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1 Percebendo o ambiente
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 1
Nesta unidade, serão trabalhados conceitos relacionados à percepção do ambiente por meio dos sons que ouvimos e da luz que permite a visão dos objetos. Serão abordados ainda os sons emitidos por instrumentos musicais e os sons gerados por objetos e atividades do dia a dia. No tema Luz, serão trabalhados conceitos relacionados à sua propagação, os corpos luminosos e os iluminados e as fontes de luz naturais e artificiais, bem como o seu comportamento aos incidir em materiais transparentes, translúcidos e opacos, além da decomposição da luz em suas cores.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Reconhecer a presença de ondas sonoras ao nosso redor.
- Identificar diferentes tipos de sons no ambiente próximo.
- Identificar fontes sonoras.
- Identificar sons agradáveis e desagradáveis e ruídos que podem prejudicar a audição humana.
- Conhecer o conceito de poluição sonora e seu impacto na saúde humana.
- Identificar atitudes que auxiliam na prevenção de problemas relacionados à audição humana.
- Reconhecer a importância da luz para o sentido da visão.
- Reconhecer algumas fontes de luz.
- Perceber que a luz se propaga em linha reta.
- Diferenciar corpos luminosos de corpos iluminados.
- Diferenciar fontes de luz naturais de fontes de luz artificiais.
- Identificar corpos transparentes, translúcidos e opacos.
- Conhecer o prisma de Newton e o que ocorre com a luz ao atravessá-lo.
- Conhecer a importância de Isaac Newton na história da Ciência.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 1 e 2 desta unidade.
Atividade preparatória
Observar que os sons são produzidos por vibrações e como ele pode ser ampliado é uma atividade que os alunos podem realizar ao iniciar o desenvolvimento do tema 1 - Sons.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF03CI01 da BNCC, em que os alunos poderão produzir diferentes sons com base na vibração de variados objetos e identificar variáveis que influenciam nesse fenômeno.
- Oriente os alunos na atividade prática. Leve para a aula os seguintes materiais em quantidade suficiente para distribuir a quatro grupos: recipiente de plástico; botões de plástico ou pedrinhas; livro; régua; caixa de sapatos com um furo na tampa; lápis; elásticos.
- Peça aos alunos que coloquem os botões de plástico ou as pedrinhas no fundo do recipiente de plástico, que você pode vedar com PVC, e que batam no fundo dele, levemente. Questione-os se escutam algum som. Peça-lhes que batam com um pouco mais de força e observem o que acontece com os botões ou as pedrinhas. Leve-os a atentar também o que acontece com o som, perguntando-lhes se aumentou ou diminuiu. Comente com os alunos que quanto mais fortes são as batidas, mais os botões ou pedrinhas vibram, e maior é a intensidade do som produzido.
- Em seguida, peça-lhes que prendam a régua com o livro na borda da carteira (verifique se ela está bem presa). Depois, solicite a eles que empurrem a régua para baixo e soltem-na. Pergunte-lhes se ouviram algum som. Questione-os também sobre como podemos aumentar a intensidade do som, levando-os a perceber que quanto mais para fora da mesa a régua estiver, mais alto será o som.
- Para finalizar, oriente-os a prender a tampa da caixa de sapato com os elásticos passando-os sobre o buraco. Peça-lhes que atentem ao som que os elásticos produzem ao serem puxados. Depois, coloque um lápis embaixo dos elásticos para ficarem mais esticados e puxe-os novamente, perguntando-lhes em qual dos momentos o som foi mais alto, se foi quando os elásticos estavam mais esticados ou menos esticados. Verifique se eles percebem que o som é mais alto quando os elásticos estão mais esticados.
- Permita a todos os alunos que participem da atividade e veja se eles compreendem como o som de um objeto pode ser modificado.
Atividade preparatória
Nesta atividade, os alunos testam a passagem da luz por diferentes materiais, contemplando o desenvolvimento do tema 2 - Luz.
Com esta atividade, é possível desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC, em que os alunos vão identificar e relatar o que ocorre com a luz ao incidir em diferentes superfícies.
- Leve para a aula objetos de uso cotidiano para testar quais não deixam passar os raios de luz e formam sombras e quais deixam passar a luz, como copo de vidro, copo de plástico, papel, cartolina, madeira, espelho e papelão. Disponha-os sobre a mesa.
- Para investigar quais materiais permitem a passagem dos raios de luz e quais os absorvem, use uma lanterna como fonte de luz. Coloque cada objeto sobre uma folha de papel sulfite ou uma cartolina branca e ilumine-os com a lanterna.
- Permita aos alunos que participem e, nesse momento, faça alguns questionamentos para verificar se eles compreendem que objetos opacos absorvem os raios de luz formando sombras, e outros objetos, que podem ser classificados como transparentes ou translúcidos, permitem a passagem dos raios de luz ou de parte deles.
Nesta unidade, serão abordados os conceitos relacionados ao som e à luz, mostrando como eles são percebidos, como é sua interação com o ambiente e como estão presentes em nosso cotidiano. Além disso, também serão apresentadas algumas das propriedades da luz.
- As questões sobre a foto apresentada nestas páginas de abertura levam os alunos a apreciarem uma abordagem artística.
- Diga a eles que a Orquestra Maré do Amanhã faz parte de um projeto social, que tem como objetivo ensinar música clássica a crianças e adolescentes de uma favela do Rio de Janeiro. Acrescente que o projeto foi criado em agosto de 2010 por Carlos Eduardo Prazeres, filho de um maestro que foi assassinado na mesma favela. De modo geral, o projeto prepara os alunos para o mercado de trabalho. Há mais informações disponíveis em: https://oeds.link/Xff7uK. Acesso em: 6 jul. 2021.
- Se julgar conveniente, procure algum vídeo com apresentação da Orquestra Maré do Amanhã e mostre-a aos alunos. Converse com eles sobre a importância de projetos sociais, bem como da valorização da arte.
- Inicialmente, são apresentadas questões com o objetivo de verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a orquestra sinfônica, os instrumentos musicais envolvidos nesta arte e os sons que emitem.
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3. Espera-se que os alunos respondam que captamos os sons por meio das orelhas. Comentários nas orientações ao professor.
Como conseguimos perceber os sons dos instrumentos musicais?
Como você acha que esses instrumentos emitem sons?
Você já ouviu o som de algum dos instrumentos musicais que aparecem na orquestra sinfônica apresentada na foto? De qual?
CONECTANDO IDEIAS
Nesta foto, vemos uma orquestra sinfônica brasileira em momento de apresentação. Nela, podemos observar a presença de várias pessoas tocando instrumentos musicais. Você já viu uma apresentação de orquestra sinfônica? Resposta pessoal.
- 1 e 2:
- Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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Mais atividades
- Organize os alunos em grupos e solicite a eles que levem para a aula diferentes materiais reaproveitáveis, como garrafas PET, papéis variados, caixas de sapato vazias, latas de metal, palitos grandes, massa de modelar e tintas guache. Cada grupo deverá construir instrumentos musicais simples.
- Os chocalhos podem ser feitos tanto de garrafas PET quanto de latas de leite em pó, ambos com tampa. Peça aos alunos que coloquem alguns grãos de arroz dentro da garrafa ou da lata e tampem-na. Passe fita adesiva para vedá-la.
- O violão pode ser feito com caixa de sapato e elásticos. Na tampa da caixa, faça um círculo e recorte-o. Coloque elásticos sobre a tampa, colando as pontas deles nas laterais.
- Recorte canudos plásticos em tamanhos diferentes. Una-os com uma fita adesiva, formando uma flauta.
- Reúna os alunos para tocarem seus instrumentos musicais ao mesmo tempo, formando uma banda. Se considerar interessante, toque uma música instrumental e peça a eles que acompanhem o ritmo com seus instrumentos. Além de promover o desenvolvimento da linguagem artística e musical, esta atividade também possibilita aos alunos trabalhar noções relacionadas ao reaproveitamento de materiais.
Conectando ideias
- Alguns alunos podem ter visto na televisão ou na internet esse tipo de apresentação trabalhado nesta questão. Incentive-os a expressar suas experiências. Se preciso, reproduza na sala um vídeo com apresentação de uma orquestra sinfônica.
- Deixe que os alunos escolham um dos instrumentos para dizer como é a emissão do som. Se o instrumento for de corda, o som é emitido ao vibrá-la; se for um instrumento de sopro, o som é emitido pelo ar que percorre o instrumento.
- Alguns alunos também podem dizer que é por meio dos ouvidos, terminologia anterior ainda muito comum. A nomenclatura ou terminologia anatômica é o conjunto dos termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes. Destaque a importância de aprendermos a terminologia anatômica internacional.
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1 Sons
Os sons, como os produzidos pelos instrumentos musicais mostrados nas páginas anteriores, são percebidos pelo corpo humano por meio de um sentido chamado audição.
Os sons são ondas sonoras produzidas por vibrações de um corpo, como dos tambores conhecidos por taikô. Veja na imagem a seguir.
Quando a pessoa bate as baquetas na pele que recobre o tambor, essa pele vibra, assim como as laterais do tambor. Isso faz com que o ar próximo a ele também vibre, produzindo as ondas sonoras.
ondas sonoras
orelha
As ondas sonoras são captadas pelas orelhas humanas e são interpretadas no encéfalo humano.
- encéfalo:
- no corpo humano, é o órgão que se localiza na parte central do sistema nervoso, protegido pelo crânio; controla diversas atividades que ocorrem no corpo e também atividades que realizamos em nosso cotidiano
- Você sabe tocar algum instrumento musical? Qual? Resposta pessoal.
Se você fosse escolher um instrumento musical para aprender a tocar, qual seria?
Resposta pessoal.
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Sugestão de roteiro
Tema 1 - Sons
8 aulas
- Atividade preparatória.
- Estudo conjunto dos textos abordados nas páginas 10 a 13.
- Análise da cena e abordagem do texto e das questões das páginas 14 e 15.
- Estudo conjunto das páginas 16 e 17.
- Abordagem da seção Cidadão do mundo das páginas 18 e 19.
- Desenvolvimento da seção Na prática da página 20.
- Atividades das páginas 21 a 23.
Destaques BNCC
- O objetivo desta página é mostrar como as ondas sonoras produzem os sons e como eles são captados pelo corpo humano, o que permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI01 da BNCC.
- A educação musical auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças. A esse respeito, leia o texto a seguir.
[...]
Resultados de pesquisas indicam que há forte ligação entre instrução musical na infância e crescimento intelectual em atividades não musicais. Estudos comprovam que a inteligência pode ser desenvolvida pela audição, pois cada código sonoro ativa um espaço no cérebro para reter informações. Crianças instruídas musicalmente são bem mais sucedidas em matemática do que as não instruídas.
[...]
MATTOS JUNIOR, Inaldo Mendes de. As contribuições da música para o desenvolvimento intelectual e social da criança. In: XII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2014, São Luis. Anais... São Luis: UFMA, 2014. Disponível em: https://oeds.link/628zqJ. Acesso em: 11 mar. 2021.
- O objetivo desta questão é evidenciar os interesses dos alunos por instrumentos musicais, mesmo que eles não tenham desenvolvido habilidades para tocá-los. Incentive-os a comentar por que se interessam por eles.
Mais atividades
- Reúna os alunos em um círculo e diga, em tom baixo, cochichando para um deles, uma frase relativamente longa. Peça a ele que repita a frase ao colega ao lado, sem que os demais ouçam-na. O último aluno a ouvir a frase deverá dizê-la em voz alta. Repita a atividade alterando a frase.
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ORIGEM DO TAIKÔ
O taikô, ou "tambor grande", em japonês, é um instrumento de percussão tradicional da cultura japonesa que vem marcando sua história há pelo menos 1500 anos.
No passado, esse instrumento era utilizado em anúncios de guerras e cerimônias religiosas, e na atualidade está presente em apresentações artísticas, shows, teatros, competições e atividades socioculturais.
Para a cultura japonesa, tocar taikô é mais do que desenvolver uma habilidade, é uma manifestação artística que concilia as batidas com o movimento corporal, atraindo, assim, a atenção de quem assiste às apresentações.
A estrutura básica do instrumento é formada por um corpo de madeira em forma de barril com duas faces cobertas por pele de animal.
A apresentação de taikô é uma combinação de sons que derivam da batida de diversos tambores.
É legal conhecer e valorizar as diferentes culturas.
PARA SABER MAIS
-
Soltando o som, de Carolina Michelini. Moderna.
Conheça a história de Jana e Dudu. Descubra com eles os sons que existem ao nosso redor e quantos sons somos capazes de produzir. Você também conhecerá alguns instrumentos musicais e sua história.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A seção aborda o taikô, instrumento de origem japonesa bastante difundido no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC e para a valorização do Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.
- Pergunte aos alunos se algum deles já assistiu a uma apresentação de taikô. Nas apresentações, além do tambor, podem ser utilizados outros instrumentos. Explique a eles que o taikô tem grande importância para a cultura nipo-brasileira e é bastante difundido no Brasil atualmente. Uma de suas características peculiares é a sensação causada ao público a cada batida do tambor, que emite sons intensos. Veja a seguir informações sobre esse instrumento.
Sabe-se que ao longo da história o taikô teve várias utilidades; era utilizado para limitar regiões conforme a área onde se podia ouvir o som dos tambores, usado para a comunicação entre as comunidades rurais, para motivar tropas, afugentar inimigos, definir ritmo de marcha de soldados e, inclusive, em cerimônias religiosas. Após a Segunda Guerra Mundial, entretanto, passou a ser praticamente utilizado apenas em festivais artísticos. [...]
Taiko. Acel. Disponível em: https://oeds.link/AiiBF3. Acesso em: 13 jul. 2021.
- Caso os alunos não tenham visto uma apresentação de taikô, procure alguns vídeos em sites de busca.
- Explique aos alunos que devemos respeitar todas as culturas. Diga-lhes que muitas delas ajudaram a formar a identidade cultural brasileira, contribuindo com a construção da nação, da língua, dos alimentos e da agricultura.
Mais atividades
- Oriente os alunos a construírem tambores. Providencie latas de leite em pó vazias, balões, tesoura com pontas arredondadas, palitos, rolhas e fita adesiva. Peça a eles que utilizem a tesoura para cortar os balões, retirando a região da abertura. Auxilie-os a encaixar o balão na abertura da lata, colando-o com fita adesiva. Na ponta dos palitos de bambu, encaixe rolhas, que servirão de baquetas para os tambores.
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Além dos instrumentos de percussão, existem outros instrumentos, como os de corda e os de sopro.
Os instrumentos de corda, como o violão, o violino, a guitarra, o baixo e o violoncelo, também produzem vibrações. Quando as cordas são movimentadas, vibram o ar ao redor, emitindo ondas sonoras.
Quanto mais espessas são as cordas musicais, mais grave (baixo e grosso) é o som emitido por elas. Quanto mais finas são as cordas, mais agudo (alto e fino) é o som.
Os instrumentos de sopro têm uma parte que funciona como uma coluna de ar. Quando o músico sopra, o ar no interior do instrumento vibra, empurrando a coluna de ar, o que produz o som.
Quando o músico toca as chaves do lado externo do instrumento, elas modificam o tamanho da coluna de ar, fazendo-o emitir diferentes sons.
2. Você já ouviu o som produzido por alguns dos instrumentos musicais apresentados nesta página? De qual(is) instrumento(s)?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos identifiquem os diferentes tipos de instrumentos musicais.
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Destaques BNCC
- Nesta página, são apresentadas aos alunos algumas propriedades dos sons, relacionando-os aos instrumentos musicais, o que permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI01 da BNCC.
- As informações visam aproximar o conteúdo da realidade próxima dos alunos e incentivar o interesse deles pela música como representação artística e fruto da cultura humana, o que permite o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
- Quando ouvimos vários instrumentos sendo tocados, podemos diferenciá-los graças ao timbre, ainda que tocados na mesma frequência. Assim, a diferença entre os sons ocorre por causa da forma das ondas sonoras.
- O som possui uma característica chamada frequência, a qual nos auxilia a distinguir os sons graves dos agudos. A orelha é capaz de perceber sons entre 20 e 20 000 Hz de frequência. Quanto maior a frequência do som, mais agudo ele será, e quanto menor a frequência, mais graves serão os sons.
- Para conhecer mais informações sobre som, como frequência e timbre, acesse o seguinte site: https://oeds.link/TjH90V. Acesso em: 11 mar. 2021.
- Leve gravações com sons de diferentes instrumentos musicais para os alunos ouvirem. Deixe que eles ouçam diferentes sons separadamente e, depois, peça-lhes que identifiquem se são instrumentos de corda, sopro ou percussão. Em seguida, pergunte a eles se classificam os sons como agudos ou graves.
Mais atividades
-
Explique aos alunos que alguns sons são considerados harmônicos, enquanto outros são chamados desarmônicos. Geralmente, sons harmônicos são mais agradáveis de ouvir, já os desarmônicos tendem a incomodar o ouvinte. Liste na lousa os seguintes sons:
- buzina de caminhão;
- música popular;
- britadeira;
- tique-taque do relógio;
- sino;
- motocicleta sendo acelerada;
- ondas do mar;
- chuva;
- trovão;
- furadeira.
- Peça aos alunos que classifiquem os sons como agradáveis ou desagradáveis e depois como harmônicos ou desarmônicos.
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SONS INDÍGENAS
Os indígenas também utilizam diferentes instrumentos musicais. Geralmente, eles são usados em rituais, como ritos de passagem, danças de guerra e práticas de cura. Os indígenas também tocam diferentes instrumentos musicais durante festas comemorativas dentro da tribo ou na socialização com outros grupos.
A maioria dos instrumentos musicais indígenas é de percussão e sopro.
Entre os instrumentos de percussão, destacam-se os chocalhos, bastões e reco-recos.
Os chocalhos geralmente são utilizados em rituais de iniciação dos jovens. Esses instrumentos são feitos de frutos de nozes ou cocos, sementes, madeira e partes de corpos de animais (penas, ovos e cascos).
Entre os instrumentos de sopro, destacam-se apitos, buzinas, pios, trombetas e flautas. Eles são feitos com folhas, frutos, pedaços de caule, bambus, ossos, chifres, entre outros materiais.
As flautas geralmente são feitas de bambu, madeira e osso. A flauta de pã se destaca pelo tamanho e é utilizada em diferentes rituais.
Os indígenas também utilizam o próprio corpo para produzir sons. Eles batem os pés, o que resulta em uma vibração no solo, movimento usado em muitas danças.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com os instrumentos indígenas permite aos alunos perceberem a presença da música em diferentes etnias, bem como sua importância cultural, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
- Explique aos alunos que, para os indígenas, a música está relacionada a eventos importantes para o grupo e não à preferência musical ou a artistas.
[...]
Antes de mais nada, será preciso compreender que a música indígena é, fundamentalmente, um fenômeno social, coletivizado tanto na sua produção como na sua escuta. Vale dizer, na música indígena todos participam simultaneamente como produtores e fruidores da música, inexistindo as noções de "artista" e de "público", de "palco" e de "plateia" ou tampouco a ideia de "espetáculo". A música indígena integra-se quase sempre a um evento coletivo ou a uma função social importante para toda a comunidade - como uma festa, um canto de trabalho, uma incitação à guerra, um ritual de passagem, um encantamento, um exercício de memória coletiva, uma dramatização mitológica. [...]
BARROS, José D'Assunção. Música indígena brasileira - filtragens e apropriações históricas. Projeto de História, São Paulo, v. 32, jun. 2006. p. 160. Disponível em: https://oeds.link/fAQrXz. Acesso em: 13 jul. 2021.
Mais atividades
- O grupo Barbatuques, de São Paulo, é reconhecido mundialmente pelos instrumentos musicais diferenciados envolvendo o próprio corpo humano. Por meio de toques em diferentes partes do corpo, eles produzem sons que atuam harmonicamente, formando músicas que proporcionam danças. Assista a um vídeo com os alunos no seguinte site: https://oeds.link/wACV3d. Acesso em: 11 mar. 2021. Em seguida, proponha a eles que façam sons com o próprio corpo.
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Produzindo som no dia a dia
3. Feche os olhos por alguns segundos e se concentre nos sons ao seu redor. Que sons você consegue perceber?
3. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos identifiquem alguns sons e percebam que existem diferentes sons nos ambientes.
4. Você gosta de todos os sons que escutou? Por quê?
Em nosso dia a dia, convivemos com diferentes sons, muitos dos quais nem prestamos atenção, pois já fazem parte de nosso cotidiano.
Os objetos que usamos no dia a dia podem produzir diferentes sons, como podemos perceber na situação a seguir.
4. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos percebam que nem todos os sons que ouvimos são agradáveis. Alguns ruídos podem causar irritação e danos à saúde.
liquidificador
máquina de lavar louças
máquina de lavar roupas
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As questões destas páginas incentivam os alunos a perceberem o que ocorre ao redor deles por meio do sentido da audição, o que auxilia na identificação dos elementos e na análise do ambiente próximo, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Neste tópico, os alunos percebem sons no ambiente próximo, identificando-os como agradáveis e desagradáveis, bem como as fontes sonoras. Além disso, reconhecem ruídos que podem afetar a audição humana e conhecem o conceito de poluição sonora e seu impacto na saúde humana. Eles também identificam atitudes que auxiliam na prevenção de problemas relacionados à audição humana.
- Ao fechar os olhos, os alunos passam a utilizar principalmente o sentido da audição para perceber o ambiente. Além de perceberem os sons ao redor, eles podem separá-los de acordo com as fontes sonoras identificando-os, por exemplo, como oriundos do canto das aves, do vento, de instrumentos de trabalho e de veículos. No dia a dia, geralmente, não distinguimos os sons adequadamente, pois muitas vezes não atentamos a eles. Mas, por outro lado, somos capazes de identificar diferentes fontes sonoras. Caso algum deles apresente dificuldade em diferenciar os sons ao redor, providencie uma tira de tecido para vendar seus olhos e peça aos demais que fiquem em silêncio. Solicite a ele que cite cada som que consegue diferenciar. Depois, faça o mesmo com outros alunos.
- Aproveite a situação apresentada nestas páginas para destacar a poluição sonora que podemos ter no ambiente em que vivemos. Diga aos alunos que caso alguma fonte sonora esteja causando incômodo, devem evitá-la. Para isso, podem pedir ao adulto responsável que verifique o que está causando o ruído desnecessário, mudar de ambiente ou desligar a fonte sonora.
- Comente que ruídos desnecessários e permanentes podem causar danos à audição. Oriente os alunos a regularem sons de eletrodomésticos que tenham essa função.
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Os instrumentos musicais e os eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupas, produzem diferentes sons. Objetos que produzem e emitem sons são chamados fontes sonoras.
Na cidade em que vivemos, ouvimos diversos sons. Alguns deles, mesmo parecendo de baixa intensidade, são ruídos, que ao longo do tempo podem interferir em nosso bem-estar.
5. Contorne na ilustração os objetos que emitem sons quando estão em funcionamento. A resposta encontra-se na ilustração.
Durante dois minutos, se possível, utilize o gravador de um telefone celular para captar os sons que podem ser ouvidos em algum momento do dia na sua residência. Depois, envie a gravação para seu professor, a fim de que os diferentes sons possam ser reproduzidos em sala de aula e os colegas possam identificar as fontes sonoras.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao abordar a situação apresentada nas páginas, aproveite para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Peça-lhes que listem os sons que consideram agradáveis e desagradáveis e depois os identifiquem como graves ou agudos.
- Verifique se os alunos percebem que existem várias fontes sonoras ao nosso redor. Explique a eles que as ondas sonoras são ondas mecânicas que precisam de um meio material para se propagarem (sólido, líquido ou gasoso). Os sons apresentados nestas páginas propagam-se pelo ar por causa das vibrações transmitidas de uma molécula a outra até chegar à orelha humana, que envia os impulsos nervosos ao encéfalo, onde o som é interpretado.
- Antes de solicitar aos alunos que gravem sons utilizando o telefone celular, verifique a possibilidade de desenvolvimento da atividade. Caso não seja possível a todos fazerem gravações, enfatize que o façam aqueles que puderem. Assim, evita-se exigir dos alunos que façam a atividade, no entanto não priva aqueles que podem desenvolvê-la. Se eles enviarem os sons por e-mail, reproduza-os na sala de aula de forma que a turma identifique de que ambiente cada um provém.
- Outra possibilidade é gravar, com o seu telefone celular, os sons da escola durante as aulas, no pátio durante o recreio e quando está vazio, na cozinha durante o preparo da merenda, na biblioteca, etc.
- De forma a auxiliar os alunos na gravação dos sons, utilizando seu telefone celular, grave por dois minutos a aula para que os alunos a acompanhem. Porém, oriente-os a agirem naturalmente, desenvolvendo as atividades do livro ou alguma diferente solicitada por você.
Mais atividades
- Leve para a sala de aula alguns materiais, como uma tira de tecido (para servir de venda para os olhos), um sino pequeno, um objeto metálico (colher), caixa de fósforos, moeda, um copo de vidro e papel. Coloque a venda em um dos alunos e proponha aos demais que produzam sons utilizando um ou dois desses objetos. Por exemplo, bater a moeda na caixa de fósforos em um determinado ritmo, bater a colher devagar no copo e amassar o papel.
- O aluno vendado deverá adivinhar de onde vem a combinação de sons e que objetos são as fontes sonoras em cada situação.
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Em alguns ambientes, há ruídos em excesso, produzidos por uma ou mais fontes de som. O excesso de ruídos em um ambiente é chamado poluição sonora.
Algumas fontes de ruídos que podem causar poluição sonora são:
- o motor, a buzina, a sirene e o aparelho de som de alguns veículos;
- as máquinas em funcionamento nas indústrias e nas construções;
- as propagandas sonoras do comércio;
- as casas noturnas e os bares, que mantêm o volume do aparelho de som muito alto.
A poluição sonora pode provocar danos à saúde do ser humano, como distúrbios do sono, estresse, perda parcial da capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, nervosismo e mau humor.
6. Contorne na ilustração a seguir as fontes sonoras.
A resposta encontra-se na ilustração.
- estresse:
- resposta do corpo humano a situações de extremo esforço e preocupação
PNA
7. Converse com os colegas sobre a importância do profissional apresentado nesta cena e do uso do protetor de orelhas.
7. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletirem sobre a importância desse profissional, que trabalha quebrando o concreto de calçadas para renová-lo ou para que sejam feitos reparos em tubulações. O protetor de orelhas é um equipamento de proteção obrigatório para profissionais expostos a ruídos muito altos, sendo essencial para a manutenção da saúde de seus usuários.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Como a poluição sonora é um dos principais problemas na atualidade, é importante incentivar os alunos a identificarem esse problema a fim de que se previnam. Além disso, o trabalho com esse assunto permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI03 da BNCC.
- O debate sobre a poluição sonora permite trabalhar o cuidado com o próprio corpo, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC.
- Entender que existem algumas profissões que produzem poluição sonora e que se deve respeitar o profissional é indispensável no âmbito da educação. Ao expressarem suas opiniões sobre o assunto, os alunos aprimoram o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Nesta página, são apresentadas algumas fontes de poluição sonora. Peça aos alunos que identifiquem tais fontes presentes no local em que moram. Questione como eles se sentem quando ficam muito tempo em locais barulhentos. Comente que a poluição sonora interfere no ambiente como um todo, envolvendo uma discussão de âmbito mundial relativa à educação ambiental.
- Mostre aos alunos que a exposição a ruídos intensos afeta o bem-estar, causando sintomas como irritabilidade, insônia e até mesmo problemas cardíacos. Assim, apesar de não conter substâncias químicas tóxicas, a poluição sonora também afeta a saúde humana, bem como a capacidade de aprendizagem e de percepção. Chame a atenção dos alunos para o fato de não se exporem a fonte de ruídos intensas por longo período de tempo sem protetores auriculares.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar se os alunos identificam fontes de poluição sonora na escola.
Como proceder
- Peça aos alunos que avaliem a escola e os ruídos nela produzidos. Questione-os se é um ambiente com poucos ruídos, se deveria ser mais silencioso e quais tipos de sons são produzidos. Trata-se de uma maneira de desenvolver a análise crítica de situações do ambiente ao redor.
- Oriente os alunos a ficarem em silêncio e, juntos, tentem identificar algum ruído desnecessário ao ambiente de estudo.
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Para evitar os problemas de saúde causados pela poluição sonora, devemos ter alguns cuidados em nosso dia a dia.
- Evite ficar em ambientes barulhentos.
- Utilize protetores auriculares quando permanecer muito tempo em locais com ruído intenso.
- Escolha equipamentos elétricos menos barulhentos.
- Evite ouvir música com fones de orelha com volume muito alto e por muito tempo.
- Pessoas que têm veículos devem ser responsáveis pela manutenção dos equipamentos que reduzem os ruídos.
8. Grife no texto as atitudes que você tem no dia a dia.
8. Resposta pessoal. O objetivo desta questão e da próxima é que os alunos façam uma autoavaliação de suas atitudes, verificando se precisam mudar alguns de seus hábitos.
PNA
9. Você considera que precisa mudar alguma de suas atitudes com relação à sua saúde auditiva? Comente com os colegas.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Pela relevância do tema, é importante que os alunos percebam a importância de se prevenirem dos problemas causados pela poluição sonora, permitindo o desenvolvimento da habilidade EF03CI03 da BNCC.
- A autoavaliação sobre atitudes em relação à poluição sonora pode contribuir para o desenvolvimento da Competência geral 8 da BNCC. Essa autoavaliação compartilhada com os colegas permite a troca de ideias, favorecendo o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- É importante que os alunos reflitam sobre suas atitudes e sejam capazes de avaliá-las, sobretudo em relação ao uso de fones de orelha. As últimas gerações acostumaram-se com a utilização de aparelhos de telecomunicação que incluem o uso de fones nas orelhas. Isso tem afetado a saúde auditiva, sobretudo dos mais jovens, que tendem a utilizar fones inadequadamente.
- Explique aos alunos que a exposição prolongada a ruídos intensos (acima de 85 dB) não deve ultrapassar 8 horas diárias. A perda auditiva é um problema que frequentemente ocorre nos idosos, entretanto a população jovem também tem apresentado distúrbios relacionados à audição. A tendência em frequentar ambientes muito barulhentos e utilizar fones auriculares por muito tempo e em volumes intensos são atitudes que ocasionam esse problema.
Mais atividades
- Verifique a possibilidade de levar um profissional para fazer uma palestra na escola sobre educação para o trânsito. Peça-lhe que explique, por exemplo, por que os guardas de trânsito apitam, sinalizando a pedestres e motoristas o que devem fazer. Assim, os alunos perceberão a importância dos silvos e de conhecer seu significado. Oriente-os a elaborar um roteiro de entrevista para o policial convidado. É importante que todas as dúvidas que eles apresentarem sejam esclarecidas.
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CIDADÃO DO MUNDO Instrumentos musicais e identidade cultural
Os instrumentos musicais estão por toda parte e integram a herança e a identidade cultural de muitos povos. No Brasil, existe grande variedade de instrumentos musicais tradicionais.
Como vimos anteriormente, para os povos indígenas brasileiros, a música é usada em rituais religiosos, socialização, ligação com seus ancestrais e cura.
Cada grupo indígena tem seus instrumentos musicais, e eles apresentam diferentes finalidades. Os instrumentos musicais diferem apenas nos detalhes, refletindo a própria cultura.
Outro instrumento tradicional no Brasil é o acordeão. Na Região Nordeste, ele é conhecido com o nome de sanfona e, na Região Sul, como gaita.
No passado, ele retratava o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis, mas há cerca de cem anos faz parte do ritmo forró, característico do Nordeste brasileiro.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Evidenciar a importância da música para diferentes culturas.
- Relacionar os instrumentos musicais às suas origens étnicas.
Destaques BNCC
- A seção aborda a importância da música em diferentes culturas, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 6 da BNCC. Além disso, aborda o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.
- O objetivo desta seção é levar o aluno a refletir sobre a origem dos diversos instrumentos musicais, a desenvolver o respeito às diferentes culturas e a compreender a influência de tais instrumentos na música, difundida em diversas partes do mundo.
- Pergunte aos alunos se em suas residências há alguém que toque instrumentos musicais e quais são eles. Peça-lhes que relatem o que sentem quando ouvem o familiar tocando, já que a música está relacionada às nossas emoções e lembranças.
- Comente com os alunos que ouvir alguém tocando um instrumento musical em um ambiente agradável não causa danos à saúde.
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Existem ainda os instrumentos de origem africana, que viajaram com as pessoas escravizadas para outras partes do mundo e também chegaram ao Brasil.
O xequerê, também conhecido como abê, é um instrumento de percussão de origem africana que já faz parte da nossa cultura.
Seu som é produzido puxando e soltando a rede de contas, gerando um som semelhante ao de um chocalho.
Outro instrumento muito conhecido é o berimbau, utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, uma mistura de dança e arte marcial, típica do Brasil.
As danças e as músicas estão muito presentes na cultura brasileira, herança de uma diversidade de povos que chegaram ao Brasil deixando contribuições únicas, que alegram, encantam e ainda marcam nossa identidade cultural.
-
Você já conhecia algum dos instrumentos musicais apresentados?
1, 2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
-
Converse com seus colegas sobre a presença de instrumentos musicais em diferentes culturas e a importância da música para cada uma delas.
1, 2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
-
Projetos sociais ligados à arte, como a música, podem contribuir para o desenvolvimento da cultura de uma sociedade? Discuta sobre isso com seus colegas.
1, 2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com os alunos que conhecer e ouvir a diversidade da cultura humana nos ajuda a identificar a variedade cultural de nosso país. Acrescente que os instrumentos musicais só causam poluição sonora se forem tocados em intensidades elevadas. No texto a seguir, são apresentadas informações sobre os efeitos dos ruídos no corpo humano.
[...]
A comunidade científica confirmou em pesquisas recentes uma significante associação entre ruído urbano e seus efeitos no organismo humano. O nível equivalente de ruído (Leq) de 65 dB(A) é considerado o limiar de conforto acústico para a medicina preventiva. A exposição contínua a valores acima desse limite pode causar distúrbios psico-fisiológicos diversos, independente da idade, tais como distúrbios no sono, diminuição da performance laboral, hipertensão, agravamento de doenças cardiovasculares.
[...]
PAZ, Elaine Carvalho da; FERREIRA, Andressa Maria Coelho; ZANNIN, Paulo Henrique Trombetta. Estudo comparativo da percepção do ruído urbano. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 3, jun. 2005. p. 468. Disponível em: https://oeds.link/U6knZN. Acesso em: 11 mar. 2021.
Comentários de respostas
- O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos instrumentos musicais apresentados nestas páginas.
- Espera-se que os alunos respondam que a música está diretamente ligada à cultura de um povo e retrata parte de sua história e de suas tradições.
- O objetivo desta questão é levar os alunos a perceberem que a arte, por meio de projetos sociais, pode modificar aos poucos a cultura de uma sociedade.
Mais atividades
- Convide um grupo musical tradicional em sua região para visitar a escola e fazer uma pequena apresentação. Após o evento, peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os instrumentos musicais utilizados e sua história. Desse modo, eles também terão a oportunidade de descobrir um pouco da história da música nacional.
- Se possível, trabalhe esta seção com os alunos no laboratório de informática da escola. Para isso, divida a turma em grupos ou duplas e oriente-os a buscar na internet vídeos com diferentes fontes sonoras, seja instrumentos musicais, objetos domésticos, natureza (água, raio, entre outros) ou meios de transporte. Cada grupo ou dupla, na sua vez, deverá reproduzir os vídeos escolhidos sem que os demais vejam quais são as fontes sonoras para que tentem adivinhá-las.
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NA PRÁTICA
- É possível construir instrumentos musicais com materiais reaproveitáveis? *
Podemos construir instrumentos musicais com materiais simples. Vamos verificar isso na prática.
*Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos percebam que diversos materiais podem vibrar e produzir sons, podendo ser utilizados na confecção de instrumentos musicais.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 2 palitos de sorvete
- 2 elásticos
- 1 palito de dentes
- papel sulfite
- tesoura com pontas arredondadas
- régua
Com a tesoura, corte dois pedaços do palito de dentes na largura do palito de sorvete. Corte uma tira de papel sulfite no comprimento do palito de sorvete.
Coloque a tira de papel sobre um dos palitos de sorvete. Em seguida, coloque um pedaço do palito de dentes próximo a cada uma das extremidades do palito de sorvete, como mostra a foto.
Coloque o outro palito de sorvete por cima e prenda com os elásticos.
Você pode decorar seu instrumento pintando os palitos de sorvete.
-
Com o instrumento montado, assopre fazendo o ar passar entre os palitos. O que acontece?
O instrumento emite um som semelhante ao de uma gaita.
-
O que produz o som desse instrumento?
2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, ao assoprar o instrumento, o movimento do ar faz com que o papel vibre, produzindo sons.
-
PNA
-
Junte-se a dois colegas, pesquisem outro instrumento musical que pode ser construído com materiais simples e construam esse instrumento. Com o restante da turma, produzam uma composição musical.
O objetivo desta questão é permitir aos alunos entrarem em contato com diferentes sons, gerados por objetos variados.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade de construção permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI01 da BNCC. A atividade desta página incentiva os alunos a construírem um objeto com materiais diferenciados, contribuindo para o desenvolvimento das Competências gerais 2 e 3 da BNCC.
- O trabalho de pesquisa em grupo permite aos alunos que interajam entre si e com fontes diferenciadas de pesquisa, contribuindo para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Comente com os alunos que o funcionamento desse instrumento se assemelha ao de uma gaita de boca ou harmônica.
- Após montar o aparato, questione os alunos sobre o tipo de som emitido pela gaita (grave ou agudo), o timbre, entre outros.
- Caso o instrumento montado pelos alunos não emita sons, peça-lhes que verifiquem o que pode estar provocando o problema. Geralmente isso ocorre quando a tira de papel não está suficientemente esticada ou quando o espaço entre os dois palitos de sorvete não é suficiente para que o papel vibre.
- A distância entre os pedaços de palitos de dente, que ficam próximo às extremidades dos palitos de sorvete, determina se o som emitido será grave ou agudo.
- Aproveite a questão 3 para que os alunos interajam e produzam aparatos diferentes uns dos outros com o intuito de compartilharem e produzirem uma composição musical. Peça a cada grupo que elabore um relatório de encaminhamento da atividade ou fotografe os processos da construção para apresentar aos demais.
- Caso não seja possível os alunos realizarem a pesquisa para desenvolverem a questão 3, separe materiais reaproveitáveis, como garrafas PET pequenas ou potes de iogurte, latas, balões, tubos de PVC e espiral de caderno. Oriente-os a produzir instrumentos musicais utilizando esses materiais.
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ATIVIDADES
-
O futebol de 5 é uma modalidade esportiva paralímpica para pessoas cegas ou com deficiência visual. Os atletas participam com vendas nos olhos e o goleiro tem visão total. Dentro da bola, existe um guizo que emite sons para que os jogadores a localizem.
a. Que parte do corpo humano é utilizada pelos jogadores de futebol de 5 para localizarem a bola?
olhos
x orelhas
mãos
b. A torcida deve manter silêncio e só pode se manifestar na hora do gol. Por que isso é importante para os jogadores dessa modalidade esportiva?
Espera-se que os alunos respondam que os sons emitidos pelas pessoas podem atrapalhar no reconhecimento do som do guizo e, assim, os atletas não localizarem a bola.
LER E COMPREENDER
-
A onomatopeia é uma figura de linguagem usada para representar sons na forma de palavras, um recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos, como a mostrada a seguir.
Armandinho, de Alexandre Beck. Armandinho nove. Florianópolis: A. C. Beck, 2016. p. 72.
PNA
Identifique as onomatopeias que aparecem na tirinha e descreva quais sons elas estão representando.
- Fuuuuu! : Som emitido pelo menino ao encher o balão.
- Bam! : Som do balão estourando.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades promovem a valorização das diferenças, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC.
- Por meio da interpretação da onomatopeia e da escrita de algumas delas, que aparecem na tirinha, é possível desenvolver os componentes da PNA consciência fonêmica e instrução fônica sistemática, uma vez que os alunos reconhecem letras e sons, bem como a produção de escrita.
Ler e compreender
- Tirinha é uma história em quadrinhos curta, composta geralmente de três ou quatro quadros.
Antes da leitura
Questione os alunos se eles conhecem a personagem da tirinha. Diga-lhes que Armandinho é um garoto que faz diversas reflexões sobre a vida ao conversar com colegas ou com adultos.
Comente com os alunos que o criador de Armandinho é o ilustrador catarinense Alexandre Beck. Eles podem confirmar essa informação ao consultar os créditos da tirinha.
Durante a leitura
Armandinho está conversando com um adulto ou com uma criança? Como é possível perceber isso? Espera-se que os alunos respondam que Armandinho está conversando com um adulto. É possível perceber isso, pois só aparecem as pernas da personagem.
Depois da leitura
Em sua opinião, o que a frase do pai de Armandinho pode representar?
R: Que o pai dele não estava prestando atenção e não percebeu o que Armandinho estava fazendo.
- Ao abordar a atividade 1, destaque aos alunos a importância dos esportes paralímpicos, como o futebol de 5. Verifique se eles percebem a importância da audição nesse esporte. Se possível, proponha a realização de um jogo na quadra da escola seguindo as regras do futebol de 5. Trata-se de uma oportunidade de trabalhar em conjunto com o componente curricular de Educação Física.
- Ao trabalhar a atividade 2, estabeleça uma conexão com o componente curricular de Língua Portuguesa. As tirinhas são sequências de quadrinhos associadas ao humor e trata-se de um gênero textual abordado nesse componente curricular.
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3. Existem objetos que emitem sons para nos alertar em algumas situações. Relacione esses objetos à sua função.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
A
B
C
Avisar sobre a aproximação do veículo de socorro C
Acordar as pessoas em um horário determinado. A
Avisar sobre a chegada de pessoas a um lugar. B
4. Veja a placa apresentada abaixo.
a. Geralmente, em que locais podemos encontrar placas como essa?
Em locais próximos a hospitais, clínicas, bibliotecas, entre outros.
b. Qual é o motivo de placas como essa serem colocadas nesses locais?
Espera-se que os alunos respondam que elas ajudam a evitar os ruídos provenientes das buzinas dos veículos, que podem incomodar as pessoas presentes nesses locais.
A legenda da foto não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades desta página incentivam os alunos a identificarem os sons ao redor de forma a compreenderem o que as tecnologias nos informam, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 5 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 3 permite avaliar se os alunos reconhecem sons produzidos pelo ser humano e que podem estar presentes no cotidiano.
Como proceder
- Ao trabalhar a atividade 3, explique aos alunos que alguns veículos, como as ambulâncias e as viaturas de resgate, dos bombeiros e de policiais, são equipados com sirenes, que são fontes sonoras de alerta, e com giroflex, que emitem um sinal luminoso. Quando esses veículos estão com tais equipamentos ligados, os demais motoristas devem abrir-lhes passagem no trânsito.
- Com base nessa informação, oriente os alunos a associarem cada imagem que corresponde a uma fonte sonora ao que ela representa. Para isso, peça-lhes que leiam as funções apresentadas nos quadros e, em seguida, que façam as associações.
- Caso algum aluno apresente dificuldade ou relacione de forma inadequada, pergunte-lhe se aquele som de fato tem a função indicada.
- Ao abordar a atividade 4, verifique se os alunos percebem que em hospitais o ruído intenso pode ser prejudicial à saúde dos pacientes, podendo afetar sua recuperação. Nas bibliotecas, podem atrapalhar a concentração de quem está fazendo uma leitura ou produzindo algum trabalho de pesquisa.
- Relembre com os alunos os efeitos dos ruídos no corpo humano, retomando ou lendo, nesse momento, o texto apresentado nas orientações ao professor na página 41 - MP.
- Diga aos alunos que evitem fazer ruídos desnecessários próximos a locais em que o silêncio é importante.
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c. Qual é o principal sentido utilizado para perceber que o ambiente está em silêncio? Veja nas orientações ao professor sugestões de uso da atividade 5 como instrumento de avaliação.
Audição.
5. O profissional que aparece na foto abaixo trabalha com um equipamento que emite ruído excessivo.
a. O ambiente de trabalho desse profissional apresenta poluição sonora? Por quê?
Espera-se que os alunos respondam que sim, porque a furadeira é um equipamento que emite ruídos intensos, que podem prejudicar a saúde do ser humano.
b. O que esse profissional está utilizando para proteger sua audição?
Protetores de orelhas.
6. No Brasil, existem normas que limitam a intensidade dos ruídos nas cidades, visando ao conforto e à saúde das pessoas. Em muitas cidades, existe intensa fiscalização dos estabelecimentos comerciais a fim de que eles se enquadrem nessas normas.
decibelímetro
-
Comente sobre a importância desse tipo de fiscalização.
Espera-se que os alunos respondam que esse tipo de fiscalização contribui para o controle dos ruídos nas ruas, os quais podem causar danos à saúde das pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades envolvem a prevenção de problemas auditivos, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF03CI03 da BNCC. Além disso, contemplam a Competência geral 8 da BNCC, uma vez que abordam o cuidado com o próprio corpo.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Na atividade 5 é possível evidenciar se os alunos identificam uma forma de se proteger de poluição sonora.
Como proceder
- Os equipamentos de proteção individual, como o mostrado na atividade 5, são utilizados por diversos profissionais submetidos a ruídos intensos diariamente. Como nessas profissões é necessário manter-se em ambientes barulhentos, a utilização de equipamentos de proteção é imprescindível para evitar danos à audição.
- Caso algum aluno apresente dificuldade em responder a esta atividade, oriente-o.
- No item a, diga-lhes que observem o ambiente onde o profissional está, no qual faz uso de uma furadeira elétrica. Caso eles nunca tenham visto essa ferramenta em funcionamento, providencie um vídeo em que seja possível ouvir o som produzido.
- No item b, oriente-os a observar as vestimentas do profissional, em que é possível identificar um protetor de orelhas e capacete, responsáveis por protegê-lo, respectivamente, dos ruídos sonoros e de eventuais acidentes que envolvam quedas, por exemplo.
- Na atividade 6, são citadas normas relacionadas aos ruídos. Explique aos alunos que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mantém o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora, conhecido como Programa Silêncio, que estabelece normas quanto ao ruído excessivo, já que ele interfere no bem-estar da população.
- Peça aos alunos que estimem quantas horas por dia são submetidos a ruídos intensos não intencionais (quando os ruídos são externos, como os que vêm do trânsito ou do comércio) e intencionais (ao ouvirem música ou televisão em volume alto).
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2 Luz
- O que você faz para enxergar um objeto que se encontra em um ambiente escuro? Os alunos podem responder que acendem uma vela, lanterna ou lâmpada elétrica.
Podemos observar os corpos que estão ao nosso redor por meio da luz que emitem ou refletem.
Durante o dia, o Sol emite luz, que ilumina e aquece o planeta Terra. Durante a noite, quando não há incidência direta da luz solar, as pessoas geralmente utilizam lâmpadas elétricas para iluminar os ambientes.
Além de ser fundamental para a existência da vida na Terra, a luz nos permite enxergar o que está ao nosso redor.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 2 - Luz
7 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento dos textos e das questões das páginas 24 a 27.
- Abordagem do texto da página 28 associada ao desenvolvimento da seção Na prática da página 29.
- Desenvolvimento da seção Investigue e compartilhe das páginas 30 e 31.
- Atividades das páginas 32 e 33.
- Desenvolvimento da atividade da seção Para saber fazer das páginas 34 e 35.
- Desenvolvimento da seção O que você estudou? das páginas 36 e 37
Destaques BNCC
- Ao levar os alunos a observar a presença da luz e a constatar sua importância no dia a dia, contempla-se a habilidade EF03CI02 da BNCC. Como a observação é uma das etapas da investigação científica, é possível contribuir para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Explique aos alunos que, no contexto apresentado, o corpo é uma porção limitada de matéria. A mesa, a porta, o lápis e a borracha são exemplos de corpos.
- Explique-lhes que, ao dizermos que a luz reflete, estamos afirmando que ela desvia a direção.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Avaliar se os alunos percebem que precisamos da luz para observar corpos.
Como proceder
- Apague a luz da sala de aula e feche as cortinas. Peça aos alunos que observem tudo ao seu redor por alguns minutos. Depois, acenda as luzes, abra as cortinas e pergunte a eles se conseguem enxergar todos os objetos ao seu redor. Questione-os se a quantidade de luz que receberam nos olhos causou-lhes incômodo e se, por alguns instantes, não conseguiram enxergar detalhadamente os objetos ao redor. Trata-se de uma maneira de levá-los a perceber a importância do contato dos olhos com a luz para que possamos enxergar os corpos ao redor.
- Avalie se perceberam que é por meio da luz refletida pelos objetos que podemos observá-los.
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2. Você já observou a luz solar passando entre galhos e folhas de uma árvore como na foto a seguir? O que você percebe quanto à propagação da luz? Os alunos podem comentar que percebam que a luz se propaga em linha reta.
3. Você já presenciou outra situação semelhante à apresentada na foto? Cite-a. Resposta pessoal. Os alunos podem dizer que uma situação semelhante pode ser percebida quando observamos a luz que passa pela fresta de uma janela ou porta.
A luz solar se propaga em linha reta, desde que não sofra desvios.
Dirceu estava manuseando um espelho e se espantou ao observar o que aconteceu.
4. O que aconteceu nessa situação? A luz do Sol foi refletida pelo espelho na parede.
5. O que causou o desvio da luz solar? O espelho.
6. O que você concluiu com essa situação? Espera-se que os alunos concluam que o espelho refletiu a luz solar na parede.
ATENÇÃO
Não brinque com espelhos refletindo a luz solar. Isso pode causar acidentes nos olhos, queimaduras ou incêndios.
MANUAL DO PROFESSOR
- Sobre o ensino de Ciências com enfoque na área de Física, leia o texto a seguir.
[...] usar a experimentação para provar conceitos e teorias como nos laboratórios tradicionais, seguindo roteiros prontos, ou utilizá-la para chamar a atenção dos alunos como algo aparentemente mágico não é satisfatório. Essa forma de abordagem não se preocupa com a compreensão dos conceitos físicos, que deve ser um dos objetivos principais do ensino de ciências com enfoque em física. Deve-se usar a experimentação com intuito de contribuir para o desenvolvimento do aluno, "pois é da natureza da criança experimentar, testar, investigar e propor soluções, cabendo à escola incentivar e usufruir destas características, atuando como mediadora entre a experimentação espontânea e a científica". Logo, o uso de metodologias diferenciadas, como [...] a situação-problema aliada à experimentação, como meio de estratégias de ensino voltadas à construção e ao questionamento do saber, deve constituir a essência das suas atividades pedagógicas. É necessário incentivar os estudantes a compreenderem o conhecimento e a confrontá-lo constantemente, de modo a se tornarem sujeitos ativos cognitivamente. [...]
CAMPOS, B. S. et al. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 2012. p. 1402-4. Disponível em: https://oeds.link/zVSqxo rGh/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
Mais atividades
- Providencie uma caixa de sapatos, uma tesoura com pontas arredondadas e uma lanterna. Em uma das laterais menores da caixa, faça um orifício no centro. No lado oposto, faça três orifícios, deixando o do meio alinhado com o orifício paralelo. Apague a luz da sala e posicione a caixa perto de uma parede, deixando a lateral com os três orifícios voltada para ela. Na outra lateral, encaixe a lanterna e ligue-a. Questione os alunos em qual orifício a luz se propaga e por que ela não é vista nos demais orifícios. Esta atividade pode auxiliá-los a perceber que a luz se propaga em linha reta.
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Os corpos e a luz
Os corpos podem ser classificados em luminosos ou iluminados.
Os corpos luminosos emitem luz própria. As fontes de luz, tanto as naturais como as artificiais, emitem luz que ilumina o ambiente que nos rodeia.
Os corpos iluminados são aqueles que não possuem luz própria e somente podem ser vistos porque refletem a luz emitida pelos corpos luminosos.
Renato está olhando para o vaso que está no museu. Veja um esquema que representa como ele conseguiu enxergar esse corpo.
ATENÇÃO
Evite olhar diretamente e sem proteção para fontes de luz. Isso pode causar incômodo nos olhos e prejudicar a visão.
As fontes de luz podem ser naturais ou artificiais. As fontes naturais são o Sol, outras estrelas e os relâmpagos. As lâmpadas elétricas, as lanternas e os faróis dos automóveis, quando acesos, são exemplos de fontes artificiais de luz, pois são produzidas pelo ser humano.
7. Uma vela e um fósforo são corpos luminosos ou iluminados? Justifique sua resposta. Os alunos podem dizer que a vela e o fósforo, quando acesos, são corpos luminosos e, quando apagados, são corpos iluminados.
8. A luz emitida pelas lâmpadas na situação mostrada na ilustração anterior é considerada uma fonte de luz natural ou artificial?
Espera-se que os alunos respondam que é uma fonte de luz artificial.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com as diferenças entre corpos luminosos e corpos iluminados permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC. As atividades propostas nesta página também contribuem para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Este tópico aborda a diferença entre corpos luminosos e corpos iluminados e apresenta a diferença entre fontes de luz naturais e fontes de luz artificiais.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar se os alunos identificam corpos luminosos e corpos iluminados.
Como proceder
- Escreva as seguintes palavras na lousa: vela acesa, Lua, lanterna, vaga-lume, Sol, lâmpada elétrica. Peça aos alunos que classifiquem esses corpos em luminosos ou iluminados. É importante que eles percebam que a Lua reflete a luz do Sol e, por isso, é visível em muitas noites.
- Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar algum dos objetos como corpo luminoso ou iluminado, questione-os se tal objeto emite luz própria na forma como foi apresentado. Por exemplo, a vela apagada é um corpo iluminado, porém a vela acesa é um corpo luminoso. Proponha algumas analogias para que os alunos as classifiquem e você possa evidenciar se houve compreensão quanto a esses conceitos.
Mais atividades
- Faça oito retângulos de folha de papel sulfite, cada um medindo 3 cm x 5 cm, e escreva neles as palavras a seguir.
lâmpada acesa | estojo | planeta | vela acesa |
livro | estrela | televisão ligada | panela |
- Peça aos alunos que classifiquem esses corpos como luminosos ou iluminados. Corpos luminosos: lâmpada acesa, estrela, televisão ligada, vela acesa. Corpos iluminados: livro, estojo, planeta, panela.
- Em seguida, solicite a eles que classifiquem os corpos luminosos em fontes naturais e fontes artificiais de luz. Fontes naturais: estrela. Fontes artificiais: lâmpada acesa, televisão ligada, vela acesa.
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A passagem da luz através dos corpos
Observe nas fotos o procedimento realizado por Bruno.
Bruno acendeu uma lanterna atrás de uma porta de vidro transparente.
A
Em seguida, ele acendeu a lanterna atrás de uma porta de vidro fosco.
B
9. Qual das portas permitiu que maior quantidade de luz a atravessasse? Espera-se que os alunos citem a porta de vidro transparente.
10. O que você acha que aconteceria se Bruno acendesse a lanterna atrás de uma porta de madeira?
Espera-se que os alunos comentem que a madeira não permitiria a passagem da luz.
Alguns corpos permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles. Esses corpos são chamados transparentes.
Existem corpos que permitem que pouca luz os atravesse. Eles são chamados translúcidos.
Os corpos que não permitem a passagem da luz são chamados opacos.
11. Qual das fotos vistas anteriormente apresenta um corpo:
- translúcido? B
- transparente? A
12. Cite um exemplo de corpo opaco.
Resposta pessoal. Os alunos poderão citar: porta de madeira, régua de metal, parede de tijolo, caderno escolar, livro, lata de alumínio, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho com os tipos de corpos de acordo com a passagem de luz contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC, bem como da Competência geral 2 da BNCC, já que aborda os elementos próximos e necessita de observação e análise.
- Questione os alunos sobre o comportamento da luz em três situações distintas em um dia ensolarado. Sendo elas em uma sala com muitas janelas; com janelas cobertas por cortinas; sem janelas.
- Diante disso, pergunte aos alunos o que acontece ao acender uma lanterna e direcionar a luz para a parede, colocando o caderno, o papel vegetal e um copo de vidro na frente dela. Demonstre cada uma das situações. Verifique se eles percebem que a luz não atravessa o caderno, formando uma sombra na parede; que a luz passa parcialmente pelo papel vegetal e que atravessa o copo de vidro. Explique-lhes que o caderno é um objeto opaco (não permite a passagem de luz), o papel vegetal é um objeto translúcido (permite a passagem parcial de luz) e o copo de vidro, um objeto transparente (permite a passagem quase que total da luz).
- Verifique se os alunos conseguem identificar a diferença entre corpos transparentes, translúcidos e opacos.
Mais Atividades
- Separe três caixas de sapato, papel-celofane, folha de seda e papel crepom. Recorte um retângulo em cada uma das tampas das caixas de sapato, formando uma abertura. Cole um dos papéis em cada uma, isto é, em uma tampa cole o papel-celofane, na outra a folha de seda, e na última o papel crepom. Coloque um objeto no interior de cada caixa e tampe-as. Em seguida, em um local bem iluminado, peça aos alunos que observem os objetos através dos papéis. Questione-os sobre qual dos papéis é transparente, qual é translúcido e qual é opaco. Espera-se que percebam que o papel-celofane é transparente, a folha de seda é translúcida e o papel crepom é opaco.
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Decomposição da luz
A luz solar e a luz que é emitida por muitas lâmpadas elétricas são chamadas luz branca. Durante vários anos, acreditava-se que a luz branca era pura e que as outras cores eram modificações da luz branca.
O matemático e físico inglês Isaac Newton (1643-1727) foi um dos primeiros a estudar o fenômeno da decomposição da luz branca, mostrado na imagem a seguir. Utilizando o prisma de base triangular, Newton compreendeu que a luz branca era resultado da mistura de outras cores, as que formam o arco-íris.
luz branca
feixe de luz colorida
Alguns objetos transparentes, como um prisma, têm a propriedade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris.
A decomposição da luz pode ser observada no ambiente com a formação do arco-íris.
Ao atravessar gotas de água que estão na atmosfera, a luz solar é decomposta, formando o arco-íris. Isso também ocorre nos dias em que chove e há Sol ao mesmo tempo.
13. Você já viu um arco-íris no céu?
Resposta pessoal. Os alunos podem dizer que, quando chove em dias com luz solar, pode ocorrer a formação de arco-íris.
14. Quais são as cores do arco-íris? Identifique-as na foto.
Vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo da passagem de luz pelo prisma contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC e sua relevância histórico-científica também garante o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC. Como se trata de um experimento científico, contempla-se ainda a Competência geral 2 da BNCC.
- Neste tópico é apresentado o prisma de Newton, com o objetivo de levar os alunos a perceberem o que ocorre com a luz ao atravessar o prisma e a conhecerem, assim, a importância do físico inglês Isaac Newton (1643-1727) na história da Ciência.
- Inicie a aula exibindo o vídeo Por que vemos colorido? Disponível em: https://oeds.link/jqGrId. Acesso em: 11 jul. 2021.
- Se houver possibilidade, leve para a sala de aula um prisma de plástico ou de vidro transparente e realize a decomposição da luz solar para os alunos observarem. Projete a imagem em uma parede branca. Caso o prisma seja de vidro, para evitar acidentes, não deixe que os alunos o manuseiem.
- A abordagem do prisma de Newton permite uma aproximação com a história da Ciência e ajuda a mostrar aos alunos que a ciência é uma construção humana, portanto, inacabada.
- Questione os alunos sobre o que acontece com a luz quando ela passa através de cada face do prisma. Verifique se eles percebem que ela sofre um desvio.
Mais atividades
- Separe uma garrafa plástica transparente de 500 mL e deposite água em seu interior. Coloque-a em uma mesa branca à frente de uma janela em que haja incidência de luz solar. Pergunte aos alunos que imagem é formada quando a luz atravessa a garrafa e a água e chega à mesa.
- Verifique se eles conseguem perceber que ocorre a decomposição da luz nas cores do arco-íris.
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NA PRÁTICA
-
Você sabe o que acontece se misturarmos luzes que têm as cores do arco-íris? *
*Espera-se que os alunos levantem hipóteses sobre essa situação. Verifique se algum aluno comenta que, nessa situação, observará a luz branca.
Diversos aparelhos que utilizamos no cotidiano emitem uma mistura de luzes para formar as diferentes cores que vemos em suas telas. É o caso dos aparelhos de televisão, monitores de computador, telefones celulares, entre outros. Vamos ver como isso funciona na prática.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 CD
- canetas hidrográficas ou lápis de cor com as cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta)
- folha de papel sulfite
- lápis preto
- tesoura com pontas arredondadas
- cola branca
- 1 bola de gude
- cola quente
DICA
Apenas o adulto deve manusear a cola quente.
Faça um círculo no papel usando o CD como molde. Divida-o em sete partes iguais. Pinte cada parte com uma das cores do arco-íris. Recorte o círculo colorido e cole-o no CD com a cola branca. Recorte a parte central do papel, utilizando o orifício do CD como base.
Um adulto deve colar a bola de gude no centro do CD usando a cola quente, conforme a foto abaixo. O instrumento montado é um disco de Newton.
-
Gire o disco rapidamente e observe o que acontece com as cores. Converse com os colegas sobre o que você observou.
PNA
Espera-se que os alunos digam que o disco aparentou estar branco ou esbranquiçado.
-
Como você explica o que acontece com o disco ao ser girado?
Espera-se que os alunos digam que a cor observada se altera porque vemos a luz que sai do disco com as cores misturadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Esta atividade com o disco de Newton contribui para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC. Como se trata de um experimento científico, também se relaciona ao desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Deixe que os alunos apresentem suas hipóteses e conclusões com o desenvolvimento da atividade. A discussão em grupos permite aprimorar o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
- Se considerar interessante, utilize um transferidor para auxiliar os alunos a dividirem o círculo em partes iguais. Marque o centro da circunferência e, com o transferidor, divida o círculo em sete partes de 50o cada. Essa é uma oportunidade de trabalhar com ângulos, permitindo desenvolver habilidades de numeracia da PNA com os alunos.
- Quando analisamos o espectro visível, podemos ver as cores azul, vermelha e verde. Ao serem combinadas entre si, essas cores formam as chamadas cores secundárias. Explique aos alunos que, quando a luz branca incide em um corpo, ele pode apresentar as cores primárias (azul, verde e vermelha) ou as cores secundárias. Mas se um corpo parece vermelho, isso significa que a cor vermelha é refletida e as demais cores foram absorvidas. Quando um corpo parece azul, ele reflete a cor azul e absorve as demais cores. Para iniciar a aula, você pode retomar a abordagem do vídeo sugerida nas orientações ao professor na página anterior.
Mais atividades
- Sugira aos alunos a construção de um caleidoscópio. Para isso, providencie três réguas transparentes de mesmo tamanho, fita adesiva, cartolina preta, lantejoulas e miçangas.
- Com as réguas, faça um prisma triangular, fixando-as com fita adesiva. Tampe uma das extremidades com fita adesiva transparente. Cubra o prisma com cartolina preta e fita adesiva, deixando cerca de 2 cm de cartolina na extremidade tampada, formando um compartimento. Coloque dentro dele as lantejoulas e as miçangas.Tampe o compartimento com papel vegetal e cubra a outra extremidade com cartolina preta, fazendo um pequeno orifício para observação.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
Em sua opinião, o que é preciso para que ocorra a decomposição da luz solar nas cores do arco-íris?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que a luz deve atravessar um meio que a decomponha, como um prisma, por exemplo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- bandeja funda
- água
- espelho pequeno
- cartolina branca
- fita adesiva
A
Em um dia ensolarado, encha a bandeja com água e coloque-a em um local com incidência direta de luz solar, próximo a uma parede.
-
Por que a atividade precisa ser realizada em um dia ensolarado?
Espera-se que os alunos respondam que há a necessidade de incidência de luz solar para que ocorra a decomposição.
B
Fixe a cartolina com fita adesiva na parede. A região da parede onde a cartolina ficará não deve receber luz solar diretamente.
-
Por que a cartolina precisa ficar em uma região que não receba luz solar?
Espera-se que os alunos respondam que é para poder ver com detalhes as cores formadas pela decomposição da luz branca.
Faça esta atividade com a supervisão de um adulto. Peça a ele que utilize a câmera do telefone celular para gravar você durante a realização de cada uma das etapas do experimento. Salve a gravação e a encaminhe para o seu professor.
DICA
Esta atividade deve ser realizada em um dia ensolarado. Permaneça exposto à luz solar somente o tempo necessário para a realização da atividade e utilize protetor solar.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Observar a decomposição da luz solar.
- Observar a reflexão da luz.
- Verificar as cores do arco-íris após a luz se decompor.
Destaques BNCC
- A construção do aparato para verificar a decomposição da luz permite o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC. Além disso, ela também pode contribuir para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC, pois envolve o experimento de Newton, e da Competência geral 2 da BNCC, já que trabalha com a manipulação de materiais e incentiva uma investigação científica.
- Se possível, realize esta atividade na escola. Para isso, providencie os materiais antecipadamente.
- Certifique-se de que há incidência direta de luz solar, fundamental para a atividade. Caso esteja nublado, reconsidere realizar esta atividade em outro momento.
- Questione os alunos sobre o que aconteceria com a luz caso o espelho estivesse no interior da bandeja e sem água. Espera-se que eles se lembrem de que a luz refletiria, mas não seria possível observar as cores.
- Já quando a água é adicionada, a luz sofre um desvio e incide no espelho, sofrendo reflexão, e ao sair da água sofre outro desvio, incidindo sobre a parede.
- O desvio recebe o nome de refração. Para os alunos perceberem melhor esse fenômeno, adicione água em um copo de vidro transparente. Coloque um lápis no interior do copo e peça a eles que o observem. Pergunte-lhes qual é a aparência do lápis dentro do copo. A imagem que vemos do lápis parece distorcida graças à refração da luz. Apesar de ela não necessitar de um meio material para se propagar, a velocidade com que ela incide pode variar de acordo com esse meio, ou seja, os raios de luz sofrem um desvio em suas trajetórias dependendo do meio em que incidem.
- Oriente os alunos a terem cuidado no manuseio do espelho com relação à reflexão da luz solar. Não devem direcionar a luz refletida para o rosto de outra pessoa ou de si mesmo para não prejudicar a visão.
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C
Segure o espelho de modo que parte dele fique dentro da água.
D
Posicione o espelho de maneira que a luz do Sol incida sobre ele e reflita na cartolina.
Peça ao adulto que fotografe o resultado observado na etapa D.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o espelho. Não direcione a luz refletida para o rosto de outra pessoa ou de si mesmo para não prejudicar a visão.
Se não sentir segurança, peça a ajuda de um adulto para realizar a etapa C.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
O que surgiu na cartolina quando o espelho refletiu a luz do Sol nela?
A luz solar se decompôs nas cores do arco-íris.
-
Escreva com suas palavras por que isso aconteceu.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
Desenhe no caderno um retângulo contendo sete linhas. Em seguida, pinte no retângulo o esquema das cores projetado na cartolina, observando a ordem em que elas aparecem.
3. A ordem das cores, de cima para baixo, que devem ser pintadas no retângulo é: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
-
Em sua opinião, seria possível realizar essa atividade em um dia nublado? Por quê?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
Converse com seus colegas e respondam à seguinte pergunta: O arco-íris que se forma no céu é resultado da decomposição da luz solar? Como ocorre esse fenômeno?
Resposta pessoal. Ao incidir nas gotículas de água presentes na atmosfera, a luz solar é desviada e se decompõe nas sete cores que formam o arco-íris.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade pode ser sugerida para ser feita em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis, possibilitando o desenvolvimento da literacia familiar, aproximando os familiares do que é estudado na escola. Oriente os alunos a pedir aos pais que ajudem no manuseio do espelho, para evitar acidentes.
- Se a atividade for realizada em casa, é interessante que seja gravada com a câmera de um telefone celular ou com uma máquina fotográfica para que você possa acompanhar o que foi desenvolvido. Porém, caso não seja possível aos alunos utilizar essa tecnologia, diga a eles que escrevam um relatório detalhando o encaminhamento de toda a atividade. Isso permite o trabalho com o componente da PNA produção de escrita.
Comentários de respostas
2. Os alunos podem responder que a água e a parte do espelho que estão dentro da água funcionam como um prisma, decompondo a luz solar nas cores do arco-íris.
4. Espera-se que os alunos respondam que não, porque não haveria incidência direta de luz solar sobre o espelho.
Amplie seus conhecimentos
-
HOOPER, Meredith. As cores da luz. São Paulo: Moderna, 1999.
Nesse livro são apresentadas informações sobre a decomposição da luz branca e a respeito de como observamos as cores. Além disso, é apresentada uma abordagem sobre a biografia de Isaac Newton, assim como seu experimento.
-
Ciência divertida. São Paulo: Todolivro, 2017.
Esse livro apresenta várias experiências de forma diferente e divertida, desenvolvidas como brincadeira. Entre os diferentes experimentos, há aqueles associados ao ar, à luz, à água e às plantas com os procedimentos detalhados e de fácil execução.
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ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Observe o experimento que Luana montou.
a. Quando Luana acender a lanterna, a parede será iluminada? Por quê?
Espera-se que os alunos respondam que não, porque a luz se propaga em linha reta.
b. Como deveria ser o cano para que a lanterna iluminasse a parede?
O cano deveria ser reto, sem curvas.
c. Qual é a fonte de luz utilizada por Luana nesse experimento?
Lanterna.
d. Essa fonte de luz é:
natural.
X artificial.
2. Relacione a imagem à característica adequada de cada material indicado.
- Janela de uma casa. ___ 3
- Parede de uma casa. ___ 1
- Porta de um edifício. ___ 2
- Opaco
- Transparente
- Translúcido
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades desta página contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC, pois abordam a temática da luz e suas características. Ao considerar que a ciência construída ao longo do tempo é relacionada aos fenômenos luminosos, as atividades também contribuem para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC. Além disso, elas também abordam a observação e a análise de informações, o que pode contribuir para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar se os alunos entenderam que a luz se propaga em linha reta.
Como proceder
- Os itens a e b da atividade 1 permitem o levantamento de hipóteses sobre um experimento, além de possibilitarem evidenciar os conhecimentos sobre o que foi estudado na página 25. Caso os alunos apresentem dificuldade em responder a essa atividade, retome com eles o texto sobre esse conteúdo. Além disso, verifique a possibilidade de montar o aparato na escola e encaminhar os procedimentos para auxiliar os alunos a responderem aos itens a e b.
- Os itens c e d permitem evidenciar se os alunos identificam a fonte de luz e classificam-na em natural ou artificial. Se algum aluno apresentar dificuldade, peça-lhe que observe a imagem que representa o experimento e perceba que a fonte é uma lanterna acesa, e que essa fonte de luz é produzida pelo ser humano.
Objetivo
- Na atividade 2, é possível evidenciar se os alunos classificam os objetos com base na passagem de luz.
Como proceder
- Se eles apresentarem dificuldade em associar cada material ao tipo de objeto em que ele pode ser classificado, retome o estudo da página 27, bem como das atividades práticas sugeridas nas orientações ao professor, caso tenham sido desenvolvidas. Retome os conceitos de opaco, translúcido e transparente para que os alunos os associem aos materiais.
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PNA 3. Escreva no caderno um texto a respeito da formação do arco-íris. Se você quiser, ilustre seu texto. Resposta pessoal.
Depois, apresente aos colegas o texto que você escreveu.
4. Observe a imagem abaixo, que mostra a imagem ampliada de um monitor de computador.
Os pontos coloridos emitem luz com as cores azul, vermelha e verde para formar as imagens que vemos.
-
A cor amarela do desenho é obtida pela mistura de cores de luzes. Pesquise quais cores são misturadas para formar a cor amarela.
Luzes com as cores vermelha e verde.
-
E para conseguir a cor branca nos monitores? Se necessário, faça uma pesquisa sobre o assunto.
Luzes com as cores vermelha, verde e azul.
PARA SABER MAIS
- Os mistérios da visão: experimentos fáceis e divertidos. Edições SM.
Por meio de experimentos lúdicos e de fácil execução, você conhecerá um pouco mais sobre os mecanismos da visão e entenderá melhor os fenômenos científicos associados a esse sentido.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades desta página contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF03CI02 da BNCC ao abordar a decomposição da luz. Estudar e conhecer a ciência por trás da tecnologia permite desenvolver a Competência geral 5 da BNCC.
- A elaboração de um texto para explicar a formação do arco-íris, bem como a apresentação aos colegas, são atividades que possibilitam aprimorar os componentes da PNA produção de escrita, fluência em leitura oral e desenvolvimento de vocabulário.
- Incentive os alunos a lerem os textos produzidos na atividade 3 em voz alta. Além de desenvolver a leitura, esta atividade pode possibilitar a socialização dos textos. Peça-lhes que escrevam seus textos com as próprias palavras em vez de copiar do livro. Assim, eles podem desenvolver a escrita com base em seus conhecimentos.
- Ao abordar a atividade 4, explique aos alunos que os monitores de computador se baseiam em um sistema chamado RGB, do inglês R = red, G = green e B = blue, ou seja, vermelho, verde e azul. A mistura dessas cores forma as demais cores e, quando olhamos no monitor, vemos todas essas cores unidas em unidades denominadas pixels. Explique-lhes que, quando aproximamos os pixels, podemos perceber o espectro de cores em cada unidade.
- Destaque a sugestão de leitura na seção Para saber mais. Oriente-os a procurar o livro com a ajuda dos pais ou responsáveis. O objetivo é de incentivar a leitura e auxiliar na formação de leitores, desenvolvendo a literacia familiar.
Mais atividades
- Peça aos alunos que formem grupos e, sob a supervisão de um adulto, procurem locais nos arredores de suas residências onde consigam perceber a interação da luz com os corpos, como quando ela reflete em uma superfície ou quando ela atravessa um corpo parcialmente, por ele ser translúcido. Oriente-os a registrar as imagens, fotografando-as.
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PARA SABER FAZER Seminário
O seminário é uma forma de aprendizagem que envolve o trabalho de pesquisa, a discussão e o debate. Ele não pode ser pensado somente como uma apresentação para o professor, mas para todos os colegas de sala, proporcionando uma reflexão, em grupo, sobre determinado assunto. Veja a seguir como fazer um seminário.
- Primeiramente, verifique o assunto que será abordado no seminário e se ele será apresentado individualmente ou em grupo.
- Pesquise sobre o assunto em fontes diferentes, como livros, jornais, revistas e internet, sempre verificando se a fonte da pesquisa é confiável. Por exemplo, na internet, procure por sites de universidades ou órgãos do governo e artigos de revistas ou jornais.
- Faça a leitura dos materiais pesquisados, anotando as partes mais importantes e as que o deixaram com dúvida. É importante que você tire suas dúvidas com o professor antes de preparar sua apresentação.
- Planeje a montagem do material da sua apresentação. Você pode usar cartazes ou apresentação de slides no computador.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer as etapas para a elaboração de um seminário.
- Realizar pesquisa.
- Desenvolver o respeito aos colegas.
Destaques BNCC e PNA
- A elaboração de um seminário permite o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC, pois envolve a pesquisa escolar e também a comunicação das ideias pesquisadas. Além disso, permite o trabalho com os componentes da PNA produção de escrita, desenvolvimento de vocabulário e fluência em leitura oral.
- Inicie a abordagem desta seção exibindo o vídeo Você sabe o que é poluição sonora? Disponível em: https://oeds.link/KvFvyb. Acesso em: 11 jul. 2021.
- Separe a turma em grupos e divida os temas entre eles. Cada equipe deve possuir uma informação complementar à outra. Isto é, um grupo pode tratar de exemplos da poluição sonora, enquanto outro trabalha as consequências da poluição sonora sobre a saúde humana e um terceiro aborda as formas de prevenção. O mesmo pode ser feito para a poluição visual.
- Essa estratégia possibilita à turma a abordagem de uma variedade maior de situações sobre esse tema de relevância mundial. Trata-se de um tema que articula aspectos de educação ambiental e pode ser explorado nesse sentido com os alunos.
- Reforce a importância de haver uma introdução e uma conclusão para, respectivamente, iniciar e encerrar cada apresentação.
- A pesquisa é uma etapa fundamental na elaboração do seminário. Após a delimitação do tema, o aluno deverá procurar referências adequadas à sua temática. Ele deve ler os textos atentamente, extraindo deles as informações mais importantes.
- Mostre aos alunos que a apresentação (cartaz ou slides) deve conter as informações necessárias, com as ideias básicas e letras de tamanho adequado para a leitura. Explique a eles que a apresentação não deve conter textos em excesso, pois isso dificulta a leitura. Diga-lhes que algumas imagens também podem auxiliar na compreensão da apresentação.
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5 No cartaz ou nos slides, insira textos curtos, em tópicos. Eles devem servir de orientação para a apresentação.
6 Utilize imagens para ilustrar o tema trabalhado, complementando as informações escritas.
7 Prepare-se antecipadamente para a apresentação do seminário; se ela for em grupo, todos os integrantes devem participar da apresentação. Por isso, cada integrante do grupo deve ficar responsável por falar uma parte do trabalho e participar das discussões.
8 Estude o tema e evite falar somente o que está no cartaz ou nos slides; para isso, ensaie a apresentação com os outros membros do grupo, apresentando informações complementares.
9 É importante que sua apresentação tenha uma introdução e uma conclusão em relação ao assunto estudado.
Poluição sonora e suas consequências
AGORA É COM VOCÊ!
PNA
Vamos colocar em prática essas dicas e produzir um seminário sobre a poluição sonora e a luminosa.
Com a ajuda de uma pessoa de sua família, pesquise o que é poluição sonora e poluição luminosa e as consequências que elas podem trazer. Procure os problemas de saúde que podem ser provocados por esses tipos de poluição, as normas que regulam os níveis de ruído em certos locais e os efeitos que a poluição luminosa pode ter em outros animais.
Apresente seu seminário aos colegas e conversem sobre o que vocês aprenderam.
MANUAL DO PROFESSOR
- Incentive os alunos a apresentarem seus trabalhos. Alguns podem apresentar timidez, mas, ao exercitarem as apresentações, podem ficar mais à vontade. Caso perceba que alguns deles não se sentem seguros, solicite aos demais que apresentem o trabalho. Não permita que os colegas interfiram na apresentação e incentive o respeito, orientando-os a se manterem em silêncio.
- Com a finalização da atividade, pergunte aos alunos se há diferença entre som e barulho e questione-os sobre o que é poluição sonora e o que o excesso de ruídos pode causar à audição. Espera-se que eles reconheçam que poluição sonora é o excesso de ruídos em alto volume, e que pode causar diversos problemas de saúde, inclusive perda de audição. Peça-lhes que citem os ruídos que eles consideram como poluição sonora.
Mais atividades
-
Oriente os alunos a realizarem, em casa e com a ajuda dos responsáveis, uma reflexão sobre a poluição sonora no dia a dia, baseando-se em alguns questionamentos, como:
- Que ruídos podem prejudicar a audição?
- No caminho para a escola, que ruídos você escuta? E em sua residência?
- O que eu posso fazer para reduzir esses ruídos em minha residência?
- Costumo ouvir música em volume alto?
- A realização da atividade com os pais ou responsáveis promove o desenvolvimento da literacia familiar, aproximando-os do que é estudado na escola.
- Peça aos alunos que anotem suas conclusões no caderno e que leiam suas respostas para os demais.
- A proposta é levar os alunos a refletir sobre os ruídos do seu dia a dia e suas atitudes diante deles. Também espera-se que os alunos percebam seus hábitos com relação à sua saúde auditiva.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
-
A capoeira é uma representação cultural brasileira que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. O berimbau é um dos instrumentos musicais da capoeira e emite um som característico.
a. Você já ouviu o som emitido pelo berimbau?
- Sim.
- Não.
A resposta depende da vivência dos alunos.
b. Como você acha que o berimbau emite sons?
Espera-se que os alunos respondam que a pessoa que toca o berimbau faz com que sua corda vibre, emitindo som.
-
As fotos a seguir representam como ocorre a propagação da luz emitida por uma lâmpada elétrica acesa e por uma lanterna acesa.
AB
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam como as ondas sonoras produzem sons e como eles são captados.
Como proceder
- O item a é de cunho pessoal. Quanto ao item b, se os alunos apresentarem dificuldade em respondê-la, oriente-os a observar o berimbau que uma das pessoas que aparece na foto está segurando. Caso não identifiquem a corda presente, verifique a possibilidade de mostrar-lhes um vídeo, em sala de aula, em que haja uma apresentação de capoeira, ou oriente-os a procurar em um site de busca da internet. Deixe que os alunos observem e apreciem o som produzido por esse instrumento. Comente que a capoeira é uma das manifestações histórico-culturais com raízes afro-brasileiras mais importantes do Brasil. A capoeira, além de ser uma forma de arte e de luta, também é uma representação da resistência dessas pessoas à escravidão e à discriminação.
- Se julgar necessário, retome os estudos da página 12 que trata também dos instrumentos de corda.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita evidenciar se os alunos entendem que a luz se propaga em linha reta.
Como proceder
- Ao abordar a atividade 2, verifique se os alunos percebem que a luz se propaga em todas as direções em linha reta. Por isso, uma lâmpada acesa ilumina o ambiente ao seu redor. Explique a eles que, para enxergarmos as letras do livro, necessitamos que a luz entre nos olhos e incida sobre a retina, formando a imagem. Como a luz incide sobre a superfície do livro, conseguimos enxergar o que está escrito nele. Caso apresentem dificuldade em perceber esse fenômeno, oriente-os a observar os feixes de luz em cada imagem.
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-
Escreva como ocorre a propagação dos raios de luz em cada fonte de luz mostrada na página anterior.
Lâmpada elétrica acesa: Espera-se que os alunos respondam que a lâmpada elétrica acesa emite raios de luz que se propagam em linha reta para todas as direções.
Lanterna acesa: Emite raios de luz que se propagam em linha reta na direção para a qual a lanterna está posicionada.
3. Gabriel utiliza uma luminária elétrica para estudar durante a noite.
a. Qual imagem representa o percurso correto dos raios de luz emitidos pela lâmpada até atingir os olhos de Gabriel?
A
B
C
Procure sempre estudar e ler em locais bem iluminados, para evitar danos aos olhos.
Imagem B.
b. Cite uma atitude que contribui para Gabriel economizar energia elétrica ao estudar durante o dia.
Espera-se que os alunos respondam que Gabriel deve manter as janelas e cortinas do cômodo abertas para a luz solar iluminar o ambiente. Ele também pode estudar em uma mesa próxima a uma janela aberta.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
3 Objetivo
- Esta atividade possibilita evidenciar se os alunos entendem que a luz se propaga em linha reta e os objetos a refletem para que possamos enxergá-los.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar qual das imagens representa o percurso dos raios emitidos pela lâmpada até os olhos do menino, oriente-os a retomar a página 26 e analisar a cena. Pergunte-lhes o que está acontecendo na cena e verifique se percebem que os raios das lâmpadas refletem no vaso e chegam aos olhos do menino. Isso acontece em todas as situações em que se observa algo.
- Com relação à economia de energia elétrica. Deixe que os alunos se expressem livremente com base em suas atitudes do cotidiano, de forma a perceber em que a luz natural que percorre as janelas pode substituir as lâmpadas elétricas. Porém, devem evitar fazer leituras e tarefas em ambiente mal iluminados.
- Explique aos alunos que nossos olhos se adaptam a ambientes escuros ou extremamente iluminados graças ao controle da abertura da pupila. Como dependemos da luz para enxergarmos, com um pouco de luz já conseguimos ver. Mas o excesso de luz também não é ideal. Em ambos os casos, a luz pode levar os olhos a se cansarem, o que pode ocasionar olhos secos e dores de cabeça em algumas pessoas.
Mais atividades
-
Para abordar os sons que produzimos, reproduza o seguinte quadro na lousa.
Sons que escuto em casa Sons que escuto na escola Sons que escuto na rua - Solicite aos alunos que o copiem no caderno e o preencham com todos os sons que conseguem se lembrar de ouvir em cada um desses ambientes. Se considerar conveniente, acrescente outros ambientes, como os locais pelos quais os alunos frequentam, passeiam ou em que estudam.
Conclusão da unidade 1
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Leve para a aula diferentes objetos com os quais os alunos possam produzir sons, como apito, sino, caixa de fósforos, buzina, papel para amassar e rasgar, tecido para rasgar, tampas para bater, instrumentos musicais pequenos (gaita, flauta, pandeiro, chocalho, reco-reco). Coloque a venda em seus olhos e proponha a um deles que produza sons utilizando esses objetos. Você deve identificar qual é a fonte sonora, ou seja, o que está emitindo o som. Diga também se o som é agradável ou desagradável. Depois, entregue a venda a um deles, que deverá fazer o mesmo que você fez. |
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Leve para a sala de aula notícias que tratam sobre poluição sonora e os impactos que ela pode gerar na saúde das pessoas. Pergunte aos alunos quais fontes sonoras eles conhecem que emitem sons desagradáveis e quais podem incomodar as pessoas. Promova uma discussão sobre o tema. Depois, divida a turma em grupos e oriente-os a produzir um texto a esse respeito. |
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Peça aos alunos que escrevam e/ou desenhem em um papel sulfite uma atitude que devemos ter para evitar problemas auditivos. Eles podem escrever algumas atitudes, como não ouvir música em volume muito alto. Para finalizar, permita a eles que socializem suas produções. |
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Separe alguns objetos escolares e sacos de papel opaco. Oriente os alunos a formarem duplas. Um dos integrantes de cada dupla deve escolher alguns dos objetos e inseri-los no saco de papel, enquanto o outro integrante deve descobrir quais são esses objetos usando apenas as mãos. Marque quanto tempo eles levaram para descobrir os objetos que estavam nos sacos de papel. Depois, o integrante que colocou os objetos no saco de papel no início da atividade também deve ter os olhos vendados para fazer a identificação após o outro integrante da dupla colocar os objetos sobre a carteira. Marque quanto tempo ele leva para identificar os objetos. Desse modo, os alunos vão reconhecer a importância da visão. |
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Proponha uma atividade prática aos alunos, fixando três placas de papelão com um furo central sobre uma mesa. Use massa de modelar para fixá-las. Os furos das placas devem estar alinhados e deve-se inserir, ao final, um aparato, como uma cartolina branca. Pergunte a eles como mostrar que a luz caminha em linha reta usando uma lanterna e verifique se eles percebem que, com os furos alinhados, basta iluminar uma das placas com a lanterna que a luz se propagará, passando pelos demais orifícios. Assim, é possível observar a luz passar por todos os orifícios e incidir sobre a cartolina ou outro obstáculo. |
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Mostre aos alunos uma lanterna apagada e pergunte-lhes se ela está emitindo ou refletindo luz. Em seguida, acenda a lanterna e pergunte a eles se dessa vez ela é um corpo luminoso. Questione-os também se um vaga-lume é um corpo luminoso ou iluminado. Verifique se eles respondem que é um corpo luminoso quando produz e emite luz. Por fim, pergunte a eles quais corpos eles conhecem que podem ser classificados como corpo luminoso e como corpo iluminado. Registre as respostas na lousa em dois grupos e discutam se estão corretas. |
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Permita aos alunos que utilizem uma lanterna para iluminar diferentes objetos em sala de aula com a sua supervisão. Eles devem dizer quais deles formaram sombras e por que isso ocorreu. Questione-os se algum dos objetos iluminados deixou que os raios de luz passassem por ele e como esse fenômeno pode ser classificado. Para finalizar, ilumine com a lanterna um objeto transparente, um translúcido e um opaco e discuta com a turma o comportamento da luz ao incidir sobre cada um deles. |
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Divida a turma em grupos e peça a cada grupo que explique o que é o prisma de Newton e qual é a importância desse cientista na história da Ciência. Verifique se eles relacionam o prisma de Newton às cores do arco-íris que vemos no céu e também às cores da luz branca quando ela se decompõe em poças de água no chão. Proponha aos grupos a confecção de um disco de cartolina do tamanho de um prato de sobremesa, depois divida-o em sete fatias iguais, como se fosse uma pizza, e oriente-os a pintar com lápis de cor cada uma delas com as cores do arco-íris, partindo do centro. Por fim, eles devem furar o disco no centro com a ponta de um lápis e girá-lo em velocidade suficiente para fazer com que as cores se somem à nossa visão, formando o branco. |