127
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
BEMVENUTI, Abel et. al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
O livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Recomendado pelo programa Biblioteca do Professor, do MEC, o livro apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
Esse livro trata da Química de um modo geral e aborda sua aplicação na realidade do dia a dia.
BURNIE, David; WILSON, Don E. Animal: the definitive visual guide to the world's wildlife. Londres: Dorling Kindersley, 2001.
Com textos em inglês, a obra apresenta uma introdução clara do reino animal e se propõe a ilustrar, a descrever e a explicar a incrível variedade de espécies que compõem o mundo animal.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: estratégias de leitura e escrita. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 1.
Esse livro aborda o desenvolvimento do realismo nominal e consciência fonológica (rimas e aliterações, consciência silábica) e favorecem avanços no desempenho de leitura e escrita. Com atividades prazerosas e de fácil execução, também auxilia o professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: intervenções para a alfabetização. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 2.
A obra discorre sobre a relação da leitura e memória, a dislexia, a relação do cérebro e a aprendizagem, apresentando atividades de intervenções que favorecem os avanços no desempenho da leitura e da escrita, e estratégias para auxiliar a alfabetização das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no volume 1.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos que trabalha o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Com décadas de estudos e de experiências com a tecnologia de imagens cerebrais, esse livro revela os mistérios da leitura e seus principais componentes, apresentando uma nova compreensão desse maravilhoso processo mental.
DELERUE, Alberto. O Sistema Solar: viagem ao reino do Sol através das mais recentes conquistas espaciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Ciência Ilustrada).
Esse livro apresenta informações gerais sobre o Sistema Solar e as primeiras civilizações.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
A obra apresenta aspectos importantes do processo de construção da leitura e da escrita, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro e como esse processo é importante para o desenvolvimento de inúmeros outros conhecimentos.
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Essa obra trata do que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente das Ciências na primeira infância. Utiliza-se de recursos da comunidade e de fenômenos reais, além de trazer conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
HEWITT, Paul G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Esse livro trata dos principais conceitos da física, além de exibir várias ilustrações sobre eles.
HICKMAN JR., Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
O livro trabalha a Zoologia de modo integral, trazendo informações sobre os animais e suas relações com o ambiente de maneira multidisciplinar nas diferentes áreas da Biologia.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.
O livro apresenta pressupostos metodológicos para a construção de uma avaliação mediadora, atrelando a concepção de aprendizagem a uma nova perspectiva na correção de testes e tarefas, e a necessidade de mudança na postura pedagógica dos professores para a melhoria da educação.
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Ciência Ilustrada).
Esse livro propõe descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais e mostra como se processam as transformações na natureza.
128
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
O livro discorre sobre os desafios da alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais para a construção da democracia.
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
Essa obra aborda a ecologia utilizando exemplos reais com ênfase em temas atuais.
OLIVEIRA, João Batista Araujo e. ABC do alfabetizador. 8. ed. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2008.
O livro apresenta uma síntese dos conhecimentos científicos em relação à alfabetização com enfoque na aplicação prática, bem como a fundamentação e os conceitos básicos que todo professor alfabetizador necessita conhecer.
PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Esse livro aborda conceitos gerais sobre o planeta Terra e faz uma análise da gestão ambiental e seus desafios.
PURVES, William K. et al. Vida: a ciência da biologia. Trad. Anapaula Somer Vinagre et al. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Esse livro de introdução à Biologia, mostra de forma didática e atualizada a evolução dos conhecimentos na compreensão dos seres vivos e as diferentes fases pelas quais eles passam durante sua evolução. Seu propósito é intrigar os alunos, auxiliando-os a relacionar a teoria ao mundo à sua volta.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Obra completa de Biologia vegetal que apresenta texto claro, objetivo e repleto de imagens ilustrativas. Nela, são tratados assuntos como as relações evolutivas, a investigação genômica e a fisiologia dos vegetais.
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.
A obra apresenta, de forma divertida, dicas para ter um comportamento ecológico dentro de casa, ensinando a reciclar o lixo doméstico, plantar vegetais, flores e frutas e outros procedimentos simples que ajudam as famílias a viver em harmonia com o ambiente.
Sites
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/hpGQSx. Acesso em: 9 jun. 2021.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, documento seguido nesta obra, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
JULIANO, Marcio de Cássio. Consumo excessivo e o modelo de economia de materiais. Revista Terceiro Setor, UNG, v. 3, n. 1, p. 56-58, 2009. Disponível em: https://oeds.link/bi327W. Acesso em: 12 jul. 2021.
Esse artigo acompanha a cadeia produtiva de diversos materiais, desde a obtenção da matéria-prima até o descarte dos bens produzidos, trabalhando o consumo desenfreado e as consequências disso para a humanidade e o meio ambiente.
LITRO de Luz. Disponível em: https://oeds.link/lOw4qn Acesso em: 12 jul. 2021.
O site apresenta o projeto Litro de Luz, que monta e instala soluções de iluminação fotovoltaica em diversas comunidades no Brasil.
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/n76HA8. Acesso em: 9 jun. 2021.
O site apresenta a PNA, que tem o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
PREVENÇÃO aos acidentes domésticos & Guia rápido de primeiros socorros. Disponível em: https://oeds.link/lBTx7k. Acesso em: 12 jul. 2021.
Nesse site há informações sobre a prevenção de acidentes domésticos e um guia de como oferecer os primeiros socorros em cada caso.
SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia (Org.). Ensino de ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP, 2009. Disponível em: https://oeds.link/nXc55m. Acesso em: 12 jul. 2021.
Essa apostila de Ciências traz um programa de propostas para o ensino de vários conteúdos com base na relação entre a investigação e o desenvolvimento das expressões oral e escrita dos alunos.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Cuidados diários com a pele. Disponível em: https://oeds.link/kj2ki6. Acesso em: 12 jul. 2021.
O site traz informações sobre os cuidados com a pele, como a proteção em relação à luz solar, os fotoprotetores, entre outros esclarecimentos.
VIETO, Roberto. O que é animal silvestre, selvagem e exótico? Proteção Animal Mundial, São Paulo, 10 jun. 2020. Disponível em: https://oeds.link/CSJ1aH. Acesso em: 12 jul. 2021.
O artigo publicado no site da organização internacional World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) apresenta a diferença entre animais silvestres, selvagens e exóticos.