111
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
-
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
O livro apresenta possibilidades de integração entre as tecnologias digitais e o currículo escolar, auxiliando em um maior engajamento dos alunos no aprendizado por meio de intervenções efetivas.
-
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Este livro aborda a Ecologia como um todo, dos conceitos fundamentais a reflexões sobre diversos temas.
-
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Recomendado pelo MEC no programa Biblioteca do Professor, o livro apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
-
CAVINATTO, Vilma M. Saneamento básico: fonte de saúde e bem-estar. São Paulo: Moderna, 2003.
Livro que faz uma retrospectiva histórica sobre a questão do saneamento no Brasil, chegando até o quadro da situação atual, e mostra com exemplos do cotidiano a importância do saneamento básico na prevenção de doenças.
-
COLE, Michael; COLE, Sheila R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Trad. Magda França Lopes. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
O livro é uma obra clássica, que permite aos leitores compreender que o desenvolvimento humano é um conjunto de interações entre os processos biológicos, sociais e psicológicos, integrados em diferentes contextos sociais.
-
DANGELO, José G.; FATTINI, Carlo A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
Esse livro é um clássico da literatura biomédica nacional e apresenta conteúdos didáticos, como ilustrações anatômicas em traços a meio tom e em 22 cores, além de gráficos, tabelas e quadros sinópticos, tornando o estudo da anatomia atraente e fácil, como deve ser.
-
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Com décadas de estudos e de experiências com a tecnologia de imagens cerebrais, esse livro revela os mistérios da leitura e seus principais componentes, apresentando uma nova compreensão desse maravilhoso processo mental.
-
FRANCIS, Gavin. Da cabeça aos pés: histórias do corpo humano. Trad. Maria Luiza X. A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
O livro nos leva a uma viagem fascinante pelo corpo humano, revelando mistérios de cada órgão por meio de relatos da prática clínica do médico autor, intercalados com histórias da medicina, entre outros.
-
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A obra apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Utiliza-se de recursos da comunidade e de fenômenos reais, estimulando o pensamento criativo das crianças, além de trazer conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
-
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Série Ciência Ilustrada).
O livro apresenta descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais e mostra como se processam as transformações na natureza.
-
MANO, Eloisa Biasotto; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia M. C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
Um livro com linguagem didática que apresenta os principais tópicos sobre o meio ambiente, os problemas da poluição e as soluções que se pode alcançar com a reciclagem.
-
MIODOWNIK, Mark. De que são feitas as coisas: as curiosas histórias dos maravilhosos materiais que formam o mundo dos humanos. Trad. Marcelo Barbão. São Paulo: Blucher, 2015.
Nesse livro, o autor ensina Química o suficiente para explicar como são feitas as coisas mais importantes do mundo e fala de Ciência com uma linguagem acessível para todos.
112
-
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
O livro é um guia para pais e professores, destacando o papel do educador e da família no processo de domínio da escrita e orientando-os a compreender o que ocorre no cérebro da criança quando ela aprende a ler. A obra ainda explora as origens da dificuldade, sugerindo formas de intervenção e estratégias para evitar ou superar os desafios que podem surgir no processo de alfabetização.
-
NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004. (Série Educação para a Ciência 5).
Livro de grande contribuição para auxiliar no ensino de Ciências e para a prática pedagógica.
-
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de Ecologia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
O livro apresenta os principais fundamentos da Ecologia relacionados aos seres vivos e ao meio ambiente.
-
OLIVEIRA, Maria Marly de. Projetos, relatórios e textos na educação básica: como fazer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Esse livro fornece subsídios aos educadores para ensinar os alunos a lerem, interpretarem, usarem as tecnologias e construírem textos e projetos.
-
ROCKWELL, Robert E.; WILLIAMS, Robert A.; SHERWOOD, Elizabeth A. Todos têm um corpo: ciência da cabeça aos pés. Trad. Paula Taipas. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. (Coleção Horizontes Pedagógicos).
Esse livro apresenta atividades destinadas a ajudar as crianças a descobrirem o próprio corpo, contribuindo na aprendizagem dos sentidos humanos e nas partes do corpo e suas funções.
-
SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Os livros dessa clássica coleção de Biologia têm informações detalhadas sobre todas as áreas, com linguagem didática que auxilia a relacionar a teoria ao mundo real.
-
SISINNO, Cristina L. S.; OLIVEIRA, Rosália M. de (Org.). Resíduos sólidos, ambiente e saúde: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.
O livro permite aos leitores uma reflexão quanto aos impactos ambientais causados pelo descarte de grande quantidade de resíduos no ambiente e mostra algumas técnicas já utilizadas para minimizar esses problemas com o tratamento e o destino adequado dos resíduos sólidos.
-
TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Esse livro de referência apresenta textos claros e objetivos, relacionando as estruturas e as funções dos órgãos do corpo humano a alguns distúrbios que ocorrem em diversas idades.
-
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.
O livro apresenta, de forma divertida, dicas para ter um comportamento ecológico dentro de casa, ensinando a reciclar o lixo doméstico, plantar vegetais, flores e frutas e outros procedimentos simples que ajudam as famílias a viver em harmonia com o ambiente.
Sites
-
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/gACVDg. Acesso em: 3 mar. 2021.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, seguida pelo livro, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica.
-
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: https://oeds.link/IOUgdn. Acesso em: 24 mar. 2020.
O site apresenta a PNA, com o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
-
BRASIL. Ministério da Justiça. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: https://oeds.link/Tci9FM. Acesso em: 3 jul. 2 0 21.
LOUZADA, Maria Laura da Costa et al. Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019. Disponível em: https://oeds.link/bsvhwj. Acesso em: 2 jul. 2021.
Nesse site há um livro de informações sobre saúde e alimentação, que também apresenta um capítulo destinado à fundamentação científica utilizada na elaboração do Guia alimentar para a população brasileira.
MANUAL DO PROFESSOR
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|
Matéria e energia | Características dos materiais | (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. |
Vida e evolução |
Corpo humano Respeito à diversidade |
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. |
Terra e Universo | Escalas de tempo |
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos. (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. |
Referências bibliográficas comentadas
Livros
-
BEMVENUTI, Abel et al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
Esse livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
-
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Livro recomendado pelo MEC no programa Biblioteca do Professor, que apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
-
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Esse livro traz discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, com dados extraídos de situações de ensino-aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias, a compreensão dos cuidados envolvidos nas práticas investigativas realizadas em sala de aula.
-
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos, que explora o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação dos alunos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
-
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Nesse livro, Stanislas Dehaene apresenta seus trabalhos sobre as neurociências da leitura e explica por meio de evidências científicas como a criança aprende a ler.
-
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Esse livro trabalha as práticas educacionais baseadas em evidências científicas, apresentando casos que funcionam em sala de aula.
-
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A obra apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Utilizando recursos da comunidade e de fenômenos reais, incentiva o pensamento criativo das crianças e traz conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
-
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
Esse livro apresenta conceitos de alfabetização, literacia e letramento e aborda como a alfabetização é fundamental para a construção da democracia. Também analisa a alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais.
Sites
-
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Projetos de ensino, atividades práticas, experimentação e o lúdico no ensino de Ciências. Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, São Paulo, v. 10, n. 23, p. 114-140, 2012. Disponível em: https://oeds.link/ZEEl1x. Acesso em: 7 jul. 2021.
Esse trabalho mostra a importância do incentivo ao professor, ao lúdico na sala de aula e do estímulo à curiosidade das crianças no ensino de Ciências, além de relatar como os projetos e a experimentação ajudam na aprendizagem.
-
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/pPW6pT. Acesso em: 21 jun. 2021.
Documento que unifica o currículo da Educação Básica no Brasil, estabelecendo o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver.
-
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/YtmwbX. Acesso em: 21 jun. 2021.
Esse documento permite que sejam conhecidos os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização e trata de conceitos importantes, como a literacia e a numeracia.
-
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/MmSXcz. Acesso em: 18 maio 2021.
Documento que apresenta os Temas contemporâneos transversais e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica.
-
CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010. Disponível em: https://oeds.link/8Ktz1B. Acesso em: 6 jun. 2021.
Artigo que analisa a compreensão das dificuldades de aprendizagem na matemática e apresenta o Teste de Conhecimento Numérico, desenvolvido por Yukari Okamoto e Robbie Case (1996), aceito pela literatura atual como um bom instrumento para avaliar o senso numérico.
-
QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Avaliação formativa: ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais... Disponível em: https://oeds.link/HFkksc. Acesso em: 5 jun. 2021.
Nesse artigo, a autora discute o conceito de avaliação formativa, com base em revisão bibliográfica que aborda o tema. Esses estudos permitiram-lhe caracterizar esse tipo de avaliação como uma ferramenta que contribui para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, modificando estratégias pedagógicas sempre que necessário.