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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
O livro apresenta possibilidades de integração entre as tecnologias digitais e o currículo escolar, auxiliando em um maior engajamento dos alunos no aprendizado por meio de intervenções efetivas.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
A obra aborda a ecologia como um todo, dos conceitos fundamentais a reflexões sobre diversos temas.
BURNIE, David; WILSON, Don E. Animal: the definitive visual guide to the world's wildlife. Londres: DK, 2001.
Com textos em inglês, a obra apresenta uma introdução do reino animal e se propõe a ilustrar, descrever e explicar a incrível variedade de espécies que compõem o mundo animal.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: estratégias de leitura e escrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 1.
O livro traz propostas que auxiliam o processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem e é composto por atividades diferenciadas e prazerosas.
COLL, Cesar; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Esse livro é um aprofundamento e uma complementação de materiais didáticos sobre o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
COMINS, Neil F.; KAUFMANN III, William J. Descobrindo o Universo. 8. ed. Trad. Eduardo Neto Ferreira. Porto Alegre: Bookman, 2010.
A obra discorre sobre os principais temas que envolvem Astronomia e Astrofísica. Contém exercícios de fixação no final de cada capítulo.
DELERUE, Alberto. O Sistema Solar: viagem ao reino do Sol através das mais recentes conquistas espaciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Ciência Ilustrada).
O livro apresenta informações gerais sobre o Sistema Solar e as primeiras civilizações.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
A obra mostra aspectos importantes no processo de construção da leitura e da escrita, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro e a importância do processo de alfabetização para o desenvolvimento de inúmeros outros conhecimentos.
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
O livro aborda as práticas educacionais baseadas em evidências científicas e apresenta casos que funcionam em sala de aula.
GRUPO de reelaboração do Ensino de Física. Física 2: física térmica/óptica. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2015. (Coleção Gref).
A obra discorre sobre a física térmica e óptica, de maneira objetiva e direta, utilizando a vivência cotidiana.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. Trad. Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 2.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: óptica e física moderna. Trad. Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 4.
Esses livros apresentam a teoria e os exercícios ligados a aplicações práticas do mundo real, incluindo os assuntos de som e luz.
HICKMAN JR., Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
A obra trata a zoologia de modo integral e trabalha a questão dos animais e suas relações com o ambiente de maneira multidisciplinar nas diferentes áreas da Biologia.
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Ciência Ilustrada).
Os autores apresentam descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais, e mostra como se processam as transformações na natureza.
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LEPSCH, Igo F. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
Esse livro discorre sobre a formação dos solos e como trabalhar seu uso de forma sustentável.
LONGHINI, Marcos D. (Org). Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas. Campinas: Átomo, 2014.
Esse livro discorre sobre algumas concepções, ideias e práticas voltadas para o ensino de Astronomia no espaço escolar, abordando diversos temas da área e trazendo reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento, o emprego de modelos e de recursos computacionais, bem como atividades desenvolvidas na escola que não necessitam de recursos sofisticados.
MANO, Eloisa B.; PACHECO, Élen B. A. V.; BONELLI, Cláudia Maria Chagas. Meio ambiente, poluição e reciclagem. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
Trata-se de um livro com linguagem didática e que aborda os principais tópicos sobre o meio ambiente, os problemas da poluição e as soluções que se pode alcançar com a reciclagem.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
O livro é um guia para pais e professores, e destaca o papel do educador e da família no processo de domínio da escrita, ajudando-os a compreender o que ocorre no cérebro da criança quando ela aprende a ler. A obra ainda explora as origens da dificuldade, sugerindo formas de intervenção e estratégias para evitar ou superar os desafios que podem surgir no processo de alfabetização.
MOURÃO, Ronaldo R. de F. Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
A obra trabalha termos e conceitos sobre Astronomia, Astronáutica e conceitos relacionados.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
A obra de biologia vegetal é completa e apresenta texto claro, objetivo e repleto de imagens, mostrando desde as relações evolutivas à investigação genômica, assim como a fisiologia dos vegetais.
SADAVA, David et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Essa clássica coleção de Biologia tem informações detalhadas sobre todas as áreas das ciências, com linguagem didática, e relaciona, de forma objetiva, a teoria ao mundo real.
SILVA, Janssen F. da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
O livro aborda experiências de avaliação formativa e mediadora em diferentes áreas do conhecimento, destacando a elaboração dos instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico.
STEINKE, Ercília T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
A obra dispõe de conceitos como os movimentos de rotação e translação da Terra, radiação solar e discute muitas polêmicas sobre poluição utilizando exemplos práticos.
Sites
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/xkuLej. Acesso em: 23 jun. 2 0 21.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, documento seguido nesta obra, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
JULIANO, Marcio de Cássio. Consumo excessivo e o modelo de economia de materiais. Revista Terceiro Setor & Gestão - UNG-SER, v. 3. n. 1, 2009. Disponível em: https://oeds.link/96V5UK. Acesso em: 14 jul. 2021.
Esse artigo apresenta a cadeia produtiva de diversos materiais desde a obtenção da matéria-prima até o descarte dos bens produzidos, trabalhando o consumo desenfreado e apontando as consequências para o homem e o meio ambiente.
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/IKXmXB. Acesso em: 23 jun. 2021.
O site apresenta a PNA, que tem o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
WESTIN, Ricardo. Poluição sonora prejudica a saúde e preocupa especialistas. Senado Federal, Brasília, 25 maio 2018. Especial Cidadania. Disponível em: https://oeds.link/u8qW4W. Acesso em: 14 jul. 2021.
Nesse site há informações gerais sobre a poluição sonora e os prejuízos que causa à saúde.
MANUAL DO PROFESSOR
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
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Matéria e energia |
Produção de som Efeitos da luz nos materiais Saúde auditiva e visual |
(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. |
Vida e evolução | Características e desenvolvimento dos animais |
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). |
Terra e universo |
Características da Terra Observação do céu Usos do solo |
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu. (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc. (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida. |
Referências bibliográficas comentadas
Livros
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BEMVENUTI, Abel et al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
Esse livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo.
-
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Livro recomendado pelo MEC no programa Biblioteca do Professor, que apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico.
-
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Esse livro traz discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, com dados extraídos de situações de ensino-aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias, a compreensão dos cuidados envolvidos nas práticas investigativas realizadas em sala de aula.
-
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos, que explora o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação dos alunos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
-
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Nesse livro, Stanislas Dehaene apresenta seus trabalhos sobre as neurociências da leitura e explica por meio de evidências científicas como a criança aprende a ler.
-
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Esse livro trabalha as práticas educacionais baseadas em evidências científicas, apresentando casos que funcionam em sala de aula.
-
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A obra apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Utilizando recursos da comunidade e de fenômenos reais, incentiva o pensamento criativo das crianças e traz conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
-
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2006.
O livro apresenta os cinco princípios essenciais da avaliação mediadora no sentido da efetiva promoção da aprendizagem e das múltiplas dimensões do fazer avaliativo.
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KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Cotidiano Escolar).
Esse livro analisa a necessidade de conhecimento básico de ciência e traz sugestões de atividades interdisciplinares.
-
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
Esse livro apresenta conceitos de alfabetização, literacia e letramento e aborda como a alfabetização é fundamental para a construção da democracia. Também analisa a alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais.
Sites
-
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Projetos de ensino, atividades práticas, experimentação e o lúdico no ensino de Ciências. Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, São Paulo, v. 10, n. 23, p. 114-140, 2012. Disponível em: https://oeds.link/yo75yB. Acesso em: 7 jul. 2021.
Esse trabalho mostra a importância do incentivo ao professor, ao lúdico na sala de aula e do estímulo à curiosidade das crianças no ensino de Ciências, além de relatar como os projetos e a experimentação ajudam na aprendizagem.
-
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/zCVmiw. Acesso em: 21 jun. 2021.
Documento que unifica o currículo da Educação Básica no Brasil, estabelecendo o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver.
-
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/7jHDla. Acesso em: 21 jun. 2021.
Esse documento permite que sejam conhecidos os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização e trata de conceitos importantes, como a literacia e a numeracia.
-
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/WbUy7h. Acesso em: 18 maio 2021.
Documento que apresenta os Temas contemporâneos transversais e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica.
-
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: https://oeds.link/nTIWso. Acesso em: 13 jul. 2021.
Nesse site é apresentado o conceito de saúde, e a promoção de atividades em defesa desse direito.
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CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010. Disponível em: https://oeds.link/C6cI3Z. Acesso em: 6 jun. 2021.
Artigo que analisa a compreensão das dificuldades de aprendizagem na matemática e apresenta o Teste de Conhecimento Numérico, desenvolvido por Yukari Okamoto e Robbie Case (1996), aceito pela literatura atual como um bom instrumento para avaliar o senso numérico.
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A ONU e o meio ambiente. Nações Unidas Brasil, 16 set. 2020. Disponível em: https://oeds.link/AAk83O. Acesso em: 3 ago. 2021.
Esse site trata da importância da conservação do meio ambiente, apresentando a trajetória dessa conscientização e trechos de documentos oficiais que destacam o compromisso da humanidade para um desenvolvimento sustentável.
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QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Avaliação formativa: ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais... Disponível em: https://oeds.link/eUNmnr. Acesso em: 5 jun. 2021.
Nesse artigo, a autora discute o conceito de avaliação formativa, com base em revisão bibliográfica que aborda o tema. Esses estudos permitiram-lhe caracterizar esse tipo de avaliação como uma ferramenta que contribui para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, modificando estratégias pedagógicas sempre que necessário.
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VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, maio-ago. 2013. Disponível em: https://oeds.link/vSrR4f. Acesso em: 8 jul. 2021.
Esse artigo discute a importância da educação científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionamento por que e para quê ensinar ciências serviu como norte para esse trabalho.