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3 ATIVIDADES QUE REALIZO
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Nesta unidade, são abordados conteúdos que permitem aos alunos refletir sobre as atividades que eles realizam no dia a dia, em cada período e em diferentes escalas de tempo, apresentando ferramentas que permitem organizar essas atividades, como os calendários e as agendas. Para isso, os alunos são incentivados a compreender a organização do calendário gregoriano e a identificar as informações referentes a dias, semanas, meses e feriados nacionais.
A unidade também leva os alunos a perceberem a influência dos períodos do dia no comportamento de animais e plantas, apresentando exemplos de animais noturnos e diurnos.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem avaliar o processo de aprendizagem e os conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Identificar os períodos do dia.
- Relacionar os períodos do dia às atividades realizadas cotidianamente.
- Perceber que o tempo pode ser dividido em dias, meses e anos.
- Conhecer os nomes dos dias da semana.
- Conhecer os nomes dos meses e o número de dias que eles contêm.
- Relacionar a influência dos períodos do dia aos hábitos dos seres vivos.
- Conhecer como a temperatura, a umidade e a luz também afetam os seres vivos.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 7 e 8 desta unidade.
Atividade preparatória
- Compreender o texto de uma lenda em que os alunos poderão discutir o surgimento do dia e da noite é uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 7 - Manhã, tarde e noite. Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI05 da BNCC.
- Como a proposta é para que os alunos compreendam o texto de uma lenda, possibilita-se desenvolver os componentes da PNA compreensão de textos, desenvolvimento de vocabulário e fluência em leitura oral.
- Nessa atividade, sugerimos a leitura do livro A lenda do dia e da noite, de Rui de Oliveira, que trata de uma lenda indígena sobre a origem da noite, já que inicialmente só existia o dia.
- Organize a turma em roda e inicie a aula explicando aos alunos que as lendas são histórias fantasiosas, normalmente passadas de forma oral de geração para geração, e que representam a cultura dos diferentes povos, ou seja, devem ser valorizadas.
- Faça a leitura do livro indicado e, em seguida, pergunte aos alunos o que eles entenderam. Deixe-os interagir e mergulhar na história.
- Em seguida, pergunte se eles acreditam que os dias e as noites ocorrem como conta a história e, se não, como acham que isso acontece. Durante a discussão sobre essa questão, verifique se os alunos relacionam a ocorrência dos dias e das noites ao surgimento e ao pôr do sol no horizonte. Nessa faixa etária, não é necessário abordar o movimento de rotação da Terra.
Atividade preparatória
Reconhecer como é organizado um calendário pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 8 - Semanas, meses e ano.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI05 da BNCC, em que os alunos poderão identificar e nomear a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
- Como a proposta é para que os alunos trabalhem em grupos, eles precisam estabelecer diálogos, possibilitando, assim, o trabalho com o componente desenvolvimento de vocabulário.
- Nessa atividade, será construído um calendário com os alunos. Para isso, serão necessários papel kraft, lápis de cor e canetinhas coloridas.
- Inicie a atividade com as seguintes perguntas para a turma: "Quantos dias tem uma semana, um mês e um ano?"; "Quais são os dias da semana e os meses do ano?". Anote as respostas na lousa.
- Divida a turma em 12 grupos. Cada grupo fará a parte do calendário que corresponde a um mês do ano.
- Distribua o papel kraft, lápis de cor, canetinhas e réguas aos grupos. Utilize as informações anotadas na lousa para explicar como construir um calendário. Leve um calendário modelo para auxiliar os alunos na distribuição dos dias. É importante que esse calendário seja do ano corrente. A ideia é que ele seja pendurado em sala de aula e marcados compromissos e atividades da turma até o final do ano. Alguns desenhos podem ser feitos nas laterais do calendário para deixá-lo mais atrativo e divertido. Ao término da atividade, pendure o calendário e explique como serão marcados os compromissos e as atividades da turma.
-
Durante o desenvolvimento, observe:
- os alunos perceberam as diferenças entre dias, semanas e meses?
- os alunos compreenderam que há sucessão em dias, semanas, meses e anos?
Nesta unidade, são abordadas noções de orientação temporal. Nela, são apresentados os períodos do dia e como eles influenciam as atividades dos seres humanos e de outros seres vivos. Em seguida, os alunos aprenderão a ler calendários. Por fim, são estudados alguns aspectos dos seres vivos relacionados aos ciclos ambientais diários e anuais.
Para iniciar o estudo da unidade, pergunte aos alunos o que a foto mostra (um barco escolar atracado) e qual é a função desse barco (levar os alunos até a escola).
- Leia a legenda com os alunos e pergunte se eles sabem qual é a região do Brasil onde o estado do Pará se encontra. Questione-os sobre o que sabem a respeito desse assunto. Converse com os alunos sobre por que algumas crianças vão à escola de barco. Relacione essa forma de transporte a características do local onde elas vivem, como a abundância de rios. Depois, mostre a eles a localização do Pará em um mapa do Brasil.
- Comente alguns exemplos de alunos de diferentes regiões do país que percorrem longos trajetos para chegarem à escola. Leve para a sala de aula uma reportagem sobre os que levantam muito cedo e se deslocam por muitos quilômetros para estudarem. Destaque e valorize a força de vontade desses alunos.
- Use as questões para orientar uma discussão sobre a experiência dos alunos. Incentive a troca de informações entre eles e leve-os a respeitar a vez de cada colega falar.
Conectando ideias
- Nesta questão, espera-se que os alunos citem o meio de transporte que utilizam para irem à escola.
- Peça aos alunos que comparem o período do dia em que Leo estuda com o que eles estudam e da necessidade de acordar bem cedo para não se atrasarem para as aulas.
- Espera-se que os alunos respondam que algumas pessoas dormem à noite e trabalham ou estudam durante o dia, enquanto outras trabalham à noite e descansam durante o dia.
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LEO ACORDA ANTES DE O SOL SURGIR NO HORIZONTE PARA IRÀ AULA, POIS LEVA MAIS DE 1 HORA DE BARCO ATÉ À ESCOLA. MESMO COM AS DIFICULDADES, ELE NÃO DESISTE, POIS SABE A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR. DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM SUA ESCOLA?
CONECTANDO IDEIAIS
Resposta pessoal.
1. DE QUE MANEIRA VOCÊ VAI À ESCOLA?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. EM QUE PERÍODO DO DIA INICIAM AS AULAS DE LEO?
No período da manhã. Comentários nas orientações ao professor.
3. TODAS AS PESSOAS ACORDAM E DORMEM NO MESMO HORÁRIO?
Espera-se que os alunos respondam que não. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Veja a seguir um texto que mostra a rotina de alguns alunos para irem à escola.
Luana Marques, de 14 anos, estuda em uma escola estadual no centro de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Para chegar lá, vai de uma margem à outra do rio Paraguai de carona em um barco escolar, junto com a Angélica, o Catarino, o Maurício, a Maria Clara, a Rozemary, a Rayane, a Laís, a Luiza e o João Eduardo, seus colegas ribeirinhos. Os adultos dona Joana, a cozinheira, e Zé Catarino, o zelador, os acompanham nessa travessia.
O percurso de Luana e seus amigos até que é breve se comparado ao dos irmãos Joel e Welleton Picolomini da Costa, indígenas da etnia guató, de 11 e 14 anos, que vivem na ilha Ínsua, no Pantanal. [...]
COMO vão à escola os 4,6 milhões de alunos brasileiros que vivem em zonas rurais? Portal Aprendiz, 9 mar. 2015. Disponível em: https://oeds.link/k9pts4. br/2015/03/09/como-vao-a-escolaos-46-milhoes-de-alunos-brasileiros-em-zonas-rurais/. Acesso em: 5 mar. 2021.
- Comente sobre a "carona solidária", que é o compartilhamento de automóveis. Essa prática reduz a quantidade de carros na cidade e diminui a emissão de poluentes. Sugira aos alunos que discutam sobre essa prática com os pais ou responsáveis deles.
- Peça aos alunos que comentem sobre o horário em que costumam acordar. Provavelmente, haverá diferença entre eles, mas todos citarão o mesmo período. Informe que algumas pessoas acordam e dormem em períodos diferentes do dia.
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7 MANHÃ, TARDE E NOITE
AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM NO PERÍODO DA MANHÃ GERALMENTE ACORDAM BEM CEDO PARA IREM À ESCOLA.
1. E VOCÊ, EM QUAL PERÍODO DO DIA VAI À ESCOLA? MARQUE UM X NA RESPOSTA ADEQUADA.
A resposta depende do horário em que o aluno estuda.
- MANHÃ.
- TARDE.
2. ANOTE O HORÁRIO QUE VOCÊ COSTUMA SAIR DE CASA PARA IR À ESCOLA. SE PRECISO, PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR.
PNA
Resposta pessoal.
HORAS E MINUTOS
SEJA ASSÍDUO E PROCURE NÃO SE ATRASAR PARA IR À ESCOLA.
O PERÍODO DA MANHÃ SE INICIA QUANDO O SOL SURGE NO HORIZONTE E TERMINA AO MEIO-DIA.
ENTRE O MEIO-DIA E O MOMENTO EM QUE O SOL SE PÕE NO HORIZONTE É CHAMADO PERÍODO DA TARDE.
JÁ O PERÍODO APÓS O PÔR DO SOL ATÉ O MOMENTO EM QUE O SOL SURGE NOVAMENTE NO HORIZONTE É CHAMADO NOITE.
3. EM CADA CENA, MARQUE UM X SE É DIA OU NOITE.
As legendas das cenas não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
- X DIA.
- NOITE.
- DIA.
- X NOITE.
Solicite aos alunos que citem as principais diferenças que observaram nas imagens para distinguir os períodos do dia. Verifique se os alunos percebem a presença dos animais em cada cena.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 7 - Manhã, tarde e noite
6 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 66 e 67.
- Leitura conjunta do boxe complementar da página 68 com troca de ideias entre os colegas.
- Leitura e atividades das páginas 69 e 70.
- Desenvolvimento da atividade da página 71.
- Leitura e compreensão da temática abordada na seção Cidadão do mundo das páginas 72 e 73.
- Roda de conversa sobre conclusões obtidas nessa seção.
Destaques BNCC e PNA
- As questões desta página trabalham a identificação dos períodos diários (manhã, tarde e noite), contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC.
- A questão 2 permite aos alunos que atentem para o horário que saem de casa, promovendo o desenvolvimento de habilidades de numeracia.
- Na questão 3, os alunos precisam analisar as imagens e identificar elementos que caracterizam cada período do dia, recorrendo a conhecimentos prévios. Essas ações auxiliam no desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa "assíduo". Aproveite o momento para sugerir o uso do dicionário, auxiliando-os a utilizar essa ferramenta. Assim, é trabalhado o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Oriente os alunos a observarem as duas cenas, chamando a atenção deles para a cor do céu e para a atividade das personagens.
- Leia com os alunos o texto que explica o dia e a noite. Comente que, durante o dia, a luz do Sol ilumina a maior parte dos ambientes. Pergunte a eles: "Durante a noite, quando a luz solar não atinge diretamente os ambientes, o que os ilumina?". Explique, ainda, que a Lua, quando visível, ilumina os ambientes, pois reflete a luz solar. Mencione também a luz artificial de lâmpadas, por exemplo.
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AS CENAS A SEGUIR MOSTRAM ALGUNS MOMENTOS DE UM DIA DE DANILO. OBSERVE ESSAS CENAS SEGUINDO A ORDEM NUMÉRICA.
As legendas das cenas não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
M
M
T
N
PNA
4. ESCREVA A LETRA M NAS CENAS QUE OCORREM NO PERÍODO DA MANHÃ, A LETRA T NA CENA QUE OCORRE NO PERÍODO DA TARDE E A LETRA N NA CENA QUE OCORRE NO PERÍODO DA NOITE.
PNA
5. CONTE A UM COLEGA O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CADA CENA. ATENTE PARA O HORÁRIO EM QUE ACONTECE CADA UMA.
Espera-se que os alunos contem que Danilo acorda pela manhã às 6:30, sai de casa e vai à escola às 7:30. No período da tarde, às 15:30, ele brinca e, à noite, às 21:00, ele dorme.
QUE ATIVIDADES VOCÊ JÁ REALIZOU HOJE?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A análise das imagens leva os alunos a refletirem sobre suas atividades diárias e o período do dia em que as realizam, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 e da habilidade EF01CI06 da BNCC. Associar essas imagens aos horários em que ocorrem as cenas representadas promove o desenvolvimento de habilidades de numeracia.
- Analisar cada cena, interpretá-la e comunicar a um colega o que está acontecendo permite o trabalho do componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A sugestão de atividade em que os alunos utilizam recurso digital para apresentar cenas, que representam as tarefas executadas em diferentes períodos do dia, contribui para o desenvolvimento da Competência geral 5 da BNCC.
- Diga aos alunos que as quatro cenas estão em sequência, orientadas por meio de números. Verifique se eles encontraram os números e compreenderam a ordem das imagens.
- Analise com eles cada imagem, na ordem crescente, perguntando que personagens aparecem, o que elas estão fazendo e se é dia ou noite. Chame a atenção deles para as características do ambiente, como a luminosidade e o horário.
- Comente com os alunos que uma rotina saudável, com atividades físicas, boa alimentação e sono de qualidade ajuda a manter a saúde física e mental. A saúde individual também está associada às relações de amizade, por isso é importante o brincar para as crianças.
Mais atividades
- Sugira aos alunos que montem um cartaz com fotos ou desenhos de atividades referentes aos períodos diurno e noturno. Eles podem organizar uma cena em sequência.
- Se possível, utilizem um recurso computacional, em que os alunos montam uma apresentação em slides com fotos digitais. Oriente-os a pedir ajuda a um adulto responsável, promovendo o componente da PNA literacia familiar. Organize a apresentação dos trabalhos dos alunos.
- Solicite aos alunos que mencionem as atividades que realizam e, em seguida, comparem a própria rotina com a apresentada nas imagens, incentivando a troca de experiências.
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BRINCAR
AS BRINCADEIRAS NOS DIVERTEM E NOS ALEGRAM. ELAS TAMBÉM INCENTIVAM NOSSA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.
É IMPORTANTE DESTINAR UM TEMPO DE SEU DIA PARA BRINCAR E FAZER AQUILO DE QUE GOSTA. ISSO FAZ BEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CORPO.
PARA QUE TODOS SE DIVIRTAM É NECESSÁRIO RESPEITAR E AJUDAR OS COLEGAS, SEGUIR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS E TOMAR CUIDADO PARA NÃO MACHUCAR A SI MESMO NEM OS OUTROS.
JOGOS ELETRÔNICOS SÃO DIVERTIDOS, MAS TAMBÉM PRECISAMOS MOVIMENTAR O CORPO.
PROCURE BRINCAR COM TODOS OS COLEGAS DE SUA SALA.
1. QUAIS SÃO SUAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS?
1. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos compartilhem as brincadeiras de que gostam, a fim de que os colegas diversifiquem o repertório de brincadeiras.
2. EM QUAL PERÍODO DO DIA VOCÊ COSTUMA BRINCAR?
Resposta pessoal. Com esta questão, os alunos podem perceber que geralmente temos de organizar as tarefas que realizamos durante o dia.
PNA
PEÇA A SEUS PAIS OU OUTRA PESSOA RESPONSÁVEL QUE FOTOGRAFE VOCÊ DURANTE SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.
DEPOIS, MANDE A FOTO POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
Organize slides para mostrar as fotos das brincadeiras preferidas para a turma. Coloque uma foto por slide e peça aos alunos que comentem sobre a brincadeira.
PARA SABER MAIS
- DIA NOITE, DE REGINA RENNÓ E THIAGO RENNÓ MOREIRA. PAULUS.
VOCÊ CONHECERÁ A ROTINA DE ALGUMAS PERSONAGENS DURANTE O DIA E À NOITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O boxe complementar Brincar permite abordar o Tema contemporâneo transversal Saúde, pois as brincadeiras ao ar livre possibilitam a movimentação do corpo, a socialização e o lazer. Saúde é um tema de relevância mundial e seu trabalho com as crianças permite fazer abordagens diferenciadas.
- Estabelecer relações de brincadeiras com todos os colegas contribui para o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC e também para o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário, devido à necessidade de estabelecer regras.
- Peça aos alunos que obser vem a imagem e identifiquem a brincadeira representada nela. Enfatize que as brincadeiras ao ar livre trazem benefícios para a saúde e que não se deve ficar muito tempo em jogos eletrônicos. Aproveite para destacar o tema Saúde nas brincadeiras.
- Leia o texto com os alunos e solicite a eles que respondam à primeira questão. Peça-lhes que leiam suas respostas em voz alta, sempre incentivando o respeito às preferências dos colegas.
- Trabalhe com os alunos a questão 2, abordando a ideia de que as brincadeiras geralmente são realizadas depois que cumprimos nossas obrigações, como fazer a tarefa da escola. Isso requer organização das atividades e responsabilidade para saber a hora de brincar e a hora de cumprir as obrigações.
-
- Oriente os alunos a brincarem com todos os colegas, respeitando as diferenças e limitações de cada um.
- Sempre que desenvolver atividades lúdicas em sala de aula, organize grupos que se alternam a cada atividade.
- Incentive o respeito aos diferentes gostos e à vez do colega nas brincadeiras.
- Monte um mural digital com as fotos enviadas pelos alunos, de forma que todos possam conhecer e identificar a brincadeira realizada. Caso não seja possível enviar a foto por e-mail ou outra mídia, peça aos alunos que a revelem ou a imprimam. Outra opção é registrar a ação por meio de um desenho.
- Comente sobre a sugestão de leitura da seção Para saber mais. Oriente os alunos a procurarem o livro sugerido com a ajuda dos pais ou responsáveis, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
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ATIVIDADES
PNA
LER E COMPREENDER
1. LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
A TURMA DO XAXADO, DE ANTONIO CEDRAZ. SALVADOR: ED. E ESTÚDIO CEDRAZ, 2006. P. 8.
-
CONTE A UM COLEGA O QUE ACONTECEU NESSA TIRINHA.
A. Resposta pessoal. Os alunos podem contar que o girassol acompanhou o Sol durante o dia e ficou triste quando o Sol se pôs no horizonte, ao anoitecer.
-
O QUE ACONTECEU COM O GIRASSOL NOS TRÊS PRIMEIROS QUADRINHOS?
Espera-se que os alunos respondam que o girassol acompanhou a posição aparente do Sol no céu.
-
MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
-
NO PRIMEIRO, NO SEGUNDO E NO TERCEIRO QUADRINHOS É:
- X DIA.
- NOITE.
-
NO QUARTO QUADRINHO É:
- DIA.
- X NOITE.
-
POR QUE O GIRASSOL FICOU TRISTE?
- X PORQUE O SOL SE PÔS NO HORIZONTE.
- PORQUE O SOL SURGIU NO HORIZONTE.
-
-
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO TERCEIRO QUADRINHO?
Espera-se que os alunos comentem que no terceiro quadrinho está ocorrendo o pôr do sol.
-
O QUE XAXADO QUIS DIZER NO ÚLTIMO QUADRINHO?
Espera-se que os alunos comentem que Xaxado quis dizer que no outro dia o Sol surgirá novamente no horizonte, ao amanhecer. Isso ocorre por causa do movimento de rotação da Terra.
USE PROTETOR SOLAR AO FICAR EXPOSTO AO SOL.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Na atividade 1, os alunos vão ler e interpretar uma narrativa contada por meio de imagens, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC. O trabalho com os elementos visíveis no céu que caracterizam o dia e a noite auxilia no desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC.
- Ao explorar a leitura da imagem, incentive os alunos a participarem da troca de ideias, permitindo que se expressem livremente, o que possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
Ler e compreender
- Tirinha é uma história em quadrinhos curta, composta geralmente de três ou quatro quadros, que alia a leitura de textos verbal e visual.
Antes da leitura
Pergunte a eles se, observando somente as imagens, imaginam qual é o assunto tratado na história em quadrinhos.
Durante a leitura
Trabalhe cada um dos quadros com os alunos, pedindo a eles que observem e comentem as imagens (quais são as personagens, onde elas estão e o que estão fazendo).
Peça a eles que, em duplas, discutam o que mudou entre os quadros.
Após a leitura
Oriente-os a responder aos itens A, B e C da atividade 1, observando se compreenderam bem a narrativa nos itens A e B e se identificam corretamente os períodos do dia no item C.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar se os alunos reconhecem os períodos do dia e a influência desses períodos em uma planta.
Como proceder
- Nos itens C e D, caso algum aluno tenha dificuldade em caracterizar o dia e a noite, retome os conceitos trabalhados na página 66. Se algum aluno tiver dificuldade no item E, represente o movimento de rotação da Terra usando uma lanterna e um globo terrestre e explique o surgimento dos dias e das noites.
- No item B, se possível, leve um vaso com um girassol e mostre aos alunos a influência da luz solar nessa planta ao longo de algumas horas.
- Diga aos alunos que o protetor solar é um produto que protege a pele ajudando a prevenir câncer de pele e queimaduras por exposição direta e por muito tempo à luz solar.
70
PNA
2. ESCREVA NO QUADRO ASSOCIADO À CADA IMAGEM QUANDO VOCÊ REALIZA CADA ATIVIDADE: MANHÃ, TARDE OU NOITE.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
Resposta pessoal.
Resposta pessoal.
Resposta pessoal.
PARA SABER MAIS
- A LENDA DO DIA E DA NOITE, DE RUI DE OLIVEIRA. FTD.
NESSE LIVRO, VOCÊ CONHECERÁ A LENDA INDÍGENA KARAJÁ DA CRIAÇÃO DO DIA E DA NOITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 2 permite aos alunos que percebam a influência dos períodos do dia na realização das atividades diárias, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 1 e da habilidade EF01CI05 da BNCC.
- Ao identificar e escrever o período do dia em que realizam cada atividade, os alunos desenvolvem os componentes da PNA fluência em leitura oral e produção de escrita, respectivamente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Na atividade 2, é possível evidenciar se os alunos associam suas atividades diárias com o período do dia em que as realizam.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldades em associar suas atividades aos períodos do dia, oriente-os a observar as imagens e a ler a descrição da atividade associada a cada uma delas. Em seguida, solicite que façam a atividade com base nas próprias rotinas. Pergunte por que eles realizam essas atividades em determinados períodos.
- Oriente-os a resolver a atividade de forma individual, com o intuito de evidenciar a aprendizagem. Ao finalizá-la, diga-lhes para compartilhar suas respostas com o intuito de fazer com que os alunos conheçam as rotinas dos colegas e interajam entre si.
-
Aproveite a temática rotina para destacar a importância de cada momento ilustrado para a manutenção da saúde.
- Por meio do banho são eliminadas sujeira e células mortas. A higiene pessoal é importante para evitarmos doenças.
- O sono permite o descanso e a recomposição da energia, além de permitir o crescimento. Devemos dormir cerca de 8 horas.
- O momento dos estudos é essencial na rotina de maneira que os deveres sejam cumpridos de forma tranquila.
- O livro sugerido na seção Para saber mais é o proposto no encaminhamento da Atividade preparatória. Caso você a tenha desenvolvido com os alunos antes de iniciar o estudo do tema 7, retome algumas ideias que foram abordadas.
- Sugira aos alunos que leiam com os pais o livro indicado ou mesmo comentem sobre a história apresentada nele, favorecendo a literacia familiar.
- Oriente os alunos a pesquisarem outros livros sobre a temática, incentivando a formação de leitores. Se possível, no planejamento de suas aulas, disponibilize um tempo para que eles comentem o que estão lendo.
71
PNA
3. DESENHE NOS ESPAÇOS A SEGUIR UM LOCAL ABERTO DE QUE VOCÊ GOSTA, REPRESENTANDO COMO ELE É NO PERÍODO DO DIA E DA NOITE.
SE PREFERIR, VISITE ESSE LOCAL COM UM ADULTO E O FOTOGRAFE DE DIA E DE NOITE. COLE AS FOTOS NOS ESPAÇOS A SEGUIR.
-
LOCAL NO PERÍODO DO DIA.
Resposta pessoal.
-
LOCAL NO PERÍODO DA NOITE.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Caso ache interessante, leia o livro Dia e noite, de Mary e Eliardo França, para a construção do repertório dos alunos. Em seguida, discuta com eles as atividades que a protagonista gosta de fazer de dia e à noite. Questione se concordam com ela e por qual motivo.
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 3 incentiva a observação da realidade e da influência de elementos naturais na vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC. Além disso, permite aos alunos que representem por meio de desenhos ou fotos informações estudadas na unidade, auxiliando no trabalho com a Competência geral 4 da BNCC.
- Ao solicitar aos alunos que se expressem sobre um local de que gostam, trabalha-se o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Pergunte aos alunos quais são os locais favoritos deles e peça-lhes que expliquem o motivo, incentivando-os a expressar suas primeiras experiências estéticas. Em seguida, incentive-os a imaginar esse local de dia e de noite e a desenhá-lo nos espaços indicados. Esse encaminhamento oportuniza relacionar os conhecimentos de Ciências e de Arte. Oriente-os na composição de seus desenhos, auxiliando-os a, primeiro, selecionar os elementos que vão ilustrar e a pensar em sua localização, para que o desenho fique parecido com o ambiente preferido.
- Caso os alunos escolham visitar e fotografar o local de que gostam, oriente-os a realizar a atividade de forma extraclasse com a ajuda dos pais ou responsáveis, favorecendo o desenvolvimento da literacia familiar. No dia combinado, peça a eles que mostrem as fotos registradas.
- Depois de desenvolver a atividade, incentive os alunos a socializarem os desenhos ou as fotos e a mostrarem aos colegas aonde gostam de ir e o que gostam de fazer nos momentos de lazer.
- Peça aos alunos que analisem os desenhos ou as fotos uns dos outros, com respeito e atenção aos elementos característicos de cada período.
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CIDADÃO DO MUNDO O SONO E A NOSSA SAÚDE
PNA
A MÃE DE RENATA É ENGENHEIRA CIVIL E TRABALHA NO PERÍODO DO DIA. O PAI DE RENATA É ENFERMEIRO E TRABALHA NO PERÍODO DA NOITE.
- ENGENHEIRA CIVIL:
- PROFISSIONAL QUE PLANEJA A ESTRUTURA DE CONSTRUÇÕES, COMO CASAS, PRÉDIOS, PONTES, VIADUTOS E ESTRADAS, ACOMPANHA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS DURANTE AS OBRAS E É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE E SEGURANÇA DA CONSTRUÇÃO
MUITAS PESSOAS TRABALHAM DURANTE O PERÍODO DO DIA. NO ENTANTO, EXISTEM ALGUMAS PROFISSÕES EM QUE OS TRABALHOS SÃO REALIZADOS À NOITE. ALÉM DISSO, ALGUNS SERVIÇOS DEVEM SER PRESTADOS 24 HORAS POR DIA, COMO É O CASO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS.
Diga aos alunos que nesses casos, geralmente, existem turnos. O serviço ocorre 24 horas por dia, porém mais de uma pessoa trabalha em diferentes horários para completar as 24 horas diárias.
TODAS AS PESSOAS PRECISAM DORMIR. RECOMENDA-SE DORMIR PELO MENOS 8 HORAS POR DIA.
O SONO É O MOMENTO DE DESCANSO, QUANDO REPOMOS ENERGIA PARA REALIZARMOS NOSSAS TAREFAS DIÁRIAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer algumas profissões noturnas.
- Reconhecer a importância do sono para a saúde humana.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção apresenta informações sobre profissões noturnas, incentivando a valorização delas e contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 6 da BNCC.
- Avaliar o próprio sono favorece o papel ativo dos alunos na manutenção da saúde, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- A leitura do texto com reflexão sobre a temática da seção e a identificação das personagens que fazem parte das imagens promovem o desenvolvimento do componente da PNA compreensão de textos. A interação oral com os colegas permite o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Questione os alunos se eles conhecem pessoas que trabalham no período da noite. Em caso positivo, pergunte se essas pessoas se adaptaram bem ao trabalho nesse período e quais mudanças na rotina foram necessárias. Diga que as pessoas que trabalham à noite também precisam dormir, como todos, e fazem isso durante o dia. Caso tais pessoas façam parte da família de algum aluno, peça a ele que comente como é a rotina do profissional e de toda a família, considerando os momentos de lazer e de encontros familiares.
- Leve para a sala de aula fotos de profissionais que trabalham à noite para que os alunos observem as características desses profissionais. Peça a eles que identifiquem quais são essas profissões. Comente sobre estabelecimentos que abrem durante o dia e/ou durante a noite.
- Leia o restante do texto com os alunos. É importante que saibam da importância de ter uma noite de sono tranquila e o quanto isso influencia no desenvolvimento físico e mental. Diga que o sono insuficiente ou de má qualidade afeta a saúde das pessoas. A privação do sono pode ainda causar hiperatividade e dificuldade de concentração durante o dia.
- Destaque com os alunos que distúrbios na saúde causados pela falta de sono é um tema de relevância mundial, visto que interfere na qualidade de vida e também nos sistemas de saúde.
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ENQUANTO DORMIMOS, NOSSO CORPO ORGANIZA AS INFORMAÇÕES QUE RECEBEMOS DURANTE O DIA, O QUE NOS AJUDA EM NOSSO APRENDIZADO.
ALÉM DE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO, É DURANTE O SONO QUE O CORPO LIBERA SUBSTÂNCIAS RELACIONADAS AO CRESCIMENTO.
DORMIR FAZ BEM À SAUDE E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.
COMO MELHORAR A QUALIDADE DO SONO
- PROCURE DORMIR E LEVANTAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO, MESMO NOS FINAIS DE SEMANA.
- TENHA UMA ALIMENTAÇÃO LEVE ANTES DE DORMIR.
- NA HORA DE DEITAR, MANTENHA O AMBIENTE COM POUCA LUZ, LIMPO E ORGANIZADO.
- EVITE INTERNET, CELULAR, JOGOS E TELEVISÃO NA HORA DE DEITAR.
1. QUANTAS HORAS VOCÊ GERALMENTE DORME A CADA DIA? VOCÊ SE SENTE DESCANSADO NO DIA SEGUINTE?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. EM QUE PERÍODO DO DIA AS PESSOAS QUE TRABALHAM À NOITE PRECISAM DORMIR PARA DESCANSAREM?
2. Espera-se que os alunos comentem que essas pessoas devem dormir de manhã e à tarde, em um ambiente escurecido e silencioso. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Proponha aos alunos que façam uma entrevista com os pais ou um adulto responsável para conhecer sua rotina de trabalho. Oriente-os a perguntar para o entrevistado que funções ele realiza no trabalho e em qual período do dia ele as exerce. Isso promove o desenvolvimento da literacia familiar.
- Converse com os alunos sobre a rotina deles antes de dormir. Enfatize que é importante que desliguem telefones celulares, monitores de computador e televisões antes de dormir, pois a luz emitida por esses aparelhos prejudica a qualidade do sono.
- Explique que a "higiene do sono" nada mais é do que seguir uma rotina diária que facilita o sono. Tais atitudes regulam nosso relógio biológico.
- Comente que ainda existem outros hábitos que geralmente relaxam e melhoram a qualidade do sono, como banho morno, leitura, alongamento e atividades físicas durante o dia. Também é importante deixar a temperatura do quarto agradável.
- Durante o sono, são liberadas no corpo algumas substâncias, como os hormônios do crescimento (GH), produzidos no hipotálamo.
- No decorrer da realização das questões, informe aos alunos que a quantidade de horas de sono varia de acordo com a idade. Caso ache interessante, apresente o texto indicado a seguir e peça-lhes que avaliem se dormem uma quantidade de horas adequada para a idade. Para isso, acesse o site da BBC Brasil. Disponível em: https://oeds.link/OC31TP. Acesso em: 28 mar. 2021.
- A segunda questão permite avaliar se os alunos entenderam dois pontos importantes: a relevância do sono para todos e as diferentes rotinas das pessoas de acordo com seus trabalhos.
Comentários de respostas
- O objetivo desta questão é levar os alunos a avaliarem o próprio sono. Para crianças em idade escolar, recomenda-se dormir entre 9 e 11 horas diárias.
- O objetivo desta questão é levar os alunos a reconhecerem a importância do sono para o descanso e o desenvolvimento do corpo.
74
8 SEMANAS, MESES E ANO
A PROFESSORA DE TIAGO APRESENTOU AOS ALUNOS A AGENDA DE UMA GINCANA.
COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO, PROCURE SEPARAR O QUE VOCÊ NÃO UTILIZA PARA DOAR EM CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO.
PNA
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 8 - Semanas, meses e ano
6 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 74 a 76.
- Leitura conjunta do boxe complementar da página 77 com busca de palavras em dicionário.
- Desenvolvimento das atividades 1 e 2 da página 78.
- Abordagem das atividades da página 79 como forma de avaliação.
- Roda de conversa e desenvolvimento da atividade da página 80.
Destaques BNCC e PNA
- Nesta e na próxima página, trabalha-se com a identificação e a nomeação dos dias da semana e dos meses, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC. O encaminhamento da leitura e a interpretação das imagens da cena promovem o trabalho com os componentes da PNA fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário, além de habilidades de numeracia.
- As atividades sugeridas na seção Mais atividades das orientações ao professor propõem um sistema de organização dos alunos que envolve cooperação e respeito às regras e aos demais, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC.
- A solidariedade pode ser incentivada precocemente. Caso considere conveniente, promova uma campanha de arrecadação de roupas para serem doadas a uma entidade assistencial da comunidade onde vivem.
- Divida os alunos em dois grupos: um deles deve ficar responsável por divulgar a campanha e o outro por coletar materiais na escola.
- Após a arrecadação, leve as roupas para a entidade escolhida e tire fotos do evento.
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma gincana. Explique que em uma gincana ocorrem desafios diversos, como partidas de futebol ou de bola queimada e provas de corrida, entre outros. Além disso, podem ocorrer atividades como arrecadação de donativos.
- Verifique se os alunos conseguem identificar os dias da semana perguntando: "Que dia da semana é hoje?"; "Que dia será amanhã?".
- Peça aos alunos que observem os desenhos associados a cada dia da semana do calendário da gincana e pergunte que atividades serão feitas em cada dia, de acordo com os símbolos.
75
NO QUADRO DA GINCANA APARECEM OS NOMES DE ALGUNS DIAS DA SEMANA.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso desse conteúdo como instrumento de avaliação.
PNA
1. QUAIS DIAS DA SEMANA NÃO APARECEM NO QUADRO DA GINCANA?
Sábado e domingo.
2. POR QUE ESSES DIAS NÃO APARECEM?
Porque são dias em que, geralmente, não há aula.
UMA SEMANA É FORMADA POR SETE DIAS. CADA DIA RECEBE UM NOME: DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO.
3. DE ACORDO COM O QUADRO, O QUE SERÁ ARRECADADO EM CADA DIA DA SEMANA?
Na segunda-feira serão arrecadados roupas e sapatos, na terça-feira, óleo usado e na quinta-feira, livros usados.
4. OBSERVE O CALENDÁRIO A SEGUIR E IDENTIFIQUE CADA ELEMENTO PRESENTE NELE.
4. Espera-se que os alunos identifiquem o ano do calendário, o nome do mês, os nomes das semanas, o destaque para o feriado de 07/09, os destaques para os aniversariantes do mês.
AO LADO DA LOUSA ESTÃO OS NOMES DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO DA SALA DE TIAGO.
OS MESES PODEM TER 28, 29, 30 OU 31 DIAS. O MÊS DE SETEMBRO TEM 30 DIAS.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos que uma semana é o conjunto de sete dias e pergunte se sabem quais são os nomes dos dias da semana. Escreva na lousa os nomes de cada dia e, depois, leia-os com os alunos. Diga que o primeiro dia da semana em que eles vão à escola é a segunda-feira e o último dia é a sexta-feira. Sábado e domingo são os dias em que descansam.
Mais atividades
- Monte um calendário semanal em que, a cada dia, um grupo diferente de alunos fique responsável por verificar se a sala está limpa e organizada. Por exemplo, eles devem assegurar que as carteiras e cadeiras estão alinhadas, que não há papéis pelo chão, que todos os ventiladores estão desligados e que ninguém está deixando materiais nas carteiras.
- Além de valorizar a importância da organização da sala de aula, esta atividade desenvolve a responsabilidade e o cuidado com o ambiente frequentado, tornando-o parte da rotina dos alunos.
- Diga aos alunos que os dias também são agrupados em meses. Verifique se eles conhecem os nomes dos meses e escreva-os na lousa conforme os forem citando. Peça que observem a ilustração do calendário e pergunte qual é o mês representado.
- Chame a atenção deles para os dias marcados. Explique que são as datas dos aniversários de alguns alunos da sala de Tiago e pergunte se alguém da sala faz aniversário no mês de setembro.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar se os alunos entendem o que é um calendário.
Como proceder
- Anote as concepções prévias que os alunos têm a respeito de calendários e o que não conhecem bem. Verifique se eles compreendem que o ano é dividido em meses, que as linhas de dias representam semanas, completas ou incompletas, e que o dia da semana geralmente é indicado pela letra inicial de seu nome. As principais dificuldades devem ser trabalhadas ao longo do tema.
- Observe também se eles reconhecem outras sinalizações presentes nos calendários, como as indicações de feriados, de domingos e de fases da Lua.
76
PNA
5. QUAL É O MÊS EM QUE VOCÊ FAZ ANIVERSÁRIO?
Resposta pessoal.
6. QUANTOS DIAS TEM O MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO?
A resposta depende do mês em que o aluno nasceu.
O ANO É FORMADO POR DOZE MESES E CERCA DE 52 SEMANAS. CADA MÊS DO ANO RECEBE UM NOME, COMO INDICADO A SEGUIR. LEIA OS NOMES DOS MESES DO ANO.
7. LOCALIZE E CONTORNE O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a encontrar a data do aniversário e assinalar na imagem.
PNA
8. QUE ANO ANTECEDEU O ANO APRESENTADO NO CALENDÁRIO?
2022.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta página, trabalham-se a identificação e a nomeação dos meses e a estrutura de um ano, contribuindo com o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC.
- O compartilhamento, entre os alunos, do mês e dia do aniversário promove uma troca de experiência e interação entre eles, favorecendo os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, além de habilidades de numeracia.
-
Anote na lousa, em uma tabela como a apresentada a seguir, a quantidade de alunos que fazem aniversário em cada mês do ano. Peça a eles que identifiquem o mês que mais tem aniversariantes e o mês que menos tem aniversariantes.
Quantidade de alunos que fazem aniversário em cada mês Mês do ano Quantidade de alunos Janeiro Fevereiro Fonte: Turma do 1o ano.
- Pode-se também representar os dados da tabela em um gráfico de colunas.
- Identifique com os alunos as informações presentes no calendário: ano, meses, dias e dias da semana. Explique que um mês é geralmente composto de 30 ou 31 dias. Com os alunos, indique, ao lado de cada mês, a quantidade de dias que ele contém. Diga que fevereiro tem 28 dias nos anos comuns e 29 dias nos anos bissextos.
- Peça aos alunos que contem quantas semanas inteiras há em cada mês e quantos sábados e domingos existem em um ano, ajudando-os, assim, a compreender a organização de um calendário.
Mais atividades
- Caso a Atividade preparatória tenha sido desenvolvida em sala de aula, solicite aos alunos que a complementem com as datas de aniversários. Isso aproximará o conteúdo do tema à realidade deles. Se possível, a cada mês, promova uma pequena confraternização envolvendo os aniversariantes. Não se esqueça dos alunos que fazem aniversário durante o período de férias.
- Além disso, solicite a eles que indiquem no calendário as datas comemorativas, assunto abordado no volume 1 do componente curricular de História. Divida a sala em grupos e deixe cada um responsável por explicar uma das datas para o restante da turma.
77
A IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR REPRESENTA UM CALENDÁRIO GREGORIANO.
NESSE CALENDÁRIO, O ANO É ORGANIZADO EM MESES, QUE SE DIVIDEM EM SEMANAS E DIAS.
O CALENDÁRIO QUE UTILIZAMOS ATUALMENTE
PNA
VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA ORGANIZAR SUAS TAREFAS SEM UTILIZAR UM CALENDÁRIO?
Resposta pessoal.
HÁ MUITO TEMPO O SER HUMANO TEM A NECESSIDADE DE MARCAR A PASSAGEM DO TEMPO. ACREDITA-SE QUE JÁ NA
PRÉ-HISTÓRIA O SER HUMANO REGISTRAVA A PASSAGEM DO TEMPO FAZENDO TRAÇOS EM PEDAÇOS DE OSSOS E MADEIRA.
PRÉ-HISTÓRIA: PERÍODO DA HISTÓRIA ANTERIOR AO APARECIMENTO DA ESCRITA, QUE VAI DESDE O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS ATÉ CERCA DE 4000 ANOS A.C.
OS POVOS ANTIGOS SE BASEAVAM NA OBSERVAÇÃO DOS DIAS E DAS NOITES, NO CICLO DA LUA E NAS ESTAÇÕES DO ANO PARA MARCAREM A PASSAGEM DO TEMPO. ISSO AJUDAVA A IDENTIFICAR O PERÍODO ADEQUADO PARA PLANTAR E COLHER ALIMENTOS.
DIVERSOS CALENDÁRIOS JÁ FORAM DESENVOLVIDOS AO LONGO DO TEMPO. O CALENDÁRIO QUE UTILIZAMOS ATUALMENTE É CHAMADO GREGORIANO, POIS ELE FOI IMPLANTADO PELO PAPA GREGÓRIO 13 (1502-1585).
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho com o texto permite mostrar que o conhecimento científico pode sofrer mudanças ao longo do tempo e ser influenciado por várias culturas, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- Textos que apresentam palavras ou termos que não fazem parte do cotidiano dos alunos auxiliam no trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Antes de começar a ler o texto, explique o que significa a sigla a.C. Diga a eles que o ano atual é 2023, pois se passaram 2022 anos do ano que foi definido em nossa cultura como ano 1, e que o próximo ano será 2024, e assim por diante. No entanto, o mundo tem muito mais do que 2023 anos. Então, como numeramos os anos antes do ano 1? Eles são contados ao contrário e indicados com a sigla a.C. Portanto 1 a.C. significa um ano antes do ano 1, e 10 000 a.C. significa 10 000 anos antes do ano 1, ou seja, há 12 023 (10 000 + 2 023) anos.
- Comente que a quantidade de dias do ano e a forma como ele foi dividido variaram ao longo do tempo e, atualmente, utilizamos o calendário oficializado. Ou seja, o calendário atual é uma construção coletiva que contou com a participação de vários povos. Peça aos alunos que contornem no texto os povos envolvidos na construção desse calendário.
- Enfatize a relevância dos calendários nas diferentes épocas da história. Esse instrumento permitia, por exemplo, identificar as épocas de chuva e de seca, o que é muito importante na agricultura.
- Pergunte se alguém tem, em casa, um calendário parecido com o que foi estudado; se já usaram o calendário alguma vez e em que situação; se já observaram alguém da família utilizando-o. Traga alguns calendários de diferentes modelos e apresente-os aos alunos. Identifique cada uma das informações com a turma.
- Explique que o calendário é uma ferramenta muito útil para organizar e consultar a passagem dos dias e, por isso, é importante saber usá-lo.
78
ATIVIDADES
1. A AGENDA É UMA MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES QUE TEMOS DE REALIZAR DURANTE OS DIAS DA SEMANA. UTILIZE OS ESPAÇOS NA AGENDA A SEGUIR PARA DESENHAR UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ DEVERÁ REALIZAR EM CADA DIA DA PRÓXIMA SEMANA.
Resposta pessoal.
DOMINGO
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
SÁBADO
PROCURE PLANEJAR E ORGANIZAR, ANTECIPADAMENTE, SUAS ATIVIDADES SEMANAIS.
2. RESPONDA ÀS CHARADAS A SEGUIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
PNA
-
SE AMANHÃ SERÁ DIA 17, QUE DIA FOI ONTEM? E QUE DIA É HOJE?
- 15 ONTEM.
- 16 HOJE.
-
O MÊS ANTERIOR AO MÊS PASSADO FOI FEVEREIRO. EM QUE MÊS ESTAMOS? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
- X ABRIL.
- MAIO.
- JANEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 2 auxilia nas noções de temporalidade, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC e habilidades de numeracia.
- Antes de dar início à atividade 1, comente com os alunos que muitas ações se repetem diariamente, enquanto outras ocorrem apenas em alguns dias da semana ou algumas vezes ao ano.
- Converse com eles sobre as atividades que realizam obrigatoriamente toda semana. Em seguida, pergunte quais são as atividades que eles fazem toda semana, mas não são obrigatórias.
- Peça aos alunos que escolham uma atividade importante de cada dia, obrigatória ou não, para desenharem nos espaços indicados. Oriente-os a citar outras atividades além de ir à escola.
- Para a atividade 2, instrua-os a utilizar o calendário da página 76, auxiliando-os na contagem da ordem dos dias e dos meses.
- Diga a eles que existem agendas eletrônicas e que elas podem ajudar a organizar as atividades. Se possível, apresente a agenda em um telefone celular ou computador.
- Incentive a importância de organizar as atividades. Caso os alunos tenham uma agenda, ajude-os a preencher a seção de calendário semanal com as disciplinas trabalhadas em cada dia. Para isso, liste na lousa as disciplinas para cada dia da semana e peça-lhes que as copiem no espaço adequado.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 2 permite avaliar a compreensão da sucessão dos dias e dos meses.
Como proceder
- É importante que os alunos consigam interpretar os calendários, identificando os dias, as semanas e os meses, bem como as relações sequenciais entre eles. Caso mostrem dificuldade, retome com eles esses conteúdos antes de prosseguir com as demais atividades. Para isso, elabore outros questionamentos como os apresentados na atividade, de forma que os alunos analisem as sucessões dos dias e dos meses.
79
PNA
3. OBSERVE O CALENDÁRIO DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2023.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
-
LOCALIZE E CONTORNE NO CALENDÁRIO OS DOIS FERIADOS NACIONAIS DO MÊS DE NOVEMBRO.
Resposta na imagem.
-
EM QUE DIAS DA SEMANA OCORREM ESSES FERIADOS NO ANO DE 2023?
Dia 2 em uma quinta-feira e dia 15 em uma quarta-feira.
-
VOLTE AO CALENDÁRIO DA PÁGINA 76 E CONTE QUANTAS SEMANAS, DESDE O INÍCIO DO ANO, SE PASSARAM PARA CHEGAR A CADA FERIADO.
Oriente os alunos a consultar um calendário do ano todo para realizar esta atividade.
Dia 2: se passaram 43 semanas; dia 15: se passaram 45 semanas.
-
FALE PARA UM COLEGA QUAL FOI O EVENTO IMPORTANTE QUE OCORREU NO DIA 15 DE NOVEMBRO.
No dia 15 de novembro de 1889 ocorreu a Proclamação da República no Brasil.
PNA
4. IDENTIFIQUE O MÊS DO ANIVERSÁRIO DE ALINE POR MEIO DAS DICAS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
JANEIROFEVEREIRO
MARÇOABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO X
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRONOVEMBRO
DEZEMBROMANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 3 incentiva a capacidade de decifrar uma imagem que simboliza um episódio histórico, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
- As atividades 3 e 4 trabalham as noções de temporalidade, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC, e promovem o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário, além de habilidade de numeracia.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- As atividades 3 e 4 possibilitam evidenciar os conhecimentos dos alunos sobre noções de temporalidade.
Como proceder
- Caso seja necessário auxiliar os alunos no desenvolvimento das atividades, instrua-os a retomar o calendário apresentado na página 76.
- Oriente-os a observar a imagem apresentada na atividade 3 e, em seguida, a discutir o que ela representa. Trata-se do dia da Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil. Esse evento ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Por isso, em todos os anos, temos um feriado no dia 15 de novembro.
- Diga aos alunos que analisem um calendário de outro ano para mostrarem a mudança de dia da semana do feriado. Diga que o aniversário também ocorre em dias da semana diferentes a cada ano.
- Oriente os alunos a fazerem a atividade 4. Para isso, leia com eles a fala da menina, ajudando-os na contagem da ordem dos meses.
Mais atividades
- Apresente aos alunos a canção "Hoje é seu aniversário", de Lulu Santos.
- Analise com os alunos a letra da canção e peça que reflitam sobre o trecho: "hoje é seu aniversário, mais uma volta no calendário". Converse sobre a ideia de data comemorativa e repetição anual.
- Diga aos alunos que o dia do aniversário é uma data comemorativa, porém diferente dos feriados. O dia do aniversário é uma comemoração familiar, enquanto os feriados nacionais envolvem todos os brasileiros.
80
PNA
5. OS INDÍGENAS REGISTRAVAM A PASSAGEM DO TEMPO COM BASE NOS FENÔMENOS NATURAIS: PERÍODOS DE CHUVA, QUANDO FAZIA FRIO E A ÉPOCA ADEQUADA PARA PLANTAR E COLHER DETERMINADOS ALIMENTOS. VEJA NO QUADRO A SEGUIR O CALENDÁRIO INDÍGENA DO POVO PATAXÓ.
MÊS | O QUE OCORRE | |
---|---|---|
1 | JANEIRO | MÊS DE PREPARO DO SOLO PARA O FEIJÃO. |
2 | FEVEREIRO | MÊS DO PLANTIO DO FEIJÃO. |
3 | MARÇO | MÊS DA CAPINA. |
4 | ABRIL | MÊS DA FESTA DO AWÊ. |
5 | MAIO | COLHEITA DO MILHO. |
6 | JUNHO | MÊS DO FRIO. |
7 | JULHO | MÊS DE CURSO DOS PROFESSORES INDÍGENAS. |
8 | AGOSTO | MÊS DE VOLTA ÀS AULAS. |
9 | SETEMBRO | MÊS DE PREPARO DO SOLO PARA O MILHO. |
10 | OUTUBRO | MÊS DO PLANTIO DO MILHO. |
11 | NOVEMBRO | MÊS DAS ÁGUAS. |
12 | DEZEMBRO | MÊS DA MANGA E DO JAMBO. |
- ESCREVA NA IMAGEM A SEGUIR O NÚMERO REFERENTE A CADA MÊS, DE ACORDO COM AS ATIVIDADES ILUSTRADAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade permite trabalhar o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural ao trazer singularidades e semelhanças entre um calendário indígena e o calendário gregoriano.
- A atividade desta página trabalha a identificação dos meses, associando-os a fenômenos naturais ou culturais, o que auxilia no desenvolvimento da habilidade EF01CI05 da BNCC.
- A associação entre as atividades que ocorrem em cada mês e as imagens representadas nos setores possibilita articular o componente da PNA fluência em leitura oral com o desenvolvimento de habilidades de numeracia.
- Diga aos alunos que nesta atividade eles vão conhecer o calendário indígena do povo Pataxó. Peça a eles que observem a ilustração e chame a atenção deles para o fato de que ela está dividida em 12 partes, cada uma representando um mês. Ajude-os na interpretação de cada uma das 12 partes da ilustração, fazendo referência às descrições do quadro.
- Oriente-os a numerar esses meses de acordo com o calendário que estudaram neste tema. Para cada mês, leia a descrição e peça-lhes que identifiquem a imagem correspondente.
- Enfatize a importância do conhecimento da passagem do tempo para a orientação das atividades, adquirido há milhares de anos. Depois, retome as informações do boxe complementar da página 77.
Mais atividades
- Proponha aos alunos a construção de um calendário como o indígena para representar situações que consideram importantes em cada um dos meses do ano. Para isso, confeccione discos com 12 divisões e oriente-os a registrar em cada setor, por meio de desenhos, a situação escolhida.
- Proponha outra atividade na qual eles deverão listar em um quadro atividades que realizam em determinado dia e o tempo (em horas) destinado a cada uma delas. Veja se, entre as atividades, eles listaram as aulas, dormir, se alimentarem, tomar banho, brincar, etc. Em seguida, somem as horas de todas as atividades, não podendo ultrapassar 24 horas.
81
9 OS SERES VIVOS E OS PERÍODOS DO DIA
OBSERVE O AMBIENTE A SEGUIR, EM DOIS PERÍODOS DIFERENTES DE UM MESMO DIA.
CAPIVARA PODE ATINGIR CERCA DE 1,3 METRO DE COMPRIMENTO.
CUTIA PODE ATINGIR CERCA DE 70 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
GAVIÃO-REAL PODE ATINGIR CERCA DE 1 METRO DE COMPRIMENTO.
JAGUATIRICA PODE ATINGIR CERCA DE 1,4 METRO DE COMPRIMENTO.
MACACO-BARRIGUDO PODE ATINGIR CERCA DE 1,2 METRO DE COMPRIMENTO.
PREGUIÇA-DE-BENTINHO PODE ATINGIR CERCA DE 70 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
1. QUAIS ANIMAIS ESTÃO NESSE AMBIENTE DURANTE O DIA?
Macaco-barrigudo, capivara e gavião-real.
2. QUAIS ANIMAIS ESTÃO NESSE AMBIENTE À NOITE?
Preguiça-de-bentinho, jaguatirica e cutia.
3. EM SUA OPINIÃO, O QUE OS ANIMAIS QUE NÃO APARECEM NO AMBIENTE NO PERÍODO DO DIA ESTÃO FAZENDO?
Espera-se que os alunos respondam que, provavelmente, esses animais estejam dormindo, descansando.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 9 - Os seres vivos e os períodos do dia
6 aulas
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 81 a 83.
- Estudo do texto apresentado no boxe complementar da página 84.
- Leitura e desenvolvimento das atividades das páginas 85 e 86.
- Resolução das atividades propostas na seção O que você estudou?.
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho proposto com as imagens envolve a elaboração de hipóteses com base em dados científicos e observação, o que contribui para o trabalho com a Competência geral 2 da BNCC e com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Esta questão mostra um exemplo de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI06 da BNCC.
- Inicie o trabalho desse tema solicitando aos alunos que identifiquem o ambiente em que é dia e o ambiente em que é noite, retomando os elementos que caracterizam cada um desses períodos. Diga que se trata do mesmo ambiente, mas que ele é bem diferente de dia e de noite. Oriente-os a observar as diferenças entre as imagens (em relação tanto aos animais quanto aos elementos abióticos).
- Pergunte-lhes se conhecem os animais apresentados. Explique que eles precisam comer e beber água para se manterem vivos e também devem procurar parceiros para se reproduzirem.
- Peça aos alunos que formem duplas para discutir e elaborar uma explicação para o fato de os animais visíveis durante o dia serem diferentes dos animais visíveis durante a noite. Diga que os animais que aparecem são os que estão acordados, pois dormem em locais protegidos. Os animais que ficam acordados durante o dia, como a capivara, o gavião e o macaco, são diurnos. Já os animais que ficam acordados durante a noite, como a cutia, a jaguatirica e a preguiça, são noturnos. Explique aos alunos que, quando os animais estão ativos, eles saem de seus abrigos para buscar alimentos e também se reproduzir.
82
ALGUNS ANIMAIS REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES, COMO PROCURAR ALIMENTOS, DURANTE O DIA. ELES SÃO CONHECIDOS COMO ANIMAIS DIURNOS. O MACACO-BARRIGUDO, A CAPIVARA E O GAVIÃO-REAL SÃO EXEMPLOS DESSES ANIMAIS.
NO ENTANTO, EXISTEM ANIMAIS QUE REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES DURANTE A NOITE, COMO A PREGUIÇA-DE-BENTINHO, A JAGUATIRICA E A CUTIA. ESSES SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS NOTURNOS.
GERALMENTE, OS ANIMAIS DIURNOS DORMEM NO PERÍODO DA NOITE E OS ANIMAIS NOTURNOS DORMEM NO PERÍODO DO DIA.
PNA
4. PINTE OS ESPAÇOS QUE TÊM A LETRA C E ENCONTRE UM ANIMAL QUE REALIZA SUAS ATIVIDADES PRINCIPALMENTE À NOITE. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSE ANIMAL.
A legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
NOME DO ANIMAL:
C | O | R | U | J | A |
ALGUMAS PLANTAS TAMBÉM SÃO INFLUENCIADAS PELA OCORRÊNCIA DOS DIAS E DAS NOITES.
AS FLORES DA DAMA-DA-NOITE, POR EXEMPLO, ABREM-SE E EXALAM UM CHEIRO ADOCICADO DURANTE A NOITE. DURANTE O DIA, SUAS FLORES FICAM FECHADAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Os textos desta página mostram exemplos de como a sucessão de dias e de noites orienta o ritmo de atividades diárias de animais e de plantas, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01CI06 da BNCC.
- Identificar a letra C para pintar os espaços da imagem e escrever o nome do animal possibilita trabalhar com os componentes da PNA consciência fonêmica e produção de escrita.
- Leia o texto com os alunos e peça que respondam a questão, orientando-os a pintar somente os espaços com a letra.
- Apresente a eles outros animais, informando se são diurnos ou noturnos e, se possível, leve imagens deles para a sala de aula. Exemplos de animais diurnos: beija-flor, papagaio, orangotango, golfinho e tamanduá-bandeira. Exemplos de animais noturnos: morcego, rato, lobo, urso-de-óculos, leão e barata. Você pode propor aos alunos que façam um cartaz dividido ao meio, com as escritas "ANIMAIS DIURNOS/ANIMAIS NOTURNOS, com as principais características informadas na página 82. Em seguida, oriente-os a colar as imagens dos animais nos espaços adequados. Depois, façam uma exposição no pátio da escola para que outros alunos leiam e aprendam também.
- Apresente a foto da dama-da-noite e pergunte aos alunos se a conhecem. Leia o texto sobre essa planta e comente que a flor é polinizada por insetos noturnos.
- Caso seja possível, traga uma dama-da-noite para os alunos observarem e manusearem. Durante o manuseio da flor, oriente-os a não colocar as mãos nos olhos nem na boca, além disso, diga-lhes para não aspirar o perfume dela. Ao final, peça-lhes que lavem bem as mãos.
- Em todos os seres vivos, os ritmos biológicos são sincronizados com os ritmos ambientais, notavelmente o ciclo diário, por meio de regulação fisiológica e percepção sensorial. A ciência que estuda esses fenômenos é chamada Cronobiologia.
83
MUDANÇAS NA TEMPERATURA DOS AMBIENTES TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR OS HÁBITOS DE ALGUNS ANIMAIS.
EM ÉPOCAS DO ANO DE MUITO FRIO, POR EXEMPLO, ALGUNS ANIMAIS DIMINUEM SUAS ATIVIDADES E ENTRAM EM UM ESTADO DE SONO PROFUNDO, QUE DURA SEMANAS OU MESES. ESSE PERÍODO É CHAMADO HIBERNAÇÃO.
ALGUMAS PLANTAS ENCONTRADAS EM LOCAIS FRIOS TAMBÉM PASSAM POR MUDANÇAS QUANDO AS TEMPERATURAS DIMINUEM.
A ÁRVORE CONHECIDA COMO ERITRINA, POR EXEMPLO, PERDE SUAS FOLHAS NO OUTONO, QUANDO GERALMENTE OCORREM PERÍODOS DE SECA.
QUANDO CHEGA O INVERNO, ESSA PLANTA ESTÁ PRATICAMENTE SEM FOLHAS.
PNA
5. VOCÊ JÁ VIU PLANTAS QUE PERDEM AS FOLHAS EM ÉPOCAS DE TEMPERATURAS BAIXAS DO ANO? CONTE AOS SEUS COLEGAS.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, com base no compartilhamento de suas vivências.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho proposto com as imagens desta página envolve a elaboração de hipótese com base em observação da natureza, incentivando a curiosidade científica e a criatividade, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC e do componente da PNA fluência em leitura oral.
- Ao exercitar a fala como meio para trocar ideias entre os colegas, é possível aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Comente que a temperatura do ambiente também pode afetar a vida dos seres vivos. Explique a eles o conceito de hibernação, cuja definição utilizada nesta obra foi elaborada com base em Randall et al. (2014). Ouriços, morcegos e muitos roedores, como esquilos e ratos-silvestres, são animais que hibernam.
- Comente com os alunos que os ursos não hibernam. Com muitas reservas de energia no corpo, esses animais podem entrar em sono de inverno sem queda brusca da temperatura. Assim, eles são capazes de acordar e se tornarem ativos rapidamente, o que não ocorre com animais em hibernação, cuja temperatura corporal demora para voltar aos níveis normais. O sono de inverno, com sua temperatura relativamente elevada, não oferece o mesmo grau de economia de energia se comparado à hibernação.
- Peça aos alunos que observem as duas fotos de árvores e que digam a diferença entre elas. Solicite que, em duplas, elaborem uma explicação para a diferença entre as duas fotos.
- As fotos foram tiradas em épocas do ano distintas. As plantas que perdem folhas em determinadas épocas do ano são chamadas caducifólias. A perda de folhas ajuda, por exemplo, a reduzir a perda de água.
- Solicite aos alunos que respondam à questão e enfatize que essa estratégia ocorre apenas com determinadas plantas e em regiões específicas. Além de algumas plantas de clima temperado, certas espécies de ambientes quentes e secos, como a Caatinga, também são caducifólias.
- Leve para a sala de aula imagens e/ou vídeos que mostrem a queda de folhas. Uma opção interessante seria um passeio pela escola ou por jardins botânicos.
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AS PLANTAS E A LUZ SOLAR
AS PLANTAS NECESSITAM DA LUZ SOLAR PARA SOBREVIVEREM. ELAS RECEBEM A LUZ SOLAR PRINCIPALMENTE PELAS SUAS FOLHAS.
QUANDO DEIXAMOS UMA PLANTA EM UMA JANELA, POR EXEMPLO, PODEMOS PERCEBER QUE AS FOLHAS SE VOLTAM PARA O LADO DA JANELA DE ONDE ELA RECEBE A LUZ SOLAR.
O GIRASSOL É UMA PLANTA COM INFLORESCÊNCIAS AMARELAS. ESSA PLANTA É CONHECIDA POR, GERALMENTE, ESTAR VOLTADA PARA A DIREÇÃO DO SOL.
- INFLORESCÊNCIAS:
- FLORES AGRUPADAS E SUSTENTADAS POR UM RAMO COMUM
DURANTE UMA FASE DA VIDA, OS GIRASSÓIS ACOMPANHAM O MOVIMENTO APARENTE DO SOL DO AMANHECER ATÉ O PÔR DO SOL.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O texto deste boxe complementar pode possibilitar a curiosidade científica, além de apresentar métodos de experimentação e análise de resultados, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Inicie o trabalho com este texto pedindo aos alunos que observem as imagens. Ajude-os a perceber que nos dois casos as plantas estão voltadas para a luz.
- A primeira foto mostra o fenômeno do fototropismo, que é o crescimento do caule em direção à luz. A segunda foto mostra um caso de heliotropismo, que é a movimentação das inflorescências ao longo do dia, voltadas para o Sol.
Mais atividades
- Verifique a possibilidade de fazer uma atividade prática com os alunos, como plantar sementes de girassol.
-
Materiais necessários
- sementes de girassol-anão
- vasos de 30 a 40 cm de diâmetro, etiquetados com o nome dos alunos
- seixos ou pedaços de tijolos
- adubo de composteira (você pode usar o adubo preparado pelos alunos na unidade 2)
- terra
-
Procedimentos
- Peça aos alunos que forrem os vasos com uma camada de seixos. Em seguida, peça a eles que cubram os seixos com uma camada de adubo de composteira e, por fim, coloquem a terra.
- Explique a eles que devem enterrar algumas sementes, com 2,5 cm de profundidade e 10 cm de distância entre elas.
- Coloque os vasos em um local ensolarado da escola e oriente os alunos a regá-los (25 mL) a cada dois dias, tomando cuidado para não encharcar o solo.
- As sementes devem brotar em uma semana. Retire dos vasos as mudas que não se desenvolveram.
- Informe que devem continuar regando os girassóis-anões a cada dois dias e que a quantidade de água aumenta conforme o tamanho da planta. Em dois meses, espera-se que o girassol-anão já tenha florescido.
- As plantas podem ser mantidas na escola ou levadas para a casa dos alunos. Nesse caso, oriente os pais em relação à frequência de rega (100 mL a cada dois dias) e ao local onde devem ser mantidas (ensolarado e ao abrigo de tempestades).
- Explique que a luz é muito importante para as plantas, pois elas a utilizam para produzirem seu alimento.
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ATIVIDADES
PNA
1. O ARGANAZ É UM ANIMAL QUE PODE HIBERNAR POR VÁRIOS MESES, MESMO DEPOIS QUE AS TEMPERATURAS DO AMBIENTE SE TORNAM ELEVADAS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
- DE ACORDO COM O TEXTO ANTERIOR, A HIBERNAÇÃO OCORRE APENAS EM PERÍODOS DE BAIXA TEMPERATURA?
- SIM.
- X NÃO.
- ESCREVA A PRIMEIRA LETRA DE CADA IMAGEM E COMPLETE A FRASE A SEGUIR.
ALÉM DAS BAIXAS TEMPERATURAS, A FALTA DE
ALIMENTO
PODE SER RELACIONADA À HIBERNAÇÃO DOS ANIMAIS.
- SIGA AS COORDENADAS DO QUADRO ABAIXO E DESCUBRA O NOME DO ANIMAL DA IMAGEM A SEGUIR, QUE TAMBÉM HIBERNA.
A legenda da foto não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
1 | 2 | |
---|---|---|
A | GAM | MEU |
B | PIG | BÁ |
A-1 | B-2 | - | B-1 | A-2 |
---|---|---|---|---|
GAM | BÁ | - | PIG | MEU |
-
LEIA O NOME DO ANIMAL.
Verifique se os alunos leem corretamente os nomes formados.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta atividade, são apresentados exemplos em que a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades de alguns animais, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01CI06 da BNCC.
- Esta atividade permite desenvolver os componentes da PNA fluência em leitura oral, consciência fonêmica e produção de escrita, pois os alunos leem pequenos textos, reconhecem a letra que inicia o nome de cada imagem e escrevem palavras.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade permite avaliar se os alunos reconhecem animais que realizam a hibernação.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldades no item A, peça a ele que leia novamente o enunciado da atividade. Depois, avalie sua resposta.
- Caso algum aluno tenha dificuldade no item B, retome com ele a importância dos alimentos para os animais, relacionando-a à hibernação.
- Caso algum aluno tenha dificuldade no item C, oriente-o a ler as coordenadas da questão e a observar a imagem do gambá. Em seguida, solicite a ele que pesquise informações sobre o gambá-pigmeu.
86
PNA
2. VEJA, A SEGUIR, EXEMPLOS DE ANIMAIS QUE REALIZAM A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES NO PERÍODO DA NOITE.
A. ORDENE AS SÍLABAS E LIGUE O ANIMAL AO NOME DELE.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 1,7 METRO DE COMPRIMENTO.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 37 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.
- ANIMAL ADULTO PODE ATINGIR CERCA DE 1,8 METRO DE COMPRIMENTO.
-
ÇA ON - TA PIN DA 3 - ONÇA-PINTADA
-
BO LO - RÁ GUA 1 - LOBO-GUARÁ
-
TAU RU U 2 - URUTAU
B. LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DOS ANIMAIS.
Verifique se os alunos leem corretamente os nomes formados.
C. COM UM COLEGA, ESCOLHAM O NOME DE UM DOS ANIMAIS DESTA ATIVIDADE E FALEM UMA PALAVRA QUE RIMA COM ELE.
C. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam palavras que rimam com um desses animais, por exemplo, guaraná rima com lobo-guará; criançada rima com onça-pintada; material rima com urutau.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta atividade, os alunos precisam encontrar e identificar os animais em fotos do meio natural, aprimorando a capacidade de observação da natureza, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
- A atividade, de forma geral, pode desenvolver alguns componentes da PNA, como produção escrita, consciência fonêmica e instrução fônica sistemática.
- Retome a definição de animais diurnos e noturnos citando, por exemplo, os mencionados na página 82. Caso algum aluno tenha dificuldades ao ordenar as sílabas, peça que troque ideias com um colega para que juntos encontrem a solução.
- Auxilie os alunos, se preciso, com as palavras que rimam com os nomes dos animais representados nesta página. Você também pode sugerir que escolham outros animais que foram estudados no tema 9 para dizerem palavras que rimam com o nome deles. Diga-lhes que as palavras que rimam não precisam ser necessariamente nomes de animais.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. A CENA ABAIXO MOSTRA A CASA DE FÁBIO EM UM PERÍODO DO DIA.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
-
QUE PERÍODO DO DIA ESSA CENA MOSTRA?
Espera-se que os alunos respondam noite.
-
O QUE FÁBIO ESTÁ FAZENDO?
- ESTUDANDO.
- ALMOÇANDO.
- X DORMINDO.
-
NA CENA HÁ UM ANIMAL NOTURNO. QUE ANIMAL É ESSE?
Espera-se que os alunos respondam gato.
2. FÁBIO E SUA MÃE HELENA ESTÃO COMEMORANDO UM ANIVERSÁRIO.
-
ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO.
Helena.
-
QUANTOS ANOS ESSA PESSOA ESTÁ FAZENDO?
40 anos.
-
QUAL É O MÊS DE ANIVERSÁRIO DESSA PESSOA?
- AGOSTO.
- SETEMBRO.
- X OUTUBRO.
-
EM QUE PERÍODO DO DIA OCORRE A COMEMORAÇÃO?
- MANHÃ.
- X TARDE.
- NOITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam escalas de tempo (noite) e o ritmo de atividades diárias de seres humanos e outros animais (gato).
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade para desenvolver a atividade 1, oriente-o a falar o que observou na cena e a localizar Fábio e o gato. Depois, pergunte o que as personagens estão fazendo. Por fim, peça que avalie a resposta para esta questão.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam as sucessões de dias, semanas, meses e anos com base na análise de uma cena.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldades nos itens A e B, peça a ele que identifique quantos anos a pessoa está fazendo observando a vela do bolo e, em seguida, relacione a idade com a fase da vida dos participantes da festa.
- Caso algum aluno tenha dificuldades no item C, peça a ele que observe o mês do calendário que aparece na cena. Já para o item D, peça-lhe que observe o horário da festa no relógio que aparece na cena.
Amplie seus conhecimentos
- DAVIES, Gill. O grande livro dos animais. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
- RANDALL, David; BURGGREN, Warren; FRENCH, Kathleen. Fisiologia animal: mecanismos e adaptações. Trad. Carlos Eduardo Lobato de Menezes et al. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 656-657.
-
SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Essas referências apresentam, entre outras informações, aspectos relativos ao desenvolvimento de processos fisiológicos de animais. Com o auxílio delas, você pode encontrar mais informações sobre o ritmo de atividades diárias dos animais.
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Isso favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
|
Peça aos alunos que desenhem em uma folha avulsa e com lápis de cor ou canetas hidrográficas coloridas alguma atividade que gostam de fazer: jogar bola, ler, ver desenhos animados na televisão, ir para a escola, ir ao cinema, nadar e brincar. Enquanto eles desenham, divida o mural em três colunas: manhã, tarde, noite. À medida que eles terminarem, cada um deve fixar o desenho na coluna que indica o período do dia em que costuma fazer essa atividade. Finalizada a colocação dos desenhos nos períodos, analise em qual deles há mais desenhos e por que isso acontece. Observe com os alunos se cada atividade está adequada ao período em que é realizada; se não for, pergunte a cada um deles por que faz a atividade naquele período e aproveite para conversar sobre uma possível adequação. |
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Providencie um calendário do ano em curso para cada grupo de alunos. Oriente-os a, em grupos, analisar esse calendário com base nas seguintes questões: "Quantos meses tem o ano?"; "Quais meses têm 30 dias e quais têm 31 dias?"; "Qual mês tem menos do que 30 dias?"; "Quantas fases tem a Lua no decorrer de um mês?"; "Quantos feriados nacionais tem o ano?"; "Qual feriado é comemorado no primeiro dia de maio?"; "Em que mês são as férias do meio do ano?"; "Qual é o nome dos dias da semana?"; "Em quais dias da semana você não vai para a escola?"; "Qual mês e dia é o seu aniversário?"; "Ele cai sempre no mesmo dia da semana?"; "Como se chama o calendário que usamos?". Mostre também aos alunos o início e o fim de cada estação do ano no hemisfério Sul (outono: 20 de março a 21 de junho; inverno: 21 de junho a 23 de setembro; primavera: 23 de setembro a 21 de dezembro; verão: 21 de dezembro a 20 de março). Se julgar conveniente, apresente essas questões, ou a maioria delas, na lousa e faça uma dinâmica em que um integrante de cada grupo responda a cada questão também na lousa após a discussão. |
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Promova uma discussão sobre como os diferentes períodos do dia influenciam nas atividades diárias dos alunos. Em seguida, pergunte a eles se esses diferentes períodos influenciam as atividades que os outros animais realizam. Solicite aos alunos que têm gatos que observem o comportamento desses animais em diferentes períodos do dia durante 48 horas, podendo ser no sábado e no domingo, quando não vão para a escola. Eles devem anotar o horário observado e a atividade que o animal está fazendo. Se não puderem observar durante a noite, devem solicitar a um adulto que o faça. Os alunos também podem fotografar o que observaram em cada período. Já os alunos que não têm gatos poderão pesquisar na internet características relacionadas aos hábitos dos gatos domésticos e dos gatos selvagens. Ao final da atividade, solicite aos alunos que têm gatos que apresentem as informações e imagens que observaram sobre o comportamento dos animais. Em seguida, os que não têm gatos devem apresentar as informações que pesquisaram. Incentive a turma a comparar as informações observadas com as pesquisadas, percebendo semelhanças e diferenças. |
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Promova uma atividade em que os alunos sejam divididos em três grupos. Para isso, divida a lousa em três colunas, uma para cada grupo. Em seguida, peça aos alunos que citem exemplos que mostrem a influência da luz ou da temperatura nas atividades de plantas e animais. Dê um tempo para os integrantes dos grupos conversarem e pesquisarem as informações. Eles podem pesquisar em livros e na internet. Após o tempo dado, peça a um integrante de cada grupo que desenhe ou escreva os exemplos citados. Eles podem citar a mudança de posição dos girassóis durante o dia, flores que abrem durante determinados períodos do dia, animais que hibernam, aves que cantam ao amanhecer, entre outros exemplos. |