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2 MANUTENÇÃO DA SAÚDE
MANTENHA A TORNEIRA ABERTA SOMENTE O NECESSÁRIO PARA LAVAR AS MÃOS. VAMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA!
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
Nesta unidade, são abordados assuntos que permitem aos alunos identificar os cuidados que devem ter para a manutenção da saúde individual e coletiva e conservar os ambientes.
Inicialmente, os alunos reconhecem os cuidados que devem ter com a higiene do corpo em diferentes momentos do dia, incluindo a higiene bucal, e são apresentados à maneira adequada de escovar os dentes e fazer uso do fio dental. Além disso, eles são incentivados a identificar os objetos adequados à higiene pessoal.
A unidade também aborda a importância da alimentação e promove uma discussão sobre alimentação saudável. A fim de complementar essa discussão, a unidade aborda a origem de alguns alimentos e também como evitar o desperdício.
Finalmente, a unidade aborda a importância dos cuidados com os ambientes que frequentamos, destacando a limpeza da escola, de parques e ruas e a limpeza e a organização dos cômodos da casa.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas algumas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem avaliar o processo de aprendizagem e os conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Reconhecer a importância dos hábitos de higiene para a saúde do corpo humano.
- Conhecer a forma correta de lavar as mãos.
- Reconhecer a importância da escovação dental para a saúde bucal.
- Conhecer a forma correta de escovar os dentes.
- Constatar a importância de uma alimentação equilibrada.
- Identificar refeições equilibradas.
- Perceber a importância da organização e da limpeza dos ambientes.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 5 e 6 desta unidade.
Atividade preparatória
Compreender como devemos higienizar os alimentos que comemos crus pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 5 - Cuidando da alimentação.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI03 da BNCC, possibilitando aos alunos que discutam as razões pelas quais os hábitos de higiene com os alimentos são importantes para manter a saúde.
- Como é proposto aos alunos que realizem em grupos a higienização de frutas e o preparo da salada de frutas, eles precisarão estabelecer diálogos, possibilitando o trabalho com o componente desenvolvimento de vocabulário da PNA e com a Competência geral 9 da BNCC.
- Essa atividade deverá ser desenvolvida na cozinha, no refeitório ou na cantina da escola. Com essa proposta, os alunos são levados a vivenciarem a higienização de frutas e o preparo de uma salada de frutas. Para isso, anteriormente à aula, separe algumas frutas ou peça a cada aluno que traga determinada fruta para o dia da aula.
- Na cozinha, explique a eles que, para o preparo de qualquer alimento, principalmente dos que comemos crus, é necessário ter muito cuidado com a higiene. Explique que é muito importante lavar bem os alimentos para retirar a sujeira e seres vivos microscópicos, que podem transmitir doenças. Faça a demonstração de como se deve lavar uma fruta. Se possível, distribua luvas, toucas e aventais aos alunos. Informe que todos os utensílios utilizados devem ser bem lavados antes e depois da utilização.
- Você deve picar todas as frutas, não permitindo aos alunos que manuseiem facas. Eles ficarão responsáveis por lavarem as frutas e, depois, mexerem a salada.
- Todas as frutas picadas devem ser colocadas em uma bacia para, posteriormente, serem servidas em porções individuais.
Atividade preparatória
Identificar e propor soluções para os problemas de limpeza dos espaços da escola pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 6 - Cuidando da limpeza do ambiente.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI03 da BNCC em que os alunos poderão discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene com o ambiente em que frequentam são importantes para manter a saúde coletiva. Ela também prepara para a atividade que os alunos realizarão nesse tema na seção Na prática.
- Como a proposta é para que os alunos trabalhem juntos na observação e no levantamento de soluções, precisarão estabelecer diálogos, possibilitando o trabalho com o componente desenvolvimento de vocabulário da PNA e desenvolver a Competência geral 9 da BNCC.
- Convide os alunos a verificarem a limpeza das instalações da escola. Uma lista pode ser disponibilizada a eles para que, durante a visita, façam um checklist. Veja a seguir alguns itens que podem ser conferidos: "Há lixo no chão?"; "Há lixeira de coleta seletiva?"; "O pátio está limpo?"; "As salas de aula estão limpas?"; "As carteiras estão com rabiscos ou pichadas?"; "As paredes estão com rabiscos ou pichadas?"; "Os banheiros estão limpos?". Se possível, disponibilize aos alunos pranchetas para a realização dessa atividade.
- Após essa visita e de volta à sala de aula, pergunte aos alunos o que eles observaram e se essas condições de limpeza na escola são boas. Instigue-os a propor soluções para alguns dos problemas encontrados.
Nesta unidade, serão apresentados os cuidados básicos para manter o corpo humano saudável: os hábitos de alimentação e de higiene do corpo e do ambiente. Inicialmente, são trabalhados alguns cuidados de higiene pessoal, como lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes. Aproveite essas situações para conscientizar os alunos sobre a importância de evitar o desperdício de água. Na sequência, são expostas algumas noções básicas de alimentação equilibrada e cuidados com a limpeza do ambiente onde vivemos.
Todos têm o direito à saúde. Trata-se de um direito humano e deve fazer parte das políticas públicas de uma nação local, regional, nacional e internacional.
Abordar o tema Saúde, principalmente nos primeiros anos escolares é fundamental para o desenvolvimento da humanidade.
- Leia a fala da menina e relacione a situação explorada ao cotidiano dos alunos no horário do recreio. Pergunte-lhes se eles sempre lavam as mãos e fazem uso de álcool em gel antes de comer, como ao abrir embalagens de lanches. Enfatize que esse cuidado é muito importante para a manutenção da saúde e de evitar doenças como a COVID-19.
- Questione os alunos sobre como devemos lavar as mãos. Incentive-os a mostrar o gesto que fazem para lavar as mãos. Pergunte a eles como devemos agir para economizar água enquanto lavamos as mãos e peça-lhes que citem os cuidados que eles têm em casa para evitar o desperdício de água.
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Veja nas orientações ao professor sugestões de uso desse conteúdo como instrumento de avaliação.
CONECTANDO IDEIAS
1. VOCÊ TAMBÉM LAVA AS MÃOS ANTES DAS REFEIÇÕES?
2. CITE DOIS ALIMENTOS QUE DEVEMOS LAVAR ANTES DE COMER. POR QUE DEVEMOS LAVÁ-LOS?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
3. EM QUE OUTRAS SITUAÇÕES DEVEMOS LAVAR AS MÃOS?
3. Espera-se que os alunos respondam que é necessário lavar as mãos após usar o banheiro, antes das refeições, depois de brincar, entre outras situações. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
- Nesta questão, espera-se que os alunos respondam que sim. Caso contrário, ressalte a importância dessas atitudes para a manutenção da saúde.
- Os alunos podem citar maçã e alface. Espera-se que eles respondam que a superfície dos alimentos pode conter sujeira e até mesmo seres vivos microscópicos prejudiciais à saúde. Assim, ao lavar os alimentos, evitamos doenças.
- Esta questão tem como objetivo conhecer atividades em que os alunos julgam importante lavar as mãos. Caso não mencionem algumas delas, complemente suas respostas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Evidenciar hábitos de higiene dos alunos.
Como proceder
- Incentive os alunos a expressarem suas ações. Anote as respostas dadas por eles e analise-as, verificando seus conhecimentos prévios e seus hábitos de higiene pessoal, de alimentação e de cuidados com os ambientes que frequentam e onde vivem. Considere a possibilidade de revisar o planejamento das aulas para dar mais atenção aos pontos sobre os quais os alunos demonstraram ter menos conhecimento prévio, necessitando, assim, melhorar seus hábitos.
- As anotações podem ser utilizadas como avaliação diagnóstica e devem ser retomadas ao final do estudo desta unidade.
Mais atividades
- Organize uma atividade para representar a sujeira. Separe tinta guache, copo plástico com água, copo plástico vazio e folhas de papel sulfite. No papel sulfite, escreva "banheiro", "cozinha" e "sala", uma palavra em cada folha. Organize a sala de aula em três ambientes, identificados pelos papéis. Deixe o copo com água na "cozinha" e o copo vazio na "sala".
- Peça a um aluno que passe tinta guache nas mãos e inicie a atividade no "banheiro". Explique que a tinta representa a sujeira das mãos de quem sai do banheiro sem lavá-las. Solicite a esse aluno que vá até a "cozinha" e pegue o copo com água. Depois, oriente-o a ir até a "sala" e a apertar o copo como se fosse um controle remoto.
- Questione os alunos sobre as consequências de não lavar as mãos após usar o banheiro.
- Comente com os alunos que, embora seja um ato corriqueiro, temos que ficar atentos à forma de lavarmos as mãos. Trata-se de evitar problemas de saúde que podem acarretar mais de uma pessoa, sendo portanto de grande relevância.
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4 CUIDANDO DA LIMPEZA DO MEU CORPO
TÂNIA SABE QUE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE. POR ISSO, ELA LAVA AS MÃOS EM VÁRIOS MOMENTOS DO DIA.
1. CONTE PARA UM COLEGA O QUE TÂNIA ESTÁ FAZENDO EM DIFERENTES MOMENTOS DO DIA. ATENTE PARA O HORÁRIO EM QUE É REALIZADA CADA ATIVIDADE.
Resposta pessoal.
PNA
X
X
X
X
- MARQUE UM X NOS MOMENTOS EM QUE TÂNIA DEVE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL.
PNA
2. EM QUAIS MOMENTOS DO SEU DIA VOCÊ COSTUMA LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL?
Espera-se que os alunos respondam, principalmente, antes de se alimentarem e depois de usarem o banheiro, e quando não podem lavar suas mãos, fazem o uso do álcool em gel.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 4 - Cuidando da limpeza do meu corpo
6 aulas
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 38 e 39.
- Desenvolvimento da seção Investigue e compartilhe das páginas 40 e 41.
- Roda de conversa sobre os resultados obtidos nesta seção.
- Leitura conjunta dos textos das páginas 42 e 43.
- Atividades das páginas 44 a 46.
Destaques BNCC e PNA
- O objetivo da questão 1 é discutir as razões pelas quais o hábito de lavar as mãos ou fazer uso de álcool em gel é importante para a saúde, desenvolvendo a habilidade EF01CI03 da BNCC.
- As questões desta página incentivam os alunos a compreenderem seu papel na manutenção da saúde do próprio corpo ao convidá-los a refletir sobre seus hábitos de higiene, desenvolvendo a Competência geral 8 da BNCC.
- A troca de ideias em duplas e a exposição de suas práticas diárias permitem aos alunos que se expressem oralmente com clareza e ouçam os colegas, aprimorando o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Além disso, aproveitar imagens de relógios digitais mostrando determinados horários para fazer uma atividade pode promover o desenvolvimento de habilidades de numeracia da PNA.
- Discuta as questões com os alunos e anote algumas observações a respeito dos hábitos de higiene de cada um deles. Oriente-os a fazer o uso do álcool em gel sempre com a supervisão de uma adulto. Relembre que o uso de álcool em gel previne doenças como a COVID-19 que assolou o mundo, principalmente nos anos de 2020 e 2021. A manutenção da saúde refere-se a um tema de relevância mundial e todos devemos colaborar.
Mais atividades
-
Aproveite as indicações de relógio para fazer uma atividade que envolva conhecimentos de Ciências e Matemática. Entregue para cada aluno uma ficha com seis ilustrações de relógios analógicos sem ponteiros. Abaixo de cada relógio, deve estar indicada uma das atividades a seguir.
- Tomar banho.
- Lavar as mãos antes do almoço.
- Escovar os dentes depois do almoço.
- Lavar as mãos ou fazer uso de álcool em gel antes de comer, no recreio.
- Escovar os dentes depois de comer, no recreio.
- Escovar os dentes antes de dormir.
- Peça aos alunos que completem os relógios com ponteiros de acordo com os horários em que fazem cada uma dessas atividades.
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3. QUE OUTROS CUIDADOS VOCÊ TEM COM A LIMPEZA DO SEU CORPO?
3. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação de seus hábitos referentes à limpeza do corpo. Espera-se que verifiquem se tomam banho diariamente, lavam as mãos nos momentos citados na questão anterior, limpam e cortam as unhas com frequência, cuidam da higiene bucal, entre outros cuidados.
ALÉM DE LAVAR AS MÃOS OU FAZER USO DO ÁLCOOL EM GEL, TÂNIA TEM OUTROS CUIDADOS COM A LIMPEZA DO CORPO.
4. AGORA, FAÇA UMA AVALIAÇÃO DOS CUIDADOS QUE VOCÊ TEM COM A LIMPEZA DO SEU CORPO. PARA ISSO, PINTE OS QUADRINHOS DE ACORDO COM A INDICAÇÃO A SEGUIR.
Resposta pessoal.
PARA SABER MAIS
- NÃO QUERO... TOMAR BANHO, DE ANA OOM. FTD.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE MAFALDA E COMO ELA APRENDEU QUE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS É MUITO IMPORTANTE, E QUE ESSE MOMENTO PODE SER CHEIO DE DIVERSÃO E ALEGRIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A autoavaliação sobre hábitos de higiene incentiva os alunos a refletirem sobre seu papel na manutenção da própria saúde, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC. Além disso, a troca de ideias sobre economia de água no banho auxilia na reflexão sobre as consequências dos próprios hábitos para o ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
- Peça aos alunos que observem e descrevam as ações ilustradas. Em seguida, ajude-os a compreender a legenda de cores e peça a eles que, com base nela, indiquem a frequência com que fazem cada uma das ações indicadas.
- Aproveite para verificar os hábitos de higiene dos alunos. Caso julgue necessário, enfatize alguns dos hábitos que não são incorporados por todos. Destaque o fato de que todos precisam cuidar de seus hábitos, pois interferem na saúde de outras pessoas. A saúde é um tema de relevância individual e coletiva.
- Na sequência, converse com eles sobre a importância dos banhos. Informe que durante o banho são removidos o excesso de suor e a sujeira, o que evita doenças e mau cheiro. Aproveite para perguntar sobre atitudes que economizam água durante o banho, como fechar a torneira enquanto se ensaboa e tomar banhos rápidos. Essa abordagem se faz importante, pois interfere nos recursos hídricos disponíveis para todos. Se não economizarmos água potável, pode faltar para atender a demanda da população.
- Questione os alunos sobre a importância da limpeza dos dentes. Informe que, quando comemos, restos de alimentos permanecem entre eles, o que pode provocar doenças.
- Comente sobre a importância do álcool em gel para eliminar microrganismos causadores de doenças que podem estar presentes nas mãos. Isso impede que sejam transmitidos para outras pessoas também. Destacamos aqui, novamente, a importância dos cuidados da saúde individual que acarreta na coletiva.
- Pergunte aos alunos por que é necessário cortar as unhas. Explique que unhas compridas acumulam sujeira, o que pode contaminar os alimentos e provocar doenças, além de causar machucados.
- Incentive-os a fazer uma autoavaliação dos próprios hábitos e, se necessário, a adequá-los.
- Oriente os alunos a procurarem o livro sugerido na seção Para saber mais e a lê-lo com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar. Insira em seu planejamento um momento em que possam conversar sobre o que aprenderam com o livro sugerido.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ JÁ ANALISOU SOBRE COMO LAVA SUAS MÃOS? SERÁ QUE VOCÊ AS LAVA ADEQUADAMENTE?
Resposta pessoal.
O objetivo desta questão é levar os alunos a fazerem uma autoavaliação sobre a maneira como eles lavam as mãos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 COLHER DE CAFÉ
- TINTA GUACHE
- SABONETE LÍQUIDO OU EM BARRA
- TOALHA OU PAPEL TOALHA
ATENÇÃO
- FAÇA A ATIVIDADE EM LOCAL ADEQUADO, COM PIA E TORNEIRA.
- NÃO TOQUE EM PAREDES OU OUTROS OBJETOS ENQUANTO ESTIVER REALIZANDO A ATIVIDADE.
- MANTENHA A TORNEIRA FECHADA ENQUANTO ENSABOA AS MÃOS, EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
- PEÇA A UM COLEGA QUE COLOQUE UM POUCO DE TINTA GUACHE EM UMA DE SUAS MÃOS. PARA ISSO, ELE DEVE USAR A COLHER.
- COM OS OLHOS FECHADOS, ESFREGUE AS MÃOS, COMO SE AS ESTIVESSE LAVANDO COM A TINTA.
-
POR QUE NESSA ETAPA VOCÊ DEVE MANTER OS OLHOS FECHADOS?
Espera-se que os alunos respondam que é para não verem as partes que estão ficando com tinta, retratando melhor como realmente lavam as mãos.
PNA
SEU COLEGA VAI GRAVAR COM UM TELEFONE CELULAR COMO VOCÊ REALIZOU A ETAPA B.
AO FINAL DA ATIVIDADE, ANALISE COMO VOCÊ FEZ E EXPLIQUE AO COLEGA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer a importância de lavar as mãos.
- Avaliar a maneira como lavam as mãos.
- Reconhecer a importância de utilizar sabão para lavar as mãos.
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade prática contribui para que os alunos avaliem hábitos de higiene do corpo relativos a lavar as mãos para a manutenção da saúde, permitindo o desenvolvimento da habilidade EF01CI03 da BNCC.
- A colaboração entre os colegas na gravação do vídeo e a troca de ideias sobre as conclusões observadas durante a realização da atividade auxiliam a desenvolver o respeito à opinião dos outros e a empatia, aspectos indicados na Competência geral 10 da BNCC, além de promover o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Incentivar o exercício da curiosidade intelectual dos alunos, levando-os a analisar situações de forma crítica, levantar hipóteses e formular conclusões, permite o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Esta atividade deverá ser realizada em um local que tenha pia.
- Certifique-se antecipadamente de que a tinta utilizada é atóxica. Verifique também se algum aluno tem alergia a componentes da tinta. Para isso, encaminhe um recado aos pais ou responsáveis perguntando sobre essa questão.
- Caso considere adequado, sugira a um aluno que coloque uma venda nos olhos do colega que lavará as mãos, para garantir que ele não esteja vendo o resultado da atividade antecipadamente.
- Gravar as ações que envolvem a lavagem das mãos permite aos alunos que façam uma autoavaliação dos procedimentos que utilizam para realizar esse hábito de higiene. Além disso, funciona como um registro do desenvolvimento da atividade, que pode compor um webfólio de atividades experimentais. Disponibilize os vídeos para os alunos enviando-os por e-mail.
- Caso não seja possível filmar ou fotografar a realização de cada etapa, oriente os alunos a registrarem, por meio de desenhos, as conclusões a que chegaram.
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- EM SEGUIDA, ABRA OS OLHOS E OBSERVE BEM COMO FICARAM SUAS MÃOS. VERIFIQUE SE FICARAM PARTES SEM TINTA.
- NA SEQUÊNCIA, SIGA AS INSTRUÇÕES DE COMO LAVAR AS MÃOS.
- MOLHE E ENSABOE AS PALMAS DAS MÃOS, ESFREGANDO-AS.
- ESFREGUE A PARTE DE TRÁS DAS MÃOS ENTRELAÇANDO OS DEDOS.
- SEGURE O POLEGAR E REALIZE MOVIMENTOS CIRCULARES, REPETINDO O PROCEDIMENTO NA OUTRA MÃO.
- UNA A PONTA DOS DEDOS DE UMA MÃO E ESFREGUE-OS NA PALMA DA OUTRA MÃO, COM MOVIMENTOS CIRCULARES. ENXÁGUE AS MÃOS E SEQUE-AS.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. DEPOIS DE REALIZAR A ETAPA C, COMO ESTAVAM SUAS MÃOS? ALGUMA PARTE DELAS FICOU SEM TINTA?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. APÓS SEGUIR AS INSTRUÇÕES PARA LAVAR AS MÃOS, ELAS FICARAM LIMPAS? SOBROU TINTA EM ALGUMA PARTE DELAS?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
3. CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE O QUE VOCÊS PODEM CONCLUIR COM A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Procure utilizar a mesma quantidade de tinta nas mãos de todos os alunos que desenvolverão a atividade. Fotografe as mãos deles assim que finalizarem o desenvolvimento da atividade, tanto a parte superior quanto a parte inferior.
- Enfatize a ideia de que eles não devem tocar as roupas, os colegas e as paredes antes de lavarem as mãos com água e sabão.
- Enquanto eles lavam as mãos com água e sabão, pergunte-lhes sobre a importância do sabão nesse processo.
- Caso ocorram situações de desperdício de água, questione-os sobre o que deve ser feito para evitá-lo.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Esta atividade possibilita evidenciar os procedimentos que os alunos utilizam para lavar as mãos.
Como proceder
- Observe e analise a participação dos alunos em cada etapa da atividade. Assim, você poderá avaliar os procedimentos utilizados durante o ato de lavar as mãos e desenvolver com eles a atividade experimental.
- Verifique se cada aluno está agindo naturalmente com a ação de lavar as mãos de forma a se aproximar mais da realidade. Se eles tiverem dificuldade, oriente-os a simular a lavagem das mãos antes de sujá-las de tinta, de forma que se familiarizem com os procedimentos.
- Analise se os alunos associam resultados insatisfatórios com necessidades de mudanças na prática.
- Aproveite e comente que é comum deixarmos algumas partes das mãos sem lavar por isso da importância do uso do álcool em gel. Uso importante para combater, por exemplo, a COVID-19.
Comentários de respostas
- Alguns alunos poderão perceber que certas partes das mãos permaneceram com tinta, indicando que aquelas áreas não foram lavadas corretamente. Isso pode mostrar que eles, corriqueiramente, não lavam as mãos de forma adequada.
- Espera-se que os alunos respondam que as mãos ficaram mais limpas ao seguir as instruções.
- Espera-se que os alunos comentem que é importante lavar as mãos de forma correta, principalmente antes de se alimentarem e depois de usarem o banheiro.
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CUIDADOS COM OS DENTES
VEJA A SEGUIR O QUE BRUNO VAI FAZER AO FINAL DO RECREIO.
PNA
5. O QUE BRUNO VAI FAZER?
5. Espera-se que os alunos respondam que Bruno vai escovar os dentes após o recreio.
6. QUE CUIDADOS PRECISAMOS TER COM OS DENTES?
6. Espera-se que os alunos respondam que precisamos escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, usar fio dental antes da escovação e ir ao dentista regularmente.
LAVE AS MÃOS AO FINAL DO RECREIO, ANTES DE ENTRAR NA SALA.
A CÁRIE É UMA DOENÇA QUE DESTRÓI ALGUMAS CAMADAS DOS DENTES. ELA É PROVOCADA PELA AÇÃO DE SERES VIVOS MUITO PEQUENOS QUE SE ALIMENTAM DE RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM NOS DENTES. VEJA ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS DENTES.
ESCOVAR OS DENTES AO SE LEVANTAR, APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE IR DORMIR.
USAR FIO DENTAL TODOS OS DIAS PARA RETIRAR OS RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM ENTRE OS DENTES E NAS GENGIVAS.
PNA
7. CONTE PARA UM COLEGA EM QUAIS MOMENTOS DO SEU DIA VOCÊ COSTUMA ESCOVAR OS DENTES.
Resposta pessoal. Verifique se os alunos citaram que devem escovar os dentes ao acordarem, após as refeições e antes de dormirem. Caso não citem esses momentos, peça a eles que façam uma autoavaliação de seus hábitos.
PARA SABER MAIS
- POR QUE EU TENHO QUE ESCOVAR OS DENTES?, DE KATIE DAYNES. USBORNE LIVROS INFANTIS.
NESSE LIVRO, VOCÊ APRENDERÁ DE FORMA DIVERTIDA SOBRE A HIGIENE DOS SEUS DENTES E DE OUTROS ANIMAIS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O objetivo das questões desta página é discutir as razões pelas quais o hábito de escovar os dentes é importante para a saúde, desenvolvendo, assim, a habilidade EF01CI03 da BNCC.
- Ao explicar a importância de escovar os dentes, os alunos são incentivados a cuidarem da saúde bucal e a refletirem sobre seu papel na manutenção da saúde do próprio corpo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC. Peça que troquem ideias com relação à temática. O diálogo entre os alunos promove o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Incentive os alunos a manterem hábitos de higiene, como lavar as mãos ao final do recreio, antes de entrar na sala de aula. Explique a eles que, durante o recreio, geralmente eles se alimentam e depois brincam, podendo, assim, transpirar e sujar as mãos. Por isso, é importante lavar as mãos antes de manipular os materiais escolares.
- Oriente os alunos a lerem, com a ajuda dos responsáveis, o livro sugerido na seção Para saber mais. O objetivo é incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, desenvolvendo a literacia familiar.
- Pergunte a eles se já ouviram falar em cárie. Mostre que a cárie é um problema de saúde bucal relacionado à higienização inadequada dos dentes. Explique que, ao se alimentarem dos restos de comida que ficam nos dentes, alguns seres vivos microscópicos produzem substâncias que danificam os dentes.
- Para facilitar a compreensão dos alunos, desenhe na lousa um esquema simples representando um dente para mostrar a formação de um buraco no esmalte, que se estende pelo interior do dente.
- Discuta com eles as questões e comente que devemos escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e após todas as refeições.
- Lavar as mãos e escovar os dentes são hábitos de higiene individual e importante para a manutenção da saúde do corpo. Evitar as cáries consiste em evitar que algumas infecções ocorram por meio da exposição do dente.
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VEJA A SEGUIR COMO É RECOMENDADO QUE SEJA FEITA A ESCOVAÇÃO DOS DENTES.
8. VOCÊ ESCOVA OS DENTES SEGUINDO ESSAS ORIENTAÇÕES? EM CASO NEGATIVO, O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR A ESCOVAÇÃO?
8. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação da maneira como escovam os dentes, verificando o que devem mudar para melhorarem a escovação.
O FIO DENTAL AJUDA A RETIRAR RESTOS DE ALIMENTOS QUE FICAM ENTRE OS DENTES E NAS GENGIVAS.
ALÉM DISSO, PARA MANTER A SAÚDE DOS DENTES, É PRECISO IR AO DENTISTA REGULARMENTE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade com a escova de dentes e o fio dental incentiva o reconhecimento dos materiais utilizados em objetos do cotidiano e permite desenvolver as habilidades EF01CI01 e EF01CI03 da BNCC.
- Ao mostrar a forma correta de escovar os dentes, você incentiva os alunos a cuidarem da saúde bucal e a refletirem sobre seus hábitos em relação à limpeza dos dentes, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- Leve para a sala de aula uma escova de dentes com cerdas de náilon e fio dental. Apresente-os aos alunos e pergunte do que são feitos. Deixe que toquem esses objetos. A embalagem do fio dental e o cabo da escova são de plástico e as cerdas da escova e o fio dental são de náilon. Em seguida, mostre aos alunos os movimentos de limpeza com fio dental e de escovação, utilizando as ilustrações e os objetos.
- Acrescente mais informações sobre a saúde bucal: diga que os seres que se alimentam de restos de alimentos nos dentes formam uma camada chamada placa bacteriana. Se ela não for tratada, pode evoluir para o tártaro dental, que é visível. Explique aos alunos que, para evitar a formação do tártaro, é fundamental escovar corretamente os dentes e utilizar fio dental frequentemente.
- Essas ações permitem manter a saúde bucal, tema de relevância mundial.
- Aproveite para abordar os cuidados com o desperdício de água, como fechar a torneira da pia ao escovar os dentes. Com isso, aborda-se um tema de relevância mundial - a economia de água potável.
Mais atividades
- Se considerar conveniente, converse com os alunos sobre canções e cantigas populares que têm como tema a higiene do corpo ou a escovação dos dentes.
- Solicite aos alunos que procurem, com os pais ou responsáveis, em sites ou livros, cantigas populares sobre essa temática, a fim de incentivar a leitura e auxiliar na formação leitora, desenvolvendo a literacia familiar.
- Oriente-os a enviar a pesquisa por e-mail para que você encontre as melodias. Em sala de aula, reproduza essas canções e cantigas e cante-as com os alunos.
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ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação
1. PINTE OS OBJETOS QUE VOCÊ USA PARA TOMAR BANHO.
Os alunos deverão pintar: o sabonete, a esponja, o xampu e a toalha.
-
CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.
A. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos comentem que tomar banho todos os dias contribui para manter o corpo limpo e evitar doenças.
-
QUAL DOS OBJETOS ILUSTRADOS ANTERIORMENTE É USADO PARA SECAR O CORPO?
- X TOALHA.
- SABONETE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo mais detalhado da composição dos objetos representados inicia o reconhecimento dos materiais utilizados em objetos do cotidiano, desenvolvendo a habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Esta atividade permite o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo, pois incentiva os alunos a compreenderem de forma crítica sua condição de consumidores, problematizando o desperdício de produtos no dia a dia.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar se os alunos identificam objetos utilizados na higiene pessoal, mais especificamente no banho e na escovação dos dentes.
Como proceder
- Oriente os alunos a realizarem a atividade 1 individualmente e de forma livre. A atividade possibilita a inferência sobre a aprendizagem deles com relação ao conteúdo estudado no tema 4.
- Acompanhe o desenvolvimento da atividade e oriente-os, caso solicitem. Peça que atentem para os objetos que utilizam no dia a dia. Não dê as respostas aos alunos, mas instrua-os por meio de questionamentos. Caso tenham dificuldade na questão A, diga-lhes para pensar no momento do banho e o que sentem ao finalizá-lo.
- Com relação à questão B, os alunos podem simular ou trocar ideias sobre o que utilizam logo após saírem do chuveiro.
- Já na questão C, oriente os alunos a retornarem aos textos estudados nas páginas 42 e 43 e identificarem os objetos utilizados. Eles podem mencionar o fio dental que não aparece nas ilustrações.
- Aproveite para incentivar o consumo consciente: comente que é importante evitar desperdício de creme dental, papel higiênico e xampu, utilizando apenas o necessário, de forma a reduzir a quantidade de resíduos domésticos.
- Explique que a falta de banho favorece a ocorrência de doenças de pele provocadas por fungos ou bactérias.
- Diga que os fungos se proliferam em locais quentes e úmidos. Explique que algumas partes do corpo, como entre os dedos do pé, demoram para secar, tornando-se um ambiente adequado para os fungos. Por isso, é importante secá-las bem com a toalha para evitar a proliferação desses seres e ajudar a cuidar da saúde.
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-
AGORA, CONTORNE OS OBJETOS DA PÁGINA ANTERIOR QUE VOCÊ UTILIZA NA LIMPEZA DOS DENTES.
A resposta está nas ilustrações da página anterior.
2. UM BOM BANHO ENVOLVE DIVERSAS TAREFAS. PINTE DE:
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
LEGENDA
AS TAREFAS QUE DEVEMOS REALIZAR DURANTE O BANHO.
AS TAREFAS QUE DEVEMOS REALIZAR APÓS O BANHO.
-
Vermelho. LAVAR BEM AS ORELHAS E ATRÁS DELAS.
- Azul. ENXUGAR BEM ENTRE OS DEDOS DOS PÉS E DAS MÃOS.
-
Vermelho. LAVAR BEM DEBAIXO DAS UNHAS.
- Azul. ENXUGAR BEM AS ORELHAS E ATRÁS DELAS.
- Azul. ENXUGAR BEM O PESCOÇO.
- Azul. SECAR BEM OS CABELOS.
-
Vermelho. LAVAR BEM AS AXILAS.
3. CONVIDEM UM DENTISTA PARA VIR À ESCOLA E EXPLICAR OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS DENTES. ELABOREM PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS A ESSE PROFISSIONAL.
Resposta pessoal. Veja nas orientações ao professor os encaminhamentos para o desenvolvimento desta atividade.
PNA
4. SIGA AS SETAS E VEJA POR QUE É IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS.
PNA
-
ESCREVA NA LINHA A SEGUIR A MENSAGEM QUE SE FORMOU.
PREVENIR DOENÇAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A conversa com um dentista na atividade 3 permite aos alunos que conheçam a atuação e a importância desse profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 6 da BNCC. Esta atividade também ajuda a promover o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Para trabalhar a atividade 4, os alunos precisam reconhecer as letras e seus sons, desenvolvendo os componentes da PNA consciência fonológica e fonêmica e desenvolvimento de vocabulário. A escrita da frase formada seguindo as setas permite desenvolver o componente da PNA produção de escrita.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 2 permite evidenciar as ações dos alunos durante o banho.
Como proceder
- Oriente os alunos a realizarem a atividade 2 individualmente e de forma livre.
- Caso algum aluno pinte de vermelho atividades que são realizadas após o banho, verifique, por meio de questões, se ele percebe que essas atividades se referem ao momento de secar as partes do corpo, realizado após a limpeza do corpo. Em seguida, questione-os sobre a importância de secar essas partes. Verifique se percebem que é para evitar a proliferação de fungos que se desenvolvem em lugares úmidos.
- Para desenvolver a atividade 3, peça ao dentista que elabore, antecipadamente, alguns slides ou apresente imagens que mostrem como deve ser feita a manutenção da saúde bucal e o que acontece quando esses procedimentos não são seguidos corretamente.
- Oriente os alunos a permanecerem em silêncio durante a fala do profissional, interagindo com ele quando for solicitado.
- Caso optem por fazer uma entrevista, sugestões de encaminhamentos são apresentadas na seção Para saber fazer do volume 3 desta coleção.
- De forma geral, há a necessidade de elaborar com antecedência algumas perguntas que possam ser feitas ao dentista. Oriente os alunos na elaboração de tais perguntas, de forma que todos se manifestem. Cheguem a um consenso sobre quais perguntas serão feitas, por exemplo, questões relativas à profissão, o que pode despertar o interesse e o respeito pela profissão.
- A atividade 4 mostra uma importância de lavar as mãos. Oriente os alunos na formação das palavras e da frase. Auxilie-os a perceber que há duas palavras a serem formadas. Aproveite para trabalhar com os alunos essa abordagem.
46
PNA
5. VEJA A SEGUIR ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE COMO DEVEMOS LAVAR AS MÃOS. EXPLIQUE CADA ETAPA A UM COLEGA.
Veja em cada imagem as descrições de cada etapa. As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
ETAPAS DE COMO LAVAR AS MÃOS.
Molhe bem as mãos.
Aplique o sabonete em quantidade suficiente para ensaboar as duas mãos. Ensaboe esfregando as palmas das mãos.
Esfregue a palma da mão direita sobre a parte superior da mão esquerda, e vice-versa.
Esfregue os polegares com o auxílio das palmas das mãos.
Esfregue as pontas dos dedos e as unhas da mão direita na palma da mão esquerda, e vice-versa.
Esfregue o punho esquerdo com a mão direita, e vice-versa.
Enxágue bem as mãos, retirando todo o sabonete. Em seguida, seque-as.
-
AO LAVAR AS MÃOS, VOCÊ SEGUE ESSAS ORIENTAÇÕES? QUAIS ETAPAS VOCÊ PRECISA MELHORAR?
A. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação de como eles lavam as mãos e identifiquem aspectos que podem ser melhorados.
-
MARQUE UM X NA OPÇÃO QUE COMPLETA A FRASE ADEQUADAMENTE. ENQUANTO ESFREGAMOS AS MÃOS, A TORNEIRA DEVE FICAR:
- X FECHADA, PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
- ABERTA, POIS NÃO HÁ NECESSIDADE DE EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O objetivo desta atividade é discutir as razões pelas quais o hábito de lavar as mãos é importante para a saúde, o que permite o desenvolvimento da habilidade EF01CI03 da BNCC. Ao explicar cada etapa a um colega, os alunos organizam suas ideias e seus argumentos, promovendo o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A atividade incentiva a autoavaliação do hábito de lavar as mãos com base na análise de instruções representadas em linguagem visual, convidando os alunos a refletirem sobre a forma adequada de garantir a limpeza das mãos. Isso contribui para o desenvolvimento das Competências gerais 4 e 8 da BNCC.
- Retome as etapas relacionadas à atividade de lavar as mãos, reforçando as que os alunos demonstraram mais dificuldade de lembrar. Em seguida, peça a um aluno que lave as mãos.
- Oriente-os a rever as ilustrações, fazendo uma autoavaliação das etapas que foram realizadas ou não.
- Lembre-os de fazer uso de álcool em gel para manter as mãos higienizadas e, com isso, prevenir algumas doenças, como a COVID-19. Essa doença teve uma grande relevância mundial, principalmente, nos anos de 2020 e 2021, acometendo muitas pessoas que foram infectadas e, inclusive, morreram pelo seu agravamento.
- Retome os resultados da atividade da seção Investigue e compartilhe das páginas 40 e 41 e verifique se é necessário melhorar algum procedimento da lavagem das mãos.
- Comente com os alunos que lavar as mãos evita muitas doenças. Em hospitais, o ato de lavar as mãos e fazer uso de álcool em gel é recorrente para evitar contaminações. Diga aos alunos que existem campanhas de saúde em que a lavagem das mãos é o destaque, isso porque tal ato é um tema de relevância mundial.
- Se possível, procure em sites do Ministério da Saúde ou de prefeituras municipais, campanhas de prevenção de doenças em que a lavagem das mãos é importante.
- Por exemplo, a prefeitura de Vitória desenvolveu um cartaz de prevenção contra o coronavírus, utilizando a higienização das mãos. Disponível em: https://oeds.link/gOpscb. Acesso em: 13 jul. 2021.
47
5 CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO
ANA E SEUS COLEGAS ESTÃO PREPARANDO UMA SALADA DE FRUTAS.
FRUTAS SÃO ALIMENTOS QUE DEVEMOS COMER TODOS OS DIAS.
QUAL É SUA FRUTA FAVORITA? Resposta pessoal.
1. IDENTIFIQUE AS FRUTAS DA SALADA DE FRUTAS PREPARADA POR ANA E SEUS COLEGAS.
Espera-se que os alunos citem abacaxi, laranja, banana e maçã.
PNA
2. PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM O NOME DE CADA FRUTA E O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE QUE APARECE NA CENA.
NOME DA FRUTA | QUANTIDADE QUE APARECE |
---|---|
ABACAXI | 1 |
BANANA | 9 |
LARANJA | 3 |
MAÇÃ | 1 |
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 5 - Cuidando da alimentação
4 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura conjunta e desenvolvimento das questões das páginas 47 e 48.
- Leitura do texto apresentado na seção da página 49.
- Roda de conversa sobre as informações apresentadas nesta seção.
- Desenvolvimento das atividades das páginas 50 a 53.
Destaques BNCC
- Ao praticar a escrita do nome de cada fruta e ao representar a quantidade delas que aparece na cena, os alunos desenvolvem o componente da PNA produção de escrita e habilidades de numeracia.
- Analise a imagem com os alunos, questionando quem são as pessoas retratadas (alunos), onde elas estão (na escola) e o que estão fazendo (preparando uma salada de frutas). Peça-lhes que observem as frutas da imagem e citem outras. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre essas partes dos vegetais.
- Oriente-os na escrita dos nomes das frutas, bem como na contagem de cada uma que aparece na cena, a fim de que registrem esses dados no quadro apresentado na questão 2. Diga-lhes que os quadros podem ser usados para organizar dados numéricos.
- Peça a eles que leiam a fala do professor e que reflitam sobre essa afirmativa. Comente que a alimentação influencia o estado do corpo, pois é por meio dela que são fornecidos os nutrientes necessários para seu funcionamento.
- Se possível, complemente a aula desenvolvendo a Atividade preparatória deste tema, preparando com os alunos uma salada de frutas para todos degustarem.
- Comente com os alunos que as frutas têm nutrientes importantes para a manutenção da saúde e que a falta desses nutrientes pode prejudicar a saúde. Por isso, é preciso ingerir frutas diariamente.
-
- Deixe que os alunos se expressem livremente sobre as frutas que mais gostam de comer.
- Peça-lhes que escolham uma delas e registrem-na por meio de um desenho em uma folha de papel sulfite. Depois, escreva o nome da fruta.
- Exponha os desenhos produzidos pelos alunos.
48
TER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE DO CORPO. DEVEMOS COMER ALIMENTOS VARIADOS E EM QUANTIDADE ADEQUADA.
3. RELACIONE DANIEL À REFEIÇÃO QUE TEM MAIOR VARIEDADE DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
___ 1
PNA
4. CONTE PARA OS COLEGAS QUE ALIMENTOS VOCÊ GERALMENTE COME NO ALMOÇO.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação da variedade de alimentos que fazem parte de sua alimentação, com base no que acabaram de estudar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A questão 4 incentiva os alunos a refletirem sobre as próprias escolhas alimentares, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC e possibilita aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Além disso, a atividade envolve a análise de situações do cotidiano e a elaboração de hipóteses, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A questão 3 permite evidenciar se os alunos identificam uma alimentação variada.
Como proceder
- Questione os alunos sobre a diferença entre esses pratos, chamando a atenção deles para a variedade de alimentos em cada um. Em seguida, oriente-os a fazer a atividade, ou seja, a escolher a opção mais saudável para o menino. Peça a eles que justifiquem a escolha.
- Verifique se eles percebem que o prato de arroz e feijão contém maior variedade de nutrientes. Caso demonstrem dificuldade, peça que contem a quantidade de diferentes alimentos desse prato. Já os alimentos como o sanduíche e a lasanha têm menor variedade de nutrientes.
Mais atividades
- Entregue uma folha de papel sulfite para cada aluno com a imagem de um círculo grande. Peça-lhes que desenhem dentro do círculo os alimentos que ingerem em outras refeições, além do almoço, informando a quantidade deles.
- Oriente-os a observar criticamente a própria alimentação a fim de identificar se é equilibrada ou se deve ser modificada.
Amplie seus conhecimentos
-
Você é o que você come?: um guia sobre tudo o que está no seu prato! São Paulo: Moderna, 2016.
Livro em formato de almanaque que explora os alimentos e a alimentação, com informações inusitadas.
- Comente com os alunos que a falta de nutrientes no corpo pode causar vários distúrbios. A fome é um tema de relevância mundial e está associada à saúde. Além disso, o excesso de gordura na alimentação pode causar outro distúrbio alimentar - a obesidade, que tem grande relevância mundial quando se trata da saúde.
49
PNA
DE ONDE VÊM ALGUNS ALIMENTOS?
MUITAS RECEITAS DE PRATOS QUE CONSUMIMOS TÊM ORIGEM EM DIFERENTES CULTURAS, COMO A INDÍGENA E A DOS POVOS AFRICANOS.
A MANDIOCA, USADA PARA FAZER O BEIJU, A TAPIOCA E O PIRÃO, POR EXEMPLO, É DE ORIGEM INDÍGENA.
DENTRE AS CONTRIBUIÇÕES GASTRONÔMICAS DOS POVOS AFRICANOS ESTÃO O MUNGUNZÁ E O ACARAJÉ.
O MUNGUNZÁ É UM DOCE FEITO DE MILHO COZIDO COM LEITE DE VACA OU DE COCO. EM ALGUNS LOCAIS, O MUNGUNZÁ É CONHECIDO COMO CANJICA.
O ACARAJÉ É UM BOLINHO DE FEIJÃO-FRADINHO FRITO NO ÓLEO DE DENDÊ. ELE SE TORNOU UM DOS SÍMBOLOS DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O texto desta seção trabalha o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural, pois apresenta, explica e valoriza aspectos culturais de origens indígena e africana. A abordagem do texto com os alunos permite desenvolver o componente da PNA compreensão de textos. Caso eles não conheçam algumas palavras, auxilie-os a procurar seus significados no dicionário, aprimorando o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- O texto valoriza a diversidade de saberes relacionados à culinária, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 6 da BNCC. Além disso, o trabalho com o texto valoriza as culturas indígenas e africanas, incentivando o respeito à diversidade cultural, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC.
- Solicite aos alunos que citem os alimentos comuns do local onde vivem.
- Em cada cultura e localidade, há diferentes alimentos, com maior ou menor quantidade de nutrientes.
- Comente que a culinária brasileira teve influências de várias culturas, como a indígena e a africana. Mostre as fotos para os alunos, explicando-as com auxílio das legendas.
- Leia com eles o texto desta seção. Pergunte se já comeram os alimentos apresentados no texto e, em caso positivo, peça que os descrevam.
- Oriente os alunos a procurarem no dicionário palavras cujo significado não conheçam.
Mais atividades
- Monte na escola uma feira de alimentos de origens indígena e africana. Para isso, organize os alunos em grupos. Cada grupo deve ficar responsável por escolher e trazer um prato de origem indígena ou africana e alimentos in natura.
- Auxilie na organização do espaço onde os alimentos serão dispostos.
Amplie seus conhecimentos
-
SILVA, Paula Pinto e. Farinha, feijão e carne-seca: um tripé culinário no Brasil colonial. São Paulo: Senac, 2005.
Esse livro trata de temas relacionados à Antropologia, com destaque para a cozinha da sociedade colonial, em que ingredientes de origens indígena, africana e europeia se misturam no preparo de alimentos brasileiros.
50
ATIVIDADES
PNA
1. CUBRA O PONTILHADO E ENCONTRE AS PALAVRAS RELACIONADAS ÀS FOTOS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
A
B
C
D
-
AGORA, LEIA AS PALAVRAS QUE SE FORMARAM CUBRINDO OS TRACEJADOS.
Espera-se que os alunos leiam as palavras salada, frutas, carne e batata frita.
-
MARQUE UM X NOS QUADRINHOS DOS ALIMENTOS QUE VOCÊ GOSTA DE COMER.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 desta página incentiva o traçado de letras para formar palavras e a leitura do que foi produzido, desenvolvendo os componentes da PNA produção de escrita e fluência em leitura oral, respectivamente.
- Peça aos alunos que observem as imagens e identifiquem os alimentos. Em seguida, oriente-os a fazer a atividade 1.
- A atividade 1 permite o trabalho com a alfabetização e o letramento. Os alunos podem verificar como é a escrita e a pronúncia de palavras relacionadas a seu dia a dia.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar uma composição de refeição mais nutritiva.
Como proceder
- Pergunte aos alunos qual das imagens mostra um conjunto mais nutritivo de alimentos e sugira que montem uma refeição saudável com eles. O ideal seria usar saladas variadas e frutas, mas também um pouco de carne e de batata. Aproveite esta atividade para verificar se os alunos reconhecem facilmente a diversidade de nutrientes de um prato.
- Se for pertinente, destaque que mesmo que temos a preferência por um alimento pouco nutritivo e calórico, precisamos ter hábitos de comer alimentos saudáveis, para evitar entre outros problemas, a obesidade. Comente que a obesidade tem se tornado tema de relevância mundial em discussões associadas à saúde.
- Caso tenham dificuldade, retome as abordagens estudadas nesse tema da unidade.
51
PNA
LER E COMPREENDER
2. CANTE COM OS COLEGAS A CANTIGA A SEGUIR.
MEU LANCHINHO, MEU LANCHINHO
VOU COMER, VOU COMER
PRA FICAR FORTINHO, PRA FICAR FORTINHO
E CRESCER! E CRESCER!
JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE MARÍLIA CENTURIÓN E OUTROS. SÃO PAULO: FTD, 2004. P. 134.
-
CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A PARTE SUBLINHADA DA CANTIGA E TENTEM EXPLICÁ-LA.
2. A. Os alunos podem comentar que é dos alimentos que obtemos a energia e os materiais (nutrientes) de que nosso corpo precisa para se manter vivo e se desenvolver.
-
COM UM COLEGA, CITEM PALAVRAS QUE TENHAM SOM FINAL SEMELHANTE ÀS APRESENTADAS NA CANTIGA.
2. B. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem palavras que rimem com lanchinho, fortinho e palavras que rimem com comer e crescer
PNA
3. A IMAGEM ABAIXO MOSTRA O PRATO DE EMERSON APÓS O ALMOÇO.
-
EMERSON DESPERDIÇOU ALIMENTOS. COMPLETE ADEQUADAMENTE A FRASE A SEGUIR COM AS PALAVRAS DO QUADRO.
REPITA · ALIMENTOS · EXAGEROS · PRATO · SATISFAZER
VOCÊ TEM O HÁBITO DE DEIXAR SOBRAS DE ALIMENTOS NO PRATO?
Resposta pessoal.
COLOQUE NO PRATO APENAS A QUANTIDADE DE ALIMENTOS NECESSÁRIA PARA SATISFAZER SUA FOME. SE PRECISAR, REPITA O PRATO, SEM EXAGEROS.
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA A FRASE QUE SE FORMOU.
Espera-se que os alunos leiam a frase que se formou. Se precisar, ajude-os.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 2 da página 51 permite aos alunos ler e interpretar informações expressas em diferentes linguagens verbo-visuais, contribuindo para desenvolver a Competência geral 4 da BNCC, além dos componentes da PNA compreensão de texto, consciência fonêmica, fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
- A atividade 3 trabalha o Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo ao promover a discussão sobre desperdício de alimentos. Além disso, incentiva a análise de uma situação-problema, ampliando o trabalho com a Competência geral 2 da BNCC. Ao incentivar os alunos a completarem e lerem a frase, a atividade também contribui para desenvolver os componentes da PNA produção escrita e fluência em leitura oral.
Ler e compreender
- Cantiga é um gênero textual de composição poética de versos curtos, dividida em estrofes, geralmente utilizada em brincadeiras infantis.
Antes da leitura
Oriente os alunos a observarem a imagem que aparece ao lado do texto e a dizerem o que acham que ela representa. Espera-se que eles percebam que se trata de uma lancheira comumente usada para transportar e reservar lanches. Em seguida, pergunte se eles têm alguma ideia do que a cantiga vai abordar, considerando a imagem.
Durante a leitura
Faça a atividade com a cantiga e peça aos alunos que acompanhem a letra. Isso pode auxiliar na musicalização e contribuir para a alfabetização e o letramento.
Incentive os alunos a identificarem a ideia central da cantiga.
Verifique se eles percebem as rimas que existem no final.
Depois da leitura
Pergunte aos alunos se o assunto que imaginaram antes da leitura foi confirmado.
Instrua-os a se expressarem sobre a parte da cantiga que está sublinhada. Oriente-os no desenvolvimento do item B. Verifique se as palavras citadas de fato rimam com as palavras do texto, a fim de que desenvolvam a consciência fonêmica.
- Permita aos alunos que se expressem livremente sobre atitudes diárias de alimentação. Peça a eles que observem em uma de suas refeições quanto alimento é descartado, desde cascas de vegetais até alimentos que eles ou as pessoas de sua casa deixam no prato.
52
4. É IMPORTANTE FAZERMOS AS TRÊS PRINCIPAIS REFEIÇÕES DIÁRIAS, COMO O CAFÉ DA MANHÃ, O ALMOÇO E O JANTAR. PEQUENOS LANCHES PODEM SER REALIZADOS ENTRE AS REFEIÇÕES, SEM EXAGEROS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
-
CONTORNE DE VERMELHO A FOTO QUE APRESENTA A REFEIÇÃO QUE VOCÊ ESCOLHERIA PARA O ALMOÇO, PENSANDO NA SUA SAÚDE. EXPLIQUE OS MOTIVOS DA SUA ESCOLHA.
Resposta pessoal. Considerando a variedade de alimentos, muitos alunos podem contornar a imagem A ou a B, no entanto, levando em consideração o fato de que o sanduíche contém embutidos, espera-se que contornem a imagem A.
-
AGORA, CONTORNE DE AZUL O ALIMENTO MENOS ADEQUADO PARA O LANCHE DA TARDE.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos identifiquem o sorvete como o menos adequado para o lanche da tarde, pois, além de não ser variado, contém grande quantidade de açúcar e gordura.
Azul.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Esta atividade incentiva os alunos a analisarem alimentos, considerando reflexões sobre as próprias escolhas alimentares, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC, além do Tema contemporâneo transversal Saúde.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 4 permite verificar se os alunos identificam a refeição mais adequada para o almoço.
Como proceder
- Caso algum aluno contorne de vermelho as imagens com menor variedade de alimentos, peça a ele que observe novamente as imagens e analise os tipos de alimento presentes em cada uma delas. Espera-se que eles sejam capazes de discernir entre alimentos mais ou menos nutritivos.
- Caso algum aluno não identifique o sorvete como menos indicado para o lanche da tarde, verifique se ele percebe que, apesar de serem saborosos, os sorvetes não contêm os nutrientes necessários para um bom crescimento e desenvolvimento do corpo.
- Reforce a importância de fazer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), especialmente durante as etapas de crescimento e desenvolvimento. Diga aos alunos que é importante nos alimentarmos bem no café da manhã, uma vez que não nos alimentamos durante o sono, permanecendo um longo período em jejum.
Mais atividades
-
Solicite aos alunos que, em determinado dia, anotem em um quadro, como o apresentado a seguir, os alimentos que ingeriram em diferentes refeições. Oriente-os a pedir ajuda a um adulto tanto na escrita dos nomes dos alimentos quanto na organização do quadro, promovendo, assim, a literacia familiar. Caso não seja possível, instrua-os a registrar esses dados por meio de desenhos.
Café da manhã Almoço Jantar
- Combinem uma data para que eles enviem por e-mail o quadro construído ou o levem para a sala de aula, a fim de que conversem sobre a variedade de alimentos.
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5. DESENHE E PINTE A SEGUIR AS FRUTAS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
5. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos compartilhem seus gostos, citando frutas que muitos podem desconhecer. Isso permite aos alunos que aumentem as possibilidades de variar a alimentação.
PNA
-
PODEMOS INGERIR ESSAS FRUTAS DE DIFERENTES MANEIRAS, COMO PURAS, EM SUCOS, EM SALADAS OU EM TORTAS. COMO VOCÊ COSTUMA INGERIR AS FRUTAS QUE VOCÊ DESENHOU? CONTE A UM COLEGA.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos percebam que alguns alimentos podem ser ingeridos de diferentes maneiras, compondo pratos, sobremesas ou bebidas.
PNA
6. ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE NÃO GOSTAM DE CERTOS ALIMENTOS ANTES MESMO DE EXPERIMENTÁ-LOS.
MARQUE UM X NOS ALIMENTOS QUE VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU.
Resposta pessoal.
PEIXE
BANANA
JILÓ
ARROZ
BERINJELA
FEIJÃO
CEBOLA
ALFACE
MELANCIA
FRANGO
RÚCULA
BATATA
MANDIOCA
AGRIÃO
TOMATE
CAJU
-
VOCÊ ACHA IMPORTANTE CONHECER E EXPERIMENTAR ALIMENTOS? COMENTE COM UM COLEGA.
Resposta pessoal.
-
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS PALAVAS QUE VOCÊ ASSINALOU.
Espera-se que os alunos leiam as palavras que assinalaram. Se precisar, ajude-os.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Na atividade 5, discutir com os colegas sobre formas de ingerir as frutas de que mais gostam permite a troca de ideias e opiniões, auxiliando no trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A atividade 6 incentiva a percepção de diferentes características entre os colegas, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI04 da BNCC. Esta atividade também incentiva os alunos a respeitarem os diferentes gostos das pessoas, aprimorando a Competência geral 9 da BNCC.
- A leitura dos nomes dos alimentos na atividade 6 desenvolve o componente da PNA fluência em leitura oral.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 5 permite verificar se os alunos percebem que podemos ingerir frutas em diferentes tipos de alimentos, como tortas, sucos e saladas.
Como proceder
- Caso algum aluno não reconheça que podemos ingerir frutas de diversas maneiras, pergunte-lhe de que ingredientes são feitos alguns alimentos, como sucos naturais, saladas de frutas, tortas, entre outros. Aproveite também para dizer que alguns alimentos industrializados não são feitos com as frutas in natura, mas com substâncias que imitam o sabor delas, e, por isso, devemos evitar esses tipos de alimento.
- Explique que é importante escolher sucos naturais, pois os industrializados geralmente não contêm frutas, apenas aromatizantes, além de conservantes.
- Peça aos alunos que trabalhem a atividade 6 em duplas, trocando experiências sobre os alimentos que já provaram. Verifique se eles demonstram resistência em provar alimentos que não conhecem. Se disserem que experimentaram algum alimento do qual não gostaram, pergunte qual foi o motivo de não terem gostado, por exemplo, gosto ou textura. Caso afirmem que não gostam da aparência de determinados alimentos, incentive-os a experimentá-los, a fim de conferirem o sabor, pois podem passar a apreciá-los.
- Reforce a importância de respeitar os gostos dos colegas.
54
6 CUIDANDO DA LIMPEZA DO AMBIENTE
A LIMPEZA DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS E FREQUENTAMOS É MUITO IMPORTANTE PARA MANTER A SAÚDE.
PNA
LER E COMPREENDER
1. CONTE A UM COLEGA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA HISTÓRIA A SEGUIR.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
[...]
[...]
MÔNICA, DE MAURICIO DE SOUSA. MÔNICA. SÃO PAULO, GLOBO, N. 167, AGO. 2000. P. 59.
Comentários sobre a seção Ler e compreender são apresentados nas orientações ao professor da página 79 - MP.
2. O QUE MÔNICA ESTÁ ENSINANDO AO CEBOLINHA E ÀS OUTRAS CRIANÇAS DA HISTÓRIA?
2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que Mônica está ensinando ao Cebolinha e às outras crianças que não devemos jogar lixo no chão, pois ele pode contaminar o ambiente, e que devemos jogar o lixo na lixeira, separando os materiais recicláveis.
NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO. PROCURE SEMPRE UMA LIXEIRA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 6 - Cuidando da limpeza do ambiente
10 aulas
- Atividade preparatória.
- Interpretação da história em quadrinhos da página 54.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 55 e 56.
- Estudo da informação apresentada na seção da página 56.
- Desenvolvimento da atividade prática da seção Na prática.
- Reflexão sobre os resultados obtidos na seção Na prática.
- Leitura e desenvolvimento das atividades das páginas 58 e 59.
- Desenvolvimento da atividade experimental da seção Investigue e compartilhe.
- Roda de conversa sobre os resultados apresentados na seção Investigue e compartilhe.
- Estudo e discussão do tema abordado na seção Cidadão do mundo.
- Resolução das atividades propostas na seção O que você estudou?.
Destaques BNCC e PNA
- A limpeza do ambiente é apresentada como uma questão de saúde e associada à higiene do corpo, contribuindo para o trabalho com a habilidade EF01CI03 da BNCC e com o Tema contemporâneo transversal Saúde.
- Ao incentivar o cuidado com o ambiente e a formação de uma consciência socioambiental, o trabalho com a Competência geral 7 da BNCC é ampliado.
- A atividade 1 possibilita aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- As dicas apresentadas na página 55 promovem a autonomia do aluno, reforçando a procura de soluções, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 10 da BNCC.
- Reforce com os alunos a importância de procurar uma lixeira para depositar o lixo adequadamente. Pergunte-lhes como ficariam as cidades se todos os habitantes jogassem embalagens de produtos nas calçadas e ruas. O lixo é um assunto de relevância mundial, pois tem aumentado a cada dia e seu destino está cada vez mais incerto.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a se expressarem livremente ao interpretarem as imagens. Espera-se que eles percebam que a Mônica está chamando a atenção do Cebolinha por ele jogar lixo no chão. Ela faz um discurso no qual destaca as consequências desse ato e explica como o amigo deveria proceder.
55
É PRECISO AJUDAR A CUIDAR DA LIMPEZA DA ESCOLA, DOS PARQUES, DAS RUAS E DE OUTROS LOCAIS. POR ISSO, SEMPRE JOGUE O LIXO NA LIXEIRA.
3. OBSERVE AO SEU REDOR. HÁ LIXO JOGADO NO CHÃO?
3. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos avaliem a sala de aula e verifiquem se eles estão cuidando adequadamente desse ambiente com relação ao lixo.
SE POSSÍVEL, RECOLHA ESSE LIXO E COLOQUE-O NA LIXEIRA.
VEJA ALGUNS CUIDADOS QUE AJUDAM A MANTER O AMBIENTE ONDE VIVEMOS LIMPO E ORGANIZADO.
4. PINTE OS QUADRINHOS SEGUINDO AS INDICAÇÕES A SEGUIR.
Resposta pessoal.
Verde.
Azul.
Verde.
Azul.
PROCURE AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES.
MANUAL DO PROFESSOR
-
- Questione os alunos sobre o que fariam se vissem alguém jogando lixo no chão. Pergunte se alguém já passou por essa situação e, em caso afirmativo, peça-lhe que relate a situação.
- Incentive os alunos a recolherem o lixo que outra pessoa jogou no chão, pois, dessa forma, estarão contribuindo para o bem-estar coletivo e dando um bom exemplo para os demais.
- Pergunte aos alunos de quais das situações ilustradas eles de fato participam. Diga que, sem a colaboração de todos, a manutenção de um ambiente limpo e organizado se torna uma tarefa muito difícil. Por isso, sempre que for possível, é importante ajudar os pais nas tarefas domiciliares.
Ler e compreender
- Na página 54, é apresentada uma história em quadrinhos, que é uma narração contada por meio de uma sequência de imagens, com ou sem texto. Na história sem texto, a comunicação é feita apenas por meio das imagens.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos quem são as personagens da história em quadrinhos e quem é o autor. Espera-se que eles respondam que são as personagens da Turma da Mônica, criadas por Mauricio de Sousa.
Pergunte qual é o principal assunto abordado. Espera-se que os alunos percebam que se trata do uso correto das lixeiras.
Durante a leitura
Ajude-os a interpretar o que está ilustrado em cada quadrinho. Diga que os balões representam as falas da personagem, que está simbolizada por uma imagem. Os dois primeiros quadrinhos mostram uma ação: Cebolinha joga lixo no chão e Mônica chama a atenção dele. O X representa uma negação. Portanto, Mônica fala para Cebolinha não jogar lixo na rua, e sim na lixeira. Em seguida, ela fala para não poluir as águas, e sim mantê-las próprias para os peixes. Por fim, ela fala para várias personagens sobre lixeiras e preservação do ambiente. O último quadrinho mostra todos felizes.
Depois da leitura
Oriente os alunos a discutirem em duplas a história em quadrinhos. Em seguida, escolha um aluno para escrever em palavras o que a Mônica estaria falando, contribuindo para desenvolver o componente da PNA produção de escrita.
- Procure associar cada situação à manutenção da saúde. Por exemplo, brinquedos espalhados podem provocar acidentes de queda, comprometendo a saúde plena da pessoa.
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PAULO ESTÁ ORGANIZANDO SEU QUARTO.
5. LIGUE OS OBJETOS DE PAULO AO LOCAL ONDE CADA UM DELES DEVE SER GUARDADO.
PROCURE MANTER SEU QUARTO E SUA MOCHILA ORGANIZADOS.
PNA
OS GATOS E A LIMPEZA
OS GATOS SÃO ANIMAIS QUE FAZEM A LIMPEZA DO PRÓPRIO CORPO. ELES UTILIZAM A LÍNGUA E OS DENTES PARA LIMPAR E PENTEAR OS PELOS.
ALÉM DA LIMPEZA DO CORPO, OS GATOS COBREM COM TERRA AS PRÓPRIAS FEZES E URINA.
GATO PODE ATINGIR CERCA DE 76 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta questão, os alunos são convidados a fazer uma autoavaliação da organização do próprio quarto, incentivando não somente os cuidados com a saúde, mas o senso estético, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
- Oriente os alunos a lerem em conjunto o texto da seção desta página, de forma a desenvolverem os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e fluência em leitura oral.
- Peça aos alunos que observem a ilustração para identificar o que precisa ser limpo ou organizado. Questione-os sobre acidentes que podem ocorrer em ambientes desorganizados, como o da ilustração. Por exemplo, uma pessoa pode machucar o pé, tropeçar em um objeto fora do lugar ou escorregar ao pisar em uma roupa. Oriente-os a fazer a questão seguindo as instruções.
- Converse com os alunos sobre o quarto deles. Peça-lhes que reflitam sobre o que precisa ser organizado.
- Explique que é importante organizar os pertences pessoais, pois isso nos auxilia a manter tudo em ordem, além de facilitar a encontrar objetos ao procurá-los. Comente que é importante também organizar os materiais escolares, evitando, assim, carregar itens desnecessários na mochila. Chame a atenção dos alunos para as roupas, os calçados e os lençóis, os quais precisam estar sempre limpos e arrumados para evitar doenças.
- Leia com os alunos o texto sobre a higiene do gato e depois pergunte se algum deles tem um animal desse em casa. Com base nisso, peça a eles que relatem as características do comportamento desses animais associadas à higiene. Explique que os demais animais também têm comportamentos relacionados a esse aspecto. Para exemplificar, cite as aves, que limpam os ninhos, e os primatas, que coletam parasitas uns dos outros.
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NA PRÁTICA
-
VOCÊ ACHA QUE O AMBIENTE DA SUA ESCOLA ESTÁ BEM CONSERVADO E ORGANIZADO?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos resgatem sua vivência na escola e reflitam sobre as condições de conservação dos espaços da escola.
PARA ANALISAR O CUIDADO QUE AS PESSOAS TÊM COM O AMBIENTE ESCOLAR, REALIZE A ATIVIDADE A SEGUIR.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- CANETA
- PAPEL
- CÂMERA FOTOGRÁFICA (OU CÂMERA DE UM TELEFONE CELULAR)
Caso os alunos não tenham telefones celulares ou câmeras disponíveis, oriente-os a registrar as observações por meio de desenhos, no caderno.
JUNTE-SE A QUATRO COLEGAS E CAMINHEM PELOS AMBIENTES DA ESCOLA, OBSERVANDO AS CONDIÇÕES DELES.
FIQUEM ATENTOS A OBJETOS QUEBRADOS, AO LIXO JOGADO EM LOCAIS INADEQUADOS, A PAREDES RISCADAS, ENTRE OUTROS PROBLEMAS.
REGISTREM OS PROBLEMAS E OS LOCAIS POR ONDE VOCÊS PASSARAM POR MEIO DE FOTOS.
FAÇAM UM CARTAZ, COM AS FOTOS, MOSTRANDO OS ESPAÇOS QUE ESTÃO CONSERVADOS E OS QUE NÃO ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES.
VOCÊS PODEM SUBSTITUIR OS CARTAZES POR SLIDES PRODUZIDOS COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR.
1. QUAIS FORAM OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NOS ESPAÇOS VISITADOS?
PNA
Resposta pessoal. Os alunos podem citar que foram encontrados lixo jogado no chão, paredes e móveis depredados, locais sem manutenção, entre outros problemas.
2. QUE AÇÕES PODEM SER REALIZADAS PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que podem jogar o lixo no local correto, cuidar da estrutura da escola e das carteiras, além de ajudar informando os problemas encontrados para os professores e o diretor da escola, entre outras atitudes.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta atividade, os alunos são levados a observar e analisar resultados, levantar problemas da comunidade, propondo soluções, e trabalhar em grupo, ações que contribuem para o desenvolvimento das Competências gerais 2 e 9 da BNCC e do componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Além disso, as ideias sobre a consciência socioambiental desenvolvem a Competência geral 7 da BNCC.
- A forma de trabalho incentiva a cooperação e o uso de tecnologia, contribuindo respectivamente para o desenvolvimento das Competências gerais 9 e 5 da BNCC.
- Divida a turma em grupos com quatro alunos e forneça a cada um os materiais necessários. Oriente-os a procurar problemas no ambiente escolar, como lixeiras quebradas.
- Diga aos alunos que eles caminharão em grupos pela escola procurando esses problemas em dois momentos: antes e depois do recreio.
- Oriente-os a coletar informações sobre o problema encontrado. Para isso, podem tirar fotos e fazer anotações.
- Aproveite a atividade para incentivar a visão crítica da realidade que os cerca. Ao solicitar que observem as condições da escola, peça que organizem um quadro com os elementos encontrados e que identifiquem o tipo de problema mais comum (limpeza ou organização) e quando foi constatado (antes ou depois do recreio).
- Imprima as fotos e entregue-as aos alunos para que montem o cartaz. Oriente-os a dividir o cartaz em duas partes. Em uma delas, devem colar as fotos registradas antes do recreio; na outra, as fotos após o recreio.
- Discuta as questões com os alunos, incentivando o levantamento de soluções. Liste na lousa as ações citadas por eles ao resolver a questão 2 desta seção.
- Se escolherem fazer uso de slides no lugar dos cartazes, as fotos não precisam ser impressas. Baixe-as no computador e oriente os alunos a montarem um cartaz virtual com as informações que julgarem importantes.
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ATIVIDADES
PNA
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
1. IDENTIFIQUE OS CUIDADOS QUE AS CRIANÇAS TÊM COM OS AMBIENTES DA CASA E DA ESCOLA. ESCREVA A LETRA DE CADA CUIDADO NA DESCRIÇÃO CORRESPONDENTE.
Resposta pessoal.
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
D JOGAR O LIXO NO LOCAL ADEQUADO, DE ACORDO COM O MATERIAL.
C ARRUMAR A CAMA.
A GUARDAR OS BRINQUEDOS.
B GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS NO GUARDA-ROUPA.
DIGA PARA OS COLEGAS QUAIS DESSES CUIDADOS VOCÊ REALIZA EM CASA E NA ESCOLA.
Resposta pessoal.
PARA SABER MAIS
- A CASA DO LIXO ZERO, DE ANA MARIA DE ANDRADE. EDITORA IMPERIAL NOVO MILÊNIO.
APRENDA COMO CUIDAR DO AMBIENTE AJUDANDO A DIMINUIR A QUANTIDADE DE LIXO QUE DESCARTAMOS. VAMOS CONHECER AS ATITUDES DE TRÊS PORQUINHOS DA FAMÍLIA 3RS: REDUZINHO, REUTILINA E RECICLINO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 1 incentiva os alunos a identificarem hábitos relacionados à limpeza e à organização dos ambientes, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- A leitura e a interpretação das informações para serem associadas às imagens permitem o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 possibilita associar cuidados com os ambientes onde os alunos vivem ou frequentam.
Como proceder
- Caso algum aluno associe de forma inadequada as imagens às descrições correspondentes, leia com ele as ações e pergunte como ele as representaria. Em seguida, solicite a ele que observe novamente as imagens com base no que acabou de representar.
- Liste na lousa os cuidados mencionados pelos alunos. Caso alguns desses cuidados se repitam, anote a quantidade de alunos que são responsáveis por eles. Depois, peça-lhes que citem outros cuidados, além dos apresentados nesta página.
- É importante incentivá-los a cuidar do ambiente que frequentam. Assim, chame a atenção deles para o fato de que devemos ter na escola e na sala de aula os mesmos cuidados que temos em casa. Peça-lhes que façam uma avaliação dos próprios hábitos.
- Oriente os alunos a procurarem o livro sugerido na seção Para saber mais e a lê-lo com a ajuda de um familiar, desenvolvendo, assim, a literacia familiar. Insira em seu planejamento um momento em que possam discutir sobre o que aprenderam.
Amplie seus conhecimentos
-
DRISCOLL, Dennis; DRISCOLL, Michael. Meio ambiente: uma introdução para crianças. São Paulo: Panda Books, 2010.
Nesse livro, os autores abordam temáticas relativas ao ambiente, apresentando experimentos científicos e dicas para as crianças colocarem em prática por meio de ações que promovem um planeta sustentável.
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2. OBSERVE OS SÍMBOLOS ENCONTRADOS EM EMBALAGENS FEITAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, OU SEJA, QUE PODEM PASSAR POR UM PROCESSO E SEREM USADOS PARA FABRICAR OUTROS OBJETOS.
-
ENCONTRE EM SUA RESIDÊNCIA EMBALAGENS DE ALIMENTOS QUE CONTÊM CADA UM DESSES SÍMBOLOS E DESENHE-AS NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
Resposta pessoal.
- A
- B
- C
-
DE QUE MATERIAIS SÃO FEITAS AS EMBALAGENS QUE VOCÊ DESENHOU? CONTE AOS COLEGAS.
PNA
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos identifiquem algumas características dos materiais de que são feitas as embalagens de uso cotidiano.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 2 trabalha o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois apresenta e desenvolve o conceito de reciclagem. Além disso, permite desenvolver a Competência geral 4 da BNCC, ao incentivar os alunos a reconhecerem informações por meio de uma linguagem visual.
- A troca de ideias entre os alunos na identificação dos materiais dos quais são feitas as embalagens possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A atividade 2 permite o desenvolvimento da interpretação de imagens e do reconhecimento de sinais. Ajude os alunos nessa tarefa. Peça-lhes que verifiquem a possibilidade de realizar esta atividade com os pais ou responsáveis, promovendo a literacia familiar.
- Peça aos alunos que observem se esses sinais estão indicados nas embalagens dos alimentos que consomem diariamente. Depois, oriente-os a desenhá-los nos locais indicados.
- Instrua os alunos a formarem duplas e a mostrarem seus desenhos para o colega. Na sequência, eles devem discutir a importância de consumir alimentos cuja embalagem possa ser reciclada.
- Explique a eles que alguns materiais, em vez de serem descartados com os demais resíduos, podem ser enviados a uma fábrica que os tornará novamente próprios para uso. Esse processo é chamado reciclagem. Alguns materiais que podem ser reciclados são os papéis secos, o metal das latinhas (alumínio), o vidro e o plástico.
Mais atividades
- Peça aos alunos que, em casa, separem em um saco plástico as embalagens recicláveis que geralmente descartam durante um dia. Antes de encaminhar esses materiais à coleta seletiva, eles devem classificar cada embalagem de acordo com a finalidade do produto que ela continha: limpeza, higiene pessoal e alimentação.
- Depois, sugira que desenhem em uma folha de papel sulfite três quadrados, um para cada finalidade. Os quadrados devem ter tamanhos compatíveis com a quantidade de resíduos relativos a eles. Por exemplo, se a quantidade de embalagens de alimentos for maior do que a de embalagens de limpeza, o tamanho do quadrado referente aos alimentos deve ser maior.
- Peça-lhes que comparem esses resultados em duplas, desenvolvendo, assim, a Competência geral 9 da BNCC.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE TUDO O QUE JOGAMOS NO LIXO REALMENTE NÃO TEM MAIS UTILIDADE?
Espera-se que os alunos respondam que não, pois há muitos materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados.
-
VOCÊ JÁ IMAGINOU ALGUMA MANEIRA DE REAPROVEITAR RESTOS DE ALIMENTOS E, ASSIM, CONTRIBUIR PARA REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO NO PLANETA? CONTE AOS COLEGAS. Resposta pessoal.
Os alunos podem citar o reaproveitamento de restos de alimentos para: produção de compostagem, preparo de outros tipos de alimentos (cascas de frutas para preparar sucos), produção de peças de vestuários (uso de couro de peixe), entre outras maneiras.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 GARRAFA PLÁSTICA DE 2 LITROS
- RESTOS DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL CORTADOS EM PEQUENOS PEDAÇOS
- FOLHAS SECAS
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- MEIA DE NÁILON
- ELÁSTICO
- PEÇA A UM ADULTO QUE FAÇA VÁRIOS FUROS NA TAMPA DA GARRAFA.
- EM SEGUIDA PEÇA PARA O ADULTO CORTAR O FUNDO DA GARRAFA PLÁSTICA, FORMANDO UM FUNIL E UM COPO.
- ENCAIXE O FUNIL NO COPO FORMADO.
-
PARA QUE É IMPORTANTE FAZER FUROS NA TAMPA DA GARRAFA?
Espera-se que os alunos respondam que é para escorrer a parte líquida.
ATENÇÃO
SOMENTE O ADULTO DEVE FAZER OS FUROS NA TAMPA E CORTAR A GARRAFA PLÁSTICA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer um método caseiro de compostagem.
- Reconhecer a produção de resíduos como um problema ambiental.
Destaques BNCC e PNA
- A construção de uma composteira é uma atividade que permite observar o processo de decomposição, além de valorizar o conhecimento técnico utilizado pelos jardineiros, contribuindo para o desenvolvimento das Competências gerais 1 e 6 da BNCC. A discussão sobre as questões que envolvem o lixo e a solução para reduzir esse impacto contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
- Esta atividade prática também incentiva a análise de situações de forma crítica, com o levantamento de hipóteses e a formulação de conclusões por meio da troca de ideias entre os alunos, estratégias que ajudam a desenvolver as Competências gerais 2 e 9 da BNCC. O levantamento de hipóteses e a formulação de conclusões sobre o que será investigado possibilitam o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Verifique a possibilidade de realizar esta atividade na escola. Para isso, peça aos alunos que providenciem restos de alimentos de suas residências, embalados em um saco plástico limpo, e providencie o restante dos materiais. Questione para onde costumam ir esses restos de alimentos e qual é o destino do lixo após ser coletado pelo serviço de limpeza pública. Mostre aos alunos que um cidadão brasileiro gera, diariamente, mais de 1 kg de lixo e que parte disso é formada por restos de alimentos.
- É importante observar o experimento a cada três dias e deixá-lo em um local onde não haja circulação de pessoas e/ou animais. O aparato pode ser montado em um cômodo, onde não haja incidência de luz solar. Mostre aos alunos que a compostagem pode ser feita em ambientes pequenos.
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- COLOQUE DENTRO DO FUNIL UMA CAMADA DE FOLHAS SECAS, BEM TRITURADAS.
- CUBRA AS FOLHAS SECAS COM UMA CAMADA DE RESTOS DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL.
- COLOQUE MAIS UMA CAMADA DE FOLHAS SECAS POR CIMA DOS RESTOS DE ALIMENTOS.
- CUBRA A GARRAFA COM A MEIA DE NÁILON, PRENDENDO-A COM O ELÁSTICO.
- DEIXE A GARRAFA EM UM LOCAL AREJADO. DIARIAMENTE, UMEDEÇA O MATERIAL COM CUIDADO PARA NÃO ENCHARCAR.
- AGUARDE SEIS SEMANAS. DURANTE ESSE TEMPO, ANOTE SUAS OBSERVAÇÕES A CADA TRÊS DIAS.
- O MATERIAL FORMADO NO INTERIOR DA GARRAFA PODE SER UTILIZADO COMO ADUBO. JÁ O MATERIAL FORMADO NO FUNDO DA GARRAFA, AO SER MISTURADO COM ÁGUA, PODE SER UTILIZADO COMO FERTILIZANTE PARA HORTAS E JARDINS.
QUANDO FOR REALIZAR AS OBSERVAÇÕES, FOTOGRAFE O CONTEÚDO DA GARRAFA. ISSO AJUDA A REALIZAR SUAS ANOTAÇÕES.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. O QUE ACONTECEU COM O MATERIAL NO INTERIOR DA GARRAFA?
1. Espera-se que os alunos comentem que ocorreu a decomposição dos restos de alimentos e de vegetais. Comentários nas orientações ao professor.
2. É POSSÍVEL REAPROVEITAR OS RESTOS DE ALIMENTOS QUE GERALMENTE JOGAMOS NA LIXEIRA?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois é possível preparar adubo com eles. Comentários nas orientações ao professor.
3. COMO O MATERIAL FORMADO COM OS RESTOS DE ALIMENTOS PODE AUXILIAR NA REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE LIXO NO AMBIENTE?
Espera-se que os alunos respondam que os alimentos usados para formar adubo deixaram de ser descartados no ambiente. Comentários nas orientações ao professor.
4. O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR COM ESTA ATIVIDADE?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
5. COMPARE SEUS RESULTADOS COM OS DOS COLEGAS.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- A água é fundamental para que os microrganismos realizem a decomposição desse material. Elabore um cronograma e peça a cada aluno que se responsabilize por umidificar o material. É importante incentivar o envolvimento dos alunos nesta atividade. Em alguns momentos, o aparato provavelmente estará aquecido, o que indica a ação dos microrganismos.
- O produto formado pode ser doado para hortas comunitárias. Caso na escola já exista uma horta, destine o material para adubá-la.
- Discuta com os alunos sobre a possibilidade de incluir a composteira na residência deles.
- Alguns problemas podem ocorrer durante a produção de adubo. Um deles é o mau cheiro, resultado da ação de bactérias anaeróbicas. Caso isso ocorra, informe aos alunos que o problema é consequência da falta de ar, nesse caso, de gás oxigênio. Deixe que encontrem a solução para resolver o problema, que será remexer o conteúdo para descompactá-lo.
- Se a atividade for realizada na sala de aula, utilize uma máquina fotográfica ou o telefone celular para registrar as imagens de como está a composteira. Ao final da atividade, oriente os alunos a organizarem uma sequência de fotos de forma que observem a evolução do experimento realizado.
Comentários de respostas
- Por conta da decomposição de restos de alimentos e de vegetais, provavelmente esses materiais ficaram com aspecto homogêneo, com cor marrom-escura e textura de terra.
- Os alunos também podem mencionar que restos de alimentos podem ser depositados diretamente sobre o solo.
- Com o não descarte no ambiente, certamente, haverá menor quantidade de lixo orgânico a ser destinado à coleta.
- Espera-se que os alunos respondam que a produção de adubo é uma alternativa ao descarte de restos de alimentos, contribuindo para a redução de lixo no ambiente.
- Os resultados podem variar de acordo com o material e com a disciplina em relação aos procedimentos.
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CIDADÃO DO MUNDO RECICLAGEM
LEIA A CHARGE A SEGUIR COM O PROFESSOR.
LER E COMPREENDER
PNA
LIXO, DE GILMAR. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/rjcKSs. ACESSO EM: 20 JAN. 2021
1. QUANDO A MULHER DA CHARGE PERGUNTOU "VAMOS TER QUE MUDAR?", A QUE ELA SE REFERIU?
Espera-se que os alunos comentem que a mulher se referiu a mudar de casa.
2. CITE ALGUNS HÁBITOS QUE ESSAS PESSOAS DEVEM MUDAR.
2. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
NEM TUDO O QUE CHAMAMOS DE LIXO DEVE REALMENTE SER DESCARTADO. ALGUNS MATERIAIS PODEM SER UTILIZADOS PARA OUTROS FINS: UM POTE DE MARGARINA VAZIO, POR EXEMPLO, PODE SERVIR DE VASO PARA UMA PLANTA.
ALÉM DISSO, ALGUNS MATERIAIS PODEM SER RECICLADOS. NESSE PROCESSO, OS MATERIAIS PODEM SER TRANSFORMADOS EM NOVOS OBJETOS, EVITANDO SEU DESCARTE NO AMBIENTE.
COLOQUE OS MATERIAIS NA LIXEIRA CORRETA PARA QUE ELES SEJAM LEVADOS PARA A COLETA SELETIVA.
3. COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A RECICLAGEM EM SUA CASA?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
4. DE QUE MATERIAIS SÃO CONSTITUÍDOS OS OBJETOS DE USO COTIDIANO QUE PODEM SER RECICLADOS?
Espera-se que os alunos respondam que os objetos podem ser feitos de materiais como plástico, papel, metal ou vidro.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Aprofundar os conceitos de reciclagem e reutilização.
- Reconhecer a produção de resíduos como um problema ambiental.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção trabalha o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois retoma e aprofunda a questão da reciclagem.
- Ao ler e interpretar a charge, os alunos desenvolvem os componentes da PNA fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
Ler e compreender
- Charge é um tipo de ilustração que procura satirizar situações relevantes, de maneira humorística, com uma ou mais personagens.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos se já viram uma charge e, em caso positivo, onde a viram.
Em seguida, pergunte qual é o principal assunto abordado na charge. Espera-se que os alunos percebam que se trata da mudança de hábitos com relação ao consumo e ao descarte de lixo.
Durante a leitura
Leia com os alunos os balões de fala e peça-lhes que respondam às questões 1 e 2 desta página. Em seguida, solicite que troquem ideias sobre as respostas a essas questões.
Depois da leitura
Pergunte aos alunos se as falas correspondem ao que haviam imaginado.
Verifique se eles perceberam que a charge aborda a mudança de hábitos com relação ao consumo e ao descarte de lixo.
Comentários de respostas
2. Os alunos podem citar: reduzirem o consumo, separar os materiais para reciclagem, descartar os resíduos de forma adequada, reutilizar alguns objetos, entre outros hábitos.
3. O objetivo desta questão é levar os alunos a compreenderem que os objetos devem ser utilizados de forma adequada para reduzir ao máximo o desperdício e que, ao descartá-los, precisam separá-los de acordo com o material de que são feitos.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. MATEUS VAI ALMOÇAR. ASSINALE COM UM X NO QUADRO A SEGUIR OS CUIDADOS QUE ELE DEVE TER ANTES E APÓS ALMOÇAR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
LAVAR AS MÃOS | USAR ÁLCOOL EM GEL | ESCOVAR OS DENTES | USAR FIO DENTAL | |
---|---|---|---|---|
ANTES DE ALMOÇAR | X | X | ||
APÓS ALMOÇAR | X | X | X | X |
2. O PAI DE MATEUS PREPAROU O PRATO COM ALIMENTOS PARA O ALMOÇO DO MENINO. A SOBREMESA É SALADA DE FRUTAS.
-
A ALIMENTAÇÃO PREPARADA PELO PAI DE MATEUS É VARIADA? POR QUÊ?
Espera-se que os alunos respondam que sim, porque é composta de uma variedade de alimentos em quantidades adequadas.
3. NO PREPARO DO ALMOÇO E APÓS A REFEIÇÃO, SOBRARAM ALGUNS ALIMENTOS E EMBALAGENS.
MARQUE UM X NO QUE DEVE SER FEITO COM AS SOBRAS DOS ALIMENTOS E MARQUE Y NO DESTINO PARA AS EMBALAGENS
- COMPOSTAGEM. X
- _____ RECICLAGEM. Y
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos compreendem a importância dos cuidados com a higiene e identificam os cuidados que devem ter antes e após a alimentação.
Como proceder
- Caso algum aluno não mencione os cuidados com a higiene das mãos antes de se alimentar, verifique se ele percebe que as mãos podem conter agentes que causam doenças. Pergunte aos alunos quais objetos eles geralmente tocam em suas atividades cotidianas e o que pode haver na superfície desses objetos. Caso algum aluno não mencione a higiene com os dentes após se alimentar, retome com a turma as causas da formação de cáries.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos reconhecem uma refeição composta de alimentos variados.
Como proceder
- Se algum aluno tiver dificuldade para responder à atividade, oriente-o a identificar os alimentos que fazem parte da refeição preparada pelo pai de Mateus. Em seguida, instrua-o a verificar se há variedade de alimentos nessa refeição. Avalie a resposta dos alunos para esta atividade.
3 Objetivo
- Nesta atividade, é possível evidenciar se os alunos reconhecem qual deve ser o destino de restos de alimentos e embalagens.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em indicar o destino de cada resíduo, retome com ele os materiais utilizados na composteira e pergunte se a decomposição dos materiais das embalagens ocorre da mesma forma que a dos restos de alimentos. Em seguida, questione a turma sobre os materiais que podem ser reciclados.
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Isso favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
|
Separe quatro pedaços de pão de forma, quatro sacos plásticos e quatro etiquetas colantes. Explique aos alunos que eles vão avaliar a importância da higiene das mãos para a saúde. Todos os pedaços de pão devem ser colocados em sacos plásticos após a realização de cada ação descrita a seguir. Cada saco plástico deve ser devidamente fechado, etiquetado e pendurado no mural.
Não se esqueça de anotar a data da montagem e observar diariamente os pedaços de pão. Pergunte aos alunos o que eles acham que vai acontecer com os pedaços de pão de cada saco. Possivelmente, eles perceberão que o pedaço de pão não tocado e o tocado com as mãos limpas desenvolvem menos fungos do que os outros. |
|
Peça aos alunos que tragam uma escova de dente em um estojo protetor ou embrulhada em um saco plástico. Em seguida, organize-os em duplas. Enquanto um integrante da dupla escova os dentes na pia da escola, o outro deve analisar a escovação com base nas orientações da página 43 e anotar as principais deficiências encontradas na escovação do colega. Depois, os integrantes devem trocar de posição. Ao final, faça o levantamento de quantos alunos frequentam o dentista. Peça aos que costumam procurar esse serviço que falem quais tratamentos já realizaram e incentive-os a comentar sobre a importância desse profissional. Conte a eles algumas de suas experiências no dentista. |
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Promova com os alunos uma discussão sobre o que é uma alimentação equilibrada. Em seguida, divida a lousa em sete colunas e, no topo de cada uma, escreva os principais tipos de alimento, incluindo também doces (frutas, verduras, legumes, carnes, grãos, cereais e doces). Depois, explique que vocês vão analisar se a classe teve uma alimentação equilibrada no dia anterior. Pergunte: "Quem comeu frutas ontem?". Registre na coluna referente às frutas a quantidade de alunos que levantaram a mão. Repita esse procedimento para os outros tipos de alimento. Solicite aos alunos que avaliem visualmente se, no dia anterior, o consumo de diferentes tipos de alimento foi equilibrado. Verifique se eles reconhecem que ela deve ser servida em quantidades adequadas, sem excessos, e composta de alimentos variados, como frutas, verduras, legumes, carnes, grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha) e cereais. |
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Promova uma troca ideias entre os alunos sobre a importância das seguintes ações nos ambientes.
Verifique se os alunos reconhecem que: manter a casa limpa contribui para cuidar da saúde das pessoas que vivem na casa, manter objetos organizados evita acidentes, cuidar da manutenção dos canos previne o desperdício de água, consertar objetos quebrados evita acidentes e cuidar das plantas ajuda a mantê-las vivas e saudáveis, tornando a moradia um lugar agradável. |