76
3 Observando os animais
77
Perereca pode atingir cerca de 8 cm de comprimento.
Grilo pode atingir cerca de 5 cm de comprimento
Que foto interessante! Bem no momento em que a perereca salta para capturar sua presa. Você já viu algum animal capturando uma presa? Onde?
CONECTANDO IDEIAS
-
Como os animais mostrados nesta foto se locomovem?
-
Todos os animais se locomovem da mesma maneira?
-
E quanto à alimentação, todos os animais têm os mesmos hábitos alimentares?
78
5 Locomoção dos animais
Os animais podem ser encontrados sobre o solo, no interior do solo, em rios, lagos, mares, sobre outros seres vivos e no interior deles.
Para se locomover de um local para outro, os animais podem voar, rastejar, nadar, saltar ou caminhar. Para capturar o grilo, por exemplo, a perereca saltou.
A maioria dos animais se locomove de um local para outro utilizando os membros do corpo, como as pernas, as nadadeiras ou as asas.
Veja quantos animais podemos observar no ambiente a seguir.
-
Quais são as principais partes do corpo que você utiliza para se locomover de um local para o outro?
Alguns animais apresentam asas, que lhes permitem voar, como é o caso das abelhas, das borboletas, de algumas aves e dos morcegos.
Alguns animais têm os membros em forma de nadadeiras, o que lhes permite nadar, como os peixes, os golfinhos, as baleias e as tartarugas marinhas.
79
2. Cite o nome de outro animal que pode se locomover utilizando principalmente as asas.
3. Como as nadadeiras ajudam o peixe a se locomover?
Existem animais que não têm pernas, asas nem nadadeiras. As serpentes e as cobras-cegas, por exemplo, não têm membros e utilizam o corpo todo para se locomover, rastejando-se.
Muitos animais são capazes de caminhar. Alguns caminham sobre dois membros, como o ser humano e as aves. Outros caminham sobre os quatro membros, como o cachorro.
Para se deslocar de um local para o outro, os animais podem voar, rastejar, nadar, saltar ou caminhar.
80
6 Alimentação dos animais
Além das diferenças na maneira como os animais se locomovem, eles também apresentam diferenças na alimentação.
Os animais necessitam do ambiente para viver e se desenvolver. Eles precisam se alimentar de outros seres vivos para sobreviver. A vaca, por exemplo, é um animal que se alimenta de plantas, como o capim. Já o ser humano pode se alimentar da carne da vaca e de plantas, como a alface.
Alguns animais se alimentam somente de plantas. Eles são chamados herbívoros. A vaca, a cabra e a ovelha são exemplos de herbívoros.
-
Cite outro animal herbívoro que você conhece.
81
Animais como a águia, o leão, o tigre e a onça são carnívoros, pois se alimentam de outros animais.
2. Cite outro animal carnívoro que você conhece.
Os animais onívoros são aqueles que se alimentam tanto de plantas como de outros animais, entre outros seres vivos. É o caso do chimpanzé e da galinha.
3. Cite outro animal onívoro que você conhece.
4. O ser humano é um animal herbívoro, carnívoro ou onívoro? Justifique sua resposta.
82
HÁBITOS DOS ANIMAIS E SUA ALIMENTAÇÃO
Os animais alternam momentos de atividade e de repouso e, de forma geral, suas atividades são concentradas em determinado período do dia.
Alguns animais são mais ativos no período diurno, outros são mais ativos ao entardecer e há também aqueles que são mais ativos no período noturno.
Animais como a galinha, o mico-leão e o elefante têm hábitos diurnos. Esses animais, geralmente, procuram seu alimento durante o dia e descansam à noite.
Galinha pode atingir cerca de 70 cm de altura.
Entre os animais que apresentam hábitos noturnos, destacam-se o morcego, algumas corujas e a onça. Esses animais, geralmente, procuram seu alimento à noite e descansam durante o dia.
Morcego pode atingir cerca de 13 cm de comprimento.
83
ATIVIDADES
-
Observe alguns animais que utilizam, principalmente, as pernas para se deslocar. Complete cada espaço com o número de pernas correspondente.
A
Formiga-de-fogo pode atingir cerca de 6 mm de comprimento.
B
Cateto pode atingir cerca de 1 m de comprimento.
C
Aranha pode atingir cerca de 5 cm de comprimento.
D
Galinha pode atingir cerca de 70 cm de altura.
E
-
Relacione cada animal à sua pegada, escrevendo no quadro a letra correspondente.
A
Cachorro pode atingir cerca de 40 cm de altura.
B
Pato pode atingir cerca de 65 cm de altura.
C
Cavalo pode atingir cerca de 1,7 m de altura.
84
3. Os dentes dos animais são adequados à mastigação dos alimentos que ingerem. Veja a seguir.
A
Os dentes dos animais herbívoros são adequados à mastigação de plantas.
B
Alguns animais carnívoros têm dentes afiados, próprios para perfurar e rasgar a presa.
C
Os animais onívoros têm dentes adequados para consumirem diferentes tipos de alimentos.
-
Escreva uma diferença entre os dentes dos animais apresentados nas imagens.
85
b. Relacione o formato dos dentes de cada animal ao tipo de alimento que ele ingere.
4. A tênia, popularmente conhecida como solitária, é um animal que, quando adulto, pode ser encontrado no intestino de outros animais. No interior do corpo humano, a tênia pode provocar uma doença chamada teníase.
Tênia pode atingir cerca de 12 m de comprimento.
A tênia fixa-se na parede do intestino do animal em que ela se encontra e absorve os nutrientes de que necessita para sobreviver.
-
Em que ambiente a tênia, quando adulta, vive?
-
De que a tênia se alimenta?
-
Pesquise informações sobre a tênia quando ela se encontra no intestino humano. Descreva como esse animal pode chegar ao intestino do ser humano e como devemos proceder para evitar a doença.
86
5. O esquema a seguir representa uma relação alimentar. Observe-o.
Lagarta pode atingir cerca de 7 cm de comprimento.
Sapo-cururu pode atingir cerca de 25 cm de comprimento.
Serpente muçurana pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
Lagarta pode atingir 7 cm de comprimento.
Complete as frases a seguir com o nome do ser vivo, de acordo com o esquema.
- A alimenta-se das folhas da .
- O alimenta-se da .
- A alimenta-se do .
PARA SABER MAIS
-
O grande livro dos animais. Edições Usborne.
Nesse livro, são apresentados os animais considerados os mais altos, compridos e pesados do mundo. Você poderá observar características externas nas páginas enormes que o compõem.
87
7 Reprodução dos animais
Observe as fotos a seguir.
Vaca pode atingir cerca de 1,3 m de altura.
Pata pode atingir cerca de 85 cm de comprimento.
-
Você já viu um animal prenhe? Qual era esse animal?
Os animais, quando adultos, têm a capacidade de se reproduzir, ou seja, de gerar descendentes da mesma espécie.
-
Onde ocorre o desenvolvimento do filhote de uma vaca?
-
Onde ocorre o desenvolvimento do filhote de uma pata?
Para que um animal seja gerado, é necessário que, durante a reprodução, ocorra o encontro da célula sexual masculina (espermatozoide) com a célula sexual feminina (ovócito).
Dependendo de onde ocorre o desenvolvimento do embrião, os animais são classificados em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.
- prenhe:
- condição em que a fêmea tem um ou mais embriões ou fetos em desenvolvimento no útero, que se encontram no período de gestação
88
Os animais ovíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de ovos, os quais permanecem fora do corpo da fêmea até o nascimento do filhote.
No interior do ovo, o embrião encontra os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
4. Qual dos animais apresentados na página anterior é ovíparo?
Animais como a galinha, o quero-quero e algumas espécies de serpentes são ovíparos.
Galinha pode atingir cerca de 70 cm de altura.
5. Cite o nome de outro animal ovíparo que você conhece.
Nos animais ovíparos, o período entre a postura dos ovos e o nascimento dos filhotes é chamado período de incubação.
Embriões de animais como o gato, o cachorro e o cavalo se desenvolvem no interior do corpo da fêmea, em um órgão denominado útero, até o nascimento do filhote.
O útero se localiza no interior do corpo da fêmea. Dentro dele o embrião recebe os nutrientes e o gás oxigênio de que necessita para se desenvolver. Esses animais são chamados vivíparos.
6. O que o esquema ao lado representa?
Gata pode atingir cerca de 76 cm de comprimento.
89
Existem animais cujos embriões se desenvolvem dentro de ovos, mas que permanecem no interior do corpo da fêmea até o nascimento dos filhotes. Esses animais são chamados ovovivíparos.
No interior do ovo, o embrião obtém os nutrientes de que precisa para se desenvolver.
A jararaca e algumas espécies de peixe, como o lebiste e o peixe-mosquito, são exemplos de animais ovovivíparos.
Jararaca pode atingir cerca de 1,6 m de comprimento.
Observe as imagens desta página e da página 88 e destaque características com relação ao desenvolvimento, nascimento e cuidados com os filhotes.
Nos animais vivíparos, o período da formação do embrião até o nascimento do filhote é chamado período de gestação.
7. O ser humano é um animal ovíparo, vivíparo ou ovovivíparo? Por quê?
90
Desenvolvimento dos animais
Natália cuida muito bem de sua gata Lili. Todos os dias, ela fornece água e alimento à gata e, sempre que necessário, a leva ao veterinário. Veja o que aconteceu com a gata Lili ao longo do tempo.
Gata pode atingir cerca de 76 cm de comprimento.
8. Observando as fotos da gata, é possível perceber alguma mudança?
Após o nascimento, os animais crescem e se desenvolvem antes de se tornarem adultos.
Ao nascerem, alguns animais apresentam características semelhantes às dos pais, como é o caso do filhote da gata Lili. Veja a foto abaixo.
Lili.
Filhote da Lili.
ANIMAIS MARSUPIAIS
Alguns animais se desenvolvem no interior do útero materno, mas nascem imaturos. Após o nascimento, os filhotes ficam em uma estrutura chamada marsúpio, presente no corpo materno e, por isso, são chamados marsupiais.
Esses animais ficam no marsúpio até serem capazes de sobreviver sozinhos. Depois, eles continuam seu crescimento fora do corpo materno.
O canguru, o coala e o gambá são exemplos de animais marsupiais.
-
Localize e contorne na foto o filhote de coala.
Coala pode atingir cerca de 78 cm de altura.
91
Existem animais, como a borboleta, a formiga, a mosca, o sapo e a rã, que, ao nascerem, apresentam características muito diferentes das dos pais. O corpo desses animais passa por muitas transformações durante o desenvolvimento até atingir a forma adulta. Essas transformações são chamadas metamorfose.
Observe como ocorre a metamorfose da borboleta.
- Após o acasalamento, a borboleta deposita os ovos fecundados, geralmente, em folhas ou galhos de plantas.
- Dentro de cada ovo fecundado, desenvolve-se uma lagarta.
- Ao sair do ovo, a lagarta alimenta-se das folhas da planta.
- A lagarta passa por transformações em seu corpo, produzindo a crisálida, que é um tipo de casulo.
- No interior da crisálida, no período de alguns dias, a lagarta transforma-se em borboleta.
- Quando a metamorfose se completa, a crisálida se rompe e libera a borboleta.
Borboleta-do-manacá pode atingir cerca de 8 cm de envergadura.
Você já viu uma lagarta, uma crisálida ou uma borboleta?
92
ATIVIDADES
-
Os animais vivíparos apresentam diferentes períodos de gestação. Veja o quadro a seguir.
Animal Período aproximado de gestação (dias) vaca 280 porca 110 ovelha 145 coelha 30 gata 65 rata 20 Fonte de pesquisa: Fisiologia dos animais domésticos, de Hugh Dukes. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
-
Agora, pinte cada coluna do gráfico de acordo com o período aproximado de gestação dos animais apresentados no quadro. Não se esqueça de colocar um título no seu gráfico.
-
Título:
-
-
Qual é o período aproximado de gestação do ser humano?
93
3. Converse com os colegas sobre a importância da reprodução dos animais.
4. As ilustrações apresentam a ordem em que ocorrem as etapas do nascimento de uma serpente.
A
B
C
D
Serpente pode atingir cerca de 10 m de comprimento.
-
Após observar as ilustrações, escreva com suas palavras o que está ocorrendo em cada uma das etapas do nascimento da serpente.
A:
B:
C:
D:
94
5. O quero-quero é um animal que põe seus ovos em gramados. Quando alguém se aproxima de seu ninho, ele emite sons e pode até atacar.
a. O quero-quero é um animal ovíparo, vivíparo ou ovovivíparo?
b. De onde os filhotes obtêm os nutrientes necessários para o próprio desenvolvimento antes do nascimento?
Quero-quero pode atingir cerca de 35 cm de comprimento.
Quero-quero.
6. Augusta estava olhando seu álbum de fotos.
-
Converse com um colega sobre as mudanças que vocês identificam no corpo de Augusta desde seu nascimento. Depois, escreva no caderno um texto detalhando duas dessas mudanças.
95
7. As ilustrações a seguir referem-se às etapas de metamorfose da rã. Relacione cada ilustração à etapa escrevendo a letra da ilustração no texto correspondente.
Rã pode atingir cerca de 30 cm de comprimento.
Girino em desenvolvimento. Surgiram as pernas traseiras.
Após passar por essas transformações, o girino se tornou uma rã adulta.
Casal de rãs acasalando. A fêmea está liberando os óvulos na água e o macho está fertilizando os óvulos.
As pernas traseiras do girino tornaram-se mais compridas e as dianteiras começaram a se desenvolver.
Girino em desenvolvimento. Surgiu uma cauda.
Girino saindo do ovo.
96
NA PRÁTICA
-
Você sabe o que há no interior de um ovo de galinha?
O ovo da galinha é onde o embrião se desenvolve. Em seu interior, existem estruturas que auxiliam seu desenvolvimento. Vamos investigar na prática o que existe no conteúdo interno do ovo de galinha.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 ovo de galinha
- 1 prato raso
Observe o ovo de galinha por fora, verificando os detalhes da casca, por exemplo, textura e cor.
Em seguida, quebre o ovo com cuidado para não furar a gema e despeje o conteúdo no prato. Observe o conteúdo interno do ovo.
Depois, observe a parte interna da casca do ovo, procurando descrever a estrutura.
Peça a um responsável que grave com a câmera de um telefone celular o desenvolvimento da atividade. Depois, envie o vídeo para seu professor por e-mail ou rede social.
Não desperdice alimentos! Peça a um adulto que aproveite o ovo que você utilizou nessa atividade para preparar um alimento.
-
Quais são as partes que compõem um ovo de galinha?
-
Qual é a parte do ovo responsável pela nutrição do embrião?
97
8 Respiração dos animais
-
Para que o mergulhador abaixo leva consigo um cilindro de gás oxigênio?
A respiração é o processo pelo qual os seres vivos absorvem gás oxigênio e liberam gás carbônico. O principal objetivo da respiração é obter energia.
-
De onde os seres humanos obtêm o gás oxigênio de que precisam para respirar? E de onde a maioria dos peixes obtém o gás oxigênio de que necessita para respirar?
Tanto os animais que vivem sobre o solo quanto os que vivem na água respiram. Eles possuem estruturas adequadas para absorver o gás oxigênio do ambiente em que vivem.
Os pulmões, as brânquias, o revestimento do corpo e as traqueias são estruturas que auxiliam na respiração dos animais.
Animais como o cachorro, o coelho, o jacaré, a coruja e o golfinho retiram o gás oxigênio existente no ar e respiram com o auxílio de pulmões. Esse tipo de respiração é chamado pulmonar.
A maioria dos animais que vivem na água realiza a respiração por meio de brânquias. As brânquias absorvem o gás oxigênio existente na água, transportando-o até o sangue do animal. Além disso, as brânquias retiram o gás carbônico do sangue e o liberam na água. Esse tipo de respiração é denominado branquial.
98
Alguns animais, como a minhoca, realizam respiração cutânea, ou seja, absorvem o gás oxigênio por meio do revestimento do seu corpo.
Os insetos, como a abelha, o besouro, a barata e a borboleta, respiram por meio de tubos que se ramificam por todo o corpo. Esses tubos são conhecidos como traqueias. Esse tipo de respiração é denominado traqueal.
- ramificam:
- é o mesmo que se dividir em ramos
NA PRÁTICA
-
Você já percebeu o movimento que seu tórax faz quando você respira?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- fita métrica
- caneta
- caderno
Os pulmões do ser humano ficam no tórax e se enchem de ar durante a inspiração e se esvaziam parcialmente na expiração. Vamos investigar esse processo na prática!
Peça a um colega que inspire profundamente e retenha o ar nos pulmões. Meça o tórax dele com a fita métrica e anote o valor no caderno. Depois, peça a ele que expire o ar dos pulmões e meça novamente o tórax dele.
Troque de lugar com seu colega e repita o procedimento.
-
Você obteve as mesmas medidas? Como você explica Isso?
-
Organizem as medidas obtidas pela turma em um quadro como o apresentado a seguir.
Medidas dos tórax dos alunos da minha sala | ||
---|---|---|
Nome | Tórax na inspiração (em centímetros) | Tórax na expiração (em centímetros) |
99
A PELE ÚMIDA DOS SAPOS, RÃS E PERERECAS
A pele é um órgão muito importante para sapos, rãs e pererecas, porque, além de proteger o animal, ela auxilia na respiração.
A respiração cutânea (por meio da pele) é complementar à respiração pulmonar. A pele de sapos, rãs e pererecas necessita de umidade, pois a água facilita a entrada e a saída de gás oxigênio do corpo.
Rã pode atingir cerca de 8 cm de comprimento.
Durante seu ciclo de vida, rãs e pererecas vivem uma fase na água, onde depositam seus ovos. Por causa disso, esses animais são mais suscetíveis a problemas causados por mudanças climáticas e pela poluição.
A falta ou o excesso de água das chuvas pode prejudicar os ovos das rãs e das pererecas. Sem água, os ovos não se desenvolvem. Já em períodos com muita chuva, os ovos podem ser carregados para longe.
Os sapos, as rãs e as pererecas são considerados indicadores da qualidade do ambiente. Quando há a presença de algum problema ambiental, esses animais são os primeiros a sofrer.
PARA SABER MAIS
-
O mundo dos animais: um interativo atlas dos animais, de Hannah Pang. Tiger Tales.
Embarque nessa viagem e observe animais nos quatro cantos do mundo. Você vai identificar algumas características que os ajudam a sobreviver em locais estranhos e conhecer animais que vivem sobre o solo e que vivem na água.
100
9 Classificação dos animais
Vimos que os animais têm várias características que os diferenciam uns dos outros, como o tipo de locomoção, de reprodução e de desenvolvimento.
Os animais também apresentam diferenças em estruturas internas do corpo. Veja alguns animais no ambiente a seguir.
101
-
Você acha que a lesma tem ossos? E o cachorro?
Existem animais que têm um conjunto de ossos que sustentam o corpo e auxiliam na locomoção. Esse conjunto de ossos é chamado esqueleto.
Os animais que têm crânio e uma coluna vertebral em seu esqueleto são chamados animais vertebrados.
Os animais que não têm coluna vertebral são chamados animais invertebrados.
- coluna vertebral:
- conjunto de ossos, chamados vértebras, que se articulam e ajudam na sustentação do corpo dos animais vertebrados
-
Preencha o quadro a seguir, classificando cada animal como vertebrado ou invertebrado. Para isso, marque um X na coluna correta.
Animal Vertebrado Invertebrado A Borboleta B Pomba C Cachorro D Joaninha E Abelha F Gato G Grilo H Minhoca I Aranha J Barata K Tatuzinho L Lesma M Mateus -
Faça uma visita com a turma a um ambiente da escola, fora da sala de aula, e observe a presença de animais. Anote no caderno os nomes dos animais observados e os classifique em vertebrados ou invertebrados.
102
A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos chamados vértebras.
Observe na imagem abaixo a localização da coluna vertebral e das vértebras no esqueleto do cavalo.
103
4. Localize a coluna vertebral do colega que está sentado próximo a você.
Os animais vertebrados podem ser classificados em mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.
5. Você já ouviu falar nessa classificação?
Tente classificar os animais nessa cena pintando as legendas dos nomes de acordo com as cores a seguir.
Mamífero
Peixe
Ave
Réptil
Anfíbio
O que você observou no corpo dos animais para fazer a classificação?
104
Os mamíferos são animais vertebrados que, após o nascimento, alimentam-se do leite materno durante algum tempo. O cavalo e o coala são animais mamíferos.
Os animais mamíferos apresentam outras características, como:
- corpo geralmente coberto de pelos;
- são vivíparos;
- respiração pulmonar, em que o gás oxigênio é obtido do ar atmosférico;
- a temperatura corporal praticamente não varia com a temperatura do ambiente.
Cavalo pode atingir cerca de 1,7 m de altura.
Os peixes são animais vertebrados que vivem na água de oceanos, mares, rios e lagos.
Muitos desses animais têm a pele coberta por escamas. Além disso, têm nadadeiras que os auxiliam a se locomover na água.
A maioria dos peixes apresenta outras características, como:
- respiração branquial, na qual o gás oxigênio existente na água é absorvido por meio das brânquias;
- em geral, são animais ovíparos;
- a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente no qual se encontra.
Peixe piraputanga pode atingir cerca de 40 cm de comprimento.
Os répteis são animais vertebrados que têm o corpo coberto por escamas, placas ou carapaças. Eles apresentam outras características, como:
- desenvolvimento dos embriões no interior de ovos, que geralmente permanecem fora do corpo da fêmea até o nascimento dos filhotes;
- respiração pulmonar;
- a temperatura do corpo varia em relação à do ambiente.
Jabuti-piranga pode atingir cerca de 51 cm de comprimento.
105
As aves são animais vertebrados que têm o corpo coberto por penas. Além disso, elas têm bico e duas asas.
A maioria das espécies de aves voa, como a arara-vermelha e o pica-pau. No entanto, existem espécies de aves que não voam, como o pinguim e a ema. As aves apresentam outras características, como:
- respiração pulmonar;
- são ovíparas;
- a temperatura do corpo praticamente não varia de acordo com a do ambiente.
Arara-vermelha pode atingir cerca de 90 cm de comprimento.
Os anfíbios são animais vertebrados que, geralmente, passam parte da vida na água doce e, quando adultos, podem viver tanto na água quanto sobre o solo.
Esses animais, geralmente, têm pele úmida, lisa e escorregadia. A salamandra e a rã são exemplos de anfíbios.
Os anfíbios apresentam outras características, como:
- a maioria das espécies é ovípara;
- passam por metamorfose até atingir a forma adulta;
- a respiração é branquial geralmente no estágio larval. Ao atingirem a forma adulta, respiram por meio dos pulmões ou da pele;
- a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente.
Salamandra-de-fogo pode atingir cerca de 30 cm de comprimento.
106
CIDADÃO DO MUNDO Animais ameaçados de extinção
O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de plantas e de animais. Entretanto, muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção, isto é, correm o risco de desaparecer da natureza.
Existem diversos motivos que podem causar a extinção de uma espécie de ser vivo. Entre eles estão a caça e pesca indiscriminadas, que reduzem a população de animais. Além disso, o desmatamento diminui os recursos disponíveis para os animais, como moradia, alimentos e território.
Algumas espécies ameaçadas de extinção no Brasil
Tartaruga-de-pente pode atingir cerca de 1,1 m de comprimento.
As tartarugas marinhas migram pelos oceanos durante o ano. Na época de reprodução, a tartaruga-de-pente é encontrada no litoral brasileiro. Essa espécie é considerada criticamente em perigo de extinção por causa da poluição e da pesca incidental, isto é, os pescadores a capturam nas redes de pesca sem intenção, o que acaba levando à sua morte.
Ararajuba pode atingir cerca de 34 cm de comprimento.
A ararajuba é uma espécie considerada vulnerável, pois sua população tem diminuído nos últimos anos. A região em que ela vive faz parte da Amazônia e vem sendo desmatada, o que afetou a espécie. Além disso, essa ave é procurada como animal de estimação, o que reduz sua população na natureza.
107
A fim de proteger algumas espécies, existem projetos para sua conservação. Pesquisadores que trabalham nesses projetos ajudam a estudar, catalogar e quantificar os indivíduos, além de oferecer abrigo, cuidado, alimentação e condições para reprodução em cativeiro.
Entre os projetos de conservação que merecem destaque no Brasil estão os que protegem o peixe-boi, a ararinha-azul, as tartarugas marinhas, o periquito-de-cara-suja, entre outros.
-
Cite atividades humanas que podem levar os animais à extinção.
-
Por que não basta conservar as espécies de animais, mas também o ambiente em que vivem?
-
Converse com os colegas sobre a importância dos pesquisadores e dos projetos de conservação para a proteção das espécies ameaçadas de extinção.
Muriqui pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento.
O muriqui é um animal considerado criticamente em perigo de extinção. Ele é encontrado somente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A vegetação das áreas em que esse animal é encontrado diminuiu bastante em razão do desmatamento, o que levou à redução de sua população.
Peixe-boi pode atingir cerca de 3 m de comprimento.
O peixe-boi é um animal que foi muito caçado no Brasil. Além disso, ele tem sido afetado pelos poluentes lançados na água.
108
ATIVIDADES
-
Escreva a seguir o tipo de respiração de cada um dos animais apresentados nas fotos.
Tubarão-cinzento-do-recife pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
Gafanhoto pode atingir cerca de 8 cm de comprimento.
- Tubarão-cinzento-do-recife:
- Gafanhoto:
-
Escreva o nome de um animal que não tenha sido citado até agora e que respire de maneira diferente da do ser humano. Que tipo de respiração é realizado por esse animal?
-
Marília viu um bebê sendo alimentado com leite materno. Veja a pergunta que ela fez.
-
Como você responderia à pergunta feita por Marília?
-
Papai, por que o bebê está mamando na mãe dele e não na mamadeira?
109
4. Leia as dicas a seguir e escreva a legenda correta para cada animal: guariba e guaruba.
Guaruba | Guariba |
---|---|
|
|
Animal adulto pode atingir cerca de 1,5 m de comprimento.
Animal adulto pode atingir cerca de 34 cm de comprimento.
-
Como você identificou cada um dos animais apresentados?
-
Classifique cada um dos animais em mamífero ou ave.
110
5. A mãe de Gabriel preparou um peixe assado para o jantar. Quando Gabriel foi comer, ele percebeu que existiam alguns ossos no interior do peixe.
-
Como você responderia à pergunta de Gabriel?
-
Como é chamado o conjunto de ossos observados por Gabriel?
-
Contorne a coluna vertebral do peixe na ilustração.
Mãe, o que são esses ossos entre a cabeça e o rabo do peixe?
LER E COMPREENDER
6. Bocão e o Menino Maluquinho são personagens de uma história em quadrinhos. Veja parte de uma história em que Bocão encontra o Menino Maluquinho no caminho da escola.
[...]
O Menino Maluquinho em: dever de casa, de Ziraldo. O melhor do Menino Maluquinho: tá na hora da escola. São Paulo: Publifolha, 1998. p. 125.
VAMOS BRINCAR COM ELE?
EU BEM QUE QUERIA, MAS NÃO POSSO!
ESSE SAPO EU VOU LEVAR PRA PROFESSORA! E'O MEU TRABALHO SOBRE OS ANFÍBIOS!
AFÍBIO? COMO VOCE SABE QUE O SAPO E'UM ANFÍBIO?
[...]
-
Como você responderia à pergunta feita pelo Menino Maluquinho?
111
7. As serpentes movimentam a língua para dentro e para fora da boca, captando odores do ambiente. Os odores são captados pela língua e encaminhados a um órgão interno que os identifica. A língua auxilia a serpente a localizar a presa e a encontrar o parceiro do sexo oposto na época da reprodução.
Cascavel pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento.
-
Observe a foto e escreva com suas palavras como é a língua da serpente apresentada.
8. Encontre uma classe de vertebrados no diagrama a seguir e, depois, desenhe no caderno um exemplo desse animal.
PARA SABER MAIS
-
O mundo secreto dos insetos, de Karlla Patrícia Silva. Cortez.
Chegou a hora de você testar seus conhecimentos sobre os insetos e descobrir as respostas para suas perguntas sobre esses animais.
112
PARA SABER FAZER Álbum
Um álbum é um livro utilizado para guardar fotos, recortes, desenhos, entre outras lembranças, com informações sobre lugares, objetos, pessoas ou animais.
Veja a seguir como fazer um álbum de fotos.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear a tesoura com pontas arredondadas.
1 Escolha um papel para servir de base para seu álbum. Pode ser papel sulfite ou algum papel mais firme.
2 Escolha o tema de seu álbum. Em seguida, pesquise em jornais e revistas imagens relacionadas ao tema escolhido. Recorte-as usando uma tesoura com pontas arredondadas.
3 Cole as imagens recortadas no papel. Deixe um espaço próximo à imagem para inserir informações sobre ela.
Nome da planta: Samambaia.
Características: tem folhas verdes e bem compridas. É uma das plantas mais antigas do nosso planeta.
Nome da planta: Mangueira.
Características: é uma árvore bem alta, que pode chegar a 30 metros de altura e produz um fruto chamado manga. Também tem folhas verdes e compridas.
113
4 Pesquise em livros, revistas ou na internet informações sobre cada um dos elementos apresentados nas imagens que você coletou.
5 Escreva nas folhas de papel, ao lado das imagens, as informações que você pesquisou.
6 Utilizando uma folha de papel em branco e lápis de cor, faça uma capa para seu álbum.
7 Depois de pronto, mostre o seu álbum para os colegas de sua turma.
Nome da planta: Roseira.
Características: tem folhas verdes e flores de diversas cores, como cor-de-rosa, amarela e branca. Seu caule pode ter espinhos.
Nome da planta: Grama.
Características: tem folhas verdes e compridas. Espalha-se sobre o solo e serve de alimento para muitos animais, como o cavalo e o boi.
É possível produzir um álbum digital seguindo os mesmos procedimentos apresentados. Para isso, escolha um programa de computador em que você possa digitar as informações e inserir as imagens.
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos colocar em prática essas dicas e montar um álbum com imagens e informações sobre diferentes animais.
Para isso, pesquise imagens de animais de que você gosta ou que considere curiosos. Além de revistas e jornais, utilize a internet como fonte de pesquisa. Se achar interessante, organize o álbum por temas, como: animais ameaçados de extinção, animais domesticados e animais originários do Brasil. Não se esqueça de inserir as informações sobre cada animal ao lado da imagem dele.
Converse com o professor sobre como vocês podem realizar uma exposição dos álbuns confeccionados por você e por seus colegas.
114
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Escolha um animal para você preencher a ficha a seguir.
- Nome do animal:
- Forma de locomoção:
- Alimentação:
- Tipo de reprodução:
- Sofre metamorfose?
- Tipo de respiração:
- Classificação:
-
Muitas serpentes engolem suas presas inteiras. Em geral, elas ingerem o alimento lentamente, começando pela região da cabeça da presa.
Serpente muçurana pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
a. A serpente muçurana é:
onívora.
carnívora.
herbívora.
b. Embora as serpentes não mastiguem suas presas, seus dentes são importantes. Cite uma função dos dentes para esses animais.
-
Alguns animais invertebrados, como a formiga, têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, além de pernas articuladas. Na foto abaixo, localize cada uma dessas partes da formiga.
Formiga-preta-gigante pode atingir cerca de 17 mm de comprimento.
115
4. Um dos animais das fotos a seguir apresenta, ao nascer, características físicas diferentes das dos pais. Marque um X nesse animal.
Coelho europeu pode atingir cerca de 50 cm de comprimento.
Mosca-doméstica pode atingir cerca de 8 mm de comprimento.
-
A foto abaixo mostra o animal que você identificou anteriormente logo após sair do ovo, em estágio larval. O que você pode perceber ao compará-lo com o animal adulto?
Larva da mosca-doméstica pode atingir cerca de 14 mm de comprimento.
5. O holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972) dedicou sua vida às artes gráficas, principalmente à confecção de desenhos chamados gravuras. A imagem abaixo foi inspirada em seu estilo gráfico. Observe.
a. Como são classificados os animais representados nessa imagem?
b. Qual é o tipo de respiração de cada um desses animais?
c. Use a criatividade e elabore uma gravura em que seja possível perceber a imagem de mais de um animal, como Escher representava.