Unit 3 Time to celebrate!


1

Fotografia. Dezenas de pessoas na rua. Algumas usam máscaras de proteção facial. Acima delas há lanternas coloridas e luzes amarelas.
Celebration of the Lantern Festival which marks the end of Lunar New Year celebrations, in Shanghai, China, on February 15th, 2022.

2

Fotografia. Diversas pessoas em pé sobre um chão de terra. Ao fundo, vê-se um globo terrestre inflável e um moinho com hélices brancas.
An inflatable globe and a windmillglossário serve as visual props in encouraging ecology at an Earth Day celebration in Washington DC, U.S., on April 22nd, 1990.

3

Fotografia. Diversas pessoas usando roupas vermelhas típicas de Inti Raymi com chapéus vermelhos. Algumas delas têm uma coroa de flores amarela e um tecido branco sobre os ombros. Acima delas há um homem com roupas típicas vermelhas, com detalhes dourados, uma coroa dourada e um objeto dourado na mão esquerda.
Celebration of the ínti ráimi (Inca Festival of the Sun) at Sacsayhuamán fortressglossário , in Cusco, Peru, on June 24th, 2021.

4

Fotografia. Duas jovens com o cabelo e a pele cobertos com pós coloridos vermelho, amarelo e cor de rosa. Uma está com a mão na testa da outra. As duas estão sorrindo.
Young people having fun with colored powderglossário at the Holi Festival in New Delhi, India, on March 18th, 2022.

5

Fotografia. Quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, vestidos com trajes típicos shakespearianos. As mulheres usam vestidos longos em tons de vermelho e os homens usam roupas pretas com golas brancas.
People during the Xêiquispíer dei in Avon, England, on April 23rd, 2016.
Respostas e comentários

Unit 3

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade

A unidade tem por objetivo desenvolver as competências gerais de números 1, 2, 4, 5 e 9 e as competências específicas de Língua Inglesa de números 2 e 6, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade

ê éfe zero oito éle ih zero dois / ê éfe zero oito éle ih zero três / ê éfe zero oito éle ih zero cinco / ê éfe zero oito éle ih zero oito / ê éfe zero oito éle ih zero nove / ê éfe zero oito éle ih um zero / ê éfe zero oito éle ih um oito / ê éfe zero oito éle ih um nove

Objetivos da unidade

A unidade explora diferentes datas comemorativas. De acordo com o conceito de Educação para a Paz, busca desenvolver a ideia de que esses eventos podem aproximar pessoas e povos e contribuir não só para a construção do repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais, mas também para o desenvolvimento da compreensão da cultura de outros povos e, por conseguinte, do respeito à alteridade e ao multiculturalismo, um tema contemporâneo transversal (TCT). No que concerne aos aspectos linguísticos, a unidade revisa o present simple, estudado em volumes anteriores, especificamente no volume do 6º ano. Sua retomada aqui se justifica pela característica do gênero textual que é o foco da unidade: o texto informativo. O uso do presente do indicativo nesse gênero ocorre na descrição de como e quando os povos celebram suas datas importantes. Por esse motivo, trabalham-se, também, meses do ano e numerais ordinais, geralmente utilizados em datas em inglês.

Objetivos

  • Compreender e produzir textos informativos sôbre datas comemorativas.
  • Compreender e usar os nomes dos meses.
  • Compreender os usos dos numerais ordinais em datas.
  • Compreender uma apresentação oral sôbre a história da música tradicional irlandesa.
  • Conhecer e explorar diferentes datas comemorativas vinculadas à língua inglesa e a outras línguas, valorizando a diversidade entre culturas.
  • Elaborar e realizar uma apresentação oral sôbre alguma música tradicional/folclórica.
  • Refletir sôbre a importância de entender a razão histórica das datas comemorativas.
  • Revisar os usos do Prézent simpou nas fórmas afirmativa, negativa e interrogativa.

fãrsti interéquitchions

  1. Look at the pictures and discuss the questions with your classmates.
    1. O que as imagens têm em comum? Considere os mais variados tipos de afinidades.
    1. Você tem conhecimento acerca de alguma das situações representadas nas imagens? Em caso afirmativo, qual? Como obteve essa informação?
    1. Alguma dessas celebrações costuma acontecer em seu país? Em caso afirmativo, qual delas?
    1. Em sua opinião, qual é a importância de conhecer o significado histórico das celebrações e as razões pelas quais elas acontecem?
    1. Qual das celebrações representadas nas imagens está mais diretamente vinculada à cultura da língua inglesa? Explique.

Going further

O ano-novo nem sempre é comemorado no dia 1º de janeiro. Pesquise para saber que outras culturas ao redor do mundo celebram o ano-novo em outras datas. Busque informações sôbre os costumes de alguns países asiáticos e também de culturas de povos originários, como os indígenas do continente americano.

Vinheta de seção. Silhueta de dois rostos.

agients ófi tchengi

A música é um elemento presente na maioria das celebrações. Ela assume papel importante em diversas comemorações de passagem de ano nas sociedades modernas, além de ser tocada em diversos momentos importantes na vida das pessoas. Você já participou de alguma celebração em que não houvesse música? Em sua opinião, qual é a função da música nas celebrações e eventos?

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: Todas mostram algum tipo de celebração/data festiva; em todas há pessoas assistindo à celebração ou participando dela; em todas há algum elemento marcante, como cores fortes, roupas, acessórios, luzes etcétera

1. b) Respostas pessoais. É possível que os/as estudantes conheçam algumas celebrações devido a produções audiovisuais (como filmes e séries) e meios de comunicação (como telejornais e sites de notícias).

1. c) Respostas possíveis: O Holi, festival que celebra o início da primavera na Índia, costuma ser tema de alguns festivais de música e inspira algumas corridas de rua no Brasil, que são marcadas pelo uso do pó colorido; o ano-novo chinês pode ser comemorado em localidades brasileiras que abrigam comunidades chinesas. Ver Notas.

1. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. e) O Shakespeare Day, porque comemora o aniversário de William Shakespeare (1564-1616), escritor de origem inglesa, cuja obra foi bastante significativa para o desenvolvimento da literatura inglesa.

Agents of change. Respostas pessoais.

First interactions

Esta seção visa proporcionar um entendimento inicial sôbre a importância de conhecer o significado histórico e as razões pelas quais os povos celebram momentos especiais em sua cultura. Busca também levar os ou as estudantes a entender como eventos festivos costumam unir muitas pessoas em torno de um objetivo comum.

Notas

Atividade 1 c professor ou professora sugere-se comentar que as datas comemorativas dependem muito do contexto cultural dos países. Por exemplo, o Shakespeare Day, mais popular na Inglaterra, sobretudo na cidade natal do escritor, pode ser comemorado em qualquer parte do mundo. Em relação ao Dia da Terra, pode-se sugerir que a escola se organize no sentido de comemorá-lo com algum tipo de ação em prol do meio ambiente.

d professor ou professora uma resposta possível é que, ao conhecer o significado histórico das celebrações, pode-se entender melhor os grupos que as celebram, aproveitar os momentos de celebração e falar sôbre o assunto com pessoas de diferentes culturas.

 Informações adicionais

Ano-Novo Chinês: a data segue o calendário lunar chinês, lógo, varia todo ano. Costuma ocorrer entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro.

Dia da Terra (22 de abril): data em que, internacionalmente, busca-se incentivar as pessoas a se conscientizar sôbre os impactos da ação humana sôbre a natureza, incentivando a preservação do meio ambiente.

Holi: festival indiano que marca o início da primavera. Comemora-se com uso de pós coloridos. Costuma ocorrer no final de fevereiro ou durante o mês de março.

Inti Raymi (24 de junho): conhecido também co mo Festa do Sol, é uma celebração importante no Peru.

Shakespeare Day (23 de abril): dia em que o aniversário do escritor é comemorado poradmiradores ou admiradoras de sua obra.

rídin

Informational text

Pre-reading

  1. Take a look at texts 1 and 2 and answer the questions orally.
    1. Which one was taken from a news channel? What channel is it?
    1. Which one was taken from a website that informs about time zones around the world, celebrations and other information related to dates?
    1. What type of information do both texts have in common?
    1. Who usually produces the type of information common in these texts?
    1. Who is the audienceglossário of this type of text? Why do they read it?
    1. Which text has a better balance between picture/s and written text? Do you think it makes the text more attractive to the reader? Why?

Text 1

Reprodução de página da internet.  Na parte superior branca, três links com os seguintes textos: VIDEO, LIVE, SHOWS.

India’s colorful Holi festival

By Radhika Chalasani     March 2, 2018, 3:13 PM

Fotografia. Vista aérea da multidão aglomerada na festa indiana do Holi. Todas as pessoas têm os rostos e as roupas manchadas de tintas de várias cores. No centro da imagem, um homem de cabelo escuro barba e bigode está de braços estendidos, apontando para cima com as duas mãos, de olho fechado e sorriso na boca. Sua cara e as roupas estão pintadas de azul.
Students with their faces smeared in colored powder dance as they celebrate the Hindu festival of Holi, heralding spring, at a university campus in Chandigarh, India, on March 1, 2018.

Riotousglossário , vibrant color envelopes India when Hindus celebrate the end of winter and the arrival of spring with the annual festival of Holi. Also known as the festival of colors, it is a time to let go ofglossário certain social norms by wearing all-white clothes to dance and douseglossário friends, family and strangers in colored powders or water of deep huesglossário of magenta, blue, green, yellow or orange. Holi has its rootsglossário in stories from Indian mythology. Though the official date this year is March 2, different parts of the country celebrate the day before then or over several days.

CHALASANI, Radhika. India’s colorful Holi festival. ABC News, 2018. Disponível em: https://oeds.link/7N6ulS. Acesso em: 23 maio 2022.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Text 1. It was taken from ABC News.

1. b) Resposta: Text 2.

1. c) Respostas possíveis: Information about festivals/special dates.

1. d) Respostas possíveis: A person that works in the writing/editorial department of institutions such as news channels, government departments, travel agencies, educational institutions, etcétera

1. e) Respostas possíveis: The general public, particularly people interested in taking part in these events; people who enjoy reading about culture; people who need information for school projects, etcétera

1. f) Respostas possíveis: Text 1 seems to have a better balance between picture and written text. This type of text is usually more attractive to readers than the ones that have few or no pictures.

Reading

A seção apresenta textos informativos sôbre dois tipos de celebração: o festival indiano Holi e o Tolkien Reading Day. Trabalham-se as habilidades ê éfe zero oito éle ih zero cinco: inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos, EF08LI08: analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sôbre um mesmo assunto e EF08LI18: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas).

fóra da sala de aula

professor ou professora uma maneira de incentivar os ou as estudantes a conhecer a obra de Tolkien é sugerir a leitura do livro O hobbit (versão em português), que é uma obra relevante do gênero fantástico na literatura mundial. eles ou elas poderão procurá-la na biblioteca escolar ou da comunidade e combinar de, assim que um/uma estudante terminar de lê-lo, avisar os ou as colegas para que possam também pegá-lo emprestado. Pode-se, então, marcar uma data para a apreciação da obra. os ou as estudantes que tiverem gostado da história podem expor suas razões, e quem não tiver gostado pode também fazê-lo, gerando um debate produtivo. Para praticar o inglês, poderão, posteriormente, assistir à versão legendada do filme O hobbit: uma jornada inesperada, primeira parte da trilogia. Além disso, você pode disponibilizar, se possível, o livro original, em inglês, e pedir aos ou às estudantes que escolham trechos para traduzir em algum aplicativo de tradução. Depois, pedir a eles ou elas que comparem a tradução do mesmo trecho no livro em português. Esse tipo de atividade visa preparar os ou as estudantes para o uso desse tipo de aplicativo, que pode auxiliá-los na vida prática escolar e, futuramente, no mercado de trabalho. Entretanto, enfatize que essas traduções precisam ser lidas com critério e, muitas vezes, revisadas para que o sentido original não seja perdido.

téquist tchú

Reprodução de página da internet. Aba preta com os itens HOME, WORLD CLOCK, TIME ZONES, CALENDAR, WEATHER, SUN AND MOON, TIMERS, CALCULATORS, APPS AND API, FREE FUN.

Fun Holiday - Tolkien Reading Day

March 25 is Tolkien Reading Day. Celebrale the unofficial holiday by reading some of your favorite Tolkien books.

Created in 2003 by the Tolkien Society, the unofficial holiday encourages people lo read all of English author, John Ronald Reuel Tolkien 's (J. R. R. Tolkien) works.

Fotografia. Três livros grossos de capas pretas deitados com as lombadas viradas para o leitor, um por cima do outro. Em cima, o número um com o título The Fellowship of the Ring, em cuja capa está escrito que é a part 1 do The Lord of the Rings. No meio o número dois com o título The Two Towers e embaixo o número três intitulado The Return of the King. O autor dos livros é J. R. R. Tolkein.
The epic fantasy trilogy written by J. R. R. Tolkien, The Lord of the Rings, includes The Fellowship of the Ring, The Two TowersêndThe Return of the King.

Lord of the Rings

Thought to be one of the world's most read fantasy writers, J. R. R. Tolkien is best known for his Lord of the Rings (LOTR) trilogy.

[...]

The One Ring

The trilogy gets its name from the One Ring that the main villainglossário in the books, Dark Lord Sauron, created to ruleglossário over the other Rings of Power. [...]

Downfallglossário of the Villain

March 25 was chosen as the date for Tolkien Reading Day because it coincides with the date of the downfall of Sauron and Barad-dur in the Lord of the Rings. Barad-dur is the fictional tower from which Sauron rules Mordor. In the books, this happens on March 25, 3019, when the Ring falls into the Cracks of Doom.

How to Celebrate?

  • Read any of J_ R. R. Tolkien 's work.
  • Attend public readings of his works organized by your local Tolkien fan organizations.
  • Hostglossário a marathon viewing of the movies based on the books.

Did You Know...

... that Tolkien was known to speak around 20 languages?

[...]

FUN Holiday Tolkien Reading Day. timeanddate. Disponível em: https://oeds.link/lTa3l1. Acesso em: 23 maio. 2022.

Reading

2 Read texts 1 and 2. Then, in your notebook, complete the following items by providing the requiredglossário information. If the information is not given, write “not mentioned”.

téquist uán

a. Author:

b. Date of publication: 

c. Name of the festival: 

d. Date of the event: 

e. Adjective associated with the event: 

f. What is being celebrated:

g. How participants celebrate it: 

Respostas e comentários

2. a) Resposta: Radhika Chalasani.

2. b) Resposta: March 2, 2018.

2. c) Resposta: Holi festival.

2. d) Resposta: March 2. Ver Notas.

2. e) Resposta: Colorful.

2. f) Resposta: The end of winter and the arrival of spring.

2. g) Resposta: They wear all-white clothes, dance and douse friends, family and strangers in colored powders or water of deep hues of magenta, blue, green, yellow or orange.

Notas

Atividade 2 d professor ou professora recomenda-se comentar que o dia 2 de março não é uma data fixa para comemorar o Holi. Na Índia, essa comemoração costuma ocorrer no final de fevereiro ou durante o mês de março e dura cêrca de dois dias. Em outras partes do mundo, em que a ideia do Holi é tomada apenas como tema de festivais musicais e de corridas de rua, por exemplo, a data se desvincula dos significados originais que o evento tem para os indianos ou as indianas (ou seja, comemorar o fim do inverno e o início da primavera).

 Informações adicionais

J. R. R. Tolkien (1892-1973): John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, filólogo e professor universitário inglês, autor de clássicos da literatura fantástica, como O senhor dos anéis e O hobbit.

O Senhor dos Anéis: trilogia de alcance mundial do escritor J. R. R. Tolkien, a qual reúne os volumes A Sociedade do Anel, As duas torres e O retorno do rei.

téquist tchú

  1. Author: ◆
  1. Date of publication: ◆
  1. Name of the special day: ◆
  1. Date of the event: ◆
  1. Adjectives associated with the event: ◆
  1. What is being celebrated: ◆
  1. How participants celebrate it: ◆

3. Read texts 1 and 2 again. Then check if the following statements refer to text 1 (T1), text 2 (T2) or both. Write the answers in your notebook.

T1

T2

a The author adds a curious fact to the information.

b The author explains the reason why people celebrate the date.

c The author gives a visual idea of how participants interact during the event.

d The author mentions whose idea it was to celebrate the date for the first time.

e The author gives some information about the origin of the event.

f The author informs the year when the event was created.

g The author mentions a different name to refer to the same event.

h The author includes a picture with a caption.

  1. Your answers in activity 2 were pieces of information you found directly in the texts. There is also not explicitly stated information in some parts. Read the extracts and make inferences based on the context as well as on your own knowledge. Then discuss the questions with your classmates.
    1. What information is given here about the daily lives of the people in this culture?

reticências it is a time to let go of certain social norms by wearing all-white clothes to dance and douse friends, family and strangers reticências.”

b. What can we infer here about the observance of Holi in India?

reticências different parts of the country celebrate the day before then or over several days.”

c. What information does this sentence give us about Tolkien’s writing style and ability to attract readers’ attention?

“Thought to be one of the world’s most read fantasy writers, J. R. R. Tolkien is reticências.”

5. Take a quick look at another text related to Holi. Do you think it will bring any new piece of information in comparison to the first text? Give one example.

Respostas e comentários

2. a) Resposta: Not mentioned.

2. b) Resposta: Not mentioned.

2. c) Resposta: Tolkien Reading Day.

2. d) Resposta: March 25.

2. e) Resposta: Fun, unofficial.

2. f) Resposta: The work of J. R. R. Tolkien.

2. g) Resposta: They read some of their favorite J. R. R. Tolkien’s books, attend public readings of the author’s works and/or host a marathon viewing of the movies based on the books .

3. Ver Notas.

3. a) Resposta: T2.

3. b) Resposta: both.

3. c) Resposta: T1.

3. d) Resposta: T2.

3. e) Resposta: both.

3. f) Resposta: T2.

3. g) Resposta: T1.

3. h) Resposta: both.

4. a) Resposta possível: People probably obey social norms and wear clothes with a variety of colors in their Leveryday lives. Ver Notas.

4. b) Resposta possível: There isn’t a specific day to celebrate Holi.

4. c) Resposta possível: His stories and style of writing seem to be universal, reaching people from different cultures.

5. Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 3 professor ou professora sugere-se pedir aos ou às estudantes que mencionem as partes do texto que justificam suas respostas e explorar o trecho em questão. Por exemplo, no item “a”, pode-se perguntar qual é o fato curioso sôbre Tolkien que o texto menciona (Tolkien falava cêrca de 20 idiomas).

Atividade 4 a professor ou professora sugere-se resolver o primeiro item com os ou as estudantes para certificar-se de que eles ou elas saberão o que fazer nos demais.

Atividade 5Professor/a, espera-se que os/as estudantes percebam que o texto da atividade 5 trata da composição do pó colorido que é utilizado para celebrar o Holi, algo que não foi mencionado no texto 2.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora após trabalhar com a atividade 4, auxiliar os ou as estudantes a entender melhor a ideia de inferir informações que não aparecem de modo explícito no texto com exemplos mais simples, como:

1. My sister started studying English.; 2. Fortunately, my sister started studying English.; 3. My aunt found a new job.; 4. Unfortunately, my aunt lost that job. Permitir aos ou às estudantes que analisem os exemplos fornecidos e anotem suas interpretações. Em seguida, solicitar as informações implícitas possíveis nos casos apresentados: 1. A irmã do ou da falante não estudava inglês antes.; 2. o ou a falante tem uma opinião favorável sôbre estudar inglês.; 3. A tia do ou da falante já trabalhava antes.; 4. o ou a falante ficou triste pelo fato de a tia ter perdido o emprego.

Text 3

Reprodução de página de internet. Barra vermelha com as abas TOPICS, MAGAZINE, COLLECTIONS, VIDEOS, JOBS.

TOPICS    MAGAZINE    COLLECTIONS    VIDEOS    JOBS

What are Holi colors and what gives them such vibrant hues?

By Jessica Marshall

“Modern synthetic chemistry has shown that a lot of colors are available for pretty cheap prices,” Rajamathi [Michael Rajamathi, a chemist at St. Joseph’s College Autonomous] says. But there is still a cost. [...] some Indian powders may contain toxic, metal-based pigments, such as copperglossário sulfate, mercury sulfide, chromium iodide, leadglossário oxide, and aluminum bromide. [...]

What’s more, the powder base in some cases is the mineral talc, or possibly even asbestos. Mica granules or ground glass may be added for shineglossário . To make pastes, Rajamathi says, sometimes the colors are dissolved in used engine oilglossário .

One reportglossário from a dermatology clinic in India detailed skin lesions, burningglossário , and eye irritation among health problems resulting from playing Holi—perhaps from the chemicalsglossário in these preparations [...]. As awareness about poor-quality colors has spreadglossário , so has demand for safe colors—including a return to plant-based Holi colors. At the Council of Scientific & Industrial Research’s National Botanical Research Institute in Lucknow, India, a team developed herbal gulals that are now in commercial production.

Online recipes also offer methods for making your own plant-based preparations. [...]

MARSHALL, Jessica. What are Holi colors and what gives them such vibrant hues? C&EN, 16 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/um7irs. Acesso em: 23 maio 2022.

  1. Now, read the text and answer the questions in your notebook.
    1. What word in the title refers to the brightness of the colors used during Holi celebrations?
    1. What ingredients can be used to make the colors of some types of Holi powder look brightglossário and shining?
    1. What other ingredients may some types of Holi powder also contain?
    1. What’s the problem with the use of such chemicals in the making of Holi powder?
    1. What alternative/safer type of Holi powder can people use to prevent these harmfulglossário consequences?

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. O texto 3 aborda o hóli sob uma perspectiva diferente da do texto 1. Como você compara as duas abordagens?
    1. Em geral, textos que promovem algum tipo de data festiva não mencionam os riscos que as pessoas podem correr durante o evento. Por que você acha que há essa tendência?
    1. O texto 3 informa que o tipo mais seguro de pó colorido é aquele feito à base de plantas, como era no passado. Por que você acha que, com o decorrer do tempo, as pessoas começaram a usar produtos artificiais?
    1. Por qual das celebrações apresentadas nos textos você mais se interessou? Por quê?
    1. O texto 2 aborda uma celebração de natureza intelectual. Em sua opinião, eventos como esse são necessários? Responda com exemplos.
Respostas e comentários

6. a) Resposta: The word “vibrant”.

6. b) Resposta: Mica granules or ground glass.

6. c) Resposta: Toxic, metal-based pigments, such as copper sulfate, mercury sulfide, chromium iodide, lead oxide and aluminum bromide.

6. d) Resposta possíveis: They may cause health problems to users, such as skin lesions, burning and eye irritation.

6. e) Resposta possível: They can use plant-based Holi colors/preparations.

7. a) Resposta possível: Enquanto o texto 1 destaca o comportamento descontraído das pessoas no festival e informa a origem e o calendário deste, o texto 3 trata dos riscos que os ou as participantes correm ao entrar em contato com ingredientes tóxicos presentes no pó colorido vendido a preços acessíveis e utilizado nos festejos.

7. b) Resposta possível: Possivelmente porque essas informações podem diminuir o interesse das pessoas em participar do evento, o que pode causar prejuízos para o setor turístico do país, por exemplo. Ver Notas.

7. c) Respostas possíveis: Provavelmente por causa da demanda cada vez maior do produto. Como a produção à base de plantas é mais demorada e mais cara, criaram-se maneiras de industrializar o produto, como a adição de ingredientes químicos para aumentar a produção e baratear o custo.

7. d) Respostas pessoais. É possível observar se os ou as estudantes compreenderam diferenças e ou ousemelhanças entre as celebrações.

7. e) Respostas pessoais. Ver Notas.

Notas

Atividade 7

b páginarofessor/a, se julgar relevante para sua turma, discutir campanhas publicitárias sôbre eventos com os quais os ou as estudantes possam ter mais familiaridade, como as campanhas de carnaval. Perguntar se eles ou elas se lembram de algum tipo de advertência que essas campanhas incluem em suas peças para alertar a população sôbre possíveis riscos do período de festa. No carnaval, são comuns alertas para uso de preservativos, por exemplo, mas é possível discutir outros riscos que as pessoas podem correr e que não são mencionados, como a exposição a drogas, o risco de insolação ou desidratação etcétera

e professor ou professora pode-se mencionar que, no Brasil, comemora-se, no dia 25 de julho, o Dia Nacional do Escritor, data que foi instituída em 1960. Pode-se mencionar, também, que existe o Dia de Monteiro Lobato (ou Dia Nacional do Livro Infantil), comemorado em 18 de abril (aniversário do escritor). Perguntar se os ou as estudantes sabiam disso e discutir por que essas datas não são tão conhecidas. Perguntar aos ou às estudantes que outro/outra artista do Brasil eles ou elas escolheriam para instituir uma data comemorativa, a exemplo do Tolkien Reading Day, do Shakespeare Day, do Dia de Monteiro Lobato e, como verão no apêndice “Language reference in context”, do Bloomsday, evento realizado especialmente na Irlanda todo dia 16 de junho para celebrar um personagem do escritor irlandês James Joyce.

lenguage in iusi uon

Present simple (review)

1. Look at the picture and read the text. Then answer the questions orally.

Reprodução de página da internet.  Na parte superior branca, o texto Firstpost.

Raksha Bandhan 2019: Festival celebrates relationship between brother and sister; several regions have their own specific traditions

Although Raksha Bandhan is a predominantly north Indian festival, it is also celebrated in different ways across the country.

Raksha Bandhan 2019 | Ushering a fun-filled day, Raksha Bandhan is one which holds both religious and cultural significance. It celebrates the relationship between a brother and sister, and instills a sense of protection between them. This year, Independence Day and Raksha Bandhan are on the same day, on Thursday, 15 August.

Although Raksha Bandhan is predominantly a north Indian festival, it is also celebrated in different ways across the country.

In West Bengal and Odisha, it is known as 'Jhulan Purnima'. In Maharashtra, it is also celebrated alongside Narali Purnima, or the coconut day festival.

Here are some important things to know about Raksha Bandhan 2019:

14 August: Purnima Tithi starts at 3.45 pm

15 August: Purnima Tithi ends at 5.59 pm

15 August: Raksha Bandhan

Fotografia. Em um ambiente fechado, com cortinas vermelhas e brancas fechadas na parede ao fundo, podemos ver da cintura para cima sete pessoas, sendo que apenas as três da frente conseguimos ver em  mais detalhes. Duas pessoas ao fundo usam máscaras. Em primeiro plano, um homem moreno vestindo uma camisa social de manga curta branca e um colete roxo, com cabelo escuro curto falhado no topo da cabeça e uma pequena linha vermelha vertical pintada no meio de sua testa. estende o braço direito para a mulher que está a sua frente. Ela que é morena, de cabelos escuros presos, veste uma camiseta laranja por baixo do sari em tons de verde e azul, está sorrindo ao colocar no braço do homem uma pulseira.
Woman put a bracelet in her brother in Raksha Bandhan Festival in Guwahati, India, 2021.

The tradition for Raksha Bandhan or literally 'the bond of protection' is for the sisters to tieglossário a rakhi around the brothers' wrist, symbolically protecting them, in return for which, they receive a gift.

It is celebrated on the auspicious day of the Shravan Purnima, which is the last day of the Hindu calendar month of Shraavana, hence is also known as Rakhi Purnima.

RAKSHA Bandhan 2019: Festival celebrates relationship between brother and sister; several regions have their own specific traditions. First Post, 2019. Disponível em: https://oeds.link/eyJp8k. Acesso em: 23 maio 2022.

  1. What is Raksha Bandhan?
  1. Is there only one way to celebrate Raksha Bandhan in India?
  1. Look at the text in activity 1 again. Choose the appropriate options in your notebook.
    1. Na sentença “This year, Independence Day and Raksha Bandhan are on the same day [...].”:
      1. Há apenas um verbo no present simple.
      2. Há dois verbos no Prézent simpou.
    1. No título “Festival celebrates relationship between brother and sister; several regions have their own specific traditions”, a função do présânt simple é:
      1. indicar uma verdade universal.
      2. indicar uma ação habitual.
Respostas e comentários

1. a) Resposta: It is a festival that celebrates the relationship between brother and sister and instills a sense of protection between them.

1. b) Resposta: No. Although Raksha Bandhan is a predominantly north Indian festival, it is also celebrated in different ways across the country.

2. a) Resposta: um.

2. b) Resposta: dois.

Ver Notas.

Language in use 1

A seção apresenta um texto sôbre uma data comemorativa na Índia e outros sôbre uma celebração instituída pelas Nações Unidas. Por meio deles, revisa-se um conteúdo do volume do 6º ano (o present simple) e trabalham-se as habilidades EF08LI18: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas (com foco em festividades de culturas diferentes, apresentadas por meio de textos em língua inglesa) e EF08LI19: investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais (contemplada, especificamente, com a compreensão do texto 1).

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora para praticar o present simple, pode-se pedir aos ou às estudantes que pensem em um ou uma colega da turma ou não e escrevam, em papel à parte, um parágrafo com informações que o ou a descrevam. Os textos podem, depois, compor um painel para homenagear o Dia Internacional da Amizade, celebrado em 30 de julho, oficialmente instituído pela Unesco. Registrar no quadro alguns verbos que podem ser usados e certificar-se de que os ou as estudantes saberão usá-los na 3ª pessoa do singular: live (lives); study (studies); have (has); like (likes); enjoy (enjoys), etcétera

Saiba mais em:

DIA Internacional da Amizade. unêsco. Disponível em: https://oeds.link/SiEwsb. Acesso em: 23 maio 2022.

Notas

Atividade 1professor ou professora sugere-se conversar com a turma sôbre o significado do Raksha Bandhan para pessoas indianas e povos de países vizinhos, como o Nepal. A data é celebrada na lua cheia do mês hindu de Shraavana (que ocorre entre julho e agosto no calendário ocidental). A celebração visa fortalecer os laços entre irmãos e irmãs. Saiba mais em:

  • Happy Hashka Bandhan. Comunidade Hindu. Disponível em: https://oeds.link/SFZ2Za.
  • Rashka Bandhan; ófice hólideis. Disponível em: https://oeds.link/rYpnSy. Acessos em: 4 abril 2022.

b professor ou professora pode-se perguntar que costumes poderíamos adotar caso celebrássemos o Raksha Bandhan no Brasil.

3. Read the excerpts about a special date and answer the questions in your notebook.

Excerpt 1

On World Environment Day on June 5, there’s a lot of buzzglossário regarding curbing plastic pollution, but what most people don’t realise is that their unhealthy, personal choices are responsible for the degrading environment. reticências So reticências here are some simple alternatives you can choose from to beat plastic pollution. Start today, be a responsible global citizen because it’s easier than you think!

Say no to paper and thermocol cups: Do you rely onglossário coffee on the go? Well, it’s time you make some necessary changes. Opt for thermos. Travel mugs as paper cups and glasses add a lot to pollution and [are] non-biodegradable. It is believed that plastic cutleryglossário takes around 100-1000 years to decompose.

WORLD Environment Day 2018: Simple lifestyle hacks for a greener living. The Indian Express, 2018. Disponível em: https://oeds.link/dsGvCi. Acesso em: 23 maio 2022.

Excerpt 2

World Environment Day 2018: 10 things you reticências were doing that [harm] the environment

Using plastic bags

Avoiding the usage of plastic in any forms” is one of the basic and important changes we need to adapt [to]. Plastic in any form is hazardousglossário as it doesn’t decayglossário . reticências They [plastic bags and bottles] don’t biodegrade and no one knows how long it takes until [they’re] completely gone.

WORLD Environment Day 2018: 10 things you didn’t know you were doing that harm the environment. The Free Press Journal, 2019. Disponível em: https://oeds.link/0BFzmZ. Acesso em: 23 maio 2022.

Excerpt 3

What Do People Do?

World Environment Day is celebrated in many ways in countries such as Kenya, New Zealand, Poland, Spain and the United States. Activities include street ralliesglossário and paradesglossário , as well as concerts, tree planting and clean-up campaigns. In many countries, this annual event is used to enhance political attention and action towards improving the environment. This observance also providesglossário an opportunity to sign or ratify international environmental conventions. reticências

Background

World Environment Day was established by the United Nations General Assembly in 1972reticências.

WORLD Environment Day. timeanddate, 2022. Disponível em: https://oeds.link/3ENUrV. Acesso em: 23 maio 2022.

  1. What special date do the excerpts focus on? When is it celebrated?
  1. Write the number of the excerpt according to the information it provides.
    1. A suggestion on how to avoid polluting the environment.
    2. Countries where the date is usually celebrated.
    3. Name of the celebration and when it is celebrated.
  1. Which international organization established this special date?
  1. How do people usually celebrate it?

e. Why would it be important to celebrate this day in your community?

Respostas e comentários

3. a) Resposta: World Environment Day. It is celebrated on June 5.

3. b) um. Excerpts 1 and 2.

3. b) dois. Excerpt 3.

3. b) três. Excerpt 1.

3. c) The United Nations.

3. d) There are usually street rallies, parades, concerts, tree planting and clean-up campaigns.

3. e) Resposta pessoal. os ou as estudantes podem comentar, por exemplo, que o Dia do Meio Ambiente é uma data de conscientização sôbre a preservação da natureza.

Notas

Atividade 2

professor ou professora ao final da atividade, recomenda-se fazer uma retomada de todos os verbos no present simple que aparecem no texto (is, celebrates, have) e explorar outros aspectos sôbre eles – por exemplo, seus significados, se são regulares ou irregulares e a fórma do infinitivo de cada um.

 Acompanhando a aprendizagem

Em interdisciplinaridade com História e Geografia, é possível pesquisar outras festividades importantes ao redor do mundo, como o Mardi Gras (New Orleans, EUA); Festa de São João (Campina Grande, Paraíba); Festas de São Firmino (Pamplona, Espanha); Holi (Calcutá, Índia); Dia de los muertos (Cidade do México, México); Matsuri (Tóquio, Japão); Tucandeira, dos indígenas Sateré-Mawé (Aldeia Fortaleza, Pará), entre outros.

Após a pesquisa em grupos, a turma pode produzir um infográfico, com mapa único, localizando cidades onde ocorrem festividades, rituais ou celebrações e escrever frases em inglês sôbre esses eventos. O resultado da pesquisa deve ser compartilhado com os ou as colegas, na escola, na comunidade e no blog da turma.

lenguage in iusi tchu

Months, ordinal numbers

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Do you know what a rite of passageglossário is? Can you think of some examples?
    1. Look at the picture in activity 2. What culture is it related to? How do you interpret this rite of passage? (Consider the environment, people’s ages, their attitude, clothes etcétera)
  2. The following text is about one of the most important national holidaysglossário in Japan. It celebrates an important rite of passage for young people in that country. Find the missing words by reading the numbered cluesglossário and complete the text in your notebook.
Reprodução de página da internet.  A parte superior está toda branca.

Seijin Shiki (Coming of Age Ceremony) 成人式

Fotografia. Ao ar livre, ao fundo vêm-se quatro colunas vermelhas em volta de uma grande lanterna oriental vermelha com decoração preta. Ladeando as colunas há duas lanternas grandes em verde e dourado, uma de cada lado. Em primeiro plano, um grupo de oito adolescentes orientais sorriem para a câmera. Todas estão vestindo roupas tradicionais orientais. Elas estão dispostas em duas filas lado a lado e três meninas na fila da frente fazem um sinal de V.
Young women in traditional clothes celebrating Seijin Shiki. Tokyo, Japan, 2022.

Seijin Shiki or 成人式 could be translated as “Coming of Age Day Ceremony” in English. Seijin-no-hi (Coming of Age Day) is a Japanese national 1 that occurs on every second 2 ◆ of 3 ◆.

Coming of Age Day or Adult's Day honors every person that has turned 4  years old over the past year. When 5  people reach twenty they officially become adults in Japanese society [...].

The girls always wear gorgeous and very expensive kimono, although most admit to having rentals as the outfit is worth up to 1,000,000 yen. The boys usually wear a regular suit and tie but a few will wear traditional Japanese dress. [...]

The 6  takes place in every city ward around Japan; everyone can attendglossário the event at their local city office at around 11:30 a.m. Though the day starts much earlier for these young adults, especially the girls who spend countless hours fixing their hair and makeup, and never mind the time it takes to slip into a kimono! After many tireless hours of primping, they can then join up with others at a select location where dozens of photographers are waiting for them.

MARCOTTE, Guillaume. Seijin Shiki (Coming of Age Ceremony) 

. Japan Experience. Disponível em: https://oeds.link/v4Eujj. Acesso em: 22 maio 2022.

1synonym for “feast day”, “day off”

2day before Tuesday

3first month of the year

4number equivalent to two decades

5opposite of “old”

6a formal public event

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: A rite of passage is a celebration of a significant moment in a person’s life, for example: birthday, beginning of school, college admission, graduation, sweet sixteen, engagement, wedding, wedding anniversary, retirement, funeral, etcétera Ver Notas.

1. b) Respostas: It is related to the Japanese culture. Respostas pessoais.

2. Ver Notas.

2. Respostas: 1. holiday; 2. Monday;  3. January; 4. 20; 5. young; 6. ceremony.

Language in use 2

A seção lida com vocabulário referente a meses e datas, informações elementares em textos sôbre celebrações. Por meio de um texto sôbre um rito de passagem japonês, trabalha-se a habilidade EF08LI19: investigar de que fórma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora como prática do vocabulário da seção, pode-se propor a seguinte atividade: um ou uma estudante começa dizendo I’m (Carol) and my birthday is on July 3rd. o próximo ou a próxima deve relatar o que ouviu e acrescentar informação sôbre si, por exemplo: Carol’s birthday is on July 3rd. I’m (Julio) and my birthday is on April 12th.”. o ou a estudante seguinte deve falar sôbre Carol e Julio antes de dizer seu nome e aniversário. Pode-se organizar a turma em grupos de cinco integrantes.

Notas

Atividade 1 a professor ou professora pode-se chamar a atenção da turma para o fato de que rite of passage e o termo equivalente em português são cognatos. Para exemplificar, perguntar o nome de um rito de passagem celebrado no Brasil por algumas meninas que completam 15 anos (baile de debutante). Dizer que isso varia conforme a cultura. Em países hispânicos, costuma-se, também, celebrar os 15 anos da adolescente, no que chamam de quinceañera. Já nos Estados Unidos, celebram-se os 16 anos, com o sweet sixteen.

É possível citar, também, o Bar-Mitzvá e o Bat-Mitzvá, rituais em que, respectivamente, meninos de 13 anos e meninas de 12 anos passam a ser considerados membros ou consideradas membras da comunidade judaica.

Também o ritual de passagem conhecido como Tucandeira pode servir de exemplo. Nesse ritual, também conhecido por Waumat, jovens meninos Sateré-Mawé experienciam o contato com as formigas tucandeiras, o que fortalece a identidade cultural dos indígenas e seus laços com a comunidade.

3. Create a chart similar to this one in your notebook. Add information about the festival presented in activity 2 and the ones presented in the previous sections. Then complete the remaining fields with information about any festivals of your preference.

Ícone. NOTEBOOK.
Calendar of Festivals Around the World

Month

Festival

Day/Period

Month

Festival

Day/Period

January

July

February

August

March

September

April

October

May

November

June

December

4. Read the sentences um tiú nove and focus on the highlighted information. Then answer the questions in your notebook.

Orientação para acessibilidade

Atividade 4.

Caso haja estudantes cegos na turma, após a leitura das frases de I a IX, explicite para eles como estão grafados os números ordinais em cada uma das frases e, preferencialmente, peça que anotem a grafia de cada um deles. Ter a referência da forma como cada número está grafado é necessário para o desenvolvimento dos itens a até d da atividade.

  1. In Japan, people celebrate their 20th birthday at the Seijin Shiki.
  2. Seijin Shiki is held on the second Monday of January.
  3. Until 2000, the official date for Seijin Shiki was January 15th.
  4. In most countries, the New Year is celebrated on the first of January.
  5. April 23rd is the day people celebrate the birth of William Shakespeare.
  6. Tolkien Reading Day is held on the 25th of March each year.
  7. In the United States, Independence Day is also referred to as the Fourth of July.
  8. The Day of the Dead is celebrated between October 31st and November 2nd in Mexico.
  9. Hinamatsuri is a doll festival in Japan that is celebrated on the third day of March.
  1. Which items contain ordinal numbers written in an abbreviated format (cardinal number + two-letter suffix)?
  1. Which two-letter suffixes appear in the sentences?
  1. Which items contain ordinal numbers spelled out, that is, in words? What are they?

d. Which items contain the same ordinal number written in two formats? What are they?

Going further

As datas em inglês, em geral, podem ser escritas de duas formas:

Mês/dia/ano: 12/1/2020  December 1st, 2020

Dia/mês/ano: 1/12/2020  the 1st of December 2020

  • Em geral, formamos os ordinais em inglês acrescentando o sufixo -ti eidge a um numeral cardinal: 4th (fourth), 7th (seventh), 10th (tenth) etcétera
  • Os números 1, 2 e 3 possuem fórmas irregulares: 1st (first), 2nd (second), 3rd (third). Outros sofrem uma mudança maior na grafia com relação ao numeral cardinal: fífth (fífth), 12 (twelfth), 20 (twentieth) etcétera
Respostas e comentários

3. Respostas: Month: January. Festival: Seijin Shiki. Day/Period: second Monday; Month: January/February. Festival: Chinese New Year. Day/Period: between January 21 and February 20; Month: February/March. Festival: Holi. Day/Period: between the end of February and the middle of March; Month: March. Festival: Tolkien Reading Day. Day/Period: March 25; Month: April. Festival: Earth Day. Day/Period: April 22; Month: April. Festival: Shakespeare Day. Day/Period: April 23. Month: June. Festival: World Environment Day. Day/Period: June 5; Month: June. Festival: Inti Raymi. Day/Period: June 24; Month: August. Festival: Raksha Bandhan. Day/Period: August. Ver Notas.

4. a) Resposta: Items I, III, V, VI and oito.

4. b) Resposta: The suffixes -th, -rd, -st and -nd.

4. c) Resposta: Items dois (second),

4. c) Resposta: Items dois (second), quatro (first), sete (fourth)and nove (third).

4. d) Resposta: Items dois and oito (second, 2nd); quatro and oito (first, 1st).

Notas

Atividade 2

professor ou professora após o trabalho com esta atividade, sugere-se abordar criticamente o texto. Perguntas que podem ser feitas aos ou às estudantes: 1. Vocês acham que esse rito de passagem é seguido por todos ou todas os ou as jovens no Japão, como o texto parece pressupor?; 2. O que pode levar alguém a não participar desse rito de passagem?; 3. Vocês acham que todas as pessoas que o celebram o fazem por satisfação pessoal? Por quê?; 4. Vocês já tiveram que celebrar um rito de passagem apenas porque era cultural ou porque lhes foi imposto? Se sim, como se sentiram?

Atividade 3

professor ou professora como as datas festivas vistas até aqui são insuficientes para preencher todos os campos do quadro, a ideia é que os ou as estudantes o completem com datas festivas de preferência deles ou delas. Encorajar a turma a considerar eventos relacionados à própria cultura (da cidade ou comunidade, do estado ou da região). Para algumas celebrações mencionadas no Livro do Estudante, será necessário complementar as informações com o que foi apresentado no Manual do Professor.

lissenin

Traditional folk music

Pre-listening

1. Look at the pictures and discuss the questions.

Fotografia. Sequência de três pares de imagens. A um. Homens e mulheres estão de mãos dadas e dispostos em duplas. Os homens estão usando camisa, calças jeans e botas. As mulheres estão usando vestidos rodados com babados. Fotografia A dois. Bandeira dos Estados Unidos. Fotografia B três. Vista de diversas pessoas usando vestidos e saias de palha em tons de bege e marrom. Elas estão de costas e sentadas ao redor de um círculo que está desenhado no chão. Ao fundo há a Sydney Opera House, uma estrutura branca com pontas altas. Fotografia B quatro. Bandeira da Austrália. Fotografia C cinco. Três meninas adolescentes e duas crianças estão usando vestidos. Elas estão em pé, dançando com o pé direito à frente do corpo e com as mãos ao lado do corpo. Fotografia C seis. Bandeira da Irlanda.
  1. What do the pictures show? Use the country flagsglossário to help you.

b. What traditional types of dance from your country can you name? What do you know about them?

Listening

2. Listen to extracts of three different folkglossário songs and match them to the pictures in activity 1. Write the answers in your notebook.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

3. Listen to the introduction of an audio about a type of music related to one of the dance performances in activity 1. In your notebook, choose the correct options.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. The country it refers to is the United States/Australia/Ireland.
  1. The audio is about the uniqueness/history/significance of traditional music in that country.
  1. Their influence came from the nothern/ eastern/western part of Europe, including Asia and Africa.

4. Read the descriptions of some relevant parts of the audio. In your notebook, put them in the order you think the presenter covers them. Then listen to the recording again and check your predictions.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. He introduces the name of the most popular traditional musical instrument.
  1. He talks about other instruments that are also typical in this type of music.
  1. He talks about the characteristics of the most popular traditional musical instrument.
  1. He talks about what influenced this kind of music.

e. He talks about when this traditional music started.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: The pictures show dance festivals/folk dance performances that represent three different cultures: the American square dance, the Australian aboriginal dance and the Irish step dance.

As legendas das fotos foram suprimidas do Livro do Estudante para fins didáticos: a) American Square Dance, dança folclórica em fortemente associada aos Estados Unidos, Eslésvico-Holsácia, Alemanha, 2014; b) Aborígenes realizam performance em Sydney, Austrália, 2000; c) Irish Step Dance, dança folclórica irlandesa, Higham, Estados Unidos, 2017.

1. b) Respostas possíveis: Catira, maracatu, boi-bumbá, quadrilha, forró, frevo, baião, carimbó etcétera Respostas pessoais. Ver Notas.

2. a) Resposta: Extract 1.

2. b) Resposta: Extract 3.

2. c) Resposta: Extract 2.

3. a) Resposta: Ireland.

3. b) Resposta: history.

3. c) Resposta: eastern.

3. c) Resposta: vídeo. professor ou professora, se necessário, explicar aos ou às estudantes que a resposta a este item se refere ao formato mencionado no áudio (vídeo), embora eles ou elas só tenham acesso ao áudio.

4. á Resposta: 3

4. b) Resposta: 5

4. c) Resposta: 4

4. d) Resposta: 2

4. e) Resposta: 1

Listening

A seção traz um áudio sôbre a música tradicional irlandesa e trabalha as habilidades EF08LI03: construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes e EF08LI18: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros) valorizando a diversidade entre culturas).

Transcript: Tradicional folk music – Music pieces

1

[Excerpt of traditional square dance.]

TRADITIONAL Square Dance USA – I.R.M.E. (Idaho). 2015. 1 vídeo (9minutos 52segundos). Publicado pelo canal Thuiringer. Disponível em: https://oeds.link/RaxIUV. Acesso em: 8 agosto 2022.

2

[Excerpt of Irish step dance.]

IRISH Dance Group Irish Step Dancing (Riverdance), 2009. 1 vídeo (5minutos 27segundos). Publicado pelo canal fritz51286. Disponível em: https://oeds.link/X7yrbv. Acesso em: 9 agosto 2022.

3

[Excerpt of Australian aboriginal dance.]

DANCE Rites 2017 | Live at Sydney Opera House. 2017. 1 vídeo (122minutos 17segundos). Publicado pelo canal Sydney Opera House. Disponível em: https://oeds.link/iSBTMj. Acesso em: 9 agosto 2022.

Transcript: Traditional folk music – Introduction

Hey, there. I’ll make a quick video on the history of traditional Irish music. It all started when the Celts came to Ireland around the first century AD. They brought with them a strong sense of tradition, culture and music from Eastern Europe, which they had been settled in since about 500 BC. In Eastern Europe, they were influenced heavily by the cultures in Asia as well as in North Africa.

A BRIEF History on Traditional Irish Music. 2015. 1 vídeo (1minuto 39segundos). Publicado pelo canal Joseph Geraci. Disponível em: https://oeds.link/W3aLbW. Acesso em: 30 junho 2022.

Notas

Atividade 1b professor ou professora pode-se perguntar a que eventos as danças mencionadas estão associadas. Por exemplo, frevo está associado ao carnaval de Pernambuco, boi-bumbá, ao Festival de Parintins etcétera

5. Listen to the audio again and, in your notebook, complete the pieces of information using one of the alternatives.

Ícone Áudio.
  1. The Celts came to Ireland around...
    1. the first century BC.
    2. the first century AD.
  1. The Celts brought with them culture and music from...
    1. Eastern Europe.
    2. Western Europe.
  1. The Celts had been heavily influenced by the cultures in Asia and in..
    1. Central Africa.
    2. North Africa.
  1. The fiddle that the Celts used was...
    1. exactly the same as our modern violin.
    2. very different from our modern violin.
  1. The human voice...
    1. was a very important part of traditional Irish music.
    2. was a minorglossário element in traditional Irish music.

6. Besides the fiddle and the violin, five of these musical instruments below are also mentioned in the audio. Which one was not mentioned? Listen again and write its name in your notebook.

Ícone Áudio.
Fotografia. Sequência de seis imagens. a. Uma flauta transversal prateada com botões ao longo do instrumento, com uma abertura na extremidade inferior e uma abertura circular na extremidade superior. Nome em uma caixa de texto: flute. Fotografia b. Um instrumento de percussão redondo estreito com uma baqueta de ponta circular ao lado. Nome em uma caixa de texto: bodhrán. Fotografia c. Um instrumento de madeira com formato semelhante ao violino, mas com o braço sem cordas e com pedaços de madeira. Ao lado, um instrumento de madeira com formato redondo, braço fino e com cordas. Nome em uma caixa de texto: Irish bouzouki. Fotografia d. Uma harpa de madeira com cordas na posição diagonal. Nome em uma caixa de texto: harp. Fotografia e. Uma flauta doce pequena, de cor marrom-clara, com pequenos orifícios circulares no centro. Nome em uma caixa de texto: recorder. Fotografia f. Uma flauta metálica dourada com pequenos orifícios circulares no centro. Na extremidade inferior há um bocal semelhante a um apito. Nome em uma caixa de texto: tin whistle.

Post-listening

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. A voz é um aspecto muito importante na música tradicional irlandesa, pois, por meio da canção, conta-se uma história. Você acha que a voz possui essa mesma importância nas produções musicais atuais?
    1. Você se interessou por algum dos instrumentos musicais típicos da música tradicional irlandesa? Em caso afirmativo, por qual e por quê? Em caso negativo, há algum outro instrumento musical que você aprecia?
Respostas e comentários

5. a) Resposta: dois.

5. b) Resposta: um.

5. c) Resposta: dois.

5. d) Resposta: um.

5. e) Resposta: um.

Ver Notas.

6. Resposta: Irish bouzouki.

7. Respostas pessoais. Sugere-se incentivar os ou as estudantes a citar instrumentos utilizados nas músicas que eles costumam escutar.

Notas

Atividade 5 a professor ou professora se necessário, explicar que os termos ”BC“ e ”AD“ são usados para separar o calendário em duas eras diferentes: before Christ“, antes de Cristo, e ”anno domini“, expressão em latim que significa ”ano do Senhor“, usada para se referir ao período conhecido como ”depois de Cristo“ no Brasil.

Atividade 6professor ou professora se necessário, esclarecer que recorder é uma flauta doce, flute é uma flauta transversal e tin whistle é uma flauta de metal típica da música celta.

Transcript: Traditional folk music – Background

 Hey, there. I’ll make a quick video on the history of traditional Irish music. It all started when the Celts came to Ireland around the first century AD. They brought with them a strong sense of tradition, culture and music from Eastern Europe, which they had been settled in since about 500 BC. In Eastern Europe, they were influenced heavily by the cultures in Asia as well as in North Africa.

The most popular traditional Irish instrument is the harp and there is evidence to suggest that the harp started its life in Egypt. The harps that they played back then were smaller than the ones you see in a modern concert hall. They would sit on one knee and only have enough strings to make a couple of scales.

They eventually evolved into our modern concert harps, which we see today. Other instruments that they would use would be the bodhrán, which is an Irish frame drum. You hold it in your left hand and hold the beater in your right hand. They would use the fiddle, which is exactly the same as our modern violin, except musicologists use the term “fiddle” when referring to folk music. They would use the tin whistle, which is a wind instrument, kind of shaped like a recorder. It’s got six holes for you to cover with your fingers, a more shrill sound than the flute, which is gonna have a warmer sound. They usually use wooden flutes and most traditional Irish bands today are supposed to use a wooden flute as opposed to the modern metal ones. Aside from instruments, the voice was a huge part in traditional Irish music. Like much folk music from around the world, Irish music was very much about storytelling and having the voice with lyrics and words would obviously help telling a story. So that’s a very brief history on Irish music.

A BRIEF History on Traditional Irish Music. Publicado pelo canal Joseph Geraci. Excerto de áudio disponível em: https://oeds.link/W3aLbW. Acesso em: 15 março 2022.

ispíquin

A brief history of some type of folk music

Pre-speaking

  1. What do you remember from the audio in the previous section? Complete the sentences orally.
    1. It is about the history of traditional ◆ music.
    1. This type of music came to the country with an ancient people called the ◆.
    1. Some of the instruments related to this type of music are ◆.
    1. Another important element in this type of traditional music is the ◆.

Going further

A Irlanda é um país que apresenta vestígios da cultura celta, motivo pelo qual a música irlandesa é muitas vezes associada diretamente à música desse antigo povo. Na prática, a música celta está presente em outros países da Europa que também foram habitados pelos celtas, como a Escócia e o País de Gales. O termo apropriado para se referir à música folclórica da Irlanda é “música tradicional irlandesa”.

Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas e áreas verdes gramadas.
Aerial view of Limerick, Ireland, 2022.
  1. Now, you will get prepared to orally present a brief history of some type of folk music. Plan it by following these steps.
    1. Choose some type of folk/traditional music related to any English-speaking country.
    1. Search for information about it. You can use the internet, talk to your Art teacher, read books on folk music, talk to someone in your community etcétera
    1. Write the script for your presentation. Use the organization of the script from the “Listening” section as a reference:

Introduction: Hey, there./Hello, folks./Hi, everyone. I’ll make a quick presentation on the history of...

Presentation of the facts: It all started when/with/because...; Some/One of the most popular/common musical instrument/s in this type of music is/are...; Other important element/elements in this type of music is/are...; In this type of music, people usually...

Conclusion: So, that’s a very brief presentation on the history of.../So, that ends my presentation on... Thanks for watching/listening./Thanks for your time./Thank you for your attention.

  1. Keep in mind that you will use your text for an oral presentation, so avoid complicated sentences.
  1. Share your script with some classmates to get their feedback. Make any necessary adjustments.

f. Use visual aids to make your presentation clearer. These can be simple drawings of the instruments, for example. Plan to play a short piece of music to your classmates.

Respostas e comentários

1. a) Resposta: Irish.

1. b) Resposta: Celts.

1. c) Resposta: the harp, the bodhrán, the fiddle, the tin whistle and the wooden flute.

1. d) Resposta: (human) voice.

Speaking

Nesta seção, os ou as estudantes elaborarão uma apresentação sôbre a história de algum tipo de música folclórica, tendo como referência o texto oral da seção anterior. São desenvolvidas as habilidades EF08LI02: explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral, com foco nos recursos paralinguísticos, EF08LI09: avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases) e EF08LI18: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas (por meio da pesquisa que deve ser realizada para a elaboração da apresentação).

Speaking

  1. Get ready to present the information you collected to your classmates. Follow the steps.
    1. If possible, rehearse in front of a mirror. When you use the right gesturesglossário and facial expressions, you improve your presentation and your audience responds better. Body language plays an important role in communicating with people. Look at some habits you should avoid.
Ilustração/texto. Sequência de quatro quadros com números romanos. I. Folding arms. Uma silhueta humana com os braços cruzados. Ao lado, lê-se o texto: What you communicate: You are not enthusiastic about your presentation. You are not open to your audience. You are uncomfortable in the presence of your audience. Ilustração/texto II. Resting hands on hips (akimbo). Uma silhueta humana com as mãos apoiadas na cintura e as pernas afastadas. Ao lado, lê-se o texto: What you communicate: You are angry or irritated. You want to appear bigger by taking more space. You are ready for action in an authoritative way. Ilustração/texto III. Putting hands in the pockets. Uma silhueta humana com as mãos nos bolsos e as pernas afastadas. Ao lado, lê-se o texto: What you communicate: You are nervous and you want to hide it. You are uninterested in what you are doing. You are unsure of yourself. Ilustração/texto IV. Crossing legs. Uma silhueta humana em pé com o pé esquerdo apoiado sobre o pé direito. Ao lado, lê-se o texto: What you communicate: You are insecure and tense. You are unfamiliar with your audience. You are not very receptive.

foldglossário

hipglossário

What you SHOULD do then:

  • face the audience
  • make eye contact
  • move around the space
  • smile at the audience
  • speak while walking
  • stand straight
  • talk with your palms open
  • vary your gestures

b. Start your presentation.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Em sua opinião, você conseguiu usar a linguagem corporal adequadamente? Em caso negativo, você acha que pode aprimorar seu desempenho com a ajuda de colegas ou de vídeos de palestrantes profissionais?
    1. Que aprendizado relevante você obteve com as apresentações de seus ou suas colegas?
Respostas e comentários

3. Ver Notas.

4. Respostas pessoais. O objetivo é que os ou as estudantes façam uma breve autoavaliação e levantem, de maneira respeitosa e empática, aspectos que podem ser melhorados nas apresentações dos ou das colegas.

Notas

Atividade 3professor ou professora sugere-se que, com base nas quatro imagens de linguagem corporal que devem ser evitadas, sejam comentadas outras posturas que também costumam ser adotadas por estudantes durante apresentações orais na escola, como coçar a cabeça ou a orelha, brincar constantemente com objetos como caneta ou marcador, apoiar-se na mesa ou na cadeira, bater o pé no chão, estalar os dedos etcétera É muito importante que isso seja feito em um ambiente acolhedor e respeitoso, porque, em certa medida, a maioria das pessoas tem algum desses hábitos. Comentar que, em muitos casos, a pessoa realiza esses movimentos inconscientemente. Por esse motivo, é muito útil registrar em vídeo uma apresentação oral para que a pessoa possa se ver depois, pois essa “descoberta” pode encorajá-la a rever posturas não favoráveis em uma apresentação.

fóra da sala de aula

professor ou professora para que os ou as estudantes adquiram competência no uso de recursos linguísticos e paralinguísticos, em conformidade com a habilidade EF08LI02, sugere-se encorajá-los ou encorajá-las a assistir a algumas apresentações feitas por pessoas experientes. Há plataformas na internet que oferecem, gratuitamente, material em vídeo que pode ser útil. Sugere-se selecionar, primeiramente, alguns tópicos (em português ou em inglês, dependendo do perfil de cada estudante) e apresentar as possibilidades para a turma.

ráitin A scrapbook

Que tal resgatar historicamente uma data comemorativa e conhecer seu significado?

What: an informative text 

To whom: other students; the school community

Media: digital

Objective: historically rescue the meaning of a local, national or international celebration

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

1. Reveja os textos desta unidade e suas anotações. O que você aprendeu sôbre textos informativos? Quais informações acha importante registrar? Faça uma lista no caderno.

First draft

  1. Escolha uma data comemorativa local, nacional ou internacional. Busque informações sôbre ela em sáites, livros da biblioteca da escola ou da cidade e com pessoas que possam contribuir com informações sôbre o evento escolhido.
  2. Procure responder às seguintes perguntas: em qual data o evento acontece? Qual é a origem dele? Como era celebrado no passado? Como é a celebração agora? Em que local ocorre? Quais atividades são geralmente realizadas nesse dia? Qual é o perfil do público que participa desse evento? Tome notas.
  3. Organize suas respostas em parágrafos e procure usar o vocabulário aprendido nesta unidade e nas anteriores.
  4. Após terminar a primeira versão de seu texto, leia-o atenciosamente e avalie o que você produziu, verificando, por exemplo, se está adequado a seu público, se o conteúdo a ser comunicado está claro, se a organização textual está adequada para um texto informativo e se as sentenças estão bem estruturadas. Ajuste o que for necessário.
  5. Em seguida, compartilhe seu rascunho com alguns ou algumas colegas para que avaliem o texto. Avalie também o trabalho deles ou delas.

Editing

7. Revise sua produção com base nas sugestões recebidas de seus ou suas colegas, verificando a necessidade de eliminar alguma parte, acrescentar outra, reformular etcétera

Final text

8. Compartilhe sua produção em pequenos grupos. Leia o texto de seus ou suas colegas, tome notas de informações curiosas para discutir depois e registre suas dúvidas.

Post-writing

9. Agora, organizem um mural digital sôbre as datas comemorativas. Vocês podem publicar esse material em uma rede social da escola, para que as pessoas tenham acesso.

Respostas e comentários

Writing

O objetivo desta seção é trabalhar as habilidades EF08LI09: avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases), e EF08LI10: reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final, com foco na produção de textos informativos. A seção proporciona aos ou às estudantes a oportunidade de produzir um texto informativo relacionado a uma data comemorativa. Busca-se estimulá-los ou estimulá-las a se interessar pela razão por trás do evento escolhido como uma fórma de entender essas datas não apenas como dias de folga da escola, mas também pelo seu significado.

Notas

Atividade 9

professor ou professora pode-se montar um calendário para que os ou as estudantes, no dia da aula que coincidir com alguma data festiva, verifiquem, nos meios de comunicação disponíveis, como essa data está sendo comemorada em diversos lugares. Nesse momento de pós-escrita, pode-se, também, discutir as descobertas dos ou das estudantes, abordar as razões que explicam o desinteresse das pessoas em conhecer a história dessas datas e debater a existência de fins comerciais e políticos na instituição dessas datas, entre outras possibilidades.

Peace culture

O objetivo desta seção é apresentar aos ou às estudantes uma festividade muito comum no Japão, que também é celebrada nas comunidades japonesas no Brasil.

Atividade 2

os ou as estudantes devem escolher uma árvore e, nela, pendurar pedaços de papéis com seus desejos. É possível trabalhar o conteúdo linguístico desses desejos em sala de aula (como o uso de “wish” e/ou “would like”).

Vale mencionar que no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo (São Paulo), ocorrem comemorações de Tanabata Matsuri todos os anos. As ruas e árvores do bairro ficam decoradas com os papéis coloridos.

pici cãltchur

Make a wish – It’s Tanabata!

The 7th day of the 7th month. There is something quite poetic in the choice of celebration on this particular day. But in the case of Japan, this day refers only to one thing: Tanabata.

Tanabata is a celebration which occurs every year in Japan. It is associated with people of all ages making a wish, writing it on colorful strips of paper (tanzaku) and tying them to a bamboo tree. […]

The biggest Tanabata celebration in Kanto area, which includes Tokyo, is in Hiratsuka. […] People from all over Japan come and admire the ornamental decorations on the mainglossário streets of the city, sample delicious food and enjoy the day.

BUSETTO, Arielle. Make a wish – It’s Tanabata!. Japan Forward, 11julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/ph9dEh. Acesso em: 23 maio 2022.

  1. Is there a similar celebration like Tanabata in Brazil?
  2. If you could create your own Tanabata tree, what would it look like? What would you write?
  3. In your school space or surroundings, find a tree that is going to pay tribute to Tanabata. Write your wishes on colorful pieces of paper and tie them to branches of that tree.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 3 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

ler textos informativos sobre datas comemorativas...

compreender o uso do present simple...

compreender os meses em inglês...

compreender o uso dos numerais ordinais...

compreender um áudio sobre a história da música tradicional irlandesa...

fazer uma apresentação sobre a história de uma música tradicional/folclórica...

escrever um texto informativo...

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. os ou as estudantes podem mencionar, por exemplo, a similaridade entre os desejos feitos no Tanabata e os costumeiramente realizados no Brasil, em aniversários, quando aniversariantes fazem pedidos ao cortar o bolo, e no Réveillon, com bons desejos para o ano que se iniciará.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Resposta pessoal. os ou as estudantes devem escolher uma árvore e, nela, pendurar papeizinhos com seus desejos.

Self-check. Respostas pessoais. Ver Notas.

Self-check

professor ou professora espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar em quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sôbre como pode melhorar o próprio aprendizado e como pode auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora para cada item do “Self-check”, há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade. Sugere-se aos ou às estudantes:

  • buscar outros textos sôbre datas comemorativas para compartilhar com os ou as colegas;
  • rever as informações na seção “Language in use 1” e no apêndice “Language reference in context”. Pode-se sugerir aos ou às estudantes que escrevam outros parágrafos nos moldes do que foi sugerido no “Acompanhando a aprendizagem” da seção “Language in use 1” desta unidade;
  • criar, no caderno, uma lista de aniversário da turma para praticar a escrita dos meses, por exemplo: Carlos – May 11th; Maria – martch fãrstetcétera;
  • ler com atenção a parte do apêndice “Language reference in context” que apresenta as regras de formação dos numerais ordinais. A elaboração do calendário sugerida no item “c” também auxiliará os ou as estudantes nessa prática;
  • acessar o linque de onde o áudio da seção “Listening” foi extraído e reproduzir o áudio com velocidade reduzida. Para tanto, clicar no ícone de engrenagem (configurações/detalhes), no canto inferior direito do pleier , e escolher a velocidade de reprodução desejada;
  • que uma nova apresentação a partir das dificuldades que sentiram na primeira, buscando corrigi-las;
  • criar parágrafos curtos sôbre outras datas comemorativas ao redor do mundo para praticar a escrita.

Glossário

windmill
– moinho de vento
Voltar para o texto
fortress
– fortaleza
Voltar para o texto
powder
– pó
Voltar para o texto
audience
– público
Voltar para o texto
riotous
– desenfreado/a; tumultuoso/a
Voltar para o texto
let go of
– soltar; libertar
Voltar para o texto
douse
– ensopar
Voltar para o texto
hue
– matiz; tom
Voltar para o texto
root
– raiz
Voltar para o texto
villain
– vilão, vilã
Voltar para o texto
rule
– governar
Voltar para o texto
downfall
– queda; ruína
Voltar para o texto
host
– sediar
Voltar para o texto
required
– exigido/a; obrigatório/a
Voltar para o texto
copper
– cobre
Voltar para o texto
lead
– chumbo
Voltar para o texto
shine
– brilho
Voltar para o texto
engine oil
– óleo de motor
Voltar para o texto
report
– relatório
Voltar para o texto
burning
– queimadura
Voltar para o texto
chemicals
– produtos químicos
Voltar para o texto
spread
– difundir; espalhar
Voltar para o texto
bright
– brilhante; alegre
Voltar para o texto
harmful
– nocivo/a; prejudicial
Voltar para o texto
tie
– amarrar
Voltar para o texto
buzz
– zumbido; rumor
Voltar para o texto
rely on
– confiar em
Voltar para o texto
cutlery
– talher
Voltar para o texto
hazardous
– arriscado/a; perigoso/a
Voltar para o texto
decay
– decompor
Voltar para o texto
rally
– manifestação
Voltar para o texto
parade
– desfile; marcha
Voltar para o texto
provide
– fornecer
Voltar para o texto
rite of passage
– rito de passagem/iniciação
Voltar para o texto
holiday
– feriado; período de festas
Voltar para o texto
clue
– dica; pista
Voltar para o texto
attend
– comparecer
Voltar para o texto
flag
– bandeira
Voltar para o texto
folk
– folclórico/a
Voltar para o texto
minor
– menor; secundário/a
Voltar para o texto
gesture
– gesto
Voltar para o texto
fold
– dobrar; cruzar
Voltar para o texto
hip
– quadril
Voltar para o texto
main
 – principal
Voltar para o texto