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1 Percebendo o ambiente
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3. Espera-se que os alunos respondam que captamos os sons por meio das orelhas. Comentários nas orientações ao professor.
Como conseguimos perceber os sons dos instrumentos musicais?
Como você acha que esses instrumentos emitem sons?
Você já ouviu o som de algum dos instrumentos musicais que aparecem na orquestra sinfônica apresentada na foto? De qual?
CONECTANDO IDEIAS
Nesta foto, vemos uma orquestra sinfônica brasileira em momento de apresentação. Nela, podemos observar a presença de várias pessoas tocando instrumentos musicais. Você já viu uma apresentação de orquestra sinfônica? Resposta pessoal.
- 1 e 2:
- Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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1 Sons
Os sons, como os produzidos pelos instrumentos musicais mostrados nas páginas anteriores, são percebidos pelo corpo humano por meio de um sentido chamado audição.
Os sons são ondas sonoras produzidas por vibrações de um corpo, como dos tambores conhecidos por taikô. Veja na imagem a seguir.
Quando a pessoa bate as baquetas na pele que recobre o tambor, essa pele vibra, assim como as laterais do tambor. Isso faz com que o ar próximo a ele também vibre, produzindo as ondas sonoras.
ondas sonoras
orelha
As ondas sonoras são captadas pelas orelhas humanas e são interpretadas no encéfalo humano.
- encéfalo:
- no corpo humano, é o órgão que se localiza na parte central do sistema nervoso, protegido pelo crânio; controla diversas atividades que ocorrem no corpo e também atividades que realizamos em nosso cotidiano
- Você sabe tocar algum instrumento musical? Qual?
Se você fosse escolher um instrumento musical para aprender a tocar, qual seria?
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ORIGEM DO TAIKÔ
O taikô, ou "tambor grande", em japonês, é um instrumento de percussão tradicional da cultura japonesa que vem marcando sua história há pelo menos 1500 anos.
No passado, esse instrumento era utilizado em anúncios de guerras e cerimônias religiosas, e na atualidade está presente em apresentações artísticas, shows, teatros, competições e atividades socioculturais.
Para a cultura japonesa, tocar taikô é mais do que desenvolver uma habilidade, é uma manifestação artística que concilia as batidas com o movimento corporal, atraindo, assim, a atenção de quem assiste às apresentações.
A estrutura básica do instrumento é formada por um corpo de madeira em forma de barril com duas faces cobertas por pele de animal.
A apresentação de taikô é uma combinação de sons que derivam da batida de diversos tambores.
É legal conhecer e valorizar as diferentes culturas.
PARA SABER MAIS
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Soltando o som, de Carolina Michelini. Moderna.
Conheça a história de Jana e Dudu. Descubra com eles os sons que existem ao nosso redor e quantos sons somos capazes de produzir. Você também conhecerá alguns instrumentos musicais e sua história.
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Além dos instrumentos de percussão, existem outros instrumentos, como os de corda e os de sopro.
Os instrumentos de corda, como o violão, o violino, a guitarra, o baixo e o violoncelo, também produzem vibrações. Quando as cordas são movimentadas, vibram o ar ao redor, emitindo ondas sonoras.
Quanto mais espessas são as cordas musicais, mais grave (baixo e grosso) é o som emitido por elas. Quanto mais finas são as cordas, mais agudo (alto e fino) é o som.
Os instrumentos de sopro têm uma parte que funciona como uma coluna de ar. Quando o músico sopra, o ar no interior do instrumento vibra, empurrando a coluna de ar, o que produz o som.
Quando o músico toca as chaves do lado externo do instrumento, elas modificam o tamanho da coluna de ar, fazendo-o emitir diferentes sons.
2. Você já ouviu o som produzido por alguns dos instrumentos musicais apresentados nesta página? De qual(is) instrumento(s)?
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SONS INDÍGENAS
Os indígenas também utilizam diferentes instrumentos musicais. Geralmente, eles são usados em rituais, como ritos de passagem, danças de guerra e práticas de cura. Os indígenas também tocam diferentes instrumentos musicais durante festas comemorativas dentro da tribo ou na socialização com outros grupos.
A maioria dos instrumentos musicais indígenas é de percussão e sopro.
Entre os instrumentos de percussão, destacam-se os chocalhos, bastões e reco-recos.
Os chocalhos geralmente são utilizados em rituais de iniciação dos jovens. Esses instrumentos são feitos de frutos de nozes ou cocos, sementes, madeira e partes de corpos de animais (penas, ovos e cascos).
Entre os instrumentos de sopro, destacam-se apitos, buzinas, pios, trombetas e flautas. Eles são feitos com folhas, frutos, pedaços de caule, bambus, ossos, chifres, entre outros materiais.
As flautas geralmente são feitas de bambu, madeira e osso. A flauta de pã se destaca pelo tamanho e é utilizada em diferentes rituais.
Os indígenas também utilizam o próprio corpo para produzir sons. Eles batem os pés, o que resulta em uma vibração no solo, movimento usado em muitas danças.
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Produzindo som no dia a dia
3. Feche os olhos por alguns segundos e se concentre nos sons ao seu redor. Que sons você consegue perceber?
4. Você gosta de todos os sons que escutou? Por quê?
Em nosso dia a dia, convivemos com diferentes sons, muitos dos quais nem prestamos atenção, pois já fazem parte de nosso cotidiano.
Os objetos que usamos no dia a dia podem produzir diferentes sons, como podemos perceber na situação a seguir.
liquidificador
máquina de lavar louças
máquina de lavar roupas
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Os instrumentos musicais e os eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupas, produzem diferentes sons. Objetos que produzem e emitem sons são chamados fontes sonoras.
Na cidade em que vivemos, ouvimos diversos sons. Alguns deles, mesmo parecendo de baixa intensidade, são ruídos, que ao longo do tempo podem interferir em nosso bem-estar.
5. Contorne na ilustração os objetos que emitem sons quando estão em funcionamento.
Durante dois minutos, se possível, utilize o gravador de um telefone celular para captar os sons que podem ser ouvidos em algum momento do dia na sua residência. Depois, envie a gravação para seu professor, a fim de que os diferentes sons possam ser reproduzidos em sala de aula e os colegas possam identificar as fontes sonoras.
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Em alguns ambientes, há ruídos em excesso, produzidos por uma ou mais fontes de som. O excesso de ruídos em um ambiente é chamado poluição sonora.
Algumas fontes de ruídos que podem causar poluição sonora são:
- o motor, a buzina, a sirene e o aparelho de som de alguns veículos;
- as máquinas em funcionamento nas indústrias e nas construções;
- as propagandas sonoras do comércio;
- as casas noturnas e os bares, que mantêm o volume do aparelho de som muito alto.
A poluição sonora pode provocar danos à saúde do ser humano, como distúrbios do sono, estresse, perda parcial da capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, nervosismo e mau humor.
6. Contorne na ilustração a seguir as fontes sonoras.
- estresse:
- resposta do corpo humano a situações de extremo esforço e preocupação
7. Converse com os colegas sobre a importância do profissional apresentado nesta cena e do uso do protetor de orelhas.
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Para evitar os problemas de saúde causados pela poluição sonora, devemos ter alguns cuidados em nosso dia a dia.
- Evite ficar em ambientes barulhentos.
- Utilize protetores auriculares quando permanecer muito tempo em locais com ruído intenso.
- Escolha equipamentos elétricos menos barulhentos.
- Evite ouvir música com fones de orelha com volume muito alto e por muito tempo.
- Pessoas que têm veículos devem ser responsáveis pela manutenção dos equipamentos que reduzem os ruídos.
8. Grife no texto as atitudes que você tem no dia a dia.
9. Você considera que precisa mudar alguma de suas atitudes com relação à sua saúde auditiva? Comente com os colegas.
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CIDADÃO DO MUNDO Instrumentos musicais e identidade cultural
Os instrumentos musicais estão por toda parte e integram a herança e a identidade cultural de muitos povos. No Brasil, existe grande variedade de instrumentos musicais tradicionais.
Como vimos anteriormente, para os povos indígenas brasileiros, a música é usada em rituais religiosos, socialização, ligação com seus ancestrais e cura.
Cada grupo indígena tem seus instrumentos musicais, e eles apresentam diferentes finalidades. Os instrumentos musicais diferem apenas nos detalhes, refletindo a própria cultura.
Outro instrumento tradicional no Brasil é o acordeão. Na Região Nordeste, ele é conhecido com o nome de sanfona e, na Região Sul, como gaita.
No passado, ele retratava o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis, mas há cerca de cem anos faz parte do ritmo forró, característico do Nordeste brasileiro.
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Existem ainda os instrumentos de origem africana, que viajaram com as pessoas escravizadas para outras partes do mundo e também chegaram ao Brasil.
O xequerê, também conhecido como abê, é um instrumento de percussão de origem africana que já faz parte da nossa cultura.
Seu som é produzido puxando e soltando a rede de contas, gerando um som semelhante ao de um chocalho.
Outro instrumento muito conhecido é o berimbau, utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, uma mistura de dança e arte marcial, típica do Brasil.
As danças e as músicas estão muito presentes na cultura brasileira, herança de uma diversidade de povos que chegaram ao Brasil deixando contribuições únicas, que alegram, encantam e ainda marcam nossa identidade cultural.
-
Você já conhecia algum dos instrumentos musicais apresentados?
-
Converse com seus colegas sobre a presença de instrumentos musicais em diferentes culturas e a importância da música para cada uma delas.
-
Projetos sociais ligados à arte, como a música, podem contribuir para o desenvolvimento da cultura de uma sociedade? Discuta sobre isso com seus colegas.
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NA PRÁTICA
- É possível construir instrumentos musicais com materiais reaproveitáveis?
Podemos construir instrumentos musicais com materiais simples. Vamos verificar isso na prática.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 palitos de sorvete
- 2 elásticos
- 1 palito de dentes
- papel sulfite
- tesoura com pontas arredondadas
- régua
Com a tesoura, corte dois pedaços do palito de dentes na largura do palito de sorvete. Corte uma tira de papel sulfite no comprimento do palito de sorvete.
Coloque a tira de papel sobre um dos palitos de sorvete. Em seguida, coloque um pedaço do palito de dentes próximo a cada uma das extremidades do palito de sorvete, como mostra a foto.
Coloque o outro palito de sorvete por cima e prenda com os elásticos.
Você pode decorar seu instrumento pintando os palitos de sorvete.
-
Com o instrumento montado, assopre fazendo o ar passar entre os palitos. O que acontece?
-
O que produz o som desse instrumento?
-
Junte-se a dois colegas, pesquisem outro instrumento musical que pode ser construído com materiais simples e construam esse instrumento. Com o restante da turma, produzam uma composição musical.
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ATIVIDADES
-
O futebol de 5 é uma modalidade esportiva paralímpica para pessoas cegas ou com deficiência visual. Os atletas participam com vendas nos olhos e o goleiro tem visão total. Dentro da bola, existe um guizo que emite sons para que os jogadores a localizem.
a. Que parte do corpo humano é utilizada pelos jogadores de futebol de 5 para localizarem a bola?
olhos
orelhas
mãos
b. A torcida deve manter silêncio e só pode se manifestar na hora do gol. Por que isso é importante para os jogadores dessa modalidade esportiva?
LER E COMPREENDER
-
A onomatopeia é uma figura de linguagem usada para representar sons na forma de palavras, um recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos, como a mostrada a seguir.
Armandinho, de Alexandre Beck. Armandinho nove. Florianópolis: A. C. Beck, 2016. p. 72.
Identifique as onomatopeias que aparecem na tirinha e descreva quais sons elas estão representando.
- :
- :
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3. Existem objetos que emitem sons para nos alertar em algumas situações. Relacione esses objetos à sua função.
A
B
C
Avisar sobre a aproximação do veículo de socorro
Acordar as pessoas em um horário determinado.
Avisar sobre a chegada de pessoas a um lugar.
4. Veja a placa apresentada abaixo.
a. Geralmente, em que locais podemos encontrar placas como essa?
b. Qual é o motivo de placas como essa serem colocadas nesses locais?
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c. Qual é o principal sentido utilizado para perceber que o ambiente está em silêncio?
5. O profissional que aparece na foto abaixo trabalha com um equipamento que emite ruído excessivo.
a. O ambiente de trabalho desse profissional apresenta poluição sonora? Por quê?
b. O que esse profissional está utilizando para proteger sua audição?
6. No Brasil, existem normas que limitam a intensidade dos ruídos nas cidades, visando ao conforto e à saúde das pessoas. Em muitas cidades, existe intensa fiscalização dos estabelecimentos comerciais a fim de que eles se enquadrem nessas normas.
decibelímetro
-
Comente sobre a importância desse tipo de fiscalização.
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2 Luz
- O que você faz para enxergar um objeto que se encontra em um ambiente escuro?
Podemos observar os corpos que estão ao nosso redor por meio da luz que emitem ou refletem.
Durante o dia, o Sol emite luz, que ilumina e aquece o planeta Terra. Durante a noite, quando não há incidência direta da luz solar, as pessoas geralmente utilizam lâmpadas elétricas para iluminar os ambientes.
Além de ser fundamental para a existência da vida na Terra, a luz nos permite enxergar o que está ao nosso redor.
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2. Você já observou a luz solar passando entre galhos e folhas de uma árvore como na foto a seguir? O que você percebe quanto à propagação da luz?
3. Você já presenciou outra situação semelhante à apresentada na foto? Cite-a.
A luz solar se propaga em linha reta, desde que não sofra desvios.
Dirceu estava manuseando um espelho e se espantou ao observar o que aconteceu.
4. O que aconteceu nessa situação?
5. O que causou o desvio da luz solar?
6. O que você concluiu com essa situação?
ATENÇÃO
Não brinque com espelhos refletindo a luz solar. Isso pode causar acidentes nos olhos, queimaduras ou incêndios.
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Os corpos e a luz
Os corpos podem ser classificados em luminosos ou iluminados.
Os corpos luminosos emitem luz própria. As fontes de luz, tanto as naturais como as artificiais, emitem luz que ilumina o ambiente que nos rodeia.
Os corpos iluminados são aqueles que não possuem luz própria e somente podem ser vistos porque refletem a luz emitida pelos corpos luminosos.
Renato está olhando para o vaso que está no museu. Veja um esquema que representa como ele conseguiu enxergar esse corpo.
ATENÇÃO
Evite olhar diretamente e sem proteção para fontes de luz. Isso pode causar incômodo nos olhos e prejudicar a visão.
As fontes de luz podem ser naturais ou artificiais. As fontes naturais são o Sol, outras estrelas e os relâmpagos. As lâmpadas elétricas, as lanternas e os faróis dos automóveis, quando acesos, são exemplos de fontes artificiais de luz, pois são produzidas pelo ser humano.
7. Uma vela e um fósforo são corpos luminosos ou iluminados? Justifique sua resposta.
8. A luz emitida pelas lâmpadas na situação mostrada na ilustração anterior é considerada uma fonte de luz natural ou artificial?
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A passagem da luz através dos corpos
Observe nas fotos o procedimento realizado por Bruno.
Bruno acendeu uma lanterna atrás de uma porta de vidro transparente.
A
Em seguida, ele acendeu a lanterna atrás de uma porta de vidro fosco.
B
9. Qual das portas permitiu que maior quantidade de luz a atravessasse?
10. O que você acha que aconteceria se Bruno acendesse a lanterna atrás de uma porta de madeira?
Alguns corpos permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles. Esses corpos são chamados transparentes.
Existem corpos que permitem que pouca luz os atravesse. Eles são chamados translúcidos.
Os corpos que não permitem a passagem da luz são chamados opacos.
11. Qual das fotos vistas anteriormente apresenta um corpo:
- translúcido?
- transparente?
12. Cite um exemplo de corpo opaco.
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Decomposição da luz
A luz solar e a luz que é emitida por muitas lâmpadas elétricas são chamadas luz branca. Durante vários anos, acreditava-se que a luz branca era pura e que as outras cores eram modificações da luz branca.
O matemático e físico inglês Isaac Newton (1643-1727) foi um dos primeiros a estudar o fenômeno da decomposição da luz branca, mostrado na imagem a seguir. Utilizando o prisma de base triangular, Newton compreendeu que a luz branca era resultado da mistura de outras cores, as que formam o arco-íris.
luz branca
feixe de luz colorida
Alguns objetos transparentes, como um prisma, têm a propriedade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris.
A decomposição da luz pode ser observada no ambiente com a formação do arco-íris.
Ao atravessar gotas de água que estão na atmosfera, a luz solar é decomposta, formando o arco-íris. Isso também ocorre nos dias em que chove e há Sol ao mesmo tempo.
13. Você já viu um arco-íris no céu?
14. Quais são as cores do arco-íris? Identifique-as na foto.
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NA PRÁTICA
-
Você sabe o que acontece se misturarmos luzes que têm as cores do arco-íris?
Diversos aparelhos que utilizamos no cotidiano emitem uma mistura de luzes para formar as diferentes cores que vemos em suas telas. É o caso dos aparelhos de televisão, monitores de computador, telefones celulares, entre outros. Vamos ver como isso funciona na prática.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 CD
- canetas hidrográficas ou lápis de cor com as cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta)
- folha de papel sulfite
- lápis preto
- tesoura com pontas arredondadas
- cola branca
- 1 bola de gude
- cola quente
DICA
Apenas o adulto deve manusear a cola quente.
Faça um círculo no papel usando o CD como molde. Divida-o em sete partes iguais. Pinte cada parte com uma das cores do arco-íris. Recorte o círculo colorido e cole-o no CD com a cola branca. Recorte a parte central do papel, utilizando o orifício do CD como base.
Um adulto deve colar a bola de gude no centro do CD usando a cola quente, conforme a foto abaixo. O instrumento montado é um disco de Newton.
-
Gire o disco rapidamente e observe o que acontece com as cores. Converse com os colegas sobre o que você observou.
-
Como você explica o que acontece com o disco ao ser girado?
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
Em sua opinião, o que é preciso para que ocorra a decomposição da luz solar nas cores do arco-íris?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- bandeja funda
- água
- espelho pequeno
- cartolina branca
- fita adesiva
A
Em um dia ensolarado, encha a bandeja com água e coloque-a em um local com incidência direta de luz solar, próximo a uma parede.
-
Por que a atividade precisa ser realizada em um dia ensolarado?
B
Fixe a cartolina com fita adesiva na parede. A região da parede onde a cartolina ficará não deve receber luz solar diretamente.
-
Por que a cartolina precisa ficar em uma região que não receba luz solar?
Faça esta atividade com a supervisão de um adulto. Peça a ele que utilize a câmera do telefone celular para gravar você durante a realização de cada uma das etapas do experimento. Salve a gravação e a encaminhe para o seu professor.
DICA
Esta atividade deve ser realizada em um dia ensolarado. Permaneça exposto à luz solar somente o tempo necessário para a realização da atividade e utilize protetor solar.
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C
Segure o espelho de modo que parte dele fique dentro da água.
D
Posicione o espelho de maneira que a luz do Sol incida sobre ele e reflita na cartolina.
Peça ao adulto que fotografe o resultado observado na etapa D.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o espelho. Não direcione a luz refletida para o rosto de outra pessoa ou de si mesmo para não prejudicar a visão.
Se não sentir segurança, peça a ajuda de um adulto para realizar a etapa C.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
O que surgiu na cartolina quando o espelho refletiu a luz do Sol nela?
-
Escreva com suas palavras por que isso aconteceu.
-
Desenhe no caderno um retângulo contendo sete linhas. Em seguida, pinte no retângulo o esquema das cores projetado na cartolina, observando a ordem em que elas aparecem.
-
Em sua opinião, seria possível realizar essa atividade em um dia nublado? Por quê?
-
Converse com seus colegas e respondam à seguinte pergunta: O arco-íris que se forma no céu é resultado da decomposição da luz solar? Como ocorre esse fenômeno?
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ATIVIDADES
1. Observe o experimento que Luana montou.
a. Quando Luana acender a lanterna, a parede será iluminada? Por quê?
b. Como deveria ser o cano para que a lanterna iluminasse a parede?
c. Qual é a fonte de luz utilizada por Luana nesse experimento?
d. Essa fonte de luz é:
natural.
artificial.
2. Relacione a imagem à característica adequada de cada material indicado.
- Janela de uma casa. ___
- Parede de uma casa. ___
- Porta de um edifício. ___
- Opaco
- Transparente
- Translúcido
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3. Escreva no caderno um texto a respeito da formação do arco-íris. Se você quiser, ilustre seu texto.
Depois, apresente aos colegas o texto que você escreveu.
4. Observe a imagem abaixo, que mostra a imagem ampliada de um monitor de computador.
Os pontos coloridos emitem luz com as cores azul, vermelha e verde para formar as imagens que vemos.
-
A cor amarela do desenho é obtida pela mistura de cores de luzes. Pesquise quais cores são misturadas para formar a cor amarela.
-
E para conseguir a cor branca nos monitores? Se necessário, faça uma pesquisa sobre o assunto.
PARA SABER MAIS
- Os mistérios da visão: experimentos fáceis e divertidos. Edições SM.
Por meio de experimentos lúdicos e de fácil execução, você conhecerá um pouco mais sobre os mecanismos da visão e entenderá melhor os fenômenos científicos associados a esse sentido.
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PARA SABER FAZER Seminário
O seminário é uma forma de aprendizagem que envolve o trabalho de pesquisa, a discussão e o debate. Ele não pode ser pensado somente como uma apresentação para o professor, mas para todos os colegas de sala, proporcionando uma reflexão, em grupo, sobre determinado assunto. Veja a seguir como fazer um seminário.
- Primeiramente, verifique o assunto que será abordado no seminário e se ele será apresentado individualmente ou em grupo.
- Pesquise sobre o assunto em fontes diferentes, como livros, jornais, revistas e internet, sempre verificando se a fonte da pesquisa é confiável. Por exemplo, na internet, procure por sites de universidades ou órgãos do governo e artigos de revistas ou jornais.
- Faça a leitura dos materiais pesquisados, anotando as partes mais importantes e as que o deixaram com dúvida. É importante que você tire suas dúvidas com o professor antes de preparar sua apresentação.
- Planeje a montagem do material da sua apresentação. Você pode usar cartazes ou apresentação de slides no computador.
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5 No cartaz ou nos slides, insira textos curtos, em tópicos. Eles devem servir de orientação para a apresentação.
6 Utilize imagens para ilustrar o tema trabalhado, complementando as informações escritas.
7 Prepare-se antecipadamente para a apresentação do seminário; se ela for em grupo, todos os integrantes devem participar da apresentação. Por isso, cada integrante do grupo deve ficar responsável por falar uma parte do trabalho e participar das discussões.
8 Estude o tema e evite falar somente o que está no cartaz ou nos slides; para isso, ensaie a apresentação com os outros membros do grupo, apresentando informações complementares.
9 É importante que sua apresentação tenha uma introdução e uma conclusão em relação ao assunto estudado.
Poluição sonora e suas consequências
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos colocar em prática essas dicas e produzir um seminário sobre a poluição sonora e a luminosa.
Com a ajuda de uma pessoa de sua família, pesquise o que é poluição sonora e poluição luminosa e as consequências que elas podem trazer. Procure os problemas de saúde que podem ser provocados por esses tipos de poluição, as normas que regulam os níveis de ruído em certos locais e os efeitos que a poluição luminosa pode ter em outros animais.
Apresente seu seminário aos colegas e conversem sobre o que vocês aprenderam.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
A capoeira é uma representação cultural brasileira que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. O berimbau é um dos instrumentos musicais da capoeira e emite um som característico.
a. Você já ouviu o som emitido pelo berimbau?
- Sim.
- Não.
b. Como você acha que o berimbau emite sons?
-
As fotos a seguir representam como ocorre a propagação da luz emitida por uma lâmpada elétrica acesa e por uma lanterna acesa.
AB
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-
Escreva como ocorre a propagação dos raios de luz em cada fonte de luz mostrada na página anterior.
Lâmpada elétrica acesa:
Lanterna acesa:
3. Gabriel utiliza uma luminária elétrica para estudar durante a noite.
a. Qual imagem representa o percurso correto dos raios de luz emitidos pela lâmpada até atingir os olhos de Gabriel?
A
B
C
Procure sempre estudar e ler em locais bem iluminados, para evitar danos aos olhos.
b. Cite uma atitude que contribui para Gabriel economizar energia elétrica ao estudar durante o dia.