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3 Outros componentes do ambiente
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Nesta unidade, serão abordados conceitos dos elementos não vivos do ambiente, como a luz solar, o calor, o ar, a água e o solo. Além disso, os alunos serão levados a percebê-los e a identificá-los de diversas formas, além de reconhecer a importância da luz solar para a vida no planeta Terra.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades, assim como a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Reconhecer a importância de fatores abióticos, como solo, ar e água, na vida dos seres vivos.
- Perceber a luz e o calor fornecidos pelo Sol.
- Compreender a relação entre a posição da fonte de luz e a formação de sombras.
- Perceber que a posição relativa entre o Sol e a Terra afeta a iluminação do planeta.
- Compreender a importância de se proteger da luz solar.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para o tema 5 desta unidade.
Atividade preparatória
Analisar o efeito da radiação solar sobre objetos pode ser uma oportunidade de iniciar, na prática, o tema 5 - Estudando a luz e o calor fornecidos pelo Sol.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF02CI08 da BNCC, pois os alunos vão comparar e registrar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície.
- Providencie alguns dos seguintes materiais: um pedaço de tecido de cor clara e um de cor escura, duas latas de alumínio vazia e um pedaço de madeira. Essa etapa só poderá ser feita em um dia ensolarado, portanto tente planejá-la de acordo com a previsão do tempo.
- Coloque uma amostra de cada objeto em um local que receba iluminação direta do Sol e outra em um local sombreado. Para facilitar a análise posterior, coloque etiquetas nos objetos indicando se estavam ao Sol ou à sombra.
- Recolha os objetos deixados tanto no Sol quanto na sombra e peça aos alunos que os toquem. Analise se a lata de alumínio tem aquecimento que não cause danos à pele dos alunos. Verifique se eles percebem que existe diferença de temperatura entre os objetos e que os que ficaram sob o Sol estavam mais quentes do que os deixados na sombra.
- Verifique se os alunos percebem que o Sol fornece calor aos outros componentes do ambiente. Diga que o calor fornecido pelo Sol permite a existência de vida na Terra.
Esta unidade é dedicada ao estudo da energia fornecida pelo Sol, na forma de luz e calor. Os alunos serão convidados a perceber esses fatores no ambiente de diversas formas e a relacioná-los à vida dos seres humanos e outros seres vivos, reconhecendo a importância da luz solar para a vida na Terra.
- A discussão e as atividades destas páginas valorizam os conhecimentos historicamente construídos a respeito da energia solar, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC. Além disso, a atividade sugerida, associada à discussão, fornece bases para a reflexão sobre alternativas para a geração de energia, desenvolvendo, assim, a Competência geral 7 da BNCC.
- Peça aos alunos que observem a imagem e reconheçam o meio de transporte mostrado. Em seguida, pergunte o que esse avião tem de diferente em relação aos convencionais. Chame a atenção deles para as placas solares e explique que esse avião utiliza a energia solar para se movimentar. Pergunte aos alunos se eles já viram essas placas em outros lugares, como casas, calculadoras, etc.
- Mencione que a tecnologia para o desenvolvimento de meios que utilizem energias alternativas é um tema de relevância mundial e pode ser abarcado com a proposta destas páginas de abertura. Chame a atenção dos alunos para o fato desse avião ter tecnologia dos painéis fotovoltaicos para se deslocar.
- Sugira que discutam, em grupos, sobre as razões pelas quais o Sol é muito importante para nossa vida e dos outros seres vivos, como plantas e animais. Anote na lousa as ideias dos alunos. Eles podem citar aquecimento, fotossíntese, visão, entre outras.
- Em seguida, utilize as questões para organizar os conceitos prévios dos alunos sobre a luz solar.
Mais atividades
- Caso ache interessante, apresente as informações do texto citado que está na lateral da página 107 - MP para os alunos, destacando outra forma de utilização da energia solar. Recomenda-se discutir com a turma sobre a importância da água encanada na região e também sobre a utilização de energia solar em vez de combustível fóssil.
- Com base nesse exemplo, explique que demandas sociais e ambientais não são contraditórias.
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Você sabia que esse avião deu uma volta ao mundo e que ele é movido à energia solar? Resposta pessoal. Isso nos mostra uma das muitas possibilidades do uso da luz solar. Você acha que a luz solar é importante em sua vida? Resposta pessoal.
CONECTANDO IDEIAS
1. Que componente do ambiente esse avião utiliza para funcionar seus motores?
A luz solar.
2. Em sua opinião, qual é a importância desse componente do ambiente para o ser humano? E para o ambiente e os outros seres vivos?
3. Cite outra situação em que o ser humano utiliza esse componente do ambiente para satisfazer suas necessidades.
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Veja a seguir o trecho de uma reportagem sobre o uso de energia solar.
ALDEIA SOLIMÕES INAUGURA SISTEMA DE ÁGUA ENCANADA MOVIDA A ENERGIA SOLAR
[...]
Um projeto implantado em forma de mutirões na aldeia indígena de Solimões, localizada às margens do rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará, inaugurou um sistema de abastecimento de água potável para uso doméstico que vai beneficiar quarenta e quatro famílias. Há 31 anos que a aldeia não possuía serviço de abastecimento de água encanada e coleta de esgoto e lixo.
[...]
Aldeia Solimões inaugura sistema de água encanada movida a energia solar. G1, 13 fev. 2017. Disponível em: https://oeds.link/r0RaI4. Acesso em: 10 mar. 2021.
Conectando ideias
2. Espera-se que os alunos respondam que o Sol é importante porque contribui para manter a temperatura da Terra adequada à vida, além de ser essencial para que as plantas produzam seu alimento e forneçam alimento para outros seres vivos.
3. Os alunos podem citar: aquecimento de água por coletores de energia solar, energia elétrica gerada por usinas solares, secagem de grãos, iluminação de ambientes, etc.
- Anote as principais respostas dos alunos, bem como as ideias levantadas durante a discussão. Utilize essas informações como avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, levando-as em consideração no trabalho com a unidade.
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5 Estudando a luz e o calor fornecidos pelo Sol
Na foto das páginas anteriores, vimos uma utilização da luz solar pelo ser humano. A luz emitida pelo Sol é um dos componentes do ambiente.
Além da luz solar, o ambiente em que vivemos é constituído por seres vivos e por outros componentes necessários à existência da vida no planeta Terra. Observe na imagem parte da casa de Luciana e Teresa.
O solo é muito importante para os seres vivos. Muitas plantas, como as árvores, se fixam no solo.
Além disso, existem animais que vivem tanto sobre o solo como no seu interior, em tocas.
1. O solo também tem relação com as casas que o ser humano constrói?
Espera-se que os alunos respondam que, geralmente, construímos nossas moradias sobre o solo.
2. Cite um ser vivo que é encontrado no interior do solo.
Espera-se que os alunos citem alguns animais como minhocas, formigas, tatus, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 5 - Estudando a luz e o calor fornecidos pelo Sol
14 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e discussão das observações feitas nas páginas 82 e 83.
- Abordagem sobre conteúdos relativos à luz e ao calor do Sol das páginas 84 e 85.
- Desenvolvimento da atividade da seção Na prática da página 85.
- Estudo sobre a intensidade do Sol das páginas 86 e 87.
- Desenvolvimento da atividade da seção Na prática da página 88.
- Abordagem do texto e atividade da página 89.
- Atividades das páginas 90 e 91.
- Desenvolvimento da seção Investigue e compartilhe das páginas 92 e 93.
- Estudo do texto e desenvolvimento das questões das páginas 94 e 95.
- Abordagem conjunta do texto da seção da página 96.
- Estudo do conteúdo abordado na página 97.
- Discussão e análise conjunta das informações do texto da seção Cidadão do mundo da página 98.
- Atividades das páginas 99 e 100.
- Desenvolvimento da seção O que você estudou? da página 101.
- Pergunte aos alunos quais são os elementos não vivos do ambiente que são importantes para os seres vivos. Espera-se que eles citem o calor e a luz solar, discutidos na abertura, mas também o solo, a água e o ar.
- Leia o texto com a turma e, tendo em vista as questões, discuta a importância do solo para as plantas e os animais que se alimentam delas. Explique que o solo serve de abrigo para diversos animais e que os seres humanos também o utilizam para construir as bases de suas moradias.
Mais atividades
- Leve um espelho para a sala de aula e peça a um aluno que expire próximo do espelho, para que a turma veja o que acontece em alguns segundos. Explique que isso ocorre por causa da presença de água em nossa respiração. No ar, ela está no estado gasoso, mas, ao entrar em contato com a superfície do espelho, passa para o estado líquido.
- Leve balões para a sala de aula. Peça aos alunos que os encham e, em seguida, pergunte o que está no interior deles. Verifique se os alunos concluem que, ao assoprar, eles inserem ar nos balões, pois o ar passa do corpo da pessoa para seu interior.
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O ar é outro componente do ambiente. Apesar de não ser visível, ele é indispensável para a existência da vida. O ar pode ser encontrado no solo, dissolvido na água, dentro de objetos, nas plantas, no corpo do ser humano e de outros animais.
3. Sopre sua mão. O que você percebe?
Espera-se que os alunos respondam que percebem que há ar no interior do corpo humano.
A água é o componente do ambiente que cobre grande parte da superfície do planeta Terra.
Em nosso planeta, podemos encontrar água nos mares, nos rios, nos lagos, no solo, no ar, nas plantas e no corpo dos seres vivos.
4. Como podemos perceber a existência de água no corpo humano?
Espera-se que os alunos respondam que podem perceber na saliva, nas lágrimas, no suor e na urina.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As questões desta página incentivam os alunos a explicarem fenômenos com base na observação do mundo real, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- Utilize as questões desta página para verificar se os alunos percebem a presença de água e ar no próprio corpo. Informe a eles que os seres vivos necessitam de água para sobreviver. Sem beber água, uma pessoa sobrevive poucos dias, pois precisa dela em quantidades adequadas para se manter hidratado e saudável. A hidratação do corpo é mantida não apenas por sua ingestão diretamente, mas também de sucos naturais, alimentos que contêm água, etc.
- Mencione aos alunos outras situações em que utilizamos água em nosso dia a dia, por exemplo, lavar e preparar alimentos, tomar banho, escovar os dentes, etc. Em muitas atividades que o ser humano realiza, ocorre o desperdício de água potável, própria para a ingestão humana. É o caso de pessoas que lavam a calçada, o quintal, a louça com a torneira aberta o tempo todo ou ensaboam-se durante o banho com o chuveiro aberto. Pergunte aos alunos se conhecem alguém que tem esse tipo de atitude e aconselhe-os a conversar com essa pessoa sobre o assunto. Eles devem perceber que somente com a cooperação de todos será possível evitar a escassez de água.
- Enfatize aos alunos que o ar é essencial para a vida da maioria dos seres vivos, que não sobrevivem sem a presença dele. Nele, existem gases essenciais à vida, como o gás oxigênio, necessário para a respiração, e o gás carbônico, que participa da produção de alimentos pelas plantas fotossintetizantes, ou seja, que realizam fotossíntese.
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Percebendo a luz e o calor fornecidos pelo Sol
Juliana estava brincando com uma bola no quintal de sua casa no final da tarde. Ao parar de brincar, ela se esqueceu de guardar a bola.
À noite, ela se lembrou da bola que tinha ficado no quintal e resolveu procurá-la.
Como não havia lâmpada elétrica no quintal, Juliana não conseguiu encontrar a bola.
deslocar ícone para a linha de cima
5. Nessa situação, por que a luz é importante?
Espera-se que os alunos respondam que a luz ilumina o ambiente, permitindo que enxerguemos o que está ao nosso redor.
Como você procederia para encontrar a bola nessa situação?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que utilizariam uma lanterna ou outro equipamento que emite luz quando ligado.
No dia seguinte, ao voltar da escola, Juliana procurou sua bola e a encontrou. Ao pegar a bola, sentiu que ela estava aquecida.
6. Por que Juliana conseguiu enxergar a bola no dia seguinte?
Espera-se que os alunos respondam que é porque o ambiente estava iluminado pela luz solar.
7. O que aqueceu a bola?
Espera-se que os alunos respondam que foi o calor proveniente da luz solar.
Juliana também encontrou uma pá de jardim no quintal. Ela percebeu que a parte metálica da pá estava refletindo a luz solar.
Evite se expor à luz solar entre 10 horas e 16 horas. Além disso, use protetor solar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As questões desta página levam os alunos a explicarem o papel da luz na visão com base na observação de fatos, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC. Além disso, há reforço de bons hábitos associados à manutenção da saúde, o que desenvolve a Competência geral 8 da BNCC.
- Pergunte aos alunos se eles enxergam melhor os objetos no claro ou no escuro e incentive-os a contar suas experiências.
- Solicite que observem com atenção as duas imagens e descrevam o que eles acham que deve ter acontecido. Em seguida, conte a história de Juliana e trabalhe as questões.
- A questão apresentada tem como objetivo saber que atitudes os alunos tomariam se não tivessem a presença de luz proveniente de uma fonte natural para encontrar algum objeto no escuro. Deixe que expressem o que julgarem mais adequando considerando suas realidades. Pode ser que alguns deles não tenham acesso a uma lanterna e podem responder vela, lampião ou outro equipamento.
- Valorize as respostas dos alunos e oriente aos demais que respeitem os colegas e ouçam o que têm a dizer.
- Converse com os alunos sobre os hábitos deles em relação à proteção solar. Explique que, embora a luz solar seja importante para os seres vivos, incluindo os humanos, é necessário tomar alguns cuidados para evitar prejuízos à saúde, como a insolação e o câncer de pele.
- Enfatize a necessidade de utilizar protetor solar, usar boné, roupas claras e tomar bastante líquido quando se expuser à luz solar, além de evitá-la nos horários indicados no livro.
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O Sol é a estrela que forneceu a luz que iluminou e aqueceu a bola de Juliana na situação da página anterior. A Terra gira ao redor do Sol. Assim, nosso planeta recebe luz e calor provenientes dessa estrela.
Sol cerca de 1,390 milhão de quilômetros de diâmetro.
Terra cerca de 12756,2 quilômetros de diâmetro.
A luz e o calor fornecidos pelo Sol são componentes do ambiente essenciais à vida na Terra.
Podemos perceber a luz solar por meio da claridade existente no ambiente durante o dia. Já o calor proveniente da luz solar pode ser percebido de diferentes maneiras, como na situação vivenciada por Juliana.
NA PRÁTICA
- Como podemos perceber o calor do Sol?
Espera-se que os alunos respondam que podem perceber o calor do Sol por meio do aquecimento de objetos deixados sob a incidência da luz solar, ao sair em dias ensolarados e perceber na pele o ar aquecido, entre outras situações.
Para verificar como podemos perceber a influência do calor do Sol em um objeto, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- duas bolas de borracha
Coloque uma das bolas em um local que não receba luz solar diretamente. Em seguida, coloque a outra bola em um lugar que receba luz solar diretamente. Deixe-as nesses locais por 40 minutos.
1. Ao tocar as bolas, qual está com maior temperatura?
2. Como você explica esses resultados?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade prática desta página exercita a investigação, a elaboração de hipótese e a análise de resultados, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Peça aos alunos que observem a imagem representando o Sol e a Terra. Pergunte o que eles notam em relação à luz do Sol que chega à Terra. Espera-se que eles percebam que uma parte da Terra não recebe luz. Explique que, na parte dela que está na sombra, é noite, e que, na parte iluminada, é dia.
- Comente que, além da Terra, existem outros sete planetas que giram ao redor do Sol e que dele recebem luz.
- Realize a atividade prática com os alunos. Para isso, na aula anterior, solicite a eles que levem as duas bolas necessárias para a atividade. Providencie bolas extras para os que não tiverem o material. Antes de realizar a atividade, é fundamental discutirem a questão inicial.
- Este experimento deve ser realizado em um dia ensolarado. Os alunos devem discutir os resultados em duplas, com base nas questões. Comente que o material que forma a bola influencia no aumento de temperatura.
- Caso os resultados desta atividade experimental não tenham sido satisfatórios, questione os alunos sobre o que pode ter ocasionado o fato: tempo de exposição, materiais utilizados, intensidade dos raios solares, entre outros motivos que possam ser levantados.
Comentários de respostas
1. Espera-se que os alunos respondam que a bola que recebeu luz solar diretamente ficou com maior temperatura do que a bola que não recebeu luz solar diretamente.
2. Espera-se que os alunos respondam que o calor proveniente do Sol foi o responsável por aquecer uma das bolas.
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A intensidade de luz solar que atinge a Terra não é a mesma em todas as regiões do planeta, ao mesmo tempo. Observe as fotos a seguir.
A diferença na intensidade de luz recebida nas diferentes partes do planeta ocorre graças à inclinação do eixo de rotação da Terra.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com esta página permite a construção de conhecimentos sobre o mundo físico para explicar a diferença de temperatura entre partes distantes do globo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- Solicite aos alunos que observem atentamente as duas fotos e as descrevam. Leia a legenda e pergunte se eles sabem em que parte do planeta Terra se situam esses lugares. Mostre em um globo a localização de Fernando de Noronha e do Canadá, antes de promover uma discussão sobre qual desses ambientes está recebendo intensidade maior de luz e calor fornecidas pelo Sol. Durante a conversa, espera-se que citem Fernando de Noronha. Comente que esta cidade está localizada mais próximo à Linha do Equador do que o Canadá. Com isso, a luz solar atinge o Canadá de forma mais inclinada do que atinge Fernando de Noronha e, por isso, com intensidade menor.
- Explique que a Terra gira em torno de um eixo imaginário inclinado. Mostre o movimento de rotação no globo e o eixo de inclinação no esquema da página.
- Peça aos alunos que observem a ilustração e avaliem a quantidade de luz recebida nesses dois locais.
Mais atividades
- Sugira aos alunos uma atividade com projeção de sombras formadas pelas mãos em uma parede. Para isso, apague as luzes da sala e utilize uma lanterna por grupo de alunos. A lanterna deve apontar para a parede.
- Mostre como representar um coelho com o antebraço na vertical, fechando a mão sem dobrar os dedos médio e indicador, e um jacaré com o antebraço na horizontal, mantendo os dedos esticados e unidos, e o polegar sob o dedo médio. Incentive os alunos a descobrirem outras formas de representar animais.
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Além de girar ao redor do Sol, a Terra gira ao redor de si mesma. Esse movimento é chamado movimento de rotação. Veja abaixo.
No decorrer do dia, podemos observar o Sol, aparentemente, em diferentes posições no céu. Isso ocorre por causa do movimento de rotação da Terra.
Veja o que Vinícius fez. Para observar a projeção de sua sombra, ele foi ao jardim de sua casa em três horários diferentes.
Vinícius passou protetor solar e ficou exposto à luz solar somente o tempo necessário para observar a projeção de sua sombra.
Não fique exposto à luz solar por um longo período de tempo e sem proteção.
PNA
8. Converse com os colegas sobre a posição e o tamanho da sombra de Vinícius, em cada horário do dia em que ele observou.
Espera-se que os alunos comentem que a posição e o tamanho da sombra formada são diferentes em cada horário.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Nesta página, os alunos são apresentados às variações de tamanho das sombras e sua relação com a posição do Sol, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF02CI07 da BNCC.
- As questões desta página incentivam os alunos a compreenderem seu papel na manutenção da saúde de seu próprio corpo ao convidá-los a refletir sobre os próprios hábitos, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- As trocas de ideias e experiências entre os alunos permitem que construam hipóteses, promovendo o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Peça aos alunos que observem o esquema e digam o que representa a flecha. Formalize o conceito de rotação com o auxílio do texto.
- Solicite que observem as imagens que representam as situações vivenciadas por Vinícius e leiam as legendas com atenção. Em seguida, peça a eles que formem duplas para discutir o que essa sequência de ilustrações mostra em relação às sombras, respondendo à questão 8.
- Explique que o menino da imagem não ficou exposto ao Sol o dia inteiro, pois isso faz mal à saúde.
- Retome, quando preciso, o fato de não ser saudável ficar exposto à luz solar por um longo período de tempo sem o uso de protetor solar. Isso evita irritações e doenças na pele. Diga-lhes para fazerem uso de boné e óculos escuros.
Mais atividades
- Oriente os alunos a usarem o próprio corpo para descobrirem a relação entre a posição do Sol no céu e a formação das sombras. Organize os alunos em duplas.
- Em um local da escola onde o Sol esteja visível, solicite às duplas de alunos que desenhem o contorno das sombras durante o período de aula (ao entrar, na hora do intervalo, um pouco antes do horário da saída), sempre no mesmo local. Para isso, um aluno fica parado e o outro desenha a projeção da sombra do colega. Em seguida, mudem de posição. Depois disso, peça que observem como as sombras foram formadas ao longo do dia.
- É importante que os alunos estejam protegidos usando protetor solar e ficando expostos ao Sol apenas o suficiente para realizar a atividade.
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NA PRÁTICA
- Como as diferentes posições aparentes do Sol no céu interferem na formação das sombras?
Espera-se que os alunos respondam que as sombras se formam na posição oposta à da fonte de luz, no caso, o Sol.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- lanterna
- tubo de cola
Apague as lâmpadas e feche as cortinas da sala de aula. Coloque o tubo de cola no centro de uma mesa.
Aponte a lanterna levemente inclinada à esquerda do tubo de cola e acenda-a. Observe como ficou a sombra que se formou (A).
Depois, posicione a lanterna acesa acima do tubo de cola e, novamente, observe a sombra (B).
Por último, aponte a lanterna acesa à direita do tubo de cola e observe a sombra formada (C).
Caso a atividade seja realizada em casa com a ajuda de um adulto, peça-lhe que grave com um telefone celular a realização da atividade.
Considere que a lanterna representa o Sol ao longo do dia.
1. O que ocorre com a sombra do tubo de cola quando você altera a posição da lanterna?
Espera-se que os alunos respondam que a sombra muda de posição e de tamanho, conforme o movimento da luz da lanterna.
PNA
2. Com base no que você observou nesta atividade, explique com suas palavras o que acontece com a sombra de um objeto na superfície da Terra com a movimentação aparente do Sol no céu, ao longo do dia.
Espera-se que os alunos respondam que conforme a posição aparente do Sol se altera no céu, as sombras dos objetos na Terra também mudam de posição e de tamanho. No entanto, isso ocorre devido ao movimento de rotação da Terra.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade desta página leva os alunos a elaborarem hipóteses, realizarem experimentos e analisarem resultados obtidos, apropriando-se da abordagem científica, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Por meio da elaboração de explicações para debater com os colegas, é trabalhado o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Divida os alunos em grupos. Solicite antecipadamente a cada grupo que leve uma lanterna e um tubo de cola para a sala de aula. Providencie algumas lanternas extras para os alunos que se esquecerem de levar.
- Cada grupo de alunos deverá permanecer ao redor de uma carteira, onde ficará o tubo de cola, observando as sombras que serão formadas.
- Feche as janelas e apague a luz da sala, procurando deixar a sala de aula o mais escura possível para a realização da atividade prática. Isso vai interferir nos resultados da atividade, possibilitando ter mais visibilidade das sombras.
- Promova uma discussão a respeito do que eles observaram durante a atividade e anote as ideias levantadas na lousa. Explique o que ocorreu na atividade, mostrando as posições com a lanterna apagada.
- Diga-lhes para tomarem cuidado de não direcionar a luz da lanterna nos olhos uns dos outros, porque isso pode causar desconforto na visão.
- É importante que, ao final da atividade, os alunos retomem a questão inicial e percebam se a hipótese levantada se confirmou. Após a atividade prática, peça a eles que leiam as ideias escritas na lousa e opinem sobre elas.
- Observe atentamente e anote como foi a participação dos alunos durante a realização da atividade prática. Anote também as dúvidas, os questionamentos e as conclusões deles. Motive-os a fazer comentários sobre suas conclusões. É importante manter um bom relacionamento com os alunos, para que eles tenham liberdade para fazer perguntas e comentários. Ao final, verifique se todas as dúvidas foram esclarecidas.
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A REPRESENTAÇÃO DO SOL NA ARTE
O Sol é um elemento bastante frequente em obras de arte. Além dos efeitos de luz presentes em muitas pinturas, diversos pintores se inspiraram no Sol e o representaram em suas telas.
A imagem abaixo é a reprodução de uma pintura do artista holandês Vincent van Gogh (1853-1890).
Ele retratou a natureza e seus elementos em suas obras.
9. Agora, você é o artista. Em seu caderno ou em uma folha de papel, faça um desenho inspirado no Sol.
Resposta pessoal.
ATENÇÃO
Não olhe diretamente para o Sol.
PARA SABER MAIS
- A bola dourada, de Nicole de Cock. FTD.
Embarque na aventura da bola dourada ao redor do planeta. Durante essa jornada, a bola conhece várias pessoas e animais em diversos lugares ao redor do mundo.
- O caminho do Sol no céu, de vários autores. Eduel.
Entenda por que o Sol parece "caminhar" no céu todos os dias. Para isso, você vai precisar se lembrar dos pontos cardeais e das suas noções de espaço.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicite aos alunos que observem atentamente a pintura e descrevam os elementos naturais representados. Explique que essa obra é do artista holandês Vincent van Gogh, que viveu na segunda metade do século XIX. Diga que ele foi um dos pintores que questionaram radicalmente a representação da natureza como ela vinha sendo feita desde a Renascença, fornecendo as bases do expressionismo.
- Destaque as sugestões de leitura apresentadas na seção Para saber mais. Oriente os alunos a procurá-las com a ajuda dos pais ou responsáveis, incentivando a leitura e desenvolvendo a literacia familiar.
Destaques BNCC
- O texto e a atividade desta página valorizam a pintura como manifestação artística, desenvolvendo o senso estético e contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
- A atividade sugerida pode ser uma oportunidade de relacionar os componentes curriculares de Arte e Ciências. Apresente aos alunos técnicas e materiais interessantes para a representação do Sol em trabalhos artísticos.
- Se considerar importante, você pode compartilhar mais informações a respeito da vida de Vincent van Gogh.
[...] Van Gogh nascera em 1853 em Groot-Zundert (Holanda), filho de um vigário. Era um homem profundamente religioso, que trabalhara como pregador leigo na Inglaterra e entre os mineiros belgas. [...] Um irmão mais moço, Theo, que trabalhava na loja de um marcharia, apresentou-o a pintores impressionistas. [...] [Em] dezembro de 1888, sucumbiu e teve um acesso de loucura. Em maio de 1889, foi internado num asilo psiquiátrico, mas ainda tinha intervalos lúcidos durante os quais continuou a pintar. A agonia durou mais quatorze meses. Em julho de 1890, Van Gogh pôs fim à vida - estava com 37 anos, [...], e sua carreira como pintor não durara mais de dez anos; os quadros em que assenta a sua fama foram todos pintados durante três anos que foram entrecortados de crises e desespero.[...]
GOMBRICH, E. H. A história da arte. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. p. 434-435.
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ATIVIDADES
1. Observe a situação a seguir.
a. O que mantém a pipa de Paula suspensa?
O solo.
O Sol.
X O ar.
b. Você já soltou pipa? Com quem?
Resposta pessoal.
c. Converse com os colegas sobre os cuidados que é preciso ter para evitar acidentes ao soltar pipa.
Espera-se que os alunos respondam que é preciso soltar pipa em locais onde não haja trânsito de veículos e longe de fios elétricos.
2. O pintor francês Henri Nicolas Vinet (1817-1876) representou um ambiente, localizado no Rio de Janeiro, onde podemos encontrar água. Observe a imagem a seguir.
a. Que ambiente Henri representou em sua pintura?
A Cascatinha da Tijuca.
b. Você conhece um ambiente que tem água? Que ambiente é esse?
Resposta pessoal.
c. No ambiente em que você está nesse momento existe água? Onde?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 1 trabalha a explicação de um fenômeno cotidiano com base no conhecimento construído a respeito do mundo físico, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- A atividade 2 valoriza e aborda a observação de uma pintura, desenvolvendo o senso estético e contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
- Peça aos alunos que descrevam a atividade que a menina da foto está realizando. Dependendo do lugar, a pipa é conhecida como papagaio, arraia, cafifa, pandorga, raia.
- Após realizarem o item c da atividade 1, verifique se citaram que as crianças devem brincar em locais públicos sempre acompanhadas de um adulto.
- Converse com os alunos sobre outros brinquedos que funcionam em razão da presença ou do movimento do ar. Por exemplo: cata-vento, pipa, biruta, bolinha de sabão, aviões de papel e até um paraquedas de boneco ou de caixinha. Se possível, confeccione alguns desses brinquedos com os alunos utilizando sucata.
- Na atividade 2, mostre a eles em um mapa do Brasil a localização do estado do Rio de Janeiro. Diga que Henri Nicolas Vinet é um artista francês, nascido em 1817. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro com 39 anos, onde se estabeleceu como professor de Arte.
- Caso ache interessante, aprofunde o assunto sobre as variações regionais dos nomes de brincadeiras, relacionando conteúdos dos componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa. É possível relacionar a influência do regionalismo na linguagem.
- Outra relação que pode ser trabalhada é entre os conhecimentos de Ciências e Arte. Os alunos podem fazer uma pesquisa sobre a importância da representação de paisagens em diferentes períodos da história da Arte e como geralmente elas eram realizadas.
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3. Escreva nos quadros a seguir as letras referentes a cada atividade relacionada ao solo, indicada na ilustração.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
C Construir moradias.
D Deslocar-se.
A Criar animais.
B Cultivar plantas.
4. Veja a situação a seguir.
Leonardo foi passar o dia na casa de seus avós para brincar na piscina. Ao chegar, ele tirou os chinelos e os deixou na sombra de uma mesa próximo à piscina.
CUIDADO
Esteja acompanhado de um adulto quando for brincar na piscina.
Mais tarde, na hora de ir embora, Leonardo percebeu que seus chinelos não estavam mais à sombra e estavam aquecidos.
a. Por que os chinelos de Leonardo não se encontravam mais à sombra na hora em que ele foi embora?
Espera-se que os alunos respondam que a sombra se deslocou porque a posição do Sol no céu, aparentemente, se altera durante o dia por causa do movimento de rotação da Terra.
b. O que aqueceu os chinelos de Leonardo?
Espera-se que os alunos respondam que o calor fornecido pelo Sol aqueceu os chinelos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 4 envolve a percepção de que as posições aparentes do Sol no céu nos diferentes horários do dia estão relacionadas às sombras dos objetos, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF02CI07 da BNCC.
- Na atividade 4, os alunos são questionados sobre o efeito da radiação solar na borracha do chinelo em diferentes situações. Isso contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02CI08 da BNCC.
- A atividade 3 envolve observação e descrição da realidade, enquanto a atividade 4 incentiva a explicação de um fenômeno cotidiano com base no conhecimento construído a respeito do mundo físico, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Por meio da atividade 3 é possível avaliar, com base na observação e na descrição da realidade, se os alunos identificam a importância do solo.
Como proceder
- Oriente os alunos a, primeiramente, observarem atentamente a cena. Peça-lhes que a descrevam antes de realizar a atividade 3. Caso tenham dificuldade em elencar as importâncias do solo, solicite que leiam cada ação apresentada e, em seguida, localizem sua representação na cena.
Objetivo
- A atividade 4 permite avaliar a percepção dos alunos a respeito das posições aparentes do Sol no céu nos diferentes horários do dia.
Como proceder
- Para responder a cada questão, peça aos alunos que observem cada cena e leve-os a perceber o que está acontecendo com a sombra. Deixe que analisem com cuidado e respondam.
- Se tiverem dificuldade na questão a, relembre com eles o que acontece com a sombra ao longo do dia. E, no caso da questão b, o que acontece quando deixamos um objeto exposto à luz solar.
92
INVESTIGUE E COMPARTILHE
- O que acontece quando a luz solar atinge diferentes objetos?
Espera-se que os alunos respondam que pode ocorrer o aumento na temperatura dos objetos. Alguns alunos podem citar também que ocorrerá a reflexão e absorção de parte da luz incidente.
DICA
Fique exposto à luz solar somente o tempo necessário para realizar a atividade e utilize protetor solar.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 6 copos plásticos
- lápis
- 6 pedaços de papel de 2 centímetros x 2 centímetros
- fita adesiva
- termômetro
- água
- areia
- terra vegetal
PNA
A Use o papel para fazer seis etiquetas, três delas indicadas com a letra A e as outras três, com a letra B. Fixe-as em cada dupla de copos, com fita adesiva.
B Em um copo A e em um copo B, coloque água até atingir 3/4 de sua capacidade. Certifique-se de que ambos tenham a mesma quantidade de água.
C Repita o procedimento B com a areia e a terra vegetal, certificando-se de que todos os copos tenham a mesma quantidade de material.
D Coloque os copos com as etiquetas A em um local que receba incidência direta de luz solar, como mostrado para o copo com água.
Imagem referente à etapa D.
E Coloque os copos com as etiquetas B em um local que não receba luz solar diretamente, ou seja, com sombra, como mostrado para o copo com água.
Imagem referente à etapa E.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer o efeito da radiação solar na temperatura em diferentes materiais: água, areia e terra vegetal.
- Manusear e ler um termômetro.
Destaques BNCC e PNA
- Nesta atividade prática, os alunos devem comparar e registrar o efeito da radiação solar em diferentes superfícies e situações, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF02CI08 da BNCC.
- As atividades desta página trabalham a curiosidade científica, a elaboração de hipóteses, a experimentação e a análise de resultados, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- A leitura e a interpretação de temperatura em diferentes materiais permitem desenvolver habilidade de numeracia.
- Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes, para que discutam a questão inicial. Observe a discussão e anote na lousa as ideias que forem mencionadas.
- Leve os materiais necessários para cada grupo. Ensine os alunos a manusearem e lerem os termômetros. Oriente-os a ter cuidado para não derrubar o termômetro. Não deixe que se exponham ao Sol mais do que o necessário.
- É muito importante retomar a questão inicial e pedir aos alunos que analisem as ideias anotadas na lousa. Peça que as comparem com os resultados.
- Para resolver a questão 3, basta subtrair o valor da temperatura medida nos materiais do copo A do valor da temperatura dos materiais do copo B.
93
- Quais dos materiais você acha que vai aquecer mais facilmente?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é permitir a interação entre os alunos e a troca de experiências sobre como eles percebem o aquecimento de diferentes materiais no cotidiano.
F Após uma hora, meça a temperatura dos materiais de cada conjunto de copos, utilizando o termômetro.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o termômetro.
Imagem referente à parte da etapa F.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
PNA
1. Anote no quadro a seguir as temperaturas obtidas para os diferentes conjuntos de copos.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
Copo | Temperatura | ||
---|---|---|---|
Água | Areia | Areia Terra vegetal | |
A | |||
B |
2. Em qual dos conjuntos de copos os materiais estavam com maior temperatura?
Conjunto A.
3. Qual é a diferença de temperatura entre os materiais do copo A e os materiais do copo B?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
4. Como você explica essa diferença?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
5. Converse com os colegas sobre o que aconteceria caso os copos de plástico fossem substituídos por copos de metal.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Após os alunos preencherem o quadro com as temperaturas dos materiais, na questão 1, diga-lhes que essa é apenas uma das formas de apresentar dados, pois também podem ser feitas outras representações, como gráficos, por exemplo.
- Uma variação desse quadro é anotar as temperaturas das amostras em intervalos iguais de tempo, proporcionando aos alunos a percepção do aumento da temperatura do material que ficar exposto ao Sol.
- Para isso, reproduza na lousa um quadro como o apresentado a seguir para desenvolverem juntos essa coleta de dados. Então, peça aos alunos que façam a leitura de 2 em 2 minutos, por exemplo, e anotem no quadro a temperatura no momento.
Tempo (em minutos) |
Temperatura (em graus Celsius) |
2 |
|
4 |
|
6 |
|
8 |
|
10 |
|
... |
- Em seguida, representem por meio de um gráfico de colunas as temperaturas encontradas em função do tempo. Para isso, podem fazer uso de papel quadriculado ou de um software de planilha eletrônica.
Comentários de respostas
1. A resposta para completar o quadro depende da temperatura da água, da areia e da terra vegetal de cada copo no momento da realização da atividade.
3. A resposta pode ser obtida realizando uma subtração entre a temperatura registrada nos materiais do copo A e a temperatura registrada nos materiais do copo B.
4. Espera-se que os alunos expliquem que, ao atingir diretamente a água, a areia e a terra vegetal do copo A, a luz solar aqueceu esses materiais. Isso não aconteceu com os materiais do copo B, pois ele ficou em um local onde não recebeu luz solar diretamente.
5. Espera-se que os alunos respondam que os copos de metal ficariam mais aquecidos do que os copos plásticos.
94
Luz e calor fornecidos pelo Sol e os seres vivos
Luzia deixou uma caixa de papelão com a abertura voltada para baixo sobre a grama do quintal de sua casa. Após cinco dias, ela retirou a caixa.
1. O que aconteceu com a grama que estava coberta pela caixa de papelão?
A grama estava mais clara (amarelada).
2. Você acha que essa situação prejudicou a planta? De que maneira?
Tal situação prejudicou a produção de alimento da planta, pois ela precisa de luz para realizar a fotossíntese e produzir seu próprio alimento.
As plantas utilizam a luz fornecida pelo Sol para produzir seu próprio alimento, por meio de um processo chamado fotossíntese.
- fotossíntese:
- processo realizado pela maioria das plantas em que gás carbônico e água são transformados em alimento com o auxílio da luz solar, resultando na liberação de gás oxigênio no ambiente
Os animais que se alimentam de plantas obtêm delas a energia de que necessitam para sobreviver.
Procure comer partes de plantas em suas refeições.
3. Podemos afirmar que os seres humanos dependem da luz solar em sua alimentação?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois os seres humanos podem se alimentar de plantas e de outros animais que também se alimentam de plantas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A análise da situação apresentada envolve a apropriação de conhecimentos historicamente construídos sobre fotossíntese para explicar um resultado, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- Além disso, o boxe Atitude legal leva os alunos a compreenderem seu papel na manutenção da saúde do próprio corpo ao convidá-los a refletir sobre seus hábitos alimentares, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- Pergunte aos alunos por que a luz é importante para as plantas, recapitulando os conceitos trabalhados na unidade 1. Peça a eles que leiam a situação descrita e discutam as questões 1 e 2.
- Explique brevemente o conceito de fluxo de energia em uma cadeia alimentar, ou seja, que a energia luminosa é captada pelas plantas e outros seres que realizam fotossíntese, e essa energia é passada para os animais por meio da alimentação. Diga que uma parte da energia é perdida ao longo da cadeia.
- Explique aos alunos que as plantas têm vários nutrientes importantes para a manutenção da saúde do corpo. Assim, incentive-os a comentar sobre seus hábitos alimentares, de modo que façam uma autoavaliação.
Mais atividades
- Organize a turma em grupos de três alunos. Forneça dois copos plásticos e quatro grãos de feijão para cada grupo.
- Oriente-os a colocar um pedaço de algodão em cada copo e dois grãos de feijão sobre cada algodão. Um copo deve ser colocado em um local com incidência de luz solar e outro em um local com sombra. Peça a eles que identifiquem seus copos com os nomes dos integrantes do grupo. Explique que devem manter os pedaços de algodão sempre úmidos.
- Eles devem observar o que acontece com os feijões durante uma semana e anotar no caderno as observações.
95
O calor fornecido pelo Sol contribui para manter a temperatura da Terra adequada ao desenvolvimento da maioria dos seres vivos. Além disso, o calor solar participa na formação do vento e do ciclo hidrológico no ambiente.
Além de serem importantes para a vida, a luz e o calor fornecidos pelo Sol têm sido utilizados pelo ser humano em diversas atividades, como na produção de energia elétrica e no aquecimento da água.
Os aquecedores solares são utilizados para aquecer a água armazenada na caixa-d'água a partir da energia solar. A água aquecida pode ser utilizada no banho e em outras atividades da residência.
Os painéis solares, chamados fotovoltaicos, convertem a luz solar em energia elétrica.
Que dicas você daria a um colega para economizar energia elétrica? Resposta pessoal.
4. Qual é a importância econômica de se utilizar a energia proveniente do Sol?
Espera-se que os alunos respondam que a utilização da luz solar na geração de energia elétrica ajuda na economia de energia elétrica.
5. Essa atitude ajuda o ambiente? Por quê?
Espera-se que os alunos respondam que ela contribui para reduzir a necessidade e eletricidade proveniente de usinas elétricas, o que contribui para menor impacto ao ambiente.
6. Volte às páginas 80 e 81, que apresentam uma atividade em que o ser humano utiliza a luz solar. Você precisa complementar suas respostas?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a repensarem sobre a importância da luz solar tanto para os seres humanos quanto para outros seres vivos ao realizarem suas atividades cotidianas e satisfazerem suas necessidades.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com esta página possibilita aos alunos compreenderem seu papel na economia de recursos, desenvolvendo consciência socioambiental, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC. Além disso, permite o trabalho com um tema de relevância mundial - o uso de tecnologia para suprir algumas necessidades.
- Explique a diferença entre aquecedores solares e painéis fotovoltaicos, mostrados na foto. Pergunte aos alunos se já viram esses dispositivos.
- Informe a eles que a energia elétrica utilizada para o funcionamento de uma casa provém, geralmente, de usinas, como as hidrelétricas. Todas as usinas têm impacto ambiental. É importante que eles discutam sobre os impactos ambientais provenientes das usinas hidrelétricas. Eles devem associá-los às inundações, perda de hábitat de diversos seres vivos, por exemplo.
- Explique que a utilização de energia solar é uma forma alternativa de manter o funcionamento da casa. Peça aos alunos que discutam as questões em grupos de quatro ou cinco integrantes.
- Aproveite as imagens dos coletores solares e dos painéis fotovoltaicos sobre o telhado da casa para conversar com os alunos sobre o desenvolvimento tecnológico que permitiu utilizar a energia luminosa tanto para aquecer água quanto para gerar energia elétrica.
- Trata-se de usar um recurso natural renovável e diminuir impactos no ambiente.
Os alunos podem citar dicas, como:
- aproveitar a luz solar para iluminar os ambientes durante o dia, abrindo as cortinas e janelas;
- tomar banhos rápidos;
- desligar os aparelhos elétricos que não estão sendo utilizados e retirá-los da tomada;
- apagar as lâmpadas elétricas ao sair dos ambientes;
- comprar aparelhos elétricos mais eficientes e que tenham baixo consumo de energia elétrica.
96
A LUZ SOLAR E OS RIBEIRINHOS
Os ribeirinhos são povos que vivem em pequenas comunidades, em sua maioria, à beira dos rios. A atividade principal dos ribeirinhos é a pesca artesanal.
Por morarem em locais afastados das cidades, muitas vezes, de difícil acesso, muitos ribeirinhos não têm acesso à energia elétrica proveniente da rede elétrica.
No entanto, já existem comunidades em que foram instaladas pequenas usinas solares para gerar energia elétrica a partir da luz solar.
Outra ajuda importante para os ribeirinhos veio por meio do projeto Litro de Luz.
Esse projeto utiliza garrafas PET com água para aproveitar a luz solar para iluminar ambientes durante o dia e placas solares associadas a lâmpadas LED e garrafas PET para iluminar os ambientes durante a noite.
O projeto Litro de Luz melhorou a qualidade de vida de várias comunidades ribeirinhas em Caapiranga, no Amazonas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Esta seção apresenta uma solução viabilizada para uma comunidade ribeirinha pelo projeto Litro de Luz. O conhecimento a respeito dessa iniciativa e dessa tecnologia contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Peça aos alunos que observem atentamente as fotos e pergunte quais devem ser os assuntos tratados no texto. Espera-se que citem: energia solar, eletricidade, rio, comunidade, tecnologia entre outros. Em seguida, leia o texto e promova uma discussão sobre o que eles compreenderam. Valorize as comunidades ribeirinhas e diga que os projetos apresentados são exemplos de medidas que visam à sustentabilidade.
- Para saber mais sobre esse projeto, acesse o site do projeto Litro de Luz, disponível em: https://oeds.link/hBtI5j. Acesso em: 11 mar. 2021. As informações encontradas podem ser compartilhadas com os alunos ou, caso a escola tenha um laboratório de informática com computadores conectados à internet, você pode levá-los lá para explorarem o site.
- Peça aos alunos que, junto a seus pais ou responsáveis, procurem iniciativas que auxiliam na geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos. Comente que esse tipo de energia é limpa, não prejudica o ambiente e é renovável. Porém, para que seja utilizada no período noturno, é necessário o uso de baterias carregadas durante o dia, assim fornecem energia à noite.
Mais atividades
- Caso ache interessante, monte uma lâmpada de garrafa PET. Adicione água e algumas colheres de água sanitária à garrafa e, em um dia ensolarado, mostre aos alunos o efeito de refração do objeto. Explique que esse mesmo efeito ocorre ao instalar a garrafa em um buraco no teto de um local fechado.
- Comente com os alunos que o ser humano tem desenvolvido tecnologia para levar energia elétrica para comunidades distantes de centros urbanos. De forma geral, essas tecnologias utilizam um recurso natural que está acessível para essas comunidades. Converse sobre a importância do uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
97
Cuidados com a luz e o calor fornecidos pelo Sol
A luz e o calor fornecidos pelo Sol, em horários adequados, são importantes para nossa saúde. Ficar exposto à luz solar por muito tempo e em horários inadequados pode causar alguns problemas de saúde, como queimaduras na pele, irritações nos olhos, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, câncer de pele.
Dessa forma, devemos ter alguns cuidados para evitar esses problemas. Veja.
7. Marque um X nos cuidados que você tem para se proteger da luz e do calor fornecidos pelo Sol.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação dos cuidados que eles têm ao se exporem à luz solar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Nesta página, os alunos são apresentados ao efeito da radiação solar em superfície escura e clara. Isso contribui para o desenvolvimento da habilidade EF02CI08 da BNCC.
- A situação apresentada nesta página incentiva os alunos a descobrirem seu papel na manutenção da saúde do próprio corpo ao convidá-los a refletir sobre os cuidados em relação à luz solar, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- Leia o texto com os alunos, ressaltando a importância de se protegerem da luz solar. Diga aos alunos que precoce é algo que acontece antes do tempo próprio, ou seja, adiantado.
- Durante a leitura, é essencial que os alunos percebam a importância desses cuidados e desenvolvam a capacidade de se autoanalisarem, para verificar se eles têm essas precauções.
- Explique que materiais de cores escuras absorvem quantidade maior de luz. Essa característica é resultado do fato de que superfícies claras refletem mais raios solares do que superfícies escuras. Para que vocês percebam essa interferência, leve para a escola uma camiseta de cor preta e uma camiseta de cor branca, coloque-as sob a incidência da luz solar e, após 15 minutos, recolha-as. Oriente os alunos a tocá-las para sentir a diferença de temperatura.
- Explique também que os protetores têm diferentes fatores de proteção e que eles são feitos de substâncias que minimizam os efeitos prejudiciais da exposição ao Sol. Leve para a sala de aula uma embalagem de protetor solar para que os alunos observem seus componentes.
98
CIDADÃO DO MUNDO A luz do Sol e os cuidados com a pele
Sempre que vai à praia, Jean espera seus pais passarem protetor solar em seu corpo antes de brincar. Além disso, ele usa boné e óculos escuros.
Como gosta de brincar na água, Jean sempre pede aos seus pais que reapliquem o protetor solar.
Os cuidados que Jean e sua família têm são necessários porque a exposição da nossa pele à luz solar poderia causar doenças graves, como o câncer de pele.
A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é utilizar protetor solar todos os dias e não apenas na praia ou na piscina.
Os protetores solares se diferenciam pelo fator de proteção solar (FPS) com valores que variam de 6 a 100.
Os médicos recomendam o uso de protetores com fator de proteção de no mínimo 15. A aplicação deve ser feita pelo menos 15 minutos antes de se expor à luz solar, nas quantidades indicadas abaixo, para crianças e adultos.
1. Você usa protetor solar, óculos escuros e chapéu para se proteger quando fica exposto à luz solar?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
PNA
2. No caderno, faça um texto explicando a importância do cuidado com a pele ao se expor à luz solar e do uso do protetor solar.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Reconhecer a importância de se proteger da luz solar.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção aprofunda os conhecimentos a respeito da proteção em relação à radiação solar, levando os alunos a refletirem sobre seu papel na manutenção da saúde do próprio corpo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- A produção de um texto explicativo, seguida de uma leitura, permite trabalhar os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e fluência em leitura oral.
- Leia o texto com os alunos, acrescentando informações sobre os protetores solares. O fator de proteção solar se relaciona com o tempo que a pele fica protegida ao ser exposta à luz solar. Por exemplo, o fator 15 significa que a pele fica protegida durante um tempo 15 vezes maior do que ficaria sem a proteção. Ou seja, se a pele de uma pessoa exposta à luz solar sem protetor solar ficaria sem sintomas visíveis de queimadura por 2 minutos, com protetor fator 15, esse tempo seria de 30 minutos.
- Aproveite a embalagem de protetor solar que você levou para a sala para desenvolver o conteúdo estudado na página 97. Juntos, identifiquem o fator de proteção desse protetor, associando-o ao tempo de exposição.
- Em seguida, discuta a primeira questão com os alunos e peça a eles que conversem sobre a segunda questão em duplas, antes de elaborar o texto.
Comentários de respostas
1. O objetivo desta questão é fazer os alunos refletirem sobre seus hábitos e a importância dos cuidados com a pele para evitar o câncer de pele.
2. Espera-se que, no texto, os alunos relacionem os cuidados com a proteção da pele à diminuição de possibilidade de a luz solar provocar câncer de pele, uma doença grave.
- Aproveite a situação da cena e discuta com os alunos que, ao brincar na praia ou na piscina, é importante ter um adulto acompanhando, para cuidar tanto do tempo de brincadeira quanto dos cuidados com a pele e o que deve ser feito ao finalizar a brincadeira.
99
ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
1. Beatriz estudou que as plantas precisam da luz solar para viver. Então, para investigar o que estudou, Beatriz fez o seguinte experimento.
Experimento feito por Beatriz.
A. Fez um corte na lateral de uma caixa de sapatos.
B. Colocou alguns feijões em uma tampa contendo algodão umedecido com água.
C. Colocou a tampa com os feijões dentro da caixa de sapatos. Essa caixa ficou em um local onde recebeu luz solar diretamente.
Beatriz observou o crescimento da planta por aproximadamente 15 dias, mantendo o algodão sempre umedecido. Ela anotou o que observou, diariamente.
PNA
a. Agora, ajude Beatriz a completar o que ela observou sobre o crescimento do feijoeiro.
Após germinar, o c aule do f eijoeiro colocado na caixa cresceu e se alongou em direção à a bertura feita na extremidade da caixa, em busca da l uz.
b. Desenhe no espaço a seguir como ficou o feijoeiro que Beatriz colocou em sua caixa depois que cresceu. Se preciso, desenvolva a atividade.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade 1 envolve a interpretação de um experimento e a previsão de resultados, trabalhando a abordagem própria das ciências, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC. Além disso, a utilização do desenho expressa um resultado de experimento, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
- Completar o texto com palavras específicas do experimento permite o trabalho com o componente da PNA produção de escrita.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Com a atividade 1, é possível avaliar se os alunos percebem a influência do Sol no desenvolvimento de uma planta.
Como proceder
- Auxilie os alunos a compreenderem o experimento. Utilize como referência os experimentos de germinação que eles fizeram na unidade 1 e na sugestão de atividade desta página.
- Para completar o texto da questão a, caso tenham dificuldade, diga-lhes que a primeira letra da palavra a ser completada consta indicada no próprio texto. Peça a todos que digam que palavras completam o texto e escreva-as na lousa.
- Para a questão b, apresente fotos de plantas estioladas e não estioladas para que os alunos as comparem, citando as diferenças (coloração, tamanho das plantas, tamanho das folhas, espaço entre as folhas).
100
2. Marque um X na frase que apresenta informações corretas.
A As plantas não dependem da luz solar para produzir seu próprio alimento.
B As plantas utilizam a luz solar para respirar.
C A luz solar não está relacionada à obtenção de alimentos dos animais.
X D As plantas necessitam da luz solar para produzir seu próprio alimento.
- Agora, explique por qual motivo cada uma das frases que você não marcou um X apresenta informações incorretas.
A Os alunos podem explicar que as plantas produzem seu próprio alimento pelo processo da fotossíntese, o qual necessita da luz solar.
B - Os alunos podem explicar que as plantas utilizam a luz solar para produzirem seu próprio alimento e o ar para respirar.
C - Os alunos podem explicar que como as plantas utilizam a luz solar para produzirem seu alimento e que servem de alimento para muitos animais, a luz solar está relacionada à alimentação dos animais.
3. O pai de Daniel pediu para instalarem placas de aquecimento solar sobre o telhado de sua casa.
- Como essa atitude pode contribuir para a conservação do ambiente?
Ao economizar energia elétrica, menor é a demanda de energia gerada a partir de usinas hidrelétricas. Em períodos de escassez de água por causa das secas, o uso de energia solar pode ser uma alternativa que tem pouco impacto no ambiente.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 3 convida os alunos a refletirem sobre os benefícios da utilização da energia solar, promovendo a consciência ambiental, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
- Veja a seguir um texto que trata da energia solar. deslocar este item para fora do boxe e aplicar no texto a seguir fonte para citação de texto
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade e tem como base o efeito fotovoltaico. O efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel em 1839, é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. Semicondutores são caracterizados pela presença de bandas de energia onde é permitida a presença de elétrons (bandas de valência e bandas de condução) e de outra totalmente vazia (banda proibida ou gap). À temperatura de 0 K, a banda de valência em semicondutores é totalmente preenchida, enquanto a banda de condução se encontra vazia. Já à temperatura ambiente, há energia necessária para que alguns elétrons atravessem o gap e passem para a banda de condução. [...]
TOLMASQUIM, Mauricio Tiomno (Coord.). Energia renovável: hidráulica, biomassa, eólica, solar, oceânica. Rio de Janeiro: EPE, 2016. p. 331. Disponível em: https://oeds.link/8MiilM. Acesso em: 11 mar. 2021.
- Retome a noção de cadeia alimentar e fluxo de energia com os alunos antes de pedir a eles que façam a atividade 2.
- Para a atividade 3, peça aos alunos que discutam em duplas, antes de escrever a resposta. Para saber mais sobre a utilização de energia solar por meio de painéis solares, leia o texto citado na lateral das orientações. Nesse texto, são apresentadas mais informações sobre o funcionamento das células fotovoltaicas.
101
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Observe a sombra de um cone na escola de Júlio e desenhe a posição aparente do Sol em cada momento do dia.
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
2. Júlio e seus colegas coletaram amostras de solo da horta da escola para desenvolverem um experimento.
a. Como você explicaria a situação vivenciada pelas crianças?
Espera-se que os alunos respondam que o solo coletado por Júlio está recebendo maior quantidade de irradiação solar do que as amostras coletadas por Sofia e Olívia à sombra.
b. Você acha que as crianças estão se protegendo da luz e do calor fornecidos pelo Sol?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois estão utilizando roupas claras, bonés e, possivelmente, utilizaram protetor solar para se exporem ao Sol.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1. Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos percebem a movimentação aparente do Sol por meio das sombras.
Como proceder
- Se os alunos tiverem dificuldade em representar a posição aparente do Sol em cada imagem, peça-lhes que observem a posição de cada sombra. Comente que o Sol está na posição contrária, visto que a sombra se forma quando há um objeto que a bloqueie.
2. Objetivo
- Esta atividade possibilita evidenciar se os alunos entendem o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície.
Como proceder
- Oriente os alunos a observarem os detalhes da cena, de forma que percebam que Júlio está sob a incidência direta de luz solar, e as meninas estão próximo de uma árvore de onde recolhem as amostras de solo.
- Caso tenham dificuldade em responder à questão a, diga que ela está associada ao efeito da radiação solar sobre o solo. A amostra de Júlio está sendo coletada de um local que está recebendo incidência direta de luz solar; já Olívia e Sofia estão recolhendo solo de um local que no momento não estava recebendo luz solar diretamente.
- Na questão b, os alunos precisam associar as vestimentas dos alunos aos cuidados com a exposição à luz solar.
Mais atividades
- Peça aos alunos que tragam brinquedos diversos, que serão colocados em uma caixa. Um aluno deve escolher um brinquedo e indicá-lo ao professor, que vai descrevê-lo a outro aluno (cor e forma).
- Com as luzes apagadas e o auxílio de uma lanterna, esse aluno deverá encontrar o brinquedo descrito dentro da caixa. Após a brincadeira, pergunte aos alunos se ela poderia ser feita em ambiente ensolarado e por quê. Espera-se que eles respondam que a luz solar permite a visão dos objetos. Discuta com eles que outros fenômenos decorrem do calor e da luz que recebemos do Sol.
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos |
Como proceder |
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Escreva na lousa quadros com nomes dos seguintes seres vivos: animais terrestres, animais aquáticos marinhos, animais aquáticos de água doce, plantas terrestres, plantas aquáticas fixadas no solo e plantas aquáticas flutuantes. Convide um aluno e oriente-o a escrever "gás oxigênio" abaixo de cada quadro listado na lousa, caso ele julgue que o ser vivo utiliza esse gás. Convide outro aluno para ir até a lousa e indicar a utilização do "gás carbônico" pelos seres vivos, principalmente por aqueles que o usam na sintetização de alimentos. Por fim, outro aluno deve escrever "luz solar" abaixo tanto dos quadros dos seres vivos que a utilizam para sintetizar alimentos (plantas) quanto dos que precisam de calor (plantas e animais). Depois, convide a turma para refletir sobre os apontamentos dos colegas, corrigindo possíveis equívocos, e chame a atenção para a importância dos fatores abióticos para a vida dos seres vivos. |
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Peça aos alunos que fotografem um lugar onde a luz solar incida de forma direta ao longo de um dia. Pode ser um local de sua residência ou mesmo um ambiente da escola, desde que as sombras de alguns objetos possam ser fotografadas em três momentos: no período da manhã, ao meio-dia e ao final da tarde. Se possível, eles devem observar também a temperatura do local (com termômetro) ou a temperatura do dia (nas previsões do tempo). Para finalizar, oriente os alunos a fazerem uma análise da posição das sombras dos objetos, registradas em diferentes períodos ao longo do dia, e como elas mudaram de tamanho. Peça também que verifiquem as temperaturas registradas em cada período. Se julgar adequado, esta atividade também poderá ser realizada por meio de desenhos que representam as sombras dos objetos. |
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Proponha aos alunos uma atividade em duplas para observar e registrar, por meio de desenho, a sombra de um objeto em relação a uma fonte de luz. Para isso, oriente-os a usar uma lanterna e escolher um objeto, como uma borracha escolar ou outro que possa ficar em pé. A fonte de luz deve se deslocar na vertical, representando as posições aparentes do Sol no céu ao longo de um dia. Enquanto um dos alunos movimenta a fonte de luz, outro registra as sombras dos objetos e a localização da fonte de luz em diferentes momentos. Eles devem registrar a posição da lanterna e da sombra do objeto em, pelo menos, cinco posições. Depois, oriente-os a socializar seus desenhos com as demais duplas, para que possam comparar e discutir os resultados encontrados. |
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Peça aos alunos que registrem, por meio de desenhos ou com a construção de um esquema, os cuidados que devem ser tomados em relação à exposição à luz solar: os horários mais adequados, caso seja necessário se expor à luz solar; roupas e acessórios que oferecem proteção, como boné e roupas de tecidos com proteção; não olhar diretamente para o Sol; uso de protetor solar todos os dias, entre outros. Depois, retome com os alunos a seção da página 97 do Livro do estudante e avalie se registraram todos os cuidados necessários para o cuidado da pele. Finalmente, permita aos alunos que socializem seus trabalhos. |