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3 ATIVIDADES QUE REALIZO
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LEO ACORDA ANTES DE O SOL SURGIR NO HORIZONTE PARA IRÀ AULA, POIS LEVA MAIS DE 1 HORA DE BARCO ATÉ À ESCOLA. MESMO COM AS DIFICULDADES, ELE NÃO DESISTE, POIS SABE A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR. DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM SUA ESCOLA?
CONECTANDO IDEIAIS
1. DE QUE MANEIRA VOCÊ VAI À ESCOLA?
2. EM QUE PERÍODO DO DIA INICIAM AS AULAS DE LEO?
3. TODAS AS PESSOAS ACORDAM E DORMEM NO MESMO HORÁRIO?
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7 MANHÃ, TARDE E NOITE
AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NO PERÍODO DA MANHÃ GERALMENTE ACORDAM BEM CEDO PARA IREM À ESCOLA.
1. E VOCÊ, EM QUAL PERÍODO DO DIA VAI À ESCOLA? MARQUE UM X NA RESPOSTA ADEQUADA.
- MANHÃ.
- TARDE.
2. ANOTE O HORÁRIO QUE VOCÊ COSTUMA SAIR DE CASA PARA IR À ESCOLA. SE PRECISO, PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR.
HORAS E MINUTOS
SEJA ASSÍDUO E PROCURE NÃO SE ATRASAR PARA IR À ESCOLA.
O PERÍODO DA MANHÃ SE INICIA QUANDO O SOL SURGE NO HORIZONTE E TERMINA AO MEIO-DIA.
ENTRE O MEIO-DIA E O MOMENTO EM QUE O SOL SE PÕE NO HORIZONTE É CHAMADO PERÍODO DA TARDE.
JÁ O PERÍODO APÓS O PÔR DO SOL ATÉ O MOMENTO EM QUE O SOL SURGE NOVAMENTE NO HORIZONTE É CHAMADO NOITE.
3. EM CADA CENA, MARQUE UM X SE É DIA OU NOITE.
- DIA.
- NOITE.
- DIA.
- NOITE.
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AS CENAS A SEGUIR MOSTRAM ALGUNS MOMENTOS DE UM DIA DE DANILO. OBSERVE ESSAS CENAS SEGUINDO A ORDEM NUMÉRICA.
4. ESCREVA A LETRA M NAS CENAS QUE OCORREM NO PERÍODO DA MANHÃ, A LETRA T NA CENA QUE OCORRE NO PERÍODO DA TARDE E A LETRA N NA CENA QUE OCORRE NO PERÍODO DA NOITE.
5. CONTE A UM COLEGA O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CADA CENA. ATENTE PARA O HORÁRIO EM QUE ACONTECE CADA UMA.
QUE ATIVIDADES VOCÊ JÁ REALIZOU HOJE?
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BRINCAR
AS BRINCADEIRAS NOS DIVERTEM E NOS ALEGRAM. ELAS TAMBÉM INCENTIVAM NOSSA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.
É IMPORTANTE DESTINAR UM TEMPO DE SEU DIA PARA BRINCAR E FAZER AQUILO DE QUE GOSTA. ISSO FAZ BEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CORPO.
PARA QUE TODOS SE DIVIRTAM É NECESSÁRIO RESPEITAR E AJUDAR OS COLEGAS, SEGUIR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS E TOMAR CUIDADO PARA NÃO MACHUCAR A SI MESMO NEM OS OUTROS.
JOGOS ELETRÔNICOS SÃO DIVERTIDOS, MAS TAMBÉM PRECISAMOS MOVIMENTAR O CORPO.
PROCURE BRINCAR COM TODOS OS COLEGAS DE SUA SALA.
1. QUAIS SÃO SUAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS?
2. EM QUAL PERÍODO DO DIA VOCÊ COSTUMA BRINCAR?
PEÇA A SEUS PAIS OU OUTRA PESSOA RESPONSÁVEL QUE FOTOGRAFE VOCÊ DURANTE SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.
DEPOIS, MANDE A FOTO POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
PARA SABER MAIS
- DIA NOITE, DE REGINA RENNÓ E THIAGO RENNÓ MOREIRA. PAULUS.
VOCÊ CONHECERÁ A ROTINA DE ALGUMAS PERSONAGENS DURANTE O DIA E À NOITE.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
A TURMA DO XAXADO, DE ANTONIO CEDRAZ. SALVADOR: ED. E ESTÚDIO CEDRAZ, 2006. P. 8.
-
CONTE A UM COLEGA O QUE ACONTECEU NESSA TIRINHA.
-
O QUE ACONTECEU COM O GIRASSOL NOS TRÊS PRIMEIROS QUADRINHOS?
-
MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
-
NO PRIMEIRO, NO SEGUNDO E NO TERCEIRO QUADRINHOS É:
- DIA.
- NOITE.
-
NO QUARTO QUADRINHO É:
- DIA.
- NOITE.
-
POR QUE O GIRASSOL FICOU TRISTE?
- PORQUE O SOL SE PÔS NO HORIZONTE.
- PORQUE O SOL SURGIU NO HORIZONTE.
-
-
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO TERCEIRO QUADRINHO?
-
O QUE XAXADO QUIS DIZER NO ÚLTIMO QUADRINHO?
USE PROTETOR SOLAR AO FICAR EXPOSTO AO SOL.
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2. ESCREVA NO QUADRO ASSOCIADO À CADA IMAGEM QUANDO VOCÊ REALIZA CADA ATIVIDADE: MANHÃ, TARDE OU NOITE.
PARA SABER MAIS
- A LENDA DO DIA E DA NOITE, DE RUI DE OLIVEIRA. FTD.
NESSE LIVRO, VOCÊ CONHECERÁ A LENDA INDÍGENA KARAJÁ DA CRIAÇÃO DO DIA E DA NOITE.
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3. DESENHE NOS ESPAÇOS A SEGUIR UM LOCAL ABERTO DE QUE VOCÊ GOSTA, REPRESENTANDO COMO ELE É NO PERÍODO DO DIA E DA NOITE.
SE PREFERIR, VISITE ESSE LOCAL COM UM ADULTO E O FOTOGRAFE DE DIA E DE NOITE. COLE AS FOTOS NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
-
LOCAL NO PERÍODO DO DIA.
-
LOCAL NO PERÍODO DA NOITE.
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CIDADÃO DO MUNDO O SONO E A NOSSA SAÚDE
A MÃE DE RENATA É ENGENHEIRA CIVIL E TRABALHA NO PERÍODO DO DIA. O PAI DE RENATA É ENFERMEIRO E TRABALHA NO PERÍODO DA NOITE.
- ENGENHEIRA CIVIL:
- PROFISSIONAL QUE PLANEJA A ESTRUTURA DE CONSTRUÇÕES, COMO CASAS, PRÉDIOS, PONTES, VIADUTOS E ESTRADAS, ACOMPANHA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS DURANTE AS OBRAS E É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE E SEGURANÇA DA CONSTRUÇÃO
MUITAS PESSOAS TRABALHAM DURANTE O PERÍODO DO DIA. NO ENTANTO, EXISTEM ALGUMAS PROFISSÕES EM QUE OS TRABALHOS SÃO REALIZADOS À NOITE. ALÉM DISSO, ALGUNS SERVIÇOS DEVEM SER PRESTADOS 24 HORAS POR DIA, COMO É O CASO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS.
TODAS AS PESSOAS PRECISAM DORMIR. RECOMENDA-SE DORMIR PELO MENOS 8 HORAS POR DIA.
O SONO É O MOMENTO DE DESCANSO, QUANDO REPOMOS ENERGIA PARA REALIZARMOS NOSSAS TAREFAS DIÁRIAS.
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ENQUANTO DORMIMOS, NOSSO CORPO ORGANIZA AS INFORMAÇÕES QUE RECEBEMOS DURANTE O DIA, O QUE NOS AJUDA EM NOSSO APRENDIZADO.
ALÉM DE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO, É DURANTE O SONO QUE O CORPO LIBERA SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS AO CRESCIMENTO.
DORMIR FAZ BEM À SAUDE E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.
COMO MELHORAR A QUALIDADE DO SONO
- PROCURE DORMIR E LEVANTAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO, MESMO NOS FINAIS DE SEMANA.
- TENHA UMA ALIMENTAÇÃO LEVE ANTES DE DORMIR.
- NA HORA DE DEITAR, MANTENHA O AMBIENTE COM POUCA LUZ, LIMPO E ORGANIZADO.
- EVITE INTERNET, CELULAR, JOGOS E TELEVISÃO NA HORA DE DEITAR.
1. QUANTAS HORAS VOCÊ GERALMENTE DORME A CADA DIA? VOCÊ SE SENTE DESCANSADO NO DIA SEGUINTE?
2. EM QUE PERÍODO DO DIA AS PESSOAS QUE TRABALHAM À NOITE PRECISAM DORMIR PARA DESCANSAREM?
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8 SEMANAS, MESES E ANO
A PROFESSORA DE TIAGO APRESENTOU AOS ALUNOS A AGENDA DE UMA GINCANA.
COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO, PROCURE SEPARAR O QUE VOCÊ NÃO UTILIZA PARA DOAR EM CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO.
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NO QUADRO DA GINCANA APARECEM OS NOMES DE ALGUNS DIAS DA SEMANA.
1. QUAIS DIAS DA SEMANA NÃO APARECEM NO QUADRO DA GINCANA?
2. POR QUE ESSES DIAS NÃO APARECEM?
UMA SEMANA É FORMADA POR SETE DIAS. CADA DIA RECEBE UM NOME: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
3. DE ACORDO COM O QUADRO, O QUE SERÁ ARRECADADO EM CADA DIA DA SEMANA?
4. OBSERVE O CALENDÁRIO A SEGUIR E IDENTIFIQUE CADA ELEMENTO PRESENTE NELE.
AO LADO DA LOUSA ESTÃO OS NOMES DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO DA SALA DE TIAGO.
OS MESES PODEM TER 28, 29, 30 OU 31 DIAS. O MÊS DE SETEMBRO TEM 30 DIAS.
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5. QUAL É O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO?
6. QUANTOS DIAS TEM O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO?
O ANO É FORMADO POR DOZE MESES E CERCA DE 52 SEMANAS. CADA MÊS DO ANO RECEBE UM NOME, COMO INDICADO A SEGUIR. LEIA OS NOMES DOS MESES DO ANO.
7. LOCALIZE E CONTORNE O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO.
8. QUE ANO ANTECEDEU O ANO APRESENTADO NO CALENDÁRIO?
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A IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR REPRESENTA UM CALENDÁRIO GREGORIANO.
NESSE CALENDÁRIO, O ANO É ORGANIZADO EM MESES, QUE SE DIVIDEM EM SEMANAS E DIAS.
O CALENDÁRIO QUE UTILIZAMOS ATUALMENTE
VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA ORGANIZAR SUAS TAREFAS SEM UTILIZAR UM CALENDÁRIO?
HÁ MUITO TEMPO O SER HUMANO TEM A NECESSIDADE DE MARCAR A PASSAGEM DO TEMPO. ACREDITA-SE QUE JÁ NA
PRÉ-HISTÓRIA O SER HUMANO REGISTRAVA A PASSAGEM DO TEMPO FAZENDO TRAÇOS EM PEDAÇOS DE OSSOS E MADEIRA.
PRÉ-HISTÓRIA: PERÍODO DA HISTÓRIA ANTERIOR AO APARECIMENTO DA ESCRITA, QUE VAI DESDE O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS ATÉ CERCA DE 4000 ANOS A.C.
OS POVOS ANTIGOS SE BASEAVAM NA OBSERVAÇÃO DOS DIAS E DAS NOITES, NO CICLO DA LUA E NAS ESTAÇÕES DO ANO PARA MARCAREM A PASSAGEM DO TEMPO. ISSO AJUDAVA A IDENTIFICAR O PERÍODO ADEQUADO PARA PLANTAR E COLHER ALIMENTOS.
DIVERSOS CALENDÁRIOS JÁ FORAM DESENVOLVIDOS AO LONGO DO TEMPO. O CALENDÁRIO QUE UTILIZAMOS ATUALMENTE É CHAMADO GREGORIANO, POIS ELE FOI IMPLANTADO PELO PAPA GREGÓRIO 13 (1502-1585).
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ATIVIDADES
1. A AGENDA É UMA MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES QUE TEMOS DE REALIZAR DURANTE OS DIAS DA SEMANA. UTILIZE OS ESPAÇOS NA AGENDA A SEGUIR PARA DESENHAR UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ DEVERÁ REALIZAR EM CADA DIA DA PRÓXIMA SEMANA.
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
PROCURE PLANEJAR E ORGANIZAR, ANTECIPADAMENTE, SUAS ATIVIDADES SEMANAIS.
2. RESPONDA ÀS CHARADAS A SEGUIR.
-
SE AMANHÃ SERÁ DIA 17, QUE DIA FOI ONTEM? E QUE DIA É HOJE?
- ONTEM.
- HOJE.
-
O MÊS ANTERIOR AO MÊS PASSADO FOI FEVEREIRO. EM QUE MÊS ESTAMOS? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
- ABRIL.
- MAIO.
- JANEIRO.
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3. OBSERVE O CALENDÁRIO DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2023.
-
LOCALIZE E CONTORNE NO CALENDÁRIO OS DOIS FERIADOS NACIONAIS DO MÊS DE NOVEMBRO.
-
EM QUE DIAS DA SEMANA OCORREM ESSES FERIADOS NO ANO DE 2023?
-
VOLTE AO CALENDÁRIO DA PÁGINA 76 E CONTE QUANTAS SEMANAS, DESDE O INÍCIO DO ANO, SE PASSARAM PARA CHEGAR A CADA FERIADO.
-
FALE PARA UM COLEGA QUAL FOI O EVENTO IMPORTANTE QUE OCORREU NO DIA 15 DE NOVEMBRO.
4. IDENTIFIQUE O MÊS DO ANIVERSÁRIO DE ALINE POR MEIO DAS DICAS.
FEVEREIRO
ABRIL
JUNHO
SETEMBRO
NOVEMBRO
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5. OS INDÍGENAS REGISTRAVAM A PASSAGEM DO TEMPO COM BASE NOS FENÔMENOS NATURAIS: PERÍODOS DE CHUVA, QUANDO FAZIA FRIO E A ÉPOCA ADEQUADA PARA PLANTAR E COLHER DETERMINADOS ALIMENTOS. VEJA NO QUADRO A SEGUIR O CALENDÁRIO INDÍGENA DO POVO PATAXÓ.
MÊS | O QUE OCORRE | |
---|---|---|
1 | JANEIRO | MÊS DE PREPARO DO SOLO PARA O FEIJÃO. |
2 | FEVEREIRO | MÊS DO PLANTIO DO FEIJÃO. |
3 | MARÇO | MÊS DA CAPINA. |
4 | ABRIL | MÊS DA FESTA DO AWÊ. |
5 | MAIO | COLHEITA DO MILHO. |
6 | JUNHO | MÊS DO FRIO. |
7 | JULHO | MÊS DE CURSO DOS PROFESSORES INDÍGENAS. |
8 | AGOSTO | MÊS DE VOLTA ÀS AULAS. |
9 | SETEMBRO | MÊS DE PREPARO DO SOLO PARA O MILHO. |
10 | OUTUBRO | MÊS DO PLANTIO DO MILHO. |
11 | NOVEMBRO | MÊS DAS ÁGUAS. |
12 | DEZEMBRO | MÊS DA MANGA E DO JAMBO. |
- ESCREVA NA IMAGEM A SEGUIR O NÚMERO REFERENTE A CADA MÊS, DE ACORDO COM AS ATIVIDADES ILUSTRADAS.
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9 OS SERES VIVOS E OS PERÍODOS DO DIA
OBSERVE O AMBIENTE A SEGUIR, EM DOIS PERÍODOS DIFERENTES DE UM MESMO DIA.
CAPIVARA PODE ATINGIR CERCA DE 1,3 METRO DE COMPRIMENTO.
CUTIA PODE ATINGIR CERCA DE 70 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
GAVIÃO-REAL PODE ATINGIR CERCA DE 1 METRO DE COMPRIMENTO.
JAGUATIRICA PODE ATINGIR CERCA DE 1,4 METRO DE COMPRIMENTO.
MACACO-BARRIGUDO PODE ATINGIR CERCA DE 1,2 METRO DE COMPRIMENTO.
PREGUIÇA-DE-BENTINHO PODE ATINGIR CERCA DE 70 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
1. QUAIS ANIMAIS ESTÃO NESSE AMBIENTE DURANTE O DIA?
2. QUAIS ANIMAIS ESTÃO NESSE AMBIENTE À NOITE?
3. EM SUA OPINIÃO, O QUE OS ANIMAIS QUE NÃO APARECEM NO AMBIENTE NO PERÍODO DO DIA ESTÃO FAZENDO?
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ALGUNS ANIMAIS REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES, COMO PROCURAR ALIMENTOS, DURANTE O DIA. ELES SÃO CONHECIDOS COMO ANIMAIS DIURNOS. O MACACO-BARRIGUDO, A CAPIVARA E O GAVIÃO-REAL SÃO EXEMPLOS DESSES ANIMAIS.
NO ENTANTO, EXISTEM ANIMAIS QUE REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES DURANTE A NOITE, COMO A PREGUIÇA-DE-BENTINHO, A JAGUATIRICA E A CUTIA. ESSES SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS NOTURNOS.
GERALMENTE, OS ANIMAIS DIURNOS DORMEM NO PERÍODO DA NOITE E OS ANIMAIS NOTURNOS DORMEM NO PERÍODO DO DIA.
4. PINTE OS ESPAÇOS QUE TÊM A LETRA C E ENCONTRE UM ANIMAL QUE REALIZA SUAS ATIVIDADES PRINCIPALMENTE À NOITE. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSE ANIMAL.
NOME DO ANIMAL:
C |
ALGUMAS PLANTAS TAMBÉM SÃO INFLUENCIADAS PELA OCORRÊNCIA DOS DIAS E DAS NOITES.
AS FLORES DA DAMA-DA-NOITE, POR EXEMPLO, ABREM-SE E EXALAM UM CHEIRO ADOCICADO DURANTE A NOITE. DURANTE O DIA, SUAS FLORES FICAM FECHADAS.
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MUDANÇAS NA TEMPERATURA DOS AMBIENTES TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR OS HÁBITOS DE ALGUNS ANIMAIS.
EM ÉPOCAS DO ANO DE MUITO FRIO, POR EXEMPLO, ALGUNS ANIMAIS DIMINUEM SUAS ATIVIDADES E ENTRAM EM UM ESTADO DE SONO PROFUNDO, QUE DURA SEMANAS OU MESES. ESSE PERÍODO É CHAMADO HIBERNAÇÃO.
ALGUMAS PLANTAS ENCONTRADAS EM LOCAIS FRIOS TAMBÉM PASSAM POR MUDANÇAS QUANDO AS TEMPERATURAS DIMINUEM.
A ÁRVORE CONHECIDA COMO ERITRINA, POR EXEMPLO, PERDE SUAS FOLHAS NO OUTONO, QUANDO GERALMENTE OCORREM PERÍODOS DE SECA.
QUANDO CHEGA O INVERNO, ESSA PLANTA ESTÁ PRATICAMENTE SEM FOLHAS.
5. VOCÊ JÁ VIU PLANTAS QUE PERDEM AS FOLHAS EM ÉPOCAS DE TEMPERATURAS BAIXAS DO ANO? CONTE AOS SEUS COLEGAS.
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AS PLANTAS E A LUZ SOLAR
AS PLANTAS NECESSITAM DA LUZ SOLAR PARA SOBREVIVEREM. ELAS RECEBEM A LUZ SOLAR PRINCIPALMENTE PELAS SUAS FOLHAS.
QUANDO DEIXAMOS UMA PLANTA EM UMA JANELA, POR EXEMPLO, PODEMOS PERCEBER QUE AS FOLHAS SE VOLTAM PARA O LADO DA JANELA DE ONDE ELA RECEBE A LUZ SOLAR.
O GIRASSOL É UMA PLANTA COM INFLORESCÊNCIAS AMARELAS. ESSA PLANTA É CONHECIDA POR, GERALMENTE, ESTAR VOLTADA PARA A DIREÇÃO DO SOL.
- INFLORESCÊNCIAS:
- FLORES AGRUPADAS E SUSTENTADAS POR UM RAMO COMUM
DURANTE UMA FASE DA VIDA, OS GIRASSÓIS ACOMPANHAM O MOVIMENTO APARENTE DO SOL DO AMANHECER ATÉ O PÔR DO SOL.
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ATIVIDADES
1. O ARGANAZ É UM ANIMAL QUE PODE HIBERNAR POR VÁRIOS MESES, MESMO DEPOIS QUE AS TEMPERATURAS DO AMBIENTE SE TORNAM ELEVADAS.
- DE ACORDO COM O TEXTO ANTERIOR, A HIBERNAÇÃO OCORRE APENAS EM PERÍODOS DE BAIXA TEMPERATURA?
- SIM.
- NÃO.
- ESCREVA A PRIMEIRA LETRA DE CADA IMAGEM E COMPLETE A FRASE A SEGUIR.
ALÉM DAS BAIXAS TEMPERATURAS, A FALTA DE
PODE SER RELACIONADA À HIBERNAÇÃO DOS ANIMAIS.
- SIGA AS COORDENADAS DO QUADRO ABAIXO E DESCUBRA O NOME DO ANIMAL DA IMAGEM A SEGUIR, QUE TAMBÉM HIBERNA.
1 | 2 | |
---|---|---|
A | GAM | MEU |
B | PIG | BÁ |
A-1 | B-2 | - | B-1 | A-2 |
---|---|---|---|---|
-
LEIA O NOME DO ANIMAL.
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2. VEJA, A SEGUIR, EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES NO PERÍODO DA NOITE.
A. ORDENE AS SÍLABAS E LIGUE O ANIMAL AO NOME DELE.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 1,7 METRO DE COMPRIMENTO.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 37 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 1,8 METRO DE COMPRIMENTO.
-
ÇA ON - TA PIN DA -
BO LO - RÁ GUA -
TAU RU U
B. LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DOS ANIMAIS.
C. COM UM COLEGA, ESCOLHAM O NOME DE UM DOS ANIMAIS DESTA ATIVIDADE E FALEM UMA PALAVRA QUE RIMA COM ELE.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. A CENA ABAIXO MOSTRA A CASA DE FÁBIO EM UM PERÍODO DO DIA.
-
QUE PERÍODO DO DIA ESSA CENA MOSTRA?
-
O QUE FÁBIO ESTÁ FAZENDO?
- ESTUDANDO.
- ALMOÇANDO.
- DORMINDO.
-
NA CENA HÁ UM ANIMAL NOTURNO. QUE ANIMAL É ESSE?
2. FÁBIO E SUA MÃE HELENA ESTÃO COMEMORANDO UM ANIVERSÁRIO.
-
ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO.
-
QUANTOS ANOS ESSA PESSOA ESTÁ FAZENDO?
-
QUAL É O MÊS DE ANIVERSÁRIO DESSA PESSOA?
- AGOSTO.
- SETEMBRO.
- OUTUBRO.
-
EM QUE PERÍODO DO DIA OCORRE A COMEMORAÇÃO?
- MANHÃ.
- TARDE.
- NOITE.