127
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
BEMVENUTI, Abel et. al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
O livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Recomendado pelo programa Biblioteca do Professor, do MEC, o livro apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
Esse livro trata da Química de um modo geral e aborda sua aplicação na realidade do dia a dia.
BURNIE, David; WILSON, Don E. Animal: the definitive visual guide to the world's wildlife. Londres: Dorling Kindersley, 2001.
Com textos em inglês, a obra apresenta uma introdução clara do reino animal e se propõe a ilustrar, a descrever e a explicar a incrível variedade de espécies que compõem o mundo animal.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: estratégias de leitura e escrita. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 1.
Esse livro aborda o desenvolvimento do realismo nominal e consciência fonológica (rimas e aliterações, consciência silábica) e favorecem avanços no desempenho de leitura e escrita. Com atividades prazerosas e de fácil execução, também auxilia o professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: intervenções para a alfabetização. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 2.
A obra discorre sobre a relação da leitura e memória, a dislexia, a relação do cérebro e a aprendizagem, apresentando atividades de intervenções que favorecem os avanços no desempenho da leitura e da escrita, e estratégias para auxiliar a alfabetização das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no volume 1.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos que trabalha o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Com décadas de estudos e de experiências com a tecnologia de imagens cerebrais, esse livro revela os mistérios da leitura e seus principais componentes, apresentando uma nova compreensão desse maravilhoso processo mental.
DELERUE, Alberto. O Sistema Solar: viagem ao reino do Sol através das mais recentes conquistas espaciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Ciência Ilustrada).
Esse livro apresenta informações gerais sobre o Sistema Solar e as primeiras civilizações.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
A obra apresenta aspectos importantes do processo de construção da leitura e da escrita, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro e como esse processo é importante para o desenvolvimento de inúmeros outros conhecimentos.
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Essa obra trata do que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente das Ciências na primeira infância. Utiliza-se de recursos da comunidade e de fenômenos reais, além de trazer conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
HEWITT, Paul G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Esse livro trata dos principais conceitos da física, além de exibir várias ilustrações sobre eles.
HICKMAN JR., Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
O livro trabalha a Zoologia de modo integral, trazendo informações sobre os animais e suas relações com o ambiente de maneira multidisciplinar nas diferentes áreas da Biologia.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.
O livro apresenta pressupostos metodológicos para a construção de uma avaliação mediadora, atrelando a concepção de aprendizagem a uma nova perspectiva na correção de testes e tarefas, e a necessidade de mudança na postura pedagógica dos professores para a melhoria da educação.
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Ciência Ilustrada).
Esse livro propõe descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais e mostra como se processam as transformações na natureza.
128
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
O livro discorre sobre os desafios da alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais para a construção da democracia.
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
Essa obra aborda a ecologia utilizando exemplos reais com ênfase em temas atuais.
OLIVEIRA, João Batista Araujo e. ABC do alfabetizador. 8. ed. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2008.
O livro apresenta uma síntese dos conhecimentos científicos em relação à alfabetização com enfoque na aplicação prática, bem como a fundamentação e os conceitos básicos que todo professor alfabetizador necessita conhecer.
PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Esse livro aborda conceitos gerais sobre o planeta Terra e faz uma análise da gestão ambiental e seus desafios.
PURVES, William K. et al. Vida: a ciência da biologia. Trad. Anapaula Somer Vinagre et al. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Esse livro de introdução à Biologia, mostra de forma didática e atualizada a evolução dos conhecimentos na compreensão dos seres vivos e as diferentes fases pelas quais eles passam durante sua evolução. Seu propósito é intrigar os alunos, auxiliando-os a relacionar a teoria ao mundo à sua volta.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Obra completa de Biologia vegetal que apresenta texto claro, objetivo e repleto de imagens ilustrativas. Nela, são tratados assuntos como as relações evolutivas, a investigação genômica e a fisiologia dos vegetais.
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.
A obra apresenta, de forma divertida, dicas para ter um comportamento ecológico dentro de casa, ensinando a reciclar o lixo doméstico, plantar vegetais, flores e frutas e outros procedimentos simples que ajudam as famílias a viver em harmonia com o ambiente.
Sites
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/hpGQSx. Acesso em: 9 jun. 2021.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, documento seguido nesta obra, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
JULIANO, Marcio de Cássio. Consumo excessivo e o modelo de economia de materiais. Revista Terceiro Setor, UNG, v. 3, n. 1, p. 56-58, 2009. Disponível em: https://oeds.link/bi327W. Acesso em: 12 jul. 2021.
Esse artigo acompanha a cadeia produtiva de diversos materiais, desde a obtenção da matéria-prima até o descarte dos bens produzidos, trabalhando o consumo desenfreado e as consequências disso para a humanidade e o meio ambiente.
LITRO de Luz. Disponível em: https://oeds.link/lOw4qn Acesso em: 12 jul. 2021.
O site apresenta o projeto Litro de Luz, que monta e instala soluções de iluminação fotovoltaica em diversas comunidades no Brasil.
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/n76HA8. Acesso em: 9 jun. 2021.
O site apresenta a PNA, que tem o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
PREVENÇÃO aos acidentes domésticos & Guia rápido de primeiros socorros. Disponível em: https://oeds.link/lBTx7k. Acesso em: 12 jul. 2021.
Nesse site há informações sobre a prevenção de acidentes domésticos e um guia de como oferecer os primeiros socorros em cada caso.
SCHIEL, Dietrich; ORLANDI, Angelina Sofia (Org.). Ensino de ciências por investigação. São Carlos: CDCC-USP, 2009. Disponível em: https://oeds.link/nXc55m. Acesso em: 12 jul. 2021.
Essa apostila de Ciências traz um programa de propostas para o ensino de vários conteúdos com base na relação entre a investigação e o desenvolvimento das expressões oral e escrita dos alunos.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Cuidados diários com a pele. Disponível em: https://oeds.link/kj2ki6. Acesso em: 12 jul. 2021.
O site traz informações sobre os cuidados com a pele, como a proteção em relação à luz solar, os fotoprotetores, entre outros esclarecimentos.
VIETO, Roberto. O que é animal silvestre, selvagem e exótico? Proteção Animal Mundial, São Paulo, 10 jun. 2020. Disponível em: https://oeds.link/CSJ1aH. Acesso em: 12 jul. 2021.
O artigo publicado no site da organização internacional World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) apresenta a diferença entre animais silvestres, selvagens e exóticos.
MANUAL DO PROFESSOR
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
Matéria e energia | Propriedades e usos dos materiais Prevenção de acidentes domésticos |
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado. (EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.). |
Vida e evolução | Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. |
Terra e universo | Movimento aparente do Sol no céu O Sol como fonte de luz e calor |
(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. (EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.). |
Referências bibliográficas comentadas
Livros
- BEMVENUTI, Abel et al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
- Esse livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
- BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Livro recomendado pelo MEC no programa Biblioteca do Professor, que apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Esse livro traz discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, com dados extraídos de situações de ensino-aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias, a compreensão dos cuidados envolvidos nas práticas investigativas realizadas em sala de aula.
- COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos, que explora o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação dos alunos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
- DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Nesse livro, Stanislas Dehaene apresenta seus trabalhos sobre as neurociências da leitura e explica por meio de evidências científicas como a criança aprende a ler.
- GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Esse livro trabalha as práticas educacionais baseadas em evidências científicas, apresentando casos que funcionam em sala de aula.
- HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- A obra apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Utilizando recursos da comunidade e de fenômenos reais, incentiva o pensamento criativo das crianças e traz conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
- HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2006.
O livro apresenta os cinco princípios essenciais da avaliação mediadora no sentido da efetiva promoção da aprendizagem e das múltiplas dimensões do fazer avaliativo.
- KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Cotidiano Escolar).
Esse livro analisa a necessidade de conhecimento básico de ciência e traz sugestões de atividades interdisciplinares.
- MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
Esse livro apresenta conceitos de alfabetização, literacia e letramento e aborda como a alfabetização é fundamental para a construção da democracia. Também analisa a alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais.
Sites
- BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Projetos de ensino, atividades práticas, experimentação e o lúdico no ensino de Ciências. Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, São Paulo, v. 10, n. 23, p. 114-140, 2012. Disponível em: https://oeds.link/UJOpty. Acesso em: 7 jul. 2021.
Esse trabalho mostra a importância do incentivo ao professor, ao lúdico na sala de aula e do estímulo à curiosidade das crianças no ensino de Ciências, além de relatar como os projetos e a experimentação ajudam na aprendizagem.
- Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/EWjK5p. Acesso em: 21 jun. 2021.
Documento que unifica o currículo da Educação Básica no Brasil, estabelecendo o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver.
- PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/B4uNJp. Acesso em: 21 jun. 2021.
Esse documento permite que sejam conhecidos os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização e trata de conceitos importantes, como a literacia e a numeracia.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/nBRyg6. Acesso em: 18 maio 2021.
Documento que apresenta os Temas contemporâneos transversais e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: https://oeds.link/WpFpom. Acesso em: 13 jul. 2021.
Nesse site é apresentado o conceito de saúde, e a promoção de atividades em defesa desse direito.
- CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Senso nu-mérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010. Disponível em: https://oeds.link/9HwvIG. Acesso em: 6 jun. 2021.
Artigo que analisa a compreensão das dificuldades de aprendizagem na matemática e apresenta o Teste de Conhecimento Numérico, desenvolvido por Yukari Okamoto e Robbie Case (1996), aceito pela literatura atual como um bom instrumento para avaliar o senso numérico.
- LIMA, José Carlos Vaz de. Divulgação científica e sociedade. Pesquisa Fapesp, ed. 45, ago. 199. Disponível em: https://oeds.link/RcoYIy. Acesso em: 2 ago. 2021.
Esse artigo trata da importância do desenvolvimento científico na transformação da sociedade humana, e a necessidade de um sistema educacional que promova uma formação científica sólida.
- QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Avaliação formativa: ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais... Disponível em: https://oeds.link/N5cyb6. Acesso em: 5 jun. 2021.
Nesse artigo, a autora discute o conceito de avaliação formativa, com base em revisão bibliográfica que aborda o tema. Esses estudos permitiram-lhe caracterizar esse tipo de avaliação como uma ferramenta que contribui para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, modificando estratégias pedagógicas sempre que necessário.
- VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, maio-ago. 2013. Disponível em: https://oeds.link/w8Osz9. Acesso em: 8 jul. 2021.
Esse artigo discute a importância da educação científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionamento por que e para quê ensinar ciências serviu como norte para esse trabalho.