36
2 MANUTENÇÃO DA SAÚDE
MANTENHA A TORNEIRA ABERTA SOMENTE O NECESSÁRIO PARA LAVAR AS MÃOS. VAMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA!
37
CONECTANDO IDEIAS
1. VOCÊ TAMBÉM LAVA AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES?
2. CITE DOIS ALIMENTOS QUE DEVEMOS LAVAR ANTES DE COMER. POR QUE DEVEMOS LAVÁ-LOS?
3. EM QUE OUTRAS SITUAÇÕES DEVEMOS LAVAR AS MÃOS?
38
4 CUIDANDO DA LIMPEZA DO MEU CORPO
TÂNIA SABE QUE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE. POR ISSO, ELA LAVA AS MÃOS EM VÁRIOS MOMENTOS DO DIA.
1. CONTE PARA UM COLEGA O QUE TÂNIA ESTÁ FAZENDO EM DIFERENTES MOMENTOS DO DIA. ATENTE PARA O HORÁRIO EM QUE É REALIZADA CADA ATIVIDADE.
- MARQUE UM X NOS MOMENTOS EM QUE TÂNIA DEVE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL.
2. EM QUAIS MOMENTOS DO SEU DIA VOCÊ COSTUMA LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL?
39
3. QUE OUTROS CUIDADOS VOCÊ TEM COM A LIMPEZA DO SEU CORPO?
ALÉM DE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL, TÂNIA TEM OUTROS CUIDADOS COM A LIMPEZA DO CORPO.
4. AGORA, FAÇA UMA AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS QUE VOCÊ TEM COM A LIMPEZA DO SEU CORPO. PARA ISSO, PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A INDICAÇÃO A SEGUIR.
PARA SABER MAIS
- NÃO QUERO... TOMAR BANHO, DE ANA OOM. FTD.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE MAFALDA E COMO ELA APRENDEU QUE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS É MUITO IMPORTANTE, E QUE ESSE MOMENTO PODE SER CHEIO DE DIVERSÃO E ALEGRIA.
40
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ JÁ ANALISOU SOBRE COMO LAVA SUAS MÃOS? SERÁ QUE VOCÊ AS LAVA ADEQUADAMENTE?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 COLHER DE CAFÉ
- TINTA GUACHE
- SABONETE LÍQUIDO OU EM BARRA
- TOALHA OU PAPEL TOALHA
ATENÇÃO
- FAÇA A ATIVIDADE EM LOCAL ADEQUADO, COM PIA E TORNEIRA.
- NÃO TOQUE EM PAREDES OU OUTROS OBJETOS ENQUANTO ESTIVER REALIZANDO A ATIVIDADE.
- MANTENHA A TORNEIRA FECHADA ENQUANTO ENSABOA AS MÃOS, EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
- PEÇA A UM COLEGA QUE COLOQUE UM POUCO DE TINTA GUACHE EM UMA DE SUAS MÃOS. PARA ISSO, ELE DEVE USAR A COLHER.
- COM OS OLHOS FECHADOS, ESFREGUE AS MÃOS, COMO SE AS ESTIVESSE LAVANDO COM A TINTA.
-
POR QUE NESSA ETAPA VOCÊ DEVE MANTER OS OLHOS FECHADOS?
SEU COLEGA VAI GRAVAR COM UM TELEFONE CELULAR COMO VOCÊ REALIZOU A ETAPA B.
AO FINAL DA ATIVIDADE, ANALISE COMO VOCÊ FEZ E EXPLIQUE AO COLEGA.
41
- EM SEGUIDA, ABRA OS OLHOS E OBSERVE BEM COMO FICARAM SUAS MÃOS. VERIFIQUE SE FICARAM PARTES SEM TINTA.
- NA SEQUÊNCIA, SIGA AS INSTRUÇÕES DE COMO LAVAR AS MÃOS.
- MOLHE E ENSABOE AS PALMAS DAS MÃOS, ESFREGANDO-AS.
- ESFREGUE A PARTE DE TRÁS DAS MÃOS ENTRELAÇANDO OS DEDOS.
- SEGURE O POLEGAR E REALIZE MOVIMENTOS CIRCULARES, REPETINDO O PROCEDIMENTO NA OUTRA MÃO.
- UNA A PONTA DOS DEDOS DE UMA MÃO E ESFREGUE-OS NA PALMA DA OUTRA MÃO, COM MOVIMENTOS CIRCULARES. ENXÁGUE AS MÃOS E SEQUE-AS.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. DEPOIS DE REALIZAR A ETAPA C, COMO ESTAVAM SUAS MÃOS? ALGUMA PARTE DELAS FICOU SEM TINTA?
2. APÓS SEGUIR AS INSTRUÇÕES PARA LAVAR AS MÃOS, ELAS FICARAM LIMPAS? SOBROU TINTA EM ALGUMA PARTE DELAS?
3. CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE O QUE VOCÊS PODEM CONCLUIR COM A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE.
42
CUIDADOS COM OS DENTES
VEJA A SEGUIR O QUE BRUNO VAI FAZER AO FINAL DO RECREIO.
5. O QUE BRUNO VAI FAZER?
6. QUE CUIDADOS PRECISAMOS TER COM OS DENTES?
LAVE AS MÃOS AO FINAL DO RECREIO, ANTES DE ENTRAR NA SALA.
A CÁRIE É UMA DOENÇA QUE DESTRÓI ALGUMAS CAMADAS DOS DENTES. ELA É PROVOCADA PELA AÇÃO DE SERES VIVOS MUITO PEQUENOS QUE SE ALIMENTAM DE RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM NOS DENTES. VEJA ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS DENTES.
ESCOVAR OS DENTES AO SE LEVANTAR, APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE IR DORMIR.
USAR FIO DENTAL TODOS OS DIAS PARA RETIRAR OS RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM ENTRE OS DENTES E NAS GENGIVAS.
7. CONTE PARA UM COLEGA EM QUAIS MOMENTOS DO SEU DIA VOCÊ COSTUMA ESCOVAR OS DENTES.
PARA SABER MAIS
- POR QUE EU TENHO QUE ESCOVAR OS DENTES?, DE KATIE DAYNES. USBORNE LIVROS INFANTIS.
NESSE LIVRO, VOCÊ APRENDERÁ DE FORMA DIVERTIDA SOBRE A HIGIENE DOS SEUS DENTES E DE OUTROS ANIMAIS.
43
VEJA A SEGUIR COMO É RECOMENDADO QUE SEJA FEITA A ESCOVAÇÃO DOS DENTES.
8. VOCÊ ESCOVA OS DENTES SEGUINDO ESSAS ORIENTAÇÕES? EM CASO NEGATIVO, O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR A ESCOVAÇÃO?
O FIO DENTAL AJUDA A RETIRAR RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM ENTRE OS DENTES E NAS GENGIVAS.
ALÉM DISSO, PARA MANTER A SAÚDE DOS DENTES, É PRECISO IR AO DENTISTA REGULARMENTE.
44
ATIVIDADES
1. PINTE OS OBJETOS QUE VOCÊ USA PARA TOMAR BANHO.
-
CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.
-
QUAL DOS OBJETOS ILUSTRADOS ANTERIORMENTE É USADO PARA SECAR O CORPO?
- TOALHA.
- SABONETE.
45
-
AGORA, CONTORNE OS OBJETOS DA PÁGINA ANTERIOR QUE VOCÊ UTILIZA NA LIMPEZA DOS DENTES.
2. UM BOM BANHO ENVOLVE DIVERSAS TAREFAS. PINTE DE:
LEGENDA
AS TAREFAS QUE DEVEMOS REALIZAR DURANTE O BANHO.
AS TAREFAS QUE DEVEMOS REALIZAR APÓS O BANHO.
-
LAVAR BEM AS ORELHAS E ATRÁS DELAS.
- ENXUGAR BEM ENTRE OS DEDOS DOS PÉS E DAS MÃOS.
-
LAVAR BEM DEBAIXO DAS UNHAS.
- ENXUGAR BEM AS ORELHAS E ATRÁS DELAS.
- ENXUGAR BEM O PESCOÇO.
- SECAR BEM OS CABELOS.
-
LAVAR BEM AS AXILAS.
3. CONVIDEM UM DENTISTA PARA VIR À ESCOLA E EXPLICAR OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS DENTES. ELABOREM PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS A ESSE PROFISSIONAL.
4. SIGA AS SETAS E VEJA POR QUE É IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS.
-
ESCREVA NA LINHA A SEGUIR A MENSAGEM QUE SE FORMOU.
46
5. VEJA A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE COMO DEVEMOS LAVAR AS MÃOS. EXPLIQUE CADA ETAPA A UM COLEGA.
ETAPAS DE COMO LAVAR AS MÃOS.
-
AO LAVAR AS MÃOS, VOCÊ SEGUE ESSAS ORIENTAÇÕES? QUAIS ETAPAS VOCÊ PRECISA MELHORAR?
-
MARQUE UM X NA OPÇÃO QUE COMPLETA A FRASE ADEQUADAMENTE. ENQUANTO ESFREGAMOS AS MÃOS, A TORNEIRA DEVE FICAR:
- FECHADA, PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
- ABERTA, POIS NÃO HÁ NECESSIDADE DE EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
47
5 CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO
ANA E SEUS COLEGAS ESTÃO PREPARANDO UMA SALADA DE FRUTAS.
FRUTAS SÃO ALIMENTOS QUE DEVEMOS COMER TODOS OS DIAS.
QUAL É SUA FRUTA FAVORITA?
1. IDENTIFIQUE AS FRUTAS DA SALADA DE FRUTAS PREPARADA POR ANA E SEUS COLEGAS.
2. PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM O NOME DE CADA FRUTA E O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE QUE APARECE NA CENA.
NOME DA FRUTA | QUANTIDADE QUE APARECE |
---|---|
48
TER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO CORPO. DEVEMOS COMER ALIMENTOS VARIADOS E EM QUANTIDADE ADEQUADA.
3. RELACIONE DANIEL À REFEIÇÃO QUE TEM MAIOR VARIEDADE DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
___
4. CONTE PARA OS COLEGAS QUE ALIMENTOS VOCÊ GERALMENTE COME NO ALMOÇO.
49
DE ONDE VÊM ALGUNS ALIMENTOS?
MUITAS RECEITAS DE PRATOS QUE CONSUMIMOS TÊM ORIGEM EM DIFERENTES CULTURAS, COMO A INDÍGENA E A DOS POVOS AFRICANOS.
A MANDIOCA, USADA PARA FAZER O BEIJU, A TAPIOCA E O PIRÃO, POR EXEMPLO, É DE ORIGEM INDÍGENA.
DENTRE AS CONTRIBUIÇÕES GASTRONÔMICAS DOS POVOS AFRICANOS ESTÃO O MUNGUNZÁ E O ACARAJÉ.
O MUNGUNZÁ É UM DOCE FEITO DE MILHO COZIDO COM LEITE DE VACA OU DE COCO. EM ALGUNS LOCAIS, O MUNGUNZÁ É CONHECIDO COMO CANJICA.
O ACARAJÉ É UM BOLINHO DE FEIJÃO-FRADINHO FRITO NO ÓLEO DE DENDÊ. ELE SE TORNOU UM DOS SÍMBOLOS DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL.
50
ATIVIDADES
1. CUBRA O PONTILHADO E ENCONTRE AS PALAVRAS RELACIONADAS ÀS FOTOS.
A
B
C
D
-
AGORA, LEIA AS PALAVRAS QUE SE FORMARAM CUBRINDO OS TRACEJADOS.
-
MARQUE UM X NOS QUADRINHOS DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ GOSTA DE COMER.
51
LER E COMPREENDER
2. CANTE COM OS COLEGAS A CANTIGA A SEGUIR.
MEU LANCHINHO, MEU LANCHINHO
VOU COMER, VOU COMER
PRA FICAR FORTINHO, PRA FICAR FORTINHO
E CRESCER! E CRESCER!
JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE MARÍLIA CENTURIÓN E OUTROS. SÃO PAULO: FTD, 2004. P. 134.
-
CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A PARTE SUBLINHADA DA CANTIGA E TENTEM EXPLICÁ-LA.
-
COM UM COLEGA, CITEM PALAVRAS QUE TENHAM SOM FINAL SEMELHANTE ÀS APRESENTADAS NA CANTIGA.
3. A IMAGEM ABAIXO MOSTRA O PRATO DE EMERSON APÓS O ALMOÇO.
-
EMERSON DESPERDIÇOU ALIMENTOS. COMPLETE ADEQUADAMENTE A FRASE A SEGUIR COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
REPITA · ALIMENTOS · EXAGEROS · PRATO · SATISFAZER
VOCÊ TEM O HÁBITO DE DEIXAR SOBRAS DE ALIMENTOS NO PRATO?
COLOQUE NO APENAS A QUANTIDADE DE NECESSÁRIA PARA SUA FOME. SE PRECISAR, O PRATO, SEM .
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A FRASE QUE SE FORMOU.
52
4. É IMPORTANTE FAZERMOS AS TRÊS PRINCIPAIS REFEIÇÕES DIÁRIAS, COMO O CAFÉ DA MANHÃ, O ALMOÇO E O JANTAR. PEQUENOS LANCHES PODEM SER REALIZADOS ENTRE AS REFEIÇÕES, SEM EXAGEROS.
-
CONTORNE DE VERMELHO A FOTO QUE APRESENTA A REFEIÇÃO QUE VOCÊ ESCOLHERIA PARA O ALMOÇO, PENSANDO NA SUA SAÚDE. EXPLIQUE OS MOTIVOS DA SUA ESCOLHA.
-
AGORA, CONTORNE DE AZUL O ALIMENTO MENOS ADEQUADO PARA O LANCHE DA TARDE.
53
5. DESENHE E PINTE A SEGUIR AS FRUTAS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
-
PODEMOS INGERIR ESSAS FRUTAS DE DIFERENTES MANEIRAS, COMO PURAS, EM SUCOS, EM SALADAS OU EM TORTAS. COMO VOCÊ COSTUMA INGERIR AS FRUTAS QUE VOCÊ DESENHOU? CONTE A UM COLEGA.
6. ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE CERTOS ALIMENTOS ANTES MESMO DE EXPERIMENTÁ-LOS.
MARQUE UM X NOS ALIMENTOS QUE VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU.
PEIXE
BANANA
JILÓ
ARROZ
BERINJELA
FEIJÃO
CEBOLA
ALFACE
MELANCIA
FRANGO
RÚCULA
BATATA
MANDIOCA
AGRIÃO
TOMATE
CAJU
-
VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONHECER E EXPERIMENTAR ALIMENTOS? COMENTE COM UM COLEGA.
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS PALAVAS QUE VOCÊ ASSINALOU.
54
6 CUIDANDO DA LIMPEZA DO AMBIENTE
A LIMPEZA DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS E FREQUENTAMOS É MUITO IMPORTANTE PARA MANTER A SAÚDE.
LER E COMPREENDER
1. CONTE A UM COLEGA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA HISTÓRIA A SEGUIR.
[...]
[...]
MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. MÔNICA. SÃO PAULO, GLOBO, N. 167, AGO. 2000. P. 59.
2. O QUE MÔNICA ESTÁ ENSINANDO AO CEBOLINHA E ÀS OUTRAS CRIANÇAS DA HISTÓRIA?
NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO. PROCURE SEMPRE UMA LIXEIRA.
55
É PRECISO AJUDAR A CUIDAR DA LIMPEZA DA ESCOLA, DOS PARQUES, DAS RUAS E DE OUTROS LOCAIS. POR ISSO, SEMPRE JOGUE O LIXO NA LIXEIRA.
3. OBSERVE AO SEU REDOR. HÁ LIXO JOGADO NO CHÃO?
SE POSSÍVEL, RECOLHA ESSE LIXO E COLOQUE-O NA LIXEIRA.
VEJA ALGUNS CUIDADOS QUE AJUDAM A MANTER O AMBIENTE ONDE VIVEMOS LIMPO E ORGANIZADO.
4. PINTE OS QUADRINHOS SEGUINDO AS INDICAÇÕES A SEGUIR.
PROCURE AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES.
56
PAULO ESTÁ ORGANIZANDO SEU QUARTO.
5. LIGUE OS OBJETOS DE PAULO AO LOCAL ONDE CADA UM DELES DEVE SER GUARDADO.
PROCURE MANTER SEU QUARTO E SUA MOCHILA ORGANIZADOS.
OS GATOS E A LIMPEZA
OS GATOS SÃO ANIMAIS QUE FAZEM A LIMPEZA DO PRÓPRIO CORPO. ELES UTILIZAM A LÍNGUA E OS DENTES PARA LIMPAR E PENTEAR OS PELOS.
ALÉM DA LIMPEZA DO CORPO, OS GATOS COBREM COM TERRA AS PRÓPRIAS FEZES E URINA.
GATO PODE ATINGIR CERCA DE 76 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
57
NA PRÁTICA
-
VOCÊ ACHA QUE O AMBIENTE DA SUA ESCOLA ESTÁ BEM CONSERVADO E ORGANIZADO?
PARA ANALISAR O CUIDADO QUE AS PESSOAS TÊM COM O AMBIENTE ESCOLAR, REALIZE A ATIVIDADE A SEGUIR.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- CANETA
- PAPEL
- CÂMERA FOTOGRÁFICA (OU CÂMERA DE UM TELEFONE CELULAR)
JUNTE-SE A QUATRO COLEGAS E CAMINHEM PELOS AMBIENTES DA ESCOLA, OBSERVANDO AS CONDIÇÕES DELES.
FIQUEM ATENTOS A OBJETOS QUEBRADOS, AO LIXO JOGADO EM LOCAIS INADEQUADOS, A PAREDES RISCADAS, ENTRE OUTROS PROBLEMAS.
REGISTREM OS PROBLEMAS E OS LOCAIS POR ONDE VOCÊS PASSARAM POR MEIO DE FOTOS.
FAÇAM UM CARTAZ, COM AS FOTOS, MOSTRANDO OS ESPAÇOS QUE ESTÃO CONSERVADOS E OS QUE NÃO ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES.
VOCÊS PODEM SUBSTITUIR OS CARTAZES POR SLIDES PRODUZIDOS COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR.
1. QUAIS FORAM OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NOS ESPAÇOS VISITADOS?
2. QUE AÇÕES PODEM SER REALIZADAS PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS?
58
ATIVIDADES
1. IDENTIFIQUE OS CUIDADOS QUE AS CRIANÇAS TÊM COM OS AMBIENTES DA CASA E DA ESCOLA. ESCREVA A LETRA DE CADA CUIDADO NA DESCRIÇÃO CORRESPONDENTE.
JOGAR O LIXO NO LOCAL ADEQUADO, DE ACORDO COM O MATERIAL.
ARRUMAR A CAMA.
GUARDAR OS BRINQUEDOS.
GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO GUARDA-ROUPA.
DIGA PARA OS COLEGAS QUAIS DESSES CUIDADOS VOCÊ REALIZA EM CASA E NA ESCOLA.
PARA SABER MAIS
- A CASA DO LIXO ZERO, DE ANA MARIA DE ANDRADE. EDITORA IMPERIAL NOVO MILÊNIO.
APRENDA COMO CUIDAR DO AMBIENTE AJUDANDO A DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO QUE DESCARTAMOS. VAMOS CONHECER AS ATITUDES DE TRÊS PORQUINHOS DA FAMÍLIA 3RS: REDUZINHO, REUTILINA E RECICLINO.
59
2. OBSERVE OS SÍMBOLOS ENCONTRADOS EM EMBALAGENS FEITAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, OU SEJA, QUE PODEM PASSAR POR UM PROCESSO E SEREM USADOS PARA FABRICAR OUTROS OBJETOS.
-
ENCONTRE EM SUA RESIDÊNCIA EMBALAGENS DE ALIMENTOS QUE CONTÊM CADA UM DESSES SÍMBOLOS E DESENHE-AS NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
- A
- B
- C
-
DE QUE MATERIAIS SÃO FEITAS AS EMBALAGENS QUE VOCÊ DESENHOU? CONTE AOS COLEGAS.
60
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE TUDO O QUE JOGAMOS NO LIXO REALMENTE NÃO TEM MAIS UTILIDADE?
-
VOCÊ JÁ IMAGINOU ALGUMA MANEIRA DE REAPROVEITAR RESTOS DE ALIMENTOS E, ASSIM, CONTRIBUIR PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO NO PLANETA? CONTE AOS COLEGAS.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 GARRAFA PLÁSTICA DE 2 LITROS
- RESTOS DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL CORTADOS EM PEQUENOS PEDAÇOS
- FOLHAS SECAS
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- MEIA DE NÁILON
- ELÁSTICO
- PEÇA A UM ADULTO QUE FAÇA VÁRIOS FUROS NA TAMPA DA GARRAFA.
- EM SEGUIDA PEÇA PARA O ADULTO CORTAR O FUNDO DA GARRAFA PLÁSTICA, FORMANDO UM FUNIL E UM COPO.
- ENCAIXE O FUNIL NO COPO FORMADO.
-
PARA QUE É IMPORTANTE FAZER FUROS NA TAMPA DA GARRAFA?
ATENÇÃO
SOMENTE O ADULTO DEVE FAZER OS FUROS NA TAMPA E CORTAR A GARRAFA PLÁSTICA.
61
- COLOQUE DENTRO DO FUNIL UMA CAMADA DE FOLHAS SECAS, BEM TRITURADAS.
- CUBRA AS FOLHAS SECAS COM UMA CAMADA DE RESTOS DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL.
- COLOQUE MAIS UMA CAMADA DE FOLHAS SECAS POR CIMA DOS RESTOS DE ALIMENTOS.
- CUBRA A GARRAFA COM A MEIA DE NÁILON, PRENDENDO-A COM O ELÁSTICO.
- DEIXE A GARRAFA EM UM LOCAL AREJADO. DIARIAMENTE, UMEDEÇA O MATERIAL COM CUIDADO PARA NÃO ENCHARCAR.
- AGUARDE SEIS SEMANAS. DURANTE ESSE TEMPO, ANOTE SUAS OBSERVAÇÕES A CADA TRÊS DIAS.
- O MATERIAL FORMADO NO INTERIOR DA GARRAFA PODE SER UTILIZADO COMO ADUBO. JÁ O MATERIAL FORMADO NO FUNDO DA GARRAFA, AO SER MISTURADO COM ÁGUA, PODE SER UTILIZADO COMO FERTILIZANTE PARA HORTAS E JARDINS.
QUANDO FOR REALIZAR AS OBSERVAÇÕES, FOTOGRAFE O CONTEÚDO DA GARRAFA. ISSO AJUDA A REALIZAR SUAS ANOTAÇÕES.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. O QUE ACONTECEU COM O MATERIAL NO INTERIOR DA GARRAFA?
2. É POSSÍVEL REAPROVEITAR OS RESTOS DE ALIMENTOS QUE GERALMENTE JOGAMOS NA LIXEIRA?
3. COMO O MATERIAL FORMADO COM OS RESTOS DE ALIMENTOS PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE LIXO NO AMBIENTE?
4. O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR COM ESTA ATIVIDADE?
5. COMPARE SEUS RESULTADOS COM OS DOS COLEGAS.
62
CIDADÃO DO MUNDO RECICLAGEM
LEIA A CHARGE A SEGUIR COM O PROFESSOR.
LER E COMPREENDER
LIXO, DE GILMAR. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/rjcKSs. ACESSO EM: 20 JAN. 2021
1. QUANDO A MULHER DA CHARGE PERGUNTOU "VAMOS TER QUE MUDAR?", A QUE ELA SE REFERIU?
2. CITE ALGUNS HÁBITOS QUE ESSAS PESSOAS DEVEM MUDAR.
NEM TUDO O QUE CHAMAMOS DE LIXO DEVE REALMENTE SER DESCARTADO. ALGUNS MATERIAIS PODEM SER UTILIZADOS PARA OUTROS FINS: UM POTE DE MARGARINA VAZIO, POR EXEMPLO, PODE SERVIR DE VASO PARA UMA PLANTA.
ALÉM DISSO, ALGUNS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS. NESSE PROCESSO, OS MATERIAIS PODEM SER TRANSFORMADOS EM NOVOS OBJETOS, EVITANDO SEU DESCARTE NO AMBIENTE.
COLOQUE OS MATERIAIS NA LIXEIRA CORRETA PARA QUE ELES SEJAM LEVADOS PARA A COLETA SELETIVA.
3. COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A RECICLAGEM EM SUA CASA?
4. DE QUE MATERIAIS SÃO CONSTITUÍDOS OS OBJETOS DE USO COTIDIANO QUE PODEM SER RECICLADOS?
63
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. MATEUS VAI ALMOÇAR. ASSINALE COM UM X NO QUADRO A SEGUIR OS CUIDADOS QUE ELE DEVE TER ANTES E APÓS ALMOÇAR.
LAVAR AS MÃOS | USAR ÁLCOOL EM GEL | ESCOVAR OS DENTES | USAR FIO DENTAL | |
---|---|---|---|---|
ANTES DE ALMOÇAR | ||||
APÓS ALMOÇAR |
2. O PAI DE MATEUS PREPAROU O PRATO COM ALIMENTOS PARA O ALMOÇO DO MENINO. A SOBREMESA É SALADA DE FRUTAS.
-
A ALIMENTAÇÃO PREPARADA PELO PAI DE MATEUS É VARIADA? POR QUÊ?
3. NO PREPARO DO ALMOÇO E APÓS A REFEIÇÃO, SOBRARAM ALGUNS ALIMENTOS E EMBALAGENS.
MARQUE UM X NO QUE DEVE SER FEITO COM AS SOBRAS DOS ALIMENTOS E MARQUE Y NO DESTINO PARA AS EMBALAGENS
- COMPOSTAGEM.
- _____ RECICLAGEM.