4 Observando o Universo
Que imagem interessante! O ser humano construiu a Estação Espacial Internacional para auxiliar em diversas pesquisas no espaço e dar suporte a viagens espaciais. Alguns astronautas passam meses vivendo nessa estação. Como você acha que é dentro dessa estação? E como é o espaço? Resposta pessoal.
CONECTANDO IDEIAS
-
Qual é o nome do astro que aparece na parte inferior desta imagem?
Planeta Terra.
-
No espaço, não encontramos as condições para a vida, como temos na Terra. Cite um componente que os cientistas tiveram que disponibilizar na Estação Espacial Internacional para que os astronautas consigam viver nela.
Gás oxigênio e água no estado líquido.
-
Quando você olha para o céu à noite, consegue ver alguns astros. Quais astros você enxerga e que não foram registrados nesta imagem?
3. Estrelas, constelações e cometas.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
Nesta unidade, serão abordados conceitos sobre o Universo, reconhecendo alguns dos astros que o compõem. Além disso, serão apresentados alguns instrumentos de estudo e de exploração do espaço. Também será abordado mais detalhadamente o planeta Terra, suas características e seus movimentos, bem como formas de representá-lo. Por fim, os demais planetas do Sistema Solar serão apresentados.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas algumas atividades e a seção O que você estudou?, permitindo a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
- Apresentar noções básicas de Astronomia.
- Definir astros e diferenciar os luminosos dos iluminados.
- Definir estrelas, planetas e satélites naturais.
- Conhecer instrumentos utilizados para o estudo do Universo.
- Apresentar informações sobre o planeta Terra.
- Conhecer as diferentes formas de representar o planeta Terra.
- Conhecer um modelo que representa a estrutura interna da Terra (crosta, manto e núcleo).
- Reconhecer que o planeta Terra pertence ao Sistema Solar.
- Conhecer algumas características de cada um dos planetas do Sistema Solar.
- Identificar os movimentos de rotação e de translação do planeta Terra.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 11 e 12 desta unidade.
Atividade preparatória
A abordagem do tema 11 - Obsevando o planeta Terra começa pela observação de diferentes formas de representação do planeta, como um globo terrestre e um planisfério.
Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF03CI07 da BNCC, pois os alunos vão identificar características da Terra, como seu formato esférico, a presença de água, entre outros, com base na observação, na manipulação e na comparação de diferentes formas de representá-la.
- Divida a turma em dois grupos e oriente os alunos para que um grupo observe um globo terrestre e o outro, um planisfério.
- Ambos os grupos devem listar o que conseguem identificar acerca do nosso planeta observando essas representações.
- Depois, um aluno de um dos grupos deverá ler as informações que conseguiram levantar observando o globo terrestre. Será interessante escrever na lousa essas informações sobre a Terra. O mesmo procedimento deve ser feito com o grupo que observou o planisfério. Para finalizar, peça aos alunos que comparem as informações obtidas por meio das duas formas de representação da Terra, destacando as diferenças e as semelhanças, e promova uma discussão sobre as características do nosso planeta.
Atividade preparatória
Registrar os períodos diários em que o Sol ilumina a Terra pode ser uma atividade interessante para iniciar o tema 12 - O planeta Terra no Universo.
Com essa atividade, é possível desenvolver a habilidade EF03CI08 da BNCC, pois os alunos vão trabalhar com os períodos diários em que o Sol ilumina o planeta Terra.
- Esta atividade pode ser planejada e proposta em um período anterior à abordagem desse conteúdo ao longo dos períodos do verão e do inverno no Brasil. Com a ajuda de um responsável, os alunos devem marcar diariamente a que horas amanhece e a que horas anoitece. Contudo, a atividade também pode ser realizada em um período mais curto, destacando os horários em que o Sol nasce no horizonte e quando ele se põe, observando as características do céu nesses momentos. O objetivo é que os alunos percebam as características desses períodos e que notem o movimento aparente do Sol no céu. Combine com os alunos um dia para que levem a atividade para a aula e que discutam sobre seus registros.
Nesta unidade, os alunos conhecerão um pouco mais o Universo, reconhecendo alguns dos astros que o compõem. Além disso, serão apresentados alguns instrumentos de estudo e de exploração do espaço. Também estudarão mais detalhadamente o planeta Terra, suas características e seus movimentos, bem como formas de representá-lo. Por fim, serão apresentados os demais planetas do Sistema Solar.
- Para iniciar o estudo do Universo, apresente comentários sobre a importância das observações dos astros feitas pelos seres humanos. Comente que, há milhares de anos, o ser humano observa os astros no céu em busca de explicações para fenômenos que ocorrem em nosso planeta.
- Civilizações como as dos egípcios, dos chineses, dos babilônios, dos maias e dos astecas observavam os astros para obter informações sobre fenômenos, como a ocorrência dos dias e das noites, o período em que as flores nascem e a época em que faz frio. Eles também relacionavam os astros e seus movimentos à sua vida cotidiana, como a medição do tempo, originando os calendários e os relógios, as atividades agrícolas, proporcionando a definição de melhores períodos para plantar e para colher, e as atividades de pesca. Assim, iniciou-se a Astronomia, ciência que estuda os astros, considerada uma das ciências mais antigas.
- Ao discutir com os alunos o interesse do ser humano em observar o Universo e os astros nele presentes, valoriza-se o trabalho histórico, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC e do Tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia.
- A imagem de abertura que mostra o planeta Terra e outros elementos do Universo serve como gatilho para a curiosidade dos alunos sobre os assuntos abordados na unidade. Explore a imagem e permita que, nesse momento, eles exponham o que já sabem sobre o tema.
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MANUAL DO PROFESSOR
- Se julgar interessante, selecione e mostre aos alunos outras imagens do Universo. Na página Astronomy Picture of the Day, da Nasa, há um banco de imagens do espaço em alta resolução. A cada dia, uma nova imagem é publicada com descrições (em inglês). Disponível em: https://oeds.link/CBr9KH. Acesso em: 15 mar. 2021.
- Com antecedência, peça aos alunos que levem para a sala de aula alguma reportagem relacionada à Astronomia, com o objetivo de propor outro encaminhamento para os assuntos que serão estudados. Se isso não for possível, forneça-lhes algumas dessas reportagens.
- Peça aos alunos que se reúnam em grupos e conversem sobre os assuntos relacionados à Astronomia comentados nas reportagens. Além disso, peça que troquem ideias sobre esse assunto.
- Ao trabalhar com os alunos em grupos, é importante observar se todos os membros estão participando de forma ativa no desenvolvimento da atividade. Passe pelos grupos e observe a participação de cada um. Sempre que achar conveniente, ao observar um aluno que não esteja participando de forma ativa, faça questionamentos ao grupo e convide esse aluno a pronunciar suas opiniões a respeito do que está sendo discutido. Ele deve perceber a importância de sua participação para o desenvolvimento do trabalho.
Mais atividades
- Apresente aos alunos a imagem que ficou conhecida como Pálido Ponto Azul, disponível em: https://oeds.link/yefzJG. Acesso em: 22 jul. 2021. Batizada pelo astrônomo estadunidense Carl Sagan (1934-1996), a imagem é célebre e propiciou uma famosa reflexão por parte do astrônomo acerca da insignificância da massa da Terra diante da imensidão do espaço, traduzida em português e disponível em: https://oeds.link/6k54ba. Acesso em: 22 jul. 2021.
- Leia o texto para os alunos enquanto eles observam a imagem e promova uma reflexão sobre o conteúdo do texto, sobre o que significa para eles o planeta em que vivemos e o Universo de que fazemos parte.
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10 Observando os astros
Os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional conseguem ver parte do Universo. Se observarmos o céu à noite com poucas nuvens, também conseguimos ver parte do Universo.
-
Você já observou o céu em uma noite com poucas nuvens?
Resposta pessoal. Peça aos alunos que descrevam o que viram.
-
Observe a imagem a seguir e diga o que você consegue identificar nesse céu.
Espera-se que os alunos respondam estrelas, o planeta Vênus e outros astros.
Ao observarmos o céu, principalmente à noite, podemos ver corpos celestes, que chamamos astros. O Universo contém vários astros, como as estrelas que vimos na imagem anterior. O planeta Terra, assim como os outros astros e o espaço existente entre eles, fazem parte do Universo.
As estrelas possuem luz própria e, por isso, são chamadas astros luminosos.
A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que a ilumina. O Sol também ilumina outros planetas que se encontram próximo da Terra.
Sol cerca de 1,39 milhão km de diâmetro.
- corpo celeste:
- refere-se a todo e qualquer astro que se encontra no espaço, como asteroides, cometas, estrelas, planetas e satélites
Evite olhar diretamente para o Sol sem usar alguma proteção para os olhos. A luz solar pode causar desconforto e até problemas na visão.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 10 - Observando os astros
5 aulas
- Leitura dos textos e abordagens das questões das páginas 118 a 121.
- Conhecimento de informações sobre o telescópio Hubble na página 121.
- Leitura conjunta com troca de ideias sobre a temática abordada na seção Cidadão do mundo das páginas 122 e 123.
- Desenvolvimento das atividades das páginas 124 a 126.
- Peça aos alunos que observem a imagem no início desta página e que a relacionem com a imagem da abertura da unidade.
- Pergunte a eles quais são as principais semelhanças e diferenças entre elas, atentando para quantos e quais astros são possíveis identificar em cada uma e refletindo sobre a perspectiva de observação: observadores na Terra olhando para o Universo e a Terra vista do Universo.
Mais atividades
- Para complementar a questão 1, como exercício prático, peça aos alunos que façam uma observação do céu à noite em casa com a orientação de um adulto. Isso promove a literacia familiar.
- Peça que, após a observação, desenhem o que foi visto no céu. Explique aos alunos que eles podem fazer a observação antes de irem dormir. Oriente-os a anotar o dia e o horário em que realizaram a observação.
- Solicite que tragam os desenhos para a sala de aula e que os deixem expostos para outros colegas observarem.
- Proponha essa atividade com antecedência para que os alunos tenham alguns dias para fazer.
- Ao serem indagados sobre o que conseguem identificar no céu registrado na foto da questão 2, os alunos poderão falar sobre os conhecimentos que têm sobre Astronomia ou outro assunto que possam conhecer. Deixe que se expressem livremente sobre o tema. Caso os assuntos tratados pelos alunos fujam do tema, procure fazer que discutam a respeito do tema proposto por meio de questionamentos. Anote as respostas que os alunos derem para que posteriormente sejam confrontadas com o que estudaram.
- Diga aos alunos que o incômodo causado pelo excesso de luz solar pode atrapalhar a visibilidade no trânsito, por exemplo.
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Há aplicativos para telefones celulares em que é possível visualizar, em tempo real, o que está acontecendo dentro da Estação Espacial Internacional.
Baixe um desses aplicativos e faça uma visita virtual à Estação Espacial Internacional.
Existem astros que não possuem luz própria, entre eles, estão os planetas. Eles são chamados astros iluminados.
Vênus cerca de 12 103 km de diâmetro.
Embora pareça uma estrela, esse astro é o planeta Vênus. Podemos vê-lo da Terra porque ele reflete a luz do Sol.
Alguns astros iluminados podem ser vistos da Terra, principalmente à noite, pelo fato de refletirem a luz dos astros luminosos que incide sobre eles.
Os planetas giram ao redor de uma estrela. O planeta Vênus gira ao redor do Sol.
- incide:
- atinge, cai sobre, recai sobre ou afeta algo
CONSTELAÇÕES
Agrupamentos aparentes de estrelas no céu que têm uma forma particular são chamados constelações.
Para facilitar o estudo e a localização dessas estrelas, a União Astronômica Internacional (IAU) delimitou, em 1930, 88 regiões no céu.
A constelação do Cruzeiro do Sul é formada pelo agrupamento de cinco estrelas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Após a leitura dos conceitos de astro luminoso e de astro iluminado, peça aos alunos que exemplifiquem cada um deles. Caso tenham dificuldade, diga-lhes que o Sol é um astro luminoso e que a Terra e a Lua são astros iluminados.
- Após a visualização da foto da constelação do Cruzeiro do Sul apresentada na seção complementar, diga aos alunos que o nome das constelações é dado de acordo com a figura imaginária que as estrelas formam no céu (indicada pelas setas). Questione os alunos se sabem por que essa constelação é chamada Cruzeiro do Sul. Além dela, existem outras constelações que podem ser vistas a partir do hemisfério Sul. Algumas delas são: Cão Maior, Touro, Carneiro, Águia, Escorpião, Leão e Caranguejo.
- O texto a seguir trata da constelação Cruzeiro do Sul.
[...] Apesar de ser a menor constelação do céu, é a mais famosa do hemisfério Sul; suas quatro principais estrelas estão catalogadas no Almagesto de Ptolomeu, na constelação do Centauro. [...] A Cruz é formada pelas estrelas Alfa, Beta, Gama e Delta Crucis [...]. A essas juntam-se uma estrela Epsilon Crucis [...], habitualmente, denominada Intrometida ou Intrusa.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 208.
- Verifique a possibilidade de baixar algum aplicativo em seu telefone celular em que seja possível observar, em tempo real, atividades realizadas em alguma estação espacial.
Mais atividades
- Caso no município em que se localiza a escola exista algum planetário, verifique a possibilidade de realizar uma visita com o intuito de conhecer esse ambiente, bem como de realizar observações no céu noturno. Programe a visita em conjunto com a escola e solicite antecipadamente autorização dos pais ou responsáveis pelos alunos.
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Os satélites naturais são astros iluminados que existem no Universo. Eles giram ao redor de muitos planetas. A Lua é o satélite natural que gira ao redor do planeta Terra. Ela é iluminada pelo Sol.
Veja a seguir imagens da Lua, obtidas por meio de diferentes instrumentos.
ALua cerca de 3 476 km de diâmetro.
B
3. O que você percebe ao comparar as imagens?
3. Espera-se que os alunos respondam que a imagem obtida pelo telescópio é mais aproximada e contém detalhes da superfície da Lua, revelando características de sua superfície, como a presença de crateras que não é possível observar na foto obtida pela máquina fotográfica.
Na imagem B é possível ver mais detalhes da superfície da Lua do que quando a observamos da Terra, a olho nu.
A imagem B foi obtida com a utilização de um instrumento chamado telescópio. Esse instrumento é utilizado pelos astrônomos para observar os astros com mais detalhes, o que permite realizar estudos mais precisos.
Os telescópios são instrumentos que ampliam a imagem dos astros do Universo fazendo com que pareçam estar mais próximos de quem os está observando. Isso permite observar mais detalhes dos astros.
O telescópio que registrou a imagem B foi lançado ao espaço. Esse tipo de telescópio é conhecido como telescópio espacial.
- astrônomos:
- profissionais que observam, estudam e pesquisam os astros e os fenômenos do Universo
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao observar a superfície lunar, bem como propor uma atividade prática em que os alunos simulam a formação de crateras na Lua, incentiva-se a elaboração de hipóteses, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
- Ao observarem a foto da superfície da Lua, peça aos alunos que a descrevam e verifique se percebem que o satélite apresenta crateras. Informe que cerca de 80% da superfície lunar, ou seja, praticamente toda a sua superfície, é coberta por crateras.
- Explique aos alunos que estudos indicam que a maioria das crateras da Lua foram formadas por meteoritos que se chocaram contra a superfície lunar.
Mais atividades
- Uma atividade prática pode ser realizada em sala de aula para simular como se forma uma cratera com relação ao tamanho e formato. Para isso, providencie um recipiente cheio de areia com a superfície aplainada e objetos esféricos, como bolinhas de gude. Os alunos podem soltar os objetos de mesmo tamanho de diferentes alturas e observar a forma da cratera resultante. Outra possibilidade é soltar esferas de diferentes tamanhos da mesma altura e observar os efeitos que causam sobre a superfície de areia. Os alunos também podem lançar esferas de diferentes ângulos sobre a superfície de areia.
- Oriente-os a ter cuidado ao jogar as esferas (bolinhas de gude) para não se machucarem nem machucarem os colegas.
Mais atividades
- Você pode levar os alunos ao laboratório de informática com computadores conectados à internet para explorar o programa interativo Stellarium, um simulador planetário. Nele, é possível ajustar os dados para explorar o céu sob diversas perspectivas, inclusive localizar as constelações, simulando uma observação com binóculos ou telescópios. É gratuito, porém é necessário instalar o programa no computador antes de utilizá-lo. Disponível em: https://oeds.link/zSzs52. Acesso em: 15 mar. 2021.
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Além dos telescópios espaciais, existem os telescópios terrestres, que são instalados na superfície da Terra. É o caso dos telescópios instalados no Observatório Nacional do Rio de Janeiro.
Existem outros instrumentos utilizados na observação dos astros, como as lunetas, os binóculos, os radiotelescópios e as sondas espaciais.
A Ciência que estuda os astros e os fenômenos do espaço é chamada Astronomia.
HUBBLE: UM TELESCÓPIO ESPACIAL
O telescópio espacial Hubble foi lançado ao espaço em 1990.
Ele orbita a Terra a uma distância de 600 km da superfície de nosso planeta. O Hubble dá uma volta completa ao redor da Terra a cada 96 minutos.
Com o telescópio Hubble é possível identificar diversas características dos corpos celestes, como sua composição, além de ser possível registrar as estruturas das estrelas e das galáxias.
Outro telescópio espacial será lançado para complementar as observações realizadas pelo Hubble: é o telescópio James Webb.
Telescópio Hubble cerca de 13,2 m de comprimento.
Telescópio James Webb cerca de 22 m de comprimento.
MANUAL DO PROFESSOR
- A seção complementar permite trabalhar o Tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia. Nela, são apresentadas algumas informações sobre os telescópios espaciais Hubble e James Webb. Se achar conveniente, acrescente algumas informações sobre esses telescópios para os alunos.
- O telescópio Hubble recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo estadunidense Edwin Powel Hubble (1889-1953). O objetivo desse telescópio é obter imagens de astros muito distantes com mais resolução (quantidade de detalhes de uma imagem que um instrumento consegue capturar) do que as dos telescópios terrestres.
- Para que o Hubble pudesse continuar em funcionamento ao longo de muitos anos, ele recebeu cinco manutenções, sendo a última realizada em maio de 2009. Se nenhuma manutenção adicional for feita, é possível que o telescópio caia na Terra dentro de alguns anos.
- O telescópio James Webb é cem vezes mais sensível que seu antecessor, o Hubble. Foi nomeado em homenagem ao segundo administrador da Nasa, James Edwin Webb (1906-1992), que comandou a agência espacial entre 1961 e 1968. Ele foi responsável pelo programa Apollo. Esse telescópio possui um espelho maior que o do Hubble e é otimizado na captação de luz infravermelha. Um dos seus principais objetivos é observar o nascimento de estrelas. Seu lançamento está previsto para outubro de 2021.
- Procure nas páginas de busca uma animação que mostra a estrutura do telescópio James Webb e mostre-a aos alunos. Faça a seguinte pergunta a eles: "Em sua opinião, é importante que novos telescópios sejam enviados ao espaço? Por quê?". Espera-se que os alunos respondam que equipamentos novos possuem tecnologia mais recente, permitindo obter imagens mais definidas dos astros.
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CIDADÃO DO MUNDO O aumento do lixo espacial
Desde que o ser humano começou a explorar o espaço com o lançamento de foguetes, ônibus espaciais, satélites, sondas, entre outros equipamentos, partes desses objetos estão sendo deixadas no espaço, como tanques de combustíveis, satélites desativados e partes de foguetes. Os equipamentos lançados ao espaço pelo ser humano e abandonados em torno da Terra compõem o chamado lixo espacial.
Se o lixo espacial perder velocidade e atravessar a camada atmosférica, esses materiais podem atingir a superfície da Terra.
No entanto, esse não é o maior problema, pois ao entrar na atmosfera, boa parte do lixo se queima e se desfaz antes de atingir o solo, já os pedaços maiores, acabariam caindo no mar, sem causar acidentes na superfície terrestre.
- velocidade:
- relação entre uma distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la, rapidez com que um corpo se desloca
Falando em lixo: o que você faz para evitar os problemas causados pelo lixo nos ambientes da Terra?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Entender que a tecnologia auxilia na observação de astros do Universo, porém há consequências ocasionadas pelo lançamento de equipamentos no espaço.
- Analisar uma imagem que representa o lixo espacial.
- Identificar consequências do aumento do lixo espacial.
Destaques BNCC e PNA
- Por meio do estudo sobre lixo espacial, é possível estabelecer relações entre os Temas contemporâneos transversais Ciência e tecnologia e Educação ambiental. Embora a temática não seja especificamente relacionada ao ambiente do planeta Terra, ela está intimamente associada a essa abordagem de relevância mundial.
- O acúmulo de lixo espacial interfere em ações relativas ao ambiente.
- A troca de ideias entre os alunos possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário. Ao elaborarem um texto sobre lixo espacial, eles desenvolvem o componente da PNA produção de escrita.
- Essa seção tem como objetivo desenvolver o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental ao abordar a reflexão sobre o destino dos resíduos gerados nas atividades humanas.
- Comente com os alunos que, quando lançados ao espaço, os equipamentos espaciais são muito úteis, mas quando se tornam inativos, podem ser um problema.
- Informe aos alunos que existem casos em que o lixo espacial atravessa a atmosfera terrestre e atinge o nosso planeta. Existem várias reportagens sobre locais brasileiros que foram atingidos; uma delas pode ser apresentada aos alunos. Procure com antecedência e compartilhe uma dessas notícias em sala de aula.
- Peça aos alunos que listem as ações que praticam para evitar os problemas causados pelo lixo doméstico. Promova entre eles uma troca de experiências e peça que reflitam se as atitudes citadas são válidas, sugerindo alternativas caso não sejam.
123
O principal problema do lixo espacial é a possibilidade de alguns deles se chocarem com equipamentos que estão ativos no espaço, por exemplo, satélites artificiais podem atingir a Estação Espacial Internacional (EEI), que foi apresentada nas páginas 116 e 117. Em caso de acidentes, os satélites podem ser danificados e parar de funcionar, prejudicando os sistemas de comunicação da Terra.
Além disso, o choque do lixo espacial com equipamentos da Estação Espacial pode danificá-los, colocando em risco a segurança dos astronautas.
Para prevenir acidentes, cerca de 20 mil pedaços de lixo espacial maiores que 10 centímetros são monitorados. No entanto, a quantidade total de pedaços de lixo espacial passa de 500 mil.
- O que pode acontecer com a quantidade de lixo espacial no decorrer dos anos se não forem tomadas medidas?
- Junte-se a um colega e escrevam um texto sobre o aumento do lixo espacial que você acabou de estudar, alertando sobre os problemas que ele pode gerar para a humanidade. Vocês podem usar colagens e desenhos para ilustrar o texto.
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Promova uma discussão sobre os impactos que o lixo espacial pode causar quando entra na atmosfera e atinge a superfície terrestre.
- Oriente os alunos na observação da imagem apresentada nas páginas 122 e 123, evidenciando que ao centro está representado o planeta Terra e a seu redor são representados equipamentos descartados no espaço. Enfatize que os elementos nesta imagem não estão em proporção.
- Comente com os alunos que existe um projeto de missão espacial chamada RemoveDEBRIS, cujo objetivo é recolher o lixo espacial utilizando o lançamento de redes e arpões.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos respondam que, se não forem tomadas medidas para evitar a deposição de lixo espacial, poderá ocorrer um aumento significativo na quantidade desse material, potencializando, consequentemente, a probabilidade de acidentes com os equipamentos atualmente em uso, além de intervir nos serviços prestados por esses equipamentos ou parte deles cair sobre a superfície terrestre, causando sérios prejuízos às pessoas.
- O texto pode abordar a temática estudada na seção. Deixe que os alunos ilustrem e escrevam o texto da maneira que julgarem conveniente. Se possível, estabeleça relações com o componente curricular de Língua Portuguesa. Ajude os alunos na elaboração de frases que vão compor o texto e na grafia de palavras que eles tiverem dificuldade.
Amplie seus conhecimentos
-
DAMINELI, Augusto. Hubble: A expansão do Universo. São Paulo: Odysseus Editora, 2003. (Coleção Imortais da Ciência).
Nesse livro, é abordada a expansão do Universo e a vida e a personalidade, igualmente expansivas, do astrônomo estadunidense Edwin Hubble.
-
DAMINELI, Augusto; STEINER, João (Org.). O fascínio do Universo. São Paulo: Odysseus Editora, 2010. Disponível em: https://oeds.link/DA9Vc9. Acesso em: 15 mar. 2021.
Livro disponível em formato PDF em que é abarcada a imensidão do Universo, destacando seus elementos.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
-
A tirinha a seguir apresenta uma conversa entre o Menino Maluquinho e seu amigo Bocão. PNA
As melhores tiradas do Menino Maluquinho, de Ziraldo. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 61.
-
O que as personagens da tirinha estão observando?
Estão observando alguns astros no céu.
-
Bocão indicou uma constelação que está no emblema de um time mineiro. Qual é essa constelação? Se for preciso, faça uma pesquisa.
Cruzeiro do Sul.
-
-
Marcos Pontes (1963-) foi o primeiro astronauta brasileiro a viajar ao espaço. Ele foi a bordo da nave espacial russa Soyuz. A decolagem ocorreu no dia 29 de março de 2006, com destino à Estação Espacial Internacional. O retorno do astronauta brasileiro ocorreu no dia 8 de abril de 2006, dez dias após sua decolagem.
2. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos, por meio de uma pesquisa, percebam a importância da referida profissão.
PNA
-
Pesquise e escreva no caderno um texto sobre a profissão de astronauta e sobre a importância do trabalho desse profissional.
Devemos valorizar as diferentes profissões.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Destacar a importância da diversidade de profissões permite abordar o Tema contemporâneo transversal Trabalho.
- A história em quadrinhos dialogada possibilita o trabalho com o componente da PNA compreensão de textos. Ao elaborarem um texto sobre a profissão dos astronautas, os alunos desenvolvem o componente da PNA produção de escrita.
Ler e compreender
- Tirinha é um tipo de narrativa que alia, de forma simultânea, a leitura de textos verbal e visual, mas também pode trabalhar apenas com elementos visuais.
Antes da leitura
Questione os alunos sobre o que as personagens estão fazendo deitadas e apontando para o céu. Verifique se eles percebem que estão conversando ao realizar uma observação.
Pergunte se já viveram alguma situação em que conversaram com algum colega sobre os astros do Universo.
Durante a leitura
Pergunte aos alunos qual é o assunto tratado na tirinha. Verifique se percebem que é a observação de astros formando constelações no céu.
Questione-os sobre que outros astros as personagens poderiam observar.
Depois da leitura
Informe aos alunos que o time do Cruzeiro, citado por Bocão na tirinha, refere-se ao time mineiro de futebol Cruzeiro Esporte Clube, que tem em seu emblema uma imagem da constelação Cruzeiro do Sul. A intenção desta atividade não é promover times de futebol, mas sim estabelecer relações entre o conteúdo científico e o cotidiano dos alunos.
- A atividade 2 permite articular os componentes curriculares de Ciências e Língua Portuguesa, pois solicita a produção de um texto. Para realizar esta atividade elaborando um bom texto, os alunos terão que colocar em prática o que conhecem sobre concordância e ortografia. Neste sentido, podem ser retomadas questões relativas à concordância verbal e à pontuação e os alunos poderão escolher o gênero de composição do texto de acordo com a esfera discursiva de sua preferência - científica, poética, jornalística, entre outras.
- Na atividade, é solicitado que os alunos façam uma pesquisa para ter uma base do que irão escrever.
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3. Os cometas são corpos celestes constituídos por rochas, gelo, poeira e principalmente gases, e giram ao redor do Sol.
Um dos cometas mais famosos é o Halley, que recebeu o nome de seu descobridor, o astrônomo inglês Edmond Halley (1656-1742). Esse cometa pode ser visto da Terra a cada 75 anos e dois meses, aproximadamente. A foto abaixo mostra o cometa Halley em sua última aparição, no dia 12 de março de 1986. Essa imagem foi obtida por um telescópio.
Cometa Halley cerca de 15 km de comprimento.
-
Agora, marque um X nas afirmações corretas sobre os cometas.
- Os cometas são astros luminosos porque emitem luz própria.
-
x Os cometas são astros iluminados porque refletem a luz que recebem de uma estrela.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
- X A estrela que fornece luz ao cometa Halley é o Sol.
PNA
-
Para que ano está prevista nova visualização do cometa Halley? Quantos anos você terá?
Resposta pessoal. A próxima aparição do cometa Halley está prevista para o ano de 2061. Ajude os alunos a determinarem a idade que terão em 2061, com base no ano de nascimento de cada um deles.
4. Escolha um momento do dia e tente visualizar um astro do Universo. Registre-o por meio de uma foto ou de um desenho em seu caderno.
-
Astro observado: Resposta pessoal.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
- Horário da observação: Resposta pessoal.
ATENÇÃO
Evite olhar diretamente para o Sol sem usar alguma proteção para os olhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Na atividade 3, é possível estabelecer relações com habilidades de numeracia, visto que os alunos deverão realizar algumas operações sobre a aparição do cometa Halley.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Com a atividade 3, é possível avaliar o entendimento dos alunos sobre astro luminoso e astro iluminado.
Como proceder
- Comente com os alunos que o rastro deixado pelo cometa é chamado cauda, constituída de gases e poeira que refletem a luz do Sol. Nesse sentido, esse é um astro iluminado. As afirmações podem orientar os alunos na resposta ao item a.
- O item b permite articular os componentes curriculares de Ciências e Matemática, pois aborda operações de soma e de subtração entre os anos de aparição do cometa Halley e a idade que terão nesse ano. Caso tenham dificuldades para responder ao item b, oriente-os a somar 75 anos (período em que o cometa Halley levará para ser visto a olho nu da Terra novamente) com 1986 (último ano em que ele foi visto da Terra), ou seja, 75 + 1986 = 2061. Para determinar que os alunos calculem a idade que terão em 2061, oriente-os a subtrair o ano em que nasceram de 2061, ou seja, 2061 - (ano em que nasceram) = idade que terão na próxima ocasião em que o cometa Halley poderá ser visto a olho nu da Terra.
Objetivo
- Para complementar as observações do Universo, a atividade 4 permite avaliar os entendimentos dos alunos sobre os astros.
Como proceder
- Diga aos alunos que façam suas observações junto a um adulto responsável, promovendo a literacia familiar. Caso não o façam, no dia de correção da atividade, junte os alunos em duplas e oriente-os a trocar ideias sobre astros que podem ser visualizados e possíveis horários em que podem ser vistos.
- Converse com os alunos sobre a importância de existirem profissões tão diferentes umas das outras. Às vezes, não percebemos de imediato qual é a contribuição de uma profissão, por isso é importante que pesquisemos a respeito ou conversemos com um profissional para conhecer melhor determinada profissão.
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5. Murilo e seu avô estão observando o céu utilizando um telescópio.
-
Por que Murilo e seu avô utilizaram esse instrumento para fazer suas observações?
Os alunos podem responder que utilizando um telescópio eles poderiam observar os astros que estão distantes com mais detalhes.
-
Você já utilizou algum instrumento para observar o céu noturno? Que instrumento? Comente com os colegas sua experiência.
Resposta pessoal.
É importante valorizar a experiência das pessoas idosas.
PARA SABER MAIS
-
O planetário, de Fernando Carraro. FTD.
Acompanhe a história de Gabriela, que atualmente é uma astrofísica. Uma das lembranças mais importantes de sua vida é o dia em que ela foi a um planetário, o que a fez escolher sua profissão. Descubra o que a encantou a ponto de decidir estudar e trabalhar com a Astronomia.
-
O Universo: uma viagem ao espaço, de Ana Paula Corradini. DCL Editora.
Você já se questionou sobre por que as estrelas brilham? As respostas para essa e outras curiosidades estão nesse livro.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao valorizar a experiência de pessoas idosas, trabalha-se a Competência geral 5 da BNCC, pois o aluno pode perceber que a diversidade de conhecimentos nos ajuda a compreender a história do mundo, bem como abordar o Tema contemporâneo transversal Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso.
- Caso a escola possua binóculos e/ou uma luneta, ou você tenha acesso a esses instrumentos, verifique a possibilidade de levá-los para a sala de aula a fim de que os alunos tenham contato e compreendam melhor sua utilização.
- Você pode ainda montar com os alunos uma luneta caseira, utilizando materiais fáceis de conseguir, como tubos de papelão que sobram dos rolos de toalha de papel. Você encontra um tutorial para essa atividade disponível em: https://oeds.link/LpRCMX. Acesso em: 15 mar. 2021.
- Outra sugestão é verificar se na cidade onde se localiza a escola há algum projeto que leve lunetas ou telescópios para a escola ou que receba alunos para utilizar esses instrumentos.
Aproveite esse momento para perguntar aos alunos o que eles já aprenderam com as pessoas idosas com as quais convivem.
- Pode-se indicar aos alunos que busquem com a ajuda dos pais ou responsáveis as sugestões de leitura da seção Para saber mais. O objetivo é incentivar a leitura, promovendo a formação de leitores e desenvolvendo a literacia familiar.
Amplie seus conhecimentos
-
NOGUEIRA, Salvador; PESSOA FILHO, José Bezerra; SOUZA, Petrônio Noronha de. Astronáutica: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. v. 12. (Coleção Explorando o Ensino). Disponível em:
https://oeds.link/VdwMhC. Acesso em: 15 mar. 2021.
Livro em formato PDF que aborda conceitos e discussões sobre Astronáutica que podem ser utilizados com os alunos em sala de aula.
127
11 Observando o planeta Terra
Observe a imagem a seguir.
A legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização das atividades.
-
Essa imagem apresenta um astro do Universo. Qual é esse astro?
Esse astro é o planeta Terra.
-
O que representa a parte azul vista na imagem?
Os oceanos existentes na Terra.
-
O que representam a parte verde e a parte marrom da imagem desse astro?
3. Espera-se que os alunos comentem que essas partes representam os continentes do nosso planeta, áreas que são cobertas por solo, rochas e vegetação.
-
Converse com seus colegas sobre as informações que você sabe sobre esse astro. Com essas informações elabore um texto em seu caderno.
PNA
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
O primeiro ser humano a ver a Terra do espaço foi o astronauta russo Yuri Gagarin (1934-1968), em 1961. Ele viajou a bordo da nave espacial Vostok 1 e permaneceu em órbita durante 1 hora e 48 minutos. Ao observar nosso planeta, ele disse uma frase que em português significa: "A Terra é azul".
Olhando para a imagem da Terra vista do espaço, que frase você falaria?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 11 - Observando o planeta Terra
5 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura dos textos e abordagens das questões das páginas 127 a 129.
- Desenvolvimento da seção Na prática da página 130.
- Desenvolvimento das atividades das páginas 131 e 132.
Destaques BNCC e PNA
- A abordagem presente nesta página possibilita que os alunos conheçam e identifiquem características do planeta Terra, como o formato e a presença de água, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF03CI07 da BNCC.
- A elaboração conjunta de um texto na questão 4 permite a abordagem dos componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Oriente os alunos a pensar em frases diferentes daquela proferida por Yuri Gagarin.
- Solicite aos alunos que escrevam suas frases em folhas de papel sulfite e que as decorem com ilustrações coloridas. Verifique um local na sala para expor essas frases.
Comentários de respostas
4. Os alunos podem citar que a Terra pertence ao Sistema Solar e é iluminada pelo Sol; e que executa um movimento de rotação em torno de si, responsável pela ocorrência dos dias e das noites. Esse movimento leva cerca de 24 horas para completar uma volta.
A Terra também executa um movimento de translação em torno do Sol, o que determina a contagem dos anos. Uma volta completa da Terra ao redor do Sol dura cerca de 365 dias e 6 horas.
A Terra tem um satélite natural chamado Lua; e na superfície do nosso planeta existem rochas, seres vivos, água, solo, construções feitas pelo ser humano, entre outros elementos.
128
Com base no formato e em seus componentes, a Terra pode ser representada de diferentes maneiras.
O globo terrestre é uma maneira simplificada de representar a Terra em formato geoide, aproximadamente tal como ela é.
No globo terrestre, conseguimos perceber a divisão entre os continentes e oceanos, a localização dos países, rios e mares.
- geoide:
- modelo físico da forma da Terra, em que se destaca as variações gravitacionais sobre a superfície
5. Você já viu um globo terrestre? Lembra-se de ter observado as divisões presentes nele? Comente com os colegas sobre isso.
Espera-se que os alunos tenham visto um globo terrestre e comentem que foi possível observar as divisões nele presentes. Além disso, espera-se que tenham percebido uma inclinação do eixo de rotação da Terra.
O ser humano também representa a Terra e seus locais por meio de mapas. Quando os primeiros exploradores buscavam novas terras, registravam os locais pelos quais passavam por meio de mapas, que com o passar do tempo tornaram-se mais precisos.
Atualmente, os mapas também podem ser representados com diversas características dos locais, como a vegetação, a localização dos rios e córregos, as estradas, entre outras.
O mapa-múndi ou planisfério terrestre é uma representação da superfície da Terra, baseada em informações sobre o nosso planeta.
Planisfério terrestre
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo desta página apresenta características da Terra quanto à forma, aos componentes e às maneiras de representá-la, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF03CI07 da BNCC.
- Leve para a sala de aula um globo terrestre e mapas que ilustrem a representação da Terra e utilize-os ao longo das explicações sobre cada um.
- O trabalho com o globo terrestre permite articular os componentes curriculares de Ciências e Geografia, pois possibilita explorar diversos assuntos que englobam os dois conhecimentos, como inclinação da Terra, coordenadas geográficas, rotação da Terra, entre outros.
- Explique aos alunos que os mapas são instrumentos muito úteis para a orientação e localização espacial, bem como para uma melhor compreensão desse espaço. Eles são uma representação em superfície plana, tanto da Terra quanto de locais específicos dela, como apenas um continente, um país, um município, etc.
- Na leitura de mapas, diversos elementos são importantes, como os símbolos (convenções cartográficas), a legenda, o indicador de direção e a escala citada no texto. A escala cartográfica demonstra tamanhos nos mapas, sendo que quanto menor a escala, maior o espaço. Ela indica um tamanho retratado no mapa relativo ao seu tamanho real. Por exemplo: uma escala retratada como 1:10 000 (1 por 10 mil) indica que cada 1 cm do mapa equivale a 10 mil cm reais.
Mais atividades
- Ao trabalhar com globo terrestre, permita que os alunos explorem o objeto, relacionando-o à representação na imagem da página. Peça que observem o formato geoide, que identifiquem continentes, oceanos e países que conhecem.
- Se julgar interessante, sugira uma atividade em que cada aluno construa sua própria representação tridimensional do planeta Terra e a utilize ao longo do estudo do tema
129
Ao elaborar um texto para a questão 4 da página 127, você pode ter apresentado diversas características da Terra que, geralmente, observa na superfície terrestre. Mas o que você sabe sobre o que há embaixo da superfície da Terra? Resposta pessoal.
Mesmo com toda a tecnologia que temos atualmente, o ser humano ainda não consegue realizar observações diretas do interior da Terra. No entanto, o ser humano realiza diversas pesquisas sobre a estrutura da Terra utilizando modernos equipamentos. Com base nessas pesquisas, o ser humano criou alguns modelos que representam a estrutura da Terra, como o apresentado a seguir.
Fonte de pesquisa: Decifrando a Terra, de Wilson Teixeira e outros. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
A crosta terrestre é a parte da superfície terrestre que pode atingir até 80 quilômetros de profundidade.
O manto é a camada da Terra que fica embaixo da crosta. Ele tem entre 80 quilômetros e cerca de 2 900 quilômetros de profundidade.
O núcleo é a camada que está no centro do planeta Terra. Ele tem cerca de 7 000 quilômetros de diâmetro.
6. Qual é o nome da camada da Terra na qual pisamos?
Crosta terrestre.
7. O que podemos encontrar nessa camada da Terra?
Espera-se que os alunos respondam que podemos encontrar o solo, as rochas, sobre ela os seres vivos, entre outros componentes.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao explicar o conteúdo desta página aos alunos, apresente algumas informações adicionais, como as sugeridas no texto a seguir.
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Sabe-se que a Terra, uma esfera ligeiramente achatada, não é homogênea. O furo de sondagem mais profundo que já se fez na crosta terrestre atingiu 12 km de profundidade, um valor insignificante para um planeta que tem mais de 6.000 km de raio. Mas, dispomos de informações obtidas por medições indiretas, através do estudo de ondas sísmicas, medidas na superfície. Elas mostram que nosso planeta é formado por três camadas de composição e propriedades diferentes, a crosta, o manto e o núcleo. [...]
A crosta é a porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.
[...]
BRANCO, Pércio de Moraes. Estrutura interna da Terra. Serviço Geológico do Brasil - CPRM, 4 maio 2015. Disponível em: https://oeds.link/5rU2LB. Acesso em: 15 mar. 2021.
- Explique aos alunos que diâmetro é um segmento de reta que une dois pontos quaisquer de uma circunferência, passando pelo seu centro, de onde parte o raio, segmento indicado no texto.
- Desenhe na lousa uma circunferência indicando o diâmetro, o centro e o raio dela.
130
NA PRÁTICA
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que foi criada para promover a paz e o desenvolvimento mundial. Diversos países participam voluntariamente dessa organização.
A bandeira da ONU tem uma representação da Terra chamada azimutal, na qual o centro é o polo Norte.
-
Pesquise em livros ou na internet imagens sobre outras maneiras de representar a superfície da Terra. Cole uma dessas imagens no caderno ou em uma folha de papel sulfite e escreva o nome dessa representação.
Resposta pessoal.
PARA SABER MAIS
-
Terra: nosso planeta azul. DCL Editora.
Embarque em uma viagem para o interior da Terra e também pelo espaço. Você também vai conhecer o que os estudiosos antigos pensavam sobre nosso planeta e o que sabemos sobre ele na atualidade.
MANUAL DO PROFESSOR
- A projeção cartográfica azimutal, também chamada plana, é a representação "esticada" dos pontos do globo, tomando um ponto determinado como referência. Ela mantém as distâncias entre as áreas, porém deforma os continentes e suas dimensões. Normalmente, os polos ou a linha do equador são os pontos escolhidos.
- Caso proponha a realização da atividade em sala de aula, peça com antecedência aos alunos que tragam material de pesquisa para recortar e colar as imagens. Providencie algum material para garantir que eles consigam encontrar exemplos.
- A sugestão de leitura da seção Para saber mais pode ser indicada para os alunos a realizarem com a ajuda dos pais ou responsáveis. O objetivo é de incentivar a leitura, desenvolvendo a literacia familiar.
131
ATIVIDADES
-
Observe a imagem a seguir.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
Lua cerca de 3 476 km de diâmetro.
Terra cerca de 12 756 km de diâmetro.
a. Quais componentes do planeta Terra podem ser vistos na imagem?
Espera-se que os alunos respondam que é possível ver parte dos continentes, parte dos oceanos e as nuvens que estão na atmosfera.
b. Como você acha que é a superfície da Lua?
Os alunos podem responder que na superfície da Lua há rochas, solo, crateras no solo, poeira, entre outros elementos.
-
Ligue as frases a seguir à respectiva camada da Terra. Depois, leia em voz alta cada uma dessas frases.
PNA
A Região mais interna da Terra, na qual a temperatura pode chegar a 6 000 oC.
B Camada da Terra na qual vivem as plantas e os animais.
C Camada formada por rochas sólidas e derretidas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- As atividades desta página apresentam características da Terra quanto à sua forma e sua estrutura interna, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF03CI07 da BNCC.
- Ao fazer a leitura das características da estrutura da Terra, pode-se promover o desenvolvimento do componente da PNA fluência em leitura oral.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 1 permite avaliar a compreensão dos alunos sobre o formato da Terra quando vista do espaço.
Como proceder
- Aproveite a realização desta atividade para verificar se os alunos compreenderam os principais conceitos trabalhados na unidade até o momento.
-
As respostas aos itens a e b são baseadas nos conhecimentos construídos pelos alunos. Deixem que se expressem livremente. Utilize elementos apresentados na imagem para fazer perguntas extras, que exijam a retomada de alguns pontos estudados, como as sugeridas a seguir.
- A Terra é um astro luminoso ou iluminado? E a Lua? Espera-se que os alunos respondam que a Terra e a Lua são astros iluminados.
- Qual é o astro luminoso que ilumina a Terra e a Lua? Espera-se que os alunos respondam que é o Sol.
- A Lua é um satélite natural ou artificial? E o satélite espacial DSCOVR, que registra diversas imagens da Terra e da Lua? Espera-se que os alunos respondam que a Lua é um satélite natural da Terra; já o satélite espacial DSCOVR é artificial.
Objetivo
- Por meio da atividade 2, avalie se os alunos reconhecem as estruturas da camada da Terra por meio das características apresentadas.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade em desenvolver essa atividade, oriente-os a atentar para os textos descritivos que terão de associar a cada camada. Para isso, peça-lhes que leiam o texto e que observem a imagem para então fazerem as relações necessárias.
- Ao trabalhar a atividade 2, pergunte se os alunos acham que pode haver vida no núcleo da Terra e por quê. Espera-se que respondam que não e que associem a alta temperatura à improbabilidade de haver vida.
- Auxilie os alunos na leitura em voz alta caso tenham dificuldade em pronunciar alguma palavra.
132
3. A temperatura no interior do planeta Terra varia de acordo com a profundidade.
Os gêiseres são jatos de água quente e vapor de água que saem do subsolo e atingem a superfície terrestre. Veja a imagem abaixo.
-
De onde provém o calor que aquece a água lançada pelos gêiseres?
Espera-se que os alunos respondam que o calor que aquece a água lançada pelos gêiseres é proveniente do interior do planeta Terra.
4. A lava é um material pastoso, de cor avermelhada, que está em altas temperaturas. Ela é constituída de rochas derretidas que estão no manto que atingem a superfície da Terra e são eliminadas por crateras chamadas vulcões. Alguns vulcões têm forma de montanha, outros são apenas fendas na crosta.
-
O que a lava dos vulcões pode causar no ambiente?
A lava dos vulcões pode destruir moradias, a vegetação, causar a morte de animais, entre outros prejuízos. As cinzas e a fumaça liberada pela erupção vulcânica podem provocar o fechamento de vários aeroportos, em razão da falta de visibilidade.
MANUAL DO PROFESSOR
- Ao trabalhar a atividade 3, mostre aos alunos, em um mapa-múndi ou em um globo terrestre, a localização dos Estados Unidos. O Parque de Yellowstone fica no estado de Wyoming, no oeste desse país. Se o mapa ou o globo utilizado permitir, localize também esse estado.
- Se achar conveniente, mostre aos alunos vídeos de gêiseres em erupção. Você pode encontrar caminhos para esses vídeos em páginas de busca na internet.
- Ao trabalhar a atividade 4, mostre aos alunos, em um mapa-múndi ou globo terrestre, a localização da Indonésia.
- Diga aos alunos que o estudo que mapeia e analisa uma grande diversidade de fenômenos como os terremotos, as erupções vulcânicas, a concentração de jazidas minerais, de hidrocarbonetos, de águas subterrâneas e a estrutura da crosta terrestre é denominado Geofísica. A Geofísica estuda a estrutura, a composição e os processos atuantes no interior da Terra, bem como as propriedades físicas dos materiais que a compõem.
133
12 O planeta Terra no Universo
Como vimos, o planeta Terra faz parte do Universo e tem um satélite natural chamado Lua. Também estudamos que o Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta. A foto abaixo foi tirada da superfície da Terra e mostra um entardecer em que podemos ver a luz solar e a Lua.
-
Você sabe os nomes de outros planetas além da Terra?
1. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos compartilhem com os colegas seus conhecimentos sobre planetas.
A Terra gira ao redor do Sol. Além da Terra, outros sete planetas giram ao redor do Sol, fazendo parte do Sistema Solar.
PLUTÃO
Até o ano de 2006, considerava-se que o Sistema Solar era formado por uma estrela, o Sol, e nove planetas. A partir de 2006, por uma decisão da União Astronômica Internacional, um deles, Plutão, deixou de ser considerado um planeta.
A classificação de Plutão passou a ser de planeta anão. Isso se deve ao fato de Plutão não apresentar todas as características necessárias para ser classificado como planeta.
No ano de 2015 a sonda New Horizons chegou a Plutão para estudar o planeta anão, suas luas e astros mais distantes.
Plutão cerca de 2 320 km de diâmetro.
- planeta anão:
- astro de forma aproximadamente arredondada que não é dominante em sua órbita, coincidindo com a órbita de outro astro maior
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 12 - O planeta Terra no Universo
5 aulas
- Atividade preparatória.
- Leitura e desenvolvimento dos textos da página 133.
- Análise e discussão da imagem apresentada nas páginas 134 e 135.
- Abordagem da temática Movimentos da Terra apresentada nas páginas 136 e 137.
- Compreensão e discussão sobre Ano bissexto no boxe complementar da página 137.
- Desenvolvimento das atividades das páginas 138 e 139.
- Seção O que você estudou? da página 140.
- Caso seja possível, busque em uma página da internet algum objeto educacional digital que verse sobre comparações de características dos planetas. Se achar conveniente, inicie o estudo do tema com esse objeto educacional, proporcionando assim uma abordagem diferenciada para além da que está apresentada no Livro do estudante. Para tanto, verifique a possibilidade de levar os alunos ao laboratório de informática da escola, caso tenham à disposição, ou a possibilidade de baixar o objeto em um computador para projetá-lo aos alunos.
- Se não for possível utilizar o objeto educacional, verifique a possibilidade de levar para a sala de aula um livro sobre Astronomia ou um Atlas do Universo para que os alunos observem outras características dos planetas do Sistema Solar.
- Peça aos alunos que observem a ilustração que mostra o Sol, a Lua e a Terra. Pergunte se consideram que esses astros têm alguma influência sobre a Terra e quais seriam elas.
- Ao responderem à questão 1, caso os alunos saibam o nome de outros planetas, peça a eles que falem e anote esses nomes na lousa para que verifiquem se os planetas citados existem no Sistema Solar.
- Plutão foi descoberto em fevereiro de 1930 pelo astrônomo estadunidense Clyde Tombaugh (1906-1997).
- Aproveite as contribuições dos alunos à questão 1 e verifique as características que eles já sabem dos planetas. Caso citem astros do Universo que não sejam planetas, aproveite essas respostas para discutir sobre as principais características dos corpos celestes considerados planetas.
134
PNA
Veja no esquema a seguir uma representação de parte do Sistema Solar, destacando o Sol e os oito planetas que giram ao seu redor.
Marte é conhecido como Planeta Vermelho. Ele leva aproximadamente 687 dias terrestres para dar uma volta ao redor do Sol. Tem dois satélites naturais.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Ele leva cerca de 88 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol e caracteriza-se por apresentar grande variação de temperatura entre os dias e as noites. Não tem satélite natural.
A Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. Esse planeta tem um satélite natural.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta leva cerca de 225 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Não tem satélite natural, e é possível vê-lo da Terra a olho nu. É conhecido como estrela-d'alva ou estrela vespertina.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Analisar o esquema e estabelecer relações entre os textos e a imagem podem promover o desenvolvimento do componente da PNA compreensão de textos.
- Explore com os alunos a ilustração dos planetas do Sistema Solar e explique que as dimensões dos planetas e as distâncias entre eles estão fora de escala. As posições também não refletem a realidade e as cores apenas representam, aproximadamente, as cores reais de cada planeta.
- As informações referentes à duração do movimento de translação de cada planeta foram calculadas em dias e anos terrestres.
- Enfatize aos alunos que as linhas indicadas neste esquema são apenas representações das órbitas dos planetas, indicando, de forma simplificada, o caminho que cada planeta percorre ao redor do Sol.
Mais atividades
- Proponha uma atividade em que os alunos escolham um planeta do Sistema Solar para representar.
Materiais:
- 1 bola de isopor (se quiser representar as diferenças de dimensões, use: 2,5 cm para Mercúrio; 4 cm para Vênus ou Terra; 3 cm para Marte; 10 cm para Júpiter; 7,5 cm para Saturno; 6,5 cm para Urano; 5 cm para Netuno);
- tinta guache;
- materiais adicionais, como um CD para representar os anéis de Saturno.
Procedimentos:
- Escolher um planeta e pesquisar suas características.
- Pintar o planeta escolhido.
- Se desejar, monte uma maquete do móbile do Sistema Solar, reunindo os planetas produzidos pelos alunos.
- Outra sugestão é produzir os planetas utilizando papel machê para reaproveitar restos de papel de outras atividades.
135
Saturno é o planeta que se caracteriza por ter sete anéis principais. Leva aproximadamente 29 anos terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Esse planeta tem 53 satélites naturais confirmados.
Mercúrio cerca de 4 879 km de diâmetro.
Vênus cerca de 12 103 km de diâmetro.
Terra cerca de 12 756 km de diâmetro.
Marte cerca de 6 790 km de diâmetro.
Júpiter cerca de 142 984 km de diâmetro.
Saturno cerca de 120 536 km de diâmetro.
Urano cerca de 51 118 km de diâmetro.
Netuno cerca de 49 492 km de diâmetro.
Netuno leva cerca de 165 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Esse planeta tem 13 satélites naturais.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Ele leva cerca de 11 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol e tem 69 satélites naturais.
Urano é o único planeta do Sistema Solar que apresenta eixo de rotação extremamente inclinado. Leva cerca de 84 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol e tem 27 satélites naturais.
MANUAL DO PROFESSOR
-
A seu critério, podem ser oferecidas aos alunos informações complementares sobre cada um dos planetas.
- Mercúrio: praticamente não apresenta atmosfera, mas nele se encontram gases hélio e sódio. Sua temperatura varia de -180 ºC a 430 ºC.
- Vênus: sua atmosfera é rica em gás carbônico, que mantém o efeito estufa no planeta, com temperatura média de 465 oC. Popularmente, recebe o nome de Estrela-d'alva, quando aparece antes do amanhecer, e de Vésper, quando aparece ao entardecer.
- Marte: assim como a Terra, tem vulcões, cânions e estações. A atmosfera de Marte é muito fina, o que dificulta a existência de água em estado líquido por muito tempo na superfície. Os pesquisadores identificaram que já existiu água em estado líquido nesse planeta.
- Júpiter: tem um único anel formado por um material semelhante à poeira, que reflete a luz solar.
- Saturno: tem sete anéis basicamente formados por gelo.
- Urano: tem onze anéis repletos de pequenas luas.
- Netuno: apresenta quatro anéis formados por partículas muito escuras.
- Comente com os alunos que os quatro planetas mais próximos do Sol têm constituição rochosa, enquanto os quatro mais afastados têm constituição gasosa.
Amplie seus conhecimentos
-
SOBEL, Dava. Os planetas. Trad. Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Nesse livro, você vai encontrar, de forma inventiva, as origens dos planetas do Sistema Solar. São apresentadas informações astronômicas, tais como pressão atmosférica, tipos de gases e velocidade de ventos. Além disso, é apresentada uma discussão sob o olhar da mitologia, da música, da poesia, da astrologia e da ficção científica ao descrever os planetas distantes.
136
Movimentos da Terra
Movimento de rotação da Terra
O planeta Terra realiza um movimento em torno de si mesmo, chamado movimento de rotação.
O movimento de rotação da Terra e a incidência de luz solar são responsáveis pela ocorrência dos dias e das noites. Veja no esquema a seguir.
Na parte da Terra em que há incidência direta da luz solar é dia, enquanto na outra parte é noite.
A Terra gira ao redor de um eixo imaginário, denominado eixo de rotação. O eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao plano definido pela sua órbita ao redor do Sol.
2. Quanto tempo, aproximadamente, a Terra leva para completar uma volta em torno de si mesma? A Terra completa uma volta em torno de si mesma em, aproximadamente, 24 horas, ou seja, um dia.
Movimento de translação da Terra
Além do movimento de rotação, a Terra, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza um movimento ao redor do Sol, que é chamado movimento de translação.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo desta página apresenta características da Terra relativas à ocorrência do dia e da noite, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF03CI08 da BNCC.
- Informe aos alunos que a Terra descreve uma rotação em torno do seu eixo, inclinado 23,5° em relação ao seu plano orbital. Essa inclinação é um dos fatores responsáveis pela ocorrência das estações do ano durante a órbita em torno do Sol.
-
Informe que os outros planetas do Sistema Solar também realizam o movimento de rotação. O período que os outros planetas levam para completar uma volta ao redor de seu eixo têm durações diferente em relação à Terra. Veja qual é o período de rotação aproximado de cada planeta.
- Mercúrio: 59 dias terrestres.
- Vênus: 243 dias terrestres (em sentido contrário).
- Terra: 24 horas.
- Marte: 25 horas terrestres.
- Júpiter: 10 horas terrestres.
- Saturno: 10 horas e 40 minutos terrestres.
- Urano: 17 horas terrestres (em sentido contrário).
- Netuno: 16 horas terrestres.
- Enfatize para os alunos que a Terra não ocupa as quatro posições ao mesmo tempo. Neste esquema, foi utilizado um recurso para dar ideia de movimento elíptico ao redor do Sol.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Avaliar se os alunos estabelecem relações entre o que foi estudado até o momento e seus conhecimentos prévios.
Como proceder
- Após os alunos estudarem a ocorrência dos dias e das noites, peça que desenhem, no caderno ou em uma folha de papel, um ambiente visto durante o dia e, em seguida, o mesmo ambiente visto durante a noite.
- Sempre que possível, incentive os alunos a desenhar o que estão estudando, pois é importante que façam diferentes registros durante o ensino e a aprendizagem.
- No fim de atividades como essa, realize uma exposição dos desenhos confeccionados pelos alunos. Observe o que eles desenharam e o que explicaram.
137
Para completar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva, aproximadamente, 365 dias e 6 horas.
O movimento de translação determina a contagem dos anos. O ser humano baseou-se, principalmente, nessa contagem para elaborar o calendário que utilizamos atualmente.
3. Todos os anos têm a mesma quantidade de dias? Justifique sua resposta. Espera-se que os alunos respondam que não, pois a cada quatro anos existe o ano bissexto, que tem um dia a mais, ou seja, 366 dias.
ANO BISSEXTO
Existem diversos tipos de calendário. No Brasil, atualmente utilizamos o Gregoriano, que é anual, dividido em dias, semanas e meses.
O calendário Gregoriano é determinado pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol, que é de, aproximadamente, 365 dias e seis horas.
As seis horas restantes de cada ano são somadas e, a cada quatro anos, obtêm-se 24 horas, ou seja, um dia. Esse dia é acrescentado ao mês de fevereiro, que tem 29 dias a cada 4 anos.
Quando o ano tem 366 dias, ele é chamado ano bissexto.
-
O ano em que estamos atualmente é bissexto?
Resposta pessoal. A resposta para esta questão depende do ano atual.
-
Qual será o próximo ano bissexto? Se precisar, faça uma pesquisa.
Reposta pessoal. A resposta para esta questão depende do ano atual.
PNA
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A abordagem das questões do texto do quadro complementar possibilita o desenvolvimento de habilidades de numeracia.
- O assunto da questão 2 do boxe complementar permite estabelecer relações entre os componentes curriculares de Ciências e Matemática, pois é preciso realizar a adição de anos para a obtenção do próximo ano bissexto.
- Peça aos alunos que calculem as voltas que a Terra dá ao redor do Sol ao fim de 4 anos. Para isso, basta saber o total de anos que já se tem, pois, para dar uma volta ao redor do Sol, a Terra leva, aproximadamente, um ano.
-
Em seguida, proponha aos alunos que calculem as voltas que a Terra dá ao redor de seu eixo de rotação ao fim de 4 anos; 3 não bissextos e 1 bissexto. Nesta atividade, basta somar todos os dias que se tem em 4 anos, ou seja, fazer a seguinte adição ou multiplicação:
-
adição:
365 + 365 + 365 + 366 = 1 461
-
multiplicação:
365 × 3 = 1 095
1 095 + 366 = 1 461
-
- Dessa forma, temos 1 461 dias ao fim de 4 anos, 3 não bissextos e 1 bissexto. Com isso, temos a quantidade de voltas que a Terra dá ao redor de seu eixo de rotação nesse período.
138
ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
-
Leia a história em quadrinhos a seguir. PNA
Suriá, de Laerte. Folha de S.Paulo, São Paulo, 9 fev. 2002. Folhinha, p. 8.
TEM QUE ESTUDAR MELHOR O PLANETA TERRA, SURIÁ!
...COMO, FESSORA?
... ELE NĀO PARA DE GIRAR!!
-
Suriá tem razão em dizer que o planeta Terra não para de girar?
Espera-se que os alunos respondam que sim.
-
Complete as frases com os nomes dos movimentos do planeta Terra. Depois, leia em voz alta as frases que você formou.
O movimento de rotação ocorre quando a Terra gira ao redor de si mesma, em um eixo imaginário. O movimento de translação ocorre quando a Terra gira ao redor do Sol.
-
-
Observe a situação abaixo.
-
Como você responderia à pergunta feita por Olívia?
Porque se trata de um ano que é bissexto, tendo 366 dias.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
-
A existência dos anos bissextos está relacionada à duração do movimento de translação da Terra. Explique essa relação a um colega.
PNA
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Interpretar a história em quadrinhos e responder a questões relativas ao tema abordado em textos desse gênero permite desenvolver o componente da PNA compreensão de textos. Na atividade 2, quando os alunos explicam a um colega o que entenderam com suas próprias palavras, colocam em prática o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
Ler e compreender
- História em quadrinhos é um tipo de narrativa que alia, de forma simultânea, a leitura de textos verbal e visual, mas também pode trabalhar apenas com elementos visuais.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos se, observando as imagens da história em quadrinhos, é possível identificar a temática abordada. Deixe que discutam entre si.
Verifique se eles identificam que a personagem - Suriá - está imaginando o movimento de rotação da Terra na sala de aula. Questione se eles conhecem a personagem Suriá.
Durante a leitura
Questione os alunos quanto ao malabarismo de pratos estar relacionado com o movimento de rotação do planeta Terra. Pergunte a eles se de fato a Terra se movimenta rapidamente como imaginado por Suriá. No último quadrinho, a personagem Suriá chama a professora de "fessora". Diga aos alunos que essa colocação é uma maneira informal, popular, de se referir a esse profissional.
Depois da leitura
Enfatize que na história em quadrinhos foi utilizada uma comparação para abordar um movimento do planeta Terra.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- A atividade 2 permite avaliar se os alunos compreenderam o que é um ano bissexto, associando-o ao movimento de translação da Terra.
Como proceder
- Analise as respostas dos alunos aos itens a e b desta atividade. Essas respostas devem ser pessoais. Deixe que eles comentem o que compreenderam sobre o assunto.
Comentários de respostas
2. b. Espera-se que os alunos expliquem que, para dar uma volta completa ao redor do Sol, a Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas; essas horas restantes são somadas e, a cada quatro anos, obtêm-se 24 horas, ou seja, um dia.
139
3. Além dos satélites naturais, existem os satélites artificiais. Eles são construídos e lançados ao espaço pelo ser humano para auxiliar na realização de diversas atividades, como comunicação, previsão do tempo, pesquisa e captura de imagens da superfície terrestre e de outros astros do Universo. Agora, ligue cada tipo de satélite artificial à sua função.
4. Siga os caminhos e escreva embaixo de cada nave em qual planeta ela vai pousar.
Vênus.
Planeta mais quente do Sistema Solar.
Não tem satélite natural.
Leva cerca de 88 dias terrestres para dar uma volta ao redor do Sol.
Marte.
Conhecido como Planeta Vermelho.
A superfície desse planeta é cheia de crateras.
Planeta conhecido como estrela-d'alva ou estrela vespertina.
Mercúrio.
Planeta mais próximo do Sol.
Na mitologia, é conhecido como deus da guerra.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Na atividade 3, são abordadas características de satélites artificiais que o ser humano lança no espaço, promovendo o Tema contemporâneo transversal Ciência e tecnologia.
- Com o desenvolvimento da atividade 3, estabeleça relações com a seção Cidadão do mundo das páginas 122 e 123. Com isso, os alunos podem entender a necessidade de inserção de satélites no espaço para suprir as atividades do ser humano, possibilitando entender a amplitude do lixo espacial.
- Na atividade 4, diga aos alunos que, nesse esquema, dois caminhos podem passar por uma mesma informação. Nesse caso, a informação do quadro se refere aos dois planetas.
- Diga aos alunos que mitologia é o conjunto de histórias fabulosas da tradição oral de um povo, compartilhadas de geração em geração, a fim de explicar o estado das coisas ou os costumes de um povo. Na Antiguidade, esses mitos eram protagonizados por deuses, semideuses e heróis.
- Informe que crateras são aberturas encontradas na superfície.
- Oriente os alunos a seguirem os caminhos indicados pelas cores.
140
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
A seguir, observe as duas formas de representação do planeta Terra.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação
Planisfério terrestre
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.
a. Com qual forma de representação podemos simular um movimento que o planeta Terra realiza? Qual o nome desse movimento?
Espera-se que os alunos respondam que a representação por meio do globo terrestre nos permite simular o movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo.
b. Qual deles é mais adequado para comparar o tamanho e o formato dos continentes da Terra?
Espera-se que os alunos respondam que é o mapa-múndi, pois todos os continentes podem ser observados ao mesmo tempo.
-
Veja a imagem abaixo, que apresenta um sistema planetário com astros iluminados e outros não iluminados.
A legenda da imagem não foi inserida para não comprometer a realização da atividade.
a. Qual é o nome do sistema planetário apresentado na imagem? Escreva os nomes da estrela e dos planetas que formam esse sistema.
Sistema Solar. Espera-se que os alunos escrevam que o nome da estrela é Sol e os nomes dos oito planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
b. Quais astros da imagem têm luz própria? E quais são os astros iluminados?
Têm luz própria: as estrelas ao fundo da imagem e o Sol; iluminados: os planetas e os cometas.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos reconhecem as diferenças e vantagens de duas formas de representação do planeta Terra.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldade para responder ao item a, pergunte quais são os movimentos que o planeta Terra realiza e qual deles é possível reproduzir apenas com um modelo da Terra, sem a necessidade de representar o Sol. Após eles identificarem que se trata do movimento de rotação em torno do próprio eixo, questione qual das representações tem o modelo da Terra em um suporte que permite movimentá-la.
- Caso os alunos não respondam corretamente ao item b, pergunte a eles em qual forma de representação é possível observar ao mesmo tempo o tamanho e formato da América e da Oceania.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos são capazes de identificar a característica luminosa de diversos tipos de astros, principalmente aqueles que compõem o Sistema Solar e realizam movimento de translação.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldade para responder ao item a, peça a eles que observem que tipos de astros formam o sistema planetário da imagem, a quantidade deles e suas características. Se necessário, oriente-os a observar se existe alguma semelhança com o sistema planetário da ilustração das páginas 134 e 135.
- No item b, diga a eles que observem que astro do Sistema Solar possui brilho e quais estão parcialmente iluminados. Informe-os da composição dos cometas, que são formados por rochas, gelo, poeira e gases, e pergunte se eles emitem ou se refletem luz. Não se esqueça de pedir a eles que observem também os astros ao fundo da imagem. Por fim, pergunte a eles que astro não representado na imagem conseguimos observar da Terra até mesmo durante o dia. Após eles dizerem que a Lua não está representada, pergunte se a Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui uma ou mais luas.
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
---|---|
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Divida a sala em grupos e entregue uma ficha a cada um. Depois, peça a cada grupo que escreva os conhecimentos de Astronomia aprendidos na unidade. Recolha as fichas e escreva as respostas dos alunos na lousa, perguntando se querem acrescentar mais alguma. Para finalizar, convide um deles para apresentar à turma os conhecimentos sobre noções básicas de Astronomia listados. |
|
Escreva na lousa os nomes dos astros: estrela, planeta, satélites, cometa, asteroide e meteoro. Depois, questione os alunos quais desses corpos produzem luz e quais são iluminados, verificando se eles respondem que somente as estrelas emitem luz. Chame alunos para representar uma estrela, um planeta e um satélite. Então peça que se posicionem como se estivessem em seu ponto no Sistema Solar e que façam os movimentos desses astros. Todos devem girar ao redor do seu eixo, o planeta deve girar ao redor da estrela e o satélite deve girar ao redor do planeta. Finalize pedindo aos alunos que representem o movimento do planeta Terra no Sistema Solar. |
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Distribua para os alunos imagens de vários instrumentos que ampliam determinados tipos de imagens: microscópio, lupa, binóculos, luneta, telescópio terrestre, telescópio espacial, entre outros que julgar adequados. Peça a eles que identifiquem cada imagem, indicando quais são utilizadas para o estudo do Universo. Leve para a aula também imagens da Terra registradas do espaço e questione os alunos quais instrumentos são apropriados para esse tipo de registro. |
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Proponha aos alunos uma atividade em grupo e use as imagens do planeta Terra da atividade anterior, além de imagens da Terra trabalhadas no Livro do estudante, desta unidade. Peça a um grupo que escreva no caderno informações que podem ser obtidas sobre o planeta Terra observando sua imagem no espaço. Outro grupo deve escrever informações sobre a Terra observando a imagem de um planisfério. Outro deve escrever as informações sobre a Terra observando a imagem de um globo terrestre. O quarto grupo deve escrever informações observando uma ilustração da estrutura do interior da Terra. Cada grupo deve ler as informações que redigiu, e, se possível, anote-as na lousa para que os alunos possam comparar as informações obtidas a partir das observações realizadas. |
|
Retome com os alunos as páginas 134 e 135 do Livro do estudante e trabalhe com eles as características dos planetas que fazem parte do Sistema Solar. Depois, divida a turma em dois grupos. Explique a eles que cada grupo vai formular perguntas sobre as características dos planetas e que elas devem estar baseadas nas informações trabalhadas nessas páginas. Depois, um grupo faz uma pergunta ao outro grupo até que todas elas sejam respondidas. |
Referências complementares para a prática docente
Veja, a seguir, mais indicações para enriquecer seu repertório cultural e o dos alunos, como podcasts, filmes e livros. Além disso, há indicações de espaços para visita em diferentes regiões do Brasil. Caso não seja possível visitar esses espaços em sua cidade ou região, pesquise se há algum ambiente semelhante para visitar com os alunos, como uma biblioteca pública, um museu ou um parque, ou faça visitas virtuais em sites de museus do mundo todo.
Sugestões para o professor
-
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Esse manual apresenta diversas atividades para incentivar as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista e pictórica e as inteligências pessoais.
-
CETESB. Efeitos da poluição: efeitos da poluição atmosférica na vegetação. Disponível em: https://oeds.link/W4o4xC. Acesso em: 29 jun. 2021.
Neste site, há informações sobre os efeitos da poluição na vegetação e consequentemente ao solo.
-
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Esse livro apresenta texto e ilustrações sobre os principais conceitos da Física.
-
HORVATH, J. E. O ABCD da astronomia e astrofísica. São Paulo: Livraria da Física, 2008.
Esse livro trabalha as áreas da Astronomia com informações gerais sobre vários temas.
-
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
O livro apresenta os principais fundamentos da ecologia relacionados aos seres vivos e ao meio ambiente.
-
PRESS, Frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Esse livro aborda conceitos gerais sobre o planeta Terra e faz uma análise da gestão ambiental e seus desafios.
-
STORER, Tracy I.; USINGER, Robert L. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.
Esse livro apresenta a Zoologia em sua parte estrutural, fisiológica, de classificações e de diversidades.
-
VEZZANI, Fabiane M.; MIELNICZUK, João. O Solo como sistema. Curitiba: Edição dos autores, 2011. Disponível em: https://oeds.link/NTbZ97. Acesso em: 29 jun. 2021.
O livro trabalha o solo como um sistema e apresenta o funcionamento e as relações com outros componentes e com o ecossistema.
Sugestões para os alunos
-
FIOCRUZ. Animais. Disponível em: https://oeds.link/kDJCuM. Acesso em: 24 jun. 2021.
O site apresenta informações sobre diversos tipos de animais.
-
LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L. O Universo, o Sistema Solar e a Terra: descobrindo as fronteiras do Universo. 2. ed. São Paulo: Atual, 2009. (Coleção Geografia Sem Fronteiras).
Esse livro trata dos mistérios do Universo e do Sistema Solar, mostrando como a aventura de conhecer a imensidão que nos cerca está vinculada ao modo que nos relacionamos com o ambiente.
-
MOLINA, Eder C. Som, luz e seus efeitos especiais. Ilustr. Alex Sande. Rio de janeiro: Alfa e Beto Soluções, 2018. (Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I - Ciências - Materiais).
Nesse livro, dois amigos têm a missão de descobrir como o som e a luz se propagam para apresentar numa feira de ciências.
-
UFPR TV. Solo na escola: a cor do solo. 15 out. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1LbL39tW9MM. Acesso em: 29 jun. 2021.
Nesse vídeo, é explicado um experimento sobre as diversas cores de diferentes tipos de solo.
Sugestões para visita física ou virtual
-
Espetáculo de Som e Luz e As Ruínas
Endereço: Rua São Nicolau - Junto ao Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo. São Miguel das Missões - RS.
Telefones: (55) 3381-1294 e 3381-1299.
Site: https://oeds.link/jWvA3i
Esse site possui todas as informações para o espetáculo de som e luz nas ruínas do sítio arqueológico São Miguel Arcanjo.
-
Espetáculo Som e Luz - Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro - Petrópolis - RJ.
Telefone: (24) 2233-0368.
Site: https://oeds.link/m6KBtd
Esse espetáculo trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de dom Pedro II.
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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
-
Complete as frases utilizando as palavras adequadas do quadro a seguir.
audição · cores · dentes · texturas · visão · pele
língua · olhos · orelhas · ondas sonoras · sons
a. O sentido da audição nos ajuda a perceber os sinais sonoros no ambiente, como a sirene de uma ambulância.
b. A audição é o sentido do corpo humano pelo qual percebemos os sons ao nosso redor.
c. As orelhas são os órgãos do corpo humano que nos auxiliam a perceber os sons do ambiente.
d. As ondas sonoras são captadas pelas orelhas humanas e interpretadas em uma parte do cérebro.
-
Ligue cada imagem da primeira coluna à sentença que explica corretamente o que ocorre quando a luz atinge esses objetos. Em seguida, classifique esses objetos em opacos, transparentes ou translúcidos.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometerem a realização da atividade.
A
B
C
Corpos que permitem a passagem de quase toda a luz que incide sobre eles.
Transparentes.
Corpos que não permitem a passagem de luz através deles.
Opacos.
Corpos que permitem que pouca luz passe através deles.
Translúcidos.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar os conceitos que os alunos têm sobre os sons e as fontes sonoras presentes em alguns ambientes, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade EF03CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar as palavras do quadro que completam corretamente as frases, possivelmente não relacionou a captação do som ao sentido da audição. Peça ao aluno que feche os olhos e produza algum som, se possível de alguma música. Depois, peça a ele que abra os olhos e pergunte se a percepção do som é alterada quando fechamos os olhos. Na sequência, solicite aos alunos que percebam os sons do ambiente e que, logo em seguida, tapem as orelhas e verifiquem se houve alguma alteração quanto à percepção dos sons. Para finalizar, apresente ao aluno uma imagem da estrutura interna da orelha, indicando a membrana timpânica e explicando como as vibrações dos sons estimulam esse tecido. Esta atividade permite desenvolver os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se o aluno compreende o que ocorre com os raios de luz ao atingirem materiais transparentes, translúcidos, opacos, presentes em objetos do cotidiano. Esse conhecimento contribui para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade na realização da atividade, oriente-o na identificação de cada tipo de objeto. Se considerar necessário, comente que a xícara é feita de metal, a luminária é feita de vidro jateado e o copo, de vidro. Se for possível, leve para a sala de aula objetos como os apresentados nas imagens para a turma manusear e observar.
3 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam o comportamento dos raios de luz ao incidirem na superfície de um espelho. Esse conhecimento contribui para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não consiga identificar que os raios de luz podem ser refletidos por um espelho ou outra superfície polida, peça que se lembre do que acontece quando olhamos através de um vidro transparente e vemos o outro lado, enquanto ao olharmos para um espelho vemos as imagens refletidas. Esta atividade permite desenvolver habilidades de numeracia ao trabalhar a ordem crescente dos algarismos.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar os conceitos que os alunos têm sobre a formação do solo e alguns de seus componentes, conhecimentos necessários para abarcar a habilidade EF03CI09 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer as etapas da formação do solo, leve para a aula fichas ilustrando cada uma dessas etapas e ajude-o a identificar a ordem de formação dessas camadas por meio das imagens.
5 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam os animais de acordo com características externas, conhecimentos necessários para o desenvolvimento da habilidade EF03CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar esses animais, peça a ele que avalie novamente os corpos dos animais da atividade e verifique se alteraria suas respostas. Em seguida, mostre a ele imagens ampliadas dos animais classificados de forma inadequada e analise com ele as características dos corpos desses animais.
6 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar os conceitos que os alunos têm sobre as formas de representação do planeta Terra, conhecimentos necessários para o desenvolvimento da habilidade EF03CI07 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer o formato que mais se aproxima da configuração física da Terra, leve para a sala de aula um mapa, um globo terrestre e imagens do planeta registradas do espaço. Permita que os alunos manipulem os materiais, comparando-os com as imagens.
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3. Ordene as letras em ordem crescente dos números e descubra o nome do fenômeno que ocorre quando a luz incide em uma superfície polida, como a de um espelho.
2 | 3 | 1 | 4 | 7 | 5 | 8 | 6 |
E | F | R | L | Ã | E | O | X |
R | E | F | L | E | X | Ã | O |
4. Sobre a formação do solo, enumere as frases a seguir de 1 a 4, de modo que elas descrevam as etapas desse processo.
4 Decomposição de restos de seres vivos.
3 Surgimento dos primeiros seres vivos.
2 Desgaste das rochas.
1 Formação das rochas.
5. Classifique os animais apresentados nas imagens a seguir usando A para vertebrados e B para invertebrados.
A
Camaleão pode atingir cerca de 38 cm de comprimento.
B
Borboleta-rabo-de-andorinha pode atingir cerca de 14 cm de envergadura.
A
Jacaré-de-papo-amarelo pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
6. Junte as sílabas da mesma cor e descubra três palavras que demonstram formas de representar a Terra. Planisfério, globo e mapa.
- pla
- bo
- ma
- fé
- o
- ri
- pa
- glo
- nis
-
Qual delas se aproxima mais do formato real do nosso planeta?
Espera-se que os alunos respondam o globo, geralmente chamado globo terrestre.