102
4 Do que são feitos alguns objetos
103
As roupas dos astronautas são feitas com diferentes materiais, que os protegem contra as condições extremas do espaço. Elas são compostas por várias camadas de materiais, como náilon e poliéster, borracha e vidro. De que são feitas as roupas que usamos aqui na Terra?
CONECTANDO IDEIAS
1. Em sua opinião, a escolha dos materiais que compõem os trajes espaciais foi realizada com base em quê
2. De quais materiais geralmente são feitos os objetos que utilizamos em nosso cotidiano?
3. Algum material utilizado na elaboração dos trajes espaciais pode ser utilizado na fabricação das roupas que utilizamos em nosso cotidiano? Qual(is)?
104
6 Metais, madeira, vidro...
Você já ouviu falar em caneta-tinteiro? Você sabia que antigamente as pessoas utilizavam esse tipo de caneta para escrever?
A ponta dessa caneta era inserida no tinteiro, retendo parte da tinta. Essa tinta era liberada durante a escrita.
As canetas-tinteiro atuais têm um formato um pouco diferente e são feitas de outros materiais.
1. As canetas que você utiliza atualmente são do tipo caneta-tinteiro?
Ao responder à questão anterior, você deve ter notado que as canetas utilizadas atualmente, de modo geral, são diferentes das canetas-tinteiro. As canetas mais utilizadas atualmente são chamadas canetas esferográficas.
Durante a escrita, a esfera existente na ponta da caneta distribui a tinta, contida em um tubo no interior da caneta, no papel, de maneira que não a esparrame. A esfera permite a liberação suficiente da tinta que está no tubo.
105
Além das canetas, outros objetos que utilizamos atualmente eram feitos no passado de materiais diferentes dos atuais. O ferro de passar roupas é outro exemplo.
Quando a energia elétrica ainda não fazia parte do dia a dia das pessoas, geralmente utilizavam ferro de passar roupas feito de ferro e aquecido por meio de brasa. Em seu interior era colocado carvão que, após aceso, aquecia o objeto e permitia que ele fosse utilizado para passar roupa.
Os modelos atuais de ferro de passar são feitos de plástico e outros materiais. Eles utilizam a energia elétrica para se aquecer.
2. Qual dos dois tipos de ferro de passar roupas você acha que tem mais vantagens de uso para as pessoas nos dias atuais?
PARA SABER MAIS
- No meu tempo era assim...: o álbum de lembranças da vovó, de M. Teia. Marco Zero.
Abra o álbum da vovó e encontre vários objetos e como eles eram no passado. Embarque nessa viagem pelo tempo.
106
Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, novos materiais foram desenvolvidos a fim de melhorar a eficiência e facilitar a utilização dos objetos. O plástico utilizado no cabo dos ferros de passar roupas atuais, por exemplo, tornou os objetos mais leves, facilitando seu uso.
Antigamente, muitos brinquedos eram feitos de madeira. Atualmente, além da madeira, os brinquedos podem ser feitos de materiais como o plástico, o metal e a borracha.
3. Liste no quadro a seguir alguns de seus brinquedos. Marque um X nas colunas, identificando de que materiais cada brinquedo é feito.
Doe brinquedos que você não utiliza mais. Eles podem alegrar o dia a dia de outras crianças.
Nome do brinquedo |
Plástico |
Madeira |
Metal |
---|---|---|---|
- Com os colegas, construam no caderno um gráfico de barras para representar o número de brinquedos feitos utilizando cada material (plástico, madeira e metal).
107
DESENVOLVIMENTO DO PLÁSTICO
Pense em alguns objetos do seu dia a dia que são feitos de plástico.
Provavelmente, você não terá dificuldade de identificar esses objetos. Isso porque o plástico é um material muito comum em nosso cotidiano. Ele está presente em cadeiras, mesas, garrafas, copos, embalagens de alimentos, brinquedos, entre outros objetos.
O plástico foi desenvolvido pelo ser humano para substituir algumas matérias-primas de origem vegetal, como o algodão e a madeira, algumas de origem animal, como o couro e a lã, e outras matérias-primas extraídas do ambiente, como os metais.
Os objetos feitos de plástico estão presentes em diferentes situações do dia a dia. Na área da saúde, por exemplo, as seringas, que eram feitas de vidro, agora são feitas de plástico. Esse novo material tornou as seringas mais baratas, seguras e descartáveis. O plástico também é matéria-prima de próteses, implantes e equipamentos médicos.
O que devemos fazer com os objetos de plástico que não utilizamos mais?
108
INVESTIGUE E COMPARTILHE
- Você acha que é possível, utilizar materiais reaproveitáveis para a confecção de brinquedos?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 garrafas plásticas (PET) de 2 litros
- 4 metros de corda de varal
- 4 canudos plásticos
- tesoura com pontas arredondadas
- fita-crepe
A Peça ao adulto que corte as duas garrafas plásticas ao meio.
B Encaixe as partes de cima das garrafas uma na outra, de modo que os bicos das garrafas fiquem voltados para fora.
C Utilize a fita-crepe para fixar bem uma garrafa à outra.
Imagem referente às etapas B e C.
D Peça para o adulto cortar a corda de varal ao meio, para formar dois pedaços de 2 metros de comprimento cada.
E Passe os dois pedaços de corda de varal por dentro dos gargalos das garrafas.
Imagem referente à etapa E.
109
F Passe cada ponta da corda de varal por dentro de um canudo plástico.
G Dobre o canudo plástico e amarre a ponta na própria corda de varal, formando uma alça.
Imagem referente à etapa G.
- Qual a finalidade do canudo plástico nesse brinquedo?
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. Você conhece algum outro brinquedo que pode ser feito com materiais descartados? Em caso afirmativo, que brinquedo é esse e que materiais são utilizados para montá-lo?
2. Qual é a importância de utilizar materiais que seriam descartados?
3. Nessa atividade, você reciclou ou reaproveitou a garrafa plástica e os canudos?
PARA SABER MAIS
- Tudo pode ser brinquedo, de Angela Leite de Souza. Editora Lê.
A ideia é de que tudo pode ser brinquedo. Reutilize materiais para montar brinquedos e brincadeiras diferentes. A criatividade pode ser variada e proporcionar uma exposição dos brinquedos elaborados.
110
ATIVIDADES
1. Numere os televisores a seguir, de 1 a 3, seguindo a ordem crescente do ano em que foram desenvolvidos.
2. Observe as imagens a seguir.
a. As imagens apresentam três tipos de lâmpada. Marque um X nos principais materiais presentes nessas lâmpadas.
- Incandescente
Vidro.
Madeira.
Plástico.
Metal.
- Fluorescente
Vidro.
Madeira.
Plástico.
Metal.
- LED
Vidro.
Madeira.
Plástico.
Metal.
b. Nos últimos anos, as lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas fluorescentes. Converse com os colegas sobre a importância dessa substituição. Faça uma pesquisa, caso necessário.
111
7 Propriedades dos materiais
Danilo faz aulas de natação. Para nadar ele utiliza alguns objetos. Veja a seguir.
A touca de natação é feita de látex, que é um material flexível que se ajusta à cabeça.
As lentes dos óculos são feitas de acrílico, um tipo de material transparente. Isso permite que Danilo enxergue através das lentes.
Para descer na piscina, Danilo utiliza a escada de alumínio, que é um material rígido para se apoiar.
Para se secar, após sair da piscina, Danilo utiliza uma toalha macia.
Pratique atividades físicas. Elas ajudam a manter a saúde.
Além de reconhecer os diferentes materiais, devemos também conhecer algumas de suas propriedades.
Alguns materiais são macios ao toque, como o utilizado na toalha de banho; outros são ásperos, como aqueles utilizados na esponja; há também os que são flexíveis, isto é, aqueles que podem ser curvados sem se quebrar, como os tecidos e as borrachas; outros materiais não se curvam sem se quebrar e são considerados inflexíveis, como uma colher de madeira.
112
Os materiais também podem ser classificados quanto à sua transparência.
Outra propriedade dos materiais é a densidade. Alguns materiais são mais densos do que outros. Uma caixa cheia de penas, por exemplo, é menos densa do que a mesma caixa cheia de argila.
- densos:
- referem-se à propriedade da densidade, que é uma relação entre a massa e o volume de um corpo
NA PRÁTICA
- Você já analisou as propriedades dos objetos que você usa diariamente? Caso afirmativo, o que você percebeu?
Os objetos podem apresentar diferentes propriedades dependendo do material de que são feitos. Vamos investigar isso na prática?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- materiais escolares diversos (lápis, borracha, régua, entre outros)
- objetos variados, como copos, talheres, bolas esportivas, entre outros
- Observe os objetos e os toque com as mãos. Verifique as propriedades já estudadas e, baseando-se em suas observações, faça o quadro a seguir, em seu caderno. Escreva sim ou não nos espaços correspondentes a cada propriedade.
Nome do objeto |
Flexível |
Transparente |
Áspero |
Macio |
113
ATIVIDADES
1. As crianças da imagem abaixo estão observando os peixes em um aquário.
a. Qual é a principal propriedade do vidro que faz com que ele seja escolhido para construir as paredes do aquário?
b. Em sua opinião, que material poderia substituir o vidro num aquário?
c. O que aconteceria se alguém construísse um aquário com as paredes de metal? Converse com um colega.
2. Complete os espaços com as letras adequadas e encontre as características dos principais materiais indicados que constituem os objetos a seguir.
F E X
A O
R A E N
3. Observe seu material escolar e escolha um objeto que seja flexível e outro que seja duro. Desenhe-os em seu caderno.
114
8 Evitando acidentes
Existem vários objetos ao nosso redor. No entanto, alguns deles podem causar acidentes. Esses acidentes podem ocorrer em casa, na escola, na rua, ou em outros locais. Segundo algumas pesquisas, os acidentes mais comuns ocorrem dentro de casa e, principalmente, com crianças e idosos.
Muitos dos acidentes que sofremos podem prejudicar a nossa saúde. Em alguns casos, eles podem ser fatais, ou seja, podem levar a pessoa à morte.
Os medicamentos devem ser utilizados somente com orientação de um médico e com o acompanhamento de um adulto.
1. Você já sofreu algum acidente? Em caso afirmativo, conte sobre esse acidente aos colegas e explique o que poderia ter sido feito para evitá-lo.
Geralmente, os acidentes ocorrem por falta de atenção e cuidado. Veja alguns dos cuidados que podemos ter em algumas situações.
Adulto: evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
Adulto: cubra, com protetor ou fita adesiva, as tomadas que estão ao alcance de crianças.
Criança: não coloque a mão nem objetos nas tomadas, pois você poderá levar um choque elétrico.
Adulto: guarde os produtos de limpeza e os medicamentos longe do alcance de crianças e de animais.
Criança: não mexa, não cheire, não toque nem ingira produtos de limpeza e medicamentos, pois esses produtos podem ocasionar danos à saúde, como a intoxicação.
- intoxicação:
- entrada de substância tóxica no organismo.
Adulto: mantenha objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, tesouras e alfinetes, longe do alcance de crianças.
Criança: não mexa nem brinque com facas, tesouras ou outros objetos pontiagudos ou cortantes, pois você poderá se machucar.
Adulto: no preparo de alimentos, mantenha os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
Criança: não se aproxime do fogão nem mexa em panelas que estão sobre o fogão, pois você pode se queimar.
115
Além dos cuidados apresentados, existem outros que podem ajudar a evitar acidentes. Veja alguns deles a seguir.
- Não suba em móveis, como sofá, cômoda ou mesa para pegar algo que está fora de seu alcance. Peça ajuda a um adulto.
- Tenha cuidado ao atravessar a rua. Utilize a faixa de pedestres e respeite a sinalização.
- Não brinque com fogo ou com substâncias químicas que podem causar queimaduras ou intoxicações.
- Não solte pipas em locais onde há fios elétricos nem em locais com trânsito de veículos.
- Não suba em árvores, muros, janelas ou outros locais onde há risco de queda.
- Tenha cuidado ao subir e descer escadas.
- Utilize tesoura com pontas arredondadas ao realizar trabalhos manuais.
2. Entre esses cuidados apresentados, quais deles você e sua família costumam ter?
116
Em placas e embalagens de produtos, existem alguns símbolos que têm como objetivo informar às pessoas sobre possíveis acidentes. Veja, a seguir, alguns desses símbolos e o acidente que se espera evitar com cada um deles.
Onde pode ser encontrado: no rótulo de alguns produtos.
O que significa: o produto deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Que acidente pretende evitar: intoxicação pela inalação ou ingestão do produto.
Onde pode ser encontrado: locais onde há circulação de pessoas.
O que significa: o piso próximo à placa está escorregadio.
Que acidente pretende evitar: queda.
Onde pode ser encontrado: no rótulo de alguns produtos e em locais específicos.
O que significa: o produto é inflamável, ou seja, pode pegar fogo.
Que acidente pretende evitar: queimadura.
Onde pode ser encontrado: em alguns aparelhos elétricos ou locais específicos.
O que significa: há risco de choque elétrico.
Que acidente pretende evitar: choque elétrico.
3. Marque um X nos símbolos que você já viu e escreva em que local ou produto você os encontrou.
A. Local/produto:
B. Local/produto:
C. Local/produto:
D. Local/produto:
117
Veja a seguir dois cuidados para evitar acidentes.
Além de evitar brincar próximo aos fios elétricos e desligar a chave geral da casa para trocar lâmpadas elétricas, existem outros cuidados que devemos ter com a eletricidade. Veja a seguir.
- Não subir em postes da rede elétrica. Qualquer reparo deve ser feito por funcionários da companhia de energia elétrica.
- Antes de um adulto realizar qualquer conserto em instalações elétricas internas de um local, ele deve desligar a chave geral.
- Não tocar em fios caídos, pois eles podem estar ligados à rede elétrica.
- Ao desligar um aparelho elétrico da tomada, puxe o plugue, e não o fio.
- Antes de limpar um aparelho elétrico, desligue-o da tomada.
- Evite conectar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
- Desligue o chuveiro antes de mudar a chave quente/morno/frio.
4. Quais dos cuidados você e seus familiares costumam ter para evitar acidentes envolvendo energia elétrica?
5. Converse com os colegas sobre a importância de se contratar um eletricista para realizar reparos na rede elétrica.
118
CIDADÃO DO MUNDO Educação no trânsito para as crianças
Aprender as regras de trânsito é uma questão de cidadania e de segurança e pode contribuir para gentileza no trânsito.
Logo pela manhã, o pai de Lucas o leva para a escola, todos os dias. Durante o caminho de casa até a escola, seu pai relembra da importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito.
Utilizar a faixa de pedestres para atravessar as ruas. Olhar várias vezes para os dois lados e atravessar em linha reta.
Os semáforos indicam tanto para os motoristas como para os pedestres o momento certo de atravessar um cruzamento e a rua.
Ao entrar no veículo, as crianças devem sentar no banco de trás e colocar o cinto de segurança para sua proteção. Além disso, elas devem usar cadeirinhas apropriadas.
As crianças de 0 a 1 ano devem usar bebê conforto; já as de 1 a 4 anos, cadeirinhas; e as de 4 a 7 anos, assento de elevação.
Devemos respeitar as placas e sinalização.
Ao atravessar a rua, espere o sinal ficar verde para o pedestre. Os sinais sonoros ajudam as pessoas cegas a atravessar a rua.
Crianças não devem andar nas ruas sozinhas. Somente acompanhadas de um adulto.
Não jogar objetos para fora do veículo.
119
1. Você pratica alguns desses cuidados e regras de trânsito?
2. Converse com seus colegas sobre como os motoristas e os pedestres podem fazer do trânsito um local mais seguro.
3. Você acredita que as crianças podem ajudar a diminuir os problemas de trânsito? Comente com os colegas.
4. Junto com um colega, elaborem uma frase de educação no trânsito para alertar as crianças e fixe-a em um mural da escola.
120
ATIVIDADES
1. Relacione as situações da coluna da esquerda aos cuidados que previnem acidentes na coluna da direita.
- Sílvia tem um bebê de 8 meses de idade e ele já engatinha. Em sua casa, há muitas tomadas ao alcance do bebê.
- André quer soltar pipa com os colegas.
- A mãe de Vânia está preparando o jantar.
- Celso tem 8 anos e quer brincar com sua bola, mas ela está em cima do guarda-roupa.
- Procurar um local onde não haja fios elétricos e trânsito de veículos.
- Manter os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
- Pedir ajuda a um adulto para pegar a bola e brincar em um local que não oferece perigo.
- Cobrir as tomadas com protetores ou fita adesiva.
2. A foto abaixo representa uma placa de trânsito.
a. Em sua opinião, o que esta placa informa aos motoristas?
b. Você já viu uma placa de trânsito como essa? Onde?
121
c. Em sua opinião, onde essa placa geralmente é encontrada?
3. Roberta viu um fio elétrico solto na calçada da rua.
ATENÇÃO
Não toque em fios elétricos que estejam ligados à rede elétrica, pois você pode levar um choque elétrico que, em muitos casos, pode ser fatal.
- Em sua opinião, o que Roberta deve fazer nessa situação?
4. Douglas sempre coloca capacete, joelheiras e cotoveleiras para andar de patins.
a. O que a atitude de Douglas previne?
b. Você também usa equipamentos de proteção para realizar atividades como andar de patins, patinete, bicicleta ou skate, por exemplo? Comente com seus colegas.
122
PARA SABER FAZER
Cartaz
Os cartazes são publicações geralmente expostas em locais públicos, com a finalidade de disseminar, alertar, anunciar ou relembrar informações importantes. Podem estar presentes em campanhas, por exemplo. Eles podem ter tamanhos variados, apresentar imagens, textos curtos, com informações claras e de fácil visualização.
Veja a seguir como fazer um cartaz.
CUIDADOS PARA UM TRÂNSITO SEGURO
O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive os passageiros do banco traseiro.
Se beber, não dirija. Volte para casa de táxi, ônibus ou de carona.
O pedestre deve ser respeitado e deve atravessar sobre a faixa de pedestres. Lembre-se: você também é pedestre.
Bicicleta também é veículo e deve respeitar a sinalização. Motorista, mantenha 1,5 m de distância das bicicletas.
Motociclistas devem utilizar os equipamentos de segurança: luvas, botas, jaqueta e capacete.
Não use telefones celulares enquanto dirige ou caminha. A distração pode causar acidentes.
Respeite os limites de velocidade, reduza a velocidade próximo a escolas e lugares com muitas pessoas.
As crianças devem estar protegidas por equipamentos de proteção adequados (cadeirinhas ou assentos de elevação).
Respeite as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência física.
Cartaz sobre cuidados no trânsito.
1. Escolha o assunto, o objetivo do cartaz e sua finalidade (publicidade, comunicação ou informação).
Exemplo de assunto: prevenção de acidentes no trânsito.
Exemplo de objetivo: cuidados para evitar acidentes no trânsito.
2. Selecione os textos e as imagens do cartaz. Faça um rascunho, revise o texto e depois escreva-o no cartaz.
3. Lembre-se de que as imagens escolhidas devem ilustrar o tema escolhido.
Exemplo: imagem de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
4. Utilize diferentes imagens para compor o cartaz, como desenho, colagem, pintura e foto.
5. As letras devem ser legíveis, grandes e as frases, curtas e de fácil entendimento.
6. Use cores diferentes e que chamem a atenção. Tome cuidado para que a cor do texto não se confunda com a cor do fundo do cartaz.
7. Organize os elementos do cartaz, título, textos e imagens de modo a facilitar a leitura e o entendimento do tema.
123
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos colocar essas dicas em prática e elaborar um cartaz sobre os cuidados que devemos ter para evitar acidentes em casa!
Pesquise os tipos de acidentes que podem ocorrer nas residências e os cuidados necessários a fim de evitá-los. Você pode separar as situações de acordo com os cômodos da residência, inserindo os riscos que existem na cozinha, no banheiro e na sala, por exemplo.
Deixe seu cartaz exposto em um local onde várias pessoas passem, para que todos se conscientizem da importância da prevenção de acidentes domésticos.
O cartaz também pode ser virtual, feito por meio de um editor de textos no computador. Para isso, separe imagens que representem os cuidados ilustrados. Caso a imagem seja copiada de algum site, inserir a fonte.
Após a elaboração do cartaz virtual, este pode ser exposto nas redes sociais ou enviados por e-mail para colegas e familiares.
124
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Escolha um objeto próximo a você e complete o quadro a seguir.
Objeto escolhido |
|
---|---|
Esse objeto é usado para... |
|
Material de que é feito |
|
Propriedade desse material |
|
Esse objeto também pode ser feito do material... |
|
No passado, esse objeto era feito de... |
|
2. Observe o objeto abaixo.
a. Que objeto é esse?
b. De que material o objeto da foto é feito?
c. De que outro material esse objeto pode ser feito?
d. Esse objeto pode causar acidentes? Se sim, que tipo de acidente?
e. Que cuidados você indicaria a uma criança para evitar esse acidente?