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1 Observando o que está ao nosso redor
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Olha que legal! Bruno está usando binóculos para observar o ambiente que visita.
CONECTANDO IDEIAS
1. Você já fez uso de binóculos? O que observou?
2. O que Bruno está observando?
3. É possível perceber a presença de alguns seres vivos nesse ambiente? Quais?
4. Cite um elemento não vivo observado por Bruno nesse ambiente.
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1 Seres vivos e elementos não vivos
Na foto das páginas anteriores, vimos que Bruno está observando um ambiente.
Veja na foto a seguir parte do ambiente observado por ele com os binóculos e compare com a foto das páginas anteriores.
1. Você acha que Bruno sem binóculos conseguiria ver detalhes desse ambiente?
2. Em que ambiente você está nesse momento?
3. Olhe ao seu redor. Cite algo que você está vendo.
Tudo o que está ao nosso redor faz parte do ambiente em que estamos. As plantas, a água, o ar, o solo, as pessoas e os outros animais fazem parte do ambiente.
No ambiente, podemos ver o que nos rodeia, ouvir os mais variados sons e sentir diversos cheiros.
4. Cite um som que você está ouvindo nesse momento.
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5. Agora, desenhe no caderno um ambiente em que você gostaria de estar nesse momento.
- Que ambiente você representou? Conte aos colegas.
-
Escreva em seu desenho o ambiente que você representou.
- Quais elementos do ambiente você representou?
-
Mostre o desenho aos seus colegas.
-
Fotografe seu desenho com a câmera de um telefone celular. Envie a foto por e-mail para o professor construir um mural digital.
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Marina está passeando com seus cachorros no parque do bairro em que mora.
No ambiente em que Marina está existem seres vivos e elementos não vivos.
6. Localize Marina na imagem e contorne-a de azul.
7. Descreva o ambiente em que Marina está.
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Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. As pessoas são exemplos de seres vivos.
Os elementos não vivos são aqueles que não nascem, não crescem, não se reproduzem e não morrem. O banco do parque é um exemplo de elemento não vivo.
8. Pinte de verde os quadros que indicam seres vivos e de vermelho os que indicam elementos não vivos.
arbusto: planta com vários ramos e folhas próximos do solo
9. Leia em voz alta as palavras dos quadros que você pintou de verde. Depois, leia em voz alta as palavras que você pintou de vermelho.
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Cuidando do ambiente em que vivemos
O parque em que Marina está passeando está limpo e organizado. Devemos cuidar dos ambientes em que vivemos e dos que visitamos.
10. Na casa de Carla, todos ajudam a cuidar do ambiente. Veja a atitude de cada pessoa a seguir e complete as frases com as palavras do quadro.
lixeira · cama · cachorro · plantas
Leila joga o lixo na .
Carla cuida de seu _____. Ela coloca água e comida para seu animal todos os dias.
11. Leia em voz alta as frases que você completou.
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As pessoas que aparecem nessa cena têm atitudes que ajudam a cuidar do ambiente em que vivem.
12. O que você faz para manter o ambiente de sua casa limpo e organizado?
13. Que cuidados você tem com o ambiente quando realiza passeios em praças, parques e outros locais?
Ajude na limpeza e na organização do ambiente em que você vive ou visita.
João ajuda seu irmão a arrumar a todas as manhãs.
De que forma você ajuda na limpeza e na organização do ambiente em que vive?
O pai de Carla rega as do jardim da casa deles uma vez ao dia.
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ATIVIDADES
1. Observe os ambientes em que Marta e Renan moram.
-
O ambiente no qual você mora é mais parecido com:
- o de Marta.
- o de Renan.
-
Cite um som que você geralmente ouve no ambiente em que mora. Cite também um cheiro que você geralmente sente.
Som:
Cheiro:
-
Em uma folha de papel, faça um desenho que represente o ambiente onde você mora. Você também pode fotografar esse ambiente e enviar para o professor por e-mail.
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2. O quadro a seguir apresenta os nomes de alguns elementos que podem estar presentes na sala da residência de Luciana.
pessoas · televisão · plantas com flores · mesa · sofá · cachorro · gato · livro · telefone · tapete · mosquito · jornal
-
Luciana vai fazer duas listas com os nomes dos elementos de sua sala, separando-os em seres vivos e elementos não vivos.
Ajude Luciana a fazer essa lista.
-
Seres vivos Elementos não vivos -
Observe os elementos existentes no ambiente em que você está nesse momento e elabore no caderno um quadro como o do item a.
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3. Sabrina e sua família vão fazer um piquenique no ambiente apresentado a seguir.
-
Como está o ambiente no qual Sabrina e sua família vão lanchar?
- Mal cuidado.
- Conservado.
-
Cite oralmente uma característica que você observou para responder à questão a.
-
Marque um X nos quadrinhos que apresentam as atitudes que Sabrina e sua família devem ter após lancharem.
- Jogar as sobras de alimentos e as embalagens dos produtos no rio.
- Colocar restos de alimentos e embalagens na lixeira.
- Recolher os utensílios utilizados para serem levados para casa.
- Descartar os utensílios no ambiente.
- Recolher os brinquedos para serem levados para casa.
-
Leia em voz alta as atitudes que você assinalou.
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4. A família de Talita separa o lixo da seguinte forma:
- cascas de frutas, restos de alimentos, cascas de ovos, sementes, entre outros resíduos, são colocados na lixeira de lixo orgânico;
- papéis, papelão, latas, vidros quebrados, garrafas plásticas descartáveis são colocados na lixeira de lixo reciclável.
- descartáveis:
- que não são duráveis ou permanentes, podendo ser descartados após o uso
Separe o lixo para reciclagem.
- A atitude da família de Talita ajuda a cuidar do ambiente? Converse com os colegas sobre qual é a importância dessa atitude.
- Durante um dia, observe as atitudes de sua família com o ambiente. Você acha que sua família deveria modificar os hábitos para contribuir com o cuidado com o ambiente? De que maneira?
PARA SABER MAIS
-
Por que proteger a natureza?, de Jen Green e Mike Gordon. Scipione.
A professora levou seus alunos a um passeio fora da escola, explicando-lhes a importância de conservar o ambiente e tudo o que nele existe, mostrando a importância do equilíbrio ambiental.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
- O que pode acontecer com uma planta se ela não receber algum dos componentes essenciais para sua sobreviência?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 garrafas plásticas transparentes de 2,5 litros
- tesoura com pontas arredondadas
- régua
- cascalho
- areia
- terra vegetal
- borrifador com água
- pá de jardinagem ou colher grande
- mudas de plantas pequenas
- filme de PVC
- elástico
ATENÇÃO
Apenas o adulto deve manusear a tesoura.
Fotografe as etapas da sua atividade com um telefone celular ou câmera fotográfica. Depois, organize suas fotos na ordem em que as observações foram feitas.
- Peça ao adulto que corte as garrafas plásticas, deixando-as com cerca de 25 centímetros de altura. Indique uma garrafa com o número 1 e a outra, com o número 2.
- No fundo de cada garrafa cortada, coloque uma camada de cascalho e, em seguida, uma de areia, ambas com cerca de 3 centímetros de altura.
- Cubra a areia com uma camada de 8 centímetros de terra vegetal.
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- Por que é preciso utilizar areia junto com a terra vegetal?
- Utilizando a pá, plante as mudas, com cuidado, na terra vegetal.
Borrife água no solo apenas da garrafa 1, até que ele fique úmido, mas não encharcado.
- O que acontece se o solo ficar encharcado?*
DICA
Lave bem suas mãos após manusear a terra e plantar as mudas.
- Cubra a garrafa 1 com filme de PVC, prendendo-o com o elástico.
- A garrafa 1 deverá ser mantida em um local com luminosidade, mas sem a incidência direta de luz solar, por cerca de 20 dias. Já a garrafa 2 deverá ficar em um local escuro, que não recebe luz solar.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. O interior das duas garrafas se manteve úmido? Descreva o que aconteceu.
2. O que ocorreu com a planta da garrafa 2?
3. Retome a questão que você respondeu antes de iniciar esta atividade e verifique se precisa complementar sua resposta após os resultados obtidos.
4. Converse com seus colegas sobre os resultados obtidos.
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2 Observando as plantas
Elaine observou uma planta do jardim de sua casa e a desenhou.
1. Observe uma planta do pátio da escola e desenhe-a no caderno.
2. Quais são as cores da planta que você desenhou?
3. Compare a planta que você desenhou com a de um colega. Elas possuem as mesmas cores? O mesmo formato? O mesmo tamanho?
As plantas, também chamadas vegetais, são seres vivos. Entre outras características, elas nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem. Diferente dos animais, as plantas produzem seu próprio alimento.
No planeta Terra existe uma grande variedade de espécies de plantas. Elas podem apresentar diferentes cores e formas.
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Além de cores e formas variadas, as plantas podem apresentar diferentes tamanhos.
4. Na foto abaixo, que planta tem a maior altura?
Mangueira pode atingir cerca de 30 metros de altura.
SEQUOIAS-GIGANTES
Sequoia-gigante pode atingir cerca de 84 metros de altura.
As sequoias-gigantes estão entre os maiores seres vivos do planeta. Essas árvores podem atingir cerca de 84 metros de altura. A base próximo ao solo pode ter cerca de 30 metros de circunferência.
Essa espécie é encontrada principalmente nos Estados Unidos e pode viver cerca de 3500 anos.
1. Quais são as árvores mais comuns na região onde você mora? Se necessário, realize uma pesquisa.
2. Pesquise a altura que as árvores de sua região podem atingir e compare com a altura da sequoia-gigante.
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As plantas podem ser encontradas nos mais variados ambientes.
Existem plantas que vivem sobre o solo, outras que vivem na água. Há também plantas que vivem sobre outras plantas, como as orquídeas e as bromélias.
5. Diga o nome de uma planta terrestre que você conhece.
As plantas que vivem sobre o solo são chamadas terrestres.
As plantas que vivem na água são chamadas aquáticas. Elas podem viver totalmente dentro da água, como a elódea, ou na superfície da água, sem afundar, como o aguapé.
Elódea pode atingir cerca de 76 centímetros de altura.
Aguapé pode atingir cerca de 1 metro de altura.
6. Você conhece outra planta aquática? Qual?
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Barba-de-velho pode atingir cerca de 6 metros de altura.
Além das plantas terrestres e das aquáticas, existem as que vivem fixas em outras plantas. É o caso da barba-de-velho.
ORQUÍDEAS
As orquídeas são exemplos de plantas que podem viver sobre outras plantas, mas não as prejudicam. Elas utilizam as outras plantas como suporte recebendo luz e umidade.
Essas plantas são conhecidas pela beleza e as cores de suas flores.
Orquídea pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
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Se o ambiente tiver condições adequadas, as plantas crescem e se desenvolvem.
As etapas de crescimento e de desenvolvimento fazem parte do ciclo de vida da planta.
João plantou três grãos de feijão em um recipiente com terra úmida.
Durante sete dias, João manteve a terra úmida e percebeu que os grãos se desenvolveram.
Veja a seguir parte do ciclo de vida do feijoeiro plantado por João.
7. Converse com os colegas sobre as transformações que ocorreram com o feijoeiro durante seu desenvolvimento.
Anote suas observações no caderno.
Ouça e respeite a opinião dos colegas.
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ATIVIDADES
1. Veja alguns dos seres vivos que existem na casa de Valéria.
-
Marque um X em cada planta que existe na casa de Valéria.
-
Escreva o nome de outros seres vivos que existem na casa de Valéria.
-
Com a ajuda de uma pessoa de sua família, escreva o nome de dois seres vivos que existem na residência onde você mora.
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2. Observe a foto a seguir.
Feijoeiro pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
- germinação:
- processo de crescimento de uma planta a partir de uma semente
Agora, complete as palavras das frases a seguir com as vogais que estão faltando. Conheça algumas transformações que, possivelmente, vão ocorrer com o feijoeiro durante seu ciclo de vida.
- O feijoeiro vai cr sc r.
- Aparecerão mais f lh s.
- Com o tempo, surgirão fl r s e fr t s.
- Dentro dos frutos, estarão as s m nt s de feijão.
3. Com a ajuda de uma pessoa de sua família, entreviste um morador de seu bairro sobre as plantas que ele possui. Siga o roteiro de perguntas abaixo e anote as respostas no caderno. Se possível, peça à pessoa entrevistada que mostre a planta citada para você conhecer. Não se esqueça de agradecer pela entrevista!
- Você tem plantas em sua casa? Quantas?
- Quais são os tipos de plantas que você tem em sua casa?
- Como você cuida dessas plantas?
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Alguns locais onde as plantas são cultivadas
Veja a cena a seguir.
Lucas, o que você está fazendo? Venha me ajudar a cuidar do
Estou aqui no . Já estou indo!
Como você e sua família poderiam cultivar plantas?
1. Na cena, foram apresentados nomes de dois locais onde as plantas são cultivadas. Contorne-os.
2. Qual é o nome do local onde, geralmente, se cultivam plantas com flores?
3. Qual é o nome do local onde, geralmente, se cultivam plantas que produzem frutas?
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As plantas podem ser cultivadas em diferentes locais, como o jardim e o pomar. Além desses locais, as plantas podem ser cultivadas em hortas e plantações.
A horta é um local em que são cultivadas plantas utilizadas como alimentos ou temperos, como alface, almeirão, couve, tomate, pimentão e abóbora. O espaço ocupado pelas hortas geralmente é menor do que o das plantações.
Alface pode atingir cerca de 30 centímetros de altura.
Cebolinha pode atingir cerca de 50 centímetros de altura.
4. Você já viu uma horta? Onde?
5. Cite os nomes de duas outras plantas que são cultivadas em hortas.
6. Você costuma comer plantas que são cultivadas em hortas? Quais?
É importante inserir frutas e hortaliças em sua alimentação.
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Nas plantações, geralmente, são cultivadas plantas como arroz, café, soja, milho, feijão, mandioca e cana-de-açúcar.
7. Cite uma planta que é cultivada em plantações no município em que você mora.
Cana-de-açúcar pode atingir cerca de 6 metros de altura.
Existem plantações em que são cultivadas árvores frutíferas de mesma espécie em grande quantidade.
O Brasil é um grande produtor de frutas, como laranja, banana, coco, limão, maçã, manga, tangerina e uva. Parte dessa produção é vendida a outros países.
8. Você já viu uma plantação de árvores frutíferas? Que plantação era essa?
Laranjeira pode atingir cerca de 8 metros de altura.
Plantações de árvores frutíferas de diferentes espécies e em pequenas quantidades são conhecidas como pomares.
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Vítor planta rabanetes. Veja como ele plantou algumas sementes de rabanete e os cuidados que teve para que essa planta crescesse e se desenvolvesse.
9. Agora, escreva a seguir os números referentes a cada cuidado que Vítor teve com as plantas.
- Vítor irrigou diariamente o solo no qual plantou as sementes, tendo os cuidados necessários para não encharcá-lo.
- Vítor plantou algumas sementes de rabanete em solo fofo e adubado.
- Depois de um mês do plantio, Vítor colheu os rabanetes.
- Após alguns dias, Vítor retirou as plantas que nasceram entre os rabanetes e que estavam prejudicando o desenvolvimento deles.
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10. Você já cultivou alguma planta? Qual?
11. Que cuidados você teve ao cultivar essa planta?
HIDROPONIA
Existe uma técnica de cultivo de plantas que não utiliza o solo. Ela é chamada hidroponia. Nessa técnica, o solo é substituído por água e nutrientes.
- nutrientes:
- substâncias essenciais para o bom desenvolvimento dos seres vivos
Alface pode atingir cerca de 30 centímetros.de altura.
As raízes dessas plantas ficam em contato com a água e os nutrientes, que circulam pelos canos.
O cultivo de plantas por hidroponia favorece o controle de doenças. Uma das plantas mais cultivadas com essa técnica é a alface.
- Você já viu uma alface hidropônica? Onde? Comente com os colegas.
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JARDIM BOTÂNICO
Em algumas cidades existem jardins botânicos, que são locais de conservação e exposição de diversas espécies de plantas.
Nos jardins botânicos podem ser cultivadas plantas originárias de várias regiões da terra. Nesses locais, as plantas são cultivadas, estudadas e observadas.
No Brasil, destaca-se o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com cerca de 7 200 espécies de plantas. Criado em 1808, com o objetivo de cultivar plantas originárias da Índia, esse local foi aberto à visitação por volta de 1822.
- Converse com os colegas sobre a importância dos jardins botânicos.
Palmeira-imperial pode atingir cerca de 40 metros de altura.
PARA SABER MAIS
- Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Odysseus. Acompanhe Flora, uma menina apaixonada por plantas e que adora defender a natureza. Nessa aventura, conheça plantas com nomes iniciados com as letras do alfabeto.
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ATIVIDADES
1. Observe a tirinha a seguir.
Tira Turma da Mônica, no 5943, banco de imagens MSP.
-
Marque um X no nome da personagem que está cuidando de uma horta.
- Mônica
- Cebolinha
- Magali
-
Como você identificou a horta nessa tirinha?
2. Observe a reprodução de uma tela do pintor holandês Pieter Bruegel (1528-1569). Nessa pintura, ele representou o descanso de alguns camponeses durante a colheita do trigo.
-
O trigo geralmente é cultivado em:
- Hortas.
- Pomares.
- Plantações.
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-
As fotos a seguir mostram sementes de plantas cultivadas em plantações brasileiras. Em cada foto, escreva o nome do grão.
3. O cultivo de plantas é uma atividade praticada há milhares de anos. No Egito Antigo, muitas pessoas realizavam o cultivo do trigo, por exemplo.
Naquela época, os egípcios registravam, por meio de pinturas e desenhos, cenas que representavam o dia a dia das pessoas. Observe, abaixo, parte de uma pintura egípcia antiga, que mostra várias etapas da colheita do trigo.
- dinastia:
- sucessão de reis ou rainhas de uma mesma família que assumem determinado trono
-
A colheita era feita por máquina ou de forma manual?
-
Como era realizado o transporte do trigo colhido?
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4. Dê sua opinião em cada situação a seguir.
Laura rega as plantas de seu jardim uma vez por dia, pela manhã ou no fim da tarde.
Situação A
-
A atitude de Laura é adequada? Por quê?
Mário retirou algumas plantas que estavam prejudicando sua horta.
Situação B
-
A atitude de Mário é adequada para o desenvolvimento das plantas que cultiva em sua horta? Por quê?
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
- Que outros locais, além dos estudados, podemos cultivar plantas?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- garrafa PET de 2 litros
- tesoura com pontas arredondadas
- cascalho
- terra vegetal adubada
- sementes de salsinha
- água
ATENÇÃO
Apenas o adulto deve manusear a tesoura.
-
Peça ao adulto que faça uma abertura retangular na parte lateral da garrafa e três furos na parte oposta ao corte.
-
Para que servem os furos na parte oposta ao corte?
-
- Coloque cascalho dentro da garrafa.
-
Cubra o cascalho com terra vegetal adubada, até atingir o gargalo da garrafa.
DICA
Lave bem suas mãos após manusear a terra vegetal adubada e plantar as sementes.
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- Espalhe as sementes sobre o solo e, em seguida, cubra-as com uma pequena camada de terra.
- Coloque a garrafa em um local que receba luz solar diretamente em um período do dia.
- Regue o solo diariamente, evitando encharcá-lo.
DICA
As sementes de salsinha podem ser substituídas por sementes de cebolinha, alface, almeirão ou manjericão.
Fotografe o desenvolvimento de sua planta com uma câmera fotográfica. Depois, organize suas fotos na ordem em que as observações foram feitas.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. As plantas cultivadas se desenvolveram adequadamente? O que você acha que contribuiu para isso?
2. Quais cuidados você teve com as plantas depois que elas começaram a se desenvolver?
3. Qual é a importância dos furos na garrafa?
4. Vocês utilizaram a salsinha como alimento?
5. Converse com seus colegas sobre o resultados obtidos. Compare seus resultados com os resultados de seus colegas.
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Partes das plantas
A maioria das plantas tem raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
O caule é a parte da planta que geralmente sustenta as folhas, as flores e os frutos. Além disso, ele transporta água e sais minerais da raiz até as folhas e o alimento que é produzido, principalmente, nas folhas.
A raiz é a parte da planta que absorve água e sais minerais e transporta essas substâncias até o caule. Em muitas espécies, a raiz fixa a planta no solo.
Geralmente, as raízes das plantas são subterrâneas, ou seja, encontram-se abaixo da camada superficial do solo. Existem raízes que ficam mergulhadas na água e raízes que se fixam em outros substratos, como outras plantas e rochas.
Aguapé pode atingir cerca de 1 metro de altura.
A folha é a principal responsável pela produção de alimento na planta. Além disso, a folha realiza as trocas gasosas (respiração) entre a planta e o ambiente e elimina água por meio da transpiração.
- transpiração:
- processo pelo qual os organismos eliminam parte da água do corpo para o ambiente
A flor é a parte responsável pela reprodução de algumas espécies de plantas. O formato, a cor e o cheiro de diversas flores atraem animais polinizadores, principalmente os insetos. Muitos desses animais contribuem para a reprodução da planta.
O fruto é a parte da planta que abriga e protege a(s) semente(s). Além disso, ele pode contribuir para espalhar as sementes e para que uma nova planta nasça em outro local.
A semente tem a função de originar uma nova planta. Geralmente, ela é encontrada dentro do fruto. Há frutos que apresentam várias sementes e frutos que têm apenas uma semente (caroço).
Mangueira pode atingir cerca de 30 metros de altura.
1. Descreva a raiz do aguapé mostrado nesta foto.
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2. Contorne o inseto que aparece na cena.
3. Assinale com um X os frutos que aparecem na imagem.
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A laranjeira é um exemplo de planta que tem raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
4. Localize e escreva o nome de cada uma dessas partes na imagem a seguir.
Laranjeira na época da floração e da frutificação
A
B
C
D
E
F
Laranjeira pode atingir cerca de 8 metros de altura.
5. Cite outra planta que tem raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
AVENCAS E SAMAMBAIAS
Algumas plantas, como as avencas e as samambaias, não têm algumas das partes citadas anteriormente. A avenca, por exemplo, não tem flor, fruto nem semente.
-
Que partes a avenca possui?
Avenca pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
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ATIVIDADES
1. Isabel realizou o seguinte procedimento.
A Ela misturou água e corante azul em um copo.
B Em seguida, colocou um cravo branco com a parte cortada do caule mergulhada na água com corante.
C Depois de 5 horas, Isabel percebeu que as pétalas do cravo ficaram com algumas partes azuis.
cinco horas depois
- pétalas:
- partes das flores que geralmente apresentam formas e cores variadas
Cravo pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
-
Por que isso aconteceu?
-
Após uma semana, Isabel percebeu que as pétalas e as folhas estavam murchas e o caule estava seco. Em sua opinião, por que isso aconteceu?
- Realize essa atividade prática com um colega, com o auxílio de um adulto. Fotografe o início e o final do experimento.
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2. Classifique as três plantas a seguir de acordo com o tipo de caule. Para isso, escreva (AE) para os aéreos, (SU) para os subterrâneos e (AQ) para os aquáticos.
Araucária pode atingir cerca de 35 metros de altura.
Vitória-régia folhas podem atingir cerca de 2 metros de diâmetro.
Batata-inglesa pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
3. Existem espécies de plantas que têm frutos com adaptações que ajudam a espalhar as sementes. Alguns frutos podem ser levados pelo vento, outros podem prender-se à pele ou ao pelo de animais. E há aqueles que podem lançar as sementes para longe da planta. Veja a foto a seguir.
Fruto do carrapicho pode atingir cerca de 9 centímetros de diâmetro.
Veado-catingueiro pode atingir cerca de 1 metro de comprimento.
-
De que forma as sementes do carrapicho podem ser espalhadas?
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4. Ligue as legendas "semente(s)" das fotos a seguir às sementes de cada um dos frutos.
Melancia pode atingir cerca de 60 centímetros de comprimento.
Abacateiro pode atingir cerca de 20 metros de altura.
-
Qual desses frutos têm:
- Uma semente?
- Mais de uma semente?
-
Escreva o nome de outro fruto, diferente dos apresentados nas fotos, que possui:
- Uma semente:
- Várias sementes:
PARA SABER MAIS
-
As plantas, de Felicity Brooks e Caroline Young. Usborne - Nobel.
Nesse livro, você vai conhecer curiosidades sobre as plantas e suas partes colando adesivos.
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PARA SABER FAZER
Herbário
Herbário é uma coleção de plantas ou partes de plantas prensadas e secas para preservar suas estruturas. Geralmente, os herbários são utilizados para se obter informações sobre as plantas em estudos e pesquisas científicas.
Veja a seguir como fazer um herbário.
1 Colete folhas ou flores de plantas para seu herbário. Procure coletar partes que se encontram caídas no chão e que não estejam danificadas ou secas. Além disso, colete partes de plantas das quais você sabe o nome.
CUIDADO
Utilize luvas para coletar as partes das plantas para evitar que se machuque ou que seja picado por insetos e aranhas.
Evite retirar folhas e flores das plantas.
2 Coloque algumas partes de plantas entre duas páginas de um jornal. Deixe alguns livros pesados sobre os jornais, durante aproximadamente três semanas.
3 Após esse período, as partes das plantas estarão prensadas e secas.
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4 Retire as partes das plantas do jornal com cuidado e cole cada uma delas na cartolina.
5 Escreva o nome da planta a seguir de cada parte que você colou na cartolina.
Folha da mangueira pode atingir cerca de 31 centímetros de comprimento.
Folha da mangueira pode atingir cerca de 50 centímetros de comprimento.
Vamos colocar em prática essas dicas e montar um herbário das plantas que existem na sua casa.
Recolha folhas de plantas que estão na sua casa e pesquise informações sobre elas, como nome, medida, se são plantas terrestres, aquáticas, entre outras informações.
Organize, com o professor e os colegas, uma exposição dos herbários. Compare seu herbário com os de seus colegas e cite semelhanças e diferenças entre as folhas recolhidas por vocês.
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As plantas e os outros seres vivos
LER E COMPREENDER
A ave que aparece na história a seguir se chama Sabiá. Leia uma situação vivida por ele.
Vida de Passarinho, de Caulos. Porto Alegre: L&PM, 1989. p. 29.
Vida de Passarinho
MENOS UMA...
MENOS OUTRA.
MENOS DUAS!
NÃO TEM OUTRO JEITO.
VOU TER QUE FAZER O MEU NINHO...
NESSA ÁRVORE DE APARTAMENTOS.
1. Por que a árvore que aparece na história está cheia de ninhos de aves?
2. Qual é o problema ambiental mostrado nessa história em quadrinhos?
3. Quem é o responsável pelo problema ambiental que aparece nessa história?
4. O que deve ser feito para evitar esse problema ambiental?
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As plantas são importantes para que os outros seres vivos sobrevivam. Além de servir de abrigo para muitas espécies, como as aves, as plantas servem de alimento e de suporte.
O sabiá que aparece na história da página anterior utiliza as árvores como abrigo. Além disso, para construir seu ninho, ele utiliza partes secas de plantas.
5. Você já viu o ninho de alguma ave sobre uma planta? Conte aos colegas como ele era.
Existem espécies de animais que se alimentam de plantas. A girafa, apresentada na foto abaixo, está comendo folhas de uma planta.
6. Cite o nome de outro animal que se alimenta de plantas.
Muitas plantas também servem de suporte para outras espécies de plantas.
As bromélias, por exemplo, fixam suas raízes no caule das árvores.
Sabiá pode atingir cerca de 25 centímetros de altura.
Girafa pode atingir cerca de 5,7 metros de altura.
Bromélia pode atingir cerca de 3 metros de altura.
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Os seres humanos utilizam partes de plantas em diversas situações, como na alimentação e na fabricação de diversos produtos.
7. Observe as fotos a seguir e escreva qual é a parte de cada uma das plantas apresentadas que geralmente utilizamos em nossa alimentação.
Mandioca pode atingir cerca de 2 metros de altura.
Parte utilizada na alimentação:
Cana-de-açúcar pode atingir cerca de 6 metros de altura.
Alface pode atingir cerca de 30 centímetros de altura.
Parte utilizada na alimentação:
Brócolis pode atingir cerca de 60 centímetros de altura.
Parte utilizada na alimentação:
Pepino pode atingir cerca de 20 centímetros de comprimento.
Partes utilizadas na alimentação:
Soja pode atingir cerca de 1,4 metro de altura.
Parte utilizada na alimentação:
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O ser humano utiliza plantas ou parte delas para fabricar produtos.
Seringueira pode atingir cerca de 30 metros de altura.
Bambu pode atingir cerca de 35 metros de altura.
HERANÇA INDÍGENA: FARINHA DE MANDIOCA
A farinha de mandioca é um alimento comum nas residências de muitos brasileiros. Ela também é utilizada no preparo de alimentos, como o tutu de feijão e a farofa.
Mas o que muitos não sabem é que a farinha de mandioca é de origem indígena.
Nas aldeias, mulheres são responsáveis pela colheita e pelo preparo da farinha de mandioca. Após a colheita, a mandioca é seca e ralada com uma estrutura feita de madeira e rochas. Essa raiz é reduzida ao aspecto de farinha.
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CIDADÃO DO MUNDO Os alimentos transgênicos
Amanda estava fazendo compras no supermercado e percebeu que alguns produtos continham indicações de que foram feitos com ingredientes transgênicos.
As plantas chamadas transgênicas são modificadas para adquirir características que não tinham naturalmente.
O Brasil tem a segunda maior área do mundo cultivada com plantas transgênicas.
De cada 100 metros quadrados de área de soja plantada no Brasil, 96,5 é de soja transgênica.
De cada 100 metros quadrados de área de milho plantada no Brasil, 88,4 é de milho transgênico.
De cada 100 metros quadrados de área de algodão plantada no Brasil, 78,3 é de algodão transgênico.
Fonte: Conselho de informações sobre biotecnologia. Disponível em: https://oeds.link/bnf3MG. Acesso em: 26 jan. 2021.
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Existem plantas modificadas para resistir ao ataque de fungos e insetos, por exemplo. Outras são modificadas para suportar herbicidas ou períodos de seca. Alguns alimentos transgênicos podem ter a quantidade de nutrientes aumentada.
No Brasil, há diversas pesquisas que envolvem alimentos transgênicos. Já foram desenvolvidas variedades de milho, feijão, soja, algodão, cana-de-açúcar e alface.
Há também estudos sobre os possíveis impactos ambientais e outros malefícios que os alimentos transgênicos poderiam causar.
- fungos:
- seres vivos formados por uma ou mais células e que podem causar doenças a outros seres vivos
- herbicidas:
- produtos químicos utilizados na agricultura para controlar o crescimento de plantas prejudiciais ao desenvolvimento das plantas cultivadas
1. Você já conhecia os alimentos transgênicos? O que já ouviu falar sobre eles?
2. Qual é a importância da pesquisa sobre os impactos desses produtos? Justifique.
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ATIVIDADES
1. Relacione cada produto à planta que pode ser utilizada na sua fabricação.
- seringueira
- algodão
- bambu
- erva-doce
2. A celulose é utilizada na produção de papel e outros produtos. Veja a seguir algumas etapas da produção de papel.
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De que parte da planta é retirada a celulose para a produção do papel?
- Converse com os colegas sobre que atitudes poderiam ser tomadas para diminuir o uso de papel, contribuindo para evitar o desmatamento, muitas vezes realizado para o plantio de pinheiros e eucaliptos.
- celulose:
- tipo de açúcar encontrado na parede das células das plantas
- desmatamento:
- retirada permanente da vegetação de um ambiente
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3. Veja a seguir alguns alimentos que são partes de plantas.
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Contorne os alimentos que fazem parte de sua alimentação.
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Durante uma semana, anote no quadro a seguir os nomes de algumas plantas que fizeram parte de sua alimentação. Identifique qual parte da planta é ingerida.
Dias da semana | Alimentos | Partes da planta |
---|---|---|
domingo | ||
segunda-feira | ||
terça-feira | ||
quarta-feira | ||
quinta-feira | ||
sexta-feira | ||
sábado |