80
3 Outros componentes do ambiente
81
Você sabia que esse avião deu uma volta ao mundo e que ele é movido à energia solar? Isso nos mostra uma das muitas possibilidades do uso da luz solar. Você acha que a luz solar é importante em sua vida?
CONECTANDO IDEIAS
1. Que componente do ambiente esse avião utiliza para funcionar seus motores?
2. Em sua opinião, qual é a importância desse componente do ambiente para o ser humano? E para o ambiente e os outros seres vivos?
3. Cite outra situação em que o ser humano utiliza esse componente do ambiente para satisfazer suas necessidades.
82
5 Estudando a luz e o calor fornecidos pelo Sol
Na foto das páginas anteriores, vimos uma utilização da luz solar pelo ser humano. A luz emitida pelo Sol é um dos componentes do ambiente.
Além da luz solar, o ambiente em que vivemos é constituído por seres vivos e por outros componentes necessários à existência da vida no planeta Terra. Observe na imagem parte da casa de Luciana e Teresa.
O solo é muito importante para os seres vivos. Muitas plantas, como as árvores, se fixam no solo.
Além disso, existem animais que vivem tanto sobre o solo como no seu interior, em tocas.
1. O solo também tem relação com as casas que o ser humano constrói?
2. Cite um ser vivo que é encontrado no interior do solo.
83
O ar é outro componente do ambiente. Apesar de não ser visível, ele é indispensável para a existência da vida. O ar pode ser encontrado no solo, dissolvido na água, dentro de objetos, nas plantas, no corpo do ser humano e de outros animais.
3. Sopre sua mão. O que você percebe?
A água é o componente do ambiente que cobre grande parte da superfície do planeta Terra.
Em nosso planeta, podemos encontrar água nos mares, nos rios, nos lagos, no solo, no ar, nas plantas e no corpo dos seres vivos.
4. Como podemos perceber a existência de água no corpo humano?
84
Percebendo a luz e o calor fornecidos pelo Sol
Juliana estava brincando com uma bola no quintal de sua casa no final da tarde. Ao parar de brincar, ela se esqueceu de guardar a bola.
À noite, ela se lembrou da bola que tinha ficado no quintal e resolveu procurá-la.
Como não havia lâmpada elétrica no quintal, Juliana não conseguiu encontrar a bola.
deslocar ícone para a linha de cima
5. Nessa situação, por que a luz é importante?
Como você procederia para encontrar a bola nessa situação?
No dia seguinte, ao voltar da escola, Juliana procurou sua bola e a encontrou. Ao pegar a bola, sentiu que ela estava aquecida.
6. Por que Juliana conseguiu enxergar a bola no dia seguinte?
7. O que aqueceu a bola?
Juliana também encontrou uma pá de jardim no quintal. Ela percebeu que a parte metálica da pá estava refletindo a luz solar.
Evite se expor à luz solar entre 10 horas e 16 horas. Além disso, use protetor solar.
85
O Sol é a estrela que forneceu a luz que iluminou e aqueceu a bola de Juliana na situação da página anterior. A Terra gira ao redor do Sol. Assim, nosso planeta recebe luz e calor provenientes dessa estrela.
Sol cerca de 1,390 milhão de quilômetros de diâmetro.
Terra cerca de 12756,2 quilômetros de diâmetro.
A luz e o calor fornecidos pelo Sol são componentes do ambiente essenciais à vida na Terra.
Podemos perceber a luz solar por meio da claridade existente no ambiente durante o dia. Já o calor proveniente da luz solar pode ser percebido de diferentes maneiras, como na situação vivenciada por Juliana.
NA PRÁTICA
- Como podemos perceber o calor do Sol?
Para verificar como podemos perceber a influência do calor do Sol em um objeto, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- duas bolas de borracha
Coloque uma das bolas em um local que não receba luz solar diretamente. Em seguida, coloque a outra bola em um lugar que receba luz solar diretamente. Deixe-as nesses locais por 40 minutos.
1. Ao tocar as bolas, qual está com maior temperatura?
2. Como você explica esses resultados?
86
A intensidade de luz solar que atinge a Terra não é a mesma em todas as regiões do planeta, ao mesmo tempo. Observe as fotos a seguir.
A diferença na intensidade de luz recebida nas diferentes partes do planeta ocorre graças à inclinação do eixo de rotação da Terra.
87
Além de girar ao redor do Sol, a Terra gira ao redor de si mesma. Esse movimento é chamado movimento de rotação. Veja abaixo.
No decorrer do dia, podemos observar o Sol, aparentemente, em diferentes posições no céu. Isso ocorre por causa do movimento de rotação da Terra.
Veja o que Vinícius fez. Para observar a projeção de sua sombra, ele foi ao jardim de sua casa em três horários diferentes.
Vinícius passou protetor solar e ficou exposto à luz solar somente o tempo necessário para observar a projeção de sua sombra.
Não fique exposto à luz solar por um longo período de tempo e sem proteção.
8. Converse com os colegas sobre a posição e o tamanho da sombra de Vinícius, em cada horário do dia em que ele observou.
88
NA PRÁTICA
- Como as diferentes posições aparentes do Sol no céu interferem na formação das sombras?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- lanterna
- tubo de cola
Apague as lâmpadas e feche as cortinas da sala de aula. Coloque o tubo de cola no centro de uma mesa.
Aponte a lanterna levemente inclinada à esquerda do tubo de cola e acenda-a. Observe como ficou a sombra que se formou (A).
Depois, posicione a lanterna acesa acima do tubo de cola e, novamente, observe a sombra (B).
Por último, aponte a lanterna acesa à direita do tubo de cola e observe a sombra formada (C).
Caso a atividade seja realizada em casa com a ajuda de um adulto, peça-lhe que grave com um telefone celular a realização da atividade.
Considere que a lanterna representa o Sol ao longo do dia.
1. O que ocorre com a sombra do tubo de cola quando você altera a posição da lanterna?
2. Com base no que você observou nesta atividade, explique com suas palavras o que acontece com a sombra de um objeto na superfície da Terra com a movimentação aparente do Sol no céu, ao longo do dia.
89
A REPRESENTAÇÃO DO SOL NA ARTE
O Sol é um elemento bastante frequente em obras de arte. Além dos efeitos de luz presentes em muitas pinturas, diversos pintores se inspiraram no Sol e o representaram em suas telas.
A imagem abaixo é a reprodução de uma pintura do artista holandês Vincent van Gogh (1853-1890).
Ele retratou a natureza e seus elementos em suas obras.
9. Agora, você é o artista. Em seu caderno ou em uma folha de papel, faça um desenho inspirado no Sol.
ATENÇÃO
Não olhe diretamente para o Sol.
PARA SABER MAIS
- A bola dourada, de Nicole de Cock. FTD.
Embarque na aventura da bola dourada ao redor do planeta. Durante essa jornada, a bola conhece várias pessoas e animais em diversos lugares ao redor do mundo.
- O caminho do Sol no céu, de vários autores. Eduel.
Entenda por que o Sol parece "caminhar" no céu todos os dias. Para isso, você vai precisar se lembrar dos pontos cardeais e das suas noções de espaço.
90
ATIVIDADES
1. Observe a situação a seguir.
a. O que mantém a pipa de Paula suspensa?
O solo.
O Sol.
O ar.
b. Você já soltou pipa? Com quem?
c. Converse com os colegas sobre os cuidados que é preciso ter para evitar acidentes ao soltar pipa.
2. O pintor francês Henri Nicolas Vinet (1817-1876) representou um ambiente, localizado no Rio de Janeiro, onde podemos encontrar água. Observe a imagem a seguir.
a. Que ambiente Henri representou em sua pintura?
b. Você conhece um ambiente que tem água? Que ambiente é esse?
c. No ambiente em que você está nesse momento existe água? Onde?
91
3. Escreva nos quadros a seguir as letras referentes a cada atividade relacionada ao solo, indicada na ilustração.
Construir moradias.
Deslocar-se.
Criar animais.
Cultivar plantas.
4. Veja a situação a seguir.
Leonardo foi passar o dia na casa de seus avós para brincar na piscina. Ao chegar, ele tirou os chinelos e os deixou na sombra de uma mesa próximo à piscina.
CUIDADO
Esteja acompanhado de um adulto quando for brincar na piscina.
Mais tarde, na hora de ir embora, Leonardo percebeu que seus chinelos não estavam mais à sombra e estavam aquecidos.
a. Por que os chinelos de Leonardo não se encontravam mais à sombra na hora em que ele foi embora?
b. O que aqueceu os chinelos de Leonardo?
92
INVESTIGUE E COMPARTILHE
- O que acontece quando a luz solar atinge diferentes objetos?
DICA
Fique exposto à luz solar somente o tempo necessário para realizar a atividade e utilize protetor solar.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 6 copos plásticos
- lápis
- 6 pedaços de papel de 2 centímetros x 2 centímetros
- fita adesiva
- termômetro
- água
- areia
- terra vegetal
A Use o papel para fazer seis etiquetas, três delas indicadas com a letra A e as outras três, com a letra B. Fixe-as em cada dupla de copos, com fita adesiva.
B Em um copo A e em um copo B, coloque água até atingir 3/4 de sua capacidade. Certifique-se de que ambos tenham a mesma quantidade de água.
C Repita o procedimento B com a areia e a terra vegetal, certificando-se de que todos os copos tenham a mesma quantidade de material.
D Coloque os copos com as etiquetas A em um local que receba incidência direta de luz solar, como mostrado para o copo com água.
Imagem referente à etapa D.
E Coloque os copos com as etiquetas B em um local que não receba luz solar diretamente, ou seja, com sombra, como mostrado para o copo com água.
Imagem referente à etapa E.
93
- Quais dos materiais você acha que vai aquecer mais facilmente?
F Após uma hora, meça a temperatura dos materiais de cada conjunto de copos, utilizando o termômetro.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o termômetro.
Imagem referente à parte da etapa F.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. Anote no quadro a seguir as temperaturas obtidas para os diferentes conjuntos de copos.
Copo | Temperatura | ||
---|---|---|---|
Água | Areia | Areia Terra vegetal | |
A | |||
B |
2. Em qual dos conjuntos de copos os materiais estavam com maior temperatura?
3. Qual é a diferença de temperatura entre os materiais do copo A e os materiais do copo B?
4. Como você explica essa diferença?
5. Converse com os colegas sobre o que aconteceria caso os copos de plástico fossem substituídos por copos de metal.
94
Luz e calor fornecidos pelo Sol e os seres vivos
Luzia deixou uma caixa de papelão com a abertura voltada para baixo sobre a grama do quintal de sua casa. Após cinco dias, ela retirou a caixa.
1. O que aconteceu com a grama que estava coberta pela caixa de papelão?
2. Você acha que essa situação prejudicou a planta? De que maneira?
As plantas utilizam a luz fornecida pelo Sol para produzir seu próprio alimento, por meio de um processo chamado fotossíntese.
- fotossíntese:
- processo realizado pela maioria das plantas em que gás carbônico e água são transformados em alimento com o auxílio da luz solar, resultando na liberação de gás oxigênio no ambiente
Os animais que se alimentam de plantas obtêm delas a energia de que necessitam para sobreviver.
Procure comer partes de plantas em suas refeições.
3. Podemos afirmar que os seres humanos dependem da luz solar em sua alimentação?
95
O calor fornecido pelo Sol contribui para manter a temperatura da Terra adequada ao desenvolvimento da maioria dos seres vivos. Além disso, o calor solar participa na formação do vento e do ciclo hidrológico no ambiente.
Além de serem importantes para a vida, a luz e o calor fornecidos pelo Sol têm sido utilizados pelo ser humano em diversas atividades, como na produção de energia elétrica e no aquecimento da água.
Os aquecedores solares são utilizados para aquecer a água armazenada na caixa-d'água a partir da energia solar. A água aquecida pode ser utilizada no banho e em outras atividades da residência.
Os painéis solares, chamados fotovoltaicos, convertem a luz solar em energia elétrica.
Que dicas você daria a um colega para economizar energia elétrica?
4. Qual é a importância econômica de se utilizar a energia proveniente do Sol?
5. Essa atitude ajuda o ambiente? Por quê?
6. Volte às páginas 80 e 81, que apresentam uma atividade em que o ser humano utiliza a luz solar. Você precisa complementar suas respostas?
96
A LUZ SOLAR E OS RIBEIRINHOS
Os ribeirinhos são povos que vivem em pequenas comunidades, em sua maioria, à beira dos rios. A atividade principal dos ribeirinhos é a pesca artesanal.
Por morarem em locais afastados das cidades, muitas vezes, de difícil acesso, muitos ribeirinhos não têm acesso à energia elétrica proveniente da rede elétrica.
No entanto, já existem comunidades em que foram instaladas pequenas usinas solares para gerar energia elétrica a partir da luz solar.
Outra ajuda importante para os ribeirinhos veio por meio do projeto Litro de Luz.
Esse projeto utiliza garrafas PET com água para aproveitar a luz solar para iluminar ambientes durante o dia e placas solares associadas a lâmpadas LED e garrafas PET para iluminar os ambientes durante a noite.
O projeto Litro de Luz melhorou a qualidade de vida de várias comunidades ribeirinhas em Caapiranga, no Amazonas.
97
Cuidados com a luz e o calor fornecidos pelo Sol
A luz e o calor fornecidos pelo Sol, em horários adequados, são importantes para nossa saúde. Ficar exposto à luz solar por muito tempo e em horários inadequados pode causar alguns problemas de saúde, como queimaduras na pele, irritações nos olhos, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, câncer de pele.
Dessa forma, devemos ter alguns cuidados para evitar esses problemas. Veja.
7. Marque um X nos cuidados que você tem para se proteger da luz e do calor fornecidos pelo Sol.
98
CIDADÃO DO MUNDO A luz do Sol e os cuidados com a pele
Sempre que vai à praia, Jean espera seus pais passarem protetor solar em seu corpo antes de brincar. Além disso, ele usa boné e óculos escuros.
Como gosta de brincar na água, Jean sempre pede aos seus pais que reapliquem o protetor solar.
Os cuidados que Jean e sua família têm são necessários porque a exposição da nossa pele à luz solar poderia causar doenças graves, como o câncer de pele.
A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é utilizar protetor solar todos os dias e não apenas na praia ou na piscina.
Os protetores solares se diferenciam pelo fator de proteção solar (FPS) com valores que variam de 6 a 100.
Os médicos recomendam o uso de protetores com fator de proteção de no mínimo 15. A aplicação deve ser feita pelo menos 15 minutos antes de se expor à luz solar, nas quantidades indicadas abaixo, para crianças e adultos.
1. Você usa protetor solar, óculos escuros e chapéu para se proteger quando fica exposto à luz solar?
2. No caderno, faça um texto explicando a importância do cuidado com a pele ao se expor à luz solar e do uso do protetor solar.
99
ATIVIDADES
1. Beatriz estudou que as plantas precisam da luz solar para viver. Então, para investigar o que estudou, Beatriz fez o seguinte experimento.
Experimento feito por Beatriz.
A. Fez um corte na lateral de uma caixa de sapatos.
B. Colocou alguns feijões em uma tampa contendo algodão umedecido com água.
C. Colocou a tampa com os feijões dentro da caixa de sapatos. Essa caixa ficou em um local onde recebeu luz solar diretamente.
Beatriz observou o crescimento da planta por aproximadamente 15 dias, mantendo o algodão sempre umedecido. Ela anotou o que observou, diariamente.
a. Agora, ajude Beatriz a completar o que ela observou sobre o crescimento do feijoeiro.
Após germinar, o c do f colocado na caixa cresceu e se alongou em direção à a feita na extremidade da caixa, em busca da l .
b. Desenhe no espaço a seguir como ficou o feijoeiro que Beatriz colocou em sua caixa depois que cresceu. Se preciso, desenvolva a atividade.
100
2. Marque um X na frase que apresenta informações corretas.
A As plantas não dependem da luz solar para produzir seu próprio alimento.
B As plantas utilizam a luz solar para respirar.
C A luz solar não está relacionada à obtenção de alimentos dos animais.
D As plantas necessitam da luz solar para produzir seu próprio alimento.
- Agora, explique por qual motivo cada uma das frases que você não marcou um X apresenta informações incorretas.
3. O pai de Daniel pediu para instalarem placas de aquecimento solar sobre o telhado de sua casa.
- Como essa atitude pode contribuir para a conservação do ambiente?
101
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe a sombra de um cone na escola de Júlio e desenhe a posição aparente do Sol em cada momento do dia.
2. Júlio e seus colegas coletaram amostras de solo da horta da escola para desenvolverem um experimento.
a. Como você explicaria a situação vivenciada pelas crianças?
b. Você acha que as crianças estão se protegendo da luz e do calor fornecidos pelo Sol?