88
4 OBJETOS QUE UTILIZO
89
OLHA QUE LEGAL! ESSA ESCULTURA FOI FEITA UTILIZANDO OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS. VOCÊ REAPROVEITA OBJETOS EM SEU DIA A DIA?
CONECTANDO IDEIAS
1. CITE UM OBJETO QUE FOI UTILIZADO PARA CONFECCIONAR ESSA ESCULTURA.
2. PARA QUE SERVE ESSE OBJETO?
3. DE QUE MATERIAL É FEITO ESSE OBJETO?
4. O QUE MUITAS VEZES É FEITO COM ESSES OBJETOS APÓS O USO?
90
10 OBJETOS DO NOSSO DIA A DIA
1. OBSERVE SUA CARTEIRA ESCOLAR NESSE MOMENTO. CONTORNE OS OBJETOS DA CENA A SEGUIR QUE TAMBÉM ESTÃO SOBRE SUA CARTEIRA.
-
QUAIS DESSES OBJETOS GERALMENTE PERMANECEM NA ESCOLA QUANDO VOCÊ VAI PARA CASA?
2. CITE OUTROS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.
3. PARA QUE VOCÊ UTILIZA ESSES OBJETOS QUE CITOU?
91
CADA OBJETO TEM SUA IMPORTÂNCIA. A MOCHILA, POR EXEMPLO, UTILIZAMOS PARA GUARDAR E TRANSPORTAR OS MATERIAIS ESCOLARES.
COLOQUE EM SUA MOCHILA SOMENTE OS OBJETOS NECESSÁRIOS. EVITE CARREGAR OBJETOS QUE NÃO VAI UTILIZAR.
EM CADA CÔMODO DE NOSSA RESIDÊNCIA EXISTEM DIFERENTES OBJETOS. VEJA NA CENA A SEGUIR A COZINHA DA CASA DE MARIA.
4. ESCOLHA TRÊS OBJETOS DA COZINHA DE MARIA E DIGA PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
IMAGINE O QUARTO DE MARIA. QUE OBJETOS VOCÊ ACHA QUE HAVERIA NESSE QUARTO?
92
NA PRÁTICA
-
ALGUMAS EMBALAGENS VAZIAS PODEM SER REUTILIZADAS PARA CRIAR OUTROS OBJETOS. COMO PODEMOS FAZER ISSO?
VAMOS APROVEITAR UMA LATA VAZIA PARA FAZER UM PORTA-LÁPIS.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- LATA PEQUENA SEM TAMPA (DE MOLHO DE TOMATE, POR EXEMPLO)
- REVISTA PARA RECORTAR
- COLA BRANCA
- PINCEL
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
PEÇA A UM COLEGA QUE FOTOGRAFE AS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE SEU PORTA-LÁPIS.
COM A TESOURA, RECORTE IMAGENS DA REVISTA. COM O PINCEL, PASSE COLA BRANCA NA LATA E COLE AS IMAGENS ATÉ COBRI-LA POR INTEIRO.
ESPERE A COLA SECAR E SEU PORTA-LÁPIS ESTARÁ PRONTO!
1. O OBJETO QUE VOCÊ FEZ TEM A MESMA UTILIDADE QUE ANTES?
2. UTILIZAR EMBALAGENS VAZIAS AJUDA A DIMINUIR A QUANTIDADE DE OBJETOS DESCARTADOS? POR QUÊ?
USE SUA CRIATIVIDADE E PROCURE REAPROVEITAR OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS
PARA SABER MAIS
- TRANSFORME SEU MATERIAL ESCOLAR, DE LAURA TORRES. CIRANDA CULTURAL.
NESSE LIVRO, VOCÊ VAI CONHECER ALGUMAS IDEIAS PARA CUSTOMIZAR SEU MATERIAL ESCOLAR. ELE SERÁ ÚNICO!
93
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NOS OBJETOS QUE NOS AUXILIAM NA ALIMENTAÇÃO E NO PREPARO DOS ALIMENTOS.
B -
C -
P -
T -
-
RELACIONE CADA OBJETO À LETRA QUE INICIA O NOME DELE.
2. PINTE DE VERDE OS QUADROS COM OS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA PARA DORMIR.
CADERNO
TRAVESSEIRO
SABONETE
COTONETE
CAMA
LENÇOL
COLCHÃO
-
LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DOS OBJETOS QUE VOCÊ PINTOU.
-
AGORA, CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM TODAS AS NOITES.
94
3. RELACIONE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE GERALMENTE ELE É UTILIZADO.
95
11 DO QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZO
1. QUAL É O NOME DO OBJETO QUE APARECE NAS FOTOS A SEGUIR?
2. ESCREVA EM CADA QUADRO O NÚMERO REFERENTE AO MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO MOSTRADO ANTERIORMENTE.
- CERÂMICA
- VIDRO
- METAL
- PLÁSTICO
- PAPELÃO
3. COM UM COLEGA, COMPAREM ESSES MATERIAIS E CONVERSEM SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS.
96
AO OBSERVARMOS À NOSSA VOLTA, PODEMOS PERCEBER QUE OS OBJETOS SÃO FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS, COMO PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL, MADEIRA, ARGILA, TECIDO, ENTRE OUTROS.
ALGUNS OBJETOS QUE TÊM A MESMA UTILIDADE PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS, COMO OS PRATOS MOSTRADOS NA PÁGINA ANTERIOR.
4. VOCÊ CONHECE OUTROS OBJETOS QUE TÊM A MESMA FUNÇÃO, MAS QUE PODEM SER FEITOS COM DIFERENTES MATERIAIS?
HÁ TAMBÉM OBJETOS QUE SÃO FEITOS COM MAIS DE UM MATERIAL.
5. OBSERVE OS OBJETOS A SEGUIR E PINTE O QUADRINHO DE ACORDO COM A LEGENDA.
6. ESCREVA O NOME DO MATERIAL QUE OS DOIS OBJETOS TÊM EM COMUM?
97
MATÉRIA-PRIMA
NOS AMBIENTES QUE FREQUENTAMOS EXISTEM DIVERSOS OBJETOS FEITOS DE VIDRO, COMO GARRAFAS, COPOS, JANELAS, LÂMPADAS, PRATOS E MUITOS OUTROS.
-
VOCÊ SABE DO QUE É FEITO O VIDRO?
OS MATERIAIS QUE SÃO RETIRADOS DO AMBIENTE OU DE SERES VIVOS PARA SEREM UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE OBJETOS RECEBEM O NOME DE MATÉRIA-PRIMA.
A PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA DO VIDRO É A AREIA, SEMELHANTE ÀQUELA ENCONTRADA NAS PRAIAS.
APÓS SER COLETADA, A AREIA É MISTURADA A OUTROS MATERIAIS. ESSA MISTURA É AQUECIDA E PASSA POR VÁRIOS PROCESSOS, ATÉ QUE SE TRANSFORME EM VIDRO.
98
CIDADÃO DO MUNDO CONSUMO CONSCIENTE
BRUNO SEPARA O LIXO DE SUA RESIDÊNCIA EM ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS, MAS PENSA QUE PODE FAZER MAIS PELO AMBIENTE E PELA SOCIEDADE.
APÓS UMA PESQUISA, ELE DESCOBRIU OUTRAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE.
1. COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS VOGAIS E CONHEÇA OS "CINCO R", QUE SE REFEREM A ATITUDES QUE PODEM AJUDAR A CONSERVARO AMBIENTE.
R P NS R
O QUE E QUANTO CONSUMIMOS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO E REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO.
R D Z R
A QUANTIDADE DE PRODUTOS. PROCURAR AQUELES QUE DUREM MAIS TEMPO E QUE TENHAM POUCAS EMBALAGENS.
DEVEMOS, POR EXEMPLO, USAR SACOLAS REUTILIZÁVEIS E EMBALAGENS RETORNÁVEIS.
- EMBALAGENS RETORNÁVEIS:
- QUE PODEM SER REAPROVEITADAS DEPOIS DE SUA UTILIZAÇÃO, PARA O MESMO FIM
99
R PR V T R
OBJETOS QUE NÃO UTILIZAMOS MAIS. PODEMOS TAMBÉM DOAR OBJETOS QUE NÃO USAMOS MAIS.
R C CL R
MATERIAIS. PARA ISSO, DEVEMOS SEPARAR MATERIAIS RECICLÁVEIS. A RECICLAGEM CONTRIBUI PARA DIMINUIR A EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA DO AMBIENTE, AJUDANDO A CONSERVAR OS RECURSOS NATURAIS.
- EXTRAÇÃO:
- RETIRADA DE RECURSOS DOS AMBIENTES PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO SER HUMANO
R C S R
PRODUTOS QUE PREJUDIQUEM O AMBIENTE E A NOSSA SAÚDE. DEVEMOS EVITAR EMBALAGENS DESCARTÁVEIS E QUE NÃO SEJAM RECICLÁVEIS, ALÉM DE PRODUTOS DE EMPRESAS QUE NÃO SE PREOCUPAM COM O AMBIENTE.
2. VOCÊ TEM UMA ROUPA OU UM CALÇADO EM BOAS CONDIÇÕES QUE NÃO USA MAIS? O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESSE OBJETO?
3. QUAIS ATITUDES DE BRUNO VOCÊ PODERIA TER PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE?
100
ATIVIDADES
1. ESCREVA O NOME DO PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DE CADA UM DOS OBJETOS APRESENTADOS A SEGUIR.
101
2. MUITOS OBJETOS SÃO FEITOS DE MAIS DE UM TIPO DE MATERIAL. IDENTIFIQUE NAS IMAGENS A SEGUIR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS PARTES INDICADAS DOS OBJETOS.
102
LER E COMPREENDER
3. LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
CASCÃO, DE MAURICIO DE SOUSA. CASCÃO, SÃO PAULO, GLOBO, N. 400, MAIO 2002. P. 34.
-
VOCÊ CONSIDERA A ATITUDE DE CASCÃO, NESTA TIRINHA, CORRETA? POR QUÊ?
-
VOCÊ JÁ FEZ ALGUM OBJETO REUTILIZANDO MATERIAIS? QUAL? QUE MATERIAIS VOCÊ REUTILIZOU?
FOTOGRAFE ESSE OBJETO E ENVIE POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
- PESQUISE A IMAGEM DE UM OBJETO FEITO COM MATERIAIS REUTILIZADOS E DESENHE-O NO ESPAÇO A SEGUIR.
103
4. ALGUNS OBJETOS, APÓS SEREM UTILIZADOS, SÃO DESCARTADOS NA LIXEIRA COMUM.
PARA DIMINUIR A EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA, OS MATERIAIS UTILIZADOS EM ALGUNS OBJETOS PODEM SER SEPARADOS PARA A RECICLAGEM.
IDENTIFIQUE E ESCREVA O MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO APRESENTADO NAS IMAGENS.
EM SEGUIDA, LIGUE O OBJETO À LIXEIRA EM QUE DEVE SER DEPOSITADO PARA A COLETA SELETIVA.
- COPO DE
- RECIPIENTE DE
- CAIXA DE
- GARRAFA DE
PARA SABER MAIS
- O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO, DE SAMUEL MURGEL BRANCO. MODERNA.
O SACI É UM PERSONAGEM DO FOLCLORE NACIONAL, E ELE APRONTOU NOVAMENTE! DESSA VEZ! O SACI NÃO RECICLOU OS MATERIAIS, E A NATUREZA VAI MOSTRAR PARA ELE COMO ISSO É IMPORTANTE.
104
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL RECICLAR PAPEL EM CASA? DE QUE MANEIRA?
-
COMO VOCÊ UTILIZARIA UM PAPEL RECICLADO?
UTILIZE UM TELEFONE CELULAR PARA GRAVAR AS ETAPAS DE PREPARO DA MASSA DE PAPEL.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- FOLHAS DE JORNAIS E REVISTAS VELHOS PICADAS
- ÁGUA
- BALDE
- LIQUIDIFICADOR
- VASILHA PLÁSTICA
- MOLDURA COM TELA MOSQUITEIRO OU PENEIRA QUE CAIBA DENTRO DA VASILHA
-
COLOQUE O PAPEL PICADO NO INTERIOR DO BALDE E CUBRA-O COM ÁGUA.
-
É POSSÍVEL REALIZAR O EXPERIMENTO SEM ADICIONAR ÁGUA? POR QUÊ?
-
- DEIXE O PAPEL PICADO NA ÁGUA POR 24 HORAS. EM SEGUIDA, PEÇA A UM ADULTO QUE COLOQUE O CONTEÚDO DO BALDE DENTRO DO LIQUIDIFICADOR.
-
ACRESCENTE UM POUCO MAIS DE ÁGUA E PEÇA AO ADULTO QUE BATA O PAPEL NO LIQUIDIFICADOR, ATÉ OBTER UMA MASSA.
-
POR QUE DEVE SER ADICIONADO UM POUCO MAIS DE ÁGUA?
-
ATENÇÃO
SOMENTE O ADULTO PODE MANUSEAR O LIQUIDIFICADOR.
105
D. DESPEJE A MASSA EM UMA VASILHA E ACRESCENTE ÁGUA ATÉ COBRI-LA COMPLETAMENTE.
E. MEXA O CONTEÚDO DA VASILHA ATÉ QUE A MISTURA FIQUE BEM HOMOGÊNEA.
- HOMOGÊNEA:
- REFERE-SE A MISTURAS QUE APRESENTAM A MESMA APARÊNCIA EM TODO O SEU VOLUME, NÃO SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR SEUS DIFERENTES COMPONENTES VISUALMENTE
F. INSIRA A MOLDURA COM TELA NA VASILHA, LEVANDO-A ATÉ O FUNDO. MEXA A TELA PARA QUE ELA FIQUE COBERTA COM A MASSA DE PAPEL.
G. PUXE LENTAMENTE A TELA PARA FORA DA VASILHA. ELA DEVE ESTAR COBERTA POR UMA CAMADA DA MASSA DE PAPEL.
H. COLOQUE A TELA EM LOCAL AREJADO E NÃO PERMITA QUE TOQUEM NELA. DEIXE SECAR POR 24 HORAS.
I. DEPOIS DE SECO, RETIRE CUIDADOSAMENTE O PAPEL RECICLADO DA TELA.
FOTOGRAFE O PAPEL RECICLADO QUE VOCÊ PRODUZIU E ENVIE POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. O QUE ACONTECEU DEPOIS QUE A MISTURA SECOU?
2. QUAL FOI O MATERIAL UTILIZADO PARA A FABRICAÇÃO DO PAPEL RECICLADO?
3. COMO A RECICLAGEM DO PAPEL PODE CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE?
4. O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR COM ESTA ATIVIDADE?
5. COMPARE SEU PAPEL COM OS DE SEUS COLEGAS.
106
PARA SABER FAZER
CAMPANHA
CAMPANHAS SÃO AÇÕES QUE CHAMAM A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO PARA UM ASSUNTO, COM O OBJETIVO DE INFORMAR, EDUCAR, VENDER, CONSCIENTIZAR OU PROVOCAR UMA MUDANÇA DE ATITUDE.
ELAS PODEM ENVOLVER DIVERSOS RECURSOS PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, COMO CARTAZES, FOLHETOS, VÍDEOS, MÚSICAS, ENTRE OUTROS RECURSOS.
LER E COMPREENDER
VEJA A SEGUIR COMO REALIZAR UMA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO.
1 ESCOLHA O TEMA DA CAMPANHA.
2 A CAMPANHA PODE SER DIVULGADA POR MEIO DE CARTAZES OU FOLHETOS COM INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO ESCOLHIDO. POR ISSO, ESCOLHA OS RECURSOS QUE VAI UTILIZAR.
3 PENSE NOS OBJETIVOS DE SUA CAMPANHA. NO EXEMPLO ABAIXO, UM DOS OBJETIVOS DA CAMPANHA É A ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO.
107
4 AS CAMPANHAS PODEM TER MAIS DE UM OBJETIVO. A CAMPANHA NA QUAL FOI UTILIZADO O FOLHETO ACIMA, POR EXEMPLO, TAMBÉM TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO.
5 OS TEXTOS DAS CAMPANHAS DEVEM TRAZER AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA CLARA E TAMBÉM CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS POR MEIO DE IMAGENS E MENSAGENS ATRATIVAS. EVITE TEXTOS LONGOS.
6 PARA DIVULGAR OS CARTAZES OU FOLHETOS, É IMPORTANTE ESCOLHER UM LOCAL EM QUE PASSEM VÁRIAS PESSOAS DIARIAMENTE, COMO CORREDORES, PORTAS DE ENTRADA E MURAIS.
AGORA É COM VOCÊ!
VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS ORIENTAÇÕES E REALIZAR UMA CAMPANHA SOBRE O DESCARTE CORRETO DOS MATERIAIS.
COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PESQUISE COMO OS MATERIAIS DEVEM SER SEPARADOS ANTES DE SEREM DESCARTADOS. PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DOS MATERIAIS QUE USAMOS E EXPLIQUE POR QUE ISSO AJUDA O AMBIENTE.
MONTE CARTAZES OU FOLHETOS PARA A DIVULGAÇÃO DE SUA CAMPANHA E VEJA A POSSIBILIDADE DE FAZER UM PONTO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA OU NA COMUNIDADE.
A CAMPANHA TAMBÉM PODE SER COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. PARA ISSO, FOTOGRAFE OS CARTAZES OU FOLHETOS E FAÇA A DIVULGAÇÃO DELES.
108
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. IDENTIFIQUE E ESCREVA O MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO MOSTRADO A SEGUIR, COMPLETANDO AS LEGENDAS DAS FOTOS.
CANECA DE
VASO DE
RÉGUA DE
PENTE DE
- AGORA, USE OS NÚMEROS A SEGUIR PARA IDENTIFICAR OUTROS MATERIAIS DE QUE ESSES OBJETOS PODEM SER FEITOS.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
MADEIRA | METAL | PLÁSTICO | PAPEL | VIDRO | ARGILA |
CANECA | |||||
---|---|---|---|---|---|
VASO | |||||
RÉGUA | |||||
PENTE |
2. ESCOLHA UM OBJETO DE SEU DIA A DIA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR.
OBJETO ESCOLHIDO | |
---|---|
DO QUE ELE É FEITO | |
DO QUE ELE PODE SER FEITO |
109
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. AS PESSOAS SÃO DIFERENTES FISICAMENTE, NOS GOSTOS E TAMBÉM NA MANEIRA DE PENSAR E AGIR. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE APRESENTA A CARACTERÍSTICA FÍSICA DE UMA PESSOA.
- A. JÚLIA PREFERE ROSAS VERMELHAS.
- B. JOÃO TEM CABELOS CACHEADOS.
- C. GABRIEL GOSTA DE BRINCAR COM OS AMIGOS.
- D. MARIA EDUARDA ADORA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
-
AGORA, ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA SUA.
2. BÁRBARA FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 21 DO MÊS DE NOVEMBRO, E FARÁ UMA FESTA PARA SEUS AMIGOS LOGO APÓS O PÔR DO SOL.
-
LOCALIZE E CONTORNE NO CALENDÁRIO ACIMA A DATA DO ANIVERSÁRIO DE BÁRBARA.
-
EM QUAL DIA DA SEMANA SERÁ O ANIVERSÁRIO DE BÁRBARA?
-
AGORA, MARQUE UM X NO PERÍODO DO DIA EM QUE ELA E SEUS AMIGOS VÃO SE REUNIR PARA A FESTA.
- MANHÃ.
- TARDE.
- NOITE.
110
3. LIGUE CADA SENTIDO À PARTE DO CORPO QUE ELE SE RELACIONA.
4. RELACIONE O OBJETO AO MATERIAL DE QUE ELE PODE SER FEITO.
- PANELA.
- GARRAFA.
- PLÁSTICO OU VIDRO.
- METAL OU ARGILA.
5. DESENHE NO CADERNO UM OBJETO QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA. EM SEGUIDA, ESCREVA O NOME DELE.
-
DE QUAL(IS) MATERIAL(IS) ESSE OBJETO É FEITO?
-
PARA QUE ESSE OBJETO É USADO?