6
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
-
Contorne, entre as palavras do quadro a seguir, aquelas que representam fontes sonoras que emitem diferentes tipos de sons e que podem ser percebidos no dia a dia.
flauta
bola
campainha
violão
prato
liquidificador
sirene
pandeiro
caderno
-
A foto abaixo mostra Camila estudando em sua casa, em um ambiente iluminado por uma lâmpada elétrica.
luz refletida
corpo iluminado
corpo luminoso
luz emitida
-
Agora, complete as frases a seguir usando os nomes indicados na foto.
A pelo atinge o e a por ele chega aos olhos de Camila, que consegue estudar.
-
-
Os solos podem apresentar diferentes componentes. Marque um X no componente que está presente em maior quantidade nos solos em que a água não consegue passar com facilidade, podendo formar poças após uma determinada quantidade de chuvas.
-
7
4. Observe a foto a seguir e marque um X no quadrinho que representa o principal uso do solo pelo ser humano.
- Criação de animais.
- Agricultura.
- Extração de materiais.
- Transmissão de energia elétrica.
5. Ligue os nomes dos animais citados a seguir ao tipo de cobertura do corpo de cada um deles.
6. As imagens a seguir mostram registros da Serra da Canastra em diferentes períodos do dia.
-
Quais diferenças podem ser observadas no céu de cada uma das imagens?