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2 Observando o solo
Veja a enorme escavação no solo que um grupo de pessoas realizou. Era uma mina de diamantes, com 1 200 m de diâmetro e 525 m de profundidade.
CONECTANDO IDEIAS
-
Qual é o principal componente do ambiente mostrado nesta foto?
-
Por que o ser humano escavou o solo da região da mina mostrada na foto?
-
Cite outros materiais que o ser humano obtém do solo.
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3 O solo
-
Você já observou o solo de uma horta, de um jardim ou de um vaso? O que existia nesse solo?
A professora de Raquel separou os alunos em grupos e pediu a cada um que coletasse amostras de solo de diferentes locais da escola.
Ao cavar o solo com uma pá de jardinagem, Raquel e alguns de seus colegas encontraram rochas, folhas, raízes de plantas e pequenos animais.
Além disso, perceberam que o solo tinha coloração escura e água, pois quando Raquel o apertou com as mãos, sentiu que estava úmido. Eles também constataram que os grãos do solo eram finos e bastante unidos.
As rochas, as folhas, as raízes de plantas, os pequenos animais e a água são alguns dos componentes encontrados no solo.
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2. Diga a importância do solo para os seres vivos.
3. Em que situações você utiliza o solo?
O solo é um componente do ambiente muito importante para os seres vivos. É no solo que o ser humano cultiva plantas, cria animais e faz construções. Além disso, é no solo que o ser humano e outros animais constroem seus abrigos e é onde muitas plantas se fixam e obtêm água e sais minerais.
- sais minerais:
- substâncias necessárias à vida dos animais e das plantas, desempenhando variadas funções nos seres vivos
Converse com seus pais ou responsáveis sobre cultivar uma horta em casa. As plantas podem ser cultivadas no quintal ou em recipientes, como vasos. Comer partes de algumas plantas é importante para a saúde.
Márcio
Rodolfo
Aline
Raquel
4. Cite uma planta que o ser humano cultiva no solo.
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Já o grupo de Lucas coletou amostras da areia do parque da escola.
Lucas e seus colegas perceberam que a areia tinha uma coloração clara e que os grãos eram soltos e secos. Além disso, perceberam que os grãos eram grossos.
Os colegas de Lucas também viram algumas formigas andando no meio dos grãos de areia carregando pequenas folhas.
Pedro
Marina
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Quando brincar em um parque, como o da escola, recolha os brinquedos utilizados. Conserve os brinquedos do parque para que outras crianças possam utilizá-los.
Sara
Lucas
5. Que característica as amostras de solo coletadas pelos grupos de Raquel e Lucas têm em comum?
6. Quais as diferenças entre as amostras de solo coletadas pelo grupo de Raquel e pelo grupo de Lucas?
O solo apresenta propriedades importantes, como a cor, o tamanho das partículas (textura) e a permeabilidade.
Existem solos de diferentes cores. Veja alguns exemplos.
Solo de coloração avermelhada.
Solo de coloração esbranquiçada.
Solo de coloração escura.
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O tamanho das partículas do solo também é importante. Existem grãos mais grossos, como os de areia, e grãos mais finos, como os de argila. Por isso, quando colocamos uma porção de solo rico em areia nas mãos, percebemos que as partículas têm textura mais grossa, e quando fazemos o mesmo com a argila, sentimos que sua textura é mais fina.
Quando colocamos água em uma amostra de solo, podemos analisar sua permeabilidade. Se a água passa pelas partículas de solo rapidamente, o solo é permeável, isto é, permite a passagem de água entre os grãos. Se a água passa com dificuldade entre partículas de solo, ele é pouco permeável.
A poça indica que a água não consegue passar com facilidade, caracterizando o solo como pouco permeável.
A água passa facilmente pelas partículas do solo, que logo seca. Isso indica que ele é permeável.
7. Complete o quadro a seguir, analisando as amostras de solo encontradas pelos grupos de Raquel e de Lucas.
Propriedades do solo | Raquel - horta | Lucas - parque |
---|---|---|
Cor | ||
Textura | ||
Permeabilidade |
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A areia, a argila e o húmus são alguns componentes sólidos do solo.
Podemos encontrar diferentes tipos de solo nos diversos ambientes existentes em nosso planeta. Um dos fatores que diferenciam os tipos de solo é a quantidade de cada um de seus componentes.
- húmus:
- componente do solo resultante da decomposição de restos de animais e de plantas
O solo com maior quantidade de areia apresenta partículas maiores do que os outros tipos de solo. Além disso, o solo arenoso apresenta maior permeabilidade, ou seja, maior capacidade de deixar passar água e ar por meio de suas camadas.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
De que maneira podemos investigar a influência do tamanho das partículas do solo na quantidade de água que penetra nele?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- copo
- cronômetro
- água
- 2 copos de areia
- 2 copos de argila em pó
- 2 copos de rochas pequenas
- 2 copos de terra vegetal
- 4 garrafas PET de 2 litros transparentes
- algodão
- tesoura com pontas arredondadas
DICA
Peça auxílio a um adulto para cortar as garrafas.
A
Peça ao adulto que corte as quatro garrafas plásticas ao meio, formando quatro funis (as partes superiores) e quatro copos (as bases).
B
Coloque um pouco de algodão no fundo de cada um dos funis.
-
Que finalidade tem o algodão no fundo de cada funil?
C
Encaixe cada funil em seu respectivo copo e etiquete-os com os números 1, 2, 3 e 4.
D
No funil 1, coloque a areia; no funil 2, as rochas; no funil 3, a terra vegetal; e, no funil 4, a argila em pó.
areia
rochas
terra vegetal
argila em pó
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E
Despeje dois copos de água sobre a areia do funil 1 e meça o tempo que ela demora para escorrer. Inicie a contagem do tempo assim que a água começar a cair na garrafa. Para ajudar na comparação dos resultados, elabore um quadro indicando as amostras de solo (1, 2, 3 e 4) e o tempo que a água leva para escorrer do funil para o copo em cada amostra.
F
Repita o mesmo procedimento para os outros funis, despejando dois copos de água em cada um e anotando o tempo que a água leva para escorrer.
Com o auxílio da câmera de um telefone celular, grave a realização das etapas E e F para que seja possível rever o experimento e observar a permeabilidade do solo em cada amostra.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
Para visualizar os resultados anotados no quadro, construa, com a ajuda do professor, um gráfico de colunas.
-
Em qual funil a água escoou mais rápido? Por quê?
-
Em qual das situações a água demorou mais tempo para cair?
-
Ao final da atividade, a quantidade de água no fundo de cada garrafa foi a mesma? O que pode ter influenciado essa situação?
-
Compare os resultados que você observou com os de seus colegas. Vocês tiveram resultados semelhantes?
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FORMAÇÃO DO SOLO
O esquema a seguir representa, de forma simplificada, a formação do solo ao longo do tempo.
Ao longo de milhões de anos, a ação do vento e da água da chuva, as mudanças de temperatura e outros fatores provocaram o desgaste das rochas, transformando-as em partículas cada vez menores.
Representação da formação do solo.
No subsolo de alguns locais podem ser encontrados água, petróleo, gás natural, ouro, ferro, prata, entre outros componentes.
-
Em sua opinião, o processo de formação do solo continua ocorrendo nos ambientes? Por quê?
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ATIVIDADES
-
As dunas são formadas pela ação dos ventos, que carregam as partículas de areia de um local para outro, alterando o formato das dunas.
- Marque um X na característica da areia que está mais relacionada à formação das dunas.
A areia tem partículas muito finas, que ficam muito juntas umas das outras. Além disso, é pouco permeável.
A areia tem partículas grossas e soltas. Além disso, é permeável.
-
Complete a frase a seguir com o nome do animal da foto.
As fezes da são ricas em nutrientes que ficam no solo. Quando ela se locomove no solo, deixa espaços nos locais pelos quais passou. Isso deixa o solo mais fofo e permite a entrada de ar.
-
Escreva sobre a importância desses animais para o desenvolvimento das plantas no solo. Se necessário, realize uma pesquisa.
-
Animal adulto pode atingir cerca de 25 cm de comprimento.
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3. Em uma viagem à praia, Bruna coletou um pouco do solo desse ambiente e guardou-o em uma garrafa plástica. Ao chegar em sua casa, ela providenciou dois funis e filtros de papel e colocou um pouco do solo da praia em um dos funis e, no outro, o solo do jardim de sua casa.
Em seguida, despejou um copo com água em cada um dos funis e marcou o tempo que a água levou para passar em cada funil. Ela percebeu que no solo da praia a água levou menos tempo para passar.
-
Marque um X nas opções mais adequadas, em cada caso.
O componente que existe em maior quantidade no solo da praia é:
- a areia.
- as folhas e as rochas.
Provavelmente, o solo da casa de Bruna tem maior quantidade de:
- areia.
- argila.
4. O artesão abaixo está fazendo um jarro de argila.
a. Seria possível o artesão utilizar apenas areia para confeccionar o vaso? Por quê?
b. Você conhece algum produto artesanal? Converse com os colegas sobre a importância do trabalho do artesão.
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5. O solo popularmente conhecido como "terra roxa" tem fertilidade considerada entre média e alta. Isso possibilita boas condições para o cultivo de plantas. Junte-se a um colega, pesquisem em jornais e revistas imagens de plantas que podem ser cultivadas nesse tipo de solo e desenhe-as no espaço a seguir.
6. De forma geral, o solo é constituído por quatro componentes que estão misturados em quantidades variadas. Identifique quais frases a seguir são verdadeiras.
- Ar e água existem entre as partículas que compõem o solo.
- Restos de animais e plantas fazem parte da composição do solo.
- Existem partículas provenientes dos desgastes de rochas na composição do solo.
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4 O ser humano utiliza o solo
O solo é importante para os seres vivos. Para algumas espécies de animais, ele é o ambiente onde vivem, como as minhocas, as formigas e os cupins. Para outras, como os tatus, o solo serve de abrigo. Ele também é o suporte para muitas plantas, onde elas fixam suas raízes. Além disso, é sobre o solo que muitos seres vivos são encontrados, incluindo o ser humano.
É do solo que o ser humano obtém muitos dos alimentos de que necessita, por meio do cultivo de plantas e da criação de animais. É do solo, também, que se extrai materiais utilizados na fabricação de diversos produtos.
extração de materiais
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Ao utilizar o solo geralmente o ser humano o modifica. Entre essas modificações, podemos citar a construção de casas, ruas, estradas e a instalação de torres de transmissão de energia elétrica.
O ser humano também realiza construções debaixo do solo, como a rede de água encanada e de esgoto, que passa por baixo das cidades.
-
Por que o ser humano modifica o solo ao seu redor?
-
Qual é a importância de construções como ruas, estradas e pontes?
transmissão de energia elétrica
cultivo de plantas
criação de animais
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Cultivo do solo
O solo é utilizado para realizar plantações, as quais fornecem alimentos e matérias-primas para a fabricação de diversos produtos.
O solo utilizado para o cultivo de plantas deve conter quantidades adequadas de ar, água e matéria orgânica, pois isso influencia o desenvolvimento das plantas.
Para tornar ou manter o solo produtivo, é necessário o uso de algumas técnicas, como aração, adubação e irrigação.
Arar
O solo precisa ser arado, ou seja, revirado, para que o ar penetre entre suas partículas, o que melhora a infiltração de água até as raízes.
Os instrumentos geralmente utilizados para arar o solo são o arado e a enxada. O arado pode ser puxado por um trator ou por animais.
3. Localize o arado na foto a seguir. Depois, contorne esse objeto.
4. Caso você já tenha visto uma pessoa arando o solo, diga qual era o instrumento utilizado por ela.
Quando cultivamos uma planta em um vaso, o que geralmente fazemos para arar o solo desse vaso?
- matéria orgânica:
- matéria viva ou morta de origem animal, vegetal ou de outros seres vivos
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Adubar
A quantidade de nutrientes do solo pode ser aumentada por meio da adubação. Essa técnica proporciona melhor desenvolvimento das plantas.
Os adubos podem ser químicos, ou seja, produzidos industrialmente, ou orgânicos, produzidos naturalmente com restos de plantas ou fezes de animais, como boi, cavalo, porco e galinha.
5. Você já viu um solo sendo adubado? Qual tipo de adubo foi utilizado?
Quando cultivamos uma planta em um vaso, que tipo de adubo geralmente utilizamos?
Irrigar
Em locais onde a quantidade de água presente no solo é insuficiente para o bom desenvolvimento dos vegetais, é necessário realizar a irrigação, ou seja, é preciso molhar o solo.
Existem várias técnicas utilizadas para canalizar e distribuir a água pela plantação. Veja uma delas na foto a seguir.
Quando cultivamos plantas em um vaso, como, geralmente, irrigamos o solo?
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DRENAGEM
Os solos encharcados podem prejudicar o desenvolvimento de algumas plantas e certas atividades realizadas pelo ser humano. Por isso é preciso realizar a drenagem do solo, retirando o excesso de água que há nele. Essa técnica geralmente é realizada por meio de tubulações, valas e canais, por onde a água escoa.
NA PRÁTICA
Vamos ver na prática como realizar o cultivo de uma planta.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- garrafa plástica descartável
- terra vegetal
- tesoura com pontas arredondadas
- colher
- prego
- restos de plantas (folhas e flores secas) ou borra de café
- sementes
Peça a um familiar que corte parte da lateral da garrafa, fazendo uma abertura com cerca de 20 cm de comprimento e 7 cm de largura. Solicite-lhe também que faça quatro furos na lateral oposta à abertura, com o prego, formando um vaso.
Com a colher, remexa o solo e coloque-o no vaso. Faça buracos no solo, coloque sementes e cubra-as. Em seguida, cubra com uma fina camada de restos de plantas. Não se esqueça de regar o solo diariamente.
-
O que aconteceu após duas semanas?
-
Qual(is) técnica(s) de cultivo de plantas você utilizou? Em qual(is) momento(s)?
ATENÇÃO
Não manuseie a tesoura e o prego. Somente um adulto deve manipular esses objetos.
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Criação de animais
O solo é muito importante na criação de animais, pois é sobre ele que alguns animais são criados e também é ele que lhes fornece as plantas utilizadas em sua alimentação.
Extração de materiais do solo e do subsolo
O ser humano utiliza materiais retirados do solo e do subsolo para fabricar diversos produtos.
6. Cite outro objeto fabricado com argila.
O petróleo é retirado do subsolo. Essa substância é uma importante fonte de energia, pois é dele que obtemos o querosene, o óleo diesel, a gasolina, o asfalto, alguns tipos de plástico, entre outros produtos.
7. Cite outro produto fabricado a partir do petróleo.
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O SOLO PARA OS POVOS INDÍGENAS
Para muitos povos indígenas, o solo é considerado sagrado, pois o ser humano faz parte dele. O solo é o local de onde vem os alimentos e onde os mortos são enterrados.
No passado, as sociedades indígenas não costumavam viver em um lugar fixo por muito tempo. Como a moradia não era permanente, eles buscavam cultivar diferentes espécies de plantas próximo à área de moradia, como mandioca, milho e ervas medicinais. Assim, as roças eram baseadas na subsistência, ou seja, no cultivo de plantas necessárias à sobrevivência do grupo.
Antes de plantar, os indígenas observavam se suas atitudes não iriam impactar o ambiente. Por exemplo, quando se fixavam próximo a rios de água escura, eles sabiam que esses corpos d´água apresentavam uma vegetação que servia de abrigo e era local de alimentação e de desova para espécies de peixes. Por causa disso, as roças eram plantadas distante desses locais, para não perturbar o ciclo de vida dos demais seres vivos.
Assim, os indígenas retiravam da natureza somente os recursos necessários à sua sobrevivência.
PARA SABER MAIS
-
O solo sob nossos pés, de Déborah de Oliveira. Atual.
Nesse livro, você vai perceber como o solo é importante para os seres vivos e que ele continua em transformação.
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ATIVIDADES
-
Relacione as fotos a seguir ao uso do solo pelo ser humano.
Matéria-prima
Sustentação
Mineração
Cultivo de plantas
Criação de animais
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2. Observe as situações a seguir e identifique as técnicas utilizadas por Paloma para manter o solo do vaso produtivo.
A
B
C
a. Você já cultivou uma planta em um vaso? Qual?
b. Nesse caso, você utilizou alguma técnica que Paloma usou? Qual(is)?
3. A foto abaixo mostra um tijolo de argila.
a. Pesquise e escreva, no caderno, como esse objeto é fabricado.
b. Para que esse objeto é utilizado?
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4. Estima-se que os primeiros arados surgiram há cerca de 6 000 anos na Mesopotâmia e no Egito. Esses instrumentos eram muito simples e feitos de madeira. Observe as imagens a seguir.
a. Escreva uma diferença que você observou entre os arados apresentados nas imagens anteriores.
b. Utilize as palavras do quadro a seguir para completar corretamente os espaços da frase.
infiltre · revirar · água · ar · facilidade · aração
A é uma técnica utilizada para o solo para que o se misture a ele e a se com maior .
c. Por que a modernização do arado trouxe benefícios ao ser humano?
A modernização do arado permitiu arar menor quantidade de solo e realizar o trabalho em mais tempo do que o arado puxado por animais.
A modernização do arado possibilitou arar maior quantidade de solo em menos tempo de trabalho, entre outros benefícios.
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Poluição do solo
Ao visitar sua plantação, o pai de Alice percebeu que algumas pessoas estavam jogando lixo no terreno. Veja a placa que ele colocou no local.
Jogue o lixo na lixeira!
8. Você já viu uma placa como essa? Onde?
Muitas das atividades que o ser humano realiza no ambiente podem prejudicar o solo. Veja.
O lixo depositado sobre o solo, o derramamento de produtos químicos e o despejo de esgoto podem causar a poluição do solo.
9. O lixo depositado de forma inadequada no solo prejudica somente o ser humano?
Além disso, o uso de agrotóxicos de forma inadequada pode provocar o acúmulo de substâncias tóxicas no solo, que podem chegar às plantas e, consequentemente, aos alimentos que o ser humano ingere.
Quando uma pessoa ingere alimentos contaminados pelos poluentes e/ou entra em contato com o solo contaminado, ela pode ficar doente. Entre os problemas de saúde estão as verminoses.
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Desgaste do solo
Ao cultivar plantas, criar animais e extrair materiais, muitas vezes o ser humano provoca o desgaste do solo. O desmatamento, a queimada e a erosão são as causas mais comuns do desgaste do solo.
Desmatamento
O desmatamento é a retirada permanente da vegetação de uma área para a construção de estradas e de moradias, para plantações, entre outras atividades. Mas de que maneira o desmatamento prejudica o solo? Veja.
O solo da área que foi desmatada fica exposto às ações do vento e da água da chuva que, geralmente, provocam a erosão.
Além disso, sem vegetação o solo é atingido diretamente pelos raios solares, o que provoca seu ressecamento, dificultando o desenvolvimento das plantas.
Queimada
A queimada é uma técnica geralmente utilizada para retirar a vegetação de um local para que seja realizado o cultivo de outras plantas ou área de pasto, para a criação de alguns animais.
Muitas vezes, a queimada pode se tornar incontrolável e provocar incêndios em florestas, cerrados, campos, entre outros ambientes.
A queimada é muito prejudicial, pois:
- provoca a morte de diversos seres vivos presentes na camada superficial do solo;
- elimina plantas que protegem o solo contra a erosão;
- provoca a perda de parte dos nutrientes do solo.
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10. Além de provocar incêndios e destruir a vegetação, que outros prejuízos ao ambiente as queimadas podem causar?
Erosão
A erosão é um processo natural em que ocorre o deslocamento de parte da camada superficial do solo para outro local, geralmente formando buracos e tornando o solo impróprio para o cultivo de plantas.
A água, o vento e a variação de temperatura são alguns dos agentes naturais que provocam a erosão.
11. Qual agente natural possivelmente causou a erosão do solo apresentado na foto?
Apesar de a erosão ser um processo natural, muitas vezes as ações humanas intensificam esse processo.
O desmatamento e as queimadas contribuem para que se acelere a erosão, pois quando o ser humano retira a vegetação natural do solo, ele fica descoberto e sem proteção. Assim, quando houver ventos e chuvas, as partículas de solo serão arrastadas, causando a erosão.
PARA SABER MAIS
-
Na roça: aqui, plantando tudo dá!, de Katie Smith Milway. Melhoramentos.
Você conhecerá a história de Maria Luz Duarte, que mora em Honduras. Nas terras em que sua família mora, o solo está seco e não fornece os alimentos de que necessitam. Descubra como ela e os moradores de sua comunidade fizeram para recuperar o solo e fazê-lo produzir novamente.
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CURVAS DE NÍVEL
O cultivo de plantas em terrenos inclinados sempre foi um grande desafio, principalmente em períodos de chuva de grande intensidade.
A chuva pode formar enxurradas que levam com elas as partículas soltas da primeira camada do solo para regiões mais baixas do terreno. Isso provoca não só a perda de nutrientes, mas acentua o processo de erosão.
Para cultivar plantas em terrenos inclinados, recomenda-se realizar técnicas para evitar a erosão. A curva de nível é uma dessas técnicas. Ela diminui a intensidade das enxurradas, reduzindo o processo de erosão.
- Se as plantas cultivadas no solo apresentado na foto não estivessem em curva de nível, o que poderia acontecer com elas?
Além de evitar a erosão, o plantio em curva de nível contribui para a conservação do solo durante o plantio. A curva de nível ajuda a manter a umidade do solo e evita que os nutrientes presentes na primeira camada dele sejam arrastados.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
O que pode acontecer ao solo sem vegetação durante uma chuva forte?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 garrafas PET de 2 litros
- tesoura com pontas arredondadas
- regador
- água
- folha de papel sulfite
- fita adesiva
- 2 copos plásticos
- 1 tijolo
- lápis
- 1 caixa de sapatos com tampa
- solo
- sementes de alpiste
A Peça a um adulto que corte a parte lateral das garrafas.
ATENÇÃO
Não manipule a tesoura. Somente o adulto deverá cortar as garrafas.
B Com a folha de papel sulfite, faça duas etiquetas (I e II) para identificar as garrafas. Fixe essas etiquetas nas garrafas.
C Na garrafa I, coloque solo até metade de sua capacidade e, em seguida, espalhe as sementes de alpiste sobre o solo.
D Regue o solo uma vez ao dia durante duas semanas, mantendo a garrafa em um local coberto, arejado e com incidência direta de luz solar.
DICA
Esta atividade deve ser realizada em um local externo, que permita o escoamento de água. É preciso esperar que o alpiste se desenvolva.
-
Nessa atividade, qual é a finalidade do alpiste?
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E Acrescente solo na garrafa II, até a metade de sua capacidade.
F Coloque o tijolo atrás da tampa da caixa de sapatos, deixando-a levemente inclinada.
G Coloque as garrafas I e II sobre a caixa de sapatos e posicione os copos plásticos embaixo do gargalo das garrafas.
H Despeje água no solo das duas garrafas, observando o aspecto da água que escorre para os copos. Anote os resultados no caderno.
Grave, com a câmera de um telefone celular, a realização da etapa H para que seja possível rever o experimento e observar o que acontece com a amostra de solo de cada garrafa.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
Qual é a diferença entre o solo da garrafa I e o da garrafa II?
-
O que aconteceu na etapa H?
-
Que problema do solo foi representado nesta atividade?
-
Compare esta atividade com uma chuva forte que cai sobre o solo sem vegetação. O que você pode concluir?
-
Retome a questão a que você respondeu no início desta atividade e verifique sua resposta. O que você percebeu após realizar esta atividade?
-
Assista ao vídeo que você produziu na etapa H e explique o que você concluiu com a realização desta atividade.
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CIDADÃO DO MUNDO Monitoramento por satélites
Ao longo do tempo, o solo passa por transformações naturais que podem ser agravadas pelas ações humanas, como o desmatamento e as queimadas. Essas ações prejudicam a cobertura vegetal e aceleram o processo de erosão do solo.
O desmatamento representa um dos mais graves problemas ambientais da atualidade. Além de causar danos ao solo, ele prejudica os animais e interfere na quantidade de chuvas dos locais.
Para reduzir o desmatamento, o Brasil conta com vários sistemas de monitoramento de florestas tropicais via satélite. Um deles, chamado PRODES, realiza o monitoramento das áreas desmatadas da floresta Amazônica, utilizando modernos satélites. Veja o esquema a seguir.
1 Os satélites artificiais que ficam em órbita da Terra registram imagens da superfície da Terra, em alta resolução. O Satélite LANSAT, por exemplo, que faz parte do sistema PRODES, registra imagens da floresta Amazônica.
- órbita:
- trajetória percorrida por um corpo ao redor de outro corpo
- resolução:
- relacionada à nitidez da imagem, é a quantidade de pixels por área presentes em uma imagem
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Aliadas à tecnologia, também são promovidas campanhas de conservação ambiental que chegam a todas as pessoas. Essas campanhas incentivam debates e esclarecimentos, conscientizando as pessoas de que a natureza deve ser tratada com responsabilidade.
- Troque ideias com os colegas sobre os prejuízos do desmatamento para os ambientes, destacando o solo, os animais, o clima e outros aspectos do ambiente.
- Comente sobre a importância do uso da tecnologia para o combate ao desmatamento.
-
Pesquise outros sistemas de monitoramento que utilizam a tecnologia para combater o desmatamento e as queimadas.
2 As imagens obtidas pelos satélites artificiais são analisadas, permitindo que se identifiquem as áreas de desmatamento da floresta Amazônica. Os dados do PRODES são divulgados anualmente.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
- Leia a tirinha a seguir.
Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 jul. 2000. Caderno 2, p. D4.
El, KAVA! VOCÊ SABIA QUE OS CARAÍBAS CHAMAM JACI DE LUA ... E A M'BOI DE COBRA?
E AQUILO, PAPA-CAPIM?
COMO OS CARAÍBAS CHAMAM AQUILO?
PROGRESSO!
- Converse com um colega sobre o assunto abordado na tirinha. Depois, reflitam se a palavra progresso, citada na tirinha, se refere a algo positivo e escrevam uma frase sobre ela.
2. Olavo pretende plantar trigo no solo de seu sítio. Para isso, ele precisa preparar o solo.
Eu vou utilizar a técnica da queimada para retirar esta vegetação.
-
Que prejuízos ao ambiente a ideia de Olavo pode causar?
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3. Veja os procedimentos que Júlia realizou.
A Inicialmente, Júlia despejou uma garrafa cheia de água sobre o solo sem vegetação.
B Em seguida, ela despejou uma garrafa cheia de água sobre o solo com grama.
a. Relacione as colunas de acordo com o que aconteceu com o solo em cada um dos procedimentos.
Procedimento A
Procedimento B
Quando Júlia despejou água, o solo permaneceu protegido pelas plantas.
Quando Júlia despejou água, formou-se um buraco que se assemelha à erosão do solo.
b. Por que é importante manter o solo protegido com cobertura vegetal?
4. No Brasil, existem projetos que têm como objetivo identificar áreas que são desmatadas em tempo real. Um deles é conhecido como DETER - Projeto de Detecção de Áreas Desflorestadas. Esse projeto utiliza a tecnologia de alguns satélites artificiais para obter imagens das áreas de mata. Essas imagens são atualizadas a cada 15 dias, revelando as áreas com desmatamentos.
-
Quais são as vantagens do uso dos satélites artificiais para monitoramento das áreas desmatadas?
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PARA SABER FAZER Entrevista
Entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas, na qual o entrevistador obtém informações sobre o entrevistado ou opiniões sobre determinado assunto. Geralmente as entrevistas são compostas de perguntas e respostas.
Existem diversos tipos de entrevistas, como as feitas para cadastro em lojas, as seleções de candidatos a um emprego, as coletivas de imprensa, as pesquisas de satisfação dos clientes, as esportivas, entre outros.
Veja a seguir como realizar uma entrevista sobre a profissão do professor.
- Primeiramente devemos escolher o tema da entrevista.
- O entrevistado deve ser escolhido com base no tema.
- No início da entrevista, fazer perguntas sobre o entrevistado, como nome, formação, profissão, entre outras informações.
- Depois, fazer perguntas sobre o tema escolhido.
- Use linguagem formal, respeitando o entrevistado.
- Espere o entrevistado concluir seu pensamento antes de realizar uma nova pergunta. Preveja possíveis respostas e prepare novas perguntas relativas a essas respostas.
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7 O registro da entrevista normalmente segue uma estrutura. Você deve incluir os seguintes itens:
- título da entrevista;
- justificativa da entrevista (por que escolheu o tema);
- breve apresentação do entrevistador;
- breve apresentação do entrevistado;
- perguntas e respostas.
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos colocar em prática essas dicas e realizar uma entrevista com um agricultor sobre atitudes e medidas para evitar o desgaste do solo.
Pesquise sobre as formas de desgaste do solo e os prejuízos que isso pode causar para o ambiente e para o agricultor. Faça a pesquisa antes da entrevista e utilize-a como base para formular suas perguntas.
Ao realizar a entrevista, verifique a possibilidade de gravá-la em vídeo ou em áudio, para facilitar sua apresentação posteriormente. Faça anotações também.
Para concluir, apresente sua entrevista para os colegas da sala, discutindo sua experiência e o assunto tratado.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Veja uma foto de Fernando e seu pai.
a. O que eles estão fazendo?
b. Cite um importante uso do solo para:
-
as plantas.
-
os seres humanos.
-
Isadora encheu um copo com terra bem fofa e outro com terra prensada. Em seguida, ela mergulhou, com a abertura voltada para cima, cada um dos copos num balde com água.
-
Em sua opinião, o que aconteceu quando Isadora mergulhou no balde com água:
-
o copo com terra bem fofa?
-
o copo com terra prensada?
-
-
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3. Observe a foto abaixo.
a. Como se encontra o solo do ambiente apresentado na foto?
b. Além dos prejuízos para o solo, esse lixo pode contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. De que maneira?
4. A foto abaixo mostra um deslizamento de terra. Esse fenômeno pode ocorrer em solo alterado pela ação do ser humano.
a. Assinale as práticas humanas que contribuem para que ocorram deslizamentos de terra.
Retirar a vegetação das encostas, deixando o solo exposto.
Manter a vegetação nas encostas.
Descartar lixo nas ruas e nos rios, aumentando o risco de alagamentos.
Fazer cortes nos terrenos, retirando solo das encostas.
b. Faça uma pesquisa e escreva no caderno as atitudes que devem ser tomadas para evitar os deslizamentos de terra de morros e encostas.