iuniti fórárti

1

Fotografia. Escultura de bronze de diversas crianças em pé e sentadas à beira de um rio. Algumas estão saltando para dentro do rio.
First Generation, bronze sculpture by Chong Fah Cheong, 2000. Singapore River bank, Singapore, 2020.

2

Pintura. Autorretrato de Vincent van Gogh. O pintor tem olhos verdes e barba ruiva. Ele está com um chapéu cinza claro, camisa branca e um casaco marrom. Ele está virado para frente com os olhos ligeiramente virados para a direita. O fundo da pintura é azul.
Vincent van Gogh. Self-portrait, cêrca de1887. Oil on Canvas, 42 cm × 34 cm. Rijksmuseum, Amsterdam, Netherlands.

3

Fotografia. Museu de Arte de São Paulo. Um prédio cinza e vermelho em formato retangular na horizontal com janelas em vidro transparente.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, architected by Lina Bo Bardi, 1947, São Paulo, Brazil, 2021.

4

Fotografia. Tirada em preto e branco. Uma foca está nos olhando. Ela está com a boca aberta e a cabeça inclinada para o lado. Atrás dela há outra foca e, ao fundo, há diversos pinguins e outras aves. O terreno é pedregoso e ao fundo há montanhas escuras com neve. O céu tem nuvens cinzas.
Southern Elephant Seal Calves, Saint Andrew’s Bay, South Georgia (2009), by Sebastião Salgado. Photograph, 61 cm × 88.9 cm. London, England.

5

Fotografia. Arco de Titus, um arco em tons de bege com ornamentos esculpidos em pedra.
Arch of Titus (AD 82). Architecture, 15.4 métrospor 13.5 métros Palatium. Rome, Italy, 2020.
Respostas e comentários

Unit 4

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade

A unidade propõe-se a desenvolver as competências gerais 1, 2, 3, 4, 6 e 9 e a competência específica de Língua Inglesa 6, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade

ê éfe zero oito éle ih zero um / ê éfe zero oito éle ih zero três / ê éfe zero oito éle ih zero quatro / ê éfe zero oito éle ih zero cinco / ê éfe zero oito éle ih zero sete / ê éfe zero oito éle ih zero nove / ê éfe zero oito éle ih um zero / ê éfe zero oito éle ih um um / ê éfe zero oito éle ih um cinco / ê éfe zero oito éle ih um oito

Objetivos da unidade

A unidade aborda a arte em suas diversas fórmas, como a pintura, a fotografia, a instalação artística, a arquitetura e a escultura. Ao relacionar manifestações artísticas aos contextos em que foram produzidas, o material aborda o multiculturalismo, um tema contemporâneo transversal (TCT). Com relação ao conceito de Educação para a Paz, tem por objetivo levar os ou as estudantes a refletir sôbre o papel transformador e libertador que a arte pode assumir e busca fazê-los ou fazê-las perceber como podem utilizar a arte para interagir com a sociedade. Quanto aos aspectos linguísticos, a unidade apresenta a fórma comparativa na língua inglesa; em relação ao vocabulário, trata da arte e suas diferentes manifestações.

First interactions

A seção busca despertar o olhar dos ou das estudantes para diferentes tipos de manifestações artísticas, como a pintura, a arquitetura, a escultura e a fotografia. Visa, ainda, levar a turma a perceber a presença da arte no seu dia a dia.

Objetivos

  • Compreender e empregar a fórma comparativa.
  • Compreender audioguias com descrições de obras de arte.
  • Compreender textos sôbre obras de arte.
  • Descrever e comparar obras de arte.
  • Desenvolver a fruição estética.
  • Reconhecer diferentes fórmas de arte, especialmente as artes plásticas e visuais.
  • Refletir sôbre o papel da arte como agente de mudança do mundo.

fãrsti interéquitchions

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Observe as imagens. O que elas têm em comum?
    1. Descreva a escultura apresentada na imagem 1. Como a obra interage com o espaço à sua volta? Na sua opinião, que mensagem o artista parece desejar passar ao público?
    1. Observe a imagem 2. Trata-se de uma obra chamada Self-Portrait with Grey Felt Hat, um autorretrato feito pelo pintor víncent van gógui em 1887. Como você imagina que o artista pintou essa tela? Na sua opinião, por que Van Gogh desejou ilustrar a si mesmo? Você acha que ele buscou retratar a realidade ou tentou criar uma realidade alternativa ao retratar a si mesmo?
    1. Você conhece o edifício da imagem 3? Onde ele fica? Em que locais da cidade em que você vive é possível entrar em contato com diferentes manifestações artísticas?
    1. Observe a imagem 4. O que estava acontecendo no momento da captura da fotografia? O que chama a sua atenção na obra?
    1. Observe a imagem 5, que mostra o Arco de Tito, construído no século primeiro em Roma, Itália. Você já viu esse monumento ou algum outro parecido com ele? Existem monumentos na cidade ou região em que você vive? Em caso afirmativo, você conhece a história deles?
Vinheta de seção. Silhueta de dois rostos.

agients ófi tchengi

Na sua opinião, como a arte é capaz de mudar ou afetar o mundo ao seu redor? Existe algo que o ou a incomoda no mundo ou na sua cidade e que você gostaria de mudar? Como você poderia encorajar essa mudança utilizando a arte como ferramenta? Qual fórma de arte você usaria: desenho, escultura, pintura, fotografia ou outra? Por quê?

Respostas e comentários

1. a) Resposta possível: As imagens estão relacionadas a diferentes áreas do universo da arte: pintura, fotografia, escultura e arquitetura.

1. b) Respostas possíveis: As crianças parecem estar brincando à margem de um rio, mergulhando e empurrando umas às outras para a água. A imagem pode ser familiar a muitas pessoas que podem ter se divertido de maneira semelhante durante sua infância. A escultura parece se misturar à paisagem do local, sendo possível até mesmo ser confundida com crianças reais caso seja visualizada à distância. Respostas pessoais. Ver Notas.

1. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. d) Respostas possíveis: Trata-se do Museu de Arte de São Paulo (Masp), localizado na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo (SP). O próprio prédio do museu é uma obra arquitetônica artística. Respostas pessoais. Ver Notas.

1. e) Respostas possíveis: A fotografia registra vários animais reunidos na Geórgia do Sul, em especial dois leões-marinhos, que encaram a lente do artista como se estivessem “posando” para a fotografia. Respostas pessoais. Ver Notas.

1. f) Respostas pessoais. Ver Notas.

Agents of change. Ver Notas.

Notas

Atividade 1b professor ou professora, sugere-se permitir que os ou as estudantes compartilhem suas percepções ao verem a obra e digam se ela lhes provocou estranheza, desconforto, alegria, nostalgia ou riso. Pedir a eles ou elas que justifiquem suas respostas.

c professor ou professora, debater com os ou as estudantes sôbre como eles ou elas imaginam que o artista incluiu tantos detalhes no próprio retrato. Pode-se informar à turma que o pintor produziu variados autorretratos durante a sua carreira; sugere-se incentivar os ou as estudantes a levantar hipóteses sôbre os motivos que levam um artista a autorretratar-se. É possível encontrar mais informações sôbre o autor e sua obra no site Van Gogh Museum, disponível em: https://oeds.link/mYFn8Q (acesso em: 21 abril 2022). Pode-se, com base nos autorretratos do pintor, compor uma atividade interdisciplinar com o componente curricular Arte.

d professor ou professora, sugere-se explorar a questão da arte de rua, por exemplo, e não apenas a arte presente em museus, com o objetivo de levar os ou as estudantes a enxergar arte no mundo ao seu redor, ainda que em fórmas e linguagens diferentes.

e professor ou professorasugere-se que a imagem seja observada à luz do projeto Genesis, de Sebastião Salgado, que buscou registrar lugares “isolados”, que passaram por pouca interferência humana, ao redor do mundo (como a ilha da Geórgia do Sul, no Atlântico Sul, a mais de 2 700 quilômetros da costa da Argentina, onde a foto foi capturada), a fim de incentivar o público a valorizar a natureza.

f professor ou professora, pode ser interessante mencionar que o monumento serviu de inspiração e modelo para obras de todo o mundo, como o Arco do Triunfo (inaugurado em 1836), em Paris, na França. Sugere-se pedir aos ou às estudantes que citem monumentos e outras obras da cidade ou região em que vivem.

Agents of change

professor ou professora, sugere-se incentivar os ou as estudantes a perceber que a arte pode agir na realidade de uma comunidade e a refletir sôbre como eles ou elas podem utilizá-la para fazer a diferença no local em que vivem.

fóra da sala de aula

professor ou professora sugerir aos ou às estudantes que assistam ao filme Com amor, Van Gogh (classificação indicativa: 12 anos), que retrata parte da vida do artista. A produção do filme contou com cêrca de 100 artistas na representação da história de Van Gogh, utilizando técnicas de pintura semelhantes às dele.

 Informações adicionais

Chong Fah Cheong: escultor nascido em 1946, em Singapura. Conhecido por representar, em suas esculturas, a vida das pessoas de seu país.

Vincent van Gogh (1853-1890): pintor holandês considerado um dos maiores artistas pós-impressionistas.

Sebastião Salgado: fotógrafo brasileiro nascido em Aimorés Minas Gerais, em 1944. Reconhecido internacionalmente, recebeu diversos prêmios, principalmente na área humanitária, por suas fotografias.

rídin

Informational text about artwork

Pre-reading

  1. Discuss the questions with your classmates.
    1. Você tem o hábito de tirar fotos? O que costuma registrar? Que expressão facial você costuma fazer ao posar para uma fotografia? Qual sentimento você geralmente deseja transmitir nas fotos que tira?
    1. Na sua opinião, por que as pessoas têm o costume de tirar fotos? Qual é a finalidade das imagens, ou seja, o que as pessoas fazem com elas e ou ou onde as armazenam ou guardam?
    1. Na sua opinião, como se faz uma boa foto?
    1. Quais são as diferenças entre fotografias do dia a dia, tiradas para compartilhamento nas redes sociais, e imagens profissionais, registradas por fotógrafos?
  2. Look at the pictures in activity 3 and complete the sentences in your notebook. Then discuss your choices with your classmates.
    1. Based on the first two pictures, we can assume that text 1 is going to be about…
      1. povertyglossário .
      2. school.
      3. childhood.
      4. fódógrafi.
      5. war and migration.
    1. Look at the pictures in text 2. We can assume that the installation is about…
      1. architecture.
      2. urbanization.
      3. migration.
      4. the relationship between the environment and humans.
      5. housing.

Reading

3. Now read the two texts. Then check the appropriate options in your notebook.

téquist uán

Art

Children of War

They have no home, sometimes no parents, and their future is hazardous. But Sebastião Salgado’s photographs capture them in a moment of peace.

Around half the world’s 50 million refugeesglossário are children under the age of 18, according to recent figures published by the United Nations High Commission for Refugees. Forced away from their homes – and in many cases, their parents – by war or civil unrest, they live in appallingglossário conditions in camps and orphanages, where they are vulnerable to disease and recruitment as soldiers.

Sebastião Salgado, who has spent decades photographing migrant populations around the world, says that while it is clearly children who suffer most from being displacedglossário , they rarely show it. […] It is invariably children who approach him first, smiling and waving, crowding to get into the picture. […] “Wherever I went, I was surrounded. Finally, I said to them, ‘I’m going to sit here. If you want me to take a picture of you, line up.’”

Fotografia. Preto e branco. Dois meninos olhando para a câmera em frente a uma parede rústica. O mais velho está em pé e tem um quase sorriso na boca. Ele veste uma camisa de manga comprida xadrez. Vemos ele dos quadris para cima. Ele segura no colo uma criança menor que está com as pernas abertas encaixando-se na cintura do mais velho enquanto descansa a mão esquerda no seu peito. A criança tem os cabelos cursos encaracolados e veste um vestido de mangas compridas xadrez.
Fotografia. Preto e branco. Um menino negro de olhos claros e cabelo curto vestindo shorts e camisa de manga comprida lisos está sentada em um banco formado por varas cilíndricas. Ela apoia as duas mãos nessa estrutura e olha para a câmera. No fundo há uma parede com riscos brancos.

Taking them on their own, ratherglossário than in an excitable crowd, Salgado caught something of each child’s personality. The pictures were calmer, and more candidglossário for it. “For a brief moment,” he says, “they were able to say ‘I am’.” [...]

CHILDREN of War. The Guardian, 1º fevereiro 2003. Disponível em: https://oeds.link/LjoQh5. Acesso em: 21 abril 2022.

Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais. O objetivo é que os ou as estudantes percebam que a fotografia, muitas vezes utilizada como fórma de expressão artística, está presente no cotidiano deles/delas.

1. b) Respostas possíveis: As fotografias podem ter diversas finalidades, pois a pessoa que faz os registros pode guardá-las, compartilhá-las com pessoas próximas, em álbuns, ou com pessoas mais distantes, nas redes sociais, entre outras fórmas.

1. c) Respostas pessoais. Sugere-se observar se os ou as estudantes consideram que para fazer uma boa foto é necessário ter conhecimento de técnicas de fotografia.

1. d) Respostas possíveis: Geralmente as imagens profissionais demandam mais técnica e cuidado por parte de quem está fazendo os registros e, em muitos casos, mais tentativas, a fim de se conseguir a imagem desejada. Já as fotografias do dia a dia costumam não exigir tanta técnica. A finalidade dessas imagens também pode ser diferente: as fotografias do dia a dia podem servir para divertimento, compartilhamento de bons momentos com pessoas próximas para o registro de viagens a lugares especiais; já as fotografias profissionais podem ter o intuito de causar reflexão, provocar certos sentimentos em quem observa etcétera

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Ver Notas.

Reading

A seção traz textos informativos sôbre dois artistas e suas obras. O primeiro, sôbre Sebastião Salgado, conta a história por trás do projeto, em que o artista fotografou diversas crianças em situação de refúgio pelo mundo. Já o segundo fala sôbre Leandro Erlich e sua intervenção artística na Alemanha, por meio da qual busca levar o público a refletir sôbre a relação da arquitetura com o ambiente e os seres vivos. A seção tem por objetivo trabalhar a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero cinco: inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos, e, parcialmente, a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero sete: explorar ambientes virtuais e ou ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa, com foco no patrimônio artístico.

 Informações adicionais

Leandro Erlich: artista argentino nascido em 1973. Viveu nos Estados Unidos e na França por alguns anos. Suas obras são expostas em galerias e em bienais ao redor do mundo.

Notas

Atividade 2professor ou professora, pode ser interessante solicitar aos ou às estudantes que justifiquem suas respostas, visto que, por serem previsões e hipóteses, não há respostas fechadas – desde que com a devida justificativa. A intenção da atividade é permitir que eles ou elas criem suas hipóteses e as confirmem posteriormente.

Atividade 3professor ou professora informar aos ou às estudantes que Sebastião Salgado é representante especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e doou as imagens que produziu em regiões de conflito à fundação, em apoio ao movimento Changing the world with children”. Para conhecer as imagens, sugerimos acessar a página do projeto:

UNICEF. tchéndgin de uorld with tchildren. abre colchetesem local: s. n.]. Disponível em: https://oeds.link/mYFn8Q. Acesso em: 8 agosto. 2022.

 Informações adicionais

Sugere-se, também, propor para a turma uma pesquisa interdisciplinar com Arte e História sôbre outros artistas que se envolvem na produção de arte em tempos de guerra e de conflitos, com vistas a identificar: a) objetivos para a produção dessa arte; b) temáticas envolvidas; c) regiões territoriais representadas; d) fórmas de a Arte responder à guerra; d) produtos finais artísticos; e) fórmas como são divulgadas essas artes. O intuito é levar os ou as estudantes a refletir sôbre a arte como criação humana que não envolve apenas técnicas, mas que se configura como instrumento social de comunicação.

Para trabalhar essa atividade, sugere-se lançar mão de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, bem como seminários em grupos. É importante que a pesquisa leveos ou as estudantes a elaborar um produto final que possa ser compartilhado com a comunidade escolar. Para utilizar a língua inglesa nessa atividade, uma sugestão é a de solicitar aos ou às estudantes que escrevam frases ou pequenos textos que reúnam informações da pesquisa que realizaram. Alguns conteúdos que podem ser úteis:

  • A arte e a guerra se fundem na Ucrânia. Estado de Minas – Internacional. Disponível em: https://oeds.link/MK3iJe.
  • Como o mundo da arte está respondendo à invasão russa na Ucrânia. Casa Vogue. O Globo. Disponível em: https://oeds.link/g94BPC. Acessos em: 21 abr. 2022.

téquist tchú

Reprodução de página da internet.  A parte superior tem os seguintes links: PROJECTS, NEWS, ARTICLES, PRODUCTS, INTERVIEWS, COMPETITIONS, EVENTS, CLASSICS, MORE.

An Entire House is “Pulledglossário by the Roots” in Leandro Erlich’s Latest Exhibitionglossário

Fotografia. A imagem mostra um quarteirão com casas e prédios de baixa estatura. Ao centro há um guindaste içando uma casa quadrada com paredes e telhado inteira. Atravessando o chão da construção, vêem-se raízes longas saindo de toda a extensão do chão. O céu está azul e quase sem nuvens.
Fotografia. A imagem mostra uma casa quadrada de dois andares, quatro janelas na parte da frente e duas janelas de sótão suspensa no ar. Atravessando o seu chão, vêem-se raízes longas saindo de toda a extensão da casa. O céu está nublado. Abaixo da casa e ao fundo pode-se ver outros prédios.

Argentine artist Leandro Erlich has created “Pulled by the Roots” – a massive construction craneglossário carrying an entire house mid-air over the Karlsruhe Market Place in Karlsruhe, Germany. With a root system danglingglossário from beneath it, the house takes its title literally.

[…] By utilizing a crane in his intervention, Erlich turns this common construction tool into a piece of art and entertainment for passers-byglossário who at first may “think that the crane driver has made a mistake.”

The project also looks at the relationship of architecture and development with the earth. By divorcing the house from the ground and revealing an organic relationship, Erlich created a novel perspective. […] As our society and planet change constantly, this piece reminds usglossário that an organic element is vital to our survival, and that our culture is inextricably linked with nature.

AN ENTIRE House is “Pulled by the Roots” in Leandro Erlich’s Latest Exhibition. ArchDaily, 2015. Disponível em: https://oeds.link/caQIHc. Acesso em: 14 fevereiro 2022.

  1. According to text 1, in which context were the photographs taken?
    1. In the middle of a war.
    2. In a natural catastrophe situation.
    3. In a refugee situation.
  1. According to text 1, why aren’t the children together in the pictures?
    1. Because the children were photographed with their families and some of them are alone.
    2. Because when they are alone, it is possible to capture more of each child’s personality.
    3. Because they asked for privacy so that they could express their emotions more freelyglossário .
  1. Which is the contrast mentioned by Salgado when it comes to these children?
    1. They suffer a lot, but they do not show their feelings as adults do.
    2. They are going through difficult times, but they are still always happy.
    3. They like cameras, but they do not want to be photographed.
Respostas e comentários

3. a) três

3. b) dois

3. c) um

  • A arte e a guerra se fundem na Ucrânia. Estado de Minas Internacional. Disponível em: https://oeds.link/DkP23u.
  • Como o mundo da arte está respondendo à invasão russa na Ucrânia. Casa Vogue. O Globo. Disponível em: https://oeds.link/Cp9n7m.

Acessos em: 21 abril 2022.

Informações adicionais

professor ou professora, sugere-se apresentar aos ou às estudantes os tours virtuais indicados a seguir. É possível incentivar a turma a refletir sôbre pontos positivos e ou ou negativos de exposições virtuais. Pode ser citado o acesso à arte por um maior número de pessoas (uma vez que pode-se fruir uma arte por meio de plataformas digitais, utilizando-se o computador, o tablet ou até mesmo o celular), bem como pedir que reflitam se a experiência de fruição virtual é a mesma da presencial.

Outros tours virtuais possíveis:

  • Museu Oscar Niemáier (Curitiba, Paraná), disponível em: https://oeds.link/H9czJV;
  • Museu Casa de Portinari (Brodowski, São Paulo), disponível em: https://oeds.link/pPzr2c;
  • Museu Nacional de História Natural Smithsonian (WashingtonDí Cí, Estados Unidos da América), disponível em: https://oeds.link/cMesYj;
  • Museu do Lúvri (Paris, França), disponível em: https://oeds.link/mYFn8Q;
  • Capela Sistina (Cidade do Vaticano), disponível em: https://oeds.link/DkP23u;
  • Museu Metropolitano de Arte (Nova iórque, EUA), disponível em: https://oeds.link/Cp9n7m;
  • ánni frenki rause (Amsterdã, Holanda), disponível em: https://oeds.link/H9czJV;
  • shimein árt miusíãm (Matsue, Japão), disponível em: https://oeds.link/pPzr2c;
  • Galeria de Nairobi (Nairobi, Quênia), disponível em: https://oeds.link/cMesYj.

(Acessos em: 21 abril 2022.)

  1. In text 2, what is the relation between the installation and the title Pulled by the Roots?
    1. The title refers to the deforestationglossário due to the construction of the neighborhood.
    2. The title refers to the woodglossário that was used for the construction of the house.
    3. The title refers to the visible roots from the house, which is being “pulled” by the crane.
  1. According to text 2, what kind of discussion does the artist want to bring up with his installation?
    1. A reflection on the relation between architecture and the organic world.
    2. A reflection on the fun of pulling a house by its roots.
    3. A reflection on the risk of building houses in an environmentally protected area.

Going further

Do you know anything about Sebastião Salgado or Leandro Erlich? Do a research on them and their artwork and share your findings with your classmates.

  1. According to text 1, how do kids react when they see Sebastião Salgado?
  2. Read text 2. According to the second paragraph, what kind of reaction may people have when they first see the installation in the air?

Going further

Going online

Visit art museums online and choose the one that you liked best. Then check which kinds of art it exhibits, research which features its website presents and find out if there is accessibility to the museum and its collections. Share your findings with your classmates. If possible, invite your friends and family members to visit the museum as well and ask them to tell you what they think of it. Then share their impressions with your classmates.

Post-reading

6. Discuss these questions with your classmates.

a Observe novamente as imagens de Sebastião Salgado na seção “Reading” e na abertura da unidade. Na sua opinião, por que o artista registra suas fotografias em preto e branco?

  1. Para você, as crianças fotografadas por Salgado ganharam algo ao participar de seu projeto? O quê? Justifique.
  1. Na sua opinião, para quais propósitos a arte pode ser utilizada? Por quê?
  1. Em quais fórmas e lugares você considera que a arte pode ser encontrada? Explique.

7. Answer the questions according to your opinion. Compare your answers with your classmates.

Qual obra você considerou mais...

  1. técnica?
  1. emotiva?
  1. trabalhosa?
  1. divertida?

e. crítica?

Respostas e comentários

3. d) três

3. e) um

Going further. Ver Notas.

4. They approach him smiling and waving, crowding to get into the pictures he is taking.

5. They may think that the crane driver has made a mistake.

Going further. Ver Notas.

6. Respostas pessoais. Ver Notas.

7. Respostas pessoais. Ver Notas.

Going further

professor ou professora recomenda-se, ao encaminhar a pesquisa sôbre Sebastião Salgado, mencionar um projeto socioambiental do fotógrafo brasileiro: o Instituto Terra, que mostra como o artista não apenas registra paisagens naturais e pessoas, mas também busca conscientizar sôbre o cuidado daquilo que retrata em suas obras. Além disso, sugere-se citar a Casa de Espelhos (Dalston House), de Leandro Erlich, instalação em que era possível interagir com uma casa por meio de espelhos, criando a ilusão de andar por suas paredes.

  • Instituto Terra, disponível em: https://oeds.link/cMesYj.
  • BARATTO, R. dásltôn raus: uma intervenção urbana que modifica as dimensões espaciais do público. arquidêili, 2013. Disponível em: https://oeds.link/E5tDko.

Acessos em: 21 abril 2022.

Going further

professor ou professora, sugere-se que os ou as estudantes visitem sites de museus de arte – tanto do Brasil como do exterior – e conheçam seu acervo, além de buscar informações que indiquem se esses museus têm acessibilidade para pessoas com deficiência, como descrições em áudio sôbre o acervo. Esta pode ser uma preparação para a pesquisa sugerida no segundo boxe “Going further” da página 68.

Notas

Atividade 6

a professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes mencionem quais efeitos podem ser causados por fotografias coloridas e quais são provocados por imagens em preto e branco. É possível que mencionem, por exemplo, que as imagens em preto e branco realçam a dramaticidade dos elementos presentes na fotografia, o que pode não chamar a atenção em uma foto colorida.

b professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes mencionem, por exemplo, o fato de as crianças aparentemente ganharem individualidade e se sentirem “enxergadas” como seres humanos únicos, e não como um grupo descaracterizado.

c professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes men­cio­nem, com base na leitura dos dois textos, alguns objetivos, como o entretenimento, a denúncia, a reflexão e a apreciação. A ideia é que percebam que a arte pode ser pensada com múltiplos propósitos, ainda que o propósito principal seja a fruição estética.

lenguage in iusi uon

Comparative adjectives

1. In pairs, read the comic strip and the cartoon and choose the most appropriate options in your notebook. There is more than one appropriate option in each item. Then share your opinion about the two texts with your classmate.

téquist uán

História em quadrinhos. Composta em sete quadros.
Quadro um: Lê-se o título do quadrinho em letras vermelhas e azuis: FRANK AND ERNEST.
Quadro dois: Um homem de nariz redondo, olhos pequenos, boca fina entreaberta, corpo redondo, usando camiseta amarela, casaco verde e calças azuis. Ele está olhando para a direita com os dois braços abertos. À direita, uma voz diz: ERNIE! WHERE HAVE YOU BEEN?
Quadro três: Ernest ou Ernie, o homem de nariz redondo e camiseta amarela, está com os dois braços abertos olhando para a direita e responde: I GOT IN A FIGHT WITH THE ART DIRECTOR. HE VOWED REVENGE! À direita, Frank, um homem de nariz redondo e largo, bigode, cabeça oval, usando chapéu cinza e casaco vermelho está olhando para Ernest.
Quadro quatro: Frank, o homem de bigode e casaco vermelho, está sorrindo com os braços abertos; suas mãos estão verdes e com dedos grudados. Ele responde: YOU THINK HE’LL CHANGE OUR APPEARANCE? DON’T BE RIDICULOUS... HE’S A PROFESSIONAL! À esquerda, Ernest olha para ele com os olhos arregalados.
Quadro cinco: Frank está com as pernas verdes, agachado no chão e com as mãos verdes abertas. Ele explica: HE COULD LOSE HIS JOB IF HE MESSED WITH US. À esquerda, Ernest olha para suas mãos, que também estão ficando verdes, pequenas e com dedos grudados.
Quadro seis: Ernest e Frank estão com as pernas verdes dobradas no chão, os braços e as mãos verdes com os dedos grudados. Frank diz: AFTER ALL, WE’RE THE STARS!
Quadro sete: Ernest e Frank viraram sapos verdes com bolinhas amarelas. Eles estão agachados sobre plantas em um rio. Ao redor há plantas. À esquerda, Ernest está com a boca aberta e diz: RIBBIT. À direita, Frank está com a boca aberta e a língua de fora e diz: NEXT TIME PICK A FIGHT WITH A WRITER – THEY’RE MORE SENSITIVE.
frénk end êrnst, comic strip by Bob Thaves, 2001.

téquist tchú

Cartum. À esquerda, na parede, há uma placa na qual se lê THE THINKER. No centro, há uma estátua de um homem sem roupa, de cabelo curto, sentado sobre uma pedra, com o queixo apoiado na mão direita e o cotovelo direito apoiado sobre a coxa. Ele pensa: IT WOULD’VE BEEN A LOT MORE FUN TO BE THE DANCER.
Frank and Ernest, comic strip by Bob Thaves, 1998.
  1. According to text 1, it is possible to say that...
    1. the comic strip’s art director understood Ernie and forgaveglossário him.
    2. the comic strip’s art director wanted to get revengeglossário on Ernie and his friend.
    3. Ernie argued with the comic strip’s writer.
    4. Ernie and his friend were protected from the art director’s revenge because they are the stars of the comic strip.
    5. at first, Ernie’s friend does not believe that the art director is going to take revenge.
  1. According to text 2, it is possible to say that...
    1. the statue does not seem to be comfortable in that position.
    2. the statue is incapable of thinking.
    3. the statue feels fulfilledglossário and happy.
    4. the statue seems to be bored.
    5. the statue seems to want to move around.
Respostas e comentários

1. a) II, V.

1. b) I, IV, V.

Notas

Atividade 6 d professor ou professora espera-se que os ou as estudantes notem que a arte pode ser encontrada em outros locais além de museus e galerias, como nas ruas e em festas regionais.

Atividade 7professor ou professora, ao lidar com esta atividade, enfatizar que não existem respostas fechadas para ela, visto que dependerão da percepção de cada estudante. Sugere-se aproveitar a atividade para fazer a ligação com o tópico gramatical que será abordado na seção seguinte: a comparação. Caso julgue relevante, anotar, no quadro, os adjetivos usados pelos ou pelas estudantes para comparar cada obra, e, após a explicação gramatical sôbre a fórma comparativa, retomar os adjetivos, a fim de que os exemplos dos ou das estudantes sejam utilizados na aula.

Language in use 1

A seção busca desenvolver a habilidade ê éfe zero oito éle ih um cinco: utilizar, de modo inteligível, as fórmas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades, com foco nas fórmas comparativas. Dessa maneira, busca permitir que os ou as estudantes façam comparações diversas de obras de arte e emitam opiniões sôbre elas.

Notas

professor ou professora, ao lidar com o text 2, convém pedir aos ou às estudantes que façam uma pesquisa sôbre a escultura de Auguste Rodin, The Thinker ou O pensador, em português. Criada em 1880, a escultura em bronze originalmente chamava-se The Poet (“o poeta”) e fazia menção à obra literária A divina comédia, de Dante Alighieri, poeta e escritor italiano. Solicitar que observem o título da escultura e o balão de pensamento ao lado dela no cartum. Pedir à turma que pense em uma explicação para o possível efeito de humor do cartum e reflita sôbre ele.os ou as estudantes poderão mencionar que o pensamento atribuído à estátua por meio do balão é razoável para um ser chamado “o pensador” e que o humor decorre do fato de que esse ser, na posição em que se encontra, deseja, racionalmente, estar em outra posição, fazendo outra atividade, como dançar, por exemplo. É possível que os ou as estudantes mencionem que o cartum parece afirmar que pensar pode não ser tão divertido ou confortável, o que se pode perceber ao ver a estátua, que pensa, refletindo sôbre sua própria existência, ou seja, cumprindo – ao menos teoricamente – sua essência.

 Informações adicionais

Auguste Rodin (1840-1917): escultor francês.

  1. Read texts 1 and 2 again. Then complete the statements about each one of them in your notebook.
    1. téquisti espaço para resposta compares one situation to another.
    1. téquisti espaço para resposta compares one professional to another.
    1. In the comic strip, the adjective used to make the comparison is espaço para resposta.
    1. In the cartoon, the adjective used to make the comparison is espaço para resposta.
  2. In your notebook, complete the sentences according to the comic strip and the cartoon from activity 1. Use the words in the box. Then discuss: do you agree with these sentences? Why?

art directors“the dancer”“the thinker”writers

  1. espaço para resposta are more sensitiveglossário dén espaço para resposta.
  1. Being espaço para resposta is more fun than being espaço para resposta.

4. Reread the excerpt from the text Children of War, about Sebastião Salgado’s photography. Check the appropriate options in your notebook. There may be more than one appropriate answer.

“The pictures were calmer, and more candid for it.”

  1. Which are the adjectives in this sentence?
    1. Piquitchãr
    2. calm
    3. candid
  1. The comparative is formed by adding -er to short adjectives, such as espaço para resposta.
    1. Piquitchãr
    2. calm
    3. candid
  1. The comparative is formed by adding the word mórbefore long adjectives, such as espaço para resposta.
    1. Piquitchãr
    2. calm
    3. candid

5. Now read the cartoons and write (true) or éf (false) in your notebook.

téquist uán

Cartum. Um homem de cabelo penteado para trás, usando camisa, calça e sapato, está em pé, com a boca aberta e o dedo indicador da mão direita levantado, apontando para uma obra de arte que está pendurada na parede atrás dele. Ao lado há um homem de cabelo curto, usando terno, de boca fechada. Ele está segurando uma folha de papel na direção do primeiro homem. Abaixo, lê-se: ‘’His painting is actually better than it looks...’’
“His painting is actually better than it looks...”

Comic strip by Jim Naylor.

téquist tchú

Cartum. Uma mulher de cabelo loiro, cacheado e curto, usando um vestido amarelo, está andando na rua. À frente do seu rosto ela segura uma placa com a imagem de seu rosto sorrindo. Ao lado, uma mulher de cabelo cacheado castanho e curto, usando um vestido vermelho, está com o cenho franzido. Ela segura à frente do rosto uma placa com a imagem de seu rosto sorrindo. Ao lado, um homem usando roupa azul e chapéu também segura à frente de seu rosto uma placa com a imagem de seu rosto sorrindo. Abaixo, lê-se o texto: A lot of folks find digitally enhanced photos easier than having cosmetic work.
A lot of folks find digitally enhanced photos easier than having cosmetic work.

Comic strip by Jim Naylor.

  1. In the first cartoon, the visitor loves the artist’s paintingsglossário .
  1. In the first cartoon, the host tries to justify the artist’s poor work.
  1. In the second cartoon, people are having a lot of cosmetic surgeries.

d. People in the second cartoon are using their digitally-enhanced photos as a way to try to look better.

Respostas e comentários

2. a) 2.

2. b) 1.

2. c) “sensitive”.

2. d) “fun”.

3. Respostas pessoais. os ou as estudantes poderão completar as sentenças de acordo com as próprias opiniões.

3. a) Writers/ art directors.

3. b) “the dancer”/ “the thinker”.

4. Ver Notas.

4. a) II e III.

4. b) dois.

4. c) três.

5. a) F.

5. b) T.

5. c) F.

5. d) T.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, caso julgue relevante, sugere-se praticar a pronúncia das fórmas comparativas em língua inglesa. Pedir aos ou às estudantes que selecionem alguns adjetivos e os pronunciem com a adição do sufixo -er (ou suas adaptações: -ier, -r). Após terem feito essa atividade, perguntar a eles ou elas se tiveram alguma dificuldade ao pronunciar uma das fórmas de algum dos adjetivos. Sugerem-se alguns adjetivos que podem ser usados nesta atividade: hot (“quente”), smart (“inteligente”) e tall (“alto”), por exemplo. Adicionam-se à lista adjetivos irregulares, além de good (“bom”), bad (“ruim” ou “mal”), respectivamente better e worse na fórma comparativa.

Notas

Atividade 4professor ou professora, ao trabalhar essa atividade, sugere-se relembrar comos ou as estudantes que a divisão de sílabas em língua inglesa ocorre de maneira diferente daquela feita em língua portuguesa. Convém explicar o que seria considerado um adjetivo curto ou longo em inglês, pois esse conceito pode variar de acordo com a pronúncia de cada palavra. A fim de não deixar os ou as estudantes confusos ou confusas ou preocupá-los ou preocupá-las demais com aspectos gramaticais que podem ser complexos para eles ou elas nesse momento, sugere-se abordar a questão apenas superficialmente, evitando maiores aprofundamentos – sem, contudo, deixar de sanar eventuais dúvidas.

6. Now, in your notebook, complete the chart with the adjectives in the box.

calmcandideasyfungoodsensitive

Ícone. NOTEBOOK.
Comparative form

I. short adjective + -er

II. more + long adjective

III. more + short adjective

IV. irregular

Going further

Fun não segue a regra geral para adjetivos curtos e, por isso, sua fórma comparativa costuma ser more fun e não funner.Good também é uma exceção e sua fórma comparativa é better.

  1. Look at the chart from activity 6 again. Then answer the questions in your notebook.
    1. What usually happens to most one-syllable or two-syllable adjectives when they are used in their comparative form?
    1. What happens to adjectives ending in uáiwhen they are used in their comparative form and we add -err to them?
    1. What usually happens to adjectives with two syllables or more when they are used in their comparative form?
    1. Which adjectives from the chart in activity 6 are exceptions to these rules?

Going further

Para comparar duas coisas que estão em grau de igualdade, utiliza-se as + adjective + as. Por exemplo: Vincent van Gogh is as talented as Auguste Rodin.

  1. Now read the second cartoon from activity 5 again (text 2). Then discuss the questions with your classmates.
    1. Quem aparece nas fotografias que as pessoas estão segurando?
    1. De acordo com o cartum, o que houve com as fotografias que estão sendo exibidas?
    1. Algumas pessoas consideram que usar esse tipo de imagem é mais fácil do que tomar uma outra atitude mencionada pela tirinha. Qual é essa atitude?
    1. Qual adjetivo é utilizado para fazer a comparação entre as duas atitudes? Que palavra é utilizada junto ao adjetivo para completar a ideia de comparação?
    1. Em sua opinião, o cartum está fazendo uma crítica? Justifique.
Respostas e comentários

6. um. calm/easy; dois. candid/sensitive; três. fun; quatro. good.

Going further. Ver Notas.

7. a) Resposta possível: We add -er to the adjective.

7. b) Resposta possível: We change the y to i before adding the ending to the adjective.

7. c) Resposta possível: We use more before the adjective.

7. d) Respostas possíveis: Fun is an exception because it has just one syllable, but is combined with more to express the comparative form. Good is an exception because its comparative is not formed only by adding -er; it is irregular.

8. Ver Notas.

8. a) Resposta possível: Elas mesmas. As pessoas das fotografias e as pessoas que as seguram são as mesmas.

8. b) Resposta possível: As fotografias foram digitalmente manipuladas e editadas, sugerindo que as pessoas que as estão segurando desejam parecer mais bonitas em público.

8. c) Resposta possível: Segundo a tirinha, muitas pessoas acham que é mais fácil editar fotografias de si mesmas do que realizar algum tipo de intervenção estética para mudar a aparência.

8. d) Resposta possível: O adjetivo utilizado para fazer a comparação é easy (easier, na fórma comparativa), seguido por than, que completa a ideia comparativa entre os dois termos.

8. e) Respostas pessoais. professor ou professora espera-se que os ou as estudantes percebam que o cartum parece usar a ironia para criticar o hábito de modificar as fotografias pessoais até o ponto em que elas não representem mais a pessoa que foi fotografada.

Notas

Atividade 8professor ou professora, sugere-se, ao trabalhar esta atividade, perguntar aos ou às estudantes se costumam manipular imagens por meio de programas ou aplicativos e por qual motivo. eles ou elas podem afirmar que costumam editar fotografias de si mesmos ou mesmas a fim de modificar a própria aparência, removendo pequenas imperfeições, como se fossem corrigidas com maquiagem; os ou as estudantes que não alteram suas fotos podem afirmar que não o fazem por não desejarem deixá-las artificiais, por exemplo. Durante essa discussão, sugere-se fortalecer a autoestima dos ou das estudantes.

 Going further

professor ou professora o objetivo é apontar os dois casos especiais de formação de comparativos na atividade 6: more fun e better. Convém explicar que o adjetivo fun, em sua origem, era classificado apenas como substantivo (“diversão”) e, por isso, não costuma seguir a regra geral para os adjetivos.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora para praticar a fórmacomparativa, pode-se pedir aos ou às estudantes que falem ou escrevam sôbre canções, filmes e ou ou seriados, como: “Song X is longer than Y.” ou “This TV series is more interesting than that one.”. A fim de facilitar a produção, sugere-se escrever no quadro alguns adjetivos trabalhados ao longo da seção para que os ou as estudantes possam fazer uso deles ao criar suas comparações. Então, pode haver uma breve discussão com a turma sôbre as comparações feitas pelos ou pelas estudantes, permitindo-lhes discordar ou adicionar outros aspectos que julguem relevantes. Sugere-se mostrar como criar frases comparativas utilizando less, que significa “menos”. Por exemplo: “That movie is less violent than that TV series”.

lenguage in iusi tchu

Kinds of art

1. Look at the pictures. Then name each kind of art in your notebook. Use the words in the box to help you. Answer in your notebook.

craftglossário danceinstallationmosaicpaintingsculpturetheater

I. espaço para resposta

Fotografia. Um peixe branco, vermelho e laranja formado por pequenas peças coladas umas às outras.

II. espaço para resposta

Fotografia. Três pequenos bonecos tradicionais brasileiros. Os três usam chapéus do tipo cangaceiro. O primeiro boneco segura um triângulo, o segundo segura uma sanfona e o terceiro segura um instrumento de percussão com uma baqueta. Atrás deles há outros bonecos semelhantes.

III. espaço para resposta

Fotografia. Diversas pessoas sobre um palco usando roupas tradicionais portuguesas e segurando bandeiras. À frente do palco há uma rampa pela qual algumas pessoas estão descendo. À frente da rampa, no nível do chão, há pessoas sem camisa e com saias indígenas. Algumas delas usam cocar.

IV. espaço para resposta

Fotografia. Três pessoas olhando crânios humanos brancos gigantes empilhados uns sobre os outros no chão.
Respostas e comentários

1. professor ou professora as legendas de obras de arte foram retiradas das imagens para possibilitar a realização da atividade sem fornecer as respostas. Informações sôbre as obras estão no Manual do Professor. Ver Notas.

1. um. mosaic.

1. dois. craft.

1. três. theater.

1. quatro. installation.

Language in use 2

A seção apresenta e retoma o vocabulário relacionado a diferentes tipos de arte, buscando trabalhar a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero um: fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas, visto que propõe que os ou as estudantes opinem sôbre algumas obras de arte específicas e utilizem a língua inglesa de fórma apropriada para explicar seu ponto de vista caso este não seja compreendido. Além disso, a seção também trabalha a habilidade ê éfe zero oito éle ih um oito: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outras), valorizando a diversidade entre culturas).

Notas

Atividade 1professor ou professora, após a realização da atividade, sugere-se fornecer mais informações sôbre algumas das imagens apresentadas: a imagem um mostra um mosaico do artista brasileiro Otavio Oods [s. d.]; a imagem dois é de objetos feitos por artistas de Caruaru, cidade de Pernambuco (2020); a imagem três apresenta uma encenação da fundação da Vila de São Vicente, em São Vicente, SP, 2020; a imagem quatro mostra instalação artística pelo artista australiano Ron Mueck, em Melbourne, na Austrália, em 2018; a imagem cinco retrata uma apresentação de carimbó em Santarém, no Pará (2019); a imagem seis mostra a estátua da escritora Clarice Lispector, do artista Demétrio Albuquerque, que fica na Praça Maciel Pinheiro, em Recife; e, por fim, a imagem sete apresenta a obra A estudante (1915-1916), de Anita Malfatti, óleo sôbre tela, 76,5 pôr 61 pôr 2 centímetros, que está exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, SP.

V. espaço para resposta

Fotografia. Diversos casais. As mulheres usam saias e seguram a saia com uma das mãos para dar um efeito rodado. Um dos homens segura com a mão direita um chapéu acima da cabeça e está com a outra mão atrás do corpo. O outro homem está com um braço esticado e olhando na direção de sua parceira.

VI. espaço para resposta

Fotografia. Um busto de bronze de uma mulher de cabelo comprido usando um colar de pérolas.

VII. espaço para resposta

Pintura. Um retrato de uma mulher com uma blusa amarela com detalhes verdes, rosas e roxos. No rosto a mulher tem detalhes em vermelho. Ela tem um semblante triste com olheiras fundas em tons de vermelho. Ela está sentada em uma cadeira. O fundo tem tons roxos e verdes.
  1. Look at the pieces of art in activity 1 and discuss these questions in pairs.
    1. What kinds of art do you like? Do you have a favorite kind of art?
    1. Which kinds of art are new to you? Would you like to know more about them? Why?
    1. In your opinion, which kinds of art represented in the pictures could make a difference in your community? Why?
Respostas e comentários

1. V. dance.

1. VI. sculpture.

1.VII. painting.

2. Respostas pessoais. Sugere-se perguntar aos ou às estudantes se eles já estudaram, no componente curricular Arte, alguma das produções mencionadas na atividade 1.

 Informações adicionais

Ron Mueck: escultor australiano nascido em 1958 e conhecido por suas obras hiper-realistas.

Demétrio Albuquerque: arquiteto e escultor brasileiro, nascido em 1961.

Anita Malfatti (1889-1964): pintora, desenhista e ilustradora, foi precursora da estética modernista no Brasil e teve papel importante na Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, em 1922.

fóra da sala de aula

professor ou professora, pode-se propor aos ou às estudantes que pesquisem a relação entre a Arte e a Matemática. Alguns exemplos de assuntos que podem ser sugeridos na pesquisa são:

1. Padrões geométricos comuns nos tipos de decoração não figurativa na arte islâmica – as contribuições de matemáticos, astrônomos e cientistas islâmicos foram fundamentais para a criação desse estilo único;

2. Presença da Matemática no Renascentismo, como em obras de Leonardo da Vinci – se possível, sugerir que pesquisem a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, buscando relações entre elas e a arte.

A atividade pode ser realizada de fórma interdisciplinar com Matemática e o resultado das pesquisas deve ser compartilhado com a comunidade escolar e postado no blog da turma.

3. Look at these works of art and their reinterpretations. Then, in pairs, use the words in the box to compare them according to your opinion.

curiousdarkglossário delicatedramaticimpressiveglossário interestinglightsadglossário shocking

a.

Pintura. Um homem de traços finos, usando um lenço na cabeça, está sentado a uma mesa, com a cabeça, o tronco e o braço direito caídos para o seu lado direito. Ele segura uma pena com a mão direita, que está próxima do chão. Sobre a mesa há um papel, que ele segura com a mão esquerda. O fundo tem tons escuros.
The Death of Marat (1793), by Jacques-Louis David. Oil on canvas, 162 cm × 128 centímetros. Oldmasters Museum, Brussels, Belgium.
Colagem. Um homem com um pano na cabeça está sentado a uma mesa com a cabeça, o tronco e o braço direito caídos para o seu lado direito. Ele segura uma pena com a mão direita, que está próxima do chão. O braço esquerdo está esticado sobre a mesa. Ao redor dele, compondo o fundo, há diversas peças de lixo, embalagens, e entulhos.
Marat-Sebastião (2008), by Vik Muniz. Digital C-print, 76.7 cm × 59.7 centímetros. Museum of Arts and Design, New York, United States.

b.

Pintura. Um homem de cabeça oval, com roupa escura, está em pé sobre uma ponte marrom e vermelha, com uma mão a cada lado da cabeça, os olhos arregalados e a boca aberta. Ao fundo, em linhas onduladas, vê-se o pôr-do-sol em tons de vermelho e um rio em tons de azul.
The Scream (1893), by Edvard Munch. 91 cm × 73.5 centímetros.National Gallery and Munch Museum, Oslo, Norway.
Colagem. Um homem de cabeça oval, com roupa escura, com uma mão a cada lado da cabeça, os olhos e a boca abertos. Ele está em pé sobre uma ponte bege com tons de azul. Ao fundo há linhas onduladas texturizadas em tons de bege e marrom.
Homageglossário to the Scream (2006), by Mark Langan. Cardboard, 71 cm × 78 centímetros. Private collection.

Useful language

Quando uma pessoa expressa sua opinião, pode haver mal-entendidos que precisam ser explicados ou justificados. Algumas expressões que você pode usar nessas situações são:

What do you mean?

I’m sorry, I didn’t understand. Can you explain that again, please?

Why do you think so?

mean…

What I want to say is…

Respostas e comentários

3. Respostas pessoais. Ver Notas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, quando considerar apropriado, antes ou após as atividades da seção Listening”, sugere-se conversar com os ou as estudantes sôbre o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei norteº 13.146/2015), que define o conceito de acessibilidade e garante os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a lei, os espaços, os serviços e as instalações abertos ao público devem ser acessíveis para todas as pessoas. A acessibilidade por audiodescrição também é prevista pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essas informações podem, também, embasar a pesquisa proposta no segundo boxe “Going further” da página 68.

Jacques-Louis David (1748-1825): pintor neoclássico francês.

Vik Muniz: artista brasileiro nascido em 1961, conhecido por utilizar materiais diferentes em suas obras, como alimentos, objetos descartáveis e lixo.

Edvard Munch (1863-1944): pintor expressionista norueguês.

Mark Langan [s. d.]dois pontos artista estadunidense que utiliza caixas de papelão como matéria-prima para suas obras.

Notas

Atividade 3professor ou professoraesta atividade pode ser usada como um preparo para a escrita proposta na seção Writing”. Espera-se que os ou as estudantes utilizem a fórma comparativa dos adjetivos para expressar opiniões e que se baseiem no boxe “Useful language”, caso necessitem explicar melhor uma ideia, justificar uma opinião ou solucionar um mal-entendido.

lissenin

Audio guides in museums

Pre-listening

1. Look at the painting and talk about it with your classmates.

Pintura. Uma mulher de cabelo preto penteado para trás, usando um vestido rosa, está deitada em um campo de grama, apoiando-se sobre as mãos. Ela está olhando para o fundo, onde há um campo extenso e três casas.
  1. Have you ever seen this painting? Do you know who created it?
  1. Take a closer look at the painting. What seems to be happening? Describe the painting in your notebook.
  1. Did you like the painting? What grabed your attention? Did it make you curious or uncomfortable? Justify your answers.

2. Now work in pairs. Look at the painting again. Did you both have the same impressions of the painting? Do you have any idea of when it was painted? Try to guess the artist and the painting names.

Listening

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Listen to the first part of an audio guide from MoMA (The Museum of Modern Art), in New York, in the United States. After listening to it, answer the questions in your notebook.
    1. How do you think the person who is describing the painting feels about it? Do you think it is a good or bad feeling?
    1. According to her, it is possible to say that
      1. there’s only one way to view the painting.
      2. the painting could be viewed in different levels.
Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Now listen to the second part of the audio guide. Then, mark in your notebook if the options are (true), éf (false) or en (not mentioned).
    1. Andrew Wyeth is the artist name.
    2. The woman portrayedglossário in the painting was the artist’s neighbor.
    3. Andrew Wyeth is 40 years old.
    4. The painting is called Christina´s world.
    5. Andrew Wyeth didn’t know the woman portrayed in the painting.
Respostas e comentários

1. a) Respostas pessoais. Ver Notas.

1. b) Resposta possível: There is a woman lying on the grass and looking at a house in the distance.

1. c) Respostas pessoais. Sugere-se incentivar os ou as estudantes a descreverem o que sentiram ao ver a obra.

2. Ver Notas.

3. a) Resposta possível: She has good feelings about the painting.

3. b) dois

4. um T; dois T; três N; quatro T; cinco F; seis T; sete F; oito N.

Listening

A seção traz um audioguia com a descrição da obra Christina’s World (1948), de Andrew Wyeth, que é parte do acervo do MoMA (The Museum of Modern Art), localizado em Nova York, nos Estados Unidos, e conta com audiodescrição que a explica e contextualiza. A seção tem como objetivo trabalhar as habilidades EF08LI03: construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes e EF08LI07: explorar ambientes virtuais e ou ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa, com foco no patrimônio artístico.

professor ou professora, a obra de arte desta página não apresenta legenda no Livro do Estudante para queos ou as estudantes possam realizar as atividades sem obter as respostas por meio das legendas.

Notas

Atividade 1 a professor ou professora, caso os ou as estudantes não conheçam o autor da obra, informar que se trata de Andrew Wyeth.

Atividade 2professor ou professora, solicitar aos ou às estudantes que confiram suas respostas – que até aqui são apenas hipóteses – após a atividade 3.

 Informações adicionais

Andrew Wyeth (1917-2009): pintor estadunidense realista, que tinha como principais temas de interesse as pessoas e paisagens de sua terra natal, no estado da Pensilvânia.

Transcript: Audio guides in museums – The painting

... This painting is called Christina´s world, it´s by an artist named Andrew Wyeth that was done in the late 40s. It could be viewed in a lot of different levels. When I first saw it before I knew some of the story behind it I thought of it as a sort of idyllic fantasy scene of a young girl in a field with some picturesque farm buildings in the distance.

ENTERING “Christina’s World” – Andrew Wyeth – UNIQLO ARTSPEAKS. 2021. 1 vídeo (4minutos 12segundos). Publicado pelo canal The Museum of Modern Art. Disponível em: https://oeds.link/7HVkAM. Acesso em: 30 junho 2022.

Transcript: Audio guides in museums – More about the painting

It was inspired by Andrew Wyeth´s neighbor, Christina Olson. She and her brother lived on a farmstead that was not far from Andrew´s summer house. She experienced a neuro degenerative disease... among the impact of this disease were that she lost the ability to walk… by the time she was in her late 20s.

ENTERING “Christina’s World” – Andrew Wyeth – UNIQLO ARTSPEAKS. 2021. 1 vídeo (4minutos 12segundos). Publicado pelo canal The Museum of Modern Art. Disponível em: https://oeds.link/7HVkAM. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. There’s a story behind the painting.
  2. Christina lost the ability to walk by the time she was in her late 40’s.
  3. The house which appears in the background belongedglossário to the artist.
Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Listen to the audio again and answer the questions in your notebook.
    1. Who was Andrew Wyeth’s inspiration for the painting?
    1. According to the audio, Andrew Wyeth had a summer house. Who lived in a farmstead close to Andrew’s house?
    1. According to the audio, what was one of the impacts of Christina’s neuro degenerative disease?
    1. According to the audio, when did Christina lose the ability to walk?
    1. Compare your first impressions of the painting, in activity 1, with the information you listened.

Post-listening

  1. Read the questions and discuss them in small groups. Then talk about your answers with your classmates and your teacher.
    1. Qual foi a sua interpretação da pintura, na primeira vez que você a viu? O que mais chamou a sua atenção na obra de Andrew Wyeth?
    1. Na sua opinião, qual seria a expressão facial de Christina na obra Christina’s World?Justifique.
    1. A descrição em áudio sôbreChristina’s World facilitou sua compreensão sôbre a obra? Por quê?
    1. Você conhece alguma outra obra esteticamente semelhante a essa ou que tenha despertado em você as mesmas sensações? Se sim, qual?

Going further

To find out more about this and other works of art displayed at MoMA (The Museum of Modern Art), search and access the museum website. Explore its collection (click on “Art and artists” and then on “The Collection”) and its audio guides (click on “Arts and artists” and then on “Audio”). The museum has works of art by artists from all around the world and it is possible to explore pieces by English-speaking artists on “Artists”.

Going further

In your opinion, are museums accessible to people with disabilities, such as visually impairedglossário people? Do an online research in English about accessibility resources in museums around the world and in Brazil. Look for reliable sites with answers to your questions. If possible, do a presentation about the accessibility resources available in some museums or about other pieces of information about accessibility in museums.

Respostas e comentários

5. Ver Notas.

5. a) Christina Olson, his neighbor.

5. b) Christina and her brother.

5. c) She lost her ability to walk.

5. d) By the time she was in her late 20s.

5. e) Respostas pessoais.

6. Respostas pessoais.

Notas

Atividade 5professor ou professora, sugere-se reproduzir novamente o áudio após a conferência das respostas da atividade, a fim de possibilitar que os ou as estudantes reconheçam mais detalhes mencionados sôbre a obra. Recomenda-se enfatizar que o objetivo da atividade é permitir que, primeiramente, identifiquem somente informações necessárias para a realização da tarefa. Após a confirmação das respostas pelo/pela professor/a, espera-se que a turma reconheça os trechos mencionados no áudio, que será reproduzido novamente.

ispíquin

Creating an audio guide

Pre-speaking

  1. You have just listened to two parts of an audio guide from a museum describing a painting. How important can they be for museum visitors?
  2. Do you have a favorite piece of art? Select at least one. If you don’t have one, do a research in order to find one that you can describe in an audio guide. Take a look at the kinds of art mentioned in the “Language in use 2” section in order to help you. Work in pairs.
  3. Which information do you think should be mentioned when describing a piece of art for museum visitors? Name at least 4 of them.

Speaking

  1. Now you are going to describe the piece of art you have selected. Work in pairs and follow the instructions.
    1. Do a research in English on the work of art that you and your partner have chosen and look for further facts about it, especially about the details related to your answers in activity 3. Take notes on the information you might find interesting.
    1. What other details in this artwork are important and should be mentioned? What did you find interesting? What may your classmates not know about this work of art? Is there any detail that should be highlighted in your description?
    1. Write a brief script to help you. If possible, practice your presentation with your partner, rehearse your sentences and check if there is anything that should be improved.
    1. If possible, record your presentation in order to make a description audio guide like the ones in the “Listening” section. You can use a cell phone — in this case, make sure you record the description in a quiet place. If you can’t record it, present it in person to your classmates. Try to print a picture of the work of art you and your partner have chosen so that your classmates can observe it and enjoy it. Create a poster or a slide with pictures and keywords to help you during your presentation.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como foi criar uma descrição para a obra de arte que você e seu ou sua colega selecionaram? Você considera que foi uma obra fácil ou difícil de descrever? Justifique.
    1. Em sua opinião, os detalhes mencionados foram relevantes para a descrição da obra? Quais poderiam ser eliminados? Quais poderiam ser adicionados?
    1. Você considera que compreendeu melhor as obras de arte selecionadas por seus ou suas colegas depois da descrição que eles ou elas fizeram? Quais fatos foram interessantes para você? Quais obras chamaram mais sua atenção? Por quê?

Useful language

The painting/sculpture is called…

It was painted/sculpted by…

Look at…

There is/There are…

Respostas e comentários

1. Resposta possível: muitos ou muitas visitantes de museus podem portar deficiências, como a visual. Nesses casos a descrição auditiva permite que eles ou elas tenham acesso a informações sôbre as obras de arte expostas. Além disso, é possível que algumas pessoas tenham interesse em explicações mais detalhadas sôbre uma obra para apreciá-las melhor, compreender seu contexto e seu significado e observar seus detalhes, por exemplo.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Respostas pessoais. É possível que os ou as estudantes mencionem características como quem produziu a obra, a época em que isso ocorreu, as técnicas e as cores utilizadas.

5. Respostas pessoais. Sugere-se incentivar os ou as estudantes a mencionarem aspectos positivos e aspectos que podem ser melhorados em uma próxima atividade de speaking.

Speaking

Esta seção tem por objetivo orientaros ou as estudantes a elaborar, em áudio ou vídeo, um guia com descrições sôbre uma obra a ser escolhida por cada um ou uma deles/delas. Assim, cumpre parcialmente a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero quatro: utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar, comunicar ou falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades, considerando apenas os recursos e o repertório para informar sôbre uma obra de arte. Paralelamente, espera-se que a atividade possibilite a cada estudante conhecer um pouco mais sôbre uma obra de arte que já tenha chamado a sua atenção e que possa lhe despertar ainda mais o interesse por diferentes manifestações artísticas. É importante fomentar o respeito ao gosto pessoal, à personalidade e à opinião dos ou das colegas.

Notas

Atividade 2professor ou professora pode ser interessante sugerir aos ou às estudantes que pesquisem também críticas e explicações sôbre as obras que mais despertaram seu interesse. Dessa fórma, poderão sentir-se mais seguros ou seguras para descrevê-las e emitir opiniões sôbre elas – ainda que sejam divergentes daquelas que encontraram na internet. Ressaltar, inclusive, que não deverão desrespeitar as próprias impressões acerca das obras.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora se julgar relevante para a produção dos ou das estudantes, recomenda-se que ou­çam novamente os áudios sôbre a obra Christina’s world (na seção “Listening”) e, então, localizem os trechos mencionados pelo narrador, conforme as orientações dadas por ele. Ao término da atividade, pedir que comentem se acham que a descrição permitiria que eles ou elas com­preendessem a obra caso tivessem deficiência visual e o porquê. Caso haja alguém com deficiência visual na sala de aula, recomenda-se deixá-lo ou deixá-la à vontade para compartilhar ou não suas experiências com recursos de acessibilidade.

Writing Comparing art

Que tal criar um texto comparando duas obras de arte para uma exposição?

What: an informative text comparing works of art

To whom: other students; the school community

Media: digital

Objective: compare two works of art

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Você vai escrever um texto que vai acompanhar duas obras em uma exposição de arte da escola. Reflita sôbre quais informações possivelmente estão presentes nesse tipo de texto. Lembre-se das informações presentes no audioguia da seção lissenin e tome notas.
  2. Volte à seção “Language in use 2” e reveja as releituras de obras famosas. Então, faça uma pesquisa para encontrar releituras de outras obras de arte famosas. Escolha uma e pesquise informações sôbre a obra original e sua releitura, como autores, data e local em que as obras foram criadas etcétera

First draft

  1. Observe as obras selecionadas. Quais contrastes entre elas chamam a atenção? Quais adjetivos poderiam ser utilizados para descrever essas diferenças? Em um dicionário bilíngue, busque as palavras que gostaria de utilizar, mas que ainda não conhece, e tome nota sôbre elas.
  2. Faça uma breve revisão sôbre a fórma comparativa apresentada nesta unidade. Então, no caderno, escreva frases comparativas sôbre as duas obras.
  3. Utilize essas frases e as informações discutidas no item 1 para escrever o rascunho do texto que acompanhará as duas obras na exposição.

Editing

  1. Organizem-se em duplas e leiam o texto do ou da colega, dando sugestões de melhoria. Depois, faça eventuais alterações em seu texto, de acordo com os comentários dele ou dela. Considere se o texto cumpre o objetivo proposto, se está adequado ao público da escola, se está organizado, legível e de acordo com a norma-padrão.
  2. Releia sua versão e observe se é necessário fazer córtes, acrescentar informações ou corrigir informações erradas.
  3. Imprima as obras de arte analisadas.

Final text

9. Nas redes sociais da turma ou da escola, publique o texto e as imagens das obras de arte nele comparadas.

Post-writing

10. Observe as obras de arte selecionadas por seus colegas e leia os textos descritivos. Quais releituras foram mais interessantes? Quais textos ajudaram a compreender melhor as duas obras?

Respostas e comentários

Writing

A seção busca permitir que os ou as estudantes façam a própria análise de duas obras de arte escolhidas por eles ou elas e, então, comparem-nas em uma exposição para a turma. Espera-se, aqui, que tenham autonomia para emitir as próprias opiniões sôbre diferentes tipos de manifestações artísticas com os próprios gostos e opiniões. O objetivo desta seção é desenvolver as habilidades ê éfe zero oito éle ih zero nove (avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação [finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases]), ê éfe zero oito éle ih um zero (reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final) e parcialmente a habilidade ê éfe zero oito éle ih um um (produzir textos [comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros], com o uso de estratégias de escrita [planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final], apontando sonhos e projetos para o futuro [pessoal, da família, da comunidade ou do planeta]) quando propõe a produção de texto com uso de estratégias de escrita.

 Informações adicionais

Christo Vladimirov Javacheff (1935-2020): artista plástico búlgaro, conhecido por “embrulhar” monumentos artísticos.

Jeanne-Claude Denat de Guillebon (1935-2009): artista marroquina. Na França, com seu companheiro Christo Vladimirov Javacheff, criou obras de arte voláteis utilizando grandes obras de arte ao ar livre.

Peace culture

professor ou professora, o artista em questão tem uma série de exposições envolvendo o embrulho de monumentos ou grandes elementos, como árvores. O objetivo da proposta é promover a discussão entreos ou as estudantes quanto à definição de arte. É interessante perguntar a eles ou elas se esse tipo de criação pode ser entendido como arte e por quê.

Na atividade 2, é possível iniciar uma discussão sôbre o que significa embrulhar ou esconder um objeto de grande relevância para eles ou elas. Isso pode ser feito em grupos, para que a discussão entre os ou as estudantes seja estimulada. Também é possível fazer uma exibição desses elementos na escola, e cada grupo pode explicar aos colegas o que foi embrulhado e, na visão deles ou delas, o que isso significa.

pici cãltchur

Fotografia. O Arco do Triunfo embrulhado em um material cinza-azulado.
Artistic intervention by Christo and Jeanne-Claude, Paris, France, 2021.

L’Arc de Triomphe, Wrapped, a temporary artwork for Paris, was on view for 16 days from Saturday, September 18, to Sunday, October 3, 2021. reticências The Arc de Triomphe was wrapped in 25,000 square meters of recyclable polypropylene fabric in silvery blue, and with 3,000 meters of red rope.

In 1961, three years after they met in Paris, Christo and Jeanne-Claude began creating works of art in public spaces. One of their projects was to wrap a public building. When he arrived in Paris, Christo rented a small room near the Arc de Triomphe and had been attracted by the monument ever since. In 1962, he made a photomontage of the Arc de Triomphe wrapped, seen from the Avenue Foch and, in 1988, a collage. 60 years later, the project was finally concretized.

L’ARC de Triomphe, Wrapped. Gallery Delaive. Disponível em: https://oeds.link/nOTrSx. Acesso em: 2 julho 2022.

  1. Do you think this can be considered a form of art? Justify your answer.
  2. In your opinion, what was the artist’s intention in wrapping the monument?
  3. Choose an object that is very important to you and wrap it (use any kind of paper you want). Explain the meaning of that for you and, then, put your object on display along with everyone else’s.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 4 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Ícone. NOTEBOOK.

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

ler textos sobre obras de arte...

compreender e utilizar o comparativo...

identificar palavras em inglês relacionadas às artes plásticas e visuais...

compreender audioguias com a descrição de obras de arte...

opinar sobre artes plásticas e visuais...

descrever e comparar obras de arte...

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais.

2. Resposta pessoal.

3. Respostas pessoais.

Self-check. Respostas pessoais. Ver Notas.

Self-check

professor ou professora espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar em quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sôbre como pode melhorar o próprio aprendizado e como pode auxiliar os ou as colegas. Após o preenchimento do quadro apresentado, sugere-se incentivar que os ou as estudantes reflitam sôbre as questões: O que posso fazer para reduzir a dificuldade nos itens em que escolhi a última alternativa; Como posso ajudar meus ou minhas colegas em relação aos itens com os quais tive facilidade?

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, para cada item do “Self-check” há uma sugestão de encaminhamento de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade.

Sugere-se aos estudantes:

  • reler textos da unidade e, se necessário, buscar outros textos relacionados à arte, como descrições de pinturas e esculturas, a fim de praticar as habilidades de leitura e compreensão de texto;
  • rever as explicações sôbre a fórma comparativa na unidade e na seção “Language reference in context”;
  • reler as atividades da seção “Language in use 2” e, também, explorar o vocabulário em textos sôbre arte na internet ou em livros e revistas da biblioteca da escola, por exemplo;
  • ouvir os áudios novamente e acompanhar por meio da transcrição;
  • escolher outra obra de arte e elaborar uma descrição sôbre ela. É importante que façam uma pesquisa antes de escrever sôbre a obra, para que possam sentir segurança para realizar tal tarefa. Então, pedir que apresentem a obra para grupos pequenos de colegas;
  • analisar e descrever novamente as mesmas obras de arte selecionadas para que, dessa vez, identifiquem o que pode ter causado dificuldade na realização da tarefa, como falta de conhecimento sôbre as obras ou falta de vocabulário relacionado ao tema.

bí en eigientchi ófi tchéngi Units 3 and 4  Art for peace

1. Look at the pictures. What elements do they have in common?

1

Fotografia. Cartazes colados em um muro. Os cartazes têm um fundo bege e contêm textos em cor preta. Neles, lê-se MAIS AMOR POR FAVOR e ESCUTA SEU CORAÇÃO.
Mais amor por favor, street art by Brazilian artist Ygor Marotta in Torres Vedras, Portugal, 2017.

2

Fotografia. Detalhe do muro decorado com pinturas coloridas. No muro, lê-se IT'S TIME FOR A LOVE REVOLUTION escrito em tons de vermelho. A letra O da palavra LOVE tem o símbolo de paz e amor.
Detail of the Lennon Wall, 2016.
Fotografia. Detalhe do muro decorado com pinturas coloridas. No muro, lê-se IT'S TIME FOR A LOVE REVOLUTION escrito em tons de vermelho. A letra O da palavra LOVE tem o símbolo de paz e amor.
The Lennon Wall, in Prague, Czech Republic, 2019.
  1. Discuss the following questions based on the pictures in activity 1.
    1. In your opinion, what motivated Ygor Marotta to create this movement?
    1. What kind of words or phrases do you think visitors leave on the Lennon Wall?
    1. What do you think of this type of work? Does it really have the power to influence people in a positive way? Explain.
Respostas e comentários

1. Resposta possível: Both represent street art and both contain messages related to love. Ver Notas.

2. a) Respostas possíveis:To stimulate people to love one another; to help build a more peaceful society; to help stop the culture of hate.

2. b) Resposta pessoal. Ver Notas.

2. c) Respostas pessoais. Ver Notas.

Be an agent of change

Art for peace

Esta seção toma por base a competência 3 das Competências Gerais da Educação Básica da Bê êne cê cê (BRASIL, 2018, página. 9): “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”. Sob essa perspectiva, procura-se, aqui, favorecer a discussão e a reflexão sôbre como a linguagem das artes é capaz de atingir seres humanos de diferentes culturas. A seção desenvolve a habilidade ê éfe zero oito éle ih um oito: construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

 Informações adicionais

Mais amor por favor: movimento criado por Ygor Marotta em 2009, em São Paulo, para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de expressar mais amor em suas ações cotidianas. As mensagens nos muros rapidamente ganharam adeptos pela cidade e na internet. Há mais informações sôbre o movimento no site oficial (Disponível em: https://oeds.link/RHmunm. Acesso em: 26 maio 2022).

The Lennon Wall: muro repleto de grafites instalado na cidade de Praga, na República Tcheca. As intervenções no muro se iniciaram na década de 1980, por ocasião do desgaste do comunismo soviético na antiga Tchecoslováquia e, também, da comoção mundial com o assassinato de John Lennon, em 1980.

Notas

Atividade 1professor ou professora, sôbre essas imagens, pode-se perguntar, também, se os ou as estudantes já sabiam algo sôbre o movimento “Mais amor por favor” e o que entendem por “intervenção artística” (ação sôbre um espaço urbano visando romper com sua estabilidade e sugerir às pessoas algum tipo de reflexão). Pode-se, também, perguntar o que sabem sôbre John Lennon e por que seu nome foi dado a um muro grafitado (ver Informações adicionais).

Atividade 2 b professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes respondam que em murais em defesa da paz é comum que as pessoas escrevam mensagens contra a guerra, a violência e a intolerância.

c professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes percebam que manifestações artísticas em defesa da paz costumam conscientizar as pessoas sôbre a importância do amor, do respeito e da tolerância.

Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

3. Take a look at this painting. What do you know about it? Use the words in the box to complete the description about the painting in your notebook.

Pintura. Feita em tons de preto, cinza e branco e com linhas finas. Da esquerda para a direita há uma mulher chorando segurando uma criança ferida. Em seguida, há um touro. Em seguida, há um soldado caído de costas. Acima dele há um cavalo com a boca aberta. Em seguida há uma mulher saindo de uma janela segurando uma lamparina. Ao lado há uma mulher correndo. À direita há mais uma mulher com a boca aberta, parecendo gritar, com os braços para cima, envolvida por chamas. Na parte superior há uma lâmpada com raios que sugerem que ela esteja pegando fogo.
Guernica (1937), by Pablo Picasso. Oil on canvas, 349.3 por 776.6 centímetros. Museo Reina Sofia, Madrid, Spain.

city      Cubist      horrors      planes      symbol      War

Guernica is a painting by Spanish artist Pablo Picasso. The name is a reference to a  in Spain that was heavily bombed by Nazi  on April 26, 1937, during the Spanish Civil ◆. The painting is an anti-war  to remind people of the  of war.

  1. ésGuernica is a Cubist artwork, the images are not very realistic or detailed. Take a closer look at it in activity 3 and point at the following elements used by Picasso to depict the horrors of war.
    1. A woman holding a dead child in her arms.
    1. Someone looking at the sky with hands reaching up, probably hoping that the destruction stops.
    1. A white dove (symbol for peace) flying between two other animals.
    1. A bull with an expression of shock, caused by the horrors surrounding it.
    1. A brutally injured soldier lying on the floor with a broken weapon.
  2. How much were you touched by the message againstglossário war in Guernica? Share your feelings with a classmate.
  3. Pablo Picasso created Guernica to protest against the violence of the war. Inspired by that, Kids’ Guernica, an international children’s art project, has the purposeglossário of expressing the idea of peace and connect people. In groups, create art to protest for peace. Follow these steps.
    1. Preparem uma tela do tamanho de Guernica (3,5 métrospor 7,8 métros). Poderá ser composta de colagem de cartazes, papel cráfiti ou tecido.
    1. Discutam, em grupos, o que significa “paz” para vocês. Representem artisticamente suas ideias na tela.
    1. Exponham os trabalhos na escola e, se possível, convidem a comunidade escolar para a mostra.
Respostas e comentários

3. Respostas: Cubist; city; planes; War; symbol; horrors.

4. Ver Notas.

5. Respostas pessoais. É possível perguntar se os ou as estudantes já ouviram falar da Guerra Civil Espanhola e se consideram que a obra de arte em questão complementou o conhecimento deles a respeito desse evento histórico.

6. Ver Notas.

Notas

Atividade 4professor ou professora, sugere-se comentar que Pablo Picasso produziu Guernica com base em várias fotos que retratavam o horror do bombardeio na cidade. A técnica da colagem é típica do Cubismo, embora o quadro apenas “simule” uma colagem. Ao explorar os elementos do quadro apresentados na atividade, pode-se chamar a atenção da turma para outros elementos. Perguntar, por exemplo, como é retratada a expressão no rosto da mãe que segura a criança nos braços, por que há chamas lógo acima dos braços da pessoa na margem direita do quadro etcétera Comentar que mesmo o tamanho da obra parece ter sido intencional, como um modo de evidenciar, a quem a observasse, a dimensão do horror da guerra.

Atividade 6professor ou professora se houver possibilidade, visitar o site oficial do projeto Kids’ Guernica com a turma para conhecer alguns dos trabalhos enviados por estudantes (disponível em: https://oeds.link/caQIHc. Acesso em: 26 maio 2022). Há um mapa que mostra a procedência de todos os trabalhos que participaram até o momento e, se julgar relevante, pode-se exibir trabalhos provenientes do Brasil. Se possível, envie fotos do trabalho dos ou das estudantes para o projeto.

 Informações adicionais

John Lennon (1940-1980): cantor e compositor britânico que integrou um dos grupos de rock mais conhecidos do mundo, The Beatles. Em carreira solo, lançou “Imagine”, uma canção por meio da qual expressou a ideia de um mundo sem barreiras e de uma vida regida pela paz e pelo amor.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se pedir aos ou às estudantes que pesquisem o Museu Rainha Sophia, na Espanha, e o Museu Picasso, em Barcelona. Pode-se, ainda, organizar uma excursão a algum centro cultural da cidade em que a escola está localizada, para apreciar presencialmente obras de arte.

Glossário

poverty
– pobreza
Voltar para o texto
refugee
– refugiado/a
Voltar para o texto
appalling
– assustador/a
Voltar para o texto
displace
– desalojar
Voltar para o texto
rather
– ao invés
Voltar para o texto
candid
– franco/a; espontâneo/a
Voltar para o texto
pull
– puxar
Voltar para o texto
exhibition
– exposição
Voltar para o texto
crane
– guindaste
Voltar para o texto
dangle
– pendurar
Voltar para o texto
passer-by
– transeunte
Voltar para o texto
remind (someone)
– lembrar (alguém) de
Voltar para o texto
freely
– livremente; abertamente
Voltar para o texto
deforestation
– desmatamento
Voltar para o texto
wood
– madeira
Voltar para o texto
forgive
– desculpar, perdoar
Voltar para o texto
revenge
– vingança
Voltar para o texto
fulfilled
– satisfeito/a
Voltar para o texto
sensitive
– aguçado/a; sensível
Voltar para o texto
painting
– pintura; quadro
Voltar para o texto
craft
– artesanato
Voltar para o texto
dark
– escuro/a
Voltar para o texto
impressive
– impressionante
Voltar para o texto
sad
– triste
Voltar para o texto
homage
– homenagem; tributo
Voltar para o texto
portray
– retratar
Voltar para o texto
belong
– pertencer
Voltar para o texto
impaired
– debilitado/a; enfraquecido/a
Voltar para o texto
against
– contra
Voltar para o texto
purpose
– objetivo
Voltar para o texto