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1 Seres vivos microscópicos e os seres humanos
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Eles estão por toda parte. São seres vivos que não podemos enxergar a olho nu. Estão em nosso corpo, nos objetos e nos ambientes em que vivemos. Você já ouviu falar neles?
CONECTANDO IDEIAS
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Como você acha que a imagem das bactérias foi obtida, já que não conseguimos observar esses seres vivos a olho nu?
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Quando você ouve falar em bactérias e fungos, a que você geralmente os associa?
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Recomenda-se lavar as mãos ou fazer uso do álcool em gel antes de nos alimentarmos. Você acha que essa recomendação é importante para manter a saúde de nosso corpo? Por quê?
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1 O que são seres vivos microscópicos
Vanessa e seu pai estão preparando um iogurte. Para isso, o pai de Vanessa pediu a ela que misturasse um copo de iogurte natural ao leite aquecido. Leia os diálogos entre eles.
Pai, por que precisamos misturar iogurte ao leite?
Porque no iogurte natural existem seres vivos que transformam o leite em iogurte.
Mas não consigo ver esses seres vivos.
Você não consegue vê-los porque são tão pequenos que não é possível enxergá-los a olho nu.
Além do iogurte, onde você acha que existem seres vivos microscópicos?
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A imagem abaixo mostra os seres vivos presentes no iogurte que Vanessa e seu pai estavam preparando. Esses seres vivos são bactérias.
Para enxergarmos essas bactérias, a imagem ao lado foi ampliada cerca de 7 000 vezes, com o auxílio de microscópio.
Os seres vivos que são tão pequenos que não conseguimos enxergar a olho nu são chamados seres vivos microscópicos.
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Converse com um colega sobre o tamanho real dessa bactéria, considerando a ampliação da imagem.
MICROSCÓPIOS
Os microscópios são equipamentos que ampliam várias vezes a imagem do que está sendo observado.
Os primeiros microscópios foram desenvolvidos pelos fabricantes de lentes holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen (1580-1638), quando perceberam que a associação de duas lentes ampliava a capacidade de aumentar o tamanho das imagens.
No século 17, o holandês Antony van Leeuwenhoek (1632-1723) aperfeiçoou o microscópio e, com ele, observou e descreveu fibras musculares, espermatozoides e bactérias.
- espermatozoides:
- células reprodutoras masculinas dos animais
- fibras musculares:
- conjunto de células alongadas e cilíndricas, dispostas uma ao lado da outra, que formam os músculos
- lentes:
- dispositivos feitos com materiais transparentes que, na prática, alteram a direção de propagação dos raios de luz
Em 1663, o cientista inglês Robert Hooke (1635-1703) aperfeiçoou ainda mais o microscópio, adaptando lentes que poderiam ser trocadas caso quisesse observar mais detalhes do que estava sendo observado. Foi com esse microscópio que Hooke observou cavidades existentes na cortiça, as quais chamou células.
Atualmente, temos os microscópios eletrônicos, que têm maior capacidade de ampliar imagens do que os microscópios ópticos.
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Além de bactérias, existem outros seres vivos microscópicos, como alguns fungos e protozoários.
Os seres vivos microscópicos estão presentes nos diversos ambientes, inclusive no corpo do ser humano e de outros animais. Eles são essenciais para os ambientes. Veja.
Os fungos são seres vivos que podem ser encontrados principalmente em ambientes úmidos, com pouca luz e onde há restos de plantas ou de animais. Alguns deles são microscópicos, outros, porém, podem ser vistos a olho nu. Alguns fungos auxiliam na decomposição de restos de animais e de plantas, desempenhando um papel muito importante nos ambientes.
Os cogumelos são fungos que podem ser vistos a olho nu.
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Você já viu um cogumelo? Onde?
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Os bolores também são fungos que podem ser vistos a olho nu.
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Você acha que os alimentos com bolores estão adequados para ser consumidos?
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O que devemos fazer quando encontramos um alimento com bolor em um mercado?
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Muitos produtos que utilizamos em nosso cotidiano, como alguns alimentos, medicamentos e combustíveis, são fabricados com o auxílio de seres vivos microscópicos. Veja alguns exemplos.
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Como deve ser a alimentação que contribui para uma vida saudável?
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Não tome medicamentos sem orientação médica.
6. Converse com um colega sobre uma vantagem para o ambiente de utilizar etanol em vez de gasolina.
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CIDADÃO DO MUNDO A descoberta da penicilina
O uso da penicilina foi descoberto em 1929 pelo bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881-1955), enquanto ele estudava maneiras de combater bactérias que causavam doenças.
Na época, Fleming ficou um período de férias e esqueceu destampadas algumas placas contendo colônias de bactérias, que utilizava em seus estudos.
Essas placas foram contaminadas pelo fungo Penicillium notatum. Após retornar de férias, ele percebeu que as bactérias não se desenvolveram nas regiões próximas aos fungos das placas contaminadas.
1. Converse com os colegas sobre a importância das pesquisas científicas na vida das pessoas.
2. Caso vocês tenham dúvidas ou não conheçam palavras que aparecem neste texto, procurem em um dicionário.
Foi então que Fleming passou a estudar esses fungos e descobriu que eles produzem substâncias que inibem o crescimento de algumas bactérias. Com esses estudos, Fleming desenvolveu o primeiro antibiótico, a penicilina, que passou a ser produzida em laboratórios em 1938.
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AS BACTÉRIAS BENÉFICAS AOS SERES HUMANOS
Quando pensamos em bactérias, geralmente nos lembramos de seres vivos microscópicos que podem causar problemas de saúde. Porém, muitas bactérias que existem em nosso corpo são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. Veja alguns exemplos.
A bactéria Staphylococcus aureus pode ser encontrada na pele do ser humano e auxilia a protegê-la contra outras bactérias.
A bactéria Escherichia coli auxilia na digestão dos alimentos e pode ser encontrada no intestino do ser humano e de outros animais.
As bactérias costumam ficar em alguns órgãos do corpo, como pele, intestino, estômago, esôfago e órgãos genitais. Elas auxiliam na proteção e no bom funcionamento de nosso organismo.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
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O que ocorre com o leite se ele for misturado com iogurte natural?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 1 L de leite
- vasilha plástica com tampa
- copo de iogurte natural
- colher
- panela para aquecer o leite
- toalha ou guardanapo de tecido
ATENÇÃO
O procedimento descrito na etapa A deve ser realizado por um adulto.
- Peça ao adulto que aqueça o leite até que fique morno e depois despeje-o na vasilha plástica.
- Com cuidado, despeje o iogurte natural na vasilha com leite e mexa bem.
- Tampe a vasilha e enrole-a com a toalha ou com o guardanapo. Em seguida, coloque-a em um local que não receba luz solar diretamente.
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Por que é preciso realizar os procedimentos descritos na etapa C?
- Após 12 horas, desenrole a vasilha, tire sua tampa e observe como está seu conteúdo.
- Com a colher, mexa bem o conteúdo da vasilha, leve-o à geladeira por algumas horas e depois você já pode consumir.
DICA
Para seu iogurte natural ficar ainda mais saboroso, peça a um adulto que o bata no liquidificador com as frutas de sua preferência.
Com o telefone celular ou uma filmadora, grave os procedimentos realizados nas etapas D e E.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
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O que você observou ao destampar a vasilha, na etapa D?
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O que fez o leite se transformar em iogurte?
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O que você concluiu com a realização desta atividade?
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Converse com seus colegas e comparem os resultados da atividade realizada.
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ATIVIDADES
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No rótulo de alguns produtos de limpeza existem informações como as apresentadas a seguir.
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Qual é a importância de utilizar esse tipo de produto de limpeza nas residências? Converse com seus colegas.
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Procure em sua residência um produto de limpeza que apresenta informações como as dessa imagem. Fotografe com um telefone celular ou máquina fotográfica e encaminhe para seu professor.
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Convidem um profissional responsável pela limpeza da escola para explicar que produtos são utilizados para manter limpos os ambientes. Anote as informações em seu caderno.
2. Todos os dias antes das refeições, Juliana lava as suas mãos e faz uso de álcool em gel.
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Por que devemos lavar as mãos ou fazer uso de álcool em gel antes das refeições?
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Em sua opinião podemos transmitir doenças a outras pessoas por meio das mãos? Converse com seus colegas.
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Observe as ações das pessoas de sua residência por um dia e verifique se elas lavam as mãos ou fazem uso de álcool em gel antes das refeições. Caso não realizem essas ações, o que você pode fazer para conscientizá-las?
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Gustavo pegou um pote de leite fermentado na geladeira e viu em sua embalagem a informação mostrada na foto ao lado. Então, Gustavo perguntou à sua mãe o que são lactobacilos vivos.
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Pesquise como você poderia responder à pergunta feita por Gustavo.
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Por que esses seres vivos estão presentes nesse produto? Responda em seu caderno.
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No estômago de animais ruminantes, como a vaca, existem seres vivos microscópicos que auxiliam na digestão do alimento ingerido.
Em sua opinião, esses seres vivos são benéficos ou maléficos para os animais ruminantes? Por quê?
- animais ruminantes:
- animais que possuem o estômago dividido em compartimentos, um deles chamado rúmen, em que há microrganismos que auxiliam a digerir componentes existentes nas plantas
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Valquíria tomou um pouco de leite, mas se esqueceu de guardar o restante na geladeira. No dia seguinte, ela percebeu que o leite estava com suas características alteradas.
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Ordene as letras seguindo a ordem crescente dos números e escreva no caderno o nome do ser vivo microscópico que realizou a fermentação e alterou as características do leite.
4 2 8 5 1 3 6 7 T A A É B C R I -
O que Valquíria deveria ter feito com o leite para evitar que ele tivesse suas características alteradas? Responda em seu caderno.
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Rogério preparou a massa de alguns pães. Após enrolá-los e deixá-los em repouso, percebeu que havia esquecido de colocar um ingrediente, pois a massa não havia crescido.
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Qual ingrediente Rogério se esqueceu de adicionar à massa?
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Qual ser vivo microscópico existente nesse ingrediente é responsável pelo crescimento da massa? Escreva a sentença correta em seu caderno.
- Uma bacteria chamada Saccharomyces cerevisae.
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Um fungo chamado Saccharomyces cerevisae.
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As frieiras podem afetar o ser humano, geralmente, nos espaços entre os dedos dos pés. Elas são causadas por fungos.
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Por que esses locais do corpo favorecem o desenvolvimento dos fungos causadores da frieira?
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Converse com seus colegas sobre atitudes que ajudam a evitar as frieiras nos pés.
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PARA SABER MAIS
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Viagem ao mundo dos micróbios, de Samuel Murgel Branco. Moderna.
Esse livro conta a história de uma menina bastante curiosa como você! Ela vive uma aventura diferente no mundo dos micróbios. Com isso, ela conhece várias informações sobre eles. Vamos viver essa aventura com ela?
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2 Transmissão de doenças
Leia o que aconteceu com Júlia.
- tonsilas palatinas:
- também chamadas amígdalas, são estruturas que participam principalmente da defesa do corpo e se localizam na região conhecida popularmente como garganta
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De qual ser vivo o médico estava falando?
ATENÇÃO
Tome remédios somente com prescrição médica e orientação de um adulto.
Sempre que não estiver se sentindo bem, peça ajuda ao adulto responsável.
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As doenças transmissíveis geralmente são causadas por bactérias, protozoários e fungos, mas também podem ser transmitidas por vírus.
Veja na imagem ao lado a bactéria causadora da tonsilite bacteriana.
Vírus
Os vírus podem causar doenças aos seres humanos e a outros seres vivos. Eles são muito pequenos e podem ser vistos somente com a utilização de microscópio eletrônico.
O vírus necessita de um ser vivo para poder se desenvolver. Caso contrário, ele não realiza suas atividades, não se reproduz, permanecendo inativo.
As doenças causadas por vírus são chamadas viroses. Entre elas podemos citar a COVID-19, a poliomielite, a catapora, o sarampo e a dengue.
Os agentes causadores de doenças transmissíveis podem passar de uma pessoa para outra de forma direta ou indireta.
A transmissão direta pode ocorrer quando uma pessoa saudável entra em contato com uma pessoa contaminada ou com as secreções dela.
A COVID-19, a poliomielite, a gripe, a caxumba, o sarampo, a varicela (catapora), a tuberculose e a meningite são doenças que podem ser transmitidas de forma direta.
Pessoa contaminada
Contato direto, com gotículas de saliva ou secreções.
Pessoa saudável
DICA
O uso de máscara ajuda a evitar a transmissão direta de doenças.
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A transmissão indireta pode ocorrer por meio de objetos, água, solo ou animais contaminados. A dengue, a malária e a febre amarela são doenças que podem ser transmitidas de forma indireta.
Pessoa contaminada
Água, solo, objetos ou animais contaminados.
Pessoa saudável
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Sabendo que o mosquito Aedes aegypti transmite o vírus causador da dengue, cite uma maneira de prevenir essa doença.
Mosquito Aedes aegypti pode atingir cerca de 7 mm de comprimento.
PREVENÇÃO DA DENGUE
A dengue é uma doença que causa febre alta persistente, dores no corpo, principalmente nas articulações e nos olhos, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, vômitos e sangramentos pelo nariz. Em alguns casos, ela pode provocar a morte da pessoa contaminada.
Quando houver suspeita de dengue, o médico deverá ser consultado para realizar o diagnóstico, fazer os exames adequados e indicar o tratamento.
Uma das medidas de prevenção é eliminar os locais em que houver água parada, como pneus, recipientes e calhas, para evitar que o mosquito se reproduza.
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Cite objetos que podem acumular água e se tornarem um criadouro do mosquito Aedes aegypti.
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Quando estamos doentes, geralmente ficamos indispostos e precisamos de alguns cuidados, como ir ao médico, repousar e ingerir os medicamentos que o médico indicar.
Embora muitas doenças transmissíveis tenham cura, a melhor atitude é preveni-las. Uma forma de prevenir algumas doenças é manter a vacinação em dia, de acordo com os prazos indicados na Caderneta de Vacinação. Veja a seguir algumas dessas vacinas.
Vacina | Idade | Doenças evitadas |
---|---|---|
BCG | Ao nascer | Formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). |
Hepatite B | Ao nascer | Hepatite B. |
Pentavalente (DTP + HB + Hib) |
2 meses 4 meses 6 meses |
Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. |
VIP (Vacina Inativada Poliomielite) |
2 meses 4 meses 6 meses |
Poliomielite (paralisia infantil). |
VORH (Vacina Oral de Rotavirus Humano) |
2 meses 4 meses |
Diarreia por rotavirus. |
Pneumocócica 10 (valente) |
2 meses 4 meses 12 meses |
Doenças invasivas e otite média aguda causadas por Streptococcus pneumoniae sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F. |
Meningocócica C (conjugada) |
3 meses 5 meses 12 meses |
Doenças invasivas causadas por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. |
Febre amarela |
9 meses 4 anos |
Febre amarela. |
SRC (tríplice virai) | 12 meses | Sarampo, rubéola e caxumba. |
VOP (Vacina Oral Poliomielite) |
15 meses 4 anos |
Poliomielite (paralisia infantil). |
Hepatite A | 15 meses | Hepatite A. |
DTP (tríplice bacteriana) |
15 meses 4 anos |
Difteria, tétano e coqueluche. |
SCRV (tetra viral) | 15 meses | Sarampo, rubéola, caxumba e varicela. |
HPV quadrivalente |
9 a 14 anos (meninas) 12 anos (meninos) |
Infecções pelo Papilomavírus Humano 6, 11, 16 e 18. |
Fonte de pesquisa: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Caderneta da criança: passaporte da cidadania. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
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Peça a seus pais ou responsáveis que lhe mostrem a sua carteira de vacinação. Veja quais vacinas você já tomou e aquelas que ainda faltam. Juntos, calculem a data da próxima vacina.
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CÂNCER: DOENÇA NÃO TRANSMISSÍVEL
O câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que se caracteriza pela falta de controle na divisão das células e pela capacidade de invadir diversas estruturas do corpo.
Algumas crianças e adolescentes com essa doença frequentam o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - GRAACC, uma instituição que, além de atendimentos médicos, presta atendimento assistencial para as crianças e os adolescentes com câncer e suas famílias.
Instituições como o GRAACC são muito importantes para a sociedade, pois foram criadas para garantir aos pacientes em tratamento o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.
O câncer não é transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato ou por meio de objetos e alimentos contaminados. É uma doença não transmissível.
Além do câncer, existem outras doenças não transmissíveis, como o diabetes, a hemofilia, as doenças mentais, entre outras.
As doenças não transmissíveis são causadas por diferentes fatores. Alguns desses fatores não podemos controlar ou evitar. No entanto, ter hábitos saudáveis pode contribuir para diminuir os riscos de ter algumas doenças não transmissíveis. Veja alguns desses hábitos.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Consultar o médico com frequência.
- Manter uma alimentação saudável.
- Não fumar.
- Ter os devidos cuidados ao se expor à luz solar.
- Praticar atividades físicas regularmente.
- diabetes:
- doença não transmissível que se caracteriza por alta concentração de açúcar do tipo glicose no sangue
- hemofilia:
- doença não transmissível em que há um distúrbio na coagulação do sangue
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CIDADÃO DO MUNDO HIV
Leia a manchete a seguir e, em seguida, as informações sobre o HIV.
LER E COMPREENDER
Estigma e Discriminação
O estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para a prevenção, tratamento, cuidado em relação ao HIV.
Estigma e Discriminação. UNAIDS. Disponível em: https://oeds.link/Q0iYOp. Acesso em: 13 jan. 2021.
Aids: O que é?
A aids é uma doença causada pelo HIV, que ataca o sistema imunológico do ser humano e pode deixar o organismo vulnerável a outros tipos de doença.
- estigma:
- marca, característica de uma doença
- vulnerável:
- sujeito a ser atacado, frágil, prejudicado
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HIV: Como ocorre a transmissão?
A transmissão do HIV pode ocorrer em relações sexuais com pessoas infectadas, sem o uso de preservativo, em transfusões de sangue infectado, compartilhamento de seringas, ou da mãe infectada (e que não está em tratamento) para a criança, durante a gestação, o parto ou a amamentação. Se infectada, a pessoa pode procurar tratamento e não desenvolver AIDS.
HIV: Como tratar?
O HIV pode ser controlado com medicamentos, gerando melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem com HIV. Os medicamentos fazem com que a carga viral no sangue da pessoa fique baixa ou suprimida. Quando isso acontece, a pessoa infectada pode se tornar indetectável, ou seja, não transmite o HIV por relações sexuais.
- transfusões de sangue:
- técnica utilizada para transferir sangue, ou um de seus componentes, de uma pessoa para outra
HIV e AIDS: Não ao preconceito!
Um abraço, um aperto de mão, um beijo ou o contato com objetos utilizados por pessoas que vivem com HIV, como talheres, não transmite a doença.
As pessoas que vivem com HIV têm deveres e direitos, merecem respeito e dignidade, por isso devem ter acesso ao tratamento e às informações sobre a doença para melhorar sua qualidade de vida. O preconceito e a discriminação só trazem prejuízos para quem vive com HIV e para toda a sociedade.
1. Cite uma consequência do preconceito com as pessoas que vivem com HIV, de acordo com a manchete apresentada na página anterior. Em seguida, converse com um colega sobre o que isso pode causar à sociedade.
2. Pesquise na internet instituições que dão apoio às pessoas que vivem com HIV e comente sobre a importância do trabalho dessas instituições.
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PARA SABER FAZER
Folheto
O folheto ou panfleto é uma forma de divulgar, de maneira rápida e objetiva, informações sobre produtos, marcas, ideias, cuidados com a saúde e com o ambiente, entre outras informações. Podem ser feitos com uma folha de papel dividida ao meio ou em três ou quatro partes, sem encadernação ou com capa dura.
Veja a seguir como fazer um folheto de divulgação sobre os cuidados para evitar a gripe.
- Divida uma folha de papel sulfite em três partes iguais, dobrando-a conforme mostrado na imagem ao lado.
- Escolha o tema que você vai trabalhar. No caso desse exemplo, foi trabalhado o tema gripe.
- Escolha um título para a capa do folheto que atraia a atenção do leitor para o assunto.
- Utilize uma imagem para ilustrar o tema.
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- Na primeira parte do folheto, insira informações sobre o tema escolhido. Se for para divulgar um produto, você pode inserir as características dele. No exemplo, como o folheto trata da gripe, estão descritos os principais sintomas da doença.
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Nas outras partes utilize imagens que ilustrem a mensagem que você quer divulgar e escreva uma descrição delas. Lembre-se de que os textos devem passar a ideia principal de forma rápida e clara, atraindo a atenção do leitor. No caso da prevenção da gripe, foram utilizadas imagens de pessoas se vacinando, lavando as mãos, espirrando com a boca coberta, entre outras situações.
- Depois de pronto, faça cópias do seu folheto e distribua-as para a comunidade, a fim de informar e conscientizar todos sobre o assunto.
O folheto também pode ser feito utilizando editor de textos, no computador.
Vamos colocar em prática essas dicas e montar um folheto para uma campanha de prevenção à COVID-19!
Pesquise os cuidados que devemos ter com a nossa higiene. Explique como a doença é transmitida, os sintomas que ela causa e os riscos que ela pode trazer à pessoa infectada, lembrando que os textos devem ser atrativos.
Entregue cópias dos seus folhetos para a comunidade escolar, mostrando a importância de cada um fazer a sua parte.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
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O Ministério da Saúde promove diversas campanhas que contribuem para a prevenção de algumas doenças. Uma das maneiras de divulgar essas campanhas é a distribuição de cartazes, como o apresentado ao lado.
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Esse cartaz mostra como prevenir quais doenças? Escreva em seu caderno.
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Junte as letras que estão nos quadrados amarelos, na sequência em que aparecem, seguindo cada linha, e escreva em seu caderno a forma de transmissão das doenças citadas no cartaz.
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A | T | C | Q | R | I | S | F | M | A |
I | P | N | J | T | S | V | M | I | V |
S | S | Z | Ã | D | I | O | N | I | M |
M | N | N | W | A | D | Ç | I | S | E |
R | O | L | G | E | A | T | W | V | A |
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Junte-se a um colega e elaborem um cartaz escrevendo algumas medidas que devemos ter para prevenir essas doenças.
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Você contribui para prevenir essas doenças? Quais são as medidas que você costuma tomar?
- Leia o trecho de reportagem a seguir, publicada em 5 de março de 2020.
Campanha contra o sarampo vacina crianças e jovens vai até 13 de março
Ministério da Saúde prevê vacinar 3 milhões de pessoas; crianças são mais suscetíveis às complicações da doença
Brasil. Campanha contra o sarampo vacina crianças e jovens vai até 13 de março. 5 mar. 2020. Disponível em: https://oeds.link/wLkwSX. Acesso em: 3 maio 2021.
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Converse com seus colegas sobre a importância das campanhas de vacinação, como a citada no trecho de reportagem. Registre as informações no caderno.
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O sarampo é uma doença transmitida de forma direta. Escreva em seu caderno como ocorre essa transmissão.
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A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus. Geralmente ocorre em crianças menores de 4 anos, porém pode ocorrer também em adultos. A transmissão por esse vírus ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados, pelo contato com objetos contaminados e também por meio de fezes contendo poliovírus.
Veja a seguir um gráfico que mostra a taxa de incidência de casos de poliomielite no Brasil, em alguns anos.
Incidência da poliomielite ao longo dos anos
Fonte de pesquisa: Sociedade Brasileira de Imunizações. Disponível em: https://oeds.link/YfOQkU vacinas. Acesso em: 15 jan. 2021.
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Em que ano houve maior incidência de casos de poliomielite de acordo com as informações do gráfico?
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O que aconteceu com a incidência de casos de poliomielite no Brasil a partir de 1990?
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O que você acha que contribuiu com a erradicação da poliomielite no Brasil?
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Algumas vacinas devem ser tomadas para prevenir idoenças em outras fases da vida, além da infância. Observe a foto ao lado, leia a legenda e elabore uma frase incentivando as pessoas a tomarem vacinas nas diferentes fases da vida. Leia sua frase a um colega.
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Algumas atitudes a seguir auxiliam na prevenção da transmissão de doenças como a COVID-19.
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Reescreva no caderno as sentenças que mostram de forma correta essas atitudes.
- Lavar as mãos com água e sabão.
- Usar máscara.
- Permanecer em locais fechados.
- Tomar vacina.
- Deixar as janelas dos ambientes abertas para que fiquem bem ventilados.
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Fazer uso de álcool em gel.
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Você costuma ter atitudes semelhantes? Converse com seus colegas.
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Ter uma alimentação saudável é um dos fatores que contribuem para manter a saúde de nosso corpo. Uma alimentação saudável é composta de alimentos variados, em quantidades adequadas.
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Escreva no seu caderno, a primeira letra de cada imagem e descubra um problema de saúde relacionado à má alimentação.
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Faça uma pesquisa e converse com um colega sobre o que caracteriza este problema de saúde.
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PARA SABER MAIS
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Vacina é tudo de bom, de Bianca Encarnação. Alfa e Beto Soluções.
Esse livro apresenta uma viagem no tempo para a Inglaterra do ano de 1796. Você conhecerá, junto do médico e cientista Edward Jenner (1749-1823), a importância de prevenir doenças antes que elas aconteçam, entendendo por que vacina é tudo de bom!
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3 Seres vivos microscópicos e as relações alimentares no ambiente
NA PRÁTICA
-
O que acontece com as cascas de frutas, como as de bananas, após alguns dias?
Para investigar o processo de decomposição dos alimentos, realize a atividade descrita a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- cascas de 2 bananas maduras
- saco plástico transparente
- Coloque as cascas das bananas dentro do saco plástico.
- Amarre bem a boca do saco e deixe-o em um local da escola, por cerca de 15 dias.
Fotografe as cascas de bananas no final da atividade.
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Como as cascas de bananas ficaram depois do tempo esperado?
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O que provocou a decomposição das cascas de bananas?
Como vimos, algumas bactérias e fungos desempenham um papel muito importante nos ambientes: eles decompõem os restos de outros seres vivos, liberando no ambiente nutrientes que auxiliam no desenvolvimento das plantas. Na atividade da seção Na prática você observou a ação de fungos e de bactérias decompositores nas cascas das bananas.
Os seres vivos microscópicos participam das relações alimentares entre os seres vivos, que ocorrem nos ambientes. É sobre essas relações que estudaremos a seguir.
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Os seres vivos necessitam uns dos outros e do ambiente para sobreviver. Há diversos tipos de relações entre os seres vivos. Uma delas é a obtenção de alimentos.
Os animais não produzem o próprio alimento. Dessa forma, para obter energia, eles necessitam se alimentar de algumas plantas ou de outros animais.
Observe os seres vivos presentes no ambiente da ilustração. Nela estão indicados alguns animais.
PARA SABER MAIS
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Uma aventura no quintal, de Samuel Murgel Branco. Moderna.
Nesse livro você é convidado a conhecer mais sobre a biodiversidade, as cadeias alimentares e sobre o hábitat de muitos seres vivos, por meio de histórias em quadrinhos divertidas e curiosas.
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Capivara pode atingir cerca de 1,5 m de comprimento,
Centopeia pode atingir cerca de 30 cm de comprimento.
Garça-branca-grande pode atingir cerca de 90 cm de comprimento.
Jacaré-do-pantanal pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
Tuiuiú pode atingir cerca de 1,4 m de comprimento.
Minhoca pode atingir cerca de 25 cm de comprimento.
Caracol pode atingir cerca de 30 cm de comprimento.
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De que se alimenta a capivara?
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De quais animais representados na ilustração o jacaré-do-pantanal pode se alimentar?
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As plantas se alimentam? Caso sua resposta seja afirmativa, explique de que maneira.
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Em sua opinião, um desses seres vivos conseguiria viver sem a presença dos outros seres vivos? Por quê?
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Veja a seguir um exemplo de relação alimentar entre seres vivos.
As plantas produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Parte desse alimento é transferida para outros seres vivos. Além disso, substâncias produzidas por fungos e bactérias decompositores são absorvidas pelas plantas e transferidas aos outros seres vivos.
Espiga de milho pode atingir 22 cm de comprimento.
Camundongo pode atingir cerca de 19 cm de comprimento.
Coruja pode atingir cerca de 50 cm de comprimento.
A FOTOSSÍNTESE E A LUZ SOLAR
Por meio da fotossíntese, as plantas utilizam a luz solar para produzir seu alimento.
A fotossíntese ocorre principalmente nas folhas. Nelas, existe a clorofila, que é um pigmento verde que capta a luz fornecida pelo Sol.
Além da clorofila, nas folhas existem estruturas chamadas estômatos, que absorvem gás carbônico do ar. Na presença de luz solar, ocorre a transformação do gás carbônico e da água em alimento para a planta.
Durante esse processo, ocorre a liberação de gás oxigênio para o ambiente.
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Os animais não produzem o próprio alimento. Dessa forma, precisam se alimentar de outros seres vivos para obter energia.
Alguns seres vivos microscópicos decompõem a coruja depois que ela morre e também restos de outros animais e de plantas. Essa decomposição libera no solo substâncias que auxiliam no desenvolvimento das plantas.
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Escreva em seu caderno um exemplo de relação alimentar com os seres vivos apresentados nas páginas 36 e 37.
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A sequência linear de relações alimentares entre os seres vivos, em que um ser vivo serve de alimento para o outro, é chamada cadeia alimentar.
As cadeias alimentares são constituídas por produtores, consumidores e decompositores. Veja no esquema a seguir um exemplo de cadeia alimentar, destacando os produtores, os consumidores e os decompositores.
As algas e a maioria das plantas são seres vivos que produzem o próprio alimento. Elas são os produtores. Esses seres vivos formam o primeiro nível de uma cadeia alimentar.
Pacu pode atingir cerca de 40 cm de comprimento.
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Qual é o nome do processo pelo qual as plantas produzem o próprio alimento?
Os animais não produzem o próprio alimento. Eles necessitam se alimentar de outros seres vivos. Os animais são chamados consumidores.
Nessa cadeia alimentar, o pacu, a piranha e o jacaré são consumidores. Note que eles ocupam diferentes posições na cadeia, ou seja, o pacu se alimenta da planta, a piranha se alimenta do pacu e o jacaré se alimenta da piranha.
FLUXO DE ENERGIA NAS CADEIAS ALIMENTARES
Vimos anteriormente que, nos ambientes, as plantas produzem o próprio alimento por meio da energia solar e que a energia contida nesse alimento é transferida de um ser vivo a outro, quando um animal se alimenta do outro.
No entanto, a cada nível da cadeia alimentar, a energia transferida torna-se cada vez menor. Veja.
As plantas utilizam a energia da luz solar para produzir seu alimento.
Cada ser vivo da cadeia utiliza parte da energia que produz ou obtém para se manter vivo.
Em cada nível, parte da energia transferida é dissipada para o ambiente, principalmente em forma de calor.
Ao comer a planta, o pacu obtém parte da energia presente na planta.
Ao comer o pacu, a piranha obtém parte da energia presente no pacu.
Ao comer a piranha, o jacaré obtém parte da energia dela
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Dependendo da posição que o consumidor ocupa na cadeia alimentar, ele pode ser classificado em consumidor primário, secundário, terciário, e assim por diante.
Piranha pode atingir cerca de 30 cm de comprimento.
Jacaré pode atingir cerca de 5 m de comprimento.
OBSERVAÇÃO
Os seres vivos decompositores podem decompor qualquer um dos seres vivos envolvidos em uma cadeia alimentar.
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Nessa cadeia alimentar, qual animal é o:
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consumidor primário?
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consumidor secundário?
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consumidor terciário?
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- O que você percebe nas setas vermelhas desse esquema, que representam o fluxo de energia? Por que você acha que isso acontece?
Na cadeia alimentar, os nutrientes são transferidos de um ser vivo para outro e retornam ao ambiente por meio da ação de algumas bactérias e fungos, em um processo chamado decomposição. Essas bactérias e esses fungos são chamados decompositores.
Os decompositores, ao se alimentarem, transformam a matéria orgânica, como restos de animais e de plantas, em substâncias que podem auxiliar no desenvolvimento das plantas.
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Relações alimentares em desequilíbrio
-
O que aconteceria com a cadeia alimentar apresentada nas páginas 40 e 41 se ocorresse a morte de grande quantidade de jacarés?
Cada ser vivo que compõe uma cadeia alimentar desempenha importantes funções para manter a cadeia em equilíbrio.
Existem diversos fatores que podem causar o desequilíbrio em uma cadeia alimentar. Alguns desses fatores são as interferências que o ser humano realiza no ambiente, como:
- o desmatamento;
- a caça e a pesca predatória;
- o uso inadequado de agrotóxicos;
- as queimadas.
O aumento, a diminuição ou a extinção de espécies que compõem um nível de uma cadeia alimentar pode provocar o desequilíbrio dessa cadeia.
Veja um exemplo simplificado de desequilíbrio que pode ocorrer na cadeia alimentar apresentada nas páginas 40 e 41.
A morte de grande quantidade de jacarés provoca o aumento da quantidade de piranhas, que são suas presas.
Com o aumento da quantidade de piranhas, ocorre a diminuição da quantidade de pacus, que são suas presas.
- extinção:
- desaparecimento de uma espécie nos ambientes
- pesca predatória:
- prática que consiste em retirar grande parte de animais da mesma espécie de um ambiente aquático, causando desequilíbrios em cadeias alimentares
- presas:
- seres vivos que servem de alimento para outro ser vivo
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CONTROLE BIOLÓGICO
O ser humano, muitas vezes, utiliza agrotóxicos nas plantações para eliminar insetos e outros seres vivos que podem prejudicar as plantas e diminuir a produtividade.
No entanto, o uso excessivo dos agrotóxicos pode prejudicar o ambiente, contaminando a água, o solo, os alimentos, os seres humanos e outros animais.
Diversas pesquisas são realizadas com o objetivo de diminuir o uso de agrotóxicos nas plantações. Um dos centros de pesquisa que se destacam nesse trabalho é a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Pulgão-do-trigo pode atingir cerca de 2 mm de comprimento.
Na década de 1970, uma das principais pragas que atacavam as plantações de trigo era o pulgão-do-trigo.
As pesquisas realizadas pela Embrapa criaram uma técnica que controla a quantidade desses insetos por meio da introdução de espécies de vespas provenientes de países, como França, Israel, Itália e Espanha. Essas vespas se alimentam dos pulgões, diminuindo a quantidade deles nas plantações.
Essa técnica é conhecida como controle biológico. Com ela praticamente não é necessário utilizar agrotóxicos para o controle das pragas.
O controle biológico utiliza meios naturais e, por não usar agrotóxicos, não deixa resíduos tóxicos nos alimentos, colaborando para diminuir a contaminação ambiental.
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Converse com seus colegas sobre o controle biológico como uma boa opção para reduzir o uso de inseticidas na agricultura.
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Com um colega, utilizando uma régua, estimem o tamanho do pulgão-do-trigo.
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CIDADÃO DO MUNDO Intervenções do ser humano nas relações alimentares
Leia o trecho de reportagem a seguir.
LER E COMPREENDER
Pesquisa investiga caça ilegal de peixe-boi-amazônico
Mesmo com a proibição de sua caça desde 1967 no Brasil o consumo do animal por humanos ainda acontece em regiões da Amazônia.
Pesquisa investiga caça ilegal de peixe-boi-amazônico. G1, 13 ago. 2019. Disponível em: https://oeds.link/vtwyGB. Acesso em: 13 jan. 2021.
O peixe-boi-da-Amazônia é um mamífero que desempenha um importante papel no equilíbrio de cadeias alimentares do ambiente aquático em que vive. Ele se alimenta de plantas que ficam na superfície da água e não tem predador natural. Veja como isso ocorre.
1 O peixe-boi se alimenta de diversas plantas aquáticas.
- predador:
- ser vivo que mata e se alimenta de outro ser vivo
2 As fezes do peixe-boi contribuem para o desenvolvimento de plantas e servem de alimento para alguns animais que vivem no ambiente aquático.
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No entanto, o peixe-boi entrou para a lista de animais ameaçados de extinção por causa da caça predatória.
3 Como o peixe-boi se alimenta de grande quantidade de plantas aquáticas, ele contribui para controlar o crescimento excessivo dessas plantas. Com isso, a luz solar consegue atravessar a superfície do rio e penetrar em seu interior, contribuindo para o desenvolvimento das plantas e dos animais que vivem no ambiente aquático.
- Observe o esquema ao lado, compare-o com o outro esquema e converse com um colega sobre as consequências da caça predatória do peixe-boi.
- Comente sobre os prejuízos ao ambiente que os desequilíbrios na cadeia alimentar podem causar.
- A caça predatória do peixe-boi é um crime ambiental. Em sua opinião, o que deve ser feito para evitar o desequilíbrio nas cadeias alimentares em que o peixe-boi está inserido?
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ATIVIDADES
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Forme palavras juntando as sílabas da mesma cor. Em seguida, reescreva as frases em seu caderno completando-as com as palavras que você formou.
-
As plantas produzem o próprio alimento por meio da ■.
fotossíntese
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Alguns ■ e algumas ■ são os ■ das cadeias alimentares. Eles decompõem a matéria orgânica.
-
-
Sílvio está pescando em um rio. Observe na imagem alguns dos seres vivos que podem ser encontrados nesse rio.
Pintado pode atingir cerca de 1 m de comprimento.
Acari pode atingir cerca de 14 cm de comprimento.
-
No caderno, escreva uma cadeia alimentar envolvendo os seres vivos que aparecem na imagem.
-
O ser humano pode participar dessa cadeia alimentar? Justifique sua resposta no caderno.
-
Agora, relacione cada ser vivo ao papel desempenhado por ele na cadeia alimentar ao lado. Para isso, escreva, em seu caderno, os número e as letras correspondentes.
- algas
- acari
- pintado
- ser humano
-
A consumidor secundário
B consumidor terciário
C produtor
D consumidor primário
d. Qual é a importância das algas nessa cadeia alimentar?
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-
Veja a seguir fotos de alguns seres vivos.
A
Gafanhoto pode atingir cerca de 8 cm de comprimento.
B
Jiboia pode atingir cerca de 4 m de comprimento.
C
Sorgo pode atingir cerca de 4 m de altura.
D
Sapo pode atingir cerca de 2,3 cm de comprimento.
E
-
Qual(is) letra(s) da(s) imagem(ns) anterior(es) apresenta(m) ser(es) vivo(s) produtor(es)?
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A cadeia alimentar a seguir foi representada com os seres vivos das fotos anteriores.
planta → sapo → jiboia → gafanhoto → seres vivos decompositores
Ela está correta? Por quê?
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Reescreva no caderno a cadeia alimentar citada no item b da forma correta.
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Se um agricultor aplicar inseticidas de maneira inadequada para eliminar os gafanhotos do ambiente, o que pode acontecer com a cadeia alimentar apresentada?
- Por causa da falta de chuva, muitas plantas do pasto do sítio de Laura secaram. As que restaram não foram suficientes para alimentar o gado, o que causou a morte de alguns animais.
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Por que houve a morte de alguns animais do sítio de Laura? Converse com seus colegas.
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O que acontecerá com o corpo dos animais mortos se eles permanecerem sobre o solo ou se forem enterrados no solo?
PARA SABER MAIS
- Natureza e seres vivos, de Samuel Murgel Branco. Moderna.
Nesse livro você perceberá a importância de cada ser vivo para o equilíbrio das cadeias alimentares. Além disso, conhecerá a influência dos seres humanos nas cadeias alimentares e como isso pode afetá-las.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
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Observe as fotos a seguir.
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Converse com seus colegas sobre a importância dos seres vivos microscópicos na produção de alimentos.
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Escreva em seu caderno o nome de uma doença transmissível e de uma doença não transmissível estudada nesta unidade.
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O esquema a seguir mostra como ocorre a relação alimentar entre determinados seres vivos.
No caderno, reescreva a alternativa que representa corretamente essa relação alimentar.
- 1 - decompositores; 2 - produtor; 3 - consumidor secundário; 4 - consumidor primário.
- 1 - produtor; 2 - decompositores; 3 - consumidor secundário; 4 - consumidor primário.
- 1 - decompositores; 2 - produtor; 3 - consumidor primário; 4 - consumidor secundário.
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1 - produtor; 2 - consumidor secundário; 3 - decompositores; 4 - consumidor primário.