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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
O livro apresenta possibilidades de integração entre as tecnologias digitais e o currículo escolar, auxiliando em um maior engajamento dos alunos no aprendizado por meio de intervenções efetivas.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
A obra aborda a ecologia como um todo, dos conceitos fundamentais a reflexões sobre diversos temas.
BURNIE, David; WILSON, Don E. Animal: the definitive visual guide to the world's wildlife. Londres: DK, 2001.
Com textos em inglês, a obra apresenta uma introdução do reino animal e se propõe a ilustrar, descrever e explicar a incrível variedade de espécies que compõem o mundo animal.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: estratégias de leitura e escrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 1.
O livro traz propostas que auxiliam o processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem e é composto por atividades diferenciadas e prazerosas.
COLL, Cesar; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Esse livro é um aprofundamento e uma complementação de materiais didáticos sobre o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
COMINS, Neil F.; KAUFMANN III, William J. Descobrindo o Universo. 8. ed. Trad. Eduardo Neto Ferreira. Porto Alegre: Bookman, 2010.
A obra discorre sobre os principais temas que envolvem Astronomia e Astrofísica. Contém exercícios de fixação no final de cada capítulo.
DELERUE, Alberto. O Sistema Solar: viagem ao reino do Sol através das mais recentes conquistas espaciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Ciência Ilustrada).
O livro apresenta informações gerais sobre o Sistema Solar e as primeiras civilizações.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
A obra mostra aspectos importantes no processo de construção da leitura e da escrita, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro e a importância do processo de alfabetização para o desenvolvimento de inúmeros outros conhecimentos.
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
O livro aborda as práticas educacionais baseadas em evidências científicas e apresenta casos que funcionam em sala de aula.
GRUPO de reelaboração do Ensino de Física. Física 2: física térmica/óptica. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2015. (Coleção Gref).
A obra discorre sobre a física térmica e óptica, de maneira objetiva e direta, utilizando a vivência cotidiana.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. Trad. Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 2.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: óptica e física moderna. Trad. Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 4.
Esses livros apresentam a teoria e os exercícios ligados a aplicações práticas do mundo real, incluindo os assuntos de som e luz.
HICKMAN JR., Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
A obra trata a zoologia de modo integral e trabalha a questão dos animais e suas relações com o ambiente de maneira multidisciplinar nas diferentes áreas da Biologia.
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Ciência Ilustrada).
Os autores apresentam descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais, e mostra como se processam as transformações na natureza.
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LEPSCH, Igo F. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
Esse livro discorre sobre a formação dos solos e como trabalhar seu uso de forma sustentável.
LONGHINI, Marcos D. (Org). Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas. Campinas: Átomo, 2014.
Esse livro discorre sobre algumas concepções, ideias e práticas voltadas para o ensino de Astronomia no espaço escolar, abordando diversos temas da área e trazendo reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento, o emprego de modelos e de recursos computacionais, bem como atividades desenvolvidas na escola que não necessitam de recursos sofisticados.
MANO, Eloisa B.; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia Maria Chagas. Meio ambiente, poluição e reciclagem. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
Trata-se de um livro com linguagem didática e que aborda os principais tópicos sobre o meio ambiente, os problemas da poluição e as soluções que se pode alcançar com a reciclagem.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
O livro é um guia para pais e professores, e destaca o papel do educador e da família no processo de domínio da escrita, ajudando-os a compreender o que ocorre no cérebro da criança quando ela aprende a ler. A obra ainda explora as origens da dificuldade, sugerindo formas de intervenção e estratégias para evitar ou superar os desafios que podem surgir no processo de alfabetização.
MOURÃO, Ronaldo R. de F. Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
A obra trabalha termos e conceitos sobre Astronomia, Astronáutica e conceitos relacionados.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
A obra de biologia vegetal é completa e apresenta texto claro, objetivo e repleto de imagens, mostrando desde as relações evolutivas à investigação genômica, assim como a fisiologia dos vegetais.
SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Essa clássica coleção de Biologia tem informações detalhadas sobre todas as áreas das ciências, com linguagem didática, e relaciona, de forma objetiva, a teoria ao mundo real.
SILVA, Janssen F. da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
O livro aborda experiências de avaliação formativa e mediadora em diferentes áreas do conhecimento, destacando a elaboração dos instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico.
STEINKE, Ercília T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
A obra dispõe de conceitos como os movimentos de rotação e translação da Terra, radiação solar e discute muitas polêmicas sobre poluição utilizando exemplos práticos.
Sites
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/xkuLej. Acesso em: 23 jun. 2 0 21.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, documento seguido nesta obra, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
JULIANO, Marcio de Cássio. Consumo excessivo e o modelo de economia de materiais. Revista Terceiro Setor & Gestão - UNG-SER, v. 3. n. 1, 2009. Disponível em: https://oeds.link/96V5UK. Acesso em: 14 jul. 2021.
Esse artigo apresenta a cadeia produtiva de diversos materiais desde a obtenção da matéria-prima até o descarte dos bens produzidos, trabalhando o consumo desenfreado e apontando as consequências para o homem e o meio ambiente.
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/IKXmXB. Acesso em: 23 jun. 2021.
O site apresenta a PNA, que tem o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
WESTIN, Ricardo. Poluição sonora prejudica a saúde e preocupa especialistas. Senado Federal, Brasília, 25 maio 2018. Especial Cidadania. Disponível em: https://oeds.link/u8qW4W. Acesso em: 14 jul. 2021.
Nesse site há informações gerais sobre a poluição sonora e os prejuízos que causa à saúde.