do áudio. As sugestões podem ser anotadas no quadro e, depois, comparadas com o que os ou as estudantes ouviram de fato.

Listening

Para explorar o tema “imigração”, a seção traz a gravação de uma mulher australiana que conta uma narrativa sobre o tataravô, um imigrante chinês ilustre em Wentworth (Austrália), e sobre a comunidade chinesa na Austrália. As atividades de pré-escuta trabalham a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero três: mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral. As atividades de escuta trabalham, entre outras, a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero quatro: identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros. A atividade de pós-escuta enseja uma reflexão e troca de opiniões sobre o conteúdo e a adequação do texto que ouviram ao seu propósito comunicativo. Estimula, também, uma reflexão sobre a história dos/as antepassados/as dos ou das estudantes.

Listening

3. Listen to this narrative and check the true sentences in your notebook.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. The girl’s name is Mary.
  1. She is talking about her grandfather.
  1. The girl tells the story of John Egge.
  1. She talks about Chinese immigration.
  1. She doesn’t make comments about the present situation in her country.

4. Listen again. In your notebook, number the topics according to the order they are mentioned in the audio.

Ícone Áudio.
  1. Summary of the life of the person she is talking about.
  1. Name and origin of the person she is talking about.
  1. Information about the immigrants’ families nowadays.
  1. Name of the person who is telling the story.
  1. Contributions of immigrants to her country’s culture.
  1. Facts about the history of immigration in her country.

5. Listen to the audio again and, in your notebook, choose the appropriate words to complete the sentences.

Ícone Áudio.
  1. John Egge came to Australia from China in 1851/1852.
  1. He eventually got his own paddle steamer/sailboat and was involved in the river trade.
  1. He lived in Sídni/New South Wales.
  1. mêni/A few Chinese people immigrated to Australia in the 19th century.
  1. Chinese immigrants worked in Victoria’s/Melbourne’s goldfields, so they could make money to send back to their families.
  1. After the gold rush, many people went back to China; others stayed to start up their own businesses or to work the land/in factories.
  1. Today, there are around/less than 865,000 people of Chinese background living in Australia, sharing their culture and talents.

h. Chinese traditions ár /are not alive in Australia.

Post-listening

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Quais informações sobre a Austrália presentes nesta seção são novas para você?
    1. Qual é a sua opinião sobre os tópicos escolhidos por Anna? Você os considera úteis para o ou a ouvinte que quer saber um pouco mais sobre quem foi djon égi ?
    1. Por que é importante conhecer sua própria origem? Como conseguir esse tipo de informação?
Respostas e comentários

3. c; d. Ver Notas.

4. a) 3.

4. b) 2.

4. c) 5.

4. d) 1.

4. e) 6.

4. f) 4.

5. a) 1852.

5. b) paddle steamer.

5. c) New South Wales.

5. d) Many.

5. e) Victoria’s.

5. f) the land.

5. g) around.

5. h) are.

6. Respostas pessoais.

Transcript: History is all around us – Immigration

Ícone Áudio.

Hi, my name is Anna and this is my great-great-great­‑grandfather, Captain John Egge. He came to Australia from China in 1852 and worked as a cabin boy on board boats along the Murray River. He eventually got his own paddlesteamer and was heavily involved in the river trade. He started up a heap of businesses in a town called Wentworth, in New South Wales, and became one of the wealthiest men there. It would’ve been pretty hard for him starting a new life, moving to a foreign country and learning a new language. But that was the case for many Chinese people who came to Australia around the same time. During the 1850s, tens of thousands of Chinese immigrants traveled here by boat. They came to work in Victoria’s goldfields so they could make money to send back to their families. After the gold rush, many people went back to China, others stayed to start up their own businesses or to work the land. And today, there are around 865,000 people of Chinese background living in Australia, sharing their culture and talents with all of us. […]

Chinese immigrants like my great-great-great-grandfather have played a big role in Australia’s history. They’ve made our society more multicultural and brought their traditions to our country to enjoy.

I reckon Captain John Egge would have been quite proud.

CHINESE migration. Adelaide (Austrália), 1 vídeo (3minutos27segundos). Excertos. Publicado pelo canal ABC – Behind The News. Disponível em: https://oeds.link/NbpMM4. Acesso em: 15 junho 2022.

 Informações adicionais

John Egge: capitão chinês de barco a vapor. Registrado no navio como “John Bull”, em 1856, assumiu seu sobrenome “Egge”, de origem escandinava. Na “Austrália branca” da primeira metade do século vinte, seus ou suas descendentes convenientemente “esqueceram” sua origem chinesa. Na década de 1970, seus ou suas parentes reassumiram suas raízes orientais.

Victoria’s goldfields: em 1851, iniciou-se uma corrida do ouro em Victória, na Austrália, e 50 mil chineses imigraram para o estado.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para os ou as estudantes que tiveram dificuldade na realização das atividades, reproduzir o áudio uma vez mais e sugerir o apôio da transcrição. Para ampliar o conhecimento de mundo deles ou delas, solicitar que pesquisem um pouco mais sobre a história da Austrália, como se deu a formação do povo, a imigração chinesa, a cidade de Botany Bay e outras características desse país de língua inglesa. Depois, podem compartilhar as informações encontradas com os ou as demais colegas.

Notas

Atividade 3 professor ou professora, sugere-se perguntar aos ou às estudantes se eles ou elas esperavam que alguém chamado John Egge fosse chinês. Leve-os/as a refletir sobre a troca de sobrenomes no passado. póde-se perguntar em que outros momentos históricos as pessoas escondiam sua ascendência, como isso era disfarçado e por quê. Como exemplo, póde-se citar os/as judeus/judias portugueses/portuguesas, que, em 1497, por ordem de dona Manuel, foram obrigados ou obrigadas a adotar nomes cristãos.

ispíquin

A narrative about people and their history

Pre-speaking

  1. Talk to your classmates.
    1. De onde você é? De onde vem a sua família?
    1. Quais grupos tiveram um papel importante na história da sua comunidade (ou da sua cidade/estado)? O que você sabe sobre esses grupos?
  2. Let’s prepare a presentation about a relative or a famous historical figure in your community/state.
    1. Escolha alguém que tenha sido representante de um dos vários grupos que contribuíram para formar o nosso país (africanos ou africanas, indígenas, ou imigrantes). Pode ser um ou uma ancestral ou alguma figura histórica.
    1. Levante informações biográficas sobre o ou a personagem escolhido/a. Redija seu texto apresentando essa pessoa e sua história. Uma sugestão é rever a transcrição da apresentação de Anna sobre seu ancestral djon égi (página 190).
    1. Junte-se a outros/outras estudantes que tenham escrito sobre pessoas do mesmo grupo que você. Apresente seu texto para eles ou elas. Ouça os comentários e faça ajustes, se necessário.
    1. Organize-se para fazer uma pesquisa sobre a história desse grupo na sua comunidade.
    1. Revise a gramática e o vocabulário nesta unidade. Se necessário, consulte um dicionário bilíngue, os ou as colegas ou o professor ou a professora para sanar dúvidas.
    1. Reúna as informações coletadas no item “d” e redija colaborativamente a apresentação, incluindo: introdução do tema, as biografias (item “c”), informações gerais sobre o grupo escolhido, suas contribuições e fechamento (avaliação da importância do grupo para a sua história). Decida se é possível usar objetos ou apôio visual (retratos, roupas de época, utensílios, comidas típicas etcétera) para tornar a apresentação mais interessante.
    1. Decida com seus ou suas colegas quem fará cada parte da apresentação.
    1. Pratique a apresentação do texto, observando se as ideias estão bem encadeadas. Treine a entonação e o ritmo adequados. Antecipe possíveis perguntas da turma sobre a apresentação. Revise os textos, se necessário.

Speaking

3. Present your talk. Then check if your classmates have questions about it.

Post-speaking

  1. Talk about these questions with your classmates.
    1. Por que você escolheu falar dessa pessoa/desse grupo em particular?
    1. Como você se sentiu ao expor a sua parte do trabalho?
    1. Como os ou as colegas avaliaram a sua apresentação? Ficaram interessados ou interessadas?
    1. Como essa atividade contribuiu para você ter mais consciência sobre suas origens e as origens de sua comunidade?
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. Ver Notas.

2. Ver Notas.

3. Ver Notas.

4. Respostas pessoais.

Atividade 1 professor ou professora, dependendo do contexto, sugere-se uma pesquisa junto aos arquivos lo­cais para saber mais sobre a história da comunidade, os ou as personagens que se destacaram, como a população foi sendo composta etcétera

Atividade 2 professor ou professora, se possível, sugere-se estimular os ou as estudantes a entrevistar parentes e pessoas mais idosas da comunidade, além de visitar os órgãos que sejam encarregados de preservar a memória do local, para ter mais informações sobre o grupo ou os ou as personagens escolhidos ou escolhidas para a pesquisa.

Atividade 3 professor ou professora, sugere-se estimular os ou as estudantes a explorar os recursos visuais trazidos a fim de que sejam integrados à exposição oral. Se possível, as apresentações podem ser grava­das e reproduzidas para outras turmas e podem servir também como apôio para aulas de História sobre os movimentos imigratórios no Brasil.

Speaking

Esta seção tem como objetivo trabalhar a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero cinco: compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado. Para tanto, propõe aos ou às estudantes que trabalhem colaborativamente na elaboração de narrativas sobre pessoas que tiveram um papel importante na história de sua comunidade (ou no município/estado). Durante a elaboração, espera-se que se trabalhe também a habilidade ê éfe zero sete éle ih zero um: interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de fórma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos. Espera-se que as atividades contribuam para que os ou as estudantes ampliem seus conhecimentos sobre a história de sua comunidade e de seus membros, refletindo sobre as suas origens e as de sua comunidade.

Writing An encyclopedia entry

Que tal criar um verbete de enciclopédia sobre um monumento histórico do Brasil?

What: an encyclopedia entry

To whom: other students; the school community

Media: paper; digital

Objective: inform readers abou t he history of Brazilian landmarks

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Reveja os conteúdos da unidade. O que você lembra sobre as características do gênero “verbete de enciclopédia”? Quais itens de gramática e de vocabulário você aprendeu para falar sobre marcos e eventos históricos?
  2. Forme um grupo. Com base nos temas da unidade, escolha um local ou marco histórico (na sua comunidade, cidade, estado) que seja significativo. Informe ao professor ou à professora sobre sua escolha, a fim de evitar verbetes repetidos.
  3. Pense nos tipos de informação que interessariam a um ou uma leitor/leitora de uma enciclopédia e colete informações sobre esse marco histórico.

First draft

  1. Usando as informações coletadas e o que você aprendeu, liste os tópicos e os subtópicos que serão tratados no verbete de enciclopédia. Então, escreva o verbete. Verifique se as informações estão claras e objetivas e se os tópicos estão organizados – lembrando que o objetivo é facilitar a consulta pelo/pela leitor/leitora.
  2. Procure imagens que possam dar apôio visual às informações no verbete e pense em sua organização gráfica na página da enciclopédia.
  3. Compartilhe o verbete de enciclopédia com outros grupos. Leia também o material deles. Dê possíveis dicas de como melhorar a produção.

Editing

7. Revise a produção com base nas sugestões de seus ou suas colegas.

Final text

8. Compartilhe sua produção com a turma e com o professor ou a professora. Faça ajustes, se necessário.

Post-writing

9. Juntem e organizem todos os verbetes (em ordem alfabética, por região ou tipo de local histórico) para criar uma enciclopédia da turma. Disponibilizem-na na biblioteca da escola ou da comunidade para consultas. Os verbetes também podem ser transferidos para um ambiente virtual, ampliando a disponibilidade de consulta da enciclopédia.

Respostas e comentários

5. Ver notas.

Writing

Em linha com o gênero estudado na seção Reading”, esta seção proporciona aos ou às estudantes a oportunidade de produzir um verbete de enciclopédia sobre um local ou marco histórico (em sua comunidade, cidade, estado) que eles ou elas considerem relevante. Para tanto, na fase de pré-escrita, é trabalhada a habilidade ê éfe zero sete éle ih um dois: planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte). Na escrita, são trabalhadas as habilidades ê éfe zero sete éle ih um três: organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto, e ê éfe zero sete éle ih um quatro: produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros), com foco em verbetes de enciclopédias.

fóra da sala de aula

professor ou professora, orientar os ou as estudantes a buscar fontes seguras de informações para a elaboração do verbete de enciclopédia, bem como a pensar no público-alvo da leitura desse tipo de texto, a fim de adequar a linguagem (formalidade, neutralidade, clareza, apresentação de fatos etcétera).

Notas

Atividade 5

professor ou professora, sugere-se orientar os ou as estudantes a mencionar a fonte de cada imagem encontrada e, se possível, dar preferência a imagens livres de direitos autorais, as quais podem ser encontradas por meio de buscas na internet com as palavras “imagens livres de direitos autorais”.

pici cãltchur

1. De que tratam a imagem o e o texto a seguir? Responda em seu caderno.

Fotografia. Uma escultura cinza com uma base com três pontas no chão. Acima há uma escultura de um homem com os braços abertos em uma cruz.

The Children’s Peace Monument was inspired by the story of Sadako Sasaki who was exposed to the bombing when she was two years old. She developed leukemia and passed away at the age of 12.

Visitors to Peace Memorial Park see colored paper cranes everywhere. These paper cranes come originally from the Japanese tradition of origami, but today they are known as a symbol of peace. They are folded as a wish for peace in many countries around the world.

  1. Talk to a classmate. What do you understand about conflict areas? What facts do you know involving children or adolescents that live in these areas and how local actions can help?
  2. Este é um bom momento para envolver toda a turma e participar do Monumento das Crianças pela Paz, fazendo um surú, isto é, uma dobradura de papel, e enviando para o Memorial. Tire muitas fotos e divulgue onde puder!

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 7 e também as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

ler entradas de enciclopédias...

compreender o uso do passado contínuo para falar de ações em progresso em determinado momento do passado...

analisar palavras que nomeiam tipos de marcos históricos e utilizá-las...

compreender uma narrativa oral sobre imigração chinesa para a Austrália...

apresentar uma figura histórica famosa que contribuiu para a formação do Brasil...

escrever um verbete de enciclopédia sobre um monumento histórico do Brasil...

Respostas e comentários

A legenda da fotografia foi suprimida do livro do estudante para fins didáticos: The Children's Peace Monument – É um monumento pela paz em homenagem a Sadako Sasaki e às milhares de crianças vítimas do bombardeio atômico de Hiroshima. (Hiroshima Peace Memorial Park, Hiroshima, Japão, 2018)

1. Resposta: De um monumento pela paz. Ver Notas.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Respostas pessoais. Ver Notas.

Self-check. Respostas pessoais.

Peace culture

Esta atividade desenvolve a habilidade ê éfe zero sete éle ih um um: participar de troca de opiniões e informações sobre textos, ­lidos na sala de aula ou em outros ambientes. A atividade aborda o tema central da unidade: eventos e personagens históricos ou históricas.

Atividade 1 Trata-se do Monumento das Crianças pela Paz, em Hiroshima, Japão. Instalado em 1958, tem nove metros de altura, é feito de bronze e tem a figura de uma menina com braços estendidos segurando um tsuru, uma dobradura de papel com fórma de ave, que representa um sonho de paz para o futuro. cêrca de 10 milhões de tsurus são depositados por ano no monumento, enviados por diversos países e regiões do mundo.

Atividade 2 A atividade permite aos estudantes refletir sobre as consequências dos conflitos armados ao redor do mundo e propicia uma oportunidade para se discutir a necessidade de atuar de diferentes fórmas para apoiar a Cultura da Paz, principalmente envolvendo situações com crianças e adolescentes.

Notas

Atividade 3 Sugestão de site com instruções para fazer tsurus:

PK, Chrissy. Easy origami crane instructions. de sispuci créfitis . Disponível em: https://oeds.link/h7QKMT. Acesso em: 24 maio 2022.

A página em inglês apresenta um vídeo com o passo a passo para fazer tsurus.

Self-check

professor ou professora, espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade ou dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sobre como póde melhorar o próprio aprendizado e como póde auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se:

  • retomar os com os ou as estudantes elementos básicos do gênero verbete de enciclopédia para esclarecer sua estrutura e facilitar seu reconhecimento como tipo de texto. Se possível, levar mais exemplos de verbetes de enciclopédia para que os ou as estudantes os analisem.
  • retomar com os ou as estudantes o uso do pést contínuous e das expressões uaiol ór uen por meio do apêndice Language referen­ce in context”. Então, escolher um tema e pedir aos ou às estudantes que, em duplas, relatem uma situação própria ou de alguém que conhecem em que algo estava acontecendo em determinado momento do passado.
  • retomar trechos do áudio com o apôio da transcrição, esclarecendo dúvidas de vocabulário para que a compreensão auditiva se torne mais completa.
  • retomar os marcos históricos estudados, incorpo­rando-os ao contexto de vida dos ou das estudantes, isto é, dar exemplos e solicitar que identifiquem também esses marcos no local onde vivem ou em outros lugares que conhecem.
  • pedir aos ou às estudantes que façam ajustes no texto de apresentação oral sobre um ou uma imigrante e sua história ou, ainda, pesquisem outro exemplo e o apresentem em pequenos grupos novamente.
  • pedir aos ou às estudantes que pratiquem a produção escrita formulando mais um verbete de enciclopédia e solicitando a um ou uma colega que faça as correções; assim, é possível aumentar a enciclopédia da turma.

Glossário

settlement
- povoado
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enable
- possibilitar
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helpful
- útil
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landmark
- marco
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