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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. OBSERVE A FOTO A SEGUIR E LEIA SUA LEGENDA.
ELEFANTE AFRICANO PODE ATINGIR CERCA DE 4 METROS DE ALTURA.
-
ASSINALE COM UM X OS QUADRINHOS QUE INDICAM CARACTERÍSTICAS QUE SÓ OS SERES VIVOS TÊM.
- MOVIMENTAR-SE.
- X REPRODUZIR-SE.
- PRODUZIR SONS.
- X NUTRIR-SE.
-
AGORA, MARQUE UM X NO NOME QUE INDICA UM ELEMENTO NÃO VIVO DESSE AMBIENTE.
- X SOLO.
- PLANTAS.
- ELEFANTE.
2. A IMAGEM A SEGUIR MOSTRA UM AMBIENTE NATURAL COM DIVERSIDADE DE PLANTAS.
-
TODAS AS PLANTAS SÃO IGUAIS? MARQUE UM X NA RESPOSTA MAIS ADEQUADA.
- SIM, POIS NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM.
- X NÃO, ELAS TÊM DIFERENTES CORES, FORMAS E TAMANHOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O que você já sabe?
1 aula
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos reconhecem algumas características dos seres vivos, como animais e plantas, e sua relação com os elementos não vivos de um ambiente, conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades EF02CI04 e EF02CI05 da BNCC.
Como proceder
- No item A, caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer que a capacidade de reprodução e a necessidade de nutrição são características próprias dos seres vivos, leve para a sala de aula imagens de alguns animais com seus filhotes e mostre-as para a turma. Em seguida, comente com os alunos sobre a reprodução desses animais, destacando a importância da alimentação para um desenvolvimento saudável. No item B, caso alguém não identifique o solo como elemento não vivo, convide a turma para um passeio pelos ambientes externos da escola e conversem sobre as plantas encontradas. Ajude-os a se recordarem das sementes, que germinam e formam novas plantas, e de sua capacidade de produzir o próprio alimento. Peça-lhes que citem outros elementos não vivos dos ambientes visitados e sua relação com os seres vivos.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos conseguem diferenciar as plantas observando algumas de suas características, como forma, tamanho e cor. Esses conhecimentos contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF02CI04 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em responder à questão, peça-lhe que observe novamente a foto, explore as características das plantas apresentadas e cite o que as diferenciam, lembrando também das plantas vistas ao redor da escola, nas ruas e nos jardins. Se julgar conveniente, instrua os alunos a desenharem no caderno duas plantas diferentes e a identificarem as características de cada uma.
3 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam características dos animais quanto à alimentação e as partes das plantas presentes na alimentação dos seres humanos, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades EF02CI04 e EF02CI06 da BNCC.
Como proceder
- No item A, caso alguém tenha dificuldade em reconhecer o tipo de alimentação dos animais, proponha aos alunos uma atividade de colagem. Para isso, divida a turma em quatro grupos e dê as seguintes orientações: dois grupos devem recortar imagens de animais que se alimentam de plantas e colá-las em uma cartolina; os outros dois vão pesquisar e recortar imagens de animais que se alimentam da própria caça (carnívoros). Ao final da atividade, peça aos grupos que compartilhem suas produções com os colegas e discutam se todas as imagens encontradas estão adequadas. No item B, caso algum aluno tenha dificuldade em identificar as partes das plantas que integram a alimentação, pergunte a ele quais dessas partes são usadas na própria alimentação e quais são usadas na alimentação dos animais encontrados na atividade anterior. Se julgar necessário, leve para a sala de aula imagens de plantas que compõem a alimentação do ser humano e converse com a turma sobre as partes que podem ser consumidas. Incentive a participação de todos.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam os animais silvestres e os domesticados e qual é a relação desses animais com o ambiente onde vivem, desenvolvendo a habilidade EF02CI04 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha problemas em completar o diagrama, ele pode estar com dificuldade em identificar as vogais. Para auxiliá-lo, escreva as vogais na lousa e instrua-o a fazer a atividade com a ajuda de um colega. A fim de trabalhar os itens A e B, pergunte a ele quais animais são criados pelos seres humanos e se algum deles faz parte dos animais que foram encontrados no diagrama.
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3. NA NATUREZA, OS ANIMAIS PODEM SE ALIMENTAR DE PLANTAS E TAMBÉM DE OUTROS ANIMAIS QUE ELES CAÇAM.
-
ASSINALE COM UM X OS QUADRINHOS QUE INDICAM ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM APENAS DE PLANTAS.
- X CABRA.
- X CAVALO.
- X VACA.
- LEÃO.
- AS PLANTAS TAMBÉM PODEM SER USADAS NA ALIMENTAÇÃO DO SER HUMANO. CONTORNE NO QUADRO A SEGUIR AS PARTES DAS PLANTAS QUE NÓS COMEMOS.
Raiz, caule, folha, fruto e semente.
RAIZ · CAULE · FOLHA · FRUTO · SEMENTE
4. COMPLETE O DIAGRAMA A SEGUIR COM AS VOGAIS QUE FALTAM E DESCUBRA O NOME DE ALGUNS ANIMAIS.
-
QUAIS DOS ANIMAIS QUE VOCÊ DESCOBRIU SÃO CRIADOS PELOS SERES HUMANOS?
Espera-se que os alunos respondam que são a galinha e o porco.
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QUAIS DELES VIVEM EM SEU AMBIENTE NATURAL?
Espera-se que os alunos respondam: papagaio, tubarão, tartaruga e cobra.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.