Créditos

Elaboração dos originais:

Eduardo Amos

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Professor de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Membro do GEEPAZ – Grupo de Estudos de Educação para a Paz e Tolerância do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Renata Condi

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Letras (inglês) e bacharela em Letras (tradução inglês/português) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Professora de pós-graduação em Educação e Letras em escolas particulares. Coordenadora de área de Língua Inglesa e Língua Espanhola em escolas particulares. Coordenadora de Internacionalização na Educação Básica em escolas particulares.

Ana Paula Reis

Especialista em Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (Instituto Singularidades). Licenciada em Letras (inglês) e bacharela em Letras (português/inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Inglesa em escolas particulares.

Beatriz Nosé

Licenciada em Letras (português/inglês) e bacharela em Letras (tradução português/inglês/francês) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Professora de Língua Inglesa em escolas públicas de São Paulo.

Christiane Araújo

Doutora e Mestra em Letras em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e bacharela em Letras (português/inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental e Superior.

Cristina Mayer

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo). Bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora universitária de Língua Inglesa.

Doris Soares

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ú éfe érre jota). Bacharela e licenciada em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (u ê érre jota). Professora de Língua Inglesa em instituição de ensino superior, atuou em todos os segmentos da Educação Básica em escolas particulares do Rio de Janeiro.

Guilherme Jotto Kawachi

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Linguística e licenciado em Letras (português/inglês) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de Língua Inglesa no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp.

Organização dos objetos digitais: Mariana Albertini

Elaboração dos objetos digitais: Mariana Albertini, Simone DAlevedo

 

Coordenação editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Mariana Albertini

Edição de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Mariana Albertini

Assistência editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais

Preparação de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais

Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa

Coordenação de produção: Denis Torquato

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Tatiane Porusselli, Mateus Banti

Capa: Douglas Rodrigues José, Tatiane Porusselli, Apis Design, Fábio Luna

  Foto: AG photographe/Getty Images

Coordenação de arte: Wilson Gazzoni Agostinho

Edição de arte: Arleth Rodrigues

Editoração eletrônica: MRS Editorial

Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero

Revisão: Ana Paula Felippe, Gloria Cunha, Maria Gabriela Castro, Palavra Certa, Thiago Dias

Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais

Pesquisa iconográfica: Neuza Faccin, Susan Eiko, Graciela Araújo

Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela Pithan Maraschin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos

Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção

Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó

Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva

Ficha catalográfica. Dados internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) 
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Peacemakers [livro eletrônico] : 8º ano : livro digital-interativo / Eduardo Amos (organizador), Renata Condi (organizadora). -- 2. ed. -- São Paulo : Richmond Educação, 2022. HTML
Componente curricular: Língua inglesa.  ISBN 978-65-5795-032-6. 1. Inglês (Ensino fundamental) I. Amos, Eduardo. II. Condi, Renata.  22-114921. CDD-372.652. Índices para catálogo sistemático: 1. Inglês : Ensino fundamental 372.652 Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427

Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

RICHMOND EDUCAÇÃO limitada.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - São Paulo - Brasil - CEP 03303-904

Atendimento: Tel. (11) 3240-6966

www.richmond.com.br

2022

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

Na capa, foto da Torre Eiffel, Paris, França (2012). O engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1923) é o autor da torre de ferro que representa o projeto monumental com cerca de 300 metros de altura e 7,3 mil toneladas de ferro. A inauguração ocorreu em 31 de março de 1889. Em Paris, é possível observar a estrutura da torre de vários pontos da cidade sob diversos ângulos.