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4 OBJETOS QUE UTILIZO
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
Esta unidade aborda os objetos que os alunos usam no dia a dia e a funcionalidade desses objetos. Além disso, a unidade apresenta os materiais de que são feitos alguns objetos, levando os alunos a perceberem que alguns são feitos de mais de um material.
O conceito de matéria-prima também é abordado na unidade, assim como o consumo consciente, levando os alunos a refletirem sobra a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.
Ao longo do desenvolvimento da unidade são sugeridas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem avaliar o processo de aprendizagem e os conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Identificar os objetos do cotidiano.
- Relacionar diferentes objetos aos locais onde são utilizados.
- Reconhecer que os objetos são feitos de diferentes materiais.
- Conhecer o conceito de matéria-prima.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 10 e 11 desta unidade.
Atividade preparatória
Identificar para que servem os objetos do dia a dia pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 10 - Objetos do nosso dia a dia.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC, em que os alunos aprenderão sobre as características e funções dos objetos do dia a dia.
- Como a proposta é para que os alunos trabalhem em grupos, eles podem aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Em um primeiro momento, os alunos devem permanecer em suas carteiras, que podem estar dispostas em fileiras ou em círculo.
- Divida a turma em grupos de três alunos e forneça a cada grupo imagens de objetos utilizados no dia a dia para dormir (como pijama, cama, travesseiro), para vestir (como roupas, sapatos, bonés), na alimentação (como talheres, pratos, copos) e na higiene pessoal (como escovas de dentes, sabonete e chuveiro). Com as imagens, dê a cada grupo quatro folhas de papel sulfite, cada uma com um dos seguintes temas: folha 1 - tomar banho; folha 2 - dormir; folha 3 - vestir; e folha 4 - comer.
- Explique aos grupos que eles deverão colar as imagens dos objetos em seus respectivos temas, de acordo com as atividades que realizamos e às quais eles estão relacionados.
-
Durante o desenvolvimento, observe se:
- os alunos souberam dizer as funções de cada objeto?
- os alunos relacionaram corretamente os objetos contidos nas imagens a suas funções?
- os alunos perceberam que as propriedades dos materiais que compõem os objetos estão relacionadas às funções dos objetos?
Atividade preparatória
Reconhecer de que são feitos os objetos pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 11 - Do que são feitos os objetos que utilizo.
- Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC, em que os alunos poderão perceber que os diferentes objetos são feitos de diferentes materiais.
- O trabalho com essa atividade pode aprimorar o componente desenvolvimento de vocabulário.
- Inicie a atividade distribuindo aos alunos alguns objetos, como: origami de papel sulfite; folhas de caderno; etiquetas autoadesivas; régua de plástico ou de metal; apontador; moedas; chaves; copo descartável; prato descartável; canudos; pente de plástico; lápis; prendedor de cabelo; pregador de roupas e tesoura com pontas arredondadas.
- Em seguida, coloque quatro caixas de papelão na frente da sala de aula e explique aos alunos que elas representam os seguintes tipos de material: madeira, plástico, papel e metal.
- Solicite, então, a cada aluno, um por vez, que coloque o objeto que recebeu em uma das caixas, de acordo com o material do qual seu objeto é feito. Depois de todos os alunos colocarem seus objetos nas caixas, confira, com a ajuda da turma, se todos os objetos foram colocados nas caixas adequadas.
- É provável que alguns objetos, por serem feitos de mais de um material, causem dúvidas quanto à caixa em que devem ser colocados, como a tesoura, que tem um cabo de plástico e uma parte metálica. Nesse momento, explique que a maioria dos objetos que utilizamos em nosso dia a dia pode ser feita de um ou mais materiais.
-
Durante o desenvolvimento, observe:
- os alunos identificaram de que eram feitos os objetos que receberam?
- os alunos perceberam que muitos objetos são feitos de mais de um material?
Esta unidade aborda os materiais e os usos de objetos do cotidiano. Esse assunto será extrapolado para a reflexão sobre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
- Para iniciar a unidade, solicite aos alunos que analisem a imagem. Comece questionando se a foto foi registrada durante o dia ou durante a noite.
- Pergunte o que a escultura representa (peixe) e se sabem do que é feita. Chame a atenção para os aspectos dos objetos e do material do qual a maior parte dela é feita (plástico). O debate sobre esculturas que têm como matéria-prima materiais que seriam geralmente descartados permite o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
- Diga aos alunos que a escultura se refere a uma instalação artística composta de uma escultura de peixe. A reflexão sobre a escultura desenvolve o senso estético e incentiva o reconhecimento e a valorização dos artistas, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC. O fato de a escultura ter sido feita com reaproveitamento de materiais promove a reflexão sobre as consequências socioambientais do consumo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
Conectando ideias
- Espera-se que os alunos citem calotas de carro, regador, diferentes tipos de vasilhas, pás e rastelos de brinquedo, triciclo, assentos de privadas, garrafa. A maioria desses objetos é feita de plástico.
- Espera-se que os alunos identifiquem a função do objeto escolhido com base em sua vivência.
- A maioria dos objetos que compõem a escultura é feita de plástico.
- Verifique se os alunos identificam o destino de alguns objetos que deixam de ser utilizados no dia a dia.
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OLHA QUE LEGAL! ESSA ESCULTURA FOI FEITA UTILIZANDO OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS. VOCÊ REAPROVEITA OBJETOS EM SEU DIA A DIA?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso desse conteúdo como instrumento de avaliação.
CONECTANDO IDEIAS
1. CITE UM OBJETO QUE FOI UTILIZADO PARA CONFECCIONAR ESSA ESCULTURA.
2. PARA QUE SERVE ESSE OBJETO?
3. DE QUE MATERIAL É FEITO ESSE OBJETO?
1, 2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
4. O QUE MUITAS VEZES É FEITO COM ESSES OBJETOS APÓS O USO?
4. Espera-se que os alunos respondam que muitas vezes esses objetos são descartados no lixo, para reciclagem ou podem ser reaproveitados. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Chame a atenção dos alunos para a quantidade de resíduos sólidos que geralmente é descartada no ambiente e promova uma reflexão sobre o reaproveitamento de materiais.
- Peça aos alunos que discutam sobre o fato de esses objetos terem sido produzidos para uma finalidade (verifique se os alunos conseguem identificar alguns objetos e suas finalidades) e terem sido utilizados com outro objetivo (ser parte de uma escultura). Questione-os sobre a escultura, em termos de gosto pessoal e de papel na sociedade (provocar a reflexão das pessoas).
- Pergunte se já reaproveitaram objetos que seriam descartados. Isso pode conscientizá-los a diminuir a quantidade de lixo.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A temática e as questões das páginas de abertura podem ajudar os alunos a entenderem conceitos sobre reaproveitamento de materiais.
Como proceder
- Deixe que se expressem livremente, pois o reaproveitamento de materiais será um tema importante nesta unidade. Pergunte a eles: "Depois de utilizarmos um objeto, podemos aproveitá-lo para outra função?".
- Registre a noção que os alunos têm desse conceito e avalie-a de forma a explorá-la e aprofundá-la nas seções desta unidade.
- A atividade 3 da página 102 explora o reaproveitamento de embalagens para a produção de brinquedos. Se achar conveniente, trabalhe com essa atividade nesse momento.
Mais atividades
- Reúna os alunos em grupos com três integrantes.
- Forneça a cada grupo uma garrafa plástica vazia, um pouco de terra vegetal, sementes, tinta guache e pincéis.
- Corte as garrafas ao meio para os alunos.
- Em seguida, peça-lhes que pintem a metade inferior da garrafa, usando a criatividade. Essa parte do trabalho pode ser desenvolvida com a colaboração do professor de Arte.
- Auxilie os alunos a fazerem quatro pequenos furos no fundo da garrafa e a encherem com terra vegetal.
- Mostre aos alunos como devem plantar as sementes.
- Conclua a atividade explicando que a garrafa plástica agora possui um novo uso: vaso para plantas.
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10 OBJETOS DO NOSSO DIA A DIA
1. OBSERVE SUA CARTEIRA ESCOLAR NESSE MOMENTO. CONTORNE OS OBJETOS DA CENA A SEGUIR QUE TAMBÉM ESTÃO SOBRE SUA CARTEIRA.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso desse conteúdo como instrumento de avaliação.
Resposta pessoal. A resposta depende dos objetos que estão sobre a carteira do aluno nesse momento.
-
QUAIS DESSES OBJETOS GERALMENTE PERMANECEM NA ESCOLA QUANDO VOCÊ VAI PARA CASA?
Espera-se que os alunos respondam carteira e cadeira.
2. CITE OUTROS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.
2. Espera-se que os alunos citem folha de papel sulfite, canetinhas, giz de cera, tinta guache, fita adesiva, cola, borracha, entre outros.
3. PARA QUE VOCÊ UTILIZA ESSES OBJETOS QUE CITOU?
Espera-se que os alunos digam que utilizam os objetos para que possam escrever, desenhar, pintar e colar.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 10 - Objetos do nosso dia a dia
6 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 90 e 91.
- Desenvolvimento da seção Na prática da página 92.
- Encaminhamentos das atividades das páginas 93 e 94.
Destaques BNCC
- Nesta página, os alunos poderão desenvolver a compreensão sobre a função de objetos de uso cotidiano, o que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
-
Para auxiliar na questão 3, conforme os alunos citarem a finalidade de cada objeto, faça um quadro na lousa e anote as respostas deles.
Objeto Para que você o utiliza? Régua Medir Borracha Apagar Caderno Escrever - Diga aos alunos que eles devem ser responsáveis, mantendo organizados os objetos escolares. Os lápis precisam estar apontados; a borracha, limpa; o depósito do apontador, vazio, entre outros cuidados que agilizam o trabalho em sala de aula. Oriente-os a sempre conferir a mochila para verificar se não estão esquecendo o material que será utilizado em sala.
- Aborde a utilidade de cada um dos objetos de sala de aula para além daqueles que os alunos citaram. Destaque também objetos que geralmente você utiliza, como apagador e giz.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer do que são feitos os objetos escolares.
Como proceder
- Anote em seu caderno o conhecimento prévio dos alunos a respeito da composição de seus objetos escolares. Observe quais são os materiais que eles têm mais facilidade de identificar e quais têm mais dificuldade. Esse assunto será o próximo tema da unidade.
Amplie seus conhecimentos
-
LEONARD, Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Esse livro apresenta de onde vêm as matérias-primas de alguns objetos que usamos, como são produzidos, distribuídos e consumidos e o que acontece depois que jogamos tudo isso no lixo.
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CADA OBJETO TEM SUA IMPORTÂNCIA. A MOCHILA, POR EXEMPLO, UTILIZAMOS PARA GUARDAR E TRANSPORTAR OS MATERIAIS ESCOLARES.
COLOQUE EM SUA MOCHILA SOMENTE OS OBJETOS NECESSÁRIOS. EVITE CARREGAR OBJETOS QUE NÃO VAI UTILIZAR.
EM CADA CÔMODO DE NOSSA RESIDÊNCIA EXISTEM DIFERENTES OBJETOS. VEJA NA CENA A SEGUIR A COZINHA DA CASA DE MARIA.
4. ESCOLHA TRÊS OBJETOS DA COZINHA DE MARIA E DIGA PARA QUE ELES SÃO UTILIZADOS.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
IMAGINE O QUARTO DE MARIA. QUE OBJETOS VOCÊ ACHA QUE HAVERIA NESSE QUARTO?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A discussão sobre a quantidade de material a ser carregado na mochila provoca a reflexão quanto ao papel do aluno na manutenção da própria saúde, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- Diga aos alunos que a maior massa indicada para carregar na mochila é 10% da massa do corpo. Ou seja, se o aluno tem uma massa de 30 kg, sua mochila pode ter no máximo 3 kg. Enfatize que é importante respeitar a massa ideal de material escolar para manter a saúde da coluna vertebral.
- Leve uma balança para a sala de aula e meça a massa do aluno e de sua mochila. Elabore um quadro com essas informações e converse com os alunos que carregam quantidade excessiva de material escolar, alertando que isso pode futuramente afetar sua saúde, além de prejudicar a postura. Esse assunto permite desenvolver habilidades de numeracia da PNA.
- Informe aos alunos que o modelo de mochila mais indicado por médicos ortopedistas é a que tem rodinhas, pois não sobrecarrega a coluna vertebral. No entanto, essa mochila deve ser posicionada de maneira que, ao ser carregada, fique ajustada em uma altura que a criança não precise se abaixar para puxá-la.
- Eles podem citar que no quarto há cama, guarda-roupas, roupas, cabides, espelho, entre outros itens.
- Peça aos alunos que citem objetos de seu quarto e de outros cômodos de sua residência, bem como a função deles.
Comentários de respostas
4. Considere as respostas apresentadas pelos alunos para essa questão e verifique se estão de acordo com a função do objeto. Fogão: cozinhar alimentos; pia: lavar louças, alimentos que serão ingeridos crus ou serão cozidos e as mãos; pano de prato: secar a louça, as mãos e os alimentos; armário: guardar louças e alimentos; taças e copos: armazenar líquidos para serem ingeridos; pratos: acomodar alimentos para serem ingeridos; geladeira: armazenar alimentos que precisam ser mantidos refrigerados; mesa: dispor os alimentos que serão consumidos na refeição; cadeira: apoiar o corpo durante a refeição.
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NA PRÁTICA
-
ALGUMAS EMBALAGENS VAZIAS PODEM SER REUTILIZADAS PARA CRIAR OUTROS OBJETOS. COMO PODEMOS FAZER ISSO?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
VAMOS APROVEITAR UMA LATA VAZIA PARA FAZER UM PORTA-LÁPIS.
Peça aos alunos que, se possível, mostrem as fotos digitais ou impressas das etapas de produção do porta-lápis.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- LATA PEQUENA SEM TAMPA (DE MOLHO DE TOMATE, POR EXEMPLO)
- REVISTA PARA RECORTAR
- COLA BRANCA
- PINCEL
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
Ao realizar esta atividade, certifique-se de que a lata levada pelos alunos não tenha rebarbas que possam causar ferimentos.`
PEÇA A UM COLEGA QUE FOTOGRAFE AS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE SEU PORTA-LÁPIS.
COM A TESOURA, RECORTE IMAGENS DA REVISTA. COM O PINCEL, PASSE COLA BRANCA NA LATA E COLE AS IMAGENS ATÉ COBRI-LA POR INTEIRO.
ESPERE A COLA SECAR E SEU PORTA-LÁPIS ESTARÁ PRONTO!
1. O OBJETO QUE VOCÊ FEZ TEM A MESMA UTILIDADE QUE ANTES?
Espera-se que os alunos respondam que não.
2. UTILIZAR EMBALAGENS VAZIAS AJUDA A DIMINUIR A QUANTIDADE DE OBJETOS DESCARTADOS? POR QUÊ?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois embalagens que seriam descartadas podem ser utilizadas por mais tempo e com outra finalidade.
USE SUA CRIATIVIDADE E PROCURE REAPROVEITAR OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS
PARA SABER MAIS
- TRANSFORME SEU MATERIAL ESCOLAR, DE LAURA TORRES. CIRANDA CULTURAL.
NESSE LIVRO, VOCÊ VAI CONHECER ALGUMAS IDEIAS PARA CUSTOMIZAR SEU MATERIAL ESCOLAR. ELE SERÁ ÚNICO!
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade promove a reflexão sobre a reutilização de objetos, mostrando que eles podem ter uma nova função, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC, além de contemplar os Temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Educação para o consumo.
- As questões desta página trabalham a função de objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Esta atividade visa à conscientização sobre a importância da reutilização de materiais. Mostre aos alunos que podem fazer isso em sua residência, com a ajuda dos pais ou responsáveis, evitando o descarte desses materiais e a retirada desnecessária de recursos naturais do ambiente.
- A lata pode ser substituída por outra embalagem, como potes de margarina ou a parte inferior de uma garrafa plástica. Caso esse tipo de material seja utilizado, pode ser pintado com tinta guache. Nesse caso, diga aos alunos que devem pintar a parte externa da embalagem.
-
- A criatividade deve ser sempre incentivada, principalmente nos trabalhos manuais. Diga aos alunos que podem usar diferentes materiais, como pedaços de papéis coloridos, gibis, revistas, tecidos e botões.
- Aproveite também para conversar sobre a redução do consumo de produtos que apresentam muita embalagem. Isso permite o trabalho com o Tema contemporâneo transversal Educação para o consumo.
- A sugestão de fotografar as etapas permite aos alunos mostrarem aos colegas e aos pais ou responsáveis como confeccionaram o porta-lápis. Solicite aos alunos que lhe enviem as fotos por e-mail. Caso não seja possível fotografar oriente-os a expor na sala de aula o objeto que produziram.
- Oriente os alunos a lerem o livro da seção Para saber mais com a ajuda de um familiar, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
Comentários de respostas
1. Após os alunos responderem a esta questão, comente que antes, a embalagem do objeto armazenava alimento e agora, trata-se de um objeto para organizar materiais escolares ou de escritório.
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ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NOS OBJETOS QUE NOS AUXILIAM NA ALIMENTAÇÃO E NO PREPARO DOS ALIMENTOS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
- X
- X
- X
- X
B - 2
C - 2 e 6
P - 1 e 5
T - 4
PNA
-
RELACIONE CADA OBJETO À LETRA QUE INICIA O NOME DELE.
Espera-se que os alunos liguem: prato - P; talheres - T; bola - B; panela - P; caderno - C; copo - C.
2. PINTE DE VERDE OS QUADROS COM OS OBJETOS QUE VOCÊ UTILIZA PARA DORMIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
CADERNO
TRAVESSEIRO Verde.
SABONETE
COTONETE
CAMA Verde.
LENÇOL Verde.
COLCHÃO Verde.
-
LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DOS OBJETOS QUE VOCÊ PINTOU.
Verifique se os alunos leem corretamente os nomes formados.
-
AGORA, CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM TODAS AS NOITES.
Espera-se que os alunos comentem que, durante o sono, descansamos o corpo. O sono também contribui para o crescimento e o desenvolvimento do nosso corpo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades desta página trabalham a função de objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Ao identificar a letra com a qual se inicia o nome de cada objeto na atividade 1, é possível desenvolver o componente da PNA consciência fonêmica, além de reconhecer os nomes dos objetos na atividade 2, o que possibilita desenvolver o componente da PNA fluência em leitura oral.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- As atividades 1 e 2 permitem aos alunos que identifiquem os objetos e suas funções.
Como proceder
- Na atividade 1, caso algum aluno sinalize que a bola ou o caderno auxiliam na alimentação, questione-o sobre as situações em que ele usaria cada um desses objetos. Se algum aluno não reconhecer que os outros objetos são usados na alimentação, questione-o sobre as situações em que ele os utiliza no dia a dia.
- Aproveite para pedir aos alunos que citem outros objetos utilizados durante a alimentação e o preparo dos alimentos, como jarra, concha, espátula, panela de pressão, caldeirão e vasilhas diversas.
- Caso algum aluno tenha dificuldades na atividade 2, repita as mesmas estratégias descritas anteriormente, porém com base nos objetos citados nesta atividade.
- No item B da atividade 2, diga aos alunos que é recomendado às crianças em idade escolar que durmam entre 9 e 11 horas por dia. Explique que, enquanto dormimos, o corpo entra em profundo processo de relaxamento, o que contribui para o descanso e, consequentemente, prepara o corpo para uma nova jornada de atividades. Além disso, durante o sono, o hormônio do crescimento é ativado, ou seja, dormir contribui para o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Dormir bem ajuda também a prevenir a osteoporose e a flacidez muscular.
- Diga aos alunos que quando não dormimos, geralmente, ficamos irritados, cansados, indispostos. Além disso, a falta de sono prejudica a memória.
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3. RELACIONE CADA OBJETO À SITUAÇÃO EM QUE GERALMENTE ELE É UTILIZADO.
- 2
- 3
- 1
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade desta página trabalha a identificação e a função de objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Comece pedindo aos alunos que nomeiem os objetos da coluna à esquerda. Em seguida, peça-lhes que descrevam cada uma das cenas à direita e oriente-os a realizar a atividade.
- Peça aos alunos que citem outros objetos e situações em que são utilizados. Para isso, podem desenhar ou fotografar o objeto e a situação a fim de apresentarem aos colegas.
Mais atividades
- Apresente a canção "Criança não trabalha", do grupo Palavra Cantada.
- Criança não Trabalha, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Intérprete: Palavra Cantada. Em: Palavra Cantada 10 Anos. São Paulo: Palavra Cantada, 2004. 1 CD. Faixa 2.
- Peça aos alunos que indiquem quais foram os objetos citados na canção e discuta sobre o material de que são feitos e para que servem.
- Promova uma breve reflexão sobre o refrão. Trata-se de uma afirmação contra o trabalho infantil. Explique que o trabalho infantil é proibido, mas, infelizmente, muitas crianças ainda trabalham no Brasil, o que compromete a formação escolar.
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11 DO QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS QUE UTILIZO
1. QUAL É O NOME DO OBJETO QUE APARECE NAS FOTOS A SEGUIR?
Espera-se que os alunos respondam que são pratos.
2
5
4
3
1
2. ESCREVA EM CADA QUADRO O NÚMERO REFERENTE AO MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO MOSTRADO ANTERIORMENTE.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
- CERÂMICA
- VIDRO
- METAL
- PLÁSTICO
- PAPELÃO
3. COM UM COLEGA, COMPAREM ESSES MATERIAIS E CONVERSEM SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS.
PNA
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 11 - Do que são feitos os objetos que utilizo
11 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 95 e 96.
- Estudo da informação apresentada no boxe complementar da página 97.
- Abordagem da temática da seção Cidadão do mundo.
- Roda de conversa sobre a temática da seção Cidadão do mundo.
- Leitura e desenvolvimento das atividades das páginas 100 a 103.
- Desenvolvimento da atividade experimental da seção Investigue e compartilhe.
- Roda de conversa sobre os resultados apresentados na seção Investigue e compartilhe.
- Leitura e discussão sobre os encaminhamentos da atividade da seção Para saber fazer.
- Resolução das atividades propostas na seção O que você estudou?.
Destaques BNCC e PNA
- As questões desta página trabalham a identificação dos materiais de objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC, descrita anteriormente.
- A interação oral sobre características dos materiais incentiva a troca de ideias e opiniões e permite o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Explique que os objetos podem ser feitos de diferentes materiais. Apresente os materiais listados, citando outros exemplos de objetos comumente feitos com eles (copos de vidro, cartões de papel, latas de alumínio, réguas de plástico, xícaras de cerâmica, entre outros).
- Peça aos alunos que associem as imagens aos materiais, corrigindo-os, se necessário. Pergunte que características das imagens eles observaram para identificar o material (transparência, cor, brilho, textura aparente).
Comentários de respostas
3. Espera-se que os alunos respondam que os materiais apresentam diferentes texturas e cores. Além disso, alguns materiais brilham ou são transparentes. Essas são características que podemos observar. Há também outras características que identificamos ao tocar ou carregar, como densidade, resistência e textura.
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AO OBSERVARMOS À NOSSA VOLTA, PODEMOS PERCEBER QUE OS OBJETOS SÃO FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS, COMO PAPEL, VIDRO, PLÁSTICO, METAL, MADEIRA, ARGILA, TECIDO, ENTRE OUTROS.
ALGUNS OBJETOS QUE TÊM A MESMA UTILIDADE PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS, COMO OS PRATOS MOSTRADOS NA PÁGINA ANTERIOR.
4. VOCÊ CONHECE OUTROS OBJETOS QUE TÊM A MESMA FUNÇÃO, MAS QUE PODEM SER FEITOS COM DIFERENTES MATERIAIS?
Resposta pessoal. Os alunos podem citar colheres, garfos, garrafas, panelas, entre outros.
HÁ TAMBÉM OBJETOS QUE SÃO FEITOS COM MAIS DE UM MATERIAL.
5. OBSERVE OS OBJETOS A SEGUIR E PINTE O QUADRINHO DE ACORDO COM A LEGENDA.
Azul
Amarelo
Amarelo
Vermelho
PNA
6. ESCREVA O NOME DO MATERIAL QUE OS DOIS OBJETOS TÊM EM COMUM?
METAL.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As questões desta página trabalham a identificação de materiais de objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Identificar e escrever o nome do material comum nos dois objetos permitem desenvolver o componente da PNA produção de escrita.
- Certifique-se de que os alunos conseguem identificar os materiais trabalhados até agora.
- Se julgar interessante, entregue aos alunos o mesmo conjunto de objetos do tema anterior e pergunte de que material são feitos.
- Peça aos alunos que observem seus objetos escolares e identifiquem do que são feitos. Se eles tiverem tesoura com pontas arredondadas, confeccionada com plástico e metal, como a apresentada na foto da questão 5, oriente-os a observá-los. O apontador é um objeto escolar que, geralmente, é feito de plástico e metal.
- Auxilie os alunos na escrita da palavra METAL na questão 6. Oriente-os a identificar o material comum e olhar na legenda a forma de sua grafia.
Mais atividades
- Se possível, leve para essa aula um conjunto de objetos, de funções diversas, que não ofereçam perigo e que sejam feitos de diferentes materiais. Por exemplo: colher de metal, pano de cozinha, cabide de plástico, sabonete, entre outros. Deixe que os alunos os toquem e brinquem com eles, simulando a função desses objetos.
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PNA
MATÉRIA-PRIMA
NOS AMBIENTES QUE FREQUENTAMOS EXISTEM DIVERSOS OBJETOS FEITOS DE VIDRO, COMO GARRAFAS, COPOS, JANELAS, LÂMPADAS, PRATOS E MUITOS OUTROS.
-
VOCÊ SABE DO QUE É FEITO O VIDRO?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
OS MATERIAIS QUE SÃO RETIRADOS DO AMBIENTE OU DE SERES VIVOS PARA SEREM UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE OBJETOS RECEBEM O NOME DE MATÉRIA-PRIMA.
A PRINCIPAL MATÉRIA-PRIMA DO VIDRO É A AREIA, SEMELHANTE ÀQUELA ENCONTRADA NAS PRAIAS.
APÓS SER COLETADA, A AREIA É MISTURADA A OUTROS MATERIAIS. ESSA MISTURA É AQUECIDA E PASSA POR VÁRIOS PROCESSOS, ATÉ QUE SE TRANSFORME EM VIDRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A reflexão sobre o uso de matéria-prima e escassez de recursos naturais contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
- O texto desta página aprofunda os conhecimentos sobre o vidro, um material presente em objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Conhecer os procedimentos da produção do vidro pode promover o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário, pois os alunos passam a conhecer outras palavras e a inseri-las em seu discurso.
- Explique que os materiais são obtidos de uma matéria-prima. Por exemplo, a matéria-prima da cerâmica é a argila. Para isso, a argila é submetida a altas temperaturas.
- Mostre aos alunos que as matérias-primas que constituem os diferentes objetos do nosso cotidiano provêm de recursos naturais, ou seja, de elementos encontrados na natureza.
- Diga que a retirada dos recursos naturais pode reduzir sua disponibilidade na natureza, pois muitos deles não são repostos em tempo hábil. Peça aos alunos que discutam em duplas sobre as consequências desse fato.
- Peça a eles que observem os potes ilustrados e que identifiquem o material de que são feitos. Pergunte se eles sabem qual é a matéria-prima do vidro. Leia o texto com eles e apresente a foto que mostra a areia usada na produção de vidro.
- Aproveite para informar aos alunos que o vidro é um material que leva muitos anos para se decompor, por isso afeta o meio ambiente ao ser descartado no solo. Portanto, recomenda-se reciclá-lo. Além disso, quando descartado a céu aberto, o vidro pode acumular água proveniente das chuvas, sendo um local de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.
Comentários de respostas
- Nesta questão, é possível que alguns alunos respondam sim e que outros respondam não. Promova uma conversa, a fim de conferir se algum aluno conhece como é feito o vidro. Verifique se ele menciona a areia.
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CIDADÃO DO MUNDO CONSUMO CONSCIENTE
BRUNO SEPARA O LIXO DE SUA RESIDÊNCIA EM ORGÂNICOS E RECICLÁVEIS, MAS PENSA QUE PODE FAZER MAIS PELO AMBIENTE E PELA SOCIEDADE.
APÓS UMA PESQUISA, ELE DESCOBRIU OUTRAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE.
PNA
1. COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS VOGAIS E CONHEÇA OS "CINCO R", QUE SE REFEREM A ATITUDES QUE PODEM AJUDAR A CONSERVARO AMBIENTE.
RE P E NS A R
O QUE E QUANTO CONSUMIMOS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO E REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO.
RE D U Z I R
A QUANTIDADE DE PRODUTOS. PROCURAR AQUELES QUE DUREM MAIS TEMPO E QUE TENHAM POUCAS EMBALAGENS.
DEVEMOS, POR EXEMPLO, USAR SACOLAS REUTILIZÁVEIS E EMBALAGENS RETORNÁVEIS.
- EMBALAGENS RETORNÁVEIS:
- QUE PODEM SER REAPROVEITADAS DEPOIS DE SUA UTILIZAÇÃO, PARA O MESMO FIM
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer as ideias relacionadas ao consumo consciente.
- Reconhecer a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.
Destaques BNCC e PNA
- Nesta página e na página 99, são apresentadas atitudes que devem ser tomadas com objetos feitos de diferentes materiais, a fim de discutir como podem ser usados de forma consciente. Isso contribui com o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- A discussão sobre os 5 Rs promove a reflexão sobre as consequências socioambientais do consumo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC, contemplando também o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
- A questão 1, para completar textos, contribui para desenvolver os componentes da PNA consciência fonológica e produção de escrita. A leitura do texto e a discussão sobre a temática com os colegas promovem, respectivamente, os componentes da PNA compreensão de textos e desenvolvimento de vocabulário.
- Inicie esta seção destacando a abordagem de um tema atual e de grande relevância mundial, o consumo consciente. Comente que esta seção apresenta cinco estratégias que contribuem para reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo humano, conhecidas como 5 Rs.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem o destino dos resíduos sólidos produzidos pelo ser humano. Retome a discussão das páginas de abertura, levando-os a refletir sobre a quantidade de objetos que teria sido descartada se não fosse utilizada na confecção da escultura. Explique que os resíduos se referem ao que consumimos e descartamos.
- Explique brevemente por que os resíduos são um grande problema socioambiental. É importante que saibam que poluem o solo e a água e comprometem a saúde das pessoas e dos demais seres vivos. Cite alguns exemplos específicos de impacto ambiental causado pelo consumo excessivo, por exemplo, o lixo eletrônico.
- Para cada um dos 5 Rs, apresente a imagem e peça aos alunos que descrevam a respectiva situação, lendo em seguida, com eles, o texto. Oriente-os a discutir cada situação em duplas e a completar as lacunas. Ajude-os quando necessário.
99
R E A PR O V E I T A R
OBJETOS QUE NÃO UTILIZAMOS MAIS. PODEMOS TAMBÉM DOAR OBJETOS QUE NÃO USAMOS MAIS.
R E C I CL A R
MATERIAIS. PARA ISSO, DEVEMOS SEPARAR MATERIAIS RECICLÁVEIS. A RECICLAGEM CONTRIBUI PARA DIMINUIR A EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA DO AMBIENTE, AJUDANDO A CONSERVAR OS RECURSOS NATURAIS.
- EXTRAÇÃO:
- RETIRADA DE RECURSOS DOS AMBIENTES PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO SER HUMANO
R E C U S A R
PRODUTOS QUE PREJUDIQUEM O AMBIENTE E A NOSSA SAÚDE. DEVEMOS EVITAR EMBALAGENS DESCARTÁVEIS E QUE NÃO SEJAM RECICLÁVEIS, ALÉM DE PRODUTOS DE EMPRESAS QUE NÃO SE PREOCUPAM COM O AMBIENTE.
2. VOCÊ TEM UMA ROUPA OU UM CALÇADO EM BOAS CONDIÇÕES QUE NÃO USA MAIS? O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESSE OBJETO?
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
3. QUAIS ATITUDES DE BRUNO VOCÊ PODERIA TER PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE?
MANUAL DO PROFESSOR
- Veja a seguir um texto sobre o consumo por impulso.
[...] Tomados pela emoção (não à toa!) ou até mesmo por distração, acabamos por fazer compras por impulso, adquirindo algo que não precisamos e sendo muitas vezes tomados depois pela culpa e arrependimento, além de causar um impacto negativo no meio ambiente e na sociedade.
[...]
Um efeito colateral importante da compra por impulso é o desperdício de dinheiro, que deveria ser gasto em coisas que sejam úteis para você ou em serviços e experiências que lhe tragam prazer e conhecimento. [...]
Compras desnecessárias também representam impactos negativos ao meio ambiente que poderiam ser evitados - e que acabam por refletir em nosso bem-estar. Faça o exercício de imaginar a história de produção de um produto, considerando os recursos naturais e humanos utilizados para que ele chegasse até você. Quais recursos naturais foram consumidos? Quais foram os impactos negativos dessa produção no meio ambiente? [...]
COMPRAS por impulso: pratique o consumo consciente e evite ciladas. Instituto Akatu, 10 out. 2017. Disponível em: https://oeds.link/dQochn. Acesso em: 22 maio 2021.
Comentários de respostas
2. Espera-se que os alunos pensem em doar os objetos, reaproveitá-los para outra utilidade ou separá-los para a reciclagem.
3. Espera-se que os alunos observem e citem ações relacionadas a cada uma das atitudes de Bruno e que sejam possíveis de serem realizadas no dia a dia. Deixe que se expressem livremente e comente respostas que estejam equivocadas ou que apresentem atitudes que não promovam a conservação do ambiente.
100
ATIVIDADES
PNA
1. ESCREVA O NOME DO PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DE CADA UM DOS OBJETOS APRESENTADOS A SEGUIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
ARGILA.
PAPEL.
METAL.
PLÁSTICO.
MADEIRA.
VIDRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A discussão proposta sobre a cerâmica guarani nesta orientação ao professor valoriza o conhecimento construído por diferentes povos, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- A atividade 1 trabalha a identificação de materiais em objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Conhecer os nomes dos materiais que compõem os objetos, bem como escrevê-los, possibilita aprimorar os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita, respectivamente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar se os alunos reconhecem o principal material de que são feitos alguns objetos.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar o material de cada objeto, peça-lhe que cite as respectivas características. Com base nos aspectos citados, pergunte quais são os materiais que se referem a eles.
- Caso apresentem dificuldade na escrita, escreva na lousa, de forma aleatória, os diferentes materiais para que os alunos possam identificá-los e escrevê-los.
- Comente que a cerâmica é um material utilizado há muito tempo para fazer objetos. Se julgar interessante, incentive os alunos a pesquisarem informações sobre a cerâmica guarani, que podem ser encontradas em sites, como: https://oeds.link/mwVWSg. Acesso em: 28 mar. 2021.
101
PNA
2. MUITOS OBJETOS SÃO FEITOS DE MAIS DE UM TIPO DE MATERIAL. IDENTIFIQUE NAS IMAGENS A SEGUIR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS PARTES INDICADAS DOS OBJETOS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
PLÁSTICO
METAL
METAL
TECIDO
PLÁSTICO
VIDRO
METAL
TECIDO
MADEIRA
METAL
MADEIRA
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 2 trabalha a identificação de materiais em objetos de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Indicar os nomes dos materiais que compõem os objetos, bem como escrevê-los, possibilita aprimorar os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita, respectivamente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 2 permite avaliar se os alunos reconhecem os materiais de que são feitos alguns objetos.
Como proceder
- Para cada imagem desta página, escolha um aluno, entre os mais tímidos, para nomear o objeto e descrever sua função.
- Em seguida, deixe que façam a atividade individualmente de maneira a avaliar se identificam os materiais de que são feitos os objetos. Deixe que os alunos se expressem sobre os materiais e confira se estão corretos ou não.
- Caso algum aluno tenha dificuldade, oriente-o por meio de questionamentos, apresentando objetos similares, com os quais possam associar. Por exemplo, para o metal, eles podem associar o botão de metal, ou o zíper, de alguma peça do vestuário que estejam usando.
102
PNA
LER E COMPREENDER
3. LEIA A TIRINHA A SEGUIR.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
CASCÃO, DE MAURICIO DE SOUSA. CASCÃO, SÃO PAULO, GLOBO, N. 400, MAIO 2002. P. 34.
-
VOCÊ CONSIDERA A ATITUDE DE CASCÃO, NESTA TIRINHA, CORRETA? POR QUÊ?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois devemos reaproveitar os materiais.
-
VOCÊ JÁ FEZ ALGUM OBJETO REUTILIZANDO MATERIAIS? QUAL? QUE MATERIAIS VOCÊ REUTILIZOU?
Resposta pessoal.
FOTOGRAFE ESSE OBJETO E ENVIE POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
- PESQUISE A IMAGEM DE UM OBJETO FEITO COM MATERIAIS REUTILIZADOS E DESENHE-O NO ESPAÇO A SEGUIR.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 3 aborda como podemos consumir os materiais e objetos de forma mais consciente, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- Esta tirinha é um recurso que permite trabalhar com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, fluência em leitura oral e compreensão de textos. Além disso, a exploração desse recurso contribui para desenvolver o componente da PNA produção de escrita.
Ler e compreender
- Explique aos alunos que tirinha é uma história em quadrinhos curta, geralmente com humor.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos se reconhecem as personagens e se eles se lembram do nome do autor, Mauricio de Sousa.
Peça aos alunos que observem as imagens dos quadrinhos e imaginem a história que se passa.
Durante a leitura
Leia cada quadrinho com os alunos, descrevendo as imagens e associando-as às falas e aos gestos das personagens.
Depois da leitura
Pergunte aos alunos se a história corresponde ao que haviam imaginado e em que difere. Provavelmente os alunos não imaginarão que os brinquedos são feitos de material reutilizado.
Peça-lhes que expliquem por que a Magali "fornece a matéria-prima", retomando esse conceito e destacando a necessidade de diminuir o consumo.
- Monte um mural com as fotos enviadas pelos alunos. Se não puderem fotografar, peça que levem o objeto para a sala de aula a fim de mostrá-lo aos colegas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 3 permite aos alunos reconhecer de que material são feitos os objetos e como podem ser reutilizados.
Como proceder
- No item A, caso algum aluno não considere adequada a atitude de Cascão, retome a importância de reutilizar materiais. Mostre manchetes ou trechos de reportagens sobre problemas causados pelo acúmulo de resíduos sobre o solo e pela extração excessiva de matéria-prima do ambiente.
- No item C, peça aos alunos que escrevam os objetos reutilizados, ou seja, os que deram origem ao objeto que desenharam.
103
4. ALGUNS OBJETOS, APÓS SEREM UTILIZADOS, SÃO DESCARTADOS NA LIXEIRA COMUM.
PARA DIMINUIR A EXTRAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA, OS MATERIAIS UTILIZADOS EM ALGUNS OBJETOS PODEM SER SEPARADOS PARA A RECICLAGEM.
IDENTIFIQUE E ESCREVA O MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO APRESENTADO NAS IMAGENS.
EM SEGUIDA, LIGUE O OBJETO À LIXEIRA EM QUE DEVE SER DEPOSITADO PARA A COLETA SELETIVA.
- COPO DE PLÁSTICO.
- RECIPIENTE DE METAL.
- CAIXA DE PAPEL
- GARRAFA DE VIDRO
- 3
- 1
- 4
- 2
PARA SABER MAIS
- O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO, DE SAMUEL MURGEL BRANCO. MODERNA.
O SACI É UM PERSONAGEM DO FOLCLORE NACIONAL, E ELE APRONTOU NOVAMENTE! DESSA VEZ! O SACI NÃO RECICLOU OS MATERIAIS, E A NATUREZA VAI MOSTRAR PARA ELE COMO ISSO É IMPORTANTE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 4 trabalha as possibilidades de descartar materiais de uso cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF01CI01 da BNCC.
- A atividade 4 pode ser ampliada levando para a sala de aula imagens de outros objetos e de embalagens de uso cotidiano para que os alunos identifiquem a respectiva lixeira.
- Leve os alunos ao pátio da escola para verificarem se há coletores de resíduos para coleta seletiva. Caso não tenha, escreva uma carta, com a ajuda dos alunos, destinada à diretoria da escola, solicitando a instalação desses coletores.
- Oriente os alunos a procurarem o livro sugerido na seção Para saber mais a fim de lê-lo com o auxílio de algum familiar, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
Amplie seus conhecimentos
-
SISINNO, Cristina Lucia Silveira; OLIVEIRA, Rosália Maria de (Org.). Resíduos sólidos, ambiente e saúde: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.
Os textos abordados nesse livro contemplam informações sobre o impacto ambiental causado pelo descuido no tratamento dos resíduos sólidos, bem como apresentam uma abordagem histórica sobre o tema.
104
INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL RECICLAR PAPEL EM CASA? DE QUE MANEIRA?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que sim. O objetivo desta questão é que os alunos expressem ideias sobre como poderiam reciclar o papel. Eles podem citar processos que envolvem criar uma massa por meio de papel picado e água.
-
COMO VOCÊ UTILIZARIA UM PAPEL RECICLADO?
Resposta pessoal.
UTILIZE UM TELEFONE CELULAR PARA GRAVAR AS ETAPAS DE PREPARO DA MASSA DE PAPEL.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- FOLHAS DE JORNAIS E REVISTAS VELHOS PICADAS
- ÁGUA
- BALDE
- LIQUIDIFICADOR
- VASILHA PLÁSTICA
- MOLDURA COM TELA MOSQUITEIRO OU PENEIRA QUE CAIBA DENTRO DA VASILHA
-
COLOQUE O PAPEL PICADO NO INTERIOR DO BALDE E CUBRA-O COM ÁGUA.
-
É POSSÍVEL REALIZAR O EXPERIMENTO SEM ADICIONAR ÁGUA? POR QUÊ?
Espera-se que os alunos respondam que não porque a água ajuda a amolecer o papel que formará a massa.
-
- DEIXE O PAPEL PICADO NA ÁGUA POR 24 HORAS. EM SEGUIDA, PEÇA A UM ADULTO QUE COLOQUE O CONTEÚDO DO BALDE DENTRO DO LIQUIDIFICADOR.
-
ACRESCENTE UM POUCO MAIS DE ÁGUA E PEÇA AO ADULTO QUE BATA O PAPEL NO LIQUIDIFICADOR, ATÉ OBTER UMA MASSA.
-
POR QUE DEVE SER ADICIONADO UM POUCO MAIS DE ÁGUA?
Espera-se que os alunos respondam que é para ficar mais fácil de bater no liquidificador.
-
ATENÇÃO
SOMENTE O ADULTO PODE MANUSEAR O LIQUIDIFICADOR.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.
- Conhecer as etapas de reciclagem do papel.
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho com o componente curricular de Arte incentiva a criatividade e o senso estético, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC. O trabalho em grupo propicia o levantamento de hipóteses e os argumentos para subsidiar o trabalho experimental, contribuindo para desenvolver a Competência geral 9 da BNCC e o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A atividade de reciclar papel trabalha o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental ao apresentar de forma concreta uma solução para reduzir resíduos.
- Trabalhe as questões do topo da página, verificando o que os alunos já entenderam sobre reciclagem.
- Providencie os materiais necessários para desenvolver a atividade e peça aos alunos que levem de sua residência papéis já sem utilidade, como jornais e revistas.
- Peça aos alunos que piquem os papéis e coloque-os em um balde com água, onde ficarão até o dia seguinte.
- No dia do experimento, organize os alunos de forma que todos possam observar todas as etapas. Não permita que manipulem o liquidificador para evitar acidentes.
- Caso os alunos não tenham acesso a um telefone celular ou a uma máquina fotográfica para filmar ou fotografar as etapas, verifique a possibilidade de usar um equipamento da escola ou seu próprio telefone celular.
- Siga as etapas apresentadas. Caso a quantidade de papel e de molduras seja suficiente, mostre como se manipula a moldura e, em seguida, convoque voluntários para fazer as demais, com seu auxílio.
- Quando o papel estiver pronto, no dia seguinte, recorte-o em pedaços de forma que todos os alunos tenham uma folha. Com esse papel, peça a eles que montem cartões, porta-retratos, entre outros objetos.
- Discuta as questões com os alunos, reforçando a importância da reciclagem como forma de reduzir resíduos e o consumo de matéria-prima.
105
D. DESPEJE A MASSA EM UMA VASILHA E ACRESCENTE ÁGUA ATÉ COBRI-LA COMPLETAMENTE.
E. MEXA O CONTEÚDO DA VASILHA ATÉ QUE A MISTURA FIQUE BEM HOMOGÊNEA.
- HOMOGÊNEA:
- REFERE-SE A MISTURAS QUE APRESENTAM A MESMA APARÊNCIA EM TODO O SEU VOLUME, NÃO SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR SEUS DIFERENTES COMPONENTES VISUALMENTE
F. INSIRA A MOLDURA COM TELA NA VASILHA, LEVANDO-A ATÉ O FUNDO. MEXA A TELA PARA QUE ELA FIQUE COBERTA COM A MASSA DE PAPEL.
G. PUXE LENTAMENTE A TELA PARA FORA DA VASILHA. ELA DEVE ESTAR COBERTA POR UMA CAMADA DA MASSA DE PAPEL.
H. COLOQUE A TELA EM LOCAL AREJADO E NÃO PERMITA QUE TOQUEM NELA. DEIXE SECAR POR 24 HORAS.
I. DEPOIS DE SECO, RETIRE CUIDADOSAMENTE O PAPEL RECICLADO DA TELA.
FOTOGRAFE O PAPEL RECICLADO QUE VOCÊ PRODUZIU E ENVIE POR E-MAIL PARA SEU PROFESSOR.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. O QUE ACONTECEU DEPOIS QUE A MISTURA SECOU?
Os pedaços de papel se uniram, resultando em uma nova folha de papel.
2. QUAL FOI O MATERIAL UTILIZADO PARA A FABRICAÇÃO DO PAPEL RECICLADO?
Pedaços de papel de jornais e revistas.
3. COMO A RECICLAGEM DO PAPEL PODE CONTRIBUIR PARA A CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE?
Utilizar papel reciclado reduz a necessidade de extrair matéria-prima (árvores) para produzir mais papel.
4. O QUE VOCÊ PODE CONCLUIR COM ESTA ATIVIDADE?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
5. COMPARE SEU PAPEL COM OS DE SEUS COLEGAS.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade com papel reciclado permite um trabalho conjunto entre os componentes curriculares de Ciências e Arte. O professor de Arte pode sugerir e explicar técnicas com o papel reciclado e outros materiais, a fim de obter diferentes texturas.
- Se a atividade for desenvolvida em sala de aula, fotografe todos os papéis reciclados produzidos. Caso a atividade tenha sido desenvolvida em casa, com a ajuda de um adulto responsável, oriente os alunos a fotografarem o papel produzido para que você crie um painel de fotos, a fim de apresentá-lo à turma. Porém, se algum aluno não tiver condições de fotografar o papel reciclado, peça-lhe que o leve para a sala de aula e promova uma exposição de todos os papéis que produziram.
Comentários de respostas
4. Espera-se que os alunos expressem a importância de reciclar papel para conservar o meio ambiente.
5. Oriente os alunos a observarem a textura e a cor dos papéis confeccionados.
106
PARA SABER FAZER
CAMPANHA
PNA
CAMPANHAS SÃO AÇÕES QUE CHAMAM A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO PARA UM ASSUNTO, COM O OBJETIVO DE INFORMAR, EDUCAR, VENDER, CONSCIENTIZAR OU PROVOCAR UMA MUDANÇA DE ATITUDE.
ELAS PODEM ENVOLVER DIVERSOS RECURSOS PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, COMO CARTAZES, FOLHETOS, VÍDEOS, MÚSICAS, ENTRE OUTROS RECURSOS.
LER E COMPREENDER
VEJA A SEGUIR COMO REALIZAR UMA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO.
1 ESCOLHA O TEMA DA CAMPANHA.
2 A CAMPANHA PODE SER DIVULGADA POR MEIO DE CARTAZES OU FOLHETOS COM INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO ESCOLHIDO. POR ISSO, ESCOLHA OS RECURSOS QUE VAI UTILIZAR.
3 PENSE NOS OBJETIVOS DE SUA CAMPANHA. NO EXEMPLO ABAIXO, UM DOS OBJETIVOS DA CAMPANHA É A ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO.
107
4 AS CAMPANHAS PODEM TER MAIS DE UM OBJETIVO. A CAMPANHA NA QUAL FOI UTILIZADO O FOLHETO ACIMA, POR EXEMPLO, TAMBÉM TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO.
5 OS TEXTOS DAS CAMPANHAS DEVEM TRAZER AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA CLARA E TAMBÉM CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS POR MEIO DE IMAGENS E MENSAGENS ATRATIVAS. EVITE TEXTOS LONGOS.
6 PARA DIVULGAR OS CARTAZES OU FOLHETOS, É IMPORTANTE ESCOLHER UM LOCAL EM QUE PASSEM VÁRIAS PESSOAS DIARIAMENTE, COMO CORREDORES, PORTAS DE ENTRADA E MURAIS.
AGORA É COM VOCÊ!
VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS ORIENTAÇÕES E REALIZAR UMA CAMPANHA SOBRE O DESCARTE CORRETO DOS MATERIAIS.
COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PESQUISE COMO OS MATERIAIS DEVEM SER SEPARADOS ANTES DE SEREM DESCARTADOS. PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DOS MATERIAIS QUE USAMOS E EXPLIQUE POR QUE ISSO AJUDA O AMBIENTE.
MONTE CARTAZES OU FOLHETOS PARA A DIVULGAÇÃO DE SUA CAMPANHA E VEJA A POSSIBILIDADE DE FAZER UM PONTO DE COLETA SELETIVA NA ESCOLA OU NA COMUNIDADE.
A CAMPANHA TAMBÉM PODE SER COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. PARA ISSO, FOTOGRAFE OS CARTAZES OU FOLHETOS E FAÇA A DIVULGAÇÃO DELES.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer a importância de campanhas de divulgação.
- Conhecer as etapas da realização de uma campanha.
Destaques BNCC e PNA
- A análise do folheto permite trabalhar a interpretação de informações expressas em linguagem verbo-visual, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC e do componente da PNA compreensão de textos.
- A atividade incentiva os alunos a criarem soluções para problemas predeterminados, com base em seus conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 10 da BNCC.
- A atividade proposta permite trabalhar o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental, pois promove a reflexão sobre o reaproveitamento de materiais, bem como a divulgação de soluções para problemas socioambientais. Além disso, ao trabalhar em grupo, desenvolve-se também a Competência geral 9 da BNCC.
Ler e compreender
- Explique que folheto é uma forma de divulgar informações textuais e gráficas em campanhas.
Antes da leitura
Apresente aos alunos o folheto da campanha de vacinação. Peça que o observem e descrevam seu conteúdo: título, datas, imagem.
Apresente, então, o verso do folheto e peça que o descrevam da mesma forma.
Durante a leitura
Chame a atenção para alguns detalhes: "Os textos são longos ou curtos?"; "Por quê?"; "As imagens são atraentes?"; "As informações são precisas?".
Explique que um folheto precisa ser atraente, sem textos longos e com informações precisas, como datas.
Após essa análise do folheto, leia o texto com os alunos.
Depois da leitura
Pergunte aos alunos se compreenderam a mensagem do folheto e se ela corresponde ao que tinham imaginado.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de campanhas. É possível que mencionem campanhas de vacinação, por exemplo.
- Diga que essa campanha tem um tema (vacinação), além de objetivos (incentivar a atualização do cartão de vacinação e destacar a importância de se vacinar). Ressalte a importância da vacinação para a saúde em âmbito mundial, visto que muitas doenças são combatidas com a vacina.
- Explique aos alunos que devem, com base no tema, escolher um título e os objetivos do cartaz ou dos folhetos (incentivar o reaproveitamento de materiais, informar como reaproveitá-los, entre outros). Eles devem também inserir imagens, como fotos ou desenhos.
- Informe os pais ou responsáveis da tarefa solicitada, de forma que juntos elaborem o cartaz ou os folhetos. Isso favorece a literacia familiar.
- Divulgar o cartaz ou folheto nas redes sociais é uma possibilidade de atingir maior quantidade de pessoas. Caso as crianças não tenham redes sociais, oriente-as a solicitar aos pais ou responsáveis que façam a divulgação dos materiais. Se ainda assim não for possível, diga aos alunos que lhe enviem as fotos por e-mail para que você divulgue o material produzido.
- Aproveite essa sugestão de encaminhamento para chamar a atenção dos alunos quanto ao mau uso da internet e das redes sociais. Explique que não devem expor informações pessoais nesses meios. Se for necessário fazê-lo, os pais ou responsáveis devem acompanhá-los para avaliar a situação.
- Se possível, promova uma exposição dos cartazes ou folhetos na escola, associando-a ao reaproveitamento e reciclagem de materiais.
108
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. IDENTIFIQUE E ESCREVA O MATERIAL DE QUE É FEITO CADA OBJETO MOSTRADO A SEGUIR, COMPLETANDO AS LEGENDAS DAS FOTOS.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
CANECA DE METAL.
VASO DE ARGILA.
RÉGUA DE MADEIRA.
PENTE DE PLÁSTICO.
- AGORA, USE OS NÚMEROS A SEGUIR PARA IDENTIFICAR OUTROS MATERIAIS DE QUE ESSES OBJETOS PODEM SER FEITOS.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
MADEIRA | METAL | PLÁSTICO | PAPEL | VIDRO | ARGILA |
CANECA | 3 | 5 | 6 | ||
---|---|---|---|---|---|
VASO | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
RÉGUA | 2 | 3 | 4 | ||
PENTE | 1 | 2 |
2. ESCOLHA UM OBJETO DE SEU DIA A DIA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR.
Resposta pessoal. Verifique se as respostas dadas pelos alunos são coerentes.
OBJETO ESCOLHIDO | |
---|---|
DO QUE ELE É FEITO | |
DO QUE ELE PODE SER FEITO |
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam os materiais dos quais são feitos alguns objetos.
Como proceder
- Observe se os alunos são capazes de reconhecer os materiais e as funções dos objetos mais comuns. Caso algum aluno tenha dificuldade em desenvolver a atividade 1, sugira que retome o que foi estudado ao longo da unidade observando atentamente os diferentes materiais que podem compor um objeto. Você pode também solicitar que citem algumas características desses objetos e compará-las com as dos materiais.
- Na segunda parte da atividade, verifique se os alunos perceberam que os mesmos objetos podem ser feitos de diferentes materiais.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos reconhecem do que é feito e do que pode ser feito um objeto que utiliza em seu dia a dia.
Como proceder
- Se algum aluno tiver dificuldade para responder à questão, oriente-o a identificar o material de que é feito o objeto escolhido, destacando algumas características dele. Em seguida, oriente-o a analisar as características dos materiais a fim de verificar se elas atendem às funções do respectivo objeto.
Mais atividades
- Proponha aos alunos a seguinte atividade: peça que levem três objetos de uso cotidiano feitos de diferentes materiais. Oriente-os a ser criativos na seleção desses itens. Na sala de aula, cada aluno deve trocar seu conjunto de objetos com o de um colega. Peça a eles que descrevam cada objeto que receberam (material e função) e que elaborem questões sobre eles, se julgar pertinente.
- Peça aos alunos que formem cinco grupos. Cada um dos grupos receberá como tema um dos princípios do consumo consciente. Assim, deverão criar, ensaiar e apresentar para os colegas uma cena teatral que ilustre o tema escolhido. Reforce a cooperação e a criatividade. A atividade teatral une o trabalho artístico e a reflexão sobre o consumo consciente.
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Isso favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
· Identificar os objetos do cotidiano. |
Promova uma atividade em que os alunos deverão identificar objetos de uso cotidiano. Solicite a cada um que traga, em um saco que não seja transparente, três objetos pequenos que utilizamos em nosso cotidiano. Oriente-os a pedir ajuda de um adulto para selecionar esses objetos e que não escolham nada cortante ou pontiagudo. Esses objetos podem ser botão, clipe de papel, prendedor de roupa, pinça, bolinha de gude, anel, boneca de brinquedo, tampinha de plástico, tampinha de metal, pen drive, borracha, chave, carretel de linha, caneta, entre outros. Antes de iniciar a atividade, verifique se os objetos trazidos pelos alunos podem causar ferimentos. Organize os alunos em duplas e solicite a eles que troquem os sacos. Cada um deverá, na sua vez e sem olhar, tocar nos objetos e tentar identificá-los. Em seguida, será preciso falar de que materiais geralmente são feitos. Se conseguir, é a vez do outro. Se não conseguir, ele pode fazer perguntas que ajudem na identificação. |
· Relacionar diferentes objetos aos locais onde são utilizados. |
Esvazie todos os saquinhos de papel sobre uma mesa. Um a um, pergunte aos alunos qual é a utilidade de cada objeto e em qual ambiente o usamos. Peça a alguns deles que agrupem os objetos que estão sobre a mesa considerando seu uso. Avalie as respostas citadas pelos alunos mostrando na prática (ou simulando) o uso de cada objeto, principalmente do que tiveram dificuldade de identificar a função. |
· Reconhecer que os objetos são feitos de diferentes materiais. |
Promova uma atividade na qual os alunos identifiquem os materiais de que são feitos alguns objetos do cotidiano e citem algumas características desses materiais. Veja um exemplo. Solicite aos alunos que digam de quantos materiais diferentes podem ser feitas as panelas. Escreva na lousa os materiais que eles citaram. É esperado que mencionem panelas feitas de barro (cerâmica), vidro temperado, aço, alumínio, pedra-sabão ou ferro. Pergunte quais panelas podem quebrar quando caem no chão (cerâmica, pedra-sabão, vidro), quais são mais pesadas (cerâmica, pedra-sabão e ferro) e as mais comuns (nas cidades é o alumínio, no meio rural são as de cerâmica e ferro). Caso os alunos tenham dificuldades em analisar as características solicitadas, se possível, leve para a sala de aula uma panela de cada material para que os alunos observem algumas de suas características. |
· Conhecer o conceito de matéria-prima. |
Usando as panelas (ou outros objetos) da atividade anterior, após os alunos citarem os materiais de que são feitos, pergunte a eles de onde esses materiais são obtidos. Caso tenham dificuldades, escreva na lousa as respostas, e em seguida faça com os alunos a linha de produção de um objeto feito de argila, como a panela de barro: 1. Coletar barro do solo argiloso. 2. Molhar o barro, que é a matéria-prima. 3. Moldar a panela com as mãos ou no torno. 4. Deixar secar. 5. Colocar em forno. |
Referências complementares para a prática docente
Veja, a seguir, mais indicações para enriquecer seu repertório cultural e o dos alunos, como podcasts, filmes e livros. Além disso, há indicações de espaços para visita em diferentes regiões do Brasil; caso não seja possível a visita a um espaço como esse em sua cidade ou região, pesquise se há algo semelhante, como uma biblioteca pública, museu ou parque, para visitar com os alunos ou, ainda, faça visitas virtuais em sites de museus do mundo todo.
Sugestões para o professor
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FILIPECKI, Andrea. Ninguém é igual a você! Rio de janeiro: Mauad, 2008.
Este livro trabalha a inclusão social dentro da sala de aula; um dos locais que melhor representam a rica diversidade de pensamentos, sentimentos, ações e emoções que envolvem as relações humanas.
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Os Cinco Sentidos, de Jeremy Podeswa. Estados Unidos, 1999 (105 min).
O filme conta a história de uma criança desaparecida, o que mobiliza cinco amigos que resolvem explorar os cinco sentidos para analisar os resultados da busca.
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BEMVENUTI, Abel et. al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
O livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
Sugestões para os alunos
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SANTOS, Suelen Katerine A. Os cinco sentidos. Blumenau: Todolivro, 2018.
Neste livro as crianças conhecerão os cinco sentidos em histórias que apresentam nosso corpo e suas funções.
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Sempre amigos, de Peter Chelsom. Estados Unidos, 1997 (106 min).
Dois amigos, um com dificuldades no aprendizado e outro na locomoção, se tornam inseparáveis enfrentando o preconceito das pessoas.
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FIOCRUZ. Problemas de visão. Disponível em: https://oeds.link/p6spba. Acesso em: 10 maio 2021.
O site apresenta alguns problemas relacionados à visão e dicas de como podemos detectar esses problemas nas crianças.
Sugestões para visita física ou virtual
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Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3031. Água Funda. São Paulo - SP. CEP: 040301-902.
Telefone: (11) 5073-6000
Site: https://oeds.link/1t8U4T.
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Jardim Botânico Municipal Francisca Maria Garfunkel Rischbieter
Endereço: Av. Engo Ostoja Roguski, 690. Curitiba - PR. CEP: 80210-390.
Telefone: (41) 3264-6994
Site: https://oeds.link/I6HN4t.
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Musa Jardim Botânico
Endereço: Av. Margarita, 6305. Jorge Teixeira. Manaus - AM. CEP 69088-265.
Telefones: (92) 3582-3188 e 99280-9059.
Site: https://oeds.link/hrDBI8.
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Jardim Botânico do Recife
Endereço: BR 232, km 7,5. Curado. Recife - PE. CEP: 50791-540.
Telefones: (81) 3355-0321 e 3355-0003
Site: https://oeds.link/tfkOaR.
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Jardim Botânico de Brasília
Endereço: SMDB, Área Especial, s/n. Lago Sul. Brasília - DF. CEP: 71680-001.
Telefones: (61) 3248-0987 e 99210-6258
Site: https://oeds.link/Hg5aiw.
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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. AS PESSOAS SÃO DIFERENTES FISICAMENTE, NOS GOSTOS E TAMBÉM NA MANEIRA DE PENSAR E AGIR. MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE APRESENTA A CARACTERÍSTICA FÍSICA DE UMA PESSOA.
- A. JÚLIA PREFERE ROSAS VERMELHAS.
- X B. JOÃO TEM CABELOS CACHEADOS.
- C. GABRIEL GOSTA DE BRINCAR COM OS AMIGOS.
- D. MARIA EDUARDA ADORA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
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AGORA, ESCREVA UMA CARACTERÍSTICA SUA.
Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos respondam sobre seus gostos e suas preferências.
2. BÁRBARA FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 21 DO MÊS DE NOVEMBRO, E FARÁ UMA FESTA PARA SEUS AMIGOS LOGO APÓS O PÔR DO SOL.
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LOCALIZE E CONTORNE NO CALENDÁRIO ACIMA A DATA DO ANIVERSÁRIO DE BÁRBARA.
Espera-se que os alunos contornem o dia 21.
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EM QUAL DIA DA SEMANA SERÁ O ANIVERSÁRIO DE BÁRBARA?
TERÇA-FEIRA.
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AGORA, MARQUE UM X NO PERÍODO DO DIA EM QUE ELA E SEUS AMIGOS VÃO SE REUNIR PARA A FESTA.
- MANHÃ.
- TARDE.
- X NOITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Aplicar a avaliação de resultado.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam quais são as características físicas de uma pessoa e quais são relacionadas à sua identidade, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade EF01CI04 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em responder a atividade, e marque uma das alternativas A, C ou D, proponha uma roda de conversa com a turma e permita a todos que descrevam suas características físicas. Você pode sugerir que se olhem em um espelho e digam o que chama mais a atenção ao ver sua imagem refletida. Em seguida, faça questionamentos sobre suas preferências. Ao descreverem suas características, os alunos desenvolvem os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as escalas de tempo, os períodos do dia e a sucessão dos dias e das noites, conhecimentos necessários para o desenvolvimento das habilidades EF01CI05 e EF01CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade para responder aos itens A e B, analise se o aluno compreende o conceito de mês e de semana. Verifique se ele compreende a organização das informações contidas nos calendários propondo que preencha um calendário do mês, em branco - apenas com os nomes dos dias da semana. No item C, caso algum aluno marque os quadrinhos dos períodos da manhã ou da tarde, peça a ele que explique o conceito que ele tem de manhã, tarde e noite. Avalie se o aluno percebe que após o pôr do sol, é noite, e os ambientes externos deixam de ser iluminados diretamente pela luz solar. Você também pode fazer alguns questionamentos, como: "Qual é o período do dia entre o surgimento do Sol no horizonte e o meio do dia?"; "Qual é o período do dia entre o meio do dia e o momento em que o Sol se põe no horizonte?"; "Qual é o período do dia após o pôr do sol até o momento em que o Sol surge no horizonte, no outro dia?".
3 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam as funções de algumas partes do corpo humano relacionadas aos sentidos, conhecimentos importantes para desenvolver a habilidade EF01CI02 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não ligue de forma correta os sentidos aos órgãos, realize atividades práticas que o incentive a perceber estímulos, como o gosto dos alimentos, a luz, os sons, os cheiros e as texturas de superfícies. Durante essas atividades práticas, analise se os alunos identificam o sentido relacionado a cada percepção.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam que os objetos usados no dia a dia podem ser feitos de diferentes materiais, levando em consideração seu uso, conceitos importantes para desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno apresente dúvidas em relacionar os materiais aos tipos de objetos de que eles podem sem feitos, promova atividades em que ele possa manusear esses objetos, sempre acompanhado de um adulto, para evitar acidentes. Assim, ele pode sentir as texturas dos objetos. Pergunte se ele sabe por que, geralmente, as garrafas não são feitas de papel ou de madeira e qual o material mais utilizado para fazer as panelas e outros objetos de uso cotidiano.
5 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam os diferentes objetos usados na escola e de que materiais eles podem ser feitos, além de trabalhar as funções desses objetos, conceitos importantes para desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno apresente dúvidas em identificar o nome do objeto que desenhou, ele pode estar com dificuldade em relacionar os nomes aos objetos que eles representam. Promova atividades em que o aluno possa interagir com os objetos e peça a ele que fale seus nomes. Aproveite para trabalhar os itens A e B explorando de que materiais os objetos podem ser feitos e suas funções. Esta atividade desenvolve o componente da PNA produção de escrita.
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3. LIGUE CADA SENTIDO À PARTE DO CORPO QUE ELE SE RELACIONA.
4. RELACIONE O OBJETO AO MATERIAL DE QUE ELE PODE SER FEITO.
- PANELA.
- GARRAFA.
- B PLÁSTICO OU VIDRO.
- A METAL OU ARGILA.
5. DESENHE NO CADERNO UM OBJETO QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA. EM SEGUIDA, ESCREVA O NOME DELE.
Resposta pessoal.
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DE QUAL(IS) MATERIAL(IS) ESSE OBJETO É FEITO?
Resposta pessoal. A resposta depende do objeto desenhado pelo aluno.
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PARA QUE ESSE OBJETO É USADO?
A resposta depende do objeto desenhado pelo aluno.