8
1 OBSERVANDO MEU CORPO
9
O CABELEIREIRO ESTÁ MOSTRANDO PARA A CRIANÇA COMO FICOU O CORTE DE CABELO.
VOCÊ CUIDA DO CORTE DO SEU CABELO? COMO VOCÊ FAZ?
CONECTANDO IDEIAS
1. QUAL PARTE DO CORPO O CABELEIREIRO USA PARA SEGURAR O ESPELHO?
2. CONTORNE NA FOTO A CABEÇA E AS MÃOS DO CABELEIREIRO.
3. PARA QUE O CABELEIREIRO USA ESPELHOS EM SEU TRABALHO?
4. ALÉM DE CORTAR OS CABELOS, QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ ACHA QUE UM CABELEIREIRO PODE FAZER NO SALÃO?
10
1 PARTES DO CORPO
NO DIA A DIA, GERALMENTE OBSERVAMOS NOSSO CORPO NO ESPELHO EM DIVERSAS SITUAÇÕES.
1. VOCÊ JÁ OBSERVOU SEU CORPO EM UM ESPELHO? 2. CITE QUATRO PARTES DE SEU CORPO.3. OBSERVE SEU CORPO EM UM ESPELHO. DEPOIS, DESENHE SEU CORPO NO ESPAÇO A SEGUIR.
-
ESCREVA SEU NOME NO DESENHO.
11
AUTORRETRATO
O DESENHO QUE VOCÊ FEZ NA PÁGINA ANTERIOR É UM AUTORRETRATO.
AUTORRETRATO É UM DESENHO OU UMA PINTURA QUE O ARTISTA FAZ PARA REPRESENTAR A SI MESMO.
VEJA A SEGUIR UMA FOTO E UM DOS AUTORRETRATOS DO PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO ELISEU VISCONTI.
ATUALMENTE, É COMUM AS PESSOAS REGISTRAREM IMAGENS DO PRÓPRIO CORPO POR MEIO DE FOTOS UTILIZANDO TELEFONE CELULAR OU MÁQUINA FOTOGRÁFICA. ESSE TIPO DE FOTO É CHAMADO SELFIE.
-
VOCÊ JÁ FEZ UMA SELFIE? CONTE AOS COLEGAS COMO FOI.
FAÇA UMA SELFIE E ENVIE-A, POR E-MAIL, PARA SEU PROFESSOR.
12
QUANDO VOCÊ FEZ SEU AUTORRETRATO NA PÁGINA 10, PERCEBEU QUE SEU CORPO TEM DIFERENTES PARTES.
O CORPO DO SER HUMANO É FORMADO POR ALGUMAS PARTES, COMO CABEÇA, PESCOÇO, BRAÇOS, MÃOS, DEDOS, PERNAS, PÉS, ENTRE OUTRAS.
4. LIGUE CADA PALAVRA À PARTE DO CORPO DO MENINO DO CARTAZ. EM SEGUIDA, LEIA EM VOZ ALTA O NOME DE CADA UMA DESSAS PARTES.
5. FIQUE DE FRENTE PARA UM COLEGA. LOCALIZE E APONTE NO CORPO DELE CADA UMA DESSAS PARTES.13
AS PARTES DO CORPO HUMANO SÃO AGRUPADAS EM REGIÕES: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. O PESCOÇO UNE A CABEÇA AO TRONCO.
6. CITE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA UTILIZANDO PRINCIPALMENTE:
-
OS MEMBROS SUPERIORES.
-
OS MEMBROS INFERIORES.
14
ATIVIDADES
1. PINTE CADA QUADRINHO DA IMAGEM COM A COR DA PEÇA DE VESTUÁRIO QUE É UTILIZADA EM CADA PARTE DO CORPO.
DOE AS ROUPAS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA MAIS. ELAS PODEM SER USADAS POR OUTRAS PESSOAS.
2. NO QUADRO, ASSINALE COM UM X A(S) REGIÃO(ÕES) EM QUE É(SÃO) UTILIZADA(S) CADA PEÇA DE VESTUÁRIO.
PEÇA DO VESTUÁRIO | CABEÇA | TRONCO | MEMBROS |
---|---|---|---|
BONÉ | |||
CAMISETA | |||
BERMUDA | |||
TÊNIS |
15
3. PINTE CADA QUADRINHO DA IMAGEM COM A COR INDICADA NA LEGENDA.
LEGENDA
MÃO DIREITA.
MÃO ESQUERDA.
PÉ DIREITO.
PÉ ESQUERDO.
4. FAÇA O CONTORNO DE UMA DE SUAS MÃOS EM SEU CADERNO.
-
MARQUE UM X NA MÃO QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCREVER.
- MÃO DIREITA.
- MÃO ESQUERDA.
16
5. LEIA AS DICAS A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O NÚMERO DO CALÇADO DO PAI DE VALÉRIA É QUARENTA.
- O CALÇADO DA MÃE DE VALÉRIA É CINCO NÚMEROS A MENOS DO QUE O CALÇADO DO PAI DE VALÉRIA.
- O CALÇADO DE VALÉRIA É 10 NÚMEROS A MENOS DO QUE O CALÇADO DA MÃE DELA.
-
MARQUE UM X NO NÚMERO DO CALÇADO DA MÃE DE VALÉRIA.
- 25
- 40
- 35
-
MARQUE UM X NO NÚMERO DO CALÇADO DE VALÉRIA.
- 25
- 40
- 35
-
QUAL É O NÚMERO DO SEU CALÇADO? ESCREVA ESSE NÚMERO NO ESPAÇO ABAIXO.
-
O NÚMERO DO SEU CALÇADO É MAIS PRÓXIMO AO NÚMERO DO CALÇADO:
- DA MÃE DE VALÉRIA.
- DO PAI DE VALÉRIA.
- DE VALÉRIA.
17
NA PRÁTICA
-
NA SUA TURMA, TODOS OS ALUNOS USAM CALÇADOS DO MESMO TAMANHO?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- LÁPIS DE CORES VARIADAS
O TAMANHO DOS PÉS PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS. QUE TAL VERIFICARMOS ISSO NA PRÁTICA?
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PINTE OS RETÂNGULOS DO GRÁFICO A SEGUIR DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE ALUNOS DE SUA TURMA QUE USA CADA NÚMERO DE CALÇADO.
QUANTIDADE DE ALUNOS DA MINHA TURMA E O NÚMERO DO CALÇADO
FONTE: MINHA TURMA.
-
QUAL É O NÚMERO DE CALÇADO MAIS COMUM NA SUA TURMA?
18
2 MEU CORPO E O AMBIENTE: SENTIDOS
PODEMOS PERCEBER O AMBIENTE AO NOSSO REDOR DE DIVERSAS MANEIRAS.
VEJA COMO RENATA E SEUS COLEGAS PERCEBERAM O PÁTIO DA ESCOLA DURANTE O RECREIO.
1 O OLFATO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE SENTIR OS CHEIROS.
2 O PALADAR É O SENTIDO QUE NOS PERMITE RECONHECER O GOSTO DOS ALIMENTOS.
3 A VISÃO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE VER OS FORMATOS, AS CORES, O TAMANHO E A DISTÂNCIA DO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.
4 A AUDIÇÃO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE OUVIR OS SONS.
5 O TATO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE PERCEBER A TEMPERATURA, A TEXTURA E O FORMATO DO QUE NOS TOCA OU DO QUE ESTAMOS TOCANDO.
- TEMPERATURA:
- ESTÁ RELACIONADA À AGITAÇÃO DAS PARTÍCULAS QUE COMPÕEM OS MATERIAIS; QUANDO FALAMOS QUE ALGO ESTÁ QUENTE OU FRIO
- TEXTURA:
- APARÊNCIA FÍSICA DA SUPERFÍCIE DE UM MATERIAL
19
ALGUMAS PARTES DO CORPO HUMANO NOS AJUDAM A PERCEBER O AMBIENTE ONDE ESTAMOS.
1. ESCREVA O NÚMERO DO SENTIDO DO CORPO HUMANO QUE ESTÁ MAIS RELACIONADO A CADA PARTE DO CORPO CITADA A SEGUIR.
NARIZ | ORELHA | PELE | OLHOS | LÍNGUA |
---|---|---|---|---|
O RECREIO É O MOMENTO ADEQUADO PARA VOCÊ SE ALIMENTAR, IR AO BANHEIRO E FAZER NOVAS AMIZADES.
20
ATIVIDADES
1. TAÍS E SEUS COLEGAS ESTÃO BRINCANDO DE CABRA-CEGA.
DURANTE AS BRINCADEIRAS, RESPEITE A VEZ DOS COLEGAS.
-
MARQUE UM X NO SENTIDO DO CORPO HUMANO QUE TAÍS NÃO PODE UTILIZAR PARA LOCALIZAR SEUS COLEGAS DURANTE A BRINCADEIRA.
- TATO.
- AUDIÇÃO.
- VISÃO.
-
PINTE AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DO CORPO QUE PODEM AJUDAR TAÍS A LOCALIZAR OS COLEGAS DURANTE A BRINCADEIRA.
QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
-
A QUE SENTIDO SE RELACIONA CADA PARTE DO CORPO QUE VOCÊ PINTOU?
21
2. MARCOS E SUA TIA CRISTIANE ESTÃO ATRAVESSANDO UMA RUA MOVIMENTADA DO CENTRO DA CIDADE ONDE VIVEM. VEJA A SEGUIR.
RESPEITE OS SEMÁFOROS E ATRAVESSE AS RUAS NA FAIXA DE PEDESTRES.
-
PINTE O SEMÁFORO ABAIXO COM A COR CORRETA PARA PERMITIR A TRAVESSIA DE PEDESTRES.
-
VOCÊ ACHA QUE MARCOS E SUA TIA ATRAVESSARAM A RUA DE MANEIRA SEGURA? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
- SIM, POIS ELES ATRAVESSARAM A RUA NA FAIXA DE PEDESTRES E QUANDO O SEMÁFORO PARA AUTOMÓVEIS ESTAVA FECHADO.
- NÃO, POIS ELES ATRAVESSARAM A RUA QUANDO O SEMÁFORO PARA AUTOMÓVEIS ESTAVA ABERTO.
22
-
CONTORNE OS DOIS PRINCIPAIS SENTIDOS DO CORPO HUMANO QUE AJUDARAM MARCOS E SUA TIA A ATRAVESSAREM A RUA DE MANEIRA SEGURA.
OLFATO
TATO
PALADAR
-
QUANDO VOCÊ VAI ATRAVESSAR UMA RUA ACOMPANHADO DE UM ADULTO, VOCÊS TÊM OS MESMOS CUIDADOS QUE MARCOS E SUA TIA TIVERAM? CONVERSE COM UM COLEGA.
ANDE NAS RUAS SEMPRE ACOMPANHADO DE UM ADULTO.
LER E COMPREENDER
3. LEIA A TIRINHA A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
MAGALI, DE MAURICIO DE SOUSA. MAGALI. SÃO PAULO, GLOBO, N. 364, SET. 2003, P. 68.
-
OS SONS QUE A MÔNICA, O CEBOLINHA E A MAGALI ESTÃO OUVINDO SÃO OS MESMOS? CONVERSE COM UM COLEGA.
-
TRACE LINHAS SOBRE OS PONTOS DAS LETRAS E DESCUBRA O NOME DO PRINCIPAL SENTIDO DO CORPO HUMANO ENVOLVIDO NA SITUAÇÃO DA TIRINHA ANTERIOR.
- AGORA, LEIA O NOME DO SENTIDO QUE SE FORMOU COM O TRAÇADO DAS LINHAS.
23
4. EXISTEM DIVERSOS OBJETOS QUE EMITEM SINAIS SONOROS PARA NOS AVISAR DE ALGUMA SITUAÇÃO DE CAUTELA OU PERIGO, COMO OS SINAIS DE APITO EMITIDOS POR AGENTES DE TRÂNSITO.
-
AGORA, SIGA AS SETAS E DESCUBRA QUAL É O SENTIDO QUE NOS AJUDA A PERCEBER OS SINAIS SONOROS.
-
NO ESPAÇO A SEGUIR ESCREVA O NOME DO SENTIDO.
-
-
COM UM FAMILIAR, PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE TRÂNSITO E ELABORE UM TEXTO SOBRE ESSA PROFISSÃO.
PARA SABER MAIS
- OS CINCO SENTIDOS, DE ADELE CIBOUL. SALAMANDRA.
O LIVRO É COMPOSTO DE DOBRADURAS E IMAGENS DIVERTIDAS QUE MOSTRAM OS SENTIDOS DO CORPO HUMANO E COMO ELES ATUAM.
24
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR O FORMATO E O MATERIAL DOS OBJETOS SEM UTILIZAR O SENTIDO DA VISÃO?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
OBJETOS VARIADOS, COMO:
- COLHER DE METAL, CAIXA DE PAPELÃO VAZIA, JORNAL AMASSADO, PALITO DE SORVETE, BOLA DE ISOPOR, PEDAÇO DE TECIDO, ENTRE OUTROS
- VENDA PARA OS OLHOS (LENÇO OU OUTRO TECIDO)
- CADEIRA
ATENÇÃO
NÃO UTILIZE OBJETOS PONTIAGUDOS.
ENQUANTO VOCÊ REALIZA A ATIVIDADE, SEU COLEGA VAI GRAVAR SUAS AÇÕES.
-
SENTE-SE NA CADEIRA, TIRE OS SAPATOS E COLOQUE A VENDA NOS OLHOS.
-
POR QUE, NESTA ETAPA, É PRECISO TIRAR OS SAPATOS?
-
- PEÇA A UM COLEGA QUE ESPALHE ALGUNS DOS OBJETOS NO CHÃO, À SUA FRENTE, DE MODO QUE VOCÊ POSSA TOCÁ-LOS COM OS PÉS.
- TENTE IDENTIFICAR OS OBJETOS QUE ESTÃO NO CHÃO, TOCANDO-OS COM OS PÉS.
25
- EM SEGUIDA, PEÇA A SEU COLEGA QUE COLOQUE OS MESMOS OBJETOS EM SUAS MÃOS.
-
TENTE IDENTIFICAR OS OBJETOS TOCANDO-OS COM AS MÃOS.
-
SE O OBJETO A SER DESCOBERTO TEM UM CHEIRO CARACTERÍSTICO, QUAL OUTRO SENTIDO PODEMOS USAR PARA IDENTIFICÁ-LO?
-
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. QUAIS OBJETOS VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR COM OS PÉS?
2. QUAIS OBJETOS VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR COM AS MÃOS?
3. QUAL FOI O PRINCIPAL SENTIDO USADO PARA IDENTIFICAR OS OBJETOS?
4. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS DIFICULDADES QUE VOCÊ TEVE PARA IDENTIFICAR OS OBJETOS E SOBRE QUAIS CARACTERÍSTICAS VOCÊ PERCEBEU PARA IDENTIFICÁ-LOS.
5. REGISTRE POR MEIO DE UM QUADRO A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM IDENTIFICAR CADA OBJETO, UTILIZANDO OS PÉS E UTILIZANDO AS MÃOS.
PÉS | MÃOS | |
---|---|---|
QUANTIDADE DE PESSOAS |
26
PARA SABER FAZER
LIVRO
OS LIVROS TRAZEM DIFERENTES INFORMAÇÕES EM FORMA DE TEXTOS OU IMAGENS. COM OS LIVROS, PODEMOS CONHECER UM ASSUNTO, NOS DIVERTIR E IMAGINAR HISTÓRIAS.
QUE TAL CRIAR UM LIVRO COM IMAGENS? COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, VEJA COMO FAZER ISSO.
- A PRIMEIRA TAREFA É ESCOLHER UM TEMA QUE VOCÊ ACHE INTERESSANTE.
- PROVIDENCIE ALGUMAS FOLHAS DE PAPEL SULFITE. ELAS SERÃO AS PÁGINAS DE SEU LIVRO.
- NA PRIMEIRA FOLHA, FAÇA A CAPA. ESCOLHA UMA IMAGEM SOBRE O TEMA E ESCREVA UM TÍTULO PARA O LIVRO.
27
- EM CADA PÁGINA, COLE OU DESENHE IMAGENS SOBRE O TEMA. NÃO SE ESQUEÇA DE NUMERAR AS PÁGINAS, MENOS A CAPA. VOCÊ PODE INSERIR O NÚMERO NO FINAL DE CADA PÁGINA.
- ORDENE AS PÁGINAS CORRETAMENTE E PEÇA A UM ADULTO QUE AS GRAMPEIE.
VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS DICAS E MONTAR UM LIVRO! O TEMA SERÁ SENTIDOS.
PARA ISSO, RECORTE DE REVISTAS ALGUMAS IMAGENS DE PARTES DO CORPO HUMANO RELACIONADAS A CADA SENTIDO. USE A IMAGINAÇÃO E COLE ESSAS IMAGENS EM SEU LIVRO, DESTACANDO A QUAL SENTIDO CADA UMA DELAS ESTÁ RELACIONADA.
ELABORE UMA PÁGINA PARA CADA SENTIDO.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UM LIVRO DIGITAL. PARA ISSO, USE UM EDITOR DE TEXTO E FOTOS SUAS OU DE SEUS FAMILIARES.
28
3 RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
OBSERVE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA TURMA DE JACIRA.
1. CITE TRÊS DIFERENÇAS FÍSICAS QUE PODEMOS OBSERVAR NAS CRIANÇAS DA TURMA DE JACIRA.
2. CONTORNE NA CENA A CRIANÇA QUE VOCÊ ACHA QUE É MAIS PARECIDA COM VOCÊ.
3. ESCOLHA UM COLEGA E CITE UMA SEMELHANÇA FÍSICA ENTRE VOCÊS.
29
OS SERES HUMANOS APRESENTAM DIFERENÇAS ENTRE SI, COMO A COR DOS OLHOS, O FORMATO, A COR E O TAMANHO DOS CABELOS, A COR DA PELE E A ALTURA.
4. CONTORNE NA CENA A ATIVIDADE DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
5. COMPARE A ATIVIDADE QUE VOCÊ CONTORNOU COM A DOS COLEGAS.
DEVEMOS RESPEITAR AS DIFERENÇAS E CONVIVER COM ELAS.
AS PESSOAS PODEM TER GOSTOS DIFERENTES E PODEM SER DIFERENTES NO MODO DE PENSAR E DE AGIR, NA MANEIRA DE SE COMUNICAR E DE SE LOCOMOVER.
- LOCOMOVER:
- DESLOCAR-SE DE UM LOCAL PARA O OUTRO
30
CIDADÃO DO MUNDO A ACESSIBILIDADE É UM DIREITO DE TODOS
JOSÉ É UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. PARA SE LOCOMOVER DE UM LOCAL PARA OUTRO, ELE UTILIZA UMA CADEIRA DE RODAS.
NA ESCOLA EM QUE JOSÉ ESTUDA EXISTEM VÁRIAS ADAPTAÇÕES QUE PERMITEM A ELE E OUTRAS PESSOAS SE LOCOMOVEREM LIVREMENTE. VEJA ALGUMAS DESSAS ADAPTAÇÕES A SEGUIR.
31
ANDRÉ E LÚCIA ESTUDAM NA ESCOLA ONDE JOSÉ ESTUDA. LÚCIA É CEGA E NÃO ENXERGA O QUE ESTÁ AO REDOR DELA.
ANDRÉ É SURDO E TEM DIFICULDADE PARA FALAR E ESCUTAR.
NA ESCOLA, TAMBÉM EXISTEM ADAPTAÇÕES PARA ANDRÉ E LÚCIA.
A ACESSIBILIDADE TORNA POSSÍVEL QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TENHAM AUTONOMIA, ACESSO À INFORMAÇÃO, LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO E POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO.
- ACESSIBILIDADE:
- CONJUNTO DE MEDIDAS QUE GARANTE ÀS PESSOAS A POSSIBILIDADE DE ACESSO AOS LUGARES, AO TRANSPORTE, À COMUNICAÇÃO
1. OS LUGARES QUE VOCÊ FREQUENTA TÊM ACESSIBILIDADE? COMENTE COM OS COLEGAS.
2. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE O QUE A FALTA DE ACESSIBILIDADE PODE PROVOCAR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
32
ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE VOCÊ E UM AMIGO DE SUA TURMA. SEU DESENHO DEVE REPRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E OS GOSTOS DE VOCÊS.
-
NO DESENHO, ESCREVA O SEU NOME E O NOME DO SEU COLEGA.
2. AGORA, INDIQUE NO DESENHO ALGUMAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE VOCÊS.
33
3. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
-
O AMBIENTE MOSTRADO NA FOTO É ADEQUADO A TODAS AS PESSOAS QUE O FREQUENTAM? MARQUE UM X NO ITEM QUE MELHOR REPRESENTA SUA RESPOSTA.
- NÃO, POIS ELE NÃO FACILITA QUE TODAS AS PESSOAS SE MOVIMENTEM LIVREMENTE DE UM LOCAL PARA OUTRO.
- SIM, POIS AS ESCADAS FACILITAM O ACESSO DE TODAS AS PESSOAS, INCLUSIVE AS QUE TÊM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO.
COMO VOCÊ FARIA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APRESENTADOS NA FOTO?
PARA SABER MAIS
- TUDO BEM SER DIFERENTE, DE TODD PARR. PANDA BOOKS.
DESCUBRA COM ESSE LIVRO COMO É BOM SERMOS TODOS DIFERENTES.
34
4. PASSEIE COM MÁRCIO, JUNTANDO AS SÍLABAS ENCONTRADAS PELO CAMINHO PARA DECIFRAR UMA MENSAGEM.
EM SEGUIDA, LEIA A MENSAGEM EM VOZ ALTA.
35
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. REPRODUZA O QUADRO EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DE TRÊS PARTES DO CORPO PRESENTES EM CADA REGIÃO DO CORPO.
CABEÇA | MEMBRO SUPERIOR | MEMBRO INFERIOR |
---|---|---|
2. ESSE NA FOTO ABAIXO É RAFAEL.
-
PINTE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE VOCÊ USARIA PARA DESCREVER RAFAEL.
OLHOS CABELO CABELO PELE ÓCULOS CLAROS LISO PRETO BRANCA USA ESCUROS ENROLADO CASTANHO MORENA NÃO USA -
TODAS AS PESSOAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE RAFAEL? JUSTIFIQUE.
-
EXPRESSE SUA OPINIÃO SOBRE COMO DEVEMOS TRATAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS.
3. RELACIONE CADA PARTE DO CORPO AO SENTIDO RELACIONADO A ELA. EM SEGUIDA, LIGUE CADA SENTIDO AO QUE PERCEBEMOS DO AMBIENTE.
- OLHOS
- NARIZ
- ORELHAS
- LÍNGUA
- PELE
A. AUDIÇÃO
B. PALADAR
C. TATO
D. VISÃO
E. OLFATO
- LUZ
- CHEIROS
- SONS
- GOSTOS
- TOQUE
36