Créditos
Elaboração dos originais:
Eduardo Amos
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie ( São Paulo). Professor de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Membro do GEEPAZ – Grupo de Estudos de Educação para a Paz e Tolerância do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Renata Condi
Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- São Paulo). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciada em Letras (inglês) e bacharela em Letras (tradução inglês/português) pêla Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- São Paulo). Professora de pós-graduação em Educação e Letras em escolas particulares. Coordenadora de área de Língua Inglesa e Língua Espanhola em escolas particulares. Coordenadora de Internacionalização na Educação Básica em escolas particulares.
Ana Paula Reis
Especialista em Metodologias e Práticas para Educação Bilíngue ou multilíngue pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (Instituto Singularidades). Licenciada em Letras (inglês) e bacharela em Letras (português/inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Inglesa em escolas particulares.
Beatriz Nosé
Licenciada em Letras (português/inglês) e bacharela em Letras (tradução português/inglês/francês) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie ( São Paulo). Professora de Língua Inglesa em escolas públicas de São Paulo.
Carol Genaro
Pós-Graduada em Educação Bilíngue: Desafios e Possibilidades pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo (Instituto Singularidades). Intérprete em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- São Paulo). Bacharela em Letras pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental – Anos finais.
Christiane Araújo
Doutora e mestra em Letras em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e bacharela em Letras (português/inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Língua Inglesa do ensino fundamental e superior.
Cristina Mayer
Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- São Paulo). Bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Professora universitária de Língua Inglesa.
Doris Soares
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Interdisicplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ú éfe érre jota). Bacharela e licenciada em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Língua Inglesa em instituição de Ensino Superior, atuou em todos os segmentos da Educação Básica em escolas particulares do Rio de Janeiro.
Guilherme Jotto Kawachi
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Linguística pela UFSCar. Licenciado em Letras (português/inglês) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de Língua Inglesa no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp.
Organização dos objetos digitais: Mariana Albertini
Elaboração dos objetos digitais: Mariana Albertini, Simone D’Alevedo
Coordenação editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Mariana Albertini
Edição de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais, Mariana Albertini
Assistência editorial: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Preparação de texto: Ofício do Texto Projetos Editoriais
Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa
Coordenação de produção: Denis Torquato
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Tatiane Porusselli, Mateus Banti
Capa: Douglas Rodrigues José, Tatiane Porusselli, Apis Design, Fábio Luna
Foto: ZhangXun/Getty Images
Coordenação de arte: Wilson Gazzoni Agostinho
Edição de arte: Arleth Rodrigues, Natália Demuri Manoel
Editoração eletrônica: êmi érri éssi Editorial
Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero
Revisão: Glória Cunha, Thiago Dias
Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais
Pesquisa iconográfica: Susan Eiko, Neuza Faccin, Graciela Araújo
Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Ana Isabela Pithan Maraschin, Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Vânia Maia
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga,
Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos
Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Ivenção
Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó
Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva
![Ficha catalográfica. Dados Internacionais de Catalogação na publicação (CIP). (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Peacemakers [livro eletrônico]: 9º ano: manual digital-interativo do professor / Eduardo Amos (organizador), Renata Condi (organizadora). 2. ed. São Paulo: Richmond Educação, 2022. HTML. Componente curricular: Língua inglesa. ISBN 978-65-5795-038-8. 1. Inglês (Ensino fundamental) I. Amos, Eduardo. II. Condi, Renata. 22-114932. CDD – 372.652. Índices para catálogo sistemático: 1. Inglês: Ensino Fundamental 372.652. Cibele Maria Dias. Bibliotecária. CRB – 8/9427.](../resources/images/im_ficha_114932_peacemakers_9_mp_digital_interativo.jpg)
Reprodução proibida. Artigo 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
RICHMOND EDUCAÇÃO limitada.
Rua Padre Adelino, 758 - sala 3 - Quarta Parada
São Paulo - São Paulo - Brasil - CEP 03303-904
Atendimento: telefone (11) 3240-6966
www.richmond.com.br
2022
Produzido no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2
Na capa, foto de paisagem urbana, Tóquio, Japão (2022). Além dos arranha-céus, em Kachidoki observa-se a Tokyo Skytree, de 634 metros de altura, iluminada sôbre o rio Sumida. A torre de transmissão de rádio e tê vê foi inaugurada em 22 de maio de 2012. O projeto é do arquiteto Tadao Ando (1941-) e do escultor Kiichi Sumikawa (1931-).