125
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. A legenda a seguir apresenta as cores das lixeiras adequadas para o descarte de determinados materiais.
Plástico
Metal
Papel
Vidro
a. Pinte os quadrinhos com as cores que representam onde os objetos deveriam ser descartados.
_ Amarelo.
Azul.
Verde.
Vermelho.
As legendas as imagens não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
b. Como o descarte adequado dos materiais pode contribuir com o ambiente?
Espera-se que os alunos respondam que o descarte adequado possibilita a diminuição da retirada de recursos naturais para a produção de objetos e produtos e a poluição do ambiente.
2. Enumere, em ordem crescente, as etapas do desenvolvimento de uma planta, como o milheiro.
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é fazer os alunos compreenderem a importância da reciclagem para diminuir o acúmulo de lixo e, consequentemente, a extração de materiais do ambiente.
Desenvolvimento da raiz e, em seguida, do caule 1
A planta adulta já é capaz de se reproduzir. 3
Após alguns dias, a planta já tem raiz, caule e folhas. 2
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Aplicar avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1. Objetivo
Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam os materiais comuns que constituem os objetos de uso cotidiano que podem ser reciclados, o que desenvolve a habilidade EF02CI01 da BNCC.
Como proceder
No item a, caso algum aluno tenha dificuldade em relacionar a legenda ao tipo de objeto que tem o material usado na sua fabricação, leve para a sala de aula embalagens vazias de diferentes produtos. Promova uma atividade na qual eles devem identificar o material usado na fabricação daquela embalagem e, em seguida, descartar na lixeira de coleta seletiva adequada. As lixeiras podem ser feitas de caixas de papelão e encapadas com papel nas cores que representam o descarte dos diferentes materiais. Permita a todos os alunos que participem da brincadeira e promova uma discussão para que reflitam sobre o item b.
2. Objetivo
Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as fases do ciclo de vida das plantas, conhecimentos importantes para o desenvolvimento da habilidade EF02CI04 da BNCC.
Como proceder
Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer as fases do ciclo de vida de um milheiro, leve para a sala de aula fichas com imagens de diferentes plantas e as fases de seu ciclo de vida. Peça que recortem usando tesouras com pontas arredondas, e colem cada uma das fases da vida da planta no caderno em ordem crescente. Finalmente, peça que leiam novamente as etapas citadas na atividade e enumere-as em ordem crescente. O trabalho com esta atividade permite desenvolver habilidades de numeracia da PNA.
126
3. Utilize as palavras do quadro a seguir para completar corretamente as sentenças. A mesma palavra pode ser usada mais de uma vez.
domesticado · silvestre · oceanos · estimação
a. A galinha é um animal domesticado que apresenta comportamentos que permitem seu convívio com o ser humano.
b. A tartaruga é um animal silvestre que vive nos oceanos.
c. O cão é um animal domesticado, que nos faz companhia, por isso é conhecido como animal de estimação.
4. Assinale com um X as frases referentes à maneira como a terra recebe a luz solar e a sua importância para o planeta.
A Terra não é iluminada ao mesmo tempo em todas as suas regiões, por causa do movimento de rotação do planeta. X
Sem a luz e o calor do Sol não haveria vida na Terra. X
A intensidade da luz solar varia nas diferentes regiões do planeta. X
5. Observe as imagens a seguir e complete as legendas, citando uma das propriedades do material usado em sua fabricação.
Capa de chuva feita com material . flexível
Tesoura feita de materiais . rígidos
- A tesoura apresentada na imagem anterior é a mais adequada para fazer trabalhos manuais? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois as tesouras com pontas arredondas evitam acidentes.
MANUAL DO PROFESSOR
3. Objetivo
Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam animais domesticados e animais silvestres, além dos ambientes onde vivem, o que contribui para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC.
Como proceder
Caso algum aluno tenha dificuldade no item a, mostre a ele imagens de animais que podem ser criados pelos seres humanos e a importância deles. Nos itens b e c, mostre imagens de animais criados pelos seres humanos e de animais silvestres em seu ambiente natural. Questione de que maneira ele classificaria a tartaruga e se alguns deles são animais de companhia. Esta atividade permite desenvolver os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
4. Objetivo
Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam que a luz solar é um componente do ambiente e essencial à vida na Terra e também se compreendem a influência do movimento de rotação na maneira como a Terra recebe luz e calor, contribuindo para desenvolver as habilidades EF02CI05 e EF02CI07 da BNCC.
Como proceder
Caso algum aluno deixe de assinalar uma das frases, pergunte a ele o que aconteceria com a água da Terra se não fosse aquecida pelo Sol, como os animais sobreviveriam sem água líquida, como as plantas conseguiriam os alimentos de que precisam para sobreviver. Em seguida, mostre imagens de diferentes locais do planeta, durante o dia e durante a noite e localize com ele, usando um globo terrestre, esses locais, questionando se eles receberiam ao mesmo tempo a mesma intensidade de luz solar.
5. Objetivo
Esta atividade permite avaliar os conhecimentos que os alunos têm sobre as propriedades do materiais usados nos objetos de uso cotidiano e os riscos que esses objetos podem oferecer, o que contribui para desenvolver as habilidades EF02CI01, EF02CI02 e EF02CI03 da BNCC.
Como proceder
Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer as propriedades dos materiais usados na fabricação dos objetos, leve para a sala de aula pedaços de tecido de diferentes composições, um pedaço de madeira e um pedaço de vidro. Questione quais objetos poderiam ser produzidos com esses materiais. Finalize conversando sobre maneiras de evitar acidentes na utilização de alguns objetos.