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4 Do que são feitos alguns objetos
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
Nesta unidade, os alunos conhecerão os materiais mais utilizados na produção dos objetos de uso cotidiano. Também serão abordadas as propriedades desses materiais, seu uso na produção de objetos para fins específicos e a importância do uso da tecnologia para melhoria da qualidade dos produtos.
Além disso, serão abordadas maneiras de evitar acidentes domésticos e de trânsito.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Identificar os materiais de que são feitos objetos do cotidiano.
- Reconhecer que a escolha dos materiais pode facilitar a utilização dos objetos, melhorar a qualidade do produto e refletir em economia de recursos.
- Conhecer algumas propriedades dos materiais.
- Relacionar o uso de materiais com suas propriedades.
- Reconhecer potenciais riscos de acidentes domésticos e conhecer formas de preveni-los.
- Reconhecer alguns símbolos existentes em placas e em embalagens de determinados produtos, com o objetivo de prevenir acidentes.
- Refletir sobre os cuidados com a saúde individual e coletiva dentro e fora de casa.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 6 e 8 desta unidade.
Atividade preparatória
A abordagem do tema 6 - Metais, madeira, vidro... começa por meio da observação de um objeto feito de materiais diferentes.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF02CI01 da BNCC, pois os alunos vão identificar de que materiais são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana.
- Providencie dois copos: um de plástico e outro de vidro.
- Mostre os dois copos aos alunos e pergunte qual é a diferença entre eles. Espera-se que respondam que são constituídos de materiais diferentes.
- Pergunte se eles possuem outra diferença, como a resistência, a durabilidade, entre outros. Questione também se já viram copos feitos de outros materiais (papel, porcelana, entre outros).
- Divida a lousa em duas partes: objetos e materiais. Peça aos alunos que identifiquem como classificar os copos, completando o quadro com outros objetos presentes na sala de aula (estojo, cadeira, mesa). Questione se esses objetos poderiam ser feitos de materiais diferentes.
Atividade preparatória
Aproveite a representação da planta de uma casa para iniciar a abordagem sobre acidentes domésticos, dando início também à abordagem do tema 8 - Evitando acidentes.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF02CI03 da BNCC, tendo em vista que os alunos vão discutir cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos.
- Providencie um cartaz com a planta de uma casa.
- Pergunte aos alunos se eles já sofreram algum acidente em casa.
- Divida a lousa em duas partes, de um lado os tipos de acidentes domésticos e do outro as possíveis medidas de prevenção.
- Mostre a eles os cômodos da casa, perguntando quais são os possíveis acidentes que podem acontecer em cada um deles. À medida que forem citando exemplos de acidentes, registre na lousa.
- Depois de registrar as respostas para cada um dos cômodos da casa, peça aos alunos que sugiram formas de prevenir tais acidentes. As medidas de prevenção podem ir desde a supervisão de um adulto até o uso de equipamentos de segurança. Registre as informações na lousa e peça a eles que copiem no caderno.
Nesta unidade, os alunos estudarão os materiais utilizados para produzir objetos que usamos no cotidiano. Eles deverão refletir sobre a importância de aplicar a tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos, tornar seu uso mais fácil, além de compararem vantagens e desvantagens de utilizar diferentes materiais em um produto. Também vão conhecer algumas propriedades dos materiais e maneiras de evitar acidentes relacionados a essas propriedades.
- O trabalho com a página de abertura possibilita aos alunos que desenvolvam reflexões a respeito da valorização dos conhecimentos historicamente construídos e utilizados pela sociedade, percebendo a influência desses conhecimentos nas mais diferentes áreas. Isso contribui para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
- Inicie o trabalho da unidade pedindo aos alunos que observem a foto de abertura e procurem identificar os materiais que compõem o traje do astronauta. Escreva as respostas dadas na lousa.
- Em seguida, peça a eles que tentem identificar objetos na sala de aula que sejam feitos com materiais parecidos com os do traje do astronauta.
Conectando ideias
1. Espera-se que os alunos respondam que os materiais foram escolhidos com base em suas características, as quais permitem que o astronauta explore o espaço com o corpo protegido de temperaturas altas e da radiação solar.
2. Espera-se que os alunos respondam que os objetos que geralmente utilizamos em nosso cotidiano são feitos de madeira, de plástico, de metal, de vidro, de algodão, entre outros materiais.
- Aproveite a foto do astronauta para destacar a importância do desenvolvimento da tecnologia para a produção de produtos como a roupa utilizada por ele. Trata-se de uma necessidade para que estudos sobre o espaço sejam aprimorados.
- O tema Tecnologia faz parte dos estudos da fabricação dos objetos que estão cada vez mais aprimorados seja para facilitar a vida do ser humano, seja para substituir materiais para torná-los mais eficazes e diminuir prejuízos aos seres humanos.
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As roupas dos astronautas são feitas com diferentes materiais, que os protegem contra as condições extremas do espaço. Elas são compostas por várias camadas de materiais, como náilon e poliéster, borracha e vidro. De que são feitas as roupas que usamos aqui na Terra?
Espera-se que os alunos respondam algodão, linho, seda, couro, náilon, poliéster, entre outros materiais.
CONECTANDO IDEIAS
1. Em sua opinião, a escolha dos materiais que compõem os trajes espaciais foi realizada com base em quê
2. De quais materiais geralmente são feitos os objetos que utilizamos em nosso cotidiano?
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
3. Algum material utilizado na elaboração dos trajes espaciais pode ser utilizado na fabricação das roupas que utilizamos em nosso cotidiano? Qual(is)?
Sim, náilon e o poliéster.
MANUAL DO PROFESSOR
- Os alunos costumam ter grande interesse pelo tema Espacial. Veja outras informações sobre os trajes de astronautas.
[...]
Desenvolvida a fim de proteger o corpo humano, a roupa especial usada por astronautas em suas missões espaciais é capaz de:
- regular a temperatura do corpo evitando o grande frio do espaço;
- impedir que o vácuo quase absoluto do espaço arrase com o astronauta;
- protegê-lo contra os raios solares;
- protegê-lo contra os raios cósmicos;
- protegê-lo de minúsculas rochas errantes no espaço;
- evitar atrito, mesmo que pequeno, com corpos existentes no espaço;
- controlar a pressão arterial, entre outros.
[...]
A roupa tem em média 130 kg: esse valor é na verdade a soma da roupa e dos equipamentos auxiliares e de segurança, que possibilitam ao seu usuário condições vitais muito parecidas com as condições terrestres.
[...]
Traje espacial. Laboratório de Vácuo e Criogenia: Instituto de Física "Gleb Wataghin". Disponível em: https://oeds.link/Q96WbO. Acesso em: 11 mar. 2021.
Amplie seus conhecimentos
- LEONARD, Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Nesse livro, é abordado o processo sob o qual as coisas passam. Para isso, são apresentados cinco passos: extração, produção, distribuição, consumo e descarte. suprimir bullet e recuo
Há um documentário de curta duração (20 minutos) baseado nesse livro focado na sociedade de consumo, apontando para a necessidade de vivermos de forma mais justa e sustentável.
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6 Metais, madeira, vidro...
Você já ouviu falar em caneta-tinteiro? Você sabia que antigamente as pessoas utilizavam esse tipo de caneta para escrever?
Resposta pessoal.
A ponta dessa caneta era inserida no tinteiro, retendo parte da tinta. Essa tinta era liberada durante a escrita.
As canetas-tinteiro atuais têm um formato um pouco diferente e são feitas de outros materiais.
1. As canetas que você utiliza atualmente são do tipo caneta-tinteiro?
Espera-se que os alunos respondam que não.
Ao responder à questão anterior, você deve ter notado que as canetas utilizadas atualmente, de modo geral, são diferentes das canetas-tinteiro. As canetas mais utilizadas atualmente são chamadas canetas esferográficas.
Durante a escrita, a esfera existente na ponta da caneta distribui a tinta, contida em um tubo no interior da caneta, no papel, de maneira que não a esparrame. A esfera permite a liberação suficiente da tinta que está no tubo.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 6 - Metais, madeira, vidro...
8 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 104 e 105.
- Preenchimento do quadro da página 106.
- Leitura conjunta com troca de ideias sobre a temática abordada na seção da página 107.
- Desenvolvimento da seção Investigue e compartilhe das páginas 108 e 109.
- Atividades da página 110.
Destaques BNCC
- O trabalho com as páginas de introdução deste conteúdo leva o aluno a conhecer utensílios utilizados no passado, os materiais de que eram feitos e compará-los com os mesmos objetos atuais, promovendo o desenvolvimento da habilidade EF02CI01 da BNCC.
- Pergunte aos alunos se eles já viram, sabem o que é e como se utiliza uma caneta-tinteiro. Se conseguir levar uma, passe entre eles para que possam analisá-la e manipulá-la.
- Peça a eles que analisem uma caneta esferográfica e procurem entender seu funcionamento. Oriente-os a observar atentamente a esfera na ponta da caneta.
- Pergunte aos alunos que vantagens existem na tecnologia atual da produção da caneta. Espera-se que percebam que são mais fáceis de transportar e evitam borrar superfícies.
Mais atividades
- Mostre aos alunos os exemplos de objetos feitos de materiais diferentes presentes no livro, ou observando os presentes na sala de aula ou na escola.
- Peça a eles que perguntem a um adulto ou pesquisem na internet outros exemplos de objetos e de materiais que foram descobertos posteriormente.
- Lembre-os de que a pesquisa na internet deve ser feita sempre utilizando fontes confiáveis e converse um pouco sobre como precisamos de mais de uma fonte de pesquisa.
- Depois de concluída a pesquisa, peça que façam a apresentação.
- Explique aos alunos que os materiais são provenientes de matérias-primas, que podem ser extraídas da natureza, como petróleo, madeira, plantas, entre outras. Outras matérias-primas provêm de materiais artificiais, ou seja, que não são encontrados no ambiente.
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Além das canetas, outros objetos que utilizamos atualmente eram feitos no passado de materiais diferentes dos atuais. O ferro de passar roupas é outro exemplo.
Quando a energia elétrica ainda não fazia parte do dia a dia das pessoas, geralmente utilizavam ferro de passar roupas feito de ferro e aquecido por meio de brasa. Em seu interior era colocado carvão que, após aceso, aquecia o objeto e permitia que ele fosse utilizado para passar roupa.
Os modelos atuais de ferro de passar são feitos de plástico e outros materiais. Eles utilizam a energia elétrica para se aquecer.
2. Qual dos dois tipos de ferro de passar roupas você acha que tem mais vantagens de uso para as pessoas nos dias atuais?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
PARA SABER MAIS
- No meu tempo era assim...: o álbum de lembranças da vovó, de M. Teia. Marco Zero.
Abra o álbum da vovó e encontre vários objetos e como eles eram no passado. Embarque nessa viagem pelo tempo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Pergunte aos alunos se eles já viram, sabem o que é e como se utiliza o objeto da primeira foto, um ferro a brasa.
- Explique a eles o funcionamento do ferro a brasa e pergunte se a estrutura do ferro poderia ser feita de outro material, como madeira ou plástico e por quê. Espera-se que respondam que não, pois a brasa queimaria a madeira e derreteria o plástico.
- Questione-os sobre de que material é feita a alça do ferro a brasa e qual o motivo. Espera-se que identifiquem que a alça é de madeira para que não queime a mão da pessoa que estiver utilizando o objeto.
- Peça aos alunos que identifiquem outras diferenças entre os dois tipos de ferro, além dos materiais. Eles podem dizer que o ferro a brasa não tinha botões e que os novos, além de usarem eletricidade para funcionar, têm compartimentos para colocar água (alguns modelos) e gerar vapor, facilitando ainda mais a tarefa de passar roupas, além da leveza do ferro atual, se comparado ao ferro a brasa.
- Se possível, providencie um ferro desmontado para que os alunos vejam que, por dentro do objeto, ainda há peças feitas de outros materiais, especialmente a resistência metálica, que vai aquecer a base do ferro.
- Aproveite para destacar a importância da chegada da eletricidade para a comodidade da vida do ser humano. Destaque que, com ela, vários produtos e materiais foram atualizados por meio de tecnologias que auxiliaram na realização de atividades cotidianas.
- A sugestão de leitura da seção Para saber mais pode ser indicada para os alunos lerem com os pais ou responsáveis. O objetivo é incentivar a leitura, desenvolvendo a literacia familiar.
Comentários de resposta
2. O objetivo desta questão é que os alunos reflitam sobre a importância dos avanços tecnológicos para facilitar a realização de atividades cotidianas. Eles podem citar que o ferro de passar roupas atual é mais leve, mais versátil e mais fácil de ser utilizado. O antigo, que era feito de ferro, era mais pesado, demandava mais esforço para funcionar, podia sujar as roupas com cinzas, entre outras desvantagens.
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Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, novos materiais foram desenvolvidos a fim de melhorar a eficiência e facilitar a utilização dos objetos. O plástico utilizado no cabo dos ferros de passar roupas atuais, por exemplo, tornou os objetos mais leves, facilitando seu uso.
Antigamente, muitos brinquedos eram feitos de madeira. Atualmente, além da madeira, os brinquedos podem ser feitos de materiais como o plástico, o metal e a borracha.
PNA
3. Liste no quadro a seguir alguns de seus brinquedos. Marque um X nas colunas, identificando de que materiais cada brinquedo é feito.
Resposta pessoal.
Doe brinquedos que você não utiliza mais. Eles podem alegrar o dia a dia de outras crianças.
Nome do brinquedo |
Plástico |
Madeira |
Metal |
---|---|---|---|
- Com os colegas, construam no caderno um gráfico de barras para representar o número de brinquedos feitos utilizando cada material (plástico, madeira e metal).
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade proposta no boxe Atitude legal permite desenvolver nos alunos a Competência geral 10 da BNCC. É importante incentivar ações solidárias que contribuem para a formação de cidadãos atuantes na sociedade em que vivem.
- Escrever no quadro de que material é feito o brinquedo promove o desenvolvimento do componente da PNA produção de escrita. Organizar um quadro e um gráfico incentiva o trabalho com numeracia.
- Realize com os alunos uma ação para a doação de brinquedos. Peça-lhes que tragam os brinquedos para a escola e escolham uma instituição ou comunidade para receber as doações. Envolva-os nesta atividade, tire fotos, promova a integração entre os alunos e as crianças receptoras. Importante: os brinquedos devem estar em boas condições de uso! Questione: Você gostaria de ganhar um brinquedo sujo, faltando partes ou que não funciona? Assim, antes de doar, oriente os alunos a pedirem ajuda a um adulto para, por exemplo, lavar os bichos de pelúcia, as roupas de boneca; costurar o que estiver rasgado; consertar o que estiver quebrado; providenciar pilhas e baterias para os eletrônicos; etc. Brinquedos que vocês não consigam consertar podem ser encaminhados à coleta seletiva, dentro de um saco, com um bilhete grande colado do lado de fora "brinquedos quebrados, precisam de conserto".
- Você pode aproveitar esta ação e fazer um levantamento de dados sobre a doação de brinquedos: quantos tipos de brinquedos foram doados? Com essas informações é possível montar uma tabela e depois um gráfico.
Comentários de resposta
3. Oriente os alunos na construção do gráfico de barras. Pode ser barras verticais (como apresentado na seção Na prática da página 69) ou horizontais. Para isso, disponibilize papel quadriculado ou verifique a possibilidade de usar o laboratório da escola, caso exista, para fazer de forma digital por meio de uma planilha eletrônica. Os procedimentos para o desenvolvimento dessa construção podem seguir os encaminhamentos da atividade da página 69 em que vocês anotem na lousa o número de brinquedos de acordo com o material.
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DESENVOLVIMENTO DO PLÁSTICO
Pense em alguns objetos do seu dia a dia que são feitos de plástico.
Provavelmente, você não terá dificuldade de identificar esses objetos. Isso porque o plástico é um material muito comum em nosso cotidiano. Ele está presente em cadeiras, mesas, garrafas, copos, embalagens de alimentos, brinquedos, entre outros objetos.
O plástico foi desenvolvido pelo ser humano para substituir algumas matérias-primas de origem vegetal, como o algodão e a madeira, algumas de origem animal, como o couro e a lã, e outras matérias-primas extraídas do ambiente, como os metais.
Os objetos feitos de plástico estão presentes em diferentes situações do dia a dia. Na área da saúde, por exemplo, as seringas, que eram feitas de vidro, agora são feitas de plástico. Esse novo material tornou as seringas mais baratas, seguras e descartáveis. O plástico também é matéria-prima de próteses, implantes e equipamentos médicos.
O que devemos fazer com os objetos de plástico que não utilizamos mais?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo do boxe complementar trabalha a Competência geral 1 da BNCC, pois permite aos alunos que percebam que a substituição de materiais para produzir determinados objetos é resultado do conhecimento tecnológico.
- Mostre alguns objetos feitos de plástico para os alunos e explique que, embora sejam todos feitos do mesmo material, há diferenças entre os tipos de plástico. Alguns são mais resistentes, permitindo a reutilização do objeto diversas vezes, até mesmo por anos; outros são mais frágeis e não podem ser reutilizados, ou o serão apenas por poucas vezes.
- Explique que as seringas, apesar de serem feitas de plástico rígido, não devem ser reutilizadas por terem entrado em contato com medicamentos e/ou material biológico. O descarte de seringas usadas não deve ser em lixo comum, pois há risco de contaminação de outras pessoas, como catadores de lixo, e do solo. Na página da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional do Paraná é possível encontrar no site informações, sobre o descarte correto do lixo gerado no tratamento de diabetes, que inclui seringas. Disponível em: https://oeds.link/ydHuH8. Acesso em: 4 ago. 2021.
- Esclareça aos alunos que próteses como a mostrada na foto são peças que substituem membros e articulações do corpo que foram perdidos.
- O desenvolvimento do plástico representa uma tecnologia de relevância mundial. Todavia, o descarte de objetos aumentou com essa tecnologia. Comente com os alunos da importância da reutilização e da reciclagem para a redução de materiais descartados.
- Espera-se que os alunos respondam que podemos reaproveitá-los para outros fins ou separá-los para a coleta seletiva.
- Liste na lousa as ideias levantadas pelos alunos. Peça que apontem quais são as mais pertinentes, que possam ser executadas por eles, como o reaproveitamento de objetos plásticos para a mesma finalidade ou para uso diferente.
- Escolha algumas opções dadas pelos alunos que possam ser realizadas durante a aula e separe uma ou mais aulas para executá-las.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
- Você acha que é possível, utilizar materiais reaproveitáveis para a confecção de brinquedos?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletirem sobre a possibilidade de utilização de materiais reaproveitáveis e incentivar essa atitude entre eles.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 garrafas plásticas (PET) de 2 litros
- 4 metros de corda de varal
- 4 canudos plásticos
- tesoura com pontas arredondadas
- fita-crepe
A Peça ao adulto que corte as duas garrafas plásticas ao meio.
B Encaixe as partes de cima das garrafas uma na outra, de modo que os bicos das garrafas fiquem voltados para fora.
C Utilize a fita-crepe para fixar bem uma garrafa à outra.
Imagem referente às etapas B e C.
D Peça para o adulto cortar a corda de varal ao meio, para formar dois pedaços de 2 metros de comprimento cada.
E Passe os dois pedaços de corda de varal por dentro dos gargalos das garrafas.
Imagem referente à etapa E.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Confeccionar um brinquedo utilizando materiais reaproveitáveis.
- Perceber que é possível reaproveitar alguns materiais.
- Você pode sugerir aos alunos que realizem esta atividade durante a aula e em duplas, para poderem brincar em seguida. Solicite que tragam as garrafas e os canudos de casa; oriente-os a coletar canudos que já tenham sido utilizados, e não novos. Providencie a corda de varal e a fita-crepe, que poderão ser utilizados por várias duplas.
- Instrua-os na montagem do brinquedo, seguindo os passos na ordem apresentada.
- Considere os seguintes pontos relativos à integração das crianças com o meio em que vivem e o reaproveitamento de materiais:
· ação sustentável;
· incentivo à mudança de hábitos e à formação de cidadãos conscientes;
· incentivo à criatividade e ao potencial imaginativo;
· conceituação de sustentabilidade e preservação do ambiente;
· reconhecimento de materiais reaproveitáveis e recicláveis;
· tornar o discurso escolar coerente com a ação dentro desse ambiente.
- Para saber mais sobre técnicas de reaproveitamento na construção de brinquedos, acesse o artigo Reaproveitamento de materiais recicláveis na construção de brinquedos na educação infantil, disponível em: https://oeds.link/5yiJLX. Acesso em: 11 mar. 2021.
- Caso haja brinquedoteca na escola, vá com os alunos até lá, para que analisem os brinquedos disponíveis e identifiquem os materiais de que são feitos. Verifique se existem alguns brinquedos feitos de materiais reaproveitados.
- Outra sugestão é solicitar, com antecedência, a eles que tragam um brinquedo feito com material reaproveitado para a sala de aula e façam a análise dos materiais utilizados na sua confecção.
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F Passe cada ponta da corda de varal por dentro de um canudo plástico.
G Dobre o canudo plástico e amarre a ponta na própria corda de varal, formando uma alça.
Imagem referente à etapa G.
- Qual a finalidade do canudo plástico nesse brinquedo?
Espera-se que os alunos respondam que o canudo plástico é utilizado para evitar que a corda machuque as mãos.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
1. Você conhece algum outro brinquedo que pode ser feito com materiais descartados? Em caso afirmativo, que brinquedo é esse e que materiais são utilizados para montá-lo?
2. Qual é a importância de utilizar materiais que seriam descartados?
Reduzir a quantidade de lixo gerado e descartado, além de minimizar a necessidade do uso de recursos na produção de novos objetos.
3. Nessa atividade, você reciclou ou reaproveitou a garrafa plástica e os canudos?
1 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
PARA SABER MAIS
- Tudo pode ser brinquedo, de Angela Leite de Souza. Editora Lê.
A ideia é de que tudo pode ser brinquedo. Reutilize materiais para montar brinquedos e brincadeiras diferentes. A criatividade pode ser variada e proporcionar uma exposição dos brinquedos elaborados.
MANUAL DO PROFESSOR
Comentários de respostas
1. Os alunos podem mencionar carrinhos feitos de plástico, teatro de bonecos feitos com papelão e retalhos de tecido, aviõezinhos com palitos de sorvete e/ou prendedores de roupas, jogos de tabuleiro que reutilizem tampas de garrafa, entre outros.
3. Espera-se que os alunos respondam que reaproveitaram, pois apenas atribuíram um novo uso aos objetos plásticos. Reciclar seria transformar um material em outro.
Mais atividades
- Providencie objetos feitos de material reaproveitado, como um vaso de plantas feito de garrafa PET, brinquedos feitos de latas ou garrafas recicladas.
- Mostre aos alunos e aproveite para relembrar a diferença entre os conceitos objeto e material. Pergunte a eles qual é o objeto e o material de que é feito.
- Leve os alunos a refletirem sobre os motivos das mudanças de materiais para objetos que têm a mesma finalidade, como os brinquedos. Espera-se que eles relacionem o uso de um material em detrimento de outro por ser mais tecnológico, ou menos custoso, ou ainda por precisar de eletricidade para funcionar. Questione se um brinquedo de plástico, por exemplo, é necessariamente melhor em qualidade do que um de madeira, como os mostrados nas fotos desta página.
- Destaque a sugestão de leitura da seção Para saber mais. Oriente-os a procurá-la com a ajuda dos pais ou responsáveis. O objetivo é incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, desenvolvendo a literacia familiar.
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ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Numere os televisores a seguir, de 1 a 3, seguindo a ordem crescente do ano em que foram desenvolvidos.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
1
3
2
2. Observe as imagens a seguir.
a. As imagens apresentam três tipos de lâmpada. Marque um X nos principais materiais presentes nessas lâmpadas.
- Incandescente
X Vidro.
Madeira.
Plástico.
X Metal.
- Fluorescente
X Vidro.
Madeira.
X Plástico.
X Metal.
- LED
Vidro.
Madeira.
X Plástico.
X Metal.
PNA
b. Nos últimos anos, as lâmpadas incandescentes foram substituídas pelas fluorescentes. Converse com os colegas sobre a importância dessa substituição. Faça uma pesquisa, caso necessário.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades 1 e 2 se relacionam com a Competência geral 1 da BNCC, pois permitem aos alunos que percebam que a substituição de materiais para produzir determinados objetos e, consequentemente, reduzir o uso de recursos é resultado do conhecimento tecnológico. A troca de ideias entre os alunos no item b da atividade 2 trabalha o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- A habilidade EF02CI01 da BNCC é trabalhada nas atividades 1 e 2 porque os alunos são levados a identificar diferentes materiais que compõem objetos do cotidiano, comparando aqueles utilizados no passado com os do presente.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar se os alunos identificam a substituição de materiais para produzir os televisores.
Como proceder
- Ao corrigir a atividade 1, pergunte aos alunos o que os levou a escolher as respostas. Verifique se relacionam as características observáveis dos televisores - como tela fina, quantidade menor de botões, quantidade menor de materiais diferentes - à época de desenvolvimento.
Objetivo
- Por meio da atividade 2, avalie se os alunos identificam a substituição de materiais para produzir a lâmpada.
Como proceder
- Caso eles tenham dificuldade em desenvolver esta atividade, providencie lâmpadas como as apresentadas nas fotos para que possam analisá-las com mais propriedade e identificar os materiais. Deixe-as expostas para que observem, sem manipulá-las, para evitar acidentes.
Comentários de respostas
2. b. O objetivo desta questão é que os alunos troquem informações entre si e comentem, por exemplo, que as lâmpadas incandescentes consomem mais energia elétrica, quando comparadas com as fluorescentes. Com isso, aumenta a demanda de geração de energia elétrica, o que traz consequências econômicas e ambientais. Além disso, a durabilidade das lâmpadas incandescentes é menor. Essas características fazem com que uma quantidade maior de lâmpadas seja produzida, aumentando o descarte de materiais no ambiente (lâmpadas queimadas) e a extração de recursos da natureza para a produção.
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7 Propriedades dos materiais
Danilo faz aulas de natação. Para nadar ele utiliza alguns objetos. Veja a seguir.
A touca de natação é feita de látex, que é um material flexível que se ajusta à cabeça.
As lentes dos óculos são feitas de acrílico, um tipo de material transparente. Isso permite que Danilo enxergue através das lentes.
Para descer na piscina, Danilo utiliza a escada de alumínio, que é um material rígido para se apoiar.
Para se secar, após sair da piscina, Danilo utiliza uma toalha macia.
Pratique atividades físicas. Elas ajudam a manter a saúde.
Além de reconhecer os diferentes materiais, devemos também conhecer algumas de suas propriedades.
Alguns materiais são macios ao toque, como o utilizado na toalha de banho; outros são ásperos, como aqueles utilizados na esponja; há também os que são flexíveis, isto é, aqueles que podem ser curvados sem se quebrar, como os tecidos e as borrachas; outros materiais não se curvam sem se quebrar e são considerados inflexíveis, como uma colher de madeira.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 7 - Propriedades dos materiais
4 aulas
- Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 111 e 112.
- Desenvolvimento da atividade da seção Na prática da página 112.
- Atividades da página 113.
Destaques BNCC
- Ao identificarem diferentes materiais e suas propriedades, os alunos desenvolvem a habilidade EF02CI02 da BNCC.
- Inicie o trabalho deste tema pedindo aos alunos que analisem a ilustração e identifiquem os materiais dos objetos utilizados na prática de natação, além da característica desejável para eles, de preferência sem que recorram ao texto.
- Explique a eles que as propriedades dos materiais são as características que eles têm que permitem que sejam utilizados para determinados fins. Você pode utilizar os exemplos da própria ilustração para essa explicação. Por exemplo: a touca não poderia ser feita de madeira, pois não é um material flexível que a permitiria ficar ajustada à cabeça do menino.
- Faça oralmente um levantamento das atividades físicas praticadas pelos alunos. Pergunte quais benefícios essas atividades trazem à saúde.
- Liste alguns objetos para os alunos trabalharem em grupo: sapatos, cadeira, talheres, caderno, estojo. Questione sobre que materiais poderiam compor esses objetos e que propriedades eles devem ter.
Mais atividades
- Prepare previamente uma lista de características de materiais para que os alunos levem para casa. Sugestões de características: leve, pesado, macio, áspero, duro, flexível, transparente.
- Os alunos devem procurar em suas residências materiais e objetos que possuem as características listadas e anotar no caderno.
- Peça a eles que apresentem os materiais encontrados. Registre os materiais citados na lousa, dividindo-os de acordo com suas características. Explique-lhes que materiais como metal e madeira são matérias-primas para fazer ferramentas.
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Os materiais também podem ser classificados quanto à sua transparência.
Outra propriedade dos materiais é a densidade. Alguns materiais são mais densos do que outros. Uma caixa cheia de penas, por exemplo, é menos densa do que a mesma caixa cheia de argila.
- densos:
- referem-se à propriedade da densidade, que é uma relação entre a massa e o volume de um corpo
NA PRÁTICA
- Você já analisou as propriedades dos objetos que você usa diariamente? Caso afirmativo, o que você percebeu?
Resposta pessoal. Os alunos podem citar características relacionadas à densidade, flexibilidade, transparência, textura, entre outras.
Os objetos podem apresentar diferentes propriedades dependendo do material de que são feitos. Vamos investigar isso na prática?
Resposta pessoal.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- materiais escolares diversos (lápis, borracha, régua, entre outros)
- objetos variados, como copos, talheres, bolas esportivas, entre outros
PNA
- Observe os objetos e os toque com as mãos. Verifique as propriedades já estudadas e, baseando-se em suas observações, faça o quadro a seguir, em seu caderno. Escreva sim ou não nos espaços correspondentes a cada propriedade.
Resposta depende dos objetos analisados.
Nome do objeto |
Flexível |
Transparente |
Áspero |
Macio |
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Propriedades como transparência e densidade fazem parte da habilidade EF02CI02 da BNCC.
- O preenchimento de um quadro de dupla entrada permite o trabalho com a habilidade de numeracia.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Classificar os materiais com base em sua transparência.
Como proceder
- Providencie três tipos diferentes de papel: um pedaço de uma cartolina, um pedaço de um papel vegetal e um pedaço de celofane transparente. Além disso, disponha de uma lanterna. Pergunte aos alunos o que vai acontecer quando tamparem a lanterna com esses três tipos de papel, separadamente. Peça que formulem hipóteses e as anotem. Em seguida, inicie a atividade. Espera-se que eles percebam que a cartolina impede a luz de atravessar, enquanto o papel vegetal deixa parte da luz atravessar, e o papel-celofane deixa a luz passar por completo.
- Explique aos alunos que a cartolina é um objeto opaco; o papel vegetal, um objeto translúcido; e o papel-celofane, um objeto transparente. Peça que citem exemplos de outros materiais opacos, translúcidos ou transparentes. Se eles tiverem curiosidade de testar alguns materiais presentes na sala de aula, disponibilize a lanterna para que testem e descubram a opacidade de diferentes materiais.
- Leve para a sala de aula objetos que tenham o mesmo formato e dimensões, mas que sejam feitos com materiais diferentes, como uma bolinha de pingue-pongue e uma bolinha de borracha com tamanhos parecidos, por exemplo.
- Para realizar a atividade prática, providencie alguns materiais diferenciados que possuam uma ou mais das características indicadas, para garantir o repertório de análise dos alunos.
- Após o estudo das propriedades dos materiais, proponha a eles que escolham um objeto que utilizam em sala de aula para observar suas características, o material de que é feito e verificar sua utilidade. Distribua folhas de papel sulfite e solicite que anotem essas informações no papel.
113
ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. As crianças da imagem abaixo estão observando os peixes em um aquário.
a. Qual é a principal propriedade do vidro que faz com que ele seja escolhido para construir as paredes do aquário?
Espera-se que os alunos respondam que a principal propriedade é a transparência que o vidro apresenta, permitindo que a luz o atravesse. Além disso, o material para a construção da parede do aquário também deve ser resistente, para suportar a massa de água. Complemente a resposta dos alunos, se necessário.
b. Em sua opinião, que material poderia substituir o vidro num aquário?
Espera-se que os alunos citem um material resistente e transparente como o acrílico.
c. O que aconteceria se alguém construísse um aquário com as paredes de metal? Converse com um colega.
Espera-se que os alunos respondam que não seria possível enxergar o comportamento dos peixes e outros animais no interior do aquário, através das paredes.
PNA
2. Complete os espaços com as letras adequadas e encontre as características dos principais materiais indicados que constituem os objetos a seguir.
F L E X Í V E L
M A C I O
T R A N S P A R E N T E
3. Observe seu material escolar e escolha um objeto que seja flexível e outro que seja duro. Desenhe-os em seu caderno.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades desta página trabalham com propriedades dos materiais de acordo com sua utilidade, desenvolvendo a habilidade EF02CI02 da BNCC.
- Preencher os quadros com as letras que faltam para formar as palavras permite desenvolver o componente da PNA produção de escrita, além de possibilitar o desenvolvimento de vocabulário.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar a necessidade de determinada propriedade para a construção de um objeto - aquário.
Como proceder
- Para que os alunos desenvolvam esta atividade, oriente-os a relembrar as propriedades de cada material. O vidro é um material transparente e possibilita que os peixes sejam vistos, assim como o acrílico, que permite que parte da luz o atravesse. Já o metal é um material opaco, não sendo possível visualizar seu interior.
- Pergunte aos alunos se as paredes do aquário poderiam ser feitas de um material flexível. Espera-se que os alunos respondam que não, pois o material dificilmente sustentaria a massa da água.
Objetivo
- Na atividade 2, os alunos determinarão as propriedades dos materiais relacionadas a cada objeto ou parte do objeto.
Como proceder
- Se os alunos tiverem dificuldade em desenvolver a atividade 2, retome com eles as propriedades que os materiais podem ter que foram estudadas neste tema, de forma que associem às letras que já constam na atividade.
Objetivo
- Na atividade 3, os alunos determinarão propriedades de materiais de uso cotidiano.
Como proceder
- Aproveite a atividade 3 para verificar a compreensão deles acerca dos temas 6 e 7. Para isso, pergunte aos alunos, individualmente, qual objeto escolheram, de que material é feito e qual é a vantagem oferecida pela propriedade daquele material para que ele tenha sido escolhido para aquele objeto.
- Solicite que reflitam se os objetos escolhidos poderiam ser feitos de outros materiais sem que sua finalidade de uso fosse prejudicada.
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8 Evitando acidentes
Existem vários objetos ao nosso redor. No entanto, alguns deles podem causar acidentes. Esses acidentes podem ocorrer em casa, na escola, na rua, ou em outros locais. Segundo algumas pesquisas, os acidentes mais comuns ocorrem dentro de casa e, principalmente, com crianças e idosos.
Muitos dos acidentes que sofremos podem prejudicar a nossa saúde. Em alguns casos, eles podem ser fatais, ou seja, podem levar a pessoa à morte.
Os medicamentos devem ser utilizados somente com orientação de um médico e com o acompanhamento de um adulto.
PNA
1. Você já sofreu algum acidente? Em caso afirmativo, conte sobre esse acidente aos colegas e explique o que poderia ter sido feito para evitá-lo.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos troquem vivências entre si e reflitam sobre diferentes tipos de acidentes, suas consequências e, principalmente, como poderiam ser evitados.
Geralmente, os acidentes ocorrem por falta de atenção e cuidado. Veja alguns dos cuidados que podemos ter em algumas situações.
Adulto: evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
Adulto: cubra, com protetor ou fita adesiva, as tomadas que estão ao alcance de crianças.
Criança: não coloque a mão nem objetos nas tomadas, pois você poderá levar um choque elétrico.
Adulto: guarde os produtos de limpeza e os medicamentos longe do alcance de crianças e de animais.
Criança: não mexa, não cheire, não toque nem ingira produtos de limpeza e medicamentos, pois esses produtos podem ocasionar danos à saúde, como a intoxicação.
- intoxicação:
- entrada de substância tóxica no organismo.
Adulto: mantenha objetos pontiagudos ou cortantes, como facas, tesouras e alfinetes, longe do alcance de crianças.
Criança: não mexa nem brinque com facas, tesouras ou outros objetos pontiagudos ou cortantes, pois você poderá se machucar.
Adulto: no preparo de alimentos, mantenha os cabos das panelas voltados para dentro do fogão.
Criança: não se aproxime do fogão nem mexa em panelas que estão sobre o fogão, pois você pode se queimar.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 8 - Evitando acidentes
9 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura, observação de cena e desenvolvimento das questões das páginas 114 e 115.
- Abordagem conjunta de texto e imagens das páginas 116 e 117.
- Abordagem conjunta com trocas de ideias na seção Cidadão do mundo das páginas 118 e 119.
- Atividades das páginas 120 e 121.
- Desenvolvimento da atividade da seção Para saber fazer das páginas 122 e 123.
- Atividades da seção O que você estudou? da página 124.
Destaques BNCC e PNA
- A proposta de trabalho desenvolvida nestas páginas incentiva os alunos a cuidarem da saúde física pessoal e coletiva, possibilitando o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC. Além disso, a discussão sobre a necessidade de prevenção de acidentes domésticos desenvolve a habilidade EF02CI03 da BNCC.
- A troca de ideias permite aos alunos que respeitem as ideias dos colegas e argumentem para que suas ideias sejam respeitadas, o que trabalha o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Analise com os alunos a imagem de abertura do tema e questione se reconhecem os motivos de cada um dos cuidados mencionados na orientação.
- Explique a eles que os medicamentos devem ser utilizados apenas quando orientados por médicos, pois cada pessoa tem suas necessidades individuais, como dose e tempo de medicação.
- Inicie a abordagem deste tema promovendo a discussão sugerida na questão 1. Aproveite para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre identificação do que é um acidente e de como evitá-lo. Pergunte o que sabem sobre acidentes. Deixe que apresentem seus conhecimentos e, em seguida, diga-lhes que os acidentes podem ser evitados quando há prevenção. Questione se conhecem medidas que previnem acidentes, como: atravessar a rua na faixa de pedestres, obedecer à sinalização de trânsito, não brincar com fogo, entre outras relacionadas à realidade dos alunos. Liste na lousa as medidas citadas por todos.
115
Além dos cuidados apresentados, existem outros que podem ajudar a evitar acidentes. Veja alguns deles a seguir.
- Não suba em móveis, como sofá, cômoda ou mesa para pegar algo que está fora de seu alcance. Peça ajuda a um adulto.
- Tenha cuidado ao atravessar a rua. Utilize a faixa de pedestres e respeite a sinalização.
- Não brinque com fogo ou com substâncias químicas que podem causar queimaduras ou intoxicações.
- Não solte pipas em locais onde há fios elétricos nem em locais com trânsito de veículos.
- Não suba em árvores, muros, janelas ou outros locais onde há risco de queda.
- Tenha cuidado ao subir e descer escadas.
- Utilize tesoura com pontas arredondadas ao realizar trabalhos manuais.
2. Entre esses cuidados apresentados, quais deles você e sua família costumam ter?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos e seus familiares façam uma autoavaliação de suas atitudes.
MANUAL DO PROFESSOR
- Informe aos alunos que a pipa também é conhecida por outros nomes, como papagaio, arraia, pandorga, cangula, estrela, cafifa, curica, maranhão, entre outros.
- Complemente o conteúdo desta página discutindo com os alunos cuidados que também devemos ter em outros locais, como no laboratório da escola, ao realizar as atividades práticas, no trânsito, como pedestres, ao brincar no parque, entre outras situações.
Mais atividades
- Façam um levantamento sobre cuidados que devem ser tomados no ambiente escolar para evitar acidentes, dentro e fora da sala de aula. Usar tesouras com pontas arredondadas e não descer escadas correndo podem ser algumas atitudes apontadas por eles.
- Sugira aos alunos que elaborem cartazes chamando a atenção para esses cuidados e os exponham na sala de aula ou nos murais da escola, conforme a adequação da dica ao ambiente.
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Em placas e embalagens de produtos, existem alguns símbolos que têm como objetivo informar às pessoas sobre possíveis acidentes. Veja, a seguir, alguns desses símbolos e o acidente que se espera evitar com cada um deles.
Onde pode ser encontrado: no rótulo de alguns produtos.
O que significa: o produto deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Que acidente pretende evitar: intoxicação pela inalação ou ingestão do produto.
Onde pode ser encontrado: locais onde há circulação de pessoas.
O que significa: o piso próximo à placa está escorregadio.
Que acidente pretende evitar: queda.
Onde pode ser encontrado: no rótulo de alguns produtos e em locais específicos.
O que significa: o produto é inflamável, ou seja, pode pegar fogo.
Que acidente pretende evitar: queimadura.
Onde pode ser encontrado: em alguns aparelhos elétricos ou locais específicos.
O que significa: há risco de choque elétrico.
Que acidente pretende evitar: choque elétrico.
PNA
3. Marque um X nos símbolos que você já viu e escreva em que local ou produto você os encontrou.
Resposta pessoal.
A. Local/produto:
B. Local/produto:
C. Local/produto:
D. Local/produto:
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Ao identificarem os símbolos de alerta à prevenção de acidentes, os alunos fazem uso de uma linguagem simbólica, o que desenvolve a Competência geral 4 da BNCC.
- A busca de símbolos para evitar acidentes em produtos diversos possibilita o trabalho com o componente da PNA produção de escrita.
- Peça aos alunos que interpretem os símbolos sem recorrer aos textos explicativos. Verifique se ao menos se aproximam do significado de cada pictograma e, então, valide as respostas ou explique a representação de cada símbolo.
- Se possível, traga para a sala de aula embalagens e/ou rótulos de produtos que contenham os símbolos apresentados nesta página ou outros que estejam presentes em produtos de uso cotidiano. Oriente-os a respeito de onde encontrar as informações tanto na forma de símbolos quanto na forma de textos.
- Caso encontrem dificuldade para realizar a questão 3, oriente-os a pesquisar produtos que tenham em casa. Com o auxílio de um adulto responsável, eles devem procurar aparelhos e produtos que apresentem alguns desses símbolos e anotar a resposta. O trabalho conjunto com um adulto que mora na mesma residência amplia o trabalho com literacia familiar. Combine um dia para que todos tragam os resultados obtidos e conversem em sala de aula.
117
Veja a seguir dois cuidados para evitar acidentes.
Além de evitar brincar próximo aos fios elétricos e desligar a chave geral da casa para trocar lâmpadas elétricas, existem outros cuidados que devemos ter com a eletricidade. Veja a seguir.
- Não subir em postes da rede elétrica. Qualquer reparo deve ser feito por funcionários da companhia de energia elétrica.
- Antes de um adulto realizar qualquer conserto em instalações elétricas internas de um local, ele deve desligar a chave geral.
- Não tocar em fios caídos, pois eles podem estar ligados à rede elétrica.
- Ao desligar um aparelho elétrico da tomada, puxe o plugue, e não o fio.
- Antes de limpar um aparelho elétrico, desligue-o da tomada.
- Evite conectar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada.
- Desligue o chuveiro antes de mudar a chave quente/morno/frio.
4. Quais dos cuidados você e seus familiares costumam ter para evitar acidentes envolvendo energia elétrica?Resposta pessoal.
O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação sobre os cuidados que eles e seus familiares têm para evitar acidentes envolvendo a eletricidade.
5. Converse com os colegas sobre a importância de se contratar um eletricista para realizar reparos na rede elétrica.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é promover a valorização dos conhecimentos específicos de diferentes profissionais.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Os cuidados com eletricidade mencionados nesta página se relacionam com a Competência geral 10 da BNCC, pois sugerem ações pessoais e coletivas para a segurança das pessoas, com base nos conhecimentos construídos. Também trabalham a habilidade EF02CI03 da BNCC ao permitir aos alunos que debatam sobre os cuidados necessários à prevenção de acidentes.
- Solicitar auxílio dos pais ou responsáveis nas atividades escolares, como na atividade 4, possibilita o desenvolvimento da literacia familiar.
- Para iniciar o estudo deste assunto, foram apresentadas duas situações nas quais as pessoas têm atitudes que evitam acidentes com choque elétrico. Informe aos alunos a importância de termos cuidado em relação à energia elétrica, pois, em muitos casos, um acidente elétrico pode ser fatal.
- Diga a eles que até mesmo os profissionais de companhias de energia elétrica adotam atitudes para evitar acidentes com choque elétrico e quedas. Para isso, utilizam equipamentos adequados, como capacete, luvas, cinto de segurança, escadas, detectores de tensão, vara de manobra e ferramentas eletricamente isoladas.
- Os cuidados com eletricidade citados procuram preservar a integridade física da criança, pois a leva a compreender quais equipamentos pode e quais não pode manusear.
Mais atividades
- A fim de ampliar a análise das imagens do início da página, proponha aos alunos as questões a seguir.
1. Por que Priscila e a amiga Verônica estão soltando pipa longe da rede elétrica?
R: Resposta esperada: Para evitar acidentes com a rede elétrica.
2. Por que Priscila e Verônica estão soltando pipa longe do trânsito de veículos?
R: Resposta esperada: Para evitar atropelamento.
3. Por que a mãe de João segura no bulbo, e não na parte metálica da lâmpada?
R: Resposta esperada: Para evitar um choque elétrico.
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CIDADÃO DO MUNDO Educação no trânsito para as crianças
Aprender as regras de trânsito é uma questão de cidadania e de segurança e pode contribuir para gentileza no trânsito.
Logo pela manhã, o pai de Lucas o leva para a escola, todos os dias. Durante o caminho de casa até a escola, seu pai relembra da importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito.
Utilizar a faixa de pedestres para atravessar as ruas. Olhar várias vezes para os dois lados e atravessar em linha reta.
Os semáforos indicam tanto para os motoristas como para os pedestres o momento certo de atravessar um cruzamento e a rua.
Ao entrar no veículo, as crianças devem sentar no banco de trás e colocar o cinto de segurança para sua proteção. Além disso, elas devem usar cadeirinhas apropriadas.
As crianças de 0 a 1 ano devem usar bebê conforto; já as de 1 a 4 anos, cadeirinhas; e as de 4 a 7 anos, assento de elevação.
Devemos respeitar as placas e sinalização.
Ao atravessar a rua, espere o sinal ficar verde para o pedestre. Os sinais sonoros ajudam as pessoas cegas a atravessar a rua.
Crianças não devem andar nas ruas sozinhas. Somente acompanhadas de um adulto.
Não jogar objetos para fora do veículo.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer alguns cuidados para a educação no trânsito.
- Identificar atitudes que os alunos devem implementar no cotidiano que estão relacionadas à educação no trânsito.
Destaques BNCC e PNA
- Esta seção tem como objetivo desenvolver o Tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito ao abordar regras de trânsito que contribuem para a prevenção de acidentes.
- Ao destacar regras de trânsito, são discutidos cuidados necessários à prevenção de acidentes que podem contribuir para a abordagem da habilidade EF02CI03 da BNCC.
- Elaborar frases que podem ser compartilhadas com a comunidade escolar em murais permite o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
- Inicie a abordagem desta seção perguntando aos alunos quais regras de trânsito eles conhecem. Peça que comentem se já vivenciaram situações em que houve risco de acidente por falta de prudência no trânsito por parte deles, de outros pedestres ou de motoristas. Se houver, peça que compartilhem como foi essa experiência. Incentive-os a refletir sobre se o ocorrido se deu por falta de atenção, desconhecimento de regras ou desobediência a elas.
- Prossiga com a análise dos elementos da ilustração. Ao observar cada comentário da imagem, questione quais seriam os perigos caso determinada regra não fosse cumprida.
Mais atividades
- Se achar conveniente, realize na aula de Educação Física uma atividade prática simulando algumas sinalizações de trânsito comuns nas cidades. Para isso, marque no chão da quadra da escola os limites das ruas e desenhe algumas placas de trânsito e semáforos em cartolinas. Coloque essas placas e sinalizações distribuídas nas ruas e peça aos alunos que simulem que estão dirigindo veículos. Alguns alunos deverão ser pedestres. Avalie se eles respeitam as sinalizações de trânsito. Em cada situação que não houver respeito às sinalizações, pergunte a eles o que pode acontecer por causa da imprudência em uma situação real como a simulada.
119
1. Você pratica alguns desses cuidados e regras de trânsito?
1, 2, 3 e 4: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
2. Converse com seus colegas sobre como os motoristas e os pedestres podem fazer do trânsito um local mais seguro.
3. Você acredita que as crianças podem ajudar a diminuir os problemas de trânsito? Comente com os colegas.
PNA
4. Junto com um colega, elaborem uma frase de educação no trânsito para alertar as crianças e fixe-a em um mural da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
- Pergunte aos alunos qual a importância de uma sinalização de trânsito adequada, como faixas de pedestres, placas, semáforos, etc., para uma cidade.
- Pergunte quais dessas sinalizações eles encontram no caminho entre a casa e a escola, e quais poderiam estar, mas não estão, em determinados pontos do caminho.
- Comente com os alunos que os sinais sonoros são importantes para alertar as pessoas cegas do momento em que há segurança para atravessar a rua. Todavia, nem todos os sinaleiros apresentam esse recurso, dificultando ou impossibilitando o direito de ir e vir. Diga-lhes que, nesses casos, as pessoas cegas necessitam da ajuda de outras pessoas para atravessar a rua com segurança. Converse com os alunos sobre a solidariedade que devemos ter com os outros, principalmente em situações em que a vida possa estar em risco.
- Caso os alunos morem em uma cidade menor, que não tenha semáforos, pergunte se a sinalização existente e a atitude dos moradores (pedestres e motoristas) são suficientes para que não haja acidentes.
Mais atividades
- Leve materiais de campanhas sobre trânsito (cartazes, vídeos, entre outros) e mostre-os aos alunos. Dispostos em círculo, conversem sobre o que constataram com os materiais de campanha.
- Na lousa, elenque as principais causas de acidentes de trânsito (dirigir embriagado, dormir ao volante, usar o telefone celular enquanto dirige, entre outros).
- Separe a turma em grupos e peça a cada grupo que elabore dois panfletos: um sobre prevenção de acidentes domésticos e um sobre prevenção de acidentes de trânsito.
Comentários de respostas
1. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação dos cuidados que têm como pedestres. É importante que eles percebam quais cuidados precisam melhorar ou passar a ter.
2. O objetivo desta questão é que os alunos reflitam que pedestres e motoristas devem obedecer às regras de trânsito e fazer uso das vias públicas com cautela e atenção não somente a si mesmos, mas também aos outros usuários.
3. Espera-se que os alunos respondam que podem ajudar agindo de forma responsável no trânsito e aconselhando seus familiares a fazerem o mesmo.
4. Espera-se que os alunos escrevam frases de educação no trânsito voltadas para crianças. Eles podem usar as informações que usaram nesta seção. Oriente-os a ilustrar a frase com desenhos ou colagens.
120
ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
1. Relacione as situações da coluna da esquerda aos cuidados que previnem acidentes na coluna da direita.
- Sílvia tem um bebê de 8 meses de idade e ele já engatinha. Em sua casa, há muitas tomadas ao alcance do bebê.
- André quer soltar pipa com os colegas.
- A mãe de Vânia está preparando o jantar.
- Celso tem 8 anos e quer brincar com sua bola, mas ela está em cima do guarda-roupa.
- Procurar um local onde não haja fios elétricos e trânsito de veículos. 2
- Manter os cabos das panelas voltados para dentro do fogão. 3
- Pedir ajuda a um adulto para pegar a bola e brincar em um local que não oferece perigo. 4
- Cobrir as tomadas com protetores ou fita adesiva. 1
2. A foto abaixo representa uma placa de trânsito.
a. Em sua opinião, o que esta placa informa aos motoristas?
Espera-se que os alunos respondam que a placa informa que há travessia de estudantes.
b. Você já viu uma placa de trânsito como essa? Onde?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que viram esta placa próximo a uma escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade 1 se relaciona com a habilidade EF02CI03 da BNCC, pois permite aos alunos que reflitam sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes envolvendo as situações exemplificadas.
- A atividade 2 permite uma abordagem do Tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito ao levar os alunos a reconhecerem placas de sinalização próximo de escolas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Com a atividade 1, é possível avaliar se os alunos reconhecem cuidados para evitar acidentes.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade em associar cada situação com um cuidado que se deve ter para evitar acidentes, retome com eles a abordagem apresentada nas páginas 114 e 115. Com isso, alguns cuidados já estudados são revisitados.
- A atividade 2 apresenta uma placa de trânsito próximo a escolas e universidades. Leve uma foto da placa com esse símbolo que está perto da escola de vocês.
- Após a realização da atividade 2, mostre aos alunos algumas placas de regulamentação e de advertência para verificar se eles identificam a informação.
- Você pode encontrar mais informações sobre essas placas em sites de Departamentos de Trânsito. Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre uma dessas placas e levem para a sala de aula as informações encontradas. Eles podem pedir ajuda aos pais ou responsáveis, o que promove a literacia familiar.
- A seguir, estão listados outros cuidados, além dos já apresentados, que podem evitar acidentes com energia elétrica.
· Não mexa em eletrodomésticos quando você estiver com as mãos ou os pés molhados.
· Cuidado ao manusear varas ou galhos perto de rede elétrica.
121
c. Em sua opinião, onde essa placa geralmente é encontrada?
Espera-se que os alunos respondam que essa placa geralmente é encontrada próximo a escolas e universidades.
3. Roberta viu um fio elétrico solto na calçada da rua.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
ATENÇÃO
Não toque em fios elétricos que estejam ligados à rede elétrica, pois você pode levar um choque elétrico que, em muitos casos, pode ser fatal.
- Em sua opinião, o que Roberta deve fazer nessa situação?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que Roberta não deve tocar no fio e deve avisar um adulto para que o fio seja consertado.
4. Douglas sempre coloca capacete, joelheiras e cotoveleiras para andar de patins.
a. O que a atitude de Douglas previne?
Evita que ele machuque a cabeça, os cotovelos e os joelhos, caso sofra uma queda.
b. Você também usa equipamentos de proteção para realizar atividades como andar de patins, patinete, bicicleta ou skate, por exemplo? Comente com seus colegas.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades 3 e 4 se relacionam com a habilidade EF02CI03 da BNCC, pois permitem aos alunos que reflitam sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes envolvendo as situações exemplificadas.
- O item b da atividade 4 trabalha as Competências gerais 8 e 9 da BNCC, pois propicia aos alunos conhecerem-se e cuidar de sua saúde física, ao mesmo tempo que exercem o diálogo com os colegas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 3 permite avaliar de que atitudes para evitar acidentes os alunos fariam uso diante da situação apresentada.
Como proceder
- Se os alunos não entenderem ou mesmo não souberem que atitudes devem ter diante da situação, oriente-os a perceber que um fio arrebentado ligado à rede elétrica pode causar um choque elétrico que pode ser fatal.
- Verifique se eles observam os detalhes da imagem, a fim de entenderem o que os raios representam. Comente que a água é um bom condutor de eletricidade e, com isso, se virem um fio arrebentado perto de uma poça de água ou se estiver chovendo, devem se distanciar o máximo que conseguirem.
- Se possível, entre em contato com a companhia de energia elétrica de seu município e verifique se há fôlderes ou cartazes sobre cuidados com energia elétrica para mostrar aos alunos.
- Na atividade 4, é apresentada uma situação que pode ser conhecida e fazer parte da realidade dos alunos. Verifique se algum aluno já andou de patins e peça-lhe que comente como foi e se fez uso de equipamentos de segurança.
Comentários de resposta
4. b. Espera-se que os alunos comentem sobre a importância de utilizar equipamentos de proteção em muitas atividades que realizamos em nosso cotidiano, como andar de bicicleta, praticar determinados esportes, entre outros.
122
PARA SABER FAZER
PNA
Cartaz
Os cartazes são publicações geralmente expostas em locais públicos, com a finalidade de disseminar, alertar, anunciar ou relembrar informações importantes. Podem estar presentes em campanhas, por exemplo. Eles podem ter tamanhos variados, apresentar imagens, textos curtos, com informações claras e de fácil visualização.
Veja a seguir como fazer um cartaz.
CUIDADOS PARA UM TRÂNSITO SEGURO
O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive os passageiros do banco traseiro.
Se beber, não dirija. Volte para casa de táxi, ônibus ou de carona.
O pedestre deve ser respeitado e deve atravessar sobre a faixa de pedestres. Lembre-se: você também é pedestre.
Bicicleta também é veículo e deve respeitar a sinalização. Motorista, mantenha 1,5 m de distância das bicicletas.
Motociclistas devem utilizar os equipamentos de segurança: luvas, botas, jaqueta e capacete.
Não use telefones celulares enquanto dirige ou caminha. A distração pode causar acidentes.
Respeite os limites de velocidade, reduza a velocidade próximo a escolas e lugares com muitas pessoas.
As crianças devem estar protegidas por equipamentos de proteção adequados (cadeirinhas ou assentos de elevação).
Respeite as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência física.
Cartaz sobre cuidados no trânsito.
1. Escolha o assunto, o objetivo do cartaz e sua finalidade (publicidade, comunicação ou informação).
Exemplo de assunto: prevenção de acidentes no trânsito.
Exemplo de objetivo: cuidados para evitar acidentes no trânsito.
2. Selecione os textos e as imagens do cartaz. Faça um rascunho, revise o texto e depois escreva-o no cartaz.
3. Lembre-se de que as imagens escolhidas devem ilustrar o tema escolhido.
Exemplo: imagem de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
4. Utilize diferentes imagens para compor o cartaz, como desenho, colagem, pintura e foto.
5. As letras devem ser legíveis, grandes e as frases, curtas e de fácil entendimento.
6. Use cores diferentes e que chamem a atenção. Tome cuidado para que a cor do texto não se confunda com a cor do fundo do cartaz.
7. Organize os elementos do cartaz, título, textos e imagens de modo a facilitar a leitura e o entendimento do tema.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Identificar elementos presentes em um cartaz.
- Perceber que algumas informações precisam de mais destaque do que outras.
- Confeccionar um cartaz.
Destaques BNCC e PNA
- Nesta seção, é apresentado um cartaz que traz informações sobre cuidados no trânsito e permite complementar e desenvolver o Tema contemporâneo transversal Educação para o trânsito.
- Ao destacar regras de trânsito, são discutidos cuidados necessários à prevenção de acidentes que podem contribuir para a abordagem da habilidade EF02CI03 da BNCC.
- Confeccionar um cartaz sobre acidentes domésticos permite aos alunos que aprimorem os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
- Inicie esta atividade perguntando aos alunos se eles sabem o que é um cartaz e quais as finalidades desse tipo de publicação. Em seguida, explique o que é, reforçando as ideias corretas dos alunos e complementando com as informações necessárias.
- Explique a eles que deverão confeccionar um cartaz, mas antes precisam entender quais os procedimentos a serem seguidos antes da execução.
- Prossiga, então, com a leitura das imagens e dos textos explicativos sobre cartazes.
- Se julgar interessante, leve cartazes para a sala de aula com temas diferenciados, para que os alunos identifiquem as informações com base no roteiro apresentado nesta seção.
123
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos colocar essas dicas em prática e elaborar um cartaz sobre os cuidados que devemos ter para evitar acidentes em casa!
Pesquise os tipos de acidentes que podem ocorrer nas residências e os cuidados necessários a fim de evitá-los. Você pode separar as situações de acordo com os cômodos da residência, inserindo os riscos que existem na cozinha, no banheiro e na sala, por exemplo.
Deixe seu cartaz exposto em um local onde várias pessoas passem, para que todos se conscientizem da importância da prevenção de acidentes domésticos.
O cartaz também pode ser virtual, feito por meio de um editor de textos no computador. Para isso, separe imagens que representem os cuidados ilustrados. Caso a imagem seja copiada de algum site, inserir a fonte.
Após a elaboração do cartaz virtual, este pode ser exposto nas redes sociais ou enviados por e-mail para colegas e familiares.
MANUAL DO PROFESSOR
- Combine com os alunos um prazo para que realizem a pesquisa sobre acidentes domiciliares. Oriente-os a pedir ajuda aos pais ou responsáveis, promovendo a literacia familiar. Eles devem listá-los já relacionando os cuidados que devem ser tomados para evitar cada acidente.
- Solicite também que levem revistas para serem recortadas ou material para desenhar as imagens do cartaz.
- Enquanto os alunos organizam a estrutura do cartaz e providenciam as imagens que serão utilizadas, valide a pesquisa feita por eles.
- Após a confecção dos cartazes, peça que indiquem quais locais consideram adequados para fixar os cartazes e ajude-os nessa tarefa.
- Também é possível confeccionar um cartaz virtual. Essa abordagem pode ser feita em sala de aula ou como tarefa, para que os alunos desenvolvam com os pais e encaminhem para você, que pode fazer a exposição por meio de projeções.
Mais atividades
- Peça aos alunos que formem duplas. Um dos alunos deve mencionar uma situação que ofereça risco de acidente doméstico, e o outro deve indicar uma forma de evitar aquele acidente. Os alunos devem revezar entre si, sempre apontando se o colega está correto ou indicar qual seria a solução adequada.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Escolha um objeto próximo a você e complete o quadro a seguir.
A resposta depende do objeto escolhido pelo aluno.
Objeto escolhido |
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Esse objeto é usado para... |
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Material de que é feito |
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Propriedade desse material |
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Esse objeto também pode ser feito do material... |
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No passado, esse objeto era feito de... |
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2. Observe o objeto abaixo.
A legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
a. Que objeto é esse?
Espera-se que os alunos respondam copo.
b. De que material o objeto da foto é feito?
Espera-se que os alunos respondam que é feito de vidro.
c. De que outro material esse objeto pode ser feito?
Espera-se que os alunos respondam que pode ser feito de plástico, metal ou papel.
d. Esse objeto pode causar acidentes? Se sim, que tipo de acidente?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois caso ele caia e se quebre pode causar ferimentos.
e. Que cuidados você indicaria a uma criança para evitar esse acidente?
Espera-se que os alunos respondam que indicariam que a criança evitasse o uso de copos de vidro e que utilizasse copos de plástico.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1. Objetivo
- Essa atividade permite avaliar se os alunos identificam características e propriedades dos materiais que compõem um objeto.
Como proceder
- Analise o objeto escolhido pelos alunos, individualmente, e verifique se alguém tem dificuldade para completar a ficha. Caso haja dificuldade em escolher o objeto, oriente a escolha de um que esteja por perto e que faça parte do cotidiano escolar. Se algum aluno não tiver conseguido completar algum item da ficha, retome com ele os conteúdos estudados na unidade.
2. Objetivo
- Utilize a atividade 2 para avaliar as diferentes habilidades estudadas na unidade relativas aos diferentes materiais dos quais um objeto pode ser feito e que acidentes alguns materiais podem causar.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade em desenvolver esta atividade, leve para a sala de aula um copo de vidro para que eles o observem. Esta atividade pode ser associada à Atividade preparatória do tema 6. Não permita aos alunos que manuseiem o copo.
- Quanto ao acidente que o material pode causar, reforce que é quando o copo se quebra ou tem alguma avaria.
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos |
Como proceder |
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Disponha alguns objetos escolares sobre a mesa da sala de aula, como giz escolar, apagador, régua, caderno, mochila, lápis, estojo, borracha escolar e outros que estiverem disponíveis. Escolha um dos materiais e convide um aluno para responder às seguintes questões: "Do que é feito esse material?"; "Se ele fosse feito de outro material, poderia ser usado para a mesma função? De qual material poderia ser feito?"; "Por que esse material foi escolhido para fazer esse objeto?"; "Que outras propriedades dos materiais você conhece?". Incentive a participação de todos os alunos e promova uma discussão sobre consumo consciente e a origem dos materiais de que são feitos os objetos do cotidiano. |
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Distribua para os alunos fichas feitas de cartolina e oriente-os a escrever em cada uma um local ou uma situação em que é possível ocorrer um acidente doméstico. Os alunos podem escrever, por exemplo, descer uma escada, cortar papel com tesoura, entre outros. Depois, recolha as fichas produzidas pelos alunos e coloque-as em uma caixa. Diga que um aluno vai sortear uma ficha, que será lida apresentando uma situação de perigo; e outro deve explicar os cuidados para a prevenção de um possível acidente. Os próprios alunos devem verificar se as respostas estão corretas ou não. Permita a todos os alunos que participem e, para finalizar, promova uma discussão sobre os riscos e formas de prevenir acidentes domésticos. |
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Proponha aos alunos uma atividade em grupo em que eles produzam um cartaz com símbolos que podem ser encontrados em placas e em embalagens e que têm por objetivo o aviso de perigo ou como evitar acidentes. Depois, permita aos grupos que socializem seus cartazes, promovendo uma discussão sobre os símbolos que representaram. Ressalte os principais acidentes que podem ocorrer tanto no trânsito quanto no uso de alguns produtos e também as maneiras de evitá-los. |
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Inicie convidando os alunos para uma reflexão sobre cuidados que devem tomar para não sofrer acidentes. Explique que há cuidados individuais, mas também há os que são coletivos, para o bem de todos. Depois, divida a lousa em duas partes: em uma parte deve constar "cuidados individuais", e na outra "cuidados coletivos". Na primeira, escreva "usar cinto de segurança"; na segunda, "faixa para pedestres". Explique que essas frases representam um cuidado individual e outro coletivo. Explane sobre a importância de ambos. Em seguida, peça aos alunos que citem outros cuidados e anote-os na lousa, verificando se eles compreendem que alguns deles contribuem para a saúde individual, e outros para a coletiva. Um exemplo é a prevenção da COVID-19, que tem como cuidados individuais a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel, o uso de máscaras de proteção facial, a etiqueta respiratória e o distanciamento social, e como cuidados coletivos a imunização com as doses adequadas da vacina. São os cuidados individuais aliados aos coletivos que ajudam a prevenir o contágio e a disseminação do vírus que causa essa doença. |
Referências complementares para a prática docente
Veja a seguir mais indicações para enriquecer seu repertório cultural e o dos alunos, como podcasts, filmes e livros. Além disso, há indicações de espaços para visitas virtuais. Caso não seja possível realizá-las, pesquise se há algo semelhante, como uma biblioteca pública, um museu ou um parque, para visitar com os alunos.
Sugestões para o professor
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Esse livro apresenta discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, trazendo dados extraídos de situações de ensino-aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias, a compreensão dos cuidados envolvidos nas práticas investigativas realizadas em sala de aula.
- CEARÁ. Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social: Defesa Civil. Como prevenir acidentes domésticos com crianças. Fortaleza, 17 out. 2009. Disponível em: https://oeds.link/qAYuB6. Acesso em: 24 jun. 2021.
Nesse site, há algumas recomendações sobre a prevenção de acidentes domésticos com crianças.
- LONGHINI, Marcos Daniel (Org.). Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas. Campinas: Átomo, 2014.
Esse livro apresenta concepções, ideias e práticas voltadas para o ensino de Astronomia no espaço escolar, abordando diversos temas da área, como reflexões teóricas sobre o ensino desse campo de conhecimento, o emprego de modelos e de recursos computacionais, bem como atividades desenvolvidas na escola sem o uso de recursos sofisticados.
- MIODOWNIK, Mark. De que são feitas as coisas: as curiosas histórias dos maravilhosos materiais que formam o mundo dos humanos. Trad. Marcelo Barbão. São Paulo: Blucher, 2015.
Nesse livro, o autor explica, ensinando Química, como são feitas as coisas mais importantes do mundo e fala de Ciência com uma linguagem acessível a todos.
- SILVA, Maria Antonieta Gonzaga. Seres vivos e não vivos. Portal do Professor, 15 nov. 2009. Disponível em: https://oeds.link/URzpYI. Acesso em: 24 jun. 2021.
O site apresenta uma sugestão de plano de aula sobre os seres vivos e os não vivos.
- TAIZ, Lincoln et al. Fisiologia e desenvolvimento vegetal. Trad. Eliane Romanato Santarém et al. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
O livro trabalha os vegetais em relação a suas características, classificações e fisiologia com textos didáticos e de rigor científico.
Sugestões para os alunos
- FIOCRUZ. Animais. Disponível em: https://oeds.link/VLaX68. Acesso em: 24 jun. 2021.
O site apresenta informações sobre diversos tipos de animais.
- GALVÃO, Diana; STERTZ, Thomas. O pequeno jardineiro mágico: Tom e Ginger, a sapinha sapeca. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.
Nesse livro, um menino amante das plantas ensina jardinagem a uma sapinha.
- MOLINA, Eder Cassola. Do que as coisas são feitas? Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2018. (Leituras para o Ensino Fundamental I: Ciências Materiais, Lendo Junto, 1).
Com esse livro, os alunos são incentivados a aprender se divertindo. Por meio de textos rimados, são apresentados materiais do dia a dia das crianças, seus usos e suas propriedades.
- QUEIROZ, Vanessa. et al. O caminho do Sol no céu. Londrina: Eduel, 2012.
Esse livro apresenta de forma lúdica conhecimentos sobre os pontos cardeais e incentiva o uso de noções básicas de Astronomia no cotidiano por meio da observação do movimento do Sol no céu, usando o Universo como um verdadeiro laboratório.
Sugestões para visita física ou virtual
- Tour virtual do Zoológico de São Paulo.
- Site: https://oeds.link/jkKrJy.
Esse site apresenta todas as informações para se realizar uma visita virtual monitorada.
- Tour virtual do Aquário do Rio São Francisco de Belo Horizonte.
- Site: https://oeds.link/iVRPHA.
Nesse site, os alunos podem fazer uma visita virtual por todos os espaços do aquário.