iuniti eitchi What’s (in the) news?

1

Fotografia. Duas mãos segurando um celular preto. Na tela lê-se NEWS e há uma fotografia de uma bomba de combustível abastecendo um carro.

2

Fotografia. Um homem usando camisa vermelha e branca xadrez está segurando um jornal impresso e sorrindo. Ao lado há um menino de camisa polo amarela e apontando para o jornal. Abaixo há uma mesa com uma tigela com morangos, uma xícara, um prato com um pedaço de pão e um copo de suco de laranja.

3

Fotografia. Duas mãos segurando um tablet branco. Na tela lê-se NEWS – SCIENCE. Ao fundo há uma mesa com sacolas e um copo de café descartável.

4

Fotografia. Um menino de costas, sentado no sofá de frente para uma televisão. Na tela lê-se COVID-19 DAILY UPDATE. Acima da televisão há um armário.
Respostas e comentários

As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos: 1. Mulher lendo notícias pelo celular; 2. Homem e criança observando um jornal impresso; 3. Jovem checa notícias no tablet; 4. Pessoa assiste a noticiátio na tê vê.

Unit 8

Competências gerais e específicas desenvolvidas na unidade

A unidade pretende desenvolver as competências gerais 1, 2, 4, 5, 7, 9 e 10 e as competências específicas de Língua Inglesa 2 e 4, que estão descritas na página trinta e um do Manual do Professor.

Habilidades desenvolvidas na unidade

ê éfe zero oito éle ih zero três / ê éfe zero oito éle ih zero quatro / ê éfe zero oito éle ih zero cinco / ê éfe zero oito éle ih zero oito / ê éfe zero oito éle ih zero nove / ê éfe zero oito éle ih um zero / ê éfe zero oito éle ih um um / ê éfe zero oito éle ih um sete

Objetivos da unidade

A unidade explora meios de informação e de comunicação com foco em reportagens que trazem assuntos atuais e de interesse dos ou das estudantes, como o debate sôbre o videogame ser considerado um risco para a saúde e a disseminação de uma modalidade de notícias chamada fake news, especialmente por meio das redes sociais. sôbre o conceito de Educação para a Paz, busca desenvolver uma reflexão sôbre a importância de consumir informações confiáveis a respeito do que acontece tanto no panorama local como no global, avaliando as fontes de modo crítico para evitar possíveis manipulações midiáticas. Dessa maneira, trabalham-se aspectos de cidadania e civismo, um tema contemporâneo transversal (tê cê tê). No que concerne aos aspectos linguísticos, a unidade aborda a utilização de pronomes relativos para introduzir orações subordinadas adjetivas (restritivas e explicativas), bem como amplia o campo lexical relativo aos meios de comunicação. Como trabalha com reportagens escritas e televisionadas, há a ­possibilidade de abordar as características do gênero a partir dos conhecimentos que os ou as estudantes já têm sôbre essas modalidades em língua portuguesa.

Objetivos

  • Compreender e produzir uma reportagem escrita.
  • Compreender e produzir uma reportagem falada.
  • Compreender o uso dos pronomes relativos (, uítch, dét, rúse) para construir períodos compostos por subordinação.
  • Compreender palavras utilizadas para falar de diferentes mídias jornalísticas.
  • Refletir sôbre a importância de um olhar crítico sôbre os textos que circulam nas mídias.

fãrsti interéquitchions

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. O que cada imagem mostra? O que elas têm em comum?
    1. Qual dessas atividades você costuma realizar? Por quê?
    1. Por que é importante procurar saber o que está se passando em nossa comunidade, no país e no mundo?

agients ófi tchengi

Leia o excerto e responda às perguntas a seguir.

Media literacy reticências is about helping students become competent, critical and literate in all media forms so that they control the interpretation of what they see or hear rather than letting the interpretation control them. To become media literate is reticências to learn to raise the right questions about what you are watching, reading or listening to.”

THOMAN, Elizabeth; JOLLS, Tessa. Literacy for the 21st century: an overview & orientation guide to media literacy education. Malibu: Center for Media Literacy, 2005. página 21.

1. Como o conceito de media literacy se aplica a notícias, reportagens e textos de cunho jornalístico, informativo ou de utilidade pública que chegam até nós, seja pela tê vê, pelo rádio, pelas redes sociais, pela internet etcétera?

2. Quais seriam as perguntas adequadas a fazer ao receber informações?

3. Por que é importante estar consciente de que tudo o que é produzido tem um propósito e é feito a partir de uma determinada visão sôbre os fatos/o assunto?

4. Como é possível ler notícias de maneira crítica? Como essa habilidade pode contribuir para uma sociedade melhor?

Respostas e comentários

1. a) Respostas possíveis: 1. Alguém lendo notícias no celular; 2. Um homem e uma criança observando uma edição de jornal impresso; 3. Alguém lendo notícias no tablet; 4. Alguém assistindo a um noticiário na tê vê. As imagens apresentam pessoas consumindo informação por diferentes mídias.

1. b) Respostas pessoais.

1. c) Respostas possíveis: Para refletir sôbre o contexto em que se vive e saber agir a favor da própria segurança e do próprio bem-estar (por exemplo, não andar em áreas perigosas, tomar uma vacina ou fazer prevenção contra uma doença em épocas de campanhas de saúde etcétera).

Agents of change. 1. Respostas possíveis: Em certas situações, os fatos reportados podem ser acompanhados por informações falsas e tendenciosas, de fórma que é necessário ter o letramento midiático e um olhar crítico para não formar opiniões equivocadas sôbre os acontecimentos locais e globais.

Agents of change. 2. Respostas possíveis: Quem está dizendo isso? Que interesse há por trás disso? Isso é mesmo relevante? Isso merece ser divulgado? Quem mais está dizendo isso? As informações são as mesmas? São de fontes confiáveis?

Agents of change. 3. Respostas possíveis: Para conservar um distanciamento crítico, tendo em mente que a mídia nunca é imparcial.

Agents of change. 4. Respostas possíveis: Prestando mais atenção aos conteúdos e à fórma como conteúdos similares são tratados em diferentes mídias, com posicionamentos, público-alvo e intenções diferentes. Essa habilidade contribui para que as pessoas não se deixem levar por informações tendenciosas ou fake news.

Agents of change. Ver notas.

First interactions

Esta seção visa proporcionar uma discussão inicial sôbre os diversos meios de informação e sôbre como os ou as estudantes se relacionam com eles, avaliando a importância do acesso à informação no cotidiano. Busca, também, por meio do boxe Agents of change, chamar a atenção para a necessidade de assumir uma postura crítica diante das informações recebidas.

Se desejar, é possível explicar aos ou às estudantes que o título da unidade traz uma brincadeira com palavras, pois mistura a expressão “What’s new?” (O que há de novo/novidade?) com a expressão “in the news” (na mídia).

Agents of change

professor ou professora, sugere-se abordar a citação perguntando aos ou às estudantes o que entendem por um ou umaleitor ou leitora competente, que exerce a criticidade em mídias diferentes, que sabe interpretar o que lê. Para tanto, pode-se trazer exemplos de publicações e de noticiários de rádio e de tê vê que sejam do conhecimento da turma, perguntando se percebem diferenças entre essas fontes, se acreditam em tudo que leem, ouvem ou veem, se há exagero ou manipulação na apresentação de uma notícia em determinadas mídias etcétera Espera-se que as perguntas ensejem uma reflexão sôbre a importância de filtrar as notícias de modo crítico sem aceitar a interpretação imposta pela mídia. Esse tipo de cuidado contribui para fomentar, na sociedade, discussões e debates baseados em fatos, e não em informações falsas.

rídin

A news story

Pre-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Do you like playing video games? If so, how often and for how long do you play them?
    1. What do you usually use to play video games: a game console, a PC, a tablet or a smartphone?
    1. Do your family members ever complain about how much time you spend playing video games and/or about the types of games you play?
    1. Have you ever heard anyone say that gaming takes up a lot of your time and can make you addictedglossário ? Do you agree with it?
  2. Read this poster. What is it about? Who produced it? What do you know about this topic?
Pôster. Na parte superior à esquerda, lê-se o título: GAMING DISORDER – CODE six C fifty-one. Na parte superior à direita há o logo da WORLD HEALTH ORGANIZATION. Abaixo, à esquerda, lê-se o texto: For the first time, WHO is classifying gaming disorder as an addictive behaviour disorder – now we can measure how many people are affected. À direita há uma ilustração de uma pessoa com pele avermelhada. Nos olhos há botões de video game e com as mãos ela segura um controle de video game. Ao fundo há personagens de jogos de video game.
World Health Organization poster warning about gaming disorder, 2018.

measureglossário

3. Read these headlinesglossário and some first lines of news stories from newspapers from different countries and answer the questions.

Text 1: South Africa

Gaming is now an addiction recognised by the World Health Organisation

PARENTS: The dangers, symptoms and solutions for online gaming addiction in all ages

SMITH, Laurie. Gaming is now an addiction recognised by the World Health Organisation. Zululand Observer, Empangeni, 11 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/meHI8i. Acesso em: 18 junho 2022.

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. Ver Notas.

2. It is about gaming disorder. It was produced by World Health Organization (WHO). Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Ver Notas.

Reading

A seção explora o gênero reportagem, partindo da análise de manchetes de jornais de diversos países com posicionamentos diferentes sôbre a decisão da Organização Mundial da Saúde (ó ême ésse) de classificar o vício em videogames como um transtorno de saúde. As atividades trabalham as habilidades ê éfe zero oito éle ih zero cinco: inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos; e ê éfe zero oito éle ih zero oito: analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sôbre um mesmo assunto.

 Informações adicionais

World Health Organization (WHO): agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) cujo objetivo é garantir melhores condições de saúde para a população mundial.

fóra da sala de aula

professor ou professora, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que busquem mais informações (na internet, junto a profissionais da saúde etcétera) sôbre a WHO ó ême ésse no Brasil e no exterior. A pesquisa pode ser distribuída em grupos, e as informações devem ser compartilhadas, de modo que a turma possa avaliar o papel dessa organização e o que ela tem feito para melhorar a saúde e o bem-estar das populações em diferentes regiões do Brasil e em outros países.

Notas

Atividade 1professor ou professora, caso o videogame e ou ou outros aparelhos eletrônicos não façam parte do cotidiano dos ou das estudantes, perguntar se os conhecem e se gostariam de utilizá-los como fonte de informação ou entretenimento.

Atividade 2professor ou professora sugere-se explorar a imagem do cartaz e dizer que WHO é o acrônimo de World Health Organization (em português, Organização Mundial da Saúde – ó ême ésse). Sugere-se perguntar aos ou às estudantes o que sabem sôbre a ó ême ésse e complementar seus conhecimentos com as informações adicionais apresentadas neste Manual do Professor.

Atividade 3professor ou professora, sugere-se lembrar à turma que os meios de comunicação veiculam mais ou menos as mesmas notícias e que eles disputam público. Pode-se discutir que tipo de público-alvo demonstraria mais interesse por cada reportagem.

Text 2: Korea

[Feature] Is game addiction a mental disorder? Korea’s industry experts rebut WHO’s labeling

JI-YOUNG, Sohn. [Feature] Is game addiction a mental disorder? Korea’s industry rebut WHO’s labeling. The Korea Herald, Seul, 28 março 2018. Disponível em: https://oeds.link/ar5c12. Acesso em: 18 junho 2022.

Text 3: India

Video gaming as addictive as cocaine and gamblingglossário , says WHO on adding “gaming disorder” to their list

SAIHGAL, Tanya. Video gaming as addictive as cocaine and gambling, says WHO on adding “gaming disorder” to their list. India Today, Nova Délhi, 19 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/5XAeoA. Acesso em: 18 junho 2022.

Text 4: United Kingdom

“Dangerous gaming”: is the WHO right to class excessive video game play as a health disorder?

Industry figures question research that “pathologises” compulsive gaming, while scientist involved defends move to address addiction

WEBBER, Jordan Erica. “Dangerous gaming”: is the WHO right to class excessive video game play as a health disorder? The Guardian, Londres, 5 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/fGdfMj. Acesso em: 18 junho 2022.

  1. What do texts 1, 2, 3 and 4 have in common?
  1. Which texts present the “lead” (opening paragraph of a news story)? Do you think they help you learn more about the newspaper’s perspectives?
  1. Which texts will probably present similar perspectives? Why?
  1. What sources did the reporters probably consult to get information for their stories?
  1. Can we say the media considered this topic important? Why?

f. How could the same event produce different news headlines?

Going further

Headline: short title printed in heavier type at the top of a newspaper article telling what it is about.

Source: person, organization, book or document that a journalist uses for information or evidence.

DANESI, Marcel. Dictionary of media and communications. Nova York/Londres: M.E. Sharpe, 2009. página 143, 274.

Respostas e comentários

3. a) All of them discuss the fact that WHO classified excessive video games play as an addiction/a health disorder.

3. b) Respostas possíveis: Text 1 and text 4. The choices of words with a more positive or more negative aspect can show the position of the newspaper on the topics it brings.

3. c) Respostas possíveis: Text 1 and text 3 seem to present video gaming as negative. Text 1 mentions “dangers, symptoms and solutions”, while text 3 compares it to drug addiction and gambling. Text 2 seems to disagree with the classification, mentioning that some experts rebut it (i.e., don’t consider the statement to be true). Text 4 seems to show opinions on both sides of the debate (industry figures who are against the classification and a scientist who agrees with it).

3. d) Respostas possíveis: WHO, industry figures/experts, scientists, people in the game industry, health care professionals/doctors, academics, etcétera

3. e) Respostas possíveis: Yes, because it appeared in different newspapers from countries.

3. f) Respostas possíveis: Probably because each of them focused on the event according to a certain group’s view: academics’ view, industry experts’ view, WHO’s view, etcétera

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora as manchetes apresentadas na atividade 3 podem ser exploradas de modo a trabalhar características da linguagem jornalística. Pode-se pedir aos ou às estudantes que observem as palavras repetidas nas manchetes e pensem em uma explicação para essa repetição (Respostas possíveis: Trata-se das palavras-chave da notícia.); que avaliem como uma manchete pode complementar ou esclarecer o sentido da outra (por exemplo, o fato de a abreviação WHO se referir a World Health Organization); que reflitam sôbre que efeitos uma manchete em fórma de pergunta pode causar em quem lê (Respostas possíveis: Despertar a curiosidade para ler e saber a resposta da pergunta; antecipar que o texto apresentará mais de um ponto de vista para a história retratada.). Pode-se, também, pedir que consultem no dicionário o sentido da palavra feature e o que ela indica no texto 2 (Respostas possíveis: Trata-se de uma reportagem mais longa, mais detalhada e com mais informações, pesquisas e análises.).

Reading

4. Now read this news story and answer the questions in your notebook.

The World Health Organization (WHO) has included “gaming disorder” in its draft for the next edition of its diagnostic manual, the International Classification of Diseases (ICD-11), which is due for final release this year. The disorder is characterised by behaviours such as impaired control of time spent playing video games and prioritisation of gaming above other activities, in a way that negatively affects other areas of a person’s life such as their education, occupation and relationships.

Games industry bodies [as] the US Entertainment Software Association (ESA) and UK Interactive Entertainment (Ukie) have expressed doubts about the classification. “We are very concernedglossário about the inconclusive nature of the research and the evidence that WHO is using to base this potential classification on,” says Ukie’s chief executive, Jo Twist.

Some researchers agree. “I just feel like we don’t know enough yet,” says Dr. Netta Weinstein, a senior lecturer in psychology at Cardiff University. “And we feel we know a lot.”

According to a paper by researchers who were involved in the process, the WHO was initially exploring excessive use of the Internet, computers, smartphones and similar electronic devices, but determined that the biggest concern was gaming. Reviews of the literature identified characteristics such as impaired control, increased priority, and continuation despite negative consequences. The authors write: “These features clearly have their parallels with substance disorders and recognised behavioural addictions […].”

Weinstein is unconvinced. “In our research,” she says, “[…] we actually didn’t find, for example, that symptoms correlated with health directly.” And without the kinds of health effects you’d see in something like drug addiction, “it might be that something that we think of as addiction is actually just engagementglossário and enthusiasm”. […]

Prof Mark Griffiths of Nottingham Trent University, who was part of the working party set upglossário by the WHO to look into the classification, takes a firmer stance: “The bottom line is problematic gaming. Whether you call it ‘gaming disorder’, whether you call it ‘gaming addiction’, there is a small minority of people out there where gaming has completely taken over their lives.” It has been reported that in extreme cases some people have played themselves to death, though such incidents are extremely rare. […]

Weinstein has a […] concern about comorbidity (when a person has more than one condition): “We need to know that it is about the gaming itself, or we’re treating something that’s not the actual problem.”

Respostas e comentários

O texto a seguir não apresenta indicação de fonte porque o objetivo é levar os ou as estudantes a relacioná-lo a uma das manchetes da atividade 3. A fonte do texto é: WEBBER, Jordan Erica. “Dangerous gaming”: is the WHO right to class excessive video game play as a health disorder? The Guardian, Londres, 5 fevereiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/fGdfMj. Acesso em: 18 junho 2022.

Notas

Atividade 4

professor ou professora, sugere-se sinalizar que há palavras com a grafia britânica (characterised, behaviours, prioritisation, recognised, behavioural, pathologised, pathologising, behaviour) e perguntar aos ou às estudantes se sabem qual é a grafia equivalente na variante estadunidense – pedindo, por exemplo, que apontem as diferenças de spelling entre “ou” e “o (behaviour/behavior) e “-ise” e “-ize (­recognised/recognized).

Twist agrees: “You have to look at pre-existing mental health disorders,” she says. […]

Perhaps more significant are the cultural differences, with prevalence of gaming disorder among young people estimated to be 10-15% in some Asian countries compared to 1-10% in the west, and representatives revealing that the WHO has “been under enormous pressure, especially from Asian countries”, to include the classification.

Griffiths thinks this is where we need more research: “Obviously in south-east Asia there seems to be a lot more, in terms of the prevalence of gaming disorder […]. But it’s also the case there that any activity that takes awayfrom the family and educational duties is pathologised.”

If we imply that Asian countries overestimate the prevalence of gaming disorder, how do we know that those of us in the west aren’t also pathologising normal behaviour? […]

The significance of the WHO’s decision will depend on your point of view. Griffiths admits it’s “a vindication for three decades of research”. Trade bodies such as Ukie naturally resist suggestions that anything their industry produces could be harmful. Parents and perhaps even governments could take it as justification for their discomfort with the younger generation’s technological habits. But to a person who feels that their gaming behaviour is having a negative impact on their life, even if it’s a symptom of other issues, this official acknowledgement could offer a welcome step forward.

  1. What is the aim of the text?
    1. To present and support WHO’s decision.
    2. To present WHO’s decision and focus on opinions contrary to it.
    3. To present WHO’s decision and show opinions both for and against it.
  1. How does the journalist achieve this aim?
    1. She expresses her own opinions about the topic.
    2. She expresses other people’s opinions about the topic.
    3. She doesn’t express opinions, just facts.
  1. Which headline in activity 3 matches the text? Why?

5. To present different perspectives, the journalist must consider different sources. Read the text again and complete the chart in your notebook with a partner.

Icone. NOTBOOK

Sources

Job

Opinion

Arguments

Jo Twist

Dr. Netta Weinstein

Prof. Mark Griffiths

Respostas e comentários

4. a) três; b) dois.

Ver Notas.

4. c) The headline from text 4, because it presents both a scientist’s view and industry experts’ views.

5. As respostas desta atividade encontram-se no Manual do Professor. Ver Notas.

Notas

Atividade 5

Jo Twist: Job: Uki’s chief executive. Opinion: disagrees with WHO. Arguments: “We are very concerned about the inconclusive nature of the research and the evidence that WHO is using to base this potential classification on.”; “You have to look at pre-existing mental health disorders.”.

Dr Netta Weinstein: Job: senior lecturer in psychology at Cardiff University. Opinion: disagrees with WHO. Arguments: “I just feel like we don’t know enough yet reticências and we feel we know a lot.”; “In our research [...], we actually didn’t find, for example, that symptoms correlated with health directly.”; “it might be that something that we think of as addiction is actually just engagement and enthusiasm”; “We need to know that it is about the gaming itself, or we’re treating something that’s not the actual problem.”.

Prof Mark Griffiths: Job: professor at Nottingham Trent University and part of the working party set up by the WHO to look into the classification. Opinion: agrees (in part) with WHO. Arguments: “The bottom line is problematic gaming. Whether you call it ‘gaming disorder’, whether you call it ‘gaming addiction’, there is a small minority of people out there where gaming has completely taken over their lives.”; “Obviously in south-east Asia there seems to be a lot more, in terms of the prevalence of gaming disorder reticências. But it’s also the case there that any activity that takes away from the family and educational duties is pathologised.”.

professor ou professora, sugere-se chamar a atenção dos ou das estudantes para as profissões das pessoas entrevistadas e perguntar aos ou às estudantes se acham que tais profissões as legitimam como fontes confiáveis, dando maior credibilidade à reportagem.

fóra da sala de aula

professor ou professora, caso queira aprofundar o tema, sugere-se pedir aos ou às estudantes que procurem informações que expliquem por que o texto diz que, nas culturas do sudeste da Ásia, uma atividade que faz que a pessoa se afaste da família e das obrigações escolares é considerada uma doença. Pode-se discutir os dados encontrados e explorar as diferenças culturais, sempre ressaltando que elas devem ser respeitadas, pois são fórmas diferentes de ver o mundo.

  1. The text from activity 4 has twelve paragraphs. In your notebook, match them to their functions. Observe the example.
    1. To introduce the fact that became news.
    1. To present multiple perspectives and leave the conclusions up to the reader.
    1. To introduce the first argument against the classification.
    1. To make a question for the reader to reflect on.
    1. To add a concern about comorbidity.
    1. To introduce a second argument against the classification and show that both opponents agree on that.
    1. To introduce the first counterargument by a WHO team member.
    1. To introduce an opposing view, based on a psychologist’s research.
    1. To point out that researchers don’t know much about the topic.
    1. To introduce a third argument against the classification and imply that the classification was biasedglossário .
    1. To point out where more research needs to be done by WHO.
    1. To quote a research paper as a source.
  2. Read these paragraphs again and do the tasks in your notebook.
    1. Paragraph 4: find words that imply that the journalist read a research paper to write her story.
    1. Paragraph 9: find words that imply that WHO’s decision may have been biased.
    1. Paragraphs 10 and 11: find extracts that imply that south-east Asian cultures see entertainment activities and time out negatively.

Post-reading

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você avalia a confiabilidade das informações nesse texto? Justifique.
    1. Que outras vozes (opiniões ou histórias de outras pessoas, por exemplo) você teria incluído no texto? Por quê?
    1. Como a seção ajudou você a refletir sôbre o que deve procurar nas reportagens que lê para se tornar mais crítico ou crítica em relação ao que lê?

Going further

Check different news outletsglossário (newspapers, television companies or other mass media which publishes news stories) for today’s news. What stories are common in all of them? Choose one. Compare what different media outlets say about the story. What pieces of information are the same/different? Has the topic become clearer to you after getting informed by different media? What have you learned from this activity? Share your ideas with your classmates.

Respostas e comentários

6. Ver Notas.

a) Primeiro parágrafo.

6. b) 12

6. c) 2

6. d) 11

6. e) 7

6. f) 8

6. g) 6

6. h) 5

6. i) 3

6. j) 9

6. k) 10

6. l) 4

7. a) According to a paper by researchers reticências”; “The authors write reticências”.

7. b) reticências the WHO has ‘been under enormous pressure, especially from Asian countries’, to include the classification.

7. c) reticências any activity that takes away from the family and educational duties is pathologised’.”; “reticências Asian countries overestimate the prevalence of gaming disorder reticências”.

8. a) Respostas pessoais. Respostas possíveis: As pessoas entrevistadas trabalham com e ou ou têm experiência no assunto; há citações que parecem validar a opinião deles ou delas; o texto apresenta diferentes pontos de vista, ainda que a maioria seja contra a classificação.

8. b) Respostas pessoais. professor ou professora, há várias respostas possíveis, mas os ou as estudantes podem desejar incluir pessoas que jogam videogame e que são ou não viciadas na atividade.

8. c) Respostas pessoais. professor ou professora, espera-se que os ou as estudantes percebam que todo texto é escrito para um público-alvo e que, muitas vezes, defende interesses desse público ou de quem escreve o texto, o que pode fazer o mesmo fato ser abordado a partir de diferentes perspectivas, como visto na atividade 3.

Going further. Ver Notas.

Notas

Atividade 6

professor ou professora, sugere-se propor uma reflexão para a turma sôbre como cada parágrafo do texto ajuda a prover as diferentes perspectivas apresentadas no desenvolvimento do tema. Pode-se também refletir sôbre o efeito causado pelo fato de o texto apresentar apenas no final, e não antes, o argumento sôbre as diferenças culturais. Espera-se que os ou as estudantes percebam que isso pode sugerir que a intenção da jornalista tenha sido levantar uma questão para reflexão em vez de encerrar o tópico com uma conclusão única. Se necessário, explicar que o termo biased é usado para indicar que algo ou alguém é tendencioso.

 Acompanhando a aprendizagem

Caso julgar necessário, pode-se iniciar a atividade 8 com a seguinte pergunta: Como a escolha por citar um pesquisador da ó ême ésse, uma pesquisadora de uma universidade e uma representante da indústria de jogos ajuda a mostrar que essa é uma reportagem séria e que foi escrita com algum cuidado? Pode-se discutir o papel das citações nos textos jornalísticos (dão autenticidade, humanizam a reportagem, aumentam a credibilidade e apoiam o que o lead – primeiras linhas da reportagem – diz, descrevendo, enfatizando um ponto ou apresentando uma opinião).

Going further

professor ou professora, sugere-se que a turma escolha uma notícia e busque informações sôbre ela em diferentes veículos de comunicação. Orientar os ou as estudantes a anotar as manchetes e as informações principais apresentadas em cada mídia, para que possam compará-las e discutir como o conteúdo foi tratado nos diferentes veículos. A atividade pode ser interdisciplinar, caso a notícia escolhida esteja relacionada a algum tema que está sendo estudado em outras disciplinas, como História ou Ciências.

lenguage in iusi uon

Words used in the news industry

1. What sources can we use to get information? In your notebook, label the pictures using the expressions in the box.

a digital billboardglossário      a newspaper a radio show             a social media network a TV news show       a variable message sign

Fotografia. Letra A. Um homem de cabelo cacheado preto usando terno preto e gravata vermelha está sentado e com o braço esquerdo apoiado à mesa. Sobre a mesa há uma folha de papel e um teclado de computador. Ao fundo, há um painel vermelho no qual se lê BREAKING NEWS.
Fotografia. Letra b. Uma mulher de cabelo loiro liso usando camiseta listrada de mangas longas e um fone de ouvido está sentada e com a boca entreaberta na direção de um microfone. À sua frente há uma mesa de som com vários botões. Ao fundo há uma grande caixa de som.
Fotografia. Letra C.  Dois monitores dentro de um vagão de metrô. Abaixo deles há barras de metal e pessoas em pé.
Fotografia. Letra D. Uma rodovia com carros e um caminhão. Acima há uma placa digital na qual se lê CRASH – eleven MILES AHEAD – SLOW TRAFFIC.
Fotografia. Letra E. Um homem de cabelo grisalho usando camiseta azul de mangas longas está sentado ao ar livre, segurando um jornal impresso. Ao lado dele há plantas verdes.
Fotografia. Letra F. Duas mãos segurando um celular preto. Na tela há um perfil com uma postagem.
  1. Answer the questions with a partner.
    1. Which type of media can use pictures to help convey information?
    1. Which one/ones can be used to broadcast or display...
      1. road alerts?
      2. breaking news?
      3. weather forecasts?
      4. health warnings?
    1. uítchone/s is/are useful for someone...
      1. riding on public transportation?
      2. driving?
    1. Which items in activity 1 do you have access to in your community?
    1. Which one/ones did you use yesterday? What for?
Respostas e comentários

1. As legendas das fotografias foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos. Ver Notas.

1. a) a tê vê news show

1. b) a radio show

1. c) a digital billboard

1. d) a variable message sign

1. e) a newspaper

1. f) a social media network

2. a) All of them, except the radio program.

2. b) um A TV news show, a radio show, a variable message sign, a social media network.

2. b) dois A TV news show, a radio show, a digital billboard, a social media network.

2. b) três A tê vê news show, a radio show a digital billboard, a newspaper, a social media network.

2. b) quatro A TV news show, a radio show,, a digital billboard, a newspaper, a social media network.

2. c) um A TV news show, a radio show, a digital billboard, a variable message sign, a newspaper, a social media network.

2. c) dois A radio show, a variable message sign.

2. e) Respostas pessoais.

2. d) Resposta pessoal. Sugere-se incentivar os ou as estudantes a mencionarem outros itens aos quais eles têm acesso, mas não estão mencionados na atividade.

Language in use 1

A seção introduz vocabulário referente a meios de informação e comunicação e promove uma reflexão sôbre as situações em que se pode preferir um meio a outro, de acordo com as situações propostas. Explora também os cuidados para evitar enganos por fake news, trabalhando a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero oito: analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sôbre um mesmo assunto– com foco na análise crítica do conteúdo do texto.

Notas

Atividade 1

Legendas: a) Repórter em um estúdio de jornal televisivo; b) Locutora em um estúdio de rádio; c) Televisores mostrando noticiário em metrô de Paulo (São Paulo); d) Placa digital de trânsito no Arizona, Estados Unidos; e) Homem lendo jornal no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015; f) Pessoa usando rede social em smartphone em Istambul, Turquia, 2017

  1. In your notebook, match these types of news to their meaning.
    1. top story
    1. breaking news
    1. fêique níus
    1. scoopglossário
      1. Live information about an event that has just happened or that has just begun.
      2. A news story published by a newspaper before all the others.
      3. The most important news story in a newspaper, on a news website or on TV news.
      4. False stories that look like news, which circulate on the Internet or in the media, usually fabricated to influence people on politics or as a joke.

Going further

“News” is an uncountable noun. Observe: This is the news. I have two pieces of news to tell you.

  1. Answer these questions with a partner.
    1. Have you ever read, listened to or watched any fake news? Did you believe it at first? Why? Did you pass it on? Why?
    1. Why is it important to check the news we get via social media before passing it on as real news?
    1. Did you hear any breaking news yesterday?
    1. If you had a hintglossário for a scoop, which media outlet (newspaper, television company or other mass media which publishes news stories) would you contact? Why?
    1. What top stories have been in the media recently? Choose one to talk about.
  2. Read these texts about fake vérçus authentic news. In your notebook, write the words from the box that complete the texts.
    1. téquist uán

reputable   author    qualifications    authors

Who

Who wrote it? Check for the ◆’s name. Is the name available or is it missing/ Most ◆ who put time into a well-researched article will likely have their name attached to it.

What are their ◆? If the author’s name is listed, find out who the person is and what their credentials are. Do a search on the author’s name, find their occupation and other articles written by them. Is the author an expert in the field? Does the author work at a ◆ organization? Are the articles well-researched?

Check the “About Us” section. On the top or bottom of the website there should be a section called “About Us.” This section outlines the purpose of the website. [...]

HOW to spot fake news. TPL. Disponível em: https://oeds.link/dOJjd0. Acesso em: 16 julho 2022.

Respostas e comentários

3. um. b

3. dois. d

3. três. a

3. quatro. c

4. Respostas pessoais. Sugere-se observar se os ou as estudantes já tiveram contato com alguma campanha sôbre fake news e em quais contextos.

5. a) author/authors/qualifications/reputable

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, antes de realizar a atividade 3, caso sinta necessidade, pode-se organizar a turma em grupos para que os ou as estudantes se ajudem na relação dos itens às definições em inglês. Isso pode ser feito usando dicionários bilíngues no celular (em apps ou na internet) ou em papel.

fóra da sala de aula

professor ou professora, para que a turma tome consciência da quantidade de informações às quais estamos expostos no cotidiano, pode-se sugerir que façam um registro (tomando notas, tirando fotos, gravando vídeos ou áudios etcétera) de todos os meios de informação e comunicação com os quais interagiram espontaneamente (por exemplo, ao ligar a tê vê para assistir ao jornal) ou sem querer (por exemplo, deparando-se com um outdoor na rua) ao longo do dia. Em sala, os ou as estudantes podem compartilhar as experiências e avaliar quais mais contribuíram para se informarem, quais não acrescentaram nada etcétera

b. téquist tchú

real news

viral videos

Watch out for ◆. Videos that circulate around the Internet may or may not contain nuggetsglossário of ◆, but they rarely represent the whole situation. And, like photos, videos can be doctored and edited to bendglossário the truth reticências

ELGERSMA, Christine. News literacy 101: How to teach kids (and adults) to think critically. Salon. Disponível em: https://oeds.link/nj8Jj8. Acesso em: 28 julho 2022.

c. Text 3

check

confirmation

source

  • Question the espaço para resposta. If a story comes from a newspaper, is it from a reputable site? […]
  • Look for espaço para resposta. If you don’t see a story across mainstream media, there’s probably a good reason why […]
  • espaço para respostathe facts with third-party sites […]. Admittedly, though, fact checking has its limits. By the time a claimglossário is researched and proven false, it may have already reached millions of accounts […]

THURROT, Stephanie. How to spot fake news in your social media feed. NBC News. Disponível em: https://oeds.link/dEAKxQ. Acesso em: 14 junho 2022.

Going further

During one week, analyze all the news you receive from different media outlets. Make a list of all the news stories and write where they come from. Then research to see if they are fake news or not. How many news stories were fake? Share the results with your classmates.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Where can you get most fake news from?
    1. What can you do to avoid fake news?
    1. Which information in activity 5 was new to you? How can it help you be more aware of your responsibility toward stopping fake news?
    1. What could you do to raise your friends’ and family’s awareness of the difference between real news and fake news?

Going further

Make a surveyglossário with your classmates, family or community. Find out what types of media they usually use to get informed and what their favorite media outlets are. Organize the information. What does it show about the profile of the group surveyed?

Respostas e comentários

5. b) viral videos/real news

5. c) source/confirmation/Check

6. a) Resposta possível: From unreliable news outlets that donʼt quote their sources.

6. b) Respostas possíveis: Check the reliability of the outlet that published the news, see if it quotes reliable sources, verify if other outlets are talking about the same issue and what they have to say about it.

6. c) Respostas pessoais. Respostas possíveis: It can help me recognize fake news.

6. d) Resposta possível: Teach them how to recognize fake news.

Going further. Ver Notas.

 Going further

professor ou professora, para a realização da atividade proposta no segundo boxe ”Going further“, sugere-se organizar a turma em grupos e solicitar que preparem perguntas para coletar as informações em inglês no contexto que escolherem (turma, família ou comunidade).

Se for possível, seria interessante fazer essa atividade junto com a disciplina de Matemática, pois a proposta da atividade é de uma pesquisa estatística. o professor ou a professora de Matemática pode colaborar ajudando a interpretar os resultados obtidos, e os ou as estudantes podem organizar esses resultados e suas conclusões em inglês.

lenguage in iusi tchu

rélatif pronáun

1. Read headlines from newspapers around the world. Which story/stories would you like to read?

Text 1: Asia

Dancers light up the floor, but shows are light on substance

NG, Kevin. Dancers light up the floor, but shows are light on substance. Asia Times, 8 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/USIasa. Acesso em: 18 junho 2022.

Text 2: Australia

Weird platypus-fish lived on ancient reefglossário .

BUNCH, Aaron. Weird platypus-fish lived on ancient reef. The Murray Valley Standard, Murray Bridge, 6 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/2jV97b. Acesso em: 28 julho 2022.

Text 3: Indonesia

Environmental group aims to plant two million trees on Mount Rinjani

NUGRAHA, Panca. Environmental group aims to plant two million trees on Mount Rinjani. The Jakarta Post, Jacarta, 11 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/2eHxOv. Acesso em: 18 junho 2022.

Text 4: United Arab Emirates

Refugee children to go back to school with a little help from the UAE

LANGTON, James. Refugee children to go back to school with a little help from the UAE. The National News, 20 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/8riODc. Acesso em: 18 junho 2022.

Text 5: United States

Beluga whales have sensitive hearing, little age-related loss

WOODS Hole Oceanographic Institution. Beluga whales have sensitive hearing, little age-related loss. ScienceDaily, 20 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/7f17CM. Acesso em: 18 junho 2022.

  1. In your notebook, write which texts from 1 to 5 these excerpts refer to.

Young people whose education has been interrupted by conflict deserveglossário a chance to rebuild their lives and have a shot at a good future. reticências

b.

reticências it is a delightfulglossário ballet which provides a full scope for classical dancing. And it suits the strength of the Hong Kong Ballet reticências

Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. professor ou professora, as fontes dos excertos de jornais a seguir encontram-se na atividade 2 para que os ou as estudantes possam realizar a atividade de relacionar a manchete com o texto sem ter as fontes como auxílio na resposta. Ver Notas.

As fontes dos textos a seguir foram suprimidas do livro do estudante para fins didáticos.

2. a) Text 4

LANGTON, James. Refugee children to go back to school with a little help from the UAE. The National News, 20 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/8riODc. Acesso em: 18 junho 2022.

2. b) Text 1

NG, Kevin. Dancers light up the floor, but shows are light on substance. Asia Times, 8 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/USIasa. Acesso em: 18 junho 2022.

Language in use 2

A seção tem como finalidade trabalhar a habilidade ê éfe zero oito éle ih um sete: empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação – a partir de manchetes e trechos de notícias em jornais de diversos países.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, como extensão da atividade 1, pode-se solicitaraos ou às estudantes que pensem nos meios de comunicação que conhecem (jornais, revistas, programas de tê vê e de rádio, sites, mídias sociais etcétera) e discutam em quais deles e em que seção ou quadro cada história seria veiculada, comparando, assim, os conteúdos que costumam ver nesses veículos de comunicação com as temáticas apresentadas nas manchetes.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, antes de realizar a atividade 2, caso sinta necessidade, pode-se organizar a turma em grupos para que os ou as estudantes ajudem uns aos outros ou umas às outras na compreensão das palavras desconhecidas. Isso pode ser feito usando dicionários bilíngues no celular (em apps ou na internet) ou em papel. Pode-se também solicitar que ouçam as palavras em dicionários on-line ou em aplicativos de dicionários para que se familiarizem com a pronúncia.

Notas

Atividade 1professor ou professora, na manchete do texto 4, recomenda-se explicar que a sigla iú ei í se refere a United Arab Emirates (em português: Emirados Árabes Unidos). Trata-se de um país localizado no Golfo Pérsico, cuja capital é Abu Dhabi.

c.

The two studies are important efforts to evaluate the effects of underwater noise on endangered Cook Inlet beluga whales, whose numbers have dwindledglossário to an estimated 328. reticências

d.

Fossils that date back 400 million years have allowed scientists to piece together a revealing picture of the strange fish, which had nostrils coming from its eye sockets and a long bill or snout with jaws. reticências Palaeobiologist Dr Gavin Young, who discovered the first fossils in 1969, says Brindabellaspis is the strangest of the more than 70 species of fish found in the ancient ecosystem. reticências

e.

The event reticências will see tree seedlings distributed to thousands of people who reside in the five buffer-zone districts in North Lombok.

  1. In your notebook, answer the questions based on the extracts in activity 2.
    1. Whose education are they talking about in the extract in item “a”?
    1. What provides a full scope for classical dancing in the extract in item “b”?
    1. Whose numbers are they talking about in the extract in item “c”?
    1. What things belong to an extinct group in the extract in item “d”?
    1. Who has spent more than 50 years researching fossil fish from the lake in item “d”?
    1. Who resides in the districts in North Lombok in item “e”?
  2. Analyze the highlighted words in the extracts in activity 2. Then choose the correct answers in your notebook.
Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Analyze the words “whose” (items a and c), “which” (item b), “which had nostrils coming from its eye sockets and a long bill or snout with jaws.” (item d), “who discovered the first fossils in 1969” (item d) and “who” (item e) in the extracts in activity 2. Then choose the correct answers in your notebook.

  1. The relative pronouns ênduítch come after/before a noun. They make reference to an item that has already been mentioned/has not been mentioned yet in the sentence.
  1. The relative pronoun rúse comes before a noun/verb and expresses possession.
  1. The relative pronoun who/which is used when we talk about human subjects.
  1. The relative pronoun who/which is used when we talk about nonhuman subjects (things, animals, etcétera).
  1. The relative pronoun rúse can/cannot be used to refer to both human and nonhuman subjects.

5. Read the headline. Then, try to discover the missing information from the news extracts by completing them with ór uítch. Answer in your notebook.

Heroes, on screen and off, win big at MTV Movie & TV Awards show

  1. Superhero movie Black Panther made a killing at the Mtê vê Movie & tê vê Awards on Monday, winning four trophies in a ceremony that also recognized gays, women and those ◆ stand up to bullying.

b. Black Panther reticências won best movie reticências and best performance and hero for star Chadwick Boseman. Boseman ◆ plays the leader of the fictional African nation of Wakanda, gave his trophy to a man with no Hollywood connections.

Respostas e comentários

2. c) Text 5

WOODS Hole Oceanographic Institution. Beluga whales have sensitive hearing, little age-related loss. ScienceDaily, 20 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/7f17CM. Acesso em: 18 junho 2022.

2. d) Text 2

BUNCH, Aaron. Weird platypus-fish lived on ancient reef. The Murray Valley Standard, Murray Bridge, 6 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/2jV97b. Acesso em: 28 julho 2022.

2. d) Text 3

NUGRAHA, Panca. Environmental group aims to plant two million trees on Mount Rinjani. The Jakarta Post, Jacarta, 11 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/2eHxOv. Acesso em: 18 junho 2022.

3. a) The education of young people.

3. b) A delightful ballet.

3. c) The numbers of endangered Cook Inlet beluga whales.

3. d) The fossils.

3. e) Gavin Young.

3. f) Thousands of people.

4. a) after/has already been mentioned; b) noun; c) who; d) which; e) can.

5. a) who

5. b) who

Notas

Atividade 4 aprofessor ou professora, apesar de não ter aparecido nos excertos da atividade 2, o pronome relativo that tem as mesmas características que who e which. Pode-se mencionar essa informação na atividade 7, em que o pronome será trabalhado diretamente.

  1. Black Panther actor Winston Duke thanked fans for supporting the movie ◆ has smashedglossário Hollywood doubts about the broader appeal of black films to become the third highest-grossing film of all time in North America.

d. Actress and writer Lena Waithe espaço para resposta last year became the first black woman to win a screenwriting Emmy and  is also gay, was awarded the Trailblazer trophy.

SERJEANT, Jill. Heroes, On screen and off, win big at MTV Movie & TV Awards show. Reuters, 19 junho 2018. Disponível em: https://oeds.link/NrVZXF. Acesso em: 14 junho 2022.

  1. Now discuss these questions about the extracts in activity 5 with a partner.
    1. Você conhece os eventos mencionados nos excertos? Já assistiu a algum deles?
    1. Em sua opinião, por que é importante que os meios de comunicação reconheçam a diversidade de gênero e premiem aqueles ou aquelas que se destacaram em suas áreas?
    1. Como o sucesso de bilheteria de filmes como Black Panther pode abrir portas para mais produções com protagonistas de diferentes etnias? Como esse acontecimento pode influenciar a sociedade em geral?
  2. Compare these extracts to the ones in items “b” and “e” from activity 2. What pronoun is replacing uítch?

Nevertheless, it is a ballet that pleasedglossário the children in the audience.

8. Read this extract from activity 2 again (item d) and choose the appropriate options in your notebook.

Fossils that date back 400 million years have allowed scientists to piece together a revealing picture of the strange fish, which had nostrils coming from its eye sockets and a long bill or snout with jaws. reticências Palaeobiologist Dr Gavin Young, who discovered the first fossils in 1969, says Brindabellaspis is the strangest of the more than 70 species of fish found in the ancient ecosystem. reticências

a. The first highlighted clause offer espaço para resposta understand the news item.

Versão adaptada acessível

Atividade 8, item a.

“Which had nostrils coming from its eye sockets and a long bill or snout with jaws.” offers  understand the news item.

  1. essential information to
  2. extra information. If omitted, we can still

b. The second highlighted clause espaço para resposta between commas.

Versão adaptada acessível

Atividade 8, item b.

“Who discovered the first fossils in 1969”  between commas.

  1. come
  2. don’t come

Going further

In extra information clauses, we cannot replace who or which with that.

  1. Complete the questions with a relative pronoun. Then discuss them with a partner.
    1. Are there any news shows espaço para resposta you don’t like? Why don’t you like them?
    1. Do you know any news presenters espaço para resposta usually make personal comments about the news they are giving? Do you think all presenters should do this?
    1. Can you name any radio shows espaço para resposta listeners like to participate live in it?
    1. Do you think there should be more newspapers/shows espaço para resposta focus on positive rather than negative news?
Respostas e comentários

5. c) which

5. d) who/who

6. Respostas pessoais. Ver Notas.

7. The pronoun “that”.

8. a) dois

8. b) um

9. Respostas pessoais.

9. a) which/that

9. b) who/that

9. c) whose

9. d) which/that

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora, como fórma de extensão do boxe “Going further”, sugere-se solicitar aos ou às estudantes que procurem, na seção “Reading” e nesta seção, outros exemplos em que o pronome relativo introduz orações adjetivas explicativas. Depois, eles podem compartilhar as frases encontradas com um ou uma colega.

fórade sala de aula

professor ou professora sugere-se estimular a turma a procurar notícias de assuntos diversos em diferentes mídias sociais e compar­tilhá-las oralmente com os ou as colegas em sala de aula.

Notas

Atividade 6 bprofessor ou professora, espera-se que os ou as estudantes percebam que o reconhecimento da diversidade de gênero é essencial para desconstruir preconceitos e dar oportunidades iguais a todos/todas os/as artistas, bem como para trazer visibilidade a essas pessoas e aos grupos que elas representam.

lissenin

A TV news story

Pre-listening

1. Read the headlines from a tê vê news story and from a newspaper. Then answer the questions with a partner.

Teenager schoolgirl invents biodegradable plastic!

Turningglossário prawnsglossário intoglossário plastic: Schoolgirl Angelina Arora fights science stereotypes

MANIX, Liam. Turning prawns into plastic: schoolgirl Angelina Arora fights science stereotypes. The Sydney Morning Herald, Sydney, 8 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/xs1dQe. Acesso em: 15 junho 2022.

  1. What is the name of the inventor?
  1. What does she use to create plastic?
  1. What information does the headline of the TV news show not mention?
  1. Based on activity 1 and on what you know about TV news stories, think about the tê vê news story on Angelina Arora and do the activities with your partner. a Choose the topics you think the news story will probably cover. I Where Angelina is from. II Where she goes to school. III Who helped her with the invention. IV How she made her invention. V What she is going to do next. VI How much her plastic costs. VII What her friends think of her. VIII When she invented the biodegradable plastic. IX Her mother’s opinion about the invention. b Do you think you will hear Angelina’s voice in the audio? Who else will you probably hear?
  2. Now use your ideas from activity 2 and these words from the audio to predict the story you will hear.

biodegradable plastic

chitin

corn starch

fibroin

landfillsglossário

plastic wasteglossário

prawn shells

sea food waste

silkglossário  cocoonsglossário

spiders’ webs

Respostas e comentários

1. a) Her name is Angelina Arora.

1. b) She uses prawns.

1. c) It doesn’t mention the fact that the inventor fights Science stereotypes.

2. Respostas pessoais. professor ou professora, as respostas assinaladas serão verificadas pelos ou pelas estudantes na atividade 4, ao ouvirem o áudio.

2. a) Respostas possíveis: III/IV/VIII

2. b) Respostas pessoais. professor ou professora, os ou as estudantes podem esperar ouvir a inventora, assim como membros da família dela, professores/professoras etc. Após ouvirem o áudio, pode-se confirmar a resposta de que o áudio apresenta a voz de Angelina e de sua professora.

3. Respostas pessoais. Ver Notas.

Listening

Ao trazer um áudio de uma reportagem sôbre uma adolescente australiana que criou um plástico biodegradável, a seção trabalha a habilidade ê éfe zero oito éle ih zero três: construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes. Além disso, espera-se que os ou as estudantes percebam que, assim como a adolescente, eles ou elas também podem utilizar suas habilidades para fazer a diferença em sua comunidade.

 Informações adicionais

The Project: telejornal diário australiano produzido e veiculado pela Network TEN.

Network TEN: rede australiana de tê vê que pertence ao braço internacional da CBS Corporation.

Notas

Atividade 3professor ou professora, sugere-se estimular o uso de dicionário bilíngue para verificar o sentido das palavras-chave apresentadas para a compreensão do áudio. Sugere-se que os ou as estudantes formem frases oralmente em inglês para tentar antecipar o conteúdo da reportagem oral e, assim, se preparar para o que vão ouvir.

Listening

4. Listen to the news story and check your predictions in activities 2 and 3.

Ícone Áudio.

5. Now listen again and choose the appropriate options in your notebook.

Ícone Áudio.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

  1. Angelina created her plastic to help clean the oceans/the forests.
  1. Her plastic starts to break down within five/fifteen days and completely breaks down in 33 days/months.
  1. Her teacher/The school principal supervised her work.
  1. She first started experimenting in 2013/2016.
  1. She used corn starch to create a biodegradable plastic, but it was resistant/not resistant to water.
  1. xi won/didn’t win a prize for her first project.
  1. Her teacher says she is hard-working/intelligent.
  1. Austria/óstrêilia produces a lot of sea food waste.
  1. Her invention helps/doesn’t help reduce waste in landfills.

j. Angelina says eidje/gender shouldn’t be a limit to invention and discovery.

Post-listening

6. Complete this summary about how Angelina created her bioplastic using prawn shells. Use words/expressions from activity 3. Answer in your notebook.

Angelina combined a special carbohydrate called , which is present in ◆, with ◆, the sticky material in  and . This combination created a flexible strong substance that acts like plastic but has none of its harmful side effects.

Going further

Do some research and find out how long objects made of plastic take to break down, as well as the harmful side effects of plastic to the environment. Share your findings with your classmates. Discuss what you can do to help reduce plastic waste.

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Qual é a sua opinião sôbre a invenção de Angelina?
    1. Quais problemas ambientais essa invenção pode ajudar a solucionar?
    1. Em sua opinião, a invenção de Angelina será comercializada no futuro? Por quê?
    1. Se você pudesse, que problema local ou global você gostaria de ajudar a resolver? De que tipo de conhecimento e ajuda você precisaria? Onde conseguiria esse suporte?
Respostas e comentários

4. Respostas pessoais. As respostas dependem dos itens que os ou as estudantes assinalaram na atividade 2 e o que eles ou elas anteciparam na atividade 3.

5. a) the oceans

5. b) five, days

5. c) Her teacher

5. d) 2016

5. e) not resistant

5. f) won

5. g) hard-working

5. h) Australia

5. i) helps

5. j) age

6. chitin/prawn shells/fibroin/spider’s webs/silk cocoons

Going further. Ver notas

7. a) Resposta pessoal. os ou as estudantes podem responder, por exemplo, que o projeto pode ajudar a solucionar um problema que é, ao mesmo tempo, local e global.

7. b) Respostas possíveis: A poluição no mar, o fato de animais marinhos se engasgarem com plástico, o acúmulo de detritos nos lixões, etcétera

7. c) Respostas pessoais. É possível que os ou as estudantes respondam que sim, pois invenções desse tipo tendem a ser compradas por grandes empresas e vendidas a governos.

7. d) Respostas pessoais. Ver Notas.

Transcript: A TV news story

Ícone Áudio.

Reporter: The world is drowning in plastic waste. It’s clogging the oceans and choking wildlife, which is why Science whiz Angelina Arora invented a solution.

Angelina Arora: I created a plastic. It’s a biodegradable plastic. It starts to break down within five days and it completely breaks down in 33 days. And, in fact, it releases nitrogen into the soil, which is great for plant growth.

Reporter: Supervised by her teacher, Angelina first started experimenting in 2016, using corn starch to develop a prize-winning biodegradable plastic. Unfortunately, it broke down when exposed to water. But a spark had been ignited in this budding scientist.

Ajsa Mahmic: She’s dedicated. She has a passion to find solutions to a problem. She’s resilient and hard-working [...]

Reporter: Then last year Angelina had an epiphany.

Angelina: I was looking at prawns and I saw that they were plasticky, so I wondered what makes them look like plastic.

Reporter: Turns out prawn shells contain a special carbohydrate called chitin. Angelina’s bioplastic is created by isolating that carbohydrate and combining it with fibroin, the sticky material in spiders’ webs and silk cocoons. Together, the raw materials create a flexible strong substance that acts just like plastic but with none of the harmful side effects.

Angelina: Australia is a massive producer of sea food waste and all that waste is going into landfill. So I’m taking them out of landfill as well as putting them to a good purpose. reticências Age shouldn’t be a limit to invention and discovery. It can be young people wanting to go out of their comfort zone, go outside of the classroom, and create and innovate and come up with ideas that potentially change the world.

WOMEN to Watch. 2018. 1 vídeo (3minutos 1segundos). Publicado pelo canal Doris Soares. Disponível em: https://oeds.link/89UhBv. Acesso em: 15 junho 2022.

 Going further

professor ou professora, pode-se suge­rir que a turma apresente o resultado da pesquisa preparando cartazes com as informações coletadas e dicas para ajudar a proteger o meio ambiente.

Notas

Atividade 7 dprofessor ou professora, algumas ideias podem ser colocadas em prática caso os ou as estudantes se mobilizem com o apoio dos ou das professores ou professoras e da escola ou da comunidade, como fazer a coleta seletiva de lixo, trabalhar com materiais reciclados nas aulas de Arte etcétera

ispíquin

This is the news

Pre-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. How often do you watch the news on tê vê? Do you have a favorite news show?
    1. In your opinion, what qualities must a good news presenter have?
  2. Let’s prepare a TV news report.
    1. Get into small groups. Decide on a news story that is relevant for your community. Think about the different perspectives you could focus on.
    1. Find facts and opinions about it in different media and select the most relevant pieces of information and sources, according to your objectives.
    1. Review the grammar and vocabulary in this unit, as well as the organization of a news story and the balance between the reporter’s voice and the sources.
    1. Write the news story, including quotations to support what you are saying, and a final comment about the piece of news to express the group’s opinion.
    1. If necessary, use a bilingual dictionary or ask your classmates and/or teacher for helpágina
    1. Decide who is going to be the news presenter and who is/are going to be the source/sources.
    1. Practice reading your stories aloud and listen to the other groups as well. Give and receive feedback to/from other classmates. Review your text if necessary.

Speaking

  1. You are going to deliver the news. Use the box “Useful language” if necessary.
    1. Presenter: Introduce yourself and the headline.
    1. Presenter: Read the news to the group. Source/sources: Express your opinion on the subject.
    1. Encourage the group to comment on what they have just heard.
    1. Class: Role-play phone calls from spectators, who will say their names and what they think.
    1. Presenter: Thank the callers for their participation.

Useful language

Good morning/afternoon/evening. This is (your name) live on channel (ten) and here’s our top story/today’s news.

What do you think about this story? Call us and let us know or leave a comment on our social media.

Post-speaking

  1. Discuss these questions with your classmates.
    1. Como você se sentiu ao representar perante a turma? E ao ouvir os comentários?
    1. O que achou das histórias selecionadas pelos ou pelas colegas?
    1. Você gostaria de salvar a história no formato de vídeo ou de póde kést? Por quê?
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. Ver Notas.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

3. Respostas pessoais. Ver Notas.

4. Respostas pessoais. Ver Notas.

Speaking

O objetivo desta seção é auxiliar os ou as estudantes na elaboração de uma notícia para um telejornal, tendo como referência o texto oral da seção anterior. Esta seção cumpre a habilidade EF08LI03:  construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e  informações relevantes – com foco na utilização de repertório linguístico apropriado para  informar/comunicar, alinhada com o tema da unidade.

Notas

Atividade 1 bprofessor ou professora, espera-se que os ou as estudantes mencionem diversas características, como apresentar boa dicção, agir com educação, utilizar linguagem adequada ao público-alvo, ter uma voz agradável etcétera

Atividade 2 professor ou professora sugere-se incentivar os ou as estudantes e trabalharem temas que foram estudados durante o ano, considerando a comunidade em que vivem. Por exemplo, caso o bairro da escola seja habitado por muitas pessoas idosas, pode-se abordar o uso da tecnologia por pessoas dessa faixa etária e programas públicos de saúde e bem-estar voltados para esse público, assuntos abordados nas unidades 1 e 2, respectivamente.

Atividade 3professor ou professora no item ”d“, a simulação das chamadas telefônicas poderá ser executada pelo grupo do/a apresentador/a; mas, se achar mais conveniente, solicitar que outros ou outras estudantes façam as ligações.

Atividade 4

c professor ou professorapode-se sugerir que a turma grave um vídeo com todas as notícias apresentadas. Nesse caso, é interessante criar um nome para o telejornal e gravar uma abertura com a chamada para as notícias. O telejornal poderá ser apresentado para outras turmas ou divulgado no site da escola.

ráitin A news story

Que tal escrever uma reportagem sôbre um tema de interesse para a sua comunidade?

What: a news story for the school newspaper

To whom: other students; people in general

Media: the school website or blog

Objective: report and inform the community about important issues

Ilustração. Uma mão segurando um lápis e apontando na direção da página.

Pre-writing (brainstorming)

  1. Trabalhem em grupos. Pensem em fatos ou eventos que estão acontecendo na sua comunidade e que, em sua opinião, deveriam estar na mídia. Então, escolham um deles.
  2. Revejam os conteúdos da unidade, principalmente a reportagem da seção  rídin. Listem os tópicos que a reportagem poderia cobrir e as fontes que poderiam ser consultadas.
  3. Coletem material. Procurem informações para escrever a reportagem. Preparem perguntas para entrevistar pessoas de interesse para o tema e anotem ou gravem o que elas disserem. Tirem fotos que possam ilustrar a reportagem. Não se esqueça de pedir autorização para publicar fotos em que apareçam pessoas.

First draft

  1. Organizem as informações e os depoimentos. Redijam uma manchete, um lead com uma ou duas frases resumindo o conteúdo da reportagem (informando o que aconteceu, quando, onde, com quem e por quê), o corpo da reportagem com citações das fontes para dar veracidade ao texto e uma conclusão.
  2. Pensem em formatos de letras e cores para a manchete e na disposição das imagens na página.
  3. Compartilhem suas ideias e seu texto com outros grupos. Leiam também o material dos ou das colegas. Dê dicas de como melhorar a produção deles ou delas, avaliando os seguintes aspectos: o texto está de acordo com o objetivo? Está adequado ao público-alvo? O conteúdo da reportagem está completo? Há necessidade de correção gramatical/ortográfica?

Editing

  1. Revisem sua produção com base nas sugestões de seus ou suas colegas. Se necessário, reconstruam o texto, observando a necessidade de córtes, acréscimos ou correção de informações.
  2. Finalizem a arte do texto, simulando uma página de jornal.

Final text

9. Compartilhem sua produção com a turma e leiam as reportagens dos ou das colegas.

Post-writing

10. Agora, reúnam todas as reportagens para criar um jornal da turma, o qual deve ser publicado no sáite ou blog da escola. Convide outras turmas para ler o jornal e discutir as reportagens que consideraram mais significativas para a comunidade.

Respostas e comentários

3. Ver Notas.

Writing

O objetivo desta seção é auxiliar os ou as estudantes na escrita de uma reportagem sôbre um tema relevante para a comunidade em que vivem. As atividades trabalham as seguintes habilidades: ê éfe zero oito éle ih zero nove: avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases); e ê éfe zero oito éle ih um zero: reconstruir o texto, com córtes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final. Como trabalha o gênero reportagem, contempla também a habilidade ê éfe zero oito éle ih um um: produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta) – com foco na produção de uma reportagem com uso de estratégias de escrita.

Notas

Atividade 3

professor ou professora, orientar os ou as estudantes para que peçam às pessoas entrevistadas, ou a qualquer outra pessoa que possa aparecer no trabalho, autorização de uso de declarações escritas e ou ou faladas, bem como de uso de imagem.

pici cãltchur

Jane Gilmore is a journalist who analyzes newspaper headlines and changes them in order to criticize how women are represented in the media. She is the author of the book Fixed It: Violence and the Representation of Women in the Media. She posted the following picture on her social media:

Reprodução de página da internet. Na parte superior, fundo em preto e Logotipo em cor branca ao lado do texto: NEWS. Abaixo, texto: Just in, Politics, World, Business, Sport, Science, Health, Arts, Analysis. Na  linha debaixo, ícones de impressão, email, Facebook, Twitter, More.

Sexual assaults spike on Gold Coast, police urge women to ‘stay in groups’

urge men to 'understand' and think about consent

GILMORE, Jane. FixedIt: What did police say? Jane Gilmore. Disponível em: https://oeds.link/wcKQ48. Acesso em: 14 junho 2022.

  1. What is the difference – in meaning – between the original text and the altered text?
  2. Go online and look for headlines that you do not agree with (because they are sexist, extremist, or any other reason). Make changes in the headline and share them with the classmates.

selfi-tchéqui

1. Reveja a Unidade 8 e as atividades e anotações no caderno. Em seguida, escolha as alternativas que mais se aproximam da sua produção e as escreva no caderno.

Icone. NOTBOOK

Eu consigo...

Imagem de emoji sorrindo.
com facilidade.

Imagem de emoji neutro.
com alguma facilidade.

Imagem de emoji triste.
com dificuldade.

compreender reportagens escritas...

identificar os elementos básicos de argumentação em texto jornalístico...

compreender palavras relacionadas a diferentes mídias que veiculam notícias...

compreender o uso de pronomes relativos para estabelecer subordinação...

compreender uma reportagem oral...

produzir uma reportagem oral...

produzir uma reportagem escrita...

Respostas e comentários

1. The original text makes women responsible for the change that is needed. The altered version focuses on how men are responsible for the action reported.

2. Respostas pessoais. Ver Notas.

Self-check. Ver Notas.

Peace culture

o professor ou a professora pode apresentar a jornalista e autora Jane Gilmore com a entrevista:

Fixed It: taking on mistreatment of women by the media. Nine to noon, RNZ, 25 setembro. 2019. Disponível em: https://oeds.link/ths3L5. Acesso em: 12 agosto. 2022.

Outros exemplos de manchetes modificadas podem ser encontrados na página da própria autora, disponível em: https://oeds.link/9cdNhn (acesso em: 20 junho 2022).

Para a atividade 2, o professor ou a professorapode selecionar previamente matérias e pedir que os ou as estudantes as “corrijam”, caso opte por realizar um trabalho mais direcionado. Pode-se refletir também sôbre quais elementos linguísticos são geralmente alterados e como eles interferem nos sentidos.

Self-check

professor ou professora espera-se que cada estudante use esta seção para avaliar o seu aprendizado ao longo da unidade, de modo a identificar com quais itens teve facilidade, alguma facilidade e dificuldade, e, se necessário, com sua ajuda, organizar um plano de ação sôbre como pode melhorar o próprio aprendizado e como pode auxiliar os ou as colegas.

 Acompanhando a aprendizagem

professor ou professora para cada item do “Self-check” há uma sugestão de encaminhamanto de trabalho para os ou as estudantes com dificuldade.

Sugere-se aos ou às estudantes que:

  • façam uma busca on láine usando a expressão níus fór tins para encontrar sáites especializados em desenvolver letramento na língua inglesa. Os textos podem ser impressos e compartilhados.
  • usem os textos pesquisados no item “a” para analisar o propósito de cada parágrafo, com o objetivo de perceber como é construída a argumentação.
  • revejam as informações da seção “Language in use 1”. os ou as estudantes podem criar no caderno uma lista com as palavras que aprenderam e elaborar frases que exemplifiquem seu uso.
  • revejam as informações da seção “Language in use 2” e do apêndice “­Language reference in ­context”.
  • retomem a reprodução do áudio acompanhada da transcrição, esclarecendo dúvidas de vocabulário. os ou as estudantes podem dividir a narração em blocos e observar como está organizada: quais informações são transmitidas pela repórter, por Angelina e por sua professora, além de explicar quais efeitos essas falas têm na re­portagem.
  • elaborem uma nova apresentação da reportagem e fazer uma gravação no celular, se for possível, ou apresentá-la novamente, procurando, em seguida, fazer uma autoavaliação para detectar o que pode ter dificultado a realização da tarefa.
  • releiam as reportagens apresentadas na seção “Reading” e no apêndice “Learning more”, observando características, como informações sôbre o que aconteceu, quem são os/as envolvidos/as, quando isso ocorreu, opiniões, citações etcétera, para auxiliaros ou as estudantes com dificuldade a ter mais exemplos para o momento da escrita.

Be an agent of change  Units 7 and 8   E-safety issues

  1. Technology is evolving every day. Read these statements related to this topic, and tell a partner if you agree or disagree with them. Then share your answers with the classmates.
    1. Most teenagers use digital technology well and autonomously, so they don’t need to learn new things from adults.
    1. It is important to develop skills and knowledge to use digital technology, even if we can use it successfully.
    1. Digital technology has its dangers and we need to be aware of how to deal with them.
  2. Look at the pictures and discuss the questions with your classmates.

1

Ilustração. Uma mulher de cabelo preto, camiseta branca e paletó cinza está sentada à frente de um laptop. Ela está com as duas mãos na cabeça, chorando e com a boca contraída. Atrás dela há duas figuras em formas de rostos rindo e outras duas figuras com rostos irritados, com as bocas abertas.

2

Fotografia. Parte de um teclado de computador com diversos botões brancos e um botão maior azul no qual se lê SECURITY e há um ícone de um cadeado.

3

Fotografia. Duas mãos segurando um celular preto na horizontal. Na tela do celular está o site: NEWS – sobre o site há um carimbo vermelho escrito: FAKE.
  1. What is the general problem you can identify in the three pictures? And what specific problem does each picture represent?
  1. Have you (or has anyone you know) ever been involved in a situation related to these types of problem? If so, could you share it with the class?
  1. How careful are you when you use the Internet? How do you stay safe online? What tips can you share with your classmates?
  1. In your notebook, match the following items related to online interactions to their definitions.
    1. Cyber abuse/Trolling/Cyber harassment/Cyberbullying: espaço para resposta
    1. Image-based abuse: espaço para resposta
    1. Personal information: espaço para resposta
    1. Digital citizenship: espaço para resposta
Respostas e comentários

1. Respostas pessoais. Ver Notas.

2. a) Respostas possíveis: They represent problems related to the use of the Internet. Picture 1 represents the problem of cyberbullying/online harassment; picture 2 represents the problem of data loss/theft and protection of your online privacy; picture 3 represents the problem of fake news.

2. b) Respostas pessoais. Ver Notas.

2. c) Respostas pessoais.

3. Ver Notas.

3. a) três

3. b) dois

3. c) quatro

3. d) um

Be an agent of change

i seifiti ishues

Esta seção toma por base as seguintes competências das Competências Gerais da Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, páginas 9 e 10): “5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de fórma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” e “8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.”. Sob tais perspectivas, procura-se, aqui, promover uma reflexão sôbre a importância de educar-se no sentido de usar de fórma prudente e responsável as tecnologias digitais. A seção aborda tópicos relevantes relacionados ao tema, como bullying virtual, proteção de dados pessoais e fake news, com o objetivo final de contribuir para a formação cidadã dos ou das estudantes.

Notas

Atividade 1professor ou professora embora as respostas não sejam necessariamente fechadas, espera-se que os ou as estudantes cheguem à conclusão de que uma afirmação como a do item “a” é indevida, uma vez que o fato de saber utilizar bem as tecnologias digitais, sôbretudo as de comunicação, não significa que a pessoa saiba também lidar com os riscos que corre constantemente em decorrência de sua exposição na rede mundial de computadores.

Atividade 2 bprofessor ou professora, sugere-se lidar com cautela com essa questão, evitando situações que possam causar constrangimento a alguém. A ideia é deixar que os ou as estudantes compartilhem experiências somente se se sentirem à vontade para tanto. Por se tratar de um tema recorrente no mundo contemporâneo, pode-se incluir na discussão outras situações que envolvem segurança e intimidação via dispositivos eletrônicos, como os trotes telefônicos com ameaças e intimidações.

I is a term we use to refer to positive and confident use of digital technology.

II refers to a situation in which intimate images (real or edited) are distributed without the permission of the person pictured.

III is an online behavior that often involves a seriously intimidating, threatening or humiliating effect on someone. It is intended to hurt someone socially, psychologically or physically.

IV refers to any type of information or combination of information that makes the identification of an individual possible.

4. Read this excerpt from a book that covers several topics related to e-safety. Based on the introductory paragraph and the bulleted sentences, what type of text is it?

As with all school equipment, there are rules in place to keep both students and staff safe. It is important that students read and understand these rules. […]

  • I will not install any programmes on school computers.
  • I will not use the internet to cause distress or to bully others.
  • I will not post pictures or videos to the internet, or otherwise upload content, unless under staff supervision. […]
  • I will report any known misuses of technology, including the unacceptable behaviours of others.
  • I will keep my computer and email passwords private and will not use other students’ passwords.
  • I will not make, or attempt to make, any changes to school computer systems and settings.
  • I will not use the internet to gain access to materials which are illegal, inappropriate or abusive.
  • I am aware that the school has software installed on school computers to monitor student use.

GIANT, Nikki. E-safety for the I-generation: Combating the Misuse and Abuse of Technology in Schools. Filadélfia: Jessica Kingsley Publishers, 2013. página 126.

  1. Now follow the instructions to create an “e-safety tips list” with your classmates. Use the text in activity 4 as reference.
    1. Trabalhem em grupos. Criem um cartaz para orientar as pessoas a adotar atitudes prudentes a fim de garantir um uso seguro da internet.
    1. Pensem em quem será o seu público: os ou as colegas de classe, as pessoas da sua escola ou pessoas de fóra da comunidade escolar?
    1. Usem o texto da atividade 4 como referência para a criação das dicas. Incluam no cartaz imagens que possam ajudar a ilustrar o tipo de situação abordada em cada dica.
    1. Após terminar o texto, verifiquem onde ele poderá ser exibido. Se forem compartilhá-lo em locais públicos da comunidade, criem uma versão dele em português.
Respostas e comentários

4. Respostas possíveis: It’s a school form/student commitment form.

Notas

Atividade 2 c

professor ou professora sugere-se incentivar os ou as estudantes a compartilharem entre si dicas de como utilizam a internet (em especial as redes sociais) com segurança. Pode-se observar se eles ou elas mencionam ações como acessar páginas seguras e não disponibilizar informações pessoais a pessoas desconhecidas.

Atividade 3

professor ou professora, entende-se que abordar temas mais sensíveis, como o do item “b”, é de grande relevância para a formação cidadã dos ou das estudantes adolescentes. Vale sempre destacar o cuidado extremo que se deve tomar com o compartilhamento de imagens pessoais no ambiente virtual, recomendando que, por segurança, não disponibilizem fotos que não possam ser vistas por todas as pessoas, pois, uma vez que um conteúdo é compartilhado, não se tem contrôle de seu alcance.

 Informações adicionais

E-safety for the I-­generation: Combating the Misuse and Abuse of Technology in Schools: livro de Nikki Giant dirigido especialmente a educadores e pessoas que, de alguma fórma, estejam envolvidas em trabalhos com adolescentes. Funciona como um manual de dicas para que esses profissionais saibam abordar com os ou as adolescentes os problemas relacionados ao uso da internet.

Glossário

addicted
– dependente; viciado/a
Voltar para o texto
measure
– medir
Voltar para o texto
headline
– manchete
Voltar para o texto
gambling
– jogo; aposta
Voltar para o texto
concerned
– preocupado/a
Voltar para o texto
engagement
– compromisso; dedicação
Voltar para o texto
set up
– estabelecer
Voltar para o texto
biased
– parcial; tendencioso/a
Voltar para o texto
news outlet
– veículo de informações
Voltar para o texto
billboard
– painel publicitário
Voltar para o texto
scoop
– furo (de reportagem)
Voltar para o texto
hint
– dica; pista
Voltar para o texto
nugget
– pepita (conselho)
Voltar para o texto
bend
– curvar; dobrar
Voltar para o texto
claim
– afirmação
Voltar para o texto
survey
– pesquisa
Voltar para o texto
reef
– recife (de coral)
Voltar para o texto
deserve
– merecer
Voltar para o texto
delightful
– agradável; encantador/a
Voltar para o texto
dwindle
– diminuir
Voltar para o texto
smash
– esmagar
Voltar para o texto
please
– agradar
Voltar para o texto
turn (something) into
– transformar-se em
Voltar para o texto
prawn
– camarão
Voltar para o texto
landfill
– aterro sanitário
Voltar para o texto
waste
– lixo
Voltar para o texto
silk
– seda
Voltar para o texto
cocoon
– casulo
Voltar para o texto