58
2 ANIMAIS
Filhotes de algumas espécies de animais são brincalhões. Alguns mamam quando pequenos. Você já viu algum filhote mamando?
CONECTANDO IDEIAS
-
Como é a cobertura do corpo desses animais?
-
O que vai acontecer com esses filhotes com o passar do tempo?
-
Esses animais podem conviver com as pessoas nas residências. Você tem ou já teve algum animal em sua residência? Qual?
59
60
3 Observando os animais
Os animais são seres vivos, pois nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.
No planeta Terra, existe uma grande variedade de espécies de animais.
A professora de Hélio pediu aos alunos que fizessem um álbum com fotos de diferentes animais. Veja abaixo duas das páginas que Hélio fez.
Os animais podem apresentar diferentes tamanhos. Alguns são bem pequenos, como o ácaro, e só podem ser vistos com ajuda do microscópio.
Outros animais chegam a atingir vários metros de comprimento. É o caso do tubarão-baleia, que pode medir cerca de 20 metros de comprimento.
O corpo dos animais tem cores e formatos diferentes. O corpo da aranha, por exemplo, tem formato e cor bastante diferentes do corpo da cobra-cega.
-
Identifique uma diferença entre o formato do corpo da aranha tarântula e o da cobra-cega.
Tubarão-baleia pode atingir cerca de 20 metros de comprimento.
Cobra-cega pode atingir cerca de 45 centímetros de comprimento.
Aranha tarântula pode atingir cerca de 25 centímetros de comprimento.
Leão pode atingir cerca de 3,3 metros de comprimento.
Rã-touro pode atingir Icerca de 20 centímetros de comprimento.
- girino:
- fase da vida de alguns animais, como sapos e rãs
61
Em algumas espécies de animais, é possível diferenciar a fêmea do macho, de acordo com características, como o formato e a cor do corpo.
No álbum de Hélio há uma foto de um casal de leões.
-
Cite uma diferença que você pode observar entre o macho e a fêmea do casal de leões.
Em algumas espécies de animais, os filhotes são bastante parecidos com os pais, como no caso do leão. Nessa fase da vida é mais difícil identificar diferenças entre machos e fêmeas.
Em outras espécies de animais, os filhotes são diferentes dos adultos. É o caso da rã-touro.
62
A ARARA-AZUL NO BRASIL
A arara-azul, também conhecida como arara-azul-grande, é uma ave encontrada nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás. Essa ave atinge cerca de 1 metro de comprimento.
As araras-azuis, geralmente vivem, em famílias ou grupos e se alimentam, principalmente, de sementes de palmeiras.
Essa espécie de ave já foi considerada ameaçada de extinção, ou seja, com risco de desaparecer na natureza. Isso ocorreu, principalmente, por causa da destruição dos locais onde elas vivem e pela sua venda ilegal como animais de estimação.
Atualmente, a arara-azul não corre risco de ser extinta da natureza, com a ajuda de diversos pesquisadores. Veja a seguir a manchete de uma reportagem que trata de um projeto de conservação dessa espécie na natureza.
Bióloga salva Arara-Azul da extinção e vira personagem da Turma da Mônica
Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções retratou a bióloga Neiva Guedes como uma personagem da Turma da Mônica.
[...]
Bióloga salva Arara-Azul da extinção e vira personagem da Turma da Mônica. Rede TVTEC Jundiaí, 13 fev. 2020. Disponível em: https://oeds.link/mEePoy. Acesso em: 26 jan. 2021.
- Converse com os colegas sobre a importância de pesquisadores envolvidos na conservação de animais como a arara-azul.
-
Cite uma atitude que podemos ter para auxiliar na conservação da arara-azul no ambiente.
63
NA PRÁTICA
-
Você já percebeu a quantidade de animais diferentes que existem ao seu redor?
Realize a atividade a seguir para investigar a variedade de animais que vivem nos ambientes que você frequenta.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- livro didático
- lápis de cor
Com os colegas e o professor, faça um passeio pela escola. Observe alguns animais que existem nesse ambiente e desenhe um deles no espaço a seguir.
Não se esqueça de fazer uma legenda com o nome do animal.
Legenda:
-
Compare seu desenho com os dos colegas e conversem sobre semelhanças e diferenças entre esses animais.
64
ATIVIDADES
1. Observe os animais das fotos a seguir e relacione cada um deles à silhueta correspondente.
2. Na foto abaixo é possível observar duas espécies de animais.
a. Quais são esses animais?
b. Qual desses animais é o maior?
65
3. As borboletas são seres vivos que apresentam cores e tamanhos variados. Observe as imagens a seguir.
A
Borboleta-coruja pode atingir cerca de 11 centímetros de envergadura.
B
Borboleta-azul pode atingir cerca de 15 centímetros de envergadura.
a. Quais são as cores das borboletas das fotos?
b. Apesar das diferenças, as borboletas apresentam algumas semelhanças. Cite uma delas.
PARA SABER MAIS
- Abecedário de bichos brasileiros, de Geraldo Valério. WMF Martins Fontes.
Nesse livro, são apresentadas informações básicas sobre diferentes animais da fauna brasileira. Para isso, o livro apresenta muitas ilustrações.
66
4 Animais silvestres e animais domesticados
Veja alguns animais que Letícia e sua família criam no sítio em que moram.
67
1. Escreva o nome de cada animal criado no sítio em que Letícia mora.
68
Os animais mostrados nas páginas anteriores foram domesticados pelo ser humano e, assim, passaram a apresentar comportamentos que lhes possibilitam conviver com as pessoas. Por apresentarem essas características, eles são chamados animais domesticados.
Muitas espécies de animais já foram domesticadas e passaram a ser criadas pelo ser humano.
2. Por que você acha que o ser humano domesticou algumas espécies de animais?
Os animais domesticados que nos fazem companhia são conhecidos como animais de estimação. O gato, o cachorro e o coelho são exemplos de animais de estimação.
Para que o animal se mantenha saudável, é preciso cuidar da limpeza de seu corpo e do ambiente em que ele vive, alimentá-lo adequadamente e levá-lo ao médico veterinário para tomar as vacinas necessárias.
Cachorro basset pode atingir cerca de 22 centímetros de altura.
3. Desenhe em seu caderno ou em uma folha de papel seu animal de estimação e um cuidado que você costuma ter com ele. Caso não tenha, desenhe um animal de estimação que gostaria de ter.
Caso você tenha um animal de estimação, fotografe-o e envie a foto para seu professor por e-mail ou rede social.
PARA SABER MAIS
- Animal de estimação não é brinquedo não, de Tyanne Maia.
O livro conta a história de um menino chamado Renatinho que quer um animal de estimação e sua mãe mostra as responsabilidades que é preciso ter para cuidar bem dele. Trata-se de um livro desenvolvido em um projeto que está disponível para leitura digital.
69
NA PRÁTICA
- Você já percebeu que em algumas residências existe, pelo menos, um animal de estimação? Você tem um animal de estimação em sua casa? E seus colegas?
Para investigar quantos de seus colegas têm animais de estimação em casa, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- giz branco
- lousa
- lápis de cor
- Pergunte aos colegas de sala quantos deles têm animais de estimação e quais são eles. Peça ao professor para registrar os dados na lousa, como mostrado abaixo.
- Construam, no caderno, um gráfico para representar as informações obtidas. Você pode usar como modelo o gráfico da ilustração abaixo.
O gráfico de barras também pode ser construído de forma digital no computador.
- Converse com seus colegas sobre a importância dos animais de estimação para as famílias.
70
Os animais criados pelo ser humano precisam receber alguns cuidados.
4. Identifique o cuidado com o animal apresentado em cada foto. Para isso, enumere cada cuidado de acordo com o que a foto representa.
Assistência veterinária.
Alojamentos adequados.
Vacinação contra doenças.
Alimentação adequada.
Qual é a importância de cada um desses cuidados?
71
A CRIAÇÃO DE ANIMAIS AO LONGO DA HISTÓRIA
Desde a Antiguidade, o ser humano tem uma relação próxima com os animais.
Os egípcios registraram essa relação por meio de pinturas e desenhos. Observe a seguir a imagem de uma dessas pinturas.
1. Essa imagem representa uma criação de:
cavalos
porcos
galinhas
bois
2. Cite dois animais que são criados pelo ser humano para obter alimento e matéria-prima.
- matéria-prima:
- principal material utilizado na fabricação de um produto
Com o passar do tempo, mais animais foram sendo domesticados pelo ser humano.
PARA SABER MAIS
- Atlas infantil dos animais em seus habitats. Girassol.
Conheça alguns animais e os ambientes em que vivem. Você vai descobrir algumas curiosidades sobre costumes de diferentes animais existentes em diferentes ambientes do nosso planeta.
72
Os animais que vivem em seu ambiente natural são chamados animais silvestres.
Os animais que aparecem na imagem a seguir são silvestres.
Representação de animais silvestres encontrados na Mata Atlântica.
73
Os seres vivos representados na imagem são encontrados em um bioma brasileiro chamado Mata Atlântica.
Esse ambiente é encontrado em muitos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Na Mata Atlântica é encontrada uma grande variedade de animais, como beija-flores, papagaios, insetos, lagartos, preguiças, macacos e serpentes.
74
CIDADÃO DO MUNDO Tráfico de animais silvestres
Diversos animais silvestres da fauna brasileira estão ameaçados de extinção. Uma das causas dessa situação é a captura e a venda ilegal desses animais, o chamado tráfico de animais silvestres.
- fauna:
- todos os animais encontrados em determinada área
Esse tipo de atividade é ilegal e começa quando espécies são retiradas da natureza e vendidas como animais de estimação ou para serem criadas em zoológicos. No entanto, lugar de animal silvestre é livre na natureza!
Geralmente, os animais traficados sofrem maus-tratos e muitos deles acabam morrendo. Isso coloca muitas das espécies em risco de extinção. As consequências do tráfico de animais são graves. Por isso, existem campanhas contra esse tipo de atividade, como a apresentada a seguir.
Animais silvestres devem ser mantidos em seu ambiente natural, onde eles encontram os recursos que precisam para sobreviver e se desenvolver, como alimento, abrigo e parceiros para a reprodução.
75
Quando um animal é retirado da natureza, há diversas consequências, como a redução do número de parceiros para a reprodução. Isso interfere diretamente na reprodução da espécie, aumentando o risco de extinção.
Estima-se que todos os anos, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza para venda ilegal. Veja a seguir, algumas espécies de animais que têm sido vítimas do tráfico no Brasil.
1. Em sua opinião, por que é importante conscientizar a população sobre esse problema ambiental?
2. Reúna-se em grupo com alguns colegas e elaborem um texto com uma mensagem contra o tráfico de animais silvestres no Brasil.
PARA SABER MAIS
- Livro vermelho das crianças, de Otávio Maia e Tino Freitas. Ibict.
Cinquenta animais ameaçados de extinção no Brasil são apresentados nesse livro. Você vai conhecer sobre conservação da fauna e curiosidades divertidas sobre esses animais. E tem uma surpresa! As ilustrações do livro foram feitas por crianças.
76
ATIVIDADES
1. Leia a seguir o cartaz de uma campanha.
a. Que cuidado com o animal é apresentado nesse cartaz?
b. Qual é a importância desse cuidado?
2. Mateus ganhou um cachorro de estimação quando fez 3 anos.
a. Observe as imagens e escreva uma transformação que ocorreu no corpo do cachorro de Mateus.
b. O que pode acontecer com o cachorro com o passar do tempo?
77
LER E COMPREENDER
3. O texto a seguir apresenta a descrição do animal de estimação de uma menina chamada Rosinha.
[...]
Foi um gatinho de pelo branco e sedoso, todo delicado, muito manhoso.
Gatinho é uma gracinha! Salta, brinca, faz miau. Embaralha a lã do novelo, prefere peixe e mingau. Mas é bicho sossegado, gosta de sombra e água fresca. Adora ser penteado e dormir a tarde inteirinha. Faz xixi no lugar certo, depois cobre com a terrinha.
- Ele é mesmo muito esperto! Uma belezinha!
[...]
Piu, piu! miau! au, au!, de Flávia Muniz. São Paulo: Moderna, 1997. p. 22-23. (Coleção hora da fantasia).
Complete a ficha a seguir com as informações do texto.
- Animal de estimação de Rosinha:
- Alimentos preferidos:
- De que o animal gosta? .
- O animal de estimação de Rosinha faz xixi no lugar certo e cobre com terra. O que Rosinha deve fazer com essa terra?
4. Escolha um animal de estimação e, no caderno, escreva um texto como o apresentado na atividade 3.
78
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. A foto abaixo apresenta filhotes de uma ave.
a. Cite algumas transformações pelas quais esses filhotes passarão até o fim da vida.
b. A foto abaixo apresenta como esses filhotes ficarão quando adultos. Escreva uma diferença que você pode perceber em relação ao corpo deles.
Pássaro azul-oriental pode atingir cerca de 18 centímetros de comprimento.
c. Converse com um colega e pesquisem como é o ambiente em que essa ave vive.
2. O corpo de alguns animais apresenta formatos e cores parecidos com folhas, caules de plantas e rochas, chegando a ser confundidos com eles. Desse modo, eles ficam camuflados e conseguem se defender ou atacar sua presa. Localize e contorne na foto abaixo, o animal conhecido como inseto-folha, que se encontra camuflado.
- camuflados:
- nesse caso, escondidos, disfarçados, confundidos com o ambiente
Inseto-folha.
Inseto-folha pode atingir cerca de 8,5 centímetros de comprimento.
79
LER E COMPREENDER
3. O texto a seguir é parte de um depoimento dado por um indígena chamado Kabá Darebu, pertencente ao povo Munduruku, quando ele tinha 7 anos.
[...]
Todos nós temos animais de estimação com os quais a gente brinca a toda hora: cachorro, papagaio, macaco, tucano, cutia...
A gente trata os animais como um parente nosso.
E é desse mesmo jeito que a gente cuida da natureza que nos rodeia.
[...]
Kabá Darebu, de Daniel Munduruku. São Paulo: Brinque-Book, 2002. p. 13.
a. Os animais de estimação citados por Kabá Darebu são os mesmos que você costuma ver no seu dia a dia?
b. No texto é possível perceber que os animais de estimação fazem parte da cultura do povo indígena Munduruku e que eles também precisam de cuidados. Cite um cuidado que os povos indígenas oferecem a seus animais.
c. Mesmo estando longe dos povos indígenas, é possível manter atitudes que ajudam a cuidar de seus animais de estimação? Converse com seus colegas.