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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. OBSERVE A FOTO A SEGUIR. ELA MOSTRA FÁBIO E SEUS COLEGAS COM A PROFESSORA.
-
MARQUE UM X NO QUADRINHO COM AS PARTES DO CORPO MAIS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS NESSAS ATIVIDADES.
- BRAÇO, PERNA E PÉ.
- X DEDOS, MÃO E BRAÇO.
- PERNA, PÉ E COXA.
-
AGORA, MARQUE UM X NO QUADRINHO COM A REGIÃO DO CORPO ONDE ESSAS PARTES QUE VOCÊ ASSINALOU SE ENCONTRAM.
- CABEÇA.
- MEMBROS INFERIORES.
- X MEMBROS SUPERIORES.
2. FÁBIO E SEUS COLEGAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS? MARQUE UM X NA RESPOSTA MAIS ADEQUADA A ESSA PERGUNTA.
- SIM, POIS TODAS AS CRIANÇAS TÊM O MESMO TIPO E COR DE CABELO, COR DE PELE, ALTURA E OUTRAS CARACTERÍSTICAS.
- X NÃO, POIS AS PESSOAS APRESENTAM DIFERENTES TIPOS E CORES DE CABELO, COR DE PELE, ALTURA, ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos reconhecem e identificam as diferentes partes que compõem o corpo, além de abordar as regiões. Trabalhar esses conceitos é essencial para desenvolver a habilidade EF01CI02 da BNCC.
Como proceder
- No item A, caso algum aluno não identifique as partes do corpo corretamente, retome cada uma delas e mostre as regiões em que elas são agrupadas. Promova uma interação entre eles incentivando-os a apontar cada uma das partes no corpo de um dos colegas. Em seguida, peça a eles que identifiquem atividades que realizam no dia a dia usando partes do corpo, como as mãos, os pés, assim eles também podem reconhecer suas funções.
- No item B, caso algum aluno não identifique corretamente que as mãos, os dedos das mãos e os braços fazem parte dos membros superiores, faça um desenho de uma pessoa na lousa e indique nele as regiões do corpo. Se julgar conveniente, sugira aos alunos que, em grupo, desenhem o contorno do corpo em tamanho real, em papel kraft. Para isso, peça a um deles que se deite sobre o papel com braços afastados do tronco e pernas afastadas uma da outra e solicite a outro aluno que faça o contorno do corpo do colega usando uma caneta hidrocor.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar o conceito que os alunos têm sobre suas características físicas e como identificar cada uma delas. Ainda, permite a você avaliar se eles percebem que as pessoas são diferentes umas das outras e que essas diferenças devem ser respeitadas, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade EF01CI04 da BNCC.
Como proceder
- Caso os alunos não consigam identificar as características físicas, peça a eles que observem novamente a foto e faça alguns questionamentos, como: "Os cabelos das crianças são iguais? O que têm de diferente?"; "Eles têm o mesmo tamanho? E a cor dos olhos e da pele das crianças, são iguais?", entre outros questionamentos que julgar adequado.
3 Objetivo
- Esta atividade contribui para avaliar se os alunos reconhecem alguns dos cuidados com a higiene do corpo e a importância deles para a manutenção da saúde, conceitos essenciais para o desenvolvimento da habilidade EF01CI03 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não marque todas as atividades listadas nos quadrinhos, peça a ele que explique qual o objetivo de cada uma: escovar os dentes e passar fio dental contribuem para eliminar restos de alimentos que ficam sobre e entre os dentes; lavar as mãos e tomar banho contribuem para eliminar a sujeira e possíveis agentes que possam estar sobre a pele; cortar as unhas elimina e evita que a sujeira se acumule embaixo delas; andar calçado evita que possíveis agentes que causam doenças entrem em contato com a pele.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam as diferentes escalas de tempo, como os períodos que compõem um dia, conhecimentos necessários para o desenvolvimento das habilidades EF01CI05 e EF01CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar os períodos do dia, peça a ele que observe as horas nos relógios e considere também se o ambiente fora da janela está ou não iluminado pelo Sol. Pergunte a ele em que período do dia vai à escola e incentive-o a relacionar com os horários. Repita essa atividade com outras que ele realiza durante o dia. Ao escrever o nome dos períodos do dia, eles desenvolvem os componentes produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário da PNA.
5 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos reconhecem os materiais presentes nos objetos usados no dia a dia e comparar suas características, conceitos importantes para desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso o aluno apresente dúvidas em relacionar os materiais aos tipos de objetos que usa diariamente na escola, promova atividades para que reconheça e identifique os materiais presentes em diferentes objetos. Use fotos ou objetos reais, deixando a atividade mais concreta. Ao completar as palavras com as letras que faltam, os alunos desenvolvem os componentes produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário da PNA.
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3. MARQUE OS QUADRINHOS CORRESPONDENTES AOS CUIDADOS QUE AJUDAM A MANTER A HIGIENE DO CORPO.
- X LAVAR AS MÃOS.
- X ESCOVAR OS DENTES.
- X PASSAR O FIO DENTAL.
- X TOMAR BANHO.
- X CORTAS AS UNHAS.
- X ANDAR CALÇADO.
-
O QUE VOCÊ USA PARA MANTER O CORPO LIMPO?
Espera-se que os alunos respondam sabonete, creme dental, fio dental, xampu, bucha, toalha, entre outros produtos e objetos.
4. VEJA OS HORÁRIOS MARCADOS NOS RELÓGIOS A SEGUIR E ESCREVA SE É MANHÃ, TARDE OU NOITE.
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
NOITE.
MANHÃ.
TARDE.
5. COMPLETE OS QUADRINHOS COM AS VOGAIS QUE FALTAM E DESCUBRA OS NOMES DE TRÊS MATERIAIS.
P | L | Á | S | T | I | C | O |
M | A | D | E | I | R | A | |
P | A | P | E | L |
-
MOSTRE AOS COLEGAS OBJETOS ESCOLARES PRODUZIDOS COM ESSES MATERIAIS.
Os alunos podem mostrar aos colegas canetas hidrocor, borracha escolar, lápis de escrever, cadernos, livros, entre outros objetos.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para evidenciar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para avaliar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.