8
1 OBSERVANDO MEU CORPO
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 1
Nesta unidade, são abordados conteúdos que permitem aos alunos conhecer um pouco mais sobre o próprio corpo, identificando algumas partes dele e em quais regiões elas estão localizadas. Além de identificar e nomear as partes do corpo humano, a unidade também possibilita aos alunos compreender que algumas das partes estão relacionadas à percepção dos estímulos do ambiente por meio dos órgãos dos sentidos, o que permite a eles compreender os sentidos do corpo humano com base na observação dos componentes do ambiente.
Também são abordados conceitos relacionados às características físicas e comportamentais dos seres humanos, o que possibilita aos alunos reconhecer que as pessoas apresentam diferenças entre si e que elas devem ser respeitadas e valorizadas.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Identificar e nomear as partes do corpo e as regiões do corpo nas quais elas estão localizadas.
- Observar características físicas do próprio corpo e do corpo dos colegas.
- Reconhecer os sentidos do corpo humano.
- Identificar o órgão correspondente a cada sentido do corpo humano.
- Entender que podemos utilizar diferentes sentidos para perceber o ambiente e realizar diferentes tarefas.
- Diferenciar características físicas e características comportamentais.
- Identificar algumas das próprias características físicas.
- Comparar as próprias características físicas e comportamentais com as de outras pessoas e perceber que elas podem ser diferentes.
- Respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 1 e 3 desta unidade.
Atividade preparatória
Representar o corpo humano por meio de um desenho do contorno do próprio corpo pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 1 - Partes do corpo ou do tema 3 - Respeitando as diferenças.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI02 da BNCC, em que os alunos poderão localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
- Inicialmente, é proposto aos alunos que realizem a atividade em duplas, a fim de que estabeleçam diálogos entre si e trabalhem com o componente desenvolvimento de vocabulário da PNA.
- Providencie os seguintes materiais: papel kraft, lápis de cor, fita-crepe e peças de vestuário (que podem ser solicitadas aos pais ou responsáveis, caso os alunos tenham interesse em utilizar).
- Na sala de aula, reúna os alunos em duplas. Entregue a cada grupo duas folhas de papel kraft, medindo aproximadamente 1,20 m de comprimento cada uma, de modo que caiba o contorno do corpo de uma criança no pedaço de papel.
- Em seguida, solicite às duplas que estendam as folhas de papel kraft no chão e um deles deite sobre o papel com o abdome voltado para cima, abrindo um pouco os braços e as pernas e permanecendo com o corpo imóvel por alguns instantes. Enquanto isso, utilizando lápis de cor, o colega da dupla contorna o corpo do aluno que estiver deitado. Repetir o processo até que os dois integrantes de cada dupla sejam desenhados, um em cada folha.
- Em seguida, sugira que desenhem, nas reproduções do próprio corpo, cabelos, olhos, nariz, boca, dedos das mãos, sapatos, roupas, etc., e que escrevam na folha o nome da pessoa desenhada.
- Peça aos alunos que observem os trabalhos dos colegas e destaquem semelhanças e diferenças entre os corpos representados, tais como: cor da pele, dos cabelos e dos olhos, formato do corpo, estatura, entre outras. Lembre-se de tratar da diversidade cultural e do respeito às diferenças.
- Depois, oriente a turma a localizar algumas partes do corpo, indicá-las com setas e escrever o nome da parte do corpo correspondente. Se necessário, auxilie os alunos na escrita.
-
Faça as seguintes perguntas.
- Todos os colegas da classe têm o cabelo da mesma cor? Quem tem a mesma cor de cabelo?
- Todos os colegas da classe têm os olhos da mesma cor? Quem tem a mesma cor de olhos?
- Essa estrutura de questão pode ser utilizada para outras características, como: formato do rosto, altura, textura (liso ou crespo) e comprimento do cabelo.
-
Durante o desenvolvimento da atividade, observe as seguintes situações.
- O aluno representou o próprio corpo e foi criativo ao complementar o desenho?
- O aluno localizou corretamente as partes do corpo humano na representação do próprio corpo no papel kraft?
- O aluno identificou as características dos colegas?
- O aluno percebeu as semelhanças e diferenças entre as representações?
Nesta unidade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre seu corpo, nomeando algumas partes e identificando a região em que elas estão localizadas. Além disso, a unidade abordará os sentidos e seus órgãos por meio da observação dos componentes do ambiente.
Com base na observação de características físicas e comportamentais de cada aluno e na comparação dessas com as dos colegas, procuramos incentivá-los a reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade, atitudes que fazem parte da formação cidadã.
- Leia a seguir algumas instruções de atividades para promover a formação cidadã.
[...]
O professor pode propor atividades em que as crianças, de forma mais sistemática, observem partes do próprio corpo ou de seus amigos, usando-as como modelo, como, por exemplo, para moldar, pintar ou desenhar. Essa possibilidade pode ser aprofundada, se forem pesquisadas também obras de arte em que partes do corpo foram retratadas ou esculpidas.
É importante lembrar que nesse tipo de trabalho não há necessidade de se estabelecer uma hierarquia prévia entre as partes do corpo que serão trabalhadas. Pensar que para a criança é mais fácil começar a perceber o próprio corpo pela cabeça, depois pelo tronco e por fim pelos membros, por exemplo, pode não corresponder à sua experiência real. [...]
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3. p. 33.
- Inicie a abordagem da página da abertura da unidade questionando se os alunos têm o hábito de cortar os cabelos em salão de cabeleireiro, na barbearia ou em casa.
- Em seguida, peça aos alunos que examinem a foto com atenção para que observem todas as partes do corpo das pessoas, bem como as partes que estão utilizando e a imagem do corpo no espelho. Incentive-os a expressar outras características que observaram na imagem, relativas à profissão retratada.
- Comente com os alunos que cortar os cabelos os mantém saudável. Pergunte que outras atitudes podemos ter com nossos cabelos para mantê-los limpos e saudáveis. Verifique se indicam lavar com xampu e condicionador, penteá-los.
9
O CABELEIREIRO ESTÁ MOSTRANDO PARA A CRIANÇA COMO FICOU O CORTE DE CABELO.
VOCÊ CUIDA DO CORTE DO SEU CABELO? COMO VOCÊ FAZ?
Resposta pessoal.
CONECTANDO IDEIAS
1. QUAL PARTE DO CORPO O CABELEIREIRO USA PARA SEGURAR O ESPELHO?
As mãos. Comentários nas orientações ao professor.
2. CONTORNE NA FOTO A CABEÇA E AS MÃOS DO CABELEIREIRO.
Resposta na foto. Comentários nas orientações ao professor.
3. PARA QUE O CABELEIREIRO USA ESPELHOS EM SEU TRABALHO?
3. Os alunos podem comentar que o cabeleireiro utiliza o espelho para mostrar aos clientes como ficou o corte ou outro procedimento feito nos cabelos. Comentários nas orientações ao professor.
4. ALÉM DE CORTAR OS CABELOS, QUE OUTRAS ATIVIDADES VOCÊ ACHA QUE UM CABELEIREIRO PODE FAZER NO SALÃO?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade permite aos alunos reconhecer partes do corpo humano.
Como proceder
- Deixe que os alunos respondam livremente às questões, incentivando-os a expor o que já sabem sobre o assunto. Essas questões lhe permitem obter informações sobre os conhecimentos dos alunos e identificar, se for o caso, possíveis mudanças em seu planejamento.
- Se for possível, leve para a sala de aula dois espelhos e realize um procedimento parecido com o apresentado na foto, de forma que os alunos consigam identificar nele tanto as partes do corpo que estão sendo utilizadas quanto as demais.
- Anote na lousa ou em um caderno as principais argumentações expostas pelos alunos para que sejam confrontadas após o estudo da unidade. Essa estratégia lhe fornece informações sobre como eles complementaram seus modelos iniciais ao final da unidade.
- Se possível, amplie as discussões sobre as questões explicando aos alunos que cortar os cabelos faz parte dos cuidados com o corpo. Comente sobre a importância de manter os cabelos limpos e penteados, evitar dormir com os cabelos molhados, usar produtos que não agridam o couro cabeludo, entre outras atitudes.
Conectando ideias
- Nesta questão, alunos podem mencionar que as mãos do cabeleireiro estão sustentando o espelho que ele segura.
- Oriente os alunos a responderem a esta questão na própria foto.
- Deixe que os alunos se expressem livremente sobre esta questão, analise se percebem que, na foto, o cabeleireiro mostra como ficou o corte de cabelo do menino.
- Os alunos podem citar outras atividades realizadas pelo cabeleireiro, como penteados, tinturas e tratamentos capilares.
10
1 PARTES DO CORPO
NO DIA A DIA, GERALMENTE OBSERVAMOS NOSSO CORPO NO ESPELHO EM DIVERSAS SITUAÇÕES.
1. VOCÊ JÁ OBSERVOU SEU CORPO EM UM ESPELHO?Resposta pessoal.
2. CITE QUATRO PARTES DE SEU CORPO.2. Os alunos podem citar cabeça, tórax, abdome, braços, pernas, mãos, pés, pescoço, entre outras. É importante considerar a multiplicidade de partes que podem surgir na resposta, tais como cabelo, unha, umbigo, joelho, entre outras.
3. OBSERVE SEU CORPO EM UM ESPELHO. DEPOIS, DESENHE SEU CORPO NO ESPAÇO A SEGUIR.
Resposta pessoal.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
PNA
-
ESCREVA SEU NOME NO DESENHO.
Resposta pessoal. Verifique se os alunos escreveram seus nomes de forma correta.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 1 - Partes do corpo
8 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões da página 10.
- Leitura conjunta do boxe complementar da página 11 com troca de ideias entre os colegas.
- Leitura e questões das páginas 12 e 13.
- Atividades das páginas 14 a 16.
- Desenvolvimento da seção Na prática da página 17.
- Roda de conversa sobre os resultados obtidos nesta seção.
Destaques BNCC e PNA
- As questões 2 e 3 incentivam os alunos a reconhecerem diferentes partes de seu corpo e representá-las por meio de um desenho, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI02 da BNCC.
- Ao praticar a escrita do nome, os alunos desenvolvem o componente da PNA produção de escrita.
- A troca de ideias em duplas sobre o desenho produzido permite aos alunos que se expressem oralmente com clareza e ouçam os colegas, aprimorando o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Se possível, leve um espelho com tamanho suficiente para que os alunos observem o corpo todo. Caso não seja possível, peça antecipadamente aos alunos que realizem em casa o desenho proposto na terceira atividade e que o levem para discussão em sala de aula.
- Caso algum aluno faça um desenho muito simplificado, sem representar suas características, oriente-o a representá-las. Para isso, proponha questões, como: "Qual é a cor dos seus olhos?"; "Qual é a cor e a textura de seu cabelo?".
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade possibilita aos alunos que identifiquem características físicas uns dos outros.
Como proceder
- Organize os alunos em duplas e peça a um integrante que avalie o desenho do outro, apontando características que deixaram de registrar. Aproveite o momento para propor uma conversa sobre o respeito às diferenças.
11
AUTORRETRATO
O DESENHO QUE VOCÊ FEZ NA PÁGINA ANTERIOR É UM AUTORRETRATO.
AUTORRETRATO É UM DESENHO OU UMA PINTURA QUE O ARTISTA FAZ PARA REPRESENTAR A SI MESMO.
VEJA A SEGUIR UMA FOTO E UM DOS AUTORRETRATOS DO PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO ELISEU VISCONTI.
ATUALMENTE, É COMUM AS PESSOAS REGISTRAREM IMAGENS DO PRÓPRIO CORPO POR MEIO DE FOTOS UTILIZANDO TELEFONE CELULAR OU MÁQUINA FOTOGRÁFICA. ESSE TIPO DE FOTO É CHAMADO SELFIE.
-
VOCÊ JÁ FEZ UMA SELFIE? CONTE AOS COLEGAS COMO FOI.
Resposta pessoal.
PNA
FAÇA UMA SELFIE E ENVIE-A, POR E-MAIL, PARA SEU PROFESSOR.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A abordagem deste boxe complementar incentiva os alunos a valorizarem a pintura como forma de representação artística e cultural, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC. Além disso, este boxe complementar aborda o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica e significativa, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 5 da BNCC.
- A questão proposta neste boxe complementar permite aos alunos que interajam oralmente e troquem experiências, aprimorando o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Este boxe complementar é uma oportunidade de enfatizar a relação entre os componentes curriculares de Ciências e Arte. Você pode iniciar perguntando aos alunos o que é um retrato. Peça a eles que expressem alguma experiência que tiveram ao retratar outra pessoa ou eles mesmos.
- Em seguida, pergunte se um retrato deles feito por outra pessoa seria igual ao retrato feito por eles mesmos. Com base nas respostas dos alunos, prossiga com a discussão sobre o conceito de autorretrato.
- Em um autorretrato, o artista desenha a própria imagem, uma forma de registro existente há muito tempo. Desde a Pré-História, homens e mulheres registravam partes de seu corpo em cavernas, utilizando pó colorido. No Renascimento, diversos pintores criavam autorretratos com o intuito de deixar sua imagem registrada para o futuro.
- Ao abordar a discussão sobre o registro da própria imagem por meio de selfie, incentive os alunos a trocarem ideias sobre cuidados que devemos ter ao compartilharmos fotos e outras informações pessoais na internet.
- Caso os alunos não tenham equipamentos para registrar a selfie, disponibilize telefone celular ou máquina fotográfica para que consigam desenvolver a atividade.
- Ao receber as selfies, organize um painel de autorretratos em forma de mosaico. Apresente o painel para os alunos e peça-lhes que se localizem nele. Além disso, oriente-os a citar características que destacaram na selfie.
12
QUANDO VOCÊ FEZ SEU AUTORRETRATO NA PÁGINA 10, PERCEBEU QUE SEU CORPO TEM DIFERENTES PARTES.
O CORPO DO SER HUMANO É FORMADO POR ALGUMAS PARTES, COMO CABEÇA, PESCOÇO, BRAÇOS, MÃOS, DEDOS, PERNAS, PÉS, ENTRE OUTRAS.
PNA
4. LIGUE CADA PALAVRA À PARTE DO CORPO DO MENINO DO CARTAZ. EM SEGUIDA, LEIA EM VOZ ALTA O NOME DE CADA UMA DESSAS PARTES.
Resposta na imagem.
5. FIQUE DE FRENTE PARA UM COLEGA. LOCALIZE E APONTE NO CORPO DELE CADA UMA DESSAS PARTES.Resposta pessoal. O objetivo desta questão é relacionar o conhecimento científico ao conhecimento do próprio corpo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A abordagem desta página incentiva os alunos a reconhecerem diferentes partes de seu corpo, contemplando a habilidade EF01CI02 da BNCC.
- Leia cada parte do corpo para que os alunos identifiquem sua localização na foto, como solicitado na questão 4. Isso permite desenvolver os componentes da PNA consciência fonêmica e instrução fônica sistemática, uma vez que os alunos devem reconhecer o nome e o respectivo som antes de localizá-lo.
- Você pode iniciar a abordagem deste esquema cantando com os alunos a canção a seguir. Antes de cantar, ensaie com eles a coreografia, solicitando que toquem cada parte do corpo citada na canção.
-
Se possível, leve para a sala de aula uma mídia com essa música e apresente-a aos alunos.
Cabeça, ombro, perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé
Olhos, orelhas, boca e nariz
Cabeça, ombro, perna e pé
Perna e pé.
Origem popular.
- Na questão 5, organize os alunos em duplas. Se algum aluno ficar sem par, monte uma dupla com ele. Se desejar, também exponha os encaminhamentos que todos podem desenvolver ao indicar cada parte do corpo. Oriente-os a apontar a parte do corpo do colega sem tocá-la.
- Converse com os alunos sobre o corpo humano e leve-os a explorar as semelhanças entre o próprio corpo e o dos colegas. Além das partes indicadas na página, os alunos podem indicar outras. Oriente-os a perceber, por exemplo, que os olhos fazem parte da cabeça e os dedos fazem parte das mãos.
13
AS PARTES DO CORPO HUMANO SÃO AGRUPADAS EM REGIÕES: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. O PESCOÇO UNE A CABEÇA AO TRONCO.
6. CITE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA UTILIZANDO PRINCIPALMENTE:
-
OS MEMBROS SUPERIORES.
Os alunos podem citar atividades como escrever, pegar objetos, pintar, manipular materiais, entre outras.
-
OS MEMBROS INFERIORES.
Os alunos podem citar atividades como andar, correr, pular, chutar bola, entre outras.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Sugira aos alunos que montem um cartaz em duplas utilizando uma cartolina.
- Peça aos alunos que dividam a cartolina ao meio, horizontalmente. Na parte superior, deverão escrever "membros superiores" e na parte inferior, "membros inferiores".
- Para colar na parte superior da cartolina, solicite-lhes que recortem de jornais e revistas imagens de atividades cujas pessoas utilizam, principalmente, os membros superiores. Em seguida, para colar na parte inferior da cartolina, peça a eles que recortem imagens de atividades cujas pessoas utilizam, principalmente, os membros inferiores.
- Leve para a sala de aula imagens e reportagens de atletas paraolímpicos que não apresentam os membros inferiores ou superiores. Diga aos alunos que algumas pessoas realizam suas atividades mesmo sem alguns membros.
- Incentive-os a trocar ideias sobre como os atletas paraolímpicos superam dificuldades e se destacam em suas modalidades, enfatizando a força de vontade, a determinação e a disciplina.
Amplie seus conhecimentos
-
CANTON, Katia. Espelho do artista: autorretrato. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Nesse livro, a autora apresenta diferentes formas que o ser humano utiliza para registrar o autorretrato, tais como tela e escultura. Também aborda contextos históricos de artistas que fizeram autorretratos.
-
COLE, Michael; COLE, Sheila R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Trad. Magda França Lopes. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Livro que aborda o desenvolvimento de processos biológicos, sociais e psicológicos e interações com a cultura humana em diversos contextos para educar seres humanos. Além disso, é discutido o desenvolvimento no decorrer do tempo, destacando mudanças cronológicas desde a concepção até a adolescência.
14
ATIVIDADES
1. PINTE CADA QUADRINHO DA IMAGEM COM A COR DA PEÇA DE VESTUÁRIO QUE É UTILIZADA EM CADA PARTE DO CORPO.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
DOE AS ROUPAS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA MAIS. ELAS PODEM SER USADAS POR OUTRAS PESSOAS.
2. NO QUADRO, ASSINALE COM UM X A(S) REGIÃO(ÕES) EM QUE É(SÃO) UTILIZADA(S) CADA PEÇA DE VESTUÁRIO.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
PEÇA DO VESTUÁRIO | CABEÇA | TRONCO | MEMBROS |
---|---|---|---|
BONÉ | X | ||
CAMISETA | X | X | |
BERMUDA | X | X | |
TÊNIS | X |
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- As atividades 1 e 2 permitem aos alunos que identifiquem as partes do corpo por meio de observação de peças do vestuário.
Como proceder
- Deixe que os alunos realizem individualmente e de forma livre as atividades 1 e 2. Elas possibilitam inferir a aprendizagem deles em relação ao conteúdo estudado no tema 1.
- Acompanhe o desenvolvimento da atividade e oriente os alunos, caso solicitem. Se sentirem dificuldades, por exemplo, para identificarem as partes do corpo em que a camiseta de manga curta é utilizada, oriente-os a observar que ela cobre o tronco e partes dos membros superiores, assim como a bermuda cobre parte do tronco e dos membros inferiores. No entanto, instrua-os por meio de questionamentos, evitando dar-lhes as respostas.
-
Você pode ampliar a atividade solicitando aos alunos que identifiquem a parte do corpo na qual geralmente usamos outros objetos, como:
- anéis;
- óculos;
- meias;
- relógio de pulso;
- brincos;
- pulseira;
- lentes de contato.
- As respostas dos alunos apresentam informações sobre a compreensão deles em relação às partes do corpo. Se desejar, pergunte também em que região do corpo cada um desses objetos é utilizado.
-
- Peça aos alunos que verifiquem com os adultos responsáveis se possuem roupas e calçados que possam ser doados. Monte na sala de aula uma caixa de doações e agende um dia com os alunos para levarem os itens a serem doados, a fim de colocá-los na caixa.
- Junto aos alunos, pesquisem instituições do município que necessitam de doações. Para isso, entre em contato com tais locais para levar roupas e calçados coletados. Não se esqueça de fotografar essa entrega para mostrar aos alunos. Esse tipo de atividade contribui para desenvolver a Competência geral 10 da BNCC.
15
PNA
3. PINTE CADA QUADRINHO DA IMAGEM COM A COR INDICADA NA LEGENDA.
LEGENDA
MÃO DIREITA.
MÃO ESQUERDA.
PÉ DIREITO.
PÉ ESQUERDO.
PNA
4. FAÇA O CONTORNO DE UMA DE SUAS MÃOS EM SEU CADERNO.
-
MARQUE UM X NA MÃO QUE VOCÊ UTILIZA PARA ESCREVER.
- MÃO DIREITA.
- MÃO ESQUERDA.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Nesta atividade, os alunos registrarão as mãos com tinta guache.
- Solicite que levem tinta guache não tóxica. Forneça a cada aluno duas folhas de papel sulfite.
- Peça a eles que espalhem tinta guache nas mãos para marcá-las nas folhas de papel sulfite.
- Oriente-os a não tocar nas roupas, no rosto, nos colegas e nas paredes da escola enquanto estiverem com tinta nas mãos. Diga aos alunos para lavarem as mãos após o desenvolvimento da atividade.
- Em sala de aula, exponha os trabalhos realizados. Se achar conveniente, fotografe a exposição.
Destaques PNA
- O trabalho com lateralidade solicitado nas atividades 3 e 4 pode promover o desenvolvimento de habilidades de numeracia. Atente para as ações dos alunos no desenvolvimento dessas atividades e das sugeridas na seção Mais atividades.
Mais atividades
-
Peça aos alunos que citem quem (ou o que) está:
- à frente deles.
- ao lado direito deles.
- ao lado esquerdo deles.
- atrás deles.
- Para esta atividade, os alunos deverão considerar a posição em que estão sentados na sala.
- Verifique se os alunos perceberam que a criança ilustrada na atividade 3 se encontra de costas para quem observa a imagem. Com isso, o lado direito da imagem é o mesmo de quem a observa. É importante que os alunos compreendam que, quando uma pessoa se encontra de frente para eles, as direções dela são contrárias às deles.
- Pergunte aos alunos se a resposta deles à atividade seria a mesma se a menina estivesse de frente. Leve-os a perceber que devemos considerar o ponto de referência para identificar a direita e a esquerda. Se achar conveniente, peça a um aluno que fique de frente para o outro. Em seguida, peça a eles que levantem a mão direita. Confira se eles perceberam que a posição da mão direita de um está contrária à do outro.
- Na atividade 4, solicite a eles que contornem a mão que preferirem, pois possivelmente deve haver alunos canhotos e destros na sala de aula.
16
PNA
5. LEIA AS DICAS A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O NÚMERO DO CALÇADO DO PAI DE VALÉRIA É QUARENTA.
- O CALÇADO DA MÃE DE VALÉRIA É CINCO NÚMEROS A MENOS DO QUE O CALÇADO DO PAI DE VALÉRIA.
- O CALÇADO DE VALÉRIA É 10 NÚMEROS A MENOS DO QUE O CALÇADO DA MÃE DELA.
-
MARQUE UM X NO NÚMERO DO CALÇADO DA MÃE DE VALÉRIA.
- 25
- 40
- X 35
-
MARQUE UM X NO NÚMERO DO CALÇADO DE VALÉRIA.
- X 25
- 40
- 35
-
QUAL É O NÚMERO DO SEU CALÇADO? ESCREVA ESSE NÚMERO NO ESPAÇO ABAIXO.
Resposta pessoal. A resposta depende do número do calçado do aluno.
-
O NÚMERO DO SEU CALÇADO É MAIS PRÓXIMO AO NÚMERO DO CALÇADO:
Resposta pessoal.
- DA MÃE DE VALÉRIA.
- DO PAI DE VALÉRIA.
- DE VALÉRIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade apresentada nesta página possibilita desenvolver habilidades de numeracia, pois incentiva os alunos a realizarem operações de subtração para decifrar uma charada e descobrir o número dos calçados de três pessoas. Além disso, a leitura e a interpretação coletivas da charada com sua ajuda promovem o trabalho com o componente da PNA compreensão de textos.
- A abordagem por meio de charada é uma estratégia que desperta o interesse dos alunos para a realização da atividade.
- Inicie a atividade conversando com os alunos sobre a relação entre os números dos calçados e o tamanho deles.
- Em seguida, auxilie os alunos a realizar os cálculos de subtração. Para isso, leia com eles a charada, auxiliando-os na interpretação de cada dica.
- Após ler o trecho "O número do calçado do pai de Valéria é quarenta.", pergunte aos alunos qual é o número do calçado do pai de Valéria.
- Após ler o trecho "O calçado da mãe de Valéria é cinco números a menos que o calçado do pai de Valéria.", peça aos alunos que expliquem como fariam para encontrar o número do calçado da mãe. Espera-se que eles citem: 40 - 5 = 35. Escreva essa subtração na lousa.
- Após ler o trecho "O calçado de Valéria é 10 números a menos do que o calçado da mãe dela.", peça aos alunos que expliquem como fariam para encontrar o número do calçado de Valéria. Espera-se que eles citem 35 - 10 = 25. Escreva essa subtração na lousa.
Mais atividades
- Peça aos alunos que, com a ajuda dos pais ou responsáveis, elaborem dicas como as apresentadas nesta página para trabalhar com o número dos calçados, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
- Combinem uma data para que encaminhem as dicas por e-mail ou da forma que preferirem. Projete ou escreva na lousa as dicas para todos os alunos identificarem o número do calçado do colega. Esta atividade pode antecipar a seção Na prática da página 17. Construa, com os alunos, um quadro destacando o nome e o número do calçado determinado nas operações. Valide os resultados observando o número do calçado de cada aluno.
17
NA PRÁTICA
-
NA SUA TURMA, TODOS OS ALUNOS USAM CALÇADOS DO MESMO TAMANHO?
Resposta pessoal.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- LÁPIS DE CORES VARIADAS
O TAMANHO DOS PÉS PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS. QUE TAL VERIFICARMOS ISSO NA PRÁTICA?
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PINTE OS RETÂNGULOS DO GRÁFICO A SEGUIR DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE ALUNOS DE SUA TURMA QUE USA CADA NÚMERO DE CALÇADO.
PNA
QUANTIDADE DE ALUNOS DA MINHA TURMA E O NÚMERO DO CALÇADO
FONTE: MINHA TURMA.
-
QUAL É O NÚMERO DE CALÇADO MAIS COMUM NA SUA TURMA?
Resposta pessoal. Esta resposta depende dos dados levantados pela turma.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade incentiva os alunos a registrarem dados obtidos de atividade prática por meio de diferentes linguagens (tabela e gráfico), além de fazer com que leiam e interpretem informações expressas em diferentes linguagens verbo-visuais. Essas estratégias estão relacionadas ao desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC e possibilitam aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário e habilidades de numeracia.
- Esta atividade possibilita relacionar os conhecimentos de Ciências e de Matemática ao abordar a organização de dados, a produção e a leitura de gráficos de colunas.
- Aproveite a atividade solicitada na seção Mais atividades da página anterior para encontrar as quantidades de cada número do calçado. Dessa maneira, você estará trabalhando com os alunos a contagem de elementos.
-
Em seguida, monte com os alunos a tabela contendo os dados coletados. Explique a eles que a tabela organiza os dados tanto para a leitura quanto para a construção do gráfico. Mostre aos alunos as informações que foram inseridas nas colunas e nas linhas da tabela e peça-lhes que sugiram um nome para ela. Veja a seguir uma sugestão.
Número dos calçados dos alunos da turma Número do calçado Quantidade de alunos 27 28 29 Fonte: Dados coletados em sala de aula.
- Após a construção da tabela, oriente os alunos na elaboração do gráfico de colunas.
- Explique aos alunos que o gráfico é uma ferramenta que expressa visualmente dados numéricos, facilitando a interpretação e a comparação deles.
- Para orientá-los na construção do gráfico, faça uma malha quadriculada na lousa e pinte cada valor determinado com a ajuda deles.
-
Faça as seguintes questões aos alunos:
- Qual é o número de calçado com maior frequência na sala?
- Qual é o número de calçado com menor frequência na sala?
- Quantos colegas calçam o mesmo número que você?
- Comente com os alunos que os gráficos também podem ser construídos com o auxílio de uma planilha eletrônica do computador.
18
2 MEU CORPO E O AMBIENTE: SENTIDOS
PNA
PODEMOS PERCEBER O AMBIENTE AO NOSSO REDOR DE DIVERSAS MANEIRAS.
VEJA COMO RENATA E SEUS COLEGAS PERCEBERAM O PÁTIO DA ESCOLA DURANTE O RECREIO.
1 O OLFATO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE SENTIR OS CHEIROS.
2 O PALADAR É O SENTIDO QUE NOS PERMITE RECONHECER O GOSTO DOS ALIMENTOS.
3 A VISÃO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE VER OS FORMATOS, AS CORES, O TAMANHO E A DISTÂNCIA DO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.
4 A AUDIÇÃO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE OUVIR OS SONS.
5 O TATO É O SENTIDO QUE NOS PERMITE PERCEBER A TEMPERATURA, A TEXTURA E O FORMATO DO QUE NOS TOCA OU DO QUE ESTAMOS TOCANDO.
- TEMPERATURA:
- ESTÁ RELACIONADA À AGITAÇÃO DAS PARTÍCULAS QUE COMPÕEM OS MATERIAIS; QUANDO FALAMOS QUE ALGO ESTÁ QUENTE OU FRIO
- TEXTURA:
- APARÊNCIA FÍSICA DA SUPERFÍCIE DE UM MATERIAL
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 2 - Meu corpo e o ambiente: sentidos
8 aulas
- Leitura, interpretação do texto e questão 1 das páginas 18 e 19.
- Desenvolvimento da avaliação formativa da página 20.
- Atividades das páginas 21 a 23.
- Preparação e desenvolvimento da atividade experimental sugerida nas páginas 24 e 25.
- Organização e montagem dos livros sugeridos na seção Para saber fazer nas páginas 26 e 27.
- Exposição dos livros produzidos na seção Para saber fazer para a comunidade escolar.
Destaques BNCC e PNA
- A abordagem desta página está relacionada à habilidade EF01CI02 da BNCC, pois permite aos alunos identificarem as funções de algumas partes do corpo humano, associadas à percepção dos estímulos do ambiente, por meio dos sentidos.
- A leitura e a interpretação conjuntas dos textos apresentados com as imagens da cena para responder à questão 1 desenvolvem o componente da PNA compreensão de textos.
-
Inicie a abordagem dos sentidos perguntando aos alunos o que eles geralmente fazem no horário do recreio. Anote as respostas na lousa e relacione-as ao principal sentido utilizado para realizar cada atividade citada. Em seguida, faça perguntas, como:
- O que vocês sentem ao comer o lanche?
- Quais sons vocês ouvem no pátio da escola?
- O que vocês geralmente veem no pátio da escola?
- De que forma vocês reconhecem um colega que está se aproximando?
- Como vocês percebem que o recreio acabou?
- Com base nas respostas dos alunos, prossiga com a leitura das páginas e a realização da atividade sugerida. Peça a eles que relacionem as respostas que deram às questões anteriores aos respectivos órgãos do corpo. Se necessário, faça novamente as perguntas aos alunos e peça-lhes que respondam, dessa vez citando os órgãos do corpo.
- Chame a atenção para o ícone que destaca um termo explicado no vocabulário. Oriente os alunos a procurarem no dicionário de Língua Portuguesa termos cujo significado não conhecem.
19
ALGUMAS PARTES DO CORPO HUMANO NOS AJUDAM A PERCEBER O AMBIENTE ONDE ESTAMOS.
1. ESCREVA O NÚMERO DO SENTIDO DO CORPO HUMANO QUE ESTÁ MAIS RELACIONADO A CADA PARTE DO CORPO CITADA A SEGUIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
NARIZ | ORELHA | PELE | OLHOS | LÍNGUA |
---|---|---|---|---|
1 | 4 | 5 | 3 | 2 |
O RECREIO É O MOMENTO ADEQUADO PARA VOCÊ SE ALIMENTAR, IR AO BANHEIRO E FAZER NOVAS AMIZADES.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Você pode expandir a abordagem das partes do corpo relacionadas aos sentidos questionando os alunos sobre a importância de cuidarmos da higiene delas, como lavar as orelhas, cuidar dos olhos, lavar as mãos, limpar o nariz, cuidar da higiene bucal e de toda a pele. Incentive os alunos a expressarem seus conhecimentos prévios sobre a importância da higiene e verifique se os associaram com a manutenção da saúde do corpo. Essa estratégia está relacionada à habilidade EF01CI03 destacada na BNCC.
-
- Leia com os alunos a atitude apresentada neste boxe e pergunte o que entenderam sobre ela.
- O objetivo da apresentação dessa atitude é fazer os alunos compreenderem que devemos respeitar alguns horários para realizarmos certas atividades. No caso do recreio, refere-se ao momento mais adequado para brincar com os colegas e se alimentar durante o período em que estão na escola. Para essa ocasião, destaque a importância de fazer novas amizades. Incentive os alunos a brincarem e conversarem com todos os colegas.
- Fale para o alunos ingerirem alimentos saudáveis no recreio e aproveitar para conversar com os colegas. A socialização é uma ação importante para manter a saúde mental. A saúde mental é um tema de relevância mundial.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade permite identificar situações em que são utilizados os respectivos órgãos dos sentidos e partes do corpo.
Como proceder
- Leia as situações numeradas na cena e peça aos alunos que digam a parte do corpo associada a cada sentido. Em seguida, oriente-os a identificar a parte do corpo lendo-a no quadro.
- Caso tenham dificuldades em associar o sentido com a parte do corpo, oriente-os a observar a ação dos alunos na cena.
- Reproduza na lousa o quadro apresentado nesta página de forma a completá-lo com a ajuda dos alunos.
- Após o estudo da unidade, retome o quadro com os alunos de forma que percebam que as partes do corpo podem auxiliar nos sentidos.
20
ATIVIDADES
1. TAÍS E SEUS COLEGAS ESTÃO BRINCANDO DE CABRA-CEGA.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
DURANTE AS BRINCADEIRAS, RESPEITE A VEZ DOS COLEGAS.
-
MARQUE UM X NO SENTIDO DO CORPO HUMANO QUE TAÍS NÃO PODE UTILIZAR PARA LOCALIZAR SEUS COLEGAS DURANTE A BRINCADEIRA.
- TATO.
- AUDIÇÃO.
- X VISÃO.
-
PINTE AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DO CORPO QUE PODEM AJUDAR TAÍS A LOCALIZAR OS COLEGAS DURANTE A BRINCADEIRA.
Espera-se que os alunos pintem a orelha e a mão.
QUAL É SUA BRINCADEIRA FAVORITA?
Resposta pessoal.
-
A QUE SENTIDO SE RELACIONA CADA PARTE DO CORPO QUE VOCÊ PINTOU?
Mão: tato; orelha: audição.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite aos alunos reconhecerem os sentidos do corpo humano em uma situação da realidade.
Como proceder
- Deixe que os alunos respondam livremente aos itens da atividade 1. Caminhe pela sala de aula de forma a identificar dificuldades que possam demonstrar.
- Na questão A, diga-lhes que tentem mentalizar a brincadeira apresentada e associá-la com o que estudaram sobre os sentidos e as respectivas partes e estruturas do corpo. Se os olhos estão vendados, pergunte-lhes de que forma podem identificar as pessoas, espera-se que digam por meio da audição e do tato. Oriente-os a identificar as estruturas desses sentidos na questão B. Esse encaminhamento também pode auxiliar na questão C.
- Comente com os alunos que, durante as brincadeiras, não só nos divertimos como também fazemos novas amizades, aprendemos a respeitar os colegas e a esperar nossa vez. Além disso, é importante entender que nem sempre somos os vencedores. Muitas brincadeiras incentivam a movimentar o corpo, o que contribui para a manutenção da nossa saúde.
- Aproveite a contextualização da atividade 1 e pergunte aos alunos se eles conhecem alguma brincadeira em que um sentido não pode ser utilizado para identificar algo ou alguém. Convide o(s) aluno(s) a explicar(em) como é a brincadeira.
- Peça-lhes que escolham uma brincadeira para realizarem durante o recreio. Se possível, sugira ao professor de Educação Física que incentive os alunos nesta atividade.
- Liste na lousa as brincadeiras favoritas citadas pelos alunos. Se desejar, construa uma tabela com o nome das brincadeiras e a quantidade de alunos que as citaram.
- Antes de iniciar a leitura do texto deste quadro, pergunte aos alunos como se sentem quando um colega desrespeita a vez deles para executar alguma atividade. Deixe se expressarem e, com base nas respostas, incentive-os a se colocarem no lugar de um colega quando também desrespeitamos a vez dele.
- Em seguida, comente com os alunos que, além das brincadeiras, há diversas situações do cotidiano em que devemos respeitar a vez das outras pessoas. Peça a eles que citem algumas dessas situações, as quais provavelmente envolverão filas, trânsito, conversa ou debate, entre outras ocasiões.
21
PNA
2. MARCOS E SUA TIA CRISTIANE ESTÃO ATRAVESSANDO UMA RUA MOVIMENTADA DO CENTRO DA CIDADE ONDE VIVEM. VEJA A SEGUIR.
RESPEITE OS SEMÁFOROS E ATRAVESSE AS RUAS NA FAIXA DE PEDESTRES.
-
PINTE O SEMÁFORO ABAIXO COM A COR CORRETA PARA PERMITIR A TRAVESSIA DE PEDESTRES.
A. Espera-se que os alunos pintem o boneco inferior representado no semáforo com a cor verde.
-
VOCÊ ACHA QUE MARCOS E SUA TIA ATRAVESSARAM A RUA DE MANEIRA SEGURA? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
- X SIM, POIS ELES ATRAVESSARAM A RUA NA FAIXA DE PEDESTRES E QUANDO O SEMÁFORO PARA AUTOMÓVEIS ESTAVA FECHADO.
- NÃO, POIS ELES ATRAVESSARAM A RUA QUANDO O SEMÁFORO PARA AUTOMÓVEIS ESTAVA ABERTO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade permite o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito, pois incentiva os alunos a refletirem sobre a importância de respeitar os semáforos e atravessar as vias nas faixas de pedestres.
- A atividade contribui para incentivar os alunos a agirem coletivamente, de forma responsável, ao abordar algumas regras de trânsito e a atitude dos pedestres em uma situação cotidiana. Esses aspectos são considerados na Competência geral 10 da BNCC.
- Ao explorar a leitura da imagem, incentive os alunos a participarem da troca de ideias, permitindo que se expressem livremente, o que possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
-
Inicie perguntando aos alunos para que serve:
- o semáforo;
- a faixa de pedestres;
- a guia rebaixada.
- Espera-se que mencionem que o semáforo organiza o trânsito. As faixas de pedestres indicam os locais adequados para as pessoas atravessarem as ruas. Já a guia rebaixada destina-se às pessoas que se locomovem em cadeira de rodas e aos pedestres com carrinho de bebê, a fim de que possam atravessar a rua com facilidade.
- Ao realizar o item A, peça aos alunos que citem a diferença entre o semáforo que terão de pintar e o semáforo da cena. Espera-se que percebam que o semáforo que terão de pintar é direcionado aos pedestres, enquanto o outro é direcionado aos automóveis.
- Aborde as cores dos semáforos e o que elas indicam; vermelho, para parar; amarelo, para ter precaução; verde, para seguir. Relacione a ação de observar essas cores ao sentido da visão.
- Diga aos alunos que a audição também pode nos alertar sobre os perigos.
-
- Tratar do respeito às regras de trânsito prepara as crianças para enfrentarem a vida e o trânsito, construindo valores baseados no respeito ao próximo e à vida.
- Pergunte o que pode acontecer se uma pessoa atravessar a rua enquanto o semáforo para pedestres estiver vermelho. Converse sobre as consequências de desrespeitar as regras de trânsito.
22
-
CONTORNE OS DOIS PRINCIPAIS SENTIDOS DO CORPO HUMANO QUE AJUDARAM MARCOS E SUA TIA A ATRAVESSAREM A RUA DE MANEIRA SEGURA.
Peça aos alunos que citem a parte do corpo relacionada a cada sentido que eles contornaram. Espera-se que citem visão: olhos, audição: orelhas.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
VISÃO
OLFATO
TATO
PALADAR
AUDIÇÃO
-
QUANDO VOCÊ VAI ATRAVESSAR UMA RUA ACOMPANHADO DE UM ADULTO, VOCÊS TÊM OS MESMOS CUIDADOS QUE MARCOS E SUA TIA TIVERAM? CONVERSE COM UM COLEGA.
2. D. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação de suas atitudes em relação aos cuidados no trânsito.
ANDE NAS RUAS SEMPRE ACOMPANHADO DE UM ADULTO.
LER E COMPREENDER
3. LEIA A TIRINHA A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
MAGALI, DE MAURICIO DE SOUSA. MAGALI. SÃO PAULO, GLOBO, N. 364, SET. 2003, P. 68.
-
OS SONS QUE A MÔNICA, O CEBOLINHA E A MAGALI ESTÃO OUVINDO SÃO OS MESMOS? CONVERSE COM UM COLEGA.
3. A. Espera-se que os alunos identifiquem que a Mônica (1o quadrinho) está ouvindo sua mãe cantando, o Cebolinha (2o quadrinho) está ouvindo o som do brinquedo e a Magali (3o quadrinho) está ouvindo o som do liquidificador e da batedeira funcionando.
-
TRACE LINHAS SOBRE OS PONTOS DAS LETRAS E DESCUBRA O NOME DO PRINCIPAL SENTIDO DO CORPO HUMANO ENVOLVIDO NA SITUAÇÃO DA TIRINHA ANTERIOR.
Resposta pessoal. Oriente a leitura da palavra formada.
AUDIÇÃO.
- AGORA, LEIA O NOME DO SENTIDO QUE SE FORMOU COM O TRAÇADO DAS LINHAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Ler e compreender
- A tirinha é uma história em quadrinhos curta, composta geralmente de três ou quatro quadros. Esse tipo de narrativa alia a leitura de texto verbal à leitura de texto visual, embora possa apresentar apenas elementos visuais.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos se já conhecem ou ouviram falar sobre o autor da tirinha. Diga que Mauricio de Sousa é o cartunista e empresário brasileiro que criou a Turma da Mônica e várias outras personagens.
Peça que citem o principal assunto abordado na tirinha. Pela observação, espera-se que mencionem que ela trata dos sons que as personagens gostam de ouvir para dormir.
Durante a leitura
Incentive os alunos a identificarem a ideia central do texto. Para isso, peça que analisem o que ocorre em cada imagem. Nesse caso, trata-se dos sons que as personagens gostam de ouvir para dormir.
Oriente os alunos a identificarem algumas características da tirinha, como: personagens, quantidade de quadrinhos, tipos de balões.
Depois da leitura
Pergunte aos alunos se o assunto que eles imaginaram antes da leitura foi confirmado.
Peça-lhes que, observando o último quadrinho, citem uma característica da Magali. Nesse caso, podem citar que Magali gosta de comer, muitas vezes exageradamente.
Pergunte que conselho dariam à Magali para que ela tenha uma alimentação saudável. Aproveite essa questão para discutir como deve ser uma alimentação saudável.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 2 permite identificar os sentidos do corpo utilizados em uma situação e entender os cuidados necessários no trânsito.
Como proceder
- Utilize os itens C e D da atividade 2 para conferir se os alunos compreenderam as funções dos sentidos na percepção do ambiente e os cuidados ao atravessar uma rua.
- Caso tenham dificuldades, oriente-os a retomar a cena da página anterior.
- Diga aos alunos que a companhia de um adulto nas ruas é importante para auxiliá-los e preveni-los do perigo. Oriente-os a não falar com estranhos em qualquer situação.
23
4. EXISTEM DIVERSOS OBJETOS QUE EMITEM SINAIS SONOROS PARA NOS AVISAR DE ALGUMA SITUAÇÃO DE CAUTELA OU PERIGO, COMO OS SINAIS DE APITO EMITIDOS POR AGENTES DE TRÂNSITO.
PNA
-
AGORA, SIGA AS SETAS E DESCUBRA QUAL É O SENTIDO QUE NOS AJUDA A PERCEBER OS SINAIS SONOROS.
O sentido da audição.
-
NO ESPAÇO A SEGUIR ESCREVA O NOME DO SENTIDO.
AUDIÇÃO.
-
-
COM UM FAMILIAR, PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE TRÂNSITO E ELABORE UM TEXTO SOBRE ESSA PROFISSÃO.
Espera-se que os alunos citem no texto a importância desse profissional na organização do trânsito para evitar colisões e atropelamentos, fiscalizar a circulação de veículos, ajudar e orientar pedestres.
PARA SABER MAIS
- OS CINCO SENTIDOS, DE ADELE CIBOUL. SALAMANDRA.
O LIVRO É COMPOSTO DE DOBRADURAS E IMAGENS DIVERTIDAS QUE MOSTRAM OS SENTIDOS DO CORPO HUMANO E COMO ELES ATUAM.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 3 da página anterior permite aos alunos ler e interpretar informações expressas em diferentes linguagens verbo-visuais, contribuindo para desenvolver a Competência geral 4 da BNCC.
- O trabalho com leitura e interpretação dos textos e imagens da tira da atividade 3 incentiva o componente da PNA compreensão de texto. Peça aos alunos que troquem ideias relacionadas à temática. O diálogo e o levantamento de hipóteses sobre o que será abordado na tira possibilitam o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. O item B aprimora o traçado da letra com a finalidade de formar uma palavra e possibilita a leitura do que foi produzido, desenvolvendo os componentes da PNA produção de escrita e fluência em leitura oral, respectivamente.
- O trabalho com a atividade 4 contempla os componentes da PNA consciência fonêmica e instrução fônica sistemática, uma vez que os alunos devem reconhecer os nomes das letras e seus respectivos sons, além do componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Ao escreverem o nome do sentido, aprimora-se o componente da PNA produção de escrita.
- Na atividade 4, chame a atenção dos alunos para a ação do agente de trânsito e oriente-os a pesquisar, com algum familiar, sobre a importância dessa profissão. Com base nisso, eles devem produzir um texto para ser compartilhado com os colegas. Dessa forma, desenvolve-se a literacia familiar.
- Diga-lhes que se trata de uma profissão importante para evitar acidentes, como colisões e atropelamentos. Aproveite a atividade e peça aos alunos que citem objetos que emitem som para indicar alguma situação. Espera-se que eles citem, por exemplo, o toque do telefone, que indica a comunicação de alguém, e a campainha do micro-ondas, que informa que o alimento está pronto.
- Destaque a sugestão de leitura na seção Para saber mais. Oriente-os a procurar o texto com a ajuda dos pais ou responsáveis. O objetivo é incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, desenvolvendo a literacia familiar.
24
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR O FORMATO E O MATERIAL DOS OBJETOS SEM UTILIZAR O SENTIDO DA VISÃO?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim. O tato, por exemplo, permite identificar algumas características do que tocamos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
OBJETOS VARIADOS, COMO:
- COLHER DE METAL, CAIXA DE PAPELÃO VAZIA, JORNAL AMASSADO, PALITO DE SORVETE, BOLA DE ISOPOR, PEDAÇO DE TECIDO, ENTRE OUTROS
- VENDA PARA OS OLHOS (LENÇO OU OUTRO TECIDO)
- CADEIRA
ATENÇÃO
NÃO UTILIZE OBJETOS PONTIAGUDOS.
ENQUANTO VOCÊ REALIZA A ATIVIDADE, SEU COLEGA VAI GRAVAR SUAS AÇÕES.
-
SENTE-SE NA CADEIRA, TIRE OS SAPATOS E COLOQUE A VENDA NOS OLHOS.
-
POR QUE, NESTA ETAPA, É PRECISO TIRAR OS SAPATOS?
Espera-se que os alunos respondam que é para sentir com a pele dos pés o objeto que estão tocando.
-
- PEÇA A UM COLEGA QUE ESPALHE ALGUNS DOS OBJETOS NO CHÃO, À SUA FRENTE, DE MODO QUE VOCÊ POSSA TOCÁ-LOS COM OS PÉS.
- TENTE IDENTIFICAR OS OBJETOS QUE ESTÃO NO CHÃO, TOCANDO-OS COM OS PÉS.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Identificar objetos por meio do tato.
- Entender que podemos utilizar diferentes sentidos para perceber o ambiente e executar diferentes tarefas.
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade prática contribui para desenvolver nos alunos a cooperação e a organização de tarefas. Incentive-os a conversar sobre o que perceberam. Essa estratégia desenvolve o respeito à opinião dos colegas e a empatia, aspectos indicados na Competência geral 10 da BNCC, além de promover o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Esta atividade prática também incentiva a curiosidade intelectual ao analisar situações de forma crítica, levantando hipóteses e formulando conclusões, estratégias que estão descritas na Competência geral 2 da BNCC. O levantamento de hipóteses e a formulação de conclusões sobre o que será investigado possibilitam o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- O preenchimento do quadro da questão 5 desenvolve habilidades de numeracia.
- O objetivo de gravar o desenvolvimento da atividade é levar os alunos a observarem suas reações ao tocar e identificar, ou não, o objeto. Além disso, é um registro do desenvolvimento da atividade que pode compor um webfólio de atividades experimentais. Se achar conveniente, oriente os alunos a também fotografarem o desenvolvimento da atividade.
- Caso não seja possível filmar ou fotografar a realização de cada etapa, oriente os alunos a registrarem, por meio de desenhos, os objetos que o colega conseguiu identificar e os que ele não conseguiu.
- Por meio desta atividade, os alunos identificarão objetos pelo tato. Para isso, perceberão características como formato, textura e consistência.
25
- EM SEGUIDA, PEÇA A SEU COLEGA QUE COLOQUE OS MESMOS OBJETOS EM SUAS MÃOS.
-
TENTE IDENTIFICAR OS OBJETOS TOCANDO-OS COM AS MÃOS.
-
SE O OBJETO A SER DESCOBERTO TEM UM CHEIRO CARACTERÍSTICO, QUAL OUTRO SENTIDO PODEMOS USAR PARA IDENTIFICÁ-LO?
Espera-se que os alunos respondam o olfato.
-
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. QUAIS OBJETOS VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR COM OS PÉS?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. QUAIS OBJETOS VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR COM AS MÃOS?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
3. QUAL FOI O PRINCIPAL SENTIDO USADO PARA IDENTIFICAR OS OBJETOS?
Espera-se que respondam que foi o tato. Comentários nas orientações ao professor.
4. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS DIFICULDADES QUE VOCÊ TEVE PARA IDENTIFICAR OS OBJETOS E SOBRE QUAIS CARACTERÍSTICAS VOCÊ PERCEBEU PARA IDENTIFICÁ-LOS.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
5. REGISTRE POR MEIO DE UM QUADRO A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM IDENTIFICAR CADA OBJETO, UTILIZANDO OS PÉS E UTILIZANDO AS MÃOS.
PNA
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
PÉS | MÃOS | |
---|---|---|
QUANTIDADE DE PESSOAS |
MANUAL DO PROFESSOR
- As questões sugeridas durante o desenvolvimento de alguns procedimentos têm o objetivo de fazer os alunos refletirem sobre as ações que realizarão.
- Não permita aos alunos que manipulem objetos pontiagudos ou cortantes para evitar acidentes.
- Quanto ao aluno que identificará os objetos, oriente-o a não pressionar com muita força a fim de evitar acidentes.
- Confira se a venda está cobrindo os olhos do colega, evitando que ele identifique visualmente os objetos.
- Durante a atividade, eles devem formular perguntas ao aluno que estiver tentando identificar os objetos. Essas questões devem explorar as características de cada objeto.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade evidencia os procedimentos que os alunos utilizam para desenvolver a atividade experimental.
Como proceder
- Observe e analise a participação dos membros de cada dupla. Verifique a seleção de materiais e sua manipulação, como estão orientando os colegas com os olhos vendados, as perguntas para o colega citar as características do que está tocando, as conclusões a que chegaram. Analise os alunos de forma coletiva e individual em experimentos como o apresentado nesta seção.
Comentários de respostas
- O objetivo com esta questão é fazer os alunos relacionarem a quantidade de objetos que identificaram com os pés.
- O objetivo com esta questão é fazer os alunos relacionarem a quantidade de objetos que identificaram com as mãos. Talvez concluam que é mais fácil identificar objetos com as mãos do que com os pés.
- Verifique se os alunos compreendem que a pele é o órgão associado ao sentido do tato. Porém, é importante que entendam que o encéfalo auxilia nos sentidos.
- Espera-se que os alunos mencionem dificuldades relacionadas à textura e ao formato do objeto que tocaram, seja com as mãos, seja com os pés. E a textura e o formato que possibilitaram identificar ou não o objeto.
- Oriente os alunos a preencherem o quadro. Para isso, reproduza-o na lousa e considere as respostas da questão 1 de cada aluno.
26
PARA SABER FAZER
LIVRO
PNA
OS LIVROS TRAZEM DIFERENTES INFORMAÇÕES EM FORMA DE TEXTOS OU IMAGENS. COM OS LIVROS, PODEMOS CONHECER UM ASSUNTO, NOS DIVERTIR E IMAGINAR HISTÓRIAS.
QUE TAL CRIAR UM LIVRO COM IMAGENS? COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, VEJA COMO FAZER ISSO.
- A PRIMEIRA TAREFA É ESCOLHER UM TEMA QUE VOCÊ ACHE INTERESSANTE.
- PROVIDENCIE ALGUMAS FOLHAS DE PAPEL SULFITE. ELAS SERÃO AS PÁGINAS DE SEU LIVRO.
- NA PRIMEIRA FOLHA, FAÇA A CAPA. ESCOLHA UMA IMAGEM SOBRE O TEMA E ESCREVA UM TÍTULO PARA O LIVRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer as estruturas que podem compor um livro.
- Produzir um livro sobre os sentidos.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção permite aos alunos que expressem seus conhecimentos por meio de diferentes linguagens verbo-visuais, contribuindo para desenvolver a Competência geral 4 da BNCC.
- A elaboração de um livro promove a escrita de palavras em letra de imprensa, desenvolvendo o componente da PNA produção de escrita. A exposição do trabalho para a comunidade escolar leva os alunos a se expressarem quando explicam seu livro, o que aprimora o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Esta atividade é uma oportunidade de incluir a participação dos familiares na vida escolar dos alunos, desenvolvendo, assim a literacia familiar. Para isso, oriente-os a solicitar a ajuda dos responsáveis para pesquisar e coletar imagens sobre o tema.
- Enfatize que os procedimentos indicados na seção são genéricos, ou seja, são indicados para a montagem de livros sobre qualquer tema.
- Oriente os alunos a usarem tesouras com pontas arredondadas para recortar as imagens.
- Oriente os alunos a usarem canetas hidrográficas coloridas ou lápis coloridos para escreverem os textos do livro.
- Oriente os alunos a evitar excesso de cola ao colar as imagens, para não danificar as folhas.
- Somente o adulto deverá grampear as folhas. Enfatize essa orientação aos alunos. Caso não tenham grampeador, as folhas podem ser coladas umas nas outras com cola escolar. Nesse caso, deve-se esperar a cola secar.
- Diga aos alunos que a mesma imagem pode ser utilizada em várias páginas do livro. A foto do rosto de uma pessoa, por exemplo, pode ser recortada separando os olhos, o nariz, a boca e as orelhas, colando cada recorte na folha do respectivo sentido.
- Peça auxílio ao professor de Arte na elaboração final das páginas e da capa do livro feito pelos alunos.
27
- EM CADA PÁGINA, COLE OU DESENHE IMAGENS SOBRE O TEMA. NÃO SE ESQUEÇA DE NUMERAR AS PÁGINAS, MENOS A CAPA. VOCÊ PODE INSERIR O NÚMERO NO FINAL DE CADA PÁGINA.
- ORDENE AS PÁGINAS CORRETAMENTE E PEÇA A UM ADULTO QUE AS GRAMPEIE.
VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS DICAS E MONTAR UM LIVRO! O TEMA SERÁ SENTIDOS.
PARA ISSO, RECORTE DE REVISTAS ALGUMAS IMAGENS DE PARTES DO CORPO HUMANO RELACIONADAS A CADA SENTIDO. USE A IMAGINAÇÃO E COLE ESSAS IMAGENS EM SEU LIVRO, DESTACANDO A QUAL SENTIDO CADA UMA DELAS ESTÁ RELACIONADA.
ELABORE UMA PÁGINA PARA CADA SENTIDO.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER UM LIVRO DIGITAL. PARA ISSO, USE UM EDITOR DE TEXTO E FOTOS SUAS OU DE SEUS FAMILIARES.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para elaborar um livro digital, oriente os alunos a usarem algum editor de texto. Se houver um laboratório de informática na escola, o livro pode ser confeccionado com sua ajuda. Contudo, se preferirem, os alunos podem desenvolvê-lo em casa com a ajuda de algum familiar que saiba utilizar um editor de texto. Diga-lhes para copiarem as fotos que incluirão no livro digital. Assim, com as ferramentas do editor de texto, devem recortar as imagens dos órgãos dos sentidos. Informe-lhes que devem indicar a fonte de onde a imagem foi coletada.
- É possível promover uma exposição dos livros digitais por meio de projeção em slides.
-
Após a finalização do livro, podem ser feitos alguns questionamentos aos alunos. Veja a seguir.
- Que partes do corpo humano foram inseridas no livro?
- A que região do corpo pertence cada uma dessas partes?
- Qual é a importância de cada uma das partes para o corpo humano, em relação aos sentidos?
- Verifique se os alunos colaram as imagens dos órgãos adequadamente. Caso perceba algum problema, questione, individualmente, o aluno sobre as principais funções da parte do corpo em questão. O objetivo é levar os alunos a avaliarem e identificarem o que deve ser ajustado.
- Você pode sugerir também a montagem de apenas um livro dos sentidos, envolvendo todos os alunos da sala de aula. Para isso, eles trabalharão juntos, recortando e colando as imagens para montar o livro. Essa atividade desenvolve o trabalho em grupo, proporcionando a cooperação entre os alunos.
- Oriente os alunos a montarem o livro dos sentidos e peça a eles que o apresentem aos colegas. Em seguida, sugira que organizem juntos uma exposição de todos os livros produzidos. No momento da exposição, cada aluno pode apresentar as informações de seu livro.
Mais atividades
- Se achar conveniente, sugira aos alunos que montem um livro que apresente algumas partes do corpo humano. De forma organizada, eles devem classificá-las de acordo com a região do corpo onde cada uma se localiza.
28
3 RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
PNA
OBSERVE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA TURMA DE JACIRA.
1. CITE TRÊS DIFERENÇAS FÍSICAS QUE PODEMOS OBSERVAR NAS CRIANÇAS DA TURMA DE JACIRA.
1. Os alunos podem citar diferenças relacionadas à cor, ao formato e ao tamanho dos cabelos, à cor da pele, à estatura, à massa corporal, à cor dos olhos, entre outras características. Comentários nas orientações ao professor.
2. CONTORNE NA CENA A CRIANÇA QUE VOCÊ ACHA QUE É MAIS PARECIDA COM VOCÊ.
3. ESCOLHA UM COLEGA E CITE UMA SEMELHANÇA FÍSICA ENTRE VOCÊS.
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 3 - Respeitando as diferenças
6 aulas
- Atividade preparatória.
- Interpretação de imagem e leitura de texto das páginas 28 e 29.
- Leitura e troca de ideias sobre acessibilidade, abordada na seção Cidadão do mundo das páginas 30 e 31.
- Desenvolvimento das atividades das páginas 32 a 34.
- Resolução das atividades da seção O que você estudou? da página 35.
Destaques BNCC e PNA
- As questões 2 e 3 incentivam os alunos a autoavaliarem o próprio corpo e a compararem suas características físicas com as de outras pessoas. O objetivo é capacitar os alunos a diferenciarem tais características físicas das características comportamentais, além de levá-los a reconhecer a importância do acolhimento e do respeito às diferenças, contribuindo para desenvolver a habilidade EF01CI04 da BNCC.
- A interpretação da cena para responder às questões sugeridas promove a possibilidade de os alunos responderem oralmente e com isso aprimorarem o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Inicie a abordagem desta página perguntando aos alunos sobre como imaginam um mundo em que todas as pessoas são iguais, por exemplo, todos com os mesmos gostos, as mesmas opiniões e as mesmas características físicas. Com base nas respostas, inicie a análise da situação apresentada nesta página.
- Peça aos alunos que façam um desenho em uma folha de papel sulfite com o seguinte tema: Respeito às diferenças entre as pessoas.
Comentários de respostas
- Para esta questão, oriente os alunos a observarem características físicas que é possível diferenciar uma criança de outra.
- O objetivo desta questão é fazer os alunos observarem as características físicas das crianças apresentadas na imagem a fim de compará-las com as próprias. Os alunos podem contornar mais de uma criança, caso julguem necessário.
- Espera-se que os alunos mencionem que ambos possuem cabeça, pescoço, braços, mãos, dedos, pernas e pés, por exemplo. O objetivo é fazer os alunos perceberem que, apesar das diferenças físicas, as pessoas apresentam semelhanças físicas entre si, como as partes do corpo.
29
OS SERES HUMANOS APRESENTAM DIFERENÇAS ENTRE SI, COMO A COR DOS OLHOS, O FORMATO, A COR E O TAMANHO DOS CABELOS, A COR DA PELE E A ALTURA.
4. CONTORNE NA CENA A ATIVIDADE DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Resposta pessoal.
5. COMPARE A ATIVIDADE QUE VOCÊ CONTORNOU COM A DOS COLEGAS.
Resposta pessoal.
DEVEMOS RESPEITAR AS DIFERENÇAS E CONVIVER COM ELAS.
AS PESSOAS PODEM TER GOSTOS DIFERENTES E PODEM SER DIFERENTES NO MODO DE PENSAR E DE AGIR, NA MANEIRA DE SE COMUNICAR E DE SE LOCOMOVER.
- LOCOMOVER:
- DESLOCAR-SE DE UM LOCAL PARA O OUTRO
MANUAL DO PROFESSOR
- Inicie a abordagem desta página aproveitando as respostas dos alunos à questão 4 para realizar uma atividade que relacione os conceitos dos componentes curriculares de Ciências e Matemática. Na lousa, faça uma tabela registrando os dados fornecidos pelos alunos sobre as preferências relacionadas às atividades da cena. Indique-as na tabela e registre quantos alunos preferem cada uma delas.
- Em seguida, monte um gráfico de colunas representando essas informações. Analise o gráfico com os alunos e leve-os a perceber a diversidade de gostos e preferências. Se possível, providencie e disponibilize folhas de papel quadriculado para os alunos fazerem as representações gráficas.
- Esta atividade contribui para desenvolver atributos destacados na Competência geral 4 da BNCC ao incentivar os alunos a expressarem dados e informações em diferentes linguagens verbo-visuais e a interpretá-los, além de aprimorar habilidades de numeracia da PNA.
- Amplie a discussão da página conversando com os alunos sobre o respeito e a valorização da diversidade cultural. Se possível, leve para a sala de aula imagens de pessoas de diferentes culturas, representando as vestimentas, as comidas, as danças e as características físicas. Você pode obter essas imagens de revistas, de jornais, da internet ou até mesmo levar livros sobre diversidade cultural para mostrar as imagens aos alunos.
- Destaque a importância de prática de atividades físicas para a manutenção da saúde.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade permite a reflexão sobre a importância de respeitar as preferências das outras pessoas.
Como proceder
- Com base na cena destas páginas, pergunte: "Vocês acham que podemos ser amigos de pessoas com preferências diferentes das nossas?".
- Promova uma roda de conversa em que os alunos exponham suas opiniões, contemplando o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Verifique se percebem que, mesmo não concordando com as pessoas, precisamos respeitá-las.
- Oriente os alunos a indicarem gostos semelhantes, como esportes, brincadeiras, comidas, entre outros aspectos.
30
CIDADÃO DO MUNDO A ACESSIBILIDADE É UM DIREITO DE TODOS
PNA
JOSÉ É UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. PARA SE LOCOMOVER DE UM LOCAL PARA OUTRO, ELE UTILIZA UMA CADEIRA DE RODAS.
NA ESCOLA EM QUE JOSÉ ESTUDA EXISTEM VÁRIAS ADAPTAÇÕES QUE PERMITEM A ELE E OUTRAS PESSOAS SE LOCOMOVEREM LIVREMENTE. VEJA ALGUMAS DESSAS ADAPTAÇÕES A SEGUIR.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Entender que todos temos direito à acessibilidade.
- Conhecer adaptações em lugares públicos que garantem acessibilidade para pessoas com alguma dificuldade, como de locomoção, visão e audição.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção incentiva os alunos a respeitarem as diferenças, contemplando a habilidade EF01CI04 da BNCC.
- A leitura do título e a reflexão sobre a temática da seção, bem como a identificação das personagens nas imagens, promovem o desenvolvimento do componente da PNA compreensão de textos. Discutir com os colegas sobre a acessibilidade e a falta dela em locais que frequentamos permitem a troca de ideias e opiniões. A interação oral promove o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Esta seção desenvolve o Tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos, pois aborda temas relacionados à inclusão e à acessibilidade, questões fundamentais na vida de todos os indivíduos, os quais garantem a capacidade de se desenvolverem dignamente e de participarem da vida em sociedade.
- Inicie a abordagem desta seção perguntando aos alunos se em alguma ocasião não conseguiram entrar em algum ambiente ou passar por algum caminho devido a determinados obstáculos. Leve-os a relacionar situações como essas à falta de acessibilidade às pessoas com deficiências.
- Prossiga com a observação dos elementos da ilustração. Ao examinar a imagem, diga-lhes que, além da rampa de acesso, os espaços físicos necessitam de superfícies regulares, firmes, estáveis e antiderrapantes, sob qualquer condição de tempo, além de faixas de piso com textura diferenciada para facilitar a identificação e o percurso das pessoas com deficiência visual. Isso é importante para garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos.
- Pergunte aos alunos se já viram as adaptações apresentadas nestas páginas nos locais que frequentam ou em outro local em que já estiveram. Peça-lhes que comentem onde viram.
31
ANDRÉ E LÚCIA ESTUDAM NA ESCOLA ONDE JOSÉ ESTUDA. LÚCIA É CEGA E NÃO ENXERGA O QUE ESTÁ AO REDOR DELA.
ANDRÉ É SURDO E TEM DIFICULDADE PARA FALAR E ESCUTAR.
NA ESCOLA, TAMBÉM EXISTEM ADAPTAÇÕES PARA ANDRÉ E LÚCIA.
A ACESSIBILIDADE TORNA POSSÍVEL QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TENHAM AUTONOMIA, ACESSO À INFORMAÇÃO, LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO E POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO.
- ACESSIBILIDADE:
- CONJUNTO DE MEDIDAS QUE GARANTE ÀS PESSOAS A POSSIBILIDADE DE ACESSO AOS LUGARES, AO TRANSPORTE, À COMUNICAÇÃO
1. OS LUGARES QUE VOCÊ FREQUENTA TÊM ACESSIBILIDADE? COMENTE COM OS COLEGAS.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE O QUE A FALTA DE ACESSIBILIDADE PODE PROVOCAR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Comentários de respostas
- O objetivo desta questão é incentivar os alunos a observarem as características relacionadas à acessibilidade dos locais que frequentam.
- Espera-se que, durante a conversa, os alunos comentem que a falta de acessibilidade dificulta as atividades diárias da pessoa com deficiência, impedindo-a de desfrutar dos seus direitos como cidadã.
Mais atividades
- Peça aos alunos que observem nos arredores da escola ou de sua residência se existem pisos táteis e rampas de acesso nas calçadas. Se não houver, oriente-os a fotografar esses locais a fim de elaborar um cartaz sobre o respeito aos cidadãos, chamando a atenção para determinados direitos não estarem disponíveis.
- Se os alunos não tiverem acesso a uma máquina fotográfica ou a um telefone celular, providencie um desses equipamentos. Percorra com eles os arredores da escola e fotografem os locais sem acessibilidade. Para isso, eles mesmos devem identificá-los.
- Em sala de aula, projete as fotos de forma que todos possam visualizá-las. Depois, construam juntos um cartaz virtual que possa ser encaminhado por e-mail à comunidade escolar.
- Durante a construção do cartaz, deixe que os alunos mencionem o que fariam para garantir acessibilidade em cada local fotografado e como as pessoas com deficiência poderiam se orientar nesses locais.
Amplie seus conhecimentos
-
ACESSIBILIDADE: cartilha de orientação. Implementação do decreto 5.296/04. 4. ed. Santa Catarina: Crea, 2007. Disponível em: https://oeds.link/ZqhYF9. Acesso em: 12 mar. 2021.
Trata-se de uma cartilha em formato PDF. Nela, estão disponibilizadas informações sobre acessibilidade.
32
ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE VOCÊ E UM AMIGO DE SUA TURMA. SEU DESENHO DEVE REPRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E OS GOSTOS DE VOCÊS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso das atividades 1 e 2 como instrumentos de avaliação.
Resposta pessoal.
PNA
-
NO DESENHO, ESCREVA O SEU NOME E O NOME DO SEU COLEGA.
Resposta pessoal.
2. AGORA, INDIQUE NO DESENHO ALGUMAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE VOCÊS.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é perceber se os alunos conseguem identificar e comparar as características entre as imagens, e o que permite diferenciá-las.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Indicar semelhanças e diferenças de forma oral permite o aprimoramento do componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Ao escreverem o nome do colega no desenho, os alunos também reconhecem as letras, desenvolvendo, assim, o componente da PNA produção de escrita.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- As atividades 1 e 2 possibilitam aos alunos que identifiquem semelhanças e diferenças entre as pessoas.
Como proceder
- Caso a Atividade preparatória tenha sido desenvolvida em sala de aula, solicite aos alunos que colem os desenhos no espaço indicado no livro. Antes, porém, oriente-os a escrever o nome do colega representado.
-
Peça aos alunos que observem os desenhos e destaquem semelhanças e diferenças físicas entre eles. Ouça cada aluno e, caso algum deles tenha dificuldade em destacar as características físicas, oriente-o por meio de questionamentos, como:
- O que em seu colega é igual em você? Observe os cabelos e a cor dos olhos.
- O que em seu colega é diferente em você?
Mais atividades
- Sugira aos alunos que entrevistem quatro colegas (duas meninas e dois meninos) que estudem em outra sala de aula, se possível. O objetivo é fazer os alunos perceberem que as pessoas têm preferências diferentes.
- Elaborem antecipadamente um roteiro para a entrevista com questões que os alunos tenham interesse em fazer para os entrevistados.
- Você pode sugerir uma variação da atividade 1. Veja.
- Oriente cada aluno a se juntar a um colega do sexo oposto para um desenhar o corpo do outro em uma folha avulsa. Peça a eles que escrevam o nome de quem desenharam.
- Em seguida, os alunos devem citar algumas semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo do colega desenhado.
- Para isso, explique que eles poderão representar o colega da maneira que julgarem melhor.
- Ao final da elaboração do desenho, os alunos devem mostrar para o colega o que representaram e esclarecer possíveis dúvidas.
33
3. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
-
O AMBIENTE MOSTRADO NA FOTO É ADEQUADO A TODAS AS PESSOAS QUE O FREQUENTAM? MARQUE UM X NO ITEM QUE MELHOR REPRESENTA SUA RESPOSTA.
- X NÃO, POIS ELE NÃO FACILITA QUE TODAS AS PESSOAS SE MOVIMENTEM LIVREMENTE DE UM LOCAL PARA OUTRO.
- SIM, POIS AS ESCADAS FACILITAM O ACESSO DE TODAS AS PESSOAS, INCLUSIVE AS QUE TÊM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO.
PNA
COMO VOCÊ FARIA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APRESENTADOS NA FOTO? Resposta pessoal.
PARA SABER MAIS
- TUDO BEM SER DIFERENTE, DE TODD PARR. PANDA BOOKS.
DESCUBRA COM ESSE LIVRO COMO É BOM SERMOS TODOS DIFERENTES.
MANUAL DO PROFESSOR
-
- O objetivo desta reflexão é fazer os alunos avaliarem a situação apresentada na foto e elaborarem soluções para o problema identificado. Eles podem sugerir a instalação de rampas nesse local, por exemplo.
- Peça aos alunos que registrem no caderno, por meio de desenho ou texto, a solução para o problema apresentado na foto. Em seguida, peça-lhes que expressem oralmente suas ideias, a fim de que todos possam ouvir e complementar.
- Escolha uma das ideias e desenhe na lousa um esquema que a represente, com a ajuda dos alunos.
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade aborda temas relacionados à acessibilidade, questões fundamentais na vida de todos os indivíduos, pois lhes garantem a capacidade de se desenvolverem dignamente e de participarem da vida em sociedade. Esse assunto está relacionado ao Tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos, destacado na BNCC.
- A atividade sugerida no ícone Ideias para compartilhar possibilita aos alunos analisar uma situação-problema e propor soluções, o que contribui para desenvolver a Competência geral 2 da BNCC, além de incentivá-los a expressar seus pontos de vista, ideias e sugestões, com posicionamento ético em relação a um problema social, contribuindo para desenvolver a Competência geral 7 da BNCC, bem como o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Você pode expandir a atividade solicitando aos alunos que desenhem alguma solução para um problema semelhante ao que ocorre na escola. Para isso, vocês deverão identificar uma situação envolvendo a escola. Se possível, após encontrarem uma possível solução, apresente-a à diretoria.
- Oriente os alunos a procurarem o livro sugerido na seção Para saber mais para ler com a ajuda de um familiar, desenvolvendo assim a literacia familiar. Incentive a leitura e insira em seu planejamento um momento em que os alunos possam conversar sobre o que aprenderam com o livro sugerido.
34
4. PASSEIE COM MÁRCIO, JUNTANDO AS SÍLABAS ENCONTRADAS PELO CAMINHO PARA DECIFRAR UMA MENSAGEM.
EM SEGUIDA, LEIA A MENSAGEM EM VOZ ALTA.
PNA
Respeitar as diferenças faz o mundo melhor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao ler e interpretar, com certa autonomia, a mensagem formada, além de reconhecer sua função social, os alunos desenvolvem os componentes da PNA fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
- Na proposição da escrita da frase em uma folha de papel sulfite, os alunos aprimoram o componente da PNA produção de escrita.
- Em uma folha de papel sulfite, peça aos alunos que, em duplas, escrevam a frase que identificaram no caminho percorrido por Márcio e a decorem como quiserem.
Mais atividades
- Verifique a possibilidade de convidar para a sala de aula uma pessoa que apresente alguma deficiência e que necessite das adaptações para se locomover. Peça-lhe que comente como ela percorre os diferentes lugares da cidade.
- Se julgar conveniente, combine com os alunos a elaboração de um roteiro para uma entrevista. Se desejar, consulte no volume 3 desta coleção uma sugestão de encaminhamento para elaborar a entrevista.
- Questione os alunos sobre os assuntos: semelhanças e diferenças entre as pessoas; respeito às diferenças; acessibilidade.
- Peça aos alunos que citem o que estudaram sobre cada um deles. Divida a lousa em três partes e escreva o que eles citaram sobre cada item. Se necessário, incentive-os a citar o que precisa ser complementado. Em seguida, peça-lhes que registrem no caderno o que você escreveu na lousa. Eles podem tanto desenhar os itens citados quanto escrevê-los.
35
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. REPRODUZA O QUADRO EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DE TRÊS PARTES DO CORPO PRESENTES EM CADA REGIÃO DO CORPO.
1. Os alunos podem responder: cabeça: olhos, orelhas, boca, nariz; membro superior: braços, antebraços e mãos; membro inferior: coxas, pernas e pés.
CABEÇA | MEMBRO SUPERIOR | MEMBRO INFERIOR |
---|---|---|
2. ESSE NA FOTO ABAIXO É RAFAEL.
-
PINTE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE VOCÊ USARIA PARA DESCREVER RAFAEL.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
OLHOS CABELO CABELO PELE ÓCULOS CLAROS X LISO X PRETO BRANCA X USA X ESCUROS ENROLADO CASTANHO X MORENA NÃO USA -
TODAS AS PESSOAS TÊM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE RAFAEL? JUSTIFIQUE.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos percebam as semelhanças e as diferenças que existem entre as pessoas.
-
EXPRESSE SUA OPINIÃO SOBRE COMO DEVEMOS TRATAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS.
2. C. O objetivo desta questão é que os alunos percebam que as pessoas não são iguais umas às outras e que todos devem ser respeitados, não importando suas características físicas nem seus gostos ou opiniões.
3. RELACIONE CADA PARTE DO CORPO AO SENTIDO RELACIONADO A ELA. EM SEGUIDA, LIGUE CADA SENTIDO AO QUE PERCEBEMOS DO AMBIENTE.
- OLHOS
- NARIZ
- ORELHAS
- LÍNGUA
- PELE
A. AUDIÇÃO 3
B. PALADAR 4
C. TATO 5
D. VISÃO 1
E. OLFATO 2
- LUZ D
- CHEIROS E
- SONS A
- GOSTOS B
- TOQUE C
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificaram partes do corpo nas diferentes regiões.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em desenvolver a atividade 1, sugira que desenhe um corpo humano no caderno com algumas partes dele para depois indicar em que região do corpo cada parte se localiza. Em seguida, peça aos alunos que preencham o quadro que reproduziram. Avalie a resposta deles para esta atividade.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificaram algumas características do corpo e perceberam que as pessoas são diferentes umas das outras.
Como proceder
- No item A, caso algum aluno identifique alguma característica de forma inadequada, peça a eles que se olhe no espelho e identifique as próprias características. Em seguida, oriente-o a observar novamente as características do menino da foto.
- No item B, caso algum aluno tenha dificuldades, mostre a ele fotos de pessoas com diferentes características para que ele as compare. No item C, promova uma discussão sobre a importância de respeitar a diversidade.
3 Objetivo
- Esta atividade permite verificar se os alunos identificaram as funções de algumas partes do corpo relacionadas aos sentidos.
Como proceder
-
Se necessário, peça aos alunos que desenhem no caderno o principal órgão relacionado a cada sentido. Escreva na lousa o nome do sentido e desenhe, ou escreva, alguns estímulos do ambiente que percebemos por meio de cada um deles. Em seguida, peça aos alunos que citem cada um dos itens que desenharam no caderno e, com base nisso, elabore na lousa um quadro como o mostrado a seguir.
Sentido Órgão do sentido O que percebemos no ambiente
Conclusão da unidade 1
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Isso favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
|
Leve para a sala de aula um quebra-cabeça, previamente confeccionado, com as partes do corpo humano: cabeça, tronco e membros, com o contorno em tamanho real, baseado na altura dos alunos. Forme grupos de quatro alunos e peça a eles que montem o quebra-cabeça. Em seguida, entregue aos grupos fichas com os nomes das partes do corpo que você confeccionou, pedindo aos alunos que façam a leitura dos nomes em voz alta e colem-nas no desenho do corpo humano. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar as partes do corpo, indique-as em seu corpo e incentive-os a falar o nome delas e a localizar no quebra-cabeça. |
|
Proponha aos alunos a confecção de um álbum de fotos. Para isso, forme grupos de quatro integrantes. Peça a eles que pesquisem em revistas imagens de crianças e recortem as que forem mais parecidas com os membros do grupo. Em seguida, oriente os alunos a colarem as imagens em uma cartolina ou papel kraft para formarem um álbum. Perceba se os alunos conseguiram identificar e comparar características físicas. Instrua os grupos a apresentarem a pesquisa aos demais colegas e a dizerem com quem a imagem escolhida mais se parece e por que consideraram parecido. |
|
Peça aos alunos que se sentem em roda e explique que eles vão utilizar um sentido por vez para analisar as características de alguns objetos e tentar identificá-los. Audição: coloque os objetos em uma caixa encapada para que os alunos possam movimentá-la e ouvir os sons emitidos. Tato: coloque os objetos dentro de um recipiente de cor preta para que os alunos possam tocá-los. Olfato: com os olhos vendados, cada aluno pode sentir os cheiros dos objetos. Paladar: ofereça aos alunos, que devem estar com os olhos vendados, alguns alimentos saudáveis, como frutas (verifique antes se há alunos que tenham algum tipo de restrição alimentar). Visão: os alunos fazem uma avaliação das hipóteses anteriores para identificarem os objetos. Avalie se os alunos conseguiram identificar corretamente os objetos trabalhados e peça-lhes que relacionem as partes do corpo usadas para perceber os estímulos durante a realização da atividade. |
|
Entregue uma ficha aos alunos para que respondam sobre as próprias características físicas e comportamentais. Veja o exemplo a seguir. a. Meus olhos são . b. A cor de que mais gosto é . c. O que mais gosto em mim é . d. A brincadeira de que mais gosto é . e. Meu melhor amigo é . f. Minha fruta preferida é . Finalize a atividade solicitando que compartilhem as respostas com os colegas, a fim de que percebam as semelhanças e as diferenças entre eles. |
|
Leve para a sala de aula imagens de pessoas com alguma deficiência: pessoas conversando em libras, alguém acompanhado de um cão-guia, uma pessoa em cadeira de rodas, entre outras que julgar adequada. Organize com os alunos uma roda de conversa e questione-os sobre as semelhanças e as diferenças entre as imagens. Avalie se os alunos perceberam que conviver com as diferenças e aprender a compartilhar o ambiente com harmonia é uma forma de respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas. |
36