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2 ANIMAIS
Filhotes de algumas espécies de animais são brincalhões. Alguns mamam quando pequenos. Você já viu algum filhote mamando?
Resposta pessoal.
CONECTANDO IDEIAS
-
Como é a cobertura do corpo desses animais?
O corpo coberto de pelos.
-
O que vai acontecer com esses filhotes com o passar do tempo?
Esses animais vão crescer, podem se reproduzir gerando filhotes, envelhecer e morrer.
-
Esses animais podem conviver com as pessoas nas residências. Você tem ou já teve algum animal em sua residência? Qual?
3. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
Nesta unidade, serão apresentadas diferentes características dos animais, como cores, tamanhos e formas variadas, além das fases do ciclo de vida deles.
Também serão abordados os conceitos de animais silvestres, que vivem na natureza, e de animais domesticados, que são criados pelos seres humanos e, portanto, precisam de cuidados.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Descrever características dos animais, como o tamanho, o formato e as cores do corpo.
- Diferenciar os animais de acordo com as suas características.
- Definir animais domesticados.
- Reconhecer alguns dos animais que geralmente são criados pelo ser humano.
- Perceber a importância da criação desses animais.
- Conhecer alguns cuidados que devemos ter com os animais domesticados ou de estimação e a importância de cada um desses cuidados.
- Definir animais silvestres.
- Conhecer alguns animais silvestres e identificar o ambiente onde eles vivem.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 3 e 4 desta unidade.
Atividade preparatória
Conhecer características dos animais com os alunos reunidos em grupos pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 3 - Observando os animais.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC, uma vez que os alunos são levados a descreverem características de animais.
- Inicie a aula apresentando imagens (por meio de slides) de diferentes animais. É importante incluir nessa apresentação vertebrados (exemplos: peixes, onças, morcegos, sapos) e invertebrados (besouros, lacraias, águas-vivas), encontrados tanto em ambientes aquáticos como terrestres.
- Explique aos alunos que os animais podem ser divididos em grupos de acordo com as características deles. Os vertebrados apresentam ossos na coluna vertebral, as vértebras, ao passo que os invertebrados não. Mostre a eles que os animais também podem ser agrupados de acordo com o ambiente em que vivem: os peixes e as anêmonas-do-mar são aquáticos, enquanto as aranhas e os tamanduás são terrestres.
- Divida os alunos em grupos com até quatro integrantes. Em seguida, forneça a cada grupo cartões contendo um quadro com o nome do animal, o ambiente em que vivem e como se locomovem.
- Para esta atividade, escreva nomes de diferentes animais em pedaços de papel. Depois, dobre-os para a realização de um sorteio.
- Sorteie o nome de um animal e auxilie os alunos a completarem as lacunas do quadro com as características de cada um deles. Peça aos alunos que façam desenhos dos animais sorteados. Em seguida, oriente-os a agrupar os animais de acordo com as características compartilhadas entre eles. Conclua a aula comentando sobre a diversidade de animais.
Atividade preparatória
O estudo do tema 4 - Animais silvestres e animais domesticados pode ser iniciado com a troca de ideias entre os alunos.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC, uma vez que os alunos são levados a descreverem características de animais que podem fazer parte do cotidiano deles.
- Peça aos alunos que elaborem duas listas: uma contendo animais que são domesticados e outra com animais não domesticados. Comente que, ao longo da história, o ser humano aprendeu a criar animais e a domesticá-los. Isso permitiu a ele acessar mais facilmente alimentos como a carne, o leite, o couro. Muitos animais passaram a ser utilizados para proteger o ser humano ou para transportar objetos.
- Separe os alunos em quatro grupos e forneça uma folha de cartolina para cada um deles. O grupo 1 deverá ser responsável pelas vacas; o grupo 2, pelas galinhas; o grupo 3, pelos peixes; e o grupo 4 cuidará de um cachorro.
- Peça aos grupos que desenhem na cartolina os animais pelos quais são responsáveis. Ao lado do desenho, eles devem listar os cuidados necessários com esses animais. Solicite-lhes que socializem os trabalhos.
- Peça aos alunos que comparem as diferentes necessidades de cada animal (oferta de alimento, abrigo, água, higiene, cuidados veterinários, entre outros), ressaltando a importância de cuidar corretamente deles.
O tema desta unidade são os animais. Nela, serão estudados o formato do corpo dos animais, a relação do ser humano com os outros animais e os cuidados com os domesticados. Ao final da unidade, serão abordados os animais silvestres.
- A observação da imagem permite a interpretação de informações expressas em linguagem verbo-visual, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
- Questione os alunos sobre os conhecimentos deles a respeito do ciclo de vida dos animais. Explique que o ciclo de vida dos animais, assim como dos seres vivos em geral, é composto das seguintes fases: nascimento, crescimento/desenvolvimento, reprodução e morte. Pergunte aos alunos como os animais nascem. Comente, por exemplo, que cães, gatos e seres humanos nascem completamente formados após a gestação, ou seja, saem do corpo da mãe com forma muito parecida com a dos indivíduos adultos; já as aves se desenvolvem no interior de ovos, fora do corpo da mãe, onde completam o desenvolvimento até a eclosão.
- Oriente os alunos a observarem a foto das páginas de abertura e mencionarem as caraterísticas que eles percebem entre os filhotes e o animal adulto. Verifique se notam que apresentam características semelhantes, diferenciando-se pelo tamanho.
Conectando ideias
- Esta questão tem como objetivo abordar a realidade próxima dos alunos, bem como verificar se eles têm animais de estimação. Uma atividade prática que articula um encaminhamento matemático é abordada na seção Na prática da página 69. Se julgar conveniente, realize essa atividade com os alunos nesse momento.
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MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Divida os alunos em grupos com três ou quatro integrantes e forneça algumas imagens do ciclo de vida de alguns animais. Exemplos: pato adulto, ovo de pata e um pato filhote; gato adulto, gata prenha e gato filhote; tartaruga adulta, ovo de tartaruga e filhote de tartaruga; ser humano adulto, mulher grávida e criança.
- Peça aos alunos que montem cartazes com essas imagens, identificando as etapas do ciclo de vida desses animais.
- Ao término da atividade, comente com os alunos que existem alguns animais que não se desenvolvem de forma direta, mas por meio de um processo chamado metamorfose. Explique, por exemplo, que o ciclo de vida das borboletas passa pelas seguintes etapas de desenvolvimento: ovo, lagarta, pupa e adulto.
- Mostre a eles que, em mais de uma etapa do ciclo de vida, esse animal se locomove e se alimenta (lagarta e adulto); já em outras, não (ovo e pupa).
- Enfatize a diversidade de ciclos de vida e modos reprodutivos dos animais.
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3 Observando os animais
Os animais são seres vivos, pois nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.
No planeta Terra, existe uma grande variedade de espécies de animais.
A professora de Hélio pediu aos alunos que fizessem um álbum com fotos de diferentes animais. Veja abaixo duas das páginas que Hélio fez.
Os animais podem apresentar diferentes tamanhos. Alguns são bem pequenos, como o ácaro, e só podem ser vistos com ajuda do microscópio.
Outros animais chegam a atingir vários metros de comprimento. É o caso do tubarão-baleia, que pode medir cerca de 20 metros de comprimento.
O corpo dos animais tem cores e formatos diferentes. O corpo da aranha, por exemplo, tem formato e cor bastante diferentes do corpo da cobra-cega.
-
Identifique uma diferença entre o formato do corpo da aranha tarântula e o da cobra-cega.
Espera-se que os alunos respondam que a aranha tarântula tem um corpo pequeno em relação às pernas, enquanto a cobra-cega tem formato alongado e não tem pernas.
Tubarão-baleia pode atingir cerca de 20 metros de comprimento.
Cobra-cega pode atingir cerca de 45 centímetros de comprimento.
Aranha tarântula pode atingir cerca de 25 centímetros de comprimento.
Leão pode atingir cerca de 3,3 metros de comprimento.
Rã-touro pode atingir Icerca de 20 centímetros de comprimento.
- girino:
- fase da vida de alguns animais, como sapos e rãs
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 3 - Observando os animais
6 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e discussão das observações feitas nas páginas 60 e 61.
- Abordagem coletiva com troca de ideias sobre o texto apresentado na página 62.
- Desenvolvimento de atividade da seção Na prática da página 63.
- Atividades das páginas 64 e 65.
Destaques BNCC
- O estudo deste tema permite aos alunos identificarem características dos animais, contemplando a habilidade EF02CI04 da BNCC.
- Informe aos alunos que o comprimento do tubarão-baleia (pode atingir cerca de 20 metros) corresponde, aproximadamente, à altura de um prédio de seis andares. Se possível, no pátio da escola, mostre a eles a medida que corresponde a 20 metros, traçando marcações no chão com a ajuda de uma trena ou fita métrica. Essa abordagem permite estabelecer relações com medidas de comprimento, desenvolvendo, assim, habilidades de numeracia da PNA. Os alunos podem aproveitar esse encaminhamento e comparar quantos pés e/ou passos, de cada um, representam 20 m e quantas vezes a altura de cada um deles "cabe" nessa medida, além de outras abordagens que podem ser de interesse e suscitar uma discussão para articular os componentes curriculares de Ciências e Matemática.
- Aproveite o assunto e leve para a sala de aula fotos de outros animais, para que os alunos observem algumas semelhanças e diferenças na cor e no formato do corpo desses animais.
Mais atividades
- Peça aos alunos que listem oralmente algumas características dos animais apresentados no álbum de Hélio, como presença de pelos e quantidade de membros.
- Divida-os em grupos de três ou quatro integrantes e solicite-lhes que desenhem em folhas de papel sulfite um dos animais. Em seguida, peça a eles que, embaixo dos desenhos, façam uma lista de características desses animais (sugira que retomem as características listadas anteriormente).
- Ao término da atividade, discuta as respostas de cada grupo. Converse sobre as características de cada animal, como cor, tamanho, forma e ambiente onde vivem.
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Em algumas espécies de animais, é possível diferenciar a fêmea do macho, de acordo com características, como o formato e a cor do corpo.
No álbum de Hélio há uma foto de um casal de leões.
-
Cite uma diferença que você pode observar entre o macho e a fêmea do casal de leões.
2. Espera-se que os alunos respondam que o macho é maior do que a fêmea e tem pelos mais longos na cabeça e ao redor do pescoço.
Em algumas espécies de animais, os filhotes são bastante parecidos com os pais, como no caso do leão. Nessa fase da vida é mais difícil identificar diferenças entre machos e fêmeas.
Em outras espécies de animais, os filhotes são diferentes dos adultos. É o caso da rã-touro.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explique aos alunos o ciclo de vida dos anfíbios. Comente que os anfíbios passam pela metamorfose. A reprodução se inicia com a corte que os machos fazem para as fêmeas. Em seguida ocorre o encontro das células sexuais, formando os gametas, que se desenvolvem em embriões no interior de ovos. Esses ovos são depositados na água e deles eclodem girinos, fase exclusivamente aquática. Conforme cresce, o girino desenvolve os membros e passa pela metamorfose, transformando se em adulto. Peça aos alunos que, em uma folha de papel sulfite, desenhem o ciclo de vida de um anfíbio. Ao final, oriente-os a socializar os desenhos.
- Aproveite e leve para a sala de aula imagens de casais de outros animais em que seja possível identificar o macho e a fêmea, bem como imagens em que não seja possível identificá-los pelo formato e pela cor que apresentam.
- Ao citar as diferenças entre os filhotes e os adultos da rã-touro, comente que a transformação pela qual os filhotes passam até chegar à forma adulta é chamada metamorfose.
- Se achar interessante, leve para a sala de aula imagens mostrando os filhotes de rã-touro nas diferentes fases da metamorfose.
- Associe essas discussões à Atividade preparatória deste tema.
Mais atividades
- Proponha aos alunos a construção de um álbum com fotos de animais de que eles gostam ou que considerem interessantes.
- Peça a eles que coloquem o nome dos animais ao lado ou embaixo das fotos. Também podem indicar características desses animais, como tamanho e quantidade de pernas, nadadeiras, asas, entre outras.
- Incentive os alunos a mostrarem os próprios álbuns para os colegas da turma e comentarem sobre por que eles escolheram aqueles animais.
- A proposta pode ser a construção de um álbum virtual em que os alunos possam, usando um editor de texto, criar páginas para um ou dois animais. As fotos podem ser copiadas de sites da internet. Para isso, oriente-os a coletar e informar a fonte de onde a imagem foi obtida.
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A ARARA-AZUL NO BRASIL
A arara-azul, também conhecida como arara-azul-grande, é uma ave encontrada nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás. Essa ave atinge cerca de 1 metro de comprimento.
As araras-azuis, geralmente vivem, em famílias ou grupos e se alimentam, principalmente, de sementes de palmeiras.
Essa espécie de ave já foi considerada ameaçada de extinção, ou seja, com risco de desaparecer na natureza. Isso ocorreu, principalmente, por causa da destruição dos locais onde elas vivem e pela sua venda ilegal como animais de estimação.
Atualmente, a arara-azul não corre risco de ser extinta da natureza, com a ajuda de diversos pesquisadores. Veja a seguir a manchete de uma reportagem que trata de um projeto de conservação dessa espécie na natureza.
PNA
Bióloga salva Arara-Azul da extinção e vira personagem da Turma da Mônica
Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções retratou a bióloga Neiva Guedes como uma personagem da Turma da Mônica.
[...]
Bióloga salva Arara-Azul da extinção e vira personagem da Turma da Mônica. Rede TVTEC Jundiaí, 13 fev. 2020. Disponível em: https://oeds.link/mEePoy. Acesso em: 26 jan. 2021.
- Converse com os colegas sobre a importância de pesquisadores envolvidos na conservação de animais como a arara-azul.
-
Cite uma atitude que podemos ter para auxiliar na conservação da arara-azul no ambiente.
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A abordagem deste tema permite aos alunos defenderem ideias sobre a consciência socioambiental e o cuidado com o planeta, conforme a Competência geral 7 da BNCC e o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
- A leitura da reportagem de fonte virtual permite trabalhar com os alunos os componentes da PNA compreensão de textos e desenvolvimento de vocabulário.
- Ao abordar o tema da página, comente com os alunos que, de acordo com a lista vermelha dos animais ameaçados de extinção, atualmente a arara-azul tem classificação vulnerável. Para mais informações, consulte essa lista no site, em inglês, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), disponível em: https://oeds.link/49nuqx. Acesso em: 10 mar. 2021.
- Para mais informações e curiosidades sobre a arara-azul, leia a matéria disponível no site Ciência Hoje das Crianças, disponível em: https://oeds.link/Z61deR. Acesso em: 10 mar. 2021.
- Enfatize a importância de projetos de educação e preservação ambiental. O Projeto Arara-Azul monitora ninhos naturais e artificiais, trabalha com educação ambiental para evitar a caça desses animais, cria estratégias para proteger os filhotes e disponibiliza ninhos artificiais para araras e outras 20 espécies de aves se reproduzirem.
- Por meio de um site de busca da internet, procure e mostre aos alunos a personagem da bióloga Neiva Guedes elaborada por Mauricio de Sousa.
Comentários de respostas
- O objetivo desta questão é promover a valorização do trabalho de pesquisadores e cientistas no combate à extinção de algumas espécies de animais como a arara-azul.
- Não comprar arara-azul nem qualquer outro animal silvestre para mantê-lo como animal de estimação; contribuir com as campanhas de combate ao tráfico de animais silvestres; denunciar, caso suspeite de algum caso de exploração desses animais, pelos telefones divulgados em campanhas de combate a esse tipo de tráfico.
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NA PRÁTICA
-
Você já percebeu a quantidade de animais diferentes que existem ao seu redor?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é chamar a atenção dos alunos para a variedade de animais que existem nos ambientes em que vivemos e que visitamos.
Realize a atividade a seguir para investigar a variedade de animais que vivem nos ambientes que você frequenta.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- livro didático
- lápis de cor
Com os colegas e o professor, faça um passeio pela escola. Observe alguns animais que existem nesse ambiente e desenhe um deles no espaço a seguir.
Não se esqueça de fazer uma legenda com o nome do animal.
PNA
Legenda:
-
Compare seu desenho com os dos colegas e conversem sobre semelhanças e diferenças entre esses animais.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos reflitam que os animais podem apresentar diferenças e semelhanças e identifiquem algumas delas.
MANUAL DO PROFESSOR
Amplie seus conhecimentos
-
PURVES, William K. et. al. Vida: a ciência da biologia. Trad. Anapaula Somer Vinagre et. al. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Com esse livro, é possível conhecer aspectos da Biologia, em que se trabalham os conceitos-chave e os exemplos atuais dos seres vivos. A abordagem é empreendida por meio de imagens detalhadas e textos aprofundados.
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho com esta seção permite o desenvolvimento da habilidade EF02CI04, bem como do senso estético, ao valorizar manifestações artísticas, de acordo com a Competência geral 3 da BNCC.
- Ao solicitar aos alunos que escrevam uma legenda, seja do nome do animal, seja com características específicas, pode-se trabalhar com o componente da PNA produção de escrita.
- Durante o passeio pela escola, oriente os alunos a procurarem animais em diferentes ambientes: nas árvores, nas paredes, no solo, etc. A observação direta permite sentir o ambiente onde o animal vive ou se encontra. Uma alternativa para a atividade é realizar a colagem de foto de um animal.
- Para completar a legenda, oriente-os a escrever uma frase com o nome do animal. Para isso, antes eles precisam pensar em uma frase que represente o animal, inserindo nela o nome dele. Em seguida, os alunos devem representá-la por meio da escrita. Caso tenham dificuldade na escrita, oriente-os.
- Caso seja possível, promova um passeio por uma praça ou ambiente natural próximo à escola para que os alunos realizem observações. Com antecedência, combine com a direção da escola uma data para fazer o passeio e, previamente, solicite a autorização dos pais ou responsáveis. Oriente os alunos a não tocarem nos animais e, ao voltar do passeio, lavarem bem as mãos.
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ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Observe os animais das fotos a seguir e relacione cada um deles à silhueta correspondente.
- C
- A
- B
As legendas das silhuetas não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
2. Na foto abaixo é possível observar duas espécies de animais.
PNA
A legenda da foto não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
a. Quais são esses animais?
Os alunos podem responder aves e hipopótamos. Não exija que eles saibam o nome da ave, porém diga-lhes de que animal se trata: pica-boi-de-bico-vermelho.
b. Qual desses animais é o maior?
O hipopótamo.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades das páginas 64 e 65 possibilitam aos alunos identificarem características do corpo dos animais e diferenciarem os animais de acordo com elas, contemplando, assim, a habilidade EF02CI04 da BNCC.
- Ao identificarem na atividade 2 o nome dos animais e fazerem a comparação de tamanhos, os alunos desenvolvem o componente da PNA produção de escrita e as habilidades de numeracia.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite observar características do corpo de animais por meio da observação das silhuetas deles.
Como proceder
- Inicie a abordagem da atividade explicando aos alunos que silhueta, nesse caso, é o desenho do contorno de um ser vivo ou objeto. Por meio dela, é possível perceber características do corpo desses animais.
- Caso os alunos tenham dificuldade, oriente-os a atentar para uma característica específica do corpo de cada animal e identificá-la na silhueta.
Objetivo
- Na atividade 2, a característica do corpo dos animais a ser observada é o tamanho.
Como proceder
- Por meio da observação da foto de animais em um mesmo ambiente, é possível estabelecer relações entre os tamanhos dos animais. Verifique se os alunos percebem a presença de um hipopótamo e aves sobre o corpo dele. Na identificação dos nomes dos animais, não exija que os alunos citem o nome das aves (pica-boi-de-bico-vermelho).
- As medidas dos animais da atividade 2 são apresentadas a seguir.
> Hipopótamo: pode atingir cerca de 5 metros de comprimento.
> Pica-boi-de-bico-vermelho: pode atingir cerca de 23 centímetros de comprimento.
- Se achar conveniente, apresente essas medidas aos alunos para que possam comparar na prática o tamanho desses dois animais.
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3. As borboletas são seres vivos que apresentam cores e tamanhos variados. Observe as imagens a seguir.
A
Borboleta-coruja pode atingir cerca de 11 centímetros de envergadura.
B
Borboleta-azul pode atingir cerca de 15 centímetros de envergadura.
a. Quais são as cores das borboletas das fotos?
O objetivo desta questão é que os alunos observem e descrevam as cores das borboletas. Eles podem citar que a borboleta A tem as cores branca, amarela, marrom e preta. Já a borboleta B tem as cores azul e preta.
b. Apesar das diferenças, as borboletas apresentam algumas semelhanças. Cite uma delas.
Resposta pessoal. Os alunos podem identificar características como: dois pares de asas, um par de antenas e que elas voam.
PARA SABER MAIS
- Abecedário de bichos brasileiros, de Geraldo Valério. WMF Martins Fontes.
Nesse livro, são apresentadas informações básicas sobre diferentes animais da fauna brasileira. Para isso, o livro apresenta muitas ilustrações.
MANUAL DO PROFESSOR
- O objetivo da atividade 3 é levar os alunos a perceberem que alguns animais, mesmo tendo o formato do corpo semelhante, podem apresentar cores diferentes, como é o caso das borboletas apresentadas nas fotos.
- Oriente-os na observação dos detalhes das cores e dos desenhos nas asas das borboletas, de forma a citarem algumas características que as diferenciem. Em seguida, peça-lhes que analisem partes do corpo que são semelhantes.
- Finalize a atividade solicitando aos alunos que desenhem no caderno, ou em uma folha de papel, uma borboleta com as partes do corpo que todas têm em comum. Em seguida, eles devem pintá-la da maneira que julgarem mais interessante. Se possível, procure com os alunos em sites da internet cores que uma borboleta pode apresentar.
- Destaque a sugestão de leitura na seção Para saber mais. Oriente-os a procurar com a ajuda dos pais ou responsáveis. O objetivo é incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
Mais atividades
- Peça aos alunos que pesquisem imagens de animais que se assemelhem a partes de plantas, como folhas, tronco e galhos, bem como a outros componentes do ambiente, como rochas, ou até mesmo a outros animais.
- Eles devem reunir as imagens e observá-las, a fim de identificarem as características dos animais. Oriente-os a elaborar um cartaz com as imagens que eles escolheram.
- Na atividade 2 da página 78, é apresentada uma foto de um inseto-folha camuflado. Se achar pertinente, mostre-a aos alunos.
Amplie seus conhecimentos
- MACHADO, Angelo Barbosa Monteiro; DRUMMOND, Gláucia Moreira; PAGLIA, Adriano Pereira (Ed.). Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Belo Horizonte: Fundação Biodiversitas, 2008.
Caso você queira conhecer animais da fauna brasileira que estão ameaçados de extinção, nesse livro é possível encontrar alguns deles. Além disso, nele são disponibilizadas algumas informações sobre esses animais.
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4 Animais silvestres e animais domesticados
Veja alguns animais que Letícia e sua família criam no sítio em que moram.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 4 - Animais silvestres e animais domesticados
7 aulas
- Atividade preparatória.
- Observação e escrita dos nomes dos animais das páginas 66 e 67.
- Leitura coletiva do texto e resolução das questões da página 68.
- Realização da atividade da seção Na prática da página 69.
- Abordagem da atividade da página 70.
- Leitura coletiva e desenvolvimento do assunto tratado na seção da página 71.
- Observação e estudo da imagem apresentada nas páginas 72 e 73.
- Abordagem conjunta com troca de ideias sobre a temática investigada na seção Cidadão do mundo das páginas 74 e 75.
- Atividades das páginas 76 e 77.
- Desenvolvimento da seção O que você estudou? das páginas 78 e 79.
Destaques PNA
- A identificação e a escrita do nome dos animais domesticados apresentados nas páginas 66 e 67 permitem o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
- O objetivo de iniciar o conteúdo com cena do sítio foi retratar a vida de algumas pessoas que vivem em ambiente rural, onde, geralmente, alguns animais são criados pelo ser humano.
- Auxilie os alunos na identificação dos animais presentes na cena. Você pode reuni-los em duplas e pedir a eles que identifiquem cada um dos animais nela indicados. Pergunte-lhes se conhecem ou se já viram alguns desses animais de perto.
- Pergunte também se conhecem alguém que mora em ambiente rural e/ou se já visitaram um ambiente rural em que havia animais domesticados, como os apresentados na cena.
- Leve para a sala de aula imagens de outros animais criados pelo ser humano, como avestruzes, búfalos, lhamas, etc.
Mais atividades
- Verifique a possibilidade de levar os alunos para visitarem um sítio ou fazendinha onde sejam criados alguns dos animais mostrados nestas páginas.
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1. Escreva o nome de cada animal criado no sítio em que Letícia mora.
galinha; cachorro; gato; ovelha; cavalo; vaca; porco; coelho
PNA
MANUAL DO PROFESSOR
- Explore a cena com os alunos e verifique se percebem que a menina está alimentando as galinhas. Converse com eles sobre a importância dos alimentos para os animais. Verifique se os alunos notam que ambientes diferentes apresentam alimentos diferentes e, muitas vezes, os animais apresentam adaptações para obter esses alimentos.
- Os animais que se alimentam de partes de animais são chamados carnívoros; os que se alimentam de partes de plantas são chamados herbívoros; e os que se alimentam tanto de partes de plantas quanto de animais são chamados onívoros.
- Peça aos alunos que anotem no caderno três animais carnívoros (onça, gavião e tigre), três herbívoros (vaca, coelho e borboleta) e três onívoros (primata, alguns morcegos e ser humano).
- Divida a turma em grupos com três integrantes e forneça massa de modelar, orientando cada um deles a fazer um dos animais listados. Entregue para cada grupo imagens de diferentes tipos de alimento para que os associem aos animais ilustrados. Em seguida, peça que classifiquem os animais em herbívoros, carnívoros ou onívoros, registrando essas informações no caderno, incluindo os nomes dos animais e os respectivos alimentos.
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Os animais mostrados nas páginas anteriores foram domesticados pelo ser humano e, assim, passaram a apresentar comportamentos que lhes possibilitam conviver com as pessoas. Por apresentarem essas características, eles são chamados animais domesticados.
Muitas espécies de animais já foram domesticadas e passaram a ser criadas pelo ser humano.
2. Por que você acha que o ser humano domesticou algumas espécies de animais?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
Os animais domesticados que nos fazem companhia são conhecidos como animais de estimação. O gato, o cachorro e o coelho são exemplos de animais de estimação.
Para que o animal se mantenha saudável, é preciso cuidar da limpeza de seu corpo e do ambiente em que ele vive, alimentá-lo adequadamente e levá-lo ao médico veterinário para tomar as vacinas necessárias.
Cachorro basset pode atingir cerca de 22 centímetros de altura.
3. Desenhe em seu caderno ou em uma folha de papel seu animal de estimação e um cuidado que você costuma ter com ele. Caso não tenha, desenhe um animal de estimação que gostaria de ter.
Resposta pessoal.
Caso você tenha um animal de estimação, fotografe-o e envie a foto para seu professor por e-mail ou rede social.
PARA SABER MAIS
- Animal de estimação não é brinquedo não, de Tyanne Maia.
O livro conta a história de um menino chamado Renatinho que quer um animal de estimação e sua mãe mostra as responsabilidades que é preciso ter para cuidar bem dele. Trata-se de um livro desenvolvido em um projeto que está disponível para leitura digital.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao trabalhar com os alunos o tema sobre os animais de estimação, é importante que eles se conscientizem a respeito dos cuidados que devemos ter com esses animais. Enfatize que isso auxilia na boa saúde deles e também das pessoas que convivem com eles.
- Verifique a possibilidade de os alunos enviarem uma foto digital do animal de estimação que possuem. Essas fotos podem ser utilizadas na atividade da seção Na prática da página 69. Caso eles não consigam enviar uma foto digital, oriente-os a levar uma impressa ou mesmo a desenhar o animal de estimação.
- Caso algum aluno não tenha animal de estimação, peça-lhe que recorte de uma revista ou imprima da internet um animal que gostaria de ter.
- Elabore um mural, digital ou físico, com as imagens que os alunos enviaram por e-mail ou imprimiram, de maneira que possam observar os diferentes animais de estimação da turma.
- O livro sugerido na seção Para saber mais pode ser uma boa leitura a ser realizada tanto em sala de aula quanto em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis. O incentivo à leitura e o trabalho com as pessoas da família, além de formar leitores, desenvolve a literacia familiar.
- Comente que as doenças contagiosas transmitidas aos seres humanos pelos animais são chamadas zoonoses. Essas doenças podem ser contraídas pelo contato direto com eles ou pelo consumo de alimentos contaminados.
- O ser humano pode adquirir zoonoses de animais. As principais zoonoses são: larva migrans cutânea (bicho-geográfico), toxoplasmose e raiva.
- Promova com a turma uma conversa sobre os cuidados que os alunos têm com os animais de estimação.
Comentários de resposta
2. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletirem sobre a importância dos animais domesticados. Eles podem comentar que essas espécies foram domesticadas com diferentes finalidades, como obtenção de alimentos, lã e couro, para fazer companhia ou auxiliar no transporte.
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NA PRÁTICA
- Você já percebeu que em algumas residências existe, pelo menos, um animal de estimação? Você tem um animal de estimação em sua casa? E seus colegas?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é chamar a atenção dos alunos para o fato de as pessoas terem animais de estimação.
Para investigar quantos de seus colegas têm animais de estimação em casa, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- giz branco
- lousa
- lápis de cor
- Pergunte aos colegas de sala quantos deles têm animais de estimação e quais são eles. Peça ao professor para registrar os dados na lousa, como mostrado abaixo.
PNA
- Construam, no caderno, um gráfico para representar as informações obtidas. Você pode usar como modelo o gráfico da ilustração abaixo.
Resposta pessoal.
O gráfico de barras também pode ser construído de forma digital no computador.
- Converse com seus colegas sobre a importância dos animais de estimação para as famílias.
Espera-se que os alunos respondam que os animais de estimação fazem companhia e alegram as famílias, além de desenvolver o senso de responsabilidade.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção permite aos alunos utilizarem os conhecimentos das linguagens verbo-visuais para se expressarem, contemplando a Competência geral 4 da BNCC, bem como identificarem características dos animais, como os locais onde vivem, desenvolvendo a habilidade EF02CI04 da BNCC.
- Organizar, por meio de quadro e gráfico, os dados sobre os animais de estimação da turma possibilita desenvolver habilidades de numeracia.
- A atividade desta seção é uma oportunidade de ressaltar a relação entre os conhecimentos de Ciências e de Matemática, uma vez que são trabalhados conteúdos relativos à contagem e à análise de dados expressos em gráficos.
- Comente com os alunos que os gráficos de coluna são uma forma de apresentar visualmente quantidades, facilitando a comparação e a análise dos dados.
- Leve para a sala de aula folhas de papel quadriculado para ajudar na construção do gráfico de colunas.
- Auxilie os alunos na etapa de elaboração do gráfico. Uma alternativa é utilizar papel quadriculado e esboçar as barras do gráfico, para eles completarem pintando de acordo com a quantidade de cada animal de estimação identificada na coleta de dados da turma.
- Caso a escola tenha laboratório de informática, é possível trabalhar a construção de gráficos usando softwares de planilhas eletrônicas. Com base na quantidade de animais de estimação de cada aluno da turma, é possível fazer representações com outros formatos, como setores e barras horizontais, além do gráfico de barras. Auxilie os alunos e permita a eles explorarem as diferentes maneiras de representar dados.
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Os animais criados pelo ser humano precisam receber alguns cuidados.
4. Identifique o cuidado com o animal apresentado em cada foto. Para isso, enumere cada cuidado de acordo com o que a foto representa.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
2 Assistência veterinária.
3 Alojamentos adequados.
4 Vacinação contra doenças.
1 Alimentação adequada.
Qual é a importância de cada um desses cuidados?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que os cuidados apresentados na atividade 4 favorecem a manutenção da saúde dos animais, além de auxiliarem o controle das zoonoses.
- Peça aos alunos que destaquem rapidamente os cuidados que devemos ter com os animais domesticados, principalmente os de estimação. Registre os cuidados que eles citaram e complemente-os, se necessário.
- Diga-lhes que, quando escolhemos ter um animal de estimação, temos de ter ciência de que algumas responsabilidades são necessárias para manter a saúde do animal e dos seres humanos que convivem com ele
- O objetivo desta atividade é levar os alunos a refletirem sobre os cuidados com os animais de estimação. Eles podem comentar que esses cuidados ajudam a manter os animais saudáveis, em ambientes limpos e adequados ao crescimento e desenvolvimento deles.
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A CRIAÇÃO DE ANIMAIS AO LONGO DA HISTÓRIA
Desde a Antiguidade, o ser humano tem uma relação próxima com os animais.
Os egípcios registraram essa relação por meio de pinturas e desenhos. Observe a seguir a imagem de uma dessas pinturas.
1. Essa imagem representa uma criação de:
cavalos
porcos
galinhas
X bois
2. Cite dois animais que são criados pelo ser humano para obter alimento e matéria-prima.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar animais como bois, porcos, galinhas, carneiros, peixes, ovelhas, entre outros.
- matéria-prima:
- principal material utilizado na fabricação de um produto
Com o passar do tempo, mais animais foram sendo domesticados pelo ser humano.
PARA SABER MAIS
- Atlas infantil dos animais em seus habitats. Girassol.
Conheça alguns animais e os ambientes em que vivem. Você vai descobrir algumas curiosidades sobre costumes de diferentes animais existentes em diferentes ambientes do nosso planeta.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com esta seção pode ajudar os alunos na valorização dos conhecimentos historicamente construídos, contemplando a Competência geral 1 da BNCC, assim como na utilização do conhecimento das linguagens verbo-visuais em conformidade com a Competência geral 4 da BNCC.
- O assunto desta seção permite estabelecer relações com o componente curricular de História, uma vez que trabalha conteúdos relativos à passagem do tempo, identificando temporalmente os fatos da vida cotidiana, além de abordar os costumes de uma civilização antiga.
- Ajude os alunos a identificarem que a prática de criação de animais, como mostrada na pintura, é realizada há bastante tempo, e que determinados costumes se modificaram ao longo do tempo. A pecuária bovina atualmente é feita, em grande parte, de maneira intensiva, e com o uso de máquinas em atividades como ordenha das vacas para a obtenção de leite.
Mais atividades
- Pergunte aos alunos se é possível afirmar que os motivos pelos quais esses animais são criados pelo ser humano atualmente são os mesmos do período retratado na pintura. Peça-lhes que expliquem por quê.
- Comente que os objetivos principais da criação dos animais na Antiguidade eram transportar cargas, puxar arados, auxiliar nos trabalhos pesados e servir de alimento e fonte de matérias-primas. Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os animais são criados principalmente para a obtenção de alimento e matérias-primas, tendo diminuído o uso deles para o trabalho.
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Os animais que vivem em seu ambiente natural são chamados animais silvestres.
Os animais que aparecem na imagem a seguir são silvestres.
Representação de animais silvestres encontrados na Mata Atlântica.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O recurso apresentado pode ser utilizado no desenvolvimento da habilidade EF02CI04 da BNCC, pois os alunos devem identificar as características dos animais e do ambiente onde eles vivem.
- Explique aos alunos que, na natureza, existem diferentes tipos de ambientes. Pergunte-lhes quais tipos de ambientes eles conhecem e peça-lhes que os anotem em uma folha de papel sulfite. Em seguida, escreva na lousa algumas das respostas dos alunos. Peça aos alunos que nomeiem animais que vivem nos ambientes citados anteriormente. Incentive-os a perceber as diferenças entre os animais que vivem em cada tipo de ambiente. Por exemplo, animais que vivem na água e que se movimentam necessitam de estruturas especiais, como as nadadeiras. Explique aos alunos que cada animal vive no ambiente ao qual está adaptado e onde consegue obter os recursos necessários à sobrevivência, como água, alimento e abrigo. Apresente a imagem de uma ave, e evidencie algumas das características apresentadas por ela que são adaptações para o voo, como as penas, os ossos leves e os membros anteriores modificados em asas. Cite outras adaptações, como as brânquias, presentes na respiração de animais aquáticos; os pulmões, que servem para respirar ar atmosférico; as asas, próprias para o voo, entre outras. Forneça aos alunos papel e lápis de cor e peça a eles que desenhem dois animais terrestres e dois aquáticos.
- Para complementar a definição de animais silvestres mostrada nesta página, comente com os alunos que os animais silvestres podem ser nativos ou exóticos.
- Os animais silvestres nativos são aqueles cujo ciclo de vida ocorre dentro do ambiente de sua distribuição natural.
- Os animais silvestres exóticos são aqueles que vivem em locais diferentes daquele em que são encontrados naturalmente. Por exemplo, a tilápia-do-nilo é uma espécie exótica, pois não é própria do Brasil, mas foi introduzida em nosso território.
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Os seres vivos representados na imagem são encontrados em um bioma brasileiro chamado Mata Atlântica.
Esse ambiente é encontrado em muitos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Na Mata Atlântica é encontrada uma grande variedade de animais, como beija-flores, papagaios, insetos, lagartos, preguiças, macacos e serpentes.
MANUAL DO PROFESSOR
- A imagem apresenta um ambiente da Mata Atlântica, que é um dos biomas brasileiros. Peça aos alunos que pesquisem, com a ajuda dos pais ou responsáveis, informações sobre esse bioma e leve-as para a sala de aula para que vocês conversem sobre o assunto.
- Promova uma roda de conversa para que os alunos possam socializar os resultados de suas pesquisas.
- Veja a seguir um texto que apresenta o conceito de bioma.
[...] O bioma é um termo usado para um grande sistema regional ou subcontinental caracterizado por um tipo principal de vegetação ou outro aspecto identificador da paisagem, como o bioma da floresta decídua temperada ou o bioma da plataforma continental oceânica. Uma região é uma grande área geológica que pode abrigar mais de um bioma [...]
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage, 2011. p. 5-6.
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CIDADÃO DO MUNDO Tráfico de animais silvestres
Diversos animais silvestres da fauna brasileira estão ameaçados de extinção. Uma das causas dessa situação é a captura e a venda ilegal desses animais, o chamado tráfico de animais silvestres.
- fauna:
- todos os animais encontrados em determinada área
PNA
Esse tipo de atividade é ilegal e começa quando espécies são retiradas da natureza e vendidas como animais de estimação ou para serem criadas em zoológicos. No entanto, lugar de animal silvestre é livre na natureza!
Geralmente, os animais traficados sofrem maus-tratos e muitos deles acabam morrendo. Isso coloca muitas das espécies em risco de extinção. As consequências do tráfico de animais são graves. Por isso, existem campanhas contra esse tipo de atividade, como a apresentada a seguir.
Animais silvestres devem ser mantidos em seu ambiente natural, onde eles encontram os recursos que precisam para sobreviver e se desenvolver, como alimento, abrigo e parceiros para a reprodução.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Apresentar o problema do tráfico de animais silvestres e suas consequências.
- Conscientizar sobre os problemas causados pelo tráfico de animais silvestres.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção permite aos alunos argumentar e defender ideias que respeitem a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, contemplando a Competência geral 7 da BNCC. Trata-se de uma temática de relevância internacional que precisa ser debatida de modo a ser combatida. Além disso, propicia aos alunos identificarem características de animais e do ambiente onde vivem, de acordo com a habilidade EF02CI04 da BNCC.
- O Tema contemporâneo transversal Educação ambiental pode ser explorado pelo viés da reflexão sobre as consequências do tráfico de animais silvestres.
- A escrita de um texto coletivo promove o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
- Se achar interessante, no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) existem histórias infantis que podem ser trabalhadas com os alunos na forma de gibi e livro, tratando do tráfico de animais silvestres e suas consequências para o ambiente. Elas estão disponíveis em: https://oeds.link/fTq9g0 e https://oeds.link/NTHPJY. Acessos em: 10 mar. 2021.
- Comente com eles que a retirada de animais do ambiente diminui a diversidade de formas de vida, impedindo que realizem o papel biológico dela, ou seja, reduzindo a biodiversidade.
75
Quando um animal é retirado da natureza, há diversas consequências, como a redução do número de parceiros para a reprodução. Isso interfere diretamente na reprodução da espécie, aumentando o risco de extinção.
Estima-se que todos os anos, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza para venda ilegal. Veja a seguir, algumas espécies de animais que têm sido vítimas do tráfico no Brasil.
1. Em sua opinião, por que é importante conscientizar a população sobre esse problema ambiental?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
PNA
2. Reúna-se em grupo com alguns colegas e elaborem um texto com uma mensagem contra o tráfico de animais silvestres no Brasil.
PARA SABER MAIS
- Livro vermelho das crianças, de Otávio Maia e Tino Freitas. Ibict.
Cinquenta animais ameaçados de extinção no Brasil são apresentados nesse livro. Você vai conhecer sobre conservação da fauna e curiosidades divertidas sobre esses animais. E tem uma surpresa! As ilustrações do livro foram feitas por crianças.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para a realização da atividade 2, organize os alunos em grupos de, no máximo, quatro integrantes. Trata-se de uma oportunidade para o desenvolvimento da cidadania. Ao trabalhar a visão crítica, é possível desenvolver a reflexão sobre soluções e ações efetivas que tenham impacto na sociedade.
- Outra consequência do tráfico de animais é a redução da variabilidade genética.
- Veja a seguir um texto sobre o tráfico de animais.
[...] A base da adaptação ao ambiente local é a variabilidade genética dos indivíduos na população. As fontes de variabilidade estão embutidas nos genes - especificamente nas moléculas de DNA. As principais fontes de variabilidade genética são as recombinações reprodutivas de genes fornecidas por pais em populações bissexuadas e mutações herdáveis no gene ou cromossomo. [...]
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage, 2011. p. 279.
- Assim, retirando-se os animais do ambiente, pode haver perda de variabilidade genética e, consequentemente, de genes que poderiam conferir caraterísticas vantajosas para garantir o sucesso da espécie, contribuindo para a redução ou extinção dela.
Comentários de respostas
1. Porque isso ajudará a coibir o tráfico de animais.
2. Os alunos podem incluir nos próprios textos atitudes como não comprar animais silvestres e combater os traficantes de animais por meio de denúncias e penalidades, entre outras medidas. Eles podem inserir também mensagens de respeito à fauna.
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ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Leia a seguir o cartaz de uma campanha.
PNA
a. Que cuidado com o animal é apresentado nesse cartaz?
Vacinação contra a raiva.
b. Qual é a importância desse cuidado?
Espera-se que os alunos comentem que a vacinação previne o desenvolvimento de determinadas doenças, evitando que os animais adoeçam e transmitam doenças aos seres humanos.
2. Mateus ganhou um cachorro de estimação quando fez 3 anos.
a. Observe as imagens e escreva uma transformação que ocorreu no corpo do cachorro de Mateus.
Espera-se que os alunos respondam que o cachorro cresceu. Suas pernas, orelhas e comprimento do corpo aumentaram, seu focinho ficou mais comprido.
b. O que pode acontecer com o cachorro com o passar do tempo?
Espera-se que os alunos respondam que o cachorro pode se reproduzir, envelhecer e morrer.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O desenvolvimento das atividades desta página propicia aos alunos identificarem características de animais do cotidiano, bem como cuidados com os mesmos, de acordo com a habilidade EF02CI04 da BNCC.
- A leitura e interpretação de informações de um cartaz permite desenvolver o componente da PNA compreensão de textos.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite evidenciar se os alunos identificam uma doença que pode ser evitada por meio de vacinação.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam as informações presentes no cartaz da atividade 1 e verifique se conseguem identificar a campanha de vacinação como um cuidado com os animais. Isso os ajudará a responder à questão a.
- Caso os alunos tenham dificuldade em identificar a importância desse cuidado, faça uma analogia com as vacinas que o ser humano toma.
- Após eles responderem às questões, pergunte-lhes o que sabem sobre a raiva. Para obter mais informações sobre essa doença, acesse com os alunos o site do Instituto Pasteur. Disponível em: https://oeds.link/wybdbv. Acesso em: 10 mar. 2021. Em seguida, peça-lhes que citem outras doenças que geralmente acometem os animais de estimação e para as quais há vacina, como cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose e leptospirose.
Objetivo
- A atividade 2 permite evidenciar se os alunos identificam as transformações no ciclo de vida de um cachorro.
Como proceder
- Oriente-os a observar os detalhes nas mudanças do corpo do animal de estimação de Mateus. Isso possibilita aos alunos responderem ao item a. Deixe que citem o que acharem de diferente.
- Para o item b, pergunte aos alunos o que acontece com os animais durante o ciclo de vida. Se preciso, retome a foto da página de abertura. Em seguida, pergunte o que acontece no fim do ciclo de vida de um ser vivo.
77
LER E COMPREENDER
3. O texto a seguir apresenta a descrição do animal de estimação de uma menina chamada Rosinha.
[...]
Foi um gatinho de pelo branco e sedoso, todo delicado, muito manhoso.
Gatinho é uma gracinha! Salta, brinca, faz miau. Embaralha a lã do novelo, prefere peixe e mingau. Mas é bicho sossegado, gosta de sombra e água fresca. Adora ser penteado e dormir a tarde inteirinha. Faz xixi no lugar certo, depois cobre com a terrinha.
- Ele é mesmo muito esperto! Uma belezinha!
[...]
Piu, piu! miau! au, au!, de Flávia Muniz. São Paulo: Moderna, 1997. p. 22-23. (Coleção hora da fantasia).
Complete a ficha a seguir com as informações do texto.
- Animal de estimação de Rosinha: gato.
- Alimentos preferidos: peixe e mingau.
- De que o animal gosta? Sombra, água fresca, ser penteado e dormir a tarde inteirinha.
- O animal de estimação de Rosinha faz xixi no lugar certo e cobre com terra. O que Rosinha deve fazer com essa terra? Espera-se que os alunos respondam que Rosinha deve jogar a terra no lixo para manter o ambiente limpo.
PNA
4. Escolha um animal de estimação e, no caderno, escreva um texto como o apresentado na atividade 3.
PNA
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 4 tem como objetivo incentivar a escrita de textos por parte dos alunos. Se julgar necessário, junte-os em duplas de forma que troquem ideias na elaboração do texto.
- Os alunos também podem tomar como base o texto produzido na atividade anterior, inclusive inserindo um nome para o animal de estimação que vão descrever.
Mais atividades
- Proponha aos alunos uma atividade prática em que eles deverão identificar, por meio dos sons, os animais: bingo sonoro.
- Confeccione cartelas com desenhos (imagens de vários animais), de preferência os mais conhecidos dos alunos.
- Grave os sons que os animais representados nas cartelas emitem ou obtenha mídias desses sons. Coloque o som e os alunos terão de adivinhar qual é o animal e marcar na cartela, como em um bingo normal.
Destaques PNA
- A atividade 3 permite aos alunos interpretarem um texto escrito por uma criança, bem como complementarem uma ficha com informações sobre tal interpretação, permitindo, assim, o desenvolvimento dos componentes da PNA compreensão de textos e produção de escrita.
- A elaboração de um texto pelos alunos na atividade 4 permite o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
Ler e compreender
Antes da leitura
Peça aos alunos que citem o que eles sabem sobre gatos.
Pergunte também se já viram a ficha de um animal.
Durante a leitura
Pergunte o que significa o símbolo [...] inserido no início e no final do texto. Espera-se que os alunos percebam que esse símbolo indica que um trecho do texto foi retirado, portanto, existem outras partes do texto antes e após o trecho citado.
Sublinhe no texto as expressões que mostram que Rosinha gosta muito do gatinho dela. Os alunos podem sublinhar os seguintes trechos: "Gatinho é uma gracinha!"; "- Ele é mesmo muito esperto!".
Após a leitura
Peça aos alunos que citem as impressões que tiveram ao ler o texto, tanto com relação às características físicas do gato quanto à forma com que Rosinha o descreveu.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. A foto abaixo apresenta filhotes de uma ave.
a. Cite algumas transformações pelas quais esses filhotes passarão até o fim da vida.
Espera-se que os alunos respondam que os filhotes vão crescer, se desenvolver até ficarem adultos e, possivelmente, se reproduzir.
b. A foto abaixo apresenta como esses filhotes ficarão quando adultos. Escreva uma diferença que você pode perceber em relação ao corpo deles.
Os alunos podem responder que seu corpo aumentou de tamanho e ficou coberto por penas de diferentes cores.
Pássaro azul-oriental pode atingir cerca de 18 centímetros de comprimento.
c. Converse com um colega e pesquisem como é o ambiente em que essa ave vive.
Espera-se que os alunos respondam que essa ave é encontrada em florestas tropicais, fazendas e bosques de Nova Iorque.
2. O corpo de alguns animais apresenta formatos e cores parecidos com folhas, caules de plantas e rochas, chegando a ser confundidos com eles. Desse modo, eles ficam camuflados e conseguem se defender ou atacar sua presa. Localize e contorne na foto abaixo, o animal conhecido como inseto-folha, que se encontra camuflado.
- camuflados:
- nesse caso, escondidos, disfarçados, confundidos com o ambiente
Inseto-folha.
Inseto-folha pode atingir cerca de 8,5 centímetros de comprimento.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1. Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam transformações no corpo de uma ave, considerando o ciclo de vida dela.
Como proceder
- Permita aos alunos que observem atentamente as fotos e verifique se têm alguma dificuldade para responderem às questões.
- No item a, oriente-os a associar as transformações às etapas do ciclo de vida da ave. Se preciso, peça que busquem em sites da internet vídeos mostrando essas transformações e atentem para o que estão assistindo.
- Já para o item b, os alunos deverão comparar a imagem dos filhotes com a da ave adulta em que há presença de penas, definição das cores, bem como aumento do tamanho do animal. Além disso, comente com eles que, na forma adulta, a ave já voa e se desloca com maior facilidade.
- Para o item c, os alunos podem buscar informações em sites da internet. Espera-se que eles localizem a informação de que o pássaro azul-oriental é uma espécie originária dos estados de Missouri e Nova Iorque, geralmente encontrada em florestas tropicais, fazendas e bosques.
2. Objetivo
- Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a identificarem um animal que se encontra camuflado e, com base nisso, constatar uma característica do corpo dele.
Como proceder
- Caso eles tenham dificuldades em localizar o animal, oriente-os a observar com cuidado os contornos da folha.
Amplie seus conhecimentos
- CLULOW, Hanako. Em cima e embaixo: páginas que revelam as maravilhas da natureza. Trad. Maria Elisa Bifano. São Paulo: 360 degrees, 2016.
Livro com imagens mostrando a vida de animais silvestres de tamanhos variados, que habitam desde as profundezas do oceano até os variados biomas do planeta Terra.
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LER E COMPREENDER
3. O texto a seguir é parte de um depoimento dado por um indígena chamado Kabá Darebu, pertencente ao povo Munduruku, quando ele tinha 7 anos.
[...]
Todos nós temos animais de estimação com os quais a gente brinca a toda hora: cachorro, papagaio, macaco, tucano, cutia...
A gente trata os animais como um parente nosso.
E é desse mesmo jeito que a gente cuida da natureza que nos rodeia.
[...]
Kabá Darebu, de Daniel Munduruku. São Paulo: Brinque-Book, 2002. p. 13.
a. Os animais de estimação citados por Kabá Darebu são os mesmos que você costuma ver no seu dia a dia?
Espera-se que os alunos respondam não. O objetivo desta questão é que os alunos percebam que os indígenas têm uma íntima relação com a natureza e com os animais silvestres. Complemente as respostas dos alunos comentando sobre a relação de respeito dos indígenas com os animais.
b. No texto é possível perceber que os animais de estimação fazem parte da cultura do povo indígena Munduruku e que eles também precisam de cuidados. Cite um cuidado que os povos indígenas oferecem a seus animais.
O objetivo desta questão é de que os alunos possam perceber que o cuidado que eles oferecem a seus animais é a preservação da natureza, permitindo que os animais possam viver em equilíbrio com o meio ambiente, assim como os indígenas.
c. Mesmo estando longe dos povos indígenas, é possível manter atitudes que ajudam a cuidar de seus animais de estimação? Converse com seus colegas.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é de que os alunos reflitam que preservando a natureza e denunciando o tráfico de animais silvestres estarão colaborando com os povos que estão intimamente ligados com a natureza.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
3. Objetivo
- Esta atividade permite aos alunos argumentarem e defenderem ideias que respeitem a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global.
Como proceder
- O tema da atividade 3 possibilita a integração com o componente curricular de Geografia, uma vez que aborda os hábitos de pessoas de diferentes lugares e as relações delas com a natureza, bem como a cultura indígena. Sublinhe que é importante respeitar a cultura e os costumes de outros povos e aprender com eles. Se achar interessante, trabalhe o texto da seção Cidadão do mundo, das páginas 74 e 75, durante a realização da atividade 3.
Ler e compreender
- Os depoimentos são narrativas de fatos reais vividos por uma pessoa.
Antes da leitura
Investigue o que os alunos sabem sobre o povo indígena Munduruku.
Se possível, leve-os à sala de informática, caso tenha na escola, e peça-lhes que pesquisem informações e imagens desse povo.
Durante a leitura
Solicite aos alunos que exponham qual eles acreditam ser o assunto do depoimento, com base na observação da imagem abaixo do texto.
Em seguida, pergunte a eles do que trata o depoimento. Espera-se que os alunos percebam que o depoimento trata da relação do povo Munduruku com os animais.
Após a leitura
Peça aos alunos que escolham um animal de que gostam (pode ser o de estimação) e escrevam um depoimento sobre ele. Isso permite desenvolver o componente da PNA produção de escrita.
Mais atividades
- Proponha aos alunos uma discussão em grupo sobre quais atitudes podem contribuir para o cuidado com os animais silvestres.
- Espera-se que eles concluam que não devemos comprar animais silvestres, poluir e desmatar, e que devemos denunciar pessoas que prejudiquem ou cacem esses animais.
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos |
Como proceder |
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Proponha aos alunos uma brincadeira de mímica, em que eles não poderão falar ou emitir ruídos, apenas responder perguntas. A brincadeira pode ser com a classe dividida em dois grupos. Um aluno de um grupo imagina um animal, faz a mímica e responde com sim ou não às perguntas do próprio grupo sobre as características do animal. Se um dos integrantes do grupo conseguir adivinhar qual é o animal, o grupo ganha um ponto e quem adivinhou faz a mímica; se nenhum integrante conseguir descobrir, é a vez de um aluno do outro grupo fazer a mímica para o próprio grupo. Permita a todos os alunos que participem da brincadeira. |
|
Forneça fichas para os alunos e peça a eles que escrevam as características de um animal qualquer. Eles devem descrever a maior quantidade de características do animal escolhido. Em seguida, os alunos devem dobrar a ficha e colocar em uma caixa. Depois que todos colocarem na caixa as fichas com a descrição dos animais, cada um dos alunos deve pegar uma. Caso seja a própria ficha, dobre-a e devolva-a na caixa. Cada aluno deve analisar a descrição e, com ela, adivinhar o animal que está descrito no papel. Oriente-os a escrever o nome do animal e, ao final, agrupar as fichas dos animais que apresentam características semelhantes. |
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Proponha aos alunos uma roda de conversa. Explique a eles que os animais domesticados são criados pelos seres humanos para alguma finalidade e que muitos até se acostumam com a presença das pessoas. Pergunte aos alunos se o leão é um animal domesticado. Eles devem responder que o leão, por viver na savana africana e caçar para se alimentar, é um animal silvestre. Peça então a cada aluno que escreva em um papel o nome de um animal que geralmente é domesticado e dobre-o. Coloque todos os papéis em uma caixa, e oriente-os a sortear um papel, ler o nome do animal e dizer por qual motivo ele é criado pelos seres humanos. |
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Pergunte aos alunos quem tem gato ou cachorro, ou outro animal de estimação, e quem gostaria de ter. Leve para sala de aula algumas imagens de animais de estimação com os respectivos filhotes e tutores. Ressalte que todos os animais deveriam ser adotados por pessoas responsáveis, que cuidassem do animal com carinho e responsabilidade, fornecendo casa, comida, carinho, vacinas e outros cuidados necessários. Finalmente, peça aos alunos que contem como é a rotina de cuidados com seus animais de estimação. |
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Leve para a sala de aula imagens de diferentes animais silvestres. Peça a cada aluno que escolha uma delas e faça uma ficha desse animal com a foto, o nome popular, o nome científico, onde vive, o tempo de vida, o que come e como se reproduz. Depois, cada um deve ler a própria ficha para os demais colegas da turma. |