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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
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Contorne, entre as palavras do quadro a seguir, aquelas que representam fontes sonoras que emitem diferentes tipos de sons e que podem ser percebidos no dia a dia.
Espera-se que os alunos contornem flauta, sirene, campainha, violão, pandeiro e liquidificador.
flauta
bola
campainha
violão
prato
liquidificador
sirene
pandeiro
caderno
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A foto abaixo mostra Camila estudando em sua casa, em um ambiente iluminado por uma lâmpada elétrica.
luz refletida
corpo iluminado
corpo luminoso
luz emitida
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Agora, complete as frases a seguir usando os nomes indicados na foto.
A luz emitida pelo corpo luminoso atinge o corpo iluminado e a luz refletida por ele chega aos olhos de Camila, que consegue estudar.
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Os solos podem apresentar diferentes componentes. Marque um X no componente que está presente em maior quantidade nos solos em que a água não consegue passar com facilidade, podendo formar poças após uma determinada quantidade de chuvas.
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X
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MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos reconhecem fontes sonoras, conhecimento necessário ao desenvolvimento da habilidade EF03CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer as fontes sonoras, selecione e leve para a aula vários materiais, alguns de uso cotidiano e outros não tão familiares a eles, que favoreçam a descoberta de suas possibilidades sonoras, como guizos, sinos, apitos, chocalhos, xilofone e brinquedos sonoros. Permita a eles que manipulem os objetos e questione-os sobre quais produzem sons e se já os conheciam. Finalize perguntando-lhes quais são agradáveis, promovendo uma discussão sobre ruídos e poluição sonora.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos sabem explicar que a luz é o componente do ambiente que possibilita a visualização dos objetos. Esse conhecimento contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade para completar a frase, leia com eles as legendas da foto e acompanhem o caminho que o raio de luz percorre ao se propagar, isto é, da fonte de luz até os olhos de Camila. Em seguida, desenhe na lousa um esquema como o da foto e peça a eles que ajudem a completá-lo. Esta atividade favorece o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
3 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam a argila como componente presente em maior quantidade no solo e que tem lenta infiltração da água da chuva. Esse conhecimento contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI09 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não assinale a argila como o componente do solo que faz com que ele tenha baixa permeabilidade, faça um experimento jogando água sobre duas peneiras, uma com areia e outra com argila. Peça-lhe que compare a drenagem da água, observando que na argila é lenta, enquanto na areia ocorre rapidamente.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam os principais usos do solo pelo ser humano, conhecimento que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI10 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno apresente dificuldade em identificar o uso do solo presente na foto, leve para a sala de aula imagens que mostram diferentes usos do solo pelo ser humano, bem como de locais conservados, que ainda não passaram por modificações devido às atividades humanas. Peça a ele que compare as diferentes imagens e, depois, que diga em quais delas o solo está sendo usado pelo ser humano.
5 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam a cobertura do corpo de alguns animais. Esse conhecimento contribui para o de senvolvimento das habilidades EF03CI04 e EF03CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno apresente dificuldade para estabelecer a relação, leve para a aula imagens de diferentes animais que possuem o corpo coberto por carapaça, pelos, penas e escamas. Em seguida, peça a eles que observem as imagens e digam os nomes das coberturas do corpo de cada animal e os agrupem de acordo com suas características externas.
6 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam as características do céu diurno e do céu noturno, e os astros que podem ser observados em cada um desses períodos. Esses conhecimentos contribuem para desenvolver a habilidade EF03CI08 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno apresente dificuldade em responder ao item, leve para a sala de aula fotos que destacam as caraterísticas do céu nos períodos diurno e noturno, incluindo imagens em que as luzes elétricas que iluminam as cidades no período noturno ofuscam o brilho dos astros no céu. Peça a eles que observem as imagens e discutam sobre as suas características, retomando a questão. Por fim, oriente-os a fazer um desenho no caderno representando o céu em cada um dos períodos do dia trabalhados na atividade.
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4. Observe a foto a seguir e marque um X no quadrinho que representa o principal uso do solo pelo ser humano.
- Criação de animais.
- X Agricultura.
- Extração de materiais.
- Transmissão de energia elétrica.
5. Ligue os nomes dos animais citados a seguir ao tipo de cobertura do corpo de cada um deles.
6. As imagens a seguir mostram registros da Serra da Canastra em diferentes períodos do dia.
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Quais diferenças podem ser observadas no céu de cada uma das imagens?
Durante o dia, o céu está claro e é possível observar o Sol; já durante a noite, é possível observar o brilho de várias estrelas no céu.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.