4 Observando o Universo
Que imagem interessante! O ser humano construiu a Estação Espacial Internacional para auxiliar em diversas pesquisas no espaço e dar suporte a viagens espaciais. Alguns astronautas passam meses vivendo nessa estação. Como você acha que é dentro dessa estação? E como é o espaço?
CONECTANDO IDEIAS
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Qual é o nome do astro que aparece na parte inferior desta imagem?
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No espaço, não encontramos as condições para a vida, como temos na Terra. Cite um componente que os cientistas tiveram que disponibilizar na Estação Espacial Internacional para que os astronautas consigam viver nela.
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Quando você olha para o céu à noite, consegue ver alguns astros. Quais astros você enxerga e que não foram registrados nesta imagem?
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10 Observando os astros
Os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional conseguem ver parte do Universo. Se observarmos o céu à noite com poucas nuvens, também conseguimos ver parte do Universo.
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Você já observou o céu em uma noite com poucas nuvens?
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Observe a imagem a seguir e diga o que você consegue identificar nesse céu.
Ao observarmos o céu, principalmente à noite, podemos ver corpos celestes, que chamamos astros. O Universo contém vários astros, como as estrelas que vimos na imagem anterior. O planeta Terra, assim como os outros astros e o espaço existente entre eles, fazem parte do Universo.
As estrelas possuem luz própria e, por isso, são chamadas astros luminosos.
A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que a ilumina. O Sol também ilumina outros planetas que se encontram próximo da Terra.
Sol cerca de 1,39 milhão km de diâmetro.
- corpo celeste:
- refere-se a todo e qualquer astro que se encontra no espaço, como asteroides, cometas, estrelas, planetas e satélites
Evite olhar diretamente para o Sol sem usar alguma proteção para os olhos. A luz solar pode causar desconforto e até problemas na visão.
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Há aplicativos para telefones celulares em que é possível visualizar, em tempo real, o que está acontecendo dentro da Estação Espacial Internacional.
Baixe um desses aplicativos e faça uma visita virtual à Estação Espacial Internacional.
Existem astros que não possuem luz própria, entre eles, estão os planetas. Eles são chamados astros iluminados.
Vênus cerca de 12 103 km de diâmetro.
Embora pareça uma estrela, esse astro é o planeta Vênus. Podemos vê-lo da Terra porque ele reflete a luz do Sol.
Alguns astros iluminados podem ser vistos da Terra, principalmente à noite, pelo fato de refletirem a luz dos astros luminosos que incide sobre eles.
Os planetas giram ao redor de uma estrela. O planeta Vênus gira ao redor do Sol.
- incide:
- atinge, cai sobre, recai sobre ou afeta algo
CONSTELAÇÕES
Agrupamentos aparentes de estrelas no céu que têm uma forma particular são chamados constelações.
Para facilitar o estudo e a localização dessas estrelas, a União Astronômica Internacional (IAU) delimitou, em 1930, 88 regiões no céu.
A constelação do Cruzeiro do Sul é formada pelo agrupamento de cinco estrelas.
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Os satélites naturais são astros iluminados que existem no Universo. Eles giram ao redor de muitos planetas. A Lua é o satélite natural que gira ao redor do planeta Terra. Ela é iluminada pelo Sol.
Veja a seguir imagens da Lua, obtidas por meio de diferentes instrumentos.
ALua cerca de 3 476 km de diâmetro.
B
3. O que você percebe ao comparar as imagens?
Na imagem B é possível ver mais detalhes da superfície da Lua do que quando a observamos da Terra, a olho nu.
A imagem B foi obtida com a utilização de um instrumento chamado telescópio. Esse instrumento é utilizado pelos astrônomos para observar os astros com mais detalhes, o que permite realizar estudos mais precisos.
Os telescópios são instrumentos que ampliam a imagem dos astros do Universo fazendo com que pareçam estar mais próximos de quem os está observando. Isso permite observar mais detalhes dos astros.
O telescópio que registrou a imagem B foi lançado ao espaço. Esse tipo de telescópio é conhecido como telescópio espacial.
- astrônomos:
- profissionais que observam, estudam e pesquisam os astros e os fenômenos do Universo
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Além dos telescópios espaciais, existem os telescópios terrestres, que são instalados na superfície da Terra. É o caso dos telescópios instalados no Observatório Nacional do Rio de Janeiro.
Existem outros instrumentos utilizados na observação dos astros, como as lunetas, os binóculos, os radiotelescópios e as sondas espaciais.
A Ciência que estuda os astros e os fenômenos do espaço é chamada Astronomia.
HUBBLE: UM TELESCÓPIO ESPACIAL
O telescópio espacial Hubble foi lançado ao espaço em 1990.
Ele orbita a Terra a uma distância de 600 km da superfície de nosso planeta. O Hubble dá uma volta completa ao redor da Terra a cada 96 minutos.
Com o telescópio Hubble é possível identificar diversas características dos corpos celestes, como sua composição, além de ser possível registrar as estruturas das estrelas e das galáxias.
Outro telescópio espacial será lançado para complementar as observações realizadas pelo Hubble: é o telescópio James Webb.
Telescópio Hubble cerca de 13,2 m de comprimento.
Telescópio James Webb cerca de 22 m de comprimento.
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CIDADÃO DO MUNDO O aumento do lixo espacial
Desde que o ser humano começou a explorar o espaço com o lançamento de foguetes, ônibus espaciais, satélites, sondas, entre outros equipamentos, partes desses objetos estão sendo deixadas no espaço, como tanques de combustíveis, satélites desativados e partes de foguetes. Os equipamentos lançados ao espaço pelo ser humano e abandonados em torno da Terra compõem o chamado lixo espacial.
Se o lixo espacial perder velocidade e atravessar a camada atmosférica, esses materiais podem atingir a superfície da Terra.
No entanto, esse não é o maior problema, pois ao entrar na atmosfera, boa parte do lixo se queima e se desfaz antes de atingir o solo, já os pedaços maiores, acabariam caindo no mar, sem causar acidentes na superfície terrestre.
- velocidade:
- relação entre uma distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la, rapidez com que um corpo se desloca
Falando em lixo: o que você faz para evitar os problemas causados pelo lixo nos ambientes da Terra?
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O principal problema do lixo espacial é a possibilidade de alguns deles se chocarem com equipamentos que estão ativos no espaço, por exemplo, satélites artificiais podem atingir a Estação Espacial Internacional (EEI), que foi apresentada nas páginas 116 e 117. Em caso de acidentes, os satélites podem ser danificados e parar de funcionar, prejudicando os sistemas de comunicação da Terra.
Além disso, o choque do lixo espacial com equipamentos da Estação Espacial pode danificá-los, colocando em risco a segurança dos astronautas.
Para prevenir acidentes, cerca de 20 mil pedaços de lixo espacial maiores que 10 centímetros são monitorados. No entanto, a quantidade total de pedaços de lixo espacial passa de 500 mil.
- O que pode acontecer com a quantidade de lixo espacial no decorrer dos anos se não forem tomadas medidas?
- Junte-se a um colega e escrevam um texto sobre o aumento do lixo espacial que você acabou de estudar, alertando sobre os problemas que ele pode gerar para a humanidade. Vocês podem usar colagens e desenhos para ilustrar o texto.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
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A tirinha a seguir apresenta uma conversa entre o Menino Maluquinho e seu amigo Bocão.
As melhores tiradas do Menino Maluquinho, de Ziraldo. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 61.
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O que as personagens da tirinha estão observando?
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Bocão indicou uma constelação que está no emblema de um time mineiro. Qual é essa constelação? Se for preciso, faça uma pesquisa.
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Marcos Pontes (1963-) foi o primeiro astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Ele foi a bordo da nave espacial russa Soyuz. A decolagem ocorreu no dia 29 de março de 2006, com destino à Estação Espacial Internacional. O retorno do astronauta brasileiro ocorreu no dia 8 de abril de 2006, dez dias após sua decolagem.
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Pesquise e escreva no caderno um texto sobre a profissão de astronauta e sobre a importância do trabalho desse profissional.
Devemos valorizar as diferentes profissões.
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3. Os cometas são corpos celestes constituídos por rochas, gelo, poeira e principalmente gases, e giram ao redor do Sol.
Um dos cometas mais famosos é o Halley, que recebeu o nome de seu descobridor, o astrônomo inglês Edmond Halley (1656-1742). Esse cometa pode ser visto da Terra a cada 75 anos e dois meses, aproximadamente. A foto abaixo mostra o cometa Halley em sua última aparição, no dia 12 de março de 1986. Essa imagem foi obtida por um telescópio.
Cometa Halley cerca de 15 km de comprimento.
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Agora, marque um X nas afirmações corretas sobre os cometas.
- Os cometas são astros luminosos porque emitem luz própria.
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Os cometas são astros iluminados porque refletem a luz que recebem de uma estrela.
- A estrela que fornece luz ao cometa Halley é o Sol.
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Para que ano está prevista nova visualização do cometa Halley? Quantos anos você terá?
4. Escolha um momento do dia e tente visualizar um astro do Universo. Registre-o por meio de uma foto ou de um desenho em seu caderno.
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Astro observado:
- Horário da observação:
ATENÇÃO
Evite olhar diretamente para o Sol sem usar alguma proteção para os olhos.
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5. Murilo e seu avô estão observando o céu utilizando um telescópio.
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Por que Murilo e seu avô utilizaram esse instrumento para fazer suas observações?
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Você já utilizou algum instrumento para observar o céu noturno? Que instrumento? Comente com os colegas sua experiência.
É importante valorizar a experiência das pessoas idosas.
PARA SABER MAIS
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O planetário, de Fernando Carraro. FTD.
Acompanhe a história de Gabriela, que atualmente é uma astrofísica. Uma das lembranças mais importantes de sua vida é o dia em que ela foi a um planetário, o que a fez escolher sua profissão. Descubra o que a encantou a ponto de decidir estudar e trabalhar com a Astronomia.
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O Universo: uma viagem ao espaço, de Ana Paula Corradini. DCL Editora.
Você já se questionou sobre por que as estrelas brilham? As respostas para essa e outras curiosidades estão nesse livro.
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11 Observando o planeta Terra
Observe a imagem a seguir.
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Essa imagem apresenta um astro do Universo. Qual é esse astro?
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O que representa a parte azul vista na imagem?
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O que representam a parte verde e a parte marrom da imagem desse astro?
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Converse com seus colegas sobre as informações que você sabe sobre esse astro. Com essas informações elabore um texto em seu caderno.
O primeiro ser humano a ver a Terra do espaço foi o astronauta russo Yuri Gagarin (1934-1968), em 1961. Ele viajou a bordo da nave espacial Vostok 1 e permaneceu em órbita durante 1 hora e 48 minutos. Ao observar nosso planeta, ele disse uma frase que em português significa: "A Terra é azul".
Olhando para a imagem da Terra vista do espaço, que frase você falaria?
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Com base no formato e em seus componentes, a Terra pode ser representada de diferentes maneiras.
O globo terrestre é uma maneira simplificada de representar a Terra em formato geoide, aproximadamente tal como ela é.
No globo terrestre, conseguimos perceber a divisão entre os continentes e oceanos, a localização dos países, rios e mares.
- geoide:
- modelo físico da forma da Terra, em que se destaca as variações gravitacionais sobre a superfície
5. Você já viu um globo terrestre? Lembra-se de ter observado as divisões presentes nele? Comente com os colegas sobre isso.
O ser humano também representa a Terra e seus locais por meio de mapas. Quando os primeiros exploradores buscavam novas terras, registravam os locais pelos quais passavam por meio de mapas, que com o passar do tempo tornaram-se mais precisos.
Atualmente, os mapas também podem ser representados com diversas características dos locais, como a vegetação, a localização dos rios e córregos, as estradas, entre outras.
O mapa-múndi ou planisfério terrestre é uma representação da superfície da Terra, baseada em informações sobre o nosso planeta.
Planisfério terrestre
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
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Ao elaborar um texto para a questão 4 da página 127, você pode ter apresentado diversas características da Terra que, geralmente, observa na superfície terrestre. Mas o que você sabe sobre o que há embaixo da superfície da Terra?
Mesmo com toda a tecnologia que temos atualmente, o ser humano ainda não consegue realizar observações diretas do interior da Terra. No entanto, o ser humano realiza diversas pesquisas sobre a estrutura da Terra utilizando modernos equipamentos. Com base nessas pesquisas, o ser humano criou alguns modelos que representam a estrutura da Terra, como o apresentado a seguir.
Fonte de pesquisa: Decifrando a Terra, de Wilson Teixeira e outros. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
A crosta terrestre é a parte da superfície terrestre que pode atingir até 80 quilômetros de profundidade.
O manto é a camada da Terra que fica embaixo da crosta. Ele tem entre 80 quilômetros e cerca de 2 900 quilômetros de profundidade.
O núcleo é a camada que está no centro do planeta Terra. Ele tem cerca de 7 000 quilômetros de diâmetro.
6. Qual é o nome da camada da Terra na qual pisamos?
7. O que podemos encontrar nessa camada da Terra?
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NA PRÁTICA
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que foi criada para promover a paz e o desenvolvimento mundial. Diversos países participam voluntariamente dessa organização.
A bandeira da ONU tem uma representação da Terra chamada azimutal, na qual o centro é o polo Norte.
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Pesquise em livros ou na internet imagens sobre outras maneiras de representar a superfície da Terra. Cole uma dessas imagens no caderno ou em uma folha de papel sulfite e escreva o nome dessa representação.
PARA SABER MAIS
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Terra: nosso planeta azul. DCL Editora.
Embarque em uma viagem para o interior da Terra e também pelo espaço. Você também vai conhecer o que os estudiosos antigos pensavam sobre nosso planeta e o que sabemos sobre ele na atualidade.
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ATIVIDADES
a. Quais componentes do planeta Terra podem ser vistos na imagem?
b. Como você acha que é a superfície da Lua?
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Ligue as frases a seguir à respectiva camada da Terra. Depois, leia em voz alta cada uma dessas frases.
A Região mais interna da Terra, na qual a temperatura pode chegar a 6 000 oC.
B Camada da Terra na qual vivem as plantas e os animais.
C Camada formada por rochas sólidas e derretidas.
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3. A temperatura no interior do planeta Terra varia de acordo com a profundidade.
Os gêiseres são jatos de água quente e vapor de água que saem do subsolo e atingem a superfície terrestre. Veja a imagem abaixo.
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De onde provém o calor que aquece a água lançada pelos gêiseres?
4. A lava é um material pastoso, de cor avermelhada, que está em altas temperaturas. Ela é constituída de rochas derretidas que estão no manto que atingem a superfície da Terra e são eliminadas por crateras chamadas vulcões. Alguns vulcões têm forma de montanha, outros são apenas fendas na crosta.
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O que a lava dos vulcões pode causar no ambiente?
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12 O planeta Terra no Universo
Como vimos, o planeta Terra faz parte do Universo e tem um satélite natural chamado Lua. Também estudamos que o Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta. A foto abaixo foi tirada da superfície da Terra e mostra um entardecer em que podemos ver a luz solar e a Lua.
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Você sabe os nomes de outros planetas além da Terra?
A Terra gira ao redor do Sol. Além da Terra, outros sete planetas giram ao redor do Sol, fazendo parte do Sistema Solar.
PLUTÃO
Até o ano de 2006, considerava-se que o Sistema Solar era formado por uma estrela, o Sol, e nove planetas. A partir de 2006, por uma decisão da União Astronômica Internacional, um deles, Plutão, deixou de ser considerado um planeta.
A classificação de Plutão passou a ser de planeta anão. Isso se deve ao fato de Plutão não apresentar todas as características necessárias para ser classificado como planeta.
No ano de 2015 a sonda New Horizons chegou a Plutão para estudar o planeta anão, suas luas e astros mais distantes.
Plutão cerca de 2 320 km de diâmetro.
- planeta anão:
- astro de forma aproximadamente arredondada que não é dominante em sua órbita, coincidindo com a órbita de outro astro maior
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Veja no esquema a seguir uma representação de parte do Sistema Solar, destacando o Sol e os oito planetas que giram ao seu redor.
Marte é conhecido como Planeta Vermelho. Ele leva aproximadamente 687 dias terrestres para dar uma volta ao redor do Sol. Tem dois satélites naturais.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Ele leva cerca de 88 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol e caracteriza-se por apresentar grande variação de temperatura entre os dias e as noites. Não tem satélite natural.
A Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. Esse planeta tem um satélite natural.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta leva cerca de 225 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Não tem satélite natural, e é possível vê-lo da Terra a olho nu. É conhecido como estrela-d'alva ou estrela vespertina.
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Saturno é o planeta que se caracteriza por ter sete anéis principais. Leva aproximadamente 29 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Esse planeta tem 53 satélites naturais confirmados.
Mercúrio cerca de 4 879 km de diâmetro.
Vênus cerca de 12 103 km de diâmetro.
Terra cerca de 12 756 km de diâmetro.
Marte cerca de 6 790 km de diâmetro.
Júpiter cerca de 142 984 km de diâmetro.
Saturno cerca de 120 536 km de diâmetro.
Urano cerca de 51 118 km de diâmetro.
Netuno cerca de 49 492 km de diâmetro.
Netuno leva cerca de 165 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Esse planeta tem 13 satélites naturais.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Ele leva cerca de 11 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol e tem 69 satélites naturais.
Urano é o único planeta do Sistema Solar que apresenta eixo de rotação extremamente inclinado. Leva cerca de 84 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol e tem 27 satélites naturais.
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Movimentos da Terra
Movimento de rotação da Terra
O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo, chamado movimento de rotação.
O movimento de rotação da Terra e a incidência de luz solar são responsáveis pela ocorrência dos dias e das noites. Veja no esquema a seguir.
Na parte da Terra em que há incidência direta da luz solar é dia, enquanto na outra parte é noite.
A Terra gira ao redor de um eixo imaginário, denominado eixo de rotação. O eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao plano definido pela sua órbita ao redor do Sol.
2. Quanto tempo, aproximadamente, a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma?
Movimento de translação da Terra
Além do movimento de rotação, a Terra, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza um movimento ao redor do Sol, que é chamado movimento de translação.
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Para completar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva, aproximadamente, 365 dias e 6 horas.
O movimento de translação determina a contagem dos anos. O ser humano baseou-se, principalmente, nessa contagem para elaborar o calendário que utilizamos atualmente.
3. Todos os anos têm a mesma quantidade de dias? Justifique sua resposta.
ANO BISSEXTO
Existem diversos tipos de calendário. No Brasil, atualmente utilizamos o Gregoriano, que é anual, dividido em dias, semanas e meses.
O calendário Gregoriano é determinado pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol, que é de, aproximadamente, 365 dias e seis horas.
As seis horas restantes de cada ano são somadas e, a cada quatro anos, obtêm-se 24 horas, ou seja, um dia. Esse dia é acrescentado ao mês de fevereiro, que tem 29 dias a cada 4 anos.
Quando o ano tem 366 dias, ele é chamado ano bissexto.
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O ano em que estamos atualmente é bissexto?
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Qual será o próximo ano bissexto? Se precisar, faça uma pesquisa.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
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Leia a história em quadrinhos a seguir.
Suriá, de Laerte. Folha de S.Paulo, São Paulo, 9 fev. 2002. Folhinha, p. 8.
TEM QUE ESTUDAR MELHOR O PLANETA TERRA, SURIÁ!
...COMO, FESSORA?
... ELE NĀO PARA DE GIRAR!!
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Suriá tem razão em dizer que o planeta Terra não para de girar?
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Complete as frases com os nomes dos movimentos do planeta Terra. Depois, leia em voz alta as frases que você formou.
O movimento de ocorre quando a Terra gira ao redor de si mesma, em um eixo imaginário. O movimento de ocorre quando a Terra gira ao redor do Sol.
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Observe a situação abaixo.
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Como você responderia à pergunta feita por Olívia?
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A existência dos anos bissextos está relacionada à duração do movimento de translação da Terra. Explique essa relação a um colega.
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3. Além dos satélites naturais, existem os satélites artificiais. Eles são construídos e lançados ao espaço pelo ser humano para auxiliar na realização de diversas atividades, como comunicação, previsão do tempo, pesquisa e captura de imagens da superfície terrestre e de outros astros do Universo. Agora, ligue cada tipo de satélite artificial à sua função.
4. Siga os caminhos e escreva embaixo de cada nave em qual planeta ela vai pousar.
Planeta mais quente do Sistema Solar.
Não tem satélite natural.
Leva cerca de 88 dias terrestres para dar uma volta ao redor do Sol.
Conhecido como Planeta Vermelho.
A superfície desse planeta é cheia de crateras.
Planeta conhecido como estrela-d'alva ou estrela vespertina.
Planeta mais próximo do Sol.
Na mitologia, é conhecido como deus da guerra.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
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A seguir, observe as duas formas de representação do planeta Terra.
Planisfério terrestre
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
a. Com qual forma de representação podemos simular um movimento que o planeta Terra realiza? Qual o nome desse movimento?
b. Qual deles é mais adequado para comparar o tamanho e o formato dos continentes da Terra?
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Veja a imagem abaixo, que apresenta um sistema planetário com astros iluminados e outros não iluminados.
a. Qual é o nome do sistema planetário apresentado na imagem? Escreva os nomes da estrela e dos planetas que formam esse sistema.
b. Quais astros da imagem têm luz própria? E quais são os astros iluminados?
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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
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Complete as frases utilizando as palavras adequadas do quadro a seguir.
audição · cores · dentes · texturas · visão · pele
língua · olhos · orelhas · ondas sonoras · sons
a. O sentido da nos ajuda a perceber os sinais sonoros no ambiente, como a sirene de uma ambulância.
b. A audição é o sentido do corpo humano pelo qual percebemos os ao nosso redor.
c. As são os órgãos do corpo humano que nos auxiliam a perceber os sons do ambiente.
d. As são captadas pelas orelhas humanas e interpretadas em uma parte do cérebro.
-
Ligue cada imagem da primeira coluna à sentença que explica corretamente o que ocorre quando a luz atinge esses objetos. Em seguida, classifique esses objetos em opacos, transparentes ou translúcidos.
A
B
C
Corpos que permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles.
Corpos que não permitem a passagem de luz através deles.
Corpos que permitem que pouca luz passe através deles.
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3. Ordene as letras em ordem crescente dos números e descubra o nome do fenômeno que ocorre quando a luz incide em uma superfície polida, como a de um espelho.
2 | 3 | 1 | 4 | 7 | 5 | 8 | 6 |
E | F | R | L | Ã | E | O | X |
R | E | F | L | E | X | Ã | O |
4. Sobre a formação do solo, enumere as frases a seguir de 1 a 4, de modo que elas descrevam as etapas desse processo.
Decomposição de restos de seres vivos.
Surgimento dos primeiros seres vivos.
Desgaste das rochas.
Formação das rochas.
5. Classifique os animais apresentados nas imagens a seguir usando A para vertebrados e B para invertebrados.
Camaleão pode atingir cerca de 38 cm de comprimento.
Borboleta-rabo-de-andorinha pode atingir cerca de 14 cm de envergadura.
Jacaré-de-papo-amarelo pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
6. Junte as sílabas da mesma cor e descubra três palavras que demonstram formas de representar a Terra.
- pla
- bo
- ma
- fé
- o
- ri
- pa
- glo
- nis
-
Qual delas se aproxima mais do formato real do nosso planeta?