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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. No mirante do morro da Cruz, em Florianópolis, além dos binóculos, Bruno observou outros elementos no ambiente. A foto a seguir mostra alguns deles.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
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Que seres vivos Bruno observou nesse ambiente?
Os alunos podem responder as plantas.
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Que elementos não vivos Bruno observou nesse ambiente?
Os alunos podem responder banco, postes de iluminação, água, piso de concreto, corrimão de metal.
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Que sons Bruno pode ter ouvido nesse ambiente?
Os alunos podem responder sons da natureza, como de animais e do vento movimentando as plantas e de pessoas conversando.
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Você considera que esse ambiente esteja conservado? Por quê? comente com um colega.
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois o ambiente está limpo e sem danos aos elementos que o compõem.
2. Na visita ao mirante, Bruno e seus pais fizeram um piquenique. O que eles devem fazer com os restos de alimentos e suas embalagens?
Espera-se que os alunos respondam que Bruno e seus pais devem separar as embalagens para a reciclagem e destinar os restos de alimentos em uma lixeira de orgânicos.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1. Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam seres vivos e elementos não vivos em um ambiente.
Como proceder
- Se os alunos tiverem dificuldades em responder às questões desta atividade, peça-lhes que retomem às páginas de abertura para observar o ambiente em que Bruno estava.
- Na questão a, eles podem, ao observar a foto, indicar um ser vivo que pode ser visto a olho nu - as plantas. Diga-lhes para identificar esse ser vivo.
- Na questão b, os alunos podem indicar construções humanas presentes no ambiente. Caso mencionem a água da praia, que não está diretamente associada ao morro, mas ao ambiente da cidade, considere a resposta, mas peça aos alunos que a localizem.
- Já a questão c tem como objetivo evidenciar se os alunos conseguem reconhecer sons de um ambiente que desconhecem. Deixe que eles levantem algumas possibilidades.
- Para a questão d, os alunos podem observar o chão do ambiente para dizer se está conservado ou não.
2. Objetivo
- Esta atividade possibilita evidenciar se os alunos mencionam atitudes de conservação de ambientes.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldades em mencionar atitudes que ajudam a conservar um ambiente, oriente-os a retomar os itens selecionados na atividade 3 da página 18. Porém, podem citar outros que julguem importantes.
Mais atividades
- Para trabalhar com seres vivos e elementos não vivos, solicite aos alunos que levem duas imagens - uma de paisagem e outra de ambiente interior -, recortadas de revistas ou jornais, que apresentem plantas e animais. Para cada uma das fotos, eles devem nomear os seres vivos e os elementos não vivos. Em seguida, devem avaliar se cada um dos ambientes está bem cuidado ou não e quais devem ser as atitudes para conservá-los.
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3. A sequência de fotos representa o desenvolvimento de um feijoeiro.
- Quais transformações você observou em cada etapa do desenvolvimento do feijoeiro?
- Presença de pequeno broto.
- Presença de raiz, caule e folhas.
- Desenvolvimento do caule e aumento no número de folhas.
- Raiz mais profunda e presença de mais folhas.
4. Júlia foi viajar e se esqueceu de colocar água no solo do vaso de sua planta. Veja o que aconteceu.
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O que aconteceu com a planta?
A planta murchou e algumas de suas folhas secaram.
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Por que a planta ficou assim?
Porque a planta precisa de água para sobreviver, mas Júlia se esqueceu de regar o solo.
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O que Júlia deve fazer para que sua planta não morra?
Júlia deve colocar água no solo da planta.
MANUAL DO PROFESSOR
3. Objetivo
- Com esta atividade, é possível evidenciar se os alunos reconhecem ciclo de vida de uma planta - o feijoeiro.
Como proceder
- Se os alunos tiverem dificuldade em identificar as transformações representadas em A, B, C e D, oriente-os a mencionar as partes da planta que estão aparecendo em cada fase. Deixe que escrevam da maneira que julgarem mais pertinente, mas tenha atenção quanto à grafia correta das palavras. Esta atividade também promove o desenvolvimento do componente da PNA produção de escrita.
4. Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos reconhecem a importância da água para o desenvolvimento da planta.
Como proceder
- A questão a pode ser respondida por meio da observação da foto e de considerações sobre o aspecto que a planta apresenta. Já a questão b permite evidenciar se os alunos reconhecem que a falta de água provocou esse aspecto na planta, destacando a importância desse componente do ambiente. Por fim, a questão c permite aos alunos que indiquem qual atitude Júlia deve adotar para ajudar na reconstituição da planta, ou seja, a inserção do componente do ambiente água, que é essencial para seu desenvolvimento.
Mais atividades
- Peça aos alunos que planejem o cultivo de plantas em um terreno. Primeiro, eles devem escolher entre horta, pomar ou jardim; em seguida, quais plantas gostariam de plantar e em qual posição. Para isso, imprima um quadro com 40 quadrinhos ao todo, distribuídos em cinco fileiras com 8 quadrinhos cada uma, representando o terreno. Os alunos devem escrever o nome das plantas nos quadradinhos onde gostariam de plantá-las.
Conclusão da unidade 1
Visando avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos, de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante os estudos na unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Desenhe na lousa um quadro com quatro colunas. Na primeira, escreva: "características de seres vivos"; na segunda, "pedra"; na terceira, "gato"; e na quarta, feijão". Nas linhas da primeira coluna, registre as seguintes características: "comunica-se"; "precisa de alimentos"; "move-se"; "nasce"; "cresce"; "reproduz-se"; e "morre" (uma característica em cada linha). Explique aos alunos que a atividade consiste em marcar um X cada vez que o título e a característica forem correspondentes. Peça a um aluno que marque um X nas características da pedra, por exemplo, e assim por diante. Ao final, um aluno deve analisar o quadro e identificar, caso necessário, o que não foi marcado corretamente. Talvez alguns alunos tenham sinalizado que a planta não se move. De fato, ela não se desloca, mas move as folhas e o caule, e as flores, por exemplo, desabrocham. Também podem ter marcado que a planta não precisa de alimentos, mas ela se alimenta dos nutrientes que produz e do que capta do solo. |
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Comente com os alunos que uma praça bem cuidada é um ambiente agradável e nela vivem muitos seres vivos - nas plantas, sobre o solo e abaixo dele. Esses lugares também representam áreas de lazer. Proponha aos alunos a produção de um desenho, em folha de papel sulfite, ilustrando como imaginam uma praça bem cuidada. Depois, verifique se eles se recordam de alguma no bairro onde vivem ou nos arredores da escola. Também faça as seguintes perguntas: "Nessa praça há lixeiras"; "Há lixo no chão ou no solo?"; "As plantas estão bem cuidadas?"; "E os bancos, estão bem conservados?"; "Vocês sabem se os órgãos responsáveis do município cuidam do lugar?"; "As pessoas que frequentam a praça têm atitudes de conservação? Quais?". Verifique as respostas dos alunos e promova uma discussão sobre atitudes que contribuem para a conservação dos ambientes. |
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Peça aos alunos que formem grupos de três integrantes. Eles, então, deverão conversar sobre plantas que possam ter em suas casas - no jardim ou no quintal -, na rua, em uma praça ou mesmo que tenham visto uma que lhes interessou em uma foto. Depois, tendo escolhido uma delas, cada grupo deve descrever suas características de modo que os demais tentem adivinhar qual é planta descrita. Incentive a participação de todos na atividade. |
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Explique para os alunos que um ciclo não tem fim. Assim, o ciclo de vida de um tipo de planta começa com uma semente, e um novo ciclo é iniciado quando essa planta produz sementes. Assim, esse tipo de planta continua existindo. Peça aos alunos que desenhem na lousa, em grupos de três ou quatro integrantes, o ciclo de vida do feijoeiro. Verifique se os desenhos começam com uma planta formada a partir de uma semente, que cresce e produz novas sementes, e quando elas germinam dão início a um novo ciclo. |
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Peça a cada aluno que adote uma planta para cuidar, com a ajuda de uma pessoa da família. Eles devem fotografar essa planta utilizando um telefone celular ou máquina fotográfica digital e enviar a foto para você. Depois que receber as fotos de todos os alunos, mostre-as para a turma em sala de aula. Pergunte a eles como vão cuidar da planta e se sabem que ela precisa ser regada de forma adequada e ficar exposta à luz solar. Contudo, ressalte que a exposição direta, para algumas plantas, é prejudicial. Leve os alunos a compreender que muitas plantas necessitam de solo fértil, com bastante adubo, para se desenvolverem. Peça a eles que descubram o nome da planta selecionada e se ela dará flores e frutos. Depois de um mês, promova um momento para que todos relatem como está a planta em casa. |
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Distribua folhas de papel sulfite e peça aos alunos que desenhem um pé de feijão, desde a germinação até a frutificação. Para isso, eles podem consultar a página 26 do Livro do estudante. Oriente-os a pesquisar como são as flores do feijoeiro. Verifique se eles desenharam também uma vagem no pé de feijão, ou seja, o fruto com sementes (feijões) dentro dela. Outro ponto importante da atividade é que nomeiem cada parte da planta: raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Para finalizar, permita que compartilhem seus desenhos com os colegas, assim poderão identificar semelhanças e diferenças. |
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Separe a turma em dois grupos. Em seguida, você deve soletrar o nome de um animal e o primeiro grupo tem de dizer quais são os hábitos alimentares e a relação desse animal com o ambiente onde vive. Faça o mesmo procedimento com o segundo grupo. O grupo que errar passa a vez para o outro. Incentive a participação de todos na atividade. |